PT10903U - Adaptador descartável - Google Patents

Adaptador descartável Download PDF

Info

Publication number
PT10903U
PT10903U PT10903U PT1090313U PT10903U PT 10903 U PT10903 U PT 10903U PT 10903 U PT10903 U PT 10903U PT 1090313 U PT1090313 U PT 1090313U PT 10903 U PT10903 U PT 10903U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
test tube
disposable adapter
urine
disposable
adapter
Prior art date
Application number
PT10903U
Other languages
English (en)
Other versions
PT10903T (pt
Inventor
Carlos Jo O Gomes De Figueiredo
Original Assignee
Carfi Fábrica De Plásticos E Moldes Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Carfi Fábrica De Plásticos E Moldes Sa filed Critical Carfi Fábrica De Plásticos E Moldes Sa
Priority to PT10903U priority Critical patent/PT10903U/pt
Publication of PT10903T publication Critical patent/PT10903T/pt
Publication of PT10903U publication Critical patent/PT10903U/pt

Links

Abstract

O PRESENTE MODELO DE UTILIDADE REFERE-SE A UM ADAPTADOR DESCARTÁVEL PARA APLICAÇÃO EM TUBOS DE ENSAIO. O ADAPTADOR DESCARTÁVEL ENCAIXA NO TUBO DE ENSAIO PELO BOCAL DE SAÍDA (6), ATÉ EMBATER NO BATENTE CIRCULAR (5). POSSIBILITA AO UTILIZADOR A MICÇÃO DIRECTA PARA O TUBO, A FIM DE SER RECOLHIDA UMA AMOSTRA DE URINA PARA URINÁLISE. O ADAPTADOR DESCARTÁVEL CARACTERIZA-SE POR COMPREENDER UM BOCAL DE ENTRADA (3) COM CANTOS ARREDONDADOS, ZONAS RECARTILHADAS (1) EM LADOS OPOSTOS, PARA O UTILIZADOR SEGURÁ-LO E EVITAR O SEU DESLIZE. CONTÉM TAMBÉM ZONAS DE ESCAPE DE AR (2) VERTICAIS, EM TORNO DO BOCAL DE SAÍDA (6), PARA QUE, O AR SE EXPILA ENQUANTO ENTRA LÍQUIDO. NO INTERIOR DO BOCAL DE SAÍDA (6), DO ADAPTADOR DESCARTÁVEL, EXISTE UMA CRUZETA DE REFORÇO (4) PARA ESTE NÃO SOFRER DEFORMAÇÃO QUANDO É ENCAIXADO NO TUBO DE ENSAIO.

