BRPI1103044A2 - aparelho para cabelos com fechamento tipo mandìbula - Google Patents

aparelho para cabelos com fechamento tipo mandìbula Download PDF

Info

Publication number
BRPI1103044A2
BRPI1103044A2 BRPI1103044A BRPI1103044A2 BR PI1103044 A2 BRPI1103044 A2 BR PI1103044A2 BR PI1103044 A BRPI1103044 A BR PI1103044A BR PI1103044 A2 BRPI1103044 A2 BR PI1103044A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
jaw
hair
straightening plate
appliance according
friction
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Vicent Chambon
Regis Fereyre
Benedice Simond
Marc Legrain
Original Assignee
Seb Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Seb Sa filed Critical Seb Sa
Publication of BRPI1103044A2 publication Critical patent/BRPI1103044A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45DHAIRDRESSING OR SHAVING EQUIPMENT; EQUIPMENT FOR COSMETICS OR COSMETIC TREATMENTS, e.g. FOR MANICURING OR PEDICURING
    • A45D2/00Hair-curling or hair-waving appliances ; Appliances for hair dressing treatment not otherwise provided for
    • A45D2/001Hair straightening appliances
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45DHAIRDRESSING OR SHAVING EQUIPMENT; EQUIPMENT FOR COSMETICS OR COSMETIC TREATMENTS, e.g. FOR MANICURING OR PEDICURING
    • A45D1/00Curling-tongs, i.e. tongs for use when hot; Curling-irons, i.e. irons for use when hot; Accessories therefor
    • A45D1/02Curling-tongs, i.e. tongs for use when hot; Curling-irons, i.e. irons for use when hot; Accessories therefor with means for internal heating, e.g. by liquid fuel
    • A45D1/04Curling-tongs, i.e. tongs for use when hot; Curling-irons, i.e. irons for use when hot; Accessories therefor with means for internal heating, e.g. by liquid fuel by electricity

Landscapes

  • Brushes (AREA)
  • Scissors And Nippers (AREA)
  • Hair Curling (AREA)

Abstract

APARELHO PARA CABELOS COM FECHAMENTO TIPO MANDìBULA. Aparelho pra cabelos com fechamento tipo mandíbula que compreende pelo menos duas mandíbulas, primeira (1) e segunda (2), alongadas e articuladas entre si, para serem móveis entre unia posição aberta e uma posição fechada, na qual definem pelas suas superfícies de trabalho (S1, S2) frente a frente, uma zona (T) de tratamento do cabelo, uma primeira placa de alisamento (5) que forma a superfície de trabalho (S~ 1~) da primeira mandíbula (1) e que é articulada sobre a primeira mandíbula, dispositivos de tensão (11) que são interpostos entre a placa de alisamento e a primeira mandíbula (1) e que tendem a afastar a placa de alisamento da primeira mandíbula (1) e colocá-la numa posição de repouso, dispositivos elétricos de aquecimento (6) associados a pelo menos urna das superfícies de trabalho (Si), caracterizado por compreender dispositivos de articulação (8) da primeira placa de alisamento (5) sobre a primeira mandíbula (1) definindo um eixo de rotação (<30>) da primeira placa de alisamento (5) em relação à primeira mandíbula (1), o eixo de rotação (<30>) sendo substancialmente paralelo à superfície de trabalho (S1) da dita placa de alisamento (5) e a um plano mediano longitudinal (M) da superfície de trabalho (S1).

