BRPI1101592A2 - Composição micronutricional e processo para obtenção de medicamento pós cirurgias bariátrico-metabólicas - Google Patents

Composição micronutricional e processo para obtenção de medicamento pós cirurgias bariátrico-metabólicas Download PDF

Info

Publication number
BRPI1101592A2
BRPI1101592A2 BRPI1101592-6A BRPI1101592A BRPI1101592A2 BR PI1101592 A2 BRPI1101592 A2 BR PI1101592A2 BR PI1101592 A BRPI1101592 A BR PI1101592A BR PI1101592 A2 BRPI1101592 A2 BR PI1101592A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vitamin
bariatric
chromium
surgeries
metabolic
Prior art date
Application number
BRPI1101592-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Gilberto Borges De Brito
Original Assignee
Gilberto Borges De Brito
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gilberto Borges De Brito filed Critical Gilberto Borges De Brito
Priority to BRPI1101592-6A priority Critical patent/BRPI1101592A2/pt
Publication of BRPI1101592A2 publication Critical patent/BRPI1101592A2/pt

Links

Landscapes

  • Coloring Foods And Improving Nutritive Qualities (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Abstract

Composição micronutricional e processo para obtenção de medicamento pós cirurgias bariátrico-metabólicas, desenvolvido nas formas de micro-grânulos de 2-3 mm, envolvidos em polímero "eudragit" ou similar, para isolamento organoléptico e liberação do conteúdo no estômago em ph entre 1,5 à 4,5. Os micro-grânulos de uma dose diária, sendo dispersos e veiculados, alternativamente, em barra de cereais ou em barra de chocolate diet ou em balas. Recebendo, em outra versão, uma segunda camada de revestimento em amido pré-cozido, para que uma dose diária possa ser misturada e veiculada em sucos de frutas, vitaminas de frutas, iogurtes, sorvetes e gelatinas. Como tempero em pó, o pó vitamínico-mineral "taste-free" sendo misturado temperos tradicionais, para ser misturado com alimentos. Tais formulações abolindo a ideia de "remédio", em variedade de opções de veiculação do medicamento, com texturas e sabores agradáveis, facilitando a adesão diária e continuada por parte do paciente para a suplementação micronutricional, com composição e concentrações adequadas e específicas para cada tipo de cirurgia bariátrico-metabólica a que venha submeter-se, suprindo necessidade de reposição micronutricional após cirurgias: (banda gástrica ajustável, gastroplastia vertical com bandagem e gastrectomia em manga); "bypass gástrico" ("fobi-capella"); derivação bileo-pancreática ("scopinaro" e "duodenal switch").

