BRPI1103063A2 - sistema de supressão de incêndio, e, método para usar com um sistema de supressão de incêndio - Google Patents

sistema de supressão de incêndio, e, método para usar com um sistema de supressão de incêndio Download PDF

Info

Publication number
BRPI1103063A2
BRPI1103063A2 BRPI1103063-1A BRPI1103063A BRPI1103063A2 BR PI1103063 A2 BRPI1103063 A2 BR PI1103063A2 BR PI1103063 A BRPI1103063 A BR PI1103063A BR PI1103063 A2 BRPI1103063 A2 BR PI1103063A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
volume
fire suppression
confined space
sealing member
suppression system
Prior art date
Application number
BRPI1103063-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Dharmendr Len Seebaluck
Terry Simpson
Robert Glaser
Original Assignee
Kidde Tech Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=44672191&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1103063(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Kidde Tech Inc filed Critical Kidde Tech Inc
Publication of BRPI1103063A2 publication Critical patent/BRPI1103063A2/pt
Publication of BRPI1103063B1 publication Critical patent/BRPI1103063B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A62LIFE-SAVING; FIRE-FIGHTING
    • A62CFIRE-FIGHTING
    • A62C2/00Fire prevention or containment
    • A62C2/04Removing or cutting-off the supply of inflammable material
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A62LIFE-SAVING; FIRE-FIGHTING
    • A62CFIRE-FIGHTING
    • A62C2/00Fire prevention or containment
    • A62C2/06Physical fire-barriers
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A62LIFE-SAVING; FIRE-FIGHTING
    • A62CFIRE-FIGHTING
    • A62C3/00Fire prevention, containment or extinguishing specially adapted for particular objects or places
    • A62C3/07Fire prevention, containment or extinguishing specially adapted for particular objects or places in vehicles, e.g. in road vehicles
    • A62C3/08Fire prevention, containment or extinguishing specially adapted for particular objects or places in vehicles, e.g. in road vehicles in aircraft
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A62LIFE-SAVING; FIRE-FIGHTING
    • A62CFIRE-FIGHTING
    • A62C35/00Permanently-installed equipment
    • A62C35/58Pipe-line systems
    • A62C35/68Details, e.g. of pipes or valve systems
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A62LIFE-SAVING; FIRE-FIGHTING
    • A62CFIRE-FIGHTING
    • A62C99/00Subject matter not provided for in other groups of this subclass
    • A62C99/0009Methods of extinguishing or preventing the spread of fire by cooling down or suffocating the flames
    • A62C99/0018Methods of extinguishing or preventing the spread of fire by cooling down or suffocating the flames using gases or vapours that do not support combustion, e.g. steam, carbon dioxide

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Emergency Management (AREA)
  • Fire-Extinguishing By Fire Departments, And Fire-Extinguishing Equipment And Control Thereof (AREA)
  • Special Wing (AREA)
  • Gasket Seals (AREA)
  • Sealing Using Fluids, Sealing Without Contact, And Removal Of Oil (AREA)

Abstract

SISTEMA DE SUPRESSãO DE INCêNDIO, E, MéTODO PARA USAR COM UM SISTEMA DE SUPRESSãO DE INCêNDIO. Um sistema de supressão de incêndio que inclui um sistema de redução de volume que tem um membro de vedação. O membro de vedação é seletivamente estendido entre uma primeira posição e uma segunda posição para vedar uma abertura em um espaço confinado.