Description

"APARELHO PARA CABELOS COM FECHAMENTO TIPO MANDÍBULA"
A presente invenção se refere ao campo técnico dos aparelhos para cabelos tais como os modeladores de cacho ou ainda as pranchas alisadoras.
Tais aparelhos geralmente compreendem duas mandíbulas, em que pelo menos uma é aquecedora e que são articuladas para poder pinçar uma mecha de cabelo a ser penteada. Uma das mandíbulas ou as duas mandíbulas são então aquecidas direta ou indiretamente por um órgão de aquecimento elétrico cuja temperatura é regulada por um sistema termostático para atingir uma temperatura, determinada em função de um valor de temperatura eventualmente selecionado pelo usuário do aparelho.
Tais aparelhos para cabelos permitem com alguma prática obter um bom resultado de alisamento. O bom resultado de alisamento é obtido pela aplicação de um grande esforço de pressão para manter as mandíbulas fechadas e aplicação de uma pressão suficiente sobre a mecha de cabelo a ser tratada. Eventualmente, o usuário pode ter que recorrer as suas duas mãos para aumentar este esforço com vistas a um melhor resultado. Em todo caso, a manutenção desse grande esforço de pressão durante todo o ciclo do tratamento do cabelo é doloroso e dificultoso para o usuário. Testes de laboratório têm evidenciado que a combinação da tensão sobre os cabelos e o calor aplicado pela prancha com uma pressão de fechamento razoável permite obter um resultado equivalente e ainda melhor do que aquele obtido com a prancha sozinha, com aplicação de uma pressão maior.
A fim de solucionar o inconveniente acima citado de dor e eventualmente monopolização das duas mãos, surgiu a necessidade de um novo tipo de prancha que permite recriar essas condições de tensão e de aquecimento dos cabelos, sem que as duas mãos sejam mobilizadas, de modo a facilitar o esforço do usuário.
A fim de alcançar este objetivo, a invenção se refere a um aparelho para cabelos que compreende pelo menos:
- duas mandíbulas, primeira e segunda, alongadas e articuladas entre si para serem móveis entre uma posição aberta e uma posição fechada, as quais definem nas suas superfícies de trabalho, uma zona de tratamento do cabelo.
- uma primeira placa de alisamento que forma a superfície de trabalho da primeira mandíbula e que é articulada na primeira mandíbula,
- dispositivos de tensão que são interpostos entre a placa de alisamento e a primeira mandíbula e que tendem a distanciar a placa de alisamento da primeira mandíbula e colocá-la em uma posição de repouso,
- dispositivos elétricos de aquecimento associados a pelo menos uma das superfícies de trabalho.
De acordo com a invenção, o aparelho para cabelos compreende dispositivos de articulação da primeira placa de alisamento sobre a primeira mandíbula que define um eixo de rotação Δ da primeira placa de alisamento em relação a primeira mandíbula, este eixo de rotação Δ sendo substancialmente paralelo à superfície de trabalho da dita placa de alisamento e a um plano mediano longitudinal M da superfície de trabalho.
Assim, quando do fechamento do aparelho para cabelos sobre uma mecha de cabelo a ser tratada, a placa de alisamento da primeira mandíbula tenderá a girar contra a mandíbula de modo que sua parte situada na proximidade do eixo de rotação Δ ficará mais próximo da segunda mandíbula que a parte da placa de alisamento oposta ao eixo de rotação. O movimento da placa de alisamento conferirá à zona de tratamento dos cabelos uma forma de canto que contribui para criar na zona de estreitamento do canto, situada na proximidade do eixo de rotação, uma zona com diferente atrito, e mesmo de maior atrito. Quando do deslocamento do aparelho para cabelos, a tração exercida sobre a mecha de cabelo será então maior na zona de estreitamento do que na região oposta da zona de tratamento. Como placa de alisamento se entende uma placa plana ou uma placa curva.
De acordo com a invenção, o eixo de rotação Δ da primeira placa pode estar situado entre o plano mediano M e um primeiro plano lateral L que é paralelo ao plano mediano e passa por uma borda longitudinal da primeira mandíbula. Quando o eixo de rotação não passa pelo plano mediano, o que confere uma assimetria à zona de tratamento. A assimetria da zona de tratamento, na origem desta diferença de tração ou de atrito, permite então a um usuário, que terá que dispor preferencialmente o aparelho para cabelos de modo que o eixo de rotação esteja oposto ao couro cabeludo, estenda a parte do cabelo situada entre o couro cabeludo e a zona de estreitamento e então particularmente a parte do cabelo situada no restante da zona de tratamento. Logo, o aquecimento dos cabelos sob tração na zona de tratamento permite obter um alisamento ótimo e muito claramente superior àquele que resultaria de um simples aquecimento dos cabelos por pinçamento.
Assim, parece possível obter, com um aparelho para cabelos de acordo com a invenção, cuja temperatura dos dispositivos de aquecimento elétricos é fixada em torno de170°C, os mesmos resultados e qualidade dos cabelos equivalentes àqueles obtidos com um aparelho para cabelo de acordo com a arte anterior por simples pinçamento, em que a temperatura dos dispositivos de aquecimento elétricos está fixada em torno de 230°C. Esta redução da temperatura de tratamento para uma mesma qualidade de resultado permite preservar os cabelos tratados e diminuir o consumo de energia.
De acordo com uma variação de realização da invenção, o aparelho para cabelos compreende uma segunda placa de alisamento que forma a superfície de trabalho da segunda mandíbula e que é articulada sobre a segunda mandíbula por intermédio de dispositivos de articulação que definem um eixo de rotação Δ' da segunda placa de alisamento em relação a segunda mandíbula, este eixo de rotação Δ' sendo substancialmente paralelo a superfície de trabalho da segunda placa de alisamento e a um plano mediano M' da superfície de trabalho.
De acordo com uma característica da invenção, o eixo de rotação Δ' da segunda placa pode estar situado entre o plano mediano M' e um primeiro plano lateral L' que é paralelo ao plano mediano e passa por uma borda longitudinal da segunda mandíbula.
A fim de acentuar o efeito de canto, os eixos de rotação das primeira e segunda placas de alisamento serão de preferência dispostas substancialmente uma em relação a outra. No entanto, tal disposição não é estritamente necessária para a realização de um aparelho para cabelos de acordo com a invenção.
De acordo com uma característica da invenção, o eixo de rotação Δ dos dispositivos de articulação está situado entre o plano mediano M e um segundo plano lateral L" que é paralelo ao plano mediano e passa por uma borda longitudinal da placa de alisamento. Assim, a região de prumo do eixo de rotação Δ permite obter um bom pinçamento da mecha de cabelo para assegurar uma boa tração desta última.
De acordo com a invenção, o eixo de rotação Δ dos dispositivos de articulação pode estar situado substancialmente no plano da face de trabalho ou ao contrário estar situado entre a mandíbula correspondente e um plano que passa por esta e paralelo à superfície de trabalho.
De acordo com uma característica da invenção, o eixo de rotação Δ dos dispositivos de articulação está situado a uma distância do plano mediano M do segundo plano lateral L". Esta característica permite acentuar a diferença de atrito entre a zona da placa de alisamento situada na proximidade do eixo de rotação e a zona da placa de alisamento situada em oposição ao eixo de rotação.
De acordo com uma variação de realização que visa acentuar, quando do acionamento do aparelho, o diferencial de atrito entre a zona da placa de alisamento situada na proximidade do eixo de rotação e a zona da placa de alisamento situada em oposição ao eixo de rotação, a primeira placa de alisamento compreende, em prumo com o eixo de articulação correspondente, um relevo de atrito que é adaptado para cooperar com um elemento em frente, de modo a definir, na posição fechada das mandíbulas sobre uma mecha de cabelo, uma região de pressão que gera, quando do deslocamento do aparelho sobre a mecha de cabelo, uma força de tração adicional à força de tração gerada pela zona de tratamento.
Dentro do quadro desta variação de realização, o elemento em frente pode ser formado por um relevo de fricção trazido pela segunda placa de alisamento.
Todavia, a fim de otimizar o efeito de tração, de acordo com uma forma de realização de um aparelho para cabelos de acordo com a invenção, a primeira mandíbula compreende pelo menos uma barra de fricção que é disposta do mesmo lado do plano mediano M que o eixo de articulação Δ e que é adaptado para cooperar com um elemento em frente de modo a definir, na posição fechada das mandíbulas sobre uma mecha de cabelo, uma zona de tração que gera, quando do deslocamento do aparelho sobre a mecha de cabelo, uma força de tração adicional à força de tração gerada pela zona de tratamento.
Dentro do quadro desta forma de realização, a barra de fricção pode estar situada entre uma borda longitudinal da primeira mandíbula e uma borda longitudinal da primeira placa de alisamento.
Dentro do quadro desta forma de realização, o elemento que coopera com a barra de fricção pode ser trazida pela segunda mandíbula. De acordo com a invenção e sempre dentro do quadro desta forma de realização, a barra de fricção pode ser imóvel em relação à primeira mandíbula ou ao contrário móvel em relação a esta última.
Assim, de acordo com uma característica da invenção, a barra de fricção é móvel em relação à primeira mandíbula e o aparelho para cabelos compreende dispositivos de afastamento que são interpostos entre a barra de fricção e a primeira mandíbula, e que tendem a afastar a barra de fricção da primeira mandíbula.
Dentro do quadro desta característica, os dispositivos de tensão associados à placa de alisamento podem ser adaptadas para exercer sobre a placa de alisamento uma tensão inferior à tensão exercida sobre a barra de fricção pelos dispositivos de afastamento associados à barra de fricção.
Dentro do quadro desta forma de realização, o aparelho para cabelos com barra de fricção e de acordo com uma variação da invenção, na posição aberta das mandíbulas, cada superfície de trabalho de uma mandíbula está contraída em relação a cada barra de fricção trazida pela dita mandíbula.
Dentro do quadro desta variação de realização, o aparelho para cabelos poderá compreender dispositivos de regulagem do valor desta contração.
Para isto, a barra de fricção pode, por exemplo, ser móvel em relação à mandíbula que a traz e os dispositivos de regulagem são adaptados para permitir uma modificação da distância entre a mandíbula e uma superfície de fricção, da barra de fricção, orientada contra a outra mandíbula.
Também pode ser considerado que os dispositivos de regulagem sejam adaptados para permitir uma modificação da distância entre o eixo de rotação da placa de alisamento e a mandíbula correspondente.
Dentro do quadro da forma de realização do aparelho para cabelos com barra de fricção e de acordo com uma variação da invenção, a segunda mandíbula também pode compreender pelo menos uma contra-barra de fricção localizada em frente a barra de fricção da primeira mandíbula.
De acordo com a invenção, a barra de fricção pode ser aquecida pelos dispositivos complementares de aquecimento elétrico. A barra de fricção também pode ser aquecida pelos dispositivos de aquecimento elétrico da superfície de trabalho adjacente.
De acordo com a invenção, a barra de fricção pode ser realizada de todas as maneiras apropriadas. Assim, a barra de fricção ou a superfície da barra de fricção destinada a estar em contato com a mecha de cabelo pode ser composta ou revestida, pelo menos parcialmente, com um material tensor e resistente a temperaturas elevadas, tal como particularmente, silicone. No caso de um revestimento de silicone, a camada de silicone pode ter uma espessura compreendida entre 0,1 e 10 mm, esta pode ter uma dureza entre 5 e .90 shores, preferivelmente dentro de uma faixa entre 40 e 50 shores, preferivelmente igual a .46 shores A. O silicone é resistente a temperaturas elevadas, pelo menos acima de IOO0C, e mesmo 150°C e até aproximadamente 270°C, e mesmo 300°C.
O silicone pode ser sobremoldado, prensado ou encaixado em um trilho da barra de fricção. O silicone tem por objetivo tensionar, frear, chapear de modo homogêneo a mecha de cabelo a ser tratada sobre o contra-apoio em frente à barra de fricção. Todo material alternativo ao silicone que permite alcançar pelo menos um dos três resultados mencionados também pode ser considerado.
De acordo com a invenção, o aparelho para cabelos pode compreender uma segunda placa de alisamento que forma a superfície de trabalho (S2) da segunda mandíbula e que é articulada sobre a segunda mandíbula por intermédio de uma rótula disposta substancialmente no meio da segunda placa de alisamento.
Deve-se compreender que as diferentes características, variações e formas de realização da invenção podem estar associadas umas com as outras de acordo com diversas combinações desde que estas não sejam incompatíveis ou excludentes uma das outras.
Além disso, diversas outras características e vantagem da invenção ressaltarão com a descrição abaixo efetuada em referência aos desenhos anexos que ilustram as formas não limitativas de realização de um aparelho para cabelos de acordo com a invenção.
- A figura 1 é uma vista lateral de um aparelho para cabelos de acordo com a invenção cujas mandíbulas estão na posição aberta.
- A figura 2 é uma seção transversal direita de acordo com a linha II-II das mandíbulas do aparelho para cabelos ilustrado na figura 1, as mandíbulas estando na posição aberta.
- A figura 3 é uma seção transversal direita análoga a figura 2 que mostra as mandíbulas na posição fechada, pinçando uma mecha de cabelo.
- A figura 4 é uma seção transversal direita análoga a figura 2 que mostra uma variação de realização do aparelho para cabelos de acordo com a invenção que aciona uma placa de alisamento giratória sobre cada mandíbula.
- A figura 5 é uma seção transversal direita análoga a figura 2 que mostra uma outra forma de realização das mandíbulas do aparelho para cabelos, de acordo com a qual uma das mandíbulas compreende uma placa de alisamento giratória associada a uma barra de fricção.
- As figuras 6 a 10 são seções de corte das mandíbulas análogas a figura 2 que mostram as variações da forma de realização do aparelho para cabelos ilustrado na figura 5.
Sobre as figuras, as referências comuns designam os elementos comuns às diferentes formas e/ou variações de realização.
Um aparelho para cabelos conforme a invenção, tal como ilustrado na figura
.1 e designado no seu conjunto pela referência A, compreende duas mandíbulas alongadas 1 e 2 de forma geral paralelepipédica e que cada uma se estende de acordo com um eixo longitudinal λ, λ'. As mandíbulas 1 e 2 são unidas na proximidade de uma de suas extremidades por uma dobradiça ou pivô de ligação 3 do eixo Ω. Assim, as mandíbulas 1 e
.2 são articuladas ente si e móveis entre uma posição aberta O, tal como ilustrado nas figuras 1 e 2, e uma posição fechada F representada na figura 3. Cada mandíbula 1 e 2 compreendem, na proximidade de uma extremidade oposta à ligação 4, uma superfície de trabalho respectivamente Si, S2. Estas superfícies de trabalho Si, S2 estão dispostas uma de frente para a outra e se estendem sobre somente uma parte do comprimento das mandíbulas 1 e 2, de modo a definir na posição fechada F, uma zona T de tratamento dos cabelos. Cada superfície de trabalho Si e S2 apresenta, de acordo com o exemplo ilustrado, uma forma geral retangular e se encontra realizada em um material termicamente condutor que possui um estado de superfície adaptada para ser colocada em contato com o cabelo sem risco de deteriorá-los. Assim, cada superfície de trabalho Si e S2 poderia por exemplo, ser lisa, sendo polida ou eventualmente revestida com um verniz, um material cerâmico, um material polimérico de baixo coeficiente de atrito ou um verniz de baixo coeficiente de atrito ou ainda uma camada de vidro.
De acordo com uma primeira forma de realização e como mais particularmente mostrado nas figuras 2 e 3, a superfície de trabalho S1 é formada por uma primeira placa de alisamento 5 móvel, enquanto que a superfície de trabalho S2 da segunda mandíbula 2 é formada por uma segunda placa de alisamento 5' fixa. A segunda placa de alisamento 5' se estende sobre toda a largura da segunda mandíbula 2 sendo fixada de modo rígido sobre esta última. A segunda placa de alisamento 5' é então associada aos dispositivos elétricos de aquecimento 6 em contato com a superfície posterior da placa 5', localizada em oposição a superfície de trabalho S2. Os dispositivos elétricos de aquecimento .6 podem ser realizados de qualquer forma apropriada, tal como por exemplo, sob a forma de um elemento aquecedor resistivo de CTP ou por emissão de infravermelho. Os dispositivos elétricos de aquecimento 6 são então dispostos no interior da segunda mandíbula 2. Os dispositivos de aquecimento 6 são por exemplo, concebidos para manter uma temperatura alvo predeterminada de modo automático. Os dispositivos de aquecimento 6 poderiam também ser unidos aos dispositivos de comando não representados que permitem uma seleção, pelo usuário, de uma temperatura de instrução. Os dispositivos de aquecimento e/ou sua unidade de comando são alimentados com energia elétrica por um fio de ramificação que se estende a partir de uma extremidade da segunda mandíbula 2 oposta à superfície de trabalho S2. Deve-se compreender que a alimentação elétrica do aparelho para cabelos A também poderia ser assegurada por baterias ou pilhas dispostas no interior de uma e/ou outra das mandíbulas 1 e 2. Os modos de realização dos dispositivos de aquecimento e da eventual unidade de comando são bastante conhecidos pelo técnico da área e não precisam então de uma descrição mais ampla dentro do quadro da presente invenção.
De acordo com o exemplo ilustrado, a primeira placa de alisamento 5 é fixada sobre a primeira mandíbula 1 por intermédio do dispositivo de articulação 8 que definem um pivô de ligação entre a placa de alisamento 5 e a primeira mandíbula 1. Os dispositivos de articulação 8 compreendem aqui, por um lado, um cilindro de revolução 9 unido à primeira mandíbula 1 e, por outro lado, um compartimento complementar 10 disposto na placa de alisamento 5 para embutir o cilindro 9. Assim, a primeira placa de alisamento 5 é móvel em rotação em relação à primeira mandíbula 1 de acordo com um eixo de rotação Δ substancialmente paralelo ao eixo longitudinal λ da primeira mandíbula 1. O eixo de rotação Δ é, além do mais, substancialmente paralelo à superfície de trabalho Si da placa de alisamento 5, assim como a um plano mediano M da placa de alisamento 5. O plano mediano M é perpendicular à superfície de trabalho Si e divide esta última em duas partes iguais. O eixo de rotação Δ se encontra deslocado lateralmente em relação à placa de alisamento 5 de modo a ficar situado entre o plano mediano M e um primeiro plano lateral L que é paralelo ao plano mediano M e passa por uma borda longitudinal da primeira mandíbula 1.
O aparelho para cabelos A também compreende dispositivos de tensão 11 que são interpostos entre a primeira placa de alisamento 5 e a primeira mandíbula 1. Os dispositivos de tensão 11 tendem a distanciar a placa de alisamento 5 da primeira mandíbula .1 de modo a retorná-la para uma posição de repouso, tal como ilustrado na figura 2. De acordo com o exemplo ilustrado, os dispositivos de tensão 11 compreendem dois ímãs permanentes 12, 13 montados em oposição de modo a se repelirem. Deve-se compreender que os dispositivos de tensão 11 poderiam ser realizados de todas as maneira apropriadas, tal como por exemplo, sob a forma de uma lâmina de mola ou molas helicoidais ou ainda um ou vários blocos ocos ou preenchidos com material elasticamente deformável.
O aparelho para cabelos A assim constituído é acionado da seguinte maneira. Quando o usuário deseja proceder ao alisamento de uma mecha de cabelo 15, este fecha o aparelho A sobre a dita mecha, como mostra a figura 3. O usuário terá então cuidado de colocar o eixo de rotação Δ em oposição ao couro cabeludo C, em relação à primeira placa de alisamento 5. Nesta posição fechada, a primeira placa de alisamento 5 tenderá a girar em torno do eixo Δ no sentido da seta Fi. Assim, as primeira 5 e segunda 5' placas de alisamento definem uma zona de tratamento T que apresentam uma seção transversal em forma de canto ou trapezoidal. A região 16 da zona de tratamento T situada na proximidade e/ou em prumo com o eixo de rotação Δ é então mais estreita do que a região situada no nível da extremidade livre da primeira placa de alisamento 5. A pressão exercida sobre a mecha de cabelo 15 é então superior na região 16 do que aquela exercida no restante da zona de tratamento T de modo que o atrito no nível da região 16 é superior àquela no restante da zona de tratamento T.
A diferença de fricção entre a região 16 e o restante da zona de tratamento T combinado com um deslocamento do aparelho de alisamento A, em oposição ao couro cabeludo C3 no sentido da seta F2, induz uma tensão sobre a mecha de cabelo 15 que se encontra entre o couro cabeludo C e a região 16 e particularmente no restante da zona de tratamento T. Deve-se notar que quando do deslocamento do aparelho, a região de tração 16 exerce sobre os cabelos uma tração T16 superior àquela Tt exercida pela zona de tratamento T. Esta tração T16 contribui para favorecer o efeito de alisamento do calor aplicado pela placa de alisamento 5' da segunda mandíbula 2. Assim, esta tensão permite obter um melhor resultado de alisamento do que aquele que seria obtido com o mesmo aparelho na ausência de rotação da primeira placa de alisamento 5.
De acordo com a invenção, a segunda placa de alisamento 5' também pode ser giratória como mostra a figura 4. De acordo com este exemplo, a segunda placa de alisamento 5' é articulada sobre a segunda mandíbula segunda mandíbula 2 por intermédio dos dispositivos de articulação 18 substancialmente análogos aos dispositivos de articulação8 e que compreende um cilindro de revolução 19 unido a segunda mandíbula 2 sobre a qual é encaixado um compartimento complementar 20 disposto na segunda placa de alisamento5'. Assim, os dispositivos de articulação18 definem um eixo de rotação Δ' substancialmente parelelo ao eixo longitudinal λ' da segunda mandíbula 2. O eixo de rotação Δ' é, além disso, substancialmente paralelo à superfície de trabalho S2 da segunda placa de alisamento 5', assim como a um plano mediano M' da segunda placa de alisamento5'. O plano mediano M' é perpendicular à superfície de trabalho S2 e divide este último em duas partes iguais. O eixo de rotação Δ' se encontra deslocado lateralmente em relação à segunda placa de alisamento 5' de modo a ficar situado entre o plano mediano M' e um primeiro plano lateral L' que é paralelo ao plano mediano M' e passa por uma borda longitudinal da segunda mandíbula 2. O aparelho para cabelos A compreende, além disso, dispositivos de tensão 21 interpostos entre a segunda mandíbula 2 e a segunda placa de alisamento 5'. De acordo com este exemplo, os dispositivos de tensão 11 da primeira placa de alisamento primeira placa de alisamento 5 e os dispositivos de tensão 21 da segunda placa de alisamento 5' compreendem molas helicoidais que são comprimidas quando da rotação das placas de alisamento correspondentes.
De acordo com o exemplo da figura 4, a primeira placa de alisamento 5 também está associada aos dispositivos de aquecimento 26 realizados da mesma maneira que os dispositivos de aquecimento 6 da primeira placa de alisamento segunda placa de alisamento 5'.
Além disso, a fim de acentuar o atrito no nível da zona de pinçamento situado em prumo com os eixos Δ e Δ', de um em relação ao outro, a primeira placa de alisamento 5 compreende, em prumo com o eixo de rotação Δ, um relevo de fricção 27 destinado a cooperar com um elemento complementar 28 em frente. De acordo com o exemplo ilustrado, o elemento complementar 28 é formado por um relevo de fricção trazido pela segunda placa de alisamento 5' em prumo com o eixo de rotação Δ' correspondente. Os relevos de fricção 27 e 28 podem ser realizados de qualquer maneira apropriada e por exemplo sob a forma de um relevo em silicone moldado sobre a placa de alisamento correspondente. Assim, quando do acionamento do aparelho para cabelos A, os relevos de fricção 27 e 28 cooperam para definir na posição fechada das mandíbulas sobre a mecha de cabelo, uma zona de tração que gera, quando do deslocamento do aparelho, uma força de tração superior àquela do restante da zona de tratamento T, como anteriormente explicado.
De acordo com uma outra forma de realização da invenção mais particularmente ilustrada na figura 5, a fim de acentuar o efeito de tração dissociando-o eventualmente do tratamento assegurado pelas placas de alisamento, é utilizado no nível da primeira mandíbula primeira mandíbula 1, uma barra de fricção 30 distinta da primeira placa de alisamento 5. De acordo com o exemplo ilustrado, só a primeira placa de alisamento 5 é giratória, enquanto que a segunda placa de alisamento 5' é fica como aquela descrita em relação a figura 2. A barra de fricção 30 é fixada de modo rígido à primeira mandíbula 1 e se estende ao longo da borda esquerda do mesmo lado do plano mediano M que o eixo de rotação Δ. A barra de fricção 30 se estende então entre a borda da placa de alisamento 5 situada próximo do eixo Δ e da borda correspondente da mandíbula 1. De acordo com o exemplo ilustrado, a barra de fricção 30 é formada por uma tira de silicone trazida sobre a primeira mandíbula 1. A barra de fricção 30 é, além disso, realizada de forma a definir uma superfície de fricção 31 que se estende em ressalto em relação à superfície de trabalho S1 da primeira placa 5. A superfície de trabalho S1 se encontra então recuada em relação à superfície de fricção 31.0 valor do recuo R medido, entre o plano da superfície de trabalho S1 e um plano paralelo que passa pela superfície de fricção 31, está, por exemplo, compreendida entre 0,1 mm e 5 mm.
A barra de fricção 30 é então adaptada para cooperar com um elemento em relação, no presente caso, a segunda placa de alisamento 5', de modo a definir, na posição fechada das mandíbulas sobre a mecha de cabelo 15, uma zona de tração 32 que terá a mesma função da região de tração 16 descrita anteriormente. O acionamento do aparelho para cabelos com tal barra de tração se efetuará como acima explicado em relação às figuras1 a 3.
Além disso, poderá ser notado que de acordo com o exemplo da figura primeira placa de alisamento 5, o eixo de rotação Δ da primeira placa de alisamento 5 está situada entre o plano mediano M e um segundo plano lateral L". A distância d é então superior a um quarto da largura da placa de alisamento 5. Além disso, o eixo de rotação Δ se encontra disposto entre a mandíbula 1 e um plano que passa pela superfície de trabalho S1 da primeira placa de alisamento 5.
A figura 6 ilustra uma variação de realização do aparelho para cabelos de acordo com a qual, a barra de fricção 30 é adaptada sobre a primeira mandíbula 1 de modo a ser móvel em translação paralelamente ao plano mediano Μ. O aparelho para cabelos compreende então dispositivos de afastamento 35, realizados sob a forma de uma ou várias molas helicoidais, que são interpostas entre a barra de fricção 30 e a primeira mandíbula 1. Os dispositivos de afastamento 35 são, de preferência, adaptados para exercer sobre a barra
de fricção 30 uma tensão superior àquela exercida pelos dispositivos de tensão 11 sobre a primeira placa de alisamento 5.
A figura 7 ilustra uma outra variação de realização do aparelho para cabelos A muito próxima daquela descrita em relação à figura 6, mas que difere desta última pelo fato de utilizar dispositivos de regulagem 36 do valor do recuo R entre a superfície de fricção 31 e a superfície de trabalho S1. De acordo com este exemplo, os dispositivos de regulagem 36. A figura 8 mostra ainda uma outra variação de realização do aparelho para cabelos A de acordo com a qual, a barra de fricção 30 é montada de forma rígida sobre a primeira mandíbula 1, de modo a ser imóvel em relação a esta última. De acordo com o exemplo da figura 8, os dispositivos 36 de regulagem do recuo R são adaptados para modificar a distância entre o eixo de rotação Aea primeira mandíbula 1. Para isto, os dispositivos de regulagem 36 compreendem um carrinho 37 adaptado sobre a mandíbula 1 de forma a ser móvel em translação paralelamente ao plano mediano Μ. A posição do carrinho 37 em relação à mandíbula 1 é então regulada por meio de um sistema de parafuso38. O carrinho 37 compreende, no nível de sua extremidade oposta à primeira mandíbula 1, um compartimento 39 de recepção de um cilindro de articulação 40 unido à primeira placa de alisamento 5.
A figura 9 ilustra ainda uma outra forma de realização da invenção de acordo com a qual as duas mandíbulas primeira mandíbula 1 e segunda mandíbula 2 apresentam cada uma, uma estrutura análoga àquela da primeira mandíbula descrita em relação a figura6. Assim, a segunda mandíbula 2 compreende uma contra-barra de fricção 45 situada em frente a barra de fricção 30. A contra-barra de fricção 45 é móvel em translação paralelamente ao plano M' com interposição entre a contra-barra de fricção 45 e a segunda mandíbula 2, os dispositivos de afastamento 46. Os dispositivos de tensão 21 associados à segunda placa de alisamento 5' são então adaptados para exercer sobre esta última, uma tensão inferior à tensão exercida pelos dispositivos de afastamento 46 sobre a contra-barra de fricção 45.
A figura 10 ilustra um outro modo de realização diferente do modo de realização da figura 5 em que a primeira placa 5 é montada de modo giratório sobre a mola11 em torno do eixo de rotação Δ. A mola pode ser uma ou várias molas helicoidais por exemplo, ou ainda duas lâminas de mola rebitada sobre o chassi ou mandíbula 2 disposta sob a segunda placa 5'. Esta primeira placa 5 é disposta ao lado da barra de fricção 30. A segunda placa de alisamento 5' que forma a superfície de trabalho (S2) da segunda mandíbula 2 é articulada substancialmente no meio da segunda placa de alisamento 5'. A rótula permite um deslocamento do tipo báscula da segunda placa.
Deve-se compreender que diversas outras modificações podem ser trazidas para o aparelho para cabelos de acordo com a invenção dentro do quadro das reivindicações anexas.

Claims (21)

1. Aparelho pra cabelos com fechamento tipo mandíbula que compreende pelo menos: - duas mandíbulas, primeira (1) e segunda (2), alongadas e articuladas entre si, para serem móveis entre uma posição aberta (O) e uma posição fechada (F), na qual definem pelas suas superfícies de trabalho (Si, S2) frente a frente, uma zona (T) de tratamento do cabelo, - uma primeira placa de alisamento (5) que forma a superfície de trabalho (Si) da primeira mandíbula (1) e que é articulada sobre a primeira mandíbula, - dispositivos de tensão (11) que são interpostos entre a placa de alisamento e a primeira mandíbula (1) e que tendem a afastar a placa de alisamento da primeira mandíbula (1) e colocá-la numa posição de repouso, - dispositivos elétricos de aquecimento (6) associados a pelo menos uma das superfícies de trabalho (Si), CARACTERIZADO por compreender dispositivos de articulação (8) da primeira placa de alisamento (5) sobre a primeira mandíbula (1) definindo um eixo de rotação (Δ) da primeira placa de alisamento (5) em relação à primeira mandíbula (1), o eixo de rotação (Δ) sendo substancialmente paralelo à superfície de trabalho (Si) da dita placa de alisamento (5) e a um plano mediano longitudinal (M) da superfície de trabalho (Si), e estando situado entre o plano mediano (M) e um primeiro plano lateral (L) que é paralelo ao plano mediano e passa por uma borda longitudinal da primeira mandíbula (1).
2. Aparelho para cabelos de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por compreender uma segunda placa de alisamento (5') que forma a superfície de trabalho (S2) da segunda mandíbula (2) e que é articulada sobre a segunda mandíbula (2) por intermédio dos dispositivos de articulação (18) que definem um eixo de rotação (Δ') da segunda placa de alisamento (5') em relação à segunda mandíbula (2), o eixo de rotação (Δ') sendo substancialmente paralelo à superfície de trabalho (S2) da segunda placa de alisamento (5') e a um plano mediano (M') da superfície de trabalho (S2).
3. Aparelho para cabelos de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo eixo de rotação (Δ') da segunda placa estar situado entre o plano mediano (M') e um primeiro plano lateral (L') que é paralelo ao plano mediano (M') e passa por uma borda longitudinal da segunda mandíbula (2).
4. Aparelho para cabelos de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelos eixos de rotação (Δ, Δ') das primeira (5) e segunda (5') placas de alisamento estarem situados substancialmente um em frente ao outro.
5. Aparelho para cabelos de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pelo eixo de rotação (Δ, Δ') dos dispositivos de articulação (8, 18) estar situado entre o plano mediano (M, M') e um segundo plano lateral (L") que é paralelo ao plano mediano (M, M') e passa por uma borda longitudinal da placa de alisamento (5, 5')·
6. Aparelho para cabelos de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, CARACTERIZADO pelo eixo de rotação (Δ) dos dispositivos de articulação (8) estar situado a uma distância (d) do plano mediano (M), que é superior à metade da distância que separa o plano mediano (M) do segundo plano lateral (L").
7. Aparelho para cabelos de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO pela primeira placa de alisamento (5) compreender, em prumo com o eixo de articulação (Δ), um relevo de fricção (27) que é adaptado para cooperar com o elemento (28) em frente, de modo a definir, na posição fechada das mandíbulas (1,2) sobre uma mecha de cabelo (15), uma região de pressão (16) que gera, quando do deslocamento do aparelho sobre a mecha de cabelo, uma força de tração adicional à força de tração gerada pela zona de tratamento (T).
8. Aparelho para cabelos de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo dito elemento em frente ser formado por um relevo de fricção (28) trazido pela segunda placa de alisamento (5').
9. Aparelho para cabelos de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO pela primeira mandíbula (1) compreender pelo menos uma barra de fricção (30) que está situada do mesmo lado do plano mediano (M), que o eixo de articulação (Δ) e que está adaptado para cooperar com um elemento em frente (5', 45) de modo a definir, na posição fechada das mandíbulas (1,2) sobre uma mecha de cabelo, uma zona de tração que gera, quando do deslocamento do aparelho sobre a mecha de cabelo, uma força de tração adicional à força de tração gerada pela zona de tratamento (T).
10. Aparelho para cabelos de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pela dita barra de fricção (30) estar situada entre uma borda longitudinal da primeira mandíbula (1) e uma borda longitudinal da primeira placa de alisamento (5).
11. Aparelho para cabelos de acordo com uma das reivindicações 9 a10, CARACTERIZADO pela barra de fricção (30) ser imóvel em relação à primeira mandíbula (1).
12. Aparelho para cabelos de acordo com uma das reivindicações 9 a 11, CARACTERIZADO pela barra de fricção (30) ser móvel em relação à primeira mandíbula (1) e o aparelho compreender dispositivos de afastamento (35) que são interpostos entre a barra de fricção (30) e a primeira mandíbula (1) e que tendem a afastar a barra de fricção (30) da primeira mandíbula (1).
13. Aparelho para cabelos de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelos dispositivos de tensão (11) associados à placa de alisamento (5) serem adaptados para exercer sobre a placa de alisamento (5) uma tensão inferior à tensão exercida sobre a barra de fricção (30) pelos dispositivos de afastamento (35) associados à barra de fricção.
14. Aparelho para cabelos de acordo com uma das reivindicações 10 a13, CARACTERIZADO pelo fato de que na posição aberta (O) das mandíbulas, cada superfície de trabalho (Si, S2) de uma mandíbula (1, 2) fica em recuo (R) em relação a cada barra de fricção (30) trazida pela dita mandíbula.
15. Aparelho para cabelos de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO por compreender dispositivos (36) de regulagem do valor deste recuo (R).
16. Aparelho para cabelos de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pela barra de fricção (30) ser móvel em relação à mandíbula (1) que a traz e pelos dispositivos de regulagem (36) serem adaptados para permitir uma modificação da distância entre a mandíbula (1) e uma superfície de fricção (31), da barra de fricção (30), orientada contra a outra mandíbula (2).
17. Aparelho para cabelos de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelos dispositivos de regulagem (36) serem adaptados para permitir uma modificação da distância entre o eixo de rotação (Δ) da placa de alisamento (5) e a mandíbula (1) correspondente.
18. Aparelho para cabelos de acordo com uma das reivindicações 9 a 17, CARACTERIZADO pela segunda mandíbula (2) compreender pelo menos uma contra- barra de fricção (45) localizada em frente da barra de fricção (30) da primeira mandíbula.
19. Aparelho para cabelos de acordo com uma das reivindicações 9 a 18, CARACTERIZADO pela barra de fricção (30) ser composta ou revestida, pelo menos parcialmente, com um material tensor e resistente a temperaturas elevadas.
20. Aparelho para cabelos de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo dito material ser um silicone.
21. Aparelho para cabelos de acordo com uma das reivindicações 1 a 2, CARACTERIZADO por compreender uma segunda placa de alisamento (5) que forma a superfície de trabalho (S2) da segunda mandíbula (2) e que é articulada sobre a segunda mandíbula (2) por intermédio de uma rótula (100) disposta substancialmente no meio da segunda placa de alisamento (5').
BRPI1103044 2010-06-25 2011-06-17 aparelho para cabelos com fechamento tipo mandìbula BRPI1103044A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1055120A FR2961668B1 (fr) 2010-06-25 2010-06-25 Appareil de coiffure a machoires

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1103044A2 true BRPI1103044A2 (pt) 2012-11-27

Family

ID=43533375

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1103044 BRPI1103044A2 (pt) 2010-06-25 2011-06-17 aparelho para cabelos com fechamento tipo mandìbula

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2399481B1 (pt)
CN (1) CN102293498B (pt)
BR (1) BRPI1103044A2 (pt)
ES (1) ES2420632T3 (pt)
FR (1) FR2961668B1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2013005150A1 (en) * 2011-07-06 2013-01-10 Koninklijke Philips Electronics N.V. Hair styling device with improved heating means
DE102012201738A1 (de) * 2012-02-06 2013-08-08 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Haarglätteisen
US20160255936A1 (en) * 2015-03-06 2016-09-08 Spectrum Brands, Inc. Hair Styling Apparatus With Insulating Air Gaps
GB2582559C (en) * 2019-03-22 2024-03-13 Dyson Technology Ltd A hair styling appliance

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITBO20060053U1 (it) * 2006-06-07 2007-12-08 Mauro Catini Piastra professionale per capelli
KR200436427Y1 (ko) * 2006-12-01 2007-08-14 이승수 스트레이트퍼머용 헤어아이롱
FR2913317B1 (fr) * 2007-03-07 2011-02-11 Seb Sa Appareil de coiffure
US8013275B2 (en) * 2008-10-28 2011-09-06 Andis Company Hair flat iron with light source
KR200456279Y1 (ko) * 2008-11-26 2011-10-21 이승수 스트레이트퍼머용 헤어아이론
DE202009001872U1 (de) * 2009-02-16 2010-07-15 Wik Far East Ltd. Haarformgerät
JP2010233830A (ja) * 2009-03-31 2010-10-21 Kureitsu:Kk ヘアーアイロン

Also Published As

Publication number Publication date
CN102293498B (zh) 2015-09-02
EP2399481B1 (fr) 2013-06-19
FR2961668A1 (fr) 2011-12-30
ES2420632T3 (es) 2013-08-26
CN102293498A (zh) 2011-12-28
FR2961668B1 (fr) 2013-02-22
EP2399481A1 (fr) 2011-12-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8789539B2 (en) Hair-care device with jaws
US10092076B2 (en) Hairstyling appliance
ES2716996T3 (es) Dispositivo para peinar el cabello
ES2323504T3 (es) Plancha de pelo dotada de un miembro amortiguador.
ES2877431T3 (es) Aparato de peinado del cabello con huecos de aire de aislamiento
BRPI1103044A2 (pt) aparelho para cabelos com fechamento tipo mandìbula
EP2555650B1 (en) Motorised hair styling iron
US20140353301A1 (en) Hair styling appliance
BR112016026663B1 (pt) Aparelho de pentear a vapor com meios de confinamento do vapor
JP6832612B2 (ja) ヘアスタイリング装置
ES2689501T3 (es) Aparato de peluquería de mordazas con peine retráctil
JP6675486B2 (ja) 加熱要素を有する毛髪を処理するための装置用の化粧製品レフィル、およびそのようなレフィルを含む、毛髪を処理するための装置
EP2088894A1 (en) A hair styling apparatus with hair cooling arrangement
BR112016030423B1 (pt) Aparelho de modelagem capilar e método para usar um aparelho
ES2967116T3 (es) Dispositivo de peinado del cabello
KR20100010088A (ko) 냉온 모발 성형용 가열기
CN210227228U (zh) 造型装置
BR112017022631B1 (pt) Dispositivo e refil de dispositivo para tratamento de cabelo
KR200393691Y1 (ko) 헤어아이론
ES2473291T3 (es) Aparato de peluquería de mordazas
WO2009079825A1 (en) A roller-type hair straightening and curling device
KR101842932B1 (ko) 다용도 헤어 미용 기구
JP7129623B2 (ja) まつ毛のカール方法
IT9020919U1 (it) Dispositivo per ondulare i capelli
WO1999039608A1 (fr) Fer a friser

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.