PT115173B - Dispositivo portátil e método de operação respetivo para analisar o teor de sal em alimentos - Google Patents

Dispositivo portátil e método de operação respetivo para analisar o teor de sal em alimentos Download PDF

Info

Publication number
PT115173B
PT115173B PT115173A PT11517318A PT115173B PT 115173 B PT115173 B PT 115173B PT 115173 A PT115173 A PT 115173A PT 11517318 A PT11517318 A PT 11517318A PT 115173 B PT115173 B PT 115173B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
container
food
analyzing
portable device
salt content
Prior art date
Application number
PT115173A
Other languages
English (en)
Other versions
PT115173A (pt
Inventor
Cristina Da Silva Gonçalves Carla
João Rodrigues Carvalho Pena Maria
Luís Marcos Moreira José
Arminda Costa Alves Maria
Maria De Castro Pinho Olívia
Manuel Maia Da Cruz Martins Rodolfo
Gabriel Magalhães Mendes Joaquim
Original Assignee
Univ Do Porto
Evoleo Tech Lda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Do Porto, Evoleo Tech Lda filed Critical Univ Do Porto
Priority to PT115173A priority Critical patent/PT115173B/pt
Priority to EP19835718.8A priority patent/EP3887820B1/en
Priority to PCT/IB2019/060170 priority patent/WO2020109993A1/en
Publication of PT115173A publication Critical patent/PT115173A/pt
Publication of PT115173B publication Critical patent/PT115173B/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N33/00Investigating or analysing materials by specific methods not covered by groups G01N1/00 - G01N31/00
    • G01N33/02Food
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N27/00Investigating or analysing materials by the use of electric, electrochemical, or magnetic means
    • G01N27/26Investigating or analysing materials by the use of electric, electrochemical, or magnetic means by investigating electrochemical variables; by using electrolysis or electrophoresis
    • G01N27/28Electrolytic cell components
    • G01N27/30Electrodes, e.g. test electrodes; Half-cells
    • G01N27/333Ion-selective electrodes or membranes

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Medical Treatment And Welfare Office Work (AREA)
  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)
  • Investigating Or Analysing Biological Materials (AREA)
  • Food-Manufacturing Devices (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Electric Means (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PORTÁTIL, E RESPETIVO MÉTODO DE OPERAÇÃO, PARA ANALISAR O TEOR DE SAL EM ALIMENTOS, QUE COMPREENDE: UM RECIPIENTE (11) COM UMA HÉLICE MISTURADORA-TRITURADORA (12), UMA TAMPA (21) DO RECIPIENTE (11), UM ELÉTRODO (22) DE MEDIÇÃO DE SAL, MEIOS MOTORES (13) PARA ACCIONAR A REFERIDA HÉLICE (12), UM SENSOR DE PESO (23) DO REFERIDO RECIPIENTE (11), UM PROCESSADOR ELECTRÓNICO DE DADOS (14), UM ECRÃ (15), DEPÓSITO DE ÁGUA (17), DEPÓSITO DE LÍQUIDO PADRÃO (16), BOMBA DE ÁGUA (18) E BOMBA DE LÍQUIDO PADRÃO (19), E UM ACOPLAMENTO ARTICULADO (20) ENTRE A TAMPA (21) E O RECIPIENTE (11); EM QUE A TAMPA (21) COMPREENDE INJETORES DE ÁGUA E SOLUÇÃO DE CALIBRAÇÃO (24), E UM ACOPLAMENTO DESACOPLÁVEL NA TAMPA (21) PARA O ELÉCTRODO (22).

