PT106146A - Sistema modular de segurança amovível para marcar com um líquido documentos com valor económico - Google Patents

Sistema modular de segurança amovível para marcar com um líquido documentos com valor económico Download PDF

Info

Publication number
PT106146A
PT106146A PT106146A PT10614612A PT106146A PT 106146 A PT106146 A PT 106146A PT 106146 A PT106146 A PT 106146A PT 10614612 A PT10614612 A PT 10614612A PT 106146 A PT106146 A PT 106146A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
safety system
removable
modular
liquid
compact unit
Prior art date
Application number
PT106146A
Other languages
English (en)
Inventor
Pedro Bordalo Pinheiro
Antonio Melo Vaz
Paulo Miranda Reis
Original Assignee
Pnp Tech S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pnp Tech S A filed Critical Pnp Tech S A
Priority to PT106146A priority Critical patent/PT106146A/pt
Publication of PT106146A publication Critical patent/PT106146A/pt

Links

Landscapes

  • Lock And Its Accessories (AREA)

Abstract

O PRESENTE INVENTO DIZ RESPEITO A UM SISTEMA MODULAR DE SEGURANÇA AMOVÍVEL PARA MARCAR COM UM LÍQUIDO DOCUMENTOS CONFIDENCIAIS E/OU COM VALOR ECONÓMICO, COMO NOTAS, ACÇÕES, DOCUMENTOS CONFIDENCIAIS, QUE COMPREENDE PELO MENOS UMA UNIDADE COMPACTA (60) FECHADA HERMETICAMENTE, QUE INCLUI NO SEU INTERIOR: UMA INDICAÇÃO LUMINOSA SOBRE O ESTADO DO SISTEMA (8); UM CONECTOR (9) PARA LIGAÇÃO DE PERIFÉRICOS EXTERNOS INSERIDO NUM DOS TOPOS (12), UMA FONTE DE ALIMENTAÇÃO (2) LIGADA A UM MICROPROCESSADOR ELECTRÓNICO (3); UM IGNIDOR (5), ACCIONADO PELO REFERIDO MICROPROCESSADOR (3); UM PROPULSOR COMANDADO PELO MICROPROCESSADOR (3) DE AR SOB PRESSÃO (4), LIGADO A UMA VÁLVULA DESCOMPRESSORA (6), QUE FAZ SAIR O AR PARA UMA CÂMARA DE AR EXPANSORA (10), A QUAL VAI ENCHER E DILATAR E DESTE MODO COMPRIMIR UMA EMBALAGEM COM O LÍQUIDO (7); O SISTEMA SER CONTROLADO E MONITORIZADO REMOTAMENTE, ATRAVÉS DE UMA PLATAFORMA DE REDE MÓVEL OU DE UMA REDE TCP / IP.

