PT1255207E - Método e aparelho para pesquisa automática de estruturas de hipertexto - Google Patents

Método e aparelho para pesquisa automática de estruturas de hipertexto Download PDF

Info

Publication number
PT1255207E
PT1255207E PT02009285T PT02009285T PT1255207E PT 1255207 E PT1255207 E PT 1255207E PT 02009285 T PT02009285 T PT 02009285T PT 02009285 T PT02009285 T PT 02009285T PT 1255207 E PT1255207 E PT 1255207E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
page
user
window
recording
information
Prior art date
Application number
PT02009285T
Other languages
English (en)
Inventor
Koji Kusumoto
Tetsuya Yoshimura
Yoshihide Kotani
Kazushige Oikawa
Original Assignee
Plex Inc K
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Plex Inc K filed Critical Plex Inc K
Publication of PT1255207E publication Critical patent/PT1255207E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F16/00Information retrieval; Database structures therefor; File system structures therefor
    • G06F16/90Details of database functions independent of the retrieved data types
    • G06F16/95Retrieval from the web
    • G06F16/957Browsing optimisation, e.g. caching or content distillation
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S707/00Data processing: database and file management or data structures
    • Y10S707/99941Database schema or data structure
    • Y10S707/99943Generating database or data structure, e.g. via user interface

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Data Mining & Analysis (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Information Transfer Between Computers (AREA)
  • Information Retrieval, Db Structures And Fs Structures Therefor (AREA)
  • Circuits Of Receivers In General (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
"MÉTODO E APARELHO PARA PESQUISA AUTOMÁTICA DE ESTRUTURAS DE HIPERTEXTO" A presente invenção refere-se a uma função de um navegador de rede, e mais particularmente, a uma extensão de uma função para acesso à WWW (Rede de Área Mundial) utilizando um navegador de rede.
Utilizando um navegador de rede, a WWW pode ser acedida pela introdução do URL (Localizador Uniforme de Recursos) do desejado sitio WWW para visualizar uma página do sitio WWW; seleccionando com o rato uma ligação na página visualizada para saltar para a próxima página ligada à página visualizada; ou guardando o endereço URL de uma página desejada utilizando uma função chamada "marcador" de modo a poder, para posterior visualização, saltar directamente para a página marcada.
Quando um utilizador deseja aceder directamente a uma página desejada, a função marcador acima mencionada é conveniente e eficaz. Contudo, guando gualguer página interveniente entre a página inicial de um certo sitio WWW e uma página desejada reguer gue o utilizador introduza informação de utilizador (por exemplo, uma palavra chave) antes da página desejada ser alcançada, o utilizador não pode saltar directamente para a página desejada mesmo que a própria página desejada tenha sido marcada. 1
Por esta razão, quando o utilizador deseja saltar para uma certa página para, periodicamente, descarregar certos dados por meio de processamento de lotes, o utilizador é obrigado a repetir a operação similar de cada vez que acede à página.
Assim, existe uma necessidade para uma função que não apenas salte automaticamente para a página desejada para descarregar automaticamente os dados desejados, mesmo se existe uma página interveniente requerendo que o utilizador introduza informação de utilizador, mas também, mesmo se a configuração da página é alterada, perceber a alteração para evitar problemas, informar o utilizador da alteração, etc.
No artigo "Web Operation Recorder and Player" de Y. Aoki et al., Parallel and Distributed Systems 200, Continuações da 7a Conferência Internacional em Iwate, Japão, XP010504435, estão descritos mecanismos para gravar e voltar a executar operações de navegação de rede. Um gravador detecta as operações de um utilizador num navegador de rede e salva-as como uma sequência de eventos a que se chama um cenário. Um reprodutor volta a executar o cenário controlando um navegador de rede actual. Isto permite que o dono de um sitio de rede recolha o comportamento do utilizador no seu sitio de rede, e facilita também, a criação de um cenário de apresentação automática baseada na rede, o qual pode ser reproduzido posteriormente.
Consequentemente, é um objectivo da presente invenção providenciar um método e um aparelho para implementação de uma função de gravação de acessos a páginas por meio de um navegador de rede, manipulação do rato numa página e manipulações num teclado para entrada de dados; uma função de gestão destes registos, de modo a que um utilizador possa referenciar os 2 registos; e uma função de invocação destes registos para executar o processamento de reprodução baseado nos registos invocados.
De acordo com um aspecto da presente invenção é providenciado um método de acordo com a reivindicação 1.
De acordo com outro aspecto da presente invenção é providenciado um programa de acordo com a reivindicação 5.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção é providenciado um aparelho de acordo com a reivindicação 6.
