PT1279769E - Dispositivo de suporte para carris de via férrea apoiada sobre balastro - Google Patents

Dispositivo de suporte para carris de via férrea apoiada sobre balastro Download PDF

Info

Publication number
PT1279769E
PT1279769E PT02075194T PT02075194T PT1279769E PT 1279769 E PT1279769 E PT 1279769E PT 02075194 T PT02075194 T PT 02075194T PT 02075194 T PT02075194 T PT 02075194T PT 1279769 E PT1279769 E PT 1279769E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
plate
ballast
support device
rail
vibration
Prior art date
Application number
PT02075194T
Other languages
English (en)
Inventor
Patrick Vanhonacker
Armand Goossens
Original Assignee
Patrick Vanhonacker
Armand Goossens
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Patrick Vanhonacker, Armand Goossens filed Critical Patrick Vanhonacker
Publication of PT1279769E publication Critical patent/PT1279769E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B1/00Ballastway; Other means for supporting the sleepers or the track; Drainage of the ballastway
    • E01B1/002Ballastless track, e.g. concrete slab trackway, or with asphalt layers
    • E01B1/005Ballastless track, e.g. concrete slab trackway, or with asphalt layers with sleeper shoes
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B1/00Ballastway; Other means for supporting the sleepers or the track; Drainage of the ballastway
    • E01B1/001Track with ballast
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B19/00Protection of permanent way against development of dust or against the effect of wind, sun, frost, or corrosion; Means to reduce development of noise
    • E01B19/003Means for reducing the development or propagation of noise

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Railway Tracks (AREA)
  • Platform Screen Doors And Railroad Systems (AREA)
  • Machines For Laying And Maintaining Railways (AREA)
  • Vibration Prevention Devices (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
DISPOSITIVO DE SUPORTE PARA CARRIS DE VIA FÉRREA APOIADA SOBRE BALASTRO A presente invenção refere-se a um dispositivo de suporte para carris de uma via férrea apoiada sobre balastro. É já conhecida a instalação de uma chapa elástica sob as travessas de uma via férrea apoiada em balastro afim de reforçar a estabilidade das travessas e dos carris, e melhorar também o amortecimento das vibrações geradas quando da passagem de viaturas sobre os carris. A chapa elástica apresenta, no entanto, o inconveniente de se desintegrar e de se deteriorar, em particular quando o balastro deva ser compactado. Além disso, o funcionamento antivibratório da chapa elástica não é óptimo devido ao contacto irregular da chapa com o balastro sob a chapa. Finalmente, o balastro gera pontos de contacto pontuais que não permitem uma distribuição de carga uniforme em toda a superfície da chapa.
Um problema que se põe é, portanto, o da protecção da chapa antivibratória preservando, no entanto, também uma boa manutenção da travessa afim de assegurar uma estabilidade suficiente da travessa sobre o balastro, tendo também em conta as dimensões variáveis das travessas, por exemplo, nas zonas dos equipamentos de via. Esta estabilidade das travessas é essencial para assegurar uma boa fiabilidade da via férrea suportada pelas travessas e impedir assim qualquer deformação da via férrea após uma falta de estabilidade de uma travessa. 1
Um outro problema que se põe é o de realizar um dispositivo de suporte que permita uma carga uniforme da chapa elástica quando da passagem das composições ferroviárias sobre os carris.
Através do documento EP-A-0569867, conhece-se já um dispositivo de suporte de carris compreendendo uma travessa que repousa sobre uma chapa elástica antivibratória com um calço envolvendo a base e as faces laterais da chapa elástica antivibratória e a parte inferior das faces laterais da travessa. A invenção visa eliminar os inconvenientes da técnica anterior e melhorar assim a estabilidade das vias férreas apoiadas sobre balastro. 0 dispositivo de suporte de carris de acordo com a invenção, tal como é definido na reivindicação 1 anexa, compreende travessas repousando cada uma numa chapa antivibratória com um calço de material elástico envolvendo a base e as faces laterais da chapa elástica e, pelo menos, a parte inferior das faces laterais da travessa, e uma placa de repartição. A rigidez dinâmica da chapa elástica é, de um modo preferido, escolhida inferior à do calço envolvente, e a placa de repartição é fabricada de um material relativamente rígido, por exemplo, madeira, metal, material plástico, borracha, poliamida ou qualquer outro material natural ou sintético.
Graças ao calço combinado com a placa de repartição, a chapa elástica sob a travessa encontra-se protegida e não se deteriora, e o seu comportamento antivibratório fica melhorado. Além disso, este dispositivo assegura uma carga uniforme da chapa elástica quando da passagem de uma viatura sobre os carris. A constante de tempos de amortecimento das deformações do carril fica reduzida de uma forma eficaz seleccionando, 2 para a chapa elástica de cada suporte de carril, uma rigidez dinâmica, tal que os suportes sucessivos ao longo de cada carril formem, alternadamente, apoios relativamente rígidos e apoios relativamente flexíveis. A relação entre a rigidez dinâmica dos apoios relativamente rígidos e a rigidez dinâmica dos apoios relativamente flexíveis é, de um modo preferido, igual a um factor de, pelo menos, 5. Graças a esta disposição, as vibrações do carril, quando da passagem de uma viatura sobre os carris, ficam amortecidas num lapso de tempo muito curto, de maneira que são assim evitadas as ressonâncias entre os carris e a viatura, que são não só incómodas para o conforto dos passageiros mas também prejudiciais para o material rolante e para a estabilidade dos carris. 0 afastamento entre dois suportes antivibratórios sucessivos é função do tipo de carril e da rigidez dinâmica das chapas elásticas antivibratórias utilizadas nestes suportes.
As vantagens da invenção resultarão claras da leitura da descrição que se segue, acompanhada dos desenhos anexos. A figura 1 é uma vista em corte longitudinal de um dispositivo de suporte de carris de acordo com a invenção numa primeira forma de realização; A figura 2 é uma vista em corte transversal do dispositivo da figura 1; A figura 3 é uma vista em corte transversal do dispositivo de suporte de carris de acordo com a invenção numa segunda forma de realização.
Na figura 1, o número de referência 11 designa uma travessa de via férrea e o número de referência 19 designa o balastro. Os carris suportados pela travessa 11 não são representados. A travessa 11 repousa numa chapa 13 antivibratória e esta repousa aqui numa placa 15 de repartição construída de um material relativamente rígido 3 qualquer: madeira, metal, material plástico, borracha, poliamida ou qualquer outro material natural ou sintético. Um calço 17 de material plástico, por exemplo, um elastómero, envolve a base e as faces laterais da placa 15 de repartição, as faces laterais da chapa 13 antivibratória e, pelo menos, uma parte das faces laterais da travessa 11. A rigidez dinâmica da chapa antivibratória é escolhida de maneira a ser inferior à do calço. 0 calço protege a chapa elástica antivibratória colocada sob a travessa. É cortado ou fabricado de uma folha e apresenta um fundo e paredes laterais que se ligam ao fundo e se dobram verticalmente. Pode ser realizado com um perfil qualquer escolhido em função da travessa e de maneira a assegurar o melhor aperto possível em torno da travessa, permitindo no entanto uma introdução fácil da travessa, bem como uma extracção cómoda da travessa para substituição ou manutenção. A fixação das paredes laterais à travessa faz-se por um meio qualquer: por exemplo, colagem, cravação, por meio de agrafos e envolvimento com arcos. A placa de repartição, colocada entre a chapa elástica antivibratória e o balastro, favorece a carga uniforme da chapa antivibratória quando da passagem de uma viatura sobre os carris e melhora o comportamento antivibratório da chapa elástica antivibratória colocada sob a travessa. A figura 2 é um corte transversal na forma de realização da figura 1. 0 balastro não é aqui representado de maneira a melhor mostrar a disposição de acordo com a invenção de uma primeira forma de realização. Neste exemplo, a placa 15 de repartição fica colocada sob a chapa 13 antivibratória, no interior do calço 17 que repousa sobre o balastro 19 da via férrea. A placa 15 de repartição pode também ser colocada sob a base do calço. Uma tal forma 4 de realização está ilustrada na figura 3, na qual o balastro também não é representado. 0 calço 17 envolve aqui a base e as partes laterais da chapa 13 antivibratória e as partes laterais da travessa 11 até uma altura pré-determinada. A placa 15 de repartição repousa então sobre o balastro e assegura os mesmos efeitos que na primeira forma de realização. A placa de repartição pode ser incluída no calço ou então a base do calço pode, ela própria, servir de placa de repartição.
Afim de reduzir a constante de tempo de amortecimento das deformações dos carris de maneira a evitar os efeitos de ressonância incómodos para o conforto dos viajantes e prejudiciais para o material rolante e para os carris, a rigidez dinâmica da chapa 13 antivibratória é escolhida de maneira que os suportes sucessivos ao longo dos carris constituam alternadamente apoios relativamente rígidos e apoios relativamente flexíveis, sendo os apoios dispostos alternadamente a uma distância regular. A relação entre a rigidez dinâmica dos apoios relativamente rígidos e a dos apoios relativamente flexíveis é, de um modo preferido, igual a um factor de, pelo menos, 5.
As vibrações do carril, quando da passagem de uma viatura sobre os carris, ficam assim amortecidas num lapso de tempo muito curto, o que evita a produção de ressonâncias entre os carris e a viatura, que são não só incómodas para o conforto dos passageiros mas também igualmente prejudiciais para o material rolante e para a estabilidade dos carris. 0 afastamento entre dois suportes antivibratórios sucessivos é determinado em função do tipo de carril e da rigidez dinâmica das chapas antivibratórias utilizadas nestes suportes.
Lisboa, 25 de Janeiro de 2007 5

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de suporte para os carris de uma via férrea apoiada sobre balastro, compreendendo uma multiplicidade de travessas, repousando cada travessa (11) numa chapa (13) elástica antivibratória com um calço (17) envolvendo a base e as faces laterais da chapa elástica e, pelo menos, a parte inferior das faces laterais da travessa (11), caracterizado por compreender também uma placa (15; 15') de repartição construída de um material relativamente rígido, destinada a melhorar a repartição de carga da chapa elástica, estando a referida placa disposta, quer por baixo da referida chapa (13) no interior do calço (17) destinado a repousar sob o balastro, quer disposta sob a base do calço de maneira a poder repousar sobre o balastro, quer incluída na base do calço, ou sendo a base do calço construída de um material relativamente rígido, de maneira a servir, ela própria, de placa de repartição.
  2. 2. Dispositivo de suporte de carris de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por a rigidez dinâmica da chapa (13) elástica antivibratória ser escolhida inferior à rigidez do calço (17).
  3. 3. Dispositivo de suporte de carris de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a rigidez dinâmica da chapa (13) elástica antivibratória ser escolhida em função do comportamento dinâmico dos carris. 1
  4. 4. Dispositivo de suporte de carris de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a rigidez dinâmica da chapa (13) elástica antivibratória ser escolhida de maneira que os suportes sucessivos ao longo dos carris formem alternadamente apoios relativamente rígidos e apoios relativamente flexíveis.
  5. 5. Dispositivo de suporte de carris de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o afastamento entre duas travessas sucessivas ser função do tipo de carril e da rigidez dinâmica das chapas elásticas antivibratórias. Lisboa, 25 de Janeiro de 2007 2
PT02075194T 2001-07-26 2002-01-17 Dispositivo de suporte para carris de via férrea apoiada sobre balastro PT1279769E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BE2001/0512A BE1014318A6 (fr) 2001-07-26 2001-07-26 Dispositif de support pour rails de voie ferree ballastee.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1279769E true PT1279769E (pt) 2007-02-28

Family

ID=3897069

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02075194T PT1279769E (pt) 2001-07-26 2002-01-17 Dispositivo de suporte para carris de via férrea apoiada sobre balastro

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1279769B1 (pt)
AT (1) ATE346978T1 (pt)
BE (1) BE1014318A6 (pt)
DE (1) DE60216374T2 (pt)
ES (1) ES2275802T3 (pt)
PT (1) PT1279769E (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2906269B1 (fr) * 2006-09-22 2008-12-19 Alstom Transport Sa Traverse de chemin de fer
EP1908881A1 (en) * 2006-10-03 2008-04-09 edilon)(sedra B.V. Resilient rail support block assembly
DE102011086084A1 (de) * 2011-11-10 2013-05-16 Semperit Ag Holding Schwellenbesohlung mit reibungsreduzierender Beschichtung für eine Gleisschwelle sowie Gleisschwelle mit einer solchen Schwellenbesohlung
CN107805977A (zh) * 2017-08-30 2018-03-16 中国铁道科学研究院铁道建筑研究所 用于无砟轨道的弹性套靴和弹性垫板组件和无砟轨道
AT525019B1 (de) 2021-04-28 2023-08-15 Johannes Stephanides Dipl Ing Schienenschwelle

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AT405197B (de) * 1990-01-30 1999-06-25 Porr Allg Bauges Gleisober- und gleisunterbau für schienengebundene fahrzeuge
EP0569867B2 (de) * 1992-05-09 2001-08-01 Phoenix Aktiengesellschaft Schienenanordnung
FR2731238B1 (fr) * 1995-03-02 1997-05-30 Vagneux Traverses Beton Procede de pose d'une voie ferree et dalle prefabriquee pour la mise en oeuvre de ce procede
SE9600521L (sv) * 1996-02-13 1997-05-20 Thomas Lagoe Sätt vid hopmontering av räler och sliprar och spår för spårbundna fordon som medför bullerdämpning
FR2771760B1 (fr) * 1997-12-01 2000-02-18 Vagneux Traverses Beton Traverse de chemin de fer portant un chausson, et chausson pour une telle traverse

Also Published As

Publication number Publication date
ATE346978T1 (de) 2006-12-15
EP1279769A2 (fr) 2003-01-29
BE1014318A6 (fr) 2003-08-05
ES2275802T3 (es) 2007-06-16
EP1279769A3 (fr) 2004-01-02
EP1279769B1 (fr) 2006-11-29
DE60216374D1 (de) 2007-01-11
DE60216374T2 (de) 2007-09-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4775103A (en) Elastically mounted rails for vehicle tracks
RU2423263C2 (ru) Тележка железнодорожного вагона с переходником подшипника
US4609144A (en) Railroad tie cover
CN109312544B (zh) 用于轨道车辆轨道固定点的弹性元件和固定点
US7278588B2 (en) Elastomeric railway tie pad
DE202016008896U1 (de) Bahngleisauflagerung
CN101122109B (zh) 铁路道路
PT1279769E (pt) Dispositivo de suporte para carris de via férrea apoiada sobre balastro
US6027034A (en) Superstructure construction
KR20130030648A (ko) 철도레일 보강장치 및 그 시공방법
CZ286803B6 (en) Resilient attachment of a rail
CN107254813A (zh) 一种垂横向刚度分开型钢轨扣件
EP0983400B1 (en) Track superstructure, in particular for tramway, tram-railway and underground railway lines
US5775231A (en) Rail vehicle with crossbeam elastically held to undercarriage
CN207031932U (zh) 一种垂向和横向刚度便于调整的钢轨扣件
US5725149A (en) Support device for railway rails
US4350290A (en) Resilient rail fastener assembly for curved track
KR20140023724A (ko) 복합적 방진구조를 갖는 철도궤도
US6325301B1 (en) Track support system
US3877640A (en) Railroad cross supports and process for maintenance of track bed
US20190338470A1 (en) Tension Clamp and Fastening Point for the Fastening of a Rail to the Ground
RU2249642C2 (ru) Опора участка пути
ES2204026T3 (es) Alojamiento de asiento para un carril de via ferrea.
ES2523146T3 (es) Traviesa de doble cruz para una superestructura balastada
KR20020033337A (ko) 철도 궤도장치