PT103863B - Cadeira modular, inclinável e de baloiço - Google Patents
Cadeira modular, inclinável e de baloiço Download PDFInfo
- Publication number
- PT103863B PT103863B PT103863A PT10386307A PT103863B PT 103863 B PT103863 B PT 103863B PT 103863 A PT103863 A PT 103863A PT 10386307 A PT10386307 A PT 10386307A PT 103863 B PT103863 B PT 103863B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- chair
- modular
- tiltable
- module
- rocking chair
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A47—FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
- A47C—CHAIRS; SOFAS; BEDS
- A47C1/00—Chairs adapted for special purposes
- A47C1/02—Reclining or easy chairs
- A47C1/031—Reclining or easy chairs having coupled concurrently adjustable supporting parts
- A47C1/034—Reclining or easy chairs having coupled concurrently adjustable supporting parts the parts including a leg-rest or foot-rest
- A47C1/035—Reclining or easy chairs having coupled concurrently adjustable supporting parts the parts including a leg-rest or foot-rest in combination with movably coupled seat and back-rest, i.e. the seat and back-rest being movably coupled in such a way that the extension mechanism of the foot-rest is actuated at least by the relative movements of seat and backrest
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A47—FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
- A47C—CHAIRS; SOFAS; BEDS
- A47C3/00—Chairs characterised by structural features; Chairs or stools with rotatable or vertically-adjustable seats
- A47C3/02—Rocking chairs
- A47C3/025—Rocking chairs with seat, or seat and back-rest unit elastically or pivotally mounted in a rigid base frame
- A47C3/0255—Rocking chairs with seat, or seat and back-rest unit elastically or pivotally mounted in a rigid base frame pivotally mounted in the base frame, e.g. swings
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Dentistry (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Chairs For Special Purposes, Such As Reclining Chairs (AREA)
Abstract
O PRESENTE INVENTO DIZ RESPEITO A UMA CADEIRA (1) MODULAR, INCLINÁVEL E DE BALOIÇO. É ESSENCIALMENTE CARACTERIZADA POR SER CONSTITUÍDA POR UM PRIMEIRO MÓDULO FORMADO POR UMA BASE DE APOIO (2) E UM SEGUNDO MÓDULO FORMADO POR UMA CADEIRA PROPRIAMENTE DITA (3) CONSTITUÍDA POR UM ENCOSTO (10), UM ASSENTO (11) E UM APOIA-PÉS (12), O PRIMEIRO MÓDULO SUPORTANDO O SEGUNDO MÓDULO ATRAVÉS DE DOIS ELEMENTOS DE LIGAÇÃO E SUSPENSÃO (4), LIGAÇÕES ESSAS QUE PERMITEM A INCLINAÇÃO COM ALTERAÇÃO DA CONFIGURAÇÃO DO CONJUNTO E O BALANCEAR DO SEGUNDO MÓDULO SOBRE O PRIMEIRO.
Description
DESCRIÇÃO
CADEIRA MODULAR, INCLINÁVEL E DE BALOIÇO
Âmbito do invento presente invento diz respeito a uma cadeira modular, inclinável e de baloiço tal como definida nas reivindicações. Mais concretamente, trata de uma cadeira constituída por dois módulos que compilam as caracteristicas de cadeira inclinável e de baloiço numa única peça.
Técnica anterior
São conhecidas várias cadeiras que se inclinam, outras que baloiçam e outras ainda que são formadas por módulos. Entre elas referem-se os documentos EP 0 423 017, EP 1557115 e US 4.867.505.
A patente EP 0 423 017 diz respeito a uma cadeira de repouso e de relaxe. Esta cadeira compreende umas costas, um assento e um apoio para os pés, o apoio para os pés e o assento achando-se ligados de forma articulada ao assento respectivamente na parte da frente e na parte de trás deste último, o assento acha-se montado de forma articulada num eixo horizontal solidário com as partes laterais ou armação-suporte da cadeira e as costas assentam de maneira móvel, através da sua extremidade inferior, num perfil de came igualmente solidário com a referida armaçãosuporte, o apoio para os pés e as costas achando-se ligados por uma pequena biela articulada, uns meios de comando permitindo regular de maneira variável a inclinação da cadeira.
documento EP 1557115 diz respeito a uma cadeira que compreende uma estrutura de suporte do assento e das costas, em que as costas compreendem uma porção de apoio e uma porção de ligação para ligação à estrutura de suporte, em que as costas se podem inclinar para trás em relação a uma posição de repouso mediante uma força de impulso aplicada pelo utilizador e regressar à posição de repouso quando essa força deixa de actuar. A inclinação das costas para trás é devida em parte à deformação elástica da porção de apoio e em parte ao deslocamento de pelo menos uma parte da porção de ligação em relação à estrutura de suporte.
documento US 4.867.505 diz respeito a uma cadeira de repouso regulável que pode bascular entre uma posição vertical e uma posição reclinada através da utilização de braços telescópicos da armação da cadeira. São utilizados botões solicitados por molas para manter de forma libertável os braços telescópicos, e por conseguinte a armação traseira, na posição vertical. Quando os botões são libertados, os braços telescópicos deslizam no interior dos braços fixos da armação para permitir que a armação traseira possa rodar para a posição reclinada.
Qualquer das cadeiras anteriormente referidas, apresentam mecanismos complexos e dispendiosos.
Por outro lado, não é do conhecimento do requerente a existência de cadeiras que simultaneamente sejam dotadas daquelas três características, i.e., de baloiço, inclináveis e modulares.
Sumário do invento presente invento refere-se a uma cadeira cujas características fundamentais são definidas na reivindicação 1.
Esta cadeira, além de ser dotada das características de cadeiras de baloiço e inclináveis, com composição e mecanismos muito simples, tem um modo de actuação para alteração da configuração geométrica da cadeira que é realizado pelo utilizador por movimentos naturais e simples. Por outro lado, é composta por dois
módulos distintos ligados entre si de um modo | simplificado | |
e muito | eficiente. | |
Breve descrição dos desenhos | ||
A descrição que se segue baseia-se | nos desenhos | |
anexos, | que sem qualquer carácter limitativo, | representam |
um modelo de execução preferido, em que:
A figura 1 representa uma vista em perspectiva da cadeira objecto do invento na posição normal de funcionamento;
A figura 2 representa uma vista em perspectiva da cadeira representada na figura 1 com as partes em tecido removidas;
A figura 3 representa uma vista em perspectiva da cadeira numa posição inclinada;
A figura 4 representa uma vista em alçado lateral da cadeira numa posição inclinada;
figura 5 representa uma vista em perspectiva do módulo de apoio da cadeira;
figura 6 representa uma vista em perspectiva do módulo da cadeira propriamente dita;
figura 7 representa uma vista em perspectiva do elemento de suspensão;
A figura 8 representa uma vista em perspectiva de outro modo de realização do elemento de suspensão; e
A figura 9 representa uma vista em perspectiva da cadeira com os elementos de
Descrição detalhada do modo de realização preferido
Conforme se pode observar nas figuras, a cadeira (1) objecto do invento é constituída por um primeiro módulo formado por uma base de apoio (2) e um segundo módulo formado por uma cadeira propriamente dita (3) constituída por um encosto (10), um assento (11) e um apoia-pés (12), o primeiro dos módulos suportando o segundo módulo através de dois elementos de ligação e suspensão (4), ligações essas que permitem a inclinação com alteração da configuração do conjunto e o balancear do segundo módulo sobre o primeiro.
A base de apoio (2) assenta no chão e suporta o módulo (3) da cadeira propriamente dita através dos elementos de suspensão (4) representados na figura 7. Os elementos (4) são basicamente peças tipo biela contendo dois eixos (16) e um braço (17) , eixos esses que respectivamente se ligam ao módulo de apoio (2) e à cadeira propriamente dita (3). O braço (17) garante o distanciamento necessário entre os pontos de suspensão e ligação aos módulos (2) e (3) . Como se pode observar na figura 7, cada um dos eixos (16) é dotado de batentes (26) para evitar que, uma vez ligados aos módulos, estes não possam se possam desprender.
Como alternativa o elemento de suspensão (4) pode apresentar a forma de um elo aberto (21) determinando a formação de dois ganchos (22) e (23) . Estes ganchos, ligamse respectivamente à cadeira (3) e à base de apoio (2) . Trata-se de uma ligação mais simples e económica, garantindo contudo a função a que se destinam.
A referida base de apoio (2) é constituída por duas armações triangulares (5) e (6) unidas por duas travessas (18) formando um X, armações essas que são ainda reforçadas por um montante (7) que une o vértice superior (8) do triângulo e o meio da travessa (9) que forma a base. Cada um dos montantes (7) encontra-se na sua extremidade superior devidamente revirado em forma de U tendo na aba interior um orifício (19) para apoio do eixo (16) do elemento de suspensão (4).
As ligações existentes entre os vários componentes do módulo (2) são realizadas de modo a que a configuração da referida base de apoio (2) não possa ser modificada sendo para o efeito realizadas por soldadura, rebites e parafusos.
segundo módulo (3), i.e., a cadeira propriamente dita, é, conforme se pode observar em pormenor na figura 6, constituído por armações que configuram o encosto (10), o assento (11) e um apoia-pés (12), e que são formadas por montantes e travessas, elementos estruturais esses que se encontram articulados entre si de modo a permitirem o seu movimento relativo quando a cadeira é levada a modificar a sua configuração. Conforme adiante se descreve, o apoia-pés (12), além de permitir o repouso dos pés do utilizador, tem uma importância fundamental na acção de modificar a configuração da cadeira pois constitui um local de aplicação de força que permite alterar a geometria da cadeira.
Este módulo (3) é dotado de travessas (13) que se acham situadas entre o encosto (10) e o apoia-pés (12) e a partir doa quais se projectam uns tirantes (14) que se encontram unidos na extremidade superior de maneira articulada e que se apoiam nos elementos de suspensão (4) através de orificios (20). O encosto (10), o assento (11) e o apoia-pés (12) são dotados, entre os elementos estruturais que os definem, de peças de tecido (15) que determinam a função a que cada um destes componentes se destina.
Os elementos estruturais do segundo módulo (3) são ligados entre si de maneira articulada, de modo a permitirem o movimento entre eles quando a configuração da cadeira se modifica.
A alteração da configuração geométrica da cadeira (1) é realizada pelo utilizador através da aplicação de força no apoia-pés (12) e em barras (24) para apoio dos braços e da realização de movimentos intencionais do corpo para alcançar a posição desejada da configuração da cadeira, sendo necessário acompanhado do movimento do voltar à posição inicial.
um procedimento inverso, corpo para a frente, para As referidas barras (24) encontram-se montadas sobre as referidas travessas (13) .
Nas extremidades posterior e anterior das travessas (9) acham-se formados pés (25) através de curvatura adequada das próprias travessas.
Conforme se depreende do anteriormente descrito,
- 8 a cadeira pode assumir várias configurações, tais como se representam nas figuras 1 e 3, graças à possibilidade de se auto ajustar devido ao movimento permitido pelos elementos de suspensão (4) e às articulações existentes na sua estrutura. 0 movimento do utilizador faz com que a configuração da cadeira se altere até se atingir a posição pretendida. Como será evidente, são possíveis várias posições intermédias daquelas que se representam nas figuras 1 e 3. Na passagem de uma configuração para outra, todos os componentes alteram a sua orientação com excepção daqueles que constituem a base de apoio (2).
Toda a cadeira é de uma concepção muito simples e fabricada em aço inoxidável, podendo no entanto recorrer-se a outros metais. Tem um método de fabrico simples utilizando processos tecnológicos tais como soldadura, furação, dobragem de chapa e polimento.
Resta acrescentar que face ao material leve com que é construída e à sua fácil montagem, é facilmente transportável podendo ser montada em qualquer lugar.
Claims (8)
1. Cadeira (1) modular, inclinável e de baloiço, constituída por um primeiro módulo formado por uma base de apoio (2) e um segundo módulo formado por armações que configuram o encosto (10), o assento (11) que configuram a cadeira propriamente dita (3) e um apoia-pés (12), elementos que são dotados, entre os elementos estruturais que os definem, de umas peças de tecido (15) que determinam a função a que cada um destes componentes se destina, sendo as referidas armações formadas por montantes e travessas, elementos estruturais esses que se encontram articulados entre si de modo a permitirem o seu movimento relativo quando a cadeira é levada a modificar a sua configuração, caracterizada o primeiro módulo suportar o segundo módulo através de apenas dois elementos de ligação e suspensão (4), ligações essas que permitem a inclinação com alteração da configuração do conjunto e o balancear do segundo módulo sobre o primeiro, e por a alteração da configuração geométrica da cadeira ser realizada pelo utilizador através da aplicação de força no apoia-pés (12) e em barras (24) para apoio dos braços e da realização de movimentos intencionais do corpo para alcançar a posição desejada da configuração da cadeira, sendo necessário um procedimento inverso, acompanhado do movimento do corpo para a frente, para voltar à posição inicial.
2. Cadeira (1) modular, inclinável e de baloiço, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por as referidas barras (24) se encontrarem montadas sobre as referidas travessas (13).
3. Cadeira (1) modular, inclinável e de baloiço, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a referida base de apoio (2) ser constituída por duas armações triangulares (5) e (6) unidas por duas travessas formando um X, armações essas gue são ainda reforçadas por um montante (7) que une o vértice superior (8) do triângulo e o meio da travessa (9) que forma a base.
4. Cadeira (1) modular, inclinável e de baloiço, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por os elementos de suspensão (4) se encontrarem montados na extremidade superior dos montantes (7).
5. Cadeira (1) modular, inclinável e de baloiço, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por as ligações existentes entre os vários componentes serem realizadas de modo a que a configuração da referida base de apoio (2) não possa ser modificada.
6. Cadeira (1) modular, inclinável e de baloiço, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por as ligações existentes entre os vários componentes serem realizadas por soldadura, rebites e parafusos.
7. Cadeira (1) modular, inclinável e de baloiço, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o segundo módulo ser dotado de umas travessas (13) que se acham situadas entre o encosto (10) e o apoia-pés (12) e a partir das quais se projectam uns tirantes (14) que se encontram unidos na extremidade superior de maneira articulada e que se apoiam nos elementos de suspensão (4).
8. Cadeira (1) modular, inclinável e de baloiço, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por nas extremidades posterior e anterior das travessas (9) serem montados pés (25).
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT103863A PT103863B (pt) | 2007-10-25 | 2007-10-25 | Cadeira modular, inclinável e de baloiço |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT103863A PT103863B (pt) | 2007-10-25 | 2007-10-25 | Cadeira modular, inclinável e de baloiço |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT103863A PT103863A (pt) | 2009-04-27 |
PT103863B true PT103863B (pt) | 2009-10-22 |
Family
ID=41694341
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT103863A PT103863B (pt) | 2007-10-25 | 2007-10-25 | Cadeira modular, inclinável e de baloiço |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
PT (1) | PT103863B (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2969472B1 (fr) * | 2010-12-27 | 2014-01-17 | Olivier Monte | Balancelle |
-
2007
- 2007-10-25 PT PT103863A patent/PT103863B/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
PT103863A (pt) | 2009-04-27 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ES2243760T3 (es) | Herraje de sillon con posicion de asiento y horizontal regulable por motor. | |
CN102892332B (zh) | 具有可折叠的背部支承件的可折叠的椅子 | |
US5971485A (en) | Adjustable, folding chair for massage | |
US4462604A (en) | Size-adjustable erecting wheelchair | |
ES2947869T3 (es) | Mueble de asiento con función de pared cero y reposapiés pivotante hacia fuera | |
US607293A (en) | Reclining-chair | |
KR20170020190A (ko) | 발판 유닛을 지닌 레저용 의자 | |
JP6453654B2 (ja) | 人工透析用椅子 | |
ES2391674T3 (es) | Silla de ruedas plegable | |
EP3539622A1 (en) | Chair having swing motion function and swing module for use therein | |
PT103863B (pt) | Cadeira modular, inclinável e de baloiço | |
ES2662575T3 (es) | Asiento de oficina con movimientos sincronizados del respaldo y de la base de asiento | |
US253333A (en) | Folding invalid-chair | |
US961715A (en) | Foot-rest chair. | |
US595316A (en) | Folding chair | |
CN213097005U (zh) | 一种坐躺两用收展椅 | |
CN215913918U (zh) | 沙发的双电机伸展装置 | |
US788656A (en) | Adjustable chair. | |
US2048147A (en) | Folding rocking chair | |
US587022A (en) | Swing | |
RU2816599C1 (ru) | Комплект мебели, стол, стул | |
JPH0724321U (ja) | 車椅子のフットレスト構造 | |
GB1568368A (en) | Chairs and like body-supporting articles | |
JP3049052B1 (ja) | 折り畳み式のスイングチェアー | |
BR202016016909Y1 (pt) | Disposição construtiva aplicada em cadeira de joelhos com encosto |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 20080227 |
|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 20091019 |
|
MM4A | Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 20120426 |