PT103638A - Processo de montagem de uma união para condutas tubulares e respectiva união - Google Patents

Processo de montagem de uma união para condutas tubulares e respectiva união Download PDF

Info

Publication number
PT103638A
PT103638A PT103638A PT10363807A PT103638A PT 103638 A PT103638 A PT 103638A PT 103638 A PT103638 A PT 103638A PT 10363807 A PT10363807 A PT 10363807A PT 103638 A PT103638 A PT 103638A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tube
ring
union
tubular conduits
diameter
Prior art date
Application number
PT103638A
Other languages
English (en)
Other versions
PT103638B (pt
Inventor
Joao Manuel Da Silva Vilarinho
Original Assignee
Duofil Sociedade Com E Ind De
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Duofil Sociedade Com E Ind De filed Critical Duofil Sociedade Com E Ind De
Priority to PT103638A priority Critical patent/PT103638B/pt
Publication of PT103638A publication Critical patent/PT103638A/pt
Publication of PT103638B publication Critical patent/PT103638B/pt
Priority to ES200703096A priority patent/ES2302653A1/es

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L33/00Arrangements for connecting hoses to rigid members; Rigid hose connectors, i.e. single members engaging both hoses
    • F16L33/22Arrangements for connecting hoses to rigid members; Rigid hose connectors, i.e. single members engaging both hoses with means not mentioned in the preceding groups for gripping the hose between inner and outer parts
    • F16L33/225Arrangements for connecting hoses to rigid members; Rigid hose connectors, i.e. single members engaging both hoses with means not mentioned in the preceding groups for gripping the hose between inner and outer parts a sleeve being movable axially

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Rigid Pipes And Flexible Pipes (AREA)
  • Branch Pipes, Bends, And The Like (AREA)

Abstract

O INVENTO REFERE-SE A UM PROCESSO DE MONTAGEM DE UMA UNIÃO PARA CONDUTAS TUBULARES E RESPECTIVA UNIÃO, ESTA REALIZADA ENTRE UM TUBO (1), UM ANEL (2) COM CARACTERÍSTICAS REVERSÍVEIS E UM ACESSÓRIO (3) E AQUELE CARACTERIZADO POR, PRIMEIRAMENTE, O ANEL (2) SER SUBMETIDO A EXPANSÃO DE MODO A QUE O SEU DIÂMETRO INTERNO FIQUE LIGEIRAMENTE SUPERIOR AO DIÂMETRO EXTERNO DO TUBO, POR, NUMA SEGUNDA FASE, ESSE ANEL (2) SER ENFIADO NUMA PONTA DO TUBO A ACOPLAR DE MODO A QUE AQUELE (2) FIQUE UM POUCO PARA TRÁS DA EXTREMIDADE DO TUBO, POR, NUMA TERCEIRA FASE, A EXTREMIDADE DO TUBO SER SUBMETIDA A EXPANSÃO DE MODO A QUE O SEU DIÂMETRO INTERNO FIQUE LIGEIRAMENTE SUPERIOR AO DIÂMETRO EXTERNO MÁXIMO DA ZONA DE ACOPLAGEM DO ACESSÓRIO, POR, NUMA QUARTA FASE, SER INTRODUZIDA POR DENTRO DESSA EXTREMIDADE EXPANDIDA DO TUBO UMA EXTREMIDADE DO ACESSÓRIO E POR, FINALMENTE, SER PROMOVIDO O ARRASTAMENTO DO ANEL (2) NO SENTIDO DA EXTREMIDADE DO TUBO.