Description

1
Descrição
Adaptador Descartável
Domínio técnico da invenção 0 presente modelo de utilidade descreve um adaptador descartável, com dimensões de encaixe normalizado, para aplicação em tubos de ensaio. 0 adaptador descartável é produzido com matéria-prima polimérica reciclável de reduzida espessura, que permite adicionar um aditivo para a diminuição do coeficiente de atrito que a matéria-prima oferece à passagem de urina, facilitando o seu deslizamento, eliminando assim gotas de urina após a sua utilização.
Actualmente, os utilizadores usam colectores de urina para a sua recolha que irá ser posteriormente analisada.
Com a utilização dos colectores de urina, o analista transferirá, de forma manual, para o tubo de ensaio uma porção, a correspondente ao enchimento do tubo de ensaio. 0 analista, ao efectuar a transição de urina incorre no risco de a derramar para fora do tubo de ensaio. Com a utilização do colector de urina, só uma pequena porção de urina é aproveitada no procedimento da urinálise. 0 adaptador descartável após o seu encaixe no tubo de ensaio, possibilita ao utilizador a micção directa para o mesmo, que contém um bocal de entrada com diâmetro maior do que o diâmetro bocal de entrada de um colector de urina. 0 facto do adaptador descartável possuir um bocal de entrada com diâmetro maior que o do colector de urina facilita a micção para o interior do tubo de ensaio. A presente invenção visa eliminar um passo operativo do analista durante o processo da análise clínica - a transição da urina a partir do colector de urina para o 2 tubo de ensaio, permitindo uma economia de tarefas operadas pelo analista.
Com recurso ao adaptador descartável, recolhendo o liquido directamente para o tubo de ensaio, a quantidade recolhida é a estritamente necessária para a realização da urinálise. 0 analista, ao receber do utilizador o tubo de ensaio com o liquido, insere-o directamente na máquina de análise de urina. A utilização do adaptador descartável reduz o número de componentes plásticos, utilizados no processo de análises clinicas da urina. 0 adaptador descartável permite uma economicidade de custos na produção de componentes plásticos, em equiparação com o colector de urina. A técnica anterior 0 presente modelo de utilidade surgiu da necessidade de se encontrar uma solução económica, de valor acrescentado e célere, que simplifique e elimine tarefas nos procedimentos das análises clínicas.
No estado da técnica encontram-se colectores de urina e tubos de ensaio. Os colectores de urina são usados pelo utilizador, para a colheita de urina que irá ser analisada em laboratório.
Constatou-se que os analistas atravessam por algumas dificuldades, enquanto efectuam a tarefa manual de transição de urina, do colector para um tubo de ensaio. Durante este procedimento, o analista transfere do colector uma pequena porção de urina para o tubo de ensaio, que depois irá ser colocado na máquina de análise de urina. Este, ao transferir de forma manual, a urina do colector para o tubo de ensaio, incorre na possibilidade de a derramar. 3
De forma a tornar o processo de urinálise mais célere, eliminando a tarefa operativa supradita, foi desenvolvida a presente invenção. A presente invenção quando comparada com um colector de urina, permite uma economicidade de custos de produção de componentes plásticos. A produção em massa apenas da tampa do colector de urina, tem um custo económico mais elevado do que a produção em massa do próprio adaptador descartável.
Descrição das figuras
No sentido de complementar a descrição pormenorizada do presente modelo de utilidade, e de providenciar um melhor entendimento das suas caracteristicas técnicas e os pormenores técnicos empregues na concepção do adaptador descartável, são apresentadas as figuras com a seguinte descrição: FIG. 1 - Vista em plano do adaptador descartável; FIG. 2 - Vista isométrica do adaptador descartável; FIG. 3 - Vista de topo do adaptador descartável; FIG. 4 - Encaixe do adaptador descartável no tubo de ensaio; FIG. 5 - Vista em corte do encaixe do adaptador descartável no tubo de ensaio.
Descrição detalhada das figuras FIG. 1 - A figura 1 apresenta uma vista em plano do adaptador descartável. É constituído pelo bocal de entrada (3), bocal de saída (6) com zonas de escape de ar (2), batente circular de encaixe (5) , zonas recartilhadas em lados opostos (1) e cruzeta de reforço (4). 4 FIG. 2 - A figura 2 apresenta uma vista isométrica do adaptador descartável. É visível o bocal de saída (6) com zonas de escape de ar (2), a reentrância (8) em torno do batente circular (5) e a zona recartilhada (1). FIG. 3 - A figura 3 apresenta uma vista de topo do adaptador descartável. É visível o bocal de entrada (3) e a cruzeta de reforço (4). FIG. 4 - A figura 4 apresenta o encaixe do adaptador descartável no tubo de ensaio (7). É visível a reentrância (8) em torno do batente circular (5), as zonas recartilhadas (1) e o bocal de entrada (3). FIG. 5 - A figura 5 apresenta uma vista em corte. É visível em pormenor o encaixe do adaptador descartável no tubo de ensaio (7) limitado pelo batente circular de encaixe (5).
Descrição pormenorizada da invenção
Com referência às figuras é de seguida descrita a execução distinta do invento, constituído pelas características técnicas representadas nestas. 0 adaptador descartável compreende: um bocal de entrada (3), zonas recartilhadas (1) em lados opostos, um batente circular (5), um bocal de saída (6) com zonas de escape de ar (2) verticais e no seu interior uma cruzeta de reforço (4). 0 adaptador descartável permite o encaixe e desencaixe directo no tubo de ensaio (7). 0 adaptador contém zonas recartilhadas (1) gue se encontram localizadas em lados opostos. Estas destacam-se pelas saliências no adaptador descartável e permitem ao utilizador agarra-lo com maior facilidade e eficácia, 5 garantindo que o adaptador não deslize enquanto se procede ao seu encaixe ou desencaixe no tubo de ensaio (7).
Na utilização do adaptador descartável, o utilizador segura-o pelas zonas recartilhadas (1) e encaixa-o no tubo de ensaio (7) pelo bocal de saída (6). 0 bocal de saída (6) do adaptador descartável possui um diâmetro inferior ao diâmetro do bocal do tubo de ensaio (7) . 0 diâmetro do bocal de saída (6) foi dimensionado com base na normalização de diâmetros utilizados nos tubos de ensaio (7). 0 diâmetro dimensionado para o bocal de saída (6) permite o encaixe do adaptador descartável no interior do referido tubo (7). 0 encaixe do adaptador no tubo de ensaio (7) é limitado pelo batente circular (5), que possui um diâmetro maior que o diâmetro do bocal de saída (6) do adaptador. 0 referido diâmetro do batente circular (5) é igual ao diâmetro exterior do tubo de ensaio (7), para limitar o encaixe do adaptador no tubo de ensaio (7) e garantir que este não oscile lateralmente. A dimensão da altura do bocal de saída (6) do adaptador descartável é suficiente para garantir que com o seu encaixe no tubo de ensaio (7), este não oscile lateralmente, de forma a se desencaixar. 0 batente circular (5) limita a altura do encaixe do bocal de saída (6) no tubo de ensaio (7), uma vez que possui um diâmetro superior a este.
Em torno do bocal de saída (6), existem quatro zonas de escape de ar (2) verticais, para o ar se expelir enquanto entra o líquido. As zonas de escape de ar (2) correspondem a reentrâncias verticais no bocal de saída (6) e terminam no batente circular (5). Em torno do batente circular (5) existem reentrâncias (8) correspondentes às zonas de escape 6 de ar (2) para garantir com o encaixe do adaptador descartável no tubo de ensaio (7), as zonas de escape de ar (2) fiquem desimpedidas e o ar expele-se enquanto entra liquido.
As zonas de escape de ar (2) servem para que o ar saia quando entra liquido para o tubo de ensaio (7) .
Volumetricamente tem de sair a mesma quantidade de ar, como a quantidade de liquido que entra no interior do tubo de ensaio (7). Se as zonas de escape de ar (2) não existissem, a única forma de saida de ar seria pelo bocal de saida (6), onde passa o liquido. Uma vez que o orifício do bocal de saída (6) está preenchido pelo líquido, o ar não sai e o líquido não entra.
No interior do bocal de saída (6), existe uma cruzeta de reforço (4), que garante que o adaptador descartável quando é encaixado no tubo de ensaio (7) não sofre deformação e mantém-se ajustado a este. Além de garantir o ajuste do adaptador descartável ao tubo de ensaio (7), a cruzeta de reforço (4) também garante a uniformidade de saída de ar pelas zonas de escape de ar (2). 0 adaptador descartável possui um bocal de entrada (3), com um diâmetro superior ao diâmetro dos colectores de urina, que em comparação com estes, facilita a micção, já que a área utilizável é maior. 0 bocal de entrada (3) contém cantos circulares arredondados, para não magoar os utilizadores durante a sua utilização.
As vantagens do adaptador descartável em relação aos acessórios utilizados na urinálise e existentes no estado da técnica são as seguintes: • Vantagens económicas:
Apresenta valor acrescentado e abre novas perspectivas de mercado por ser um acessório novo, do ponto de vista de 7 aplicação pelos utilizadores e analistas de laboratórios. Conduz a perspectivas inovadoras no mercado da indústria farmacêutica e produtos de laboratório. Trata-se de um acessório concebido em matéria-prima polimérica reciclável com reduzida espessura, o que reduz os gastos económicos com a matéria-prima, produção de moldes, ferramentas e logística. 0 custo total de produção, dos colectores de urina constituídos por duas ou mais peças plásticas, é mais elevado do que a produção do próprio adaptador descartável. • Vantagens para o analista de laboratório:
No processo de urinálise, evita-se a transição manual de urina do colector de urina para o tubo de ensaio (7), eliminando essa fase no procedimento da análise clínica. Após recepcionar do utilizador o tubo de ensaio (7), o analista pode coloca-lo directamente na máquina de análise de urina para a sedimentação. Com a utilização do adaptador descartável, os colectores de urina deixam de ser usados. • Vantagens para o utilizador:
Trata-se de um acessório novo do ponto de vista de utilização. 0 adaptador descartável é concebido com o bocal de entrada (3) com diâmetro superior ao diâmetro do bocal de entrada dos colectores de urina existentes no estado da técnica, o que facilita a sua utilização. Após a sua utilização, o adaptador descartável é desencaixado do tubo de ensaio (7) e colocado na reciclagem. 0 tubo de ensaio selado, é entregue ao analista para análise clínica.
Marinha Grande, 1 de Outubro de 2013

