PT103734A - Sistema para treino de remates com bola. - Google Patents

Sistema para treino de remates com bola. Download PDF

Info

Publication number
PT103734A
PT103734A PT10373407A PT10373407A PT103734A PT 103734 A PT103734 A PT 103734A PT 10373407 A PT10373407 A PT 10373407A PT 10373407 A PT10373407 A PT 10373407A PT 103734 A PT103734 A PT 103734A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ball
launcher
balls
training
beacon
Prior art date
Application number
PT10373407A
Other languages
English (en)
Inventor
Cristiano Bartolomeu De Matos
Original Assignee
Altus Consultoria Lda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Altus Consultoria Lda filed Critical Altus Consultoria Lda
Priority to PT10373407A priority Critical patent/PT103734A/pt
Publication of PT103734A publication Critical patent/PT103734A/pt

Links

Landscapes

  • Toys (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO DIZ RESPEITO A UM SISTEMA PARA TREINO DE REMATES COM BOLA A UMA BALIZA (3) E QUE RECORRE A UM LANÇADOR DE BOLAS (1) . É ESSENCIALMENTE CARACTERIZADO POR O REFERIDO LANÇADOR DE BOLAS (1) QUE IMPELE AS BOLAS PARA UMA ÁREA DE REMATES (2), SER DOTADO DE MEIOS QUE PERMITEM AVARIAÇÃO DA VELOCIDADE E DIRECÇÃO; A REFERIDA BALIZA (3) CONSTITUÍDA POR UMA MOLDURA (17), COM UMA FORMA RECTANGULAR, SER DOTADA DE EMISSORES (19) E RECEPTORES (20) DE ONDAS ELECTROMAGNÉTICAS, QUE VÃO FORMAR UMA MATRIZ, COM A CAPACIDADE DE MONITORIZAR A POSIÇÃO, A VELOCIDADE DE ENTRADAE O MOMENTO DE ENTRADA DA BOLA NA BALIZA (3); COMPREENDENDO AINDA UM MECANISMO DE RECUPERAÇÃO E DEVOLUÇÃO DAS BOLAS (4) AO LANÇADOR (1); UM ECRÃ DE RESULTADOS (5) QUE PARA APRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELACIONADAS COM OS REMATES EFECTUADOS; CÂMARAS DE FILMAR PARA REGISTAR OS MOVIMENTOS DOS JOGADORES E MEIOS INFORMÁTICOS COM SOFTWARE PRÓPRIO, SIMULTANEAMENTE LIGADOS AO LANÇADOR DE BOLAS (1), À BALIZA (3), AO ECRÃ DE RESULTADOS (5) E ÀS CÂMARAS DE FILMAR.

