PT106194A - Painéis modulares de isolamento térmico para revestimento exterior e respectivo método de montagem - Google Patents

Painéis modulares de isolamento térmico para revestimento exterior e respectivo método de montagem Download PDF

Info

Publication number
PT106194A
PT106194A PT106194A PT10619412A PT106194A PT 106194 A PT106194 A PT 106194A PT 106194 A PT106194 A PT 106194A PT 10619412 A PT10619412 A PT 10619412A PT 106194 A PT106194 A PT 106194A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
thermal insulation
insulation plate
mortar
modular
mechanical
Prior art date
Application number
PT106194A
Other languages
English (en)
Inventor
Armandino Pelica Semedo
Bruno Goncalo Aldinhas Semedo
Original Assignee
Armandino Pelica Semedo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Armandino Pelica Semedo filed Critical Armandino Pelica Semedo
Priority to PT106194A priority Critical patent/PT106194A/pt
Publication of PT106194A publication Critical patent/PT106194A/pt

Links

Landscapes

  • Building Environments (AREA)
  • Finishing Walls (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO REFERE-SE A UM PAINEL MODULAR DE ISOLAMENTO TÉRMICO PARA REVESTIMENTO EXTERIOR, ASSIM COMO AO SEU MÉTODO DE INSTALAÇÃO.O REFERIDO PAINEL COMPREENDE UMA PLACA DE ISOLAMENTO TÉRMICO (1) REVESTIDA COM REDE DE REFORÇO (2) NA FACE EXTERIOR, FIXA COM ARGAMASSA (3) DE BASE CIMENTÍCIA, SENDO QUE PELO MENOS UM DOS REBORDOS (4,5,6,7) É UM REBORDO MACHO , NO QUAL A REDE REFORÇO (2) TEM UM COMPRIMENTO SUPERIOR À PLACA DE ISOLAMENTO TÉRMICO (1) E EXISTINDO NOS REBORDOS (4,5,6,7) UMA ÁREA EM QUE NÃO EXISTE COLAGEM COM ARGAMASSA CIMENTÍCIA (3) DA REDE DE REFORÇO (2) À PLACA DE ISOLAMENTO TÉRMICO (1).

