BRPI1104744B1 - Válvula de membrana eletromecanicamente acionada - Google Patents

Válvula de membrana eletromecanicamente acionada Download PDF

Info

Publication number
BRPI1104744B1
BRPI1104744B1 BRPI1104744-5A BRPI1104744A BRPI1104744B1 BR PI1104744 B1 BRPI1104744 B1 BR PI1104744B1 BR PI1104744 A BRPI1104744 A BR PI1104744A BR PI1104744 B1 BRPI1104744 B1 BR PI1104744B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
duct
valve
piston
membrane
fluid
Prior art date
Application number
BRPI1104744-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Mario Schiavone
Francesco Gubertini
Original Assignee
Arag S.R.L.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Arag S.R.L. filed Critical Arag S.R.L.
Publication of BRPI1104744A2 publication Critical patent/BRPI1104744A2/pt
Publication of BRPI1104744B1 publication Critical patent/BRPI1104744B1/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K31/00Actuating devices; Operating means; Releasing devices
    • F16K31/02Actuating devices; Operating means; Releasing devices electric; magnetic
    • F16K31/06Actuating devices; Operating means; Releasing devices electric; magnetic using a magnet, e.g. diaphragm valves, cutting off by means of a liquid
    • F16K31/0644One-way valve
    • F16K31/0672One-way valve the valve member being a diaphragm
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K27/00Construction of housing; Use of materials therefor
    • F16K27/02Construction of housing; Use of materials therefor of lift valves
    • F16K27/0236Diaphragm cut-off apparatus
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K27/00Construction of housing; Use of materials therefor
    • F16K27/02Construction of housing; Use of materials therefor of lift valves
    • F16K27/029Electromagnetically actuated valves

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Nozzles (AREA)
  • Fluid-Driven Valves (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)

Abstract

VÁLVULA DE MEMBRANA ELETROMECANICAMENTE ACIONADA Uma válvula de membrana eletromecanicamente acionada (1a, 1b), particularmente para dutos de ramificação de um fluído de sistemas de controle de espargimento e/ou ervas daninhas e similares, compreendendo um corpo de válvula oco (2), que pode ser associado com uma parte extrema (3) de um duto de ramificação (4) de um fluído ou similar e contém dentro dele um pistão (11a, 11b) adaptado para interagir com uma membrana tipo disco (10) para bloquear a parte extrema (3) do duto de ramificação (4). Mais detalhadamente, o pistão (11a, 11b) é móvel com relação ao corpo de válvula (2) entre uma configuração aberta e uma configuração fechada da válvula (1a, 1b) e o duto de ramificação (4) compreende um duto interno (8) e um duto externo (7), que são mutuamente coaxiais. A peculiaridade da invenção consiste no fato de compreender meio (18) para reduzir a seção de passagem do duto interno (8), que é associado com o corpo de válvula (2) e adaptado para interagir com a membrana tipo disco (10), no lado oposto ao pistão (11a, 11b), para o isolamento hermético do duto interno (7), com relação ao duto externo (8), e vice-versa.

