PT102199B - Banco de trabalho basculante - Google Patents

Banco de trabalho basculante Download PDF

Info

Publication number
PT102199B
PT102199B PT10219998A PT10219998A PT102199B PT 102199 B PT102199 B PT 102199B PT 10219998 A PT10219998 A PT 10219998A PT 10219998 A PT10219998 A PT 10219998A PT 102199 B PT102199 B PT 102199B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
bench
tilting
workbench
comb
main part
Prior art date
Application number
PT10219998A
Other languages
English (en)
Other versions
PT102199A (pt
Inventor
Jose Maria Rioboo Fuentes
Original Assignee
Strong Bull S L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Strong Bull S L filed Critical Strong Bull S L
Publication of PT102199A publication Critical patent/PT102199A/pt
Publication of PT102199B publication Critical patent/PT102199B/pt

Links

Landscapes

  • Special Chairs (AREA)
  • Bending Of Plates, Rods, And Pipes (AREA)
  • Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)

Description

A presente invenção tem por objecto um banco de trabalho basculante especialmente utilizado na montagem e elaboração de divisórias, principalmente de alumínio, P.V.C. e madeira.
Como estado da técnica cabe indicar que não se conhecem e também não se utilizam bancos deste tipo para a conformação e a montagem de divisórias do tipo anteriormente referido.
Cabe também significar que com o uso do banco da invenção eliminam-se tempos mortos de trabalho e aumenta-se consideravelmente a produtividade, facilitando a montagem de divisórias, portas e janelas com os materiais já referidos.
Além disso, o banco da invenção ao ser basculante tem as seguintes vantagens:
- Menor esforço físico do operário.
- Possibilidade de colocar ferragens em janelas com diferentes medi das em ocos.
- Facilidade na montagem, porque requer o mínimo movimento e esforço do operário no lugar de trabalho habitual.
- O banco possui um sistema pneumático que permite bascular a platâ forma do banco até atingir uma inclinação máxima de 85°.
De acordo com a invenção, o banco de trabalho compreende uma base de apoio vertical fixa, uma bancada ou plataforma horizontal que bascula sobre dois pontos até atingir um ângulo máximo de 85°, por meio de accionamento pneumático.
-7.Α base de apoio compreende; duas pernas verticais em chapa quinada convenientemente soldada a perfis de ferro.
Além disso, as pernas apresentam bases de tomadas eléctricas monofásicas com três tomadas e uns topos de apoio para fixar a mesa num certo percurso, soldados à parte frontal superior para se posicionarem com os colocados na plataforma.
Na outra perna apresenta-se pela parte interior uma válvula pneumática e exteriormente o repartidor pneumático com três tomadas.
Ambas as pernas na sua parte superior, possuem suportes em tubo ôco de ferro chanfrado na extremidade para se colocarem ferramentas de furar, aparafusar e rebitar.
A base de apoio apresenta um travessão que une ambas as pernas pela sua parte inferior central através de duas chapas soldadas aos seus extremos para aparafusar. Este travessão é constituído por um perfil em “U”, soldado de reforço onde no centro e pela parte inferior apresenta um pé para impedir que este flexione com a rotação da plataforma e o peso incorporado, pela parte superior e também no centro apresenta uma chapa soldada e roscada onde se fixa o cilindro pneumático peia sua parte inferior, possuindo também dois suportes de tubo oco redondo para colocar as enroladeiras para os rolos de perfis de borracha utilizados na conformação de portas e janelas.
Lateralmente leva dois tubos curvados, um de cada lado e aparafusados à perna e travessão, onde se colocam os rolos de pelúcia utilizados na fabricação de portas e janelas.
A plataforma ou bancada basculante compõem-se de quatro braços fixos e um móvel extensível. Todos eles ao mesmo nível e recobertos com perfis de borracha preta para evitar que se estraguem os materiais utilizados, na elaboração das diversas divisórias e outros trabalhos.
Dentro destes dois tipos de braços e nos extremos são fixados outros dois, por meio correspondente, que se estendem para aumentar a superfície de trabalho. Estes braços também são recobertos de perfil de borracha e levam um parafuso regulável para nivelar a altura podendo ficar perfeitamente horizontais ao mesmo nível que os restantes.
Esta plataforma ou bancada também é extensível no sentido transversal por meio de um braço móvel.
Todos os braços fixos são soldados em posições relativas equidistantes, sobre dois perfis transversais, nos quais, e num dos extremos se estabelece um apoio para rotação da plataforma mediante um eixo.
Os outros extremos dos perfis transversais são unidos por meio de eixos respectivos umas orelhas que são soldadas a uma espécie de escada que se denomina pente e que possui perfis de borracha transversalmente, repartidos e equidistantes em todo o comprimento, cuja missão é a mesma que a dos braços, quer dizer, não estragar o material na sua manipulação.
