PT104931B - Método remoto e passivo de controlo de potência de bomba em sistemas de amplificação remota - Google Patents

Método remoto e passivo de controlo de potência de bomba em sistemas de amplificação remota Download PDF

Info

Publication number
PT104931B
PT104931B PT10493109A PT10493109A PT104931B PT 104931 B PT104931 B PT 104931B PT 10493109 A PT10493109 A PT 10493109A PT 10493109 A PT10493109 A PT 10493109A PT 104931 B PT104931 B PT 104931B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
amplifier
power
remote
pump
gain
Prior art date
Application number
PT10493109A
Other languages
English (en)
Other versions
PT104931A (pt
Inventor
Teixeira Antonio
Ferreira Marco
Baptista Albano
Original Assignee
Univ Aveiro
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Aveiro filed Critical Univ Aveiro
Priority to PT10493109A priority Critical patent/PT104931B/pt
Priority to PCT/IB2010/055692 priority patent/WO2011080633A2/pt
Publication of PT104931A publication Critical patent/PT104931A/pt
Publication of PT104931B publication Critical patent/PT104931B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B10/00Transmission systems employing electromagnetic waves other than radio-waves, e.g. infrared, visible or ultraviolet light, or employing corpuscular radiation, e.g. quantum communication
    • H04B10/29Repeaters
    • H04B10/291Repeaters in which processing or amplification is carried out without conversion of the main signal from optical form
    • H04B10/293Signal power control
    • H04B10/2933Signal power control considering the whole optical path
    • H04B10/2935Signal power control considering the whole optical path with a cascade of amplifiers

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Optical Communication System (AREA)
  • Lasers (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO DIZ RESPEITO À ÁREA DAS TELECOMUNICAÇÕES, MAIS CONCRETAMENTE COMUNICAÇÕES POR FIBRA ÓPTICA, DESCREVENDO-SE UM NOVO MÉTODO PASSIVO DE CONTROLO DA QUANTIDADE DE POTÊNCIA DE BOMBAGEM A FORNECER A UM AMPLIFICADOR OU CONJUNTO DE AMPLIFICADORES REMOTOS EM SÉRIE DE FORMA A PODER VARIAR INDEPENDENTEMENTE O GANHO FORNECIDO POR QUALQUER UM DOS AMPLIFICADORES, MINIMIZANDO DESTA FORMA AS PERDAS ASSOCIADAS À INSERÇÃO E DESPERDÍCIOS DE POTÊNCIA DE BOMBA. COM ESTE MÉTODO CONSEGUE-SE EVITAR O USO DE COMPONENTES ACTIVOS OU MAIS COMPLEXOS PARA CONTROLO DA QUANTIDADE DE POTÊNCIA DE BOMBA A FORNECER AOS AMPLIFICADORES REMOTOS, TORNANDO O PROCESSO DE AMPLIFICAÇÃO SIMULTANEAMENTE PASSIVO E RECONFIGURÁVEL.

