BRPI1101866A2 - luminÁria - Google Patents
luminÁria Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI1101866A2 BRPI1101866A2 BRPI1101866-6A BRPI1101866A BRPI1101866A2 BR PI1101866 A2 BRPI1101866 A2 BR PI1101866A2 BR PI1101866 A BRPI1101866 A BR PI1101866A BR PI1101866 A2 BRPI1101866 A2 BR PI1101866A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- light
- led
- leds
- luminaire
- light guide
- Prior art date
Links
Landscapes
- Planar Illumination Modules (AREA)
- Non-Portable Lighting Devices Or Systems Thereof (AREA)
Abstract
LUMINÁRIA. Uma luminária usando LEDs que emitem luz de iluminação çom uniformidade melhorada e permite seleção de temperatura de cor e uma região a partir da qual luz é emitida. A luz de iluminação proveniente do LED viaja em uma placa de guiamento de luz e é refletida para fora da superfície interna para sair para o exterior através de uma placa de difusor. Uma pluralidade de LEDs que diferem em matiz é provida. Uma unidade excitadora de LED controla uma temperatura de cor de luz a ser emitida, e gera, por exemplo% luz de iluminação de cor moderada, como uma cor laranja. A unidade excitadora de LED comuta entre regiões a partir das quais luz é emitida, oferecendo, assim, efeitos de iluminação únicos e usando a luminária como uma lâmpada de noite inteira. A placa de guiamento de luz é presa no lado oposto da folha de refletor a fim de impedir que o membro de fixação prejudique a uniformidade de luz.
Description
"LUMINÁRIA" FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
(1) Campo da Invenção
Esta invenção refere-se a uma luminária, mais particularmente, a uma luminária capaz de controlar temperatura de cor de luz de iluminação, e uma posição e a área a partir da qual luz é emitida.
(2) Descrição da Técnica Relacionada
Um LED (Diodo Emissor de Luz) requer consumo de energia mais baixo que aquele requerido de bulbos incandescentes, tubos fluorescentes e similares na técnica relacionada, e, portanto, está se generalizando como um dispositivo emissor de luz para iluminação.
O pedido de patente japonês submetido à inspeção pública No. 2010-49865 divulga uma técnica para facilitar controle de curvas de distribuição de intensidade luminosa em uma luminária tendo um módulo de fonte de luz de superfície com uma pluralidade de dispositivos LED. O Pedido de Patente Japonês Submetido à Inspeção Pública No. 2009-231028 divulga uma técnica para impedir a redução de eficiência luminosa em um módulo LED de iluminação descendente e ascendente. SUMÁRIO DA INVENÇÃO Os LEDs têm sido usados como uma luz traseira de uma tela
de cristal líquido a algum tempo. Atualmente, uma luminária do tipo plana a qual a estrutura de uma luz traseira de uma tela de cristal líquido é adaptada está em desenvolvimento. Entretanto, melhoramentos adicionais requeridos para uso como uma luminária têm sido assinalados. Por exemplo, a luz traseira do líquido é requerida para emitir luz branca com uma alta temperatura de cor, mas luz branca não é sempre apropriada no uso como luz da luminária. Uma vez que luz com um temperatura de cor um pouco baixa, por exemplo, luz laranja, cria uma atmosfera de relaxamento, ela é desejada por muitos usuários. Para a finalidade de atingir um novo tipo de luminária em vez de uma luminária da técnica relacionada, é desejável desenvolver uma nova luminária usando efetivamente uma estrutura peculiar à luz traseira da tela de cristal líquido.
A presente invenção foi concebida em vista das circunstâncias
acima e provê uma luminária capaz de controlar a temperatura de cor de luz de iluminação e a posição e/ou área a partir da qual luz é emitida.
Para abordar o acima, a presente invenção provê uma luminária com LEDs como dispositivos emissores de luz. A luminária compreende um chassi de base retendo a luminária, uma placa de LED montada no chassi de base, uma pluralidade de LEDs montados na placa de LED, uma pluralidade de placas de guiamento de luz, uma das quais emite luz a partir de um número predeterminado de LEDs da pluralidade de LEDs para o exterior da luminária como luz de iluminação; e um controlador que controla a pluralidade de LEDs de iluminar. Na luminária, o controlador seleciona os LEDs atribuídos para uma placa de guiamento de luz da pluralidade de placas de guiamento de luz a partir da qual a luz de iluminação é para ser emitida, e controla os LEDs selecionados para fazer os LEDs selecionados iluminarem. A presente invenção também provê uma luminária com LEDs
como dispositivos emissores de luz que compreende um chassi de base retendo a luminária, uma placa de LED montada no chassi de base, uma pluralidade de conjuntos de LED montados na placa de LED, cada conjunto de LED incluindo LEDs emissores de luz de diferentes matizes uns dos outros, uma pluralidade de placas de guiamento de luz emitindo luz de uma pluralidade de conjuntos de LED para o exterior da luminária como luz de iluminação, e um controlador que controla a pluralidade de conjuntos de LED para iluminarem. O controlador controla iluminação dos LEDs incluídos no conjunto de LED e emitindo luzes de diferentes matizes uns dos outros para fazer os LEDs iluminarem a diferentes intensidades de acordo com um matiz de luz de iluminação predeterminado.
De acordo com a presente invenção, é possível prover uma luminária capaz de controlar uma temperatura de cor de luz de iluminação e um local e/ou a área a partir da qual luz é emitida. Existe um efeito vantajoso de prover um novo tipo de luminária respondendo a uma tendência de economia de energia de usuários. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Estas e outras características, objetos e vantagens da presente invenção, se tornarão mais aparentes a partir da descrição a seguir, quando tomados em conjunto com os desenhos anexos, em que:
A fig. 1 é uma vista explodida de uma luminária de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A fig. 2A é uma vista exterior de uma placa de guiamento de luz de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A fig. 2B é uma vista secional de uma placa de guiamento de luz de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A fig. 2C é uma vista secional de uma placa de guiamento de luz de acordo com uma modalidade da presente invenção. A fig. 3 é uma vista explodida de uma luminária de acordo
com uma modalidade da presente invenção.
A fig. 4A é uma vista secional parcialmente mostrando o interior de uma luminária de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A fig. 4B é uma vista secional parcialmente mostrando o
interior de uma luminária de acordo com uma modalidade da presente invenção.
Fig. 4C é uma vista secional parcialmente mostrando o interior de uma luminária de acordo com uma modalidade da presente invenção. A fig. 5 é uma vista secional de uma luminária de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A fig. 6 é um diagrama de blocos de circuito de uma luminária de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A fig. 7 é um diagrama de circuito ilustrando LEDs e seus entornos de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A fig. 8 é uma vista frontal ilustrando um estado de iluminação de uma luminária de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A fig. 9 é uma vista frontal ilustrando outro estado de iluminação da luminária de acordo com uma modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA MODALIDADE
Uma modalidade de acordo com a presente invenção será descrita abaixo detalhadamente, fazendo-se referência aos desenhos.
A fig. 1 é uma vista explodida de uma luminária 1 de acordo com uma modalidade da presente invenção. A fig. 1 mostra principalmente a unidade de emissão de luz e seus entornos, em que, por exemplo, um circuito elétrico e similar são omitidos. A fig. 1 mostra alguns elementos estruturais separados a distância uns dos outros na direção de altura, mas, para operação de fato como uma luminária, os muitos elementos estruturais incluindo eles são montados em proximidade a ou em contato uns com os outros, como mostrado na fig. 5.
Um chassi de base 11 retém toda a luminária 1, que também pode servir como o exterior. Uma placa de LED 12 é presa no chassi de base 11 por, por exemplo, parafusos. A placa de LED 12 tem numerosos diodos emissores de luz (LEDs) 121 montados na mesma para emissão de luz de iluminação. Cada um dos LEDs 121 é montado de maneira tal a se projetar da placa de LED 12 na direção superior na fig. 1. A direção de montagem do LED 121 é definida de tal modo que luz de iluminação com alta intensidade é emitida na direção paralela à placa de LED 121. As placas de guiamento de luz 13 são montadas de modo tal que o LED 121 é colocado em um furo formado em uma extremidade de cada uma das placas de guiamento de luz 13, como descrito posteriormente. Esta modalidade emprega uma combinação das 8 placas de guiamento de luz 13 em total dispostas em 4 fileiras e 2 colunas a título de exemplo. A luz de iluminação emitida do LED 121 viaja principalmente em uma direção paralela à placa de LED 12 dentro da placa de guiamento de luz correspondente 13, durante o que a luz de iluminação é repetidamente refletida para fora da superfície interna da placa de guiamento de luz 13. Em seguida, a luz de iluminação entra na placa de difusor 14. A luz de iluminação incidente sobre a placa de difusor 14 é aumentada em uniformidade na direção planar na placa de difusor 14, e, em seguida, transmitida principalmente na direção superior na fig. 1. No uso da luminária 1 como uma lâmpada de teto, a luminária 1 é afixada ao teto com o lado superior mostrado na fig. 1 voltado para baixo.
Na fig. 1, o LED 121 emite luz principalmente na direção paralela à placa de LED 12, e a luz emitida é refletida quase a ângulos retos na placa de LED 12 pela placa de guiamento de luz 13. Isto ocorre devido a fato de que a espessura da luminária 1 pode ser reduzida se comparada ao caso de luz emitente na direção vertical bem desde o início. Em outras palavras, o grau de flexibilidade de desenho da luminária 1 pode ser aumentado. Este tipo de mecanismo de emissão de luz é chamado mecanismo de emissão de luz tandem.
O mecanismo de emissão de luz tandem também é usado para uma luz traseira de uma tela de cristal líquido. Uma vez que a saída de luz de iluminação proveniente da placa de difusor 14 tem uma alta uniformidade devido à ação da placa de guiamento de luz 13 e da placa de difusor 14, o mecanismo de emissão de luz tandem é adequado para uso em uma luz traseira de uma unidade de exibição de tela grande. Entretanto, a uniformidade de luz de saída também é um fator muito importante para uma luminária. Por exemplo, um bulbo incandescente ou uma lâmpada fluorescente não produzem facilmente iluminação uniforme, mesmo se a bulbo ou lâmpada for sombreada. Portanto, quando uma pessoa olha a luz direto nos olhos, ela pode possivelmente reconhecer um ponto brilhante, provocando fadiga nos olhos. A modalidade trata desta desvantagem. Igualmente, uma vez que a placa de difusor 14 é uniformemente leve, o efeito de criar uma aparência de alta qualidade é produzido.
Desta maneira, a luminária de acordo com a modalidade inclui uma pluralidade de conjuntos dos LEDs e placa de guiamento de luz que são dispostos bidimensionalmente (em uma forma de matriz) no chassi de base 11.
Em uma tela de cristal líquido, como é mostrado, um painel de cristal líquido com um obturador de cristal líquido é montado no lado superior da placa de difusor 14 da fig. 1, portanto, por uso da luz de iluminação acima mencionada como luz traseira, uma imagem, por exemplo, de transmissão de TV ou similar pode ser exibida. Na modalidade, se um painel de cristal líquido, um circuito receptor de transmissão, um excitador de um obturador de cristal líquido e similares forem providos, a função como uma tela de cristal líquido pode ser provida, e também a luminária também pode servir como uma unidade de exibição. Uma modalidade como uma luminária é divulgada aqui.
A seguir, a placa de guiamento de luz 13 será descrita.
A fig. 2A é uma vista exterior da placa de guiamento de luz 13 de acordo com uma modalidade da presente invenção, em que a placa de guiamento de luz 13 mostrada na fig. 1 está virada de cabeça para baixo. A placa de guiamento de luz 13 é composta, por exemplo, de uma combinação de quatro sub-blocos de guiamento de luz 131 que são unidos com uma
r
ranhura 132 formada entre os dois sub-blocos adjacentes 131. E importante compreender que a placa de guiamento de luz 13 pode ser originalmente formada como uma peça, sem ser dividida em sub-blocos. A placa de guiamento de luz 13 tem uma seção transversal em formato de cunha, de tal modo que a luz de iluminação viajando aproximadamente paralela à superfície da placa de guiamento de luz 13 é refletida para fora da face interna com a finalidade de viajar em direção à placa de difusor 14. Consequentemente, quando vista como uma luminária, a superfície na parte de trás (o lado superior na fig. 2A) é curvada. Um entalhe 133 é provido em uma extremidade da superfície na parte de trás para se sobrepor a uma extremidade da placa de guiamento de luz adjacente.
Cada uma das figs. 2B e 2C é uma vista secional de uma placa de guiamento de luz de acordo com uma modalidade da presente invenção. Cada uma das figs. 2B e 2C mostra uma seção de um sub-bloco de guiamento de luz 131 quando uma porção da placa de guiamento de luz 13 em torno do entalhe 133 na fig. 2A é cortada na direção vertical na fig. 2A. A direção para cima e para baixo em cada fig. 2B, 2C é oposta àquela da fig. 2A e é a mesma que aquela da fig. 1. Os furos 131aa 131c são formados em uma extremidade de cada sub-bloco de guiamento de luz 131 para receber os LEDs 121.
Na tela de cristal líquido, os LEDs emitindo luz branca (W) são colocados nos furos 131aal31cna fig. 2B. Entretanto, uma característica da luminária de acordo com a modalidade é que, por exemplo, três tipos de LEDs são colocados nos furos 131a a 131c na fig. 2B. Os três tipos são, por exemplo, um conjunto de luz branca (W), luz vermelha (R) e luz azul (B) ou um conjunto de luz vermelha (R), luz azul (B) e luz verde (G). Alternativamente, os LEDs podem ser de dois tipos, por exemplo, um conjunto de W e R ou um conjunto de R e G. De qualquer forma, a luminária é adaptada para prover luz de iluminação com uma temperatura de cor designada, bem como luz branca simples. Por exemplo, uma cor laranja visualmente suave, cor branca quente ou similar com uma temperatura de cor percebida ajustando apropriadamente as intensidades de emissão de luz de uma pluralidade de LEDs.
Quando os três tipos de LEDs são usados, por exemplo, cada um dos furos 131aa 131c pode ter três fendas, como mostrado na fig. 2C e um LED pode ser colocado em cada fenda. A seguir, LEDs de diferentes matizes colocados no mesmo furo do sub-bloco de guiamento de luz 131 pode ser chamado um conjunto de LEDs em alguns casos.
Nas figs. 2B e 2C, os LEDs situados nos furos 131a a 131c podem emitir luz de iluminação principalmente em direção ao sub-bloco de guiamento de luz 131 tendo estes furos 131aa 131c, ou podem emitir luz de iluminação simultaneamente em direção ao sub-bloco de guiamento de luz relevante 131 e ao sub-bloco de guiamento de luz adjacente(o sub-bloco de guiamento de luz localizado neste lado na fig. 2B ou 2C).
A fig. 3 é uma vista luminária 1 de acordo com uma modalidade da presente invenção, que mostra a relação posicionai da placa de LED 12, LEDs 121, as placas de guiamento de luz 13 e a placa de difusor 14 quando visualizados a partir da direita na fig. 1. Nesta modalidade, como o LED 121, um chamado LED de vista lateral emitindo luz em uma direção paralela à superfície de eletrodo pode ser usado, ou um chamado LED de vista superior emitindo luz em uma direção a ângulos retos para a superfície de eletrodo pode ser usado. No exemplo da fig. 3, o LED de vista superior é usado como o LED 121. Por esta razão, para emitir luz a partir do LED de vista superior em uma direção paralela à placa de LED 12, uma sub-placa 122 é afixada à placa de LED 12 para se estender em uma direção perpendicular a esta placa de LED 12, e o LED de vista superior 121 é montado na sub-placa 122. Consequentemente, se o LED de vista superior for usado, a luz emitida a partir do LED (eixo de luz) pode viajar na direção paralela à superfície da placa de LED 12. No uso do LED de vista lateral, o LED pode ser montado diretamente na placa de LED 12 (sem a sub-placa 122), levando a uma redução de número de componente). Uma combinação do LED 121 e a sub- placa 122 será doravante referida simplesmente como um LED 121.
Cada uma das figs. 4A a 4C é uma vista secional parcialmente mostrando o interior de uma luminária 1 de acordo com uma modalidade da presente invenção. Ao contrário do caso da fig. 1, cada uma das figs. 4A a 4C mostra uma porção da luminária montada em torno da placa de LED 12, os LEDs 121 e a placa de guiamento de luz 13 quando ela está sendo de fato usada. Na fig. 4A, um LED 121 fica situado em um furo formado em uma extremidade da placa de guiamento de luz 13. Cada placa de guiamento de luz 13 tem um entalhe 133 formado em sua extremidade e se sobrepondo a outra placa de guiamento de luz adjacente a mesma. A folha de refletor 21 rachurada nas figs. 4A a 4C é provida como um componente estrutural que não é mostrado na fig. 1. A folha de refletor 21 é provida na superfície interna
no lado traseiro (na parte inferior das figs. 4A a 4C) da placa de guiamento de
\
luz 13 para reflexão efetiva da luz de iluminação.
A fig. 4B mostra um exemplo de quando a placa de guiamento de luz 13 mostrada na fig. 4A é presa na placa de LED 12 com um adesivo (ou uma fita adesiva dupla face) 22. A fig. 4C mostra um exemplo de quando a placa de guiamento de luz 13 mostrada na fig. 4A é presa na placa de LED 12 com um parafuso de montagem 23. De qualquer forma, o adesivo 22 e o parafuso de montagem 23 ficam posicionados na parte de trás da folha de refletor 21 quando visualizados pelo lado frontal da luminária, ou seja, a partir do lado superior das figs. 4B, 4C, de modo que o usuário não pode reconhecê- los visualmente. Por esta razão, um componente estrutural para montagem da placa de guiamento de luz 13 é impedido de causar perda da uniformidade da luz de iluminação, e também o formato do componente estrutural é impedido de ser reconhecido como inestético.
A fig. 5 é uma vista secional de uma luminária 1 de acordo com uma modalidade da presente invenção. Ao contrário da fig. 1, a fig. 5 mostra uma vista secional da luminária montada 1 para uso efetivo quando ela está cortada na direção vertical na fig. 1. As projeções 11a, Ilb podem ser providas nas porções do chassi de base rachurado lia fim de suportar a placa de guiamento de luz 13 por um método diferente dos métodos de uso do adesivo 22 e do parafuso de montagem 23. A fig. 5 ilustra uma placa de circuito. Uma placa de alimentação de energia 31 é montada com um circuito de excitamento de LED para gerar uma energia alimentada em toda a luminária 1 com a finalidade de excitar os LEDs 121 para controle de iluminação. Uma placa de controle de microcomputador 32 é montada com um circuito de controle para controlar a operação da luminária 1 em resposta
r
a, por exemplo, uma instrução recebida de um controle remoto. E importante compreender que estes circuitos podem ser montados na mesma placa.
Como descrito anteriormente, quando a luminária é do tipo que é diretamente afixada ao teto para uso, a luminária é afixada ao teto com o lado superior da fig. 5 voltado para baixo. Uma vez que uma emissão de luz plana tipo luminária como descrito na modalidade é facilmente desenhada em um formato de baixo perfil, pode ser vantajosamente desenhada para facilitar limpeza devido a uma região significativamente reduzida de acúmulo de sujeira.
Em seguida, um método de controlar temperatura de cor de luz de iluminação e uma posição e/ou a área a partir da qual luz é emitida na modalidade será descrito, fazendo-se referência aos desenhos.
A fig. 6 é um diagrama de blocos de circuito da luminária 1 de acordo com a modalidade da presente invenção. O usuário opera, por exemplo, um controle remoto associado com a luminária, de modo que um transmissor 321 do controle remoto transmite um sinal de controle remoto incluindo um comando de ação para a luminária 1. Um fotorreceptor 322 da luminária 1 recebe, por exemplo, um sinal de comando infravermelho transmitido do transmissor 321, e em seguida o transmite para um controlador 323 incluindo, por exemplo, um microcomputador. O controlador 323 analisa conteúdos de comando provenientes do usuário com base no sinal de controle remoto recebido pelo fotorreceptor 322. Não é necessário usar raios infravermelho para o comando de ação do usuário, e a luminária 1 pode ser provida com um interruptor mecânico para ação predefinida.
Na modalidade, os comandos de ação provenientes do transmissor 321 incluem não apenas um sinal de comando para ligar/desligar a luminária 1, mas também um sinal para controlar a temperatura de cor de luz de iluminação, um sinal para controlar a posição e/ou área a partir da qual luz é emitida. Especialmente, uma característica na modalidade é possibilitar ao usuário selecionar uma temperatura de cor da luz de iluminação e uma região da luminária para emissão de luz. Consequentemente, o usuário pode selecionar luz de temperatura de cor adequada para condições de uso de vários tipos de luz de cor incluindo uma luz de temperatura de cor baixa, tal como de uma cor laranja, luz de cor primária, tal como uma cor vermelha ou uma cor azul, e uma luz de temperatura de cor alta, tal como luz branca. Outra característica é possibilitar ao usuário selecionar de qual região da luminária ele quer emissão de luz, que será descrita posteriormente, fazendo-se referência às figs. 8 e 9. Observem que uma região aqui descrita é considerada como correspondendo a cada sub-bloco de guiamento de luz e os LEDs atribuídos a este sub-bloco de guiamento de luz.
Imediatamente após os resultados de análise dos conteúdos de comando no fotorreceptor 322, o circuito integrado excitador de LED 324 seleciona LEDs designados 121a partir do número total de LEDs 121 e controla a iluminação dos LEDs selecionados 121. A luz emitida dos LEDs selecionados 121 passa pelo processo acima descrito e, em seguida, é transmitida como luz de iluminação da luminária l.da
A fig. 7 é um diagrama de circuito ilustrando os LEDs 121 da luminária e seus entornos de acordo com uma modalidade da presente invenção. Uma pluralidade dos LEDs 121 é conectada ao circuito integrado excitador de LED 324 através da conexão de circuito ilustrada na fig. 7 por meio de exemplo. Na fig. 7, cada um dos conjuntos de LED N No. 1 a No. N tem, por exemplo, 9 LEDs. Cada conjunto de LED é situado nos furos 131aal31cde cada sub-bloco de guiamento de luz 131, como ilustrado na fig. 2B ou 2C.
Por exemplo, no conjunto de LED No. 1, os três LEDs conectados
em série na direção vertical na fig. 7 são do mesmo matiz, enquanto que as três colunas de LEDs conectadas em paralelo na direção lateral são de matizes diferentes uns dos outros. No exemplo ilustrado na fig. 7, os LEDs das três cores R, G, B são providos de modo que a luminária seja adaptada para emitir luz a todas as temperaturas de cor em princípio. Nos LEDs de cada cor, o LED superior dos três LEDs conectados em série na direção vertical na fig. 7 é colocado no furo 131a mostrado na fig. 2B ou 2C, o LED intermediário no furo 131b e o LED inferior no furo 131c. Quando cada furo tem as três fendas como mostradas na fig. 2C, os LEDs de diferentes cores são respectivamente colocados nas fendas. O circuito integrado excitador de LED 324 controla o brilho de
cada um dos três LEDs conectados ao mesmo de acordo com um sinal de controle proveniente do fotorreceptor 322 para iluminação, tornando, assim, possível selecionar não apenas uma temperatura de cor de luz de iluminação, mas também apenas uma região designada da luminária 1 para a luminária 1 iluminar. Por exemplo, se a luz laranja acima mencionada for desejada, o
LED Reo LED G são operados para iluminar e também o LED G é operado para iluminar a uma intensidade mais baixa que aquela do LED R.
Em alguns casos, a luminária 1 não precisa iluminar totalmente. Por exemplo, um bulbo de pequena esfera (ou bola de jujuba) é conhecido e com freqüência usado como luz de noite inteira. A modalidade pode prover uma luminária em vez do bulbo de pequena esfera por meio de controle da área a partir da qual luz é para ser emitida, como descrito posteriormente, resultando em mais redução em consumo de energia.
A fig. 8 é uma vista frontal ilustrando um estado de iluminação da luminária 1 de acordo com uma modalidade da presente invenção. Especificamente, o circuito integrado excitador de LED 324 seleciona, por exemplo, os LEDs localizados em uma região em torno do centro da luminária 1 que estão rachurados na fig. 8 e os opera para iluminar, provendo, desse modo, uma luz de noite inteira com suficiente uniformidade de luz. Este tipo de região selecionada não está limitada à região em torno do centro da luminária 1, e outra região pode ser iluminada como uma luz de noite inteira.
A fig. 9 é uma vista frontal ilustrando outro estado de iluminação da luminária 1 de acordo com uma modalidade da presente invenção. Especificamente, por exemplo, um método de iluminação pode ser implementado, em que, com a passagem de tempo mostrada pelas setas na fig. 9, uma região a ser iluminada é seqüencialmente movida para direita a partir da região superior
r
esquerda e finalmente para a região inferior esquerda. E importante compreender que o usuário pode operar o transmissor 321 para mover a região a ser iluminada, ou o circuito integrado excitador de LED 324 predeterminados. Isto produz efeitos vantajosos de prover novos efeitos de iluminação, bem como de eliminar a desvantagem de que os LEDs em uma região específica deteriora mais cedo que outros LEDs. Na fig. 9, a área da região a ser iluminada pode ser alterada enquanto uma região a ser iluminada está sendo movida.
Se luz branca precisar ser acessa na área total da luminária 1, a intensidade de luz pode ser controlada ajustando a intensidade de emissão de luz dos LEDs em toda região. No lugar disto, a região em que luz branca é para ser acessa pode ser alterada. Por exemplo, se o brilho da luminária 1 precisar ser reduzido, os LEDs atribuídos às regiões 20 no contorno exterior na fig. 8 podem ser desligados, enquanto apenas os LEDs atribuídos às regiões centrais 12 podem ser ligados para emitir luz branca. De uma maneira oposta, os LEDs atribuídos às regiões centrais 12 são desligados, enquanto os LEDs atribuídos às regiões 20 no contorno exterior podem ser acessos para emitir luz branca. Adicionalmente, em iluminação regular da luminária 1, por exemplo, uma cor de luz do dia com uma baixa temperatura de cor (de cerca de 6000 K a cerca de 6500 k) com a qual amarelo é ligeiramente misturado e com freqüência preferida a luz branca com uma temperatura de cor em uma faixa de 9000 K a 10000 K. Se o usuário precisar mudar a cor de luz de iluminação para a cor do dia, o usuário opera o controle remoto para reduzir a temperatura de cor, em que o controlador 323 controla os LEDs de tal modo que uma cor branca e os LEDs verde e vermelho são acessos em toda a região de acordo com o sinal de controle remoto. Neste caso, a intensidade de emissão de luz dos LEDs verde e vermelho é controlada para uma faixa de cerca de alguns porcentos a cerca de 10 porcento, se comparada com uma cor branca. É importante compreender que apenas uma parte da região, não toda a região, pode emitir luz de cor do dia.
A descrição acima mencionada foi dada do exemplo que a placa de guiamento de luz inclui 8 placas de guiamento de luz, cada uma das placas de guiamento de luz inclui 4 sub-blocos de guiamento de luz, e três sistemas de LEDs são gerenciados em cada um dos sub-blocos de guiamento de luz, mas que é apenas ilustrativa, e não é uma condição definida das modalidades. Muitas outras modificações, incluindo modalidades de alterar o número de placas de guiamento de luz ou sub-blocos de guiamento de luz ou o número de sistemas de LEDs, podem ser consideradas, todas elas estão incluídas no escopo da presente invenção.
Embora tenhamos mostrado e descrito diversas modalidades de acordo com nossa invenção, é importante compreender que as modalidades divulgadas são suscetíveis de mudanças e modificações sem se afastar do escopo da invenção. Portanto, não pretendemos nos vincular aos detalhes mostrados e descritos neste documento, mas pretendemos abranger todas estas mudanças e modificações que se enquadrem dentro do âmbito das reivindicações apensas.
Claims (8)
1. Luminária com LEDs como dispositivos emissores de luz, caracterizada pelo fato de que compreende: - um chassi de base retendo a luminária; - uma placa de LED montada no chassi de base; - uma pluralidade de LEDs montada na placa de LED; - uma pluralidade de placas de guiamento de luz, cada placa de guiamento de luz emitindo luz de um número predeterminado de LEDs da pluralidade de LEDs para o exterior da luminária como luz de iluminação; e - um controlador que controla a pluralidade de LEDs para iluminar, em que o controlador seleciona os LEDs atribuídos para uma placa de guiamento de luz da pluralidade de placas de guiamento de luz a partir da qual a luz de iluminação é para ser emitida, e controla os LEDs selecionados para fazer os LEDs selecionados iluminar.
2. Luminária de acordo com reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o controlador tem um modo de controle de iluminação de iluminar todos os LEDs.
3. Luminária de acordo com reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o controlador altera os LEDs para emitir luz de acordo com um comando de um usuário ou um lapso de tempo para controle de iluminação.
4. Luminária com LEDs como dispositivos emissores de luz, caracterizada pelo fato de que compreende: - um chassi de base retendo a luminária; - uma placa de LED montada no chassi de base; - uma pluralidade de conjuntos de LED montada na placa de LED, cada conjunto de LED incluindo LEDs emissores de luz de diferentes matizes uns dos outros; - uma pluralidade de placa de guiamento de luz emitindo luz de uma pluralidade de conjuntos de LED para o exterior da luminária como luz de iluminação; e - um controlador que controla a pluralidade de conjuntos de LED para iluminar, em que o controlador controla iluminação dos LEDs incluídos no conjunto de LED e emissão de luzes de diferentes matizes uns dos outros para fazer os LEDs iluminarem a diferentes intensidades de acordo com um matiz de luz de iluminação predeterminado.
5. Luminária de acordo com reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o controlador seleciona conjuntos de LED emitindo a luz de iluminação guiado por um número predeterminado de placas de guiamento de luz incluídas na pluralidade de placas de guiamento de luz, e controla os conjuntos de LED selecionados para fazê-los iluminar.
6. Luminária de acordo com reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a unidade controladora muda os conjuntos de LED para emitir luz de acordo com um comando de um usuário ou um lapso de tempo para controle de iluminação.
7. Luminária de acordo com reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que as placas de guiamento de luz têm membros refletores para refletir a luz de iluminação sobre as superfícies voltadas para a placa de LED, uma parte de cada uma das placas de guiamento de luz estando disposta para ser sobreposta em uma parte da placa de guiamento de luz adjacente em lados opostos de um dos membros refletores correspondentes, e a placa de guiamento de luz adjacente é afixada à placa de LED em uma porção sobreposta na placa de guiamento de luz por um membro de fixação provido entre a placa de LED e o membro refletor provido na placa de guiamento de luz.
8. Luminária de acordo com reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que as placas de guiamento de luz têm membros refletores para refletir a luz de iluminação sobre as superfícies voltadas para a placa de LED, uma parte de cada uma das placas de guiamento de luz estando dispostas para serem sobrepostas em uma parte da placa de guiamento de luz adjacente em lados opostos de um dos membros refletores correspondentes, e a placa de guiamento de luz adjacente é afixada à placa de LED em uma porção sobreposta na placa de guiamento de luz por um membro de fixação provido entre a placa de LED e o membro refletor provido na placa de guiamento de luz.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1101866-6A BRPI1101866A2 (pt) | 2011-04-25 | 2011-04-25 | luminÁria |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1101866-6A BRPI1101866A2 (pt) | 2011-04-25 | 2011-04-25 | luminÁria |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI1101866A2 true BRPI1101866A2 (pt) | 2013-06-18 |
Family
ID=48607612
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI1101866-6A BRPI1101866A2 (pt) | 2011-04-25 | 2011-04-25 | luminÁria |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI1101866A2 (pt) |
-
2011
- 2011-04-25 BR BRPI1101866-6A patent/BRPI1101866A2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US8292486B2 (en) | Illumination apparatus | |
JP4792459B2 (ja) | 色混合のためのランプ及び反射器構成 | |
JP2011243410A (ja) | 照明装置 | |
US20090168455A1 (en) | Backlight unit for liquid crystal display device | |
JP2018010755A (ja) | 照明装置 | |
BRPI0718453A2 (pt) | Sistema de iluminação, luminária, e, dispositivo de exibição | |
KR101055177B1 (ko) | Led 조명장치 | |
JP6125662B2 (ja) | 蛍光灯型led照明装置 | |
JP2009009890A (ja) | 照明装置および照明器具 | |
JP2009224030A (ja) | Ledバックライトユニットおよび液晶表示装置 | |
KR101055176B1 (ko) | Led 조명장치 | |
KR200368496Y1 (ko) | 리니어 조명장치 | |
KR20090112178A (ko) | 발광다이오드를 이용한 평판조명장치 | |
JP2004094031A (ja) | フィルム観察装置 | |
JP5407839B2 (ja) | 照明装置 | |
KR20100003457A (ko) | 형광등을 대체할 수 있는 led램프와 이를 포함하는조명장치 | |
KR20120004381U (ko) | 병풍형 조명장치 | |
JP7127091B2 (ja) | シーリングライトの光源モジュール及び新型シーリングライト | |
JP3910563B2 (ja) | Led式歩行者用信号灯器 | |
BRPI1101866A2 (pt) | luminÁria | |
KR20110000897A (ko) | 엘이디 조명등 | |
KR101069142B1 (ko) | 발광용 엘이디 모듈 및 감성 조명용 엘이디 모듈을 결합한 형광등 | |
JP3126875U (ja) | 背後投射式lcdバックライト照明装置 | |
KR200387500Y1 (ko) | 광색 변화되는 광고판 | |
KR101616818B1 (ko) | 엘이디 조명 타일 및 그 조립체 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law |
Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE. |
|
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |
Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2309 DE 07/04/2015. |
|
B15K | Others concerning applications: alteration of classification |
Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: F21V 7/04; F21Y 101/02; H05B 37/02 Ipc: F21V 7/04 (2006.01), H05B 37/02 (2006.01), F21Y 10 |