PT109831A - Dispositivo para proporcionar tensão e imobilizar redes antigranizo, anti-insetos ou climáticas - Google Patents

Dispositivo para proporcionar tensão e imobilizar redes antigranizo, anti-insetos ou climáticas Download PDF

Info

Publication number
PT109831A
PT109831A PT109831A PT10983117A PT109831A PT 109831 A PT109831 A PT 109831A PT 109831 A PT109831 A PT 109831A PT 10983117 A PT10983117 A PT 10983117A PT 109831 A PT109831 A PT 109831A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
nets
cables
networks
positioners
posts
Prior art date
Application number
PT109831A
Other languages
English (en)
Other versions
PT109831B (pt
Inventor
Maria Pareta Rubau Joan
Original Assignee
Nova Fruticultura S L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nova Fruticultura S L filed Critical Nova Fruticultura S L
Publication of PT109831A publication Critical patent/PT109831A/pt
Publication of PT109831B publication Critical patent/PT109831B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G13/00Protecting plants
    • A01G13/02Protective coverings for plants; Coverings for the ground; Devices for laying-out or removing coverings
    • A01G13/0206Canopies, i.e. devices providing a roof above the plants

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA PROPORCIONAR TENSÃO E IMOBILIZAR REDES ANTIGRANIZO, ANTI-INSETOS OU CLIMÁTICAS, ENCONTRANDO-SE AS DITAS REDES (2A, 2B) FIXADAS POR UMA EXTREMIDADE SUPERIOR A UNS CABOS LONGITUDINAIS (11A, 11B) MONTADOS SOBRE UMAS FILEIRAS DE POSTES (1A, 1B) RELACIONADOS ATRAVÉS DE CABOS TRANSVERSAIS (3); E UNIDAS ENTRE SI DE FORMA DESCONTÍNUA PELA SUA EXTREMIDADE INFERIOR (22A, 22B); CONFORMANDO AS DITAS REDES UMA COBERTURA DE DUAS ÁGUAS. O DISPOSITIVO COMPREENDE: UNS POSICIONADORES (4) FIXADOS AOS CABOS TRANSVERSAIS (3) POR UNS GRAMPOS DE FIXAÇÃO (5); UM SEGUNDO CABO LONGITUDINAL (6) FIXADO À ALMA (41) DOS SUCESSIVOS POSICIONADORES (4) E DISPOSTO ACIMA DOS EXTREMOS INFERIORES (22A, 22B) DAS REDES DE PROTEÇÃO (2A, 2B) E, OPCIONALMENTE, UNS CABOS OU FIOS INFERIORES METÁLICOS OU SINTÉTICOS (7) DE APOIO DAS REDES, EQUIPADOS COM DOIS RAMAIS ASCENDENTES DESDE A ALMA (41) DOS POSICIONADORES (4) ATÉ AOS POSTES (1A, 1B).