Description

DESCRIÇÃO
PAINÉIS MODULARES DE ISOLAMENTO TÉRMICO PARA REVESTIMENTO EXTERIOR E RESPECTIVO MÉTODO DE MONTAGEM
OBJECTO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se à associação, assemblagem e incorporação especifica de materiais para formar um painel modular leve (módulo) para isolamento térmico exterior (ETICS) de paredes e fachadas verticais ou superfícies horizontais e inclinadas, desde que estas últimas não estejam expostas à precipitação. 0 módulo pré-fabricado é composto por painel de isolamento térmico revestido com rede de reforço na face exterior fixa com argamassa de base cimentícia ao isolamento térmico. Na placa de isolamento térmico podem existir negativos para a localização e embebimento das cavilhas de fixação mecânica na placa de isolamento térmico, dependendo das condições do suporte, das acções de vento e peso próprio do sistema de revestimento.
CAMPO DA INVENÇÃO 0 aumento da preocupação na redução do consumo energético na climatização dos espaços interiores em edifícios no sector residencial e terciário, o elevado custo e especialização da mão-de-obra necessário à implementação de sistemas ETICS e a crescente necessidade de renovação de edifícios, permite à pré-fabricação de 1 módulos de ETICS com as características da presente invenção, dar resposta à procura crescente num mercado com uma vasta oferta de materiais independentes para a execução de isolamento térmico pelo exterior. A pré-fabricação de módulos, objecto da presente invenção, para instalação do sistema de isolamento térmico pelo exterior (ETICS) permite: - A redução significativa do número de operações a realizar durante a instalação em obra comparativamente ao processo tradicional; - Maior rapidez e diminuição da complexidade com o consequente aumento de rendimento na instalação in situ; - Minimizar os erros de instalação;
Minimizar a existência de desperdícios e de resíduos de materiais no local da aplicação; - Permitir um bom acabamento entre módulos com o preenchimento apenas dos rebordos e eventuais fixações mecânicas em obra; - Possibilidade de dispensa do barramento integral da superfície a revestir com argamassas cimentícias; - Reduzir significativamente os custos iniciais com a mão-de-obra de instalação comparativamente ao processo tradicional. 2
Assegurar a correcta localização e quantidade das fixações mecânicas nos módulos, caso existam.
ESTADO DA TÉCNICA
Muitos e variados sistemas de isolamento de fachadas pelo exterior (ETICS) são conhecidos, compostos por vários elementos em comum nomeadamente painel de isolamento térmico fixo ao suporte, e revestido por um reboco armado com rede de reforço realizado em uma ou várias camadas de argamassa. Estes materiais são aplicados de forma independente e sucessiva em obra exigindo uma mão-de-obra bastante especializada. 0 painel de isolamento é fixo à parede de suporte com ajuda de cavilhas, parafusos, perfis ou com combinação de colas e fixações mecânicas. 0 elevado número de operações para execução de ETICS associado a uma mão-de-obra especializada, fazem desta solução umas das menos competitivas em termos económicos face a outras soluções mais tradicionais existentes no mercado. A finalidade da fabricação do módulo, objecto da presente invenção, é permitir a junção de vários materiais independentes num só material com as mais-valias atrás referidas.
Os sistemas de isolamento térmico pelo exterior (ETICS) estão amplamente descritos na literatura técnica. Para proteger a camada isolante e promover um bom 3 acabamento, o painel de isolamento é revestido por uma ou mais camadas de barramentos de argamassa cimenticia. Normalmente, a camada base contem uma rede para reforço. 0 acabamento final é realizado por uma pintura, azulejos ou outros.
Os painéis de isolamento térmico, com espessura que variam em função das exigências térmicas, 20 a 80mm, são convencionalmente em poliestireno expandido moldado (EPS), poliestireno expandido extrudido (XPS), espuma de poliuretano (PUR), espuma de poliisocianurato (PIR), aglomerado de cortiça expandida (ICB), lã mineral (MW) , fibras vegetais aglutinadas com ligantes minerais, vidro celular entre outros. Os painéis de isolamento deverão ter uma elevada rigidez, uma elevada resistência mecânica e resistir às cargas de vento.
Os painéis de isolamento térmico são aderidos à superfície das paredes a revestir através da aplicação de cola por pontos isolados ou através de uma aplicação em toda a superfície interior do painel de isolamento. Todas as irregularidades da parede de suporte deverão ser suavizadas antes da colagem dos painéis de isolamento.