Description

DESCRIÇÃO
DISPOSITIVO PORTÁTIL E MÉTODO DE OPERAÇÃO RESPETIVO PARA ANALISAR O TEOR DE SAL EM ALIMENTOS
DOMÍNIO TÉCNICO
[0001] A presente descrição diz respeito a um dispositivo portátil, preferencialmente automático, e método de operação respetivo para analisar o teor de sal em alimentos.
ANTECEDENTES
[0002] A diminuição do consumo de sal tem sido uma prioridade das intervenções de saúde pública e recomendações de organizações nacionais e internacionais de saúde. A redução do consumo de sal pela diminuição da oferta de sal através de alimentos processados pela indústria alimentar e através de refeições servidas na restauração está na agenda política devido à elevada evidência de grande benefício público e económico e boa relação com o custo das intervenções. Este dispositivo portátil para aquisição e processamento de dados relativos ao teor de sal de alimentos permite de forma fácil e rápida analisar o teor de sal dos alimentos no local da recolha, não sendo necessário o transporte para laboratório. Deste modo é possível corrigir o teor de sal dos alimentos a serem fornecidos aos consumidores, se tal for necessário.
[0003] Este dispositivo tem elevado interesse para agentes da restauração, indústria alimentar, nutricionistas, médicos, veterinários, agentes de fiscalização alimentar e para o consumidor comum.
[0004] A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o consumo de sal seja inferior a 5 g/dia de forma a reduzir os riscos associados ao seu consumo excessivo. O último estudo com dados representativos da população sobre ingestão de sal em Portugal, realizado em 2012, revelou um consumo claramente acima dos valores recomendados, sendo a média de ingestão de 10,7 g/dia. Vários estudos publicados têm encontrado uma associação entre o consumo elevado de sal e o desenvolvimento de doenças crónicas nomeadamente as doenças cardiovasculares, a principal causa de morte em Portugal e no Mundo. Assim, a redução do consumo de sal é uma prioridade na agenda política dos países desenvolvidos e em desenvolvimento.
[0005] Face ao anteriormente exposto, a existência de um método para dosear sódio em matrizes alimentares é extremamente útil. O método de referência usado atualmente é a espetrofotometria de emissão atómica, sendo que o processo de preparação das amostras para análise é moroso. Este método apresenta ainda limitações de natureza prática, como a impossibilidade de obtenção de resultados imediatos e não ser portátil, o que dificulta a sua aplicação na rotina de auditoria e fiscalização. Em alternativa, o método potenciométrico por elétrodo seletivo para ião de sódio pode colmatar a dificuldade de automatização e a rapidez de resposta que se exige, mantendo a incerteza analítica a um nível aceitável.
[0006] Existem no mercado alguns equipamentos portáteis que permitem a avaliação do teor de sal em alimentos. Alguns destes equipamentos baseiam-se na medição da condutividade, contudo esta determinação não é especifica do teor de sódio, sendo apenas indicada para alimentos com grande quantidade de sal como salmouras, onde é pressuposta a existência de iões de sódio em maior quantidade, não sendo recomendada a utilização noutras matrizes alimentares.
[0007] Existem ainda equipamentos portáteis que permitem acoplar um elétrodo seletivo de sódio. No entanto, não permitem a análise de um modo automatizado incluindo a preparação da amostra de alimento a analisar, necessitando de passos prévios a cargo do utilizador e equipamento adicional (por exemplo balança, medidor de volume, triturador e agitador), relegando ainda o cálculo do resultado para o utilizador.
[0008] A medição por potenciometria direta com elétrodos seletivos de sódio exige que seja adicionada à amostra a analisar uma solução ISAB (loníc Strength Adjustor Buffer), de modo a manter a força iónica constante na maioria dos elétrodos do mercado. Este passo aumenta a complexidade e morosidade da análise. No entanto, o presente dispositivo utiliza um elétrodo seletivo de sódio que incorpora uma referência interna dispensando a adição de solução ISAB.
[0009] Se se utilizar um elétrodo seletivo de sódio que necessite de adição de solução ISAB, é necessário dotar o reservatório de um depósito adicional de solução ISAB, outra bomba injetora e prever a adição da mesma quantidade de solução ISAB a todas as amostras, antes da medição.
[0010] Os equipamentos portáteis para avaliação do teor de sódio em alimentos são da máxima utilidade na área da segurança e qualidade alimentar. Também o facto de em muitos países, como por exemplo Portugal, terem legislação em vigor que regula o teor de sal no pão, torna importante que a avaliação do teor de sal no pão seja rápida e fácil para permitir avaliar e fiscalizar o cumprimento da lei.
[0011] Dada a importância de estratégias de redução do consumo de sal, foi criado em 2015 em Portugal um Grupo de Trabalho liderado pela Direção Geral de Saúde, que propôs novas metas para a redução do teor de sal, quer nos alimentos processados pela indústria alimentar (redução de 4% por ano em várias categorias de alimentos), quer na restauração (redução do teor de sal na sopa e no prato até ao valor de referência de 0,2g de sal/lOOg de alimento). De novo, a avaliação do teor de sal nos alimentos de forma rápida e fácil permitirá avaliar e fiscalizar o cumprimento destas metas.
[0012] Estes factos são descritos de forma a ilustrar os problemas técnicos resolvidos pelas realizações do presente documento.
DESCRIÇÃO GERAL
