PT107384A - Método e dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de atm - Google Patents

Método e dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de atm Download PDF

Info

Publication number
PT107384A
PT107384A PT107384A PT10738413A PT107384A PT 107384 A PT107384 A PT 107384A PT 107384 A PT107384 A PT 107384A PT 10738413 A PT10738413 A PT 10738413A PT 107384 A PT107384 A PT 107384A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
atm
containers
container
dispenser
protection device
Prior art date
Application number
PT107384A
Other languages
English (en)
Inventor
Pedro Bordalo Pinheiro
António Melo Vaz
Paulo Miranda Reis
Original Assignee
Pnp Tech S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pnp Tech S A filed Critical Pnp Tech S A
Priority to PT107384A priority Critical patent/PT107384A/pt
Priority to EP14838882.0A priority patent/EP3091515B1/en
Priority to PCT/PT2014/000081 priority patent/WO2015102504A1/pt
Publication of PT107384A publication Critical patent/PT107384A/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07FCOIN-FREED OR LIKE APPARATUS
    • G07F19/00Complete banking systems; Coded card-freed arrangements adapted for dispensing or receiving monies or the like and posting such transactions to existing accounts, e.g. automatic teller machines
    • G07F19/20Automatic teller machines [ATMs]
    • G07F19/205Housing aspects of ATMs

Landscapes

  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Accounting & Taxation (AREA)
  • Finance (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)
  • Warehouses Or Storage Devices (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO DIZ RESPEITO A UM MÉTODO DESTINADO À PROTECÇÃO DE CONTENTORES DE UM DISPENSADOR DE ATM QUE, COM RECURSO À LIGAÇÃO ELECTRÓNICA E ACTUALIZAÇÃO DE ESTADO DE FUNCIONAMENTO ENTRE PELO MENOS UM DISPOSITIVO DE PROTECÇÃO PARA OS CONTENTORES DO DISPENSADOR DE ATM (10) E PELO MENOS UM CONTENTOR COM MEIOS DE NEUTRALIZAÇÃO DE VALORES (200), ASSOCIADOS A UMA ATM (400), ALCANÇAR UMA SOLUÇÃO TÉCNICA QUE EVITE A ACTIVAÇÃO INDEVIDA DOS MEIOS DE NEUTRALIZAÇÃO DE VALORES AQUANDO DA OPERAÇÃO DE MANUTENÇÃO POR PARTE DE UM OPERADOR. A PRESENTE INVENÇÃO INCLUI AINDA UM DISPOSITIVO ADEQUADO PARA IMPLEMENTAR O MÉTODO DE PROTECÇÃO PARA OS CONTENTORES DO DISPENSADOR DE ATM (400).

