PT106848B - Chave multifunções - Google Patents

Chave multifunções Download PDF

Info

Publication number
PT106848B
PT106848B PT106848A PT10684813A PT106848B PT 106848 B PT106848 B PT 106848B PT 106848 A PT106848 A PT 106848A PT 10684813 A PT10684813 A PT 10684813A PT 106848 B PT106848 B PT 106848B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
connection
quadrant
accessories
fittings
organs
Prior art date
Application number
PT106848A
Other languages
English (en)
Other versions
PT106848A (pt
Inventor
Nuno Manuel Alves Da Fonseca
Original Assignee
Epal Empresa Portuguesa Das Águas Livres S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Epal Empresa Portuguesa Das Águas Livres S A filed Critical Epal Empresa Portuguesa Das Águas Livres S A
Priority to PT106848A priority Critical patent/PT106848B/pt
Publication of PT106848A publication Critical patent/PT106848A/pt
Publication of PT106848B publication Critical patent/PT106848B/pt

Links

Landscapes

  • Quick-Acting Or Multi-Walled Pipe Joints (AREA)
  • Multiple-Way Valves (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO REFERE-SE A UMA FERRAMENTA MANUAL PARA MANOBRA DE ÓRGÃOS E ACESSÓRIOS DE REDES DE ÁGUAS E SERVIÇOS DE INCÊNDIO, ADAPTÁVEL A QUALQUER TIPO DE CONEXÃO. É UMA CHAVE DO TIPO CRUZETA QUE EM CADA UMA DAS 4 EXTREMIDADES TEM UMA FUNCIONALIDADE COM VÁRIAS APLICAÇÕES. NO SEU CENTRO ADMITE A ACOPLAGEM DE UM VARÃO COM DADO E DADO MULTIFUNCIONAL COM DUAS POSIÇÕES DE ACOPLAGEM AO DADO DO VARÃO. NO SEU REDOR, NOS QUATRO QUADRANTES (1D,2D,3D,4D) ENTRE CADA VARÃO DA CRUZETA ESTÃO DISPOSTOS VÁRIOS ENCAIXES. A CONFIGURAÇÃO DA CHAVE DO TIPO CRUZETA COM TODAS AS FUNCIONALIDADES PROPOSITADAMENTE DISPOSTAS DE FORMA ERGONÓMICA E NÃO ALEATÓRIA EM BENEFÍCIO DE CADA UMA DAS OUTRAS FUNCIONALIDADES PERMITE AMPLIAR A AÇÃO NA MANOBRA, EM FUNÇÃO DA CONFIGURAÇÃO DOS ÓRGÃOS E ACESSÓRIOS E SUA DISPOSIÇÃO NO TERRENO. TAMBÉM PERMITE VÁRIOS APOIOS NA EXECUÇÃO DAS AÇÕES DE TORÇÃO, LEVANTAMENTO E ALAVANCAGEM, POSSIBILITANDO A UM SÓ OPERADOR AGILIDADE NA EXECUÇÃO DE VÁRIAS MANOBRAS E UM FÁCIL TRANSPORTE DA FERRAMENTA, ASSENTINDO TAMBÉM A OTIMIZAÇÃO DO ESPAÇO, ARMAZENAGEM E TEMPO ÚTIL DE TRABALHO.