[0013] Esta divulgação compreende um dispositivo multifuncional portátil que permite a preparação automática de amostras de alimentos sólidos e líquidos, a determinação do seu teor de sal através do método de potenciometria direta por elétrodo seletivo de ião sódio e a informação nutricional.
[0014] O sistema permite nomeadamente a determinação do teor de sal e sódio em alimentos, expresso em g/lOOg (ou mg/lOOg), a classificação do teor de sal em classes associadas, baseadas em valores de referência e a sua associação a cores (por ex. na forma de um semáforo) e ainda a indicação da percentagem da contribuição de um dado alimento para o total de ingestão máxima recomendado para adultos.
[0015] A medição do teor de sal com o dispositivo portátil é preferencialmente realizada do seguinte modo: i) após seleção da categoria do alimento no ecrã táctil, o dispositivo inicia automaticamente a calibração com medição de uma solução padrão de cloreto de sódio na unidade de preparação da amostra; ii) de seguida procede-se à lavagem do elétrodo e do copo da unidade de preparação da amostra, introduz-se a amostra e realiza-se a trituração juntamente com água desionizada; iii) O equipamento realiza a leitura do valor do sódio e da temperatura da solução padrão e da amostra, calculando, com base na lei de Nernst, a concentração de sal e sódio, que são exibidos no ecrã do dispositivo, possibilitando a sua exportação (interface com computador portátil, tablet, smartphone) .
[0016] A expressão dos resultados é realizada de forma a ser rapidamente e facilmente interpretado pelo utilizador, sendo que para além do teor de sal e de sódio em g/lOOg (ou mg/lOOg), e da contribuição do alimento de acordo com a recomendação de ingestão máxima diária definida pela OMS, o dispositivo apresenta também preferencialmente uma informação colorida de carácter interpretativo tipo semáforo nutricional (vermelho, amarelo e verde), indicando se o teor de sal é adequado ou excessivo face à recomendação de ingestão máxima diária definida pela OMS.
[0017] Este dispositivo é útil na avaliação do teor de sal nos alimentos, de forma rápida e no próprio ambiente da confeção do alimento, ou onde é servido, proporcionando ao mesmo tempo uma informação nutricional relevante e única por integrar a contribuição dos vários tipos de alimentos de uma refeição, o que é particularmente importante nas áreas de nutrição, restauração, veterinária, medicina e também na saúde em geral.
[0018] Uma realização possível do dispositivo portátil automático para determinação do teor de sal de amostras alimentares sólidas e líquidas é caracterizado por possuir:
células de carga (1) para determinação do peso da amostra, sensor de nível da amostra no copo (2) para aferição do volume, sensor de sal (3) por elétrodo de ião seletivo do ião sódio, sensor de temperatura (4), motor, para controlo do processo de trituração e agitação da amostra (6), uma bomba que permite adicionar água (7) e uma bomba para adicionar um padrão para calibração (8) display táctil (10), ligação Wi-Fi (9).
[0019] Uma realização é caracterizada por utilizar um elétrodo que combina dois elétrodos, um de referência e um elétrodo seletivo de ião sódio.
[0020] Uma realização é caracterizada por efetuar a medição do teor de sal por potenciometria direta utilizando a equação de Nernst como modelo teórico de quantificação.
[0021] Uma realização é caracterizada por efetuar a medição do teor de sal do alimento após a calibração automática do dispositivo com apenas uma solução padrão com concentração conhecida de sódio.
[0022] Uma realização é caracterizada pela automatização do processo de pesagem da amostra a analisar.
[0023] Uma realização é caracterizada pela automatização do processo de trituração da amostra a analisar.
[0024] Uma realização é caracterizada pela automatização do processo de diluição da amostra a analisar com água desionizada.
[0025] Uma realização é caracterizada pela automatização do processo de aferição do volume da amostra diluída com água desionizada.
[0026] Uma realização é caracterizada por fornecer informação relativa ao teor de sal em alimentos sólidos e líquidos após diluição a 10% com água desionizada.
[0027] Uma realização é caracterizada por permitir a correção do efeito da temperatura na leitura da diferença de potencial do elétrodo.
[0028] Uma realização é caracterizada por utilizar uma unidade de controlo e processamento com ecrã táctil (10) para introdução e visualização de informação e interface com computador portátil, tablet ou smartphone, para exportação de resultados.
[0029] Uma realização é caracterizada por revestimento exterior ser resistente a quedas e a temperatura e humidade elevadas.
[0030] Uma realização é caracterizada por ser leve e fácil de transportar (menos de 5 kg com respetivos acessórios e soluções, em particular menos de 2 kg).
[0031] Uma realização é caracterizada por apresentar os dados sob a forma de: teor de sal e sódio em g/lOOg (ou mg/lOOg), classificação do teor de sal de acordo com o semáforo de cores através dos valores de referência e indicação da percentagem de contribuição daquele alimento para o total de ingestão máxima recomendado para adultos e crianças.
[0032] Uma realização é caracterizada por poder sincronizar com uma base de dados com a informação dos níveis de teor de sal dos alimentos disponíveis no mercado e também os alimentos analisados.
[0033] Uma realização é caracterizada por ter a capacidade de disponibilizar os dados para agregação numa base de dados central, com garantia de proteção e anonimato dos dados, para análises macro de resultados, por exemplo para análises de geografia e demografia.