Description

DESCRIÇÃO
"MÉTODO E DISPOSITIVO DE PROTECÇÃO PARA OS CONTENTORES DO DISPENSADOR DE ATM"
ÂMBITO DA INVENÇÃO
Os meios de neutralização de valores por liquido, fumo ou calor, utilizados na protecção dos valores dentro de contentores à guarda dum ATM (do inglês Automated Teller Machine) ou Cash Machine, doravante designada por ATM, apresentam um índice de falsas activações elevado.
Esses meios de neutralização funcionam e destroem os valores no momento errado, devido a um erro de manipulação, em virtude do pessoal credenciado não respeitar as regras e os tempos de funcionamento definidos por cada fabricante dos meios de neutralização de valores sempre que os contentores estão protegidos e em simultâneo são manipulados para serem municiados com valores ou para serem alvo duma intervenção técnica.
Os meios de neutralização funcionam uma vez de forma irreversível o que torna estes erros do pessoal credenciado representativos de custos e de paragens abruptas do funcionamento do ATM com prejuízos elevados para o negócio do ATM.
ESTADO DA TÉCNICA São conhecidas do estado da técnica diversas soluções que pretendem igualmente proporcionar, simultaneamente, uma protecção continua de ATM e medidas que impeçam o mau manuseamento por parte de operadores de manutenção, evitando a activação de medidas de segurança irreversíveis - em situações que não constituem intrusão. 0 pedido de patente PT 106146 A revela um equipamento que se direcciona ao problema da protecção de bens em dispositivos de protecção como caixas-fortes, cofres ou ATM, e que partilha algumas das características técnicas da presente invenção, principalmente associadas à constituição do aparelho. No entanto, este equipamento não está programado de tal forma a implementar um método que proporcione um bloqueio condicional, como designado no presente pedido, que permita que pelo menos dois contentores com meios de neutralização de valores (200), e/ou pelo menos dois dispositivos de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10), se encontrem em comunicação no sentido de manter ambos bloqueados enquanto não ocorrer o desbloqueio do conjunto. Verificando-se outras diferenças, esta leva no entanto a que o problema de falha por repetição por parte do operador seja eliminado, proporcionando uma melhoria significativa no aparelho, ao reduzir o número de activações indevidas. 0 pedido de patente US 2011/0155026 AI revela igualmente um equipamento para protecção de bens, concretamente num ATM, e que inclui caracteristicas técnicas com o propósito de evitar falsas ou indevidas activações, por mau manuseamento do equipamento, através de vários modos de funcionamento configuráveis no equipamento de protecção, que consagram a activação ou desactivação dos meios de neutralização de cada contentor com meios de neutralização de valores (200) . No entanto, este equipamento não está também configurado de forma a proporcionar um bloqueio, uma partilha de condições entre contentores e dispositivos de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10), não permitindo assim reduzir as falsas activações na mesma medida que a presente invenção, tal como acontece com o pedido PT 106146 A. O pedido de patente EP 2511822 AI revela um equipamento para protecção de bens em que, tal como no documento US 2011/0155026 Al, existe um controlador com vários modos de funcionamento, que permita evitar falsas activações, através da configuração de um modo dito "normal", em que as medidas de segurança não estão activadas e um operador pode manusear o equipamento, e um modo dito de "ameaça", em que os meios de neutralização de cada contentor com meios de neutralização de valores (200) estão activos, sob detecção de intrusão.
No entanto, também o método descrito neste documento não permite a actualização de estado de contentores com meios de neutralização de valores (200) ligados electronicamente a um dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10), levando a que não permita uma melhoria na mesma medida que a presente invenção, tendo em conta os objectivos que se pretende alcançar.
VANTAGENS E PROBLEMAS TÉCNICOS A presente invenção pretende assim melhorar os sistemas existentes no estado da técnica, no sentido de evitar o grande número de falsas activações decorrentes do manuseamento do equipamento por parte de operadores. O método e aparelho da presente invenção pretendem, através de um conjunto de restrições e de um esquema baseado principalmente num método de bloqueio condicional com actualização de informação, autenticação/credenciação e apresentação de dados em interface, evitar que um equipamento com diversos contentores seja indevidamente activado.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A presente invenção diz respeito a um dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM, localizado na parte anterior do dispensador, em frente a todos os contentores do ATM, a qual permanece bloqueada sempre que os contentores, guardados no dispensador, têm os meios de neutralização de valores no estado protegido, só desbloqueando quando os respectivos contentores passam para o estado em que podem ser manipulados de forma segura. 0 dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10), através do seu ecrã táctil e por ligação ao computador do ATM, informa os variados contentores que estão no dispensador através do seu identificador (do inglês "identification number") e associa a cada identificador o seu estado de funcionamento, a data prevista para manutenção preventiva, o estado de bateria, e os eventos com dia e hora de ocorrência dos estados, erros e anomalias. O dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) inclui na sua estrutura sensores de movimento, impacto, temperatura, sensor de intrusão (tamper), e entradas extras para ligação de sensores de segurança externos, como sensor de gás, sensor de líquidos, e sensores de integridade do cofre-forte. Estes sensores e estas entradas estão adaptados para o dispositivo de protecção dos contentores do dispensador de ATM (10) descrito na presente invenção registar os seus valores numa matriz decisional e caso os mesmos ultrapassem os valores de referência, ocorres uma decisão de detecção preventiva de intrusão, informando de imediato os meios de neutralização de cada contentor de que o cofre-forte da ATM (400) está a ser alvo duma tentativa de intrusão, permitindo assim que os meios de neutralização actuem em conformidade, preventivamente. A matriz decisional constitui portanto parte do método implementado pelo microprocessador, sendo configurada para operar por conjunção lógica (AND) ou disjunção lógica (OR) dos valores registados dos sensores e das entradas do dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (100), de tal forma que quando sejam ultrapassadas as referências/valores limite, constituam condições necessárias e suficientes de activação de alerta de intrusão aos contentores do ATM (200) .
O dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) descrito na presente invenção comunica com cada contentor com base em meios de comunicação que podem consistir em contacto eléctrico fisico ou via comunicação sem fios: como RF radiofrequência ou de infravermelho, doravante designada por IR (do inglês IR - infrared) . O dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) comunica com os outros dispositivos de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10), através de RF ou através de BUS. O dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) comunica igualmente com o computador do ATM (100) via sem fios: por radiofrequência ou através de infravermelhos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A descrição que se apresenta a seguir é feita com referência aos desenhos anexos que são apresentados apenas a titulo de referência, sem qualquer carácter limitativo, e em que: A figura 1 representa uma vista explodida do dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10); - A figura 2 representa uma vista do computador (100) e do cofre do ATM sem o dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10); - A figura 3 representa uma vista do computador (100) e do cofre do ATM com o dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10); - A figura 4 representa uma vista do dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) a comunicar por RF ou BUS com o computador do ATM (100); - A figura 5 representa uma vista do dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) a comunicar por RF, IR ou contacto eléctrico com cada um dos respectivos contentores com meios de neutralização de valores (200); - A figura 6 representa uma vista de dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) associadas a ATM (400) distintos a comunicar entre si.
Legenda dos números de referência (10) dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (contém barreira fisica) (20) fechadura (30) ecrã táctil (40) placa electrónica (50) detectores e de comunicação com os contentores (60) bateria de alimentação ininterrupta (70) cabo de ligação BUS aos sensores do ATM e ao
computador do ATM
(100) computador do ATM
(200) contentores com meios de neutralização de valores (400) ATM
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO O dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10), representado na figura 1, compreende uma barreira fisica, ou seja, uma porta com dobradiças bem como uma fechadura electromecânica (20) comandada por uma placa electrónica (40) com microprocessador, um ecrã táctil (30), com meios de comunicação com os contentores com meios de neutralização de valores (200) através de contactos eléctricos, infravermelhos ou radiofrequência, com uma ligação remota por barramento cablado (70) ou sem fios, e com uma bateria de alimentação ininterrupta (60) para autonomia de alimentação em caso de falha ou rotura de alimentação do ATM (400), tudo integrado dentro do dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10).
Conforme se pode observar na figura 3, o dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) está fixo por parafusos ao dispensador, e é interligado electricamente ao ATM (400) ao nivel da alimentação, dos sensores de abertura da porta do cofre e de outros sensores de protecção do ATM (400) . O dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) é interligado ao computador do ATM através do barramento cablado (70) ou por comunicação sem fios. A placa electrónica (40) do dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) contém um microprocessador e integra um sensor de intrusão (tamper), entradas de outros sensores externos e os sensores de:
Movimento 3D, segundo o eixo X, Y, Z;
Impacto;
Temperatura;
Posição de fechadura (20);
Alimentação de fechadura (20);
Os valores destes sensores e entradas são registados dinamicamente com dia/hora numa matriz decisional que irá iniciar e influenciar o processo de neutralização de cada contentor caso atinjam os valores pré-definidos para cada ATM (400) .
Os estados de funcionamento de cada contentor com meios de neutralização de valores (200), através da configuração do microprocessador da placa electrónica (40), são: - Estado protegido (não se pode manusear o contentor, ou seja, todos os meios de neutralização de cada contentor ligados e todos os meios de detecção de intrusão ligados); - Estado desprotegido (pode-se manusear e abrir o contentor, ou seja, todos os meios de neutralização de cada contentor desligados); - Estado transporte em pavimento (pode-se manusear com regras e tempos sem abrir o contentor, ou seja, todos os meios de neutralização de cada contentor ligados e parte dos meios de detecção de intrusão ligados).
Adicionalmente, o estado de funcionamento de cada dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) consiste em aberto, que corresponde à abertura da fechadura (20), ou fechado, que corresponde ao fecho da fechadura (20).
Assim, o microprocessador da placa electrónica (40) encontra-se programado de tal forma a: - Detectar a abertura credenciada da porta do cofre-forte da ATM promovendo comandos de mudança de estado dos meios de neutralização de cada contentor. Os meios de neutralização de cada contentor podem mudar de estado automaticamente com a abertura credenciada da porta do cofre ou com a digitação de código pessoal introduzido no ecrã táctil (30). - Detectar a presença de cada contentor com meios de neutralização de valores (200) no dispensador do ATM.