Description

DESCRIgAO "DISPOSITIVO PARA PROPORCIONAR TENSÁO E IMOBILIZAR REDES ANTIGRANIZO, ANTI-INSETOS Oü CLIMÁTICAS".
Objeto da invengáo. 0 objeto da invengáo é um dispositivo para proporcionar tensáo e imobilizar redes antigranizo, anti-insetos ou climáticas, que estejam instaladas através de urnas fileiras de postes de suporte que contém cabos longitudinais fixados superiormente ás respetivas fileiras de postes.
Essas redes fixam-se pela lateral ou pela sua parte central a esses cabos longitudinais e unem-se entre si de forma descontinua pela sua outra extremidade lateral; conformando ñas ditas redes urna cobertura de duas águas, com a cumeeira nos cabos longitudinais e a parte inferior justamente no centro entre essas fileiras. A rede pode ser inteira de centro a centro de rúas contiguas ou podem ser duas redes médias unidas na cumeeira.
As estruturas, para evitar um movimento lateral, detém habitualmente urna cablagem transversal que une os postes de forma perpendicular aos cabos longitudinais.
Esse dispositivo tensor apresenta urnas particularidades construtivas orientadas para realizar urna fixagáo estável das redes pela zona correspondente á sua extremidade inferior, ou seja, pela zona intermédia de duas fileiras de postes, de forma longitudinal ao longo de toda a rede e apoiando desde a cablagem transversal superior dessa estrutura.
Nesta zona central, atualmente, as redes nao estáo fixas de forma eficaz e o seu movimento pelo vento e as cargas de granizo excessivas podem originar a rutura prematura das redes.
Campo de aplicagáo da invengáo.
Esse dispositivo para tensionamento e imobilizagao de redes é aplicado no setor da agricultura; embora, nao se exclua a protegáo de zonas exteriores públicas ou privadas destinadas ao estacionamento de veiculos ou de instalagao de diversos equipamentos.
Estado da técnica.
Atualmente existem no mercado diferentes dispositivos de protegáo com redes, sendo que, os que protegem urna maior relagáo compreendem: urnas fileiras de postes de suporte sobre as quais se encontram montadas uns primeiros cabos longitudinais, onde se fixa, através de uns grampos ou elementos similares, a extremidade superior de urnas redes de protegáo, fixando-se as ditas redes entre si, de forma descontinua, pela sua extremidade inferior; de forma que os pares de redes dispostos entre as duas fileiras de postes consecutivas formem urna espécie de cobertura de duas águas, descendente para a zona média longitudinal do espago delimitado pelas fileiras de postes consecutivas mencionadas.
Devido a esses dispositivos de protegáo se encontrarem instalados em exteriores, é preciso que a fixagáo entre as segundas extremidades das redes, que convergem na zona inferior, esteja fixada entre si de forma descontinua, de modo a que o granizo que cai sobre as redes possa descer por gravidade para a zona central e cair pelo próprio peso pelos espagos abertos definidos entre as sucessivas fixagóes da extremidade inferior das redes.
Outro requisito desses dispositivos de protegáo antigranizo é que as redes formem a dita coberta descendente a duas águas e que se mantenham na dita posigáo com urna certa tensao, com o fim de evitar que o vento se possa elevar e provocar um movimento descontrolado das redes submetendo-as a urna deterioragáo acelerada, e conseguir que o granizo que cai sobre as redes desga para a zona central de evacuagao e nao forme bolsas em zonas intermediárias, carregando as redes com um peso que pode chegar a provocar a sua rutura pelas zonas de engate com os primeiros cabos e pelas zonas inferiores de fixagáo das redes entre si.
Os meios empregues atualmente para obter essa tensao e fixagáo das redes pela zona inferior das mesmas consiste na utilizagáo de urnas bandas elásticas localizadas abaixo ou acima das redes e que se engatam por urna das suas extremidades as zonas de uniáo dos extremos inferiores das redes, e pela extremidade oposta aos postes, a arames de treliga das respetivas fileiras consecutivas ou, inclusivamente, também existem sistemas com elásticos que ligam uns reforgos intermediários da rede entre si forgando a rede plana e um pequeño funil de rede no centro entre fileiras.
Um inconveniente dessas bandas elásticas é que, ao encontrarem-se expostas a intempérie e a urna intempérie continua se deteriorem com certa rapidez, sendo preciso substitui-las com urna frequéncia elevada, o que conduz a um custo económico e ecológico importante.