[0034] Descreve-se um dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, que compreende:
um recipiente com uma hélice misturadora-trituradora, um eléctrodo, meios motores para accionar a referida hélice, um sensor de peso do referido recipiente, um processador electrónico de dados, e uma tampa para o referido recipiente;
em que a referida tampa compreende um injetor de água, um injetor de solução de calibração, e um acoplamento desacoplável na tampa para o eléctrodo, em que o referido processador electrónico de dados está configurado para:
detetar a introdução de uma amostra de alimentos no referido recipiente pelo aumento de peso medido pelo sensor de peso;
acionar o injetor de água para introduzir água no recipiente até atingir um volume predeterminado de água e acionar os referidos meios motores para triturar o conteúdo do recipiente pela referida hélice;
acionar os referidos meios motores para agitar o conteúdo do recipiente pela referida hélice e medir a concentração de sal indicado pelo eléctrodo.
[0035] Numa realização, a referida tampa está acoplada ao referido recipiente através de um acoplamento articulado.
[0036] Numa realização, o referido processador electrónico de dados, para inicializar o dispositivo para analisar o teor de sal, está adicionalmente configurado para:
acionar o injetor de solução de calibração para introduzir uma solução de calibração de concentração predeterminada de sal no recipiente e acionar os referidos meios motores para agitar o conteúdo do recipiente;
medir a concentração de sal indicado pelo eléctrodo;
calcular uma calibração do referido eléctrodo em função da concentração de sal medida e da concentração predeterminada de sal da solução de calibração.
[0037] Numa realização, o referido processador electrónico de dados está adicionalmente configurado para, ao acionar os referidos meios motores para triturar o conteúdo do recipiente, introduzir um volume predeterminado de água no recipiente:
previamente acionar o injetor de água para introduzir uma primeira parte do volume predeterminado de água no recipiente, antes de acionar os referidos meios motores; e posteriormente acionar o injetor de água para introduzir uma segunda parte do volume predeterminado de água no recipiente, depois de acionar os referidos meios motores.
[0038] Numa realização, o referido processador electrónico de dados está adicionalmente configurado para acionar os referidos meios motores para agitar o conteúdo do recipiente pela referida hélice e seguidamente medir a concentração de sal indicada pelo elétrodo.
[0039] Numa realização, o referido processador eletrónico de dados está adicionalmente configurado para quando acionar o injetor de solução de calibração para introduzir a solução de calibração no recipiente, accionar o injetor de água para introduzir água no recipiente para diluir a concentração da solução de calibração até atingir uma concentração predeterminada de sal de solução de calibração.
[0040] Numa realização, o referido processador electrónico de dados está adicionalmente configurado para consultar uma base de dados com produtos de referência e, em função da concentração de sal medido, visualizar uma classificação ou visualizar num écran um indicador de cores variáveis com a concentração de sal medido.
[0041] Numa realização, o referido processador electrónico de dados está adicionalmente configurado para não accionar o injector de água para introduzir água no recipiente, até que detete que a tampa esteja fechada.
[0042] Numa realização, o referido processador eletrónico de dados está adicionalmente configurado para não acionar o injetor de solução de calibração para introduzir água no recipiente, até que detete que a tampa esteja fechada.
[0043] Numa realização, o referido processador eletrónico de dados está adicionalmente configurado para não acionar os referidos meios motores, até que detete que a tampa esteja fechada.
[0044] Numa realização, o referido processador eletrónico de dados está adicionalmente configurado para não acionar os meios motores para trituração, até que detete que o eléctrodo não esteja acoplado na tampa.
[0045] Numa realização, o referido processador eletrónico de dados está adicionalmente configurado para não acionar os meios motores para agitação, até que detete que o elétrodo está acoplado na tampa.
[0046] Numa realização, o volume predeterminado de água é aproximadamente 200 mL.
[0047] Numa realização, a água é água desionizada.
[0048] Uma realização compreende um sensor de temperatura no referido recipiente ou tampa para aferir a referida medida de concentração de sal pelo eléctrodo.
[0049] Estes factos são descritos de forma a ilustrar a solução ou soluções para os referidos problemas técnicos.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0050] Para uma mais fácil compreensão, juntam-se em anexo as figuras, as quais representam realizações preferenciais que não pretendem limitar o objeto da presente descrição.
[0051] Figura 1 - Diagrama de blocos de uma realização do dispositivo portátil.
[0052] Figura 2 - Esquema representativo dos componentes principais de uma realização do dispositivo portátil em duas versões alternativas.
[0053] Figura 3: Esquema exemplificativo de uma realização do procedimento de medição do teor de sal com uma realização do dispositivo portátil.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0054] A divulgação compreende um dispositivo portátil que permite a preparação automática de amostras de alimentos sólidos e líquidos e a determinação do seu teor de sal através do método de potenciometria direta.