De acordo com a presente invenção, o método e aparelho providenciam ainda uma função para comparar a configuração da página gravada com a configuração da página realmente acedida, enquanto reproduz registos para determinar se houve alguma alteração na configuração e, se detectou que houve uma alteração, evitar o descarregamento da página ou mostrar um aviso acerca da alteração na configuração.
Espera-se que uma técnica, para gravação dos detalhes das manipulações num navegador de rede para reproduzir os registos, seja aplicada adequadamente à informação acedida rotineiramente por um indivíduo, a qual, contudo, não é acedida, normalmente, por muitas pessoas e não especificadas. Uma vez que a informação requerida por um grande número de pessoas é, frequentemente, colocada numa página de topo ou em páginas próximas à página de topo, não existe grande beneficio em invocar manipulações gravadas e reproduzi-las para aceder automaticamente a uma tal página. Contudo, quando 1) os utilizadores querem aceder a informação periodicamente, a qual muda diariamente ou com o 3 tempo e (2) diferentes utilizadores desejam diferentes conteúdos de informação, requer, frequentemente, manipulações onerosas para aceder realmente a tal informação.
Exemplos de tal informação são o balanço de uma conta bancária, o último preço de acções de algumas acções, no qual um individuo investiu e assim por diante. Apesar de hoje em dia, um indivíduo poder procurar na WWW por tal informação, um tal procedimento continua a envolver, se não repetidas vezes, acções de entrada de número de utilizador ou palavra-chave para verificar o balanço da sua conta bancária. Do mesmo modo, ao verificar o preço de acções, é requerida a entrada dos nomes das empresas.
Para tal informação, seria realmente conveniente e vantajoso se um utilizador pudesse aceder instantaneamente a uma página desejada e visualizar no ecrã não apenas a página mas também os conteúdos de um objecto a ser procurado na página, apenas pela aplicação dos registos, dos caminhos guardados pelo utilizador, das suas manipulações. Adicionalmente, se um utilizador pudesse aceder, instantaneamente, a uma página desejada como referido acima, ele(a) podia evitar a publicidade variada que, de um modo geral, aparece nas páginas de rede antes de ele (a) receber realmente a informação desejada.
Contudo, convém salientar que a presente invenção não está limitada ao tipo de informação acima mencionado ou à configuração da WWW e pode ser aplicada a uma variedade de informação providenciada na rede e/ou configurações da WWW. 4 A Fig. 1 é um fluxograma que mostra os passos da gravação de manipulações para acesso à WWW de acordo com a presente invenção; A Fig. 2 é um diagrama conceptual de uma interface de utilizador num ecrã de manipulação de acordo com a presente invenção; A Fig. 3 é um diagrama que ilustra os itens de entrada, os quais podem ser visualizados no meio de um acesso; A Fig. 4 é um diagrama conceptual que mostra um desenho da visualização imediatamente depois de uma certa página ser visualizada; A Fig. 5 é um diagrama conceptual que mostra um desenho da visualização quando numa certa página a janela lógica foi completada; A Fig. 6 é um diagrama conceptual que mostra que uma estrutura de lista é criada para cada janela na presente invenção; A Fig. 7 é um diagrama conceptual que mostra uma lista quando todos os nós da HTML foram carregados;
As Figs. 8A e 8B são diagramas conceptuais que mostram como todos os nós são copiados de acordo com a presente invenção; A Fig. 9 é um diagrama conceptual que mostra como uma lista é apagada quando ocorre um evento de Remoção; 5 A Fig. 10 é um diagrama conceptual que mostra como uma lista e um nó são gerados quando uma nova janela é carregada;
As Figs. 11A e 11B são diagramas conceptuais de um registo associado com a emissão de um evento Enviar; A Fig. 12 é um diagrama conceptual de um registo associado com a emissão de um evento Seleccionado; A Fig. 13 é um diagrama conceptual que mostra um formato dos registos criados num modo de gravação da presente invenção; A Fig. 14 é um fluxograma que mostra os passos de reprodução das manipulações para acesso à WWW de acordo com a presente invenção; A Fig. 15 é um diagrama que ilustra um aviso a ser visualizado na presente invenção; A Fig. 16 é um fluxograma que mostra os passos de reprodução das manipulações para acesso à WWW e do tratamento de uma alteração na configuração da página de acordo com a presente invenção; e A Fig. 17 é um diagrama que ilustra um formato para o registo de reprodução, o qual é gravado de acordo com a presente invenção.