Description

A presente invenção refere-se a uma ferramenta manual para manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio, adaptável a qualquer tipo de conexão.
ESTADO DA TÉCNICA
Do estado da técnica são conhecidas várias ferramentas e chaves multifunções utilizadas em redes de águas.
A patente US 6899001 descreve uma chave utilizada por equipas de combate a incêndios com a possibilidade de conectar e desconectar mangueiras com vários tipos de ligações, assim como de abrir alguns tipos de válvulas.
Também na patente GB 2214851 é descrita uma ferramenta multifunções, que apresenta uma pluralidade de conexões. Esta ferramenta possui como característica principal a sua capacidade de transmissão de torque.
As invenções acima descritas apresentam sérias limitações relativamente à adaptabilidade destas chaves a um vasto número de conexões. Com efeito, as redes urbanas de distribuição de água são constituídas por um vasto conjunto de conexões, órgãos e acessórios, que devido à sua grande variedade, implicam a utilização de um número elevado de diferentes ferramentas para o acesso e manobrabilidade de todos os órgãos e acessórios. Estes órgãos e acessórios podem ser, por exemplo, marcos de água, bocas de incêndio, válvulas de vários tipos, tampas, capacetes móveis. Frequentemente torna-se necessário ou manobrar sequencialmente um conjunto de órgãos, ou trabalhar ao longo de grandes distâncias, ou em zonas interditas a veículos. Em todos estes casos, a necessidade de recorrer um número elevado de ferramentas coloca problemas em termos de transporte e portabilidade e tempo de mão-de-obra necessária para a disponibilização e mudança de ferramenta.
A chave multifunções, objecto da presente invenção, distingue-se das invenções supracitadas e de todas as ferramentas já conhecidas, por conjugar, numa só peça, as várias ferramentas utilizadas isoladamente na manobra de órgãos e acessórios nas redes de águas e serviços de incêndio, optimizando a mobilidade devido ao seu porte em relação ao conjunto das ferramentas existentes e apresentando uma elevada simplificação e flexibilidade nos mais variados trabalhos.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a uma chave multifunções que conjuga numa só peça várias ferramentas utilizadas isoladamente na manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio.
A presente invenção consiste numa chave do tipo cruzeta que em cada uma das 4 extremidades tem várias funcionalidades com diferentes aplicações na manobra de órgãos e acessórios utilizados em redes de águas e serviços de incêndio. No seu centro admite a acoplagem de um varão com dado e dado multifuncional com duas posições de acoplagem ao dado do varão que permite a manobra de órgãos no subsolo. 0 varão com dado, quando acoplado ao centro da chave, permite ainda a alavancagem na manobra de órgãos e acessórios das redes de águas e serviços de incêndio à superfície. No seu redor, nos quatro quadrantes, entre cada varão da cruzeta estão conjugados e dispostos de forma ergonómica e não aleatória os vários encaixes que possibilitam a manobra de órgãos e acessórios das redes de águas e serviços de incêndio.
A disposição e dimensionamento dos componentes da chave foi planeada para permitir obter vantagens anteriormente inexistentes, como é o caso, do efeito alavanca quando se utiliza o gancho para levantar tampas pesadas e a chave de fendas para levantar capacetes móveis e caixas troncocónicas, uma maior amplitude rotacional na manobra em órgãos que estejam junto ao chão, junto a uma parede (por ex. marcos de água) ou no interior desta (por ex. boca de incêndio). Todos os encaixes encontram-se dispostos pelos respetivos quadrantes de modo a potenciar todas as funcionalidades existentes na chave, permitindo a ação de torção em várias manobras nos órgãos.