[0055] De acordo com a Figura 1, uma realização do dispositivo compreende uma unidade de processamento e controlo (5) que interliga com sensores: células de carga (1) para determinação do peso da amostra, sensor de nível da amostra no copo (2) para aferição do volume, sensor de sal (3) e sensor de temperatura (4). O dispositivo controla o processo de trituração e agitação da amostra através de um motor (6), para a preparação da amostra é utilizada uma bomba que permite adicionar água (7) e também uma bomba para adicionar um padrão (8) para calibração. O utilizador pode controlar o dispositivo através de um ecrã tátil (10) e este pode também comunicar com um servidor central através de uma ligação Wi-Fi (9).
[0056] A Figura 2 apresenta um esquema representativo dos componentes principais de uma realização preferencial do dispositivo portátil. 0 dispositivo é composto por um copo ou recipiente (11) que tem no seu interior um sistema de trituração e agitação, em particular uma hélice misturadora -trituradora (12), que tritura a amostra assim como a mistura durante o teste. Este sistema é atuado por meios motores (13), em particular um motor, que está montado na estrutura inferior ao copo. 0 copo assenta num sistema de células de carga, ou seja, um sensor de peso (23), que efetua a medição do peso do conjunto. Na parte frontal existe um CPU ou processador eletrónico de dados (14) que controla todo o sistema, e agregado ao mesmo está um ecrã (15) que serve de interface com o utilizador. Na parte traseira da estrutura encontram-se depósitos de água desionizada (17) e líquido padrão (16) que por sua vez estão ligados às bombas de água desionizada (18) e líquido padrão (19) . Estas bombas alimentam os injetores de água desionizada e líquido padrão (24) para o interior do copo. Os injetores estão montados na tampa (21) do copo que serve de suporte ao sensor ou elétrodo para medição de sal (22) e também de vedação para o exterior do copo. A tampa tem um movimento rotativo e basculante criado por um mecanismo de rotação da tampa (20) .
[0057] A unidade de controlo e processamento permite também o controlo das bombas injetoras, do motor de trituração e agitação e o registo de dados da balança e do sensor de nível. Esta unidade efetua também o cálculo do teor de sal e sódio da amostra através dos dados obtidos: temperatura e diferença de potencial do padrão de calibração e peso, diluição, temperatura e diferença de potencial da amostra.
[0058] A medição do teor de sal com o dispositivo portátil é realizada conforme o esquema exemplificativo indicado na Figura 3: após seleção da categoria do alimento no ecrã táctil (10), o dispositivo inicia automaticamente a calibração com injeção da solução padrão na unidade de preparação da amostra, com o elétrodo seletivo de ião sódio inserido (13); inicia-se a agitação da solução; ao fim de 3 minutos o dispositivo regista a diferença de potencial do elétrodo medida na solução, bem como a respetiva temperatura; retira-se e lava-se com água desionizada o elétrodo e a unidade de preparação da amostra.
[0059] Para efetuar uma análise, adiciona-se o alimento a avaliar ao copo na quantidade suficiente que é indicada com um sinal luminoso no ecrã (avaliada pelas células de carga, cerca de 20 gramas) (1); o peso da amostra é registado; o dispositivo adiciona 100 ml de água desionizada e efetua a trituração da amostra; de seguida o dispositivo completa a diluição com água desionizada (até ao volume de 200 mL, aferido pelo sensor de nível); reintroduz-se o elétrodo na solução e inicia-se a agitação da mesma; ao fim de 3 minutos o dispositivo regista a diferença de potencial do elétrodo de medida inserido na solução, bem como a respetiva temperatura; a unidade de controlo e processamento calcula a concentração de sal e sódio, que são exibidos no ecrã, possibilitando a sua exportação (interface com computador portátil, tablet, smartphone) .
[0060] O sistema permite a determinação do teor de sal e sódio em alimentos, expresso em g/lOOg (ou mg/lOOg) respetivamente, a classificação do teor de sal de acordo com o semáforo de cores baseado nos valores de referência e ainda a indicação da percentagem de contribuição do alimento para o total da ingestão máxima recomendada para adultos e crianças de acordo com software desenvolvido.
[0061] O sistema estará interligado a uma base de dados para a sincronização da informação relativa aos teores de sal dos diferentes alimentos, permitindo comparação da medição com outras medições prévias.
[0062] O sistema permite a agregação de informação dos resultados das medidas efetuadas numa base de dados, garantindo a proteção e anonimato da informação, de forma a possibilitar análises macro, por exemplo de carácter geográfico e demográfico.
[0063] O termo compreende ou compreendendo quando utilizado neste documento destina-se a indicar a presença das caracteristicas, elementos, inteiros, passos e componentes mencionados, mas não impede a presença ou a adição de uma ou mais outras caracteristicas, elementos, inteiros, passos e componentes, ou grupos dos mesmos.
[0064] As realizações descritas são combináveis entre si. A presente invenção não é, naturalmente, de modo algum restrita às realizações descritas neste documento e uma pessoa com conhecimentos médios da área poderá prever muitas possibilidades de modificação da mesma e de substituições de caracteristicas técnicas por outras equivalentes, dependendo dos requisitos de cada situação, tal como definido nas reivindicações anexas. As seguintes reivindicações definem realizações adicionais da presente descrição.