O pente accionado por um comando mecânico actua sobre duas varetas roscadas as quais no extremo oposto possuem um pemo, que encaixa no braço e impede que o pente caia quando se eleva. A missão do pente é impedir que a janela, porta, persiana, etc., caia ao chão ao envidraçar, colocar ferragens ou realizar qualquer outro trabalho próprio duma oficina de alumínio, P.V.C. e madeira que requer trabalhar numa posição vertical, para rapidez e comodidade do operário.
Um dos braços centrais fixos da plataforma, leva um reforço em “U” soldado pela parte inferior para dar consistência ao sistema, e onde no seu ponto central apresenta soldada uma orelha desenhada para a fixação da
-4forquilha do cilindro, por meio de um eixo.
Para trabalhar em posição horizontal, quando a tarefa a desempenhar assim o requerer, acciona-se o pente para que baixe e não incomode o operário. Para evitar golpes ao cair, num dos laterais possui uma mola, estudada para este fim que amortece o seu abaixamento e além disso em cada uma das pernas, por este lado, leva também uma saliência de borracha que impede o impacto de ferro contra ferro.
A bancada basculante apresenta um braço extensível dotado de longarinas que se adaptam no interior das longarinas da parte fixa da bancada, além disso o braço extensível apresenta outros dois perfis transversais com elementos extensíveis que se podem puxar para fora com o fim de conseguir maior largura da bancada.
O braço extensível leva uma série de pontos de apoio em poliamida para sujeitar marcos, folhas de janelas, portas, etc., e uma vez elevada a plataforma fixa-se por meio de dois apoios colocados na parte superior de cada perna e permitem trabalhar comodamente, evitando o deslizamento das peças ao colocar ferragens sobre eles. Os ditos pontos de apoio são abaixáveis para poder utilizar diferentes medidas de aros ou para quando se está a fazer outro tipo de trabalho e é necessário que todos estejam abaixados.
No accionamento e funcionamento do próprio banco utiliza-se um pedal para subir ou descer a bancada basculante, este pedal transporta-se manualmente por meio duma alça vertical dentro do raio de acção próprio que o banco apresenta.
Com o objectivo de compreender mais facilmente não somente a constituição mas também o uso do próprio banco de trabalho da invenção, de
-5seguida, refere-se um exemplo prático de realização, sendo a dita execução meramente enunciativa e em nenhum caso limitativa da mesma, tudo isso tal e como se mostra nos desenhos anexos, nos quais
A Fig. 1 - mostra uma vista em perspectiva do banco da invenção com a sua bancada em posição horizontal;
A Fig. 2 - mostra uma vista em perspectiva do banco da invenção com a sua bancada inclinada;
A Fig. 3 - mostra peças da bancada basculante, desmontadas;
A Fig. 4 - mostra uma vista em perspectiva da base e do pedal;
O banco (1) compreende: uma base (2) e uma bancada basculante (3), um braço extensível (4) da bancada (3) e um pente extremo (5) da bancada (3).
A base (2) compreende uma superfície lateral (6) longitudinalmente suportada por longarinas (7) com pés reguláveis (8).
As longarinas (7) encontram-se relacionadas com um travessão (9).
A este travessão (9) fixa-se e monta-se o extremo dum cilindro pneumático (10) assim como as aranhas porta-borrachas (11) correspondentes e que se utilizam na montagem das portas e janelas.
A bancada basculante (3) é giratória através de dois pares de apoios (12).
A bancada apresenta uma parte principal (13) dotada de longarinas tubulares (14) sobre as quais se fixam pares de travessões (15) no interior dos quais existem porções extensíveis (16) que fazem com que a bancada adquira uma largura maior.
Em cada uma das extremidades das longarinas (14) adaptam-se os extremos (17) dum braço extensível que apresenta dois travessões (18) dentro dos quais aparecem outras porções (19) extensíveis iguais às porções (16) antes mencionadas.
Num dos travessões (18) fixam-se, de maneira giratória, pontos de apoio em poliamida (20) para ferragens de portas e janelas.
Nas outras extremidades das longarinas tubulares (14) fixa-se o pente (5) de maneira giratória.
O dito pente (5) consta de laterais rectangulares (21) unidas por travessões (22) e de duas orelhas perpendiculares extremas (23) nas quais se montam semi-eixos (24) e molas (25).
Se este pente gira, se por um lado as molas (25) impedem que o pente (5) bata nas pernas (6) da base (2) livremente, por outro estas possuem umas saliências de borracha (26) para amortecimento.
A base (2) apresenta lateralmente uns braços porta-rolo de pelúcia (27), uns tubos (28) apresentando um chanfre na boca para suportar as ferramentas, umas bandejas (29) porta-acessórios, e um conjunto de tomadas eléctricas (30), entre outros componentes próprios e que se utilizam para o funcionamento do banco.
Por último, o comando do funcionamento do banco consegue-se por meio dum pedal (31) dotado de alça vertical (32).
Lisboa, 26 de Agosto de 1998