Description

“COMPOSIÇÃO MICRONUTRICIONAL E PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE MEDICAMENTO PÓS CIRURGIAS BARIÁTRICO-METABÓLICAS” Refere-se o relatório descritivo, a um pedido de patente de invenção para um medicamento polivitamínico-mineral, a ser apresentado em formas farmacêuticas de: 1- micro-grânulos comprimidos, revestidos com polímero Eudragit ou similar, para obter isolamento organoléptico e liberação do conteúdo em pH de 1,5 a 4,5; a serem dispersos e veiculados em barra de cereais, barra de chocolate diet ou balas; 2- micro-grânulos, preparados como acima descrito e postériormente revestidos com uma camada final de amido pré-cozido, pronto para serem misturados e veiculados em sucos de frutas, vitaminas de frutas, iogurtes, sorvetes e gelatinas; 3- na forma de tempero em pó, a ser misturado no alimento. Estas formas, veiculáveis em diferentes opções de textura ,e sabores naturais e agradáveis, facilitam a aderência à *"V ingestão obrigatória e continuada de poli-vitamínicos e minerais (em formulações específicas), necessários a pacientes submetidos às cirurgias de redução de estômago, com ou sem desvios gastro-intestinais, denominadas de cirurgias bariátrico-metabólicas.
ESTADO DA TÉCNICA
Como é de_ conhecimento no meio médico, cirurgias bariátrico-metabólicas consistem nos tratamentos mais eficazes para a solução dos graves problemas de saúde associados com a obesidade, tais como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, apnéia obstrutiva do sono, esteatohepatite, risco aumentado de 3 a 5 vezes para diversos tipos de câncer e inúmeros outros males que acarretam graves conseqüências, como uma taxa de mortalidade de 7 a 10 vezes maior do que nas populações com peso normal, além de drástica perda na qualidade de vida e baixa auto-estima..
Como ilustra o fluxogama da figura 1 e as imagens da figura 2, atualmente são praticados dois grupos (conjuntos) principais de técnicas, que são: 1- técnicas puramente restritivas, que em última análise reduzem as dimensões do estômago, criando-se neo-estômagos funcionais que variam de 20 a 120 ml de capacidade, contrastando com a capacidade normal do estômago intacto, que é de 1.500 a 2.000 ml na média. Isto tem por finalidade restringir, quantitativamente, a ingestão de alimentos, porque menos quantidades de alimentos serão agora necessárias, para encher estes novos micro-estômagos, até o limite fisiológico de distensão de suas paredes musculares. Isto excita receptores de tensão e distorsão da parede gástrica, gerando sinais elétricos, que transmitidos por nervos (nervos vagos) ao centro da saciedade no hipotálamo, produz a sensação de saciação (pára de comer) e a de saciedade prolongada (perda do interesse por alimentos por algumas horas) e 2 -técnicas restritivo-disabsortivas, que acrescentam desvios gastro-intestinais, promovendo assim, além da restrição na ingestão de alimentos, uma acentuada perda da capacidade digestiva e/ou absortiva, quer seja para micronutrientes (vitaminas e sais minerais), quer seja para macronutrientes (proteínas, açúcares, lipídeos) ou para ambos.
No caso do primeiro grupo, cirurgias puramente restritivas, como mostra o fluxograma da figura 1, existem as seguintes técnicas: a Banda Gástrica Ajustável (le); a Gastroplastia Vertical com Bandagem (1 d); e, a mais recente delas, a Gastrectomia em Manga (lg). As cirurgias citadas nesse grupo são as que menos interferem na saúde micro-nutricional do paciente. Tsto porque nestas técnicas não se altera o trânsito normal do alimento pelo intestino, de forma que o alimento transita pelo duodeno e jejuno (locais onde a absorção das vitaminas e sais minerais é mais intensa), até atingir o íleo (porção final do intestino delgado), seguindo então para o intestino grosso, Nestas não há desvio intestinal e por isso não há interferência na capacidade absortiva do organismo para os micro-nutrientes. Mas há efeitos destas cirurgias restritivas, que podem levar a deficiências micro-nutricionais, quais sejam a menor quantidade de alimento ingerido por dia (efeito restritivo) e também porque muitos destes pacientes não conseguem ingerir alimentos nutricionalmente ricos, como |>or“‘exemplo as· carnes (dcvidõ ã não adaptação à maneira “gastroplástica” de alimentar-se). Desta forma eles estão também em risco de defieiências micro =*nutricionais, que não sendo^por interferência fia capaci'daHe absortiva intestinal o será pela restrição alimentar ou pela menor qualidade nutricional dos alimentos que o paciente consegue ou prefere ingerir. Já no caso do segundo grupo, de cirurgias restritivo-disabsortivas, as técnicas praticadas são divididas em dois subgrupos, sendo: Bypass Gástrico ou “Fobi-Capella” (lf), a qual é a mais realizada no Brasil e no mundo, como um todo; e as de Derivação Bileopancreática, como “Scopinaro” (lb), Duodenal Switch (lc) e Bypass Jejunoileal (la). Esta última não mais realizada.