Description

[0001] A presente invenção refere-se a uma válvula de membrana eletromecanicamente acionada, particularmente para dutos de ramificação de um fluido de sistemas de espargimento e/ou controle de ervas daninhas e similares.
[0002] No campo da agricultura e, em particular, com relação a técnicas de espargimento, é conhecido o uso de máquinas espargidoras, projetadas para precisamente distribuir líquidos de irrigação através do solo, tais como fertilizantes, fluidos para tratamentos herbicidas, anticriptogâmicos, inseticidas, pesticidas, água e outros líquidos.
[0003] Mais precisamente, as máquinas espargidoras do tipo conhecido, que são geralmente fixadas ou puxadas por um trator que se desloca sobre a cultura a ser espargida, são basicamente constituídas por um chassi suportando um tanque enchido com o fluido a ser espargido e associado com uma unidade de bombeio que supre uma ou mais barras espargidoras usadas para distribuir o fluido.
[0004] Detalhando mais, as barras espargidoras do tipo conhecido, que podem ser do tipo horizontal para culturas herbáceas, vertical ou arqueado para culturas arboriformes, são constituídas por uma estrutura de suporte associada com o chassi de suporte acima mencionado, a que tubos para transporte de fluido a ser espargido são fixadas.
[0005] Mais especificamente, os tubos de transporte, que são supridos pela unidade de bombeio por meio de válvulas adequadas para controlar e ajustar o fluxo, têm uma pluralidade de unidades de ramificação e unidades para dispersar o fluido, cada uma das quais sendo provida com uma respectiva válvula de interrupção, com as funções de parar e/ou permitir a passagem de fluido dentro da unidade de ramificação e, se a passagem for para ser parada, de evitar gotejamento do fluido.
[0006] Cada unidade de ramificação é constituída por um duto externo e por um duto interno, que são mutuamente coaxiais, entre os quais um interespaço é formado com o duto externo conectado, em uma extremidade, ao tubo de transporte de que ele recebe o fluido, enquanto que o duto interno é conectado ao meio de distribuição do fluido constituído, por exemplo, por um ou mais bicos atomizadores.
[0007] Na extremidade oposta os dois dutos, externo e interno, são conectados entre si e associados com uma válvula de interrupção, que é basicamente constituída por um elemento de bloqueio, alternativamente adaptado para assumir uma configuração aberta, em que o fluido passa do duto externo para o duto interno e chega nos bicos atomizadores, e uma configuração fechada, em que os dois dutos são isolados entre si, de modo que o fluido não alcança os bicos.
[0008] Entre as válvulas de interrupção do tipo conhecido estão válvulas carregadas por mola, cuja função é substancialmente anti-gotejamento, que são constituídas por uma membrana tipo disco, mantida comprimida contra as extremidades dos dutos, internos e externos, por uma mola de compressão pré- carregada.
[0009] O fluido introduzido dentro do interespaço entre os dois dutos exerce uma pressão sobre a membrana, que é tal como para superar a resistência da mola e assim mover para longe a membrana, conectando o duto externo com o duto interno. Neste caso, temos válvulas que são diretamente acionadas pelo fluido.
[0010] Alternativamente, são conhecidas válvulas de pistão pneumaticamente acionadas, do tipo que é normalmente aberto ou normalmente fechado, constituído por um cilindro interno que é um pistão acomodado de modo que pode deslizar, em um movimento reto e alternante, adaptado na cabeça com um tampão do duto interno da unidade de ramificação.
[0011] Mais detalhadamente, sob a ação de um fluxo de ar comprimido, o pistão é feito deslizar alternativamente entre a configuração aberta, em que o tampão é extraído do duto interno, que assim comunica-se com o duto externo, e a configuração fechada, em que o tampão é retraído para dentro do duto interno, assim bloqueando-o e evitando a passagem do fluido vindo do duto externo.
[0012] Além disso, válvulas de membrana pneumaticamente acionadas são conhecidas do tipo que é usualmente aberto ou usualmente fechado, que são constituídas por um cilindro, dentro do qual um pistão é montado, de modo que ele é capaz de deslizar em um movimento reto e alternante, cuja cabeça empurra uma membrana tipo disco, para fechar as extremidades dos dutos, externo e interno, da unidade de ramificação.
[0013] Desta maneira, um fluxo de ar comprimido move o pistão entre a configuração aberta, em que a membrana é afastada e os dois dutos, interno e externo, são conectados, e a configuração fechada, em que a membrana é mantida pressionada contra os dois dutos, assim evitando sua conexão.
[0014] As válvulas de membrana que estão normalmente abertas, do tipo descrito acima, têm uma mola de reação que, na ausência de um fluxo de ar, mantém o pistão na configuração aberta da unidade de ramificação, e o ar é introduzido para trazê-lo para a configuração fechada.
[0015] Contrariamente, as válvulas de membrana, que estão normalmente fechadas, têm uma mola de reação que, na ausência de fluxo de ar, mantém o pistão na configuração fechada da unidade de ramificação, e ar é introduzido para trazê-lo para a configuração aberta.
[0016] Finalmente, um terceiro tipo de válvula envolve uma atuação do tipo eletromecânico, para possibilitar um controle mais instantâneo da abertura e fechamento da válvula, em que, por exemplo, o tampão da válvula é comandado para fechar e abrir por um solenóide.
[0017] Estas válvulas eletromecanicamente acionadas compreendem um corpo de válvula, dentro do qual um atuador é deslizavelmente associado, provido com um tampão de membrana para o duto distribuir o fluido.
[0018] O atuador, geralmente do tipo metálico, é movido entre uma configuração aberta e uma configuração fechada do duto por um solenóide que, eletricamente excitado, gera um campo magnético que atrai o atuador e, assim, move-o ao longo do eixo geométrico direcional de sua ação.