Claims (28)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, que compreende:
    um recipiente (11) com uma hélice misturadora trituradora (12), um eléctrodo desacoplável (22) para medida de concentração de sal, meios motores (13) para accionar a referida hélice (12), um sensor de peso (23) do referido recipiente, um processador eletrónico de dados (14), e uma tampa (21) para o referido recipiente;
    em que a referida tampa compreende injetores de água e de solução de calibração (24), em que o referido processador eletrónico de dados (14) está configurado para:
    detetar a introdução de uma amostra de alimentos no referido recipiente pelo aumento de peso medido pelo sensor de peso (23) ;
    acionar o injetor de água (24) para introduzir água no recipiente (11) até atingir um volume predeterminado de água e acionar os referidos meios motores (13) para triturar o conteúdo do recipiente pela referida hélice (12) ;
    acionar os referidos meios motores (13) para agitar o conteúdo do recipiente (11) pela referida hélice (12) e medir a concentração de sal indicado pelo eléctrodo (22) .
  2. 2. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos de acordo com a reivindicação anterior, em que a tampa (21) compreende um acoplamento desacoplável na tampa para acoplar o referido eléctrodo (22).
  3. 3. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a referida tampa (21) está acoplada ao referido recipiente através de um acoplamento articulado (20).
  4. 4. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o referido processador electrónico de dados (14), para inicializar o dispositivo para analisar o teor de sal, está adicionalmente configurado para:
    acionar o injetor de solução de calibração (24) para introduzir uma solução de calibração de concentração predeterminada de sal no recipiente e acionar os referidos meios motores (13) para agitar o conteúdo do recipiente 811);
    medir a concentração de sal indicado pelo eléctrodo (22) ;
    calcular uma calibração do referido eléctrodo em função da concentração de sal medida e da concentração predeterminada de sal da solução de calibração.
  5. 5. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o referido processador electrónico de dados (14) está adicionalmente configurado para, ao acionar os referidos meios motores (13) para triturar o conteúdo do recipiente (11), introduzir um volume predeterminado de água no recipiente:
    previamente acionar o injetor de água (24) para introduzir uma primeira parte do volume predeterminado de água no recipiente (11), antes de acionar os referidos meios motores (13); e posteriormente accionar o injector de água (24) para introduzir uma segunda parte do volume predeterminado de água no recipiente (11), depois de accionar os referidos meios motores (13) .
  6. 6. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o referido processador electrónico de dados (14) está adicionalmente configurado para: accionar os referidos meios motores (13) para agitar o conteúdo do recipiente (11) pela referida hélice (12) e, seguidamente, medir a concentração de sal indicada pelo eléctrodo (22).
  7. 7. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o referido processador electrónico de dados (14) está adicionalmente configurado para: quando accionar o injector de solução de calibração (24) para introduzir a solução de calibração no recipiente (11), accionar o injector de água (24) para introduzir água no recipiente (11) para diluir a concentração da solução de calibração até atingir uma concentração predeterminada de sal de solução de calibração.
  8. 8. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, que compreende um écran (15) e em que o referido processador electrónico de dados (14) está adicionalmente configurado para:
    consultar uma base de dados com produtos de referência e, em função da concentração de sal medido, visualizar no écran (15) um indicador de cores variáveis com a concentração de sal medido.
  9. 9. Dispositivo portátil para alimentos, de acordo reivindicações anteriores, fecho da referida tampa processador electrónico adicionalmente configurado não accionar o injector água no recipiente (11), (21) esteja fechada.
    analisar o teor de sal em com qualquer uma das que compreende um detetor do (21) e em que o referido de dados (14) está para:
    de água (24) para introduzir até que detete que a tampa
  10. 10. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, que compreende um detetor do fecho da referida tampa e em que o referido processador electrónico de dados 814) está adicionalmente configurado para:
    não accionar o injector de solução de calibração (24) para introduzir solução de calibração no recipiente (11), até que detete que a tampa (21) esteja fechada.
  11. 11. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, que compreende um detetor do fecho da referida tampa e em que o referido processador electrónico de dados (14) está adicionalmente configurado para:
    não accionar os referidos meios motores (13), até que detete que a tampa (11) esteja fechada.
  12. 12. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o referido processador electrónico de dados (14) está adicionalmente configurado para:
    não accionar os meios motores (13) para trituração, até que detete que o eléctrodo (22) não esteja acoplado na tampa (11).
  13. 13. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o referido processador electrónico de dados (14) está adicionalmente configurado para:
    não accionar os meios motores para agitação (13), até que detete que o eléctrodo (22) está acoplado na tampa (11) ·
  14. 14. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o volume predeterminado de água é 200 mL.
  15. 15. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a água é água desionizada.
  16. 16. Dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, que compreende um sensor de temperatura no referido recipiente (11) ou tampa (21) para aferir a referida medida de concentração de sal pelo eléctrodo (22).
  17. 17. Método de operação de dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, que compreende: providenciar dispositivo que compreende um recipiente (11) com uma hélice misturadora-trituradora (12), um eléctrodo desacoplável (22) para medir concentração de sal, meios motores (13) para accionar a referida hélice, um sensor de peso (23) do referido recipiente, um processador eletrónico de dados (14), e uma tampa (21) para o referido recipiente; em que a referida tampa (21) compreende um injetor de água e um injetor de solução de calibração (24);
    detetar a introdução de uma amostra de alimentos no referido recipiente (11) pelo aumento de peso medido pelo sensor de peso (23) ;
    acionar o injetor de água (24) para introduzir água no recipiente (11) até atingir um volume predeterminado de água e acionar os referidos meios motores (13) para triturar o conteúdo do recipiente pela referida hélice (12) ;
    acionar os referidos meios motores (13) para agitar o conteúdo do recipiente (11) pela referida hélice (12) e medir a concentração de sal indicado pelo eléctrodo (22) .
  18. 18. Método de operação de dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com a reivindicação 17, que compreende para inicializar o dispositivo para analisar o teor de sal: acionar o injetor de solução de calibração (24) para introduzir uma solução de calibração de concentração predeterminada de sal no recipiente (11) e acionar os referidos meios motores (13) para agitar o conteúdo do recipiente (11);
    medir a concentração de sal indicado pelo eléctrodo (22) ;
    calcular uma calibração do referido eléctrodo (22) em função da concentração de sal medida e da concentração predeterminada de sal da solução de calibração.
  19. 19. Método de operação de dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com a reivindicação 17 ou 18, que ao acionar os referidos meios motores (13) para triturar o conteúdo do recipiente, compreende para introduzir um volume predeterminado de água no recipiente: previamente acionar o injetor de água (24) para introduzir uma primeira parte do volume predeterminado de água no recipiente (11), antes de acionar os referidos meios motores (13); e posteriormente accionar o injector de água (24) para introduzir uma segunda parte do volume predeterminado de água no recipiente (11), depois de accionar os referidos meios motores.
  20. 20. Método de operação de dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações 17-19, compreende: accionar os referidos meios motores para agitar o conteúdo do recipiente (11) pela referida hélice e, seguidamente, medir a concentração de sal indicada pelo eléctrodo.
  21. 21. Método de operação de dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações 17-20, compreende: quando accionar o injector de solução de calibração para introduzir a solução de calibração no recipiente (11), accionar o injector de água para introduzir água no recipiente (11) para diluir a concentração da solução de calibração até atingir uma concentração predeterminada de sal de solução de calibração.
  22. 22. Método de operação de dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações 17-21, compreende: consultar uma base de dados com produtos de referência e, em função da concentração de sal medido, visualizar uma classificação ou visualizar num écran um indicador de cores variáveis com a concentração de sal medido.
  23. 23. Método de operação de dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações 17-22, compreende não accionar o injector de água para introduzir água no recipiente (11), até que detete que a tampa esteja fechada.
  24. 24. Método de operação de dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações 17-23, compreende não accionar o injector de solução de calibração para introduzir solução no recipiente (11), até que detete que a tampa esteja fechada.
  25. 25. Método de operação de dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações 17-24, compreende não accionar os referidos meios motores, até que detete que a tampa esteja fechada.
  26. 26. Método de operação de dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações 17-25, compreende não accionar os meios motores para trituração, até que detete que o eléctrodo não esteja acoplado na tampa.
  27. 27. Método de operação de dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações 17-26, compreende não accionar os meios motores para agitação, até que detete que o eléctrodo está acoplado na tampa.
  28. 28. Método de operação de dispositivo portátil para analisar o teor de sal em alimentos, de acordo com qualquer uma das reivindicações 17-27, compreende aceder a uma base de dados e armazenar os dados da medição realizada compreendendo a concentração de sal medido.
PT115173A 2018-11-26 2018-11-26 Dispositivo portátil e método de operação respetivo para analisar o teor de sal em alimentos PT115173B (pt)