Comunicar com cada um dos detectores (50), respectivamente localizados nos contentores com meios de neutralização de valores (200) por radiofrequência ou por infravermelho ou por contacto eléctrico.
Enviar as ordens de mudança de estado de funcionamento, para cada contentor com meios de neutralização de valores (200) conforme parametrização definida no dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) ou no computador do ATM (100) . - Registar em eventos com dia e hora se os meios de neutralização dentro dos contentores que protege se mantêm íntegros, funcionais, sem erros ou anomalias, e identificar o identificador de cada contentor que se encontra à sua guarda.
Detectar, receber e processar os alertas de manutenção preventiva e correctiva que cada contentor solicite ou exija. - Comunicar com uma caixa negra, adaptada para armazenar em memória todos os eventos dos últimos estados de funcionamento de cada contentor com meios de neutralização de valores (200) e do dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) referenciados a dia e hora. - Visualizar os dados guardados na caixa negra e os alertas registados através do seu ecrã táctil ou remotamente através do computador do ATM (100) .
Gerar alertas, no ecrã táctil (30) ou via computador do ATM, para que o pessoal credenciado conheça o estado de cada contentor com meios de neutralização de valores (200) e a sua localização naquele momento. O microprocessador da placa electrónica (40) do dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) está programado para receber remota ou localmente informação da sequência correcta de abertura da porta do cofre-forte, comunicar com os contentores com meios de neutralização de valores (200) por contacto fisico ou sem fios - como infravermelhos ou por radiofrequência -, e reproduzir o estado de cada contentor no seu ecrã táctil (30), informando consequentemente o pessoal credenciado do motivo pelo qual o dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) permanece bloqueado não permitindo o acesso aos contentores.
Através da introdução de informação adequada no computador do ATM (100), ou seja, através da abertura válida da porta do cofre-forte ou através da digitação de um código pessoal no ecrã táctil (30), o dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) - por via do microprocessador da placa electrónica (40) inicia a ordem de alteração do estado de funcionamento dos contentores com meios de neutralização de valores (200), e quando todos os contentores com meios de neutralização de valores (200) tiverem respondido com sucesso à ordem, o dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) desbloqueia a sua fechadura (20) e permite o acesso para manuseamento dos contentores com meios de neutralização de valores (200) em estado desprotegido ou em estado de transporte de pavimento, já sem risco de neutralização indevida. O dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) consiste assim numa protecção que impede a saida dos contentores com meios de neutralização de valores (200) do dispensador do ATM (400) sempre que estes não possam ser manipulados de forma segura, impedindo as falsas neutralizações.
Adicionalmente, a matriz decisional que o dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) supervisiona através dos seus sensores e entradas externas da placa electrónica (40) e pela conjunção dos registos e das condições necessárias e suficientes para abertura ou não do dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) permite dar aos meios de neutralização instalados nos contentores com meios de neutralização de valores (200) à sua guarda, informações adicionais que contribuem para anular as falsas neutralizações. Um exemplo da operação do microprocessador com base na matriz decisional consiste na verificação da ordem de abertura correcta da ATM (400) .
Um dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) está condicionalmente bloqueado com pelo menos um contentor com meios de neutralização (200) incluído associado a uma mesma ATM (400) . Deste modo, cada dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) apenas alterará o seu estado de funcionamento de fechado para aberto quando receber informação do pelo menos um contentor com meios de neutralização (200) com o qual se encontra electronicamente ligado, indicando que este mudou o seu estado de funcionamento de protegido para desprotegido.
Conforme representado na figura 6, o pelo menos um dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) associado a um ATM poderá estar adicionalmente ligado electronicamente a pelo menos um outro dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) associado a um ATM (400) distinto, que se encontre dentro do mesmo alcance de comunicação de radiofrequência. Assim é possível impedir que os seus contentores com meios de neutralização de valores (200) sejam manipulados em simultâneo, promovendo condições de segurança acrescidas nesse espaço. Esta funcionalidade pode ser implementada em zonas onde coexistam várias ATM (400), sendo que a ocorrência de uma tentativa de intrusão e assim permite que os meios de neutralização actuem em conformidade.
Tal bloqueio condicional ocorre por comunicação entre pelo menos dois dispositivos de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10), referentes a dois ATM (400) distintos, sendo que o bloqueio manter-se-á nos dois dispositivos de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) enquanto não ocorrer um procedimento de desbloqueio, anteriormente descrito, em ambos.
Como será evidente a um perito da arte, é possível, várias alterações de pormenor, as quais, contudo devem ser incluídas no âmbito da presente invenção. A invenção deve apenas ser limitado pelo espírito das reivindicações que se seguem.
Lisboa, 30 de Dezembro de 2014

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Método implementado por sistema de protecção para os contentores do dispensador de ATM possuidora de um cofre-forte, caracterizado por conter os seguintes passos: a. pelo menos um contentor com meios de neutralização de valores (200) ser electronicamente ligado a pelo menos um dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10); b. o pelo menos um contentor com meios de neutralização de valores (200) e o pelo menos um dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) serem programados para manterem pelo menos um estado de funcionamento, distintos entre si; c. o pelo menos um dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) alterar o seu o estado de funcionamento, desbloqueando uma fechadura (20), apenas quando sejam recebidas mensagens de alteração do estado de funcionamento de todos os contentores com meios de neutralização de valores (200) com os quais se encontra electronicamente ligado.
  2. 2. Método de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por a informação do estado de funcionamento de cada contentor com meios de neutralização de valores (200) e de cada dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) ser apresentada localmente e em tempo-real num ecrã táctil (30) ou através do computador do ATM (100) .
  3. 3. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por cada contentor com meios de neutralização de valores (200) e cada dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) ser endereçável via rede de comunicações através de um identificador.
  4. 4. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o estado de funcionamento de cada contentor com meios de neutralização de valores (200) consistir num dos seguintes: a. manter todos os meios de neutralização de cada contentor desligados; b. manter todos os meios de neutralização de cada contentor ligados e todos os meios de detecção de intrusão ligados; c. manter todos os meios de neutralização de cada contentor ligados e parte dos meios de detecção de intrusão ligados; e o estado de funcionamento de cada dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) consistir em aberto, que corresponde à abertura da fechadura (20), ou fechado, que corresponde ao fecho da fechadura (20).
  5. 5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por cada conjunto de pelo menos um dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) e pelo menos um contentor com meios de neutralização de valores (200) estar electronicamente ligado a pelo menos um ATM (400) distinto.
  6. 6. Método de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por cada dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) apenas alterar o seu o estado de funcionamento, desbloqueando uma fechadura (20), quando adicionalmente seja recebida informação de alteração do estado do pelo menos um dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) electronicamente ligado a pelo menos um ATM (400) distinto.
  7. 7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a ligação electrónica entre cada dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10), cada contentor com meios de neutralização de valores (200) e um ecrã táctil para introdução de comandos ou o computador do ATM se realizar por rede de comunicações em barramento cablado ou sem fios, que se baseia em radiofrequência ou infravermelhos.
  8. 8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por todos os eventos dos estados anteriores de funcionamento de cada contentor com meios de neutralização de valores (200) e do dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) referenciados a dia e hora e por identificador serem armazenados em memória de uma caixa negra.
  9. 9. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por ser apresentada informação no ecrã táctil (30) ou via computador do ATM referente à localização de cada contentor com meios de neutralização de valores (200), referenciada por identificador.
  10. 10. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a mudança de um estado de funcionamento requerer a introdução de informação de abertura credenciada ou a digitação de código pessoal no ecrã táctil (30).
  11. 11. Dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) possuidora de um cofre-forte, localizado na parte anterior do dispensador, em frente a todos os contentores do ATM, e que implementa o método de qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por conter: a. meios de comunicação adequados para ligação a pelo menos um contentor com meios de neutralização de valores (200) e um computador de ATM (100); b. um microprocessador; c. meios detectores de intrusão; d. uma barreira fisica e uma fechadura (20) controlada pelo microprocessador.
  12. 12. Dispositivo de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por conter adicionalmente: a. um ecrã táctil (30); b. o microprocessador encontrar-se integrado numa placa electrónica (40); c. uma caixa negra, adequada para armazenar toda a informação referente todos os eventos dos últimos estados de funcionamento de cada contentor com meios de neutralização de valores (200) e do dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) referenciados a dia e hora; d. uma bateria de alimentação ininterrupta (60).
  13. 13. Dispositivo de protecção, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por os meios de detecção de intrusão consistirem num sensor de intrusão/tamper, entradas para sensores externos, e sensores de: a. Movimento segundo três dimensões, segundo o eixo X, Y, Z; b. Impacto; c. Temperatura; d. Posição da fechadura (20); e. Alimentação da fechadura (20).
  14. 14. Dispositivo de protecção, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por os meios de comunicação consistirem num barramento cablado ou meios de comunicação sem fios, por infravermelhos ou por radiofrequência.
  15. 15. Sistema de protecção de ATM caracterizado por conter pelo menos dois dispositivos de protecção para os contentores do dispensador de ATM (10) de qualquer uma das reivindicações 11 a 14, cada um integrado num ATM distinto. Lisboa, 30 de Dezembro de 2014
PT107384A 2013-12-30 2013-12-30 Método e dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de atm PT107384A (pt)