Fazendo primeiro referência às Figs. 1 a 3, observa-se uma operação para gravar a manipulação para acesso ao sítio WWW desejado, para visualizar uma página desejada e indicando a 6 informação dos conteúdos na página em que o utilizador está especialmente interessado. A Fig. 1 é um fluxograma que mostra os passos de gravação das manipulações.
Primeiro, o utilizador visualiza uma página superior no ecrã, a qual providencia informação do sitio WWW desejado (passo 100), ao introduzir, por exemplo, um endereço URL normal para abrir a página. Neste evento, três botões "GRAVAR" 200, "PARAR" 201 e "REPRODUZIR" 202, e uma janela 203 para introdução de um "NOME DO REGISTO" são visualizados, como ilustrado na Fig. 2, em posições apropriadas no navegador de rede. A seguir, o utilizador pressiona o botão 200 "GRAVAR" (passo 101) . Uma vez premido o botão 200 "GRAVAR", todas as manipulações, tais como uma operação de rato para saltar ao premir um botão numa ligação, introdução de dados através do teclado, etc., são todas gravadas (passo 102) até o utilizador premir o botão 201 "PARAR".
Os detalhes da gravação acima mencionada serão descritos mais tarde.
Se a página visualizada tiver um item para ser introduzido pelo utilizador (passo 103), o utilizador introduz o item (passo 104) e as manipulações nela envolvidas são gravadas. Embora possa haver vários itens a introduzir, tais caixas de diálogo, nas quais um nome de utilizador e palavras chave são introduzidos, como indicado na Fig. 3, podem ser o mais típico. 7
Se existir uma sequência de caracteres na presente página, na qual um utilizador está particularmente interessado (passo 105), o utilizador selecciona a sequência de caracteres utilizando um rato (passo 106). O utilizador, então, prime um botão do rato numa ligação em qualquer sitio da página para abrir outra página (passo 107).
Se uma página final alvo é visualizada (passo 108), o processo vai para o passo 109 e, senão, retorna ao passo 103, de onde o utilizador continua as manipulações. O utilizador pressiona o botão 201 "PARAR" (passo 109) , como resultado disso a gravação das manipulações é parada e o utilizador dá um nome a um registo de reprodução (conteúdos gravados) e salva-o sob o nome dado (passo 110) . O nome é introduzido na janela 203 de entrada "NOME DO REGISTO".
Deste modo, a gravação está completa. A seguir, fazendo referência às Figs. 4 a 13, uma forma de realização de um formato de gravação, de acordo com a presente invenção, será descrita com maior detalhe, utilizando como exemplo de um navegador de rede o Internet Explorer (Marca Registada, daqui em diante referido como ΊΕ' ) da Microsoft Corporation. A Fig. 4, de um modo geral, mostra as tramas apresentadas no navegador quando o utilizador prime o botão 200 na Fig. 2 para seleccionar um modo de gravação. O desenho mostra uma ilustração abstracta do desenho da apresentação de uma página tendo estruturas em trama.
No instante em que se selecciona um modo de gravação, o modo de gravação é iniciado. A Fig. 4 mostra o estado imediatamente a seguir ao utilizador ter introduzido um endereço URL de uma página superior a ser gravada, ou premido com um botão de rato numa ligação numa certa página.
Ocorre um evento denominado "AntesdoNavegador" quando um certo URL está prestes a ser visualizado a partir de um IE para uma HTML. Quando se visualiza uma página que tem três tramas, como mostra a Fig. 4, existem realmente quatro HTMLs incluindo uma página base e o evento "AntesdoNavegador" ocorre em cada uma das quatro HTMLs. A seguir, quando uma visualização de um certo endereço URL de um IE para uma HTML está completa, ocorre um evento denominado "DocumentoCompleto".
Como mostrado na Fig. 5, após conclusão da visualização ocorre o evento "DocumentoCompleto" em cada uma das quatro HTMLs mostradas na Fig. 4. Quando ocorre o evento "DocumentoCompleto" isso significa que uma janela foi estabelecida. Deve ser referido que esta janela é uma janela lógica, a qual não é fisicamente visível no ecrã. Assim, quando ocorre o evento, isso significa que o documento HTML associado pode ser visto e que foi estabelecido um perfil lógico de um objecto completamente carregado, i. e., uma janela invisível.
