BRPI1101846A2 - receptor de pistão raspador, e, método para recuperar um pistão raspador de tubulação - Google Patents

receptor de pistão raspador, e, método para recuperar um pistão raspador de tubulação Download PDF

Info

Publication number
BRPI1101846A2
BRPI1101846A2 BRPI1101846-1A BRPI1101846A BRPI1101846A2 BR PI1101846 A2 BRPI1101846 A2 BR PI1101846A2 BR PI1101846 A BRPI1101846 A BR PI1101846A BR PI1101846 A2 BRPI1101846 A2 BR PI1101846A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
scraper piston
gate valve
actuator
scraper
receiver
Prior art date
Application number
BRPI1101846-1A
Other languages
English (en)
Inventor
James R Hodde
Original Assignee
Power Associates International Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US12/754,518 external-priority patent/US8689384B2/en
Application filed by Power Associates International Inc filed Critical Power Associates International Inc
Publication of BRPI1101846A2 publication Critical patent/BRPI1101846A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L55/00Devices or appurtenances for use in, or in connection with, pipes or pipe systems
    • F16L55/26Pigs or moles, i.e. devices movable in a pipe or conduit with or without self-contained propulsion means
    • F16L55/46Launching or retrieval of pigs or moles
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T137/00Fluid handling
    • Y10T137/0318Processes
    • Y10T137/0402Cleaning, repairing, or assembling
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T137/00Fluid handling
    • Y10T137/4891With holder for solid, flaky or pulverized material to be dissolved or entrained

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Cleaning In General (AREA)
  • Fluid-Driven Valves (AREA)

Abstract

RECEPTOR DE PISTãO RASPADOR, E, MéTODO PARA RECUPERAR UM PISTãO RASPADOR DE TUBULAçãO. Um receptor e um método de pistão raspador recuperam pistões raspadores em operações de limpeza de tubulação. Em um modo de realização, um receptor de pistão raspador inclui uma unidade de recepção de pistão raspador. O receptor de pistão raspador também inclui um conjunto de válvula d'e gaveta de pistão raspador disposto sobre a unidade de recepção de pistão raspador. O conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador inclui uma válvula de gaveta. O conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador também inclui um primeiro atuador e um segundo atuador. O conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador inclui, adicionalmente, uma guia de cilindro. Além disto, o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador inclui uma barra de ligação. A atuação da barra de ligação atua a válvula de gaveta. Uma extremidade da barra de ligação é acoplada ao primeiro atuador, e uma extremidade oposta da barra de ligação é acoplada ao segundo atuador. O receptor de pistão raspador também inclui um sistema de equalização de pressão que ajusta a pressão a jusante da válvula de gaveta quando a válvula de gaveta estiver.em uma posição fechada.

