PT1423644E - Maçarico de corte - Google Patents

Maçarico de corte Download PDF

Info

Publication number
PT1423644E
PT1423644E PT02776947T PT02776947T PT1423644E PT 1423644 E PT1423644 E PT 1423644E PT 02776947 T PT02776947 T PT 02776947T PT 02776947 T PT02776947 T PT 02776947T PT 1423644 E PT1423644 E PT 1423644E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cutting
injector
nozzle
heating
torch
Prior art date
Application number
PT02776947T
Other languages
English (en)
Inventor
Rainald Vossberg
Original Assignee
Messer Cutting & Welding Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Messer Cutting & Welding Gmbh filed Critical Messer Cutting & Welding Gmbh
Publication of PT1423644E publication Critical patent/PT1423644E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23DBURNERS
    • F23D14/00Burners for combustion of a gas, e.g. of a gas stored under pressure as a liquid
    • F23D14/46Details, e.g. noise reduction means
    • F23D14/48Nozzles
    • F23D14/52Nozzles for torches; for blow-pipes
    • F23D14/54Nozzles for torches; for blow-pipes for cutting or welding metal
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23DBURNERS
    • F23D14/00Burners for combustion of a gas, e.g. of a gas stored under pressure as a liquid
    • F23D14/38Torches, e.g. for brazing or heating
    • F23D14/42Torches, e.g. for brazing or heating for cutting

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Gas Burners (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Arc Welding In General (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "MAÇARICO DE CORTE" A presente invenção refere-se a um maçarico de corte com uma cabeça de maçarico que apresenta um eixo central, com a qual se encontra unido um injector de corte metálico com conduta de oxigénio de corte axial, que é circundado em jeito de tampa por um injector de aquecimento que apresenta uma furo de passagem axial, sendo que o injector de corte apresenta um revestimento exterior que se encontra proporcionado com ranhuras longitudinais distribuídas no perímetro, que se prolongam desde uma extremidade inferior, a jusante do injector de corte, sobre um alargamento de secção transversal proporcionado a montante no escoamento, e que forma uma superfície de suporte circundante de forma radial e, sendo que o injector de aquecimento, na zona entre a sua extremidade superior, a montante no escoamento, e a sua saída de injector, se encontra proporcionado com um estreitamento da secção transversal que forma uma superfície de apoio, a montante, circundante de forma radial, sobre a qual o injector de corte se apoia com a sua superfície de apoio, sendo que o revestimento exterior do injector de corte se encontra configurado como cilindro exterior inferior a jusante da superfície de suporte, e o furo de passagem do injector de aquecimento se encontra configurada em forma cilíndrica a jusante da superfície de suporte, e enquanto guia radial para o cilindro exterior inferior. 1 A invenção refere-se ainda a uma utilização do maçarico de corte com um sistema de injectores para um maçarico de corte para - em ligação com oxigénio - gases de combustão que queimam lentamente e para gases de combustão que queimam rapidamente.
Na tecnologia de corte por maçarico são utilizados diferentes gases de combustão que se podem subdividir em gases de combustão de queima lenta e de queima rápida. De forma vantajosa, os maçaricos de corte de uma máquina de corte por maçarico deveriam, caso necessário, poder ser operados com gases de combustão de uma categoria ou da outra. Isto exige, contudo, regra geral, uma substituição dos injectores do maçarico de corte.
Com frequência, numa máquina de corte por maçarico, são utilizados tanto maçaricos de corte para gases de combustão de queima lenta, como também maçaricos de corte para gases de combustão de queima rápida.
Para o corte por maçarico são sobretudo utilizados injectores circulares ou de ranhura. Estes são constituídos por duas peças, o injector de corte e a tampa de aquecimento, ou injector de aquecimento. Aquando da substituição de injector, estes são aparafusados na cabeça de maçarico de forma estanque metálica, um a seguir ao outro ou unidos entre si por meio de parafuso de pressão. 0 processo de corte é realizado com uma chama de oxigénio de aquecimento de gás de maçarico e oxigénio de corte. 0 oxigénio de corte é fornecido ao injector de corte através de uma conduta de oxigénio de corte axial, enquanto a mistura de oxigénio e gás 2 de combustão é fornecida ao injector de aquecimento vinda de uma câmara de distribuição de mistura de combustível, que circunda em forma de espaço estreito circular, o injector de corte. 0 calor libertado pela chama de aquecimento e o calor que resulta aquando da queima da peça de trabalho, possibilita uma combustão em contínuo através do jacto de oxigénio de corte.
Um maçarico de corte da classe apresentada no início é descrito no documento DE-T2 69003588. No caso do maçarico de corte conhecido, o injector de corte é realizado como um assim designado injector de ranhura. Este é formado por uma peça de metal que apresenta uma forma exterior em forma de cone truncado com uma extremidade larga a montante e uma extremidade estreita a jusante. A conduta de oxigénio prolonga-se desde a extremidade superior até à saída de injector. No perímetro exterior o injector de corte apresenta uma série de nervuras radiais (ranhuras longitudinais) que são formadas através de fresagem longitudinal no corpo de metal e que se prolongam desde a extremidade a jusante do injector de corte, até a um colar exterior proporcionado a montante, com o qual o injector de corte assenta sobre uma reentrância interior radial, no furo interior do injector de aquecimento. O injector de aquecimento é formado por uma peça maciça com um furo interior que se estreita de forma cónica na direcção da extremidade a jusante. O furo interior apresenta na sua zona superior a referida reentrância interior radial. A parte cónica do furo interior que começa a jusante desta, é mantida algo mais estreita do que a extremidade de envolvimento das nervuras de injector de corte, de modo que esta pode ser fixada por aderência no injector de aquecimento através de compressão a 3 partir de cima. A posição de encosto axial resulta neste caso através do contacto do colar exterior e reentrância interior. A produção deste tipo de superfícies de contacto cónicas em injectores de aquecimento e de corte, exige um elevado esforço para o cumprimento da necessária precisão dimensional.
Aquando da operação do maçarico de corte ocorrem sujidades, em particular da conduta de oxigénio de corte, que conduzem a uma diminuição do rendimento. É por isso necessária uma limpeza periódica, em que os injectores têm que ser completamente desmontados. Isto reflecte-se de forma desvantajosa sobre o ajustamento das superfícies de contacto cónicas do injector de aquecimento e do injector de corte, e pode para além disso conduzir a danificações dos injectores. Visto que o injector de corte é submetido a um desgaste mais intenso, seria também desejável poder substituir este de forma separada do injector de aquecimento. A utilização do maçarico de corte conhecido encontra-se para além disso, por causa da conicidade dos injectores, delimitada a uma distância de trabalho curta entre o injector e a superfície da peça de trabalho, no intervalo de 5 a 7 mm.
Além disso, consoante a espessura da peça de trabalho a ser cortada e dos parâmetros de corte, é necessária a utilização de um gás de combustão de queima lenta ou um gás de combustão de queima rápida. No caso do maçarico de corte conhecido, deve para este efeito encontrar-se à disposição uma escolha de diferentes maçaricos de corte e injectores de aquecimento ajustados a 4 estes, o que se encontra associado a um correspondente esforço para o armazenamento e a substituição dos diferentes injectores.
Um outro maçarico de corte com injector de corte na forma de um injector de ranhura é descrito no documento DE 818482 e no documento DE 840683 C. O injector de corte é formado a partir de uma peça de metal que apresenta uma forma exterior em forma de cone truncado com uma extremidade mais larga a montante e um rebordo curto, terminando em forma de cilindro. A extremidade superior do injector de corte encontra-se proporcionada com uma rosca exterior, que é aparafusada de forma estanque a gás num correspondente encaixe da cabeça de maçarico, facto pelo qual é pré-definida a posição de encosto axial do injector de corte. O injector de aquecimento é formado por uma peça maciça com uma furação interior de forma cilíndrica em cima, estreitando-se depois de forma cónica para baixo e, na extremidade inferior, de novo terminando de forma cilíndrica. A extremidade superior do injector de aquecimento encontra-se proporcionada com uma rosca exterior, por meio da qual o injector de aquecimento se encontra unido, de forma estanque a gás, com a cabeça de maçarico. Resulta desta forma a fixação axial do injector de aquecimento. A peça cónica da furação interior é mantida algo mais estreita do que o cone exterior do injector de corte, de modo que permanece um espaço estreito entre o injector de aquecimento e o injector de corte. Também entre o rebordo do injector de corte e a parte inferior do furo interior do injector de aquecimento, é proporcionado um espaço estreito nítido, de modo que no caso deste injector de corte, não resulta em qualquer contacto entre o injector de corte e o injector de aquecimento. 5
No entanto, a substituição do injector de corte configura-se como muito complexa no caso deste maçarico de corte. Inicialmente tem que ser aberta a ligação de aparafusamento estanque a gás do injector de aquecimento, e em seguida a do injector de corte. De modo a realizar isto, zonas parciais dos injectores são proporcionadas com perfis exteriores sextavados que correspondem a chaves de bocas. A produção das peças de injector cónicas é complexa e reduzidos desvios de dimensão aquando da produção ou da montagem, conduzem a diferenças claras na largura de espaço estreito entre os injectores e, deste modo, a resultados de operação não reprodutíveis. Para além disso, a estanquidade da ligação de aparafusamento ressente-se em resultado das múltiplas substituições de injectores. A partir do documento US 2897884 pode ser reconhecido um maçarico de corte com injector de corte, em que o injector de aquecimento e o injector de corte são aparafusados entre si de forma estanque a gás. O injector de corte é para aliem disso fixado à cabeça de maçarico por meio de rosca. A substituição do injector de corte é também neste caso complexa.
Uma simplificação da substituição de ferramenta no caso de máquinas de corte por maçarico para corte autogéneo ou por plasma, em particular no caso de máquinas com grande largura de portal, conduz a uma redução dos tempos de substituição e ajuste e, deste modo, à utilização efectiva das máquinas, bem como a uma capacidade mais rápida de ajustamento a tarefas de fabrico variáveis. A substituição dos injectores é por exemplo necessária quando o injector tem que ser substituído por causa de salpicos de metal ou de desgaste, ou quando a zona de corte 6 do injector não corresponde à espessura da peça de trabalho a ser cortada.
No documento DE-A 13735598 é descrito um dispositivo para substituição automática de injectores de corte no caso de uma máquina de corte por maçarico para corte autogéneo ou por plasma, em que é proporcionado um controlo de máquina, por meio do qual os maçaricos podem ser conduzidos a um armazém de injectores, sendo que o injector a ser substituído é posicionado por cima de um local de descarregamento, aí libertado, em seguida o maçarico é conduzido a um local de carregamento e é equipado com um novo injector. Para a retenção dos injectores nos maçaricos, é proporcionado um acoplamento que trabalha segundo o princípio de fecho rápido. Para este efeito, um injector de corte e um injector de aquecimento que circunda em jeito de tampa o injector de corte, são em cada caso aparafusados a uma peça de adaptação. No interior desta peça de adaptação são realizados os canais de gás, desde a cabeça de maçarico até ao injector de aquecimento e desde a cabeça de maçarico até ao injector de corte, e vedados de forma estanque relativamente ao exterior por meio de juntas circulares. Aquando da abertura do acoplamento, a peça de adaptação liberta-se conjuntamente com o injector de aquecimento e o injector de corte a ela aparafusados, e é substituída de forma automática por meio do dispositivo de substituição. 0 dispositivo conhecido prevê uma substituição automática dos injectores do maçarico de corte, sendo que o injector de corte e o injector de aquecimento são substituídos em ligação com a peça de adaptação. 7 A peça de adaptação provoca uma altura de construção comparativamente elevada no maçarico de corte conhecido e a sua produção encontra-se associada a custos adicionais. A partir do documento GB 1023354 A é conhecido um maçarico de corte que apresenta um injector de corte que é configurado na forma de um injector de ranhura e que se encontra circundado por um injector de aquecimento. Os injectores são configurados no essencial em forma cilíndrica. O injector de aquecimento encontra-se proporcionado com um estreitamento cónico, sobre o qual o injector de corte assenta com uma secção de revestimento exterior cónico. De ambos os lados desta superfície de apoio cónica, ambos os injectores são configurados em forma cilíndrica. A produção deste tipo de superfícies de contacto cónicas em injectores de aquecimento e de corte, exige um elevado esforço para cumprimento da necessária precisão dimensional. Neste contexto, é referido que as superfícies de contacto podem ser mantidas através de processo de conformação sem levantamento de apara. O documento US 3053312 A descreve um maçarico de corte com um injector de corte de forma cilíndrica que é realizado enquanto injector de ranhura e que é circundado por um injector de aquecimento com furação interior no essencial de forma cilíndrica. Para uma fixação axial variável das peças construtivas umas às outras, o injector de corte é proporcionado com um colar na sua extremidade superior, que se apoia sobre um degrau virado para cima da furação interior do injector de aquecimento. A presente invenção tem por isso como objectivo subjacente o de disponibilizar um maçarico de corte - em particular para uma máquina de corte por maçarico - que possibilita uma substituição de injectores simples e rápida, e que se caracterize simultaneamente por uma construção simples e compacta, que se encontre associada a reparações mais fáceis, manutenção simples e uma produção favorável em termos de custos, e em que para além disso, é reduzido o esforço para o armazenamento das peças de desgaste.
Além disso, a invenção tem por objectivo subjacente o de apresentar uma utilização do maçarico de corte de acordo com a invenção com um sistema de injectores que compreende injectores para gases de combustão de queima lenta e para gases de combustão de queima rápida, e em que é reduzido o esforço para o armazenamento das peças de desgaste e a substituição de injectores.
No que se refere ao maçarico de corte, este objectivo é resolvido, partindo do maçarico de corte referido no inicio, de acordo com a invenção por a aresta circundante da superfície de apoio ser formada como aresta de fecho exterior de uma superfície de apoio que se prolonga de forma perpendicular relativamente ao eixo central.
No caso do maçarico de corte de acordo com a invenção, o furo de passagem do injector de aquecimento é configurado em forma cilíndrica, pelo menos na secção alongada a jusante da superfície de apoio até à saída de injector. Esta secção 9 alongada configurada em forma cilíndrica do injector de aquecimento é em seguida designada como "cilindro interior".
Além disso, o revestimento exterior do injector de corte é também configurado em forma cilíndrica, pelo menos na secção alongada entre a sua superfície de apoio e a saída de injector. Nesta secção alongada, o injector de corte é proporcionado com as ranhuras longitudinais distribuídas no perímetro exterior, cuja extremidade de envolvimento é designada como "cilindro exterior interior". 0 cilindro interior do injector de aquecimento serve como guia radial para a extremidade a jusante do injector de corte. 0 injector de aquecimento circunda para este efeito o cilindro exterior inferior do injector de corte com reduzida folga radial. Isto conduz, por um lado, a que o injector de corte e o injector de aquecimento possam ser libertados da cabeça de maçarico de forma separada entre si, sem grande esforço e sem o risco de uma danificação de superfícies de ajustamento ou de contacto, e a guia contribui para a centragem radial do injector de corte.
Através do apoio do injector de corte sobre a superfície de suporte do injector de aquecimento, ambos os injectores são também fixados entre si axialmente - sem ligação mecânica entre o injector de corte e o injector de aquecimento. Uma ligação por encaixe perfeito, ou uma ligação metálica por aderência - como o ajustamento à pressão entre 0 injector de aquecimento e o injector de corte no caso do maçarico de corte conhecido referido no inicio não é necessário, de modo que a 10 substituição de injectores é no seu conjunto facilitada no caso do maçarico de corte de acordo com a invenção. 0 injector de aquecimento é, por causa da sua configuração com cilindro interior, adequado para utilização com diferentes injectores de corte, por exemplo com injectores de corte para gases de combustão de queima lenta ou para gases de combustão de queima rápida. Isto será em seguida explicado em maior detalhe: injectores de corte para gases de combustão de queima lenta e injectores de corte para gases de combustão de queima rápida diferenciam-se na sua distância axial entre as saídas de injector do injector de aquecimento e do injector de corte, bem como através da secção transversal de saída do injector de aquecimento para a mistura de oxigénio e gás de combustão. No caso do maçarico de corte de acordo com a invenção, a distância é previamente definida apenas através do comprimento do respectivo cilindro exterior inferior do injector de corte. 0 comprimento do cilindro exterior inferior pode ser regulado de forma exacta sem grande esforço de produção; um ajustamento complexo do cone interior e do cone exterior entre si, não é necessário no caso do maçarico de corte de acordo com a invenção. No caso de uma substituição dos gases de combustão de queima rápida para queima lenta - ou inversamente - o injector de corte até aqui utilizado pode ser substituído por um injector de corte ajustado às novas exigências, sem que seja em simultâneo necessária uma substituição do injector de aquecimento. 0 injector de aquecimento é adequado para a utilização com qualquer dos injectores de corte do sistema de injectores, e também pode ser mantido no caso de uma substituição do injector de corte. Isto reduz a multiplicidade das formas de injector a serem armazenadas, simplifica o 11 armazenamento e melhora no demais a segurança de operação do maçarico de corte de acordo com a invenção, na medida em que são evitadas combinações de injectores não adequados.
Para as possibilidades de utilização alargadas do maçarico de corte de acordo com a invenção, contribui para além disso que, com a forma de injector cilíndrica - em comparação com injectores cónicos - são possíveis distâncias de trabalho maiores e mais variáveis entre o injector e a superfície de peça de trabalho; tipicamente aproximadamente entre 15 a 20 mm.
No caso do maçarico de corte de acordo com a invenção, pode tratar-se tanto de um maçarico com ignição exterior, como também de um maçarico com ignição interior eléctrica. A fixação axial do injector de corte e do injector de aquecimento entre si, resulta no caso do maçarico de corte de acordo com a invenção por o injector e corte se apoia com a sua superfície de suporte sobre a superfície de suporte do injector de aquecimento. A superfície de suporte apresenta neste caso uma aresta circundante radial que se apoia sobre a superfície de suporte.
Através de uma aresta é conseguida uma fixação axial particularmente definida e que pode ser sempre reproduzida do injector de corte e do injector de aquecimento. A aresta é configurada como uma superfície (degrau recto) que se desenvolve de forma perpendicular relativamente ao eixo central. Ela pode ser produzida de forma mais simples e mais precisa, de modo que a aresta circundante é formada como aresta de fecho exterior de uma superfície de apoio que se prolonga de forma perpendicular 12 relativamente ao eixo central. A superfície de apoio desenvolve-se sempre de forma paralela relativamente à superfície de apoio.
Demonstrou-se como particularmente favorável quando o injector de corte é proporcionado com uma admissão em forma de funil para a conduta de oxigénio de corte. É desta forma reduzido o grau de turbulência do oxigénio de corte aquando da sua entrada no injector de corte e, deste modo, melhorada a possibilidade de reprodução do modo de funcionamento, em particular depois de uma substituição de injector.
Numa forma de realização particularmente preferida do maçarico de corte de acordo com a invenção, o revestimento exterior do injector de corte é configurado como cilindro exterior superior, a montante da superfície de apoio, cilindro este cuja superfície de revestimento de cilindro proporcionada com um anel de vedação, se encosta de forma estanque a uma recolha de injector de corte, da cabeça de maçarico, para dentro da qual se projecta o injector de corte.
Uma peça de adaptação - como no caso do maçarico de corte conhecido referido no início - não é necessária, visto que o injector de corte se encontra directamente unido com a cabeça de maçarico. É deste modo possibilitada uma menor altura de construção e deixa de ser necessário o esforço de produção para a peça de adaptação.
Para além disso, através da recolha descrita, do injector de corte na cabeça de maçarico, é facilitada a sua substituição. A conduta de oxigénio de corte é vedada para fora por meio do anel de vedação, e o injector de corte é em simultâneo fixado 13 radialmente na recolha de injector de corte. 0 injector de corte é puxado para fora da recolha de injector de corte segundo a direcção do eixo longitudinal mediante a deformação elástica do anel de vedação, e inversamente - a extremidade superior do injector de corte é fixada através de compressão axial na recolha de injector de corte. Este tipo de retenção do injector de corte exige um reduzido esforço aquando da substituição de injector, visto que se pode abdicar de uma ligação mecânica do injector de corte com a cabeça de maçarico. Para além disso, é conseguida uma melhorada estanquidade, mais segura, em comparação com uma vedação metálica através de rosca ou de cone. 0 anel de vedação é em regra um anel de material elástico que se apoia no revestimento exterior, ou introduzida numa ranhura circular do mesmo. 0 revestimento exterior do injector de corte é configurado em forma cilíndrica tanto na secção alongada entre a sua superfície de apoio e a saída de injector ("cilindro exterior inferior"), como também na secção alongada entre a superfície de apoio e a extremidade superior ("cilindro exterior superior"). Devido à sua forma de cilindro, o injector de corte do maçarico de corte de acordo com a invenção, pode ser produzido de forma particularmente fácil.
Deu em particular, bom resultado quando o comprimento do cilindro exterior superior tem um valor entre 25 mm e 35 mm.
Esta medida resulta num comprimento comparativamente reduzido do injector de corte, o que facilita uma forma construtiva compacta do maçarico de corte. Para isto contribui 14 também em particular, quando o injector de corte é retido na cabeça de maçarico por meio de anel de vedação - como acima descrito - e não - como habitualmente - por meio de ligação de rosca ou de parafuso de pressão.
Uma outra melhoria resulta quando o injector de corte é retido com folga axial na recolha de injector de corte. 0 injector de corte é neste caso apenas fixado radialmente na recolha, enquanto se abdica de uma posição de encosto axial segundo a direcção do eixo central. Através da folga axial são absorvidas tolerâncias de medida segundo o comprimento do injector de corte, de modo que estas não têm nem uma influência sobre as medidas exteriores do maçarico de corte, nem podem conduzir a possíveis falhas de vedação. 0 essencial é que o injector de corte assenta de forma definida sobre a superfície de apoio do injector de aquecimento, o que é assegurado através da pressão de oxigénio de corte que actua sobre o lado frontal superior. Também esta medida facilita a substituição de injector e aumenta a segurança de operação do maçarico.
Demonstrou-se como favorável neste contexto, proporcionar o injector de corte na sua extremidade superior, com uma aresta exterior arredondada do lado frontal. A aresta exterior arredondada do lado frontal facilita a introdução axial acima descrita do injector de corte na recolha de injector de corte.
As grandes quantidades de calor que se formam na zona dianteira dos injectores aquando do corte por maçarico, têm que ser removidas tão rapidamente quanto possível, de modo a evitar danificações nos injectores e a atenuar o desgaste. São por isso utilizados corpos de injector metálicos com condutibilidade 15 térmica elevada. 0 anel de vedação na zona superior do injector de corte deve por isso resistir a elevadas temperaturas. Demonstrou-se por isso como favorável quando o injector de corte é constituído por um corpo de metal que é proporcionado com uma camada cerâmica na zona do anel de vedação que se encosta. 0 anel de vedação apoia-se neste caso sobre uma camada de cerâmica com má condutibilidade térmica e é por isso protegida relativamente ao calor transportado no corpo de metal, e por isso menos fortemente solicitada termicamente. A camada de cerâmica pode ser realizada como peça construtiva separada, unida de forma estanque ao gás com o corpo de metal. A camada de cerâmica é, contudo, produzida de um modo preferido através de revestimento, sendo que ela apresenta uma espessura no intervalo entre 5 pm e 25 pm. Através de processos de revestimento, é simplificada a produção de uma ligação estanque entre o corpo de metal e a camada de cerâmica. É de um modo preferido utilizado um injector de aquecimento em que a distância entre a superfície de apoio e a extremidade inferior do injector de aquecimento tem um valor entre 6 mm e 10 mm. Os referidos valores limite de distância resultam como compromisso entre as exigências, por um lado de uma suficiente condução radial do injector de corte no "cilindro interior" do injector de aquecimento, e, por outro lado, uma reduzida altura de construção, de modo a disponibilizar um maçarico de corte tão compacto quanto possível.
No caso de uma forma de realização particularmente preferida do maçarico de corte de acordo com a invenção, o injector de 16 aquecimento apresenta um revestimento exterior que é proporcionado na extremidade superior com um anel de vedação que se apoia de forma estanque numa recolha de injector de aquecimento configurada na cabeça de maçarico, para dentro da qual se projecta o injector de aquecimento.
Por meio do anel de vedação, a mistura de gás conduzida no injector de aquecimento é vedada para fora (contra a atmosfera) e em simultâneo, o injector de aquecimento é fixado na recolha de injector de aquecimento. Para remoção, o injector de aquecimento é puxado para fora da recolha de injector de aquecimento, segundo a direcção do eixo longitudinal mediante a deformação elástica do anel de vedação, e inversamente - a extremidade superior do injector de aquecimento é fixada na recolha de injector de aquecimento através de compressão axial. No caso deste exemplo de realização do maçarico de corte, em que a fixação radial e a vedação do injector de aquecimento para fora decorre de maneira similar, como isto é descrito acima como vantajoso para o injector de corte, resultam as referidas vantagens com referência a um esforço reduzido em caso de substituição de injector e de uma estanquidade melhorada.
Deu bom resultado proporcionar o revestimento exterior do injector de aquecimento, do lado a jusante no escoamento relativamente ao anel de vedação, com um colar exterior que se apoia com uma superfície circular do lado a montante no escoamento numa superfície circular do lado frontal da cabeça de maçarico. Através do colar exterior proporcionado por debaixo do anel de vedação, resulta um encosto para o injector de aquecimento e, deste modo, um posicionamento que pode ser reproduzido relativamente à cabeça de maçarico. 17 0 injector de aquecimento é de um modo preferido fixado à cabeça de maçarico por meio de um acoplamento no revestimento exterior do injector de aquecimento que engrena de forma removível, sendo que o acoplamento apresenta uma furação interior de atravessamento com um estreitamento da secção transversal radial, que engrena por debaixo o colar exterior do injector de aquecimento. 0 acoplamento assegura por um lado, o posicionamento do injector de aquecimento e, deste modo, também indirectamente o posicionamento do injector de corte que se encosta no injector de aquecimento, com relação à cabeça de maçarico. Um acoplamento - em particular um acoplamento de fecho rápido - possibilita por outro lado uma libertação e montagem particularmente simples e rápida dos injectores na cabeça de maçarico. 0 acoplamento é para este efeito, por um lado fixado de forma removível à cabeça de maçarico, e por outro lado engrena por debaixo o colar exterior do injector de aquecimento e fixa a sua posição relativamente à cabeça de maçarico.
Demonstrou-se como vantajoso quando o revestimento exterior do injector de aquecimento é proporcionado com um anel de vedação inferior, que encosta no colar exterior do lado a jusante no escoamento. Neste caso o injector de aquecimento apresenta um anel de vedação por cima do colar exterior, e uma segundo anel de vedação inferior, deslocada axialmente para baixo deste. Esta é pressionada pelo acoplamento que engrena por debaixo o colar exterior, contra a superfície circular do colar exterior orientada para o lado a jusante no escoamento, e comprime desta forma o injector de aquecimento para cima, contra a cabeça de maçarico. É deste modo alcançada por um lado uma fixação do injector de aquecimento à cabeça de maçarico, livre 18 de folgas, compensadora das tolerâncias de produção do injector de aquecimento, e por outro lado uma vedação adicional contra a atmosfera.
No caso de uma forma de realização do maçarico de corte de acordo com a invenção, com suporte de injector por meio de acoplamento removível, resulta uma facilitação adicional em caso de substituição de injector, quando o revestimento exterior do injector de aquecimento é proporcionado com uma ranhura exterior circundante com junta circular nela inserida, que engrena numa ranhura interior proporcionada do lado a jusante no escoamento do estreitamento da secção transversal, na furação interior do acoplamento. A junta circular inserida na ranhura exterior circundante, engrena na ranhura interior do acoplamento e forma uma ligação solta entre o injector de aquecimento e o acoplamento, de modo que aquando da libertação do acoplamento da cabeça de maçarico, é evitado um escorregar do injector de aquecimento para fora da furação interior do acoplamento, tanto para baixo como também para cima. Ambos os elementos construtivos - injector de aquecimento e acoplamento - podem porém, ser afastados um do outro contra a resistência da junta circular.
Uma configuração da invenção particularmente adequada no que se refere à altura de construção e à forma construtiva compacta do maçarico de corte, consiste em que a cabeça de maçarico apresenta a recolha de injector de corte, circundada de forma coaxial por uma recolha de injector de aquecimento em forma de espaço estreito circular, na qual a extremidade superior do injector de aquecimento é recolhida de forma estanque contra a 19 atmosfera. Os injectores são neste caso retidos directamente na cabeça de maçarico; são evitadas peças intercalares.
Uma forma de realização demonstrou-se neste caso como particularmente favorável, em que o encaixe de injector de corte apresenta uma parede interior com uma rosca interior e uma primeira superfície de vedação metálica, circundante de forma radial, para a recolha de forma estanque de um injector de corte proporcionado com rosca exterior e encostado à primeira superfície de vedação, e em que a parede interior se encontra proporcionada com uma segunda superfície de vedação circundante de forma radial, para a recolha de forma estanque de um injector de corte com um anel de vedação que se encosta à segunda superfície de vedação. A cabeça de maçarico é neste caso equipada com pelo menos dois elementos diferentes para a produção da ligação com um injector de corte que se projecta para dentro do primeiro encaixe. Um dos elementos é uma rosca interior que corresponde com uma rosca exterior do injector de corte, sendo que habitualmente é gerada uma vedação para fora através da força de compressão gerada aquando do aparafusamento, entre superfícies de contacto que se encostam entre si. 0 outro elemento é uma superfície de vedação circundante de forma radial, que forma uma ligação estanque com um anel de vedação do injector de corte. A cabeça de maçarico pode ser deste modo utilizada tanto para tais injectores de corte que na sua extremidade superior são proporcionados com uma rosca exterior, como também para tais injectores de corte que apresentam um anel de vedação (junta circular) na sua extremidade superior. Nesta medida a cabeça de maçarico é configurada como multi-funcional, o que contribui de 20 igual modo para um reduzido armazenamento para os injectores de corte e, associado a isto, menores custos de produção.
Adicionalmente ou alternativamente a esta forma de realização do maçarico de corte de acordo com a invenção, também deu bom resultado quando (também) a recolha de injector de aquecimento apresenta uma parede interior com uma rosca interior e uma primeira superfície de vedação metálica, radial para a recolha estanque de um injector de aquecimento proporcionado com rosca exterior e que encosta à primeira superfície de vedação, e quando a parede interior se encontra proporcionada com uma segunda superfície de vedação circundante de forma radial para a recolha estanque de um injector de aquecimento com um anel de vedação que se encosta à segunda superfície de vedação. No caso desta forma de realização resultam para a retenção estanque do injector de aquecimento na cabeça de maçarico, os mesmos efeitos vantajosos no que se refere à flexibilidade da aplicação de cabeça de maçarico, como anteriormente explicado para o injector de corte.
Os injectores do maçarico de corte de acordo com a invenção são em regra constituídos por aço inoxidável, latão, ou a partir de uma liga de cobre resistente à temperatura. 0 injector de aquecimento também pode ser constituído por cerâmica. Em particular no caso destes materiais metálicos, é conseguida uma melhoria no que se refere à resistência ao desgaste, quando a superfície do injector de corte e/ ou a superfície do injector de aquecimento apresenta uma camada de material duro. Resulta desta forma uma vida útil mais longa dos injectores e um esforço de manutenção mais reduzido. Enquanto camada de material duro podem ser equacionados em particular revestimentos a partir de 21 nitratos ou carbonatos de metal, como por exemplo CrN, TiN, TiC, WC.
No que se refere à utilização do maçarico de corte com um sistema de injectores para gases de queima lenta e para gases de queima rápida (em ligação com oxigénio) de acordo com a presente invenção, o objectivo técnico apresentado no inicio é resolvido de acordo com a invenção, através de um injector de aquecimento configurado em forma cilíndrica do lado a jusante no escoamento da superfície de suporte, e diversos injectores de corte substituíveis, configurados em cada caso para um gás de maçarico, configurados em forma cilíndrica do lado a jusante no escoamento da superfície de apoio, sendo que todos os injectores de corte entre a extremidade superior e a superfície de apoio apresentam um cilindro exterior de igual comprimento parcial, e entre a superfície de apoio e a saída de injector apresentarem um cilindro exterior com um comprimento parcial ajustado ao respectivo gás de maçarico, de tal forma que sobre a superfície de apoio que se apoia sobre a superfície de apoio, se regula uma distância axial, previamente definida em função do respectivo gás de combustão, entre a saída de injector do injector de corte e a saída de injector do injector de aquecimento. A configuração em forma cilíndrica do injector de aquecimento (cilindro interior) e do injector de corte (cilindro exterior inferior) na zona da respectiva extremidade inferior são um pressuposto para o sistema de injectores. Um outro pressuposto consiste em que o cilindro interior do injector de aquecimento sirva como guia radial do cilindro exterior inferior, tal como isto é explicado em maior detalhe acima com base na descrição do maçarico de corte de acordo com a invenção. 22
Porque o injector de aquecimento conduz o cilindro exterior inferior do injector de corte - ou seja, circunda com folga radial reduzida - é possibilitada uma substituição do injector de corte sem grande esforço e sem o perigo de uma danificação de superfícies de ajustamento ou de contacto. A configuração em forma cilíndrica do injector de aquecimento na zona do seu "cilindro interior" torna este adequado para a utilização com diferentes injectores de corte, por exemplo de injectores de corte para gases de combustão de queima lenta ou para gases de combustão de queima rápida. Contudo com o requerimento de que os injectores de corte apresentam uma correspondente configuração em forma cilíndrica na zona do seu "cilindro exterior inferior" e, para além disso, um comprimento igual entre a extremidade superior e a superfície de apoio. 0 igual comprimento em cada injector de corte do sistema de injectores, assegura que o respectivo injector de corte corresponde exactamente à configuração definida pela cabeça de maçarico e injector de aquecimento. 0 comprimento parcial entre a superfície de apoio e a saída de injector corresponde ao comprimento do "cilindro exterior inferior". Este comprimento depende do campo de aplicação do respectivo injector de corte, que é em particular caracterizado pelo tipo do gás de combustão. Isto porque através do comprimento do cilindro exterior inferior é determinada a distância axial entre a saída de injector do injector de corte e a saída de injector do injector de aquecimento. Esta é menor no caso de um gás de combustão de queima rápida do que no caso de um gás de combustão de queima lenta. A "saída de injector" 23 desenvolve-se no plano da aresta inferior do respectivo injector. 0 comprimento do cilindro exterior inferior pode ser regulado de forma exacta sem grande esforço de produção; não é necessário um ajustamento complicado do cone interior e cone exterior entre si. 0 sistema de injectores de acordo com o sistema caracteriza-se por em caso de uma substituição do tipo do gás de combustão, o injector de corte usado até então ser substituídos por um injector de corte ajustado às novas exigências, sem que seja necessária uma substituição do injector de aquecimento. 0 injector de aquecimento é adequado para a utilização com qualquer dos injectores de corte do sistema de injectores, e também pode ser mantido no caso de uma substituição do injector de corte. Isto reduz a pluralidade das formas de injector de aquecimento a serem armazenadas, simplifica o armazenamento e melhora no demais a segurança de operação do maçarico de corte de acordo com a invenção, na medida em que são evitadas combinações de injectores não adequados.
No que se refere a uma utilização flexível do maçarico de corte e a um reduzido esforço para a produção de injector e armazenamento, deu em particular bom resultado, um sistema de injectores com injectores de corte nos quais o comprimento parcial do cilindro exterior inferior perfaz entre 6 mm e 10 mm, em que o comprimento do cilindro exterior superior se encontra no intervalo entre 25 mm e 30 mm, e em que o comprimento parcial do cilindro exterior inferior é escolhido de tal forma em função do respectivo gás de combustão e/ou do intervalo de potência, que quando a superfície de apoio se apoia sobre a superfície de 24 suporte, entre a saída de injector do injector de corte e a saída de injector do injector de aquecimento, no intervalo entre 0 mm e 3 mm.
Outras melhorias do sistema de injectores resultam através de configurações dos injectores de corte com as características das reivindicações até 3, 5, 7 e 8. É feita remissão às correspondentes explicações relativamente ao injector de maçarico de acordo com a invenção. A invenção será em seguida explicada em maior detalhe com base num exemplo de realização e um desenho. No desenho, mostram individualmente:
Figura 1: uma vista de um injector de corte para um maçarico de corte de acordo com a invenção, num corte longitudinal,
Figura 2: uma vista de um injector de aquecimento para um maçarico de corte de acordo com a invenção, num corte longitudinal,
Figura 3: uma vista de uma cabeça de maçarico para um maçarico de corte de acordo com a invenção, num corte longitudinal,
Figura 4: um desenho construtivo de conjunto de uma primeira forma de realização de um maçarico de corte montado, de acordo com a invenção, num corte longitudinal,
Figura 5a: um corte longitudinal de um injector de corte para 25 gás de queima rápida, montado num injector de aquecimento,
Figura 5b: um corte longitudinal de um injector de corte para gás de queima lenta, montado num injector de aquecimento, e
Figura 6: um desenho construtivo de conjunto de uma segunda forma de realização de um maçarico de corte montado, de acordo com a invenção, num corte longitudinal. A Figura 4 mostra uma primeira forma de realização de um maçarico de corte montado de acordo com a invenção. Este é parte de uma máquina de corte por maçarico para corte por maçarico. 0 maçarico de corte consiste no essencial numa cabeça 1 de maçarico que se encontra unida com um injector 2 de corte e com um injector 3 de aquecimento que circunda o injector 2 de corte, por meio de um acoplamento 4. Em seguida, serão explicados em maior detalhe as caracteristicas construtivas das peças construtivas individuais e a sua função, com base nas Figuras 1 a 3 e no desenho construtivo de conjunto de acordo com a
Figura 4. 0 injector 2 de corte de acordo com a Figura 1 consiste numa peça de latão simétrica em rotação em volta do eixo 15 central, no essencial de forma cilíndrica, que se encontra proporcionada com uma camada de material duro em nitrato de crómio (CrN) . 0 revestimento exterior do injector 2 de corte apresenta duas secções alongadas de forma cilíndrica, que se diferenciam no seu diâmetro, e que através de um degrau 5 em ângulo recto circundante se encontram unidas com uma superfície de apoio que 26 se desenvolve virada para o lado a jusante no escoamento e de forma perpendicular relativamente ao eixo 15 central, com uma aresta 25 de fecho circundante, definida. Na secção 6 alongada superior do lado a montante no escoamento (cilindro exterior superior) , o diâmetro exterior é de 8 mm, na secção 7 alongada inferior do lado a jusante no escoamento (cilindro exterior superior) 0 diâmetro exterior tem o valor de 6 mm. 0 injector 2 de corte é parte do sistema de injectores de acordo com a invenção, que compreende diversos injectores de corte que podem ser substituídos, que são dimensionados em cada caso para um determinado gás de combustão e um intervalo de potência previamente definido. Em todos os injectores deste sistema de injectores, o cilindro 6 exterior superior tem um comprimento de 30 mm. O comprimento do cilindro 7 exterior inferior é determinante para a adequação do injector de corte no que se refere ao tipo de gás de combustão. No caso do injector 2 de corte que é dimensionado para um gás de combustão de queima rápida, o comprimento do cilindro 7 exterior inferior encontra-se em 8 mm. O cilindro 7 exterior inferior e a parte a este adjacente do cilindro 6 exterior superior, encontram-se proporcionados com uma pluralidade de ranhuras 8 longitudinais axiais que se encontram uniformemente distribuídas sobre o perímetro do revestimento exterior, e que se prolongam sobre o degrau 5. As ranhuras 8 longitudinais servem para o fornecimento de uma mistura de oxigénio e gás de combustão à saída de injector de aquecimento (ver a Figura 4) .
Na extremidade superior do injector 2 de corte, o revestimento exterior apresenta uma ranhura circundante que se 27 encontra proporcionada para a recolha de uma junta 9 circular a partir de um material resistente ao calor, por exemplo silicone. A aresta 10 exterior do lado frontal na extremidade superior do injector 2 de corte é arredondada e projecta-se para dentro de um furo 30 interior da cabeça 1 de maçarico, em cuja parede interior a junta 9 circular assenta de forma estanque. A ligação 11 de oxigénio de corte é vedada para fora por meio da junta 9 circular, e simultaneamente o injector 2 de corte é fixado radialmente no interior de uma furação 30 interior da cabeça 1 de maçarico (Figura 4) . Abdica-se de um encosto axial do lado frontal para o injector de corte na furação 30 interior, de modo que tolerâncias de medida segundo o comprimento do injector de corte, podem ser absorvidas através de folga axial. A posição axial do injector 2 de corte é determinada unicamente através do encosto definido sobre um degrau 16 de apoio do injector 3 de aquecimento (ver a Figura 4), o que é assegurado através da pressão de oxigénio de corte que actua sobre o lado 10 frontal superior. Este tipo de retenção do injector 2 de corte - directamente na cabeça de maçarico e sem ligação mecânica - exige um reduzido esforço aquando da substituição de injector e é conseguida, além disso, uma abertura de construção reduzida e uma estanquidade melhorada em comparação com uma vedação metálica.
No eixo 15 central do injector 2 de corte desenvolve-se o canal 11 de oxigénio de corte que é configurado em forma de um injector de divergência. A entrada 24 de injector estreita-se de cima para baixo, em forma de funil, de modo a assegurar uma entrada de gás de reduzida turbulência. Depois da entrada de 28 injector, o canal 11 de oxigénio de corte estreita-se na forma de um cone 12 interior na extremidade superior do injector 2 de corte, e desemboca na extremidade inferior do injector 2 de corte enquanto furação interior mais ou menos cilíndrica (injector de divergência) na entrada 13 de injector. 0 injector 3 de aquecimento mostrado na Figura 2 é de cobre. Ele é de igual modo configurado simétrico em rotação em volta do eixo 15 central e proporcionado com uma camada de material duro em CrN. 0 injector 3 de aquecimento é adequado para a recolha de um injector 2 de corte de acordo com a Figura 1. 0 furo 17 de passagem apresenta para este efeito, na zona entre a sua extremidade superior, do lado a montante no escoamento e a saída 14 de injector, um degrau 16 de apoio orientado para cima, circundante de forma radial, sobre o qual se apoia o injector 3 de corte com a sua superfície de apoio orientada para o lado a jusante no escoamento do degrau 5 (Figura 4) . O furo 17 de passagem é configurado em forma cilíndrica por debaixo do degrau 16 de apoio, com um diâmetro interior de algo mais do que 6 mm. A secção de comprimento de forma cilíndrica identificada com o símbolo de referência 18, tem um comprimento de 10 mm e serve, sem formação de uma ligação fechada, como condução radial para o cilindro 7 exterior inferior do injector 2 de corte. O injector 2 de corte e o injector 3 de aquecimento podem ser desse modo substituídos de forma separada. O revestimento exterior do injector 3 de aquecimento apresenta um cone 19 que se estreita na direcção da saída de injector, e que transita para cima para uma secção 20 de comprimento no essencial de forma cilíndrica. Na extremidade superior da secção 20 de comprimento encontra-se proporcionada 29 uma ranhura circundante com uma junta 21 circular em silicone, que se encosta de forma estanque à parede interior de uma ranhura 33 circular na cabeça 1 de maçarico (Figura 4). A conduta 26 de alimentação (ver a Figura 4) para a mistura de oxigénio e combustível é vedada contra a atmosfera por meio da junta 21 circular, e simultaneamente o injector 3 de aquecimento é fixado radialmente no interior da ranhura 33 circular da cabeça 1 de maçarico (Figura 4). Este tipo de fixação do injector 3 de aquecimento exige um esforço reduzido aquando da substituição de injector e é para além disso, alcançada uma reduzida altura de construção e uma estanquidade melhorada em comparação com uma vedação metálica.
