BRPI1106621B1 - Composição à base de extrato de yacon, processo de obtenção e uso como fonte de prebiótico - Google Patents

Composição à base de extrato de yacon, processo de obtenção e uso como fonte de prebiótico Download PDF

Info

Publication number
BRPI1106621B1
BRPI1106621B1 BRPI1106621-0A BRPI1106621A BRPI1106621B1 BR PI1106621 B1 BRPI1106621 B1 BR PI1106621B1 BR PI1106621 A BRPI1106621 A BR PI1106621A BR PI1106621 B1 BRPI1106621 B1 BR PI1106621B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
yacon
extract
composition
roots
composition based
Prior art date
Application number
BRPI1106621-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Célia Lúcia De Luces Fortes Ferreira
Vivian Carolina Rodrigues
Mônica de Souza Lima Sant' Anna
Hudsara Aparecida De Almeida Paula
Antônio Carlos Gomes De Souza
Original Assignee
Universidade Federal de Viçosa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Universidade Federal de Viçosa filed Critical Universidade Federal de Viçosa
Priority to BRPI1106621-0A priority Critical patent/BRPI1106621B1/pt
Publication of BRPI1106621A2 publication Critical patent/BRPI1106621A2/pt
Publication of BRPI1106621B1 publication Critical patent/BRPI1106621B1/pt

Links

Landscapes

  • Coloring Foods And Improving Nutritive Qualities (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Abstract

composição à base de extrato de yacon, processo de obtenção e uso como fonte de prebiótico. o objeto do pedido de patente trata-se de um produto alimentício, seu uso e aplicação na área de tecnologia de alimentos fonte de prebióticos (frutooligossacarideos e inulina) que poderá ser comercializado sob forma de composição à base de extrato concentrado e ser consumido puro ou adicionado a diversas preparações. a composição é preparada por meio da obtenção de raízes de yacon, higienização das mesmas, descascamento e liquidificação em solução contendo ácido ascórbico (0,3% - 0,5%) e ácido cítrico (0,1%-0,3%). após a liquidificação o produto obtido é levado para um tacho a vapor e concentrado até atingir entre 40° e 50° brix. a composição pronta contém cerca de 20% de frutanos do tipo inulina.

Description

1. Os prebióticos são componentes alimentares não digeríveis que afetam beneficamente os indivíduos por estimularem seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon (bifidobactérias), resultando na inibição de patógenos, garantindo assim benefícios à saúde do indivíduo como melhoria da constipação intestinal, diminuição da glicemia, diminuição dos níveis de colesterol, dentre outros.
2. A presente invenção, objeto de pedido de patente trata-se de produto, processo e uso aplicável à área de alimentos, consistindo em fonte de prebióticos (frutanos do tipo inulina) que pode ser aplicado à indústria de alimentos em preparações como, por exemplo, sucos, bebidas e bolos.
ESTADO DA TÉCNICA
3. Vários estudos têm demonstrado o efeito benéfico dos prebióticos na saúde humana. Os principais prebióticos encontrados em alimentos são os oligofrutanos, frutooligossacarideos (FOS), inulina, lactulose, dentre outros. Esses componentes são encontrados em alimentos como banana, cebola, trigo. Porém, os teores de prebióticos encontrados nesses alimentos são baixos para produzir efeitos benéficos à saúde. Atualmente o FOS comercial é obtido da raiz de chicória e alcachofra. A batata yacon é um produto funcional cujo o FOS encontra-se disponibilizado em maiores quantidades. Assim, existe a necessidade de desenvolvimento de técnicas que produzam produtos com quantidades maiores desses compostos. Atualmente, o yacon é comercializado como alimento nutracêutico e tem sido descrito como o alimento com maior conteúdo de frutooligossacarídeos (FOS) na natureza. Uma das principais características destes carboidratos é a estimulação do crescimento de bactérias não-patogênicas por meio da fermentação colônica, levando à modulação da composição do ecossistema natural do intestino grosso, sendo assim classificados como constituintes bioativos com alegação prebiótica e, portanto, funcionais.
4. Em função dos benefícios nutricionais apontados pelo yacon, a farinha de yacon vem sendo desenvolvida e utilizada como ingrediente em alimentos. Tal fato tem permitido a formulação de produtos com baixo teor de gordura, reduzido valor calórico e elevada concentração de fibra alimentar, podendo propiciar efeito protetor à saúde do consumidor. Na indústria de alimentos os FOS podem ser usados em formulações de sorvetes, sobremesas lácteas, em biscoitos e produtos de panificação, substituindo carboidratos e gerando produtos de teor reduzido de açúcar, em barras de cereais, sucos e néctares frescos, produtos de confeitaria, molhos, etc, que levem no rótulo “açúcar reduzido”, “sem adição de açúcar”, “calorias reduzidas”, etc. Quanto à estabilidade, estes compostos são estáveis a valores de pH superiores a 3 e temperaturas de até 140°C. Desse modo, os FOS não são degradados na maioria dos processos térmicos das indústrias de alimentos.
5. A inulina e seus derivados podem ser usados como ingredientes em diversas formulações de produtos, pois apresenta propriedades similares ao amido. Este composto melhora a aceitabilidade de iogurtes elaborados com leite desnatado, proporcionando uma maior cremosidade e também atua como agente espessante, capaz de reter água e estabilizar os géis. A habilidade de formar gel é crítica quando a inulina é usada como substituto de gorduras em produtos lácteos, massas, molhos e outros produtos nos quais as propriedades funcionais atribuídas às gorduras são essenciais para alcançar os efeitos sensoriais desejados pelos consumidores.
6. A batata yacon é o alimento com maior teor de FOS e inulina encontrado na natureza, fornecendo as quantidades adequadas nas porções geralmente consumidas. Porém, por possuir alto teor de água, o produto é altamente perecível. Existe na literatura o desenvolvimento de farinha de yacon como fonte de FOS e inulina, no entanto o rendimento é muito baixo, cerca de 2%, enquanto que o rendimento do extrato é de 20%, sendo que, em 100 g do extrato concentrado de yacon tem-se um teor de aproximadamente 20 g FOS e inulina. Como a recomendação de ingestão diária é de 5-10 g, o consumo de 25-50 g da composição à base do extrato de yacon seria suficiente para trazer benefícios à saúde. Herman et al 1998 (HERMANN, M.; FREIRE, I., PAZOS, C., Compositional diversity of the yacon storage root. In: Impact on a changing world. Program Report. CIP, Lima, p.199-242, 1998) determinaram fibras alimentares em raízes de yacon, encontrando uma quantidade média de 0,36 g/100g de fibra bruta e 6,2 g/100g de frutanos base úmida.
7. Em outro estudo realizado (VASCONCELOS, C.M.; SILVA, C.O.; TEIXEIRA, L.J.Q.; CHAVES, J.B.P.; MARTINO, H.S.D. Determinação da fração da fibra alimentar solúvel em raiz e farinha de yacon (Smallanthus sonchifolius) pelo método enzimáticogravimétrico e cromatografia líquida de alta eficiência. Rev Inst Adolfo Lutz, v.69, n.2, p.188-193, 2010) foi encontrado um teor de 19,4 g/100g de oligofrutanos e 9,84 g/100g de inulina em farinha de yacon. O extrato concentrado contém 19,25g/100g de oligofrutanos e 10,05g/100g de inulina. Assim, o extrato contém teores desejáveis de prebióticos além de possuir um rendimento mais satisfatório do que a farinha.
8. O processo de pedido de patente PI 0301192-5 em tramitação no Brasil relata o processo de obtenção de inulina e seus produtos a partir de tubérculos, porém a metodologia de extração tem a finalidade de utilizar a inulina como substituta de açúcares e gorduras em alimentos processados. A presente invenção torna-se mais vantajosa porque a inulina e o FOS seriam consumidos em um alimento sem conservantes ou aditivos alimentares. Além disso, a batata yacon é rica em substâncias antioxidantes, vitaminas e minerais que não são perdidos de uma maneira considerável durante o processamento.
9. Os documentos de patente 2002-101859 e 10-028566, disponíveis no Banco de Patentes do Japão, descrevem a obtenção de suco de yacon. O primeiro suco é acrescentado de hidrolisado protéico de soja e o segundo é o suco extraído das raízes do yacon. Como foi indicado anteriormente o yacon possui alto teor de água (aproximadamente 90%), assim os FOS e a inulina estão dissolvidos nessa matriz. Dessa forma, para se atingir as recomendações diárias de consumo de FOS e inulina, grande quantidade de suco deve ser consumida. Com o presente processo, um dos objetos de pedido de patente, é possível obter uma composição com teores de prebióticos em quantidades elevadas devido ao processo de concentração das raízes de yacon. Assim pequena quantidade consumida do produto se torna fonte dos prebióticos.
10. O processo 208810010421 (China) descreve o método de obtenção de extrato antidiabético de Yacon. Esse extrato é produzido a partir das folhas de yacon e sua obtenção é completamente diferente da composição especificada nesse pedido. Além disso, a maior concentração de FOS e inulina está na raiz do yacon e não nas folhas. Sendo assim, a composição à base do extrato da raiz é mais rica em prebióticos do que o extrato das folhas.
11. A indústria de alimentos ou farmacêutica poderá produzir e comercializar a composição à base do extrato concentrado de yacon em recipientes de vidros, de cerâmica, potes plásticos, entre outros. A composição à base de extrato concentrado de yacon poderá ser consumida na sua forma pura ou adicionada a preparações de acordo com a preferência de cada consumidor, sendo um alimento rico em prebióticos que possuem alegação funcional combatendo diversas doenças como diabetes, hipercolesterolemia, constipação intestinal, intolerância a lactose, dentre outras.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
12. As raízes de yacon foram selecionadas, e antes do processamento, foram pesadas em balança digital, totalizando 20 Kg. A higienização foi realizada sob água corrente e após esse processo as raízes foram colocadas em solução de hipoclorito de sódio por aproximadamente 15 minutos. A retirada das cascas foi efetuada com auxílio de luvas específicas e lâmina de aço, em recipiente com água gelada, com temperatura entre 4 e 6 °C para retardar escurecimento das raízes.
13. Após o descascamento as raízes foram liquidificadas em um liquidificador do tipo industrial, contendo 300 mL de solução combinada com água, 0,3% a 0,7% de ácido ascórbico e 0,1% a 0,5% de ácido cítrico para cada 2,5 Kg de yacon, com o objetivo de controlar a oxidação das mesmas e consequentemente o escurecimento.
14. A composição à base de extrato de yacon foi transferida para um tacho aberto, a vapor, e concentrada por aproximadamente 25 a 35 minutos. A temperatura durante o processo de concentração variou de 75°C a 95°C (início e final, respectivamente). Durante a concentração da composição à base de extrato de yacon foram feitas leituras do índice de refração (Brix) com auxílio de um refratômetro. Ao atingir valores entre 40° e 50° Brix o processo foi finalizado e posteriormente embalado adequadamente.
15. A presente composição à base de extrato concentrado de yacon, um dos objetos de pedido de patente de invenção, consiste na fórmula geral contendo os componentes (g/100g) apresentados na Tabela 1: Tabela 1: Componentes da Composição à base de extrato de yacon em 100g.
Figure img0001
Experimento de Demonstração dos Resultados
16. Alguns trabalhos foram realizados com a composição à base de extrato de yacon. Os resultados demonstram que o mesmo possui baixo índice glicêmico. O índice glicêmico foi proposto para avaliar e classificar os alimentos com base no aumento de suas respostas glicêmicas. Alimentos com baixo índice glicêmico são absorvidos mais lentamente no trato gastrointestinal liberando gradualmente a glicose e assim não causando picos hiperglicêmicos no organismo. O valor encontrado para o extrato concentrado foi de 22,9, que é considerado baixo.
17. Outro estudo realizado foi a análise sensorial de suco de laranja adicionado da composição à base do extrato de yacon. Esse estudo foi realizado para verificar a utilização de um alimento para veicular a composição. Após a aquisição do produto, foram preparadas a amostra padrão (suco industrializado puro) e as amostras modificadas composta por suco de laranja industrializado adicionado de 5, 10 e 15% da composição objeto de pedido de patente (amostras 1, 2, 3 e 4 respectivamente). Cada provador avaliou as amostras em relação ao atributo impressão global utilizando uma escala hedônica de nove pontos, sendo os extremos de valor 1 atribuído ao termo hedônico “desgostei extremamente” e de valor 9 atribuído ao termo “gostei extremamente”. A amostra 1 foi considerada melhor que a amostra 4, e as amostras 2 e 3 não apresentaram diferença significativa das amostras 1 e 4. A amostra 1 foi a mais bem aceita com média de aceitação 6,58 variando entre os termos “gostei moderadamente” e “ gostei ligeiramente”. A amostra 4 foi a menos aceita, com a média variando entre os termos “gostei ligeiramente” e “indiferente”.
18. Alguns provadores ao avaliarem a amostra padrão (sem adição da composição à base do extrato) com escores menores melhoraram sua avaliação para as amostras modificadas. Essa informação sugere que a adição da composição à base do extrato melhorou as propriedades sensoriais do suco industrializado.
19. Outro dado relevante é que para alguns provadores, a adição da composição à base do extrato não modificou as características do produto industrializado, visto que a avaliação foi a mesma nas quatro amostras.
20. A composição à base do extrato de yacon mostrou-se como um ingrediente adequado a ser adicionado ao suco de laranja industrializado, uma vez que a formulação contendo até 10% da composição apresentou, de forma geral, propriedades sensoriais semelhantes às do suco de laranja padrão.
21. O suco adicionado da composição à base do extrato do yacon tem como vantagens maior teor de fibras alimentares e a presença de frutanos como os FOS e a inulina, que possuem ação prebiótica, aos quais vários benefícios à saúde são atribuídos.
22. Assim, o processo de fabricação da composição à base de extrato de yacon conduziu a redução expressiva do teor de água contribuindo para aumentar a vida útil do produto, o que é desejável visto que, logo após a colheita, ocorre uma rápida transformação da composição dos açúcares, fazendo com que as raízes percam significativamente os teores de FOS e inulina que são os principais constituintes funcionais. De tal forma, diante das evidências científicas reportadas na literatura, a composição à base de extrato de yacon é considerada uma valiosa fonte de FOS podendo ser utilizada diretamente pelos consumidores e pela indústria alimentícia.
23. Diante do exposto, pode-se perceber que o produto objeto dessa patente é de suma importância por ser um alimento funcional que pode trazer benefícios aos seus consumidores principalmente na redução de riscos de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes mellitus, câncer, constipação intestinal, entre outras.

Claims (4)

1. Composição à base de extrato de yacon caracterizada por compreender 300 mL de solução liquidificada combinada com água, 0,3 a 0,7% de ácido ascórbico e 0,1 a 0,5% de ácido cítrico para cada 2,5 Kg de raízes de yacon, posteriormente concentrada, obtendo composição final com 50,44% de umidade.
2. Composição à base de extrato de yacon de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por consistir essencialmente de carboidratos, entre os quais açúcar redutor, frutooligossacarídeo e inulina, minerais, lipídeos e proteínas.
3. Processo para obtenção da composição à base de extrato de yacon, definida nas reivindicações 1 e 2, caracterizado por compreender: - seleção e higienização das raízes de yacon; - imersão das raízes de yacon em solução de hipoclorito de sódio, ou solução similar, entre 12 e 15 minutos; - retirada das cascas das raízes em água entre 4 e 6° C; - liquidificação das raízes de yacon juntamente com solução de água, 0,1 a 0,5% de ácido cítrico e 0,3 a 0,7% de ácido ascórbico para cada 2,5Kg de raiz; - concentração por evaporação em tacho aberto até o alcance da concentração entre 40 a 50° Brix.
4. Uso da composição à base de extrato de yacon definida nas reivindicações 1 e 2, caracterizado por ser para a preparação de alimentos ou consumida isoladamente como fonte de prebióticos.
BRPI1106621-0A 2011-10-13 2011-10-13 Composição à base de extrato de yacon, processo de obtenção e uso como fonte de prebiótico BRPI1106621B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1106621-0A BRPI1106621B1 (pt) 2011-10-13 2011-10-13 Composição à base de extrato de yacon, processo de obtenção e uso como fonte de prebiótico

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1106621-0A BRPI1106621B1 (pt) 2011-10-13 2011-10-13 Composição à base de extrato de yacon, processo de obtenção e uso como fonte de prebiótico

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1106621A2 BRPI1106621A2 (pt) 2015-09-01
BRPI1106621B1 true BRPI1106621B1 (pt) 2021-07-20

Family

ID=53968830

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1106621-0A BRPI1106621B1 (pt) 2011-10-13 2011-10-13 Composição à base de extrato de yacon, processo de obtenção e uso como fonte de prebiótico

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1106621B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1106621A2 (pt) 2015-09-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Shahnawaz et al. Determination of nutritive values of Jamun fruit (Eugenia jambolana) products
JP2016127836A (ja) 遅消化性成分を含有する糖尿改善用甘味素材組成物
TWI660681B (zh) 具有改善耐酸性的寡糖的甜味劑、包含所述甜味劑的食物組成物以及改善寡糖的耐酸性的方法
CN108135224A (zh) 植物保健饮料
JP2017095500A (ja) 精神能力を向上させるためのイソマルツロースの使用
CN101856109B (zh) 一种甜菊糖
CA2962182A1 (en) Prebiotic inulin based preparation
BRPI0619280A2 (pt) extrato de vinho fluido, método para preparar um produto alimentìcio e composição alimentìcia
JP5835867B2 (ja) 経口組成物
BEIRÃO-da-COSTA et al. Characterisation of inulin from chicory and salsify cultivated in Portugal
BRPI1106621B1 (pt) Composição à base de extrato de yacon, processo de obtenção e uso como fonte de prebiótico
KR101332350B1 (ko) 제품 제조시 가열 공정 중 제품 내 프락토올리고당의 분해를 방지하는 방법
Ahmad et al. Glycaemic & insulinaemic responses in men at rest following sago meal
KR20160008762A (ko) 기능성 수정과 및 그 제조방법
JP2013150635A (ja) ダイエット用の経口摂取用組成物
Amua et al. Analysis of Glycemic Indices and Loads of Food Prepared from Two Widely Consumed Nigerian Yam Tubers: Dioscorea rotundata and Dioscorea alata
Racolta et al. Comparison of sunflower halva products from Romanian market.
Gowri et al. Hazards of white poison
Vasconcelos et al. Yogur bajo en calorías añadido con harina de yacón: desarrollo y evaluación físico-química Low-calorie yogurt added with yacon flour: development and physicochemical evaluation
Siddeeg et al. Functional, Physicochemical and Nutritional Properties of Sweet Potato and its Utilization in Production of Jam
BR102019018826A2 (pt) Processo de obtenção de cobertura para bolo tipo "pasta americana" à base de biomassa de banana verde e produto obtido
Badawy et al. Improvement of chips quality using Jerusalem artichoke (Helianthus tuberosus) tuber as a source of inulin
Navaneetha et al. Development and evaluation of diabetic friendly milk-based sweet.
WO2018176111A1 (pt) Massa balanceada para bolo
Marglin 5 Peruvian superfoods you've never heard of

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A23L 29/244 (2016.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/10/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.