As superfícies das paredes para montagem de ETICS são minuciosamente pré-examinadas antes da aplicação dos painéis de isolamento. A utilização de fixações mecânicas é realizada para assegurar um aumento do grau de segurança na aplicação de ETICS. Esta situação tem uma particular importância quando edifícios altos são isolados devido à elevada intensidade da acção do vento 4 na parte superior dos mesmos e ao elevado peso que existe nas partes inferiores devido ao aumento do peso próprio da solução de revestimento térmico pelo exterior.
As fixações são convencionalmente feitas de poliamida e poliamida com fibra reforçadas quando existe prevalência de cargas elevadas. As cavilhas têm um diâmetro que varia entre 40 e 140 mm com espessura entre 2 a 5 mm. A fixação é normalmente aplicada após a colagem da placa estar solidificada, o que obriga a que a colagem tenha uma resistência suficiente para resistir ao seu próprio peso e às cargas de vento. A cabeça da fixação em contacto com a superfície do painel de isolamento fica ligeiramente acima do nível da superfície do isolamento.
Outra finalidade do fabrico do módulo, objecto da presente invenção, é permitir que a cabeça de fixação da cavilha fique complanar com a superfície do painel de isolamento térmico após a sua fixação no suporte. O parafuso tem tendência a pressionar a cabeça da fixação no seio do isolante térmico quando se trata de materiais mais macios como é o caso da Lã de Rocha (MW). O número exacto de fixações depende da altura do edifício e da intensidade das acções climatéricas a que o módulo vai estar sujeito após aplicação. O número e especificação das fixações estão definidos nos documentos de Aprovação Técnica de cada fabricante de ETICS. 5
Outra finalidade do fabrico do módulo é assegurar a correcta quantidade e localização das fixações durante a instalação do sistema ETICS sobre o suporte. A camada final de argamassa cimenticia que forma o acabamento da superfície do sistema de isolamento térmico exterior é fina nas zonas da superfície sobre as cabeças de fixação quando estas estão em contacto com placas rígidas de isolamento. É frequente ocorrer fissuração da argamassa nestas zonas.
Outra finalidade do fabrico do módulo, objecto da presente invenção, é permitir que a camada final de argamassa cimenticia seja o mais constante possível para evitar as fragilidades decorrentes da diferença de espessura. Na transição dos módulos é garantida a existência de dupla rede de reforço para minimizar a fragilidade do sistema causado pela descontinuidade do material. A patente CN2549069Y descreve uma placa de parede externa de isolamento térmico exterior cuja secção transversal tem uma estrutura em camadas composta por argamassa polimérica, fibra de reforço, nova camada de argamassa polimérica, uma camada de isolamento térmico com entalhes côncavos e convexos. Nenhuma camada de argamassa externa ou camada de fibras de reforço são necessárias, de modo a diminuir o processo de trabalho. Vários problemas se levantam com a presente invenção: - A transição entre módulos pré-fabricados; 6 - A fixação ao suporte quando as acções de vento e da peso são elevadas. A inexistência de rede de reforço e de barramentos adicionais na transição entre placas de isolamento durante a montagem não assegura a compatibilidade e a estanqueidade ao ar e água entre placas de isolamento. Não são feitas referências à fissuração da argamassa.
As fixações mecânicas não estão contempladas na invenção. Nas situações que a sua utilização é imperativa, devido à intensidade das acções de vento e ao peso próprio da solução de revestimento, o painel proposto é atravessado ficando a estanquidade e o acabamento da superfície comprometido.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO A solução apresentada na presente invenção, trata-se da assemblagem de diferentes materiais constituintes do sistema num só material. A rede de reforço tem dimensão superior à placa de isolamento térmico em dois dos rebordos e serve para sobrepor nos módulos contíguos. Na instalação dos módulos, as juntas de ligação entre módulos, ficam com sobreposição dupla de rede de reforço, travando duplamente as placas de isolamento térmico e reduzindo fenómenos de fissuração na superfície do revestimento. A rede de reforço aplicada no painel de isolamento térmico pode ser constituída por rede de fibra de vidro 7 simples ou dupla, rede de fibra de carbono simples ou dupla ou rede metálica simples ou dupla.
