PT1057967E - Escada articulada ou escadote provido de uma plataforma articulada a meio - Google Patents

Escada articulada ou escadote provido de uma plataforma articulada a meio Download PDF

Info

Publication number
PT1057967E
PT1057967E PT00401417T PT00401417T PT1057967E PT 1057967 E PT1057967 E PT 1057967E PT 00401417 T PT00401417 T PT 00401417T PT 00401417 T PT00401417 T PT 00401417T PT 1057967 E PT1057967 E PT 1057967E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
platform
ladder
plane
articulated
parts
Prior art date
Application number
PT00401417T
Other languages
English (en)
Inventor
Francis Manier
Original Assignee
Tubesca Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tubesca Sa filed Critical Tubesca Sa
Publication of PT1057967E publication Critical patent/PT1057967E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E06DOORS, WINDOWS, SHUTTERS, OR ROLLER BLINDS IN GENERAL; LADDERS
    • E06CLADDERS
    • E06C1/00Ladders in general
    • E06C1/02Ladders in general with rigid longitudinal member or members
    • E06C1/38Special constructions of ladders, e.g. ladders with more or less than two longitudinal members, ladders with movable rungs or other treads, longitudinally-foldable ladders
    • E06C1/39Ladders having platforms; Ladders changeable into platforms
    • E06C1/393Ladders having platforms foldable with the ladder