Description

-1 -
DESCRIÇÃO
Processo de montagem de uma união para condutas tubulares e respectiva união
DOMÍNIO TÉCNICO 0 presente invento diz respeito a um processo de montagem de uma união para tubagem e respectiva união e tem particular aplicação na construção civil, designadamente na construção de instalações industriais para transporte de fluidos, na construção de circuitos de climatização ou na execução das redes de água e esgotos.
Tal tubagem pode ser produzida em diferentes materiais poliméricos.
Pode ser também uma tubagem dita multicamada, igualmente designada por multilayer, integrando uma camada metálica.
ESTADO DA TÉCNICA ANTERIOR São conhecidos vários tipos de união de tubagem, sendo comum o recurso a acessórios e abraçadeiras - por vezes designadas por braçadeiras - para a montagem dessas uniões. É também comum a utilização de uniões roscadas. Há ainda uniões que se fazem com recurso a materiais termoplásticos e cuja montagem se baseia na capacidade que esses materiais têm de ser deformados por expansores à temperatura ambiente e de tais deformações serem reversíveis. -2-
Exemplo disso constitui a patente portuguesa n°. 100823 que se refere a uma união contráctil que se caracteriza por o diâmetro exterior do tubo a unir ao elemento de ligação, ou acessório, ser inferior ao diâmetro interior do anel tensor, por a extremidade do tubo estar dotada desse anel tensor, sendo este feito de um material expansível e auto-reconvertivel à temperatura ambiente, e por a extremidade do tubo conjuntamente com o anel, ambos expandidos de forma reversível à temperatura ambiente, se contraírem sobre o acessório.
Está previsto, nesta patente, o uso de braçadeiras para fixar melhor as uniões das condutas tubulares, estando ainda previsto o uso de um anel de aperto feito de um material tal como, por exemplo, um metal não deformável ou fracamente deformável, anel esse que é empurrado para a extremidade do tubo através de meios hidráulicos conhecidos.
Ora, apesar de no processo inventado de montagem de uma união para tubagem haver necessidade de se recorrer a tubos que, depois de expandidos, tenham capacidade de recuperar, a invenção não se encontra limitada à utilização de tubos constituídos por poliolefinas reticuladas.
Efectivamente, no presente invento pode recorrer-se a tubos multicamada integrando, no seu interior, uma camada metálica, por exemplo, uma fina camada de alumínio constituída por uma folha com uma espessura da ordem de meio milímetro - ao contrário do que sucede na patente portuguesa n°. 100823, que se refere, logo na primeira reivindicação, a uma união contráctil constituída por uma extremidade de um tubo de poliolefina reticulada.
Por outro lado, no processo de montagem inventado não há recurso a abraçadeiras como elementos necessários para uma melhor fixação das uniões, pois, para efectivação de uma união -3- sólida e completamente estanque, é apenas necessário dispor de um tubo em material termoplástico, termoplástico modificado ou muticamada com uma camada metálica, de um anel em material termoplástico modificado e de um acessório.
Acresce que, ao contrário do que é proposto na referida patente, na presente invenção o anel tem um diâmetro interno inferior ao diâmetro externo do tubo a usar numa dada união.
Estes e outros aspectos caracterizantes do processo inventado de montagem de uma união para tubagem descrevem-se abaixo com pormenor, evidenciando as diferenças com o estado da técnica actual.
DESCRIÇÃO DO INVENTO
Como foi referido, o presente invento diz respeito a um processo de montagem de uma união para condutas tubulares, união essa realizada entre um tubo em material termoplástico, termoplástico modificado ou multicamada com uma camada metálica, um anel em material termoplástico modificado e um acessório.
Tal processo caracteriza-se por, primeiramente, o anel ser submetido a expansão de modo a que o seu diâmetro interno fique, pelo menos, ligeiramente superior ao diâmetro externo do tubo.
Caracteriza-se ainda por, numa segunda fase, esse anel ser enfiado numa ponta do tubo a acoplar de modo a que aquele fique um pouco para trás da extremidade em causa do tubo.
Por, numa terceira fase, já depois de o anel, em escassos segundos, ter recuperado o suficiente para não haver qualquer -4 - folga na união anel/tubo, a extremidade do tubo ser submetida a expansão, de modo a que o seu diâmetro interno fique, pelo menos, ligeiramente superior ao diâmetro externo máximo da zona de acoplagem do acessório.
Por, numa quarta fase, ser introduzida por dentro dessa extremidade expandida do tubo uma extremidade do acessório própria para a acoplagem e por, na fase final, ser promovido o arrastamento do anel no sentido da extremidade do tubo de modo a que aquele pressione, ainda mais, esta extremidade contra o acessório, proporcionando uma união perfeitamente estanque.
Assim, o processo de recuperação do anel tem inicio em fase anterior à da recuperação do tubo, o que associado ao facto de o anel possuir um diâmetro interno inferior ao diâmetro externo do tubo permite não só um ganho de tempo na conclusão do processo de montagem, face aos processos conhecidos, como um ganho de solidez e eficácia da união, já que o anel proporciona um aperto suplementar do tubo contra o acessório.
Quer o anel, quer a extremidade do tubo, podem ser expandidos com recurso a um expansor manual tradicional.
Por outro lado, o arrastamento do dito anel pode fazer-se utilizando um alicate de aperto.
Acresce que, na segunda fase, o anel deve ficar, preferencialmente, entre 25 a 35 mm a montante da extremidade do tubo. A invenção também diz respeito a uma união para condutas tubulares obtida segundo o processo acima descrito, caracterizada pelo facto de ser constituída por um tubo em material termoplástico, termoplástico modificado, ou -5- multicamada cora uma camada metálica, por um acessório e por um anel de aperto em material termoplástico modificado, sendo que, antes da acoplagem, o diâmetro interno do anel é inferior ao diâmetro externo do tubo.
Igualmente antes da acoplagem, o diâmetro interno do tubo é inferior ao diâmetro externo máximo da zona de acoplagem do acessório.
Tal união é ainda caracterizada por os anéis terem um diâmetro interno inferior, em 1,6 a 2,0 mm, ao diâmetro externo dos tubos, para tubos a acoplar com diâmetros externos compreendidos entre 16 e 25 mm, inclusive.
Para além disso, nesta união, o comprimento dos anéis situa-se entre 15 a 20 mm para tubos a acoplar com diâmetros externos compreendidos entre 16 a 25 mm, inclusive. A referência atrás feita a diâmetros compreendidos entre 16 e 25 mm não limita o invento a essa gama de diâmetros.
Acresce que, está previsto o recurso a acessórios com uma superfície externa denteada na zona de acoplagem, acessórios esses que podem estar dotados de uma saliência que funciona de batente em relação à extremidade do tubo.
Está igualmente previsto que os anéis sejam obtidos a partir do corte de um tubo em material termoplástico modificado, corte que pode ser feito em série numa unidade fabril, ou feito em obra com o auxilio de uma ferramenta tradicional de corte, o que constitui uma vantagem face às uniões conhecidas, pois nestas os anéis, quando existentes, são específicos e apenas produzidos em fábrica. -6-
Resulta do acima exposto que se está perante um processo de montagem de uniões para tubagem simples e eficaz que proporciona a obtenção de uniões perfeitamente estanques sem recurso a abraçadeiras ou elementos de aperto análogos.
DESRIÇAO DAS FIGURAS
Nas figuras anexas, apresentadas a titulo exemplificativo e não limitativo, pode observar-se: na figura 1, a representação, em corte longitudinal, de um tubo, de um anel e de um acessório próprios para o processo de montagem e para a união inventados, sendo que, antes do inicio desse processo, o diâmetro interno do anel (4) é inferior ao diâmetro externo do tubo (5) e o diâmetro interno deste (6) é inferior ao diâmetro externo máximo da zona de acoplagem do acessório (8); na figura 2, a representação, em corte longitudinal, de um esquema que corresponde à primeira fase do processo de montagem, mostrando que o anel foi submetido a expansão até que o seu diâmetro (4) ficasse ligeiramente superior ao diâmetro (5) ; na figura 3, a representação, em corte longitudinal, de um esquema que corresponde à segunda fase do processo de montagem, mostrando o anel enfiado numa ponta do tubo; na figura 4, a representação, em corte longitudinal, de um esquema que corresponde à terceira fase do processo de montagem, mostrando que a extremidade do tubo foi submetida a expansão - até que o seu diâmetro (6) ficasse ligeiramente superior ao diâmetro (8) - e que, a montante dessa extremidade, -Ί Ο diâmetro do anel já diminuiu, estando este em processo de recuperação; na figura 5, a representação, em corte longitudinal, de um esquema que corresponde à quarta fase do processo de montagem, mostrando que foi introduzida por dentro dessa extremidade expandida do tubo uma extremidade do acessório até ao batente deste; na figura 6, a representação, em corte longitudinal, de um esquema que corresponde à última fase do processo de montagem, mostrando que foi promovido o arrastamento do anel no sentido da extremidade do tubo de modo a que aquele pressione, ainda mais, esta extremidade contra o acessório; o dito esquema representa também uma união possível de acordo com a invenção.
Em particular as referidas figuras mostram; 1 - tubo 2 - anel 3 - acessório 4 - diâmetro interno do anel 5 - diâmetro externo do tubo 6 - diâmetro interno do tubo 7 - zona de acoplagem do acessório 8 - diâmetro externo (máximo) da zona 7 9 - superfície externa denteada do acessório 10 - batente do acessório 11 - extremidade do tubo
MODO PARTICULAR DE MATERIALIZAR O INVENTO -8- 0 processo de montagem inventado, obedecendo às fases acima descritas, pode ser implementado com bons resultados quando observados os seguintes valores: TUBO ANILHA Dimensão Comprimento 016 020x2.8 15 mm 02 0 025x3.5 18 mm 025 032x4.4 20 mm
Por outro lado, como foi referido acima, os anéis são obtidos por corte de um tubo apropriado, corte esse que deve ser preciso e feito segundo um plano perpendicular ao eixo do tubo.
Aquando da primeira fase, a expansão do anel deve ser feita com a cabeça de expansão apropriada, esta escolhida em função do diâmetro daquele, e no nível com maior diâmetro.
Essa expansão processa-se de modo progressivo e depois de atingida a expansão máxima, para uma dada situação concreta, o anel deve permanecer nesse estado expandido durante cerca de cinco segundos.
Posteriormente, isto é, aquando da terceira fase, a extremidade do tubo é submetida a idêntico processo de expansão podendo ser usada a cabeça de expansão anteriormente seleccionada para a expansão do anel, mas agora usando o nível de menor diâmetro. -9-
Também a extremidade do tubo, antes do processo de expansão, deve apresentar um corte preciso e feito segundo um plano perpendicular ao eixo do tubo, por forma a permitir uma correcta acoplagem com o acessório e, se for caso disso, um correcto contacto com o batente do acessório.
Porto, 11 de Janeiro de 2007

Claims (7)

  1. -1 - REIVINDICAÇÕES 1 - Processo de montagem de uma união para condutas tubulares, união essa realizada entre um tubo (1) em material termoplástico, termoplástico modificado, ou multicamada com uma camada metálica, um anel (2) em material termoplástico modificado e um acessório (3), caracterizado por, primeiramente, o anel (2) ser submetido a expansão de modo a que o seu diâmetro interno (4) fique, pelo menos, ligeiramente superior ao diâmetro externo do tubo (5), por, numa segunda fase, esse anel (2) ser enfiado numa ponta do tubo a acoplar de modo a que aquele (2) fique um pouco para trás da extremidade do tubo (11), por, numa terceira fase, a extremidade do tubo (11) ser submetida a expansão de modo a que o seu diâmetro interno (6) fique, pelo menos, ligeiramente superior ao diâmetro externo máximo (8) da zona de acoplagem do acessório (7), por, numa quarta fase, ser introduzida por dentro dessa extremidade expandida do tubo (11) uma extremidade do acessório e por, na fase final, ser promovido o arrastamento do anel (2) no sentido da extremidade do tubo (11).
  2. 2 - Processo de montagem de uma união para condutas tubulares conforme a reivindicação anterior, caracterizado por, na segunda fase, o anel (2) dever ficar entre 25 a 35 mm a montante da extremidade do tubo (11).
  3. 3 - União para condutas tubulares obtida segundo o processo descrito na reivindicação n°.l, caracterizada pelo facto de ser constituída por um tubo (1) em material termoplástico, termoplástico modificado, ou multicamada com uma camada metálica, por um acessório (3), sendo o diâmetro externo máximo (8) da zona de acoplagem deste (7) maior do que o diâmetro interno do tubo (6), e por um anel (2) de aperto em material termoplástico modificado, sendo que antes da acoplagem -2- o diâmetro interno do anel (4) é inferior ao diâmetro externo do tubo (5).
  4. 4 - União para condutas tubulares conforme a reivindicação anterior, caracterizada por os anéis (2) terem um diâmetro interno (4) inferior em 1,6 a 2,0 mm ao diâmetro externo dos tubos (5), para tubos (1) a acoplar com diâmetros externos (5) compreendidos entre 16 e 25 mm inclusive.
  5. 5 - União para condutas tubulares conforme a reivindicação n°. 3, caracterizada por o comprimento dos anéis (2) se situar entre 15 a 20 mm para tubos (1) a acoplar com diâmetros externos (5) compreendidos entre 16 a 25 mm inclusive.
  6. 6 - União para condutas tubulares conforme a reivindicação n°. 3, caracterizada pelo facto de o acessório (3), na zona de acoplagem (7), apresentar uma superfície externa denteada (9).
  7. 7 - União para condutas tubulares conforme a reivindicação n°. 3, caracterizada pelo facto de o acessório (3) estar dotado de saliência que serve de batente (10) à extremidade do tubo (11) · Porto, 11 de Janeiro de 2007.
PT103638A 2007-01-11 2007-01-11 Processo de montagem de uma união para condutas tubulares e respectiva união PT103638B (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT103638A PT103638B (pt) 2007-01-11 2007-01-11 Processo de montagem de uma união para condutas tubulares e respectiva união
ES200703096A ES2302653A1 (es) 2007-01-11 2007-11-23 Proceso de montaje de una union para conductos tubulares y union respectiva.

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT103638A PT103638B (pt) 2007-01-11 2007-01-11 Processo de montagem de uma união para condutas tubulares e respectiva união

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT103638A true PT103638A (pt) 2007-02-28
PT103638B PT103638B (pt) 2007-06-06

Family

ID=39577383

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT103638A PT103638B (pt) 2007-01-11 2007-01-11 Processo de montagem de uma união para condutas tubulares e respectiva união

Country Status (2)

Country Link
ES (1) ES2302653A1 (pt)
PT (1) PT103638B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202015106955U1 (de) * 2015-12-21 2017-03-22 Rehau Ag + Co Rohrverbindung
DE202019104494U1 (de) * 2019-08-15 2020-11-25 Rehau Ag + Co Verbindungselement sowie dieses umfassende Rohrverbindung

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4217538A1 (de) * 1991-09-11 1993-12-02 Wirsbo Produktions Und Vertrie Rohrleitungsverbindung aus einem Verbundrohr
US6543138B1 (en) * 2001-11-23 2003-04-08 Robert J. Berry Method and apparatus for securing drip irrigation tubing to connector

Also Published As

Publication number Publication date
PT103638B (pt) 2007-06-06
ES2302653A1 (es) 2008-07-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2517527T3 (es) Método para formar un anillo de sujeción, y un anillo de sujeción
PT103946B (pt) Junta multimateriais com garras de bloqueio
PT78925B (de) Kupplungsvorrichtung zur herstellung einer permanenten rohrverbindung
FR2842444B1 (fr) Procede de fabrication d'une tuyauterie comportant une partie de jonction
PT100823A (pt) Processo para a producao de uma uniao para condutas tubulares e uniao produzida por esse processo
KR101324938B1 (ko) 플랜지형 비용접 이음관
PT103638A (pt) Processo de montagem de uma união para condutas tubulares e respectiva união
JP4791946B2 (ja) 合成樹脂製の管継手
JP5166798B2 (ja) 管継手
JP2018165548A (ja) 分岐マニホールドの製造方法
US20180017196A1 (en) Pipe fittings
JP2008002675A (ja) 三層管の接続構造
JP7364412B2 (ja) 管継手とパイプの接続構造及び接続方法
KR20080006247U (ko) 신축조절기능을 가진 배관용 커플러
KR100745868B1 (ko) 배관 연결장치
KR100963219B1 (ko) 연결부재를 이용한 관 연결공법
JP5993538B1 (ja) 銅管と継手の冷媒配管の接続機構
WO2018203296A1 (en) An apparatus for repairing a pressurised hose
RU2383810C2 (ru) Способ изготовления спиральновитых труб из термопласта с полой стенкой замкнутого профиля
RU148621U1 (ru) Узел соединения трубы и фитинга, выполненных из полимерных материалов
JP7071863B2 (ja) 製管方法及び継ぎ目部材
KR200342253Y1 (ko) 하수관로 보강 보수장치
JP2008286272A (ja) 更生管および管路更生方法
PT2059707E (pt) Dispositivo para ligar elementos tubulares num sistema de condutas de ventilação
KR20170000999U (ko) 배관 연결용 신축 이음관

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20070213

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20070528

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20140711

NF4A Restitutio in integrum

Free format text: RESTITUTIO IN INTEGRUM

Effective date: 20150113