PT105756B - Dispositivo insuflável apto para deslizar, nomeadamente sobre a água - Google Patents

Dispositivo insuflável apto para deslizar, nomeadamente sobre a água Download PDF

Info

Publication number
PT105756B
PT105756B PT105756A PT10575611A PT105756B PT 105756 B PT105756 B PT 105756B PT 105756 A PT105756 A PT 105756A PT 10575611 A PT10575611 A PT 10575611A PT 105756 B PT105756 B PT 105756B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
pocket
fluid
pouch
person
introducing
Prior art date
Application number
PT105756A
Other languages
English (en)
Other versions
PT105756A (pt
Inventor
Sahun Stephan
Christyn De Ribaucourt Jean
Gallet Axelle
Helie Christophe
Original Assignee
Decathlon Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Decathlon Sa filed Critical Decathlon Sa
Publication of PT105756A publication Critical patent/PT105756A/pt
Publication of PT105756B publication Critical patent/PT105756B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62BHAND-PROPELLED VEHICLES, e.g. HAND CARTS OR PERAMBULATORS; SLEDGES
    • B62B15/00Other sledges; Ice boats or sailing sledges
    • B62B15/006Inflatable sledges
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63BSHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING 
    • B63B32/00Water sports boards; Accessories therefor
    • B63B32/20Boards specially adapted for use in a prone position, e.g. wild-water sledges
    • B63B32/22Bodyboards for surfing; Accessories specially adapted therefor
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63BSHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING 
    • B63B32/00Water sports boards; Accessories therefor
    • B63B32/50Boards characterised by their constructional features
    • B63B32/51Inflatable boards, e.g. drop-stitch inflatable boards
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63BSHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING 
    • B63B32/00Water sports boards; Accessories therefor
    • B63B32/57Boards characterised by the material, e.g. laminated materials

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Professional, Industrial, Or Sporting Protective Garments (AREA)
  • Air Bags (AREA)
  • Purses, Travelling Bags, Baskets, Or Suitcases (AREA)
  • Buildings Adapted To Withstand Abnormal External Influences (AREA)
  • Emergency Lowering Means (AREA)
  • Bag Frames (AREA)
  • Massaging Devices (AREA)

Abstract

O INVENTO DIZ RESPEITO A UM DISPOSITIVO INSUFLÁVEL, APTO PARA SERVIR DE SUPORTE DE DESLIZAMENTO PARA PELO MENOS UMA PESSOA, ENCONTRANDO NOMEADAMENTE UMA APLICAÇÃO NOS DISPOSITIVOS DE DESLIZAMENTO SOBRE A ÁGUA DO TIPO ''BODYBOARD'', OU SOBRE A NEVE.O DISPOSITIVO COMPREENDE PELO MENOS UMA PRIMEIRA BOLSA 1 EM MATERIAL FLEXÍVEL, APRESENTANDO UM MEIO DE INTRODUÇÃO DE UM FLUIDO 2, E APTA A SER INSUFLADA POR ESTE FLUIDO, PELO MENOS UM MEIO DE ESTABILIZAÇÃO 3 LIGADO À PRIMEIRA BOLSA E APTO A SER COLOCADO ENTRE AS, OU A SER SOLIDARIZADO À PARTE ALTA DAS, PERNAS DE UMA PESSOA, E MEIOS DE POSICIONAMENTO DAS MÃOS 5, 6, DE PREFERÊNCIA SITUADOS NA PRIMEIRA BOLSA 1. ASSIM, UMA BOA ESTABILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO SOB A PESSOA DURANTE A FASE DE DESLIZAMENTO É ASSEGURADA.