Claims (1)

  1. Re ivindi cações Ia. Adaptador descartável de aplicação em tubos de ensaio caracterizado por compreender um bocal de saída (6) com zonas de escape de ar (2) verticais, um batente circular (5) com diâmetro superior ao bocal de saída (6). 2a. Adaptador descartável de aplicação em tubos de ensaio de acordo com a reivindicação n°l, caracterizado pelas zonas de escape de ar (2) verticais estarem localizadas em torno do bocal de saída (6). 3a. Adaptador descartável de aplicação em tubos de ensaio de acordo com a reivindicação n°l, caracterizado pelo batente circular (5) limitar a altura do encaixe do bocal de saída (6) . 4a. Adaptador descartável de aplicação em tubos de ensaio de acordo com a reivindicação n°l, caracterizado pela cruzeta de reforço (4), estar localizada no interior do bocal de saída (6) uniformizando a saída do ar pelas zonas de escape de ar (2). Marinha Grande, 1 de Outubro de 2013
PT10903U 2013-03-22 2013-03-22 Adaptador descartável PT10903U (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10903U PT10903U (pt) 2013-03-22 2013-03-22 Adaptador descartável

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10903U PT10903U (pt) 2013-03-22 2013-03-22 Adaptador descartável

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT10903T PT10903T (pt) 2014-09-22
PT10903U true PT10903U (pt) 2014-12-24

Family

ID=51842961

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10903U PT10903U (pt) 2013-03-22 2013-03-22 Adaptador descartável

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT10903U (pt)

Citations (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4335730A (en) * 1979-08-30 1982-06-22 Griffin Gladys B Collector assembly and specimen tube therefor
GB2098487A (en) * 1981-05-18 1982-11-24 Sta Te Srl Device for collecting and holding urine
US5622183A (en) * 1993-11-09 1997-04-22 Hazard; James T. Urine specimen and other body fluids collection device

Patent Citations (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4335730A (en) * 1979-08-30 1982-06-22 Griffin Gladys B Collector assembly and specimen tube therefor
GB2098487A (en) * 1981-05-18 1982-11-24 Sta Te Srl Device for collecting and holding urine
US5622183A (en) * 1993-11-09 1997-04-22 Hazard; James T. Urine specimen and other body fluids collection device

Also Published As

Publication number Publication date
PT10903T (pt) 2014-09-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
USD765837S1 (en) Liquid transfer device with integral vial adapter
CN105730799A (zh) 一种管装胶水的挤胶器
CN210472517U (zh) 一种多功能负压系统
CN208708186U (zh) 一种用于收集秸秆夹紧装置
PT10903T (pt) Adaptador descartável
CN204340137U (zh) 一种塑料模具专用冷却系统
CN205668741U (zh) 一种设置有挂袋装置的垃圾篓
CN205098583U (zh) 一种药片计数器
CN206960716U (zh) 一种具有冷却功能的光纤准直器
CN206603970U (zh) 一种吸奶器与储奶袋的连接器
CN205344972U (zh) 一种图书管理用书籍搬运车
CN206315810U (zh) 一种医疗实验用定量滴管
CN208076526U (zh) 一种白血病检测试剂盒
CN205761237U (zh) 一种密闭体液留置器用试管塞
CN211325083U (zh) 一种一次性使用安全型采血针
CN203555990U (zh) 腹膜透析液袋的输液口管与折断阀的连接结构
CN204445839U (zh) 一种用于测量产妇羊水量的装置
CN204937325U (zh) 一种用压扁管材制作的电动自行车车筐
CN209565466U (zh) 一种散热性高的浇铸模具
CN219580578U (zh) 一种抗凝样品螺纹管
CN209580418U (zh) 一种塑料管材挤出成型模具
CN203506643U (zh) 一种拖把
CN218636197U (zh) 一种方便计量收集眼药水及上药使用的眼药盒
CN211244953U (zh) 一种带有抽拉杆保护结构的注射器
CN206599427U (zh) 便于耦合剂分装的装置

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 20131003

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 20141219