Devido à sua configuração do tipo cruzeta com a acoplagem de um varão com dado no seu centro, quando operada, possibilita sempre vários apoios nas acções de torção, levantamento e alavancagem, permitindo minimizar o esforço e facilitar a manobra pelo executante.
Devido à agregação numa só ferramenta das funcionalidades de um conjunto de várias ferramentas é possivel que um só operador apresente agilidade na execução de várias manobras e um fácil transporte da ferramenta a utilizar, permitindo também a optimização do espaço, armazenagem e tempo útil de trabalho.
Dada a universalidade da ferramenta, esta poderá ser utilizada por um elevado número de entidades gestoras de distribuição de água, saneamento assim como de equipas de combate a incêndios.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A figura 1 é uma representação esquemática do aspecto geral da chave multifunções da presente invenção.
A figura 2 é uma representação esquemática dos encaixes configurados nos quatro quadrantes (1D,2D,3D,4D) da cruzeta da chave multifunções.
A figura 3 representa de uma forma esquemática e em alçado e planta a configuração de cruzeta da chave e a configuração das extremidades dos quatros varões.
A figura 4 representa de uma forma esquemática e em alçado a configuração da extremidade do varão disposto entre o quadrante 1D e o quadrante 4D, que corresponde à funcionalidade de chave de fendas (17A).
A figura 5 representa de uma forma esquemática a configuração da extremidade do varão disposto entre o quadrante 4D e o quadrante 3D, que corresponde à funcionalidade de gancho (18A).
A figura 6 representa de uma forma esquemática e em alçado e planta a configuração da extremidade do varão disposto entre o quadrante 2D e o quadrante 3D, que corresponde às funcionalidades de encaixe para conexão à válvula de manobra da boca-de-incêndio, tampão de latão macho ll/2 (19A) e encaixe para conexão a válvulas de macho esférico ll/2 (20A) e ll/4 (21A).
A figura 7 representa de uma forma esquemática e em planta a configuração da extremidade do varão disposto entre o quadrante 1D e o quadrante 2D, que corresponde à funcionalidade de encaixe para conexão ao tampão de descarga de bocas-de-incêndio (16A).
A figura 8 representa de uma forma esquemática e em planta o varão com dado de conexão aos órgãos de manobra (24B) e dado de acoplagem (23B) á caixa no centro da chave multifunções.
A figura 9 representa de uma forma esquemática e em planta, a parte inferior do varão, o dado de conexão aos órgãos de manobra.
A figura 10 representa de uma forma esquemática e em planta, a parte superior do varão com dado que acopla na chave multifunções.
A figura 11 representa em vários cortes e alçados o dado multifuncional com duas posições de acoplagem ao dado de conexão aos órgãos de manobra da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a uma chave multifunções que conjuga numa só peça várias ferramentas utilizadas isoladamente na manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio.
A chave multifunção da presente invenção admite no seu centro a acoplagem de um varão que permite a manobra de órgãos no subsolo, e também a alavancagem na manobra de órgãos e acessórios das redes de águas e serviços de incêndio à superfície.
Devido à sua configuração do tipo cruzeta (figura D e
permissão de acoplagem de um varão (23B) com dado (24B,
figura 9) no seu centro e dado multifuncional com duas
posições de acoplagem ao dado do varão (25C figura 11), quando operada, possibilita sempre vários apoios nas acções de torção, levantamento e alavancagem, permitindo minimizar o esforço e facilitar a manobra pelo executante.
A chave multifunções possui encaixes distribuídos entre cada varão da cruzeta por quatro quadrantes (1D, 2D,3D,4D) . A chave compreende encaixes para conexão hexagonal DN90 (IA), DN70 (2A) , DN65 (5A) e DN80 (6A); encaixes para conexão quadrada de 35 mm (3A), 30 mm (4A), 25 mm (7A) e 20 mm (8A); cilindro de acoplamento para conexão quadrada de 14 mm (9A); encaixe para uniões e tampões Storz para DN's 25 mm a 110 mm (10A); encaixes para uniões e tampões Storz DN110 (11A), DN75 (12A);
encaixes para conexão triangular equilátera 40 mm (13A), 45 mm (14A) e 50 mm (15A); encaixe para conexão ao tampão de descarga de bocas-de-incêndio (16A); chave de fendas (17A); gancho (18A); encaixe cónico (19A) para conexão a válvula de manobra da boca-de-incêndio e tampão de latão macho ll/2; encaixes para conexão a válvulas de macho esférico ll/2 (20A) e ll/4 (21A); uma caixa de acoplagem (22A) para varão com dado (23B) e um varão com dado (24B) e dado multifuncional com duas posições de acoplagem ao dado do varão (25C).
A configuração da chave e todas as suas funcionalidades dispostas de forma ergonómica e não aleatória tem um propósito em benefício de cada uma das outras funcionalidades, de modo a ampliar a acção na manobra, em função da configuração dos órgãos e acessórios e sua disposição no terreno.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FIGURAS
A invenção será agora descrita a titulo exemplificativo e não limitativo tendo em referência os desenhos anexos.
A figura 1 é uma representação esquemática do aspecto geral da ferramenta multifunções da presente invenção, que possibilita vários tipos de ligações e acoplamentos descritos pelos seguintes números de referência e com as funções indicadas:
IA - Encaixe para conexão hexagonal DN90. Permite a manobra de marcos de água. Estrategicamente aproveitado o encaixe para conexão hexagonal de DN90 (IA) superior para inserção do encaixe para conexão hexagonal de DN70 (2A) inferior.
2A - Encaixe para conexão hexagonal DN70. Permite a manobra de marcos de água. Estrategicamente aproveitado o encaixe para conexão hexagonal de DN90 (IA) superior para inserção do encaixe para conexão hexagonal de DN70 (2A) inferior. Estrategicamente aproveitado o encaixe para conexão hexagonal DN70 (2A) superior para inserção do encaixe para conexão quadrada 35 mm (3A) inferior.
3A - Encaixe para conexão quadrada de 35 mm. Permite a manobra de marcos de água. Estrategicamente aproveitado o encaixe para conexão hexagonal DN70 (2A) superior para inserção do encaixe para conexão quadrada 35 mm (3A) inferior.
4A - Encaixe para conexão quadrada de 30 mm. Permite a manobra de marcos de água. Estrategicamente aproveitado o encaixe para conexão hexagonal DN65 (5A) superior para inserção do encaixe para conexão quadrada 30 mm (4A) inferior.
5A - Encaixe para conexão hexagonal DN65. Permite a manobra de marcos de água. Estrategicamente aproveitado o encaixe para conexão hexagonal de DN 80 (6A) superior para inserção de encaixe para conexão hexagonal de DN 65 (5A) inferior. Estrategicamente aproveitado o encaixe hexagonal DN65 (5A) superior para inserção do encaixe para conexão quadrada 30 mm (4A) inferior.
6A - Encaixe para conexão hexagonal DN80. Permite a manobra de marcos de água. Estrategicamente aproveitado o encaixe para conexão hexagonal de DN 80 (6A) superior para inserção do encaixe para conexão hexagonal de DN 65 (5A) inferior.
7A - Encaixe para conexão quadrada de 25 mm. Permite a manobra de marcos de água. Estrategicamente aproveitado o espaço entre os encaixes destinados às uniões e tampões Storz (11A;12A) para inserção do encaixe para conexão quadrada (7A).
8Α - Encaixe para conexão quadrada de 20 mm. Permite a manobra de marcos de água. Estrategicamente aproveitando o espaço no quadrante (4D).
9A - Cilindro de acoplamento para conexão quadrada de 14 mm. Permite a manobra de tampões de cobertura de marcos de água. Estrategicamente colocado na extremidade do quadrante (1D) para permitir uma ampla acção na manobra de rotação em função da configuração dos órgãos e acessórios e sua disposição no terreno.
10A - Encaixe para uniões e tampões Storz para DN's 25 mm a 110 mm. Permite a manobra de marcos de água e órgão associados a serviços de incêndio, nomeadamente uniões, tampões de marcos de água circulares com reentrância de acoplamento. Estrategicamente colocado na extremidade do quadrante (4D) para permitir uma ampla acção na manobra de rotação em função da configuração dos órgãos e acessórios e sua disposição no terreno.
11A - Encaixe para uniões e tampões Storz DN110. Permite a manobra de marcos de água e órgão associados a serviços de incêndio. Estrategicamente colocado na extremidade do quadrante (2D), o mais estreito, entre a funcionalidade (16A;19A) para permitir uma ampla acção na manobra de rotação em função da configuração dos órgãos e acessórios e sua disposição no terreno.
12A - Encaixe para uniões e tampões Storz DN75. Permite a manobra de marcos de água e órgão associados a serviços de incêndio. Estrategicamente colocado na extremidade do quadrante (2D), o mais estreito, entre a funcionalidade (16A;19A) para permitir uma ampla acção na manobra de rotação em função da configuração dos órgãos e acessórios e sua disposição no terreno.
13A - Encaixe para conexão triangular equilátera 40 mm. Permite a manobra de marcos de água. Estrategicamente colocado no quadrante (4D). Disposto em relação às funcionalidades semelhantes (14A;15A) de modo a permitir o encaixe em diferentes ângulos e executar a manobra de rotação em função da configuração dos órgãos e acessórios e sua disposição no terreno.
14A - Encaixe para conexão triangular equilátera 45 mm. Permite a manobra de marcos de água. Estrategicamente colocado no quadrante (4D). Disposto em relação às funcionalidades semelhantes (13A;15A) de modo a permitir o encaixe em diferentes ângulos e executar a manobra de rotação em função da configuração dos órgãos e acessórios e sua disposição no terreno.
15A - Encaixe para conexão triangular equilátera 50 mm. Permite a manobra de marcos de água. Estrategicamente colocado no quadrante (4D). Disposto em relação às funcionalidades semelhantes (13A;14A) de modo a permitir o encaixe em diferentes ângulos e executar a manobra de rotação em função da configuração dos órgãos e acessórios e sua disposição no terreno.
16Α - Encaixe para conexão ao tampão de descarga da bocade-incêndio. Permite a manobra do tampão de descarga da boca-de-incêndio. Estrategicamente colocado, na extremidade do respectivo varão, em posição oposta à funcionalidade Gancho (18A) para que na utilização desta, possa servir de pega no levantamento de acessórios dos órgãos de manobra. Serve também de pega no transporte pelo executante. Estando a funcionalidade (16A) disposta, entre os quadrantes (ID) e (2D), salientando-se que o quadrante (2D) com as funcionalidades (7A;11A;12A) é mais estreito de modo a minimizar o condicionamento da funcionalidade (16A) aquando da entrada no nicho, para acoplagem e manobra do tampão de descarga da boca-deincêndio .
17A - Chave de fendas. Para além das funcionalidades normais de uma chave de fendas, permite a abertura, manobra, levantamento e torção de acessórios de protecção aos órgãos de manobra (tampas, capacetes móveis, etc.). Estrategicamente colocada em posição oposta à funcionalidade (19A) para que quando manobrada, a chave de fendas tenha maior facilidade de manobra de alavancagem, permitindo pega na execução da ainda a acção de torção na chave de fendas a partir das funcionalidades
18A
Gancho.
Permite a abertura e levantamento de acessórios de protecção aos órgãos de manobra.
Estrategicamente colocado, com configuração específica,
Gancho apontado e angulado ligeiramente torcido / rodado para o lado oposto do cilindro de acoplamento para conexão quadrada, (funcionalidade 9A) , para facilitar a conexão aos acessórios de redes de águas e serviços de incêndio para aquando da manobra de levantamento, a chave do tipo cruzeta possibilite a alavancagem. Permite também fazer de pega (bico do gancho estrategicamente apontando para aquando da pega e do movimento este seja mais ergonómico na acção de martelar) quando utilizada a funcionalidade (19A) (a mais resistente e compacta) sob a forma de martelo.
19A
Encaixe cónico. Permite a conexão à válvula de manobra da boca-de-incêndio e tampão de latão macho ll/2, utilizados nas descargas de coluna dos prédios.
Estrategicamente colocada para que quando operada funcionalidade (17A), também possa servir de pega na manobra de alavancagem, permitindo ainda a acção de torção do encaixe cónico a partir das funcionalidades (16A;18A) na manobra da boca-de-incêndio, tampão de latão macho ll/2 e válvulas macho esférico ll/2 e ll/4.
Sendo esta extremidade a mais resistente e compacta, serve também de martelo.
Estando a funcionalidade (19A) disposta, entre os quadrantes (2D) e (3D), salientando-se que o quadrante (2D) com as funcionalidades (7A;11A;12A) é mais estreito de modo a minimizar o condicionamento da funcionalidade aquando da entrada no nicho, para acoplagem à válvula da boca-de-incêndio. 0 encaixe na funcionalidade (19A) para manobra da válvula da boca-de incêndio é estrategicamente cónico para também permitir a acoplagem e manobra do tampão de latão macho ll/2.
20Α - Encaixe para conexão a válvulas macho esférico ll/2. Permite a manobra destas válvulas, inseridas nas redes de tubagem de abastecimento provisório. Estrategicamente aproveitada a estrutura lateral (19A) para inserção da funcionalidade (20A), permitindo ainda a acção de torção na manobra das válvulas macho esférico a partir das funcionalidades (16A;18A).
21A - Encaixe para conexão a válvulas macho esférico ll/4. Permite a manobra destas válvulas, inseridas nas redes de tubagem de abastecimento provisório. Estrategicamente aproveitada a estrutura lateral (19A) para inserção da funcionalidade (21A), permitindo ainda a acção de torção na manobra das válvulas macho esférico a partir das funcionalidades (16A;18A).
22A - Caixa de acoplagem para varão com dado. Permite o encaixe do varão (23B). Estrategicamente colocada no centro da peça para possibilitar através da acção de torção exercida nos quatro varões da cruzeta, uma manobra mais fácil e equilibrada dos órgãos no subsolo.
A figura 8 representa de uma forma esquemática o varão com dado (23B) que acopla na chave multifunções, permitindo a conexão à caixa de acoplagem (22A), no centro da peça. 0 dado de conexão aos órgãos de manobra (24B) permite a acoplagem aos órgãos de manobra no subsolo, manobrando-os através da torção exercida nos quatro varões da cruzeta.
varão com dado (23B) que acopla na chave multifunções (figura 1) permite a alavancagem aquando das manobras do tampão de descarga da bocas-de-incêndio (16A), da chave de fendas (17A), do encaixe cónico (19A) de conexão à válvula de manobra da boca-de-incêndio e tampão de latão macho ll/2 .
A figura 11 representa em vários cortes e alçados o dado multifuncional com duas posições de acoplagem da presente invenção:
25C - Peça multifuncional com duas posições de acoplagem ao dado (24B) . Permite a manobra das válvulas de origem de ramal, utilizadas nas redes de PEAD, FFD, FD,FC. Permite também a manobra do tampão de latão macho de ll/4 utilizado nas descargas de coluna dos prédios. Estrategicamente aproveitado o dado do varão para acoplamento desta peça multifuncional com duas posições de acoplagem em que cada uma das posições tem várias funcionalidades, permitindo assim excluir, a necessidade de outros varões com dados diferentes.
Os esquemas apresentados pretendem ter um carácter apenas exemplificativo, considerando-se abrangidas pela presente invenção modificações óbvias efectuadas por um perito na técnica à matéria contida nas reivindicações que se apresentam de seguida.

Claims (14)

1. Chave multifunções para manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio caracterizada por possuir uma configuração do tipo cruzeta e por compreender distribuídos entre cada varão da cruzeta, por quatro quadrantes (1D,
2D,3D,4D), encaixes para conexão hexagonal DN90 (IA), DN70 (2A) , DN65 (5A) e DN80 (6A); encaixes para conexão quadrada de 35 mm (3A), 30 mm (4A), 25 mm (7A) e 20 mm (8A); um cilindro de acoplamento para conexão quadrada de 14 mm (9A); encaixe para uniões e tampões Storz para DN's 25 mm a 110 mm (10A); encaixes para uniões e tampões Storz DN110 (11A), DN75 (12A);
encaixes para conexão triangular equilátera 40 mm (13A), 45 mm (14A) e 50 mm (15A); encaixe para conexão ao tampão de descarga de bocas-de-incêndio (16A) colocado, na extremidade, em posição oposta à do gancho (18A); chave de fendas (17A) colocada em posição oposta à do encaixe cónico (19A); gancho (18A) apontado e angulado (entre 80° a 90°), torcido e/ou rodado para o lado oposto do cilindro de acoplamento para conexão quadrada (9A); encaixe cónico (19A) para conexão a válvula de manobra da boca-de-incêndio e tampão de latão macho ll/2; encaixes para conexão a válvulas de macho esférico ll/2 (20A) e dado (23B), uma caixa de acoplagem (22A) para colocada no centro da peça, e um varão varão com com dado
Chave multifunções para manobra de órgãos acessórios de redes de águas e serviços de incêndio, de acordo com a reivindicação
1, caracterizada por compreender um varão com dado (23B) conectado à caixa de acoplagem (22A) no centro da peça, que possui uma peça multifuncional com duas posições de acoplamento (25C) ao dado do varão (24B).
3. Chave multifunções para manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por o varão disposto entre o quadrante (1D) e o quadrante (4D) possuir na sua extremidade a configuração de chave de fendas (17A).
4. Chave multifunções para manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por o varão disposto entre o quadrante (2D) e o quadrante (3D) ser maquinado na sua extremidade como encaixe cónico (19A) para conexão a válvula de manobra da boca-deincêndio e tampão de latão macho ll/2, encaixe para conexão a válvulas de macho esférico ll/2 (20A) e ll/4 (21A).
5. Chave multifunções para manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por o varão disposto entre o quadrante (1D) e o quadrante (2D) ser maquinado na sua extremidade como encaixe para conexão ao tampão de descarga de bocas-de-incêndio (16A).
6. Chave multifunções para manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por o varão disposto entre o quadrante (3D) e o quadrante (4D) possuir na sua extremidade a configuração de gancho (18A).
7. Chave multifunções para manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por o varão disposto entre o quadrante (3D) e o quadrante gancho (18A) apontado e angulado (entre 80° a torcido e/ou rodado para o lado oposto do cilindro de acoplamento para
8. Chave multifunções para manobra de orgaos e acessórios de redes de águas e serviços as reivindicações anteriores, para conexão hexagonal de aproveitado para inserção hexagonal de DN70 (2A) infer de incêndio, de acordo com caracterizada por o encaixe DN 90 (IA) superior ser do encaixe para conexão ior; o encaixe para conexão hexagonal DN70 (2A) ser aproveitado para inserção do encaixe para conexão quadrada 35 mm (3A) inferior.
9. Chave multifunções para manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por o encaixe para conexão hexagonal de DN80 (6A) superior ser aproveitado para inserção de encaixe para conexão hexagonal de DN65 (5A) inferior; por o encaixe hexagonal
DN65 (5Α) superior ser aproveitado para inserção do encaixe para conexão quadrada 30 mm (4A) inferior.
10. Chave multifunções para manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por o espaço entre os encaixes destinados às uniões e tampões Storz (11A;12A) ser aproveitado para inserção do encaixe para conexão quadrada (7A).
11. Chave multifunções para manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por o quadrante (1D) conter encaixes para conexão hexagonal DN90 (IA), DN70 (2A); encaixe para conexão quadrada de 35 mm (3A) e um cilindro de acoplamento para conexão quadrada de 14 mm (9A).
12. Chave multifunções para manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por o quadrante (2D) conter encaixes para conexão quadrada de 25 mm (7A); encaixes para uniões e tampões Storz DN110 (11A), DN75 (12A).
13. Chave multifunções para manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por o quadrante (3D) conter encaixes para conexão quadrada de 30 mm (4A); encaixes para conexão hexagonal DN65 (5A) e DN80 (6A).
14. Chave multifunções para manobra de órgãos e acessórios de redes de águas e serviços de incêndio, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por o quadrante (4D) conter encaixes para conexão quadrada de 20 mm (8A); encaixe para uniões e tampões Storz para DN's 25 mm a 110 mm (10A); encaixes para conexão triangular equilátera 40 mm (13A), 45 mm (14A) e
50 mm (15A).
PT106848A 2013-03-25 2013-03-25 Chave multifunções PT106848B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106848A PT106848B (pt) 2013-03-25 2013-03-25 Chave multifunções

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106848A PT106848B (pt) 2013-03-25 2013-03-25 Chave multifunções

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT106848A PT106848A (pt) 2014-01-24
PT106848B true PT106848B (pt) 2014-11-17

Family

ID=50112625

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT106848A PT106848B (pt) 2013-03-25 2013-03-25 Chave multifunções

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT106848B (pt)

Citations (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2214851A (en) * 1988-02-12 1989-09-13 James David Kiteley Multi-purpose tool
EP1500474A2 (de) * 2003-07-25 2005-01-26 Uhlig Präzisions Fertigungs Gmbh Universalwerkzeug, insbesondere für Sondereinsatzkräfte
FR2944726A1 (fr) * 2009-04-22 2010-10-29 Jean Francois Terracol Outil multifonctions pour interventions dans le domaine du secours, du batiment et du meme genre

Patent Citations (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2214851A (en) * 1988-02-12 1989-09-13 James David Kiteley Multi-purpose tool
EP1500474A2 (de) * 2003-07-25 2005-01-26 Uhlig Präzisions Fertigungs Gmbh Universalwerkzeug, insbesondere für Sondereinsatzkräfte
FR2944726A1 (fr) * 2009-04-22 2010-10-29 Jean Francois Terracol Outil multifonctions pour interventions dans le domaine du secours, du batiment et du meme genre

Also Published As

Publication number Publication date
PT106848A (pt) 2014-01-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP2009502237A5 (pt)
NO20081409L (no) Kopling mellom to objekter, objekt tiltenkt for det, og modulaert byggesystem
PT106848B (pt) Chave multifunções
CN205154079U (zh) 独立式带压作业旋塞阀应急抢装装置
KR200465358Y1 (ko) 배관과 결합, 해제가 용이한 볼 밸브
US1705470A (en) Fire-hydrant wrench
CN201547327U (zh) 滴灌专用三通阀
KR101499342B1 (ko) 아파트 배관 전용 스패너
DE2407448A1 (de) Anlage fuer die raumklimatisierung und im boden verlegten zuluftkanaelen
JP3845586B2 (ja) 水量計取付けユニット
US20170067234A1 (en) Valve for purging a utilities pipe
CN208734062U (zh) 一种可调托撑上的调节螺母连接结构
KR101796386B1 (ko) 소방용 스탠드 파이프
CN206436169U (zh) 多功能组合扳手
CN206846175U (zh) 管道通气工具
KR101510221B1 (ko) 중앙 집중식 진공청소 시스템의 커넥터용 마개
KR20170003261U (ko) 앵글 밸브
JP7097425B2 (ja) 仮設水栓及びその水道仮設工法
CN208670387U (zh) 一种新型组合型不锈钢快速接头
CN217328597U (zh) 一种多路球阀的限位装置
CN201126075Y (zh) 水插头、水插座及水排插
DE10255695A1 (de) Vorrichtung zum Verbinden von Rohrenden und/oder Armaturen für die Heizung- und Sanitärinstallationen
CN203348700U (zh) 多用阀门井阀门开关装置
CN203131072U (zh) 角阀
CN212466920U (zh) 一种消防工程用快拆式消防栓

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20130801

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20141112