Nesse segundo grupo, de forma geral, o alimento que sai do estômago, ainda não digerido, não passa pelas porções proximais do intestino delgado (duodeno e jejuno) e é iatrogênicamente desviado para as partes distais do mesmo (jejuno distai e íleo). Nessa condição, a absorção das vitaminas e sais minerais ocorre em escala mínima e fracional.
Na técnica “Fobi-Capella”, é criado um neo-estômago de 20 a 30 ml de capacidade. Além disto é aplicado um desvio intestinal, ligando-se-este novo estômago diretamente à porção média ou distai do jejuno, o que impede o alimento ingerido, de transitar pelo duodeno e jejuno proximal (locais preferenciais para a absorção de Vitaminas A; Bl; B2; B5; B6; Vit. D;E; K: ácido fólico; Cálcio; Ferro; Cobre e Zinco), como ilustrado na imagem (1 f) da figura 2.
No caso das técnicas de derivação bíleo-pancreática, além da redução, em menor graurdo estômago, faz-se um desvio'in t estinaΠ *niaior, ligando-se o novo estômago diretamente ao íleo (parte final do intestino delgado), o que impede^o trânsito=alimentar pelo-duodeno-e por toda a extensão do“jejüftóf"que são os locais preferenciais para a absorção dos micronutrientes, tais como ferro, cobre, cálcio, Vitaminas A, Bl, B2, B5, B6, C, D, Ê, K, ácido fólico e zinco.
Além disto, em cirurgias de grande redução das dimensões do estômago funcional, como a de Fobi-Capella, (técnicamente denominada de “Bypass” Gástrico em Y de Roux), a bolsa gástrica criada pelo cirurgião, por ser "diminuta,~ produz uma quantidade muito pequena de suco gástrico, o que interfere na pré-digestão das carnes, prejudicando assim a liberação da Vitamina B12 por hidrólise de suas ligações com proteínas. Há também, uma diminuição acentuada na produção de fator intrínseco (proteína produzida pelo estômago, que liga-se à Vitamina B12, promovendo sua absorção), o que também prejudica a absorção da Vitamina B12. A menor quantidade de ácido clorídrico nesta secreção gástrica, também dificulta a redução dos íons Férrico (da alimentação) para íons Ferroso (forma em que o Ferro é absorvido).
As cirurgias de derivação bileo-pancreáticas interferem também e 'de forma acentuada, na digestão e absorção intestinal dos lipídeos (óleos e gorduras) e, por via de conseqüência, interferirão com a absorção das Vitaminas Lipossolúveis, que são as Vitaminas A, D, E e K.
Como resultado dessas dificuldades absortivas, o paciente bariátrico pode apresentar, ao longo do tempo, deficiências micronutricionais e algumas vezes graves complicações, tais como exposto abaixo: 1 - deficiência dé' Tenro: anemia terropriva, fadiga, fraqueza generalizada, irritabilidade, queda de cabelos, enfraquecimento das unhas. A deficiência de—ferro ocorre “em“47% ou mais^dos paéíéfttéá”submetidds aõ" Bypass Gástrico (Fobi-Capella); 2 - deficiência de cálcio: osteoporose, osteomalácia por indução de hiperparatireoidismo secundário. A deficiência de cálcio e/ou vitamina D, manifestada por Paratohormonio (PTH) elevado, ocorre em 69% dos que tem Bypass Gástrico; 3 - deficiência de vitamina D: osteoporosis, osteomalácia por indução de hiperparatireoidismo secundário, comprometimento da capacidade imunológica, miopatia e dor muscular difusa. A deficiência de vitamina “D” no Bypass Gástrico é de 51%; 4 - deficiência de cobre - dificuldade progressiva para caminhar, aumento cardíaco, distúrbios neurológicos centrais e periféricos, distúrbios psiquiátricos, alterações hematológicas como anemia macrocítica e leucopenia. 