PT1253568E - Processo e dispositivo de configuração de dispositivos de comando à distância - Google Patents

Processo e dispositivo de configuração de dispositivos de comando à distância Download PDF

Info

Publication number
PT1253568E
PT1253568E PT02360086T PT02360086T PT1253568E PT 1253568 E PT1253568 E PT 1253568E PT 02360086 T PT02360086 T PT 02360086T PT 02360086 T PT02360086 T PT 02360086T PT 1253568 E PT1253568 E PT 1253568E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
operating mode
normal operating
energy
channel
mode
Prior art date
Application number
PT02360086T
Other languages
English (en)
Inventor
Patrick Bernard
Nicolas Kalischek
Christian Gosse
Patrick Meyer
Original Assignee
Hager Controls Soc Par Actions
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hager Controls Soc Par Actions filed Critical Hager Controls Soc Par Actions
Publication of PT1253568E publication Critical patent/PT1253568E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08CTRANSMISSION SYSTEMS FOR MEASURED VALUES, CONTROL OR SIMILAR SIGNALS
    • G08C19/00Electric signal transmission systems
    • G08C19/16Electric signal transmission systems in which transmission is by pulses
    • G08C19/28Electric signal transmission systems in which transmission is by pulses using pulse code

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Selective Calling Equipment (AREA)
  • Transmitters (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "PROCESSO E DISPOSITIVO DE CONFIGURAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE COMANDO À DISTÂNCIA" A presente invenção refere-se ao domínio dos equipamentos eléctricos domésticos, em particular, dos dispositivos de comando unidireccional à distância de meios de accionamento destes equipamentos eléctricos domésticos, e tem por objectivo um processo de configuração destes dispositivos de comando. A invenção tem por objectivo, igualmente, um dispositivo para a utilização deste processo.
Os automatismos correntemente utilizados em edifícios utilizam dispositivos de comando na forma de dispositivos de comando e actuadores que, após configuração, permitem cumprir diversas funções, tais como, por exemplo, um comando de iluminação ou de aquecimento ou de subida e de descida de persianas rolantes. A configuração dos dispositivos de comando é, geralmente, realizada por intermédio de um dispositivo de configuração externo que transmite aos referidos sensores o seu modo de funcionamento. Estes dispositivos de comando são dispositivos de comando bidireccionais. 1 seleccionar, em seguida, uma função associada a este canal e em recolocar o no dominio gravar a função seleccionada e, em seguida, dispositivo (1) no modo de funcionamento normal. A invenção é aplicável, mais particularmente dos equipamentos eléctricos domésticos.
Por razões económicas, alguns dispositivos de comando são apenas unidireccionais e transmitem, unicamente, uma informação, sem receber nenhuma. Os dispositivos de comando são genéricos, o que quer dizer que, por defeito, não estão configurados para transmitir um tipo de ordem particular e os receptores podem ser de tipos diferentes. É conveniente, portanto, poder configurar os emissores para que transmitam as ordens adequadas.
Para realizar a função de configuração, é sempre empregue uma interface de configuração que é ligada ao receptor e ao emissor. Se os diferentes elementos são todos bidireccionais, os problemas de troca de informação e de telecarregamento não se colocam. Por outro lado, para telecomandos universais unidireccionais, é necessário experimentar todos os códigos até obter uma reacção num televisor, assegurando o próprio utilizador a função de bidireccionalidade.
Pelo documento US-A-6078271, conhece-se um transmissor programável multifrequência que emite informação sem reconhecer os materiais destinatários da informação, o que quer dizer que efectua um varrimento de frequências. Este transmissor não permite a escolha de uma função de um aparelho particular a comandar.
Conhece-se, igualmente, pelo documento US-A-6049289, um processo de estabelecimento de uma ligação entre um emissor e um receptor. Este processo não permite, de nenhum modo, a configuração de um transmissor.
Finalmente, o documento US-A-6163275 descreve um princípio de interpretação de impulsos de infravermelhos por um receptor. 2
No entanto, o processo correspondente não permite configurar a natureza das ordens transmitidas. 0 problema colocado à presente invenção consiste na configuração de um dispositivo de comando unidireccional, de modo a que este último possa comunicar com um receptor. Para comutar o dispositivo de comando para o modo de configuração, um dispositivo de colocação em modo de configuração, do tipo botão de pressão, está, geralmente, escondido. Esta disposição não é aplicável quando os dispositivos de comando são inacessíveis por razões de norma ou de estética. Com efeito, nas instalações eléctricas, é proibido desmontar um actuador se estiver sob tensão. A presente invenção tem por objectivo mitigar estes inconvenientes, propondo um processo e um dispositivo de configuração de dispositivos de comando unidireccional à distância de meios de accionamento de equipamentos eléctricos, permitindo a este dispositivo de comando unidireccional ser configurado para seleccionar um tipo de ordem.
Para tal, o processo de configuração de dispositivos de comando unidireccional à distância de meios de accionamento de equipamentos eléctricos domésticos é caracterizado por consistir em seleccionar, por um accionamento simultâneo ou quase simultâneo de um meio de selecção de um canal de comando e de uma função associada a este canal e de um dispositivo externo, um dispositivo de comando unidireccional, em colocar o referido dispositivo de comando, a partir de um modo de funcionamento normal, num modo de configuração por verificação de uma presença de energia modulada, próxima, única, emanando do dispositivo 6 3 externo, em seleccionar um canal de comando deste dispositivo por intermédio do meio 3 associado ao referido dispositivo 1 de comando, em seleccionar, em seguida, com o meio associado, uma função associada a este canal e em gravar a função seleccionada e, em seguida, em recolocar o dispositivo no modo de funcionamento normal com o referido meio associado. A invenção tem por objectivo, igualmente, um dispositivo de comando unidireccional à distância de meios de accionamento de equipamentos eléctricos domésticos para a utilização deste processo, compreendendo, essencialmente, um meio de escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração, um meio de selecção de um canal de comando e de uma função associada a esse canal e um meio de gravação da selecção efectuada, que é caracterizado por ser dotado de um meio integrado de detecção e de verificação de uma presença de energia modulada, podendo ser comandado à distância por intermédio de um dispositivo externo. A invenção será melhor compreendida graças à descrição seguinte, que se refere a um modo de realização preferido, dado a título de exemplo não limitativo e explicado com referência aos desenhos esquemáticos anexos, nos quais: a figura 1 é uma representação esquemática de um dispositivo de utilização do processo de acordo com a invenção; a figura 2 é um organigrama de funcionamento do dispositivo; 4 a figura 3 é um esquema por blocos do meio de escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração, e as figuras 4a a 4d são uma representação esquemática de diferentes fases do processo de acordo com a invenção, efectuado por meio do dispositivo segundo a figura 1. A figura 1 dos desenhos anexos representa um dispositivo 1 de comando unidireccional à distância de meios de accionamento de equipamentos eléctricos domésticos, destinado a permitir, de modo alternativo, um comando à distância de diferentes equipamentos eléctricos a partir de um mesmo dispositivo.
De acordo com a invenção, este dispositivo 1 utiliza um processo que consiste, essencialmente, em seleccionar um dispositivo 1 unidireccional de comando, em colocar o referido dispositivo 1 de comando, a partir de um modo de funcionamento normal, num modo de configuração, por verificação de uma presença de energia modulada, próxima, única, emanando de um dispositivo externo, em seleccionar um canal de comando deste dispositivo 1 por intermédio do meio 3 associado ao referido dispositivo 1 de comando, em seleccionar, em seguida, uma função associada a este canal e em gravar a função seleccionada e, em seguida, em recolocar o dispositivo no modo de funcionamento normal.
Para tal, o dispositivo 1 de comando unidireccional à distância de meios de accionamento de equipamentos eléctricos domésticos, que é, essencialmente, constituído por um meio 2 de escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração, por um meio 3 de selecção de canal de comando e de uma função associada a este canal e por um meio 4 de gravação da 5 selecção efectuada, é dotado de um meio 5 integrado de detecção e de verificação de uma presença de energia radiomodulada, podendo ser comandado à distância por intermédio de um dispositivo 6 externo e cooperando, respectivamente, com o meio 2 de escolha, entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração e com o meio 4 de gravação da selecção efectuada. 0 meio 2 de escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração consiste, essencialmente, como mostra a figura 3 dos desenhos anexos, numa tarefa de software efectuada numa unidade central de gestão de dados ligada, por um lado, ao meio 3 de selecção de um canal de comando e de uma função associada a este canal e, por outro lado, ao meio 5 integrado de detecção e de verificação de uma presença de energia radiomodulada, estando esta unidade central ligada, além disso, a um emissor 7 de transmissão de dados para o dispositivo 6 externo, por intermédio de uma antena 8. 0 meio 3 de selecção de um canal de comando e de uma função associada a este canal apresenta-se na forma de um microinterruptor ou semelhante, equipando o dispositivo 1 de comando. 0 microinterruptor 3 pode, de um modo vantajoso, constituir, simultaneamente, a unidade de comando do dispositivo 1 e apresentar-se na forma de um interruptor de comando de acendimento de uma lâmpada ou outro meio de comando, por exemplo. 0 meio 4 de gravação da selecção efectuada apresenta-se, igualmente, de um modo vantajoso, na forma de uma tarefa de software de gestão de informação e de ordens de comando do ou dos actuadores dedicados ao dispositivo 1 de comando e coopera 6 com a tarefa de software formando o meio 2 de escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração. 0 dispositivo 6 externo pode, de um modo vantajoso, ser do tipo telecomando com afixação gráfica das funções, dotado de, pelo menos, um botão 6' de comando de emissão de uma energia rádio para o meio 5 integrado de detecção e de verificação de uma presença de energia radiomodulada (figura 1).
Como mostram as figuras 1 e 2 dos desenhos anexos, para passar ao modo de configuração, o dispositivo 1, que deve ser configurado, é seleccionado por pressão sobre um microinterruptor ou semelhante, formando o meio 3 de selecção de um canal de comando e de uma função associada a este canal. Uma pressão simultânea no botão 6' do dispositivo 6 externo na forma de telecomando 6 com afixação gráfica das funções permite, em seguida, a emissão de uma energia rádio para o meio 5 integrado de detecção e de verificação de uma presença de energia radiomodulada do dispositivo 1. A escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração é confirmada por intermédio do meio 3, em função da detecção, ou não, de uma presença de uma energia radiomodulada, como mostra o organigrama da figura 2 dos desenhos anexos, respectivamente, por emissão de um sinal de comutação do modo de funcionamento normal para o modo de configuração, ou de um sinal de manutenção do dispositivo 1 no modo de funcionamento normal. A escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração pode, igualmente, ser efectuada por emissão por 7 um meio 2 de escolha, em função da detecção, ou não, de uma presença de uma energia radiomodulada, respectivamente, de um sinal de comutação do modo de funcionamento normal para o modo de configuração, ou um sinal de manutenção do dispositivo 1 em modo de funcionamento normal, por comando por intermédio de um botão 6' do dispositivo 6 externo.
Esta escolha é realizada após tratamento dos sinais na unidade central de gestão de dados pelas tarefas de software formando o meio 2 de escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração e terá, como efeito, provocar a comutação do modo de funcionamento normal para o modo de configuração, ou manter o dispositivo 1 no modo de funcionamento normal. A parametrização do dispositivo pode então ser realizada.
No caso de não ser observada qualquer presença de energia, o dispositivo permanece em modo normal e continua a emitir uma trama normal. A unidade central de gestão de dados, na qual a tarefa de software formando o meio 2 de escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração é realizada, comanda a parte de alta frequência do emissor 7, após ter detectado uma acção nas suas entradas 2' ligadas aos micro-interruptores 3 ou semelhantes dos dispositivos 1 de comando. Em caso de detecção de um sinal na sua entrada ligada aos meios 5 integrados de detecção e de verificação de uma presença de energia radiomodulada, a unidade central autoriza uma comutação para o modo de configuração e permite a gravação, pela tarefa 4 de software, da selecção efectuada. 0 meio 5 integrado de detecção e de verificação de uma presença de energia radiomodulada pode, de um modo vantajoso, ser um detector de envolvente de radiofrequência ou um detector de infravermelhos. Este detector será, de um modo preferido, do tipo de radiofrequência, não sendo o módulo electrónico do dispositivo de comando necessariamente acessível pelo utilizador ou o instalador. Com efeito, no caso dos módulos electrónicos dispostos atrás de um botão de pressão ou um interruptor, a solução a reter é a solução rádio.
As diferentes fases do processo de acordo com a invenção utilizado por meio do dispositivo de acordo com a figura 1 são seguidamente explicadas, a propósito das figuras 4a a 4d dos desenhos anexos, bem como das figuras 1 e 2. Em modo de funcionamento normal, o dispositivo 1 de comando está à espera de um evento (figura 2). Se uma acção numa entrada 2' ligada a um microinterruptor 3 de um dispositivo 1 de comando for detectada, o meio 5 integrado de detecção e de verificação de uma presença de energia radiomodulada verifica esta presença. Geralmente, nenhuma energia modulada é detectada e o meio 5 transmite um sinal negativo ao meio 4 de gravação da selecção efectuada, continuando o dispositivo, em seguida, a emitir uma trama normal e transmitindo um comando, tal como, por exemplo, um comando de acendimento de uma lâmpada (figura 2). A colocação em modo de configuração do dispositivo 1 é realizada por um accionamento simultâneo, ou quase simultâneo, do microinterruptor 3 formando o meio 3 de selecção de um canal de comando e de uma função associada a este canal e do botão 6' do dispositivo 6 externo na forma de telecomando com afixação 9 gráfica das funções (figura 4 a). Resulta daqui que o dispositivo 1 pode ser comandado por intermédio do microinterruptor 3 e que a função seleccionada aparece no dispositivo 6 externo (figura 4b). A escolha de uma outra função é realizada por uma pressão curta suplementar sobre o microinterruptor 3, afixando-se esta escolha no dispositivo 6 externo (figura 4 c). A função seleccionada é confirmada efectuando uma pressão prolongada no microinterruptor 3. A unidade central utilizando a tarefa 2 de software, ligada ao microinterruptor 3 pela sua entrada 2', recebe o sinal correspondente e, após tratamento, emita um sinal de gravação para a tarefa de software que forma o meio 4 de gravação da selecção efectuada (figura 4d).
Segundo uma outra caracteristica da invenção, a tarefa de software, que forma o meio 4 de gravação da selecção efectuada e que gere as informações e as ordens de comando do ou dos actuadores dedicados ao dispositivo 1 de comando, pode integrar, além disso, uma temporização realizando uma comutação automática do modo de configuração para o modo de funcionamento normal. Deste modo, após a configuração, o dispositivo 1 de comando, por defeito, na ausência de um comando correspondente, volta ao modo normal por intermédio do microinterruptor 3. Resulta daqui que o dispositivo se torna novamente eficaz, automaticamente, para transmitir sinais de comando a um ou mais actuadores que lhe estão dedicados.
Graças à invenção, é possível realizar um dispositivo eléctrico de comando unidireccional à distância de meios de accionamento de equipamentos eléctricos domésticos, de constituição simples e com um reduzido preço de custo. Este 10 dispositivo prevê, no seu software, todas as funções possíveis para uma escolha a realizar pelo utilizador ou pelo instalador.
Além disso, este dispositivo permite a visualização de diferentes funções e, deste modo, uma selecção facilitada graças ao dispositivo 6 externo. Além disso, o dispositivo é protegido contra os riscos de passagem acidental ao modo de configuração por uma sequência de eventos bem estabelecida.
Finalmente, o dispositivo de acordo com a invenção permite a transformação de uma ligação unidireccional numa ligação interactiva com o utilizador ou o instalador, por um custo muito reduzido.
Lisboa, 27 de Julho de 2010 11

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Processo de configuração de dispositivos de comando unidireccional à distância de meios de accionamento de equipamentos eléctricos domésticos, caracterizado por consistir em seleccionar, por um accionamento simultâneo ou quase simultâneo de um meio (3) de selecção de um canal de comando e de uma função associada a este canal e de um dispositivo (6) externo, um dispositivo (1) de comando unidireccional, em colocar o referido dispositivo (1) de comando, a partir de um modo de funcionamento normal, num modo de configuração por verificação de uma presença de energia modulada, próxima, única, emanando de dispositivo (6) externo, em seleccionar um canal de comando deste dispositivo por intermédio do meio (3) associado ao referido dispositivo (1) de comando, em seleccionar, em seguida, com o meio (3) associado, uma função associada a este canal e em gravar a função seleccionada e, em seguida, em recolocar o dispositivo (1) no modo de funcionamento normal com o referido meio (3) associado.
  2. 2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, para a passagem do modo de funcionamento normal para o modo de configuração, o dispositivo (1), que deve ser configurado, ser seleccionado por pressão sobre um microinterruptor ou semelhante, formando o meio (3) de selecção de um canal de comando e de uma função associada a este canal, realizando uma pressão simultânea sobre um botão (6') de um dispositivo (6) externo, para emitir uma 1 energia rádio para um meio (5) integrado de detecção e de verificação de uma presença de energia radiomodulada do dispositivo (1) e confirmando, por intermédio do referido meio (3), a escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração, em função da detecção, ou não, de uma presença de uma energia radiomodulada, respectivamente por emissão de um sinal de comutação do modo de funcionamento normal para o modo de configuração ou de um sinal de manutenção do dispositivo (1) no modo de funcionamento normal.
  3. 3. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, para a passagem do modo de funcionamento normal para o modo de configuração, o dispositivo (1), que deve ser configurado, ser seleccionado por pressão sobre um microinterruptor ou semelhante, formando o meio (3) de selecção de um canal de comando e de uma função associada a este canal, realizando uma pressão simultânea sobre um botão (6') de um dispositivo (6) externo para emitir uma energia radiomodulada para um meio (5) integrado de detecção e de verificação de uma presença de energia radiomodulada do dispositivo (1), fazendo emitir, por um meio (2) de escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração, em função da detecção, ou não, de uma presença de uma energia radiomodulada, respectivamente, um sinal de comutação do modo de funcionamento normal para o modo de configuração ou um sinal de manutenção do dispositivo (1) em modo de funcionamento normal, por comando por intermédio de um botão (6') do dispositivo (6) externo. 2
  4. 4. Dispositivo de comando unidireccional à distância de meios de accionamento de equipamentos eléctricos domésticos, para a execução do processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por estar dotado com um meio (5) inteqrado de detecção e de verificação de uma presença de enerqia modulada, podendo ser comandado à distância por intermédio de um dispositivo (6) externo.
  5. 5. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o meio (5) integrado de detecção e de verificação de uma presença de energia radiomodulada cooperar, respectivamente, com o meio (2) de escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração, e com o meio (4) de gravação da selecção efectuada.
  6. 6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o meio (2) de escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração consistir, essencialmente, numa tarefa de software efectuada numa unidade central de gestão de dados ligada, por um lado, ao meio (3) de selecção de um canal de comando e de uma função associada a este canal e, por outro lado, ao meio (5) integrado de detecção e de verificação de uma presença de energia radiomodulada, estando esta unidade central ligada, além disso, a um emissor (7) de transmissão de dados ao dispositivo (6) externo por intermédio de uma antena (8).
  7. 7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o meio (3) de selecção de um canal de comando e de uma função associada a este canal se apresentar na forma de um 3 microinterruptor ou semelhante, equipando o dispositivo (1) de comando.
  8. 8. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 6, caracterizado por o meio (4) de gravação da selecção efectuada se apresentar sob a forma de uma tarefa de software de gestão de informações e das ordens de comando do ou dos actuadores dedicados ao dispositivo (1) de comando e cooperar com a tarefa de software formando o meio (2) de escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração, na unidade central de gestão de dados realizando a tarefa de software formando o meio (2) de escolha entre um modo de funcionamento normal e um modo de configuração.
  9. 9. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o meio (5) integrado de detecção e de verificação de uma presença de energia radiomodulada ser um detector de envolvente de radiofrequência ou um detector de infravermelhos.
  10. 10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o dispositivo (6) externo ser do tipo telecomandado com afixação gráfica das funções, dotado de, pelo menos, um botão (6') de comando de emissão de uma energia rádio para o meio (5) integrado de detecção e de verificação de uma presença de energia radiomodulada.
  11. 11. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 e 8, caracterizado por a tarefa de software, que forma o meio (4) de gravação da selecção efectuada e que gere a 4 informação e as ordens de comando do ou dos actuadores dedicados ao dispositivo (1) de comando, integrar, além disso, uma temporização realizando uma comutação automática do modo de configuração para o modo de funcionamento normal. Lisboa, 27 de Julho de 2010 5
PT02360086T 2001-04-12 2002-03-13 Processo e dispositivo de configuração de dispositivos de comando à distância PT1253568E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0105062A FR2823587B1 (fr) 2001-04-12 2001-04-12 Procede de configuration de dispositifs de commande unidirectionnelle a distance d'actionnement d'equipements electriques domestiques et dispositif pour la mise en oeuvre de ce procede

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1253568E true PT1253568E (pt) 2010-08-02

Family

ID=8862302

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02360086T PT1253568E (pt) 2001-04-12 2002-03-13 Processo e dispositivo de configuração de dispositivos de comando à distância

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1253568B1 (pt)
AT (1) ATE467885T1 (pt)
DE (1) DE60236340D1 (pt)
FR (1) FR2823587B1 (pt)
PT (1) PT1253568E (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2843879A1 (fr) 2013-09-03 2015-03-04 HAGER CONTROLS (Société par Actions Simplifiée) Configuration d'un réseau domotique

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6163275A (en) * 1995-02-15 2000-12-19 Charles James Hartzell Remotely controlled dimmer
US6049289A (en) * 1996-09-06 2000-04-11 Overhead Door Corporation Remote controlled garage door opening system
US6078271A (en) * 1998-02-20 2000-06-20 Lear Automotive Dearborn, Inc. Multiple-frequency programmable transmitter

Also Published As

Publication number Publication date
DE60236340D1 (de) 2010-06-24
FR2823587A1 (fr) 2002-10-18
EP1253568A2 (fr) 2002-10-30
FR2823587B1 (fr) 2005-04-29
ATE467885T1 (de) 2010-05-15
EP1253568A3 (fr) 2002-11-20
EP1253568B1 (fr) 2010-05-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN103503377B (zh) 用于对电气器具进行编码和链接以得到控制和状态报告的方法和装置
KR100397872B1 (ko) 일반화된 포인팅 장치를 사용한 접근 가능한 목표물 간의통신 제어 방법
KR101299009B1 (ko) 구내에서의 그룹별 또는 모든 조명이나 가전기기를 스위칭 온-오프하기 위한 방법 및 장치
US7266344B2 (en) Remotely activated bridge device for use with a home network and methods for programming and using the same
US7574141B2 (en) Repeating radio frequency transmission system for extending the effective operational range of an infrared remote control system
US20080160938A1 (en) Ubiquitous home network system
CA2315691A1 (en) Portable internet-enabled controller and information browser for consumer devices
CN102253805A (zh) 一种遥控装置及其实现方法
CN104700604A (zh) 一种设备遥控方法、装置及终端
TW200617757A (en) Interactive touch-controlled remote control device and method
KR0140344B1 (ko) 원격 제어 명령 응답 확인 장치 및 방법
US20110144820A1 (en) Wireless programmable control system
PT1253568E (pt) Processo e dispositivo de configuração de dispositivos de comando à distância
US20040090464A1 (en) Method for automatically determining equipment control code sets from a database and presenting information to a user interface
PT1578016E (pt) Telecomando programável, tratando-se nomeadamente de um telecomando programável a infravermelhos, bem como equipamento de programação para programar o telecomando
US20170132912A1 (en) Intelligent remote control, electronic device control system and electronic device control method
JPH0556484A (ja) マルチリモコンシステム
EP3667636A1 (en) Device for automatic systems serving buildings, particularly for fire prevention
JP2576882Y2 (ja) シャッタのリモートコントロール装置
KR100755552B1 (ko) 리모컨 코드 복사/중계장치
KR200253678Y1 (ko) 광 제어 리모콘 및 이를 이용한 원격제어시스템
KR100943647B1 (ko) 태엽식 타이머를 구비한 리모컨 장치 및 이를 이용한텔레비전 전원 제어 방법
JP5402039B2 (ja) シャッター駆動制御装置
JP2005073101A (ja) リモートコントロールシステム
JP3069571U (ja) リモ―トコントロ―ル装置