Essas bandas elásticas representam outros inconvenientes, de entre os que valem a pena mencionar, que se engatam diretamente á rede e trabalham de forma pontual, podendo provocar a sua rutura, além do estorvo para a passagem de máquinas de trabalho para poda ou colheita, que supóem os que estáo dispostos abaixo da rede, e inclinados em sentido descendente para o ponto de fixagáo com o poste correspondente. A requerente da presente invengáo nao tem conhecimento da existencia de outros antecedentes de dispositivos de protegáo com redes, similares aos do tipo descrito e que permitam resolver de forma satisfatória a problemática exposta.
Descrigáo da invengáo. 0 dispositivo de tensao e imobilizagáo de redes antigranizo, anti-insetos ou climáticas, objeto da presente invengáo, apresenta urnas particularidades construtivas orientadas para resolver de forma satisfatória a problemática exposta anteriormente, dispondo de meios de fixagáo para a extremidade inferior das redes, desde a sua parte superior, sem utilizar meios elásticos e de modo que os ditos meios de fixagao nao constituam um obstáculo para as máquinas de trabalho (poda, colheita, etc.).
Esse dispositivo de tensao e imobilizagáo é aplicado em redes fixadas por urna extremidade superior a uns cabos longitudinais montados sobre urnas fileiras de postes relacionados superiormente entre si por uns cabos transversais; encontrando-se as ditas redes unidas entre si de forma descontinua pela sua extremidade inferior para conformar urna cobertura de duas águas, com a cumeeira nos cabos longitudinais e a extremidade inferior centrada longitudinalmente entre duas fileiras de postes.
Segundo a invengáo, o dito dispositivo de imobilizagáo compreende uns posicionadores, em modo de "V", que apresentam urna alma da qual saem duas asas orientadas para a zona superior e que se encontram fixadas aos cabos transversais da estrutura, com possibilidade de regulagáo lateral e na altura, através de uns grampos de fixagáo; compreende também um fio ou cabo longitudinal sintético ou metálico que se fixa á alma de todos os posicionadores em "V" na sua parte inferior e que se coloca em contacto justo e por cima das unioes das redes de protegáo no centro das rúas, ou seja, na parte inferior da capela, onde se descarregará o granizo. Esse dispositivo está em contacto com as unides de rede, mas permite que a rede desga livremente em caso de urna queda de granizo fora do normal.
Numa modalidade da invengáo, esse dispositivo incluí, opcionalmente, uns fios, cabos ou elásticos colocados abaixo da rede para apoio da mesma quando se está a abrir ou fechar, e evitar assim que desga até tocar na área de cultivo ou em elementos que estejam abaixo e evitar ruturas em caso de vento.
Esses fios, cabos ou elásticos váo desde urna cumeeira até á outra, descendo paralelamente á rede até á sua parte inferior e continuando até a seguinte cumeeira da fileira consecutiva.
Apoiam-se na parte inferior da alma do posicionador em "V", sem chegar a unir-se com o mesmo. É de interesse que esses cabos, fios ou elásticos sejam flexiveis e permitam aumentar o seu comprimento para que a rede possa descer em caso de urna grande queda de granizo.
Com as características mencionadas anteriormente, o cabo ou fio longitudinal metálico ou sintético situado sobre as unioes de rede na parte central das rúas protegidas, impede que a zona de uniao dos extremos inferiores das redes de protegao possa movimentar-se de forma incontrolada lateralmente e verticalmente por efeito do vento, por exemplo. Além disso, a montagem dos posicionadores sobre os cabos transversais através de grampos de fixagao permite variar tanto lateralmente como na altura a posigáo das almas dos ditos posicionadores e realizar um ajuste da inclinagao das duas águas formadas pelas redes.
Pela sua parte, a opgáo de cabos ou fios inferiores elásticos de apoio das redes realizam conjuntamente com o segundo cabo longitudinal urna fixagao mais estável das redes numa posigáo de uso, além de impedir a sua queda sobre os cultivos inferiores durante a dobragem e desdobragem anual das redes ñas cumeeiras.
Descrigáo das figuras.