No caso de ser necessária a aplicação de fixações mecânicas, é possível a aplicação de cavilhas no módulo pré-fabricado. As cavilhas ficam embebidas em negativos existentes na superfície do painel de isolamento para a uniformidade superficial ficar assegurada após a sua aplicação. Não existe necessidade de efectuar correcções com rede de reforço e argamassa cimentícia de forma a garantir a planimetria entre módulos. Os rebaixos para colocação das fixações mecânicas não se encontram preenchidos com argamassa cimentícia. As fixações mecânicas suplementares são fixas ao suporte através de um furo que atravessa o painel de isolamento térmico. A rede de reforço localizada nas fixações mecânicas centrais é descontínua para que a instalação da cavilha não introduza tensões na rede de reforço do módulo. 0 numero de fixações existentes no módulo varia em função dos gradientes térmicos e das cargas dinâmicas de vento a que o módulo está sujeito, assim como do peso do revestimento quando instalado. 0 número de fixações é definido em projecto.
As operações necessárias em obra, à instalação dos módulos da presente invenção, são a fixação do módulo pré-fabricado ao suporte através de colagem, execução das fixações mecânicas (opcional), e posterior preenchimento das fixações mecânicas (opcional) e rebordos entre placas com argamassa cimentícia. 8 0 acabamento superficial da fachada poderá ser realizado com diversas técnicas e materiais.
Na descrição detalhada das figuras que se apresenta de seguida serão feitas referências às figuras anexas de forma a facilitar a compreensão da presente invenção. A sua representação e descrição deverão ser consideradas como exemplificativas e não limitativas do âmbito da presente invenção.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS A Figura 1 mostra a configuração base do módulo pré-fabricado para instalação de ETICS com colagem (não visivel). 0 módulo é composto pela placa de isolamento térmico (1) revestida a reforço (2) na face exterior fixa com argamassa (3) de base cimentícia. Nos bordos (4,5) a rede de reforço (2) tem um comprimento superior à geometria da placa de isolamento térmico (1) . A fixação da placa de isolamento térmico (1) ao suporte (não visível) é feita através de colagem (não visível). Nos bordos (4,5,6,7) há uma área em que não existe colagem com argamassa cimentícia (3) da rede de reforço (2) à placa de isolamento térmico (1) para permitir a ligação e compatibilização entre módulos conexos durante a instalação no suporte (não visível). A Figura 2 mostra a configuração do módulo pré-fabricado para instalação de sistema ETICS realizado com fixação mecânica ao suporte. 0 módulo é composto pela 9 placa de isolamento térmico (1) revestido com rede de reforço (2) na face exterior fixa com argamassa (3) de base cimenticia. Nos rebordos "macho" (4,5) a rede reforço (2) tem um comprimento superior à placa de isolamento térmico (1) . As fixações mecânicas (não visíveis) são dispostas e realizadas através dos furos (8) existentes na placa de isolamento térmico (1). Na placa de isolamento térmico existem negativos (9) que ficam rebaixados relativamente à superfície da placa de isolamento térmico (1). Os negativos (9) permitem que a cavilha da fixação mecânica (não visível) fique complanar com a superfície exterior da placa de isolamento térmico (1) após a instalação. Nos rebordos (4,5,6,7) há uma área em que não existe colagem com argamassa cimenticia (3) da rede de reforço (2) à placa de isolamento térmico (1). Na área dos rebaixos/negativos (9), para aplicação da cavilha de fixação mecânica (não visível), não existe colagem com argamassa cimenticia (3) da rede de reforço (2) à placa de isolamento térmico (1) A Figura 3 mostra a configuração do módulo pré-fabricado de arranque da fachada para instalação de ETICS. 0 módulo é composto pela placa de isolamento