Description

DISPOSITIVO INSUFLÁVEL APTO PARA DESLIZAR, NOMEADAMENTE SOBRE A ÁGUA presente invento tem por objecto um dispositivo insuflável, apto a servir de suporte de deslizamento para pelo menos uma pessoa. Encontra nomeadamente aplicação nos
dispositivos de deslizamento sobre a água do tipo
bodyboard, mas pode igualmente aplicar-se ao domínio do
deslizamento sobre qualquer outro suporte que não a água,
tal como o deslizamento sobre neve.
Existam já dispositivos insufláveis do tipo prancha de surf, que permitem a uma pessoa deslizar sobre a água mantendo-se de pé sobre a prancha.
utilizador pode igualmente estender-se sobre a prancha, mas uma tal prancha apresenta então uma instabilidade que o utilizador pode tentar compensar com o seu corpo mas que pode tornar a prancha difícil de utilizar, sobretudo quando esta é curta, como uma prancha do tipo bodyboard sobre a qual o utilizador não coloca senão o seu busto.
Um utilizador não experimentado tem tendência a deixar a prancha escapar-se por debaixo e tem dificuldade para voltar a subir para esta prancha, porque ela não fica solidária com o corpo do utilizador, com excepção das mãos quando o utilizador agarra a parte dianteira da prancha com as mãos. Mesmo neste último caso, o facto de que o utilizador mantém o dispositivo à frente com as mãos não impede o dispositivo de se escapar por debaixo ou por detrás e portanto impede o utilizador de ficar sobre este dispositivo. Ele pode evidentemente voltar as subir para o dispositivo se o mantém em permanência com as mãos, mas ele deve fazer um esforço para voltar a subir cada vez que a prancha lhe escapa.
objecto do presente invento é portanto fornecer uma solução para o problema anteriormente referido entre outros problemas.
Em particular, o objecto do presente invento é propor um dispositivo insuflável, apto a servir de suporte de deslizamento para pelo menos uma pessoa, nomeadamente para o deslizamento sobre a água, que seja leve e de simples utilização, e concebido para uma pessoa inexperiente.
invento diz respeito um dispositivo insuflável apto a servir de suporte de deslizamento, nomeadamente sobre a água, para pelo menos uma pessoa, que compreende pelo menos uma primeira bolsa em material flexível.
Esta primeira bolsa apresenta um meio de introdução de um fluido, que pode ser do tipo simples abertura ou ainda válvula de admissão, e está apta a ser insuflada por este fluido.
dispositivo compreende, por outro lado, um meio de estabilização ligado à primeira bolsa. Este meio de estabilização está apto a ser colocado entre as pernas da pessoa, ou a ser solidarizado à parte alta das pernas da pessoa.
dispositivo compreende igualmente meios de posicionamento das mãos, que estão de preferência dispostos na primeira bolsa.
Pela expressão meios de posicionamento das mãos de preferência situados na primeira bolsa, devem entenderse meios que estão de preferência integrados na primeira bolsa, ou colocados nesta primeira bolsa, ou muito simplesmente solidários com esta primeira bolsa.
Este meio de estabilização e os meios de posicionamento são tais que permitem a estabilização do dispositivo sob a pessoa durante uma fase de deslizamento.
Estes meios de posicionamento podem compreender meios dispostos na proximidade de um eixo longitudinal central do dispositivo.
Alternativamente, ou em combinação, estes meios de posicionamento podem compreender dois meios laterais dispostos respectivamente na proximidade de duas extremidades laterais da primeira bolsa.
Em todos os casos, os meios de posicionamento podem compreender meios de fixação das mãos formados por deformação, de tipo uma ou várias concavidades e/ou relevos e/ou perfurações, no material da primeira bolsa.
Alternativamente, ou em combinação, os meios de posicionamento podem também compreender meios de preensão, nomeadamente do tipo correia ou pega.
Outras variantes do dispositivo do invento são apresentadas mais adiante, que podem ser consideradas sós ou em combinação com a precedente e/ou uma ou mais outras variantes.
meio de estabilização pode compreender pelo menos uma segunda bolsa em material flexível e apta a ser cheia, por exemplo por meio de uma válvula, por um fluido de maneira independente da primeira bolsa.
meio de estabilização pode igualmente compreender um elemento rígido.
meio de estabilização pode estar situado em oposição ao meio de introdução de um fluido. A primeira bolsa estende-se então, no seu estado dilatado, contraindo se desde deste meio de introdução de um fluido até ao meio de estabilização.
meio de estabilização pode compreender um elemento de alojamento apto para a acomodação do dispositivo em posição não dilatada.
Este elemento de alojamento pode ser apto a servir de meio de fecho do meio de introdução de um fluido da primeira bolsa na posição dilatada.
