PT101877B - Processo para a preparacao de sementes de arroz para semeadura - Google Patents

Processo para a preparacao de sementes de arroz para semeadura Download PDF

Info

Publication number
PT101877B
PT101877B PT101877A PT10187796A PT101877B PT 101877 B PT101877 B PT 101877B PT 101877 A PT101877 A PT 101877A PT 10187796 A PT10187796 A PT 10187796A PT 101877 B PT101877 B PT 101877B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
symbol
group
seed
alkyl
methyl
Prior art date
Application number
PT101877A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101877A (pt
Inventor
Carla Klittich
Original Assignee
Rhone Poulenc Agrochimie
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhone Poulenc Agrochimie filed Critical Rhone Poulenc Agrochimie
Publication of PT101877A publication Critical patent/PT101877A/pt
Publication of PT101877B publication Critical patent/PT101877B/pt

Links

Landscapes

  • Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Sowing (AREA)

Description

DESCRIÇÃO “PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE SEMENTES DE ARROZ PARA SEMEADURA*’
A presente invenção diz respeito a um processo para a preparação de sementes de arroz para semeadura.
As culturas de arroz são atacadas por um certo número de pragas. Um método útil para proteger o arroz, as sementes de arroz e as culturas de arroz consiste em aplicar um ou mais produtos fitoprotectores às sementes mediante diferentes métodos tais como revestimento, molhamento ou mergulhamento. As referidas sementes podem ser sementes secas, sementes molhadas ou sementes molhadas pré-germinadas. Embora seja bem conhecido que as sementes secas ou não germinadas podem ser revestidas com um produto fitoprotector e subsequentemente semeadas, uma practica comum consiste em promover a pré-germmação das sementes de arroz mediante molhamento das sementes com água que contem um ou mais produtos fitoprotectores seguida de um período durante o qual se permite a secagem da semente tratada molhada e se produz uma radícula. (O intervalo de tempo durante o qual a semente é molhada, seca e durante o qual a radícula é produzida e denominado penodo de pré-germmação e a composição resultante, isto e, uma semente da qual se produziu previamente uma reducula antes de ser semeada é uma semente pré-germinada).
Ο
Isto constitui um meio mais eficaz e atractivo de tratamento das sementes, mas permanece o problema da disposição de agua de esgoto perigosa a despeito dos esforços para minimizar a concentração do produto fitoprotector ou do volume de liquido. Outro perigo potencial deste método de moihamento convenciona! das sementes e a produção de sementes que são tratadas mas não utilizadas por qualquer razão As referidas sementes não utilizadas podem constituir um resíduo perigoso.
As sementes de arroz são vulgarmente semeadas deixando cair sementes pré-germmadas de um avião sobre uma area de propagação alagada para arroz. Webster et al.. na publicação Hilgardia 1973 vol 41 paginas 689-698, indicam que uma semeadura de sementes de arroz pré-germmadas de uma tal maneira “introduz complicações não experimentadas com um tratamento de sementes em outros cereais”. Recomendam ainda o tratamento das sementes de arroz com um produto fitoprotector quer antes do moihamento das referidas sementes de arroz ou durante o processo de moihamento. No entanto, quando se utilizam estes métodos de tratamento das sementes com os volumes requeridos de sementes, podem produzir-se volumes muito grandes de líquidos de esgoto perigosos.
A publicação da patente WO 93/1705 descreve um processo de acordo com o qual uma semente pré-gemunada pode ser revestida com uma espuma e com uma ou mais composições fitoprotectoras Contudo, a referida publicação é omissa quanto às condições de crescimento da semente pré-germinada e a semente de arroz não é especificamente exemplicada ou mencionada.