térmico (1) revestida com rede de reforço (2) na face exterior fixa com argamassa (3) de base cimenticia. No bordo direito (4) a rede de reforço (2) tem um comprimento superior à geometria da placa de isolamento térmico (1). No bordo inferior (5) a placa de isolamento térmico tem incorporada a calha de arranque (14). A calha de arranque (14) tem um comprimento idêntico ao do bordo inferior (5) da placa de isolamento térmico (1). A 10 aplicação da calha de arranque (14) encontra-se desfasada relativamente à placa de isolamento térmico (1) para permitir e facilitar o encaixe do módulo seguinte durante a instalação. A fixação da placa de isolamento térmico (1) ao suporte (não visível) é feita através de colagem (não visível) . São utilizadas fixações mecânicas (não visíveis) para a fixação do módulo na zona da calha de arranque. Nos bordos (4,5,6,7) há uma área em que não existe colagem com argamassa cimentícia (3) da rede de reforço (2) à placa de isolamento térmico (1) para permitir a ligação e compatibilização entre módulos conexos durante a instalação no suporte (não visível). A Figura 4 mostra a configuração do módulo pré-fabricado para aplicação do perfil de canto (não visível) numa das arestas para instalação de ETICS. 0 módulo é composto pela placa de isolamento térmico (1) revestida com a rede de reforço (2) na face exterior fixa com argamassa (3) de base cimentícia. No bordo inferior (5) a rede de reforço (2) tem um comprimento superior à geometria da placa de isolamento térmico (1) . No bordo direito (4) a rede de reforço (2) tem a dimensão da placa de isolamento térmico (1). A fixação da placa de isolamento térmico (1) ao suporte (não visível) é feita através de colagem (não visível). Nos bordos (4,5,6,7) há uma área em que não existe colagem com argamassa cimentícia (3) da rede de reforço (2) à placa de isolamento térmico (1) para permitir a ligação e compatibilização entre módulos conexos durante a instalação no suporte (não visível) e para permitir a aplicação do acessório de canto (não visível). 11 A figura 5 mostra a configuração do módulo pré-fabricado de arranque da fachada para instalação de ETICS. 0 módulo é composto pela placa de isolamento térmico (1) revestida com uma rede de reforço (2) na face exterior fixa com argamassa (3) de base cimenticia. No bordo direito (4) a rede de reforço (2) tem um comprimento superior à geometria da placa de isolamento térmico (1) . No bordo inferior (5) a placa de isolamento térmico tem incorporada a calha de arranque (14). A calha de arranque (14) tem um comprimento idêntico ao do bordo inferior (5) da placa de isolamento térmico (1). A aplicação da calha de arranque (14) encontra-se desfasada relativamente à placa de isolamento térmico (1) para permitir e facilitar o encaixe do módulo seguinte durante a instalação. A fixação do painel de isolamento térmico ao suporte (não visível) é feita através de colagem (não visível) e de fixações mecânicas (não visível). As fixações mecânicas (não visíveis) são dispostas e realizadas através dos furos (8) existentes na placa de isolamento térmico (1). No isolante térmico existem negativos (9) que ficam rebaixados relativamente à superfície da placa de isolamento térmico (1) . Estes negativos (9) permitem que a cavilha da fixação mecânica (não visível) fique complanar com a superfície exterior da placa de isolamento térmico (1) após a sua instalação. Nos bordos (4,5,6,7) há uma área em que não existe colagem com argamassa cimenticia (3) da rede de reforço (2) à placa de isolamento térmico (1) para permitir a ligação e compatibilização entre módulos conexos durante a instalação no suporte (não visível). Na área do negativo (9) para aplicação da cavilha de fixação 12 mecânica (não visível) não existe colagem com argamassa cimentícia (3) da rede de reforço (2) à placa de isolamento térmico (1) A Figura 6 mostra a configuração do módulo pré-fabricado para aplicação do perfil de canto (não visível) numa das arestas para instalação de ETICS. 0 módulo é composto pela placa de isolamento térmico (1) revestida com uma rede de reforço (2) na face exterior fixa com argamassa (3) de base cimentícia. No bordo inferior (5) a rede de reforço (2) tem um comprimento superior à geometria da placa de isolamento térmico (1) . No bordo direito (4) a rede de reforço (2) tem a dimensão da placa de isolamento térmico (1). A fixação da placa de isolamento térmico (1) ao suporte (não visível) é feita através de colagem (não visível) e de fixações mecânicas (não visíveis). As fixações mecânicas (não visíveis) são dispostas e realizadas através dos furos (8) existentes na placa de isolamento térmico (1). No isolamento térmico (1) existem negativos (9) que ficam rebaixados relativamente à superfície da placa de isolamento térmico (1). Estes negativos (9) permitem que a cavilha da fixação mecânica (não visível) fique complanar com a superfície exterior da placa de isolamento térmico (1) após a sua instalação. Nos bordos (4,5,6,7) há uma área em que não existe colagem com argamassa