Description

DESCRIÇÃO
MÉTODO REMOTO E PASSIVO DE CONTROLO DE POTÊNCIA DE BOMBA
EM SISTEMAS DE AMPLIFICAÇÃO REMOTA
Domínio técnico da invenção
A pres.ante invcn-ac diz respeito à área das telecomunicaçõe/S, mais coneretamente: comunicações per fibra óptica, descrevendo-se um novo método passivo: de controlo da quantidade de potência de bombagem a fornecer a um sis tema de amplificação remeta:.
Descrição do estado ÇÍ3 t@ÇHÍ C3
Ao longo dos últimos l· anos tem-s e· assistidi ) a um co ss cimento
exponencial όο tr áf egO: de dados, se: hdo este ; apenas
colmatado com a imi slementação de redes < ípticas. Para que
estas redes óptica:s: P OS S 3ITl 3.C 0 mpanhar o aumento c lo /número
de utilizadores: e a dispersão g eogra f i ca c lo mesmo , mantendo
a estrutura da rede tota1mente passiva, tc >rna-se ir fiper ativo
o recurso a Amplif: ícadores de Fibra Dop ada (Dl A - Doped
Fiber Amplifier).
Estes amplificadores DFA baseiam-se numa fibra dopada com terra rara (nomeadamente neodimio (Nd), itérbio (Tb)r praseodimio (Fr):, érbio: (Er), túlio. (Tm) entre outros), que quando atravessada por um sina.l óptico especifica/ denominado de bomba, interage com os iões dopados elevando— qs a níveis energeticõs: superiores, provendo ganho a sinais: ópticos numa outra banda óptica restrita.
A quantidade de ganho dado ao sinal depende, entre outros factores, do espectro e da potência da bomba multiplexada com o sinal:. Ac aumento: da potência de bomba corresponde W aumento do ganho que, a partir de um certo ponto, satura, o que pode levar a uma menor eficiência de amplificação, bem como ao aparecimento de outros efeitos prejudiciais ao sinal amplificado.. Tendo em conta esta caracterist.ica, é de: grande /interesse um sistema capas de optimisar a potência de bcffiba, a fornecer ao dispositivo de amplificação, de forma a optimizar o seu ganho.
Recentemente, varias topologias de: rede têm vindci a ser propostas [G, Boclí, Extendeb resilíent single fiber ring access network featuring EPQN/GPON serviçe overlay, ECQC 2006, 200 6; D, Dey, FLAMINGO:, a pacLet-switched IP-overWDM All optical MAN; Martin Hercog, RINGOSTAR: an evolutionary AWG-based WDM upgrade. of õptiçal ring netaonfes:, GLT, vo:l. 23, no. 4, 2002; J.A. Lázaro, paper QTHL2, OFC/NFOE® 2008, 2008] . Em algumas, a amplificação: do sinal é feita em nôs remotos, requerendo para tal bombagem remota:. Lm esquema típico: deste tipo^ de redes está explicito na Figura: 1.
Na topologia apresentada na Figura 1, os diversos sinais são enviados a partir de um nó central (POl), que é o local centralizado onde se encontram os lasers dos diversos sinais assim como o laser da bomba, e encaminhados pela fibra de Downstr eam, ao longo do anel. Nos nos: remotas (90'30), (9031), (9032), (9033) os comprimentos de onda correspondentes são extraídos e divididos (912) pelos vários utilizadores ('911) ,
Nas topologias do gênero apresentado na Figura 1, para além das habituais: perdas por atenuação, existe um. acresolmo de perdas de inserção noa nõs remotos devido à existência de componentes para prooeder às extracções e inserções dos sinais no anel. De modo a compensar estas perdas e manter a rede totalmente· passiva,. é implementada a amplificação recorrendo a amplificadores de fibra dopada, usualmente dopada com érbio,· remotamente bombeados a partir do nõ central (bQ4) ·. De modo a excitar os .iões de êrbi·©, o nõ remoto retira, parte da potência: de bomba presente na rede e direcciona-a para a fibra dopada com érbio. Este processo caracteriza-se pela: dificuldade na optimização da bomba a extrair que pode: variar com a distância entre :nôs: remotos, bem como com outras· variáveis de rede, sendo de bastante utilidade ura método que possa ser usado· para optimizar as necessidades de. ganho de cada nõ remoto*.
Algumas propostas de optimização da potência
d.e bomba a apr e sen t adas [A1 bano
Aeconfigurable: remote nõdé for hybrid ®DM dual fiber ring with TDM single: fiber trees passive: optical network, ICTSN 200B, 2 00'3; Albano Baptista, Hybrid: WDM dual fiber ring with TDi-í single fiber trees passive optical netwcrk, CL1IE 20QB, 200:8; Alhano Baptista, Improved remote node configuratiori for passive ring tree architectures,· ECCC 2008, 2.008; d. A* Lázaro., Power budget improvement for passive outside plant long reach high density access network using high hit rate RSOA-ONUs, ECOC 2007, 2007].