Além disso, o problema tratada não utilizada não é obviado.
Webster et al., vide
supra, descrevem contudo o tratamento de semente^ pr
-germinadas depois do molhamento e não obtêm qualquer aumento da estabilidade da planta, isto sem
Um objecto da presente invenção consiste em proporcionar um método altamente eficaz de preparação de sementes de arroz para semeadura.
em proporcionar um método altamente eficaz de preparação de sementes de arroz para semeadura, por exemplo por avião.
Um outro objecto da presente invenção consiste em proporcionar um processo para a preparação de sementes de arroz para semeadura em grandes quantidades que reduza ou ou mesmo evite conjuntamente a de sementes não
Um outro objecto da presente invenção consiste em proporcionar um processo para a preparação de sementes de arroz para semeadura que reduza ou minimize ou mesmo evite o problema de líquido de esgoto.
Um outro objecto da presente invenção minimizar a exposição de seres humanos aos produtos fitoprotectores.
Um outro objecto da presente invenção proporcionar um método rápido para o tratamento de sementes de arroz pré-germinadas por um produto fitoprotector.
Um outro objecto da presente invenção consiste em proporcionar um método de protecção de sementes de arroz pre-germmadas contra fungos patogémcos
Um outro objecto da presente invenção consiste em proporcionar um método de protecção de sementes de arroz contra pragas de insectos que seja eficaz durante um mtervralo de tempo substancial.
Um outro objecto da presente invenção consiste em proporcionar um método de protecção de sementes de arroz que evite as desvantagens dos métodos conhecidos.
Descobriu.-se agora que os objectos podem ser alcançados no todo ou em parte por meio da presente invenção Estes e outros objectos serão mais claramente apreciados durante a descrição da presente invenção.
Proporciona-se agora um método de preparação de sementes de arroz para semeadura que compreende os seguintes passos:
(a) a referida semente é pré-germinada em água que não contém praticamente qualquer produto fitoprotector a uma temperatura e durante um intervalo de tempo suficiente para produzir uma radícula tendo um tamanho tal que a referida radícula não é substancialmente prejudicada num processo de tratamento subsequente da semente, e (b) mistura da referida semente pré-germinada com uma quantidade eficaz de um produto fitoprotector.
D
De acordo com uma forma de realização preferida da presente invenção a quantidade da referida semente pré-germinada e apropriada para semeadura a partir do ar, normalmente semeada em quantidades compreendidas entre 10 e 20000 kg, mais preferivelmente entre 100 e 1500 kg. O tratamento de quantidades tão grandes em um tão curro intervalo de tempo e com um prejuízo mínimo dos grãos constitui um problema especialmente difícil. O referido processo de pré-germinação esta preferivelmente contido em um ou mais sacos. Os sacos são contentores permeáveis a àgua que são eventualmente deformados, de preferência capazes de conter entre 10 e 1000 kg de sementes antes da molhagem. A semeadura a partir do ar obriga geralmente ao carregamento de um aeroplano, de preferência um avião, seguido do voo sobre o campo a ser semeado e da distribuição das sementes a semear. Um | outro tipo de aeroplano apropriado para a semeadura é o helicóptero.
Uma outra forma de realização preferida da presente invenção reside no facto de o tamanho de radicula estar compreendido entre 0,1 e 15 mm, mais preferivelmente entre 1 e 5 mm.
A mistura da referida semente com o produto fitoprotector tem geralmente lugar em ou próximo (nomeadamente a cerca de 50 km) de um aeroporto ou de um campo de poiso, de preferência dentro dos limites legais de um aeroporto utilizado pelos referidos aviões para semeadura. A referida istura pode eventualmente ter lugar em um aparelho de mistura ou seja em um camião, reboque ou qualquer outro disposmvo móvel apropriado para o transporte do referido aparelho de mistura. De acordo com um outro aspecto da presente invenção, a referida semente a ser pré-germinada e misturada com um produto fitoprotector é transportada por meio de um mecanismo de guindaste, elevador de garfo ou forquilha ou tremolha em cada estádio Cm outro modo de transporte contemplado na presente invenção da referida semente em cada um ou em todos os estádios do método consiste na utilização de um sem fim.
Pelo__termo “produto fitoprotector’' pretende-se significar um materiaLque_pode ser utilizado para proporcionar uma protecção efectiva das sementes de arroz contra ataques de pragas. . A invenção diz respeito principalmente à protecção de sementes e plantas derivadas de tais sementes de ataques de msectos, particularmente gorgulhos do arroz, bem como de ataques de fungos. Os produtos fitoprotectores que podem ser utilizados de acordo com a presente invenção podem também ser materiais tais como agentes de controlo biologico, que são substâncias biológicas que protegem a sementes e as plantas derivadas de tais sementes de ataques de msectos e fungos e/ou proporcionam nutrientes para as referidas sementes ou plantas derivadas das referidas sementes. Um outro tipo de produto fitoprotector contemplado pela presente invenção é a classe dos macronutrientes e micronutrientes, isto é substâncias que actuam como alimento para as plantas.
O produto fitoprotector que pode ser utilizado para revestir a semente de arroz é de preferência um liquido, o qual pode ser aquoso ou não aquoso, a fim de melhorar a velocidade de aplicação. Pode ser de natureza francamente diferente e é definido na prática como sendo susceptível de assegurar o revestimento da semente com a quantidade eficaz requerida de
material activo. É preferível a um gel. As formulações preferidas utilizadas na presente invenção podem variar, por exemplo uma solução, suspensão, emulsão, ou similares com uma viscosidade inferior a 0, 5 Pa.s '500 centipoises) . A formulação utilizada na presente invenção compreende assim, como constituintes necessários, o material activo e o solvente, usualmente água; eventualmente e adicionalmente contém outros constituintes usuais utilizados em formulações agroquimicas, por exemplo os descritos nos pedidos de patente de invenção WO 87/3781, 93/6089,
94/21606 bem como no pedido de patente de invenção europeia
295117. Porém entre as composições descritas nesta técnica
conhecida, é preferível escolher aquelas que são mais
apropriadas para o revestimento de sementes de arroz. Por
exemplo, agentes adesivos tais como polímeros de baixo peso
molecular promovem com frequência eficazmente a adesão de um material activo sob o ponto de semente. As formulações aquosas vista insecticida sobre a utilizadas na presente invenção podem também compreender uma outra fase liquida não aquosa.
De acordo com uma característica particularmente preferida da presente invenção, o tempo contado do fim do período de pré-germinacão até à mistura da semente pré-germinada com o produto fitoprotector é inferior a 24 horas, preferivelmente inferior a 8 horas. De acordo com um outro aspecto da presente invenção, o intervalo de tempo contado desde o fim do período de pré-germinacão até à semeadura da semente é inferior a 48 horas, de preferência inferior a 24 horas e ainda mais vantajosamente inferior a 8 horas.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, a pregermmação da semente de arroz é de preferência provocada ou activada durante um intervalo de tempo compreendido entre cerca de meio dia ate vános dias, de preferência durante um penodo compreendido entre I dia e 3 dias
Podem utilizar-se os seguintes materiais representativos activos sob o ponto de vista insecticida:
(Ej-N^ftivelavyj-pindill-metilJ-V-ciaiTO-N^meulacetaiiiicbiia (acetam i p r i d), l-(6-cloro-3-pmdilmetil)-N-nitroimida3alidm-2-ilideno0mina(imidaclopnd), mehlcarbamato de 2p-di4iidro-22-dimetiIbenzofuran-7-ifo (carbofur an), fosforotioato de O,O-dietil-O-3,5,6-tricloro-2-pindiIo (chlorpynfos);
l-(4-clorofeml)-3-(2,6-difluorobenzoil)-ureia (diflubenzuron),
Um piretróide tais como (S)-2-(4-clorofeml)-3-metiIbutirato de (S)-a-ciano-3-fenoxibenzilo, ou
3-(2-cloro-3,3,3-tnfluoro-I-propenil)-2,2-dimetilciclopropanocarboxilato de [la(S*),3a(Z)]-(±)-ciano-(3-fenoxifenil)-metilo (lambda-cyhalothrin); e um msecticida l -anl-pirazol, um insecticida 1-aril-pirrol ou um insecticida 1-aril-imidazol.
Os 1-anlpirazóis que podem ser utilizados de acordo com a presente invenção são de preferência compostos de fórmula geral (I):
(I) na qual:
o símbolo R1 representa um grupo CN ou metilo, o símbolo R2 representa um grupo S(O)„R3;
o símbolo R3 representa um grupo alquilo ou halogenoalquilo.
o símbolo R4 representa um átomo de hidrogénio ou de halogéneo ou um membro de um grupo que consiste em NRjRé, S(O)mR7, C(O)R?, C(O)O-R?, alquilo, halogenoalquilo, ORs e -N=C(R9)(Rio)i os símbolos R5 e R$ representam, cada um, independentemente, um átomo de hidrogénio ou um radical alquilo, halogenoalquilo, C(O)alquilo, alcoxicarbomlo ou S(O)rCF3; ou os símbolos Rj e R6 podem ser tomados conjuntamente para formar um radical alquileno divalente que pode ser interrompido por 1 ou 2 heteroátomos divalentes, tais como oxigénio ou enxofre, o símbolo R? representa um radical alquilo ou halogenoalquilo.
o símbolo Rs representa um radical alquilo ou halogenoalquilo ou um atomo de hidrogénio.
o símbolo R.9 representa um radical alquilo ou um atomo de hidrogénio, o símbolo Rio representa um grupo fenilo ou heteroanlo o qual e msubstituído ou substituído por um ou mais átomos de halogeneo ou um membro do grupo que consiste em OH, -O-alquilo, -S-alquilo. ciano e alquilo, o símbolo X representa um átomo de azoto trivalente ou um radical C-R12, formando as outras três valências do átomo de carbono parte do núcleo aromático.
os símbolos Rn e Ri: representam, cada um, independentemente um do outro, um átomo de hidrogénio ou um átomo de halogeneo;
o símbolo R13 representa um átomo de halogeneo ou um grupo halogenoalquilo, halogenoalcoxi, S(O)MCF3 ou SF5, os símbolos m, n, q e r representam, cada um, independentemente um do outro, um número inteiro igual a 0, 1 ou 2, com a condição de que, quando o símbolo Ri representa um grupo metilo, então o símbolo R3 representa um grupo halogenoalquilo, o símbolo Rj representa um grupo NH; , o símbolo Ru representa um átomo de cloro, o símbolo Ri3 representa um grupo CF3 e o símbolo X representa um átomo de azoto.
Um grupo prefendo de 1-arilpirazóis eficazes de acordo com a presente invenção é tal que;
o símbolo Ri representa um grupo CN, o símbolo Rj representa um radical halogenoalquilo, o símbolo R_; representa um grupo NHj;
o símbolo X representa um grupo C-R|?;
os símbolos Ru e Ru representam, cada um, mdependentemente um do outro, um átomo de halogéneo, e o símbolo Rb representa um radical halogenoalquilo
L'm composto mais preferido e 5-amino-1 -(2,6-dicloro-a,a,a-trifluoro-/?-tolil)-4-tnfluorometilsu!finilpirazol-3-carbonimlo. também conhecido como fipron.il.
Os composto de fórmula geral (I) podem ser preparados de acordo com processos conhecidos, por exemplo tal como descnto nas publicações das patentes de invenção internacionais N° WO 87/378 1, 93/6089 e 94/21606 assim como nos pedidos de patente de invenção europeia 0295117, 0403300, 0385809 ou 0679650, na publicação de patente de invenção alemã N° 19511269 e nas patentes de invenção norte-americanas N°s 5 232 940 e 5 236 938 ou outros processos de acordo com os conhecimentos de um entendido na técnica da síntese química.
