BRPI1100542A2 - processo de fabricaÇço de papel metalizado - Google Patents

processo de fabricaÇço de papel metalizado Download PDF

Info

Publication number
BRPI1100542A2
BRPI1100542A2 BRPI1100542A BRPI1100542A2 BR PI1100542 A2 BRPI1100542 A2 BR PI1100542A2 BR PI1100542 A BRPI1100542 A BR PI1100542A BR PI1100542 A2 BRPI1100542 A2 BR PI1100542A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
paper
manufacturing process
polyester
metallized
paper manufacturing
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Olavo Orildo Martens
Original Assignee
Olavo Orildo Martens
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Olavo Orildo Martens filed Critical Olavo Orildo Martens
Priority to BRPI1100542 priority Critical patent/BRPI1100542A2/pt
Publication of BRPI1100542A2 publication Critical patent/BRPI1100542A2/pt

Links

Landscapes

  • Laminated Bodies (AREA)
  • Paper (AREA)

Abstract

PROCESSO DE FABRICAÇçO DE PAPEL METALIZADO. Onde a novidade consiste na fabricação de papel metalizado imitação de ouro, prata, na cor vermelha ou qualquer cor, com efeito metalizado em alto brilho, semi-brilho ou fosco. O processo permite à fabricação sobre qualquer base de papel acabado, cartão duplex, tríplex, couchet, sulfit, na produção do efeito metalizado; não necessitando da permanência de filme de poliéster sobre o papel. A produção do papel não utiliza o processo de laminação.

Description

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PAPEL METALIZADO
CAMPO TÉCNICO
O seguinte relatório descritivo de invenção se refere ao desenvolvimento de um processo de fabricação de papel metalizado, onde a novidade consiste na fabricação de papel metalizado imitação de ouro, prata, na cor vermelha ou qualquer cor, com efeito metalizado em alto brilho, semi-brilho ou fosco. O processo permite à fabricação sobre qualquer base de papel acabado, cartão duplex, tríplex, couchet, sulfit, na produção do efeito metalizado; não necessitando da permanência de filme de poliéster sobre o papel. A produção do papel não utiliza o processo de laminação.
ESTADO DA ARTE
No processo atual é feita a metalização de um filme de poliéster a vácuo e posteriormente o mesmo é laminado sobre os mais variados tipos de papéis.
As buscas ao estado da arte revelaram a existência de diversos tipos de documentos de patente.
O documento BR 0.303.895-5 de RODRIGUES et al. (2003) descreve um processo para obtenção de ondulado metalizado ou aluminizado e o respectivo produto obtido, compreendendo a união íntima de dois elementos entre si através de adesivo e prensagem, consistindo um desses elementos de uma capa de papel fino ou papel especial, ou ainda papel industrial, cartão, cartolina ou outros; o segundo elemento sendo um papel liso tratado com metalização ou aluminização, colorido ou não, esses dois tipos de papel passando por um equipamento que propicia a metalização do papel.
CUNHA (2004) descreve no BR 0.405.338-9 um processo de produção de um papel ou substrato flexível metalizado, substrato flexível revestido com aparência metalizada fosca, semibrilhosa ou brílhosa e solução base aquosa. O processo é de revestimento direto do substrato que se deseja metalizar, utilizando-se para isto; dispositivos de aplicação de revestimento usualmente utilizados pela indústria de papel, para aplicar uma solução base aquosa composta principalmente por polímeros e finas partículas de metal que, após secagem, conferem ao substrato brilho e aparência metálica.
Um aparelho para tratamento de papel metalizado de embalagem é descrito por BOEGLI (2008) no EP 08405041.8, compreendendo pelo menos um cilindro de estampar munido de estruturas de estampagem que são dispostas em uma grade básica para acetinar e/ou com estruturas de estampar que se desviam da grade básica para a aplicação de logotipos e/ou de características de autenticação. A cadência de trabalho da primeira unidade de estampar, sendo sincronizável com uma cadência do processo de empacotar, assim como uma primeira unidade reguladora da primeira unidade de estampar, que é sincronizável com a cadência de processo da instalação de empacotamento, e uma segunda unidade reguladora da segunda unidade de estampar; a segunda unidade reguladora servindo para a sincronização da cadência de trabalho da segunda unidade de estampar com a cadência de trabalho da primeira unidade de estampar.
SHAW et al. (1996) descreve US 9,604,565 materiais de folha revestida de polímero de acrilato e método de produção dos mesmos. O revestimento de base consiste de um polímero reticulado curado por meio de radiação originado a partir de, no mínimo, uma composição de pré-polímero de acrilato depositado por vapor tendo um peso molecular dentro da faixa a partir de cerca de 150 a 600. Uma camada de metal é depositada sobre e reveste uma superfície do revestimento de base, e um revestimento superior de polímero reveste sobre e está aderido a uma superfície da camada de metal. O revestimento superior consiste de um polímero reticulado curado por meio de radiação originado a partir de uma composição de pré-polímero de acrilato depositado por vapor tendo um peso molecular dentro da faixa a partir de cerca de 150 a 600 e uma proporção de seu peso molecular para seu número de grupos de acrilato (mW/AC) dentro da faixa a partir de cerca de 150 a 600.
US 3,692,610 de KORNSTEIN (1970) descreve um aparelho e método para fazer um indicium metalizado.
Outros documentos citados: US 4,473,422; US 4,177,310; US 4,349,402; US 11,909,562 e US 5,786,064. DISCUSSÃO
Existem máquinas que fazem a laminação de poliéster junto com o papel. Em um processo que envolve adesivo, laminação e ar quente. No entanto, o poliéster não é retirado do papel, de modo que essa camada de plástico fica adesivada ao papel metalizado.
Os documentos de patente não revelaram processo similar ao proposto por MASTER GRAF, onde:
- Utiliza-se poliéster no mercado já metalizado (o poliéster é utilizado apenas para transferência do efeito metalizado sobre o papel).
As máquinas usadas mantêm o poliéster junto ao papel.
- Sistema de impressão com tintas a base de solvente comum no mercado gráfico.
Os produtos usados não são produtos usuais.
- Alta produtividade por tempo reduzido de cura da tinta sobre o material. Isso, outras máquinas também conseguem fazer, mas o tempo de cura é maior.
- Papel sem poliéster, apenas com efeito metalizado, sendo totalmente reciclado e biodegradável.
Esse é um fato relevante, pois com a retirada do poliéster do papel, ele se torna totalmente biodegradável.
No processo desenvolvido não é necessária a laminação do papel.
A capacidade de impressão do papel resultante do processo de fabricação referido é muito superior aos produtos similares existentes no mercado, conferindo inclusive maior brilho, podendo ser utilizadas tintas para impressão offset comuns a fabricação de embalagens, não necessitado a utilização de tintas oxidativas no processo de impressão. O tempo de secagem dos impressos também é reduzido em grande escala, mesmo sendo utilizados em maquinas de alta produtividade.
A não permanência do filme de poliéster sobre o papel torna o mesmo um material totalmente reciclável e que não agride o ambiente, pois ate mesmo o papel utilizado deriva-se de reflorestamento.
Sistema atual
- Necessita-se metalizar a vácuo o filme de poliéster;
- Necessita laminação permanente do filme de poliéster sobre o papel;
- Sistema de impressão apenas com tintas oxidativas; - Produtividade reduzida em função do tempo de cura da tinta;
- Papel com filme de poliéster não reciclável e não biodegradável.
Inovação
- Utiliza-se poliéster no mercado já metalizado (o poliéster é utilizado apenas para transferência do efeito metalizado sobre o papel);
- Sistema de impressão com tintas a base de solvente comum no mercado gráfico
- Alta produtividade por tempo reduzido de cura da tinta sobre o material;
- Papel sem poliéster, apenas com efeito metalizado, sendo totalmente reciclado e biodegradável
DESCRIÇÃO
A caracterização da invenção proposta nesse relatório é conseguida mediante a descrição das diferentes etapas necessárias à realização da presente aplicação em questão, de tal modo que se possa reproduzi-lo integralmente por técnica adequada, permitindo plena caracterização da funcionalidade do processo pleiteado.
A partir das diferentes etapas descritas que expressam a melhor forma ou forma preferencial de se realizar o processo ora idealizado, se fundamenta a parte descritiva do relatório esclarecendo aspectos que possam ter ficado subentendidos, de modo a determinar claramente a proteção ora pleiteada.
Essas operações podem apresentar variações, desde que não fujam do inicialmente pleiteado.
Neste caso tem-se que os produtos podem ser gerados por diferentes operações. No processo desenvolvido, metalização do papel acontece pela utilização de um filme de poliéster já metalizado encontrado em seu estado final no mercado. Inicialmente aplica-se uma resina liquida a base de água de referencia da Basf Chemical Products sobre a superfície do papel, posteriormente passa-se esta folha ou bobina entre dois cilindros, (em uma prensa hidráulica ou pneumática), um superior aquecido a uma temperatura que varie entre 20 2C e 130 2C1 o inferior a temperatura de operação, revestido de uma camada de silicone. A pressão existente entre eles varia entre 5 Psi e 220 Psi, ambos girando a uma velocidade entre 0,5 m/min. e 35 m/min. Posteriormente à saída da máquina, o papel e o filme de poliéster, agora unidos, passam por um choque térmico, reduzindo sua temperatura e fazendo com que o poliéster se desprenda do papel deixando sobre o mesmo uma fina camada de efeito metalizado de alto brilho ou fosco.
* * *

Claims (5)

1. PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PAPEL METALIZADO, caracterizado pelo fato da metalização do papel acontecer pela utilização de um filme de poliéster já metalizado encontrado em seu estado final no mercado, aplicação de sistema de impressão com tintas a base de solvente, tempo reduzido de cura da tinta sobre o material; resultando em um papel sem poliéster, apenas com efeito metalizado, sendo totalmente reciclado e biodegradável.
2. PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PAPEL METALIZADO, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizado pelo fato do poliéster ser utilizado apenas para transferência do efeito metalizado sobre o papel.
3. PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PAPEL METALIZADO, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizado pelo fato do processo iniciar com a aplicação de uma resina liquida a base de água sobre a superfície do papel; sendo posteriormente passada esta folha ou bobina entre dois cilindros, (em uma prensa hidráulica ou pneumática), um superior aquecido a uma temperatura que varie entre 202C e 130 -C, o inferior a temperatura de operação, revestido de uma camada de silicone.
4. PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PAPEL METALIZADO, de acordo com a reivindicação 3 e caracterizado pelo fato da pressão existente entre os dois cilindros variar entre 5 Psi e 220 Psi, ambos girando a uma velocidade entre 0,5 m/min. e 35 m/min.
5. PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PAPEL METALIZADO, de acordo com a reivindicação 4 e caracterizado pelo fato de que, posteriormente à saída da máquina, o papel e o filme de poliéster, agora unidos, passarem por um choque térmico, reduzindo sua temperatura e fazendo com que o poliéster se desprenda do papel deixando sobre o mesmo uma fina camada de efeito metalizado de alto brilho ou fosco. * * *
BRPI1100542 2011-01-26 2011-01-26 processo de fabricaÇço de papel metalizado BRPI1100542A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1100542 BRPI1100542A2 (pt) 2011-01-26 2011-01-26 processo de fabricaÇço de papel metalizado

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1100542 BRPI1100542A2 (pt) 2011-01-26 2011-01-26 processo de fabricaÇço de papel metalizado

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1100542A2 true BRPI1100542A2 (pt) 2012-06-12

Family

ID=46200989

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1100542 BRPI1100542A2 (pt) 2011-01-26 2011-01-26 processo de fabricaÇço de papel metalizado

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1100542A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN101323952B (zh) 一种高真空蒸镀介质薄膜转移材料的制备工艺方法
CN101254728B (zh) 镭射膜定点转移工艺
EP2734366B1 (en) A label laminate and a method and a system for manufacturing a label laminate
KR20140066770A (ko) 양각 열가소성 라벨
US11104111B2 (en) Label laminate and a method and a system for manufacturing a label laminate
CN111823683A (zh) 一种高阻隔复合膜及其制备方法和应用
US4610744A (en) Heat transfer pad decoration and substrates therefore
BR112019022409A2 (pt) etiqueta adesiva ativável
US20140227472A1 (en) Label laminate and a method and a system for manufacturing a label laminate
WO2012123633A1 (en) A laminate web
WO2023190617A1 (ja) 賦形方法及び樹脂部材の製造方法
BRPI1100542A2 (pt) processo de fabricaÇço de papel metalizado
CN216427846U (zh) 一种可生物降解复合纸和包装纸
CN101108677B (zh) 一种食品药品包装用铝箔及其制备方法
CN112590343A (zh) 一种高透明的高阻隔性复合膜及其制备方法
CN113417169A (zh) 一种可生物降解复合纸及其制备方法和包装纸
CN104974364A (zh) 一种双面涂硅pet离型膜的制造工艺
JP2011012126A (ja) 印刷用粘着シート
WO2016012652A1 (en) An apparatus and a method for manufacturing a linerless label, and the linerless label
JP6197723B2 (ja) 剥離シート
CN201824610U (zh) 一种装饰板材
KR920000618B1 (ko) 금박등 모양무늬와 우레탄수지막이 기질종이에 전사접착 하여서된 포장지
JP2015030528A (ja) 台紙の製造方法および台紙
KR100258725B1 (ko) 스탬핑 호일
CN104842611A (zh) 一种抗静电单面涂硅pet离型膜的制造工艺

Legal Events

Date Code Title Description
B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1100542-4 PARA PP1100542-4.

B03B Publication of an application: anticipated publication
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)