Para complementar a descrigáo que se está a realizar e com o objetivo de facilitar a compreensáo das características da invengáo, a presente memoria descritiva acompanha-se de um conjunto de desenhos nos quais, com caráter ilustrativo e nao limitativo, tém representado o seguinte: - A Figura 1 mostra urna vista em perspetiva de um exemplo de modalidade do dispositivo para proporcionar tensao e imobilizar redes antigranizo, anti-insetos ou climáticas segundo a invengáo em posigáo de uso, - A Figura 2 mostra urna vista análoga a da figura 1, sem as redes de protegáo. - A Figura 3 mostra urna vista frontal parcial da Figura 1 na qual se podem observar os diferentes elementos de fixagáo das redes. - A Figura 4 mostra urna vista análoga á da Figura 1 com as redes recolhidas para as fileiras de suporte respetivas, a descansar sobre os cabos inferiores elásticos de apoio. - A Figura 5 mostra um detalhe de um dos posicionadores, montado através de uns grampos de fixagáo a um cabo transversal. - A Figura 6 mostra, esquemáticamente, urna vista explodida de urna das placas de fixagáo dos extremos inferiores das redes.
Modalidade preferida da invengao.
Como se pode observar na Figura 1, o dispositivo da invengáo é aplicado no tensor de redes montadas sobre urna estrutura de suporte que compreende urnas fileiras de postes (la, Ib) de suporte, encontrando-se fixos sobre os extremos superiores dos postes (la, Ib) de cada fileira uns primeiros cabos longitudinais (lia, 11b); e sobre os extremos superiores dos postes (la, Ib) de fileiras diferentes uns cabos transversais (3).
As redes (2a, 2b) a proporcionar tensáo estao fixas, de forma conhecida, por urna extremidade superior (21a, 21b), aos respetivos primeiros cabos longitudinais (lia, 11b) e fixas entre si de forma descontinua pela sua extremidade inferior (22a, 22b), conformando as ditas redes (2a, 2b) urna cobertura de duas águas, descendente para os mencionados extremos inferiores (22a, 22b). A fixagáo dos extremos inferiores (22a, 22b) das redes de forma descontinua realiza-se através de urnas placas (8) encaixáveis e desencaixáveis a pressao, definindo os extremos inferiores (22a, 22b) das redes (2a, 2b) entre as zonas de fixagáo das placas (8) uns buracos para a queda por gravidade do granizo acumulado sobre as mencionadas redes de protegáo. 0 dispositivo tensor das redes, objeto da invengáo, compreende uns posicionadores (4) de haste, em modo de "V", que apresentam urna alma (41) da qual saem duas asas (42) orientadas para a zona superior e fixadas aos mencionados cabos transversais (3) , com possibilidade de regulagáo lateral e na altura, através de uns grampos de fixagáo (5) em si conhecidos e utilizados para fixagáo dos cabos ou hastes com diferentes ángulos. 0 dispositivo compreende um segundo cabo ou fio longitudinal (6) de material metálico ou sintético que se encontra fixo á alma (41) dos mencionados posicionadores (4) e disposto por cima dos extremos inferiores (22a, 22b) das redes e das placas (8) de fixagáo dos ditos extremos inferiores das redes (2a, 2b).
Esse segundo cabo ou fio longitudinal (6) impede que os extremos inferiores das redes (2a, 2b), fixados entre as placas (8) , possam elevar-se pela agao do vento ou que se possa acumular o granizo em forma de bolsas, minimizando a deterioragao das redes; além disso, a altura deste segundo cabo longitudinal (6) pode regular-se ao ajustar a altura dos posicionadores (4) em relagáo aos cabos transversais (3), garantindo um correto tensionamento das redes (2a, 2b) inclinadas na diregao transversal.
No exemplo mostrado ñas figuras 1 a 4, este dispositivo compreende uns cabos inferiores elásticos (7) de apoio das redes, equipados com dois ramais ascendentes desde a alma (41) dos posicionadores (4) até á extremidade superior dos postes (la, Ib) das fileiras consecutivas.
Como se mostra na Figura 3, os mencionados cabos inferiores elásticos (7) também permitem o apoio das redes (2a, 2b) numa posigáo aberta, ou seja, recolhidas para ás respetivas fileiras de postes (la, Ib) quando os extremos inferiores (22a, 22b) das redes nao se encontram fixados entre si, de forma descontinua ou intermitente, pelas placas (8).
Finalmente vale a pena mencionar que a fixagáo dos cabos longitudinais (lia, 11b), dos cabos transversais (3) e dos cabos inferiores elásticos (7) sobre os extremos superiores dos postes (la, Ib) se pode realizar através de uns grampos análogos utilizados para fixar os posicionadores (4) aos cabos transversais, mas, neste caso, enroscadas sobre a extremidade superior dos ditos postes (la, Ib).
Urna vez descrita suficientemente a natureza da invengáo, assim como um exemplo de modalidade preferida, esclarece-se para os devidos efeitos, que os materiais, formato, tamanho e disposigáo dos elementos descritos poderao ser modificados, sempre e quando nao implique urna alteragao das características essenciais da invengáo que se reivindicam na sequéncia da presente descrigáo.