Para facilitar, as janelas foram denominadas, respectivamente, JANELA1, JANELA2, JANELA3 e JANELA4 (ver 9
Fig. 6). As janelas são numeradas pela ordem em que são estabelecidas. Quando as janelas são estabelecidas simultaneamente num navegador de rede, a janela, cuja origem está localizada na parte mais superior esquerda de um navegador de rede, é numerada como primeira, e uma janela cuja origem está localizada no segundo lugar esquerdo mais superior no navegador de rede é numerada como segunda e assim sucessivamente. Então, uma estrutura de lista é criada janela a janela na altura em que a janela é estabelecida, e listas de nós de todos os nós sob os quais são criadas as HTMLs visualizadas. Os nós constituem uma estrutura em árvore.
Quando ocorre um evento ACarregar, indicativo de que o carregamento de todos os nós em cada JANELA está concluído, isso significa que a visualização da HTML a ser visualizada na janela foi completada (Fig. 7) . Por outras palavras, neste momento, todos os nós numa página HTML carregados numa janela associada com a página são armazenados em cada lista.
Na altura em que os nós foram criados, todos os nós são copiados para dentro, porque os nós associados com uma página visualizada são todos rejeitados se a página for alterada, o que será descrito em maior detalhe mais à frente. Uma estrutura interna na altura da cópia corresponde a um endereço único na página HTML (Fig. 8A) .
A seguir, se ocorrer um evento de rato num nó na janela, um endereço e um tipo de evento que descreva um contexto no qual o nó é encontrado são guardados (Fig. 8B) . Neste evento, apenas uma página base até ao momento em que começou a gravação, isto é, neste exemplo o URL da HTML na JANELA1, é gravada à cabeça como informação de gravação. Em resposta à introdução deste URL 10 é carregado o ecrã da JANELA1. Normalmente, os ecrãs JANELA2, JANELA3, JANELA4 são invocados a partir da JANELA1. Outros URLs que não o primeiro endereço da JANELA1 não são gravados pela razão que se segue. Geralmente, uma página criada por um programa, tal como CGI (Interface de Passagem Comum) difere no URL sempre que o programa é executado. Do mesmo modo, é difícil de detectar automaticamente o URL variável devolvido por algum programa. Consequentemente, na presente invenção, endereços e tipo de evento são geridos por uma janela que apresenta a página em vez da informação URL dessa página. Por outras palavras, são geridas sob um número de janela dado a cada janela.
Por exemplo, assume-se aqui que um utilizador prime um botão numa etiqueta de ligação num certo parágrafo dentro da JANELA2. Em resposta, a JANELA2 e a localização, seleccionada pelo premir de um botão dentro da página HTML, são gravadas como endereços relativos num registo de endereços. Então, um tipo de evento correspondente ao nó é gravado. Neste exemplo, uma vez que seja premido um botão sobre um elemento de ligação é gravado um tipo de evento chamado "Click". Um formato para esta gravação será descrito mais tarde.
Quando, na vez seguinte, se alterar a apresentação de uma janela, emite-se um evento Remoção, uma vez, enquanto a janela é eliminada.
Por exemplo, assume-se que a página na JANELA3 é actualizada pelo premir de um botão numa certa ligação dentro da JANELA2 como acima descrito. No momento em que é premido o botão na ligação a JANELA3 emite um evento Remoção. Em reposta, uma parte correspondente à JANELA3 é apagada, uma vez, da lista (Fig. 9) . 11
De seguida, como a JANELA5 acabou de ser carregada no lugar da JANELA3 apagada, é emitido um evento ACarregar. Neste evento a JANELA5 é criada outra vez na lista e os nós abaixo da JANELA5 são copiados para dentro desta (Fig. 10).
Assume-se aqui que um utilizador movimenta um rato para a JANELA5 recentemente carregada e prime um botão, por exemplo, num botão de inicio de sessão, o qual está localizado num certo parágrafo dentro da janela que visualiza a JANELA5 (Fig. 11A).
Em resposta, um identificador de JANELA e a localização premida pelo botão dentro da página HTML são gravados como endereços relativos no registo de endereço. É gravado, então, um tipo de evento correspondente ao nó. Neste exemplo, uma vez que um elemento de forma seja premido por um botão, é gravado um elemento de informação chamado "Enviar" (Fig. 11B).
Uma vez que Enviar envia diversas partes de informação para um sitio alvo, neste estágio, a informação introduzida para submissão nesta fase também é gravada. Uma vez que na página é descrita uma série a ser submetida, os seus elementos também são gravados no formato de endereço. Quando gravados os conteúdos a serem submetidos são colocados entre parênteses.