Description

1
DESCRIÇÃO "sistema para treino de remates com bola"
ÂMBITO DO INVENTO A presente invenção di z respeito a um sistema para treino de remates com bola, con cretamente para treino de remates com a cabeça ou com os pés de futebol istas.
Um dos aspectos mais difíceis de um jogo de futebol é o remate, especialmente quando a bola se encontra em movimento, vulgarmente chamado de remate "de primeira". Isto é válido quer para remates com o pé, quer com a cabeça. A verdade é que este movimento não é natural para o homem. Basta verificar que com apenas alguns meses qualquer criança, aprende muito rapidamente a apanhar objectos em movimento com as mãos, mas simplesmente não o consegue fazer com os pés. Com a cabeça ainda é pior, dado que a reacção instintiva é a de proteger a cabeça.
De facto é bastante frequente jogadores profissionais, mesmo jogando em clubes ao mais alto nível terem imensa dificuldade em fazer um remates de primeira, ou até a 2 cabecearem a bola de olhos fechados, um gesto tecnicamente errado. A única forma de colmatar esta dificuldade natural do homem consiste no treino. Contudo, tradicionalmente o tre ino de remate no seguimento de cruzamentos é feito em bal izas reais com recurso a um ou mais colegas que realizam os cruzamentos.
Este método, embora mais próximo da realidade, dado que se trata de uma simulação semelhante à de um jogo, é extremamente ineficiente, pois necessita de ocupar cerca de um terço de um campo de futebol, incluindo uma das balizas, e necessita de pelo menos um elemento adicional para realizar os cruzamentos. Outra desvantagem é que a cadência de remates é baixa, dado que existem cruzamentos que se perdem, e a própria coordenação entre o elemento que cruza e o que remata leva naturalmente a perdas de tempo significativas. Cada jogador acaba por realizar um número de remates relativamente reduzido em cada sessão, dado que este treino implica custos elevados determinados por variados factores entre os quais: Tempo de treino;
Equipamentos - balizas, campo de jogos; e Pessoas - Um treino de remate, principalmente se envolver cruzamentos necessita da assistência de terceiros. 3
Na prática este treino dificilmente pode ser ministrado mais do que algumas horas por semana, o que tendo em conta o número de jogadores de uma equipa de futebol mostra claramente que o tempo de treino de remate para cada jogador é muito aquém do desejável.
Por outro lado, os modernos centros de estágio onde os jogadores treinam são instalações onde eles passam grande parte do seu tempo, incluindo tempo de lazer. Estas horas são normalmente ocupadas com actividades como jogos de cartas, bilhar, ténis de mesa, videojogos, televisão, etc. É tempo que poderia ser aproveitado para algo mais útil desde que existam os equipamentos adequados. 0 presente invento permite conjugar o tempo de lazer dos jogadores com a sua necessidade de aperfeiçoamento técnico neste aspecto particular do jogo. Isto é conseguido com uma actividade física equivalente à de um jogo de ténis de mesa, e portanto perfeitamente compatível com o tempo de laser dos jogadores tal como é actualmente dispendido.
TÉCNICA ANTERIOR São conhecidas as diversas aplicações dos diferentes componentes que formam o conjunto que constitui o equipamento para treino de remates descrito na presente invenção. 4
Os lançadores de bolas são muito comuns, sendo muito vulgarmente utilizados para treino de ténis, por exemplo, embora também existam lançadores vocacionados para futebol.
Existem também vários mecanismos para detecção de trajectória, posição e velocidade de passagem de corpos por uma determinada área com base em sensores de ondas electromagnéticas, como a Patente US4121192A1 - Dennis L. Wilson, a Patente US6617563B1 - Lawrence Raymond Davis e Thomas Edward Brown ou a Patente US4563005A1 - Richard A. Hand e John L. Watkins.
Existem outras aplicações mais complexas, relativamente à detecção de trajectória, como a Patente W02005097276A1 - Antony Course, que detecta a trajectória de uma bola como input de um jogo electrónico.
Porém, nenhum destes inventos junta num mesmo equipamento um conjunto de componentes que constitui o sistema para treino de remates descrito no presente invento; um lançador de bolas; uma área de remate; uma baliza com detecção da posição, da velocidade e do momento de entrada da bola; um mecanismo de recuperação de bolas; um computador ou microprocessador; e um ecrã de resultados. 5
Existe ainda uma Patente GB2401058A - Mark Reid Burrell de um mecanismo que permite rematar a uma baliza uma bola cuja entrada na baliza é detectada e contabilizada, porém não é detectada a posição e velocidade de entrada na baliza e o remate é feito sobre uma bola estática, não na sequência de um lançamento.
Nenhum dos documentos anteriormente referidos ou outros do estado da técnica revelam um sistema para o treino de remates com bolas.
SUMÁRIO DO INVENTO 0 sistema para treino de remate do presente invento permite ao seu utilizador através de um conjunto de componentes, nomeadamente, um lançador de bolas, uma baliza com detecção da posição, da velocidade e do momento de entrada da bola, um mecanismo de recuperação e devolução de bolas, meios informáticos como um computador ou microprocessador, para controlar e monitorizar os componentes, um ecrã de resultados e uma área de remates, realizar remates com bolas, aperfeiçoando deste modo a sua técnica. 6
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A descrição que se segue é feita com base nos desenhos anexos em que se representa uma forma de realização preferida da invenção. Nos desenhos: A Fig. 1, mostra uma vista em perspectiva equipamento para treino de remate objecto do presente invento; A Fig. 2, representa uma vista lateral do lançador de bolas (1) do presente invento; A Fig. 3, mostra uma vista lateral do mecanismo de recuperação de bolas e devolução de bolas (4), representando as duas extremidades da calha inferior (6) e da calha superior (8) e o elevador de bolas (7), que é constituída por vários pares de hastes (16); A Fig. 4, representa um esquema em perspectiva da baliza (3); A Fig. 5, mostra um esquema da entrada da baliza e a colocação dos sensores na mesma; A Fig. 6, mostra um diagrama de blocos do processamento, controlo e monitorização equipamento para treino de remate.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO INVENTO 0 presente invento, conforme se pode observar na Figura 1, consiste num equipamento que dispõe de um lançador de bolas (1), que envia bolas para uma área de remate (2), 7 onde o utilizador deve rematar para uma baliza (3), que está localizada em frente à área de remate (2). sens inf r posi bola com entr valo do r A baliza (3) está equipada com uma matriz de ores de ondas electromagnéticas (sensores laser, avermelhos, fotoeléctricos ou outros) que determinam a ção e a velocidade de entrada da bola na baliza (3) . As s entradas na baliza (3) (golos) são pontuadas de acordo a posição e velocidade de entrada e com o tempo decorrido e o lançamento da bola e a chegada à baliza (3), rizando respectivamente a precisão do remate, a potência emate e a velocidade de execução.
Após entrarem na baliza (3), as bolas são recuperadas por um mecanismo de recuperação de bolas constituído por uma calha inferior (6) que por acção da gravidade encaminha as bolas para um elevador (7) que coloca as bolas numa calha superior (8), a qual finalmente as devolve ao depósito de bolas (9) do lançador de bolas (1) . Câmaras de filmar registam os movimentos dos jogadores, permitindo assim o visionamento posterior de movimentos correctos e incorrectos, de forma a incentivar e facilitar o contínuo melhoramento da técnica de remate, servindo também para detectar eventuais infracções, como por exemplo a utilização das mãos. apresentados da própria e sons de
Os resultados num ecrã de resultados jogada captadas pelas entretenimento. (pontuações) obtidos são (5), bem como e imagens câmaras e ainda imagens controlado por meios como um computador ou monitoriza os diversos
Todo o equipamento é informáticos com software próprio microprocessador que controla e componentes. 0 objectivo do invento consiste em proporcionar um treino de remate à baliza (3) muito mais intensivo que pelos métodos tradicionais, contando para isso com várias vantagens:
Cadência de remate - a precisão e mecanização dos cruzamentos bem como a redução da escala para dimensões menores que as de um campo de futebol permitem uma muito maior cadência de remate, tornando o treino mais eficiente;
Portabilidade - A redução da escala permite também a colocação do equipamento num ginásio ou numa sala interior, facilitando a sua utilização em qualquer altura e sem influência das condições climatéricas;
Poupança de recursos - Deixa de haver necessidade de haver um indivíduo a efectuar os cruzamentos e de ocupação de uma baliza de um campo de futebol; e 9
Diversão - Com um sistema de pontuação que premeia as caracteristicas do remate de acordo com vários critérios, o equipamento incentiva o constante melhoramento dos resultados, contribuindo para atrair os utilizadores a utilizá-lo continuadamente. Trata-se de um equipamento que pode ser usado em alternativa aos tradicionais jogos disponibilizados nos centros de estágio para os tempos livres dos jogadores.
Com este invento é possível proporcionar aos jogadores a oportunidade de terem uma máquina de diversões que lhes permite desenvolver as capacidades de remate. Sem ser necessariamente um treino formal, permite que os jogadores tenham uma diversão alternativa que de facto os ajuda a treinarem o sincronismo do pé ou da cabeça com uma bola em movimento, utilizando um espaço relativamente reduzido e sem necessidade de assistência de terceiros.
Para utilização em zonas de espaços lúdicos dos jogadores, este equipamento necessita de ter uma escala reduzida relativamente ao equipamento de futebol real balizas mais pequenas e bolas mais pequenas. Para além de ser mais fácil a sua instalação, esta redução em escala permite aumentar a cadência de remate, que com este invento se torna muito maior que num treino tradicional. 10
Outra grande vantagem do presente invento, consiste no aspecto psicológico, reconhecidamente um dos factores que mais pesam na eficácia do remate no decorrer de um jogo. No treino tradicional, este aspecto simplesmente não existe. Um jogador limita-se a rematar bolas para uma baliza, sem qualquer pressão adicional. Com o equipamento aqui proposto, haverá registo de recordes de golos mais pontuados, séries mais pontuadas, etc. Um jogador que esteja a fazer uma série de remates e que esteja com possibilidades de bater um recorde (seu, da equipa ou outro), terá certamente alguma pressão para ter um bom desempenho até ao final da série, sabendo que um remate falhado pode estragar a sua série. Naturalmente é uma pressão relativa, não comparável a um jogo de futebol real, mas certamente é melhor que a ausência total de pressão dum treino tradicional. (D , para to de (11) · dois que modo
Conforme se pode observar, o lançador da bola apresentado na figura 2, é utilizado para impelir a bola a zona de remate (2). Este lançador compreende um depósi bolas (9), que alimenta o tubo de lançamento de bolas Dentro do tubo de lançamento de bolas (11), existem discos (10), cujas suas superfícies são planas e intersectam tangencialmente as bolas, e que deste imprimem um movimento as respectivas bola.
Os dois discos (10) rodam a alta velocidade, e estão respectivamente localizadas, em cada lado do tubo de 11 bolas (11), e com uma distância sensivelmente superior ao diâmetro de uma bola. Conforme se depreende, a velocidade imprimida à bola vai depender a velocidade de rotação dos discos. À saida do tubo de lançamento de bolas (11) está localizado um sensor (14), que detecta a passagem da bola, obtendo assim o momento exacto do lançamento da bola, valor este que é utilizado para determinar a velocidade e pósteriormente pontuar o remate em caso de bem sucedido. 0 lançador (1) pode ser direccionado por intermédio de computador segundo um plano vertical e horizontal de forma a permitir variações nos lançamentos, variações essas que são efectuadas de acordo com parâmetros previamente indicados, aleatórios ou dirigidas a um aspecto particular do treino que se pretenda realizar. Para isso está assente num suporte (12), que permite variar o ângulo do tubo de lançamento de bolas (11), segundo um plano vertical e/ou segundo um plano hori zontal. 0 lançador da bola (1) pode estar localizado à direita ou à esquerda da área de remate (2). Este sistema pode recorrer a dois lançadores anteriormente descritos localizados respectivamente à direita e à esquerda da área de remate (2), permitindo deste modo que o utilizador do sistema 12 realize remates com o pé ou com a cabeça de ambos os lados da baliza (3). 0 mecanismo de recuperação e devolução de bolas (4), apresentado na figura 3, compreende uma calha inferior (6), que gravitacionalmente transporta as bolas, desde a baliza (3) até um elevador (7), que por sua vez, transporta as bolas até uma calha superior (8), que vai transportar gravitacionalmente as respectivas bolas até ao depósito de bolas (7) do lançador da bola (1). 0 elevador (7) compreende uma correia transportadora (15) que é constituída por vários pares de hastes (16), suficientemente largas para suster uma bola. As hastes (16) vão recolher as bolas que estão na calha inferior (4) que provem da baliza (3) e vão transportar as bolas até à calha superior (6), que vai transportar as bolas gravitacionalmente para o depósito de bolas (9). Ambas as extremidades da calha inferior (6) e da calha superior (8), dispõem de aberturas que permitem a passagem das hastes (16) da correia transportadora (15), para que estas possam passar livremente. Este tipo de elevador, é comum no mercado, nomeadamente nos mecanismos das máquinas de bowlíng, sendo neste caso utilizadas para elevar os pinos ou as bolas. A baliza (3), apresentada na figura 3, compreende uma moldura (17) com uma forma rectangular, onde está fixada 13 em torno do seu perímetro uma cortina (18), em forma de funil e com duas aberturas nas suas extremidades, que é constituída por um material que amortece e impede a bola a sair da baliza (3), por acção do efeito de ricochete. A forma de funil da cortina (18) , permite encaminhar as bolas que entram na baliza (3) para a calha inferior (4), através do orifício localizado na zona oposto à entrada do funil.
Na moldura (17), anteriormente mencionada e conforme representada na figura 5, são fixados no perímetro do respectivo rectângulo, pares de emissores (19) e receptores (20) de ondas electromagnéticas que detectam a passagem da bola.
Os pares de emissores (19) e receptores (20) de ondas electromagnéticas, vão formar uma matriz de sensores, que vão monitorizar a posição, velocidade de entrada e o momento de entrada da bola na baliza (3). A área de remate (2) é constituída pela zona para onde as bolas são lançadas pelo lançador de bolas (1) . É neste local que o utilizador do equipamento deverá rematar a bola para a baliza (3) . Como é evidente a sua localização depende dos parâmetros escolhidos para o lançamento das bolas tais como velocidade e direcção. 14 0 ecrã de resultados (5) representado na figura 1 compreende um monitor que mostra diversas informações, como as pontuações obtidas com os remates, pontuações acumuladas, informação de carácter genérico e imagens de entretenimento.
Conforme já referido, o sistema objecto da invenção é dotado de um computador ou microprocessador o qual está simultaneamente ligado a três componentes, i.e. ao lançador de bolas (1), à baliza (3) e ao ecrã de resultados (5) e ainda às câmaras de filmar. 0 computador ou microprocessador vai controlar e monitorizar a bola, desde o seu lançamento através do lançador de bolas (1), até a sua recepção na baliza (3) permitindo a recolha dos dados dos pares de emissores (19) e receptores (20) de ondas electromagnéticas localizados na baliza (3), a recolha de dados do sensor (14) do lançador de bolas (1), o controlo das direcções angulares, segundo um ângulo formado com plano vertical e/ou segundo um ângulo formado com o plano horizontal, o controlo da velocidade de rotação das duas rodas (10) do lançador de bolas (1) e o controlo do ecrã de apresentação de resultados. 0 sensor (14) conjuntamente com os pares, de emissores (19) com receptores (20) de ondas electromagnéticas, vão determinar, através do o computador ou microprocessador, o tempo decorrido desde o lançamento até a entrada da bola na baliza (3). 15 0 computador ou microprocessador está equipado com software que controla e monitoriza os diferentes componentes e permite programar séries de remates com diferentes características, relativamente à direcção angular dos lançamentos, à velocidade de lançamento, bem como registar e di sponibilizar recordes das diversas séries de remates programadas.
Na figura 6 representa-se um diagrama de blocos do processamento, controlo e monitorização equipamento para treino de remate donde facilmente se conclui todo o funcionamento do sistema. num modelo de limitada pelas A invenção descrita com base realização, apenas deve ser considerada seguintes reivindicações.
Lisboa, 11 de Maio de 2007

Claims (7)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Sistema para treino de remates com bola a uma baliza (3) de preferência com bola de futebol e que recorre a um lançador de bolas (1), caracterizado por: - o referido lançador de bolas (1) que impele as bolas para uma área de remates (2), ser dotado de meios que permitem a variação da velocidade e direcção; - a referida baliza (3) constituída por uma moldura (17), com uma forma rectangular, ser dotada de emissores (19) e receptores (20) de ondas electromagnéticas, que vão formar uma matriz, com a capacidade de monitorizar a posição, a velocidade de entrada e o momento de entrada da bola na baliza (3); e por compreender ainda - um mecanismo de recuperação e devolução das bolas (4) ao lançador (1); um ecrã de resultados (5) que para apresentação de informações relacionadas com os remates efectuados; - meios informáticos com software próprio, simultaneamente ligados ao lançador de bolas (1), à baliza (3) e ao ecrã de resultados (5).
2. Sistema para treino de remates com bola de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por o 2 lançador (1) ser dotado de um sensor (14) para monitorizar o momento de salda do lançador de bolas (1).
3. Sistema para treino de remates com bola de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a direcção do lançamento poder variar segundo um plano vertical ou segundo um plano horizontal.
4 . Sistema para treino de remates com bola de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a referida moldura (17) da baliza (3) ter fixada uma cortina (18) , que tem uma forma de funil e é constituída por um material que amortece e impede a bola a sair da baliza (3), por acção do efeito de ricochete.
5. Sistema para treino de remates com bola de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o referido ecrã de resultados (5) possibilitar a apresentação de informações e imagens de carácter genérico, bem como imagens captadas por câmaras que filmam o desenrolar do treinamento.
6. Sistema para treino de remates com bola de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por os meios informáticos controlarem a cadência, a velocidade e direcção da bola saída do lançador (1), bola essa que é monitorizada desde o seu lançamento até a sua recepção na 3 baliza (3), bem como as informações visualizadas no ecrã de resultados (5).
7. Sistema para treino de remates com bola de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o sistema de recuperação e devolução das bolas (4) ao lançador (1) estar ligado à cortina (18) em forma de funil e ser dotado de meios para colocar as bolas no lançador (1). Lisboa, 11 de Maio de 2007
PT10373407A 2007-05-11 2007-05-11 Sistema para treino de remates com bola. PT103734A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10373407A PT103734A (pt) 2007-05-11 2007-05-11 Sistema para treino de remates com bola.

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10373407A PT103734A (pt) 2007-05-11 2007-05-11 Sistema para treino de remates com bola.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT103734A true PT103734A (pt) 2008-11-11

Family

ID=40551167

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10373407A PT103734A (pt) 2007-05-11 2007-05-11 Sistema para treino de remates com bola.

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT103734A (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN108499075A (zh) * 2018-04-18 2018-09-07 佛山论剑科技有限公司 一种特制沙袋

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN108499075A (zh) * 2018-04-18 2018-09-07 佛山论剑科技有限公司 一种特制沙袋

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7361104B2 (en) Automated ball game training and playing system
AU732233B2 (en) Apparatus for facilitating the training and exercising of ball games
US20190126120A1 (en) Tennis training device using virtual targets
US4395042A (en) Game apparatus
US20090069123A1 (en) Sports apparatus
US20060178236A1 (en) Device for detecting and recording characterstics of a projectile
KR102030747B1 (ko) 가상현실 스포츠 시스템
KR20050035871A (ko) 레크리에이션 연습장
WO2000018479A1 (en) Sports training aid
PT103734A (pt) Sistema para treino de remates com bola.
KR20120021465A (ko) 축구공 슈팅 게임장치
TWI573618B (zh) 多角度桌球發球裝置
US4334682A (en) Simulated ball sport amusement instrument
US20220054914A1 (en) Goal training apparatus
RU2702822C1 (ru) Способ оценки двигательных действий спортсмена в бадминтоне
US20200289887A1 (en) System and method for officiating in a game of sport
US20070200298A1 (en) Electronic Ball Game
KR100883260B1 (ko) 퍼팅 게임기
US20210308543A1 (en) Method and apparatus for developing and improving place kicking skills in soccer goal kicking
US10758810B2 (en) Training apparatus and method for teaching and practicing skills for sports
JPH05168736A (ja) ゴルフ模擬プレー装置
Williams Physical education adapts to the visually handicapped
TWM523490U (zh) 多角度桌球發球及偵測反饋系統
TW202419135A (zh) 分析使用者揮擊動作以判斷擊球軌跡之系統及方法
KR20170018183A (ko) 파울 감지가 가능한 실내 스크린 야구 시스템

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20070823

FC3A Refusal

Effective date: 20090511