Description

"SISTEMA DE SUPRESSÃO DE INCÊNDIO, E, MÉTODO PARA USAR COM UM SISTEMA DE SUPRESSÃO DE INCÊNDIO" FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Essa descoberta se refere a um sistema de supressão de incêndio, e mais particularmente a um sistema de supressão de incêndio que tem um sistema de redução de volume.
Os sistemas de supressão de incêndio são usados geralmente em aeronaves, edifícios ou outras estruturas que têm espaços confinados. Alguns sistemas de supressão de incêndio utilizam supressores de incêndio halogenados, tais como o halons. Entretanto, considera-se que os halogênios exercem uma atividade na destruição da camada de ozônio da atmosfera.
Os sistemas de supressão de incêndio que têm sido propostos utilizam sistemas geradores de gás inerte a bordo (OBIGGS), em combinação com gás inerte armazenado os quais utilizam mais agentes supressores de incêndio que não agridem o meio ambiente. As limitações de espaço e peso limitaram a capacidade de incorporar gás inerte a bordo gerando sistemas de supressores de incêndio de uma forma rentável, particularmente nas aplicações voltadas a aviação. Por exemplo, muitas aeronaves incluem porões de carga que têm pisos abertos ou fendas que efetivamente tornam o fundo interior da aeronave parte do porão de carga. Portanto, o volume do agente exigido para a supressão de incêndio é aumentado em algumas vezes por mais até do que 20%. Além disso, a quantidade de vazamento de fluxo de ar que ocorre dentro do porão de carga aumenta adicionalmente a quantidade de agente exigido para extinguir um incêndio.
SUMÁRIO
Um sistema de supressão de incêndio inclui um sistema de redução de volume que tem um membro de vedação. O membro de vedação é seletivamente destacável entre uma primeira posição e uma segunda posição para fazer a vedação de uma abertura em um espaço confinado. Em outra modalidade de exemplo, um sistema de supressão de incêndio inclui uma fonte de gás inerte a alta pressão, uma fonte de gás inerte a baixa pressão, uma rede de distribuição e um sistema de redução de volume. A fonte de gás inerte de baixa pressão é configurada para prover uma primeira saída de gás inerte enquanto que a fonte de gás inerte de baixa pressão está configurada para prover uma segunda saída de gás inerte. A rede de distribuição conecta a fonte de gás inerte de alta pressão e a fonte de gás inerte de baixa pressão para distribuir a primeira saída de gás inerte e a segunda saída de gás inerte através de um espaço confinado. O sistema de redução de volume está posicionado dentro do espaço confinado e inclui um membro de vedação. O membro de vedação é seletivamente móvel entre uma primeira posição e uma segunda posição para isolar um primeiro volume do espaço confinado do segundo volume de espaço confinado e reduzir uma quantia da primeira saída de gás inerte e da segunda saída de gás inerte que é exigida para responder a uma ameaça de incêndio dentro do espaço confinado.
Um método para ser usado com um sistema de supressão de incêndio que responde a uma ameaça de incêndio dentro de um espaço confinado inclui o isolamento de um primeiro volume do espaço confinado do segundo volume do espaço confinado, e bloqueio um vazamento de fluxo de ar dentro do espaço confinado.
As várias características e vantagens da descoberta se tornarão claras para aquelas pessoas especializadas na técnica a partir da seguinte descrição detalhada. Os desenhos que acompanham a descrição detalhada podem ser brevemente descritos como a seguir. Breve Descrição dos Desenhos.
Figura 1 ilustra um exemplo de sistema de supressão de incêndio.
Figura 2 ilustra um exemplo de sistema de redução de volume para ser usado com um sistema de supressão de incêndio.
Figura 3 ilustra outro exemplo de sistema de redução de volume para usar com um sistema de supressão de incêndio.
Figura 4 ilustra outro exemplo de sistema de redução de volume para usar com um sistema de supressão de incêndio.
Figura 5 ilustra ainda outro sistema de redução de volume para usar com um sistema de supressão de incêndio.
Figura 6 ilustra um exemplo de sistema de redução de vazamento para usar em um sistema de supressão de incêndio.
Figura 7 ilustra outro exemplo de sistema de redução de vazamento para usar com um sistema de supressão de incêndio.
Descrição Detalhada
A Figura 1 ilustra porções selecionadas de um exemplo de sistema de supressão de incêndio 10 que pode ser usado para controlar uma ameaça de incêndio. O sistema de supressão de incêndio 10 pode ser utilizado com uma aeronave 12 (mostrado esquematicamente); onde, deve ser entendido que os sistemas de supressão de incêndio 10 podem, alternativamente, ser usados em outros tipos de estruturas.
Nesse exemplo, o sistema de supressão de incêndio 10 é implementado dentro da aeronave 12 para controlar quaisquer ameaças de incêndio que possam ocorrer em espaços confinados 14a e 14b. Por exemplo, os espaços confinados 14 a e 14b podem ser porões de carga, porões eletrônicos, poços de rodas, ou ainda, outros espaços confinados para onde a supressão de incêndio for desejada. O sistema de supressão de incêndio 10 inclui uma fonte de gás inerte de alta pressão 16 para prover uma primeira saída de gás inerte 18, e uma fonte de gás inerte de baixa pressão 20 para prover uma segunda saída de gás inerte 22. Por exemplo, a saída de gás inerte de alta pressão 16 provê a primeira saída de gás inerte 18 em um fluxo de massa mais alto do que o da segunda saída de gás inerte 22 a partir da fonte de gás inerte de baixa pressão 20.
A fonte de gás inerte de alta pressão 16 e a fonte de gás inerte de baixa pressão 20 são conectadas a uma rede de distribuição 24 que distribui a primeira e a segunda saídas de gás inerte 18, 22. Nesse caso, a primeira e a segunda saída de gás inerte 18, 22 podem ser distribuídas para o espaço confinado 14 a, espaço confinado 14b, ou a ambos, dependendo de onde a ameaça de incêndio tiver sido detectada. Como pode ser observado, a aeronave 12 pode incluir espaços confinados adicionais que também se conectam dentro da rede de distribuição da aeronave 24 tal que a primeira e a segunda saída de gás inerte 18 e 22 podem ser distribuídas para qualquer ou para todos os espaços confinados.
O sistema de supressão de incêndio 10 inclui também um controlador 26 que está operacionalmente conectado pelo menos com a rede de distribuição 24 para controlar como as respectivas primeira e segunda saídas de gás inerte 18 e 22, são distribuídas pela rede de distribuição 24. O controlador 26 pode incluir hardware, software ou ambos. Por exemplo, o controlador 26 pode controlar se a primeira saída de gás inerte 18 e a segunda saída de gás inerte 22 estão distribuídas para os espaços confinados 14 a e 14b e a qual a massa e taxa de fluxo de massa da primeira saída de gás inerte 18 e/ou da segunda saída de gás inerte 22 são distribuídas.
O controlador 26 do sistema de supressão de incêndio 10 pode estar em comunicação com outros controladores de bordo ou sistemas de alarme 27, tal como um controlador principal ou múltiplos controladores distribuídos pela aeronave 12, e um controlador (não mostrado) da fonte de gás inerte de baixa pressão 20. Por exemplo, os outros controladores ou sistemas de alarme 27 podem estar em comunicação com outros sistemas da aeronave 12, incluindo um sistema de detecção de ameaça de incêndio para detectar um incêndio dentro dos espaços confinados 14 a, 14b, e emitindo um sinal de ameaça de incêndio em resposta a uma ameaça de incêndio detectada. Em outro exemplo, os sistemas de alarme 27 incluem seus próprios sensores para detectar uma ameaça de incêndio dentro dos espaços confinados 14 a e 14b da aeronave 12.
Como um exemplo, o controlador 26 pode causar inicialmente a liberação da primeira saída de gás inerte 18 dentro do espaço confinado 14 a, em resposta a um sinal de ameaça de incêndio a partir dos sistemas de alarme 27 para reduzir uma concentração de oxigênio dentro do espaço confinado 14 a abaixo de um limite predeterminado. O controlador 26 pode causar a liberação da segunda saída de gás inerte 22 para o espaço confinado 14 a para facilitar a manutenção da concentração de oxigênio abaixo do limite predeterminado. Em um exemplo, o limite predeterminado pode ser menos do que 13% do nível de concentração de oxigênio, tal como, por exemplo, 12% de concentração de oxigênio dentro do espaço confinado 14 a. O limite pode também ser representado como uma faixa, tal como 11,5% a 12%. Uma premissa de estabelecer o limite abaixo de 12% é que a ignição das substancias de aerossol, as quais podem ser encontradas na bagagem dos passageiros no porão de bagagem, é limitada (em alguns casos é evitada) abaixo de uma concentração de oxigênio de 12%. Como um exemplo, o limite pode ser estabelecido baseado na descarga fria (i.e., sem incêndio) da primeira e da segunda saídas de gás inerte 18, 20 em um depósito de carga vazio com a aeronave 12 pousada e em uma pressão de ar a nível do mar.
Nesse exemplo, a fonte de gás inerte de alta pressão 16 é uma fonte de gás inerte pressurizada. A fonte de gás inerte de alta pressão 16 pode incluir uma pluralidade de tanques de armazenamento 28 a- 28 d. Os tanques de armazenamento podem ser feitos de materiais de peso leve para reduzir o peso da aeronave 12. Embora sejam mostrados quatro tanques de armazenamento, deve ser entendido que tanques de armazenamento adicionais ou menos tanques de armazenamento podem ser usados em outras implementações. O número de tanques de armazenamento 28 a- 28 d vai depender do tamanho do espaço confinado 14 a, do espaço confinado 14b (ou de outros espaços confinados), das taxas de vazamento dos espaços confinados, de tempos de ETOPS (Extended-range Twin engine Operational performance Standards) e de outros fatores. Cada um dos tanques de armazenamento 28 a-28d mantém gás inerte pressurizado, tal como nitrogênio, hélio, argônio, ou uma mistura dos mesmos. O gás inerte pode incluir também vestígios de outros gases tais como dióxido de carbono.
A fonte de gás inerte de baixa pressão 20 pode ser um sistema gerador de gás inerte conhecido a bordo (por exemplo, "OBIGGS") para prover um fluxo de gás inerte, tal como ar enriquecido com nitrogênio, para a aeronave 12. O ar enriquecido de nitrogênio inclui uma concentração mais alta de nitrogênio do que o ar do meio ambiente. Em geral, a fonte de gás inerte de baixa pressão 20 recebe ar de entrada, tal como ar comprimido de um estágio do compressor de um motor de turbina a gás da aeronave 12 ou ar de um dos espaços confinados 14 a, 14b, que é comprimido por um compressor auxiliar e que separa o nitrogênio do oxigênio no ar de entrada para prover uma saída que seja enriquecida de nitrogênio se comparada com o ar de entrada 22. A saída de ar enriquecido com nitrogênio pode ser usada como a segunda saída de gás inerte 22. A fonte de gás inerte de baixa pressão 20 pode utilizar também ar de entrada a partir de uma segunda fonte, tal como ar de deposito lateral, ar de compressor secundário do porão de carga, etc., que podem ser usados para aumentar a capacidade na demanda. Como um exemplo, a fonte de gás inerte de baixa pressão 20 pode ser semelhante ao sistema descrito na Patente Americana n. 7 273 507 ou Patente Americana N. 7 509 968, mas não são especificamente limitadas a isso.
O exemplo de sistema de supressão de incêndio 10 inclui adicionalmente um sistema de redução de volume 30 posicionado dentro de um ou mais dos espaços confinados 14 a e 14b. O sistema de redução de volume 30 geralmente isola um primeiro volume 32 dos espaços confinados 14 a e 14b para redução do vazamento de fluxo de ar dos espaços confinados 14 a e 14b. Como pode ser observado, o sistema de supressão de incêndio 10 pode incluir apenas o sistema de redução de volume 30 apenas o sistema de redução de vazamento 36, ou ambos os sistemas.
A Figura 2 ilustra um exemplo de um sistema de redução de volume 30 posicionado dentro de um espaço f4echado 114. Nessa descoberta, numerais de referencia semelhantes indicam elementos semelhantes, quando apropriados e numerais de referencia com a adição de 100 indicam elementos modificados. Os elementos modificados podem incorporar as mesmas características e benefícios dos elementos originais correspondentes e vice versa. O sistema de supressão de incêndio 10 incluindo o sistema de redução de volume 30 é desenvolvido em um espaço confinado 114 de uma aeronave 12, mas alternativamente, pode ser implementado em outros tipos de estruturas.