5 - deficiência de folato: anemia megaloblástica, distúrbios neurológicos, neuropatias, mielopatias e distúrbios psiquiátricos, má-formação fetal. Deficiências de folato incidem na proporção de 10%; 6 - deficiência de vitamina B12: anemia macrocítica, alterações do sistema nervoso central e periférico, dificuldades cognitivas, perda da memória. Incide na proporção de 24 a 70%, após 1 à 9 anos de cirurgia de Fobi-Capella; 7 - deficiência de zinco: grave interferência da capacidade imunológica global, queda de cabelo, deficiência de folato, acrodermatite enterópática-like, alter ações do paladar, diãrréíà, riisfurbios emocionais,''Infecções intercor rentes, dermatite pústulo-bolhosa, hipogonadismo. Deficiência de zinco: - 50% em .pacientes - submetidos •‘à— derivação-^-bíleo ' pancreática " e ' 36% em pacientes submetidos à desvio gástrico à Fobi-Capella; 8 - deficiência do selênio: cardiomiopatia, miosite, fraqueza e câimbras. Deficiência de selênio -14,5% em pacientes submetidos à derivação bíleo pancreática e 22% em pacientes submetidos à desvio gástrica à Fobi-Capella; 9 - deficiência de vitamina A: cegueira noturna, lesões da córnea, eventualmente cegueira definitiva. Deficiência de Vitamina A: - 10% em pacientes submetidos à desvio gástrico Fobi-Capella e 69% em pacientes submetidos à derivação bíleo pancreática; 10 - deficiência de vitamina E: neuropatia, ataxia, miopatia, axoniopatia sensorial progressiva. Deficiência de Vitamina E: 4-5% em pacientes submetidos à cirurgia de derivação bíleo-pancreática; 11 - deficiência de vitamina K: sangramento espontâneo, equimoses. Deficiência de Vitamina K ocorre em 68% em pacientes submetidos à cirurgia de derivação bíleo-pancreática; 12 - deficiência de Vitamina Bl: oftalmoplegia, nistagno, encefalopatia, rápida perda visual (Wenicke-Korsakoff), neuropatia periférica isolada. Deficiência de Bl: De ocorrência pouco freqüente; 13 - deficiência de vitamina B6: anemia e sintomas neurológicos, crise epiléptica, dermatite, polineuropatia periférica. Deficiências de vitamina B6 incidem na proporção de 75 à 100% (cirurgias restritivo-disabsortivas) em pacientes que receberam suplementação em baixas doses ou seja com polivitamínicos comuns.
Em tentativa de compensar pelas dificuldades absortivas dos micronutrientes e evitar as deficiências acima· descritasT^são receitadas por alguns médicos, formulações magistrais (medicamentos manipulados) com concentrações não padronizadas de micro-nutri entes ou por outros, polivitamínicos comuns de farmácia, que não tem concentrações adequadas de várias vitaminas e sais minerais, em se considerando pacientes operados e com interferências na capacidade absortiva para estes micro-nutrientes. Tal situação não garante estabilidade de custos, eficácia e, principalmente a continuidade do tratamento por parte do paciente. Isto porque o medicamento manipulado se apresenta frequentemente sob a forma de cápsulas ou em diferentes formas líquidas, xaropes ou gomas, o que dificulta a ingestão diária e para o resto da vida, quer pela dificuldade de engolir, normalmente de 4 à 6 cápsulas diárias, quer pela aversão ao gosto desagradável de “remédio” que o paciente sente nas formas líquidas, xarope ou goma. Estes fatores adversos fazem com que a taxa de aderência a esta suplementação, que deve ser contínua, seja muito baixa. Outras vezes eles recebem a suplementação com polivitamínicos comuns, presentes nas farmácias, indicados para pacientes não operados, e que por isso mesmo não apresentam as concentrações adequadas de vitaminas e minerais que suplantem as dificuldades de absorção acima relatadas para os pacientes bariátricos. Tudo isto coloca esta população específica a um crescente risco de deficiências micronutricionais diversas e suas potencialmente graves conseqüências.
OBJETIVO DA PATENTE ■O medicamento^em ^quêstão, motivo desse pedido de patente, vem oferecer uma melhor alternativa para prevenir as deficiências acima expostas, . propiciando-formulação com- concentrações- adequadas'“de"vária~vitãniinas e sais minerais, de forma a compensar as dificuldades atualmente existentes de absorção dos mesmos, após as cirurgias. Além disto os veicula em formas farmacêuticas que suscitam mais uma sensação de prazer do que a de sacrifício pessoal, o que pode garantir uma taxa de adesão a este tratamento de longo prazo, muito maior, fato essencial para a população, em crescimento exponencial, de pacientes submetidos às cirurgias bariátrico-metabólicas.
Para tanto, o medicamento é formulado com altas concentrações de vários micronutrientes, em concentrações específicas para tipos diferentes de cirurgias bariátrico-metabólicas e em diversas formas farmacêuticas tais como comprimidos micro-granulados em isolamento organoléptico, dispersos e veiculados em barra de cereais, barra de chocolate diet e balas; na forma de micro-granulados, em isolamento organoléptico, revestidos com camada de amido pré-cozido, para uso em sucos de frutas, em gelatinas, iogurtes, sorvetes e também na forma de tempero em pó. Essas formas tendem a oferecer meios agradáveis para dispensar estes micronutrientes, neutralizando a aparência e a conotação de “remédio”, estimulando o paciente a praticar a necessária· suplementação pós-cirúrgica, continuamente e, ainda, oferecendo alternativas de textura, modo de ingestão, horários, e situações diversas para romper a monotonia do ato diário. A “COMPOSIÇÃO MIC RO NUTRICIONAL E PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE MEDICAMENTO PÓS - CIRURGIAS BARIÁTR1CO-VIETABÓLICAS” sérá produzida a partir da prensagem da mistura polivitamínico-mineral em pó, na seguinte composição qualitativa: Vitamina A (Acetato de Retinol e Betacaroteno), Vitamina B I (Mononitrata de Tiamina). Vitamina B2 (Riboflavina), Vitamina B5 (Pantenoato de Cálcio), Vitamina B6 (Cloi idrato de Piridoxina), Vitamina BI 2 (Cianocobalamina), Vitamina C (Ácido Ascórbico), Vitamina D3 (Colecalciferol), Vitamina E (Acetato de DL-Alfa-Tocoferol), Biotina, Ácido Fólico (Folato), Cobre (Óxido Cúprico),Cálcio (Citrato de Cálcio), Cromo (Cloreto de Cromo), Estanho (Cloreto Estanhoso), Ferro (Fumarato Ferroso), Vitamina K (Fitonadiona), Fósforo (Fosfato de 1 Cálcio Dibásico), Iodo (Iodeto de Potássio), Magnésio (Óxido de Magnésio), Manganês (Sulfato de Manganês), Molibdênio (Molibidato de Sódio), Nicotinamida, Niquel (Sulfato Niqueloso), Potássio (Cloreto de Potássio), Selênio (Selenato de Sódio),Silício (Metassilicato de Sódio), Vanádio (Metavanadato de Sódio), Zinco (Óxido de Zinco).
Após a etapa de prensagem acima, são obtidos micro-grânulos de 2 a 3mm de diâmetro que, em seguida, em tanque apropriado, são submetidos a um banho de líquido polimérico “Eudragit” ou similar, para desintegração em pH de 1,5 à 4,5 e, após solidificação ganham isolamento organoléplico. Em seguida' os micro-grânulos são dispersos e veiculados em barras de cereais, barra de chocolate diet ou em forma de balas.
Em outro processo, opcional, os micro-grânulos, igualmente preparados como descrito acima, passam por um banho adicional de solução de amido que, após secagem, passam por pré-cozimento. Em seguida, passam por nova etapa de secagem e estão prontos para serem misturados e veiculados em sucos de frutas, iogurtes, vitaminas dc frutas, sorvetes e gelatinas. O medicamento em questão, motivo desse pedido de patente, será oferecido em seis diferentes concentrações de micronutrientes, mantendo-se a composição qualitativa, em atendimento às necessidades dos pacientes submetidos a qualquer um dos três diferentes tipos de cirurgia bariátrica -puramente restritiva (Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia Vertical com Bandagem e Gastrectomia em Manga); “Bypass Gástrico” (“Fobi-Capella”) e de derivação bileo-pancreática (“Scopinaro”, “Duodenal Switch”,) e respeitando a excessiva, perda de ferro por mulheres menstruantes e a concentração adequada de Cromo para mulheres.
As seis diferentes concentrações estão compreendidas nos intervalos abaixo descritos. As unidades de medidas são as usualmente aplicadas a cada um dos micronutrientes, de forma que “UI” corresponde a “unidade internacional”, “mg” corresponde a “miligrama” e “mcg” corresponde a “micrograma”. VITAMINA A (Acetato de Retinol e Betacaroteno): 5.000 à 10.000 UI; VITAMINA BI (Mononitrata de Tiamina): 4,5 à 15 mg; VITAMINA B2 (Riboflavina): 3,5 à 10 mg; VITAMINA B5 (Pantotenato de Cálcio): 15 à 20 mg; VITAMINA B6 (Cloridrato de Piridoxina): 3,5 à 7 mg; VITAMINA B 12 (Cianocobalamina): 50 à 500 mcg; VITAMINA C (Ácido Ascórbico): 90 mg; VITAMINA D3 (Colecalciferol): 500 à 2.000 UI; VITAMINA E (Acetato de DL-Alfa-Tocoferol): 50 à 600 mg; BIOTINA Γ3Ό mcgr ÁCIDO FÓLICO (Folato): 400 mcg; COBRE (Ó-xido Cúprico):-2*à 6 mg; CÁLCIO (Citrato de Cálcio): 600 mg à 2-000 mg; CROMO (Cloreto de Cromo): 20 à 35 mcg; ESTANHO (Cloreto Estanhoso): 10 mcg; FERRO (Fumarato Ferroso): 14 à 180 mg de ferro elementar; VITAMINA K (Fitonadiona): 80 à 320 mcg; FÓSFORO (Fosfato de Cálcio Dibásico): 350 à 700 mg; IODO (Iodeto de Potássio): 150 mcg; MAGNÉSIO (Óxido de Magnésio): 100 à 300 mg; MANGANÊS (Sulfato de Manganês): 2,5 mg; MOLIBDÊNIO (Molibidato de Sódio): 30 mcg; NICOTINAMIDA: 30 à 60 mg; NÍQUEL (Sulfato Niqueloso): 6 mcg; POTÁSSIO (Cloreto de Potássio): 80 à 160 mg; SELÊNIO (Selenato de Sódio): 70 mcg; SILÍCIO (Metassilicato de Sódio): 10 mcg; VANÁDIO (Metavanadato de Sódio): 10 mcg; ZINCO (Óxido de Zinco): 15 à 30 mg;