Uma operação de selecção do rato numa página também pode ser gravada como conteúdos gravados (Fig. 12) . Deste modo, a última informação desejada pode ser acedida não apenas página a página mas também sequência de caracteres a sequência de caracteres, de modo que uma parte localizada de informação pode ser acedida directamente. Este evento é gravado como Seleccionado. A gravação é feita na forma de um endereço de um 12 elemento, no qual uma sequência de caracteres em questão é directamente mantida ou na forma de elemento de nível mais baixo dos elementos parentes que têm como descendente uma seleccionada sequência de caracteres.
De acordo com o método da presente invenção, as operações de gravação antecedentes são repetidas. Especificamente, um evento de rato é encaixado com respeito a nós em cada página HTML. Nós diferentes têm eventos diferentes a serem encaixados.
Assim, é criada com sucesso uma sequência de registos (Fig. 13) de um endereço de nó dentro de uma página HTML carregada e visualizada em cada JANELA, e um tipo de evento de rato correspondente ao endereço é sucessivamente criado, em que o URL é utilizado como um indicativo para a primeira sequência e um identificador de JANELA é utilizado como um indicativo para uma segunda sequência inferior.
Por último, é dado um nome à sequência, sob o qual é gerido de modo que, a informação possa ser reproduzida quando necessário.
Fazendo a seguir, referência às Figs. 14 a 16, a descrição será feita numa forma de realização de uma operação de reprodução para aceder automaticamente ao mesmo sítio WWW, visualizando uma página desejada e obtendo informação dos conteúdos, nos quais um utilizador está especialmente interessado pela utilização do registo de reprodução (informação de gravação) gravada como acima descrito. 13
Na altura da reprodução, embora não esteja limitado a isto, pelo menos a interface de utilizador, ilustrada na Fig. 2, pode ser visualizada.
Para reproduzir conteúdos previamente gravados, um utilizador introduz, para invocação (passo 1400), um nome dado aos conteúdos, quando estes foram salvos da última vez na janela 203 de entrada "NOME DO REGISTO". O utilizador pressiona o botão REPRODUZIR (passo 1401).
Na reprodução, páginas da rede gravadas são acedidas sequencialmente para emitir uma variedade de eventos gravados (passo 1402) .
Na altura da reprodução, a presente invenção conta o número de elementos aparentados de todos os elementos e o número de elementos aparentados de um elemento particular respeitante à informação de todos os niveis gravados enquanto compara nós, os quais na altura da execução foram lidos página a página e determina, quando ocorre discrepância em qualquer um dos números de elementos aparentados, que a configuração da página na altura da gravação difere da configuração da página na altura da reprodução e que a página foi alterada entre o momento da gravação e o momento da reprodução (passo 1403), e emite um aviso, como mostrado na Fig.15, em conjunto com o URL detectado durante a reprodução (passo 1404) .
Quando um evento é Enviar, o URL devolvido pelo servidor após a operação de Enviar, é muitas vezes um endereço de página dinâmico gerado pelo CGI. Consequentemente, em alguns casos, o URL na altura da gravação pode diferir do URL na altura da 14 reprodução. Por exemplo, a data do acesso é muitas vezes adicionado atrás do URL, neste caso surge um inconveniente se é requerido que os URLs tenham de coincidir exactamente.
Para resolver este problema, a presente invenção emprega um método de gestão da informação de gravação sob números atribuídos às JANELAS abertas dentro do navegador, que é melhor que o de acordo com o URL. Deste modo, a presente invenção providencia tolerância a URL dinâmico. 0 processamento antecedente é ilustrado na Fig. 16. Por exemplo, quando uma página de URL referenciado é carregada depois da ocorrência de um evento Enviar (passo 1600), um registo gerido na JANELA, no qual a página foi previamente carregada, pode ser referenciado porque o registo não é gerido de acordo com o URL mesmo se este URL inclui um formato CGI. Então, os nós na página carregada são lidos para uma memória (passo 1601) e qualquer alteração na configuração da página é detectada (passos 1602, 1603). Se nenhuma alteração for detectada o evento é executado (passo 1604). Se existir uma linha de gravação seguinte, o processo retorna ao passo 1600. Se não, o processo é terminado. Se é detectada uma alteração na configuração da página, para emitir um aviso uma bandeira indicadora da detecção de uma actualização de página é configurada como acima descrito (passo 1606).
Regressando à Fig. 14, quando ocorre um evento Seleccionado (passo 1405), uma sequência de caracteres seleccionada é visualizada na forma de diálogo (passo 1406) . Se é dada uma instrução para salvar os conteúdos visualizados (passo 1407), os conteúdos são salvos num ficheiro ou numa memória (passo 1408) e o processo é concluído. Se não ocorre o evento Seleccionado, é 15 visualizada uma página de destino final (passo 1409) e o processo é concluído.