Priority Applications (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107384A PT107384A (pt) 2013-12-30 2013-12-30 Método e dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de atm
EP14838882.0A EP3091515B1 (en) 2013-12-30 2014-12-30 Method and device for the protection of containers of atm dispenser
PCT/PT2014/000081 WO2015102504A1 (pt) 2013-12-30 2014-12-30 Método e dispositivo de protecção de contentores de um dispensador de atm

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107384A PT107384A (pt) 2013-12-30 2013-12-30 Método e dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de atm

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT107384A true PT107384A (pt) 2015-06-30

Family

ID=52574405

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT107384A PT107384A (pt) 2013-12-30 2013-12-30 Método e dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de atm

Country Status (3)

Country Link
EP (1) EP3091515B1 (pt)
PT (1) PT107384A (pt)
WO (1) WO2015102504A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3792886A1 (en) * 2019-09-13 2021-03-17 Spinnaker International Limited Atm system with virtual door
CN111968313B (zh) * 2020-08-21 2022-02-01 淄博职业学院 一种金融自助设备系统

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9817081D0 (en) * 1998-08-06 1998-10-07 Johnson Security Limited Method and apparatus for secure carriage
CH704737B1 (de) 2005-05-27 2012-10-15 Peter Villiger Sicherheitskassette, Sicherungsbehältnis und Sicherungssystem.
GB2490102A (en) * 2011-04-11 2012-10-24 Spinnaker Int Ltd Automated teller machine, system and cassette
JP5370946B2 (ja) 2011-04-15 2013-12-18 株式会社日立製作所 リソース管理方法及び計算機システム
PT106146A (pt) 2012-02-10 2013-08-12 Pnp Tech S A Sistema modular de segurança amovível para marcar com um líquido documentos com valor económico
EP2631882A1 (de) * 2012-02-24 2013-08-28 Peter Villiger Sicherheitssystem zur Aufnahme von Banknoten und Kassensystem mit mehreren Sicherheitssystemen

Also Published As

Publication number Publication date
EP3091515B1 (en) 2019-02-20
EP3091515A1 (en) 2016-11-09
WO2015102504A1 (pt) 2015-07-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11176765B2 (en) System and method for combined electronic inventory data and access control
EP1624426B1 (en) Wireless ATM security system
EP2649425B1 (en) Computer controlled and monitored medical storage system
US7256692B2 (en) Anti-tamper apparatus
KR102278251B1 (ko) 사용자 단말 시스템 및 방법
TR201810790T4 (tr) Ticari malların korunması için güvenlik sistemi ve yöntemi.
BR112013018518B1 (pt) Recipiente, armário e método para detectar acesso não autorizado a um recipiente
PT107384A (pt) Método e dispositivo de protecção para os contentores do dispensador de atm
JP3527693B2 (ja) 物品保管庫及び物品管理システム
BR202016002712U2 (pt) terminal automatizado para mercadorias
US10552811B2 (en) Cash machine security systems and methods
EP1222638A1 (en) Container for valuables
US10721253B2 (en) Power circuitry for security circuitry
US11301741B2 (en) Medicinal dosage storage method for combined electronic inventory data and access control
KR20150108238A (ko) 에너지 저장 장치를 위한 보안 장치
JP6775808B1 (ja) 保管庫システム
JP3934672B2 (ja) 物品管理装置
KR20150108240A (ko) 에너지 저장 장치를 위한 침입 보호 장치
CN212066198U (zh) 一种保管柜
PT11314U (pt) Terminal industrial automatizado para armazenar mercadorias
JP5571338B2 (ja) 保管庫の防犯装置
CN206581721U (zh) 电子锁定系统
JP6558942B2 (ja) ラック管理システム
BR102012030062A2 (pt) Sistema de monitoramento de posição
BR102017008131A2 (pt) dispositivo de evidência de violação de invólucros, e, processo de cadastro de invólucro, processo de validação e sistema de controle para evidenciar violação de invólucros

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20150223