PT101789B - Automovel electrico de grande autonomia - Google Patents

Automovel electrico de grande autonomia Download PDF

Info

Publication number
PT101789B
PT101789B PT101789A PT10178995A PT101789B PT 101789 B PT101789 B PT 101789B PT 101789 A PT101789 A PT 101789A PT 10178995 A PT10178995 A PT 10178995A PT 101789 B PT101789 B PT 101789B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
generators
car
generator
electric car
accumulators
Prior art date
Application number
PT101789A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101789A (pt
Original Assignee
Antonio Manuel Da Costa Lage
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Antonio Manuel Da Costa Lage filed Critical Antonio Manuel Da Costa Lage
Priority to PT101789A priority Critical patent/PT101789B/pt
Publication of PT101789A publication Critical patent/PT101789A/pt
Publication of PT101789B publication Critical patent/PT101789B/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T10/00Road transport of goods or passengers
    • Y02T10/60Other road transportation technologies with climate change mitigation effect
    • Y02T10/70Energy storage systems for electromobility, e.g. batteries
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T10/00Road transport of goods or passengers
    • Y02T10/60Other road transportation technologies with climate change mitigation effect
    • Y02T10/7072Electromobility specific charging systems or methods for batteries, ultracapacitors, supercapacitors or double-layer capacitors

Landscapes

  • Wind Motors (AREA)
  • Electric Propulsion And Braking For Vehicles (AREA)
  • Control Of Eletrric Generators (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)
  • Arrangement Or Mounting Of Propulsion Units For Vehicles (AREA)

Description

Automóvel Eléctrico de Grande Autonomia
Uma das maiores limitações do automóvel eléctrico, é actualmente o sua falto de autonomia, e também a sua falta de prestação em termos de velocidade e aceleração.
A publicação GB - A 1 415 258 descreve um automóvel eléctrico tendo uma caixa de velocidades, um grupo de acumuladores, um conjunto de geradores que produzem electricidade durante o deslocamento do automóvel, estes geradores estão accionados pelo vento resultante do deslocamento do automóvel.
A publicação FR - A 2 346 176 descreve um dispositivo que possibilita a recuperação sob forma pneumática ou hidráulica, da energia dissipada nos orgãos de travagem e de suspensão do veiculo.
A invenção tem por objectivo um automóvel que não apresente as limitações inumerodos na parte anterior, contendo geradores com uma nova forma, paro que as perdas energéticas normais sejam compensadas e permitindo assim um aumento do raio de acção dos automóveis.
Este objectivo é resolvido pelas características da reivindicação independente 1.
1! 0 gerador ligado ao motor caracteriza-se por um eixo em comum com o motor. Quando o motor trabalha, o gerador gira e não produz electricidade, e sempre que o motor não funcione, esse gerador faz uma produção de electricidade pois é feito o contacto dos carvões que anteriormente se encontravam afastados, este comando é executado por electroválvulas, o que provoca também uma desaceleroção mais forte do que o normal.
Desenho n' 2 representa, L - o gerador, I - o motor, P - a caixa de velocidades.
2' 0 gerador de travagem é caracterizado por ter um eixo em comum com as rodas do carro. Quando se quer travar, será executada uma compressão nos carvões do gerador de energia (ou outros materiais para o efeito) o que provocorá a resistência de travagem.
funcionamento é similar ao já existente provocando assim produção de electricidade.
Os comandos desta operação de travagem serão feitos por intermédio dos mesmos sistemas actualmente em uso, só a forma do pistão de compressão pode ser alterado.
Desenho n! 3 representa M - a roda do carro, N - a zona de compressão, H - o gerador.
3! 0 gerador de suspensão é caracterizado por os amortecedores actualmente utilizados serem substituídos por bombas de pistão.
trabalho será de bombear um fluído (óleo ou ar) para um recipiente ‘próprio, que alimentará um motor próprio, estando este conectado a um outro gerador.
As bombos de pistão serõo de dupla acçõo, tendo uma entrada do fluido uma atenta afinação, assim como as válvulas de segurança nas linhas de pressão, o que possibilita a execução das mesmas tarefas dos amortecedores octuais.
4’ Os geradores de vento estão caracterizados por turbinas directamente ligadas aos eixos do gerador, (uma em cada extremidade, ou a uma só).
São estrategicamente dispostas no automóvel com a finalidade de tirar proveito das correntes de ar provocadas pela sua própria deslocação.
Estas turbinas podem ser de diâmetro diferente e geometria variável.
A diferença de diâmetro das turbinas justifica—se pelo facto da utilização do automóvel em baixa ou alta velocidade.
número das turbinas é indeterminado, apenas limitado ó sua destribuiçõo sobre a carroçaria e ó produção eléctrica desejada.
desenho n! 4 representa o lugar possível dos turbinas.
5! 0 gerador de inércia é caracterizado pela sua ligação a uma roda de inércia, que é accionado por um motor eléctrico, que entra sempre em funcionamento quando existe uma produção eléctrica maior do que aquela que os acumuladores são capazes de receber, tendo assim como função estabilizar a electricidade em alguns minutos.
Substituindo a roda de inércia, mas para a mesma função,prevê-se a utilização de um motor eléctrico ligado a um compressor de ar, que debita ar comprimido nos mesmos circuitos que o gerador de suspensão, o que possibilita uma estabilização da produção eléctrica,
A produção eléctrico mais forte é obtida durante a acçõo de travagem.
A turbina de geometria variável é caracterizada pelas pás extensíveis em dois ou três elementos com molas que limitam a sua extensão.
Com a sua própria rotação e pelo efeito da força centrífuga, os elementos alargam-se provocando então um maior impacto de ar.
Dos elementos já descritos, o último será o mais pesado com o fim de provocar um alargamento do cumprimento das pás motivado por a força centrífuga e assim desta maneira as rotações seguintes não tem necessidade de tanta força.
desenho n! 1 representa a pó da turbino A - elemento, B - elemento, C - elemento mais as massas de inércia, D - as molas que limitam a expansão, E - separação dos elementos, F - guia interno dos elementos.
A caixa de velocidades é caracterizada por dispor em contacto permanente os carretos sendo a sua tracção feita por comando hidráulico e de gestão informática.
A protecção das turbinas é feita de maneira a que a força do vento seja independente da velocidade do carro.
* carro dispõe de um comando colocado a frente, que analisa em permanência a velocidade, pois é possível rolar contra o vento.
Os acumuladores estão divididos em dois grupos sendo um deles fornecedor de energia e o outro em posição de recarregar.
A permuta dos grupos é assegurada pela gestão informática.
O automóvel eléctrico de grande autonomia tem um computador central para fazer a gestão dos diferentes geradores, dos acumuladores, das diferentes tensões em linha e de outros periféricos.
Desenho η21
Desenho η2 2
Desenho ne 3
Desenho η2 4

Claims (10)

1. Automóvel eléctrico de grande autonomia, que tem uma caixa de velocidades (P) de gestão informática, pelo menos dois grupos de acumuladores, um conjunto de geradores que produzem constantemente electricidade quando o automóvel se desloca; caracterizado por estes geradores serem constituídos por:
- Geradores (Z) accionados pelo vento resultante do deslocamento do automóvel, com as turbinas ligadas aos geradores que podem ser de geometria variável (comandados informaticamente) com o fim de melhorar a aerodinâmica;
- Geradores ligados a uma roda de inércia posta em rotação por um motor eléctrico alimentado pela corrente eléctrica que os acumuladores não podem receber por excesso;
- Geradores de suspensão accionados por um motor hidráulico ou de ar comprimido e alimentados pelos amortecedores (V);
- Um gerador (L) tendo um eixo em comum com o motor (X), o motor (X) e o gerador (L) funcionando alternadamente, isto quer dizer, que quando o motor trabalha, o gerador não produz energia, e quando o motor não trabalha, o gerador produz energia;
- Geradores de travagem (H) ligados por um eixo em comum as rodas (M) do carro, sendo a travagem obtida pela compressão dos carvões dos geradores (Η), o que produz também electricidade.
2- Automóvel eléctrico de grande autonomia segundo a reivindicação 1 caracterizado, por um gerador de suspensão; os amortecedores actualmente utilizados são substituídos por bombas de pistão, que terão a tarefa de bombearem o fluído (óleo ou ar) para um recipiente próprio que alimentará um motor próprio conectado a um outro gerador, a bomba de pistão serão de dupla acção tendo uma cuidada afinação na entrada do fluído, assim como nas válvulas de segurança, com o fim de possibilitar ter o mesmo serviço dos amortecedores actuais.
3- Automóvel eléctrico de grande autonomia segundo a reivindicação 1 caracterizado pelos geradores de vento que têm turbinas directamente ligadas aos eixos dos geradores (um em cada extremidade ou um só) e estão estrategicamente, colocados no automóvel com o fim de tirar proveito das correntes de ar provocadas pelo próprio na sua deslocação, podendo ser de diâmetro diferente e de geometria variável, justrficando-se a diferença dos diâmetros das turbinas peio facto da utilização do carro rolar em baixa ou alta velocidade.
4- Automóvel eléctrico de grande autonomia segundo a reivindicação 1 caracterizado por ter um gerador de inércia ligado a uma roda de inércia accionada por* um motor eléctrico, que entra sempre em funcionamento, quando existe uma produção eléctrica maior do que aquela que os acumuladores são capazes de receber, tendo por função estabilizar a produção de electricidade alguns minutos.
5- Automóvel eléctrico de grande autonomia segundo a reivindicação 3 caracterizado por ter, uma turbina de geometria variável composta por pás extensíveis que se alongam (sob o efeito da sua própria rotação e força centrífuga) em dois ou três elementos tendo também molas que limitam a sua extensão.
6- Automóvel eléctrico de grande autonomia segundo a reivindicação 1 caracterizado por ter uma caixa de velocidades na qual as engrenagens estão em contacto permanente e na qual o comando é hidráulico e de gestão informática.
7- Automóvel eléctrico de grande autonomia segundo a reivindicação 3 caracterizado por ter protecção às turbinas que é feita de forma a que a força do vento seja independente a velocidade do carro.
8- Automóvel eléctrico de grande autonomia de acordo com a reivindicação anterior caracterizado em continuação da reivindicação 7, por ter um comando colocado na frente, que analisa em permanência a velocidade do vento, pois é possível, que role contra o vento.
9- Automóvel eléctrico de grande autonomia segundo a reivindicação 1 caracterizado pelos acumuladores que estão divididos em dois grupos no qual um fornece energia, e o outro está a recargar, a permuta dos grupos está assegurada pela gestão informática.
10- Automóvel eléctrico de grande autonomia segundo a reivindicação 1 caracterizado por ter um computador central para fazer a gestão dos diferentes geradores, dos acumuladores das diferentes tensões em linha e outros periféricos.
PT101789A 1995-11-03 1995-11-03 Automovel electrico de grande autonomia PT101789B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT101789A PT101789B (pt) 1995-11-03 1995-11-03 Automovel electrico de grande autonomia

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT101789A PT101789B (pt) 1995-11-03 1995-11-03 Automovel electrico de grande autonomia

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101789A PT101789A (pt) 1996-08-30
PT101789B true PT101789B (pt) 1997-10-31

Family

ID=20085550

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101789A PT101789B (pt) 1995-11-03 1995-11-03 Automovel electrico de grande autonomia

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT101789B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT101789A (pt) 1996-08-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5111598B2 (ja) エネルギー蓄積型空力ブレーキ装置および方法
CN104481806A (zh) 使用来自移动物体的废弃能量的发电系统
CN106494215B (zh) 多模复合行星混合动力总成
CN108327529A (zh) 混合动力汽车的后电驱动总成
PT101789B (pt) Automovel electrico de grande autonomia
CN110055916A (zh) 一种公路用限速装置
US6725895B1 (en) Wheel
CN102501763A (zh) 一种靠汽车行驶动力发电的系统
CN206106917U (zh) 多模复合行星混合动力总成
IT201800006744A1 (it) Generatore eolico di produzione di energia elettrica ad asse rotante orizzontale per l'alimentazione e propulsione di mezzi di trasporto elettrici
WO2007088627A1 (ja) 車両用ホイールエンジン
CN104071026A (zh) 机动车
CN104389746A (zh) 风力发电机组的叶轮及风力发电机组
CN207657604U (zh) 一种动力系统及具有该动力系统的车辆
CN210422890U (zh) 阻尼装置及风力发电机组
CN206530618U (zh) 一种液压浮动增力平衡制动器
CN209638278U (zh) 一种转子及液力缓速器
CN206406902U (zh) 一种汽车制动系统
CN202743219U (zh) 一种机械式汽车缓速装置
CN205872021U (zh) 一种安全稳定式汽车制动器
CN103273918B (zh) 一种汽车动能回收系统及方法
CN104879300B (zh) 刹车用助力真空泵的定子内曲面设计方法
CN109649079A (zh) 一种组合式多用叶片轮
US11125207B2 (en) Magnus rotors as a means of improving the performance of Savonius rotors and vehicles
CN107161011A (zh) 一种汽车制动行驶时可回收动能发电的装置

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19960604

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19970718

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000531