Por último, um formato para o registo de reprodução gravado de acordo com a presente invenção é ilustrado abaixo.
URL WINDOW_ID DOCUMENT[1]/Nl-Name[N2]/Nl-Name[N2]/ NI-Name[N2]/NI-Name[N2]/"' ../event WINDOW_ID DOCUMENT [1]/ ··'
Na lista acima descrita, cada símbolo tem o seguinte significado. URL: Descrição do URL de uma página pretendida. Uma página na qual começa a gravação. ID_JANELA: Um identificador para uma janela gerado na altura em que a página é alterada. DOCUMENTO[1]: Descrição de um nó superior, i. e., um documento raiz. /: Movimento de profundidade 1. Especificamente, o lado esquerdo de "/" indica um nó pai e o lado direito indica um nó filho. NI: Indica a posição de um nó pretendido na mesma profundidade. 16
Um delimitador
Name[N2]: Indica a posição no mesmo elemento como o nó pretendido. event: Descreve um tipo de evento de rato, tal como Click, Enviar, Seleccionado. (): Conteúdos a serem submetidos ao servidor são descritos nos parênteses num formato de endereço, quando ocorre um evento de rato para Enviar num nó.
Por exemplo, um registo de um registo de operação de um rato, mostrado no lado esquerdo da Fig. 17, significa que um nó associado numa página HTML de uma estrutura, mostrado no lado direito da Fig. 17, isto é, foi premida com um botão uma âncora.
Deve ser compreendido que a descrição antecedente da forma de realização é uma mera ilustração para implementação da presente invenção e a presente invenção não está de modo nenhum limitada a esta forma de realização particular. Deve ser óbvio para aqueles que são especialistas na técnica que uma variedade de modificações podem ser feitas sem perda do âmbito da presente invenção. Por exemplo, enquanto a forma de realização antecedente foi descrita utilizando como tipos de evento gravados Click, Enviar, e Seleccionado (selecção de informação por meio de um rato) , a presente invenção não está limitada a estes tipos de eventos e deve ser aparente que outros tipos de eventos associados com um teclado e um rato podem ser gravados sem perda do âmbito da presente invenção. 17
Como acima descrito, a presente invenção grava em detalhe manipulações de rato num navegador de rede por um utilizador para permitir a reprodução das manipulações gravadas, providenciando, deste modo, um ambiente em que o utilizador pode adquirir a informação desejada por meio de processamento de lotes. Particularmente, uma vez que eventos Seleccionados podem ser gravados, é possível gravar não apenas página a página mas também localizar informação numa página, como uma sequência de caracteres.
Assim, de acordo com a presente invenção, informação que é alterada em tempo real pode ser obtida repetidamente sem repetir sempre a mesma operação.
Adicionalmente, de acordo com a presente invenção, se uma configuração de página de um sitio foi alterada, um utilizador é notificado de que a página não pode ser acedida e a informação gravada é recriada através de novo acesso a uma página desejada numa maneira interactiva e reproduzir as manipulações, tratando deste modo, com uma alteração na configuração da página do sítio. Do mesmo modo, os registos não são geridos pelos URLs incluindo os URLs gerados por um programa, por exemplo, URLs por CGI mas por janelas, nas quais são visualizadas páginas na altura da gravação, fazendo possível, deste modo, corresponder uma página gravada a uma página na altura da reprodução para executar num nó de leitura o processamento de reprodução. Assim, a presente invenção providencia tolerância a um largo número de páginas dinâmicas que existem realmente.
Lisboa, 28 de Fevereiro de 2007 18

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Método de gravação de manipulações de um utilizador correspondentes ao acesso do utilizador a uma página WWW desejada, de modo a adquirir a informação desejada, através de uma pluralidade de janelas, incluindo as referidas manipulações eventos incluindo a introdução de informação do utilizador, e subsequentemente, a reprodução das manipulações do utilizador para aceder de novo à página WWW desejada para adquirir a informação desejada, sendo o método de gravação caracterizado pelos seguinte passos: por cada janela visualizada gerar um identificador de janela e uma lista de nós, e armazenar todos os nós HTML visualizados em cada referida janela na sua lista de nós correspondente; quando ocorre um evento em relação a um nó numa referida janela, gravar um endereço e o tipo de evento para o referido nó num registo, compreendendo o endereço o identificador de janela e o caminho que permite chegar ao nó; repetir os referidos passos para criar uma sequência de tais registos, tendo a sequência, à cabeça, uma página base, quando a gravação começou, sendo o endereço da página base um URL; e compreendendo o passo de reprodução: 1 a invocação do utilizador da referida sequência automatizando, deste modo, a manipulação do navegador de rede de acordo com a sequência de registos invocada.
  2. 2. Método de acordo com a Reivindicação 1, em que um referido evento é uma pressão de um botão num rato (Click) , uma entrada (Enviar) para introdução da informação do utilizador num elemento de formulário ou selecção de informação com um rato (Seleccionado).
  3. 3. Método de acordo com a Reivindicação 1, compreendendo ainda o passo de: quando a configuração de uma página no meio do acesso automático é diferente da configuração na altura da gravação, notificar o utilizador disto e incitar o utilizador a aceder de novo à referida página.
  4. 4. Método de acordo com a Reivindicação 1,compreendendo ainda o passo de: quando a configuração da página no meio do acesso automático é diferente da configuração na altura da gravação, continuar o processamento utilizando a informação previamente gravada.
  5. 5. Programa para executar uma função de gravação de manipulações de um utilizador, correspondentes ao acesso do utilizador a uma página WWW desejada, de modo a adquirir a informação desejada através de uma pluralidade de janelas, incluindo as referidas manipulações eventos incluindo a introdução de informação de utilizador, e subsequentemente, 2 a reprodução das manipulações do utilizador para aceder de novo à página WWW desejada para adquirir a informação desejada, forçando o computador a ir através dos passos da Reivindicação 1.
  6. 6. Aparelho para gravar manipulações de um utilizador, correspondentes ao acesso do utilizador a uma página WWW desejada, de modo a adquirir a informação desejada através de uma pluralidade de janelas, incluindo as referidas manipulações eventos incluindo a introdução de informação de utilizador, e subsequentemente, a reprodução das manipulações do utilizador para aceder de novo à página WWW desejada para adquirir a informação desejada, sendo o referido aparelho caracterizado por compreender para a referida gravação: por cada janela visualizada, meios de listagem, aptos a gerar um identificador de janela e uma lista de nós e a armazenar todos os nós HTML visualizados em cada referida janela na sua lista de nó correspondente; meios para armazenar eventos, aptos, quando ocorre um evento em relação a um nó numa referida janela, a gravar um endereço e um tipo de evento para o referido nó num registo, compreendendo o endereço o identificador de janela e o caminho que permite chegar ao nó; meios de repetição para repetir as operações e aptos a criar uma sequência desses registos, tendo a sequência, à cabeça, uma página base desde o início da gravação, sendo o endereço da página base um URL, compreendendo o aparelho para a referida reprodução: 3 meios que, em resposta ao requisito do utilizador de reprodução, invocam a referida sequência para, deste modo, manipular automaticamente o navegador de rede de acordo com a sequência de registos invocada. Lisboa, 28 de Fevereiro de 2007 4
PT02009285T 2001-05-01 2002-04-29 Método e aparelho para pesquisa automática de estruturas de hipertexto PT1255207E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2001134085A JP2002342382A (ja) 2001-05-01 2001-05-01 ハイパー・テキスト構造の自動検索方法及び装置

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1255207E true PT1255207E (pt) 2007-01-31

Family

ID=18981835

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02009285T PT1255207E (pt) 2001-05-01 2002-04-29 Método e aparelho para pesquisa automática de estruturas de hipertexto

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7287036B2 (pt)
EP (1) EP1255207B1 (pt)
JP (1) JP2002342382A (pt)
AT (1) ATE347142T1 (pt)
CY (1) CY1106022T1 (pt)
DE (1) DE60216356T2 (pt)
DK (1) DK1255207T3 (pt)
ES (1) ES2275768T3 (pt)
PT (1) PT1255207E (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7979807B2 (en) * 2004-09-07 2011-07-12 Routeone Llc Method and system for communicating and exchanging data between browser frames
US8713436B2 (en) * 2007-12-28 2014-04-29 International Business Machines Corporation Reusing data in user run book automation
DE102008046638A1 (de) * 2008-09-09 2010-03-11 Chattensoft E. K. Verfahren zum Automatisieren eines Datenaustauschs zwischen einem Endgerät eines Anwenders und einer von einem Fremdserver bereitgestellten Website