Priority Applications (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT115173A PT115173B (pt) 2018-11-26 2018-11-26 Dispositivo portátil e método de operação respetivo para analisar o teor de sal em alimentos
EP19835718.8A EP3887820B1 (en) 2018-11-26 2019-11-26 Portable device and method of operation thereof for analyzing salt content in food
PCT/IB2019/060170 WO2020109993A1 (en) 2018-11-26 2019-11-26 Portable device and method of operation thereof for analyzing salt content in food

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT115173A PT115173B (pt) 2018-11-26 2018-11-26 Dispositivo portátil e método de operação respetivo para analisar o teor de sal em alimentos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT115173A PT115173A (pt) 2020-05-26
PT115173B true PT115173B (pt) 2022-12-13

Family

ID=69159807

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT115173A PT115173B (pt) 2018-11-26 2018-11-26 Dispositivo portátil e método de operação respetivo para analisar o teor de sal em alimentos

Country Status (3)

Country Link
EP (1) EP3887820B1 (pt)
PT (1) PT115173B (pt)
WO (1) WO2020109993A1 (pt)

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2015138961A1 (en) * 2014-03-14 2015-09-17 Jimenez Rolando Antonio Cavazos Food preparation appliance for use with a remote communication device
GB2550585B (en) * 2016-05-23 2021-11-03 Kenwood Ltd Improvements relating to food blenders
US10022008B1 (en) * 2017-04-22 2018-07-17 Newtonoid Technologies, L.L.C. Cooking assistive device and method for making and using same

Also Published As

Publication number Publication date
EP3887820B1 (en) 2023-06-07
EP3887820C0 (en) 2023-06-07
WO2020109993A1 (en) 2020-06-04
EP3887820A1 (en) 2021-10-06
PT115173A (pt) 2020-05-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20230341366A1 (en) Monitoring breathalyzer
CN106124429B (zh) 一种饲料可消化碳水化合物总量的仿生消化测定方法
Wang et al. Assessment of the relationship between ovomucin and albumen quality of shell eggs during storage
O'Leary et al. Variation of the apparent viscosity of thickened drinks
CN108802060A (zh) 一种鸡蛋新鲜度快速无损检测系统及其方法
CN205941515U (zh) 快速检测设备
CN104132939A (zh) 一种蜂蜜中淀粉酶值的快速检测方法
PT115173B (pt) Dispositivo portátil e método de operação respetivo para analisar o teor de sal em alimentos
Więch et al. The nutritional status of healthy children using bioelectrical impedance and anthropometric measurement
Kopczynska et al. Body composition in patients with type 2 intestinal failure
CN106383200A (zh) 一种测定玉米中脂肪酸值的方法
Goswami et al. Arduino-Based Milk Quality Monitoring System
WO2006046197A1 (en) Device and method for determining the calorie content of an object
Monro Expressing the glycaemic potency of foods
RU2311759C2 (ru) Способ и устройство диагностики субклинического мастита у коров
CN206756799U (zh) 一种多功能禽蛋重金属监测装置
CN205229056U (zh) 一种用于食品中亚硝酸盐含量测定的实验装置
Thistle et al. DRIED WHOLE EGG POWDER: I. METHODS OF ASSESSING QUALITY
CN109856063A (zh) 碳酸饮料中合成色素浓度的检测方法及系统
US9015000B2 (en) Monitoring breathalyzer
CN2784918Y (zh) 食品·药品过氧化氢快速测定仪
CN205506185U (zh) 一种水冻商品净含量计量检验装置
CN204086073U (zh) 鸡蛋鲜度检测仪
CN208953523U (zh) 一种乳清粉和乳清蛋白粉稳定性测试辅助装置
CN209167045U (zh) 一种明胶生产加工用成品检测装置

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20200326

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20221206