Nesse exemplo, o espaço confinado 114 é um porão de carga de uma aeronave. O espaço confinado 114 inclui um piso que separa o espaço confinado 114 entre um primeiro volume 132 (por exemplo, um volume do porão de carga) e um segundo volume 134 (por exemplo, um volume de fundo interior). O piso 38 inclui uma pluralidade de estruturas de vigas dispostas horizontalmente 46 que se estendem através do espaço confinado 114. Em algumas aeronaves, o piso 38 não é vedado e permite comunicação da atmosfera do porão de carga com a atmosfera de fundo interior. Nesse exemplo, o piso 38 inclui um piso com fendas que tem uma pluralidade de aberturas 42 que permitem comunicação da atmosfera do porão de carga com a atmosfera de fundo interior.
O sistema de redução de volume 30 é posicionado dentro do espaço confinado 114 para isolar o primeiro volume 132 do segundo volume 134 durante a ameaça de incêndio para limitar o volume do porão de carga e minimizar a quantidade de gás inerte exigida a partir de ambas as fontes de gás inerte 16, 20 para responder a uma ameaça de fogo. Nesse exemplo, o sistema de redução de volume 30 inclui membros de vedação 40 que são destacáveis para vedar as aberturas 42 do piso 38. Como pode ser apreciado, o piso 38 pode incluir uma pluralidade de aberturas de piso 42, e pelo menos um membro de vedação 40 poderia ser posicionado em relação a cada abertura 42 para vedar a abertura 42 durante uma ameaça de incêndio.
Nesse exemplo, os membros de vedação 40 incluem tubos infláveis ou airbags. Em resposta à detecção de uma ameaça de fogo, os membros de vedação 40 são retirados de uma primeira posição deflacionada X (mostrada nas linhas insinuadas) para uma segunda posição deflacionada X' para vedar o fechar substancialmente as aberturas 42 do piso 38. Os membros de vedação 40 são inflados através de uma fonte de gás 44. Em um exemplo, a fonte de gás 44 é provida pela fonte de gás inerte Digitea equação aqui.de alta pressão 16 da Figura 1. Em outro exemplo, a fonte de gás 44 do sistema de redução de volume 30 inclui uma garrafa de gás armazenada, gás gerador. Ou aspirador de ar de gás gerador que podem ser usados para inflar os membros de vedaçao40 e responder a uma ameaça de fogo.
O sistema de redução de volume 30 se comunica com o controlador 26 para responder a um sinal de ameaça de incêndio comunicado pelos sistemas de alerta 27. Uma vez que o sinal de alerta é recebido, o controlador 26 comanda o sistema de redução de volume 30 para descartar os membros de vedação 40, tal como inflando os tubos para vedar as aberturas 42 do piso 38.
O membro de vedação 40 inclui um material resistente ao fogo. Um exemplo de material resistente ao fogo é NOMEX™, um produto DuPont. Como pode ser observado, os membros de vedação poderiam incluir qualquer material resistente a fogo.
Os membros de vedação 40 do sistema de redução de volume 30 são posicionados em relação ao piso 38 do espaço confinadoll4. Nesse exemplo, os membros de vedação 40 são fixados a um lado de baixo 37 do piso 38. Os membros de vedação 40 se estendem longitudinalmente (na página) entre cada estrutura de viga 46 do piso 38. Os membros de vedação 40 são presos em relação ao piso 38 com um membro de retenção 48. O membro de retenção 48 pode incluir uma tira, banda , rede, adesivo, grampo ou qualquer outra retenção adequada que evite o deslocamento dos membros de retenção 40 para baixo, para dentro do segundo volume 134 (i. e., o fundo interior).
A Figura 3 ilustra outro exemplo de sistema de redução de volume 230 posicionado dentro de um espaço confinado 214. O espaço confinado 214 inclui um piso 238 que tem uma pluralidade de aberturas 242. Nesse exemplo, o piso 238 é um piso com grade.
O sistema de redução de volume 230 inclui uma pluralidade de membros de vedação 240. Nesse exemplo, os membros de vedação 240 são bolsas ou esteiras infláveis que são feitas de material resistente ao fogo e que são destacáveis para vedar ou para fechar substancialmente as aberturas 242, e, portanto, isolar um primeiro volume 232 de um segundo volume 234 para reduzir a quantidade de agente exigida para responder a uma ameaça de incêndio dentro do espaço confinado 214. Um membro de retenção 48 prende os membros de vedaçao240 em relação ao piso 238.
O sistema de retenção de volume 230 se comunica com o controlador 26 para responder a um sinal de ameaça de fogo comunicado a partir de um sistema de alarme 27. Uma vez que o sinal de alerta é recebido, o controlador 26 comanda o sistema de redução de volume 230 para descartar os membros de vedação 240, tal como inflando os tubos com a fonte de gás 44, para vedar as aberturas 242 do piso 238.
A Figura 4 ilustra outro exemplo de um sistema de redução de volume 330 posicionado em um espaço confinado 314. Nesse exemplo, o espaço confinado 314 inclui um piso 338 que tem uma estrutura de piso gradeado e que inclui uma pluralidade de aberturas 342. Um membro de vedação 340 é destacável para vedar as aberturas 342 e isolar um primeiro volume 332 de um segundo volume 334 do espaço confinado 314.
Nesse exemplo, o membro de vedação 340 inclui uma unidade de tela de rolete 350. A unidade de tela de rolete 350 inclui um alojamento para armazenagem de tala 352, um motor atuador 354 um dispositivo de tração 355 e uma tela de rolete 358 feita de um material resistente a fogo. Em resposta à ameaça de fogo, a tela de rolete dobrada 358 é desdobrada a partir do alojamento de armazenamento 352 (primeira posição X) e é desenrolada através do dispositivo de tração 355 ao longo da faixa de guia lacrada pelo motor atuador 354 (segunda posição X') para vedar as aberturas 342 do piso 338 e reduzir a quantidade de agente exigida para responder à ameaça de incêndio dentro do espaço confinado 314. O dispositivo de tração 355 pode incluir um cabo, atuadores de pistão, acionadores de engrenagem, ou outros dispositivos de tração adequados. Nesse exemplo, a unidade de tela de rolete 350 é montada no lado de baixo 337 do piso 338 de uma maneira conhecida.
O sistema de redução de volume 330 se comunica com o controlador 26 para responder a um sinal de ameaça de incêndio comunicado pelos sistemas de alerta 27. Uma vez que o sinal de alerta é recebido, o controlador 26 comanda o sistema de redução de volume 330 para estender o membro de vedação 340, tal como desenrolando a tela de rolete 358 via o motor atuador 354 para vedar as aberturas 342 do piso 338. O sistema de redução de volume 330 coopera com o controlador 26 para vedar o primeiro volume 332 em relação ao segundo volume 334, minimizando assim a quantidade de gás inerte exigida para responder ao sinal de ameaça de incêndio.
A Figura 5 A ilustra outro exemplo de um sistema de redução de volume 430 posicionado em um espaço confinado 414. Nesse exemplo, o espaço confinado 414 inclui um piso 438 que tem uma pluralidade de aberturas 442. Nesse exemplo, o piso 438 inclui uma estrutura de piso com fendas. O exemplo do sistema de redução de volume 430 inclui uma pluralidade de membro s de vedação 440 que são estendíveis para vedar as aberturas do piso 442 para isolar um primeiro volume 432 de um segundo volume 434 do espaço confinado 414.
Nesse exemplo, os membros de vedação 440 incluem a unidade de um painel de porta de correr 460. Nesse exemplo, a unidade do painel de porta de correr 460, é montada em um lado de baixo 437 do piso 438 de uma maneira já conhecida. A unidade do painel da porta de correr 460 inclui um painel de porta deslizante 462, uma faixa guia vedada464, um dispositivo de tração 466 e um motor atuador de cabo 468. Em resposta à uma ameaça de fogo no espaço confinado 414, o motor atuador 464 começa a tracionar o dispositivo de tração 466. O dispositivo de tração 466 pode incluir um cabo, atuadores de pistão, acionadores de engrenagem, ou outros dispositivos de tração adequados. O dispositivo de tração 466 é conectado ao painel de porta deslizante 462, o qual traciona o painel de porta deslizante 462 entre uma primeira posição retraída X (mostrada em linhas sombreadas) e uma segunda posição dobrada X' ao longo da faixa de guia vedada464. Na posição desdobrada, o painel da porta de vedação 462 veda as aberturas 442 do piso 438 para isolar substancialmente o primeiro volume 432 do segundo volume 434 do espaço confinado 414.
O sistema de redução de volume 430 se comunica com o controlador 26 para responder a um sinal de ameaça de incêndio comunicado pelos sistemas de alerta 27. Uma vez que o sinal de alerta é recebido, o controlador 26 comanda o sistema de redução de volume 430 para estender o membro de vedação 440, tal como fechando os painéis de porta deslizante 462, para vedar as aberturas 442 do piso 438.
A Figura 6 ilustra um exemplo de sistema de redução de vazamento 536 para reduzir vazamento de fluxo de ar no espaço confinado 514. O sistema de redução de vazamento 536 pode ser usado separadamente ou em combinação com qualquer um dos sistemas de redução de volume 30, 230, 330, ou 430. O espaço confinado 514 inclui uma face 570. A face 570 é um compartimento externo ao compartimento de carregamento de aeronave 12, mas interno na carcaça da aeronave 12. Uma válvula de saída 572 limita a pressão diferencial entre o interior da aeronave e o ambiente exterior e, portanto, impacta a pressão diferencial entre o porão de carga/volumes de fundo interior e o volume da face.
O fluxo de ar de um primeiro volume 532 (o porão de carga) e o segundo volume 534 (o fundo interior) do espaço confinado 514 pode escapar do espaço confinado 514 para dentro da face 570. Vazamento de fluxo de ar pode aumentar a quantidade exigida de agente para manter a concentração de oxigênio do espaço confinado 514 abaixo de um limite determinado. Adequadamente, o primeiro sistema de supressão de incêndio 10 pode incluir o sistema de redução de vazamento 536 tendo um membro de vedação 574 que é estendido para bloquear e/ou reduzir o vazamento de fluxo de ar dentro do espaço confinado 514.
O membro de vedação 574 pode incluir um tubo inflável, airbags, esteira ou outro membro de vedação resistente ao fogo que seja inflável para reduzir a quantidade de vazamento de fluxo de ar entre o porão de carga 532, o fundo interior 534 e face 570 do espaço confinado 514. Em um exemplo, os membros de vedação 574 são posicionados entre porções de estruturas de vigas 546 do piso 538 do espaço confinado 514 que são adjacentes a face 570. Em outro exemplo, os membros de vedação 574 são montados dentro da face (ver figura 7). Como pode ser notado, pelo menos um membro de vedação 574 pode ser posicionado em qualquer área conhecida de vazamento de fluxo de ar dentro do espaço confinado 514.
Os membros de vedação 574 são estendíveis entre a primeira posição X (mostrado em linhas sombreadas) e uma segunda posição X' para vedar substancialmente a face 570 em relação ao primeiro volume 532 e/ou ao segundo volume 534 do espaço confinado 514. Como pode ser observado, o sistema de redução de vazamento 536 pode empregar uma pluralidade de membros de vedação 574 para concretizar a redução em vazamentos de fluxo de ar.
Os membros de vedação 547 são inflados via uma fonte de gás 544. A fonte de gás 544 pode ser provida por uma fonte de gás inerte de alta pressão 16 da Figura 1, uma garrafa de gás armazenada, gerador de gás, aspirador de ar gerador de gás ou ainda outra fonte de gás adequada.
Um membro de retenção 548 mantém um posicionamento desejado dos membros de vedação 574 do sistema de redução de vazamento 536. O membro de retenção 548 inclui tiras, bandas, redes, adesivos, grampos ou qualquer outro membro de retenção adequado.
O sistema de redução de vazamento 536 se comunica com o controlador 26 para responder a um sinal de ameaça de incêndio comunicado pelos sistemas de alerta 27. Uma vez que o sinal de alerta é recebido, o controlador 26 comanda o sistema de redução de vazamento 536 para estender os membros de vedação 574, tal como inflando os tubos com a fonte de gás, para vedar a face 570.
A descrição acima deve ser interpretada como ilustrativa e não em qualquer forma de limitação. Uma pessoa com um conhecimento comum da técnica entende que algumas modificações podem ser feitas dentro do escopo da invenção. Por essas razões as reivindicações a seguir devem ser estudadas para determinar o verdadeiro escopo e conteúdo dessa invenção.

Claims (20)

1. Sistema de supressão de incêndio caracterizado pelo fato de que compreende: um sistema de redução de volume que inclui um membro de vedação, em que dito membro de vedação é seletivamente estendido entre uma primeira posição e uma segunda posição para vedar uma abertura em um espaço confinado.
2. Sistema de supressão de incêndio de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o membro de vedação inclui um tubo inflável.
3. Sistema de supressão de incêndio de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito membro de vedação inclui uma esteira inflável.
4. Sistema de supressão de incêndio de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito membro de vedação inclui uma unidade de tela de rolete.
5. Sistema de supressão de incêndio de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito membro de vedação inclui uma unidade de painel de porta deslizante.
6. Sistema de supressão de incêndio de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito membro de vedação é estendido da dita primeira posição e é inflado na dita segunda posição.
7. Sistema de supressão de incêndio de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito sistema de redução de volume inclui uma fonte de gás para estender dito membro de vedação entre dita primeira posição e dita segunda posição.
8. Sistema de supressão de incêndio de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito sistema de redução de volume inclui uma pluralidade de membros de vedação estendíveis para isolar um primeiro volume do dito espaço confinado de um segundo volume do dito espaço confinado.
9. Sistema de supressão de incêndio de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito membro de vedação inclui um material resistente a fogo.
10. Sistema de supressão de incêndio caracterizado pelo fato de que compreende: uma fonte de gás inerte de alta pressão configurada para prover uma primeira saída de gás inerte; uma fonte de gás inerte de baixa pressão para prover uma segunda saída de gás inerte; uma rede de distribuição conectada à dita fonte de gás inerte de alta pressão e dita fonte de gás inerte de baixa pressão para distribuir dita primeira saída de gás inerte e dita segunda saída de gás inerte através de um espaço confinado; e um sistema de redução de volume posicionado dentro do dito espaço confinado e incluindo um membro de vedação, em que dito membro de vedação é seletivamente estendido entre uma primeira posição e uma segunda posição para isolar um primeiro volume do dito espaço confinado de um segundo volume do dito espaço confinado e reduzir a quantidade da dita primeira saída de gás inerte e da dita segunda saída de gás inerte exigida para responder a uma ameaça de incêndio dentro do dito espaço confinado.
11. Sistema de supressão de incêndio de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que dito primeiro volume inclui um compartimento de carregamento de aeronave e dito segundo volume inclui um fundo interior, em que um piso que tem pelo menos uma abertura se estende entre dito compartimento de carregamento de aeronave e dito fundo interior.
12. Sistema de supressão de incêndio de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que dito membro de vedação obstrui dita pelo menos uma abertura na dita segunda posição.
13. Sistema de supressão de incêndio de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que dito membro de vedação é montado em uma estrutura de viga do dito piso com um membro de retenção.
14. Sistema de supressão de incêndio de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que dito espaço confinado inclui uma face, e dito sistema de redução de volume inclui um sistema de redução de vazamento que bloqueia o fluxo de ar do dito primeiro volume e dito segundo volume para dentro do dita face.
15. Sistema de supressão de incêndio de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que dito sistema de redução e vazamento inclui um membro de vedação inflável.
16. Método para usar com um sistema de supressão de incêndio que responde a uma ameaça de incêndio dentro de um espaço confinado, caracterizado pelo fato de que compreende: isolar um primeiro volume do espaço confinado do segundo volume do espaço confinado; e bloquear um vazamento de fluxo de ar dentro do espaço confinado.
17. Método de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o primeiro volume inclui um compartimento de carregamento de aeronave e o segundo volume inclui um fundo interior, em que o piso que tem pelo menos uma abertura se estende entre o compartimento de carregamento de aeronave e o fundo interior, e a etapa de isolamento inclui: estender um membro de isolamento para vedar a pelo menos uma abertura e isolar o compartimento de carregamento de aeronave do fundo interior.
18. Método de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que a etapa de desdobramento de um membro de vedação inclui: inflar um dentre um tubo e uma esteira.
19. Método de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que a etapa de desdobramento de um membro de vedação inclui: posicionar uma dentre uma tela de rolete e um painel de porta deslizante para vedar pelo menos uma abertura do piso.
20. Método de acordo com a reivindicação 16 caracterizado pelo fato de que o espaço confinado inclui uma face e a etapa de bloquear um vazamento de fluxo de ar na aeronave dentro do espaço confinado inclui: estender um membro de vedação para bloquear o vazamento de fluxo de ar impedindo que escape do primeiro volume e do segundo volume para dentro da face.
BRPI1103063-1A 2010-06-16 2011-06-15 Sistema de supressão de incêndio, e, método para uso com um sistema de supressão de incêndio BRPI1103063B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/816416 2010-06-16
US12/816,416 US9044628B2 (en) 2010-06-16 2010-06-16 Fire suppression system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1103063A2 true BRPI1103063A2 (pt) 2012-11-06
BRPI1103063B1 BRPI1103063B1 (pt) 2020-02-18

Family

ID=44672191

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1103063-1A BRPI1103063B1 (pt) 2010-06-16 2011-06-15 Sistema de supressão de incêndio, e, método para uso com um sistema de supressão de incêndio

Country Status (10)

Country Link
US (3) US9044628B2 (pt)
EP (1) EP2397193B1 (pt)
JP (1) JP2012000454A (pt)
CN (1) CN102284159B (pt)
AU (1) AU2011202807B2 (pt)
BR (1) BRPI1103063B1 (pt)
CA (2) CA2962033C (pt)
ES (1) ES2571987T3 (pt)
IL (1) IL213248A0 (pt)
RU (1) RU2498828C2 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9044628B2 (en) * 2010-06-16 2015-06-02 Kidde Technologies, Inc. Fire suppression system
CN102716559B (zh) * 2012-06-04 2014-12-17 四川威特龙消防设备有限公司 一种风力发电机机舱风口应急封闭装置
US9072921B2 (en) 2012-10-24 2015-07-07 Hamilton Sundstrand Corporation Thermodynamically-optimized advanced fire suppression system
CN103423767B (zh) * 2013-08-14 2016-04-20 陕西钢铁集团有限公司 一种煤气锅炉快速灭火的方法及装置
BR112017015358A2 (pt) * 2015-01-22 2018-01-16 Zodiac Aerotechnics dispositivos de célula de combustível para prevenção de incêndio a bordo de uma aeronave
US10500454B2 (en) 2015-09-17 2019-12-10 Ready Grip Technologies, Inc. Removable and reattachable golf club grip
US20170281996A1 (en) * 2016-04-04 2017-10-05 Kidde Graviner Limited Fire suppression system and method
CN107115607A (zh) * 2017-06-18 2017-09-01 丹凤县鑫伟电子有限公司 一种变压器自动灭火装置
EP3417914B1 (en) 2017-06-22 2022-07-27 Kidde Graviner Limited Fire suppression systems
CN111645845B (zh) * 2020-04-23 2023-07-14 江西冠一通用飞机有限公司 一种通用飞机机头防碰撞起火装置

Family Cites Families (53)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3831318A (en) * 1972-05-08 1974-08-27 Rocket Research Corp Explosion detection and suppression method and apparatus
CA1022353A (en) * 1974-06-12 1977-12-13 Bergwerksverband G.M.B.H. Device and method for closing off a mine gallery especially for use to prevent spreading of underground explosions
US4165056A (en) * 1978-04-06 1979-08-21 Singer Hans S Strand tensioning device and method
GB2108839B (en) * 1981-10-13 1985-09-04 Andrew Paul Cooper Fire screens or curtains
US4763731A (en) 1983-09-28 1988-08-16 The Boeing Company Fire suppression system for aircraft
US4688183A (en) 1984-12-24 1987-08-18 United Technologies Corporation Fire and security system with multi detector-occupancy-temperature-smoke (MDOTS) sensors
ATE40142T1 (de) 1985-03-29 1989-02-15 Akzo Nv Fluessige ueberzugsmasse und verfahren zum ueberziehen von substraten mittels dieser ueberzugsmasse.
GB2181050B (en) * 1985-10-05 1989-10-25 Thomas Cassie Faulds Aircraft fire control
US5188186A (en) * 1990-11-16 1993-02-23 Nash Dale K Barricade for isolating open areas from spreading fire or smoke
WO1994011613A1 (en) 1991-02-04 1994-05-26 Keith Terence Dracup Bulkhead made of inflatable bags for tunnels, buildings or the like
JP3204751B2 (ja) 1992-09-04 2001-09-04 株式会社竹中工務店 車両消火装置
US5501284A (en) 1994-04-22 1996-03-26 Clodfelter; Robert G. Inflatable bag fire extinguishing system
JP2813318B2 (ja) 1995-05-12 1998-10-22 株式会社コーアツ 不活性ガス消火設備
US5622438A (en) 1995-07-12 1997-04-22 United Technologies Corporation Fire resistant bearing compartment cover
US7207392B2 (en) 2000-04-17 2007-04-24 Firepass Ip Holdings, Inc. Method of preventing fire in computer room and other enclosed facilities
US6314754B1 (en) 2000-04-17 2001-11-13 Igor K. Kotliar Hypoxic fire prevention and fire suppression systems for computer rooms and other human occupied facilities
US5786285A (en) 1996-05-14 1998-07-28 United Technologies Corporation Elastomer coated layer for erosion and/or fire protection
US5848650A (en) 1997-06-12 1998-12-15 The Aerospace Corporation Vehicular engine combustion suppression method
US6095251A (en) 1997-07-22 2000-08-01 Primex Technologies, Inc. Dual stage fire extinguisher
US6082464A (en) 1997-07-22 2000-07-04 Primex Technologies, Inc. Dual stage fire extinguisher
US6003608A (en) 1997-12-08 1999-12-21 Fail Safe Safety Systems, Inc. Fire suppression system for an enclosed space
US5908074A (en) 1998-02-16 1999-06-01 Potts; Laurence A. Fire detecting valve activation assembly for vehicle fire suppression systems
US20020040940A1 (en) 1998-03-18 2002-04-11 Wagner Ernst Werner Inerting method and apparatus for preventing and extinguishing fires in enclosed spaces
US6181426B1 (en) 1998-04-03 2001-01-30 Mcdonnell Douglas Corporation Gas concentration monitoring system
US6053256A (en) 1998-07-17 2000-04-25 Pacific Scientific Company Fire extinguishing system
US6557374B2 (en) 2000-12-28 2003-05-06 Igor K. Kotliar Tunnel fire suppression system and methods for selective delivery of breathable fire suppressant directly to fire site
EP1274490B1 (en) * 2000-04-17 2006-08-09 Igor K. Kotliar Hypoxic fire suppression systems and breathable fire extinguishing compositions
US6401590B1 (en) 2000-07-24 2002-06-11 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Exhaust blockage system for engine shut down
DE10051662B4 (de) 2000-10-18 2004-04-01 Airbus Deutschland Gmbh Verfahren zur Löschung eines innerhalb eines geschlossenen Raumes ausgebrochenen Feuers
US7333129B2 (en) 2001-09-21 2008-02-19 Rosemount Aerospace Inc. Fire detection system
US6997970B2 (en) 2002-06-25 2006-02-14 Carleton Life Support Systems, Inc. Oxygen/inert gas generator
US6935433B2 (en) 2002-07-31 2005-08-30 The Boeing Company Helium gas total flood fire suppression system
US6896067B2 (en) 2002-09-23 2005-05-24 James Bowyer Method and apparatus for distributing fire suppressant
US6913636B2 (en) 2002-12-17 2005-07-05 Hamilton Sundstrand Corporation Low power nitrogen enriched air generation system
RU2243796C2 (ru) * 2003-01-13 2005-01-10 Федеральное государственное учреждение Всероссийский научно-исследовательский институт противопожарной обороны МЧС России (ФГУ ВНИИПО МЧС России) Противопожарный занавес
US7093666B2 (en) 2003-02-20 2006-08-22 Pratt & Whitney Canada Corp. Apparatus and method for providing fireproofing to an aircraft auxiliary power unit
US7223351B2 (en) 2003-04-17 2007-05-29 Great Lakes Chemical Corporation Fire extinguishing mixtures, methods and systems
DE10318974A1 (de) 2003-04-26 2004-11-18 Airbus Deutschland Gmbh Verfahren zur Bekämpfung eines in einem geschlossenen Raum eines Flugzeuges auftretenden Feuers
DE10319503B4 (de) 2003-04-30 2009-07-30 Telair International Gmbh Frachtdeck für ein Flugzeug
US7040576B2 (en) 2003-12-18 2006-05-09 Pratt & Whitney Canada Corp. Fire shield apparatus and method
US7066274B2 (en) 2004-02-25 2006-06-27 The Boeing Company Fire-suppression system for an aircraft
US7509968B2 (en) 2004-07-28 2009-03-31 Hamilton Sundstrand Corporation Flow control for on-board inert gas generation system
US7273507B2 (en) 2004-12-08 2007-09-25 Hamilton Sundstrand Corporation On-board inert gas generation system
FR2883759B1 (fr) 2005-03-31 2007-06-15 Air Liquide Procede d'extinction de feu dans un compartiment d'un aeronef
US20070039744A1 (en) * 2005-08-22 2007-02-22 Fireaway Llc Tunnel fire protection system
JP5016879B2 (ja) * 2006-09-20 2012-09-05 日精株式会社 立体駐車場装置
US7688199B2 (en) 2006-11-02 2010-03-30 The Boeing Company Smoke and fire detection in aircraft cargo compartments
AR062764A1 (es) 2006-11-06 2008-12-03 Victaulic Co Of America Metodo y aparato para secar redes de canerias equipadas con rociadores
US7334644B1 (en) 2007-03-27 2008-02-26 Alden Ozment Method for forming a barrier
US9033061B2 (en) 2009-03-23 2015-05-19 Kidde Technologies, Inc. Fire suppression system and method
GB2491718B (en) * 2009-08-28 2014-07-16 Kidde Tech Inc Fire suppression system with pressure regulation
US9044628B2 (en) * 2010-06-16 2015-06-02 Kidde Technologies, Inc. Fire suppression system
JP6079010B2 (ja) 2011-08-17 2017-02-15 富士ゼロックス株式会社 用紙綴じ装置

Also Published As

Publication number Publication date
US20170136273A1 (en) 2017-05-18
AU2011202807B2 (en) 2013-07-04
IL213248A0 (en) 2011-07-31
US9597533B2 (en) 2017-03-21
US9044628B2 (en) 2015-06-02
EP2397193A3 (en) 2013-05-15
CN102284159B (zh) 2014-11-26
CA2742336A1 (en) 2011-12-16
EP2397193A2 (en) 2011-12-21
CA2962033A1 (en) 2011-12-16
EP2397193B1 (en) 2016-05-04
ES2571987T3 (es) 2016-05-27
AU2011202807A1 (en) 2012-01-19
US20150231426A1 (en) 2015-08-20
CN102284159A (zh) 2011-12-21
US10105558B2 (en) 2018-10-23
RU2011122562A (ru) 2012-12-20
US20110308822A1 (en) 2011-12-22
CA2962033C (en) 2018-11-27
BRPI1103063B1 (pt) 2020-02-18
JP2012000454A (ja) 2012-01-05
RU2498828C2 (ru) 2013-11-20
CA2742336C (en) 2017-07-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1103063A2 (pt) sistema de supressão de incêndio, e, método para usar com um sistema de supressão de incêndio
CA2696397C (en) Fire suppression system and method
KR100875763B1 (ko) 사람이 점유하는 환경에서 호흡가능한 소화 조성물에 의한 저산소 화재 예방 및 화재 진압 시스템
US20080196329A1 (en) Mine Refuge
WO2015189537A1 (en) An inflatable tunnel plug
US20140353427A1 (en) Fire extinguishing system for an aircraft
US20170106221A1 (en) Fire suppression systems
US20130327548A1 (en) Fire-protection storage means, a vehicle, and a method
CN214189634U (zh) 一种可移动隔离装置
GB2567444A (en) Compartmental barrier with burst-out discs
CN112957634A (zh) 一种全封闭式气体灭火隔绝装置
KR20190117367A (ko) 원자력발전소의 압력 격납 분리시스템
CN203420728U (zh) 一种用于井下避难硐室或救生舱的空气净化装置
US20170130521A1 (en) Containment device comprising a dry curtain
CN112660176A (zh) 一种可移动隔离装置及控制方法
JPH0478698A (ja) 飛行物体の落下時における緩衝装置
CN103410559A (zh) 一种用于井下避难硐室或救生舱的空气净化装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/06/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.