WO2010120879A2 (en) * 2009-04-14 2010-10-21 Freedom Scientific, Inc. Document navigation method
CN107133053A (zh) * 2017-06-05 2017-09-05 上海鋆创信息技术有限公司 一种应用程序的页面跳转方法和装置、存储介质及终端
CN110673907B (zh) * 2019-08-30 2022-04-15 深圳壹账通智能科技有限公司 多角色页面跳转方法、装置、计算机设备及可读存储介质

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH06215043A (ja) * 1993-01-18 1994-08-05 Canon Inc ハイパーテキストシステム及びその履歴情報表示方法
US6690654B2 (en) * 1996-11-18 2004-02-10 Mci Communications Corporation Method and system for multi-media collaboration between remote parties
JP4019449B2 (ja) * 1997-06-26 2007-12-12 三菱電機株式会社 Htmlコンテンツの履歴保存方法
EP0939929A4 (en) * 1997-07-01 2007-01-10 Progress Software Corp TEST AND DEBUGGING TOOL FOR NETWORK APPLICATIONS
JPH1165905A (ja) * 1997-08-22 1999-03-09 Nec Corp HomePage更新履歴情報の利用によるwwwサービス方式
US6195679B1 (en) * 1998-01-06 2001-02-27 Netscape Communications Corporation Browsing session recording playback and editing system for generating user defined paths and allowing users to mark the priority of items in the paths
US6718329B1 (en) * 1998-07-16 2004-04-06 Verizon New York Inc. Method and apparatus for generating typed nodes and links in a hypertext database from formation documents
JP2001014209A (ja) * 1999-06-25 2001-01-19 Sharp Corp 情報中継装置および情報中継方法、ならびに情報中継プログラムを記録したコンピュータ読み取り可能な記録媒体
WO2001009714A2 (en) * 1999-07-29 2001-02-08 Respondtv, Inc. Method, apparatus, and computer program product for deferred completion of multi-step user transaction applications
JP2001060179A (ja) * 1999-08-20 2001-03-06 Fuji Xerox Co Ltd 履歴記録装置及び履歴再生装置
US6732102B1 (en) * 1999-11-18 2004-05-04 Instaknow.Com Inc. Automated data extraction and reformatting
WO2001057718A2 (en) * 2000-02-04 2001-08-09 America Online Incorporated System and process for delivering and rendering scalable web pages
US20030189593A1 (en) * 2001-01-05 2003-10-09 Yarvin Curtis G. Method and apparatus for dynamically updating a markup language based user interface
US8190670B2 (en) * 2001-04-16 2012-05-29 Microsoft Corporation Web site cobrowsing

Also Published As

Publication number Publication date
EP1255207B1 (en) 2006-11-29
US20020165858A1 (en) 2002-11-07
EP1255207A3 (en) 2004-09-08
EP1255207A2 (en) 2002-11-06
CY1106022T1 (el) 2011-04-06
DE60216356D1 (de) 2007-01-11
DE60216356T2 (de) 2007-09-27
ATE347142T1 (de) 2006-12-15
US7287036B2 (en) 2007-10-23
ES2275768T3 (es) 2007-06-16
JP2002342382A (ja) 2002-11-29
DK1255207T3 (da) 2007-03-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7506257B1 (en) System and method for providing help contents for components of a computer system
US7665068B2 (en) Methods and systems for testing software applications
US6262729B1 (en) Method and apparatus for binding user interface objects to application objects
US7080303B2 (en) Method and system for computer based testing using plugins to expand functionality of a test driver
US7734577B2 (en) Composite user interface and framework
US8798523B2 (en) Object set optimization using dependency information
US20140157112A1 (en) Method and System for Testing Websites
US20050204337A1 (en) System for developing an electronic presentation
US7720814B2 (en) Repopulating a database with document content
CN106991048A (zh) 网页测试方法和装置
US7836102B2 (en) Method and system for enhancing software documentation and help systems
Resig Pro JavaScript Techniques
PT1255207E (pt) Método e aparelho para pesquisa automática de estruturas de hipertexto
Au-Yeung Vue. js 3 By Example: Blueprints to learn Vue web development, full-stack development, and cross-platform development quickly
JP4087754B2 (ja) ウェブリソース再編成によるウェブ利用学習支援方法、ウェブリソース再構成装置、およびプログラム
Phillips Designers: the browser war casualties
JP2006127117A (ja) Web閲覧操作の記録・再生方法及び装置及びプログラム及びプログラムを格納した記憶媒体
JPH1115847A (ja) Htmlコンテンツの履歴保存方法
Libes Writing CGI scripts in Tcl.
Doernhoefer JavaScript
US20040199873A1 (en) Method and system of playing, editing and recording object-behaviors of digital content
Libby Practical Hexo
Chen Developing a music player mobile application with cloud server
Oleshchenko Fundamentals of Web Programming. Practical Tutorial
Gilmore Beginning MySQL Tutorial