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Banco de trabalho basculantc (1), especialmente para montagem e conformação de divisórias em alumínio, P.V.C. e madeira, caracterizado por compreender uma estrutura (2) sobre a qual se dispõe uma bancada basculante (3) por um extremo (12), e cuja bancada apresenta uma parte principal (13) definida por longarinas (14) e travessões (15), em que um destes travessões apresenta uma saliência que se fixa ao extremo da haste dum cilindro pneumático (10) vertical central que vai montado sobre um travessão (9) da estrutura base (2), cujo cilindro faz bascular a dita bancada, a parte principal (13) da dita bancada apresenta por um extremo um braço extensível (4) e por o outro extremo um corpo em forma de pente basculante (5) sobre as longarinas da parte principal da bancada.
  2. 2. Banco de trabalho basculante (1) segundo a reivindicação 1, caracterizado porque cada um dos travessões (15) da bancada é constituída por um par de perfis iguais, paralelos e enfrentados, entre os quais se apresentam porções extensíveis (16).
  3. 3. Banco de trabalho basculante (1) segundo a reivindicação 1, caracterizado porque o braço extensível (4) apresenta duas longarinas (17) que se embutem no interior das longarinas (14) da parte principal da bancada, enquanto que o dito braço apresenta, pelo menos, um travessão dotado de apoios giratórios (20).
  4. 4. Banco de trabalho basculante (1) segundo a reivindicação 1, caracterizado porque a parte em foima de pente (5) apresenta laterais rectangulares (21) com travessões (22) e duas orelhas extremas (23) perpendiculares e paralelas
    -ϊdotadas de dois eixos (24) de união à bancada e também de mola (25) que regula o baseular do pente na sua subida ou baixada.
  5. 5. Banco de trabalho basculante (1) segundo a reivindicação 1, caracterizado porque compreende: umas bandejas porta-acessórios (29) situadas lateralmente na parte superior da estrutura base (2), enquanto que no accionamento do banco se usa um pedal móvel (31) dotado duma alça vertical (32).
PT10219998A 1998-05-06 1998-08-26 Banco de trabalho basculante PT102199B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES9800961A ES2157140B1 (es) 1998-05-06 1998-05-06 Banco de trabajo basculante.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT102199A PT102199A (pt) 1999-11-30
PT102199B true PT102199B (pt) 2001-05-31

Family

ID=8303716

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10219998A PT102199B (pt) 1998-05-06 1998-08-26 Banco de trabalho basculante

Country Status (2)

Country Link
ES (1) ES2157140B1 (pt)
PT (1) PT102199B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2163338B1 (es) * 1998-06-10 2003-05-01 Strong Bull S L Banco de trabajo fijo utilizado en el montaje y elaboracion de cerramientos de aluminio, p.v.c. y madera.

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2787509A (en) * 1955-12-29 1957-04-02 Albert T O Neil Work table with tilting table top
DE3145820A1 (de) * 1980-12-10 1982-06-16 Mario 6300 Zug Menta Montagetisch zur aufnahme flaechenfoermiger werkstuecke
FR2531364A1 (fr) * 1982-08-03 1984-02-10 Mph Table orientable pour la mise en position de pieces
FR2574694A1 (fr) * 1984-12-14 1986-06-20 Blanchet Robert Table de travail, notamment pour le cablage de circuits electriques

Also Published As

Publication number Publication date
ES2157140A1 (es) 2001-08-01
ES2157140B1 (es) 2002-03-01
PT102199A (pt) 1999-11-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11666818B2 (en) Apparatus and method for installing and removing panels
US7108100B2 (en) Work stage
US5337678A (en) Adjustable desk frame
CA1233101A (en) Chair having supporting members for the posterior and the shins, respectively, of a chair occupant
GB1604659A (en) Stools
CN106996183A (zh) 可贴紧不规则墙面抹灰的抹灰机
US20160347227A1 (en) Height adjustable loading ramp
DE102011006505B4 (de) Mobiles C-Bogen-Röntgengerät mit einer Kippschutzeinrichtung
SE528475C2 (sv) Ramkonstruktion för en fordonsstol
TWM561606U (zh) 工作椅
US2192337A (en) Office stand
SE467812B (sv) Stativ
US20220110449A1 (en) Platform leveling apparatus
PT102199B (pt) Banco de trabalho basculante
US3710894A (en) Ladder platform attachment
US2781920A (en) Adjustable supporting racks
US1348148A (en) Chair-clamp
US2953792A (en) Folding bed
US2881813A (en) Door and window frame supporting structure
US4296905A (en) Building scaffold support
JP5383583B2 (ja) 簡易便器
US1925964A (en) Adjustable casket table for automobile hearses
US2700735A (en) Tiltable cantilever X-ray table
US2154622A (en) Portable display rack
US3967804A (en) Frame structure for furniture, especially table frame structure

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19981117

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20010223