[0019] Para superar a desvantagem de ter-se que prover atuadores metálicos, com as limitações construtivas que tais materiais envolvem, para reduzir uma outra desvantagem derivando do fato de que os solenóides convencionalmente usados são com frequência não suficientes para mover o atuador, se níveis de alta pressão forem necessários para o fluido distribuído, as válvulas solenóides do tipo conhecido foram desenvolvidas compreendendo uma placa de pressão tendo um primeiro e um segundo furos, com o atuador configurado de tal maneira a seletivamente bloquear o primeiro ou o segundo furos.
[0020] Além disso, em válvulas solenóides do tipo conhecido, uma mola é provida que é adaptada para mover a placa para longe do atuador, de modo que o atuador descubra o segundo furo, assim permitindo que o fluido passe através dele. O fechamento do primeiro furo, que ocorre ao mesmo tempo que a abertura do segundo furo, evita que o fluido expanda-se no corpo de válvula.
[0021] Com este artifício, a pressão do fluido é equilibrada em um lado e no outro lado da placa, assim permitindo uma diminuição da pressão exercida sobre o elemento de bloqueio.
[0022] As válvulas eletromecanicamente acionadas, do tipo conhecido, não são desprovidas de desvantagens, entre as quais há o fato de que elas são particularmente complexas, pelo fato de que elas são uma combinação de uma pluralidade de elementos construtivos, que são de difícil montagem, e pelo fato de que elas envolvem complicadas etapas de calibração.
[0023] Além disso, uma outra desvantagem de válvulas eletromecanicamente acionadas do tipo conhecido consiste do fato de que a necessidade de ter-se um furo atravessante no elemento selante, isto é, a membrana, enquanto por um lado permitindo a diminuição da força que o solenóide tem para exercer o fechamento do duto, por outro lado compromete a resistência da membrana, assim drasticamente diminuindo seu tempo de vida útil e evitando a separação dos elementos em movimento e dos elementos responsáveis pelo movimento do fluido distribuído, um fato que inevitavelmente prejudica a operação e confiabilidade da válvula durante o tempo.
[0024] Outras válvulas do tipo conhecido envolvem a substituição da membrana por um anel gaxeta, por exemplo, do tipo de anel-O, associado com o pistão e projetando-se circunferencialmente dele, que bloqueia o duto interferindo internamente com ele.
[0025] Esta solução, entretanto, tem a desvantagem de não assegurar uma perfeita vedação e uma separação dos elementos em movimento, isto é, o pistão, e dos elementos responsáveis pelo movimento, isto é, o atuador linear, molas e outros, do fluido a ser distribuído devido à ausência da membrana.
[0026] O objetivo da presente invenção é eliminar as desvantagens acima mencionadas dos fundamentos da técnica provendo-se uma válvula de membrana eletromecanicamente acionada, particularmente para dutos de ramificação de um fluido de sistemas de espargimento e/ou controle de ervas daninhas e similares, que tornam possível assegurar longa duração e alta eficiência dos elementos de selagem e, ao mesmo tempo, uma diminuição na força exercida para mover os elementos adaptados para fechar/abrir o duto de ramificação.
[0027] Dentro deste propósito, um objetivo da invenção é prover uma válvula de membrana eletromecanicamente acionada, que possibilite consideráveis economias em termos de eletricidade absorvida para sua operação, especialmente em sistemas de distribuição em que é necessário ter-se um elevado número de válvulas, independentes entre si e individualmente controladas.
[0028] Outro objetivo da invenção é assegurar, com a variação dos fluxos e pressões em atividade nos fluidos ramificados, uma força exercida para mover os elementos para o fechamento/abertura do duto de ramificação, que é substancialmente contido e relativamente constante ou, no máximo, variável dentro de uma faixa de valores de força substancialmente limitada.
[0029] Um outro objetivo da invenção é prover uma válvula que tenha baixos empecilhos, seja fácil de prover de fiação e montar e seja facilmente adaptada para as aplicações em uso e, portanto, universalmente utilizável.
[0030] Outro objetivo da presente invenção é prover uma válvula de membrana eletromecanicamente acionada, particularmente para dutos de ramificação de um fluido de espargimento e/ou sistemas de controle de ervas daninhas e similares, que tenha uma estrutura simples, seja fácil e prático de implementar, seguro de utilizar e eficaz em operação e relativamente de baixo custo.
[0031] Este objetivo e estas e outras finalidades são todos conseguidos por uma válvula de membrana eletromecanicamente acionada, particularmente para dutos de ramificação de um fluido de espargimento e/ou sistemas de controle de ervas daninhas e similares, compreendendo um corpo de válvula oca, que pode ser associado com uma parte extrema de um duto de ramificação de um fluido ou similar e contenha em seu interior um pistão adaptado para interagir com uma membrana tipo disco para bloquear dita parte extrema de dito duto de ramificação, dito pistão sendo móvel com relação a dito corpo de válvula entre uma configuração aberta e uma configuração fechada de dita válvula e dito duto de ramificação compreendendo um duto interno e um duto externo que são mutuamente coaxiais, caracterizado pelo fato de compreender meios para reduzir a seção de passagem de pelo menos um de dito duto interno e dito duto externo, que são associados com dito corpo de válvula e adaptados para interagir com dita membrana tipo disco no lado oposto a dito pistão para o isolamento hermético de dito duto externo com relação a dito duto interno e vice-versa.
[0032] Outras características e vantagens da presente invenção tornar-se-ão mais evidentes pela descrição de duas formas de realização preferidas, porém não exclusivas, de uma válvula de membrana eletromecanicamente acionada, particularmente para ramificar dutos de um fluido de sistemas de controle de espargimento e/ou ervas daninhas e similares, ilustrado para fins de exemplo não limitante dos desenhos anexos, em que:
[0033] A Figura 1 é uma vista em elevação lateral seccional de uma primeira formas de realização de uma válvula de membrana eletromecanicamente acionada, particularmente para dutos de ramificação de um fluido de sistemas de controle de espargimento e/ou ervas daninhas e similares, de acordo com a invenção, em sua configuração fechada;
[0034] A Figura 2 é uma vista em escala ampliada de um detalhe da válvula de membrana eletromecanicamente acionada mostrada na Figura 1:
[0035] A Figura 3 é uma vista em escala ampliada de um detalhe da válvula de membrana eletromecanicamente acionada mostrada na Figura 1 em sua configuração aberta;
[0036] A Figura 4 é uma vista em elevação lateral seccional de uma segunda forma de realização de uma válvula de membrana eletromecanicamente acionada, particularmente para dutos de ramificação de um fluido de sistemas de controle de espargimento e/ou ervas daninhas e similares, de acordo com a presente invenção, em sua configuração aberta;
[0037] A Figura 5 é uma vista em escala ampliada de um detalhe da válvula de membrana eletromecanicamente acionada mostrada na Figura 4 em sua configuração fechada;
[0038] A Figura 6 é uma vista em escala ampliada de um detalhe da válvula de membrana eletromecanicamente acionada mostrada na Figura 4, em sua configuração fechada, após uma diminuição de pressão do fluido interceptado.
[0039] Com referência às figuras, uma válvula de membrana eletromecanicamente acionada, particularmente para dutos de ramificação de um fluido de sistemas de controle de espargimento e/ou ervas daninhas e similares, genericamente designados nas duas formas de realização propostas com os numerais de referência 1a e 1b, compreende uma cápsula externa 5, acomodando dentro dela um corpo de válvula oco 2, que é substancialmente de formato cilíndrico, com uma base circular, associável com uma parte extrema 3 de um duto de ramificação 4 de um fluido de um sistema de controle de espargimento e/ou ervas daninhas ou similares.
[0040] Mais precisamente, o corpo de válvula 2 é associado com uma arruela rosqueada 6, que pode ser encaixada na parte extrema 3 do duto de ramificação 4 e tem um rosqueamento complementar àquele da arruela rosqueada 6.
[0041] Além disso, o duto de ramificação 4, mostrado nas figuras anexas, é do tipo que tem um duto externo 7 de seção transversal anular e um duto interno 8 que é de seção transversal circular.
[0042] O duto externo 7 e o duto interno 8, que são mutuamente coaxiais com o último dentro do primeiro, formam, respectivamente o duto de suprimento e o duto de drenagem das válvulas 1a e 1b e ambos convergem em uma câmara de comunicação 9, formada dentro do corpo de válvula 2.
[0043] Mais precisamente, a câmara de comunicação 9 é delimitada em uma região superior por uma membrana tipo disco 10, interagindo com um pistão 11a ou 11b contido dentro do corpo de válvula 2 e móvel com relação a ele, entre duas posições correspondendo, respectivamente, à configuração fechada das válvulas 1a e 1b, em que a membrana tipo disco 10 evita comunicação entre o duto externo 7 e o duto interno 8, e uma configuração aberta das válvulas 1a e 1b, em que o duto externo 7 e o duto interno 8 ficam em comunicação entre si.
[0044] Como mencionado anteriormente, as válvulas 1a e 1b são do tipo eletromecanicamente acionado e cada uma compreende pelo menos um atuador eletromecânico 12, que pode ser do tipo de motor escalonado ou de qualquer outro tipo de meio de acionamento pertencendo ao estado da técnica e projetado para acionar atuadores eletromecânicos, arranjados dentro do corpo de válvula 2, para mover os pistões 11a e 11b entre a configuração fechada e a configuração aberta das válvulas 1a e 1b.
[0045] Mais especificamente, o elemento móvel 13 do atuador eletromecânico 12 é diretamente conectado ao pistão 11a ou 11b por meio de um acoplamento rosqueado e, interposto entre o pistão 11a ou 11b e uma superfície de repouso 14, formada por pelo menos um do atuador eletromecânico 12 e do corpo de válvula 2, primeiro meio elástico 15, são providos primeiros meios elásticos 15, consistindo de, por exemplo, em uma primeira mola helicoidal, que opera, como será descrito em detalhe a seguir, para mover o pistão 11 para longe da superfície de repouso 14, a fim de promover o movimento do pistão 11a ou 11b da configuração aberta da válvula 1a ou 1b para a configuração fechada da válvula 1a ou 1b.
[0046] Com referência à segunda forma de realização, mostrada nas Figuras 4 a 6, como será mais bem descrito a seguir, para evitar gotejamento indesejado do fluido interceptado pela válvula 1b, o pistão 11b é provido por uma primeira parte 22, associada com o elemento móvel 13 do atuador eletromecânico 12 e uma segunda parte 23, projetada para encaixar na membrana tipo disco 10.
[0047] Vantajosamente, a primeira parte 22 e a segunda parte 23 são mutuamente associadas por uma união do tipo de ação de pressão, com segundo meio elástico 24 interposto, consistindo, por exemplo, de uma segunda mola helicoidal pré-carregada, adaptada para remeter a segunda parte 23 para contato com a membrana tipo disco 10, assim fechando a válvula 1b, após uma diminuição da pressão do fluido vindo do duto externo 7, abaixo de um valor pré-estabelecido de, por exemplo, 0,5 bar.
[0048] Além disso, em ambos as formas de realização propostas, um sistema de aeração é provido consistindo, pelo menos de um furo de ventilação, preferivelmente dois nos lados opostos, de pequeno diâmetro, formados radialmente no corpo de válvula 2 e adaptados para colocar a câmara interna entre a vedação dos pistões 11a e 11b e a membrana tipo disco 10 em comunicação com o lado externo, de tal maneira a permitir o escape do ar pressurizado, que o movimento contínuo das duas vedações tende a criar, assim evitando que o ar pressurizado comprometa o movimento linear da membrana tipo disco 10 ou conduzindo ao mau funcionamento das válvulas 1a e 1b.
[0049] No que se refere ao controle do atuador eletromecânico 12, ele é encarregado do meio 16 de manuseio e controle do tipo eletrônico que consiste, por exemplo, de um cartão eletrônico 17, associado com o corpo de válvula 2 e contido dentro da cápsula 5.
[0050] De acordo com a invenção, as válvulas 1a e 1b compreendem o meio 18 de reduzir a seção de passagem de pelo menos um do duto interno 8 e do duto externo 7, que são associados com o corpo de válvula 2 e são adaptados para interagir com a membrana tipo disco 10 no lado oposto do pistão 11 para o isolamento hermético do duto externo 7 do duto interno 8 e vice-versa.
[0051] Vantajosamente, este meio de redução 18 compreende pelo menos uma bucha perfurada 19, que pode ser inserida coaxialmente dentro do duto interno 8 e forma um duto de serviço 20, cujo diâmetro interno é menor do que o diâmetro interno do duto interno 8.
[0052] Naturalmente, para assegurar uma vedação hermética a ar correta das válvulas 1a e 1b, entre os vários elementos que as compõem, há elementos de vedação 21, tais como anéis-O e/ou similares.
[0053] A operação das válvulas de membrana eletromecanicamente acionadas 1a e 1b, particularmente para dutos de ramificação de um fluido de sistemas de controle de espargimento e/ou ervas daninhas e similares, é descrita abaixo.
[0054] Dependendo do tipo de atuador eletromecânico 12 usado, isto é, dependendo de se na configuração inativa o elemento móvel 13 é extraído do corpo do atuador eletromecânico 12 ou acomodado ali, a válvula 1 pode ser do tipo que é normalmente fechado ou normalmente aberto.
[0055] Assim, partindo-se da configuração fechada das válvulas 1a e 1b, em que a membrana tipo disco 10, que é feita de um material semelhante a borracha e elasticamente deformável, é deformada sob a ação do pistão 11a ou 11b para isolar o duto externo 7 do duto interno 8 e vice-versa, a passagem para sua configuração aberta ocorre por meio da ação do atuador eletromecânico 12, que, ao fazer seu elemento móvel 13 retrair, faz o pistão 11a ou 11b realizar um movimento translacional para longe da bucha perfurada 19, assim permitindo que a membrana tipo disco 10 retorne para sua geometria inicial, assim descobrindo a câmara de comunicação 9 da válvula, com uma consequente passagem do fluido do duto externo 7 para o duto interno 8, passando através do duto de serviço 20.
[0056] Com relação à primeira forma de realização somente, dado o uso para o qual a válvula 1a é projetada, a fim de evitar gotejamento indesejado do fluido, é preferível, na ausência de eletricidade, que o elemento móvel 13 seja arranjável em sua posição extraída pelo atuador eletromecânico 12, a fim de comutar a válvula 1a para sua configuração fechada, isto é, remetendo o pistão 11a para contato com a bucha perfurada 19 com a membrana tipo disco 10 interposta entre os dois.
[0057] O sistema anti-gotejamento acabado de ser descrito pode ser implementado se o atuador eletromecânico 12 não for do tipo de motor escalonado. De fato, se um atuador eletromecânico 12 do tipo de motor escalonado for usado, o movimento do elemento móvel 13 do atuador eletromecânico 12 é tornado possível somente acionando-se eletricamente o atuador eletromecânico 12.
[0058] Diferentemente, na segunda forma de realização, apesar do uso de motores escalonados para prover o atuador eletromecânico 12 na válvula 1b, para evitar indesejado gotejamento do fluido, mesmo com a válvula 1b comutada para sua configuração aberta, como mostrado na Figura 6, em seguida a uma diminuição de pressão, a segunda parte 23 do pistão 11b, sob o empuxo do segundo meio elástico 24, supera a pressão exercida pelo fluido e remete a membrana tipo disco 10 para contato contra a bucha perfurada 19, assim fechando a válvula 1b.
[0059] Além disso, em ambas as formas de realização propostas, para assegurar mais o estado de fechamento das válvulas 1a e 1b, o movimento dos pistões 11a e 11b é assistido ou, em uma variação das válvulas 1a e 1b, por exemplo, se um motor de solenóide for usado, pode ser exclusivamente causado pela ação do primeiro meio elástico 15.
[0060] Na prática foi constatado que a válvula de membrana eletromecanicamente acionada, particularmente para dutos de ramificação de um fluido ou sistemas de controle de espargimento e/ou de ervas daninhas e similares, de acordo com a presente invenção, totalmente atinge o propósito e objetivos pelo fato de tornar possível resolver as desvantagens da técnica conhecida reduzindo a área da membrana, sobre a qual a pressão do fluido atua e, portanto, o empuxo requerido do atuador eletromecânico e, consequentemente, a correspondente absorção elétrica, enquanto mantendo um dimensionamento padrão de dutos.
[0061] Outra vantagem da válvula de acordo com a presente invenção consiste no fato de o primeiro meio elástico, com que a válvula é provida, atuar na direção de fechamento do tampão, assim reduzindo mais o esforço requerido. No estado aberto, o empuxo do fluido coopera com a ação do atuador eletromecânico para comprimir o primeiro meio elástico.
[0062] Uma outra vantagem da válvula, de acordo com a presente invenção, consiste no fato de que a geometria da válvula é de modo a formar uma dupla extremidade de deslocamento para o pistão: no fechamento, para determinar o ponto de esmagamento da membrana e evitar seu desgaste e, na abertura, ter controle sobre o ponto de detenção do pistão e atualizar a posição zero dos motores escalonados, por meio dos eletrônicos internos.
[0063] Outra vantagem da válvula, de acordo com a presente invenção, consiste no fato de prover um sistema anti-gota, que entra em operação no momento quando a pressão do fluido, a ser interceptado, cai abaixo de um valor limiar.
[0064] As válvulas de membrana eletromecanicamente acionadas, particularmente para dutos de ramificação de um fluido de sistemas de controle de espargimento e/ou ervas daninhas e similares, assim concebidas, são susceptíveis de numerosas modificações e variações, todas situando-se dentro do escopo das reivindicações anexas.
[0065] Além disso, todos os detalhes podem ser substituídos por outros elementos tecnicamente equivalentes.
[0066] Na prática, os materiais empregados, desde que eles sejam compatíveis com o uso específico e as dimensões e formatos contingentes, podem ser quaisquer uns, de acordo com as exigências e com o estado da técnica.

Claims (5)

1. Válvula de membrana eletromecanicamente acionada (1a, 1b), para ramificar dutos de um fluido de sistemas de espargimento e/ou controle de ervas daninhas, compreendendo um corpo de válvula oco (2) associado com uma parte extrema (3) de um duto de ramificação (4) de um fluido, um pistão (11a, 11b) contido no dito corpo de válvula, o dito pistão (11a, 11b) sendo adaptado para interagir com uma membrana tipo disco (10) para bloquear a dita parte extrema (3) de dito duto de ramificação (4), o dito pistão (11a, 11b) sendo ainda móvel com relação ao dito corpo de válvula (2), entre uma configuração aberta e uma configuração fechada da dita válvula, pelo menos um atuador eletromecânico (12) compreendendo um elemento móvel (13) que é diretamente conectado ao dito pistão (11a, 11b) e é atuável para atuação direta bidirecional do pistão (11a, 11b) para a dita configuração aberta ou para a dita configuração fechada da válvula (1a, 1b), um primeiro meio elástico (15), que é interposto entre o dito pistão (11a, 11b) e uma superfície de contato de repouso (14), que é formada por pelo menos um do dito atuador eletromecânico (12) e do dito corpo de válvula (2), o dito primeiro meio elástico (15) sendo disposto para mover dito pistão (11a, 11b) para a dita configuração fechada da válvula (1a, 1b), um duto de drenagem de fluido interno (8) e um duto de fornecimento de fluido externo (7) compreendidos pelo dito duto de ramificação (4) e que são mutuamente coaxiais, o dito duto de fornecimento de fluido externo (7) tendo seção transversal anular e encerrando o dito duto de drenagem de fluido interno (8) que tem seção transversal circular, o dito duto de drenagem de fluido interno (8) e o dito duto de fornecimento de fluido externo (7) convergindo em uma câmara de comunicação (9), a dita câmara de comunicação (9) tendo uma região superior na qual a dita membrana tipo disco (10) é disposta, a válvula de membrana eletromecanicamente acionada (1a, 1b) sendo caracterizada pelo fato de que compreende ainda um meio de redução (18) que compreende uma bucha perfurada (19) para reduzir uma seção de passagem de pelo menos um do dito duto de drenagem de fluido interno (8) e do dito duto de fornecimento de fluido externo (7), a dita bucha (19) sendo inserida coaxialmente no dito duto de drenagem de fluido interno (8) para formar um duto de serviço (20) tendo uma borda externa disposta para vedação contra a membrana tipo disco (10) na dita configuração fechada da dita válvula, a dita borda externa do dito duto de serviço (20) tendo um diâmetro interno que é menor do que o diâmetro interno do dito duto de drenagem de fluido interno (8), e a dita bucha (19) sendo ainda associada com o dito corpo de válvula (2) e sendo adaptada para interagir com a dita membrana tipo disco (10) no lado oposto com relação ao dito pistão (11a, 11b) para o isolamento hermético do dito duto de fornecimento de fluido externo (7), com relação a dito duto interno (8) na dita configuração fechada da válvula, e vice-versa.
2. Válvula (1b) de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de o dito pistão (11b) ser formado por uma primeira parte (22), que é associada com o dito atuador eletromecânico (12) e uma segunda parte (23), que é adaptada para encaixar em dita membrana tipo disco (10), a dita primeira parte (22) e a dita segunda parte (23) sendo mutuamente associadas por uma união do tipo de pressão, com segundo meio elástico interposto (24), que é adaptado para colocar a dita segunda parte (23) em contato com a dita membrana tipo disco (10), fechando dita válvula (1b) após uma diminuição da pressão do fluido, que se origina do dito duto externo (7), abaixo de um valor pré-estabelecido.
3. Válvula (1a, 1b) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizadapelo fato de compreender pelo menos um furo de ventilação (25), que é formado radialmente no dito corpo de válvula (2) e adaptado para conectar a câmara interna entre a vedação do dito pistão (11a, 11b) e dita membrana tipo disco (10) ao lado externo, a fim de descarregar o ar pressurizado que o movimento contínuo das duas vedações gera.
4. Válvula (1a, 1b) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizadapelo fato do dito atuador eletromecânico (12) ser do tipo com um motor escalonado.
5. Válvula (1a, 1b) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de compreender meio (17) do tipo eletrônico para o manejo e controle de dito atuador eletromecânico (12).
BRPI1104744-5A 2010-07-28 2011-07-27 Válvula de membrana eletromecanicamente acionada BRPI1104744B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITMO2010A000218 2010-07-28
ITMO2010A000218A IT1401177B1 (it) 2010-07-28 2010-07-28 Valvola a membrana ad azionamento elettromeccanico, particolarmente per condotti di derivazione di un fluido di impianti di irrorazione e/o di diserbo e simili

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1104744A2 BRPI1104744A2 (pt) 2012-12-18
BRPI1104744B1 true BRPI1104744B1 (pt) 2021-01-26

Family

ID=43618830

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1104744-5A BRPI1104744B1 (pt) 2010-07-28 2011-07-27 Válvula de membrana eletromecanicamente acionada

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20120025115A1 (pt)
EP (1) EP2413008B1 (pt)
AR (1) AR082457A1 (pt)
BR (1) BRPI1104744B1 (pt)
CA (1) CA2747550C (pt)
DK (1) DK2413008T3 (pt)
ES (1) ES2415871T3 (pt)
IT (1) IT1401177B1 (pt)
PL (1) PL2413008T3 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103329779B (zh) * 2013-06-08 2015-04-08 河海大学 一种节水抗堵地下渗灌装置
JP6084175B2 (ja) * 2014-03-13 2017-02-22 株式会社鷺宮製作所 電磁式制御弁
CN104089071B (zh) * 2014-05-12 2017-01-04 宿州中矿三杰科技有限公司 一种矿用隔爆型电磁阀
JP2020003042A (ja) * 2018-06-29 2020-01-09 株式会社Screenホールディングス 開閉弁およびこの開閉弁を備えた基板処理装置
DE102020101392B4 (de) 2020-01-22 2021-09-16 Amazonen-Werke H. Dreyer SE & Co. KG Düsenanordnung und landwirtschaftliche Feldspritze
US11440786B2 (en) 2021-02-05 2022-09-13 Cana Technology, Inc. Systems and methods for dispensing fluid mixtures
WO2023238096A1 (en) * 2022-06-09 2023-12-14 Uster S.R.L. Microdosing valve
EP4299956A1 (en) * 2022-06-28 2024-01-03 Tecomec S.r.l. Solenoid valve for dispensing a fluid and relative spare parts kit
WO2024041774A1 (en) 2022-08-26 2024-02-29 Arag S.R.L. Optimized flow control/adjustment valve, particularly for assemblies for dispensing an irrigation liquid for machines for sprinkling and/or weed control or the like

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2392741A (en) * 1943-10-21 1946-01-08 Wilbur F Hurlburt Dispensing valve
US3151628A (en) * 1961-05-01 1964-10-06 Marquardt Corp Flow regulator
US3784154A (en) * 1970-10-12 1974-01-08 Controls Co Of America Water valve diaphragm
JPS62113977A (ja) * 1985-11-13 1987-05-25 Aisin Seiki Co Ltd 電磁弁装置
US5131627A (en) * 1990-10-17 1992-07-21 Nupro Company Diaphragm valve
JP2927582B2 (ja) * 1991-08-26 1999-07-28 清原 まさ子 制御器
JP2651782B2 (ja) * 1993-05-21 1997-09-10 京三電機株式会社 燃料タンクとインマニ間に配置される電磁弁
US5772181A (en) * 1995-06-01 1998-06-30 Emerson Electric Co. Pivoting valve assembly
JP3343313B2 (ja) * 1995-06-30 2002-11-11 株式会社フジキン ダイヤフラム弁
US6123320A (en) * 1998-10-09 2000-09-26 Swagelok Co. Sanitary diaphragm valve
JP3664631B2 (ja) * 2000-03-17 2005-06-29 Smc株式会社 電磁弁
US6736370B1 (en) * 2002-12-20 2004-05-18 Applied Materials, Inc. Diaphragm valve with dynamic metal seat and coned disk springs
EP1671055B1 (en) * 2003-10-09 2013-03-20 Brooks Instrument LLC Valve assembly
US7163188B1 (en) * 2004-07-30 2007-01-16 Emerson Electric Co. Solenoid valve for fluid flow
US8430378B2 (en) * 2008-05-30 2013-04-30 South Bend Controls Holdings Llc High flow proportional valve
US20100117626A1 (en) * 2008-11-10 2010-05-13 Governors America Corporation Analog and digital indicating meter

Also Published As

Publication number Publication date
AR082457A1 (es) 2012-12-12
BRPI1104744A2 (pt) 2012-12-18
CA2747550A1 (en) 2012-01-28
CA2747550C (en) 2018-01-02
DK2413008T3 (da) 2013-06-03
EP2413008B1 (en) 2013-03-20
IT1401177B1 (it) 2013-07-12
ITMO20100218A1 (it) 2012-01-29
PL2413008T3 (pl) 2013-08-30
US20120025115A1 (en) 2012-02-02
ES2415871T3 (es) 2013-07-29
EP2413008A1 (en) 2012-02-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1104744B1 (pt) Válvula de membrana eletromecanicamente acionada
US8549984B2 (en) Apparatus to increase a force of an actuator having an override apparatus
US7913971B2 (en) Hydraulic override
BR112014009454A2 (pt) intensificador de volume com declivagem de carga de assento
BRPI0813365B1 (pt) Aparelho de controle de fluido
US2882006A (en) Hydraulically actuated valve
US20190264714A1 (en) Electro-hydraulic valve actuator having modular manifold with configurable redundancy
JP2017507305A (ja) パイロット弁
EP3102825A2 (en) Air operated pump
CN111096219B (zh) 水分配器
BRPI0404404B1 (pt) Modulador e atuador de freio
WO1999041536A1 (en) Valve for use with agricultural sprayers
US10598282B2 (en) Pistons
JPH0238768A (ja) 流体制御弁
US11280428B2 (en) Pneumatic trip valve
BR102014014419A2 (pt) sistema de controle de aspersão de solução aquosa em um leito de cultivo de uma cultura
RU2154734C1 (ru) Газоимпульсный рыхлитель
SU1644819A1 (ru) Устройство дл капельного орошени
KR101595982B1 (ko) 유압식 체크 밸브를 포함하는 마이크로 펌프
US20150224518A1 (en) Apparatus for intermittent liquid dispersal
RU1787379C (ru) Устройство стабилизации дождевального аппарата
JP2006329416A (ja) 自動弁装置
CN110886736A (zh) 液控-手动双控比例阀及其手柄组件、阀芯
PL222783B1 (pl) Zawór hydrauliczny, zwłaszcza do urządzeń naśnieżających
PL224347B1 (pl) Zespol zaworow z elektromagnetycznym sterowaniem posrednim

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/07/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.