PT104739B - Xantonas sulfatadas e análogos xantónicos glicosilados sulfatados com actividade anticoagulante e processos para a sua preparação - Google Patents

Xantonas sulfatadas e análogos xantónicos glicosilados sulfatados com actividade anticoagulante e processos para a sua preparação Download PDF

Info

Publication number
PT104739B
PT104739B PT10473909A PT10473909A PT104739B PT 104739 B PT104739 B PT 104739B PT 10473909 A PT10473909 A PT 10473909A PT 10473909 A PT10473909 A PT 10473909A PT 104739 B PT104739 B PT 104739B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
xanthen
glucopyranosyl
bis
coagulation
anticoagulant
Prior art date
Application number
PT10473909A
Other languages
English (en)
Other versions
PT104739A (pt
Inventor
Madalena Maria De Magalhaes Pinto
Maria Emilia Da Silva Pereira Sousa
Marta Ramos Pinto Correia Da Silva Carvalho Guerra
Franklim Marques
Felix Dias Carvalho
Original Assignee
Univ Do Porto
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Do Porto filed Critical Univ Do Porto
Priority to PT10473909A priority Critical patent/PT104739B/pt
Publication of PT104739A publication Critical patent/PT104739A/pt
Publication of PT104739B publication Critical patent/PT104739B/pt

Links

Landscapes

  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO REFERE-SE À OBTENÇÃO DA 2',2'',3',3'',4',4'',6',6''-O-OCTASSULFATO DE SÓDIO DE 3,6- BIS(O-ß-D-GLUCOPIRANOSIL)XANTEN-9-ONA E SEUS ANÁLOGOS GLICOSILADOS OCTASSULFATADOS. ESTAS NOVAS MOLÉCULAS INTERFEREM COM A COAGULAÇÃO SANGUÍNEA, DIMINUINDO-A E TÊM APLICAÇÃO NA PROFILAXIA E TRATAMENTO DE TROMBOSES, PREVENDO-SE UMA MELHORIA DAS CARACTERÍSTICAS DOS ANTICOAGULANTES NA TERAPÊUTICA, NO QUE DIZ RESPEITO À SUA OBTENÇÃO - UMA VEZ QUE O SEU PROCESSO SINTÉTICO DECORRE COM RENDIMENTOS ELEVADOS - E/OU À SUA BIODISPONIBILIDADE E/OU À SUA TOXICIDADE. ESTA INVENÇÃO INTEGRA-SE NO SETOR TÉCNICO DOS MEDICAMENTOS ANTICOAGULANTES E ANTITROMBÓTICOS.

Description

DESCRIÇÃO
Xantonas sulfatadas e análogos xantónicos glicosilados sulfatados com atividade anticoagulante e processos para a sua preparação
Domínio técnico da invenção
A presente invenção refere-se à obtenção da 2',2'',3',3'',4',4'',6',6''-O-octassulfato de sódio de 3,6bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9-onae seus análogos glicosilados octassulfatados que interferem com a coagulação sanguínea, diminuindo-a, tendo aplicação na profilaxia e tratamento de tromboses, prevendo-se uma melhoria das características dos anticoagulantes na terapêutica, no que diz respeito à sua obtenção - uma vez que o seu processo sintético decorre com rendimentos elevados - e/ou à sua biodisponibilidade e/ou à sua toxicidade.
Esta invenção integra-se no setor técnico dos medicamentos anticoagulantes e antitrombóticos.
Antecedentes da Invenção
A antitrombina III é a principal reguladora endógena da cascata da coagulação. É uma glicoproteína plasmática, da família das serinas, inibidora das proteinases, especialmente do fator Xa e da trombina. A antitrombina III, isoladamente, é um inibidor fraco destas proteinases; no entanto, quando a heparina activa os locais de ligação à antitrombina, a sua atividade inibidora é acelerada cerca de 1000 vezes.
A heparina é um anticoagulante de uso parentérico com início de ação imediato e duração de ação curta. A eficácia anticoagulante da heparina sofre de variabilidade interindividual, tendo que ser monitorizada. A principal reação adversa da heparina é a hemorragia; deve, por isso, usar-se com extrema prudência nos doentes com riscos hemorrágicos. Outros efeitos colaterais importantes incluem a trombocitopenia imune, reações de hipersensibilidade, irritação no local de injeção e osteoporose. A heparina é um polímero linear sulfatado composto alternados de glucosamina e ácido urónico comercializada é um produto natural, de fonte bovina ou porcina, que pode conter uma mistura de várias espécies polissacáridas com cadeias de diferentes tamanhos (pode conter 10 a 80 daqueles resíduos) e diferente distribuição dos grupos sulfato. Os extensos fragmentos de cadeias altamente aniónicas conduzem à ligação da heparina a um elevado número de proteínas no plasma, sendo consequentemente responsável pelo desenvolvimento de efeitos adversos.
de resíduos A heparina
O risco de desenvolver complicações hemorrágicas e a variabilidade na resposta à terapêutica foi diminuído, apesar de ainda existente, com as heparinas de baixo peso molecular (HBPM). Estas são obtidas a partir da heparina natural, através de modificações químicas e enzimáticas e correspondem a uma redução do peso molecular do polissacárido inicial de 14000 para 2000-5000 Da. No entanto, são ainda heterogéneas em termos de atividade biológica e duração de ação.
O fondaparinux, um pentassacárido de selectivo do fator Xa, que resultou síntese inibidor da simplificação
molecular da heparina para uma sequência de apenas 5
residuos, é um anticoagulante melhor tolerado que as
heparinas. No entanto, ainda apresenta o mesmo tipo de
reações adversas e, tal como as heparinas, não pode ser
administrado oralmente.
Por outro lado, os anticoagulantes orais varfarina sódica e acenocumarol são anticoagulantes derivados da 4hidroxicuramarina (benzopirona) de ação indirecta, que reduzem a sintese hepática dos fatores II, VII, IX e X da coagulação, por antagonizarem a ação da vitamina k. Os efeitos destas moléculas de baixo peso molecular, de natureza não polissacárida, só se tornam aparentes 2 a 3 dias após o inicio de administração. Deste modo, a terapêutica com estes fármacos é inadequada para um controlo inicial, sendo os derivados cumarinicos utilizados na manutenção de uma ação anticoagulante de longa duração. A reação adversa mais comum destes derivados é a hemorragia, necessitando constantemente de monitorização. Outras reações adversas incluem erupção, alopécia, necrose e/ou gangrena e possuem inúmeras interações medicamentosas e alimentares.
Variados esforços têm vindo a ser realizados no sentido de desenvolver novas moléculas anticoagulantes que possam ser administradas oralmente. Por exemplo, foram desenvolvidas várias moléculas de baixo peso molecular, não sacaridicas, sulfatadas, pertencentes à classe das flavonas e flavanóis. No entanto, estes compostos não demonstraram possuir propriedades anticoagulantes eficazes [Gunnarsson, G.T. et al. J. Med. Chem., 2002, 45, 1233; Gunnarsson, G.T. et al. J. Med. Chem., 2002, 45, 4460].
Por todos os problemas técnicos expostos, a terapêutica anticoagulante atual continua a carecer de moléculas anticoagulantes seguras, eficazes e que possam ser administradas oralmente.
Verificámos que as substâncias da presente invenção capazes de inibir por completo a coagulação e podem por isso, também úteis em procedimentos onde necessário a inibição total do processo da coagulação.
são ser, se j a
As substâncias da presente invenção apresentam vantagens em relação à heparina e derivados no que concerne ao método de obtenção e ao perfil farmacocinético.
As substâncias da presente invenção são obtidas por um processo sintético mais ao sua são perfil eficiente comparativamente pentassacárido sintético fondaparinux, isto é, a síntese processa-se num menor número de etapas e isoladas por um processo de purificação em condições ambientais favoráveis, com rendimentos superiores a 80%.
Ao contrário da heparina, que por corresponder a uma mistura de glicosaminoglicanos, possui heterogeneidade química que se traduz numa atividade anticoagulante e farmacocinético variáveis, as substâncias da presente invenção, apresentam uma homogeneidade química, isto é, possuem caracteristicas estruturais e físicoquímicas bem definidas que se traduzem numa atividade anticoagulante reprodutível.
Em consequência, no caso da heparina, apenas um terço da dose administrada é responsável pelos efeitos terapêuticos; as substâncias da presente invenção possuem um grau de pureza superior a 95 por cento.
Os compostos da presente invenção possuem ainda, relativamente às heparinas e ao fondaparinux, menor peso molecular, menor caráter aniónico e uma maior natureza hidrofóbica, conferida pela presença de um núcleo dibenzoγ-pirónico ou xantónico, o que poderá contribuir para uma melhoria da biodisponibilidade oral e uma redução do risco de efeitos adversos.
A biodisponibilidade oral da heparina é insignificante [Malkov, D. et al., Pharm. Res., 2004, 19, 1180] não sendo observado o seu transporte através da monocamada de células Caco-2 [Lamprecht, A. et al. Nanotechnology 2006, 17, 3673]ao contrário do descrito para as substâncias percursoras das presentes nesta invenção, o que pressupõe uma potencial biodisponibilidade oral.
Outra desvantagem da heparina é o facto da biodisponibilidade subcutânea ter um período de latência de 1-2 horas, daí ser preferida a administração intravenosa quando é necessário um rápido efeito anticoagulante [Haines, S.T et al. Venous thromboembolism. In: DiPiro JT, et al eds. Pharmacotherapy: A Pathophysiologic Approach. 6th ed. New York: McGraw-Hill, 2005; pp.373-413] . No caso da administração intraperitoneal, a heparina não produz acção anticoagulante sistémica [Canavese M. et al. Clin Nephrol 1986, 26, 116], ao contrário do previsto para as substâncias descritas nesta invenção.
Adicionalmente, as substâncias da presente invenção apresentam vantagens em relação aos anticoagulantes orais, varfarina sódica e acenocumarol. Uma das vantagens traduzse por apresentarem rápido início de ação; ao atuarem diretamente no fator Xa não são esperadas as interações medicamentosas e alimentares características dos antagonistas da vitamina K. Relativamente às moléculas de baixo peso molecular sulfatadas, pertencentes à classe das flavonas e flavanóis, as substâncias descritas nesta invenção que incluem uma porção sacarídica apresentam um efeito anticoaqulante superior.
Os sequintes dados, descritos na literatura, demonstram o potencial da utilização da tecnologia e das substâncias presentes nesta invenção, nomeadamente:
- métodos de persulfatação com auxílio de micro-ondas, que permitem uma obtenção em tempos reduzidos de pequenas moléculas hidroxiladas não pertencentes à classe das xantonas, foram já desenvolvidos [Raghuraman, A. et al. Tetrahedron Lett., 2007, 48(38), 6754];
a utilização de técnicas de isolamento ambientalmente favoráveis aplicadas à purificação de compostos hidrofílicos [Sousa, Μ. E et al. Sulfated Flavonoids: Nature Playing with the Hydrophilic-Hydrophobic Balance. In Natural products: chemistry, biochemistry and pharmacology; Brahmachari, G., Eds.; Narosa Publishing House: New Delhi, índia, 2008; pp. 392-416 e refências incluídas];
- um derivado sulfatado cuja fórmula não foi descrita e obtido por sulfatação com aquecimento convencional não mostrou atividade contra dermatófitos, leveduras e espécies de Aspergillus [Correia-da-silva, M., Sousa, E., Pinto, M., Vale-Silva, L., Pinto, E., 7th Portuguese National Meeting of Organic Chemistry, 2007, OC6.]
Pelo exposto, os compostos da presente invenção são considerados potenciais agentes anticoagulantes e antitromboticos
Descrição da invenção
Nesta invenção é descrito o desenvolvimento de novas moléculas sulfatadas de baixo peso molecular que interferem com a coagulação sanguínea, diminuindo-a e têm aplicação na profilaxia e tratamento de tromboses, prevendo-se uma melhoria das características dos anticoagulantes na terapêutica, no que diz respeito à sua obtenção - uma vez que o seu processo sintético decorre com rendimentos elevados -e/ou à sua biodisponibilidade e/ou à sua toxicidade.
Estas moléculas reúnem numa só estrutura um núcleo dibenzoγ-pirónico ou xantónico, 3,6-0-monossacárido, com oito grupos sulfato de acordo com a fórmula geral 1, em que Y representa contra-iões como sódio (Na+), potássio (K+), amónio (NH4+) ou tetra-alquilamónio (NR4+) coordenados ou ligados ionicamente nos grupos sulfato.
octassulfato
Outro aspeto da invenção diz respeito à preparação de octassulfatos do núcleo dibenzo-Y-pirónico ou xantónico,
3,6-0-monossacárido de fórmula geral 1, onde Y, foi já definido acima, por sulfatação de grupos hidroxilo de um intermediário de núcleo dibenzo-Y-pirónico ou xantónico, 3,6-0-monossacárido de fórmula geral 2, que foi preparado por glicosilação do intermediário de núcleo dibenzo-Y-pirónico ou xantónico de fórmula geral 3, e em que o dito núcleo dibenzo-Y-pirónico ou xantónico foi preparado por métodos descritos de síntese de xantonas.
A sulfatação deve ser efetuada com aductos de trióxido de enxofre e uma base de Lewis, a 65°C por 24 horas, em solvente inerte, sendo preferível usar aductos de trióxido de enxofre e trietilamina e utilizar como solvente a dimetilacetamida. É desejável usar excesso de agente sulfatante, por exemplo, 4-10 equivalente molar por hidroxilo de aductos, para se obter o produto com elevado grau de sulfatação. Após reação, a mistura reaccional deve ser adicionada à acetona, após alcalinização com uma amina, preferencialmente trietilamina. A mistura deve ser deixada a 4°C, durante 8 a 12 horas, para originar a insolubilização do produto sulfatado, na forma de sal de trietilamina e eliminar o excesso de aducto, solúvel na acetona. O óleo formado, após decantação da acetona e lavagem com acetona e éter, deve ser dissolvido em solução aquosa de um sal por exemplo, acetato de sódio a 30% (m/v). Por adição de etanol é insolubilizado o composto sulfatado. Se necessário, o produto assim obtido pode ser sujeito a métodos de purificação como por exemplo diálise com membrana de celulose de poro 1000 ou, alternativamente, por filtração por gele ou cromatografia de troca iónica.
A glicosilação pode ser conseguida por métodos que se encontram descritos por Toshima, K. e Tatsuta, K. em Chemical Reviews, 1993, 1503-1531.
A síntese do núcleo xantónico pode ser conseguida por métodos que se encontram descritos por Sousa, Μ. E. e Pinto, Μ. Μ. M. em Current Medicinal Chemistry, 2005, 12, 2447-2479.
Ainda outro aspeto da invenção diz respeito 2',2'',3',3'',4',4'',6',6 -O-octassulfato de bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9-ona e ao emprego de sódio de 3,6análogos seus glicosilados octassulfatados de fórmula geral 1 como anticoagulantes, em humanos ou animais.
A avaliação da atividade anticoagulante foi efetuada inicialmente em condições experimentais in vitro, com a avaliação dos tempos clássicos da coagulação, em plasma humano. A 2', 2'' , 3', 3'' , 4', 4'' , 6', 6''-O-octassulfato de 3, 6-bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9-ona de fórmula geral 1 prolongou os tempos de coagulação, tendo sido mesmo capaz de inibir totalmente a coagulação na concentração mais alta testada.
A avaliação do mecanismo de ação anticoagulante foi efetuada in vitro através do uso de enzimas humanas purificadas e de substratos cromogénicos apropriados. A 2', 2 , 3', 3 , 4', 4 , 6', 6-O-octassulfato de 3, 6-bis (Ο-βD-glucopiranosil) xanten-9-ona de fórmula geral 1 mostrou ser inibidor direto do fator Xa.
A atividade anticoagulante da 2' ,2'', 3',3'', 4',4'', 6',6''O-octassulfato de 3,6-bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9-ona de fórmula geral 1 foi avaliada ex vivo por tromboelastograf ia. A 2' , 2'' , 2' , 2'' , á' , á'' , <ó' , <ó''-0octassulfato de 3,6-bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9-ona de fórmula geral 1 revelou possuir marcada atividade anticoagulante em contacto com sangue humano total. 0 tromboelastograma obtido sugeriu forte potencialidade da 2', 2 , 3', 3 , 4', 4 , 6', 6-O-octassulfato de 3, 6-bis (Ο-βD-glucopiranosil) xanten-9-ona de fórmula geral 1 para demonstrar sucesso in vivo.
A agregação plaquetária foi avaliada, na presença da 2', 2 , 3', 3 , 4', 4 , 6', 6-O-octassulfato de 3, 6-bis(0-β9
D-glucopiranosil)xanten-9-ona de fórmula geral 1, também em sangue humano, por agregometria por impedância elétrica induzida pelo péptido de ativação do receptor de trombina (teste TRAP), pelo ácido araquidónico (teste ASPI) e pelo 5'-difosfato de adenosina (teste ADP) . A 2', 2 , 3', 3 , 4', 4 , 6', 6-O-octassulfato de 3, 6-bis (Ο-βD-glucopiranosil)xanten-9-ona apresentou atividade antiagregante plaquetária. Esta descoberta significa que a 2',2,3',3,4',4,6',6-O-octassulfato de 3, 6-bis (Ο-βD-glucopiranosil)xanten-9-ona de fórmula geral 1 poderá vir a permitir a prevenção tanto da trombose arterial como da venosa.
emprego da 2', 2'' , 3', 3'' , 4', 4'',6',6''-O-octassulfato de
3,6-bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9-ona e seus análogos glicosilados octassulfatados.de fórmula geral 1 pode ser útil para profilaxia e tratamento de tromboses, como adjuvantes da terapêutica fibrinolítica/antiagregante plaquetária, durante a hemodiálise e outros procedimentos de circulação extracorporal, para cirurgia geral e ortopédica, para prevenir a coagulação do sangue para transfusões e de amostras para doseamentos diversos, durante procedimentos para os quais seja necessário diminuir ou bloquear a coagulação sanguínea ou em ensaios experimentais como controlos/padrões.
Ainda outro aspeto da invenção diz respeito ao processo para a preparação de uma composição farmacêutica consistindo na combinação de 2',2'',3',3'',4',4'',6',6''-0octassulfato de sódio de
3,6-bis(Ο-β-Dglucopiranosil ) xanten-9-ona seus análogos glicosilados octassulfatados. de fórmula geral 1 com um veículo ou excipiente inerte. A composição farmacêutica pode ser apresentada sob a cápsulas, cremes farmaceuticamente forma de injetáveis, comprimidos, com um veículo ou excipiente aceitável. Os adjuvantes podem corresponder a uma ou mais substâncias que atuam como diluentes, aromatizantes, edulcorantes, solubilizantes, lubrificantes, agentes suspensores, ligantes ou agentes desagregantes e pode ainda corresponder a um agente encapsulante.
Os compostos da presente invenção podem ser administrados internamente, por exemplo, oralmente, parenteralmente, intraperitonealmente, ou extracorporalmente, por exemplo, topicamente.
Breve Descrição das Figuras
Figura 1 - 2', 2'' , 3', 3'',4',4'',6',6''-O-octassulfato de sódio de 3,6-bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9-ona e respetivos análogos glicosilados octassulfatados.
Figura 2 - 3,6-Bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9-ona.
Figura 3 - 3,6-Di-hidroxixanten-9-ona.
Descrição Detalhada da Invenção
A avaliação da atividade anticoagulante foi efetuada inicialmente em condições experimentais in vitro, com a avaliação dos tempos clássicos da coagulação, o tempo de tromboplastina parcial ativada (APTT), tempo de protrombina (TP) e tempo de trombina (TT) em plasma humano. A 2', 2 , 3', 3 , 4', 4 , 6', 6-O-octassulfato de 3, 6-bis (Ο-βD-glucopiranosil) xanten-9-ona de fórmula geral 1 revelou possuir marcada atividade anticoagulante in vitro evidenciando-se a inibição completa da coagulação, para a concentração de 5X10”3 mol/L. 0 que isto significa é que a 2',2,3',3,4',4,6',6-O-octassulfato de 3,6-bis(Ο-β11
D-glucopiranosil)xanten-9-ona de fórmula geral 1 é capaz de inibir por completo a coagulação e pode ser, por isso, também útil em procedimentos onde seja necessária a inibição total da coagulação. 0 valor da concentração, para a 2',2'',3',3'',4',4'',6',6''-O-octassulfato de 3, 6-bis(0β-D-glucopiranosil)xanten-9-ona de fórmula geral 1, que duplica o tempo de coagulação correspondeu a um valor na ordem dos micromolar para o APTT (Tabela 1).
Tabela 1. Concentração necessária para prolongar, para o dobro, os tempos de coagulação APTT (APTT2), TP (TP2) e TT(TT2), em plasma humano, em condições experimentais in vitro.
APTT2 (xlO-3 mol/L) TP2 (xlO-3 mol/L) TT2 (xlO-3 mol/L)
XGS 0.064 0,709 0, 607
HEPARINA 0.4UI/mL 1.9UI/mL 0.2UI/mL
XGS : 2',2'',3',3'',4',4'',6',6''-O-octassulfato de 3,6bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9-ona
A avaliação efetuada in purificadas, cromogénicos octassulfato fórmula geral apresentando produzir 50% enzima) de 7.
do mecanismo de ação anticoagulante foi vitro através do uso de enzimas humanas fator Xa e trombina, e de substratos apropriados. A 2' , 2’’ , 3' , 3 , 4' , 4 , 6' , 6-0de 3,6-bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9-onade 1 mostrou ser um inibidor direto do fator Xa, um valor de CI5o (concentração necessária para do efeito inibitório da atividade máxima da 40 χ IO’4 mol/L.
Seguidamente foi avaliado se o efeito anticoagulante se verificava na presença de todos os componentes do sangue, onde estão presentes células com um papel importante na coagulação e que não se encontram presentes quando se utiliza apenas plasma. Recorreu-se à tromboelastografia que, para além de utilizar sangue humano total, é o método que melhor mimetiza a coagulação in vivo. Na presença da 2', 2 , 3', 3 , 4', 4 , 6', 6-O-octassulfato de 3, 6-bis (Ο-βD-glucopiranosil)xanten-9-ona de fórmula geral 1, foi possível verificar que o tromboelastograma apresentou o perfil de um sangue hipocoagulado, com as reacções enzimáticas diminuídas, com níveis de fibrinogénio baixos, e com a diminuição do tamanho máximo do coágulo. Este último parâmetro reflete a importante contribuição das plaquetas tendo, por isso, levantado a suspeita de um possível efeito destes compostos, também a nível das plaquetas. Por isso, foi, seguidamente investigado, o efeito dos compostos sulfatados na agregação plaquetária. Num aparelho designado por multiplate, que também utiliza sangue total, foi verificado que, na presença da 2',2,3',3,4',4,6',6-O-octassulfato de 3, 6-bis (0-βD-glucopiranosil)xanten-9-ona de fórmula geral 1, também a agregação plaquetária era inibida. A
2',2,3',3,4',4,6',6-O-octassulfato de 3, 6-bis (0-βD-glucopiranosil)xanten-9-onade fórmula geral 1 apresentou atividade antiagregante plaquetária, inibindo a agregação plaquetária induzida quer pelo ácido araquidónico, quer pelo ADP.
Exemplos
Exemplo 1: Síntese de 2',2'',3',3'',4',4'',6',6''-0octassulfato de 3,6-bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9-ona (sal de sódio). A 3,6-bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9ona, foi dissolvida em N, N-dimetilacetamida (5 mL) a 65°C.
aducto de trióxido de enxofre e trietilamina (6 equivalente/ OH) foi adicionado e a mistura reaccional mantida com aquecimento e agitação por 24 horas. A mistura reaccional foi arrefecida e após alcalinização com trietilamina foi adicionada à acetona (100 mL) . A suspensão foi mantida 8 a 12 horas a 4°C. O liquido sobrenadante foi decantado e o óleo formado lavado várias vezes com acetona e éter para remover vestígios de aducto de trióxido de enxofre e trietilamina. O óleo foi dissolvido numa solução de acetato de sódio a 30% (equimolar) e água. O produto obtido por insolubilização com etanol foi sujeito a diálise, por membrana de celulose Spectra/Por 6, durante 4 horas. A solução aquosa interior foi recolhida e evaporado o solvente com auxilio da pressão reduzida tendo-se obtido um sólido de cor castanho-pálido. A 3,6-bis(Ο-β-Dglucopiranosil ) xanten- 9-ona foi obtida após desmetilação com metóxido de sódio (4 mol/glucose) do produto formado da reação da 3,6-di-hidroxixantona (1 g; 4,4 mmol) com acetobromoglucose (2:1), K2CO3 (2:1) em dimetilformamida anidra (15 mL) à temperatura ambiente. A 3,6-dihidroxixantona foi sintetizada a partir da 2,2',4,4'-tetrahidroxibenzofenona (2 g; 8,1 mmol) comercialmente disponível (Sigma T16403) por aquecimento a 220°C, em mufla, durante 4 horas.
Exemplo 2: As experiências in vitro foram efectuadas em plasma humano de voluntários saudáveis, sendo para o efeito previamente misturado e incubado a 37°C com concentrações crescentes da 2',2'’,3',3'',4',4'',6',6''-O-octassulfato de
3,6-bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9-ona de fórmula geral
1. Foram utilizados kits comerciais (HemosIL™, Instrumentation Laboratory, Milão, Itália) e os tempos de coagulação foram determinados usando um coagulômetro (ACL
100 Coagulation Analyzer, Milão, Itália). As determinações foram feitas em duplicado e a experiência repetida em 3 dias consecutivos. Para cada coagulação ± desvio padrão foi do tempo de coagulação foi coagulação na ausência de concentração necessária para tempo de coagulação.
grupo, a média do tempo de
determinada. 0 prolongamento
comparado com o tempo de
composto e calculada a
prolongar, para o dobro, 0
Exemplo 3: Nos ensaios de inibição enzimática, a
2', 2 , 3', 3 , 4', 4 , 6', 6-O-octassulfato de 3, 6-bis (Ο-βD-glucopiranosil)xanten-9-ona de fórmula geral 1 foi incubada a lxlO-3 mol/L com antitrombina (lUI/mL para fator Xa e 0,lUI/mL para trombina) e/ou 4,3 nM de fator Xa ou 0,06NIH/mL de trombina em tampão Tris-HCl a 50mM, pH 8,3, a 37°C. Após incubação a atividade residual, do fator Xa ou trombina, foi medida espetrofotometricamente, usando como substratos CBS 31.39 ou Chromozym TH, respetivamente. A diminuição da atividade enzimática residual foi comparada com a atividade enzimática na ausência de composto e calculada a percentagem de inibição. Em ensaios de inibição do fator Xa foram utilizadas concentrações crescentes do composto e calculada a concentração necessária para produzir 50% do efeito inibitório da atividade máxima da enzima (CI50) .
Exemplo 4: Amostras de sangue de indivíduos saudáveis foram colhidas para tubos com 3.8% citrato de trisódio numa proporção de 1:9 (v/v) e as análises de tromboelastografia foram realizadas dentro de 5 h após a colheita. O ensaio foi efetuado de acordo com as instruções do fabricante do
Rotem delta (Pentapharm GmbH, Germany). Todos os reagentes foram comprados na Pentapharm GmbH. A 2', 2 , 3', 3 , 4', 4 , 6', 6-O-octassulfato de 3,6-bis(Ο-βD-glucopiranosil ) xanten- 9-ona de fórmula geral 1 foi dissolvido em soro e diluído em sangue total (1:16) a uma concentração final de 6.25 x IO-4 M. No controlo, foi adicionado apenas soro ao sangue total (1:16) . Após a adição da 2',2'',3',3'',4',4'',6',6''-O-octassulfato de
3,6-bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9-onade fórmula geral 1 ao sangue o programa foi ligado e a formação do coágulo foi monitorizada durante 60 min a 37 °C.
Exemplo 5: Amostras de sangue de indivíduos saudáveis foram colhidas para tubos com hirudina (concentração final de 25 pg/mL) e analisadas entre 0.5-1 hora após a colheita. A solução da 2',2'',3',3'',4',4'',6',6''-O-octassulfato de
3,6-bis(Ο-β-D-glucopiranosil)xanten-9-ona de fórmula geral 1, (125 pL, soro) foi adicionada ao sangue total (1875 pL) a uma concentração final de 6.25 x ΙΟ-4 Μ. O ensaio foi efetuado de acordo com as instruções do fabricante (Multiplate, Dynabyte, Munich, Germany): 300 pL de sangue total foi adicionado à temperatura ambiente a 300 pL de soro pré-aquecido a 37°C; após uma incubação de 180 s, 20 pL de solução do agonista selecionado (Dynabyte, Munich, Germany) foi adicionada, obtendo-se uma concentração final de péptido de ativação do receptor de trombina (TRAP-6) de 32 pM (teste TRAP), de ácido araquidónico de 0.5 mM (teste ASPI) e de 5'-difosfato de adenosina (ADP) de 6.5 pM (teste ADP). A análise foi efetuada durante 6 min.

Claims (7)

1. Composto caracterizado por ser 2', 2 , 3', 3 , 4', 4 , 6', 6-O-octassulfato de 3, 6-bis (Ο-βD-glucopiranosil)xanten-9-ona de fórmula geral 1, em que, Y representa contra-iões como sódio (Na+) , potássio (K+) , amónio (NH4+) ou tetra-alquilamónio (NR4+) coordenados ou ligados ionicamente com os grupos sulfato.
2. Composto de acordo com a reivindicação 1 para uso na profilaxia e/ou tratamento de tromboses, caracterizado por prevenir ou reduzir a coagulação.
3. Composto de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por inibir a coagulação in vitro.
4. Processo para a preparação de um composto de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender os seguintes passos:
a) sulfatação do 3,6-O-dissacárido de xanten-9-ona de fórmula geral 2, com o uso de 4-10 equivalente molar por hidroxilo de aductos de trióxido de enxofre e trietilamina em dimetilacetamida;
b) alcalinização com trietilamina, e arrefecimento;
c) isolamento do produto sulfatado na forma de sal de trietilamina por acetona;
d) tratamento do sal com um catião farmaceuticamente aceitável em solução aquosa e purificação por diálise.
5. Composição farmacêutica de acordo com as reivindicações 1-2, caracterizada por incorporar um composto de fórmula geral 1.
6. Composição farmacêutica de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por ser apresentada sob a forma de injetáveis, comprimidos, cápsulas, cremes com um veículo ou excipiente farmaceuticamente aceitável.
7. Composição farmacêutica de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por os adjuvantes corresponderem a uma ou mais substâncias que atuam como diluentes, aromatizantes, edulcorantes, solubilizantes, lubrificantes, agentes suspensores, ligantes, agentes desagregantes ou agentes encapsulantes.
PT10473909A 2009-09-08 2009-09-08 Xantonas sulfatadas e análogos xantónicos glicosilados sulfatados com actividade anticoagulante e processos para a sua preparação PT104739B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10473909A PT104739B (pt) 2009-09-08 2009-09-08 Xantonas sulfatadas e análogos xantónicos glicosilados sulfatados com actividade anticoagulante e processos para a sua preparação

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10473909A PT104739B (pt) 2009-09-08 2009-09-08 Xantonas sulfatadas e análogos xantónicos glicosilados sulfatados com actividade anticoagulante e processos para a sua preparação

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT104739A PT104739A (pt) 2011-03-09
PT104739B true PT104739B (pt) 2013-03-08

Family

ID=44026631

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10473909A PT104739B (pt) 2009-09-08 2009-09-08 Xantonas sulfatadas e análogos xantónicos glicosilados sulfatados com actividade anticoagulante e processos para a sua preparação

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT104739B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105816452B (zh) * 2015-01-08 2019-03-22 昆明制药集团股份有限公司 多羟基二苯吡酮衍生物的应用

Also Published As

Publication number Publication date
PT104739A (pt) 2011-03-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Chen et al. Sequence determination and anticoagulant and antithrombotic activities of a novel sulfated fucan isolated from the sea cucumber Isostichopus badionotus
Jandik et al. Accelerated stability studies of heparin
DK173982B1 (da) Depolymeriserede heparinderivater, fremgangsmåde til fremstilling deraf og farmaceutisk præparat samt biologisk reagens med indhold heraf
Correia-da-Silva et al. Flavonoids with an oligopolysulfated moiety: a new class of anticoagulant agents
US5795875A (en) Therapeutic methods of using O-desulfated heparin derivatives
PT94359A (pt) Processo para a preparacao de polissacaridos sulfatados derivados de fucanos de algas castanhas com accao anticoagulante e anticomplementar
Franz et al. Structure-activity relationship of antithrombotic polysaccharide derivatives
EP0214879A2 (fr) Procédé de sulfatation de glycosaminoglycanes, nouveaux glycosaminoglycanes obtenus et leurs applications biologiques
SI9111886A (sl) Heparosan-N,O-sulfati, postopek za njihovo pridobivanje in farmacevtski preparati, ki jih vsebujejo
AU2008228162A1 (en) Low molecular weight heparins including at least one covalent bond with biotin or a biotin derivative, method for making same and use thereof
Spadarella et al. From unfractionated heparin to pentasaccharide: Paradigm of rigorous science growing in the understanding of the in vivo thrombin generation
BRPI9804699B1 (pt) derivado de carboidrato, composição farmacêutica e utilização do derivado
JPH08508540A (ja) 循環血液量減少性ショックおよび関連ショック症候群の治療のための非抗凝血性の化学修飾したヘパリン様物質
Glauser et al. Marine sulfated glycans with serpin-unrelated anticoagulant properties
DK174284B1 (da) Biologisk aktive tetrasaccharider
EP0691976A1 (en) Anticoagulant compounds
JP6753610B2 (ja) N−脱硫酸化グリコサミノグリカンの誘導体、及び薬物としての使用
BRPI0808070A2 (pt) Heparinas que compreendem pelo menos uma ligação covalente com a biotina ou um derivado da biotina, seu processo de preparação e sua utilização
Bianchini et al. Lack of correlation between “in vitro” and “in vivo” antithrombotic activity of heparin fractions and related compounds. Heparan sulfate as an antithrombotic agent “in vivo”
PT104739B (pt) Xantonas sulfatadas e análogos xantónicos glicosilados sulfatados com actividade anticoagulante e processos para a sua preparação
US7005508B2 (en) Nitroderivatives of polysaccharides
EP2427198A1 (en) Use of an acylated octasaccharide as antithrombotic agent
AU605892B2 (en) Oligosaccharide derivatives
EP4360638A1 (en) Application of sulfate gluco-galacto-oligosaccharide in preparation of anticoagulant and/or antithrombotic drug
JP2005530877A (ja) 低分子量過硫酸化多糖類

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20091019

BB1Z New authorized publication of laying open patent application

Effective date: 20111222

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20130305