Description

1
DESCRIÇÃO "SISTEMA MODULAR DE SEGURANÇA AMOVÍVEL PARA MARCAR COM UM LÍQUIDO DOCUMENTOS COM VALOR ECONÓMICO"
ÂMBITO DA INVENÇÃO
Nos últimos anos tem-se verificado o crescimento de novas formas de assaltos a unidade de transporte e armazenamento de dinheiro, como é o caso entre outras de caixas multibanco, doravante designadas por ATM's (do inglês Atm - Automatic Teller Machine) . A presente invenção refere-se a um sistema modular de segurança amovivel para marcar com um líquido documentos com valor económico, que se encontrem próximos de uma unidade compacta, unidade esta que é fechada, hermética, autónoma, composta por um perfil, com desenho específico, que incorpora no seu interior entre outras peças, um microprocessador electrónico, um sistema de ar em pressão ligado a uma válvula descompressora peças para accionarem a embalagem com líquido marcador.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A presente invenção descreve um sistema modular de segurança amovível para marcar com um líquido documentos com valor económico que estejam sujeitos a tentativas de 2 roubo por arrombamento através de ataques mecânicos, temperatura, líquidos ou por explosão.
Este sistema modular de segurança amovível para marcar com um líquido documentos com valor económico quando instalada em clientes e/ou em caixas multibanco, doravante designadas por ATM's (do inglês Atm - Automatic Teller Machine) é gerido e controlado remotamente. 0 sistema descrito na presente invenção permite transformar um saco, uma caixa ou cacifo de ATM, num elemento de alta segurança, passível de ser transportado no pavimento, ser transportado num carro, ser guardado num lugar apropriado, numa determinada zona, num de segurança predefinido, num lugar apropriado, ser guardado num ATM, protegendo os valores que guarda, e salvaguardando ao nível da segurança o transporte e a manipulam dos cacifos.
As unidades compactas em que o sistema pode ser utilizado, em conjunto, dentro do mesmo saco, uma caixa ou cacifo para que o primeiro a ser "atacado" dê instruções aos outros para inutilizar os valores garantindo a redundância do sistema.
TÉCNICA ANTERIOR
Existem actualmente sistemas do estado técnica com funções semelhantes ao sistema descrito na presente invenção, como é o caso entre outros, dos sistemas 3 apresentados nos documentos de patentes requeridos em nome da Peter Villiger e da 3Si Security Systems, Inc. 0 documento de patente, requerido em nome da Villiger, com n° US7696871, diz respeito às comunicações por infravermelhos dentro duma máquina ATM. 0 requerente 3Si no documento US6568336 descreve um sistema que compreende garrafa de C02, ignidor, esmagamento da embalagem de tinta. A 3Si é também requerente de um outro pedido de patente, com o n° US7183915, que caracteriza uma tecnologia wireless para que o sistema comunique enquanto dentro da ATM.
Na opinião do requerente deste Pedido, as caracteristicas técnicas reivindicadas nos pedidos da Villiger e da 3Si, são distintas dos documentos citados, bem como de outros sistemas existentes no estado da técnica, devido ao facto do Sistema descrito compreender entre outras caracteristicas técnicas inovadoras, uma optimização de dimensões, métodos de fabrico e matérias primas e funcionamento, distintas a todos os níveis em relação aos sistemas do estado da técnica. 0 presente sistema modular de segurança amovível para marcar com um líquido documentos com valor económico, comparativamente com os sistemas existentes, compreende 4 entre outras, as seguintes características técnicas inovadoras que a afastam dos sistemas da técnica anterior: - A modularidade: todo o sistema encontra-se dentro de uma unidade compacta que inclui, entre outras peças, um microprocessador electrónico, um ignidor, uma embalagem com liquido para tintagem, o qual possui caracteristicas herméticas e é extremamente resistente ao meio ambiente incluindo explosões. Os sistemas existentes no estado da técnica, utilizam tinta num determinado módulo, ignidor à parte e a electrónica separada, unida somente por um fio. - A unidade compacta pode ser instalado em qualquer "recipiente", como é o caso entre outras, cassete, caixa, saco, cofre, mala, etc., devido à sua enorme versatilidade, modularidade e pelo facto de ser um sistema compacto. - A embalagem com tinta descrita do presente invento, que esta incluída dentro da unidade compacta, é independente, sendo cada cassete leva 2. As unidades compactas através do um microprocessador electrónico 3, podem tomar decisões independentes; a decisão da activação da unidade compacta pode ser accionando um tinteiro qualquer ou os dois simultaneamente, obviamente assim que um se activar o outro por, estar pré-programado para esta situação, irá fazê-lo também, e comunicam com o exterior por radiofrequência. 