A mais simples caracteriza-se pela extracção de uma porção fixa de potência de bomba em cada nõ remoto. No entanto esta estratégia, em muitos: casos, resulta no desperdício de potência de bomba, bem escasso em redes mais: complexas.
devido ao limite máximo· de potência transmitida numa fibra, não sendo por essa razão um método eficiente.
Posteriormente foi proposto o recurso a acopladores variáveis, que permitem um ajus-te fino da potência de bomba a extrair consoante as condições da rede., Esfe processo requer um af inamento fino: e especifico para cada rede implementada ou um sistema activo (ou remotamente activo) de controlo.
Tendo em conta os pressupostos anteriores, e procurando urna solução para os problemas apresentados, aprove:! tou-se o comportamento típico: da: função de transferência dos filtros óptico:® de três portas de modo: a controlar a potência de bomba extraída. Um: filtro óptico de três: portas é constituído por uma porta de entrada e duas portas de saída.. As potências em cada: uma das portas de saída estão relacionadas, sendo que: esta relaçã©: está representada de maneira exemplificativa na Figura 2. Nestes filtros, a soma das potências: de saída, sem contar com as perdas de inserção tem de· ser idêntica ã potência de entrada. Assim, aumentando a potência extraída numa porta, representa um decréscimo na .porta complementar. Sabendo que os filtros: são componentes: ópticos não óptimos, existe uma gama de comprimentos de onda cuja potência transmitida varia. Esta propriedade permite controlar a potência dé; bomba extraída recorrendo à sintonia. fina do comprimento de onda da bomba. Qutras caracteristicas inerentes: a este componente são as suas zonas de isolamento e perdas de inserção. G primeiro caracteriza-se pela rejeição relativa imposta pelo filtro em cada uma das portas. 0 segundo, define as perdas inerentes ao filtro, sofridas sempre pelo sinal a .filtrar.
Θ recurso a. esta técnica permite ainda a ausência de inteligência no no remeto,, pois ,o controlo é todo leito a nível do nó central, onde se encontra a bomba, permitindo uma reconfiguração sem sinal de: controlo como em propostas anteriores. Q sistema proposto também, permite que o ganho em cada amplificador seja alterado sem que isso influencie os outras amplificadores,, minimizando as perdas, de inserção e desperdícios de potência: de bomba.,
Sumário da invenção
A presente: invenção descreve um método remoto e passivo de controlar a quantidade de potência de bomba a fornecer a um amplificador ou oonjunto? de, amplificadores remotos em série de forma a poder variar independentemente ganho a fornecer por qualquer u?m do s amp1ifiga do res, componentes metodologia act i vos ou mais complexos para 'd «a potência de bomba a uso fornecer de da amplificadores remotos, tornando o proce?sso s imul t..ane arnen t?e pas?sivo e reconf igurável.
Descrição geral da invenção
Nesta, invenção é proposto uma técnica que permite regular de forma remota e passiva a quantidade de bombagem, que ê extraída para ser fornecida a um conjunto de, amplificadores, remotos em série, de modo a a justar independentemente ,o ganho aplicado a cada sinal a amplificar por qualquer um dos amplificadores.
Para tal, deve existir uma matriz de um ou mais lasers sintonizáveis (10.) em potência e comprimento de onda,, responsáveis pela emissão de diversas bombas em comprimentos de onda diferentes, cuja gama de comprimentos de onda se encontra dentro da zona associada à gama de bombagem do amplificador em causa, por exemplo no caso de ser uma fibra dopada com érbio a gama tería: de ser por volta: de: 14.80nm (entre 1.470-14;90nm) ., no caso do: neodimio por volta dos 8=08nm (entre 805-815nm), no caso do túlio por volta dos 1400nm (entre 14Q0-1410nm), no caso do praseodímic por volta, dos lOl.lnm. (entre 980=-1030nm.) , no caso do itêrbip: por volta dos 94 0nm (entre 9.30-9:50nm) ; e um ou mais filtros de três portas (30,. 31)., com uma fundir transferência devidamente: especificada (per exemplo a ilustrada, na Figura 3), qs quais deverão estar localizados junto ao amplificador (60), de modo a extrair a bomba ou o conjunto de bombas para serem acopladas (70) com o sinal a ser amplificado (500=) . bom esta técnica garante-se a passividade do mecanismo do controlo junto do amplificador, sendo o único componente: active desfe processe os lasers variáveis (ll, 12,. 13, 14) que podem estar localizados num 1oca1 cent ra1i zado.