Claims (2)

  1. REIVINDICALES
    1. Dispositivo para proporcionar tensáo e imobilizar redes antigranizo, anti-insetos ou climáticas; encontrándose as ditas redes (2a, 2b) fixadas por urna extremidade superior a uns cabos longitudinais (lia, 11b) montados sobre urnas fileiras de postes (la, Ib) relacionados superiormente através de uns cabos transversais (3) ; e estando as ditas redes (2a, 2b) unidas entre si de forma descontinua pela sua extremidade inferior (22a, 22b); conformando as ditas redes (2a, 2b) urna cobertura de duas águas, com a cumeeira nos cabos longitudinais (lia, 11b) e a extremidade inferior centrada longitudinalmente entre duas fileiras de postes (la, Ib); caracterizado por compreender: uns posicionadores (4) em modo de "V", que apresentam urna alma (41) da qual saem duas asas (42) orientadas para a zona superior e fixadas aos cabos transversais (3) , com possibilidade de regulagáo lateral e na altura, através de uns grampos de fixagao (5) e; um segundo cabo ou fio longitudinal (6) metálico ou sintético, fixado á alma (41) dos sucessivos posicionadores (4), e disposto acima dos extremos inferiores (22a, 22b) longitudinais das redes de protegáo (2a, 2b).
  2. 2. Dispositivo, de acordo com a reivindicagáo 1, caracterizado por compreender uns cabos ou fios inferiores elásticos (7) de apoio das redes, equipados com dois ramais ascendentes desde a alma (41) dos posicionadores (4) até á extremidade superior dos postes (la, Ib) de fileiras consecutivas.
PT109831A 2016-03-07 2017-01-04 Dispositivo para proporcionar tensão e imobilizar redes antigranizo, anti-insetos ou climáticas PT109831B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES201630268A ES2579910B2 (es) 2016-03-07 2016-03-07 Dispositivo de tensionado e inmovilización de redes antigranizo, anti-insectos o climáticas

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT109831A true PT109831A (pt) 2017-09-07
PT109831B PT109831B (pt) 2017-12-06

Family

ID=56616134

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT109831A PT109831B (pt) 2016-03-07 2017-01-04 Dispositivo para proporcionar tensão e imobilizar redes antigranizo, anti-insetos ou climáticas

Country Status (3)

Country Link
ES (1) ES2579910B2 (pt)
FR (1) FR3048329B1 (pt)
PT (1) PT109831B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2785848B2 (es) * 2019-04-05 2021-02-16 G Plant Agronomist S L Cubierta protectora y metodo de instalacion y retirada de la cubierta sobre un campo de cultivo

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2848063B1 (fr) * 2002-12-05 2005-02-04 Olivier Paul Michel Moulin Filet de protection contre la grele a bordure croisee semi-jointif
ITBZ20030004A1 (it) * 2003-01-29 2004-07-30 Ferdinando Anselmi Impianto antigrandine
FR2885011B1 (fr) * 2005-04-29 2007-06-22 Helios Srl Filet de protection paragrele a elastique court central
DE202008014784U1 (de) * 2008-11-06 2009-02-05 Brändlin, Oswald Folienüberdachungssystem

Also Published As

Publication number Publication date
FR3048329A1 (fr) 2017-09-08
PT109831B (pt) 2017-12-06
ES2579910B2 (es) 2017-03-17
FR3048329B1 (fr) 2019-11-29
ES2579910A1 (es) 2016-08-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2888716A (en) Barrier structure
US7074124B2 (en) Ventilation system
US7637053B1 (en) Crop protection device
ES2869886T3 (es) Sección de la valla de alimentación
PT1439748E (pt) Dispositivo de protecção contra a intempérie para a protecção de culturas vegetais especiais sensíveis à humidade
ES2742871T3 (es) Sistema de avicultura y procedimiento para transportar huevos en un sistema de avicultura
ATE222449T1 (de) Spreuverteiler für einen mähdrescher
PT109831A (pt) Dispositivo para proporcionar tensão e imobilizar redes antigranizo, anti-insetos ou climáticas
ES2308663T3 (es) Dispositivo para la proteccion contra el granizo.
ES2254993T3 (es) Dispositivo de proteccion contra el granizo.
US3932958A (en) Plant shelter
US20150123060A1 (en) Movable Center Pivot Fence
ES2652138B2 (es) Cubierta plegable de protección
US3004543A (en) Greenhouse frame and culture apparatus incorporating said frame
PT837195E (pt) Abrigo anti-granizo
JP2011110013A (ja) 樹木用ネット
US6637369B1 (en) Covered livestock feeder for field use
KR101686938B1 (ko) 방풍 하우스
ES2215484B1 (es) Comederos para ciervos.
US11129377B1 (en) Avian nest deterrent system
KR101258392B1 (ko) 가드레일에 설치되는 로드킬 방지용 펜스
ES2395177B1 (es) Sistema de cultivo en espaldera.
AR125578A1 (es) Sistema con rieles guía rotacionales para la protección de un huerto frente a las condiciones meteorológicas
KR20170028791A (ko) 멸종위기종인 양서류 및 파충류를 보호하는 울타리
ES1217080U (es) Dipositivo de soporte de tutores de plantas

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20170331

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20171130