Os fungicidas representativos que podem ser utilizados no método da presente invenção incluem os seguintes:
[[l,2-etanodiilbis[carbamoditioato]](2-)]manganès em mistura com [[1,2-etanodnlbos[carbamoditioato]](2-)]zinco (mancozeb);
I -(butiIcarbamoil)-benzimidazol-2-ilcarbamato de metilo (benomyl);
3-(3,5-diclorofenil) - N-(l-isopropil)-2.4-dio?omidazDlidina-!-carbo>amida (iprodione);
hidrogeno-fosfonato de etilo (fbsetyl):
Sal de alumínio de hidrogeno-fosfonato de etilo (fosetyl-alummum);
dissulfureto de tetrametiltiuram (thiram);
(±)-l-[ 2-(2,4-diclorofenil) -4 - propil - 1,3-dioxolan-2-il]-metil-1H-1,2,4-triazol (propiconazole), (±) - E - 5 - ( 4 -clorobenzilideno)-2,2-dimetil-1-(1 H-l,2,4-triazol-1-ilmetil)-ciclopentanol (tnticonazole),
5,6-di-hidro-2-metil-1,4-oxati-mo-3-carboxarulida (carboxm),
N-(2-metoxiacetil)-N-(2,6-xilil)-DL-alamnato de metilo (metalaxyl);
(E) -2-{2-[6- (2-cianofenoxi) - pinmidin - 4 - iloxi ] -ferul } -3-metoxiacrilato de metilo (azoxystrobin); ou um fungicida à base de cobre, tal como tn-hidróxido de cloreto de dicobre sem que este constitua uma limitação.
Os agentes de controlo biológico representativos que podem ser utilizados no método de acordo com a presente invenção incluem:
Bacillus thunngiensis;
Bacillus subtilis;
Pseudomonas spp.;
Rhizobium spp.;
Azospirillum spp.;
Beauveria spp.
Os micronutrientes e os macronutrlentes que podem ser utilizados de acordo com a
Quelatos de ferro;
Quelatos de zinco;
Quelatos de maganês;
Azoto.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, os produtos fitoprotectores podem ser misturados com as referidas sementes separadamente, em conjunto ou qualquer combinação tal como especificado no material de referência padrão para os especialistas na de aplicacão de produtos fitoprotectores.
quantidade de produto de preferência um material activo sob o ponto de vista insecticida, pode depender muito do produto particular a ser utilizado. De uma maneira geral, a ingrediente activo que é aplicada à semente pré-germinada está compreendida entre cerca de e 1000 g/q (grama de ingrediente activo por
100 Kg de semente germinada), de preferência os l-aril-p_i razóis ou imidacloprid) compreendida entre cerca de 5 e
800 g/q, ainda com maior vantagem entre 5 e 100 g/q.
Os exemplos seguintes são descritivos e não devem ser considerados como exemplos limitativos. Outras escolhas de materiais, métodos e organismos serão óbvias para os especialistas na matéria a luz dos ensinamentos aqui apresentados.
Exemplo 1
Molharam-se sementes de arroz (227 kg) a temperatura de 25°C com água durante 24 horas. Removeu-se a semente da água e deixou-se secar durante 30 horas. Secaram-se as sementes completamente, deixou-se absorver o excesso de água e deixou-se germinar até ao ponto em que havia radículas emergentes cujas dimensões estavam compreendidas entre 1 e 8 mm.
Trataram-se estas sementes mediante mistura cuidadosa numa máquina com uma formulação de látex poliménco contendo cerca de 3% de fipronilo. As sementes pré-germinadas assim obtidas aparecem não danificadas e tinham um revestimento normal de composto A.
Ensaiaram-se as sementes relativamente à germinação em um incubador e também se espalharam sobre um campo alagado sob condições práticas padrão de agricultura. As sementes tratadas comportaram-se do mesmo modo que sementes não tratadas - o estabelecimento da estabilidade foi o mesmo para as sementes não tratadas.
Exemplo 2
Promoveu-se a pre-germinaçao de 450 Kg (1000 libras) de sementes de arroz em um saco mediante molhagem do saco com agua durante 24 horas seguido por secagem durante 24 horas. Tratou-se imediatamente a semente com mancozeb em suspensão com uma velocidade de 570-630 ml (19-22 onças fluidas) por 45 Kg (centena de libras) de sementes. Espalhou-se a semente sobre campo alagados onde se estabeleceu uma estabilidade aceitavel de plantas de arroz.

Claims (5)

  1. R Ε I V I N D I C A Ç Õ Ε S
    1.- Método para a preparação de sementes de arroz para semeadura, caracterizado pelo facto de compreender as seguintes fases:
    (a) pré-germinacão da referida semente em água à temperatura normal e durante um in tervalo de tempo compreendido entre meio dia e vários dias, para produzir uma radicula com um tamanho comoreendido entre 0,1 e
    15 mm de tal modo que a referida radicula não é substancialmente prejudicada num pro cesso subsequente de tratamento da semen(b) mistura da referida semente pré-germina da com uma quantidade eficaz de um produto fítoprotector.
    2 . - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a quantidade da referida
    semente pré-germinada ser apropriada para semeadura a partir do ar.
    3 . - Método de acordo com a reivindicação 1 ou a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de a quantidade
    de sementes para semeadura estar compreendida no intervalo de 10 a 20000 Kg, de preferência 100 a 1500 Kg.
    4.- Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de se realizar a pré-germinacão da semente em um ou mais sacos.
    5 .- Método de acordo com uma qualquer das
    reivindicações anetriores, caracterizado pelo facto de se
    misturar a semente pré-germinada com o produto fitoprotector em ou próximo de um aeroporto ou de um campo
    de poiso .
    6,- Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o tempo desde o fim do período de pré-germinacão até à mistura da semente pré-germinada com o produto fitoprotector ser inferior a 24 horas, de preferência inferior a 8 horas.
    7,- Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o tempo desde o fim do período de pré-germinacão até à semeadura da semente ser inferior a 48 horas, de preferência inferior a 24 horas.
    8. - Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o produto fitoprotector ser uma composição insecticida.
    9. - Método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de a composição insecticida ser:
    (E)-N2-[ ( 6-cloro-3-piridil) -metil]-N2-ciano-MT1-meti lace tamidina(acetamiprid);
    1-(6-cloro-3-piridilmetil)-N-nitroimidazolidm-
  2. 2-ilide noamina(imidacloprid);
    metilcarbamato de 2,3-di-hidrc-2,2-dimetilbenzofuran-7-iio (carbofuran) ;
    fosforotioato de 0,O-dietil-O-3,5,6-tricloro-2-piridilo ( chlorpyrifos) ;
    1- (4-clorofenil)-3-(2,6-difluorobenzoil)-ureia(diflubenzuron);
    (S)-2-( 4-clorofenil)-3-metilbutirato de (S-a-ciano-3-fenoxibenzilo (esfenvalerate);
  3. 3-(2-cloro-3,3,3-trifluoro-1-propeni1)-2,2-dimetilciclopropanocarboxilato de [la(S*),3a (Z)]- ( + )-ciano-(3-fenoxifenil)-metilo(lambda-cyhalothrin); ou um 1-arilpirazol insecticida, um 1-arilpirrol insecticida, ou um 1-arilimidazol insecticida.
    10,- Método de acordo com a reivindicação 8 ou a reivindicação 9, caracterizado pelo facto de a composição insecticida ser um composto de fórmula geral (I)
    na qual: ω 0 símbolo R1 representa um grupo CN ou meti- lo; 0 símbolo R2 representa um grupo S(0)nR3; 0 símbolo *3 representa um grupo alquilo ou
    halogenoalquilo;
    o símbolo R
  4. 4 representa um átomo de hidrogénio ou de halogéneo ou um membro de um gru po que consiste em NR5R5, S(O)mRg, CÍOlRq, C(O)O-R7, alquilo, halogenoalquilo, ORg e -N=C(Rg)(R10);
    os símbolos R5 e Rg representam, cada um, in dependentemente, um átomo de hidrogénio com um radical alquilo, halogenoalquilo, C(0)alquilo, alcoxicarbonilo ou S(O)rCF3; ou os símbolos R5 e Rg podem ser tomados conjuntamente para formar um radical alquileno divalente que pode ser interrompido por 1 ou 2 heteroátomos divalentes, tais como oxigénio ou enxofre;
    o símbolo R7 representa um radical alquilo ou halogenoalquilo;
    o símbolo Rg representa um radical alquilo cu halogenoalquilo ou um átomo de hidrogénio;
    o símbolo R9 representa um radical alquilo ou um átomo de hidrogénio;
    o símbolo Rj_o representa um grupo fenilo ou hetearilo o qual é insubstituído ou substituído por um ou mais átomos de halogéneo ou um membro do grupo que consiste em OH, -O-al_ quilo, -S-alquilo, ciano e alquilo;
    0 símbolo X representa um átomo de azoto tr/ valente ou um radical C-Rqg formando as outras três valências do átomo de carbono parte do núcleo aromático;
    os símbolos Rj_]_ e R]_g representam, cada um, independentemente um do outro, um átomo de hidrogénio ou um átomo de halogéneo;
    o símbolo Rj_3 representa um átomo de halogéneo ou um grupo halogenoalquilo, halogenoalcoxi, S(O)gCF3 ou SF5;
    os símbolos m, n, q e r representam, cada um, independentemente um do outro, um número inteiro igual a 0, 1 ou 2;
    com a condição de que, quando o símbolo Rp representa um grupo metilo, então o símbolo R3 representa um grupo halogenoalquilo, o símbolo R4 representa um grupo NHg, o símbo-
    -6lo Rj_i representa um átomo de cloro, o símbo bolo Rj_3 representa um grupo CF3 e o símbolo X representa um átomo de azoto.
    11,- Método de acordo com a reivindicação
    10, caracterizado pelo facto de a composição insecticida ser um composto da fórmula geral (I) na qual:
    0 símbolo Ri representa um grupo CN; 0 símbolo R3 representa um radical haloge- noalquilo; 0 símbolo r4 representa um grupo NH2; 0 símbolo X representa um grupo C-Rig/ os símbolos R11 e r12 representam, cada um,
    independentemente um do outro,um átomo de ha logéneo; e o símbolo Rj_3 representa um radical haloge noalquilo.
    12,- Método de acordo com a reivindicação 10 ou a reivindicação 11, caracterizado pelo facto de a composição insecticida ser 5-amino-l-(2, 6-dicloro-o.a.a-trifluoro-p-to111)-4-trifluorometilsulfinilpirazol-3-carbonitrilo.
    13.- Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o produto fitoprotector ser uma composição fungicida.
    14.- Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo facto de a composição fungicida ser uma das seguintes:
    -7[[1, 2-etanodi ibis[carbamoditioato(( (2-) (manganês em mistura com [[1, 2-etanodiilbos[carbamoditiatoj] (2-) (zinco (manco zeb) ;
    1-(butilcarbamoi1)-benzimidazol-2-ilcarbamato de metilo (benomyl);
    3-(3,5-diclorofenil)-N-(1-isopropil)-2, 4-dioxoimi dazolidina-l-carboxamida(iprodione);
    hidrogeno-fosfonato de etilo(fosetyl);
    Sal de alumínio de hidrogeno-fosfonato de etilo(fosetyl-aluminium);
    dissulfureto de tetrametiltiuram(thiram);
    (+ ) -1 — [2 —(2,4-diclorofenil)-4-propil-1,3-dioxolan-2-il]-metil-lH-l,2,4-triazol(propiconazole);
    (+)-E-5-(4-clorobenzilideno)2,2-dimetil-l-(1H-1,2,4-triazol-1-ilmetil)-ciclopentanol(triticonazole);
  5. 5,6-di-hidro-2-metil-l,4-oxati-ino-3-carboxanilida(carboxin);
    N- (2-metoxiacetil) -N- (2, 6-xilil) -DL-alanmato de metilo(metalaxyl);
    (E) —2 — {2 —[6— (2-cianofenoxi) -pirimidin-4-iloxi(-fenil}-3-metoxiacrilato de metilo(azoxystrobin); um fungicida de cobre.
    15 . Método de acordo om uma um agente de
    -8i -b ou a reivindicação pelo facto de o proauêo ser acordo com a reivindicação
    15, caracterizado pelo facto de o produto fitoprotector ser um agente de controlo biológico escolhido no grupo aue cons i s te:
    Bacillus thuringiensis;
    Bacillus subtilis;
    Pseudomonas spp.;
    Rhizobium spp.;
    Azospirillum spp.; Beauveria spp.
    17.- Método de acordo com uma qualquer das reivindicações 1-7, caracterizado pelo facto de o produto fitoprotector ser um macronutriente ou um micronutriente.
    18,- MétodC' de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo facto de o produto fitoprotector ser um macronutriente ou um micronutriente escolhido no grupo que consiste em quelatos de ferro, quelatos de zinco, quelatos de manganês e azoto.
    19,- Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a composição ser uma composição líquida de preferência com ur.a viscosidade inferior a 0,5 Pa. s centipoises.
    -920,- Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a taxa de tratamento das sementes estar compreendida entre 2 e 1000 gramas de produto fitoprotector por quintal, de preferência entre 5 e 800 gramas por 100 Kg.
PT101877A 1995-06-08 1996-06-05 Processo para a preparacao de sementes de arroz para semeadura PT101877B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US2495P 1995-06-08 1995-06-08

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101877A PT101877A (pt) 1997-01-31
PT101877B true PT101877B (pt) 1998-12-31

Family

ID=21689551

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101877A PT101877B (pt) 1995-06-08 1996-06-05 Processo para a preparacao de sementes de arroz para semeadura

Country Status (5)

Country Link
AR (1) AR002412A1 (pt)
AU (1) AU716873B2 (pt)
BR (1) BR9601799A (pt)
IT (1) IT1283095B1 (pt)
PT (1) PT101877B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2753602B1 (fr) * 1996-09-26 1998-10-30 Composition agrochimique comprenant un 1-arylpyrazole et un polyethylene imine pour traitement des semences de riz
BR0110133A (pt) 2000-04-18 2003-01-14 Incotec Japan Co Ltd Grão de arroz revestido com um agente quìmico agrìcola, e, método de germinação de grãos

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL8101680A (nl) * 1981-04-03 1982-11-01 Royal Sluis Koninkl Zaaizaadbe Werkwijze voor het in verzaaibare en gedurende enige tijd houdbare vorm brengen van voorgekiemd zaad.
FR2679101B1 (fr) * 1991-07-17 1993-11-26 Quinoleine Derives Procede de protection de semences vegetales et dispositif permettant la mise en óoeuvre du procede.

Also Published As

Publication number Publication date
IT1283095B1 (it) 1998-04-07
AU5460896A (en) 1996-12-19
ITMI961143A0 (it) 1996-06-05
AU716873B2 (en) 2000-03-09
ITMI961143A1 (it) 1997-12-05
AR002412A1 (es) 1998-03-11
PT101877A (pt) 1997-01-31
BR9601799A (pt) 1998-04-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6261996B1 (en) Pregerminated rice seed
ES2144724T5 (es) Asociaciones insecticidas que comprenden un insecticida de la familia de los cloronicotinilos y un insecticida que tiene un grupo pirazol, pirrol o fenilimidazol.
TWI565409B (zh) 預防移栽稻米疾病之方法
JP3880075B2 (ja) イネの農業化学処理方法及び該処理を施された種もみ
JP2003523321A (ja) 特定の非イオン界面活性剤を含む新規な殺有害生物剤および/または生長調節剤組成物
JPH10120513A (ja) 種籾を処理する組成物
ES2222560T3 (es) Metodo para la lucha contra insectos.
CN109452266A (zh) 用于处理白蚁的杀白蚁剂组合物和方法
PT101877B (pt) Processo para a preparacao de sementes de arroz para semeadura
US6559175B1 (en) Method of insect control
KR100313586B1 (ko) 살균제
JPH08275621A (ja) 農薬被覆稲籾種子
AU739143B2 (en) Process for the preparation of rice seed for sowing
TWI640249B (zh) 農化組合物及其使用方法
US6013661A (en) Protection of crops against birds using a compound of phenylpyrazole type
JP2014533660A (ja) 移植されたイネにおいて病害を予防する方法
RU2212796C2 (ru) Способ защиты растений и среда для выращивания растений
JP2000063214A (ja) 農園芸用殺菌殺虫剤組成物
TH11608B (th) กรรมวิธีสำหรับการกระทำทางเคมีกับดินของข้าวและเมล็ดที่กระทำนั้น
PL196977B1 (pl) Żel do zwalczania szkodników i chorób drzew metodą mikroiniekcji
TH14831A (th) กรรมวิธีสำหรับการกระทำทางเคมีกับดินของข้าวและเมล็ดที่กระทำนั้น

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19960919

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980902

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20081205