Landscapes

  • Ladders (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Steering Devices For Bicycles And Motorcycles (AREA)
  • Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
"ESCADA ARTICULADA OU ESCADOTE PROVIDO DE UMA PLATAFORMA ARTICULADA A MEIO" A invenção refere-se a uma escada articulada ou a um escadote provido com uma plataforma articulada a meio. Uma tal escada articulada é conhecida do documento DE 88 07572U.
Conhecem-se, além disso, escadas articuladas ou escadotes cuja plataforma superior articulada no plano de apoio é bloqueada na posição de serviço horizontal, no plano de subida, por meio de um gancho engatado no plano de subida, ou por meio de uma pequena barra inferior de manutenção, a qual permite, além disso, o basculamento da plataforma para a posição dobrada fora de serviço. Estes mecanismos são pouco rígidos, estão sujeitos a folgas e possuem fraca resistência mecânica. Necessitam, além disso, para as escadas articuladas com uma certa altura, de tirantes inferiores de manutenção da abertura dos planos, fixados nos seus montantes. 0 objecto da invenção é propor uma plataforma de boa resistência e rigidez mecânica, que não necessita de tirantes inferiores de manutenção dos planos e que permite garantir o bloqueio em serviço da plataforma.
Na realidade, propõe-se de acordo com a invenção, uma escada articulada ou um escadote de acordo com a reivindicação 1. 1
Assim para garantir o bloqueio do fecho da plataforma em posição de serviço e evitar uma abertura inesperada, prevê-se um pequeno ângulo côncavo no plano da plataforma (2 a 5o) ou um ângulo de alinhamento superior das partes da plataforma igual a cerca de 175° a 178°.
De maneira vantajosa, as referidas partes da plataforma são articuladas ao nivel da parte mediana do plano de serviço da plataforma formada, e à mesma altura em cada um dos planos de subida e de apoio. Além disso, as referidas partes da plataforma podem ser idênticas, sensivelmente planas e provenientes da extrusão de ligas metálicas, por exemplo de alumínio.
Elas são articuladas, cada uma, num eixo de montante ou numa haste de ligação dos montantes, respectivamente do plano de apoio e do plano de subida, sem sobressair em direcção do exterior para lá desta haste ou do plano respectivo para impedir a possibilidade de criação de um binário pelo operador susceptível de abrir inesperadamente a plataforma (com rebatimento para cima). A referida haste de articulação é montada, vantajosamente, nos suportes inferiores das semi-plataformas, formados regularmente sob estas ao longo da largura do seu bordo, e entrecruzando-se uns com os outros. A invenção ilustrada em seguida com o auxílio de um exemplo de realização e com referência aos desenhos anexos nos quais: a figura 1 é uma vista em perspectiva parcial de um escadote de acordo com a invenção, em posição de serviço; 2 a figura 2 é uma vista em corte transversal mediana e parcial do escadote em posição de serviço; a figura 3 é uma vista em corte transversal mediana e parcial do escadote em posição dobrada fora de serviço, e a figura 4 é uma vista em perspectiva inferior só da plataforma.
Como representado nas figuras 1 a 3, o escadote de acordo com a invenção comporta, essencialmente, um plano 1 de subida dianteiro provido de degraus 3, um plano 5 de apoio posterior articulado na sua extremidade superior ao plano 1 de subida e uma plataforma 7 de serviço.
Esta plataforma 7 de formato rectangular possui uma largura sensivelmente igual à distância (idêntica) entre os montantes respectivos la; 5a, dois a dois, de cada um dos planos de subida 1 e de apoio 5, e um comprimento igual à distância entre dois montantes laterais la, 5a adjacentes, na posição de abertura de serviço e à altura da plataforma.
Ela é constituída por duas partes idênticas ou semi-plataformas 7a. Estas são planas, provenientes da extrusão em aluminio. Elas estão sensivelmente em alinhamento, uma com a outra, na posição de serviço para constituir a referida plataforma.
As semi-plataformas estão articuladas uma com a outra, ao nivel mediano do escadote no plano P vertical mediano do escadote (figura 2), e por outro lado, em cada um dos planos de 3 apoio 5 e de subida 1, respectivamente, pela sua extremidade de rebordo 7b externo. A articulação mediana (ver igualmente a figura 4) é realizada por meio de uma haste 9 que se estende ao longo da largura das semi-plataformas 7a acopladas. Esta haste é recebida nos suportes 7c que formam o patamar de articulação da haste e estão dispostos regularmente ao longo da largura e sob o bordo de cada uma das semi-plataformas. Os suportes 7c estão afastados uns dos outros em resultado da sua própria largura, de maneira a permitir o seu entrecruzamento com o acoplamento das semi-plataformas . A haste 9 forma, assim, o eixo de articulação inferior das duas semi-plataformas 7a. Estas apoiam-se uma contra a outra pelo seu canto 7d dianteiro em posição de abertura. Nesta posição, elas estão sensivelmente em alinhamento, uma com a outra, para constituir o plano de serviço da plataforma 7 do escadote.
Além disso, é interessante prever uma ligeira concavidade superior de maneira a bloquear a abertura da plataforma (ângulo superior de alinhamento das semi-plataformas 7a igual a cerca de 175° a 178°). Assim, qualquer aproximação dos planos de apoio e de subida não pode induzir uma força para uma sobre as semi- plataformas tendo em vista dobrá-las. 0 bloqueio de abertura da articulação mediana pode ainda ser realizado por uma peça anexa ligada (não representada), tal como um gancho que liga as duas semi-plataformas ou um suporte de uma semi-plataforma virada contra a outra semi-plataforma durante o bloqueio. 4 A articulação externa das semi-plataformas é realizada com o auxilio de uma haste 11 que liga os montantes la; 5a, dois a dois, de cada um dos planos de subida e de apoio. Esta haste está montada transversalmente e pode rodar livremente com uma folga pequena ao longo da extremidade do bordo 7b externo de cada uma das semi-plataformas. 0 bordo 7b externo é redondo sem sobressair para o exterior do plano, de maneira a que o operador não possa utilizar o bordo como alavanca para dobrar inesperadamente a plataforma.
Na figura 3 representa-se a posição fechada, fora de serviço, do escadote com a sua plataforma dobrada. Nesta posição, os planos de subida 1 e de apoio 5 estão rebatidos sensivelmente em alinhamento, um contra o outro, e, além disso, as semi-plataformas 7a estão dobradas para cima.
Para obter esta posição, basta levantar manualmente a plataforma 7 no seu meio para cima, com uma mão, enquanto os planos de apoio e de subida são empurrados um contra o outro com a outra mão. Assim que as semi-plataformas 7 iniciaram uma pequena rotação, o fecho realiza-se automaticamente levando os planos 1, 5, um contra o outro.
Inversamente, a abertura obtém-se automaticamente empurrando um dos planos 1 ou 5 afastando-os um do outro, desenvolvendo-se a abertura da plataforma 7 simultaneamente com dos planos 1, 5. Basta ultrapassar ligeiramente o alinhamento das semi-plataformas 7a e atingir a referida concavidade de bloqueio, para que a posição de serviço seja obtida.
Notar-se-á então que os planos de apoio e de subida são duplamente articulados, primeiro no nível superior como os 5 escadotes clássicos, e, em segundo lugar, ao nível da plataforma segundo um triângulo articulado isósceles (em corte vertical transversal) cujos vértices são, respectivamente, a articulação superior dos planos de montantes e as articulações da plataforma, ela mesma articulada a meio, com os planos de apoio e de subida, respectivamente. Resulta uma boa rigidez de ligação dos planos do escadote que lhe permitem suportar cargas pesadas com toda a segurança.
Lisboa, 3 de Maio de 2007 6