Ao atribuir a cada amplificador um filtro de três portas (30, 31) personalizado, que pode ser por exemplo um acoplador WDM (wavelength-division multipler), ou um OADM (optical add drop multiplexer) , ou. uma rede de Bragg, com uma função de transferência:) conhecida (como per exemple a da Figura 3:), pode-se ajustar os comprimentos de onda dos lasers variáveis; (1.0), assim como as; suas potências, e com este procedimento definir a quantidade de potência de bomba a ser entregue ao amplificador (60)t controlando desta forma o ganho do amplificador remoto. Uma vez que cada amplificador pode ter um filtro personalizado co localizado, podemos variar independentemente o ganho de cada amplificador, sem que isso influencie o ganho dos restantes amplificadores do sistema.
Este método garante um sistema que' controla: passivamente a potência da bomba que chega ao amplifiçador (60), dispensando energia eléctrica ou. circuitos electrbnicos: inteligentes, junto do amplificador remoto, para ajustar o seu ganho.. Este meto do caracteriza-se também pelo facto de
a. variação do ganho: ser feita de uma forma remota, ou sega, alterando a potência e o: comprimento de onda de emissão dos lasers variáveis (1© que podem estar num local centralizado, evitando-se desta forma um canal de comunicação para proceder à reconfiguração.
Descrição dos Desenhos
Este novo conceito de um sistema de controlo passivo da quantidade de potência de bomba a fornecer a um sustema de amplificação remota é de seguida: descrito em pormenor, sem carácter limitativo e a; titulo, exemplificativo, na sua forma de realização: preferencial, representada nas figuras anexas, das quais:
A Figura 1 representa a topologia exemplo de uma rede de nova geração com: duas partes distintas, um anel a funcionar com tecnologia WDM (900) e uma zona em árvore a funcionar com tecnologia TDM (Time-division multiplexing) (910) .
A Figura 2 representa a função de: transferência característica, exemplifreativa da transmissão de potência de um filtrO: çpticcy de três portas.
A Figura 3 representa a função de transferência, exemplif í-catíva de um filtro de três portas, onde esta representado o sinal transmitido (830) para uma porta de saída do filtro: assim como- o -sinal transmitido ( 84 0 ) par a: a. out ra· port a de- sai da do mesmo .
A Figura 4 representa o diagrama de blocos da estrutura de funcionamento do sistema proposto.
- A Figura 5 representa o diagrama de blocos de uma possível configuração do interiQr do nó remoto-.
- A Figura 6 .representa uma possível combinação de funçõ-es de. transferência dos vários filtros de- três portas a implementar numa rede idêntica à abordada n-a figura 1.
Sinais de referência:
- matriz de lasers localizados num local centralizado;
11, 12, 13, 14- ~ diversos, lasers sinto-nizave-is em comprimento de onda e potêncía;
20, 21 - multiplexador de comprimentos de onda;
30, 31, 32, .33 - filtro de três: portas: personalizado;
320, 321, 322-, 32'3-·, 324 - funções· de transfer-ência exemplificativas de diversos filtros;
40, 41, 42, 43, 4-4. — ligações -em fibra óptica;
500, 501 - sinal óptico a -amplificar;
80, -81 - fibra óptica dopada -com: um elemento terra raro-;
0, 71 - acoplador em comprimento de onde de sinais ópticos;
800, 801, 802 - zona do filtro óptico onde há maior extracção de sinal para uma das portas disponíveis;
810, 811, 812, 813, 814, 815 filtro. Deste ponto para a frente//tras, a relação de potência, extraída, em cada, porta vai variar entre os valores de máximo e mínimo;
820, 821, 822, 823, 824, 825 - fim da zona de corte do filtroç Deste: ponto para a frente/ trâs, a relação de potência extraída em cada porta rai variar entre os: valores de mínimo e máximo;
início da zona de corte do
8 3 o: — exemplo da função de. tran; aderência d< > sinal bomba
para s i porta 1 de Um: filtro de trê: -s: portas;
/840 - exemplo da função de tran; sferência d< s sinal, bomba
para c i po r t a 2 de um. filtro de trê: s portas;
900 - /rede ópti ca com arquítectura em anel.
901 - fibra usa .da. para transporte do sinal de downstream;
902 - fibra usa da para transporte do sinal de upstream;
903/0, :9031, 9 -/032 Ϊ, 90/33, 90:3/4 diversos nós remotos
constituintes da rede õptiea;
- no centrai onde se encontram os: diversos lasers s intoniz.ávei.s.;
910 - rede óptica com arquitectura em árvore, a: funcionar em multiplexagem no tempo;
911 - utilizadores finais;
912: - divisor óptico responsável por distribuir o sinal pelos diversos ramos da rede.
Uma explicação geral, do modo de funcionamento do sistema proposto vai ser seguido de um cenário de implementação numa rede óptica passiva.
De uma /forma geral qualquer aplicação, onde possa ser usado este sistema de controlo/ passivo da potência de bomba a fornecer a um amplificador remoto, vai ter uma configuração idêntica. ao apresentado na Figura 4. W matriz de lasers variáveis (1Q) ,: localizada num local ©entraiizadof vai emitir um conjunto de bombas a diferentes comprimentos de onda, que após mu.1 tiplexadas (2:Q, 21) sã© enviadas a© longo da fibra (4Ώ, 41, 42, 43, 44) com destino: a um ou vários amplificadores remotos (60), tais como fibras dopadas com érbio, neodiniío, íterbio, praseodimico túlio, entre outros ou até mesmo amplíficadores: de .Raman. Antes d©: chegar a cada um desses amplificadores (60), a bomba ou conjunto de
bombas são e xtraidas: através di a um f: Litro óptico de três:
portas (30, 3.1, 32:, 33) cují a funç ão de transferênci a
:(Figura 3 como: exemplo): ê persoí na 1 1 z a da para cada
amp1 i f i c a d© r do sistema, para c iepois serem acopladas (70)
com o sinal a ser amplificado (500, 501) e encaminhados
finalmente ao amplificador (60).
A variação da potência de: bomba a ser extraída para
alcançar o ganho preter idido é: con seguida vé iriando a
potência de emissão dos lasers (1C )j das boi nbas e/ou
alterando o comprimento de onda de emissão d- os lasers
variáveis de bombagem (10) , de modo a centrar os mesmos no
ponto de incl . inaçãO: de uma qualquer zor ia de corte do filtro
(30, 31) as í aociado a cada amplificador. Estas zonas de
corte .são ©s. segmentos de reata delimitados: entre os pontos
(82.0) e (810) , ou (811) e (821):, QU (81 .2) e (822), , ou (813)
e (823), ou (814) e (824) , ou :(:815.) e (825) , na função de
transferência, exemplificativa presente na Figura 2.
Exemplo: prétende-se aumentar o ganho a ser aplicado ao sinal por um dado amplificador do sistema. Para realizar esse aumento, teria de ser extraída maior potência de bomba. Tendo domo referência a função: de transferência exemplif icativa de· um filtro óptico de tres: portas representada na Figura 2, teria de se sintonizar um ou vários lasers de bombagem (11, 12, 13, 14) num co^raprimento de onda o mais próximos cios pontos (806) , (801) ou (862) indicados na Figura 2, sendo a potência máxima de bombagem extraída aproxímadamente a potência das bomba gue chega ao filtro. Por outro lado, se a intenção for .reduzir & ganho no amplifiçador, temos: cie: reduzir a potência das· 'bombas extraídas no filtro de- três portas (30) associadas a esse amplificador (SO) . Então· é necessário centrar cs lasers variáveis (103 para um dos extreme® da zona de passagem da
funçãí 3 transferê: ncia do filtro de três ρ ‘Ortas, ou. seja., ao
longo das zonas de corte abordadas no exemplo anterior.
Desta forma podí s reduzir-se a potência de bomba extraída
num i: Ttervalo qu e pode ir tipicamente de aproximad amente de
0 dEs ( 820) até 2 QdB ou mais (810), isto para o caso de a
zona de corte escolhida ter sido o segmento de recta
delimitado pelos pontos (820) e (810).
Este s-lstema também permite· ter um conjunto de amplificadores (60·) em série, com a propriedade· de se poder variar independentemente o ganho de cada um. Isso conseguese através da existência dos múltiplos lasers de bombeamento variáveis (10) e da. implementação em cada amplificador de um filtro de três^ portas (30, 31) cuja função de transferência é: personalizada a esse mesmo amplificador remoto. Caso se pretenda alterar o ganho de um amplificador em particular basta ajustar os lasers de bombeamento (10), cujos comprimentos de onda estão associados à função de transferência do filtro de três portas (30 ou 31) do amplificador em questão,: para o>s parâmetros gue permitam o ganho pretendido.:
E de notar que os diversos lasers: de bombeamento (10) não precisam de estar associados apenas a um amplificador (60) . Estes poderá ser partilhados: por vários amplificadores ao mesmo tempo, sendo que os ajustes nos seus parâmetros têm de ter em. conta as repercussões que essas alterações poderão vir a ter nos outros amplificadores aos quais estão associados. Esta partilha da mesma bomba por vários: amplificadores, ê: permitida por consequência do uso de filtros de três portas (3Q, 11) nos: quais, a potência de bomba. que chega: e não ê. extraída para o amplificador, segue para os amplificadores seguintes como se pode analisar na Figura '3 onde se vê a função de transferência exemplificativa: da transmltância (830) e d.a reflectancia (84©) de um filtro de três portas. É de notar que, a diminuição: da potência: de bomba extraída para o amplificador (60) num dos filtros, implicar que passe maior potência de bomba para: os amplificadores seguintes.
Agora, vejamos um exemplo prático, tendo como ba.se o artigo [Albano Baptista, Hybrid BDM dual fiber ring with tdm single fiber trees passivo optioal network, OLHE 20-08, 2008] onde ê proposta uma topologia de rede passiva em anel, representada na Figura 1. Nesta, os diversos canais de sinal são enviados a partir do nô: central (804) para os: respectivos nos remotos (9030:, :9031, 9© 32, 90:33) , sofrendo ao longo do: seu percurso diversas atenuações e perdas, Nos. nos remotos: (9030, 9031., 9032, 9033) ê feita a extraccác do sinal correspondente, o: que implica uma perda suplementar. Em muitos dos casos: estes sinais têm de ser amplificados:, e essa amplificação ê; feita dentro do^ no remoto (90:30, 9031, 9032, 9033), segundo a proposta existente no mesmo artigo.
Na Figura 5 ventos o diagrama de blocos do amplificador remoto contido no interior do nó remoto.,: C sinal extraído (501) vai ser amplificado por exemplo por uma fibra dopada (61) (no artigo ê referenciada, uma fibra dopada com érbio) mas para isso tem de ser acoplado (71) com um sinal de bomba que é extraída do anel por um filtro de três portas (31) , 0 -nosso sistema remoto de controle de .bomba é útil neste processo, pois em redes deste género as condiçoes variam regularmente, quer porque: se aumenta um nó remoto na rede, quer porque houve um corte de fibra no anel (901, 902) , quer por outros motivos, e todos os ganhos aplicados no sinal até ao: momento: podem não ser os óptimos, ou até mesmo Insuficientes, podendo ser necessário .reajustar os mesmos ganhos. Com o sistema proposto esse reajustamento pode ser realizado de uma forma IQÓI passiva ao nível do nó remoto, ajustando apenas os lasers variáveis (10) que se encontram no no centrai (90:4):
Cada nó remoto tem assoeiado: um filtro de tres portas (32.) , cuja função de: transferência e personalizada a cada :nõ (90:30, 9:031, 9032, 9033) Caso algum dos nós por algum motivo necessitar que o seu ganho seja reajustado, basta alterar os parâmetros dos lasers de: bombeamento (11, 12,
13, 14) associados: á:. sua. função de transferência, podendo essa variação ser feita de uma forma independente para cada nó remo t o ( 9 0 3 0:, 9 031., 9i 3:2:, 903 3 , 903 4).
Na Figura 0 esta exemplificada uma possível eombinação de funçóes de transferência, dos: filtros de três portas (32) a implementar em cada np: remoto (903:0, 9031, 9032, 9033,
9034) d:e uma rede idêntica a da proposta na Figura 1, sendo que a. função de transferência (320j eorresponderia ao nó remoto (9030), a (321) ao nó (9031), a (322) ao nó (90-32), a (323) ao nó (9033) e· a, (324) ao nó (9034) .
Analisando a Figura 6, verifica-se que se pode variar o ganho de cada, amplificador ajusbando a, potência, de emissão e comprimentos de: onda dos lasers (10) localizados no no central (904). Ao mesmo tempo também se pode verificar que, apesar dos possíveis ajustes· não ocorre o· desperdício de potência de bomba, uma vez que· as diversas funções de transferência. do exemplo então dispostas de modo a que a no seguinte, possa aproveítãr a potência de bomba não extraída pelo nó anterior. Ê de realçar que a combinação: proposta é exemplific,ativa·, existindo um infinito· numero de combinações possíveis.

Claims (6)

REIVINDICAÇÕES Método .remoto potência de bomba passivo de controlo da quantidade de a fornecer a um amplificador ou conjunto remotos, em série de- forma, a poder variar i n d e ρ e n d e n t em en te ganho 8. ser empregue p o r q íj a 1 quer um caracterizado por compreender as seguintes etapas condicoes, tais como comprimento: de. onda da bomba OU de vários- lasers de: bomba pertencentes a uma mati az num local centralizado, com os mu11 iplexação envio dos: mesmos para um ou vários amplificadores remotos ligados: em série c. -extracção em cada, amplificador remoto- da potência de bomba, necessária, para o ganho: pretendido, através de um filtro: de tr-ê.s portas;- d. multiplexação do- sinal, extraído do filtros de três portas, associado ao amplificador, pelo sinal a ser amplificado é éncaminhamento dos mesmos para o amplificador de fibra dopada.
1 - Método de acordo com a reivindicação 1, caraaterizadõ pela s,inton.iz:ação em potência e em comprimento de onda dos diversos lasers que compõem ,a matriz) de emissão., cuja gama de comprimentos de onda se, encontra dentro da zona associada, à gama de bombagem dos, amplificadores de fibra dopada utilizados.
2, caracterizado pela sintonização em potência e em comprimento de onda dos diversos lasers que compõem a matriz de emissão poder ter uma gama de comprimentos de onda, entre 1470-149Qnm no caso do uso de uni amplificador de fibra dopada com êrbio, ou entre 80 5-8:15.nm caso do uso de um amplificador de fibra dopada cem neodímio: ou entre 930- 95 Onm no caso do usq^ de um amplificador de: fibra dopada com itêrbio, ou entre 9:80.10'
3Onm. no caso do uso de um amplificador de fibra dopada com praseodímicç o:u entre 14 0 0-141 Onm no caso do uso de um amplificador de: fibra dopada com: túlio:,
:3 - Método de a.cordo com a reivindicação:
4 - Método de acordo com a: reivindicação 1 caracterizado pela personalização e medição prévia das zonas de corte, zonas de isolamentos: e perdas: de inserção da função de transferência dos filtros. õptícos de três portas, existentes junto aos amplificadores, permitindo que se varie de forma independentemente o ganho de cada ampli f icador.
5 - Método de aco:r ?do com a reivindicação 4 ί caracterizado por os passo s d< ; aumentar e: diminuir o ganho nos amp1if içado re s sorc m os seguintes: extracç ão d: e uma. maior quantidade < le potência de
bomba no filtro de três portas: associado ao amplificador que se pretende aumentar o ganho;
redução da quantidade de -potência dê bomba extraída no filtro de três: portas associado ao amplificador que se pretende diminuir o ganho.
6 Método de acordo: com as reivindicações anteriores:, caracterizado pela variação da potência de bomba extraída nos filtros de três portas, através: do a.juste da potência de emissão e da sintonia fina na frequência,: de um ou mais lasers variáveis da ma.tr .ia, ao longo da zona de corte da funqão de transferência do filtro de três portas -associado ao amplificadór cujo ganho se quer ajustar.
PT10493109A 2009-12-31 2009-12-31 Método remoto e passivo de controlo de potência de bomba em sistemas de amplificação remota PT104931B (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10493109A PT104931B (pt) 2009-12-31 2009-12-31 Método remoto e passivo de controlo de potência de bomba em sistemas de amplificação remota
PCT/IB2010/055692 WO2011080633A2 (pt) 2009-12-31 2010-12-09 Método remoto e passivo de controlo de potência de bomba em sistemas de amplificação remota

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10493109A PT104931B (pt) 2009-12-31 2009-12-31 Método remoto e passivo de controlo de potência de bomba em sistemas de amplificação remota

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT104931A PT104931A (pt) 2011-06-30
PT104931B true PT104931B (pt) 2011-10-03

Family

ID=44140835

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10493109A PT104931B (pt) 2009-12-31 2009-12-31 Método remoto e passivo de controlo de potência de bomba em sistemas de amplificação remota

Country Status (2)

Country Link
PT (1) PT104931B (pt)
WO (1) WO2011080633A2 (pt)

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3860278B2 (ja) * 1997-03-13 2006-12-20 富士通株式会社 遠隔励起方式の波長多重光伝送システム
JPH11121849A (ja) * 1997-10-17 1999-04-30 Fujitsu Ltd 光通信装置における光増幅器
US6687047B2 (en) * 2001-05-29 2004-02-03 Dorsal Networks, Inc. Shared forward pumping in optical communications network
EP1788731B1 (en) * 2005-11-21 2011-06-22 Alcatel Lucent Optical transmission system and optical filter assembly for submarine applications

Also Published As

Publication number Publication date
WO2011080633A3 (pt) 2011-09-01
WO2011080633A2 (pt) 2011-07-07
PT104931A (pt) 2011-06-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4689015B2 (ja) 光増幅装置および光増幅方法ならびに光通信システム
US20120314279A1 (en) Multi-fibre arrangement for high power fibre lasers and amplifiers
JPH11149097A (ja) 拡張自在な波長選択性で無損失で光学的に追加/除去するシステム
JP2002374024A (ja) 光増幅器
JP6829318B2 (ja) 光増幅中継システム、および光増幅器
EP1153462B1 (en) Wdm transmitter
US6795236B2 (en) Cascadable optical amplifier arrangement
US20220045473A1 (en) Optical amplifier, optical amplifier equalizing method, and transmission system
JP2002534815A (ja) パワー依存フィードバックを伴う光増幅器
US6580552B2 (en) Shared pump and serial rare earth doped fiber optical amplifiers
JP2000134156A (ja) 波長多重光伝送用光増幅装置とこれを用いた光波ネットワーク装置
US20230412297A1 (en) Optical amplifier, optical amplifier controlling method, and optical transmission system
US6556346B1 (en) Optical amplifying unit and optical transmission system
PT104931B (pt) Método remoto e passivo de controlo de potência de bomba em sistemas de amplificação remota
US20090303577A1 (en) Optical Amplifier Configuration
US20100195192A1 (en) Optical Signal Amplifier, Method of Optical Amplification and Optical Network
US6915037B2 (en) Lossless optical divider/combiner with pump diversion for scalable optical networks
JP2002026821A (ja) 波長分割多重伝送システムのための増幅器ユニットならびに光信号を増幅する方法
US6961502B1 (en) Optical module including an optically lossy component and an erbium-doped waveguide for insertion between stages of an optical amplifier
JP4281245B2 (ja) 光増幅器
US20040184816A1 (en) Multiwavelength depolarized Raman pumps
US7692851B2 (en) Article comprising a series expandable erbium-doped fiber amplifier (SE-EDFA)
JP4100101B2 (ja) 光増幅器及びそれを用いた光伝送システム
Lovrić et al. Influence of broadcast traffic on energy efficiency of long-reach SARDANA access network
JP7485195B2 (ja) 光増幅装置および光増幅方法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20110214

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20110928

PC4A Transfer of assignment

Owner name: UNIVERSIDADE DE AVEIRO, PT

Effective date: 20120323

Owner name: INSTITUTO DE TELECOMUNICACOES, PT

Effective date: 20120323