Por outro lado, este elemento de alojamento pode compreender uma ou mais cascas ou partes de casca, tais
como meias-cascas, de preferência em plástico,
eventualmente ligadas uma à outra por uma charneira.
Além disso, estas meias-cascas podem estar aptas
a serem fechadas sobre sim mesmas para constituir um meio de fecho do meio de introdução de um fluido da primeira bolsa na posição dilatada.
meio de estabilização pode ainda compreender um conjunto comportando pelo menos uma correia apta a ser solidarizada na parte alta das pernas da pessoa, por exemplo um conjunto do tipo precinta.
A primeira bolsa pode estar apta a ser rolada parcialmente sobre si mesma desde o meio de introdução de um fluido de maneira a fechar este meio de introdução de um fluido. 0 dispositivo compreende então um meio de bloqueio apto a manter o meio de introdução de um fluido fechado.
meio de introdução de um fluido pode ser uma abertura que apresenta pelo menos um bordo dotado com uma ou várias lâminas em material rígido ou semi-rígido, por exemplo tipo polietileno.
A primeira bolsa pode apresentar uma superfície de deslizamento e uma superfície suporte para uma pessoa, associadas de preferência por meio de soldadura.
material utilizado para a primeira bolsa e/ou eventualmente para a segunda bolsa é um material estanque e/ou um tecido laminado.
A forma do conjunto da primeira bolsa em posição dilatada é sensivelmente triangular. 0 meio de estabilização é então disposto ao nível ou na proximidade de um primeiro de três ângulos desta primeira bolsa triangular, de maneira a permitir o posicionamento dos dois ombros da pessoa ao nível ou na proximidade respectivamente dos dois outros ângulos da bolsa triangular e o posicionamento ou a solidarização do meio de estabilização respectivamente entre as, ou a parte alta das, pernas da pessoa.
meio de estabilização pode apresentar ele próprio igualmente uma forma de conjunto sensivelmente triangular. Ele é então ligado, por um dos seus três ângulos, à primeira bolsa.
meio de introdução de um fluido pode ser uma abertura de dimensão apta a permitir a precipitação do ar para o interior da primeira bolsa e a sua dilatação pelo simples movimento desta primeira bolsa segura pela pessoa ao nível da sua abertura.
Alternativamente, o meio de introdução de um fluido pode ser uma válvula principal, de preferência disposta na proximidade da ligação entre a primeira bolsa e o meio de estabilização.
A primeira bolsa pode ser dotada com uma válvula secundária apta a permitir a regulação da dilatação da primeira bolsa após fecho do meio de introdução de um fluido.
válvula
A função secundária pela mesma válvula expulsão controlada da válvula principal e podem eventualmente ser física permitindo, por de ar.
dispositivo pode compreender a função da desempenhadas exemplo, um meio uma de solidarização apto para solidarizar este dispositivo com pelo menos um segundo dispositivo tal como apresentado anteriormente.
Assim, vantajosamente, o dispositivo de acordo com o invento permite a uma pessoa deslizar, por exemplo sobre a água, de maneira estável colocando pelo menos o seu busto sobre a primeira bolsa, após ter dilatado esta, e colocando o meio de estabilização entre a pernas, o solidarizando-o com a parte alta das pernas.
Por outro lado, os meios de posicionamento das mãos, eventualmente combinados com a forma de conjunto sensivelmente triangular, permitem reforçar a estabilidade.
Igualmente, a forma de conjunto do dispositivo, ou pelo menos da primeira bolsa, sensivelmente triangular, quer dizer em dilatação, desde a parte traseira onde a primeira bolsa está ligada a o meio de estabilização, até à parte dianteira onde o utilizador pode nomeadamente pousar as mãos, braços afastados, ou uma forma de conjunto apresentando pelo menos três ângulos, alcança nomeadamente a vantagem de reforçar ainda a estabilidade.
Outras caracteristicas e vantagens do invento aparecerão mais claramente e de maneira completa com a leitura da descrição que se segue das variantes preferidas de realização, as quais são dadas a titulo de exemplos não limitativos e em referência aos desenhos anexos seguintes:
- figura 1: representa esquematicamente um primeiro exemplo de dispositivo de acordo com o invento,
- figuras 2a, 2b: representa esquematicamente um segundo exemplo de dispositivo de acordo com o invento, respectivamente com o meio de introdução de um fluido na primeira bolsa aberto e fechado,
- figura 3: representa esquematicamente um terceiro exemplo de dispositivo de acordo com o invento,
- figura 4: representa esquematicamente o posicionamento de uma pessoa sobre um dispositivo de acordo com o invento,
- figuras 5a e 5b: representam esquematicamente um quarto exemplo de dispositivo de acordo com o invento, respectivamente com o meio de introdução de um fluido na primeira bolsa aberto e fechado.
Tal como está representado na figura 1, num primeiro exemplo de realização, o dispositivo compreende uma primeira parte 1, à frente, e uma segunda parte 3, à retaguarda.
Mais precisamente, a primeira parte 1 é uma bolsa insuflável 1 em material flexível, que apresenta um meio 2 de introdução de um fluido, tal como o ar, que toma neste exemplo a forma de uma abertura 2.
material flexível é de preferência um material estanque ou um tecido laminado, ou uma combinação dos dois.
Assim, um utilizador pode facilmente obter a dilatação da bolsa 1 segurando o dispositivo ao nível da abertura 2 de maneira a manter esta abertura 2 aberta, e correndo contra a vento, ou até mesmo ficando imóvel quando vento é suficientemente forte.
Como se verá mais adiante noutro exemplo, fazendo referência às figuras 2a e 2b, a bolsa 1 subdivide-se numa parte principal que constitui principalmente o suporte da deslizamento e um prolongamento 8 na extremidade do qual se encontra a abertura 2.
Também, dobrando uma ou várias vezes o prolongamento 8 sobre si mesmo, obtém-se o fecho da abertura 2. Pode então bloquear-se esta abertura 2 em posição fechada graças a um meio de bloqueio 7. Este meio de bloqueio 7, e nestes exemplos de realização (figuras 1, 2a, 2b) de tipo elementos macho e fêmea 7 susceptíveis de se ligarem como um clipe situados nas duas extremidades de uma correia que rodeia a abertura 2.
Para optimizar a estanquidade, pode prever-se que pelo menos um dos bordos da abertura 2 seja dotado com uma lâmina rígida ou semi-rígida, por exemplo em polietileno, que obriga este bordo a fechar-se contra o bordo oposto.
Por outro lado, a primeira bolsa 1 está dotada com meios de posicionamento das mãos 5, 6 que, no exemplo da figura 1, tomam a forma de meios de preensão laterais do tipo pegas laterais 5, 6 dispostas nas duas extremidades laterais da bolsa 1.
Estas pegas 5, 6 podem ser pegas rígidas ou semirígidas, ou pegas simples tais como correias.
De preferência, estas pegas integradas na ou acrescentadas à bolsa 1, apresentam uma alta resistência à tracção.
Alternativamente, é possível substituir essas pegas 5, 6 por meios de fixação das mãos, formados por deformação no material da bolsa 1. Pode ainda tratar-se por exemplo de relevos, de concavidades, de perfurações, ou de combinações destes elementos.
Assim, a forma de conjunto da primeira bolsa 1, em posição dilatada, ou não dilatada mas desenrolada, é sensivelmente triangular, com uma ponta ou um ângulo na parte traseira na qual se liga a um meio de estabilização 3 que será descrito mais adiante, e duas pontas laterais ou ângulos laterais na parte dianteira, nos quais ou na proximidade dos quais, no exemplo representado na figura 1, estão dispostos os meios de posicionamento das mãos 5, 6.
Dito de outro modo, por forma sensivelmente triangular, entende-se aqui uma forma estreitada na traseira, ao nível da ligação com o meios de estabilização 3, que se assemelha à ponta ou ângulo traseiro da forma sensivelmente triangular, forma que se dilata ou se alarga para diante até às extremidades laterais dianteiras que se assemelham a duas pontas laterais ou ângulos laterais dianteiros da forma sensivelmente triangular.
É possível, alternativamente, colocar os meios de posicionamento das mãos 5, 6 na parte central, na proximidade do eixo longitudinal central do dispositivo.
Como evocado anteriormente, primeira bolsa liga-se a um meio de estabilização 3 que está apto para ser mantido entre as pernas do utilizador.
Neste exemplo de realização representado na figura 1, este meio de estabilização 3 toma a forma de uma segunda bolsa 3 em material flexível apta a ser dilatada independentemente da primeira bolsa 1, igualmente de forma sensivelmente triangular, com uma ponta ou um ângulo à frente que se liga à primeira bolsa 1, e um alargamento para trás onde este meio de estabilização se alarga com dois ângulos alterais ou pontas laterais traseiras.
Para a dilatação da segunda bolsa 3 que constitui, no exemplo representado na figura 1, o meio de estabilização, prevê-se um elemento 4 de admissão de fluido, tal como o ar, por exemplo de tipo válvula 4.
Como para a primeira bolsa insuflável 1, a segunda bolsa insuflável 3 é de preferência num material estangue ou num tecido laminado, ou uma combinação dos dois.
Tal como está igualmente representado na figura 1, a primeira bolsa 1 apresenta duas superfícies opostas la, lb, associadas por exemplo por soldadura. Uma das superfícies la é uma superfície de deslizamento, destinada a estar em contacto com o elemento sobre o qual se desliza, tal como a superfície da água. A outra superfície lb constitui a superfície de suporte lb para o utilizador.
Em complemento da soldadura de ligação das duas superfícies opostas la, lb, pode prever-se realizar um viés por costura ao longo de todo o contorno.
segundo exemplo de realização do dispositivo, tal como apresentado nas figuras 2a e 2b apresenta as mesmas caracteristicas gue o dispositivo representado na figura 1 e apresentado anteriormente, estando estas caracteristicas indicadas pelas mesmas referências numéricas.
Só alguns detalhes de forma diferem entre o exemplo representado na figura 1 e o exemplo representado nas figuras 2a e 2b.
Assim, a forma de conjunto da primeira bolsa 1 é ainda mais triangular no exemplo das figuras 2a e 2b gue no exemplo da figura 1, estando o prolongamento 8 estando quanto a ele mais encolhido, sendo a extremidade traseira do meio de estabilização 3 mais arredondada.
Estas figuras 2a e 2b põem mais particularmente em evidência a maneira de fechar a abertura 2 por enrolamento do prolongamento 8 após o bloqueio em posição fechada pelo meio de bloqueio 7.
exemplo representado na figura 3 apresenta igualmente as mesmas caracteristicas que os exemplos precedentes indicados por isso pelas mesmas referências numéricas, com excepção do meio 2 de introdução de fluido na primeira bolsa 1.
Assim, neste terceiro exemplo, o meio 2 de introdução de fluido na primeira bolsa 1 é uma válvula 2, dita válvula principal.
Neste exemplo, esta válvula principal 2 está situada na parte traseira da primeira bolsa 1, na proximidade da ligação entre esta primeira bolsa 1 e a segunda bolsa 3 correspondendo ao meio de estabilização 3.
Por outro lado, os meios de posicionamento das mãos 5, 6 são constituídos por perfurações 5, 6 directamente na bolsa 1, seguros por ilhós (para garantir a estanquidade e evitar que os bordos das perfurações se degradem).
Por outro lado, quaisquer outros detalhes de forma diferem neste exemplo representado na figura 3 relativamente aos exemplos representados, por um lado, na figura 1 e, por outro lado, nas figuras 2a e 2b.
Assim, a foram de conjunto da primeira bolsa 1, se ela se mantém sensivelmente triangular, apresenta lados laterais e dianteiros mais arredondados, e a extremidade traseira do meio de estabilização 3 é arredondada côncava.
Por outro lado, neste exemplo da figura 3, não há mais prolongamento 8, nem meio de bloqueio 7 visto que a abertura 2 é substituída por uma válvula 2.
Foi representada na figura 4 uma pessoa de pé, o dispositivo segundo o invento estando contra o seu corpo, simulando assim a posição de deslizamento alongado.
Esta representação esquemática permite por em evidência a colocação no lugar do meio de estabilização 3 entre as pernas da pessoa, e o posicionamento das mãos sobre ou nos meios de posicionamento 5 e 6, representados na figura 4 pelas correias 5, 6, braços afastados.
A bolsa 1 de forma sensivelmente triangular oferece assim uma superfície inferior de deslizamento, e uma superfície superior de suporte para pelo menos uma parte do corpo da pessoa, a saber o seu busto.
Esta forma sensivelmente triangular permite assim obter uma posição de deslizamento óptima, e assegura, por outro lado, uma boa repartição dos pontos de tensão.
Foi, por outro lado, representada nas figuras 5a e 5b, ainda um outro exemplo de dispositivo de acordo com o invento.
Neste exemplo, o conjunto do dispositivo
apresenta- se sob a forma de uma bolsa que, de preferência,
se alarga desde a sua abertura 2 até à sua extremidade
oposta, combinado com um meio de estabilização 3 que pode ser rigido, semi-rigido ou flexível, que é constituído por duas meias-cascas 3a, 3b.
Em posição não dilatada, e com a abertura 2 na bolsa 1 não fechada, o meio de estabilização 3 formado por duas meias-cascas 3a, 3b pode deixar totalmente de estar solidário com a bolsa 1, ou ser fixado a esta bolsa 1 por exemplo por meio de uma ligação.
Por outro lado, as duas meias-cascas podem estar ligadas entre si por uma charneira.
Uma vez que a quantidade de ar suficiente para assegurar uma boa dilatação da bolsa 1 penetrou nesta bolsa 1, fecha-se a abertura 2 fechando as duas meias-cascas 3a, 3b uma sobre a outra, em torno da bolsa 1 na proximidade da sua abertura 2.
Nesta variante, o meio de estabilização 3 serve então à vez de elemento de estabilização e de elemento de fecho da bolsa 1.
Eventualmente, este meio de estabilização 3 pode
também servir de alojamento para arrumar a bolsa 1 não
insuflada, por essa razão as duas meias-cascas 3a, 3b não
são totalmente cheias e apresentem portanto pelo menos uma
ligeira concavidade.
As extremidades 5 e 6 da bolsa 1, opostas à abertura servem então de meio de posicionamento das mãos 5, 6 graças por exemplo a concavidades ou relevos presentes nestes ângulos 5, 6 uma vez a bolsa 1 dilatada. Podem igualmente prever-se, em adição ou alternativamente, meios de posicionamento específicos situados nesta bolsa 1 por exemplo do tipo correia eventualmente regulável.
É preciso notar que o dispositivo pode também ser utilizado de maneira oposta.
Com efeito, o dispositivo das figuras 5a e 5b é apresentado anteriormente com o meio de estabilização 3
próximo da abertura 2, em oposição aos meios 5, 6 de
posicionamento das mãos. A abertura 2 e este meio de
estabilização 3 estão portanto destinados a serem
posicionados, no decorrer do deslizamento, para a
retaguarda. Por outro lado , a parte que suporta os meios 5,
de posicionamento das mãos está portanto destinado a ser posicionado para frente.
Mas este mesmo dispositivo representado nas figuras 5a, 5b, com os meios 5, 6 adequados tais como correias reguláveis, pode efectivamente ser utilizado de maneira oposta.
Assim, os meios 5, 6 tais como correias reguláveis podem igualmente servir para a solidarização da parte alta das pernas, e desempenhar assim o papel de meio de estabilização.
Por outro lado, o meio 3, disposto sensivelmente ao longo do eixo longitudinal central, pode desempenhar o papel de meio de posicionamento das mãos graças a uma forma que facilita a preensão (por exemplo uma simples forma esférica, ou adição de relevos ou de concavidades).
Nesta utilização, a abertura 2 e o meio 3 que desempenham desta vez o papel de meio de posicionamento das mãos estão portanto destinados a serem posicionados, no decurso do deslizamento, para a frente. Por outro lado, a parte que suporta os meios 5, 6 desempenhando desta vez o papel de meio de estabilização está portanto destinada a
ser posicionada virada para a retaguarda.
Estas explicações relativas a uma dupla
utilização do dispositivo, num sentido, ou no sentido
oposto, aplicam-se a outros modos de realização tais como os apresentados quando é feita referência às figuras 1, 2a, 2b, 3 e 4, a retaguarda do dispositivo numa primeira utilização ficando para a frente numa segunda utilização e vice-versa.
Quaisquer que sejam os exemplos de utilização, a primeira bolsa 1 pode ser dotada com uma válvula dita válvula secundária, permitindo regular a dilatação uma vez que o meio 2 de introdução de um fluido está fechado.
Pode também prever-se solidarizar vários dispositivos de acordo com o invento conjuntamente, graças a um meio de solidarização longitudinal ou lateral, por exemplo do tipo correias, para permitir a várias pessoas deslizar ao mesmo tempo, lado a lado ou uns atrás dos outros.
A presente descrição é dada a título de exemplo e portanto não é limitativa do invento.
Em particular, a forma exacta da primeira bolsa 1 e do meio de estabilização 3 não são limitativas do invento. Estas formas são de preferência sensivelmente rectangulares, em particular para a primeira bolsa 1, sem ser necessariamente estritamente triangular, com um alargamento desde a retaguarda onde a primeira bolsa 1 é ligada ao meio de estabilização até à frente onde é sensato o utilizador colocar as suas mãos, braços afastados.
Por outro lado, se bem que meios de estabilização aptos a serem posicionados entre as pernas do utilizador tenham sido descritos, o invento estende-se igualmente a meios de estabilização aptos a serem solidarizados à parte alta das pernas do utilizador, tal como um cinturão ou outro sistema de aperto por correia.
Igualmente, o meio de estabilização 3 não se limita a um meio constituído unicamente por um ou outro dos elementos 3 dados nos exemplos anteriores, tal como uma bolsa insuflável 3, um cinturão, um elemento rígido 3a, 3b, mas pode compreender um destes elementos, ou uma combinação de vários destes elementos.
Lembrar-se-á ainda que o meio de estabilização não é necessariamente constituído por uma bolsa flexível insuflável, e que, pode muito bem ser elemento rígido.
Lembrar-s qualquer que seja a constituído por um, ;-á igualmente que forma do conjunto, ou compreender um, o dispositivo de acordo com o invento pode muito bem ser utilizado em dois sentidos opostos, a retaguarda do dispositivo numa utilização devendo ficar para a frente na utilização oposta e vice-versa, tal como o gue foi evocado a título de exemplo quando se fez referência às figuras 5a e 5b mas que é aplicável a outros exemplos. É necessário, para isso, que o meio de estabilização esteja efectivamente apto a servir de meio de estabilização de acordo com o invento numa primeira utilização, e de meio de posicionamento das mãos numa segunda utilização, o meio de posicionamento das mãos, por seu lado, estando efectivamente apto a servir de meio de posicionamento das mãos na primeira utilização, e de meio de estabilização na segunda utilização.

Claims (23)

1. Dispositivo insuflável apto para servir de suporte de deslizamento, o referido dispositivo compreendendo pelo menos uma primeira bolsa (1) em material flexível, a referida primeira bolsa (1) apresentando um meio (2) de introdução de um fluido estando adaptada para ser insuflada pelo referido fluido, caracterizado pelo facto de que compreende, por outro lado, pelo menos um meio de estabilização (3) ligado à primeira bolsa (1) e apto a ser colocado entre as, ou a ser solidarizado à parte alta das, pernas de uma pessoa, e meios de posicionamento das mãos (5, 6) , de preferência dispostos na primeira bolsa (1), de modo a permitir a estabilização do dispositivo sob a pessoa durante uma fase de deslizamento,
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de que os meios de posicionamento das mãos (5, 6) compreendem meios situados na proximidade de um eixo longitudinal central (L) do referido dispositivo.
3. Dispositivo de acordo com gualguer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de que os meios de posicionamento das mãos (5, 6) compreendem dois meios laterais (5, 6) dispostos respectivamente na proximidade de duas extremidades laterais da primeira bolsa (D ·
4. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de que os meios de posicionamento (5, 6) compreendem meios de fixação das mãos formados por deformação, do tipo de uma ou várias concavidades e/ou relevos e/ou perfurações, no material da primeira bolsa (1) .
5. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de que os meios de posicionamento (5, 6) compreendem meios de preensão, nomeadamente do tipo correia ou manipulo.
6. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de que o meio de estabilização (3) compreende pelo menos uma segunda bolsa em material flexível e apta a ser insuflada, por exemplo por meio de uma válvula (4), por um fluido de maneira independente da primeira bolsa (1).
7. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de que o meio de estabilização (3) é rigido.
8. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de que o meio de estabilização (3) está disposto em oposição ao meio (2) de introdução do fluido, e pelo facto de que a primeira
bolsa (1 ) se estende, no seu estado dilatado, contraindo-se desde o referido meio (2) de introdução de um fluido até ao meio de estabilização (3)
9. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de que o meio de estabilização (3) compreende um elemento de alojamento apto a servir de alojamento para a arrumação do
dispositivo em posição não dilatada. 10 . Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo facto de que o elemento de alojamento está apto a servir de meio de fecho do meio (2) de introdução do fluido da primeira bolsa (1) em posição dilatada. 11. Dispositivo de acordo com qualquer uma das
reivindicações 9 e 10, caracterizado pelo facto de que o elemento de alojamento compreende uma ou várias cascas ou partes de casca, tais como as meias-cascas (3a, 3b) , de preferência em plástico, eventualmente ligadas uma à outra por uma charneira.
12. Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo facto de que o elemento de alojamento compreende duas meias-cascas rígidas (3a, 3b)
13. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 e 12, caracterizado pelo facto de que as duas meias-cascas (3a, 3b) estão aptas para serem fechadas sobre elas mesmo para constituir um alojamento para a arrumação do dispositivo em posição da primeira bolsa (1) não dilatada.
14. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 13, caracterizado pelo facto de que as duas meias-cascas (3a, 3b) estão aptas para serem fechadas sobre elas mesmo em torno da primeira bolsa (1) em posição dilatada, para constituir um meio de fecho do meio (2) de introdução do fluido da referida primeira bolsa (1) na referida posição dilatada.
15. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo facto de que o meio de estabilização (3) compreende um conjunto comportando pelo menos uma correia apta a ser solidarizada à parte alta das pernas de uma pessoa, por exemplo um conjunto tipo cinturão.
16. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado pelo facto de que a primeira bolsa (1) está apta a ser rolada parcialmente sobre si mesma desde o meio (2) de introdução do fluido, e pelo facto de que o dispositivo compreende um meio de bloqueio (7) apto para manter o referido meio (2) de introdução de um fluido fechado.
17. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo facto de que o meio (2) de introdução do fluido é uma abertura (2) apresentando pelo menos um bordo dotado com uma ou várias lâminas em material rígido ou semi-rígido, por exemplo do tipo polietileno.
18. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado pelo facto de que a primeira bolsa (1) apresenta uma superfície de deslizamento (la) e uma superfície de suporte (lb) para uma pessoa, associadas de preferência por soldadura.
19. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 18, caracterizado pelo facto de que o material utilizado para a primeira bolsa (1) e/ou para a segunda bolsa é um material estanque e/ou um tecido laminado.
20. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 19, caracterizado pelo facto de que a forma do conjunto da primeira bolsa (1) em posição dilatada é triangular, o meio de estabilização (3) estando situado ao nível ou na proximidade de um primeiro de três ângulos da referida primeira bolsa (1) triangular, de maneira a permitir o posicionamento dos dois ombros da pessoa ao nível ou na proximidade respectivamente dos dois outros ângulos da referida bolsa triangular (1) e o posicionamento ou a solidarização do referido meio de estabilização (3) respectivamente entre as, ou a parte das, pernas da referida pessoa.
21. Dispositivo de acordo com a reivindicação
20, caracterizado pelo facto de que o meio de estabilização (3) apresenta uma forma de conjunto triangular e está ligado, por um dos seus três ângulos, à primeira bolsa (1).
22. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 21, caracterizado pelo facto de que o meio (2) de introdução de um fluido é uma abertura (2) de dimensão apta a permitir a precipitação do ar na primeira bolsa (1) e a sua dilatação por simples movimento desta referida primeira bolsa (1) segura pela pessoa ao nível da sua referida abertura (2) .
23. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16 e 18 a 21, caracterizado pelo facto de que o meio (2) de introdução de um fluido é uma válvula principal (2), de preferência situada na proximidade da ligação entre a primeira bolsa (1) e o meio de estabilização (3).
24. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 23, caracterizado pelo facto de que a primeira bolsa (1) é dotada com uma válvula secundária apta a permitir a regulação da dilatação da referida primeira bolsa (1) após fecho do meio (2) de introdução de um fluido.
25. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 24, caracterizado pelo facto de que ele compreende um meio de solidarização apto a solidarizar o referido dispositivo com pelo menos um segundo dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 24.
PT105756A 2010-06-23 2011-06-15 Dispositivo insuflável apto para deslizar, nomeadamente sobre a água PT105756B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1055018A FR2961786B1 (fr) 2010-06-23 2010-06-23 Dispositif gonflable apte a glisser, notamment sur l'eau

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT105756A PT105756A (pt) 2011-12-23
PT105756B true PT105756B (pt) 2012-08-10

Family

ID=43532626

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT117268706T PT2585367E (pt) 2010-06-23 2011-05-16 Dispositivo insuflável apto para deslizar, nomeadamente sobre a água
PT105756A PT105756B (pt) 2010-06-23 2011-06-15 Dispositivo insuflável apto para deslizar, nomeadamente sobre a água

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT117268706T PT2585367E (pt) 2010-06-23 2011-05-16 Dispositivo insuflável apto para deslizar, nomeadamente sobre a água

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20130231016A1 (pt)
EP (1) EP2585367B1 (pt)
CN (1) CN103209889A (pt)
AU (1) AU2011268790B2 (pt)
BR (1) BR112012032772A2 (pt)
ES (2) ES2481869T3 (pt)
FR (1) FR2961786B1 (pt)
IT (1) ITMI20111080A1 (pt)
PT (2) PT2585367E (pt)
WO (1) WO2011161342A1 (pt)

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1461911A (en) * 1922-08-19 1923-07-17 Jordahn Gus Pneumatic support
US1552298A (en) * 1924-07-09 1925-09-01 Harootunian Ogasap Swimming device
US1634314A (en) * 1926-08-30 1927-07-05 Hachig A Ayvad Valve for swimming bags
GB427142A (en) * 1934-04-05 1935-04-16 Ernest Eric Smithers Improvements in or relating to pneumatic surf boards or floats
US3455571A (en) * 1967-04-17 1969-07-15 Giancarlo Dallera Inflatable sled
US3803652A (en) * 1972-12-29 1974-04-16 H Uyehara Body mounted surfboard
DE7801034U1 (de) * 1978-01-14 1978-04-20 Koch, Herbert, 8211 Rimsting Schlitten aus einer aufblasbaren huelle
US4619621A (en) * 1983-05-09 1986-10-28 Coleman Iv Harry E Surf riding air bag
US5292273A (en) * 1989-05-29 1994-03-08 Giessl Klaus Dieter Watertight container
US5101752A (en) * 1991-02-06 1992-04-07 Marchon, Inc. Body board
US6227925B1 (en) * 1996-09-13 2001-05-08 Graeme James Boddy Flotation device
US5685753A (en) * 1996-10-15 1997-11-11 Canela; Heriberto Floating device
CN1200750C (zh) * 2000-01-24 2005-05-11 伯恩斯坦股份有限责任公司 优选为雪地或水上的运载工具的运动装置
CN2432133Y (zh) * 2000-03-30 2001-05-30 李欣 供单人休息或运动的水面漂浮装置
AUPR974501A0 (en) * 2001-12-24 2002-01-24 Midamarine Pty Ltd Surcraft
US7195132B1 (en) * 2002-06-03 2007-03-27 Swimways Corporation Inflatable floating cooler
CN2621767Y (zh) * 2003-04-28 2004-06-30 东辉塑胶(上海)有限公司 带有导向装置的吹气雪撬、冰撬、水撬
CA2556267C (en) * 2004-02-13 2009-04-28 Wham-O, Inc. Children's water board with manually-operable spray mechanism
US7261607B1 (en) * 2005-09-16 2007-08-28 Sevylor, Inc. Hovering inflatable towable water-sport device

Also Published As

Publication number Publication date
ES2481869T3 (es) 2014-07-31
CN103209889A (zh) 2013-07-17
FR2961786B1 (fr) 2012-08-10
AU2011268790B2 (en) 2014-07-31
BR112012032772A2 (pt) 2016-12-20
ES2400997A2 (es) 2013-04-16
ES2400997R1 (es) 2013-11-18
EP2585367B1 (fr) 2014-04-23
ITMI20111080A1 (it) 2011-12-24
PT2585367E (pt) 2014-07-29
FR2961786A1 (fr) 2011-12-30
WO2011161342A1 (fr) 2011-12-29
EP2585367A1 (fr) 2013-05-01
US20130231016A1 (en) 2013-09-05
PT105756A (pt) 2011-12-23
ES2400997B1 (es) 2014-09-10
AU2011268790A1 (en) 2013-02-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5085210A (en) Sleeve for maintaining position of orthopedic knee brace
US2047079A (en) Golf bag
ES2545997T3 (es) Dispositivo portador para un instrumento de viento
US6155898A (en) Convertible amphibious shoes for swimming and walking
US20130175310A1 (en) Back pack for elongated items
US20090250148A1 (en) Ornamental golf bag cover
US9717233B1 (en) Layout blind with adjustable leg support and foldable flap support
PT105756B (pt) Dispositivo insuflável apto para deslizar, nomeadamente sobre a água
JP6265633B2 (ja) バッグ用ストラップアッセンブリおよびストラップアッセンブリを有するバッグの製造方法
US5921898A (en) Water exercise method
PT2100644E (pt) Barbatana de natação ajustável em função do tamanho do pé
US10668993B2 (en) Foot binding assembly for standup paddleboards
JP3146966U (ja) 子守帯
JP3196010U (ja) ウェットスーツ脚部着用補助具
ES2343827B1 (es) Dispositivo para el transporte de esquis.
ES2632607T3 (es) Soporte de equipo de recreo
KR101261775B1 (ko) 낚싯대 거치구
BR202016011860U2 (pt) Constructional provision in equipment for carrying leisure and recreation instruments
US20240269517A1 (en) Aqueous Propulsion Devices For Prostheses
US20100248568A1 (en) Underwater Furniture
WO2001083292A1 (fr) Planche de glisse
JP2006115905A (ja) 手術用枕
WO2020115347A1 (es) Dispositivo de transporte
JP2024021239A (ja) 収納具
BR202014008871U2 (pt) disposições construtivas introduzidas em utensílio flutuante para piscina

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20111104

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20120807