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Escada articulada ou escadote que comporta um plano (1) de subida e um plano (5) de apoio articulados um com o outro no nivel superior, e uma plataforma (7) superior de serviço, sendo a referida plataforma (7) constituída por duas partes (7a) articuladas, por um lado, uma com a outra em oposição, e por outro lado, cada uma, respectivamente, com o plano (1) de subida (1) e o plano (5) de apoio, de maneira a que na posição fora de serviço as duas partes (7a) da plataforma sejam rebatidas uma em direcção da outra, sensivelmente com alinhamento do plano (1) de subida e do plano (5) de apoio aproximados um do outro, e a que em posição de serviço sejam abertas, sensivelmente planas, com bloqueio de posicionamento de uma em relação à outra, caracterizada por as partes (7a) da plataforma serem articuladas uma com a outra por uma haste (9) inferior que se estende sob o seu bordo e é mantida axialmente ao longo da sua largura, com o batente de fecho em posição de serviço por meio do seu canto (7d) dianteiro, cujos cantos (7d) são aplicados, um contra o outro, por cima da referida haste (9) de articulação, e por, para garantir o bloqueio do fecho da plataforma na posição de serviço e evitar uma abertura inesperada, estar previsto um pequeno ângulo côncavo no plano da plataforma de 2 a 5o ou um ângulo de alinhamento superior das partes da plataforma igual a cerca de 175° a 178°, estando a referida haste (9) de articulação montada no interior dos suportes (7c) inferiores das semi-plataformas, formados regularmente sob cada uma destas, ao longo da largura do seu bordo, e entrecruzando-se uns com os outros para acoplamento das semi-plataformas. 1
  2. 2. Escada articulada ou escadote de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por as referidas partes (7a) da plataforma serem articuladas ao nivel da parte mediana do plano de serviço da plataforma (7) formada.
  3. 3. Escada articulada ou escadote de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada por as referidas partes (7a) da plataforma estarem articuladas à mesma altura em cada um dos planos de subida (1) e de apoio (5).
  4. 4. Escada articulada ou escadote de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada por as referidas partes (7a) da plataforma (7a) serem idênticas.
  5. 5. Escada articulada ou escadote de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada por as partes (7a) da plataforma serem sensivelmente planas, provenientes da extrusão de uma liga metálica.
  6. 6. Escada articulada ou escadote de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada por as referidas partes (7a) da plataforma serem articuladas cada uma, num eixo de montante ou numa haste (11) de ligação dos montantes, respectivamente, do plano (5) de apoio e do plano (1) de subida, sem sobressair em direcçâo do exterior para lá desta haste ou do plano respectivo a fim de impedir a criação inesperada de um binário pelo operador susceptivel de abrir a plataforma com rebatimento para cima.
  7. 7. Escada articulada ou escadote de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada por os planos de 2 apoio (5) e de subida (1) estarem duplamente articulados, em primeiro lugar, no nivel superior como os escadotes clássicos, e, em segundo lugar, ao nivel da plataforma segundo um triângulo articulado isósceles em corte transversal, cujos vértices são, respectivamente, a articulação superior dos planos (1, 5) de montantes e os pontos inferiores são as articulações (11) da plataforma (7), ela própria articulada a meio com os planos de apoio (5) e de subida (1), respectivamente. Lisboa, 3 de Maio de 2007 3
PT00401417T 1999-06-01 2000-05-23 Escada articulada ou escadote provido de uma plataforma articulada a meio PT1057967E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9906864A FR2794491B1 (fr) 1999-06-01 1999-06-01 Escabeau ou marchepied pourvu d'une plate-forme articulee en son milieu

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1057967E true PT1057967E (pt) 2007-05-31

Family

ID=9546205

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT00401417T PT1057967E (pt) 1999-06-01 2000-05-23 Escada articulada ou escadote provido de uma plataforma articulada a meio

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1057967B1 (pt)
AT (1) ATE356273T1 (pt)
DE (1) DE60033731T2 (pt)
ES (1) ES2282084T3 (pt)
FR (1) FR2794491B1 (pt)
PT (1) PT1057967E (pt)

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR335511A (fr) * 1903-09-17 1904-01-29 Oscar Paul Baehr Double échelle à plate-forme pliante
US3104415A (en) * 1961-08-23 1963-09-24 Stocker Hinge Mfg Co Continuous hinge
DE1958246U (de) * 1966-11-12 1967-04-06 Erbsloeh Julius & August Stufenstehleiter.
DE8807572U1 (de) * 1988-06-10 1988-08-18 Hailo-Werk Rudolf Loh Gmbh & Co Kg, 6342 Haiger Stufenstehleiter
US5472037A (en) * 1994-03-25 1995-12-05 Hoffman; Robert E. Reinforced accordion-type folding shutters

Also Published As

Publication number Publication date
EP1057967B1 (fr) 2007-03-07
ES2282084T3 (es) 2007-10-16
EP1057967A1 (fr) 2000-12-06
FR2794491B1 (fr) 2001-08-24
DE60033731T2 (de) 2007-11-15
ATE356273T1 (de) 2007-03-15
DE60033731D1 (de) 2007-04-19
FR2794491A1 (fr) 2000-12-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6145619A (en) Foldable personnel basket for mobile equipment
ES2258049T3 (es) Proteccion desplegable y replegable.
US3113533A (en) Locking and unlocking folding brace
US7104361B2 (en) Ladder
ES2298306T3 (es) Toldo, en particular toldo de brazo articulado.
US4600080A (en) Three-legged stepladder
HU192208B (en) Collapsible ladder
US4249637A (en) Tripod stepladder
PT1057967E (pt) Escada articulada ou escadote provido de uma plataforma articulada a meio
JPH08254037A (ja) デッキ等の折畳支持装置
EP2378052A2 (en) Folding stepladder
JP2003312984A (ja) タワークレーン用の折り畳み可能な運転室/ピボットユニット
AU8092398A (en) Collapsible stairway
CA1296688C (en) Foldable ladder
US4067413A (en) Collapsible ladders
US5312071A (en) Device for protecting a door sill, especially in a loading opening of an aircraft
ES2893763T3 (es) Puntal lateral para plataformas de carga de vehículos
US5915498A (en) Ladder with nesting lateral support braces
JP4526141B2 (ja) 高所作業台用手摺
KR102588273B1 (ko) 사다리와 결합하여 작업대로 사용 가능한 우마사다리
CN217553802U (zh) 踏梯组件及作业机械
WO1995027836A1 (fr) Perfectionnement aux echafaudages repliables
DE2623353B2 (de) Aufstiegsleiter für Fahrzeuge
JP2765794B2 (ja) 梯子取付式作業台
EP1108579A2 (en) Folding door system to bodies of cars and lorries