Do lado a jusante no escoamento da junta 21 circular é proporcionado um colar 22 exterior circundante, cujo lado superior quando no maçarico de corte montado encosta contra uma superfície circular orientada para baixo, da cabeça 1 de maçarico (ver a Figura 4) . Sobre o lado de baixo do colar 22 exterior actua o acoplamento 4 fixado à cabeça 1 de maçarico, como será descrito em maior detalhe mais abaixo.
Uma outra junta 38 circular apoia-se no revestimento exterior do injector 3 de aquecimento e no lado inferior do colar 22 exterior. Esta é pressionada pelo acoplamento 4 que engate por debaixo do colar 22 exterior, contra o lado inferior do colar 22 exterior e comprime dessa forma o injector 3 de aquecimento para cima, contra a cabeça 1 de maçarico. Através de ambas as juntas 21, 38 circulares deslocadas axialmente é impedido um basculamento do injector 3 de aquecimento e são 30 compensadas tolerâncias de produção do injector 3 de aquecimento.
De modo a facilitar uma substituição de injector, é gerada uma ligação solta entre o injector 3 de aquecimento e o acoplamento 4 que, aquando da libertação do acoplamento 4 relativamente à cabeça 1 de maçarico, impede um escorregar do injector 3 de aquecimento para fora da furação interior do acoplamento 4, tanto para baixo como também para cima. No revestimento exterior do injector 3 de aquecimento, por debaixo do colar 22 exterior, encontra-se para este efeito proporcionado um entalhe 23 sobre o perímetro, na qual é inserida uma junta 29 circular que - como mostra a Figura 4 - engrena numa correspondente ranhura interior no acoplamento 4. 0 injector 3 de aquecimento e o acoplamento 4 apenas podem ser puxados para fora um do outro contra a resistência da junta 29 circular. A Figura 3 mostra um exemplo de realização para uma cabeça 1 de maçarico para o maçarico de corte de acordo com a invenção. Este consiste numa peça construtiva de latão, no essencial de forma cilíndrica, em que se desenvolvem a ligação 25 de conexão para o oxigénio de corte e a ligação 26 de conexão para a mistura de oxigénio de gás de combustão, e em cujo revestimento exterior o acoplamento 4, por meio de rolamentos 27, 28 de esferas, o injector 3 de aquecimento e o injector 2 de corte se encontram fixados de forma removível (Figura 4). A parte inferior da cabeça 1 de maçarico, virada para os injectores 2, 3, encontra-se para este efeito proporcionada com um furo 30 interior central, que forma uma parte da ligação 25 de conexão e que serve em simultâneo como recolha para a 31 extremidade superior do injector 2 de corte. 0 furo 30 interior é para este efeito proporcionado com uma superfície 32 de vedação metálica radial. Por cima desta é adicionalmente proporcionada uma rosca 31 interior. Assim, a cabeça 1 de queimador é adequada tanto para a recolha de um injector de corte com uma rosca exterior padrão ajustada à rosca 31 interior, como também para a recolha estanque de um injector 2 de corte que se encontra proporcionado com uma junta 9 circular que encosta à superfície 32 de vedação (como acima descrito com base na Fiqura 1) . Para a fixação axial do injector 2 de corte com junta 9 circular na cabeça 1 de queimador é proporcionado um estreitamento da secção transversal por debaixo da rosca 31 interior, no qual encosta o lado frontal do injector 2 de corte no estado montado (ver a Fiqura 4).
Além disso, a parte inferior da cabeça 1 de queimador é proporcionada com uma ranhura 33 circular que começa na extremidade inferior da cabeça de queimador, desemboca na conduta 26 de conexão e, em simultâneo, forma um encaixe para a extremidade superior do injector 3 de aquecimento. A ranhura 33 circular encontra-se para este efeito proporcionada com uma superfície 35 de vedação metálica, radial e por cima desta adicionalmente com uma rosca 34 interior. A cabeça 1 de maçarico é deste modo adequada tanto para a recolha de um injector de aquecimento com uma rosca exterior ajustada à rosca 34 interior, como também para a recolha estanque de um injector 3 de aquecimento, que se encontra proporcionado com uma junta 21 circular que encosta à superfície 35 de vedação (como acima descrito com base na Figura 2). O colar 22 exterior do injector 3 de aquecimento serve para a fixação axial do injector 3 de aquecimento na cabeça 1 de maçarico, na medida em que o seu lado 32 superior, quando no maçarico de corte montado, se encosta contra uma superfície 36 circular do lado frontal da cabeça 1 de maçarico (ver a Figura 4) . Neste caso, a superfície 32 ou 35 de vedação é em cada caso disposta do lado a jusante no escoamento da respectiva rosca 31, 34 interior, para a recolha de um injector 3, 4 com junta 9, 21 circular. A cabeça 1 de maçarico apresenta deste modo dois elementos alternativos para a produção da ligação com um injector de corte que se projecta para dentro da furação 30 interior, e um injector 3 de aquecimento que se projecta para dentro da ranhura 33 circular. Nomeadamente em cada caso uma rosca 31, 34 interior que corresponde com uma rosca exterior correspondente de injector de corte ou injector de aquecimento, e em cada caso uma superfície 32, 35 de vedação circundante radial, contra a qual a junta 9 circular encosta de forma estanque no revestimento exterior do injector 3 de corte, ou a junta 31 circular no revestimento exterior do injector 3 de aquecimento. A cabeça 1 de maçarico pode desta forma ser utilizada tanto para tais injectores que são proporcionados na sua extremidade com uma rosca exterior, como também para tais injectores que -como previsto neste exemplo de realização - apresentam um anel de vedação na sua extremidade superior (junta circular 9 ou 21). A partir do desenho construtivo de conjunto de acordo com a Figura 4, para além das peças construtivas até aqui descritas em maior detalhe do maçarico de corte de acordo com a invenção, pode ser reconhecida a construção e a função do acoplamento 4. 33
Este é no essencial constituído por um anel 40 interior fixada à cabeça 1 de maçarico por meio de rolamentos 27, 28 de esferas, anel este que engrena por debaixo com um estreitamento 42 de secção transversal radial, o colar 22 exterior do injector 3 de aquecimento e fixa este na sua posição axial. O anel 40 interior encontra-se circundado por um anel 41 exterior que pode ser deslocada para cima, ao longo do anel 40 interior contra uma força elástica orientada axialmente para baixo, mediante libertação do rolamento 27, 28 de esferas. O acoplamento 4 possibilita uma substituição rápida dos injectores 2, 3. Para isto contribui também o tipo de vedação e retenção dos injectores 2, 3 à cabeça 1 de maçarico por meio de vedação de junta circular. O injector 3 de aquecimento descrito com base na Figura 2, é adequado tanto para a recolha de injectores de corte para gases de combustão de queima rápida como também para a recolha de injectores de corte para gases de combustão de queima lenta. Isto encontra-se representado nas Figuras 5a e 5b. A configuração em forma cilíndrica do injector 3 de aquecimento (ver a Figura 2) na zona do cilindro 18 interior, torna este adequado para a utilização com diferentes injectores de corte. Para isto é contudo necessário que também os injectores de corte apresentem uma correspondente configuração de forma cilíndrica na zona do cilindro 7 exterior (Figura 1) e para além disso, o mesmo comprimento parcial na secção 6 de comprimento superior do lado a jusante no escoamento. Isto é o caso nos injectores 2a (Figura 5a) e 2b (Figura 5b) de corte. Os injectores 2a, 2b de corte ajustam-se deste modo exactamente à 34 configuração previamente definida pela cabeça 1 de maçarico e injector 3 de aquecimento.
Os injectores 2a, 2b de corte diferenciam-se apenas no comprimento do respectivo cilindro exterior e através das secções transversais de escoamento das ranhuras de injector. No caso do injector 2a de corte que é dimensionado para gás de combustão de queima rápida, o comprimento do cilindro 7a exterior encontra-se em 8 mm, e no caso do injector 2b de corte que é dimensionado para gás de combustão de queima lenta, o cilindro 7b exterior tem um comprimento de 7 mm. Entre a aresta inferior do injector 3 de aquecimento (saida 14 de injector) e a aresta inferior do injector 2a de corte (saida 13 de injector) resulta desta forma uma distância axial de 0 mm, e entre a aresta inferior do injector 3 de aquecimento (saida 14 de injector) e a aresta inferior do injector 2b de corte (saída 13 de injector) uma distância axial (índice de referência 50) de 1 mm.
Em caso de uma substituição do tipo do gás de combustão, o injector de corte usado até agora pode ser substituído por um injector de corte ajustado às novas exigências, sem que seja necessária uma substituição do injector de aquecimento. O injector de aquecimento é adequado para a utilização com cada um dos injectores de corte do sistema de injectores, e pode também ser mantido aquando de uma substituição do injector de corte. Isto reduz a diversidade das formas de injector a serem armazenadas, simplifica o armazenamento e melhora no demais a segurança de funcionamento do maçarico de corte de acordo com a invenção, na medida em que são evitadas combinações de injectores inadequados. 35
Numa outra forma de realização do maçarico de corte de acordo com a invenção, para a ligação do injector de aquecimento e injector de corte à cabeça de maçarico é proporcionado um acoplamento na forma de um fecho de baioneta. A ligação de baioneta oferece, relativamente ao rolamento de esferas mostrado na Figura 4, uma maior segurança contra uma abertura não intencional, exige contudo um esforço algo maior para uma automação da substituição de injector. A Figura 6 mostra uma segunda forma de realização deste tipo do maçarico de corte para uma máquina de corte por maçarico para corte por maçarico. Na medida em que são neste caso utilizados índices de referência idênticos que aos das Figuras 1 até 4, bem como 5a e 5b, são com estes referenciados as mesmas ou equivalente peças construtivas e peças componentes, tal como elas são explicadas em mais detalhe acima com base na descrição da primeira forma de realização do maçarico de corte de acordo com a invenção. Por motivos de uma representação mais clara, a ligação de conexão para a mistura de oxigénio e gás de combustão não se encontra desenhada na Figura 6. 0 maçarico de corte diferencia-se do maçarico de corte de acordo com a Figura 4 no essencial no tipo da ligação dos injectores à cabeça 1 de maçarico. 0 maçarico de corte consiste numa cabeça 1 de maçarico que se encontram unidas com um injector 2 de corte e com um injector 3 de aquecimento que circunda o injector 2 de corte, por meio de um acoplamento 61 na forma de um fecho de baioneta. 0 fecho de baioneta é no essencial formado por duas cabeças 62 de parafuso que se encontra oposta na cabeça 1 de maçarico e que se projectam a 36 partir da cabeça 1 de maçarico, 0 anel 41 exterior e por um entalhe 63 que circunda o lado interior do anel 41 exterior. Aquando da colocação da cabeça 1 de maçarico , as cabeças 62 de parafuso são introduzidas numa ranhura 64 de ligação ao entalhe 63, indicada de forma esquemática na Figura 6, e ai fixadas através de um quarto de rotação. 0 maçarico de corte mostra ainda uma outra alteração relativamente à primeira forma de realização acima explicada, e isto no que se refere ao injector de corte. 0 injector 2 de corte consiste numa peça de latão no essencial de forma cilíndrica, simétrica em rotação, que se encontra proporcionada com uma camada de material duro a partir de carboneto de niquel (NiC). A única alteração relativamente ao injector de corte descrito com base na Figura 1, consiste em que na zona da ranhura para a junta 9 circular, se encontra proporcionada uma camada 66 de cerâmica de 20 pm de espessura e 5 mm de largura. A camada 66 de cerâmica impede a condução de calor para a junta 9 circular e melhora assim a estabilidade de longo prazo da vedação.
Lisboa, 21 de Fevereiro de 2011 37

Claims (18)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Maçarico de corte com uma cabeça de maçarico que apresenta um eixo (15) central, com a qual se encontra unido um injector (2) de corte metálico com conduta de oxigénio de corte axial, que é circundado em jeito de tampa por um injector (3) de aquecimento que apresenta um furo (17) de passagem axial, sendo que o injector de corte apresenta um revestimento exterior que se encontra proporcionado com ranhuras (8) longitudinais distribuídas no perímetro, que se prolongam desde a extremidade inferior a jusante, do injector de corte, sobre um alargamento de secção transversal que forma uma superfície (5) de suporte circundante de forma radial, e sendo que o injector de aquecimento se encontra proporcionado, na zona entre a sua extremidade superior, a montante e a sua saída (13) de injector, com um estreitamento da secção transversal que forma uma superfície (16) de apoio circundante de forma radial, a montante, sobre a qual o injector de corte se apoia com a superfície (5) de suporte, sendo que o revestimento exterior do injector (2) de corte se encontra configurado, a jusante da superfície (5) de suporte, enquanto cilindro (7) exterior, e o furo (17) de passagem do injector (3) de aquecimento, a jusante da superfície (16) de suporte, e encontra configurada em forma cilíndrica e enquanto guia radial para o cilindro (7) exterior inferior, sendo que a superfície (5) de suporte apresenta uma aresta (25) circundante radial que se apoia sobre a superfície (16) de suporte, caracterizado por a aresta (25) circundante ser formada enquanto aresta de fecho exterior 1 de uma superfície (5) de suporte que se prolonga de forma perpendicular relativamente ao eixo (15) central.
  2. 2. Maçarico de corte de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o injector (2) de corte ser proporcionado com uma entrada (26) em forma de funil para a conduta (11) de oxigénio de corte.
  3. 3. Maçarico de corte de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o revestimento exterior do injector (2) de corte ser configurado como cilindro (6) exterior superior, a montante da superfície (5) de suporte, cuja superfície de revestimento de cilindro proporcionada com um anel (9) de vedação, se encosta de forma estanque a um encaixe (30) de injector de corte da cabeça (1) de maçarico, para dentro da qual se projecta o injector (2) de corte.
  4. 4. Maçarico de corte de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o injector (2) de corte ser retido com folga axial no encaixe (30) de injector de corte.
  5. 5. Maçarico de corte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o injector (2) de corte ser configurado na sua extremidade superior com uma aresta (10) exterior, arredondada do lado frontal.
  6. 6. Maçarico de corte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a distância entre a superfície (16) de apoio e a extremidade inferior 2 do injector (3) de aquecimento, ter um valor entre 6 mm e 10 mm.
  7. 7. Maçarico de corte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o injector de corte ser constituído por um corpo de metal que se encontra proporcionado com uma camada cerâmica na zona do anel (9) de vedação que se encontra encostada.
  8. 8. Maçarico de corte de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a camada cerâmica apresentar uma espessura no intervalo entre 5 pm e 25 pm, e ser produzida através de revestimento.
  9. 9. Maçarico de corte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o injector (3) de aquecimento apresentar um revestimento exterior que se encontra proporcionado na extremidade superior com um anel (21) de vedação que se encosta de forma estanque numa recolha (33) de injector de aquecimento configurada na cabeça (1) de maçarico, para dentro da qual se projecta o injector (3) de aquecimento, sendo que o revestimento exterior do injector (3) de aquecimento se encontra proporcionado a jusante do anel (21) de vedação com um colar (22) exterior que encosta, com uma superfície circular a montante, a uma superfície (36) circular do lado frontal da cabeça (1) de maçarico.
  10. 10. Maçarico de corte de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o injector (3) de aquecimento ser fixado de forma removível à cabeça (1) de maçarico por meio de um 3 acoplamento (4; 61) que actua sobre o revestimento exterior do injector (3) de aquecimento, sendo que o acoplamento (4; 61) apresenta um furo interior de passagem com um estreitamento (42) da secção transversal radial que engate por debaixo do colar (22) exterior do injector (3) de aquecimento.
  11. 11. Maçarico de corte de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado por o revestimento exterior do injector (3) de aquecimento ser proporcionado com um anel (38) de vedação inferior, que encosta a jusante, ao colar (22) exterior.
  12. 12. Maçarico de corte de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 11, caracterizado por o revestimento exterior do injector (3) de aquecimento ser proporcionado com uma ranhura (23) exterior circundante com junta (29) circular nela inserida, que encaixa numa ranhura interior proporcionada a jusante do estreitamento (42) da secção transversal, no furo interior do acoplamento (4; 61).
  13. 13. Maçarico de corte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o encaixe (30) de injector de corte ser circundado de forma coaxial por um encaixe (33) de injector de aquecimento em forma de espaço estreito circular, no qual a extremidade superior do injector (3) de aquecimento é recolhida de forma estanque para o exterior.
  14. 14. Maçarico de corte de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por o encaixe (30) de injector de corte 4 apresentar uma parede interior com uma rosca (31) interior e uma primeira superfície de vedação metálica, circundante de forma radial, para a recolha de forma estanque de um injector de corte proporcionado com uma rosca exterior e que se apoia na primeira superfície de vedação, e por a parede interior ser proporcionada com uma sequnda superfície (32) de vedação circundante de forma radial, para a recolha de forma estanque de um injector (2) de corte com um anel (9) de vedação que se apoia na sequnda superfície de vedação.
  15. 15. Maçarico de corte de acordo com a reivindicação 12 ou 13, caracterizado por a recolha (33) de injector de aquecimento apresentar uma parede interior com uma rosca (34) interior e uma primeira superfície de vedação metálica, radial para a recolha de forma estanque de um injector de aquecimento proporcionado com rosca exterior e que se apoia na primeira superfície de vedação, e por a parede interior ser proporcionada com uma segunda superfície (35) de vedação circundante de forma radial, para a recolha de forma estanque de um injector (3) de aquecimento com um anel (21) de vedação que se apoia na segunda superfície (35) de vedação.
  16. 16. Maçarico de corte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a superfície do injector (2) de corte e/ ou a superfície do injector (3) de aquecimento apresentar uma camada de um material duro.
  17. 17. Utilização de um maçarico de corte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, com um sistema de 5 injectores para gases que queimam lentamente e para gases que queimam rapidamente, caracterizada por o injector (3) de aquecimento configurado em forma cilíndrica do lado a jusante no escoamento da superfície (16) de apoio, e diversos injectores (2a; 2b) de corte substituíveis, dimensionados em cada caso para um gás de combustão, configurados em forma cilíndrica a jusante da superfície (5) de suporte, sendo que os injectores (2a; 2b) de corte apresentam, entre a extremidade superior e a superfície (5) de suporte, um cilindro (6) exterior superior de igual comprimento, e entre a superfície (5) de suporte e a saída (13) de injector, um cilindro (7) exterior inferior com um comprimento parcial ajustado ao respectivo gás de combustão, de tal forma que a superfície (5) de suporte que se apoia sobre a superfície (16) de suporte resulta uma distância (50) axial, previamente definida em função do respectivo gás de combustão, entre a saída (13) de injector do injector (2) de corte, e a saída (14) de injector do injector (3) de aquecimento.
  18. 18. Utilização de acordo com a reivindicação 17, caracterizada por o comprimento parcial do cilindro (7) exterior inferior ter um valor entre 6 mm e 10 mm, por o comprimento do cilindro (6) exterior superior se encontrar no intervalo entre 25 mm e 30 mm, e por o comprimento parcial do cilindro (7) exterior inferior ser de tal forma escolhido em função do respectivo gás de combustão e/ ou do intervalo de potência, que na superfície (5) de apoio que se apoia sobre a superfície (16) de apoio, resulta uma distância (50) axial entre a saída (13) de injector do injector (2) 6 de corte e aquecimento, a saída (15) de injector do injector (3) de no intervalo entre 0 mm e 3 mm. Lisboa, 21 de Fevereiro de 2011 7 1/3
    2/3
    3/3
    Fig.6
PT02776947T 2001-09-07 2002-08-28 Maçarico de corte PT1423644E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10144177A DE10144177B4 (de) 2001-09-07 2001-09-07 Schneidbrenner und dafür geeignetes Düsensystem für langsam verbrennende und für schnell verbrennende Brenngase

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1423644E true PT1423644E (pt) 2011-03-01

Family

ID=7698253

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02776947T PT1423644E (pt) 2001-09-07 2002-08-28 Maçarico de corte

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1423644B1 (pt)
AT (1) ATE491116T1 (pt)
DE (3) DE10144177B4 (pt)
DK (1) DK1423644T3 (pt)
ES (1) ES2357813T3 (pt)
PT (1) PT1423644E (pt)
WO (1) WO2003023278A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202007018625U1 (de) 2007-11-23 2008-12-24 Esab Cutting Systems Gmbh Schneidbrenner mit einem Brennerkopf, der eine auswechselbare Schneiddüse aufnimmt
US9296061B2 (en) 2013-02-06 2016-03-29 Messer Cutting Systems Inc. Systems and methods for thermally working a workpiece
CZ2020584A3 (cs) * 2020-10-27 2021-12-08 Thermacut, K.S. Hořáková sestava a hořák

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE818482C (de) * 1951-09-06 Dortmund-Hoer der Huttenverem A G , Dortmund Schneidbrenner Dusensatz
US2695660A (en) * 1949-07-28 1954-11-30 John G Rummler Cutting torch construction
US2702079A (en) * 1950-11-04 1955-02-15 Smith Welding Equipment Corp Cutting and welding torch
DE840683C (de) * 1951-01-14 1952-06-05 Hoerder Huettenunion Ag Schneidbrenner-Duesensatz
US2897884A (en) * 1958-01-13 1959-08-04 Melvin E Fee Cutting torch tip construction
US3053312A (en) * 1960-04-27 1962-09-11 Union Carbide Corp Floating seat blowpipe nozzle
GB1023354A (en) * 1963-05-13 1966-03-23 British Oxygen Co Ltd Oxy-fuel flame burner nozzles and their manufacture
DE1629938B1 (de) * 1966-10-26 1972-05-25 British Oxygen Co Ltd Brennerdüse
US3604632A (en) * 1969-11-12 1971-09-14 Golconda Corp Flame cutting tip
DE3735598A1 (de) * 1987-10-21 1989-05-11 Messer Griesheim Gmbh Verfahren und einrichtung zum automatischen wechseln von schneidduesen
FR2647531B1 (fr) * 1989-05-12 1991-08-16 Air Liquide Tete de coupe a jet d'oxygene
FR2699989B1 (fr) * 1992-12-29 1995-01-27 Air Liquide Buse et chalumeau d'oxycoupage.
DE19915588B4 (de) * 1999-04-07 2006-01-26 Messer Cutting & Welding Ag Brennschneiddüse

Also Published As

Publication number Publication date
DK1423644T3 (da) 2011-03-21
DE20216545U1 (de) 2003-02-06
EP1423644A1 (de) 2004-06-02
WO2003023278A1 (de) 2003-03-20
DE50214805D1 (de) 2011-01-20
ATE491116T1 (de) 2010-12-15
ES2357813T3 (es) 2011-04-29
DE10144177A1 (de) 2003-04-03
DE10144177B4 (de) 2004-02-19
EP1423644B1 (de) 2010-12-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8772667B2 (en) Plasma arch torch cutting component with optimized water cooling
US8829385B2 (en) Plasma arc torch cutting component with optimized water cooling
JP4607852B2 (ja) プラズマアークトーチ、並びにプラズマアークトーチの組立及び分解方法
EP2029309B1 (en) Plasma arc torch cutting component with optimized water cooling
CA2621918A1 (en) Plasma torch electrode with improved insert configurations
CN110248761A (zh) 用于焊炬的喷嘴和气体扩散器组装件
US3459376A (en) Plasma burner
KR100466362B1 (ko) 산소-연료 토치의 헤드에 사용하기 위한 역화 어레스터
KR20150031188A (ko) 플라즈마 절단 토치용 전극 구조부
JP4925510B2 (ja) プラズマトーチカートリッジと取付け用プラズマトーチ
EP2127502B1 (en) Plasma cutting torch
PT1423644E (pt) Maçarico de corte
US4586895A (en) Method of removing slag from oxygen fuel burner
US4582479A (en) Fuel cooled oxy-fuel burner
US9572242B2 (en) Air cooled plasma torch and components thereof
KR100351385B1 (ko) 레이저 육성용접헤드
SU1530375A1 (ru) Горелка дл дуговой сварки неплав щимс электродом
JP4068232B2 (ja) プラズマアーク切断トーチ
KR840001978Y1 (ko) 개스 텅스텐 아아크 용접 토오치
RU2038934C1 (ru) Горелка для дуговой сварки плавящимся электродом
PT1423643E (pt) Queimador de corte com cabeça de queimador multi-funcional
RU2280545C2 (ru) Горелка для дуговой сварки неплавящимся электродом в защитных газах
RU92821U1 (ru) Сменный вкладыш для газового резака
SU1075532A1 (ru) Горелка дл плазменной обработки
CN201628225U (zh) 气刨用割枪嘴头