Claims (8)

1) “COMPOSIÇÃO MICRONUTRICIONAL E PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE MEDICAMENTO PÓS CIRURGIAS BARIÁTRICO-METABÓLICAS”, para uso, por pacientes submetidos aúécnicas puramente restritivas (Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia Vertical com Bandagem e Gastrectomia em Manga), a técnicas “Bypass Gástrico” (“Fobi-Capella”) e de derivação bileo-pancreática (“Scopinaro”, “Duodenal Switch”), caracterizado pela seguinte composição micronutricional qualitativa: Vitamina A (Acetato de Retinol e Betacaroteno), . Vitamina B1 (Mononitrata de Tiamina), Vitamina B2 (Riboflavina), Vitamina B5 (Pantenoato de Cálcio), Vitamina B6 (Cloridrato de Piridoxina), Vitamina “ BI2 (Cianocobalamina), Vitamina C (Ácido Ascórbico), Vitamina D3 (Colecalciferol), Vitamina E (Acetato de DL-Alfa-Tocoferol), Biotina, Ácido Eólico (Folato), Cobre (Óxido Cúprico),Cálcio (Citrato de Cálcio), Cromo (Cloreto de Cromo), Estanho (Cloreto Estanhoso), Ferro (Fumarato Ferroso), Vitamina K (Fitonadiona), Fósforo (Fosfato de Cálcio Dibásico), lodo (lodeto de Potássio), Magnésio (Óxido de Magnésio), Manganês (Sulfato de Manganês), Molibdênio (Moíibidato de Sódio), Nicotinamida, Níquel (Sulfato Niqueloso), Potássio (Cloreto de Potássio), Selênio (Selenato de Sódio),Silício (Metassilicato de Sódio), Vanádio (Metavanadato de Sódio), Zinco (Óxido de Zinco), misturados de modo a formar uma composição homogênea. que, em seguida, é submetida à etapa de prensagem para obtenção de micro-grâhulos de 2 a 3mm de diâmetro, os quais, em seguida, em tanque apropriado são passados a etapa de banho de líquido polimérico “Eudragit” ou similar/para isolamento organoléptico e liberação do conteúdo em pH de 1,5 à 4,5 e em seguida, os micro-grânulos são dispersos e veiculados em barras de cereais, barra de chocolate diet ou em forma de balas.
2) “COMPOSIÇÃO MICRONUTRICIONAL E PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE MEDICAMENTO PÓS CIRURGIAS B ARIÁTRICO-METABÓLIC AS”, de acordo com reivindicação 1, caracterizado por, opcionalmente, após isolamento orgãnoléptico com polímero “Eudragít” ou similar (descrito acima), os micro-grânulos passam por um banho em solução de amido, seguido, após secagem, de etapa de pré-cozimento, seguindo, após, para nova etapa de secagem e assim ficam prontos para serem misturados e veiculados em sucos de frutas, iogurtes, vitaminas de frutas, sorvetes e gelatinas.
3) “MEDICAMENTO PÓS CIRURGIA:S BARIÁTRICO-MBTABÓLIC'AS”, de acordo com reivindicações 1 e 2, para aplicação em pacientes submetidos a técnicas‘ puramelíte" restritivás, caracterizado—por apresentar a -seguinte formulação: de .1.500 a 3.000 UI de Vitamina A; de 4 a 5mg de Vitamina Bl; de 3 a 4mg de Vitamina B2; de 15 a 20mg de Vitamina BS; de 3 a 4mg de Vitamina B6; de 50 a lOOmcg de Vitamina B12; de 80 a 1 OOmg de Vitamina C; de 400 a 600 UI de Vitamina D3; de 50 à 100 mg de Vitamina E; de 10 a 40mcg de Biotina; de 300 a 500mcg de Ácido Fólico; de 1 a 3mg de Cobre; de 500 a 700mg de Cálcio; de 20 a 40mcg de Cromo; de 5 a 1 5mcg de Estanho; de 14 a 40mg de Ferro elementar; de 70 a 90mcg de Vitamina K; de 300 a 400mg de Fósforo; de 100 a 200mcg de Iodo; de 50 a 150mg de Magnésio; de 2 a 3mg de Manganês; de 20 a 40mcg de Molibdênio; de 20 a 40mg de Nicotinamida; de 5 a 7mcg de Niquel; de 70 a 90mg de Potássio; de 35 a lOOmcg de Selênio; de 5 a lOmcg de Silício; de 5 a lOmcg de Vanádio; de 10 a 30mg de Zinco.
4) “MEDICAMENTO PÓS CIRURGIAS BARIÁTRICO-METABÓLICAS”, de acordo com reivindicação 3, para pacientes mulheres menstruantes, submetidas a cirurgias puramente restritivas, caracterizado por apresentar correção nas concentrações dos minerais Cromo e Ferro, sendo de 20 a 30mcg de Cromo e de 20 a 40mg de Ferro elementar.
5) “MEDICAMENTO PÓS CTRURGIAS BARIÁTRICO-METABÓLIC AS de acordo com reivindicações 1 e 2, para aplicação em pacientes submetidos a cirurgias de Bypass Gástrico (Fobi-Capella), caracterizado por apresentar a seguinte formulação: de 2.500 a 5.000 UI de Vitamina A; de 10 a 20mg de Vitamina Bi; de S a ÍSmg de' Vitamina B2;’’de“T3“iT2’5mg dê"Vitamina B5; de 5 a lOmg de Vitamina Bõ; de 350 a 600mcg de Vitamina B12; de 80 a lOOmg de ‘Vitamina C; de 500 a 1500 UI de Vitamina D3; - d e4'0 0‘a-3 G O m g-d e - V itamina E; de 10 a 40mcg de Biotina; de 300 a 500mcg de Ácido Fólico; de 3 a 6 mg de Cobre; de 1500 a 2500mg de Cálcio; de 20 a 40mcg de Cromo; de 5 a 15mcg de Estanho; de 40 a 1 OOrag de Ferro elementar; de 70 a 90mcg de Vitamina K; de 500 a lOOOmg de Fósforo; de 100 a 200mcg de Iodo; de 150 a 250mg de Magnésio; de 2 a 3mg de Manganês; de 20 a 40mcg de Molibdênio; de 50 a 70mg de Nicotinamida; de 5 a 7mcg de Niquel; de 70 a 90mg de Potássio; de 35 a lOOmcg de Selênio; de 5 a lOmcg de Silício; de 5 a lOmcg de Vanádio; de 10 a 30mg de Zinco.
6) “MEDICAMENTO PÓS CIRURGIAS BARIÁTRICO-METABÓLIC AS”, de acordo com reivindicação 5, para pacientes menstruantes submetidos a cirurgias de Bypass Gástrico, caracterizado por apresentar correção nas concentrações dos minerais Cromo e Ferro, sendo de 20 a 30mcg de Cromo e de 60 à 150mg de Ferro elementar.
7) “MEDICAMENTO PÓS CIRURGIAS BARIÁTRICO-METABÓLTCAS”, de acordo com reivindicações 1 e 2, para aplicação em pacientes submetidos a técnica de derivação bileo-pancreática, caracterizado por apresentar a seguinte formulação: de 10.000 a 50.000 UI de Vitamina A; de 1 0 a 20mg de Vitamina B 1; de 5 a I5mg de Vitamina B2; de 1 5 a 25mg de Vitamina B5; de 5 a lOmg de Vitamina B6; de 100 a 200mcg de Vitamina B12; de 80 a lOOmg de Vitamina C; de 1.500 a 2.500 UI de Vitamina D3; de 200 a 600mg de Vitamina E); de 10 a 40mcg de Biotina; de 300 a 500mcg de Ácido Fólico; de 4 a 7mg de Cõbré); de 1500 a 2500mg de Cálcio; de 20 a 40mcg de Cromo; de 5 a 15mcg de Estanho; de 50 a lOOmg de Ferro Elementar; de 300 a 400mcg de Vitamina“K; de 5Ό0 a”l000mg'dè“" Fõ¥foro; di" 10Ô a 200mcg de Iodo: de 200 a 400mg de Magnésio; de 2 a 3mg de Manganês; de 20 a 40mcg de Molibdênio; de 50 a 70mg de Nicotinamida; de 5 a 7mcg de Niquel; dê· 150 a -200mg de Potássio; de 35 a lOOmcg de Selênio; de 5 a lOmcg de Silício; de 5 a lOmcg de Vanádio; de 15 a 50mg de Zinco.
8) “MEDICAMENTO PÓS CIRURGIAS BARIÁTRICO-METABÓLIC AS”, dc acordo com reivindicação 7, para pacientes menstruantes submetidos a cirurgias de derivação bileo-pancreática, caracterizad o por apresentar correção nas concentrações dos minerais Cromo e Ferro, sendo de 20 a 30mcg de Cromo e de 100 a 200mg de Ferro Elementar.
BRPI1101592-6A 2011-04-15 2011-04-15 Composição micronutricional e processo para obtenção de medicamento pós cirurgias bariátrico-metabólicas BRPI1101592A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1101592-6A BRPI1101592A2 (pt) 2011-04-15 2011-04-15 Composição micronutricional e processo para obtenção de medicamento pós cirurgias bariátrico-metabólicas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1101592-6A BRPI1101592A2 (pt) 2011-04-15 2011-04-15 Composição micronutricional e processo para obtenção de medicamento pós cirurgias bariátrico-metabólicas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1101592A2 true BRPI1101592A2 (pt) 2015-06-02

Family

ID=53191304

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1101592-6A BRPI1101592A2 (pt) 2011-04-15 2011-04-15 Composição micronutricional e processo para obtenção de medicamento pós cirurgias bariátrico-metabólicas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1101592A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2019022602A1 (en) * 2017-07-26 2019-01-31 Ams Advanced Medical Supplements B.V. PHARMACEUTICAL COMPOSITION FOR USE IN THE TREATMENT OR PREVENTION OF VITAMIN AND MINERAL DEFICIENCIES IN PATIENTS WHO HAVE BEEN SUBJECTED TO GASTRECTOMY

Cited By (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2019022602A1 (en) * 2017-07-26 2019-01-31 Ams Advanced Medical Supplements B.V. PHARMACEUTICAL COMPOSITION FOR USE IN THE TREATMENT OR PREVENTION OF VITAMIN AND MINERAL DEFICIENCIES IN PATIENTS WHO HAVE BEEN SUBJECTED TO GASTRECTOMY
NL2019348B1 (en) * 2017-07-26 2019-02-19 Ams Advanced Medical Supplements B V Pharmaceutical composition for use in the treatment or prevention of vitamin deficiency and mineral deficiency in patients who have been subjected to gastric sleeve surgery
CN110944648A (zh) * 2017-07-26 2020-03-31 Ams高级医疗补充剂公司 用于治疗或预防已经受胃袖状手术的患者中的维生素缺乏和矿物质缺乏的药物组合物

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN101522220B (zh) 一种肠内营养产品
RU2385647C2 (ru) Питание для пациентов, страдающих ожирением
TWI580363B (zh) 包含鈣hmb的營養乳劑
ES2546055T3 (es) Complementos nutricionales para individuos de 50 años o más para mejorar la vitalidad, la inmunidad, la salud ocular y ósea
JPH11508282A (ja) 悪液質および食欲不振の予防および治療方法
ES2971013T3 (es) Un método de suministro de gel consumible para ingredientes saludables
TW201200033A (en) Nutritional emulsions comprising calcium HMB and soluble protein
JP5522195B2 (ja) 栄養組成物および消化管機能低下予防・改善用組成物
WO2008046870A1 (en) Long-term feed - cancer patient
JP2021045135A (ja) 経口送達製品
US11419915B2 (en) Compositions and methods for the treatment of malnutrition
BRPI1101592A2 (pt) Composição micronutricional e processo para obtenção de medicamento pós cirurgias bariátrico-metabólicas
JP7012724B2 (ja) 腎臓透析を受けている患者のための食餌性多量/微量栄養補給剤
CN107125769A (zh) 代谢手术术后营养补充复合制剂
KR102199688B1 (ko) 수술 후 환자 영양불량 예방 또는 영양상태 회복 촉진용 식품 조성물
US20120045538A1 (en) Nutrient team
BR102017021491A2 (pt) Kit de suplementos nutricionais para pacientes de cirurgia bariátrica
Mackowiak et al. The adult vitamin and mineral supplement maze
HRPK20140128B3 (hr) Dodatak prehrani i postupak proizvodnje
EP3512507A1 (en) Oral medication formulations
JP2020532569A (ja) カルシウム補給用組成物
WO2006080522A1 (ja) ミネラル含有乳酸菌を含んでなる食品または医薬品
Khanwelkar et al. CONVENTIONAL AND NEWER ORAL IRON PREPARATIONS
JP2005220050A (ja) 無呼吸発作抑制剤および無呼吸発作抑制調製粉乳
JP2007137792A (ja) 胃瘻用経腸栄養剤

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B65X Notification of requirement for priority examination of patent application
B65Y Grant of priority examination of the patent application (request complies with dec. 132/06 of 20061117)
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B07D Technical examination (opinion) related to article 229 of industrial property law
B07G Grant request does not fulfill article 229-c lpi (prior consent of anvisa)
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal
B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL