PT1351564E - Dispositivo para corte de enxertos - Google Patents
Dispositivo para corte de enxertos Download PDFInfo
- Publication number
- PT1351564E PT1351564E PT02711978T PT02711978T PT1351564E PT 1351564 E PT1351564 E PT 1351564E PT 02711978 T PT02711978 T PT 02711978T PT 02711978 T PT02711978 T PT 02711978T PT 1351564 E PT1351564 E PT 1351564E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- blade
- cutting plane
- cutting
- corridor
- bearing plate
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01G—HORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
- A01G2/00—Vegetative propagation
- A01G2/30—Grafting
- A01G2/35—Cutting; Inserting
Landscapes
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Botany (AREA)
- Developmental Biology & Embryology (AREA)
- Environmental Sciences (AREA)
- Processing Of Stones Or Stones Resemblance Materials (AREA)
- Scissors And Nippers (AREA)
- Harvesting Machines For Specific Crops (AREA)
- Perforating, Stamping-Out Or Severing By Means Other Than Cutting (AREA)
- Mechanical Treatment Of Semiconductor (AREA)
- Harvester Elements (AREA)
- Spinning Or Twisting Of Yarns (AREA)
- Graft Or Block Polymers (AREA)
- Prostheses (AREA)
- Professional, Industrial, Or Sporting Protective Garments (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
DISPOSITIVO PARA CORTE DE ENXERTOS A presente invenção diz respeito a um dispositivo de corte de um enxerto sobre uma estaca.
Ela visa nomeadamente facilitar as enxertias e sobre enxertias comummente ditas "em escudo" ou "a olho".
Ela aplica-se, portanto, na agricultura, em particular na viticultura, na arboricultura e horticultura, permitindo reduzir sensivelmente os trabalhos efectuados em viveiros e acelerar a produção de frutos. Ela permite também controlar e facilitar as modificações varietais e clonáveis evitando arrancar, replantar ou reestacar parcelas e pomares.
As operações de enxertia são geralmente praticadas nos campos de cultura. Ora os enxertos em fenda assim realizados produzem resultados aleatórios, o que se pode explicar em parte por uma grande sensibilidade as condições climáticas mas sobretudo pela ferida causada no cepo. Os enxertos ditos "em ómega" ou "em U" provaram estar mal adaptados aos trabalhos do campo. 0 que leva a que actualmente as operações de enxertia se efectuem essencialmente em mesa através de utensílios caros e obstrutores. 1 A sobre enxertia, a saber o enxerto em campo sobre a parte aérea de uma plante, levanta as mesmas dificuldades que as invocadas a propósito da enxertia. Os métodos arboricolas de enxertia ou de sobre enxertia ditas em escudo são habitualmente identificadas por outras denominações tais como "a olho", "enxertia com escudo", "duplo escudo", "enxerto por folheado", "enxerto por rebento", "enxerto por apara", "enxerto a olho dormente" ou "maiorquina" e também pelo termo espanhol "T-lenhoso" assim como pelas expressões anglo-saxónicas "T-enxerto" e "apara-enxerto". Estes métodos que apresentam um carácter essencialmente manual são postos em prática através de uma faca-enxertadeira. Eles são, portanto, perigosos e necessitam além disso de uma grande destreza e longa experiência por parte dos praticantes. Por outro lado, os resultados não estão sempre à altura das expectativas.
Conhecem-se, igualmente, utensílios do tipo tesoura de podar tais como os descritos por exemplo nos documentos DE 11 45 849 e GB 671 852. Estes utensílios atacam o enxerto sobre uma estaca num plano perpendicular ao seu eixo, o que tem por efeito o dilacerar das fibras vegetais, comprometendo assim a qualidade dos enxertos. A presente invenção tem assim por objecto um dispositivo de corte de enxerto facilmente manipulável por pessoal não dotado de competências particulares, de uma simplicidade tal que pode ser utilizado não importa onde e, como é claro, nos campos. Mais, este dispositivo preserva tanto quanto possível o enxerto. 2
Segundo a invenção, um dispositivo de corte de um enxerto sobre uma estaca comporta uma lâmina e uma placa de apoio do enxerto, estando a lâmina contida num plano de corte, formando a placa de apoio um ângulo de corte longitudinal com o plano de corte; além disso, este ângulo de corte resultante de uma rotação em eixo sobre o trinchante da lâmina, o dispositivo comporta um órgão de deslocamento da lâmina segundo o plano de corte em direcção à placa de apoio. 0 enxerto sobre uma estaca é então atacado no sentido da fibra, contrariamente aos utensílio dos dois documentos citados nos quais o ângulo de corte se definia por uma rotação segundo um eixo contido no plano de corte e perpendicular ao trinchante da lâmina.
Vantajosamente, a placa de apoio é dotada de um batente e ele é eventualmente encimado por um elemento de manutenção flexível.
De preferência, o dispositivo comporta um órgão de aviso da lâmina o qual comporta um elemento de afiação disposto na intersecção do plano de corte e da placa de apoio.
Segundo uma característica adicional, o dispositivo comporta pelo menos um guia formando um ângulo de corte transversal com o plano de corte, permitindo o órgão de deslocamento igualmente dirigir a dita lâmina em direcção a esse guia segundo o dito plano de corte. 3
Segundo um primeiro modo de realização, o dispositivo comporta duas hastes, uma primeira que suporta a placa de apoio e uma segunda suportando a lâmina, estando a segunda haste, que constitui o órgão de deslocamento, montada em rodopio sobre a primeira haste segundo um eixo perpendicular ao plano de corte. A placa de apoio encontra-se eventualmente dotada de graduações.
Segundo um segundo modo de realização, o dispositivo é constituído por uma armação dotado de um corredor no qual a lâmina se desloca em translação, formando a placa de apoio uma parede de um primeiro orifício tubular que se estende de uma face da armação ao corredor.
Vantajosamente, o dispositivo comporta uma conduta de extracção disposta em oposição a esse primeiro orifício em relação ao corredor.
Do mesmo modo, o dispositivo comporta de preferência um guia que é um segundo orifício tubular que se estende de uma face da armação ao corredor.
Vantajosamente, o dispositivo comporta, então, uma conduta de recuperação disposta em oposição desse segundo orifício em relação ao corredor. É, por outro lado, aconselhável que o órgão de deslocamento seja motorizado. 4 A presente invenção surgirá com mais detalhe no quadro da descrição que segue de exemplos de realização dados a titulo ilustrativo em referência às figuras em anexo que representam: - a figura 1, uma parte de um enxerto sobre uma estaca, - a figura 2, um primeiro modo de realização do dispositivo visto no plano de corte, - a figura 3, a primeira haste deste dispositivo visto de frente, e - a figura 4, um segundo modo de realização do dispositivo visto em corte.
Os elementos que aparecem em várias figuras são designados por uma única e mesma referência.
Em relação à figura 1, é obtido um enxerto 1 praticando dois cortes sobre um caule vegetal 2 denominado enxerto sobre uma estaca. É realizado um corte transversal AA num plano formando um ângulo a da ordem dos 25° com o eixo do caule. Ele começa a poucos milímetros sob um olho 3 para se desviar progressivamente. Um corte longitudinal BB é praticado num plano formando um ângulo β próximo dos 10 a 15° com o eixo do caule. Ele começa a poucos milímetros acima do olho 3 para vir alcançar o corte transversal no coração do caule. Idealmente, a direita da intersecção dos cortes transversal e longitudinal passa na vizinhança do eixo do caule.
Em referência às figuras 2 e 3, segundo um primeiro modo de realização da invenção, um dispositivo de corte de enxertos 5 apresenta semelhanças com uma tesoura de podar agrícola. Ele comporta uma primeira haste 6 sobre a qual é fixada uma placa de apoio 7 que é inclinada para baixo no ângulo vizinho do ângulo de corte longitudinal β. De preferência, esta placa de apoio 7 é dotada de graduações 8 para ajustar o posicionamento do enxerto sobre uma estaca, nomeadamente em função da medida desejada para o enxerto.
Prevê-se igualmente um elemento de manutenção 9 do enxerto que se apresenta aqui como uma placa fixada por elementos flexíveis 10 à primeira haste 6. A flexibilidade, obtida por exemplo por meio de molas, permite fixar o enxerto entre a placa de apoio 7 e o elemento de manutenção 9 e evitar que o enxerto caia em seguida à operação de corte. Do ponto de vista deste elemento de manutenção, pode ser judicioso diminuir a inclinação da placa de apoio 7.
Vantajosamente, o elemento de manutenção 9 apresenta uma chanfradura 11 que, combinada com a placa de apoio 7, define um guia cuja inclinação é igual ao ângulo de corte transversal a.
Nota-se que será possível dispor outros guias prevendo-se outra chanfradura, por exemplo.
Por outro lado, é disposto um batente na intersecção da placa de apoio 7 e do elemento de manutenção 9. A primeira haste 6 termina por um primeiro punho 13. 6 0 dispositivo comporta uma segunda haste 14 sobre a qual é fixada uma lâmina amovível 15 dotada de um trinchante 16 que faz frente à placa de apoio 7. Esta segunda haste 14 termina por um segundo punho 17 e é articulada à primeira haste graças a um eixo de fixação 20.
Os dois pinhos 13, 17 são ligados por uma mola de aviso 21 que tende a separá-los para poder recuperar o enxerto logo que ele é cortado. O plano da lâmina 15 que é perpendicular ao eixo de fixação 20 define um plano de corte em relação ao qual são referenciados os ângulos de corte transversal α e longitudinal β. Mais precisamente, pode-se considerar que estes dois ângulos resultam de uma rotação em eixo sobre o trinchante 16 da lâmina 15 logo que o dispositivo é fechado, isto é, logo que os dois punhos 13, 17 são aproximados ao máximo. O corte de um enxerto começa pelo corte transversal. Para se fazer, pode-se utilizar um faca de enxertia mas pode-se também empregar o dispositivo acima dispondo numa mão o enxerto sobre uma estaca em apoio sobre a chanfradura 11 e sobre a placa de apoio 7 e accionando com a outra mão os dois punhos 13, 17.
Em seguida, a extremidade do enxerto que sofreu o corte transversal é introduzida contra a mola 12, em apoio sobre a placa de apoio 7 e os dois punhos são de novo manobrados. 7
Em referência à figura 4, de acordo com um segundo modo de realização da invenção, um dispositivo de corte toma a forma de uma armação 26 munido de um macaco 27 de movimento linear que acciona uma lâmina 25. Esta lâmina desloca-se então em translação num corredor 28 que termina por um elemento de auto afiação 29 tal como uma pedra de amolar.
Um primeiro oficio tubular 30 é previsto para realizar o corte longitudinal que desemboca por um lado no exterior da armação e por outro no corredor 28. A parede inferior 31 deste primeiro orifício é munida de uma mola 32 ao nível do corredor 28. Ela é inclinada para baixo do ângulo de corte longitudinal β. É prevista uma conduta de extracção 33 ligando o corredor ao exterior da armação, então disposta em oposição ao primeiro orifício em relação a este corredor. Esta conduta permite extrair o enxerto logo que a lâmina 25 foi accionada. É previsto um segundo orifício tubular 34 para realizar o corte transversal, orifício que ele também desemboca por um lado no exterior da armação e por outro no corredor 28. Eventualmente, este segundo orifício encontra-se dotado de uma mola 35 ao nível do corredor 28. A sua parede inferior 36 é inclinada para baixo do ângulo de corte transversal a. É prevista uma conduta de recuperação 37 ligando o corredor ao exterior da armação, então disposta em oposição ao segundo orifício em relação a este corredor. Esta conduta permite recuperar a extremidade do enxerto seccionada pela lâmina 25. 8
Naturalmente, o macaco 27 poderá ser substituído por uma alavanca para permitir um accionamento manual da lâmina 25.
Os exemplos de realização da invenção acima apresentados foram escolhidos pelas suas características concretas. Não será, porém, possível enumerar de maneira exaustiva todos os modos de realização de cobertos por esta invenção. Em particular, todos os modos descritos podem ser substituídos por modos equivalentes sem sair do âmbito da presente invenção. 9
Claims (14)
- REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de corte de um enxerto sobre uma estaca compreendendo uma lâmina (15, 25) e uma placa de apoio (7, 31), estando a dita lâmina contida num plano de corte, a dita placa de apoio formando um ângulo de corte longitudinal com o dito plano de corte, caracterizado por este ângulo de corte resultante de uma rotação em eixo sobre o trinchante (16) da lâmina, comportar um órgão de deslocamento (17, 27) da lâmina segundo o dito plano de corte em direcção à dita placa de apoio.
- 2. Dispositivo segundo a reivindicação 1 caracterizado por a dita placa (7, 31) de apoio ser dotada de uma mola (12, 32) .
- 3. Dispositivo segundo qualquer uma das reivindicações 1 e 2 caracterizado por a dita placa de apoio (7) ser encimada por um elemento de manutenção flexível (9) .
- 4. Dispositivo segundo qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado por comportar um órgão de aviso da lâmina (21, 27).
- 5. Dispositivo segundo qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado por comportar um elemento de afiação (29) disposto na intersecção do dito plano de corte e da dita placa de apoio (21). 10
- 6. Dispositivo segundo qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado por comportar pelo menos um guia (7-11,34) formando um ângulo de corte transversal com o dito plano de corte, permitindo igualmente o dito órgão de deslocamento (17, 27) dirigir a dita lâmina (15, 25) em direcção a esse guia segundo o dito plano de corte.
- 7. Dispositivo segundo qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado por comportar duas hastes, uma primeira haste (6) suportando a placa de apoio (7) e uma segunda haste (14) suportando a lâmina (15), estando a dita segunda haste que constitui o dito órgão de deslocamento montada em rotação sobre a dita primeira haste segundo um eixo (20) perpendicular ao dito plano de corte.
- 8. Dispositivo segundo qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado por a dita placa de apoio (7) ser dotada de graduações (8).
- 9. Dispositivo segundo qualquer uma das reivindicações 1 a 5 caracterizado por ser constituído por uma armação (26) dotada de um corredor (28) no qual a dita lâmina (25) se desloca em translação, sendo a dita placa de apoio uma parede (31) de um orifício tubular (30) que se estende de uma face da armação ao dito corredor. 11
- 10. Dispositivo de acordo com a reivindicação 9 caracterizado por comportar uma conduta de extracção (33) disposta em oposição ao dito orifício (30) em relação ao dito corredor (28).
- 11. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6 caracterizado por ser constituído por uma armação (26) dotada de um corredor (28) no qual a dita lâmina (25) se desloca em translação, sendo a dita placa de apoio uma parede (31) de um primeiro orifício tubular (30) que se estende de uma face da armação ao dito corredor, estando o dito guia num segundo orifício tubular (34) que se estende de uma face da dita armação até ao dito corredor.
- 12. Dispositivo de acordo com a reivindicação 11 caracterizado por comportar uma conduta de extracção (33) disposta em oposição ao dito primeiro orifício (30) em relação ao dito corredor (28).
- 13. Dispositivo segundo qualquer uma das reivindicações 11 ou 12 caracterizado por comportar uma conduta de recuperação (37) disposta em oposição do dito segundo orifício (34) em relação ao dito corredor (28) .
- 14. Dispositivo segundo qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado por o dito órgão de deslocamento ser motorizado. 12 FIG. 1 ΔFIG. kFIG. 3
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR0100783A FR2819375B1 (fr) | 2001-01-16 | 2001-01-16 | Dispositif de prelevement de greffon |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1351564E true PT1351564E (pt) | 2007-06-06 |
Family
ID=8859060
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT02711978T PT1351564E (pt) | 2001-01-16 | 2002-01-16 | Dispositivo para corte de enxertos |
Country Status (9)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US20040078983A1 (pt) |
EP (1) | EP1351564B1 (pt) |
AT (1) | ATE356544T1 (pt) |
AU (1) | AU2002231897B2 (pt) |
DE (1) | DE60218818D1 (pt) |
ES (1) | ES2283537T3 (pt) |
FR (1) | FR2819375B1 (pt) |
PT (1) | PT1351564E (pt) |
WO (1) | WO2002054855A1 (pt) |
Families Citing this family (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US6918205B1 (en) * | 2004-05-06 | 2005-07-19 | Thomas Sowinski | Grafting tool |
CN108651042B (zh) * | 2018-08-04 | 2023-10-24 | 山西农业大学 | 一种嫁接剪 |
CN110800488B (zh) * | 2019-11-15 | 2021-11-23 | 田国权 | 一种嫁接砧木切口辅助截取器 |
US11910761B2 (en) * | 2020-06-30 | 2024-02-27 | Ne-Clone L.L.C. | Cutting tool |
Family Cites Families (8)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US85575A (en) * | 1869-01-05 | Improvement in belt-punches | ||
US505651A (en) * | 1893-09-26 | Jean fuchs | ||
US210420A (en) * | 1878-12-03 | Improvement in grafting implements | ||
GB671852A (en) * | 1949-11-11 | 1952-05-14 | Ettore Cardarelli | Improvements in grafting cutters |
DE1145849B (de) * | 1960-07-28 | 1963-03-21 | Alois Hofmann | Veredlungsschere mit ziehendem Schnitt |
US4394796A (en) * | 1981-06-29 | 1983-07-26 | Winer Brian A | Vegetation stem cutting apparatus |
WO1992006584A1 (de) * | 1990-10-12 | 1992-04-30 | Fa. Proglas | Veredelungsvorrichtung zum geissfussveredeln |
IT1274877B (it) * | 1994-08-02 | 1997-07-25 | Campagnola Srl | Cesoia integrata con un gruppo motore per la recisione di romi o simili. |
-
2001
- 2001-01-16 FR FR0100783A patent/FR2819375B1/fr not_active Expired - Fee Related
-
2002
- 2002-01-16 AT AT02711978T patent/ATE356544T1/de not_active IP Right Cessation
- 2002-01-16 WO PCT/FR2002/000172 patent/WO2002054855A1/fr active IP Right Grant
- 2002-01-16 AU AU2002231897A patent/AU2002231897B2/en not_active Ceased
- 2002-01-16 ES ES02711978T patent/ES2283537T3/es not_active Expired - Lifetime
- 2002-01-16 US US10/466,406 patent/US20040078983A1/en not_active Abandoned
- 2002-01-16 DE DE60218818T patent/DE60218818D1/de not_active Expired - Lifetime
- 2002-01-16 EP EP02711978A patent/EP1351564B1/fr not_active Expired - Lifetime
- 2002-01-16 PT PT02711978T patent/PT1351564E/pt unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP1351564B1 (fr) | 2007-03-14 |
ATE356544T1 (de) | 2007-04-15 |
FR2819375A1 (fr) | 2002-07-19 |
WO2002054855A1 (fr) | 2002-07-18 |
ES2283537T3 (es) | 2007-11-01 |
AU2002231897B2 (en) | 2006-12-07 |
DE60218818D1 (de) | 2007-04-26 |
FR2819375B1 (fr) | 2003-12-26 |
EP1351564A1 (fr) | 2003-10-15 |
US20040078983A1 (en) | 2004-04-29 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
DE2331508A1 (de) | Rasenmaeher | |
ES2935127T3 (es) | Dispositivo de labranza agrícola en forma de una segadora de mayales | |
PT1351564E (pt) | Dispositivo para corte de enxertos | |
DE3016724A1 (de) | Entaester | |
US4326570A (en) | Tree plantation selective falling and stocking control device | |
DE1582840B2 (de) | Schleppergezogenes strauchrodegeraet | |
EP1183940B1 (de) | Motorsense oder Freischneidgerät mit Schutzvorrichtung | |
TAMURA et al. | Blockage of water conduction in Pinus thunbergii inoculated with Bursaphelenchus xylophilus | |
US58326A (en) | Improvement in pruning instruments | |
DE202015001116U1 (de) | Baumschneider, Baumfäller zum Ernten, Fällen, Umschneiden eines Energiewaldes, Kurzumtriebsplantagen (KUP). Christbaumkulturen | |
US115735A (en) | Improvement in pruwjng-shears | |
CN221576161U (zh) | 一种林业技干修剪装置 | |
CN211793096U (zh) | 一种园艺切割工具 | |
DE10302547A1 (de) | Zangenmähwerk | |
US29371A (en) | Improvement in mowing-machines | |
PL238144B1 (pl) | Sekator do przycięcia na bezpieńki | |
Eustace | Winter injury to fruit trees | |
DE202009007181U1 (de) | Die Vorrichtung für die Pilzsammlung | |
JPH055870Y2 (pt) | ||
US970212A (en) | Weeding-machine. | |
US95044A (en) | Improvement in cultivating-hoes | |
US1556188A (en) | Convertible lawn and hedge shears | |
US186219A (en) | Improvement in grafting-machines | |
RU2122775C1 (ru) | Почвообрабатывающее орудие | |
WO2022191688A1 (es) | Implemento para cosechar y tumbar agaves y matorrales |