BRPI1101569B1 - Aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos - Google Patents

Aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos Download PDF

Info

Publication number
BRPI1101569B1
BRPI1101569B1 BRPI1101569-1A BRPI1101569A BRPI1101569B1 BR PI1101569 B1 BRPI1101569 B1 BR PI1101569B1 BR PI1101569 A BRPI1101569 A BR PI1101569A BR PI1101569 B1 BRPI1101569 B1 BR PI1101569B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
overcap
pin
channel
bottle
cover
Prior art date
Application number
BRPI1101569-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Gustavo Senna Chelles
Miriam Romy Hayashi
Original Assignee
Gustavo Senna Chelles
Miriam Romy Hayashi
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gustavo Senna Chelles, Miriam Romy Hayashi filed Critical Gustavo Senna Chelles
Priority to BRPI1101569-1A priority Critical patent/BRPI1101569B1/pt
Publication of BRPI1101569A2 publication Critical patent/BRPI1101569A2/pt
Publication of BRPI1101569B1 publication Critical patent/BRPI1101569B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Closures For Containers (AREA)

Abstract

aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos. é descrito um aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos dotado de elemento identificador de violação quando do deslocamento da sobretampa da superfície da tampa ou do deslocamento do conjunto de tampa e sobretampa, permitindo a identificação visual e/ou tátil da violação, que compreende uma tampa (20) com superfície que apresenta um furo passante (21) apropriado para a liberação do produto contido na região interna do frasco (100) e um rebaixo (22) que conforma um canal (221) que se projeta descendente e contíguo com a superfície do frasco (100), e uma sobretampa (10) que apresenta na face interna um ressalto (11) alinhado com furo passante (21) da tampa (20), dito ressalto (11) que se encaixa ao dito furo passante (21) de forma a vedar a liberação do produto contido no frasco (100). a superfície da sobretampa (10) apresenta uma área provida de superfície flexível (12) que apresenta na região interna da sobretampa (10) a projeção de um pino ortogonal descendente (121) alinhado com o rebaixo (22), dito pino (121) que se encaixa por interferência no canal (221) da tampa (20).

Description

APERFEIÇOAMENTO EM CONJUNTO DE FECHAMENTO DE FRASCOS CAMPO DA INVENÇÃO
[01] A presente patente de invenção descreve um aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos. Mais especificamente compreende uma tampa de fechamento aplicada em qualquer tipo de frasco, tal como latas, potes, vidros, bisnagas, contêineres plásticos, dita tampa dotada de elemento identificador de violação disposto em uma sobretampa que apresenta uma área flexível tensionada por um pino rompível quando do deslocamento da sobretampa da superfície da tampa ou do deslocamento do conjunto de tampa e sobretampa, permitindo a identificação visual e/ou tátil da violação.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[02] Tampas plásticas são largamente utilizadas nos vários campos de embalagens: cosméticos, alimentícios, químicos, farmacêuticos e outros.
[03] As tampas são desenvolvidas para vedar com eficiência o frasco e permitir que o usuário retire o produto na quantidade desejada, preservando o restante ainda não utilizado.
[04] Um dos desafios dos fabricantes é garantir ao usuário que a embalagem que estão adquirindo não foi violada. Ora pelo fato de que o produto tem alto valor, ora para garantir que as propriedades do mesmo estão plenamente preservadas, o que é importante tanto para o fabricante quanto para o consumidor.
[05] Violações podem ocorrer nos vários estágios de transporte do produto e também no ponto de venda, podendo criar um mal estar entre o fabricante, o vendedor e o comprador, prejuízos ao fabricante ou mesmo danos ao usuário, no caso do produto estragar pela contaminação ou exposição ao ar.
[06] Para evitar violações, as indústrias utilizam inúmeros tipos de selos e lacres, que oferecem ao usuário a segurança de que o produto foi intocado. Tais selos normalmente incorporam processos e custos adicionais à embalagem.
[07] O estado da técnica descreve inúmeras soluções técnicas aplicadas em tampas de fechamento de frascos que apresentam elementos visuais identificadores de violação.
[08] O documento WO2010135797 apresenta um lacre que permite a abertura da sobretampa e o posterior deslocamento do lacre para um nível inferior (por efeito da gravidade ou por pressão), sumindo da superfície da sobretampa, evidenciando a violação. Comparativamente ao proposto pelo cliente, inexiste a área flexível tensionada na superfície da tampa com o deslocamento descendente do pino rompível em direção à dita tampa.
[09] O documento WO2011000066 descreve um elemento de lacre com superfície de topo evidente na sobretampa e que desaparece da superfície da sobretampa quando rompido, evidenciando a violação. No rompimento, o pino não é removível. Comparativamente à solução técnica descrita nesta patente, o pino indicador de violação não trava a sobretampa na tampa, mas somente evidencia a violação, dito pino estando posicionado na tampa e não sendo removível, deixando aparente um orifício na sobretampa.
[010] O documento US4711372 revela um fecho de segurança aplicado em embalagem e que indica violação, dito fecho que inclui uma tampa de base com um orifício de distribuição através do mesmo e uma manga de retenção vertical. Uma tampa é articulada à tampa da base e possui um disco indicador de violação preso a ela por um pino que se estende através da tampa. Em sua condição originalmente embalada, o pino se estende para a luva de retenção com a tampa fechada. Uma área frágil no disco ao redor do pino se quebra após a abertura inicial, evidenciando violação ou abertura anterior.
[011] Portanto, embora existam inúmeras possibilidades construtivas para tampas de fechamento no que diz respeito a elementos sinalizadores de violação, existe ainda a necessidade de prover um conjunto de fechamento para frascos que apresente uma área visível e de fácil assimilação pelo usuário, com clara identificação da violação ou da abertura da sobretampa, sem que seja necessário deslocar a sobretampa, tendo em vista que geralmente os elementos sinalizadores estão dispostos na tampa e são protegidos pela sobretampa, dificultando a percepção da violação.
SUMÁRIO
[012] É característica da invenção um aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos que apresenta uma área de identificação de violação na sobretampa, facilitando a visualização para o usuário, para pessoas com baixa acuidade visual ou deficiência visual.
[013] É característica da invenção um aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos que evidencia tentativas de violação através de uma informação visual e tátil simples, que provê acabamento estético à tampa.
[014] É característica da invenção um aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos que evidencia tentativas de violação tanto na abertura da sobretampa, ou o chamado flip, quanto na remoção total da tampa com o intuito de burlar o sistema de lacre tampa-sobretampa.
[015] É característica da invenção um aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos adaptável em recipientes padrões disponíveis no mercado, permitindo também flexibilidade para ser incorporado em demais embalagens.
[016] É característica da invenção um aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos que pode ser incorporado em embalagens com batoque ou rosca.
[017] É característica da invenção um aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos que pode ser adaptado tanto em um conjunto único de tampa e sobretampa único quanto em conjuntos de fechamento com mais mais de uma peça.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[018] A figura 1 apresenta a vista em perspectiva do conjunto de fechamento, evidenciando a sobretampa (10) e a tampa (20) unidas pela dobradiça (30).
[019] A figura 2 apresenta duas das várias possibilidades de posicionamento do lacre no conjunto de fechamento, sendo a figura 2A o posicionamento do lacre em 90 graus em relação a dobradiça e a figura 2B apresenta o posicionamento do lacre em 180 graus em relação à dobradiça.
[020] A figura 3 apresenta a vista corte do conjunto de fechamento.
[021] A figura 4 apresenta o posicionamento da sobretampa (10) na tampa (20), sendo a figura 4A o fechamento da sobretampa (10) na tampa (20) e a figura 4B o acionamento do lacre mediante pressão descendente na área flexível da sobretampa, de forma a encaixar o pino no canal da tampa.
[022] A figura 5 apresenta a representação do conjunto de fechamento com o lacre acionado sendo fixado ao corpo de um frasco (100), sendo a figura 5A a vista explodida e a figura 5B a vista do conjunto de fechamento aplicado no frasco.
[023] A figura 6 apresenta a representação de ruptura do lacre com a abertura da sobretampa, com a manutenção do pino no canal da tampa.
[024] A figura 7 apresenta a representação da evidência de violação na superfície da tampa, com a área flexível formando uma área convexa causada pela ruptura do pino.
[025] A figura 8 apresenta a vista em perspectiva do conjunto de fechamento descrito na segunda modalidade, evidenciando a sobretampa (10) e a tampa (20) unidas pela dobradiça (30).
[026] A figura 9 apresenta a vista corte do conjunto de fechamento.
[027] A figura 10 apresenta a vista explodida.
[028] A figura 11 apresenta o posicionamento da sobretampa (10) na tampa (20), sendo a figura 11A o fechamento da sobretampa (10) na tampa (20) sem o lacre estar acionado e a figura 11B o acionamento do lacre mediante pressão descendente na área flexível da sobretampa, de forma a encaixar o pino no canal da tampa e travar dito pino na porção extrema inferior do dito canal, aprisionando-o numa estrutura presente no frasco.
[029] A figura 12 apresenta a representação de ruptura do lacre com a abertura da sobretampa, com a manutenção do pino no canal da tampa.
[030] A figura 13 apresenta a representação da ruptura do lacre com a remoção do conjunto de sobretampa e tampa, com o dente do pino sendo afastado da porção extrema inferior do canal e acionando a área flexível.
[031] A figura 14 apresenta a representação da evidência de violação na superfície da tampa, com a área flexível formando uma área convexa causada pela ruptura do pino em função da abertura da sobretampa ou do deslocamento do pino da porção extrema inferior do canal causado pela remoção do conjunto de tampa e sobretampa.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[032] O aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos, objeto da presente invenção, compreende uma sobretampa (10) posicionada acima de uma tampa (20), dita sobretampa (10) e tampa (20) solidarizadas por meio de uma dobradiça (30) e contando com um meio de fechamento convencional (40) da sobretampa (10) à tampa (20).
[033] A tampa (20) é fixada a um frasco (100) através de rosca, batoque, encaixe ou qualquer outra forma similar, dito frasco (100) podendo ser uma lata, um vidro, uma garrafa, bisnaga, um recipiente plástico ou similares.
[034] A superfície da tampa (20) apresenta um furo passante (21) apropriado para a liberação do produto contido na região interna do frasco (100) e um rebaixo (22) que conforma um canal (221) que se projeta descendente e contíguo com a superfície do frasco (100).
[035] A sobretampa (10) apresenta na face interna um ressalto (11) alinhado com o furo passante (21) da tampa (20), dito ressalto (11) que se encaixa ao dito furo passante (21) de forma a vedar a liberação do produto contido no frasco (100). A superfície da sobretampa (10) apresenta uma área provida de superfície flexível (12) que apresenta na região interna da sobretampa (10) a projeção de um pino ortogonal descendente (121) alinhado com o rebaixo (22), dito pino (121) que se encaixa por interferência no canal (221) da tampa (20).
[036] O pino (121) apresenta extremidade dotada de um dente (122) que se encaixa por interferência no canal (221).
[037] Para o posicionamento do pino (121) no canal (221), é efetivada pressão descendente na área flexível (12) da sobretampa (20), conformando uma superfície côncava e deslocando descendentemente o pino (121) em direção ao rebaixo (22) disposto na tampa (20), dito pino (121) ficando aprisionado no canal (221) através da justaposição do dente (122), conforme apresentado na figura 4B. A formação da concavidade na superfície da sobretampa (20) indica visualmente ou tatilmente ao usuário que o conjunto de fechamento não está violado.
[038] Em caso de deslocamento ascendente da sobretampa (10), o pino (121) sofre ruptura em função do travamento no canal (221), de forma que a área flexível (12) conforma uma superfície convexa na sobretampa (20), evidenciando a violação, conforme apresentado na figura 7.
[039] Em uma segunda modalidade, o aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos permite evidenciar a violação pelo deslocamento da sobretampa (10) em relação à tampa (20) e pela remoção do conjunto tampa-sobretampa do frasco (100) sem a abertura da sobretampa (10).
[040] O conjunto de fechamento desta segunda modalidade compreende uma sobretampa (10) posicionada acima de uma tampa (20), dita sobretampa (10) e tampa (20) solidarizadas por meio de uma dobradiça (30) e contando com um meio de fechamento convencional (40) da sobretampa (10) à tampa (20).
[041] A tampa (20) é fixada a um frasco (100) através de rosca, batoque, encaixe ou qualquer outra forma similar, dito frasco (100) podendo ser uma lata, um vidro, uma garrafa, bisnaga, um recipiente plástico ou similares.
[042] A superfície da tampa (20) apresenta um furo passante (21) apropriado para a liberação do produto contido na região interna do frasco (100) e um rebaixo (22) que conforma um canal (221) que se projeta descendente e contíguo com a superfície do frasco (100).
[043] A sobretampa (10) apresenta na face interna um ressalto (11) alinhado com o furo passante (21) da tampa (20), dito ressalto (11) que se encaixa ao dito furo passante (21) de forma a vedar a liberação do produto contido no frasco (100). A superfície da sobretampa (10) apresenta uma área provida de superfície flexível (12) que apresenta na região interna da sobretampa (10) a projeção de um pino ortogonal descendente (123) alinhado com o rebaixo (22), dito pino (123) que se encaixa por interferência no canal (221) da tampa (20).
[044] O pino (123) apresenta extremidade dotada de um dente (1231) que se encaixa por interferência no canal (221), dito dente (1231) travado na extremidade inferior do canal (221) quando a superfície flexivel (12) é descendentemente pressionada para ativação do lacre.
[045] Nesta situação, o pino ortogonal descendente (121) interage diretamente com o frasco (100), provendo a ruptura do lacre e inversão da geometria da área flexível quando removido o conjunto tampa-sobretampa do frasco (100).
[046] Para o posicionamento do pino (123) no canal (221), é efetivada pressão descendente na área flexível (12) da sobretampa (20), conformando uma superfície côncava e deslocando descendentemente o pino (123) em direção ao rebaixo (22) disposto na tampa (20), dito pino (123) ficando aprisionado no canal (221) e travado na extremidade inferior do dito canal (221) mediante encaixe do dente (1231), conforme apresentado na figura 11B. A formação da concavidade na superfície da sobretampa (20) indica visualmente ou tatilmente ao usuário que o conjunto de fechamento não está violado.
[047] E m caso de deslocamento ascendente da sobretampa (10), o pino (123) sofre ruptura em função do travamento no canal (221), de forma que a área flexível (12) conforma uma superfície convexa na sobretampa (20), evidenciando a violação, conforme apresentado na figura 12.
[048] Em caso de remoção do conjunto tampa-sobretampa do frasco (100) sem a abertura da sobretampa (10), o dente (1231) travado na extremidade do canal (221) sofre ruptura, de forma que a área flexível (12) conforma uma superfície convexa na sobretampa (20), evidenciando a violação, conforme apresentado na figura 13.

Claims (7)

  1. APERFEIÇOAMENTO EM CONJUNTO DE FECHAMENTO DE FRASCOS que compreende uma sobretampa (10) e uma tampa (20) solidarizadas por meio de uma dobradiça (30) e contando com um meio de fechamento convencional (40) da sobretampa (10) à tampa (20), dita tampa (20) com superfície que inclui um furo passante (21) apropriado para a liberação do produto contido na região interna do frasco (100) e dita sobretampa (10) que apresenta na face interna um ressalto (11), alinhado com o furo passante (21) da tampa (20) e que se encaixa ao furo passante (21) disposto na tampa (20), caracterizado por apresentar:
    • a) tampa (20) dotada de um rebaixo (22) que conforma um canal (221) que se projeta descendente e contíguo com a superfície do frasco (100);
    • b) uma sobretampa (10) com superfície dotada de uma área com superfície flexível (12) em cuja região interna se projeta um pino ortogonal descendente (121) com extremidade dotada de um dente (122), dito pino (121) alinhado com o rebaixo (22) disposto na tampa (20) para o encaixe por interferência no canal (221).
  2. APERFEIÇOAMENTO EM CONJUNTO DE FECHAMENTO DE FRASCOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da ativação do lacre ocorrer com o posicionamento do pino (121) no canal (221) mediante pressão descendente na área flexível (12) da sobretampa (20), conformando uma superfície côncava e deslocando descendentemente o pino (121) em direção ao rebaixo (22) disposto na tampa (20), dito pino (121) ficando aprisionado no canal (221) através da justaposição do dente (122), formando uma concavidade na superfície da sobretampa (20) indicadora de não violação.
  3. APERFEIÇOAMENTO EM CONJUNTO DE FECHAMENTO DE FRASCOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do deslocamento ascendente da sobretampa (10) provocar a ruptura do pino (121) em função do travamento no canal (221), conformando uma superfície convexa na sobretampa (20) que evidencia a violação.
  4. APERFEIÇOAMENTO EM CONJUNTO DE FECHAMENTO DE FRASCOS que compreende uma sobretampa (10) e uma tampa (20) solidarizadas por meio de uma dobradiça (30) e contando com um meio de fechamento convencional (40) da sobretampa (10) à tampa (20), dita tampa (20) com superfície que inclui um furo passante (21) apropriado para a liberação do produto contido na região interna do frasco (100) e dita sobretampa (10) que apresenta na face interna um ressalto (11), alinhado com o furo passante (21) da tampa (20) e que se encaixa ao furo passante (21) disposto na tampa (20), caracterizado por apresentar:
    a) tampa (20) dotada de um rebaixo (22) que conforma um canal (221) que se projeta descendente e contíguo com a superfície do frasco (100);
    b) uma sobretampa (10) com superfície dotada de uma área com superfície flexível (12) em cuja região interna se projeta um pino ortogonal descendente (123) com extremidade dotada de um dente (1231), dito pino (123) alinhado com o rebaixo (22) disposto na tampa (20) para o encaixe por interferência no canal (221) e travamento do dente (1231) na extremidade inferior do canal (221) quando a superfície flexível (12) é descendentemente pressionada.
  5. APERFEIÇOAMENTO EM CONJUNTO DE FECHAMENTO DE FRASCOS, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato do pino (123) ser posicionado no canal (221) sob pressão descendente na área flexível (12) da sobretampa (20), conformando uma superfície côncava e deslocando descendentemente o pino (123) em direção ao rebaixo (22) disposto na tampa (20), dito pino (123) ficando aprisionado no canal (221) e travado na extremidade inferior do dito canal (221) mediante encaixe do dente (1231), formando uma concavidade na superfície da sobretampa (20) indicadora de não violação.
  6. APERFEIÇOAMENTO EM CONJUNTO DE FECHAMENTO DE FRASCOS, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato do deslocamento ascendente da sobretampa (10) provocar a ruptura do pino (123) em função do travamento no canal (221), conformando uma superfície convexa na sobretampa (20) que evidencia a violação.
  7. APERFEIÇOAMENTO EM CONJUNTO DE FECHAMENTO DE FRASCOS, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a remoção do conjunto tampa-sobretampa do frasco (100), sem a abertura da sobretampa (10), provocar a ruptura do dente (1231) travado na extremidade do canal (221), conformando uma superfície convexa na sobretampa (20) que evidencia a violação.
BRPI1101569-1A 2011-05-24 2011-05-24 Aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos BRPI1101569B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1101569-1A BRPI1101569B1 (pt) 2011-05-24 2011-05-24 Aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1101569-1A BRPI1101569B1 (pt) 2011-05-24 2011-05-24 Aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1101569A2 BRPI1101569A2 (pt) 2013-06-18
BRPI1101569B1 true BRPI1101569B1 (pt) 2020-09-24

Family

ID=48607586

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1101569-1A BRPI1101569B1 (pt) 2011-05-24 2011-05-24 Aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1101569B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1101569A2 (pt) 2013-06-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5485917B2 (ja) 容器ネックに栓をするための栓装置
EP1582475A1 (en) Tamper evident closure assembly
WO2017183952A1 (es) Sistema y dispositivos de cierre de seguridad para envases
CN107735335B (zh) 显窃启封闭件
EP2170711B1 (en) Upgraded single-dose container particularly for fluid products
WO2017088036A1 (pt) Conjunto de tampa e gargalo rosqueados para evidenciar a violação em recipientes
ITMI20071970A1 (it) Dispositivo di chiusura antisofisticazione per bottiglie
EA007707B1 (ru) Укупорочное средство с визуальным индикатором вскрытия для бутылок со спиртными напитками
BRPI1101569B1 (pt) Aperfeiçoamento em conjunto de fechamento de frascos
EA009265B1 (ru) Укупорочное устройство
WO2017089955A2 (es) Mecanismo de doble tapa con evidencia de apertura para evitar la adulteración de envases o contenedores
JP4794880B2 (ja) 液だれ防止中栓付きキャップ
KR102605913B1 (ko) 분리배출이 용이하고 개봉유무 확인이 가능하며 개봉 후 재사용이 용이한 병마개
JP2006062703A (ja) 開封識別容器
EP2942307A1 (en) Safety cap with a guarantee element, especially for the pharmaceutical industry
US20060090671A1 (en) Tamper-evident lid for container
BRPI0902735A2 (pt) conjunto de tampa e sobretampa com trava para fechamento de segurança com evidência de violação, e, retentor para trava
BR102019022944A2 (pt) tampa com duplo lacre
JP2008056322A (ja) キャップ付き容器
JP2006027616A (ja) 不正開封防止機能付キャップ
BRPI1000603A2 (pt) tampa para bombona com sistema de inutilização da mesma
CA3195767A1 (en) Safety lid for bottles
ITMI990411U1 (it) Contenitore con chiusura a prova di manomissione
BR202019009486U2 (pt) disposição construtiva aplicada em conjunto tampa com selo inviolável por anel puxa e abre com colher dosadora retrátil encolhível
JP2008290778A (ja) 閉鎖体組立体

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2308 DE 31/03/2015.

B08H Application fees: decision cancelled

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.11 PUBLICADO NA RPI 2327 DE 11/08/2015.

B08G Application fees: restoration
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/05/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.