0 sistema reivindicado no presente invento, concretamente a unidade compacta, ocupa um pequeno 5 espaço, concretamente um espaço morto, na cassete ao contrário dos da concorrência. A unidade compacta é compativel com a maior parte das cassetes do mercado e não necessita de grandes alterações às cassetes.
Os sistemas da concorrência necessitam de cortes e furos nas cassetes para serem instalados, i.e., o presente sistema que o difere dos restantes pelo facto da instalação do mesmo, não requer qualquer alteração aos cacifos e/ou requer alterações mínimas de baixo impacto no funcionamento do mesmo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A descrição que se apresenta a seguir é feita com referência aos desenhos anexos que são apresentados apenas a título de referência, sem qualquer carácter limitativo, e em que: - A figura 1 representa uma vista explodida da unidade compacta; - A figura 2 representa uma vista em perspectiva da unidade compacta; - A figura 3 representa os vários intervenientes do sistema; - A figura 4 representa a arquitectura do controlo remoto do sistema; - A figura 5 representa a arquitectura de comunicação remota entre os vários sistemas; 6 - A figura 6 representa a arquitectura do sistema, referente à transmissão de dados por rede bidireccional de rádio frequência incorporada no computador do ATM via PEN USB; - A figura 7 representa a arquitectura do sistema, referentes à baliza via Unidade Móvel ou telemóvel smart phone, promovendo uma zona de segurança para o cacifo aquando está a ser transportado; - A figura 8 representa a arquitectura do sistema, referente ao modo como o cacifo está a ser controlado remotamente quando é transportado por um veículo; - A figura 9 representa a arquitectura do sistema, referente aos cacifos quando dentro do ATM; - A figura 10 representa uma vista em perspectiva da unidade compacta com os diversos adaptadores; - A figura 11 representa uma vista em perspectiva da unidade compacta; 7
LEGENDA - unidade compacta (60) fechada hermeticamente; - fonte de unidade compacta alimentação (2); - microprocessador electrónico (3) ; - um propulsor de ar sob pressão (4); - um ignidor (5); - uma válvula descompressora (6); - uma embalagem com liquido (7); - uma indicação luminosa do estado do sistema (8); - um conector (9) para ligação de periféricos externos; - Câmara de ar expansora (10); - Faixas aspersoras (11); - Topos (12); - Adaptadores (13); - Face superior (14); - Face inferior (15); - Indicação luminosa (16); - Veiculo (17) ; - Operador (2 0) ; - Caixa ou cacifo (30); - ATM/cofre/casa forte (40); - Servidor central (50); e - Pen USB (70) .
DESCRIÇÃO DETALHADA DO INVENTO
Conforme se pode observar na fig. 1 o sistema modular de segurança amovivel para marcar com um liquido documentos confidenciais e/ou com valor económico, como notas, acções, documentos confidenciais compreende pelo menos uma unidade compacta (60) fechada hermeticamente, que inclui uma indicação luminosa (16), que se pode observar na figura 11 sobre o estado do sistema (8); um conector (9) para ligação de periféricos externos inserido num dos topos (12), uma fonte de alimentação (2) ligada a um microprocessador electrónico (3); um ignidor (5), accionado pelo referido microprocessador (3) ; um propulsor comandado pelo microprocessador (3) de ar sob pressão (4), ligado a uma válvula descompressora (6), que faz sair o ar para uma câmara de ar expansora (10), a qual vai encher e dilatar e deste modo comprimir uma embalagem com o liquido (7) .
Todos os materiais das peças citadas são fabricados com matérias-primas resistentes e leves. A embalagem de liquido marcador (7) é constituída no seu interior nervuras longitudinais que impendem o mesmo de ser estrangulado, i.e., e por consequência de criar olha de líquido, quando é espremido, promovendo assim a saída total do líquido marcador do seu interior. O Sistema modular de segurança amovível para marcar com um líquido documentos confidenciais e/ou com valor económico, é caracterizado por ser compacto sem componentes externos, como na técnica anterior.
Na figura 3, estão representados os vários intervenientes do sistema, concretamente, veículo (17), operador (20), caixa ou cacifo (30), ATM/cofre/casa forte 9 (40), servidor central (50) e uma unidade compacta (60). O sistema modular de segurança amovivel para marcar com um liquido documentos confidenciais e/ou com valor económico não interfere com a manutenção dos cacifos, sendo facilmente desinstalado para possibilitar os testes sem Sistema pelo fornecedor de manutenção.
Unidade compacta (60) é hermética o que a faz com a mesma tenha baixo indice de porosidade e reduz a perda de solventes e alterações nas caracteristicas da tinta. O sistema modular de segurança amovivel é controlado e monitorizado remotamente, conforme se pode ver nas figuras (3 a 9) , através de uma plataforma de rede móvel ou de uma rede TCP / IP.
Na fig.5 pode-se observar que o sistema modular de segurança amovivel está montado num cacifo, o qual é comandado por um computador (50) ou um telemóvel através de uma PEN USB (70) com rádio frequência remota.
Um sistema constituído por pelo menos uma unidade compacta (60) pode comunicar com outros sistemas similares e entre computadores dos ATM (40) via PEN USB de rádio frequência (70) , através dum protocolo encriptado, conforme representado na figura 5.
As unidades compactas (60), do sistema modular de 10 segurança amovível, aquando instaladas numa mala, cacifo ou caixa para transporte de documentos com valor económico, podem comunicar remotamente umas com as outras, conforme representado nas figuras 5 e 6, se dentro de uma zona predeterminada e devidamente programada.
Conforme se pode observar na figura 6 a ATM (40), transmite dados bidireccionais do sistema por rede de rádio frequência, incorporada no computador do ATM e por rede TCP/IP até ao servidor (50) central. O sistema cria na ATM uma baliza rádio que promove uma zona de segurança para o cacifo.
Na figura 6 também se pode observar a arquitectura da transmissão de dados por rede bidireccional de rádio frequência incorporada no computador do ATM (40) via PEN USB e também o pormenor da ATM (40) na transmissão de dados bidireccional do sistema por rede de rádio frequência incorporada no computador do ATM e por rede TCP/IP até ao servidor (50) central. Deste modo está criada na ATM (40) uma baliza rádio que promove uma zona segura para o cacifo. A unidade compacta (60) devido à ligação em rede através da PEN USB, vai receber os inputs e enviar os outputs, referentes parâmetros de funcionamento e dos sensores externos.
As unidades compactas (60), quando instaladas num 11 cacifo, caixa ou mala, para transporte de documentos com valor económico funcionam em conjunto e comunicam umas com as outras remotamente ou através de um computador, bem como podem funcionar independentemente umas das outras.
Na figura 7 esta representada a arquitectura do sistema, referentes à baliza via Unidade Móvel ou telemóvel smart phone, promovendo uma zona de segurança para o cacifo (30) quando está a ser transportado. A Unidade Móvel (80) tem chave encriptada que se autodestrói em caso de remoção. A arquitectura do sistema, representada na figura 8, é referente ao modo como o cacifo (30) está a ser controlado remotamente, quando é transportado por um veiculo (17) . A figura 9, diz respeito, a arquitectura do sistema, referente aos cacifos (30) quando dentro do ATM (40). Os cacifos (30) dentro do ATM (40) têm uma porta (75) bloqueada e controlada pelo computador do ATM (40). Ambos, cacifos (30) e porta (75) comunicam pela rede de rádio frequência.
Uma instalação em ATM (40) incorpora uma barreira fisica bloqueada electricamente (75) que impede o acesso e a livre manipulação dos cacifos (30), sempre que estes estejam protegidos prevenindo assim falsas activações por erro humano. Esta barreira incorpora um ecrã, também 12 táctil, de interface com o utilizador permitindo a interacção com o sistema modular de segurança amovível constituído por pelo menos uma unidade compacta (60). A unidade compacta (60) tem uma ligação a uma rede através duma PEN USB, conforme se pode se pode verificar na figura 4, para acesso remoto duma aplicação de gestão, tipo WEB ou residente num servidor, local ou central, para reportar o seu estado, o estado dos seus parâmetros de funcionamento e dos sensores externos. A respectiva unidade compacta (60) receber novos parâmetros e referências que permitem definir o nível de segurança estabelecido para cada momento. A unidade compacta (60) é fechada hermeticamente e apresenta uma forma rectangular, sendo constituída por duas faces (14-15) superior e inferior, a face superior sendo constituída por duas zonas, uma zona onde está localizado as faixas de aspersoras (11), e por outra zona com um ressalto, semelhante a um degrau, para internamente alojar um propulsor de ar sob pressão (4), a bateria (2) e parte da embalagem com líquido (7). 0 microprocessador electrónico (3) comanda o propulsor de ar sob pressão (4), em função da: a) inclinação e de aceleração, relativamente aos três eixos ortonormados, concretamente os eixos x, y, z; 13 (b) Choque de sensibilidade baixa ou (c) alta; (d) Variação de temperatura; (e) Variação das caracteristicas do campo de rádio frequência; e (f) estado de uns sensores externos; os quais são comparados com referências memorizadas remotamente no microprocessador electrónico (3) pela aplicação central e que definem o nível de segurança estabelecido para cada momento.
Os parâmetros (a), (b), (c), (d), (e), e (f) funcionam independentemente uns dos outros. 0 sistema modular de segurança amovível descrito na presente invenção compreende os seguintes sensores externos: - sensor de água; - sensor de pressão; - sensor de porta; - malha de protecção perimétrica; - sensor de tampa de saída ou entrada da caixa; - sensor de vibração anti-sísmico; - sensor de gazes; - sensor químico; - sensor electromagnético; e - sensor de radiação.
Os sensores externos funcionarem anteriormente citados, funcionam independentemente uns dos outros. 14 0 sistema modular de segurança amovível, conforme se pode observar na figura 6, compreende uma baliza, rádio comandada remotamente para identificar a zona segurança onde se encontra a cada momento, a mala, cacifo, ou caixa com a(s) unidade (s) compacta (s) (60); a baliza rádio é ajustada automaticamente ao nível de segurança estabelecido, conforme se pode observar na fig. 6. A fonte de alimentação (2), do sistema modular de segurança amovível, é uma bateria.
No Sistema modular de segurança amovível, a ignição eléctrica de material ignidor, promove no ignidor (5) um aumento de pressão que faz deslocar um elemento metálico, perfurante, envolto num anel de vedação (o-ring) de borracha, incidindo no propulsor de ar em pressão (4) , perfurando-o, obrigando a saída do ar através da válvula descompressora (6), que vaza para a câmara de ar expansora (10), a qual enche e dilata, ocupando o espaço que alberga a embalagem do líquido (7), comprimindo-o contra as paredes da unidade compacta (60) fechada, forçando o rompimento do selo da embalagem com o líquido (7), injectando este em pressão pelas faixas aspersoras, através do canal de escoamento, parte integrante da unidade compacta (60) e que sob a forma de chuveiro, promove a incidência do líquido, sob pressão, nos elementos externos que se encontrem próximos da unidade compacta (60), impregnando-os e marcando-os em parte ou num todo. 15 A unidade compacta (60) compreende nos topos, (12) adaptadores (13), representado na figura 9, com diferentes configurações para fixação a diferentes modelos de caixas, malas e cacifos para armazenagem e ou transporte de documentos confidenciais e ou com valor económico, para uma rápida instalação/desinstalação nos equipamentos para a guarda e transporte de documentos confidenciais e ou com valor económico existentes. A unidade compacta (60) memoriza no microprocessador electrónico (3), referências temporais de manutenção preventiva, e essas referências são transmitidas remotamente para a aplicação central para permitir identificar a sua localização e o momento em que deverá ser alvo de troca de bateria e do liquido.
Como será evidente a um perito da arte, é possivel, várias alterações de pormenor, as quais, contudo devem ser incluídas no âmbito do presente invento. O invento deve apenas ser limitado pelo espírito das reivindicações que se seguem.
Lisboa, 21 de Dezembro de 2012

Claims (20)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Sistema modular de segurança amovível para marcar com um líquido documentos confidenciais e/ou com valor económico, como notas, acções, documentos confidenciais caracterizado por compreender pelo menos uma unidade compacta (60) fechada hermeticamente, que inclui no seu interior: uma indicação luminosa (16) sobre o estado do sistema (8); um conector (9) para ligação de periféricos externos inserido num dos topos (12) da unidade compacta (60), uma fonte de alimentação (2) ligada a um microprocessador electrónico (3); um ignidor (5), accionado pelo referido microprocessador (3); um propulsor (4) de ar sob pressão comandado pelo microprocessador (3) , ligado a uma válvula descompressora (6), que faz sair o ar para uma câmara de ar expansora (10), a qual vai encher e dilatar e deste modo comprimir uma embalagem com o líquido (7), e por o sistema ser controlado e monitorizado remotamente, através de uma plataforma de rede móvel ou de uma rede TCP / IP.
2. Sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por pelo menos uma unidade compacta (60) ser montada num cacifo, caixa ou mala.
3. Sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser 2 comandado por um computador ou u m telemóvel através de uma PEN USB com rádio frequência remota.
4. Sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por na unidade compacta (60) os elementos: - fonte de unidade compacta alimentação (2); - microprocessador electrónico (3); - um propulsor de ar sob pressão (4); - um ignidor (5); - uma válvula descompressora (6); - uma embalagem com líquido (7) ; - uma indicação luminosa do estado do sistema (8); um conector (9) para ligação de periféricos externos; e - câmara de ar expansora (10); estarem respectivamente interligados, de forma a accionarem a referida unidade compacta (60).
5. Sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as unidades compactas (60) comunicarem remotamente umas com as outras.
6. Sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por as unidades compactas (60) funcionarem em conjunto.
7. Sistema modular de segurança amovível, de 3 acordo com a reivindicação 5, caracterizado por as unidades compactas (60) funcionarem independentemente umas das outras.
8. Sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a unidade compacta (60) fechada hermeticamente apresentar uma forma rectangular, sendo constituída por duas faces (14-15) superior e inferior, a face superior sendo constituída por duas zonas, uma zona onde está localizado as faixas de aspersoras (11), e por outra zona com um ressalto, semelhante a um degrau, para internamente aloj ar um propulsor de ar sob pressão (4) , a bateria (2) e parte da embalagem com líquido (7) .
9. Sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender os seguintes sensores externos: sensor de água; sensor de pressão; sensor de porta; malha de protecção perimétrica; sensor de tampa de saída ou entrada da caixa; sensor de vibração anti-sísmico; sensor de gazes; sensor químico; sensor electromagnético; e sensor de radiação. 4
10. Sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por os sensores externos funcionarem independentemente uns dos outros e comandarem o propulsor de ar sob pressão (4), independentemente dos outros parâmetros.
11. Sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender uma baliza rádio comandada remotamente para identificar a zona segurança onde se encontra a cada momento a mala, cacifo, ou caixa com a(s) unidade(s) compacta(s) (60) e por baliza rádio ajustar automaticamente o nível de segurança estabelecido.
12. Sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a fonte de alimentação (2) ser uma bateria.
13. Sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por na unidade compacta (60) incluir nos topos (12) adaptadores (13) que compreendem diferentes configurações.
14. Sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a embalagem de líquido marcador (7) ter no seu interior nervuras longitudinais.
15. Processo de funcionamento do sistema modular 5 de segurança amovível, caracterizado por se ligar a unidade compacta (60) referida nas reivindicações anteriores a uma rede através duma PEN USB para acesso remoto duma aplicação de gestão, concretamente, através da internet ou residente num servidor, local ou central, para reportar o seu estado, o estado dos seus parâmetros de funcionamento e dos sensores externos, e por receber novos parâmetros e referências que permitem definir o nível de segurança estabelecido para cada momento.
16. Processo de funcionamento do sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por se comandar o propulsor de ar sob pressão (4), através do referido microprocessador electrónico (3) em função dos parâmetros: (a) Inclinação e indirectamente aceleração, relativamente aos três eixos ortonormados, concretamente os eixos x, y, z; (b) Choque de sensibilidade baixa ou (c) alta; (d) Variação de temperatura; (e) Variação das características do campo de rádio frequência; e (f) estado de uns sensores externos; os quais são comparados com referências memorizadas remotamente no microprocessador electrónico (3) pela aplicação central e que definem o nível de segurança estabelecido para cada momento.
17. Processo de funcionamento do sistema modular 6 de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por os parâmetros (a), (b), (c), (d) , (e) , e (f) funcionarem independentemente uns dos outros, e comandarem o propulsor de ar sob pressão (4), independentemente dos outros parâmetros.
18. Processo de funcionamento do sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por a ignição eléctrica do ignidor (5) fazer deslocar um elemento metálico, perfurante envolto num anel de vedação de borracha, que isola no seu movimento a diferença de pressão existente entre o ignidor (5) e o propulsor (4) de ar sob pressão, elemento metálico esse que incide no propulsor de ar sob pressão (4), perfurando-o, obrigando a saída do ar através da válvula descompressora (6), que vaza para a câmara de ar expansora (10), a referida câmara (10) enchendo e dilatando, ocupando o espaço que alberga a embalagem do líquido (7), comprimindo-o contra as paredes da unidade compacta (60) fechada, forçando o rompimento do selo da embalagem com o líquido (7), injectando este em pressão pelas faixas aspersoras, através do canal de escoamento e que sob a forma de chuveiro, promove a incidência do líquido, sob pressão, nos elementos externos que se encontrem próximos da unidade compacta (60), impregnando-os e marcando-os em parte ou num todo.
19. Processo de funcionamento do sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 15, 7 caracterizado por na unidade compacta (60) se memorizar no microprocessador electrónico (3), referências temporais de manutenção preventiva, e por essas referências serem transmitidas remotamente para a aplicação central para permitir identificar a sua localização e o momento em que deverá ser alvo de troca de bateria e do líquido.
20. Processo de funcionamento do sistema modular de segurança amovível, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por a unidade compacta (60) quando instalada num ATM (40), ser activada/desactivada através de um ecrã táctil de interface com o operador, o qual vai ficar protegido por uma área criada por uma barreira (75) bloqueada electricamente, que impede o acesso e a livre manipulação dos cacifos (30), fora desta barreira electróica. Lisboa, 21 de Dezembro de 2012
PT106146A 2012-02-10 2012-02-10 Sistema modular de segurança amovível para marcar com um líquido documentos com valor económico PT106146A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106146A PT106146A (pt) 2012-02-10 2012-02-10 Sistema modular de segurança amovível para marcar com um líquido documentos com valor económico

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106146A PT106146A (pt) 2012-02-10 2012-02-10 Sistema modular de segurança amovível para marcar com um líquido documentos com valor económico

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT106146A true PT106146A (pt) 2013-08-12

Family

ID=49151528

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT106146A PT106146A (pt) 2012-02-10 2012-02-10 Sistema modular de segurança amovível para marcar com um líquido documentos com valor económico

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT106146A (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2015102504A1 (pt) 2013-12-30 2015-07-09 Pnp Tech, S.A. Método e dispositivo de protecção de contentores de um dispensador de atm

Citations (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4799435A (en) * 1986-03-05 1989-01-24 Marc Boutroy Security device for transporting documents of value
US5598793A (en) * 1993-06-17 1997-02-04 Lopez, Jr.; Martin ATM anti-theft device
BE1014379A6 (fr) * 2001-09-24 2003-09-02 Aka Celal Nouvelle conception pour la securite du transport automobile de valeurs importantes (argent, titres, actions,...)
US20060121181A1 (en) * 2002-03-22 2006-06-08 Robert Sleat Marking apparatus for nucleic acid marking of items
US20090235847A1 (en) * 2005-02-14 2009-09-24 Peter Villiger Installation Kit for Equipping a Case as a Multifunctional, Portable Security System and Case Equipped with Such an Installation Kit
WO2010106552A2 (en) * 2009-03-10 2010-09-23 Krishna Dharma Bharathraj Secure logistic system

Patent Citations (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4799435A (en) * 1986-03-05 1989-01-24 Marc Boutroy Security device for transporting documents of value
US5598793A (en) * 1993-06-17 1997-02-04 Lopez, Jr.; Martin ATM anti-theft device
BE1014379A6 (fr) * 2001-09-24 2003-09-02 Aka Celal Nouvelle conception pour la securite du transport automobile de valeurs importantes (argent, titres, actions,...)
US20060121181A1 (en) * 2002-03-22 2006-06-08 Robert Sleat Marking apparatus for nucleic acid marking of items
US20090235847A1 (en) * 2005-02-14 2009-09-24 Peter Villiger Installation Kit for Equipping a Case as a Multifunctional, Portable Security System and Case Equipped with Such an Installation Kit
WO2010106552A2 (en) * 2009-03-10 2010-09-23 Krishna Dharma Bharathraj Secure logistic system

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2015102504A1 (pt) 2013-12-30 2015-07-09 Pnp Tech, S.A. Método e dispositivo de protecção de contentores de um dispensador de atm

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8464648B2 (en) Installation kit for equipping a case as a multifunctional, portable security system and case equipped with such an installation kit
US8773262B2 (en) Container security apparatus
CN1328467C (zh) 打开移动式容器的方法和装置
DK2510506T3 (en) safety Device
US9406208B2 (en) Mobile cash transport system with tampering triggered ink deployment
CN105380419B (zh) 存放珍贵档案的智能化档案柜
PT106146A (pt) Sistema modular de segurança amovível para marcar com um líquido documentos com valor económico
US20190248555A1 (en) Biometric locking cannabis/pill container
CN102563160B (zh) 一种灭火阀
KR20180005802A (ko) 충격완화 유닛 및 이를 포함하는 무인 비행체
PT11107T (pt) Sistema modular de segurança amovível para marcar com um líquido documentos com valor económico
KR101634559B1 (ko) 고청정 운송환경을 제공하는 운송컨테이너
EP3601710A1 (en) Protection mechanism
ES2250890T3 (es) Dispositivo dispensador de producto para manchar.
EP1483169A1 (en) Tamper resistant cover and use thereof
CN105559377A (zh) 智能化实验室特种试剂存储柜
CN209975623U (zh) 物联网消防栓防盗水保温箱
CN217501410U (zh) 保险箱
CN217501411U (zh) 保险装置
KR200179348Y1 (ko) 금고
WO2015165965A1 (de) Wertpapieraufbewahrungssystem
EP1830025A1 (en) Safe for the secure transport of documents
EP2000622A1 (en) A security system for securing valuables
AU601212B2 (en) Security box and security system
KR20230032111A (ko) 결로방지 부재를 구비한 연료전지를 이용하는 무인 항공기

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20130128

FC3A Refusal

Effective date: 20140331

GA1A Converted to utility model

Effective date: 20141226