Description

"RECEPTOR DE PISTÃO RASPADOR, E, MÉTODO PARA RECUPERAR UM PISTÃO RASPADOR DE TUBULAÇÃO"
REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDOS RELACIONADOS
Este pedido é um pedido de continuação parcial do pedido US 12/754.518, depositado em 5 de abril de 2010, aqui incorporado em sua totalidade pela referência.
ENUNCIADO RELACIONADO A PESQUISA OU DESENVOLVIMENTO PATROCINADO FEDERALMENTE
Não aplicável.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Campo da invenção
Esta invenção refere-se ao campo da manutenção de tubulação e mais especificamente ao campo do uso de pistões raspadores de tubulação para a manutenção e construção de nova tubulação.
Fundamentos da invenção
Pistões raspadores de tubulação são usados convencionalmente na manutenção de tubulações. Pistões raspadores de tubulação são inseridos, tipicamente, em um lançador de pistão raspador. Em seguida, pode ser adicionada pressão que empurra o pistão raspador de tubulação ao longo da tubulação até que alcance um receptor de pistão raspador para remoção da tubulação. Os pistões raspadores de tubulação são utilizados, normalmente, para remover material estranho que possa estar na linha durante a construção de novas tubulações. Os pistões raspadores de tubulação também podem ser usados para assegurar que a tubulação não se tornou amolgada ou enrugada durante o dobramento ou assentamento, bem como, também podem ser usados para controlar a ovalização da tubulação. Outros usos dos pistões raspadores de tubulação podem incluir a remoção da água de tubulações após testes hidrostáticos.
Inconvenientes dos receptores de pistões raspadores convencionais incluem dano ao ambiente. Por exemplo, a matéria removida das tubulações pode não ser contida corretamente. Inconvenientes adicionais dos receptores de pistão raspador convencionais incluem o tempo ocioso no lançamento de novos pistões raspadores de tubulação quando outros pistões raspadores de tubulação estiverem sendo removidos da tubulação.
Por conseguinte, há uma necessidade de um receptor de pistão raspador melhorado que permita que pistões raspadores de tubulação sejam lançados e recebidos continuamente em tubulações. Outras necessidades incluem receptores de pistão raspador melhorados que facilitem os interesses ambientais.
SUMÁRIO DE ALGUNS DOS MODOS DE REALIZAÇÃO PREFERIDOS
Estas e outras necessidades da técnica são resolvidas por um modo de realização para um receptor de pistão raspador que inclua uma unidade de recepção de pistão raspador. O receptor de pistão raspador também inclui um conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador disposto sobre a unidade de recepção de pistão raspador. O conjunto de válvula de gaveta do pistão raspador inclui uma válvula de gaveta. O conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador também inclui um primeiro atuador e um segundo atuador. O conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador inclui, adicionalmente, uma guia de cilindro. Além disto, o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador inclui uma barra de ligação. A atuação da barra de ligação atua a válvula de gaveta. Uma extremidade da barra de ligação é acoplada ao primeiro atuador, e uma extremidade oposta da barra de ligação é acoplada ao segundo atuador. O receptor de pistão raspador também inclui um sistema de equalização de pressão. O sistema de equalização da pressão ajusta a pressão a jusante da válvula de gaveta quando a mesma estiver em uma posição fechada.
Além disto, estas e outras necessidades da técnica são resolvidas em um modo de realização por um método para recuperar um pistão raspador de tubulação. O método inclui permitir que o pistão raspador de tubulação opere em um receptor de pistão raspador. O receptor de pistão raspador inclui uma unidade de recepção de pistão raspador que compreende uma porta de recuperação. O receptor de pistão raspador também inclui um conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador disposto sobre a unidade de recepção de pistão raspador. O conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador inclui uma válvula de gaveta. A válvula de gaveta fica em uma posição aberta. Além disto, o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador inclui um primeiro atuador e um segundo atuador. O conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador também inclui uma guia de cilindro. O conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador inclui, adicionalmente, uma barra de ligação. A atuação da barra de ligação atua a válvula de gaveta. Uma extremidade da barra de ligação é acoplada ao primeiro atuador, e uma extremidade oposta da barra de ligação é acoplada ao segundo atuador. O receptor de pistão raspador também inclui um sistema de equalização de pressão. O sistema de equalização da pressão ajusta a pressão a jusante da válvula de gaveta quando a válvula de gaveta estiver em uma posição fechada. O método também inclui atuar o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador para mover a válvula de gaveta para uma posição fechada. Além disto, o método inclui a abertura da porta de recuperação. O método inclui, adicionalmente, a recuperação do pistão raspador.
O antecedente esboçou bastante amplamente as características e vantagens técnicas da presente invenção de modo que a descrição detalhada da invenção, a seguir, possa ser melhor compreendida. Serão descritas em seguida, características e vantagens adicionais da invenção que compõem o objetivo das reivindicações da invenção. Deve ser apreciado por aqueles experientes na técnica que a concepção e os modos de realização específicos apresentados podem ser prontamente utilizados como uma base para modificar ou projetar outros modos de realização para executar as mesmas finalidades da presente invenção. Deve ser igualmente percebido por aqueles experientes na técnica que estes modos de realização equivalentes não se afastam do espírito e do escopo da invenção como estabelecidos nas reivindicações anexas.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
Para uma descrição detalhada dos modos de realização preferidos da invenção, será feita referência agora aos desenhos anexos, nos quais:
a Figura 1 ilustra um receptor de pistão raspador, a unidade de recepção de pistão raspador, e o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador;
a Figura 2 ilustra um sistema da atuação; e
a Figura 3 ilustra um receptor de pistão raspador tendo um sistema de equalização de pressão.
DESCRIÇÃO DETALHADA DOS MODOS DE REALIZAÇÃO PREFERIDOS
A Figura 1 ilustra o receptor de pistão raspador 5 tendo a unidade de recepção de pistão raspador 10, o suporte 15, e o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador 20. O conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador 20 é preso à unidade de recepção de pistão raspador 10 e permite que a mesma receba pistões raspadores (não ilustrados) enquanto pistão raspador, ou pistões raspadores adicionais, podem continuar a progredir através de uma tubulação (não ilustrada). Em um modo de realização, o receptor de pistão raspador 5 é acoplado à tubulação na extremidade de contato de tubulação 165. Os pistões raspadores entram no receptor de pistão raspador 5 na extremidade de contato de tubulação 165. A extremidade de contato de tubulação 165 pode ser acoplada à tubulação por quaisquer meios apropriados. A unidade de recepção de pistão raspador 10 tem qualquer configuração apropriada para facilitar a passagem de pistões raspadores através da mesma. Em um modo de realização, como ilustrado na Figura 1, a unidade de recepção de pistão raspador 10 tem a configuração típica de uma tubulação (por exemplo, de forma substancialmente cilíndrica). Em alguns modos de realização, como ilustrado na Figura 1, a unidade de recepção de pistão raspador 10 tem um diâmetro ampliado na extremidade de recuperação de pistão raspador 170, que é a extremidade da unidade de recepção de pistão raspador 10 longitudinalmente distante da extremidade de contato de tubulação 165. Sem ser limitada pela teoria, a extremidade de recuperação de pistão raspador 170 tem um diâmetro ampliado devido ao fato do diâmetro ampliado facilitar a remoção de pistões raspadores da unidade de recepção de pistão raspador. A unidade de recepção de pistão raspador 10 tem a porta de recuperação 175 do receptor de pistão raspador da recuperação. A porta de recuperação 175 é uma porta que pode ser aberta e fechada. Nos modos de realização nos quais a porta de recuperação 175 fica aberta, os pistões raspadores podem ser recuperados da unidade de recepção de pistão raspador 10.
Em alguns modos de realização, como ilustrado na Figura 1, a unidade de recepção de pistão raspador 10 também tem a saída 90. Nos modos de realização, a saída 90 permite que o produto ou outro material na unidade de recepção de pistão raspador 10 seja removido. Em um modo de realização, como ilustrado na Figura 1, a saída 90 fica disposta sobre a superfície da unidade de recepção de pistão raspador 10 em uma localização entre a válvula de gaveta 25 e a extremidade de contato de tubulação 165. Em alguns modos de realização, a unidade de recepção de pistão raspador 10 tem mais de uma saída 90. Em outros modos de realização, como ilustrado na Figura 1, a unidade de recepção de pistão raspador 10, igualmente, tem meios de fixação 130. Os meios de fixação 130 incluem quaisquer meios para fixar o receptor de pistão raspador 5 a um meio de transporte para transportar o receptor de pistão raspador 5 e/ou para o alinhamento do receptor de pistão raspador 5 com uma tubulação. Em um modo de realização, como ilustrado na Figura 1, o meio de fixação 130 é um fixador de olho.
Como mostrado na Figura 1, o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador 20 inclui a válvula de gaveta 25, atuadores 40 e 45, e a guia de cilindro 60. A válvula de gaveta 25 se refere a uma válvula que pode ser aberta/fechada compreendendo uma gaveta/cunha arredondada, retangular, ou similar. A válvula de gaveta 25 inclui o assento de válvula de gaveta 35. Quando a válvula de gaveta 25 fica na posição fechada, o assento de válvula de gaveta 35 provê uma vedação que facilita a prevenção de vazamento de líquido ao redor da válvula de gaveta 25. A válvula de gaveta 25 é acoplada à haste 65. Em um modo de realização, como ilustrado, a válvula de gaveta 25 é acoplada à haste 65 sobre a extremidade longitudinal da válvula de gaveta 25, longe do assento de válvula de gaveta 35. A haste 65 é acoplada à barra de ligação 70. Em um modo de realização, como ilustrado, a haste 65 é acoplada à barra de ligação 70 na extremidade longitudinal da haste 65, longe da válvula de gaveta 25. Deve ser compreendido que a haste 65 está mostrada na Figura 1 por linhas tracejadas para as finalidades ilustradas apenas para mostrar sua localização uma vez que a mesma não é visível quando mostrada pela vista lateral da Figura 1 (ou seja, ela fica disposta dentro do alojamento de gaveta 30). A haste 65 e a válvula de gaveta 25 são móveis longitudinalmente através do interior do alojamento de gaveta 30. Em um modo de realização, o alojamento de gaveta 30 é preso à unidade de recepção de pistão raspador 10. O alojamento de gaveta 30 pode ser preso à unidade de recepção de pistão raspador 10 por quaisquer meios apropriados. A guia de cilindro 60 é presa ao alojamento de gaveta 30. A guia de cilindro 60 se estende longitudinalmente para cima a partir do alojamento de gaveta 30. O conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador 20 também inclui a barra de ligação 70 e o suporte de atuador 75. A barra de ligação 70 e o suporte de atuador 75 ficam dispostos sobre extremidades opostas de atuadores 40, 45 opostos um ao outro. A barra de ligação 70 tem a extremidade de barra de ligação 180 e a extremidade de barra de ligação 185 sobre extremidades longitudinais opostas, e o suporte de atuador 75 tem a extremidade de suporte 190 e a extremidade de suporte 195 sobre extremidades longitudinais opostas. A barra de ligação 70 é acoplada ao atuador 40 e ao atuador 45. O atuador 40 inclui a haste de cilindro 220, e o atuador 45 inclui a haste de cilindro 150. Em um modo de realização, a extremidade da barra de ligação 180 é acoplada à haste de cilindro 220 na extremidade longitudinal do cilindro 200, e a extremidade da barra de ligação 185 é acoplada à haste de cilindro 150 na extremidade longitudinal do cilindro 205. Nos modos de realização, as extremidades da barra de ligação 180, 185 podem ser acopladas às hastes de cilindro 220, 150, respectivamente, por quaisquer meios apropriados. As extremidades de suporte 190, 195 podem ser presas às extremidades longitudinais do cilindro 210, 215 por quaisquer meios apropriados. Em um modo de realização, as extremidades longitudinais do cilindro 210,215 ficam dispostas sobre as extremidades de suporte 190, 195, com o suporte de atuador 75 provendo suporte físico para os atuadores 40, 45. A barra de ligação 70 tem a abertura de barra de ligação 225 através da qual a guia de cilindro 60 pode atravessá-la longitudinalmente. Em um modo de realização, o suporte de atuador 75 tem a abertura de suporte 230 através da qual é disposto uma porção de alojamento de gaveta 30.
Os atuadores 40, 45 podem incluir qualquer tipo apropriado de atuador para a abertura e o fechamento da válvula de gaveta 25. Nos modos de realização, os atuadores 40, 45 são atuados por ar e/ou por líquido (por exemplo, água). Em modos de realização, os atuadores 40, 45 são atuados por ar. Os atuadores 40, 45 podem ter qualquer configuração apropriada para a atuação da válvula de gaveta 25. Nos modos de realização, como ilustrado na Figura 1, os atuadores 40, 45 são atuadores cilíndricos. Os atuadores 40, 45 podem ser operados por quaisquer meios apropriados. A Figura 2 ilustra um modo de realização de operação manual dos atuadores 40, 45. Em um modo de realização, como ilustrado, a alavanca de atuação 140 é operada entre as posições aberta e fechada. Em modos de realização, a posição aberta atua os atuadores 40, 45, e a posição fechada interrompe suas ações. O ar e/ou líquido são supridos pela entrada 155 aos atuadores 40, 45 através das linhas de atuação 145. O ar e/ou o líquido atuando como retorno podem ser esgotados através da saída 160. A alavanca de atuação 140 pode ser disposta em qualquer localização apropriada sobre o receptor de pistão raspador 5. Em um modo de realização, a alavanca de atuação 140 pode ser disposta sobre um lado do receptor de pistão raspador 5. Sem limitação, modos de realização com dois atuadores 40, 45 facilitam a prevenção de dobramento da haste 65. Em um modo de realização, a atuação dos atuadores 40, 45 inclui a atuação de hastes cilíndricas 150, 220 em uma direção ascendente ou descendente (ou seja, em relação à unidade de recepção de pistão raspador 10).
Em modos de realização, a válvula de gaveta 25 é móvel entre as posições aberta e fechada. Para mover a válvula de gaveta 25 para uma posição aberta a partir da posição fechada mostrada na Figura 1, a alavanca de atuação 140 é movida para a posição aberta. O ar e/ou o líquido de atuação escoam através das linhas de atuação 145 para os atuadores 40, 45 atuando, desse modo, os mesmos para mover as hastes de cilindro 150, 220, para cima. A movimentação ascendente de hastes de cilindro 150, 220 provoca a movimentação ascendente da haste 65 (via barra de ligação 70) e, desse modo, a haste 65 puxa a válvula de gaveta 25 para cima. A barra de ligação 70 se move para cima juntamente com as hastes de cilindro 150, 220. O movimento vertical de hastes de cilindro 150, 220 é guiada pela barra de ligação 70 que tem a guia de cilindro 60 passando através da mesma. A guia de cilindro 60 facilita a movimentação da barra de ligação 70 em uma direção substancialmente vertical. Deve ser entendido que a guia de cilindro 60 e o alojamento de gaveta 30 não estão se movendo. As hastes de cilindro 150, 220 se movem para cima até que a válvula de gaveta 25 fique em uma posição aberta. Para fechar a válvula de gaveta 25, a alavanca de atuação 140 é movida para a posição fechada. Os atuadores 40, 45, em seguida, movem as hastes do cilindro 150, 220 para baixo com a haste 65 empurrando a válvula de gaveta 25 para baixo para a unidade de recepção de pistão raspador 10 até que a válvula de gaveta 25 fique em uma posição fechada (ou seja, substancialmente sem nenhum fluido circulando ao redor da válvula de gaveta 25). Em um modo de realização, a posição aberta da válvula de gaveta 25 fica em uma posição totalmente aberta com a válvula de gaveta 25 não restringindo nenhum escoamento de fluido dentro da unidade de recepção de pistão raspador 10.
Em modos de realização como mostrado na Figura 1, o receptor de pistão raspador 5 também inclui os suportes 15. Os suportes 15 podem incluir qualquer tamanho e configuração apropriados para suportar o peso da unidade de recepção de pistão raspador 10. O receptor de pistão raspador 5 não está limitado a dois suportes 15, mas em modos de realização alternativos pode incluir um suporte 15, ou mais de dois suportes 15. Em alguns modos de realização, a unidade de recepção de pistão raspador 10 inclui o dreno 95.
Como ilustrado nas Figuras 1 e 2, uma modo de realização de operação de receptor de pistão raspador 5 inclui o receptor de pistão raspador 5 acoplado a uma tubulação (não ilustrada). Um pistão raspador (não ilustrado) está progredindo através da tubulação. Neste exemplo, nenhum pistão raspador está disposto dentro do receptor de pistão raspador 5. Com o pistão raspador progredindo através da tubulação, a válvula de gaveta 25 fica na posição aberta, e a porta de recuperação 175 fica fechada. Em alguns modos de realização, a unidade de recepção de pistão raspador 10 tem válvulas de descarga 100, 115. A válvula de descarga 100 fica disposta sobre a unidade de recepção de pistão raspador 10 entre o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador 20 e a extremidade de contato de tubulação 165. Em um modo de realização, a válvula de descarga 100 fica localizada próximo ao conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador 20. A válvula de descarga 115 fica disposta entre o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador 20 e a extremidade de recuperação de pistão raspador 170. Em um modo de realização, a válvula de descarga 115 fica disposta próximo à porta de recuperação 175. As válvulas de descarga 100, 115 podem ser qualquer tipo de válvulas de alívio de pressão apropriadas para aliviar a pressão da unidade de recepção de pistão raspador 10. Em modos de realização, as válvulas de descarga 100, 115 são usadas para regular e manter uma pressão constante na unidade de recepção de pistão raspador 10. Em alguns modos de realização, como ilustrado, as válvulas de descarga 100, 115 têm silenciosos de descarga 105, 120, respectivamente. Em modos de realização, como ilustrado, um medidor de pressão 80 mede a pressão da unidade de recepção de pistão raspador 10 a montante do conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador 20. Em um modo de realização, o medidor de pressão 80 fica disposto próximo à válvula de descarga 100. Adicionalmente, em modos de realização como ilustrado, um medidor de pressão 85 mede a pressão da unidade de recepção de pistão raspador 10 a jusante do conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador 20. Em um modo de realização, o medidor de pressão 85 fica disposto próximo à válvula de descarga 115. Quando o pistão raspador passa pelo conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador 20, o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador 20 é atuado pelos atuadores 40, 45, movendo as hastes de cilindro 150, 220 descendentemente e empurrando a válvula de gaveta 25 para a posição fechada pelas hastes de cilindro 150, 220 empurrando a haste 65 para baixo. Com a válvula de gaveta 25 na posição fechada, pistões raspadores adicionais podem operar na tubulação. Em modos de realização, ambas as válvulas de descarga 100, 115 permanecem abertas. Em um modo de realização, o medidor de pressão 85 é monitorado, e, caso mostre uma pressão desejada, então, a porta de recuperação 175 é aberta, e o pistão raspador é removido. Em um modo de realização, como ilustrado, a válvula de descarga 115 tem a alavanca 125. Em um modo de realização, a alavanca 125 é disposta para prover uma extremidade de alavanca 125 suficientemente em frente à porta de recuperação 175 para impedir a abertura da porta de recuperação 175 até que a pressão na extremidade de recuperação de pistão raspador 170 esteja a uma pressão desejada. Quando na pressão desejada, a alavanca 125 é atuada (e a extremidade de bloqueio da alavanca 125 já não está impedindo a abertura da porta de recuperação 175), e a porta de recuperação 175 é aberta com o pistão raspador sendo removido. Com o pistão raspador removido, a porta de recuperação é fechada 175 e o conjunto de válvula de pistão raspador 20 é atuado para mover a válvula de gaveta 25 até a posição aberta. O pistão raspador seguinte é operado, em seguida, através do receptor de pistão raspador 5, e o processo pode continuar como desejado.
A Figura 3 ilustra um modo de realização do receptor de pistão raspador 5 que tem um sistema de equalização da pressão 250. O sistema de equalização de pressão 250 tem a válvula de equalização de pressão 235 e a linha de pressão 240. O sistema de equalização de pressão 250 facilita o ajuste da pressão na unidade de recepção de pistão raspador 10 a jusante da válvula de gaveta 25. A linha de pressão 240 é conectada à unidade de recepção de pistão raspador 10 sobre cada lado da válvula de gaveta 25 na conexão de pressão a jusante 255 e na conexão de pressão a montante 260, respectivamente. Como ilustrado, a conexão de pressão a jusante 255 é conectada à unidade de recepção de pistão raspador 10 a jusante da válvula de gaveta 25 em uma localização apropriada entre a válvula de gaveta 25 e a porta de recuperação 175. Em um modo de realização, a conexão de pressão a jusante 255 fica disposta em uma localização apropriada entre os meios de fixação 130 e a válvula de gaveta 25. A conexão de pressão a montante 260 é conectada à unidade de recepção de pistão raspador IOa montante da válvula de gaveta 25 em uma localização apropriada entre a válvula de gaveta 25 e a extremidade tubulação de contato 165. Em um modo de realização, a conexão de pressão a montante 260 fica disposta em uma localização apropriada entre a válvula de gaveta 25 e os meios de fixação 130. A linha de pressão 240 pode ser qualquer linha apropriada para o uso com um tubulação. A válvula de equalização de pressão 235 controla o fluxo de pressão através da linha de pressão 240. A válvula de equalização de pressão 235 pode ser qualquer tipo de válvula apropriada para o uso com um receptor de pistão raspador. Por exemplo, em um modo de realização, a válvula de equalização de pressão 235 é uma válvula de esfera. A válvula de equalização de pressão 235 pode ficar disposta em qualquer localização apropriada sobre a linha de pressão 240. Em um modo de realização, a válvula de equalização de pressão 235 fica disposta aproximadamente equidistante entre a conexão de pressão a jusante 255 e a conexão de pressão a montante 260. Em modos de realização, a válvula de equalização de pressão 235 fica disposta próximo à válvula de gaveta 25. Em alguns modos de realização, como ilustrado, a conexão da pressão a jusante 255 e/ou a conexão de pressão a montante 260 têm um abafador 245.
Como ilustrado na Figura 3, um modo de realização da operação do sistema de equalização de pressão 250 inclui fechar a válvula de gaveta 25 ou no qual a válvula de gaveta 25 é fechada. Neste modo de realização, a válvula de equalização de pressão 235 está em uma posição fechada. Em um modo de realização, a válvula da equalização de pressão 235 fica em uma posição fechada quando a válvula de gaveta 25 é fechada. Em alguns modos de realização, a válvula da equalização de pressão 235 é aberta quando a válvula de gaveta 25 está em uma posição fechada ou quando a válvula de gaveta 25 estiver sendo fechada. Com a válvula de gaveta 25 em uma posição fechada e a válvula de equalização de pressão 235 aberta, a pressão a jusante da válvula de gaveta 5 é ajustada através da linha de pressão 240 pela pressão da válvula de gaveta 25 a montante. Em um modo de realização, a pressão a jusante é ajustada para ser aproximadamente igual à pressão a montante. Em alguns modos de realização, a pressão a montante e a jusante da válvula de gaveta 25 são aproximadamente equalizadas através da linha de pressão 240.
Deve ser entendido que o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador 20 não está limitado a dois atuadores (atuadores 40, 45). Em modos de realização alternativos (não ilustrados), o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador 20 tem um atuador. Em outros modos de realização alternativos (não ilustrados), o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador 20 tem mais de dois atuadores.
Deve ser entendido, adicionalmente, que a barra de ligação 70 e a guia de cilindro 60 facilitam as hastes de cilindro 150, 220 se moverem substancialmente paralelas uma em relação à outra.
Embora a presente invenção e suas vantagens tenham sido descritas em detalhe, deve ser entendido que várias mudanças, substituições e alterações podem ser feitas aqui sem se afastar do espírito e do escopo da invenção como definida pelas reivindicações anexas.

Claims (20)

1. Receptor de pistão raspador, caracterizado pelo fato de compreender: uma unidade de recepção de pistão raspador; um conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador disposto sobre a unidade de recepção de pistão raspador, compreendendo: uma válvula de gaveta; um primeiro atuador e um segundo atuador; uma guia de cilindro; uma barra de ligação, onde a atuação da barra de ligação atua a válvula de gaveta; onde uma extremidade da barra de ligação é acoplada ao primeiro atuador e uma extremidade oposta da barra de ligação é acoplada ao segundo atuador; e um sistema de equalização de pressão, onde o sistema de equalização de pressão ajusta a pressão a jusante da válvula de gaveta quando a válvula de gaveta estiver em uma posição fechada.
2. Receptor de pistão raspador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do sistema de equalização da pressão compreender uma válvula da equalização de pressão que pode ser aberta e fechada.
3. Receptor de pistão raspador de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato da válvula da equalização de pressão compreender uma válvula de esfera.
4. Receptor de pistão raspador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do sistema de equalização de pressão compreender uma linha de pressão.
5. Receptor de pistão raspador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do primeiro atuador e do segundo atuador ficarem sobre lados opostos da guia de cilindro.
6. Receptor de pistão raspador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da barra de ligação compreender uma abertura de barra de ligação, onde a guia de cilindro pode ser passada longitudinalmente através da abertura da barra de ligação.
7. Receptor de pistão raspador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado adicionalmente pelo fato de compreender um suporte de atuador, onde o suporte de atuador fica disposto sobre extremidades longitudinais opostas do primeiro atuador e do segundo atuador da barra de ligação.
8. Receptor de pistão raspador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do primeiro atuador e do segundo atuador, cada um, compreender uma haste de cilindro, onde as hastes de cilindro são móveis ao longo de um comprimento longitudinal da guia de cilindro, e onde a movimentação das hastes de cilindro move a válvula de gaveta.
9. Receptor de pistão raspador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo de uma haste acoplar a válvula de gaveta à barra de ligação.
10. Método para recuperar um pistão raspador de tubulação, caracterizado pelo fato de compreender: (A) permitir que o pistão raspador de tubulação opere em um receptor de pistão raspador, onde o receptor de pistão raspador compreende: uma unidade de recepção de pistão raspador que compreende uma porta da recuperação; e um conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador disposto sobre a unidade de recepção de pistão raspador, compreendendo: uma válvula de gaveta, onde a válvula de gaveta fica em uma posição aberta; um primeiro atuador e um segundo atuador; uma guia de cilindro; uma barra de ligação, onde a atuação da barra de ligação atua a válvula de gaveta; onde uma extremidade da barra de ligação é acoplada ao primeiro atuador e uma extremidade oposta da barra de ligação é acoplada ao segundo atuador; e um sistema de equalização da pressão, onde o sistema de equalização da pressão ajusta a pressão a jusante da válvula de gaveta quando a válvula de gaveta estiver em uma posição fechada. (B) atuar o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador para mover a válvula de gaveta para uma posição fechada; (C) abrir a porta da recuperação; e (D) recuperar o pistão raspador.
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato do sistema de equalização da pressão compreender uma válvula da equalização de pressão que pode ser aberta e fechada.
12. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato da válvula de equalização de pressão compreender uma válvula de esfera.
13. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato do sistema de equalização de pressão compreender uma linha de pressão.
14. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado adicionalmente pelo fato de compreender: (E) fechar a porta de recuperação; (F) atuar o conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador para mover a válvula de gaveta para a posição aberta; e (G) permitir que um segundo pistão raspador opere no receptor de pistão raspador.
15. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato do receptor de pistão raspador compreender uma extremidade receptora de pistão raspador, e onde o método compreende, adicionalmente, a medição de uma pressão da extremidade receptora de pistão raspador.
16. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado adicionalmente pelo fato de compreendendo medir uma pressão da unidade de recepção de pistão raspador a jusante do conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador.
17. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato do receptor de pistão raspador compreender uma válvula de descarga disposta próximo à porta de recuperação, e onde a recuperação do pistão raspador compreende atuar uma alavanca conectada à válvula de descarga e que tenha uma extremidade disposta próximo à porta da recuperação quando a alavanca fica em uma posição.
18. Método de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato da válvula de descarga ficar em uma posição aberta quando a válvula de gaveta estiver na posição fechada.
19. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato da atuação do conjunto de válvula de gaveta de pistão raspador para mover a válvula de gaveta para a posição fechada compreender mover a barra de ligação em direção à unidade de recepção de pistão raspador, onde a barra de ligação se move em uma direção ao longo de um comprimento longitudinal da guia de cilindro.
20. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de uma haste acoplada à barra de ligação empurrar a válvula de gaveta para a posição fechada.
BRPI1101846-1A 2010-04-05 2011-04-05 receptor de pistão raspador, e, método para recuperar um pistão raspador de tubulação BRPI1101846A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/754,518 US8689384B2 (en) 2010-04-05 2010-04-05 Pig receiver assembly
US12/795,576 US8312584B2 (en) 2010-04-05 2010-06-07 Pig receiver assembly

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1101846A2 true BRPI1101846A2 (pt) 2012-08-21

Family

ID=44352333

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1101846-1A BRPI1101846A2 (pt) 2010-04-05 2011-04-05 receptor de pistão raspador, e, método para recuperar um pistão raspador de tubulação

Country Status (3)

Country Link
US (1) US8312584B2 (pt)
EP (1) EP2372217A3 (pt)
BR (1) BRPI1101846A2 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9593794B2 (en) 2010-04-05 2017-03-14 Power Associates International, Inc. Pig receiver assembly
US8689384B2 (en) * 2010-04-05 2014-04-08 Power Associates International, Inc. Pig receiver assembly
US9310016B2 (en) 2010-04-05 2016-04-12 Power Associates International, Inc. Pig receiver assembly
CA2820750A1 (en) * 2012-06-27 2013-12-27 Power Associates International, Inc. Pig receiver assembly
CO6990145A1 (es) * 2012-12-26 2014-07-10 Ecopetrol Sa Sisitema para el taponamiento de fugas en ductos y tuberias de transportes de fluidos
US10024768B1 (en) 2016-06-17 2018-07-17 Markwest Energy Partners, L.P. System, method, and apparatus for determining air emissions during pig receiver depressurization
US10317014B2 (en) 2016-08-09 2019-06-11 Baker Hughes, A Ge Company, Llc Flow variation system
US10001240B1 (en) 2016-11-02 2018-06-19 Markwest Energy Partners, L.P. Pig ramp, system and method
CA3115441A1 (en) * 2018-10-08 2020-04-16 Crossford International, Llc Systems and methods for belt-fed tube cleaning
US10990114B1 (en) 2019-12-30 2021-04-27 Marathon Petroleum Company Lp Methods and systems for inline mixing of hydrocarbon liquids
US11607654B2 (en) 2019-12-30 2023-03-21 Marathon Petroleum Company Lp Methods and systems for in-line mixing of hydrocarbon liquids
CA3104319C (en) 2019-12-30 2023-01-24 Marathon Petroleum Company Lp Methods and systems for spillback control of in-line mixing of hydrocarbon liquids
US11655940B2 (en) 2021-03-16 2023-05-23 Marathon Petroleum Company Lp Systems and methods for transporting fuel and carbon dioxide in a dual fluid vessel
US11578836B2 (en) 2021-03-16 2023-02-14 Marathon Petroleum Company Lp Scalable greenhouse gas capture systems and methods
US12012883B2 (en) 2021-03-16 2024-06-18 Marathon Petroleum Company Lp Systems and methods for backhaul transportation of liquefied gas and CO2 using liquefied gas carriers
US11447877B1 (en) 2021-08-26 2022-09-20 Marathon Petroleum Company Lp Assemblies and methods for monitoring cathodic protection of structures
US11686070B1 (en) 2022-05-04 2023-06-27 Marathon Petroleum Company Lp Systems, methods, and controllers to enhance heavy equipment warning
US12012082B1 (en) 2022-12-30 2024-06-18 Marathon Petroleum Company Lp Systems and methods for a hydraulic vent interlock
US12006014B1 (en) 2023-02-18 2024-06-11 Marathon Petroleum Company Lp Exhaust vent hoods for marine vessels and related methods

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3063080A (en) * 1961-01-11 1962-11-13 Panhandle Eastern Pipe Line Co Combination gate valve and ball launcher and catcher for use in pressure flow lines
US3166094A (en) * 1962-01-08 1965-01-19 Charles Wheatley Company Receiving valve
DE1200088B (de) * 1963-06-26 1965-09-02 Hydraulik Leipzig Veb Schieber oder Ventil mit hydraulischem oder pneumatischem Antrieb
US3562014A (en) * 1969-05-16 1971-02-09 Exxon Production Research Co Pipeline scraper launching system
US3809113A (en) * 1973-02-20 1974-05-07 M & J Dev Co Sphere handling apparatus and method
GB1501975A (en) * 1975-02-18 1978-02-22 Bulk Unit Load Systems Ltd Slide valve assemblies
US4709901A (en) * 1987-04-20 1987-12-01 Betts Industries, Inc. Fluid power operated sliding gate valve system for tank trucks, pipelines, storage tanks and the like
CA2587094C (en) * 1997-10-31 2011-03-29 Orlande Sivacoe Pig and method for cleaning tubes
US6841007B1 (en) * 2002-06-11 2005-01-11 James A. Howard Method for pipeline filtration
CH695792A5 (de) * 2002-09-25 2006-08-31 Sistag Absperrtechnik Explosionsschutz-Absperrvorrichtung für eine Rohrleitung.
US8689384B2 (en) * 2010-04-05 2014-04-08 Power Associates International, Inc. Pig receiver assembly

Also Published As

Publication number Publication date
US8312584B2 (en) 2012-11-20
US20110239386A1 (en) 2011-10-06
EP2372217A3 (en) 2016-09-21
EP2372217A2 (en) 2011-10-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1101846A2 (pt) receptor de pistão raspador, e, método para recuperar um pistão raspador de tubulação
US10197205B2 (en) Pig receiver assembly
BR112012029236B1 (pt) lançador de pigs
BR102012016058A2 (pt) Montagem de produção submarina
RU2015145736A (ru) Система вентилирования для гермооболочки ядерной установки
BRPI1009087B1 (pt) sistema de tubulação para um parque de tanques e método de operação de um sistema de tubulação para uma adega de fermentação e armazenamento
US8701234B2 (en) Pig receiver assembly
BRPI0920074B1 (pt) disposição de separador e método para desviar gás de uma bomba de líquido em um sistema de produção.
FR2931530B1 (fr) Outillage d'insertion d'un dispositif de controle d'ecoulement dans une canalisation fluide, et procede de mise en oeuvre
BR112017007590B1 (pt) Processo de gestão do aquecimento de fluidos circulando em uma rede de condutos submarinos
BR102013016548A2 (pt) Conjunto receptor de pig
CN111322671A (zh) 分布式热网储能稳压装置
CN204125794U (zh) 一种造纸机烘缸积水自动排出装置
US20140245550A1 (en) Pig Receiver Assembly
BR102015011145A2 (pt) conjunto receptor de pig
CA2790221A1 (en) Pig receiver assembly
CN214221135U (zh) 一种用于海上高温高压完井清喷管线总成
CN106402463A (zh) 一种遥控浮球阀补水装置
CN207240811U (zh) 生产管材管件用水箱
BR202015025269U2 (pt) Constructive provision introduced in connection system between pipeline for transport of fluids and production unit or any other system of supporting pipes ascending above or below water surface
CN105436158B (zh) 一种脉冲式低温管道加热疏通装置
CN204890931U (zh) 一种脑室腹腔分流系统的测堵装置
BR112021008674A2 (pt) método para lavagem por pulso reverso de canos entupidos, por exemplo em um sistema de canos hidráulicos
CN206111142U (zh) 一种井口粗滤和加热的实验装置
CN107626263A (zh) 一种化工结晶物品空压转移装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08E Application fees: payment of additional fee required [chapter 8.5 patent gazette]

Free format text: COMPLEMENTAR RETRIBUICAO DA 4A ANUIDADE DE ACORDO COM TABELA VIGENTE, REFERENTE A GUIA DE RECOLHIMENTO 92140504005-9

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL