BRPI1104357A2 - Aperfeiçoamentos introduzidos em embalagem acondicionadora e transportadora de produtos químicos em geral - Google Patents

Aperfeiçoamentos introduzidos em embalagem acondicionadora e transportadora de produtos químicos em geral Download PDF

Info

Publication number
BRPI1104357A2
BRPI1104357A2 BRPI1104357A BRPI1104357A2 BR PI1104357 A2 BRPI1104357 A2 BR PI1104357A2 BR PI1104357 A BRPI1104357 A BR PI1104357A BR PI1104357 A2 BRPI1104357 A2 BR PI1104357A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
packaging
carrier
rigid
wrapper
improvements introduced
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Miguel Antonio Sinkunas
Original Assignee
Quiminac Ind E Com Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Quiminac Ind E Com Ltda filed Critical Quiminac Ind E Com Ltda
Priority to BRPI1104357 priority Critical patent/BRPI1104357A2/pt
Publication of BRPI1104357A2 publication Critical patent/BRPI1104357A2/pt

Links

Landscapes

  • Packages (AREA)

Abstract

APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM EMBALAGEM ACONDICIONADORA E TRANSPORTADORA DE PRODUTOS QUÍMICOS EM GERAL, mais precisamente trata-se de embalagem (1) acondicionadora e transportadora de produtos químicos (PQ) cujas características construtivas simplificadas facilitam a produção, armazenamento e reciclagem; dita embalagem (1) é composta por duas partes integradas, quais sejam, uma bolsa flexível interna (2) e envoltório rígido (3), sendo que dita bolsa flexível (2) é impermeável confeccionada em plástico provida de abertura (2A) onde é fixado por meio de solda um gargalo (4) provido de rosca (4a) para acoplamento de tampa (5) compondo bocal lacrado (BL); a parede periférica (2b) da referida bolsa (2) recebe envoltório rígido (3) de formato variado e preferivelmente confeccionado em papelão ou outro material adequado; dito envoltório rígido (3) prevê numa das paredes periféricas (3a) alça transportadora (AT), também, confeccionada em material rígido, tal como, papelão.

Description

"APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM EMBALAGEM
ACONDICIONADORA E TRANSPORTADORA DE PRODUTOS QUÍMICOS EM GERAL".
CAMPO DE APLICAÇÃO A presente patente de invenção se refere a
aperfeiçoamentos introduzidos em embalagem acondicionadora e transportadora de produtos químicos em geral, tais como, líquidos, pastosos ou granulados onde, notadamente, dita embalagem é composta por duas partes integrantes, sendo uma parte interna composta por bolsa flexível e uma externa, que conforma o revestimento da bolsa, composta por laminado rígido e de origem sustentável, tal como, o papelão, facilitando a biodegradação e a reciclagem da embalagem pós-consumo. FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
É sabido que, para o transporte de produtos químicos, tais como, medicamentos, produtos cosméticos, misturas de substâncias sob a forma de resíduos, pesticidas, substâncias radioactivas, substâncias ou preparações, substâncias brutas em trânsito e sujeitas a controlo aduaneiro, entre outras, existem procedimentos relativos ao transporte, bem como existem normas e procedimentos relacionados à rotulagem e tipo de embalagem, a fim de assegurar a protecção da saúde pública e do ambiente, bem como, a livre circulação dos produtos.
As embalagens acondicionadoras e transportadoras das referidas substâncias devem apresentar características próprias de segurança, quais sejam: i) impedimento das perdas do conteúdo com excepção dos dispositivos regulamentares de segurança; ii) os materiais de que são constituídos a embalagem e o fecho não devem ser atacados pelo conteúdo nem ser susceptíveis de com ele formar combinações nocivas ou perigosas; iii) as embalagens e os fechos devem ter solidez e resistência. Assim, atualmente, existe no mercado embalagens acondicionadoras e transportadoras de produtos químicos denominadas bombonas plásticas, as quais são compostas por um recipiente rígido confeccionado em polietileno de alta densidade e alto peso molecular, provido de bocal para escoamento total dos produtos onde é acoplada uma tampa roscada.
Apesar das referidas bombonas plásticas promoverem o acondicionamento seguro de produtos químicos para transporte o principal inconveniente das convencionais embalagens está relacionado diretamente ao destino da mesma pós-consumo, pois o processo de reciclagem das referidas embalagens apresenta-se dispendioso, além do polietileno colaborar com a poluição do meio ambiente. ANÁLISE DO ESTADO DA TÉCNICA
Em pesquisa realizada em banco de dados foi encontrado um documento de n^. Pl 9401768-9 que trata de processo de confecção de embalagem de polietileno o emprego de tambores de aço ou de papelão como embalagem prevê que o produto químico a ser acondicionado nos tambores, será primeiramente embalado em um saco, constituído por varias camadas de películas tubulares de polietileno virgem e soldado em uma de suas extremidades.
Outro documento de n^. Pl 0501254-6 trata-se de saco flexível para transporte de produtos químicos confeccionado em matéria plástica flexível para uso residencial, no comércio e na indústria apresenta duas versões construtivas básicas. O emprego do saco flexível proporciona uma identificação imediata do produto contido, quer seja pela cor do saco associado ao tipo específico do produto químico, quer pela aplicação da Iogomarca ou rótulo impresso no corpo frontal e/ou posterior do saco flexível. BREVE DESCRIÇÃO DO INVENTO Assim sendo, após analisar o estado da técnica e visando apresentar uma embalagem com características construtivas sejam simples para a produção e facilite a reciclagem, o requerente desenvolveu aperfeiçoamentos introduzidos em embalagem acondicionadora e transportadora de produtos químicos líquidos ou pastosos.
Mencionada embalagem é composta por duas partes integradas, quais sejam, uma bolsa flexível interna e um envoltório rígido. Dita bolsa flexível é impermeável e confeccionada em plástico, sendo provida de abertura onde é fixado, por meio de solda, um gargalo provido de rosca externa para acoplamento de uma tampa compondo, desta feita, o bocal lacrado.
A parte rígida, por sua vez, compreende uma parede que envolve a periferia da referida bolsa, parede esta na forma de envoltório rígido, preferivelmente confeccionado em papelão ou outro material adequado, o qual pode apresentar diversos formatos e tamanhos para contenção de diversas quantidades de produto.
Opcionalmente dito envoltório pode prever recortes compondo janelas para a visualização do tipo de produto acondicionado, ou seja, líquido, pastoso, granulado, etc., bem como, a visualização do volume acondicionado.
Pode ainda, apresentar recortes para compor
alças ou meios de transporte e manipulação. OBJETIVOS E VANTAGENS
A principal vantagem da inovada embalagem reside no fato da associação da bolsa plástica juntamente com o envoltório de papelão reduzir a quantidade de polímero para a confecção da embalagem acondicionadora de produtos químicos colaborando com o meio ambiente, além de facilitar a reciclagem. Outra vantagem reside no fato do pós-consumo permitir o desmonte e separação de materiais da embalagem sem necessidade de nenhum equipamento, reduzindo o espaço ocupado para armazenamento por meio de amarração e empilhamento. DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou seu funcionamento:
A figura 1 revela uma vista em perspectiva da
embalagem em questão;
A figura 2 representa uma vista lateral;
A figura 3 ilustra uma vista em corte longitudinal da embalagem indicado na figura anterior;
A figura 5 mostra uma vista em perspectiva de variação construtiva da embalagem ilustrando a aplicação da cinta de reforço.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO Com referências aos desenhos, a presente
invenção se refere a "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM EMBALAGEM ACONDICIONADORA E TRANSPORTADORA DE PRODUTOS QUÍMICOS EM GERAL", mais precisamente trata-se de embalagem (1) acondicionadora e transportadora de produtos químicos (PQ), cujas características construtivas simplificadas facilitam a produção, armazenamento e reciclagem.
Segundo a presente invenção, dita embalagem (1) é composta por duas partes integradas, quais sejam, uma bolsa flexível interna (2) e um envoltório rígido externo (3), sendo que dita bolsa flexível (2) é impermeável e preferencialmente confeccionada em plástico; a bolsa é provida de abertura (2A) onde é fixado, por meio de solda, um gargalo (4) provido de rosca (4a) para acoplamento de tampa (5), os quais passam a compor o bocal lacrável (BL). A parede periférica (2b) da referida bolsa (2) é revestida por envoltório rígido (3), preferivelmente confeccionado em papelão ou outro material adequado e pode apresentar formatos variados.
Dito envoltório rígido (3) prevê, numa das paredes periféricas (3a), uma alça transportadora (AT), também, confeccionada em material rígido, tal como, papelão.
Numa versão construtiva preferencial, dito envoltório rígido (3) apresenta formato retangular alongado compondo base plana (3b) de onde se desenvolvem paredes periféricas (3c) até atingirem a parede superior (3d); ditas paredes (3c) são passíveis de apresentarem recortes (3e) de formatos diversos, tais como, oblongo, circular, etc. compondo janelas de visualização (JV) do produto acondicionado.
Numa opção construtiva dita bolsa flexível (2) pode ser confeccionada em plástico biodegradável.
Numa variação construtiva o envoltório (3') pode prever, nas paredes periféricas (3a), cintas de reforço (CR) para embalagens (1) de alto volume.
É certo que quando o presente invento for colocado em pratica, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada teve a finalidade de não limitação.

Claims (6)

1. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM EMBALAGEM ACONDICIONADORA E TRANSPORTADORA DE PRODUTOS QUÍMICOS EM GERAL", mais precisamente trata-se de embalagem (1) acondicionadora e transportadora de produtos químicos (PQ) cujas características construtivas simplificadas facilitam a produção, armazenamento e reciclagem; caracterizado pelo fato da embalagem (1) ser composta por duas partes integradas, quais sejam, uma bolsa flexível interna (2) e envoltório rígido externo (3), onde dita bolsa flexível (2) é impermeável e confeccionada em plástico; é provida de abertura (2A) onde é fixado, por meio de solda, um gargalo (4) provido de rosca (4a) para acoplamento de tampa (5) compondo bocal lacrável (BL); a parede periférica (2b) da referida bolsa (2) é revestida por envoltório rígido (3), preferivelmente confeccionado em papelão ou outro material adequado e pode ser confeccionada em formatos variados; dito envoltório rígido (3) prevê, numa das paredes periféricas (3a), pelo menos uma alça transportadora (AT).
2. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM EMBALAGEM ACONDICIONADORA E TRANSPORTADORA DE PRODUTOS QUÍMICOS EM GERAL", de acordo com a reivindicação 1 e numa versão construtiva preferencial, caracterizado pelo fato do envoltório rígido (3) apresentar formato retangular alongado compondo base plana (3b) de onde se desenvolvem paredes periféricas (3c) até atingirem a parede superior (3d); ditas paredes (3b) são passíveis de apresentarem recortes (3e) de formatos diversos, tais como, oblongo, circular, etc. compondo janelas de visualização (JV) do produto acondicionado.
3. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM EMBALAGEM ACONDICIONADORA E TRANSPORTADORA DE PRODUTOS QUÍMICOS EM GERAL", de acordo com a reivindicação 1 e numa opção construtiva preferencial, caracterizado pelo fato da bolsa flexível (2) ser confeccionada em plástico biodegradável.
4. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM EMBALAGEM ACONDICIONADORA E TRANSPORTADORA DE PRODUTOS QUÍMICOS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 1, 2 e numa variação construtiva, caracterizado pelo fato do envoltório (3') prever nas paredes periféricas (3a) cintas de reforço (CR).
5. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM EMBALAGEM ACONDICIONADORA E TRANSPORTADORA DE PRODUTOS QUÍMICOS EM GERAL", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela alça (AT) ser integrada ao envoltório (3), sendo confeccionada no mesmo em material rígido, preferencialmente papelão.
6. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM EMBALAGEM ACONDICIONADORA E TRANSPORTADORA DE PRODUTOS QUÍMICOS EM GERAL", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela alça (AT) ser uma peça avulsa, devidamente fixada ao envoltório (3), sendo confeccionada em material rígido, preferencialmente plástico.
BRPI1104357 2011-11-01 2011-11-01 Aperfeiçoamentos introduzidos em embalagem acondicionadora e transportadora de produtos químicos em geral BRPI1104357A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1104357 BRPI1104357A2 (pt) 2011-11-01 2011-11-01 Aperfeiçoamentos introduzidos em embalagem acondicionadora e transportadora de produtos químicos em geral

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1104357 BRPI1104357A2 (pt) 2011-11-01 2011-11-01 Aperfeiçoamentos introduzidos em embalagem acondicionadora e transportadora de produtos químicos em geral

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1104357A2 true BRPI1104357A2 (pt) 2013-10-15

Family

ID=49320944

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1104357 BRPI1104357A2 (pt) 2011-11-01 2011-11-01 Aperfeiçoamentos introduzidos em embalagem acondicionadora e transportadora de produtos químicos em geral

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1104357A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0929457B1 (en) A packaging container
KR101625270B1 (ko) 재충전 백
Nasa A review on pharmaceutical packaging material
BRPI1104357A2 (pt) Aperfeiçoamentos introduzidos em embalagem acondicionadora e transportadora de produtos químicos em geral
EP3342724B1 (en) Paper inner container for holding liquid refill contents
US20170203883A1 (en) Squeezable bottle for aseptic filling with viscous food
US10934073B2 (en) Gusset bag and bag-in-box
GB2481627A (en) Refillable packaging container with spray head
JP2010189010A (ja) パウチ
ES2825499T3 (es) Proceso para fabricar un producto de bienes de consumo
US20180037371A1 (en) Opposing Sided Divider Zip Seal Channel With Sleeve
WO2021117055A1 (en) A flexible stick pouch with reclosable front spout
KR100811790B1 (ko) 3중구조의 우편용 포장상자
Baban et al. Advance techniques in packaging of pharmaceutical
WO2024080959A1 (en) Locked packaging with at least two locking mechanisms
JPH08318971A (ja) 液状物質用の包装容器
KR0115947Y1 (ko) 스텐드형 종이포장대
BR202014017388U2 (pt) saco com duplo material, sendo o externo de papel multifolhado válvulado com dispositivo que permite sua separação do saco interno de plástico com válvula lacrável termicamente
JP2022091228A (ja) パウチ
BRPI1001738A2 (pt) embalagem alternativa para marcador de linha agrìcola e o uso da referida embalagem como dose única
JP6171524B2 (ja) 包装箱
JP2015107816A (ja) スタンディングパウチ
KR19990023776A (ko) 기밀성 및 내약품성이 뛰어난 수송용 포장 용기
GB2230445A (en) Package releasing its contents on contact with water
AU2013100139B4 (en) Baby food pouch with spout and zip lock

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2435 DE 05-09-2017 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.