cimentícia (3) da rede de reforço (2) à placa de isolamento térmico (1) para permitir a ligação e compatibilização entre módulos conexos durante a instalação no suporte (não visível) e para permitir a aplicação do acessório de canto (não visível). Na área do negativo (9) para aplicação da 13 cavilha de fixação mecânica (não visível) não existe colagem com argamassa cimentícia (3) da rede de reforço (2) à placa de isolamento térmico (1) A Figura 7 mostra o corte do módulo pré-fabricado Standard para instalação de ETICS. (ver Figura 2) A Figura 8 mostra o pormenor da instalação do módulo pré-fabricado. A junta (10) decorrente da instalação de módulos no suporte (11) com argamassa de colagem (12) evidência a conexão dos rebordos (5,6) ou (4,7) de módulos distintos. A transição entre módulo é realizada com a sobreposição da rede de reforço (2) e o respectivo preenchimento da junta (10) com argamassa cimentícia (3). A junta (10) permite a ligação e compatibilização entre módulos conexos durante a instalação no suporte (11). A Figura 9 mostra o pormenor da instalação do módulo pré-fabricado. A junta (10) decorrente da instalação de módulos no suporte (11) com argamassa de colagem (12) e fixações mecânicas (13) evidência a conexão dos rebordos (5,6) ou (4,7) de módulos distintos. A transição entre módulo é realizada com a sobreposição da rede de reforço (2) e o respectivo preenchimento da junta (10) e fixações mecânicas (13) com argamassa cimentícia (3). A junta (10) permite a ligação e compatibilização entre módulos conexos durante a instalação no suporte (11). A Figura 10 mostra a configuração base do módulo pré-fabricado para instalação de ETICS. O módulo é composto pela placa de isolamento térmico (1) revestida 14 com rede de reforço (2) na face exterior fixa com argamassa (3) de base cimenticia. Nos bordos (4,6) a rede de reforço (2) tem um comprimento superior à geometria da placa de isolamento térmico (1) . A fixação da placa de isolamento térmico (1) ao suporte (11) é feita através de colagem (12) e de fixações mecânicas (13). As fixações mecânicas (13) são dispostas e realizadas através dos furos (8) existentes na placa de isolamento térmico (1). No isolante térmico existem negativos (9) que ficam rebaixados relativamente à superfície da placa de isolamento térmico (1). Estes negativos (9) permitem que a cavilha da fixação mecânica (13) fique complanar com a superfície exterior da placa de isolamento térmico (1) após a sua instalação. Nos bordos (4,5,6,7) há uma área em que não existe colagem com argamassa cimenticia (3) da rede de reforço (2) à placa de isolamento térmico (1) para permitir a ligação e compatibilização entre módulos conexos durante a instalação no suporte (não visível). Na área do negativo (9) para aplicação da cavilha de fixação mecânica (13) não existe colagem com argamassa cimenticia (3) da rede de reforço (2) à placa de isolamento térmico (D · A Figura 11 mostra a instalação dos módulos descritos na figura 2 e figura 5 da presente invenção. Na base do revestimento estão aplicados os módulos com o perfil de arranque (Figura 5) e nas linhas superiores é aplicado os módulos base (Figura 2) . As fixações mecânicas são aplicadas no centro do módulo através dos furos (8) e na periferia do módulo nos rebordos (4,5,6,7) 15 através das intercepções das placas de isolamento térmico (D · A Figura 12 mostra o barramento das juntas e das fixações mecânicas da instalação de módulos. 0 preenchimento das juntas entre módulos (10) , dos negativos (9) para fixaçao mecânica e nos bordos (4,5,6,7) é realizado com argamassa cimentícia (3). A Figura 13 mostra a instalação dos módulos definidos na figura 1 e na figura 3 de acordo com a presente invenção. Na base do revestimento estão aplicados os módulos com o perfil de arrangue descritos na Figura 3 e nas linhas superiores estão aplicado os módulos base (Figura 1). A fixação ao suporte é realizada através de colagem ao suporte. A Figura 14 mostra o barramento das juntas da instalação de módulos pré-fabricados. 0 preenchimento é realizado com argamassa cimentícia (3) nas juntas entre módulos (10) nos rebordos (4,5,6,7) dos módulos. 0 preenchimento com argamassa cimentícia (3) é executado sobre a dupla rede de reforço (2).
Os esquemas apresentados, assim como a totalidade da invenção, pretendem ter um carácter apenas exemplificativo, considerando-se abrangidas pela presente invenção modificações óbvias efectuadas por um perito na técnica.
Lisboa, 7 de Março de 2012 16

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Painel modular de isolamento térmico para revestimento exterior caracterizado por compreender uma placa de isolamento térmico (1) revestida com rede de reforço (2) na face exterior, fixa com argamassa (3) de base cimenticia, sendo que pelo menos um dos rebordos (4,5,6,7) é um rebordo "macho", no qual a rede reforço (2) tem um comprimento superior à placa de isolamento térmico (1) e existindo nos rebordos (4,5,6,7) uma área em que não existe colagem com argamassa cimenticia (3) da rede de reforço (2) à placa de isolamento térmico (1), sendo módulos contíguos compatlblllzados através da sobreposição da rede de reforço (2) com preenchimento da junta (10) com argamassa cimenticia (3), e sendo a referida junta (10) decorrente da instalação de módulos contíguos no suporte (11) com argamassa de colagem (12).
  2. 2. Painel modular de isolamento térmico, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por o material da rede de reforço (2) aplicada no painel de isolamento térmico poder ser constituído por rede de fibra de vidro simples ou dupla, rede de fibra de carbono simples ou dupla ou rede metálica simples ou dupla, entre outros.
  3. 3. Painel modular de isolamento térmico, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o material da placa de isolamento térmico (1) poder ser constituída, entre outros, por placa de lã mineral (MW) , placa em vidro celular, placa de poliestireno expandido extrudido (XPS), placa de poliestireno expandido moldado 1 (EPS), placa em aglomerado de cortiça expandida (ICB), placa em fibras vegetais aglutinadas com ligantes minerais, placa em espuma de poliuretano (PUR), placa em espuma de poliisocianurato (PIR), placa de gesso cartonado ou placa de gesso com fibras, entre outros.
  4. 4. Painel modular de isolamento térmico, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por possuir furos (8) na placa de isolamento térmico (1) para aplicação de fixações mecânicas (13) e por possuir negativos (9), rebaixados relativamente à superficie da placa de isolamento térmico (1) obrigando a que a cavilha da fixação mecânica (13) fique complanar com a superficie exterior da placa de isolamento térmico (1) após a instalação, não existindo colagem com argamassa cimenticia (3) da rede de reforço (2) à placa de isolamento térmico (1) na área dos rebaixos/negativos (9) .
  5. 5. Painel modular de isolamento térmico, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por as fixações mecânicas (13) serem fixas ao suporte (11) através de um furo (8) que atravessa a placa de isolamento térmico (1), sendo que a rede de reforço (2) localizada na zona das fixações mecânicas centrais é descontinua.
  6. 6. Painel modular de isolamento térmico, de acordo com as reivindicações 4 e 5, caracterizado por as fixações mecânicas serem na periferia do módulo nos rebordos (4,5,6,7) através das intercepções das placas de isolamento térmico (1) e no interior da placa de 2 isolamneto térmico (1), na zona dos rebaixos/negativos (9) .
  7. 7. Painel modular de isolamento térmico, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a placa de de isolamento térmico térmico (1) possuir incorporada no bordo inferior (5) uma calha de arranque (14) com um comprimento idêntico ao do bordo inferior (5) da placa de de isolamento térmico (1) sendo que a calha de arranque (14) se encontra desfasada relativamente à placa de isolamento térmico (D ·
  8. 8. Painel modular de isolamento térmico, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por poder receber distintos acabamentos superficiais tais como barramentos, pinturas ou projecções de argamassas diversas.
  9. 9. Método de instalação de painéis modular de isolamento térmico para revestimento exterior caracterizado por compreender as seguintes etapas, - Colagem do módulo ao suporte - preenchimento dos rebordos entre placas com argamassa cimenticia preenchimento das juntas de transição (10) entre módulos com argamassa cimenticia. 3
  10. 10. Método de instalação de painéis modular de isolamento térmico para revestimento exterior, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por compreender as seguintes etapas opcionais - execução das fixações mecânicas (13) - preenchimento das fixações mecânicas (13) com argamassa cimenticia (3) - desbaste entre placas preenchimento com argamassa cimenticia (3) dos negativos (9) sobre as fixações mecânicas (13). Lisboa, 25 de Maio de 2012 4
PT106194A 2012-03-07 2012-03-07 Painéis modulares de isolamento térmico para revestimento exterior e respectivo método de montagem PT106194A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106194A PT106194A (pt) 2012-03-07 2012-03-07 Painéis modulares de isolamento térmico para revestimento exterior e respectivo método de montagem

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106194A PT106194A (pt) 2012-03-07 2012-03-07 Painéis modulares de isolamento térmico para revestimento exterior e respectivo método de montagem

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT106194A true PT106194A (pt) 2013-09-09

Family

ID=49378684

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT106194A PT106194A (pt) 2012-03-07 2012-03-07 Painéis modulares de isolamento térmico para revestimento exterior e respectivo método de montagem

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT106194A (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2020078525A1 (en) * 2018-10-17 2020-04-23 Knauf Gips Kg Reinforcement for reinforcing a plaster layer

Citations (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20080176040A1 (en) * 2007-01-22 2008-07-24 Patrick Ilfrey Dwelling exterior thermal protection
CN201190386Y (zh) * 2008-04-30 2009-02-04 万华节能建材股份有限公司 外墙外保温聚氨酯复合墙体板材
DE102009038320A1 (de) * 2008-08-25 2010-03-04 Veit Dennert Kg Baustoffbetriebe Dämmplatte

Patent Citations (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20080176040A1 (en) * 2007-01-22 2008-07-24 Patrick Ilfrey Dwelling exterior thermal protection
CN201190386Y (zh) * 2008-04-30 2009-02-04 万华节能建材股份有限公司 外墙外保温聚氨酯复合墙体板材
DE102009038320A1 (de) * 2008-08-25 2010-03-04 Veit Dennert Kg Baustoffbetriebe Dämmplatte

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2020078525A1 (en) * 2018-10-17 2020-04-23 Knauf Gips Kg Reinforcement for reinforcing a plaster layer

Similar Documents

Publication Publication Date Title
WO2021253808A1 (zh) 一种高科技时代低碳社会的建筑技术
CN101725185B (zh) 复合保温模板与砼一次性施工外墙保温体系及施工工艺
CN110206173B (zh) 一种保温外墙施工方法
CN202787603U (zh) 一种轻型保温屋面板或楼板
KR100512119B1 (ko) 단열보드를 이용한 외단열 시공 방법
CN101892744A (zh) 一种轻型复合保温墙体安装芯层的施工方法
PT106194A (pt) Painéis modulares de isolamento térmico para revestimento exterior e respectivo método de montagem
EP2840195A1 (en) Thermal insulation modular panels for external coating and assembling method thereof
CN111236497B (zh) 一种隔墙与内保温外墙连接结构
CN211143395U (zh) 一种装配式聚苯复合板墙体安装体系
ES2432823B1 (es) Panel de construcción aislante de fácil adherencia y alta resistencia mecánica, y su aplicación en obras nuevas y de rehabilitación
CN111270822A (zh) 一种开槽式陶瓷薄板保温复合板系统及其施工方法
CN210767413U (zh) 一种用于钢结构内嵌alc条板连接节点结构
CN219753561U (zh) 浆料复合阻隔式保温板外墙防火保温系统
CN102454297A (zh) 一种轻型复合保温墙体安装芯层的施工方法
US10626607B2 (en) Multilayer structural module for construction
JP2000297490A (ja) 壁構築方法およびその壁構造
Green PUBLIC WORKS BUILDING WALKER, IOWA
CN117365123A (zh) 一种外墙保温集成板安装方法
Bast et al. Forensic Evaluation and Repair of Failures in 41-Story Granite Façade
CN113958039A (zh) 一种防开裂的轻质墙的安装结构及安装方法
BR102020026092A2 (pt) Sistema de laje pré-moldada modular de frame de armação em perfis metálicos e placas de concreto celular aerado
CN117552573A (zh) 一种半内嵌式冷弯薄壁型钢自保温外墙系统
BR102016011329A2 (pt) Constructive system with cimental panels self-supporting low-weight sandwich in polymeric foam
LV15454B (lv) Paņēmiens ēku fasāžu siltināšanai

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20120720

FC3A Refusal

Effective date: 20140522