BRPI1015002B1 - método e aparelho para facilitar um alinhamento de temporização em um sistema de multiportadora - Google Patents

método e aparelho para facilitar um alinhamento de temporização em um sistema de multiportadora Download PDF

Info

Publication number
BRPI1015002B1
BRPI1015002B1 BRPI1015002-1A BRPI1015002A BRPI1015002B1 BR PI1015002 B1 BRPI1015002 B1 BR PI1015002B1 BR PI1015002 A BRPI1015002 A BR PI1015002A BR PI1015002 B1 BRPI1015002 B1 BR PI1015002B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
uplink
downlink
timing
carrier
group
Prior art date
Application number
BRPI1015002-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Nathan Edward Tenny
Parag Arun Agashe
Peter Gaal
Tingfang JI
Ravi Palanki
Rajat Prakash
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BRPI1015002A2 publication Critical patent/BRPI1015002A2/pt
Publication of BRPI1015002B1 publication Critical patent/BRPI1015002B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W56/00Synchronisation arrangements
    • H04W56/004Synchronisation arrangements compensating for timing error of reception due to propagation delay
    • H04W56/0045Synchronisation arrangements compensating for timing error of reception due to propagation delay compensating for timing error by altering transmission time
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/02Diversity systems; Multi-antenna system, i.e. transmission or reception using multiple antennas
    • H04B7/04Diversity systems; Multi-antenna system, i.e. transmission or reception using multiple antennas using two or more spaced independent antennas
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L27/00Modulated-carrier systems
    • H04L27/26Systems using multi-frequency codes
    • H04L27/2601Multicarrier modulation systems
    • H04L27/2647Arrangements specific to the receiver only
    • H04L27/2655Synchronisation arrangements
    • H04L27/2668Details of algorithms
    • H04L27/2669Details of algorithms characterised by the domain of operation
    • H04L27/2671Time domain

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

MÉTODO E APARELHO PARA FACILITAR UM ALINHAMENTO DE TEMPORIZAÇÃO EM UM SISTEMA DE MULTIPORTADORA. São revelados aspectos para facilitar o alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras. Sob um aspecto, é determinada pelo menos uma temporização de enlace descendente associada a pelo menos uma portadora de enlace descendente, e é verificada uma temporização de enlace ascendente associada a um grupo de enlace ascendente de portadoras com base em pelo menos uma temporização de enlace descendente e no deslocamento de temporização associado ao grupo de enlace ascendente de portadoras. Cada uma do grupo de enlace ascendente de portadoras é então transmitida dentro de um valor de limite da temporização de enlace ascendente. Sob outro aspecto, uma comunicação de enlace descendente é transmitida para um terminal sem fio por meio de pelo menos uma portadora de enlace descendente. Esta modalidade inclui também atribuir um deslocamento de temporização a um grupo de enlace ascendente de portadoras e fornecer o deslocamento de temporização ao terminal sem fio por meio da pelo menos uma portadora de enlace descendente. Uma comunicação se enlace ascendente é então recebida por meio do grupo enlace

Description

Referência a Pedidos Correlatos
[0001] Este pedido reivindica o benefício do pedido de patente provisório norte-americano No. de Série 61/218 769, intitulado “ALINHAMENTO DE TEMPORIZAÇÃO EM SISTEMA DE VÁRIAS PORTADORAS”, que foi depositado a 19 de junho de 2009, do pedido de patente provisório norte-americano No. de Série 61/294053, intitulado “ALINHAMENTO DE TEMPORIZAÇÃO EM SISTEMA DE VÁRIAS PORTADORAS”, que foi depositado a 11 de janeiro de 2010, e do pedido de patente provisório norte-americano No. de Série 61/305014, intitulado “ALINHAMENTO DE TEMPORIZAÇÃO EM SISTEMA DE VÁRIAS PORTADORAS”, que foi depositado a 16 de fevereiro de 2010. Os pedidos acima mencionados são aqui incorporados em sua totalidade à guisa de referência.
Campo da Invenção
[0002] A descrição seguinte refere-se de maneira geral a comunicações sem fio e, mais especificamente, a métodos e equipamentos que facilitam a manutenção da sincronização de temporização para equipamento de usuário em um sistema Avançado de Evolução de Longo Prazo (LTE-A).
Descrição da Técnica Anterior
[0003] Os sistemas de comunicação sem fio são amplamente utilizados para prover diversos tipos de conteúdo de comunicação, tais como voz, dados e assim por diante. Estes sistemas podem ser sistemas de acesso múltiplo capazes de suportar comunicação com vários usuários pelo compartilhamento dos recursos de sistema disponíveis (largura de banda e potência de transmissão, por exemplo). Exemplos de tais sistemas de acesso múltiplo incluem sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA), sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA), sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência (FDMA), sistemas de Evolução de Longo Prazo (LTE) 3GPP e sistemas de acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (OFDMA).
[0004] Geralmente, um sistema de comunicação de acesso múltiplo sem fio pode suportar simultaneamente comunicação para vários terminais sem fio. Cada terminal comunica-se com uma ou mais estações base através de transmissões nos enlaces direto e reverso. O enlace direto (ou enlace descendente) refere-se ao enlace de comunicação das estações base para os terminais, e o enlace reverso (ou enlace ascendente) refere-se ao enlace de comunicação dos terminais para as estações base. Este enlace de comunicação pode ser estabelecido através de um sistema de única entrada e única saída, várias entradas e saída única ou de várias entradas e várias saídas (MIMO).
[0005] Um sistema MIMO utiliza várias (NT) antenas de transmissão e várias (NR) antenas de recepção para transmissão de dados. Um canal MIMO formado pelas NT antenas de transmissão e pelas NR antenas de recepção pode ser decomposto em NS canais independentes, que são também referidos como canais espaciais, onde NS < min{NT, NR}. Cada um dos NS canais independentes corresponde a uma dimensão. O sistema MIMO pode apresentar um desempenho aperfeiçoado (maior capacidade de transmissão e/ou maior segurança, por exemplo) se as dimensionalidades adicionais criadas pelas várias antenas de transmissão e recepção forem utilizadas.
[0006] Um sistema MIMO suporta um sistema de duplexação por divisão de tempo (TDD) e um sistema de duplexação por divisão de frequência (FDD). Em um sistema TDD, as transmissões nos enlaces direto e reverso estão na mesma região de frequência, de modo que o princípio de reciprocidade permita a estimação do canal de enlace direto a partir do canal de enlace reverso. Isto permite que o ponto de acesso extraia ganho de formação de feixes de transmissão no enlace direto quando várias antenas estiverem disponíveis no ponto de acesso.
[0007] Com relação à sincronização de temporização em um ambiente de portadora única, observa-se que a manutenção de tal sincronização de temporização para equipamento de usuário (UE) inclui o recebimento pelo UE de um deslocamento de enlace ascendente/enlace descendente da rede, que é necessário atualizar ocasionalmente, a indicação de como ele deve alinhar as suas transmissões de enlace ascendente com relação à temporização de enlace descendente recebida. Em um ambiente de várias portadoras, contudo, a sincronização é mais complexa. Supondo-se que todas as portadoras que servem um único UE sejam transmitidas do mesmo local de célula, parece que um deslocamento comum deve ser adequado. Entretanto, mesmo portadoras co-localizadas podem experimentar alguma variação na temporização por várias razões (como, por exemplo, retardos a cabo, distância entre o local da estação base e uma rádio-cabeça remota, etc.), o que tornaria deslocamentos de temporização separados por portadora benéficos ou mesmo necessários.
[0008] As deficiências acima descritas dos sistemas de comunicação sem fio atuais se destinam meramente a fornecer uma vista panorâmica de alguns dos problemas dos sistemas convencionais e não pretendem ser exaustivas. Outros problemas com os sistemas convencionais e benefícios correspondentes das diversas modalidades não limitadoras aqui descritas podem tornar-se também evidentes com o exame da descrição seguinte.
Sumário da Invenção
[0009] A seguir é apresentado um sumário simplificado de uma ou mais modalidades de modo a se obter um entendimento básico de tais modalidades. Este sumário não é uma vista panorâmica extensiva de todas as modalidades contempladas e não pretende nem identificar os elementos chave ou críticos de todas as modalidades nem delinear o alcance de qualquer uma ou de todas as modalidades. Sua única finalidade é a de apresentar alguns conceitos de uma ou mais modalidades sob uma forma simplificada como uma introdução à descrição mais detalhada que é apresentada mais adiante.
[00010] De acordo com uma ou mais modalidades e a revelação correspondente delas, diversos aspectos são descritos em conexão com a manutenção da sincronização de temporização para equipamento de usuário em um sistema LTE- A. Sob um aspecto, são revelados métodos e produtos de programa de computado que facilitam o alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras. Estas modalidades incluem determinar pelo menos uma temporização de enlace descendente associada a pelo menos uma portadora de enlace descendente e verificar uma temporização de enlace ascendente associada a um grupo de enlace ascendente de portadoras. Para estas modalidades, a temporização de enlace ascendente é verificada com base no processamento de pelo menos uma temporização de enlace descendente e de um deslocamento de temporização associado ao grupo de enlace ascendente de portadoras. Cada uma do grupo de enlace ascendente de portadoras é então transmitida dentro de um valor de limite da temporização de enlace ascendente.
[00011] Sob outro aspecto, é revelado um equipamento configurado para facilitar o alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras. Dentro de tal modalidade, o equipamento inclui um processador configurado para executar componentes executáveis por computador armazenados na memória. Os componentes executáveis por computador incluem um componente de temporização de enlace descendente, um componente de temporização de enlace ascendente e um componente de comunicação. O componente de temporização de enlace descendente é configurado para determinar pelo menos uma temporização de enlace descendente associada a pelo menos uma portadora de enlace descendente, ao passo que o componente de temporização de enlace ascendente é configurado para verificar uma temporização de enlace ascendente associada a um grupo de enlace ascendente de portadoras. Para esta modalidade, a temporização de enlace ascendente é verificada com base em pelo menos uma temporização de enlace descendente e em um deslocamento de temporização associado ao grupo de enlace ascendente de portadoras. O componente de comunicação é em seguida configurado para transmitir cada uma do grupo de portadoras dentro de um valor de limite da temporização de enlace ascendente.
[00012] Sob outro aspecto, é revelado outro equipamento. Dentro de tal modalidade, o equipamento inclui um dispositivo para determinar, um dispositivo para verificar e dispositivo para transmitir. Para esta modalidade, o dispositivo para determinar determina pelo menos uma temporização de enlace descendente associada a pelo menos uma portadora de enlace descendente, ao passo que o dispositivo para verificar verifica uma temporização de enlace ascendente associada a um grupo de enlace ascendente de portadoras. Para esta modalidade, a temporização de enlace ascendente é verificada com base em pelo menos uma temporização de enlace descendente e em um deslocamento de temporização associado ao grupo de enlace ascendente de portadoras. O dispositivo para transmitir transmite então cada uma do grupo de enlace ascendente de portadoras dentro de um valor de limite da temporização de enlace ascendente. Em outras modalidades, o equipamento inclui também um dispositivo para executar um procedimento de acesso aleatório em pelo menos uma portadora de acesso aleatório. Para esta modalidade, a pelo menos uma portadora de acesso aleatório é incluída em um grupo de enlace descendente de portadoras que inclui a pelo menos uma portadora de enlace descendente.
[00013] Sob outro aspecto, são revelados outros métodos e produtos de programa de computador para facilitar o alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras. Para estas modalidades, são apresentados diversos atos, que incluem um ato para transmitir uma comunicação de enlace descendente para um terminal sem fio por meio de pelo menos uma portadora de enlace descendente. Estas modalidades incluem também atribuir um deslocamento de temporização a um grupo de enlace ascendente de portadoras e fornecer o deslocamento de temporização ao terminal sem fio por meio da pelo menos uma portadora de enlace descendente. Uma comunicação de enlace ascendente é então recebida por meio do grupo de enlace ascendente de portadoras de acordo com o deslocamento de temporização.
[00014] É também revelado outro equipamento para facilitar o alinhamento de temporização. Dentro de tal modalidade, o equipamento inclui um processador configurado para executar componentes executáveis por computador armazenadas na memória. Os componentes executáveis por computador incluem um componente de deslocamento de temporização, um componente de transmissão e um componente de recepção. O componente de deslocamento de temporização é configurado para atribuir um deslocamento de temporização a um grupo de enlace ascendente de portadoras, ao passo que o componente de transmissão é configurado para fornecer o deslocamento de temporização a um terminal sem fio por meio de pelo menos uma portadora de enlace descendente. O componente de recepção é então configurado para receber uma comunicação de enlace ascendente por meio do grupo de enlace ascendente de portadoras de acordo com o deslocamento de temporização.
[00015] Sob outro aspecto, é revelado outro equipamento. Dentro de tal modalidade, o equipamento inclui um dispositivo para transmitir, um componente para atribuir, um dispositivo para fornecer e um dispositivo para receber. Para esta modalidade, o dispositivo para transmitir transmite pelo menos uma portadora de enlace descendente para um terminal sem fio. O dispositivo para atribuir atribui então um deslocamento de temporização a um grupo de enlace ascendente de portadoras, ao passo que o dispositivo para fornecer fornece o deslocamento de temporização ao terminal sem fio por meio da pelo menos uma portadora de enlace descendente. O dispositivo para receber em seguida recebe uma comunicação sem fio por meio do grupo de enlace ascendente de portadoras de acordo com o deslocamento de temporização. Em outra modalidade, o equipamento inclui também um dispositivo para gerar uma mensagem de temporização. Para esta modalidade, a mensagem de temporização inclui um conjunto de instruções de temporização de enlace ascendente que são fornecidas ao terminal sem fio.
[00016] Para a consecução das finalidades precedentes e afins, a modalidade ou modalidades compreendem as feições completamente descritas a seguir e especificamente assinaladas nas reivindicações. A descrição seguinte e os desenhos anexos apresentam em detalhe determinados aspectos ilustrativos da modalidade ou modalidades. Estes aspectos indicam, contudo, apenas algumas das diversas maneiras pelas quais os princípios de diversas modalidades podem ser utilizados, e as modalidades descritas pretendem incluir todos os aspectos que tais e seus equivalentes.
Breve Descrição das Figuras
[00017] Figura 1 - mostra um sistema de comunicação sem fio de acordo com diversos aspectos aqui apresentados.
[00018] Figura 2 - mostra um ambiente de rede sem fio exemplar que pode ser utilizado em conjunto com os diversos sistemas e métodos aqui descritos.
[00019] Figura 3 - mostra um sistema exemplar no qual dois grupos de temporização estão associados a um único eNóB de acordo com uma modalidade.
[00020] Figura 4 - mostra uma temporização de enlace ascendente ambígua exemplar.
[00021] Figura 5 - mostra uma divisão proporcional exemplar de temporizações de enlace ascendente de acordo com uma modalidade.
[00022] Figura 6 - mostra um diagrama de blocos de um terminal sem fio exemplar que facilita o alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras de acordo com um aspecto do presente relatório.
[00023] Figura 7 - mostra um acoplamento exemplar de componentes elétricos que efetuam um alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras.
[00024] Figura 8 - é um fluxograma que mostra uma metodologia exemplar para facilitar o alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras de acordo com um aspecto do presente relatório.
[00025] Figura 9 - mostra um diagrama de blocos de uma estação base exemplar que facilita o alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras de acordo com um aspecto do presente relatório.
[00026] Figura 10 - mostra um acoplamento exemplar de componentes elétricos que efetuam um alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras.
[00027] Figura 11 - é um fluxograma que mostra uma metodologia exemplar para facilitar o alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras de acordo com um aspecto do presente relatório.
[00028] Figura 12 - mostra um sistema de comunicação exemplar implementado de acordo com diversos aspectos que inclui várias células.
[00029] Figura 13 - mostra uma estação base exemplar de acordo com diversos aspectos aqui descritos.
[00030] Figura 14 - mostra um terminal sem fio exemplar implementado de acordo com diversos aspectos aqui descritos.
Descrição Detalhada da Invenção
[00031] Diversas modalidades são agora descritas com referência aos desenhos, nos quais os mesmos números de referência são utilizados para referir os mesmos elementos em toda parte. Na descrição seguinte, para fins de explanação, numerosos detalhados específicos são apresentados de modo a se obter um entendimento completo de uma ou mais modalidades. Pode ser evidente, contudo, que tal(ais) modalidade(s) pode(m) ser posta(s) em prática sem estes detalhes específicos. Em outros casos, estruturas e aparelhos notoriamente conhecidos são mostrados em forma de diagrama de blocos de modo a se facilitar a descrição de uma ou mais modalidades.
[00032] O presente relatório refere-se à facilitação do alinhamento de temporização para equipamento de usuário em sistemas com várias portadoras cuja temporização pode ser diferente. São reveladas modalidades exemplares nas quais as portadoras são agrupadas em “grupos de temporização” com as informações de temporização semelhantes (dentro de uma tolerância), em que o comportamento de sinalização para a sincronização de temporização ocorre em uma base por grupo e não em uma base por portadora.
[00033] Para isso, observa-se que as técnicas aqui descritas podem ser utilizadas em diversos sistemas de comunicação sem fio, tais como acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA), acesso múltiplo por divisão de frequência (FDMA), acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (OFDMA), acesso múltiplo por divisão de frequência de portadora única (SC-FDMA) e outros sistemas. Os termos “sistema” e “rede” são frequentemente utilizados de maneira intercambiável. Um sistema CDMA pode implementar uma rádio- tecnologia tal como o Rádio-Acesso Terrestre Universal (UTRA), o cdma2000, etc. O UTRA inclui CDMA de Banda Larga (W-CDMA) e outras variantes de CDMA. O CDMA2000 cobre os padrões IS-2000, IS-95 e IS-856. Um sistema TDMA pode implementar uma rádio-tecnologia tal como o Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM). Um sistema OFDMA pode implementar uma rádio-tecnologia como o UTRA Evoluído (E- UTRA), a Ultra-Banda Larga Móvel (UMB), o IEEE 802.11 (WiFi), o IEEE 802.16 (WiMAX), o IEEE 802.20, o Flash-OFDM, etc. O UTRA e o E-UTRA e o E-UTRA são parte do Sistema Universal de Telecomunicações Móveis (UMTS). A Evolução de Longo Prazo (LTE) 3GPP é uma versão do UMTS que utiliza o E-UTRA, que utiliza o OFDMA no enlace descendente e o SC- FDMA no enlace ascendente.
[00034] O acesso múltiplo por divisão de frequência de portadora única (SC-FDMA) utiliza modulação de portadora única e equalização no domínio da frequência. O SC-FDMA tem desempenho semelhante e essencialmente a mesma complexidade total de um sistema OFDMA. Um sinal SC-FDMA tem uma relação potência de pico-potência média (PAPR) mais baixa por causa da sua estrutura de portadora única intrínseca. O SC-FDMA pode ser utilizado, por exemplo, em comunicações de enlace ascendente nas quais uma PAPR mais baixa beneficia consideravelmente terminais de acesso em termos de eficácia de potência de transmissão. Por conseguinte, o SC-FDMA pode ser implementado como um esquema de acesso múltiplo na Evolução de Longo Prazo (LTE) 3GPP ou no UTRA Evoluído.
[00035] O acesso a pacotes de alta velocidade (HSPA) pode incluir tecnologia de acesso a pacotes de enlace descendente de alta velocidade (HSDPA) e tecnologia de acesso a pacotes de enlace ascendente de alta velocidade (HSUPA) ou de enlace ascendente aperfeiçoado (EUL) e pode incluir também HSPA + tecnologia. O HSDPA, o HSUPA e o HSPA+ são parte das especificações do Projeto de Parcerias de Terceira Geração (3GPP) Versão 5, Versão 6 e Versão 7, respectivamente.
[00036] O acesso a pacotes de enlace descendente de alta velocidade (HSDPA) otimiza a transmissão de dados da rede para o equipamento de usuário (UE). Conforme aqui utilizada, a transmissão da rede para o equipamento de usuário (UE) pode ser referida como “enlace descendente” (DL). Os métodos de transmissão podem permitir taxas de dados se vários Mbits/seg. O acesso a pacotes de enlace descendente de alta velocidade (HSDPA) pode aumentar a capacidade das rádio-redes móveis. O acesso a pacotes de enlace ascendente de alta velocidade (HSPA) pode otimizar a transmissão de dados do terminal para a rede. Conforme aqui utilizadas, as transmissões do terminal para a rede podem ser referidas como “enlace ascendente” (UL). Os métodos de transmissão de dados de enlace ascendente podem permitir taxas de dados de vários Mbits/seg. O HSPA+ proporciona aperfeiçoamentos ainda maiores tanto no enlace ascendente quanto no enlace descendente, conforme especificado na Versão 7 da especificação 3GPP. Os métodos de acesso a pacotes de alta velocidade (HSPA) proporcionam tipicamente interações mais rápidas entre o enlace descendente e o enlace ascendente em serviços de dados que transmitem grandes volumes de dados, como, por exemplo, Voz sobre IP (VoIP), videoconferências e aplicativos de escritório móveis.
[00037] Os protocolos de transmissão rápida de dados, tais como a solicitação de repetição automática híbrida (HARQ), podem ser utilizados no enlace ascendente e no enlace descendente. Tais protocolos, tais como a solicitação de repetição automática híbrida (HARQ), permitem que o destinatário solicite automaticamente a retransmissão de um pacote que pode ter sido recebido incorretamente.
[00038] Diversas modalidades são aqui descritas em conexão com um terminal de acesso. Um terminal de acesso pode ser também chamado de sistema, unidade de assinante, estação de assinante, estação móvel, móvel, estação remota, terminal remoto, aparelho móvel, terminal de usuário, terminal, aparelho de comunicação sem fio, agente de usuário, aparelho de usuário ou equipamento de usuário (UE). Um terminal de acesso pode ser um telefone celular, um telefone sem fio, um telefone do Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP), uma estação de loop local sem fio (WLL), um assistente digital pessoal (PDA), um aparelho de mão que tem capacidade de conexão sem fio, um aparelho de computação ou outro aparelho de processamento conectado a um modem sem fio. Além do mais, diversas modalidades são aqui descritas em conexão com uma estação base. Uma estação base pode ser utilizada para comunicação com um terminal ou terminais de acesso e pode ser também referida como ponto de acesso, Nó B, Nó B Evoluído (eNóB), estação base de ponto de acesso ou alguma outra terminologia. Agora com referência à Figura 1, um sistema de comunicação sem fio 100 é mostrado de acordo com diversas modalidades aqui apresentadas. O sistema 100 compreende uma estação base 102 que pode incluir que pode incluir vários grupos de antenas. Por exemplo, um grupo de antenas pode incluir antenas 104 e 106, outro grupo pode compreender antenas 108 e 110 e um grupo adicional pode incluir antenas 112 e 114. Duas antenas são mostradas para grupo de antenas; entretanto, mais ou menos antenas podem ser utilizadas para cada grupo. A estação base 102 pode incluir adicionalmente uma cadeia de transmissores e uma cadeia de receptores, cada uma das quais pode compreender por sua vez uma série de componentes associados à transmissão e recepção de sinais (como, por exemplo, processadores, moduladores, multiplexadores, demoduladores, demultiplexadores, antenas, etc.), conforme será entendido pelos versados na técnica.
[00039] A estação base 102 pode comunicar-se com um ou mais terminais de acesso, tais como o terminal de acesso 116 e o terminal de acesso 122; entretanto, deve ficar entendido que a estação base 102 pode comunicar-se com substancialmente qualquer número de terminais de acesso semelhantes aos aparelhos móveis 116 e 122. Os terminais de acesso 116 e 122 podem ser, por exemplo, telefones celulares, telefones inteligentes, laptops, aparelhos de comunicação de mão, aparelhos de computação de mão, rádio- satélites, sistemas globais de posicionamento, PDAs e/ou qualquer outro aparelho adequado para comunicação através do sistema de comunicação sem fio 100. Conforme mostrado, o terminal de acesso 116 fica em comunicação com as antenas 112 e 114, em que as antenas 112 e 114 transmitem informações para o terminal de acesso 116 através de um enlace direto 118 e recebem informações do terminal de acesso 116 através de um enlace reverso 120. Além do mais, o terminal de acesso 122 fica em comunicação com as antenas 104 e 106, em que as antenas 104 e 106 transmitem informações para o terminal de acesso 122 através de um enlace direto 124 e recebem informações do terminal de acesso 122 através de um enlace reverso 126. Em um sistema duplex por divisão de frequência (FDD), o enlace direto 118 pode utilizar uma banda de frequência diferente da utilizada pelo enlace reverso 120, e o enlace direto 124 pode utilizar uma banda de frequência diferente da utilizada pelo enlace reverso 126, por exemplo. Além disto, em um sistema duplex por divisão de tempo (TDD), o enlace direto 118 e o enlace reverso 120 podem utilizar uma banda de frequência comum, e o enlace direto 124 e o enlace reverso 126 podem utilizar uma banda de frequência comum.
[00040] Cada grupo de antenas e/ou a área na qual elas são designadas para comunicar-se podem ser referidos como setor da estação base 102. Por exemplo, grupos de antenas podem ser projetados para comunicar-se com terminais de acesso em um setor das áreas cobertas pela estação base 102. Em comunicação através dos enlaces diretos 118 e 124, as antenas de transmissão da estação base 102 podem utilizar formação de feixes para aperfeiçoar a relação sinal-ruído dos enlaces diretos 118 e 124 para os terminais de acesso 116 e 122. Além disto, enquanto a estação base 102 utiliza formação de feixes para transmitir para os terminais de acesso 116 e 122 dispersos aleatoriamente através de uma cobertura conexa, os terminais de acesso nas células vizinhas podem estar sujeitos a menos interferência em comparação com uma estação base que transmite através de uma única antena para todos os seus terminais de acesso. A Figura 2 mostra um sistema de comunicação sem fio 200 exemplar. O sistema de comunicação sem fio 200 mostra uma estação base 29 e um terminal de acesso 250 para bem da concisão. Entretanto, deve ficar entendido que o sistema 200 pode incluir mais de uma estação base e/ou mais de um terminal de acesso, em que estações base e/ou terminais de acesso adicionais podem ser substancialmente semelhantes ou diferentes da estação base 210 e do terminal de acesso 250 descritos a seguir. Além disto, deve ficar entendido que a estação base 210 e/ou o termina de acesso 250 podem utilizar os sistemas e/ou métodos aqui descritos para facilitar a comunicação sem fio entre eles.
[00041] Na estação base 210, dados de tráfego para vários fluxos de dados são enviados de uma fonte de dados 212 a um processador de dados de transmissão (TX) 214. De acordo com um exemplo, cada fluxo de dados pode ser transmitido através de uma respectiva antena. O processador de dados TX 214 formata, codifica e intercala o fluxo de dados de tráfego com base em um esquema de codificação específico selecionado para esse fluxo de dados para obtenção de dados codificados.
[00042] Os dados codificados para cada fluxo de dados podem ser multiplexados com dados-piloto com a utilização de técnicas de multiplexação por divisão de frequência ortogonal (OFDM). Além disto ou alternativamente, os símbolos-piloto podem ser multiplexados por divisão de frequência (FDM), multiplexados por divisão de tempo (TDM) ou multiplexados por divisão de código (CDM). Os dados- piloto constituem tipicamente um padrão de dados conhecido que é processado de maneira conhecida e podem ser utilizados no terminal de acesso 250 para estimar resposta de canal. Os dados-piloto e codificados multiplexados para cada fluxo de dados podem ser modulados (mapeados em símbolos, por exemplo) com base em um esquema de modulação específico (como, por exemplo, chaveamento por deslocamento de fase binário (BPSK), chaveamento por deslocamento de fase pela quadratura (QPSK), chaveamento por deslocamento de fase M (M-PSK, modulação de amplitude pela quadratura M (M-QAM), etc.) selecionado para esse fluxo de dados para obter símbolos de modulação. A taxa de dados, a codificação e a modulação para cada fluxo de dados podem ser determinadas por instruções executadas ou fornecidas pelo processador 230.
[00043] Os símbolos de modulação para os fluxos de dados podem ser enviados a um processador MIMO TX 220, que pode também processar os símbolos de modulação (para OFDM, por exemplo). O processador MIMO TX 220 envia então NT fluxos de símbolos de modulação a NT transmissores (TMTRs) 222a a 222t. Em diversas modalidades, o processador MIMO TX 220 aplica pesos de formação de feixes aos símbolos dos fluxos de dados e à antena da qual o símbolo está sendo transmitido.
[00044] Cada transmissor 222 recebe e processa um respectivo fluxo de símbolos de modo a gerar um ou mais sinais analógicos e também condiciona (amplifica, filtra e efetua conversão ascendente, por exemplo) os sinais analógicos de modo a se obter um sinal modulado adequado para transmissão através do canal MIMO. Além disto, NT sinais modulados dos transmissores 222a a 222t são transmitidos de NT antenas 224a a 224t, respectivamente.
[00045] No aparelho móvel 250, os sinais modulados transmitidos são recebidos por NR antenas 252a a 252r, e o sinal recebido de cada antena 252 é enviado a um respectivo receptor (RCVR) 254a a 254r. Cada receptor 254 condiciona (filtra, amplifica e efetua conversão descendente, por exemplo) um respectivo sinal, digitaliza o sinal condicionado de modo a gerar amostras e também processa as amostras de modo a gerar um fluxo de símbolos “recebido” correspondente.
[00046] Um processador de dados RX 260 pode receber e processar os NR fluxos de símbolos recebidos dos NR receptores 254 com base em uma técnica de processamento em receptor específica de modo a se obterem NT fluxos de símbolos “detectados”. O processador de dados RX 260 pode demodular, desintercalar e decodificar cada fluxo de símbolos detectado de modo a recuperar os dados de tráfego para o fluxo de dados. O processamento pelo processador de dados RX 260 é complementar ao executado pelo processador MIMO TX 220 e pelo processador de dados TX 214 na estação base 210.
[00047] Um processador 270 pode determinar periodicamente qual metodologia disponível utilizar conforme discutido acima. Além disto, o processador 270 pode formular uma mensagem de enlace reverso que compreende uma parte de índice de matriz e uma parte de valor de classificação.
[00048] A mensagem de enlace reverso pode compreender diversos tipos de informação referentes ao enlace de comunicação e/ou ao fluxo de dados recebido. A mensagem de enlace reverso pode ser processada por um processador de dados TX 238, que também recebe dados de tráfego para vários fluxos de dados de uma fonte de dados 236, modulada por um modulador 280, condicionada pelos transmissores 254a a 254r e transmitida de volta à estação base 210.
[00049] Na estação base 210, os sinais modulados do aparelho móvel 250 são recebidos pelas antenas 224, condicionados pelos receptores 222, demodulados por um demodulador 240 e processados por um processador de dados RX 1342 para se extrair a mensagem de enlace reverso transmitida pelo aparelho móvel 250. Além disto, o processador 230 pode processar a mensagem extraída de modo a determinar qual matriz de pré-codificação utilizar para determinar os pesos de formação de feixes.
[00050] Os processadores 230 e 270 podem orientar (como, por exemplo, controlar, coordenar, gerenciar, etc.) o funcionamento na estação base 210 e no terminal de acesso 250, respectivamente. Os respectivos processadores 230 e 270 podem estar associados às memórias 232 e 272, que armazenam códigos de programa e dados. Os processadores 230 e 270 podem efetuar computações para derivar estimativas de resposta à frequência e ao impulso para o enlace ascendente e o enlace descendente, respectivamente. Como uma estrutura geral, os aspectos aqui revelados referem-se à atribuição de um UE a pelo menos um “grupo de temporizações”, que se refere daqui por diante a um grupo de portadoras com temporizações de enlace ascendente que são as mesmas dentro de alguma tolerância. Dependendo da tolerância, um grupo de temporizações pode incluir portadoras que compartilham um local de controle comum (mas que podem ter ainda diferenças sutis na temporização) ou apenas portadoras cujas antenas são co-localizadas. Para algumas modalidades, portadoras diferentes com enlace descendentes sincronizados, mas com diferenças significativas na temporização de enlace ascendente para um dado UE (de locais celulares diferentes em uma rede síncrona, por exemplo), normalmente não pertenceriam ao mesmo grupo de temporizações.
[00051] Sob um aspecto, considera-se a possibilidade de que a um UE sejam atribuídas portadoras de vários grupos de temporização. Em princípio, um UE com capacidades de recepção e decodificação suficientes pode escutar vários conjuntos de portadoras com temporização independente. Tal situação poderia surgir, por exemplo, se a um UE fossem atribuídas portadoras de locais celulares diferentes. Entretanto, com o desenho de LTE atual (sem soft handover) e as complexidades que surgem quando se tenta projetar tal sistema, uma atribuição de vários locais parece improvável.
[00052] Mesmo assim, se as tolerâncias que definem um grupo de temporizações forem adequadas, é possível que a um UE sejam atribuídas portadoras de vários grupos de temporização oriundos do mesmo local celular. Na Figura 3, por exemplo, um sistema exemplar mostra como grupos de temporização podem originar-se de um único eNóB. Conforme mostrado, o sistema 300 inclui uma rádio- cabeça remota 320 pertencente ao local de estação base principal 310, em que as portadoras da rádio-cabeça remota 320 são associadas ao grupo de temporizações 322, ao passo que as portadoras do local de estação base principal 310 são associadas ao grupo de temporizações 312. Por conseguinte, o terminal sem fio 330 recebe portadoras que têm temporizações diferentes de um único eNóB, em que as portadoras dentro de uma tolerância de diferença de temporização são agrupadas umas com as outras. Em tal caso, uma vez que ao terminal sem fio 330 podem ser atribuídas portadoras tanto no grupo de temporizações 312 quanto no grupo de temporizações 322, considera-se a possibilidade de que o terminal sem fio 330 mantenha a temporização separadamente para cada grupo. Para algumas modalidades, isto pode exigir procedimentos de antecipação de temporização separados para cada grupo, ou que uma sinalização aperfeiçoada permita que ocorra manutenção de temporização para todos os grupos em paralelo.
[00053] Sob um aspecto, são também contempladas modalidades orientadas para a seleção de portadoras para executar um procedimento de acesso aleatório. Na verdade, dentro de cada grupo de temporizações, um UE pode efetuar ocasionalmente acesso aleatório para atualizar sua temporização (se a temporização for mantida através de um procedimento separado para cada grupo de temporizações, por exemplo). Aqui, embora seja apenas necessário efetuar esta atualização com uma portadora de cada grupo de temporizações, surge o problema de como o UE deve decidir que portadora é esta. Sob um aspecto, o UE é configurado para evitar a execução de atualizações de temporização desnecessárias (isto é, para selecionar uma única portadora do grupo de temporizações para utilização no seu controle de temporização).
[00054] Em princípio, observa-se que a execução de acesso aleatório em qualquer portadora em um grupo de temporizações deve funcionar. Entretanto, é desejável evitar situações em que um grande número de UEs concentra suas tentativas de acesso aleatório em uma portadora específica, de modo a se reduzir ao mínimo a disputa no canal de acesso aleatório. Para isto, considera-se a possibilidade de que o sistema adote uma solução baseada em UE ou baseada em rede.
[00055] Em uma solução baseada em rede exemplar, ao UE são atribuídas portadoras de um grupo de temporizações específico, em que a rede fornece ao UE instruções referentes à portadora desse grupo a ser utilizadas para acesso aleatório. Dentro de tal modalidade, as instruções podem ser absolutas “utilizar sempre esta portadora”, por exemplo) ou sujeitas ao relaxamento com base nas condições no UE (“utilizar esta portadora preferencialmente, a menos que as rádio-condições nessa portadora sejam piores que as indicadas por um limite”, por exemplo).
[00056] Em uma abordagem baseada em UE exemplar, cada UE seleciona uma única portadora para acesso aleatório para atualizações de temporização autônomas. Aqui, semelhante à solução baseada em rede exemplar, a determinação da portadora pode ser absoluta ou sujeita a modificação. Em uma modalidade específica, a seleção da portadora é baseada em uma função que tende a distribuir UEs se maneira mais ou menos uniforme através do grupo de temporizações. Pode ser utilizada, por exemplo, uma função de hash na qual um UE associado a um grupo de temporizações de N portadoras fornece alguma entrada para uma função de hash com N valores possíveis, em que a saída da função é o índice da portadora do grupo que o UE utilizará (ou preferirá utilizar) para acesso aleatório. Aqui, observa-se que há muitas opções para uma função de hash apropriada, inclusive, por exemplo, a utilização de um identificador de UE como entrada, assim como outros valores, como, por exemplo, um identificador de eNóB. Observa-se também que as entradas podem ser estáticas ou variáveis no tempo. Se forem estáticas (dependendo das características do UE e/ou do eNóB servidor), o UE pode tender a utilizar a mesma portadora para acesso aleatório em toda a sua atribuição a um grupo específico, ao passo que, se as entradas variarem com o tempo (como, por exemplo, com a utilização de um valor de entrada derivado de uma medição de tempo, de um contador, etc.), o UE pode tender a “reinicializar-se” através das portadoras disponíveis. Para algumas modalidades, esta última abordagem é preferível, uma vez que “picos” coincidentes na concentração (como, por exemplo, quando um local específico está servindo um grande número de UEs cujas identidades resultam na mesma saída da função de hash) tenderão a se corrigir ao longo do tempo.
[00057] São também contemplados outros mecanismos de distribuição baseados em UE. Por exemplo, em vez de uma função de hash fixa, o UE pode utilizar uma função pseudo- aleatória para escolher a portadora. Em tal caso, a determinação pode ser feita apenas no momento da atribuição de portadora(s) (de modo que um dado UE utilize de maneira consistente a mesma portadora para temporização) ou a cada solicitação de atualização de temporização (de modo que cada UE tenda a equilibrar suas solicitações através das portadoras disponíveis).
[00058] São agora discutidos problemas referentes à granularidade do alinhamento de temporização. Para isto, observa-se que, se todas as portadoras dentro de um grupo de temporizações estiverem alinhadas com precisão na temporização tanto de enlace descendente quanto de enlace ascendente, não há ambiguidade sobre o que o alinhamento de temporização “correto” para um dado UE deve ser. Entretanto, no caso de pequenas diferenças entre temporização de transmissão de portadora (devidas a retardos por cabo, por exemplo), as portadoras com o mesmo deslocamento de temporização podem ter, no entanto, temporizações absolutas diferentes.
[00059] É mostrado na Figura 4 um diagrama de temporização que mostra tal temporização se enlace ascendente ambígua. Conforme mostrado, a portadora 410 é associada ao enlace descendente 412 e ao enlace ascendente 414, ao passo que a portadora 420 é associada ao enlace descendente 422 e ao enlace ascendente 424. Aqui, observa- se que um UE em tal ambiente pode receber suas informações de temporização da portadora 410 ou da portadora 420. Sob um aspecto, as temporizações da portadora 410 e da portadora 420 podem diferir, mas em menos que a tolerância que a disposição exige para um grupo de temporizações. Segue-se assim que, dependendo da portadora da qual o UE recebeu sua última atualização, um UE conectado à portadora 410 e à portadora 420 pode considerar que a temporização de enlace ascendente correta está ou no enlace ascendente 414 ou no enlace ascendente 424.
[00060] Em uma modalidade específica, o UE aplica o deslocamento de temporização à portadora na qual recebeu o deslocamento de temporização, e supõe que a temporização de outras portadoras no grupo esteja “próxima o bastante”. Com relação à Figura 4, isto significaria que o sistema considerou o enlace ascendente 414 e o enlace ascendente 424 como os mesmos para fins de precisão de temporização de enlace ascendente.
[00061] Como alternativa, contudo, o UE pode aplicar o deslocamento de temporização, não à temporização de enlace descendente recebida da portadora que transmitiu o deslocamento, mas à temporização média das portadoras do grupo de temporizações. Em tal caso, embora o UE tenha recebido suas informações de temporização de uma portadora específica, ele rastreia a temporização (de enlace descendente) de cada portadora do grupo separadamente, de modo que, quando um único deslocamento de enlace descendente/enlace ascendente é recebido, o UE possa aplicar o deslocamento separadamente a cada portadora e tirar a média dos resultados de modo a obter uma temporização de enlace ascendente “adequada” para utilização com todas as portadoras do grupo. Tal comportamento de divisão proporcional pode ser ou um comportamento de UE especificado (para permitir maiores tolerâncias de enlace descendente dentro de um grupo de temporizações com a manutenção simultânea da variação na temporização de enlace ascendente aceitável) ou deixado para a implementação do UE.
[00062] Na Figura 5, é mostrado um procedimento de divisão proporcional exemplar. Conforme mostrado, o terminal sem fio 510 recebe um deslocamento de enlace descendente/enlace ascendente por meio ou da Portadora A ou da Portadora B. Para este exemplo específico, a Portadora A é associada ao Enlace descendenteA e ao Enlace ascendenteA, ao passo que a Portadora B é associada ao Enlace descendenteB e ao Enlace ascendenteB. A temporização de enlace ascendente real pode ser então verificada adicionando-se o deslocamento de temporização à média do Enlace descendenteA e do Enlace descendenteB, que é igual à média do Enlace ascendenteA e do Enlace ascendenteB.
[00063] Para algumas modalidades, no caso de um UE ser atribuído a vários grupos de temporizações que são controlados de um local comum, o UE pode receber ajustes de temporização para todos os grupos com uma única interação com a estação base. Na verdade, tal procedimento é essencialmente uma otimização de sinalização uma vez que o UE pode, em princípio, receber as mesmas informações pela execução de um ajuste de temporização separado para cada grupo. O envio dos ajustes como um vetor, contudo, reduz a atividade através do ar e, em particular, procedimentos de acesso aleatório que são dispendiosos em termos de rádio- recursos e vida útil de bateria do UE.
[00064] Para implementar tal comando, pode ser necessário que a rede esteja ciente dos grupos de temporizações nos quais o UE é atribuído a pelo menos uma portadora. Este conhecimento pode ser mantido de maneira autônoma na rede, de modo que, quando se determina a necessidade de sinalizar uma temporização antecipada para um UE específico, a rede inclua automaticamente comandos de antecipação de temporização para todos os grupos de temporizações apropriados. Alternativamente, o UE pode solicitar valores de antecipação de temporização para um conjunto específico de grupos de temporizações (como, por exemplo, os grupos para os quais os cronômetros de alinhamento temporal do UE estão dentro de alguma faixa de expiração). Entretanto, a solicitação de grupos específicos representaria um novo elemento de controle de acesso a meio (MAC), que é necessário transmitir através do ar quando do acesso aleatório com um custo potencialmente significativo em rádio-recursos. Para algumas modalidades, é, portanto, desejável que a rede mantenha conhecimento dos grupos de temporizações que exigem comandos de antecipação de temporização com relação a um UE específico.
[00065] Sob outro aspecto desta abordagem de vetor, a rede pode optar por enviar um único comando de antecipação de temporização por elemento de MAC, mas indicar o grupo de temporizações ao qual o valor está associado. Tal abordagem reduziria ao mínimo o impacto de especificação para o elemento de controle MAC em questão, uma vez que as informações existentes só precisam ser aumentadas por um identificador de grupo. Presume-se que tal identificador pode ser enviado com um pequeno número de bits (como um índice do conjunto de grupos de temporizações com os quais o UE foi configurado, por exemplo). Tal mapeamento pode ser estabelecido por sinalização explícita (em camadas mais elevadas como o Controle de Rádio-Recursos, por exemplo) no momento em que o UE é configurado com portadoras específicas.
[00066] Com referência em seguida à Figura 6, é apresentado um diagrama de blocos de um terminal sem fio exemplar que facilita o alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras de acordo com uma modalidade. Conforme mostrado, o terminal sem fio 600 pode incluir um componente de processador 610, um componente de memória 620, um componente de temporização de enlace descendente 630, um componente de temporização de enlace ascendente 640, um componente de comunicação 650, um componente de acesso aleatório 660, um componente de processamento de mensagens 670 e um componente de divisão proporcional 680.
[00067] Sob um aspecto, o componente de processador 610 é configurado para executar instruções passíveis de leitura por computador relacionadas com a execução de qualquer uma de uma série de funções. O componente de processador 610 pode ser um único processador ou uma série de processadores dedicados a analisar informações a serem comunicadas do terminal sem fio 600 e/ou gerar informações que podem ser utilizadas pelo componente de memória 620, pelo componente de temporização de enlace descendente 630, pelo componente de temporização de enlace ascendente 640, pelo componente de comunicação 650, pelo componente de acesso aleatório 660, pelo componente de processamento de mensagens 670 e/ou pelo componente de divisão proporcional 680. Além disto ou alternativamente, o componente de processador 610 pode ser configurado para controlar um ou mais componentes do terminal sem fio 600.
[00068] Sob outro aspecto, o componente de memória 620 é acoplado ao componente de processador 610 e configurado para armazenar instruções passíveis de leitura por computador executadas pelo componente de processador 610. O componente de memória 620 pode ser também configurado para armazenar qualquer um de uma série de outros tipos de dados, inclusive os gerados por qualquer um dos componente de temporização de enlace descendente 630, componente de temporização de enlace ascendente 640, componente de comunicação 650, componente de acesso aleatório 660, componente de processamento de mensagens 670 e/ou componente de divisão proporcional 680. O componente de memória 620 pode ser configurado em várias configurações diferentes, inclusive memória de acesso aleatório, memória suportada por bateria, disco rígido, fita magnética, etc. Diversas feições podem ser também implementadas no componente de memória 620, tal como compactação e reserva automática (a utilização de uma configuração de Arranjo Redundante de Acionamentos Independentes).
[00069] Conforme mostrado, o terminal de acesso 600 pode incluir também um componente de temporização de enlace descendente 630 e um componente de temporização de enlace ascendente 640. Dentro de tal modalidade, o componente de temporização de enlace descendente 630 é configurado para determinar pelo menos uma temporização de enlace descendente associada a pelo menos uma portadora de enlace descendente, ao passo que o componente de temporização de enlace ascendente 640 é configurado para verificar uma temporização de enlace ascendente associada a um grupo de enlace ascendente de portadoras com base em pelo menos uma temporização de enlace descendente e em um deslocamento de temporização associado ao grupo de enlace ascendente de portadoras. O componente de temporização de enlace ascendente 640 pode ser também configurado para determinar a temporização de enlace ascendente utilizando uma temporização de enlace descendente diferente para cada uma de um grupo de enlace ascendente de portadoras.
[00070] Sob outros aspectos, a pelo menos uma portadora de enlace descendente é incluída em um da série de grupos de enlace descendente. Dentro de tal modalidade, o componente de temporização de enlace ascendente 640 pode ser configurado para determinar a temporização de enlace ascendente associando o grupo de enlace ascendente de portadoras ao grupo da série de grupos de enlace descendente. Sob um aspecto específico, o componente de temporização de enlace ascendente 640 é configurado para determinar uma série de temporizações de enlace ascendente respectivamente associadas a uma série de grupos de enlace ascendente. Aqui, o componente de temporização de enlace ascendente 640 verifica a série de temporizações de enlace ascendente identificando um subconjunto de grupos de enlace descendente que inclui uma portadora atribuída, em que a série de grupos de enlace ascendente é respectivamente associada ao subconjunto de grupos de enlace descendente que inclui a portadora atribuída.
[00071] Sob ainda outro aspecto, o terminal sem fio 600 inclui um componente de comunicação 650, que é acoplado ao componente de processador 610 e configurado para fazer a interface do terminal sem fio 600m com entidades externas. Por exemplo, o componente de comunicação 650 pode ser configurado para transmitir portadoras de enlace ascendente de um grupo de enlace ascendente comum de acordo com a temporização de enlace ascendente verificada pelo componente de temporização de enlace ascendente 640. Em uma modalidade específica, cada uma do grupo de enlace ascendente de portadoras é transmitida dentro de um valor de limite da temporização de enlace ascendente correspondente.
[00072] Conforme mostrado, o terminal sem fio 600 pode incluir também um componente de processamento de mensagens 670. Dentro de tal modalidade, o componente de processamento de mensagens 670 é configurado para processar uma mensagem de temporização recebida codificada com um conjunto de instruções de temporização de enlace ascendente que correspondem respectivamente a um subconjunto dos grupos de enlace ascendente do grupo de enlace ascendente de portadoras. Sob um aspecto específico, o componente de processamento de mensagens 670 é configurado para associar o grupo de enlace ascendente de portadoras a um de uma série de grupos de enlace descendente, em que a mensagem de temporização é codificada com um conjunto de instruções de temporização de enlace ascendente que correspondem respectivamente a um subconjunto dos grupos de enlace descendente da série de grupos de enlace descendente. Aqui, deve-se observar que a mensagem de temporização recebida pode ser um comando de antecipação de temporização e/ou pode compreender um vetor codificado com valores de ajuste de temporização associados ao subconjunto dos grupos de enlace ascendente.
[00073] São também contempladas modalidades específicas nas quais o subconjunto dos grupos de enlace ascendente inclui portadoras atribuídas. Em uma modalidade, por exemplo, cada grupo de enlace ascendente dentro do subconjunto dos grupos de enlace ascendente inclui pelo menos uma portadora com um rádio-recurso atribuído. Em outra modalidade, o grupo de enlace ascendente de portadoras compreende um conjunto de grupos de enlace ascendente nos quais cada grupo de enlace ascendente inclui pelo menos uma portadora com um rádio-recurso atribuído, em que o subconjunto dos grupos de enlace ascendente é um subconjunto do conjunto de grupos de enlace ascendente.
[00074] Para algumas modalidades, considera-se a possibilidade de o subconjunto de grupo de enlace ascendente ser determinado por uma entidade de rede. Por exemplo, o componente de processamento de mensagens 670 pode ser configurado para submeter uma solicitação que solicita que a entidade de rede forneça o subconjunto dos grupos de enlace ascendente, em que o subconjunto dos grupos de enlace ascendente é determinado pela entidade de rede em resposta à solicitação. Na verdade, deve-se observar que a mensagem de temporização recebida propriamente dita pode incluir uma indicação de quais do grupo de enlace ascendente de portadoras são incluídas no subconjunto dos grupos de enlace ascendente. Para tais modalidades, o componente de processamento de mensagens 670 pode ser configurado para decodificar a indicação de acordo com um mapeamento de identidades de grupo compartilhadas com a rede. Sob um aspecto, o mapeamento de identidades de grupo é configurado em associação com uma atribuição de rádio-recursos dedicados em portadoras de enlace ascendente dentro de pelo menos um grupo de enlace ascendente do subconjunto dos grupos de enlace ascendente.
[00075] São também contempladas mensagens de temporização que incluem temporizações de enlace ascendente inter-grupo. Por exemplo, o componente de processamento de mensagens 670 pode ser configurado para decodificar uma mensagem de temporização recebida por meio de uma portadoras de mensagens de temporização incluída em um grupo de enlace descendente de trocadores de mensagens, em que a mensagem de temporização é codificada com pelo menos uma temporização de enlace ascendente inter-grupo. Aqui, a temporização de enlace ascendente inter-grupo é uma temporização de enlace ascendente que corresponde a um grupo de temporizações-alvo, em que o grupo de temporizações-alvo é diferente do grupo de enlace descendente de trocadores de mensagens. Para estas modalidades, a mensagem de temporização pode incluir uma indicação do grupo de enlace descendente-alvo, o componente de processamento de mensagens 670 pode ser novamente configurado para decodificar a indicação de acordo com um mapeamento de identidades de grupo compartilhadas com a rede. Por exemplo, o mapeamento de identidades de grupo pode ser configurado em associação com uma atribuição de rádio-recursos dedicados em portadoras de enlace descendente incluídas no grupo de enlace descendente-alvo.
[00076] Sob outro aspecto, em vez da utilização de qualquer temporização de enlace descendente específica, a presente inovação contempla a utilização de uma série de temporizações de enlace descendente. Para isto, o terminal sem fio 600 pode incluir também um componente de divisão proporcional 680, que é configurado para computar uma temporização de enlace descendente média a partir de uma série de temporizações de enlace descendente. Dentro de tal modalidade, a série de temporizações de enlace descendente correspondem respectivamente a um conjunto de portadoras de enlace descendente dentro de um grupo de enlace descendente específico que inclui a pelo menos uma portadora de enlace descendente. Aqui, o componente de temporização de enlace ascendente 640 é em seguida configurado para determinar a temporização de enlace ascendente pela aplicação do deslocamento de temporização à temporização de enlace descendente média. Com relação ao grupo de enlace descendente específico utilizado pelo componente de divisão proporcional 680, considera-se a possibilidade de tal grupo de enlace descendente ser um grupo de enlace descendente específico que compreende pelo menos uma portadora associada a um rádio-recurso atribuído. Alternativamente, o grupo de enlace descendente específico compreende um conjunto de portadoras identificadas pela rede.
[00077] O terminal sem fio 600 pode incluir também um componente de acesso aleatório 660, que é configurado para executar um procedimento de acesso aleatório. Dentro de tal modalidade, o componente de acesso aleatório 660 é configurado para executar o procedimento de acesso aleatório em pelo menos uma portadora de acesso aleatório incluída em um grupo de enlace descendente de portadoras que inclui a pelo menos uma portadora de enlace descendente recebida da rede. Sob um aspecto específico, o procedimento de acesso aleatório é executado em uma única portadora, em que a portadora única é uma portadora atribuída provida por uma rede antes da execução do procedimento de acesso aleatório. Alternativamente, o procedimento de acesso aleatório pode incluir receber a portadora única como parte de uma configuração de rádio-recursos dedicados.
[00078] Em outra modalidade, é utilizado um critério para selecionar a portadora apropriada. Por exemplo, o procedimento de acesso aleatório pode incluir receber um critério associado à utilização da portadora única, em que o critério é recebido com uma atribuição da portadora única. Dentro de tal modalidade, o critério pode ser um limite de qualidade de sinal mínimo associado à portadora única. Aqui, considera-se a possibilidade de o componente de acesso aleatório 660 ser configurado para executar o procedimento de acesso aleatório em uma portadora alternativa em resposta à não satisfação do critério pela portadora única. Para tal modalidade, o componente de acesso aleatório 660 pode ser configurado para receber uma indicação da portadora alternativa da rede. Alternativamente, a portadora alternativa é selecionada de maneira independente pelo componente de acesso aleatório 660.
[00079] Além da seleção da portadora alternativa, considera-se também a possibilidade de a portadora única ser selecionada de maneira independente pelo componente de acesso aleatório 660. Dentro de tal modalidade, a seleção pode compreender aplicar uma função de determinação através de um conjunto de portadoras disponíveis no grupo de enlace descendente de portadoras. Aqui, considera-se a possibilidade de que qualquer uma de uma série de funções de determinação ser utilizada, inclusive, por exemplo, uma função pseudo-aleatória e/ou uma função de hash. Por exemplo, se uma função de hash for implementada, o procedimento de acesso aleatório pode incluir introduzir um identificador na função de hash, em que o identificador pode ser associado ao terminal sem fio e/ou a um nó de rede (em que o grupo de enlace descendente de portadoras é controlado pelo nó de rede). São também contempladas modalidades nas quais o procedimento inclui introduzir um valor variável no tempo na função de hash. Para tais modalidades, o procedimento pode incluir também determinar o valor variável no tempo por meio de uma medição de tempo tirada de dentro do terminal sem fio 600. O procedimento pode incluir também modificar o valor variável no tempo por uma operação aritmética cada vez que o valor variável no tempo é utilizado.
[00080] Sob outro aspecto, o componente de acesso aleatório 660 é configurado para selecionar a portadora de acesso aleatório em um tempo específico. Por exemplo, o procedimento de seleção pode ser executado em um tempo no qual rádio-recursos são atribuídos ao terminal sem fio 600 em qualquer uma do grupo de enlace descendente de portadoras. Alternativamente, a seleção é efetuada em resposta ao acionamento do procedimento de acesso aleatório.
[00081] Com referência à Figura 7, é mostrado um sistema 700 que facilita o alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras de acordo com uma modalidade. O sistema 700 e/ou as instruções para implementar o sistema 700 podem residir dentro de um equipamento de usuário (o terminal sem fio 600, por exemplo) ou de um meio de armazenamento passível de leitura por computador, por exemplo. Conforme mostrado, o sistema 700 inclui blocos funcionais que podem representar funções implementadas por um processador, software ou uma combinação deles (firmware, por exemplo). O sistema 700 inclui um agrupamento lógico 702 de componentes elétricos que podem atuar em conjunto. Conforme mostrado, o agrupamento lógico 702 pode incluir um componente elétrico para determinar pelo menos uma temporização de enlace descendente associada a pelo menos uma portadora de enlace descendente 710. O agrupamento lógico 702 pode incluir também um componente elétrico para verificar uma temporização de enlace ascendente associada a um grupo de enlace ascendente de portadoras com base em pelo menos uma temporização de enlace descendente e um deslocamento de temporização 712. Além disto, o agrupamento lógico 702 pode incluir um componente elétrico para transmitir cada uma do grupo de enlace ascendente de portadoras dentro de um valor de limite da temporização de enlace ascendente 714. Além disto, o sistema 700 pode incluir uma memória 720 que retém instruções para executar funções associadas aos componentes elétricos 710, 712 e 714, em que qualquer um dos componentes elétricos 710, 712 e 714 pode existir dentro ou fora da memória 720.
[00082] Com referência em seguida à Figura 8, é apresentado um fluxograma que mostra um método exemplar para facilitar o alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras. Conforme mostrado, o professo 800 inclui uma série de atos que podem ser executados por diversos componentes do equipamento de usuário (o terminal sem fio 600, por exemplo) de acordo com um aspecto do presente relatório. O processo 800 pode ser implementado utilizando-se pelo menos um processador para executar instruções executáveis por computador armazenadas em um meio de armazenamento passível de leitura por computador para implementar a série de atos. Em outra modalidade, é contemplado um meio de armazenamento passível de leitura por computador que compreende um código para fazer com que pelo menos um computador implemente os atos do processo 800.
[00083] Sob um aspecto, o processo 800 começa com uma comunicação de enlace descendente sendo recebida no ato 810. Aqui, a comunicação de enlace descendente é uma comunicação em várias portadoras, em que pelo menos uma portadora de enlace descendente é associada a um grupo de enlace descendente. O processo 800 prossegue então até o ato 820, no qual é determinada uma temporização de enlace descendente da portadora de enlace descendente, seguido do ato 830, no qual é verificado um deslocamento de temporização do grupo de temporização da portadora de enlace descendente.
[00084] Em seguida, no ato 840, um grupo de enlace ascendente de portadoras é associado ao grupo de enlace descendente de portadoras. Uma temporização de enlace ascendente para o grupo de enlace ascendente é então verificada com base na temporização de enlace descendente e no deslocamento de temporização, no ato 850. O processo 800 é então concluído no ato 860, onde uma comunicação de enlace ascendente é transmitida por meio do grupo de enlace ascendente de portadoras de acordo com a temporização de enlace ascendente específica do grupo de enlace ascendente. Além do mais, para este exemplo específico, cada uma das portadoras de enlace ascendente de um grupo de enlace ascendente é transmitida dentro de uma tolerância de limite da temporização de enlace ascendente associada ao grupo.
[00085] Com referência em seguida à Figura 9, um diagrama de blocos mostra uma estação base exemplar que facilita o alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras de acordo com diversos aspectos. Conforme mostrado, a estação base 900 pode incluir um componente de processador 910, um componente de memória 920, um componente de deslocamento de temporização 930, um componente de transmissão 940, um componente de recepção 950, um componente de geração 960 e um componente de acesso aleatório 970.
[00086] Semelhante ao componente de processador 610 no terminal sem fio 600, o componente de processador 910 é configurado para executar instruções passíveis de leitura por computador relacionadas com a execução de qualquer uma de uma série de funções. O componente de processador 910 pode ser um único processador ou uma série de processadores dedicados a analisar informações a serem comunicadas da estação base 900 e/ou gerar informações que podem ser utilizadas pelo componente de memória 920, pelo componente de deslocamento de temporização 930, pelo componente de transmissão 940, pelo componente de recepção 950, pelo componente de geração 960 e/ou pelo componente de acesso aleatório 970. Além disto ou alternativamente, o componente de processador 910 pode ser configurado para controlar um ou mais componentes da estação base 900.
[00087] Sob outro aspecto, o componente de memória 920 é acoplado ao componente de processador 910 e configurado para armazenar instruções passíveis de leitura por computador executadas pelo componente de processador 910. O componente de memória 920 pode ser também configurado para armazenar qualquer um de uma série de outros tipos de dados, inclusive os gerados por qualquer um dos componente de deslocamento de temporização 930, componente de transmissão 940, componente de recepção 950, componente de geração 960 e/ou componente de acesso aleatório 970. Aqui, deve-se observar que o componente de memória 1220 é análogo ao componente de memória 920 no terminal sem fio 600. Por conseguinte, deve ficar entendido que qualquer uma das feições/configurações do componente de memória 620 é também aplicável ao componente de memória 920.
[00088] Conforme mostrado, a estação base 900 pode incluir também um componente deslocamento de temporização 930. Dentro de tal modalidade, o componente de deslocamento de temporização 930 é configurado para atribuir um deslocamento de temporização a um grupo de enlace ascendente de portadoras. Em uma modalidade específica, por exemplo, o componente de deslocamento de temporização 930 é configurado para atribuir um deslocamento de temporização diferente a cada uma de uma série de grupos de enlace ascendente.
[00089] Sob outro aspecto, a estação base 900 inclui um componente de transmissão 940 e um componente de recepção 950, que são acoplados ao componente de processador 910 e configurados para fazer uma interface da estação base 900 com entidades externas. Por exemplo, o componente de transmissão 940 pode ser configurado para prover o deslocamento de temporização verificado pelo componente de deslocamento de temporização 930 para um terminal sem fio por meio de pelo menos uma portadora de enlace descendente, ao passo que o componente de recepção 950 pode ser configurado para receber uma comunicação de enlace ascendente por meio do grupo de enlace ascendente de portadoras de acordo com o deslocamento de temporização. Em uma modalidade específica, o componente de transmissão 940 é configurado para identificar um conjunto de portadoras que correspondem respectivamente a uma série de temporizações de enlace descendente para facilitar a divisão proporcional da série de temporizações de enlace descendente efetuadas pelo terminal sem fio.
[00090] Conforme mostrado, a estação base 900 pode incluir também um componente de geração 960. Dentro de tal modalidade, o componente de geração 960 é configurado para gerar uma mensagem de temporização codificada com um conjunto de instruções de temporização de enlace ascendente. Por exemplo, tais instruções podem incluir instruções de temporização que correspondem respectivamente a um subconjunto dos grupos de enlace ascendente da série de grupos de enlace ascendente, em que o componente de transmissão 940 é configurado para transmitir a mensagem de temporização para um terminal sem fio. Aqui, deve-se observar que a mensagem de temporização pode ser um comando de antecipação de temporização e/ou pode compreender um vetor codificado com valores de ajuste de temporização associados ao subconjunto dos grupos de enlace ascendente.
[00091] São também contempladas modalidades específicas nas quais o subconjunto dos grupos de enlace ascendente inclui portadoras atribuídas. Em uma modalidade, por exemplo, cada grupo de enlace ascendente dentro do subconjunto dos grupos de enlace ascendente inclui pelo menos uma portadora com um rádio-recurso atribuído ao terminal sem fio. Em outra modalidade, a série de grupos de enlace ascendente compreende um conjunto de grupos de enlace ascendente nos quais cada grupo de enlace ascendente dentro do conjunto de grupos de enlace ascendente inclui pelo menos uma portadora com um rádio-recurso atribuído ao terminal sem fio, em que o subconjunto dos grupos de enlace ascendente é um subconjunto do conjunto de grupos de enlace ascendente.
[00092] Sob outro aspecto, deve-se observar que a estação base 900 pode incluir componentes para facilitar a determinação do subconjunto dos grupos de enlace ascendente. Tal modalidade pode, por exemplo, incluir receber uma solicitação do terminal sem fio para prover o subconjunto dos grupos de enlace ascendente, em que a determinação é efetuada em resposta à solicitação. O componente de geração 960 pode ser também configurado para gerar mensagens de temporização codificadas com a indicação dos grupos dos grupos de enlace ascendente que são incluídos no subconjunto dos grupos de enlace ascendente. Em uma modalidade exemplar, a indicação é codificada de acordo com o mapeamento de identidades de grupo compartilhadas com o terminal sem fio. Para esta modalidade, o mapeamento de identidades de grupo pode ser configurado em associação com a atribuição de rádio- recursos dedicados em portadoras de enlace ascendente dentro de pelo menos um grupo do subconjunto dos grupos de enlace ascendente.
[00093] Sob outro aspecto, são contempladas mensagens de temporização codificadas com temporizações de enlace ascendente inter-grupo. Por exemplo, o componente de geração 960 pode ser configurado para gerar uma mensagem de temporização codificada com pelo menos uma temporização de enlace ascendente inter-grupo que corresponde a um grupo de enlace descendente-alvo. Dentro de tal modalidade, o componente de transmissão 940 é configurado para transmitir a mensagem de temporização para o terminal sem fio por meio de uma portadora de mensagens de temporização incluída em um grupo de enlace descendente de trocadores de mensagens, em que o grupo de enlace descendente-alvo é diferente do grupo de enlace descendente de trocadores de mensagens. Aqui, deve-se observar que a mensagem de temporização pode ser codificada com a indicação do grupo de enlace descendente-alvo. Semelhante à modalidade intra-grupo discutida anteriormente, tal indicação pode ser codificada de acordo com o mapeamento de identidades de grupo compartilhadas com o terminal sem fio. Por exemplo, o mapeamento de identidades de grupo pode ser configurado em associação com a atribuição de rádio-recursos dedicados em portadoras de enlace descendente incluídas no grupo de enlace descendente-alvo.
[00094] Conforme mostrado, a estação base 900 pode incluir também um componente de acesso aleatório 970. Dentro de tal modalidade, o componente de acesso aleatório 970 é configurado para identificar uma portadora de acesso aleatório para facilitar um procedimento de acesso aleatório, em que a portadora de acesso aleatório é uma portadora atribuída ao terminal sem fio. Sob um aspecto, o componente de transmissão 940 pode ser configurado para transmitir a portadora de acesso aleatório como parte de uma configuração de rádio-recursos dedicados. Sob outro aspecto, o componente de acesso aleatório 970 pode ser configurado para verificar um critério associado à utilização da portadora de acesso aleatório, em que o critério é fornecido ao terminal sem fio com a atribuição da portadora de acesso aleatório. Por exemplo, o critério pode ser um limite de qualidade de sinal mínimo associado à portadora de acesso aleatório. Sob ainda outro aspecto, o componente de acesso aleatório 970 é configurado para identificar uma portadora alternativa para facilitar a execução do procedimento de acesso aleatório pelo terminal de acesso na portadora alternativa em resposta à não satisfação do critério pela portadora de acesso aleatório.
[00095] Com referência em seguida à Figura 10, é mostrado um sistema 1000 que facilita o alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras de acordo com uma modalidade. O sistema 1000 e/ou as instruções para implementar o sistema 1000 podem residir dentro de uma entidade de rede (a estação base 900, por exemplo) ou um meio de armazenamento passível de leitura por computador, por exemplo, em que o sistema 1000 inclui blocos funcionais que podem representar funções implementadas por um processador, um software ou uma combinação deles (firmware, por exemplo). Além do mais, o sistema 1000 inclui um agrupamento lógico 1002 de componentes elétricos que podem atuar em conjunto, de maneira semelhante ao agrupamento lógico 702 no sistema 700. Conforme mostrado, o agrupamento lógico 1002 pode incluir um componente elétrico para transmitir pelo menos uma portadora de enlace descendente para um terminal sem fio 1010, assim como um componente elétrico para atribuir um deslocamento de temporização a um grupo de enlace ascendente de portadoras 1012. Além disto, o agrupamento lógico 1002 pode incluir um componente elétrico para fornecer ao deslocamento de temporização ao terminal sem fio por meio da pelo menos uma portadora de enlace descendente 1014. O agrupamento lógico 1002 pode incluir também um componente elétrico para receber uma comunicação de enlace ascendente por meio do grupo de enlace ascendente de portadoras de acordo com o deslocamento de temporização 1016. Além disto, o sistema 1000 pode incluir uma memória 1020, que retém instruções para executar funções associadas aos componentes elétricos 1010,1012,1014 e 1016. Embora mostrados como sendo externos à memória 1020, deve ficar entendido que os componentes elétricos 1010, 1012, 1014 e 1016 podem existir dentro da memória 1020.
[00096] Com referência em seguida à Figura 11, é apresentado um fluxograma que mostra um método exemplar que facilita o alinhamento de temporização em um sistema de várias portadoras. Conforme mostrado, o processo 1100 inclui uma série de atos que podem ser executados por diversos componentes de uma entidade de rede (a estação base 900, por exemplo) de acordo com um aspecto do presente relatório. O processo 1100 pode ser implementado utilizando-se pelo menos um processador para executar instruções executáveis por computador armazenadas em um meio de armazenamento passível de leitura por computador para implementar a série de atos. Em outra modalidade, é contemplado um meio de armazenamento passível de leitura por computador que compreende um código que faz com que pelo menos um computador implementa os atos do processo 1100.
[00097] Sob um aspecto, o processo 1100 começa com uma comunicação em várias portadoras sendo estabelecida com um equipamento de usuário no ato 1110. Em seguida, no ato 1120, um deslocamento de temporização é atribuído a um grupo de enlace ascendente de portadoras, em que um deslocamento de temporização diferente pode ser atribuído a cada um de uma série de grupos de enlace ascendente. Uma vez atribuídos os deslocamentos de temporização, o processo 1110 prossegue até o ato 1130, onde portadoras de enlace descendente específicas são configuradas para facilitar uma comunicação de enlace descendente com o equipamento de usuário. No ato 1140, o deslocamento de temporização é então fornecido ao equipamento de usuário por meio de pelo menos uma das portadoras de enlace descendente configuradas no ato 1130. O processo 1100 é então concluído no ato 1150, onde uma comunicação de enlace ascendente é recebida do equipamento de usuário de acordo com o deslocamento de temporização atribuído no ato 1120.
Sistema de Comunicação Exemplar
[00098] Com referência em seguida à Figura 12, é apresentado um sistema de comunicação sem fio 1200 implementado de acordo com diversos aspectos que inclui várias células: a célula I 1202, a célula M 1204. Aqui, deve-se observar que as células vizinhas 1202,1204 se superpõem ligeiramente, conforme indicado pela região de fronteira entre células 1268, criando-se assim potencial para interferência de sinal entre os sinais transmitidos por estações base em células vizinhas. Cada célula 1202, 1204 do sistema 1200 inclui três setores. Células que não tenham sido subdivididas em vários setores (N=1), células com dois setores (N=2) e células com mais de 3 setores (N>3) são também possíveis de acordo com diversos aspectos. A célula 1201 inclui um primeiro setor, o setor I 1210, um segundo setor, o setor II 1212, e um terceiro setor, o setor III 1214. Cada setor 1210, 1212 e 1214 tem duas regiões de fronteira entre setores; cada região de fronteira é compartilhada entre dois setores adjacentes.
[00099] As regiões de fronteira entre setores criam potencial para interferência entre sinais transmitidos por estações base em setores vizinhos. A linha 1216 representa uma região de fronteira entre setores entre o setor I 1210 e o setor II 1212; a linha 1218 representa uma região de fronteira entre setores entre o setor II 1212 e o setor III 1214; a linha 1220 representa uma região de fronteira entre setores entre o setor III 1214 e o setor I 1210. De maneira semelhante, a célula M 1204 inclui um primeiro setor, o setor I 1222, um segundo setor, o setor II 1224, e um terceiro setor, o setor III 1226. A linha 1228 representa uma região de fronteira entre setores entre o setor I 1222 e o setor II 1224; a linha 1230 representa uma região de fronteira entre setores entre o setor II 1224 e o setor III 1226; a linha 1232 representa uma região de fronteira entre o setor III 1226 e o setor I 1222. A célula I 1202 inclui uma estação base (BS), a estação base I 1206, e uma série de nós terminais (ENs) em cada setor 1210, 1212, 1214. O setor I 1210 inclui o EN(1) 1236 e o EN(X) 1238 acoplados à BS 1206 por meio dos enlaces sem fio 1240, 1242, respectivamente; o setor II 1212 inclui o EN(1’) 1244 e o EN(X’) 1246 acoplados à BS 1206 por meio dos enlaces sem fio 1248, 1250, respectivamente; o setor III 1214 inclui o EN(1’’) e o EN(X’’) 1254 acoplados à BS 1206 por meio dos enlaces sem fio 1256, 1258, respectivamente. De maneira semelhante, a célula M 1204 inclui a estação base M 1208 e uma série de nós terminais (ENs) em cada setor 1222, 1224 e 1226. O setor I 1222 inclui o EN(1) 1236’ e o EN(X) 1238’ acoplados à BS M 1208 por meio dos enlaces sem fio 1240’, 1242’, respectivamente; o setor II 1224 inclui o EN(1’) 1244’ e o EN(X’) 1246’ acoplados à BS M 1208 por meio dos enlaces sem fio 1248’, 1250’, respectivamente; o setor III 1226 inclui o EN(1’’) 1252’ e o EN(X’’) 1254’ acoplados à BS 1208 por meio dos enlaces sem fio 1256’,1258’,respectivamente.
[000100] O sistema 1200 inclui também um nó de rede 1260, que é acoplado à BS I 1206 e à BS M 1208 por meio dos enlaces de rede 1262, 1264, respectivamente. O nó de rede 1260 é também acoplado a outros nós de rede, como, por exemplo, outras estações base, nós de servidor AAA, nós intermediários, roteadores, etc., e à Internet por meio do enlace de rede 1266. Os enlaces de rede 1262, 1264, 1266 podem ser, por exemplo, cabos de fibra óptica. Cada nó terminal, como, por exemplo, o EN 1 1236, pode ser um terminal sem fio que inclui um transmissor assim como um receptor. Os terminais sem fio, como, por exemplo, o EN(1) 1236, podem mover-se através do sistema 1200 e podem comunicar-se, por meio de enlaces sem fio, com a estação base na célula na qual o EN está atualmente localizado. Os terminais sem fio (WTs), como, por exemplo, o EN(1) 1236, podem comunicar-se com nós não hierárquicos, como, por exemplo, outros WTs no sistema 1200 ou fora do sistema 1200 por meio de uma estação base, como, por exemplo, a BS 1206, e/ou o nó de rede 1260. Os WTs, como, por exemplo, o EN(1) 1236, podem ser aparelhos de comunicação móveis, tais como telefones celulares, assistentes de dados pessoais com modems sem fio, etc. As respectivas estações base efetuam alocação de subconjuntos de tons utilizando, para os períodos de símbolos desfeitos, um método diferente do método utilizado para alocar tons e determinar saltos de tons nos períodos de símbolos restantes, como, por exemplo, períodos de símbolos não desfeitos. Os terminais sem fio utilizam o método de alocação de tons juntamente com as informações recebidas da estação base, como, por exemplo, ID de inclinação de estação base, informações sobre ID de setor, para determinar tons que eles podem utilizar para receber dados e informações em períodos de símbolos desfeitos específicos. A sequência de alocação de subconjuntos de tons é construída, de acordo com diversos aspectos, para espalhar interferência inter-setor e intra- célula através dos respectivos tons. Embora o presente sistema tenha sido descrito basicamente no contexto do modo celular, deve ficar entendido que uma série de modos podem estar disponíveis e utilizáveis de acordo com os aspectos aqui descritos.
Estação Base Exemplar
[000101] A Figura 13 mostra uma estação base 1300 exemplar de acordo com diversos aspectos. A estação base 1300 implementa sequências de alocação de subconjuntos de tons, com sequências de alocação de subconjuntos de tons diferentes geradas para respectivos tipos de setor diferentes da célula. A estação base 1300 pode ser utilizada como qualquer uma das estações base 1206, 1208 do sistema 1200 da Figura 12. A estação base 1300 inclui um receptor 1302, um transmissor 1304, um processador 1306, como, por exemplo, uma CPU, uma interface de entrada/saída1308 e uma memória 1310 acoplados entre si por um barramento 1309 através do qual os diversos elementos 1302, 1304, 1306, 1308 e 1310 podem intercambiar dados e informações.
[000102] A antena setorizada 1303 acoplada ao receptor 1302 é utilizada para receber dados e outros sinais, como, por exemplo, relatórios sobre canal(ais), de transmissões de terminais sem fio de cada setor dentro da célula da estação base. A antena setorizada 1305 acoplada ao transmissor 1304 é utilizada para transmitir dados e outros sinais, como, por exemplo, sinais de controle, sinal- piloto, sinais de advertência, etc., para os terminais sem fio 1400 (ver a Figura 14) dentro de cada setor da célula da estação base. Sob diversos aspectos, a estação base 1300 pode utilizar vários receptores 1302 e vários transmissores 1304, como, por exemplo, um receptor 1302 individual para cada setor e um transmissor 1304 individual para cada setor. O processador 1306 pode ser, por exemplo, uma unidade central deprocessamento(CPU) deuso geral. O processador 1306 controla o funcionamento da estação base 1300 sob a orientaçãode umaou maisrotinas 1318 armazenadas na memória 1310 e implementa os métodos. A interface I/O 1308provêuma conexão comoutros nós de rede, acoplando aBS1300 aoutras estações base, roteadores de acesso, nós de servidor AAA, etc., outras redes, e a Internet. A memória 1310 inclui rotinas 1318 e dados/informações 1320.
[000103] Os dados/informações 1320 incluem dados 1336, informações de sequência de alocação de subconjuntos de tons 1338, que incluem informações de tempo de enlace descendente destituídas de símbolos 1340 e informações de tons de enlace descendente 1342, e dados/info de terminal sem fio (WT) 1344, que incluem uma série de conjuntos de informações de WT: info de WT 1 1346 e info de WT N 1360. Cada conjunto de info de WT, como, por exemplo, as info de WT 1 1346, inclui dados 1348, ID de terminal 1350, ID de setor 1352, informações de canal de enlace ascendente 1354, informações de canal de enlace descendente 1356 e informações sobre modo(s) 1358.
[000104] As rotinas 1318 incluem as rotinas de comunicação 1322 e as rotinas de controle de estação base 1324. As rotinas de controle de estação base 1324 incluem um módulo de programador 1326 e rotinas de sinalização 1328, que incluem uma rotina de alocação de subconjuntos de tons 1330 para períodos de símbolos desfeitos, outra rotina de saltos de alocação de tons de enlace descendente 1332 para os períodos de símbolos restantes, como, por exemplo, períodos de símbolos não desfeitos e uma rotina de advertência 1334.
[000105] Os dados 1336 incluem dados a serem transmitidos que serão enviados ao codificador 1314 do transmissor 1304 para codificação antes da transmissão para WTs, e dados recebidos de WTs que foram processados através do decodificador 1312 do receptor 1302 após a recepção. Informações de tempo de enlace descendente destituídas de símbolos 1340 incluem informações sobre estrutura de sincronização de quadros, tais como informações sobre estrutura de super-partição, partição de advertência e ultra-partição e informações que especificam se um dado período de símbolos é um período de símbolos desfeitos, e se este for o caso, o índice do período de símbolos desfeitos e se o símbolo desfeito é um ponto de restauração para truncar a sequência de alocação de subconjuntos de tons utilizada pela estação base. As informações sobre tons de enlace descendente 1342 incluem informações que incluem uma frequência de portadora atribuída à estação base 1300, o número e a frequência de tons, e o conjunto de subconjuntos de tons a serem alocados para os períodos de símbolos desfeitos, e outros valores específicos de célula e setor, tais como inclinação, índice de inclinação e tipo de setor.
[000106] Os dados 1348 podem incluir dados que o WT 1 1400 recebeu de um nó não hierárquico, dados que o WT 1 1400 deseja que sejam transmitidos para um nó não hierárquico, e informações de realimentação de relatório de qualidade de canal de enlace descendente. O ID de terminal 1350 é um ID atribuído pela estação base 1300 que identifica o WT 1 1400. O ID de setor 1352 inclui informações que identifica o setor no qual o WT 1 1400 está funcionando. O ID de setor 1352 pode ser utilizado, por exemplo, para determinar o tipo de setor. As informações de canal de enlace ascendente 1354 incluem informações que identificam segmentos de canal que foram alocados pelo programador 1326 para o WT 1 1400 para utilizar, por exemplo, segmentos de canal de tráfego de enlace ascendente para dados, canais de controle de enlace ascendente dedicados para solicitações, controle de potência, controle de temporização, etc. Cada canal de enlace ascendente atribuído ao WT 1 1400 inclui um ou mais tons lógicos, cada tom lógico seguindo uma sequência de saltos de enlace ascendente. As informações de canal de enlace descendente 1356 incluem informações que identificam segmentos de canal que foram alocados pelo programador 1326 para portar dados e/ou informações até o WT 1 1400, como, por exemplo, segmentos de canal de tráfego de enlace descendente para dados de usuário. Cada canal de enlace descendente atribuído ao WT 1 1400 inclui um ou mais tons lógicos, cada um deles seguindo uma sequência de saltos de enlace descendente. As informações sobre modo(s) 1358 incluem informações que identificam o estado de funcionamento do WT 1 1400, como, por exemplo, de espera, retenção, etc.
[000107] As rotinas de comunicação 1322 controlam a estação base 1300 na execução de diversas operações de comunicação e implementam diversos protocolos de comunicação. As rotinas de controle de estação base 1324 são utilizadas para controlar a estação base 1300 na execução de tarefas funcionais básicas de estação base, como, por exemplo, geração e recepção de sinais, programação e na implementação das etapas do método de alguns aspectos, que incluem a transmissão de sinais para terminais sem fio com a utilização das sequências de alocação de subconjuntos de tons durante os períodos de símbolos desfeitos.
[000108] A rotina de sinalização 1328 controla o funcionamento do receptor 1302 com seu decodificador 1312 e do transmissor 1304 com seu codificador 1314. A rotina de sinalização 1328 é responsável pelo controle da geração de dados transmitidos 1336 e informações de controle. A rotina de alocação de subconjuntos de tons 1330 constrói o subconjunto de tons a ser utilizado em um período de símbolos desfeitos utilizando o método do aspecto e utilizando os dados/info 1320, que incluem info de tempo de símbolos desfeitos de enlace descendente 1340 e o ID de setor 1352. As sequências de alocação de subconjuntos de tons de enlace descendente serão diferentes para cada tipo de setor em uma célula e diferentes para células adjacentes. Os WTs 1400 recebem os sinais nos períodos de símbolos desfeitos de acordo com as sequências de alocação de subconjuntos de tons de enlace descendente; a estação base 1300 utiliza as mesmas sequências de alocação de subconjuntos de tons de enlace descendente de modo a gerar os sinais transmitidos. Outra rotina de saltos de alocação de tons de enlace descendente 1332 constrói sequências de saltos de tons de enlace descendente, utilizando informações que incluem informações sobre tons de enlace descendente 1342, e informações de canal de enlace descendente 1356, para outros períodos de símbolos que não os períodos de símbolos desfeitos. As sequências de saltos de tons são sincronizadas através dos setores de uma célula. A rotina de advertência 1334 controla a transmissão de um sinal de advertência, como, por exemplo, um sinal de potência relativamente alta concentrado em um ou alguns tons, que podem ser utilizados para fins de sincronização, como, por exemplo, para sincronizar a estrutura de temporização de quadros do sinal de enlace descendente e, portanto, a sequência de alocação de subconjuntos de tons com relação a uma fronteira entre ultra-partições.
Terminal Sem Fio Exemplar
[000109] A Figura 14 mostra um terminal sem fio (nó terminal) 1400 exemplar que pode ser utilizado como um dos terminais sem fio (nós terminais), como, por exemplo, o EN(1) 123, do sistema 1200 mostrado na Figura 12. O terminal sem fio 1400 implementa as sequências de alocação de subconjuntos de tons. O terminal sem fio 1400 inclui um receptor 1402 que inclui um decodificador 1412, um transmissor 1404 um codificador 1414, um processador 1406 e uma memória 1408, que são acoplados entre si por um barramento 1410 através do qual os diversos elementos 1402, 1404, 1406, 1408 podem intercambiar dados e informações. Uma antena 1403 utilizada para receber sinais de uma estação base (e/ou de um terminal sem fio distinto) é acoplada ao receptor 1402. Uma antena 1405 utilizada para transmitir sinais, como, por exemplo, para uma estação base (e/ou para um terminal sem fio distinto) é acoplada ao transmissor 1404.
[000110] O processador 1406, como, por exemplo, uma CPU, controla o funcionamento do terminal sem fio 1400 e implementa métodos pela execução das rotinas 1420 e utilização dos dados/informações 1422 na memória 1408.
[000111] Os dados/informações 1422 incluem dados de usuário 1434, informações de usuário 1436 e as informações sobre sequência de alocação de subconjuntos de tons 1450. Os dados de usuário 1434 podem incluir dados, destinados a um nó não hierárquico, que serão roteados para o codificador 1414 para codificação antes da transmissão pelo transmissor 1404 para uma estação base, e dados recebidos da estação base que foram processados pelo decodificador 1412 no receptor 1402. As informações de usuário 1436 incluem informações de canal de enlace ascendente 1438, informações de canal de enlace descendente 1440, informações de ID de terminal 1442, informações de ID de estação base 1444, informações de ID de setor 1446 e informações sobre modo(s) 1448. As informações de canal de enlace ascendente 1438 incluem informações que identificam segmentos de canal de enlace ascendente que foram atribuídos por uma estação base para o terminal sem fio 1400 para utilização quando da transmissão para a estação base. Os canais de enlace ascendente podem incluir canais de tráfego de enlace ascendente, canais de controle de enlace ascendente dedicados, como, por exemplo, canais de solicitação, canais de controle de potência e canais de controle de temporização. Cada canal de enlace ascendente inclui um ou mais tons lógicos, cada tom lógico seguindo uma sequência de saltos de tons de enlace ascendente. As sequências de saltos de enlace ascendente são diferentes entre cada tipo de setor de uma célula e entre células adjacentes. As informações de canal de enlace descendente 1440 incluem informações que identificam segmentos de canal de enlace descendente que foram atribuídos por uma estação base ao WT 1400 para utilização quando a estação base está transmitindo dados/informações para o WT 1400. Os canais de enlace descendente podem incluir canais de tráfego de enlace descendente e canais de atribuição, cada canal de enlace descendente incluindo um ou mais tons lógicos, cada tom lógico seguindo uma sequência de saltos de enlace descendente, que é sincronizada entre cada setor da célula.
[000112] As info de usuário 1436 incluem também informações de ID de terminal 1442, que consistem em uma identificação atribuída pela estação base, informações de ID de estação base 1444, que identificam a estação base específica com a qual o WT estabeleceu comunicações, e info de ID de setor 1446, que identificam o setor específico da célula onde o WT 1400 está atualmente localizado. O ID de estação base 1444 fornece um valor de inclinação de célula e as info de ID de setor 1446 fornecem um tipo de índice de setor; o valor de inclinação de célula e o tipo de índice de setor podem ser utilizados para derivar sequências de saltos de tons. As informações sobre modo(s) 1448 também incluídas nas info de usuário 1436 identificam se o WT 1400 está no modo de espera, de retenção ou no modo ligado.
[000113] As informações sobre sequência de alocação de subconjuntos de tons 1450 incluem informações de tempo de enlace descendente de período de símbolos desfeitos 1452 e informações de tempo de tons de enlace descendente 1454. As informações de tempo de enlace descendente de período de símbolos desfeitos 1452 incluem informações sobre estrutura de sincronização de quadros, tais como informações sobre estrutura de super-partição, partição de advertência e ultra-partição e informações que especificam se um dado período de símbolos é um período de símbolos desfeitos e, se este for o caso, o índice do período de símbolos desfeitos e se o símbolo desfeito é um ponto de restauração para truncar a sequência de alocação de subconjuntos de tons utilizada pela estação base. As info sobre tons de enlace descendente 1454 incluem informações que incluem uma frequência de portadora atribuída à estação base 1300, o número e a frequência de tons, e o conjunto de subconjuntos de tons a serem alocados para os períodos de símbolos desfeitos, e outros valores específicos de célula e setor, tais como inclinação, índice de inclinação e tipo de setor.
[000114] As rotinas 1420 incluem rotinas de comunicação 1424 e rotinas de controle de terminal sem fio 1426. As rotinas de comunicação 1424 controlam os diversos protocolos de comunicação utilizados pelo WT 1400. As rotinas de controle de terminal sem fio 1426 controlam a funcionalidade básica do terminal sem fio 1400, inclusive o controle do receptor 1402 e do transmissor 1404. As rotinas de controle de terminal sem fio 1426 incluem uma rotina de sinalização 1428. A rotina de sinalização 1428 inclui uma rotina de alocação de subconjuntos de tons 1430 para os períodos de símbolos desfeitos e uma outra rotina de saltos de alocação de tons de enlace descendente 1432 para o restante dos períodos de símbolos, como, por exemplo, períodos de símbolos não desfeitos. A rotina de alocação de subconjuntos de tons 1430 utiliza dados/info de usuário 1422, que incluem informações de canal de enlace descendente 1454 de modo a gerar as sequências de alocação de subconjuntos de tons de acordo com alguns aspectos e processar dados recebidos transmitidos da estação base. Outra rotina de saltos de alocação de tons 1430 constrói sequências de saltos de tons de enlace descendente, utilizando informações que incluem informações sobre tons de enlace descendente 1454 e informações de canal de enlace descendente 1440, para outros períodos de símbolos que não os períodos de símbolos desfeitos. A rotina de alocação de subconjuntos de tons 1430, quando executada pelo processador 1406, é utilizada para determinar quando e em quais tons o terminal sem fio 1400 receberá um ou mais sinais de símbolos desfeitos da estação base 1300. A rotina de saltos de alocação de tons de enlace ascendente 1430 utiliza uma função de alocação de subconjuntos de tons, juntamente com as informações recebidas da estação base, para determinar os tons nos quais ele deve transmitir.
[000115] Em uma ou mais modalidades exemplares, as funções descritas podem ser implementadas em hardware, software, firmware ou qualquer combinação deles. Se implementadas em software, as funções podem ser armazenadas em ou transmitidas através de uma ou mais instruções ou código em um meio passível de leitura por computador. Os meios passíveis de leitura por computador incluem tanto meios de armazenamento em computador quanto meios de comunicação que incluem qualquer meio que facilite a transferência de um programa de computador de um lugar para outro. Um meio de armazenamento pode ser qualquer meio disponível que possa ser acessado por um computador de uso geral ou para fins especiais. A título de exemplo, e não de limitação, tal meio passível de leitura por computador podem compreender RAM, ROM, EEPROM, CD-ROM ou qualquer outro armazenamento em disco óptico, armazenamento em disco magnético ou outros aparelhos de armazenamento magnético ou qualquer outro meio que possa ser utilizado para portar ou armazenar dispositivos de código de programa desejados sob a forma de instruções ou estruturas de dados e que possa ser acessado por um computador de uso geral ou para fins especiais. Além disto, qualquer conexão é apropriadamente denominada de meio passível de leitura por computador. Por exemplo, se o software for transmitido de um website, servidor ou outra fonte remota utilizando-se um cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par trançado, linha de assinante digital (DSL) ou tecnologias sem fio tais como infravermelho, rádio e microondas, então o cabo coaxial, o cabo de fibra óptica, o par trançado, a DSL ou tecnologias sem fio tais como infravermelho, rádio e microondas são incluídos na definição de meio. O termo disco (disk e disc no original), conforme aqui utilizado, inclui disco compacto (CD), disco de laser, disco óptico, disco versátil digital (DVD), disco flexível e disco blu-ray, em que usualmente discos (disks) reproduzem dados magneticamente, enquanto discos (discs) reproduzem dados opticamente com lasers. Combinações deles devem ser também incluídas dentro do alcance dos meios passíveis de leitura por computador.
[000116] Quando as modalidades são implementadas em código de programa ou segmentos de código, deve ficar entendido que um segmento de código pode representar um procedimento, uma função, um sub-programa, um programa, uma sub-rotina, um módulo, um pacote de software, uma classe ou qualquer combinação de instruções, estruturas de dados ou afirmações de programa. Um segmento de código pode ser acoplado a outro segmento de código ou a um circuito de hardware pela passagem e/ou recebimento de informações, dados, argumentos, parâmetros ou conteúdos de memória. Informações, argumentos, parâmetros, dados, etc., podem ser passados, emitidos ou transmitidos utilizando-se quaisquer dispositivos adequados, inclusive compartilhamento de memória, passagem de mensagens, passagem de tokens, transmissão em rede, etc. Além disto, sob alguns aspectos, as etapas e/ou ações de um método ou algoritmo podem residir como um ou qualquer combinação ou conjunto de códigos e/ou instruções em um meio passível de leitura por máquina e/ou meio passível de leitura por computador, que pode ser incorporado a um produto de programa de computador.
[000117] Para uma implementação em software, as técnicas aqui descritas podem ser implementadas com módulos (como, por exemplo, procedimentos, funções e assim por diante) que executem as funções aqui descritas. Os códigos de software podem ser armazenados em unidades de memória e executados por processadores. A unidade de memória pode ser implementada dentro do processador ou fora do processador, e neste caso ela pode ser comunicativamente acoplada ao processador através de diversos dispositivos, conforme é conhecido na técnica.
[000118] Para uma implementação em hardware, as unidades de processamento podem ser implementadas dentro de um ou mais circuitos integrados específicos de aplicativo (ASICs), processadores de sinais digitais (DSPs), aparelhos de processamento de sinais digitais (DSPDs), aparelhos lógicos programáveis (PLDs), arranjos de portas programáveis no campo (FPGAs), processadores, controladores, microcontroladores, microprocessadores, outras unidades eletrônicas projetadas para desempenhar as funções aqui descritas ou uma combinação deles.
[000119] O que foi descrito acima inclui exemplos de uma ou mais modalidades. Evidentemente não é possível descrever toda combinação concebível de componentes ou metodologias para fins de descrição das modalidades antes mencionadas, mas os versados na técnica podem reconhecer que são possíveis muitas outras combinações e permutas de diversas modalidades. Por conseguinte, as modalidades descritas pretendem abranger todas as alterações, modificações e variações que se incluam dentro do espírito e alcance das reivindicações anexas. Além disto, na medida em que o termo “inclui” é utilizado seja na descrição detalhada, seja nas reivindicações, tal termo pretende ser inclusivo de uma maneira semelhante ao termo “que compreende(m)” como “que compreende(m)” é interpretado quando utilizado como uma palavra de transição em uma reivindicação.
[000120] Conforme aqui utilizado, o termo “inferir” ou “inferência” refere-se geralmente ao processo de raciocinar sobre ou inferir estados do sistema, ambiente e/ou usuário a partir de um conjunto de observações capturadas por meio de eventos e/ou dados. A inferência pode ser utilizada para identificar um contexto ou ação específica ou pode gerar uma distribuição de probabilidades através de estados, por exemplo. A inferência pode ser probabilística - isto é, a computação de uma distribuição de probabilidades através de estados de interesse com base na consideração de dados e eventos ou decisão teórica, construída sobre inferência probabilística, e considerando-se ações de exibição de utilidade esperada mais elevada, no contexto da incerteza nos objetivos e intenções do(s) usuário(s). A inferência pode referir-se também a técnicas utilizadas para compor eventos de nível mais elevado a partir de um conjunto de eventos e/ou dados. Tal inferência resulta na construção de novos eventos ou ações a partir de um conjunto de eventos observados e/ou dados de eventos armazenados, se ou não os eventos estiverem correlacionados em proximidade temporal íntima e se os eventos e dados vierem de uma ou mais várias fontes de eventos e dados.
[000121] Conforme utilizados neste pedido, os termos “componente”, “módulo”, “sistema” e semelhantes pretendem referir-se a uma entidade relacionada a computador, ou hardware, firmware, uma combinação de hardware e software, software ou software em execução. Por exemplo, um componente pode ser, mas não está limitado a ser, um processo que roda em um processador, um processador, um circuito integrado, um objeto, um executável, um fluxo de execução, um programa e/ou um computador. A título de ilustração, tanto um aplicativo que roda em um aparelho de computação quanto o aparelho de computação podem ser um componente. Um ou mais componentes podem residir dentro de um processo e/ou fluxo de execução, e um componente pode ser localizado em um computador e/ou distribuído entre dois ou mais computadores. Além disto, estes componentes podem ser executados de diversos meios passíveis de leitura por computador que têm diversas estruturas de dados armazenadas nele. Os componentes podem comunicar-se por meio de processos locais e/ou remotos, como, por exemplo, de acordo com um sinal que tem um ou mais pacotes de dados (como, por exemplo, dados de um componente que interage com outro componente em um sistema local, um sistema distribuído e/ou através de uma rede como a Internet com outros sistemas por meio do sinal).

Claims (15)

1.Método de comunicação sem fio (800) para facilitar o alinhamento de temporização em um sistema de múltiplas portadoras, o método CARACTERIZADO por compreender: determinar (820) diferentes temporizações de enlace descendente associadas com uma pluralidade de portadoras de enlace descendente; verificar (850) uma temporização de enlace ascendente associada a um grupo de portadoras de enlace ascendente incluindo uma primeira portadora de enlace ascendente e uma segunda portadora de enlace ascendente, onde a temporização de enlace ascendente é verificada com base em um processamento de pelo menos uma temporização de enlace descendente das diferentes temporizações de enlace descendente e um deslocamento de temporização associado ao grupo de enlace ascendente de portadoras; e transmitir (860) na primeira portadora de enlace ascendente na temporização de enlace ascendente ajustada com base no deslocamento de temporização associado com a pelo menos uma temporização de enlace descendente das diferentes temporizações de enlace descendente, e na segunda portadora de enlace ascendente na temporização de enlace ascendente ajustada.
2.Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por compreender também realizar um procedimento de acesso aleatório em pelo menos uma portadora de acesso aleatório, em que pelo menos uma portadora de acesso aleatório está incluída em um grupo de portadoras de enlace descendente que inclui pelo menos uma portadora de enlace descendente.
3.Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO por realizar compreender realizar o procedimento de acesso aleatório em uma única portadora.
4.Método, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pela única portadora ser uma portadora atribuída provida por uma rede antes de realizar o procedimento de acesso aleatório.
5.Aparelho de comunicação sem fio (700) configurado para facilitar um alinhamento de temporização em um sistema multiportadora, o aparelho CARACTERIZADO por compreender: mecanismos (710) para determinar diferentes temporizações de enlace descendente associadas com uma pluralidade de portadoras de enlace descendente; mecanismos (712) para verificar uma temporização de enlace ascendente associada a um grupo de portadoras de enlace ascendente incluindo uma primeira portadora de enlace ascendente e uma segunda portadora de enlace ascendente, onde a temporização de enlace ascendente é verificada com base em pelo menos uma temporização de enlace descendente das diferentes temporizações de enlace descendente e um deslocamento de temporização associado com o grupo de portadoras de enlace ascendente; e mecanismos (714) para transmitir na primeira portadora de enlace ascendente na temporização de enlace ascendente ajustada com base no deslocamento de temporização associado com a pelo menos uma temporização de enlace descendente das diferentes temporizações de enlace descendente, e na segunda portadora de enlace ascendente na temporização de enlace ascendente ajustada.
6.Aparelho, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelos mecanismos para determinar serem configurados para utilizar um deslocamento de temporização diferente para cada de uma pluralidade de grupos de portadoras de enlace ascendente.
7.Aparelho, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelos mecanismos para verificar serem configurados para utilizar uma temporização de enlace descendente diferente para cada de uma pluralidade de grupo de portadoras de enlace ascendente.
8.Aparelho, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO por pelo menos uma portadora de enlace descendente estar incluída em uma de uma pluralidade de grupos de enlace descendente, e no qual os mecanismos para verificar são configurados para associar o grupo de portadoras de enlace ascendente com um da pluralidade de grupos de enlace descendente.
9.Método de comunicação sem fio (1100) para facilitar o alinhamento de temporização em um sistema multiportadora, o método CARACTERIZADO por compreender: transmitir (1110) uma comunicação de enlace descendente para um terminal sem fio através de uma pluralidade de portadoras de enlace descendente com diferentes temporizações de enlace descendente; atribuir (1120) um deslocamento de temporização para um grupo de portadoras de enlace ascendente incluindo uma primeira portadora de enlace ascendente e uma segunda portadora de enlace ascendente, o deslocamento de temporização sendo associado com pelo menos uma temporização de enlace descendente das diferentes temporizações de enlace descendente; prover (1140) o deslocamento de temporização para o terminal sem fio através de uma da pluralidade de portadoras de enlace descendente; e receber (1150) uma primeira comunicação de enlace ascendente através da primeira portadora de enlace ascendente na temporização de enlace ascendente ajustada com base no deslocamento de temporização associado com a pelo menos uma temporização de enlace descendente das diferentes temporizações de enlace descendente, e uma segunda comunicação de enlace ascendente através da segunda portadora de enlace ascendente na temporização de enlace ascendente ajustada.
10.Método, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pela mensagem de temporização ser um comando de avanço de temporização.
11.Método, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pela mensagem de temporização compreender um vetor codificado com valores de ajuste de temporização associados ao subconjunto do grupo de enlace ascendente.
12.Aparelho de comunicação sem fio (1000) configurado para facilitar um alinhamento de temporização em um sistema multiportadora, o aparelho CARACTERIZADO por compreender: mecanismos (1010) para transmitir uma comunicação de enlace descendente para um terminal sem fio através de uma pluralidade de portadoras de enlace descendente com diferentes temporizações de enlace descendente; mecanismos (1012) para atribuir um deslocamento de temporização para um grupo de portadoras de enlace ascendente incluindo uma primeira portadora de enlace ascendente e uma segunda portadora de enlace ascendente, o deslocamento de temporização sendo associado com pelo menos uma temporização de enlace descendente das diferentes temporizações de enlace descendente; mecanismos (1014) para prover o deslocamento de temporização para o terminal sem fio através de uma da pluralidade de portadoras de enlace descendente; e mecanismos (1016) para receber uma primeira comunicação de enlace ascendente através da primeira portadora de enlace ascendente na temporização de enlace ascendente ajustada com base no deslocamento de temporização associado com a pelo menos uma temporização de enlace descendente das diferentes temporizações de enlace descendente, e uma segunda comunicação de enlace ascendente através da segunda portadora de enlace ascendente na temporização de enlace ascendente ajustada.
13.Aparelho, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelos mecanismos para atribuir serem configurados para atribuir um deslocamento de temporização diferente para cada de uma pluralidade de grupos de enlace ascendente e os mecanismos para transmitir serem configurados para transmitir um grupo de portadoras de enlace descendente a partir de antenas localizadas em um local comum.
14.Aparelho, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO por compreender também mecanismos para gerar uma mensagem codificada com pelo menos uma temporização de enlace ascendente inter-grupo correspondendo a um grupo de enlace descendente alvo, onde os mecanismos para transmitir são configurados para transmitir a mensagem de temporização para o terminal sem fio através de uma portadora de mensagem de temporização incluída em um grupo de mensageiros de enlace descendente, e onde o grupo alvo de enlace descendente é diferente do grupo de mensageiros de enlace descendente.
15.Memória CARACTERIZADA por compreender instruções para fazer com que pelo menos um computador execute um método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4 ou 9 a 11.
BRPI1015002-1A 2009-06-19 2010-06-21 método e aparelho para facilitar um alinhamento de temporização em um sistema de multiportadora BRPI1015002B1 (pt)

Applications Claiming Priority (9)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US21876909P 2009-06-19 2009-06-19
US61/218,769 2009-06-19
US29405310P 2010-01-11 2010-01-11
US61/294,053 2010-01-11
US30501410P 2010-02-16 2010-02-16
US61/305,014 2010-02-16
US12/818,064 US8634313B2 (en) 2009-06-19 2010-06-17 Method and apparatus that facilitates a timing alignment in a multicarrier system
US12/818,064 2010-06-17
PCT/US2010/039372 WO2010148404A1 (en) 2009-06-19 2010-06-21 Method and apparatus that facilitates a timing alignment in a multicarrier system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1015002A2 BRPI1015002A2 (pt) 2018-01-30
BRPI1015002B1 true BRPI1015002B1 (pt) 2021-03-16

Family

ID=42732960

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1015002-1A BRPI1015002B1 (pt) 2009-06-19 2010-06-21 método e aparelho para facilitar um alinhamento de temporização em um sistema de multiportadora

Country Status (16)

Country Link
US (1) US8634313B2 (pt)
EP (1) EP2443883B1 (pt)
JP (1) JP5362911B2 (pt)
KR (1) KR101352332B1 (pt)
CN (1) CN102461287B (pt)
BR (1) BRPI1015002B1 (pt)
CA (1) CA2765404C (pt)
ES (1) ES2620380T3 (pt)
HK (1) HK1170891A1 (pt)
HU (1) HUE032679T2 (pt)
MX (1) MX2011013516A (pt)
RU (1) RU2521964C2 (pt)
SG (1) SG176705A1 (pt)
TW (1) TWI425852B (pt)
WO (1) WO2010148404A1 (pt)
ZA (1) ZA201200130B (pt)

Families Citing this family (135)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8380143B2 (en) 2002-05-01 2013-02-19 Dali Systems Co. Ltd Power amplifier time-delay invariant predistortion methods and apparatus
US8811917B2 (en) 2002-05-01 2014-08-19 Dali Systems Co. Ltd. Digital hybrid mode power amplifier system
US8128658B2 (en) 2004-11-05 2012-03-06 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for coupling soft tissue to bone
US7909851B2 (en) 2006-02-03 2011-03-22 Biomet Sports Medicine, Llc Soft tissue repair device and associated methods
US7749250B2 (en) 2006-02-03 2010-07-06 Biomet Sports Medicine, Llc Soft tissue repair assembly and associated method
US7905904B2 (en) 2006-02-03 2011-03-15 Biomet Sports Medicine, Llc Soft tissue repair device and associated methods
US7601165B2 (en) 2006-09-29 2009-10-13 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for forming a self-locking adjustable suture loop
US8361113B2 (en) 2006-02-03 2013-01-29 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for coupling soft tissue to a bone
US9801708B2 (en) 2004-11-05 2017-10-31 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for coupling soft tissue to a bone
US8298262B2 (en) 2006-02-03 2012-10-30 Biomet Sports Medicine, Llc Method for tissue fixation
US8088130B2 (en) 2006-02-03 2012-01-03 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for coupling soft tissue to a bone
US8137382B2 (en) 2004-11-05 2012-03-20 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for coupling anatomical features
US9017381B2 (en) 2007-04-10 2015-04-28 Biomet Sports Medicine, Llc Adjustable knotless loops
US8118836B2 (en) 2004-11-05 2012-02-21 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for coupling soft tissue to a bone
US8840645B2 (en) 2004-11-05 2014-09-23 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for coupling soft tissue to a bone
US8303604B2 (en) 2004-11-05 2012-11-06 Biomet Sports Medicine, Llc Soft tissue repair device and method
US8597327B2 (en) 2006-02-03 2013-12-03 Biomet Manufacturing, Llc Method and apparatus for sternal closure
US9078644B2 (en) 2006-09-29 2015-07-14 Biomet Sports Medicine, Llc Fracture fixation device
US9468433B2 (en) 2006-02-03 2016-10-18 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for forming a self-locking adjustable loop
US8771352B2 (en) 2011-05-17 2014-07-08 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for tibial fixation of an ACL graft
US8574235B2 (en) 2006-02-03 2013-11-05 Biomet Sports Medicine, Llc Method for trochanteric reattachment
US11311287B2 (en) 2006-02-03 2022-04-26 Biomet Sports Medicine, Llc Method for tissue fixation
US8506597B2 (en) 2011-10-25 2013-08-13 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for interosseous membrane reconstruction
US11259792B2 (en) 2006-02-03 2022-03-01 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for coupling anatomical features
US10517587B2 (en) 2006-02-03 2019-12-31 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for forming a self-locking adjustable loop
US9271713B2 (en) 2006-02-03 2016-03-01 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for tensioning a suture
US8801783B2 (en) 2006-09-29 2014-08-12 Biomet Sports Medicine, Llc Prosthetic ligament system for knee joint
US8652171B2 (en) 2006-02-03 2014-02-18 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for soft tissue fixation
US9538998B2 (en) 2006-02-03 2017-01-10 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for fracture fixation
US8652172B2 (en) 2006-02-03 2014-02-18 Biomet Sports Medicine, Llc Flexible anchors for tissue fixation
US8968364B2 (en) 2006-02-03 2015-03-03 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for fixation of an ACL graft
US8562645B2 (en) 2006-09-29 2013-10-22 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for forming a self-locking adjustable loop
US8562647B2 (en) 2006-09-29 2013-10-22 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for securing soft tissue to bone
US8251998B2 (en) 2006-08-16 2012-08-28 Biomet Sports Medicine, Llc Chondral defect repair
US9149267B2 (en) 2006-02-03 2015-10-06 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for coupling soft tissue to a bone
US9918826B2 (en) 2006-09-29 2018-03-20 Biomet Sports Medicine, Llc Scaffold for spring ligament repair
US11259794B2 (en) 2006-09-29 2022-03-01 Biomet Sports Medicine, Llc Method for implanting soft tissue
US8672969B2 (en) 2006-09-29 2014-03-18 Biomet Sports Medicine, Llc Fracture fixation device
US8500818B2 (en) 2006-09-29 2013-08-06 Biomet Manufacturing, Llc Knee prosthesis assembly with ligament link
KR20100014339A (ko) 2006-12-26 2010-02-10 달리 시스템즈 씨오. 엘티디. 다중 채널 광대역 통신 시스템에서의 기저 대역 전치 왜곡 선형화를 위한 방법 및 시스템
US20100305710A1 (en) 2009-05-28 2010-12-02 Biomet Manufacturing Corp. Knee Prosthesis
US8902811B2 (en) * 2009-06-26 2014-12-02 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Methods and arrangements in a telecommunications network
WO2011072738A1 (en) * 2009-12-16 2011-06-23 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Optimized delay
KR101752500B1 (ko) * 2010-01-07 2017-06-30 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 시간 동기를 수신하는 방법 및 장치
MY163403A (en) 2010-01-08 2017-09-15 Interdigital Patent Holdings Inc Maintaining time alignment with multiple uplink carriers
JP5709904B2 (ja) * 2010-02-15 2015-04-30 テレフオンアクチーボラゲット エル エム エリクソン(パブル) 無線通信システムにおける方法および装置
US20110243111A1 (en) * 2010-03-31 2011-10-06 Niklas Andgart Timing of Uplink Transmissions in a Multi-Carrier Communication System
US8848766B2 (en) 2010-08-17 2014-09-30 Dali Systems Co. Ltd. Neutral host architecture for a distributed antenna system
US8682338B2 (en) 2010-09-14 2014-03-25 Dali Systems Co., Ltd. Remotely reconfigurable distributed antenna system and methods
US8989025B2 (en) 2010-11-12 2015-03-24 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) UE timing adjustment in a multi-RAT, carrier aggregation community system
US9462563B2 (en) * 2011-01-17 2016-10-04 Optis Cellular Technology, Llc Method and apparatus for compensating signal timing measurements for differences in signal frequencies
WO2012099404A2 (en) 2011-01-18 2012-07-26 Samsung Electronics Co., Ltd. Ue capability report method and apparatus in mobile communication system
KR102073027B1 (ko) * 2011-04-05 2020-02-04 삼성전자 주식회사 반송파 집적 기술을 사용하는 무선통신시스템에서 복수 개의 타임 정렬 타이머 운용 방법 및 장치
JP5990543B2 (ja) 2011-02-15 2016-09-14 サムスン エレクトロニクス カンパニー リミテッド 携帯端末機の使用可能送信電力報告方法および装置
CN107613523B (zh) 2011-02-15 2021-12-28 三星电子株式会社 用户设备优先级的功率余量报告方法和装置
KR101995293B1 (ko) 2011-02-21 2019-07-02 삼성전자 주식회사 반송파 집적 기술을 사용하는 시분할 무선통신시스템에서 부차반송파의 활성화 또는 비활성화 방법 및 장치
HUE039040T2 (hu) * 2011-03-15 2018-12-28 Ericsson Telefon Ab L M Eljárások és eszközök visszacsatolási információ idõzítésének meghatározására
TWI459847B (zh) 2011-04-01 2014-11-01 Mediatek Inc 管理與維持多重時序提前的方法
CN107017970B (zh) 2011-04-05 2020-07-14 三星电子株式会社 载波聚合系统中的终端和基站及其方法
US8837304B2 (en) * 2011-04-08 2014-09-16 Sharp Kabushiki Kaisha Devices for multi-group communications
CN103477583B (zh) * 2011-04-19 2016-11-09 太阳专利托管公司 预编码方法、预编码装置
CA2834104C (en) 2011-04-21 2017-06-13 Yanling Lu Method for maintaining time advance timer, base station and terminal equipment
US9681405B2 (en) 2011-05-10 2017-06-13 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus for applying a time alignment timer in a wireless communication system using a carrier aggregation technique
JP5724632B2 (ja) * 2011-05-25 2015-05-27 富士通株式会社 基地局、及び通信方法
KR20120136481A (ko) * 2011-06-09 2012-12-20 주식회사 팬택 다중 요소 반송파 시스템에서 상향링크 동기의 수행장치 및 방법
JP5856763B2 (ja) * 2011-06-21 2016-02-10 シャープ株式会社 移動局装置、基地局装置、通信システム、移動局装置能力通知方法および集積回路
WO2013005948A2 (ko) 2011-07-04 2013-01-10 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 단말이 상향링크 타이밍을 제어하는 방법 및 이를 위한 장치
CN102892192B (zh) * 2011-07-20 2017-08-01 中兴通讯股份有限公司 一种多定时组下的初始接入方法、装置及系统
US8395985B2 (en) * 2011-07-25 2013-03-12 Ofinno Technologies, Llc Time alignment in multicarrier OFDM network
US9949221B2 (en) * 2011-07-27 2018-04-17 Sharp Kabushiki Kaisha Devices for multi-cell communications
CN103733699A (zh) * 2011-07-29 2014-04-16 日本电气株式会社 无线电通信系统中的无线电站、无线电终端和控制传输定时的方法
CN102932902B (zh) * 2011-08-08 2018-05-22 中兴通讯股份有限公司 一种多定时组下的定时提前命令传输方法和系统
EP3429307B1 (en) 2011-08-10 2022-06-15 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus for transmitting data using a multi-carrier in a mobile communication system
US10321419B2 (en) 2011-08-10 2019-06-11 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus for transmitting data using a multi-carrier in a mobile communication system
KR102247818B1 (ko) 2011-08-10 2021-05-04 삼성전자 주식회사 이동통신 시스템에서 복수의 캐리어를 이용해서 데이터를 전송하는 방법 및 장치
US20140161111A1 (en) * 2011-08-10 2014-06-12 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus for transmitting data using a multi-carrier in a mobile communication system
US9319909B2 (en) 2011-09-29 2016-04-19 Sharp Kabushiki Kaisha Devices for radio link monitoring
US9357991B2 (en) 2011-11-03 2016-06-07 Biomet Sports Medicine, Llc Method and apparatus for stitching tendons
US9370350B2 (en) 2011-11-10 2016-06-21 Biomet Sports Medicine, Llc Apparatus for coupling soft tissue to a bone
US9357992B2 (en) 2011-11-10 2016-06-07 Biomet Sports Medicine, Llc Method for coupling soft tissue to a bone
US9381013B2 (en) 2011-11-10 2016-07-05 Biomet Sports Medicine, Llc Method for coupling soft tissue to a bone
CN103167574B (zh) * 2011-12-19 2015-11-25 华为技术有限公司 确定服务小区的定时提前量分组方法以及设备
US9259217B2 (en) 2012-01-03 2016-02-16 Biomet Manufacturing, Llc Suture Button
US9237537B2 (en) 2012-01-25 2016-01-12 Ofinno Technologies, Llc Random access process in a multicarrier base station and wireless device
US8995405B2 (en) 2012-01-25 2015-03-31 Ofinno Technologies, Llc Pathloss reference configuration in a wireless device and base station
US8526389B2 (en) 2012-01-25 2013-09-03 Ofinno Technologies, Llc Power scaling in multicarrier wireless device
US9491755B2 (en) * 2012-03-09 2016-11-08 Samsung Electronics Co., Ltd. Methods and apparatus to transmit and receive synchronization signals in a mobile communication system
EP2835023B1 (en) 2012-04-01 2021-09-01 Comcast Cable Communications, LLC Cell group configuration in a wireless device and base station with timing advance groups
US11943813B2 (en) 2012-04-01 2024-03-26 Comcast Cable Communications, Llc Cell grouping for wireless communications
US8964590B2 (en) 2012-04-01 2015-02-24 Ofinno Technologies, Llc Random access mechanism for a wireless device and base station
US8964593B2 (en) 2012-04-16 2015-02-24 Ofinno Technologies, Llc Wireless device transmission power
US11582704B2 (en) 2012-04-16 2023-02-14 Comcast Cable Communications, Llc Signal transmission power adjustment in a wireless device
US11252679B2 (en) 2012-04-16 2022-02-15 Comcast Cable Communications, Llc Signal transmission power adjustment in a wireless device
US8958342B2 (en) 2012-04-17 2015-02-17 Ofinno Technologies, Llc Uplink transmission power in a multicarrier wireless device
US8995381B2 (en) 2012-04-16 2015-03-31 Ofinno Technologies, Llc Power control in a wireless device
US11825419B2 (en) 2012-04-16 2023-11-21 Comcast Cable Communications, Llc Cell timing in a wireless device and base station
US8971280B2 (en) 2012-04-20 2015-03-03 Ofinno Technologies, Llc Uplink transmissions in a wireless device
US9179425B2 (en) 2012-04-17 2015-11-03 Ofinno Technologies, Llc Transmit power control in multicarrier communications
JP2015516775A (ja) * 2012-05-10 2015-06-11 テレフオンアクチーボラゲット エル エム エリクソン(パブル) 上りリンクタイミング誤差低減方法及び装置
US8958412B2 (en) * 2012-05-11 2015-02-17 Samsung Electronics Co., Ltd. Methods and apparatus for uplink timing alignment in system with large number of antennas
CN103457651B (zh) * 2012-05-31 2016-08-24 华为技术有限公司 联合通道校正方法、联合通道校正单元及基站
US9210619B2 (en) 2012-06-20 2015-12-08 Ofinno Technologies, Llc Signalling mechanisms for wireless device handover
US9107206B2 (en) 2012-06-18 2015-08-11 Ofinne Technologies, LLC Carrier grouping in multicarrier wireless networks
US9084228B2 (en) 2012-06-20 2015-07-14 Ofinno Technologies, Llc Automobile communication device
US9179457B2 (en) 2012-06-20 2015-11-03 Ofinno Technologies, Llc Carrier configuration in wireless networks
US8971298B2 (en) 2012-06-18 2015-03-03 Ofinno Technologies, Llc Wireless device connection to an application server
US9113387B2 (en) 2012-06-20 2015-08-18 Ofinno Technologies, Llc Handover signalling in wireless networks
US11622372B2 (en) 2012-06-18 2023-04-04 Comcast Cable Communications, Llc Communication device
US11882560B2 (en) 2012-06-18 2024-01-23 Comcast Cable Communications, Llc Carrier grouping in multicarrier wireless networks
US8976780B2 (en) * 2012-09-27 2015-03-10 Blackberry Limited Uplink timing maintenance upon time alignment timer expiry
WO2014059671A1 (en) * 2012-10-19 2014-04-24 Broadcom Corporation Random access procedure and related apparatus
US9757119B2 (en) 2013-03-08 2017-09-12 Biomet Sports Medicine, Llc Visual aid for identifying suture limbs arthroscopically
US9918827B2 (en) 2013-03-14 2018-03-20 Biomet Sports Medicine, Llc Scaffold for spring ligament repair
KR102037388B1 (ko) * 2013-04-05 2019-10-28 주식회사 팬택 무선 통신 시스템에서 단말의 잉여전력보고 전송방법 및 장치
US9699052B2 (en) 2013-05-30 2017-07-04 Qualcomm Incorporated Methods and systems for enhanced round trip time (RTT) exchange
US10716097B2 (en) * 2013-08-09 2020-07-14 Qualcomm Incorporated Disjoint bearer routing
US11252582B2 (en) 2013-09-27 2022-02-15 Nokia Technologies Oy Method for determining start time of a physical downlink control channel
US9615344B2 (en) * 2013-12-19 2017-04-04 Qualcomm Incorporated Enhanced random access procedure for air-to-ground communications
US10136886B2 (en) 2013-12-20 2018-11-27 Biomet Sports Medicine, Llc Knotless soft tissue devices and techniques
US9615822B2 (en) 2014-05-30 2017-04-11 Biomet Sports Medicine, Llc Insertion tools and method for soft anchor
US9700291B2 (en) 2014-06-03 2017-07-11 Biomet Sports Medicine, Llc Capsule retractor
US10039543B2 (en) 2014-08-22 2018-08-07 Biomet Sports Medicine, Llc Non-sliding soft anchor
CN105723790B (zh) * 2014-10-21 2019-05-07 华为技术有限公司 一种数据传输装置和方法
US9955980B2 (en) 2015-02-24 2018-05-01 Biomet Sports Medicine, Llc Anatomic soft tissue repair
US9974534B2 (en) 2015-03-31 2018-05-22 Biomet Sports Medicine, Llc Suture anchor with soft anchor of electrospun fibers
KR102603921B1 (ko) 2015-12-03 2023-11-20 삼성전자주식회사 복수의 컴포넌트 캐리어를 처리하는 신호 처리 방법 및 그 장치
WO2018004246A1 (ko) 2016-07-01 2018-01-04 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 기지국과 단말 간 상향링크 신호를 송수신하는 방법 및 이를 지원하는 장치
CN111954294B (zh) * 2017-01-06 2021-08-20 华为技术有限公司 通信方法、接入网设备和终端
US10548079B2 (en) * 2017-02-06 2020-01-28 Qualcomm Incorporated Tracking reference signal for new radio
US10548126B2 (en) * 2017-06-16 2020-01-28 Qualcomm Incorporated Carrier aggregation under different subframe structures in new radio
US11032816B2 (en) * 2017-08-10 2021-06-08 Qualcomm Incorporated Techniques and apparatuses for variable timing adjustment granularity
CN110167133B (zh) * 2018-02-13 2021-08-13 华为技术有限公司 一种上行同步方法及装置
US11044064B2 (en) * 2018-10-08 2021-06-22 Qualcomm Incorporated Determining hybrid automatic repeat request (HARQ) processes for multi-transmit receive point (TRP)
US20200259896A1 (en) * 2019-02-13 2020-08-13 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Industrial Automation with 5G and Beyond
CN114364009A (zh) 2019-04-29 2022-04-15 华为技术有限公司 终端设备的ta确定方法及装置

Family Cites Families (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE517499C2 (sv) * 1991-08-01 2002-06-11 Ericsson Ge Mobile Communicat Förfarande för åtkomst av ett mobilradiolandsystem från en av ett antal mobilstationer
US5363375A (en) 1993-07-30 1994-11-08 Bell Communications Research, Inc. Method and apparatus for synchronizing timing among radio ports in wireless communications systems using hierarchical scheme
FI103629B1 (fi) * 1996-10-10 1999-07-30 Nokia Telecommunications Oy Menetelmä puheluliikenteen kuuman pisteen määrittämiseksi solukkomatkaviestinjärjestelmän solussa
SE513233C2 (sv) * 1998-01-23 2000-08-07 Ericsson Telefon Ab L M TDMA-TDD/FDD Radiokommunikationssystem samt kanalvalsförfarande och -anordning för ett sådant system
US6363375B1 (en) * 1998-09-30 2002-03-26 Nippon Telegraph And Telephone Company Classification tree based information retrieval scheme
US6545996B1 (en) * 1998-12-10 2003-04-08 Lucent Technologies Inc. Management of wireless control channel
US6633559B1 (en) * 1999-08-11 2003-10-14 Ericsson Inc. Apparatus and methods for extended base station range using staggered uplink frame structures
US6967936B1 (en) * 2000-02-11 2005-11-22 Lucent Technologies Inc. Uplink timing synchronization and access control for a multi-access wireless communication system
US7254118B1 (en) * 2000-05-22 2007-08-07 Qualcomm Incorporated Method and apparatus in a CDMA communication system
EP1261227A1 (en) * 2001-05-21 2002-11-27 Motorola, Inc. Method and apparatus for increased information transfer in a communication system
EP1887758B1 (en) 2002-11-26 2013-05-08 Cisco Technology, Inc. Using a compressed reassociation exchange to facilitate fast handoff
US7437165B2 (en) * 2003-06-30 2008-10-14 Lucent Technologies Inc. Method of applying hashing algorithms in a wireless communication system
EP1531645A1 (en) * 2003-11-12 2005-05-18 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Context transfer in a communication network comprising plural heterogeneous access networks
EP1856873A1 (en) * 2005-03-10 2007-11-21 QUALCOMM Incorporated Timing synchronization and channel estimation at a transition between local and wide area waveforms using a designated tdm pilot
US7961700B2 (en) * 2005-04-28 2011-06-14 Qualcomm Incorporated Multi-carrier operation in data transmission systems
US8169953B2 (en) * 2005-05-17 2012-05-01 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for wireless multi-carrier communications
US8498237B2 (en) * 2006-01-11 2013-07-30 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus for communicating device capability and/or setup information
CN101473561B (zh) * 2006-06-19 2015-09-09 株式会社Ntt都科摩 基站、移动台、同步控制方法及集成电路芯片
CN101406076B (zh) * 2007-02-28 2010-06-02 华为技术有限公司 确定无线通信系统中传输时间的系统及方法
EP1988648A1 (en) 2007-05-04 2008-11-05 Nokia Siemens Networks Oy Methods, system, apparatuses and related computer program product for allocation of communication resources
US8160012B2 (en) * 2007-08-10 2012-04-17 Lg Electronics Inc. Methods of setting up channel in wireless communication system
JP5018417B2 (ja) 2007-11-14 2012-09-05 株式会社豊田中央研究所 通信同期方法および通信端末
US8458345B2 (en) * 2008-03-07 2013-06-04 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for frequency reuse in a multi-carrier communications system
JP5109099B2 (ja) 2008-03-14 2012-12-26 アイシン精機株式会社 パーソナルビークル
US9203595B2 (en) * 2008-10-22 2015-12-01 Lg Electronics Inc. Efficient initial access system under a multi-carrier combination condition for supporting broadband
EP2374316B1 (en) * 2008-10-31 2013-11-20 InterDigital Patent Holdings, Inc. Providing control information for multi-carrier uplink transmission
KR101549022B1 (ko) * 2008-11-03 2015-09-01 엘지전자 주식회사 상향링크 및 하향링크 멀티 캐리어를 지원하는 무선통신 시스템에 있어서, 사용자 기기의 기지국에의 임의 접속방법
KR20100075378A (ko) * 2008-12-24 2010-07-02 엘지전자 주식회사 제어 정보를 전송하는 방법 및 이를 위한 장치
WO2010087570A1 (en) * 2009-02-02 2010-08-05 Lg Electronics Inc. Random access channel resource allocation
US8989025B2 (en) * 2010-11-12 2015-03-24 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) UE timing adjustment in a multi-RAT, carrier aggregation community system

Also Published As

Publication number Publication date
RU2012101799A (ru) 2013-08-10
EP2443883A1 (en) 2012-04-25
JP5362911B2 (ja) 2013-12-11
SG176705A1 (en) 2012-01-30
BRPI1015002A2 (pt) 2018-01-30
ES2620380T3 (es) 2017-06-28
CA2765404C (en) 2015-02-03
WO2010148404A9 (en) 2011-10-06
MX2011013516A (es) 2012-02-22
US20110158116A1 (en) 2011-06-30
WO2010148404A1 (en) 2010-12-23
CA2765404A1 (en) 2010-12-23
HUE032679T2 (en) 2017-10-30
JP2012531121A (ja) 2012-12-06
CN102461287B (zh) 2014-09-10
KR101352332B1 (ko) 2014-01-15
US8634313B2 (en) 2014-01-21
RU2521964C2 (ru) 2014-07-10
ZA201200130B (en) 2014-06-25
HK1170891A1 (en) 2013-03-08
EP2443883B1 (en) 2016-12-21
TW201127144A (en) 2011-08-01
CN102461287A (zh) 2012-05-16
TWI425852B (zh) 2014-02-01
KR20120034208A (ko) 2012-04-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1015002B1 (pt) método e aparelho para facilitar um alinhamento de temporização em um sistema de multiportadora
US10104650B2 (en) Method and apparatus for transmitting control information in wireless communication system
US8379583B2 (en) Method and apparatus for multiplexing legacy long term evolution user equipment with advanced long term evolution user equipment
US9432984B2 (en) Method of sending/receiving control information and device therefor
JP6068479B2 (ja) ワイヤレス通信における多地点伝送
ES2788301T3 (es) Método y dispositivo para notificar aperiódicamente información de estado de canal en un sistema de conexión inalámbrica
BR112013030115B1 (pt) Método e aparelho para comunicação sem fio em um equipamento de usuário, e memória legível por computador
US20110211595A1 (en) Method and apparatus to facilitate an early decoding of signals in relay backhaul links
BRPI1015026B1 (pt) método e aparelho para facilitar os procedimentos de medição em operação de multiportadora
JP5826743B2 (ja) マルチメディアブロードキャスト単一周波数ネットワークベースバックホールリンクを介して中継器を動作させることを可能にする方法および装置
US20150092637A1 (en) Signal transceiving method and apparatus for same
BR112012028009B1 (pt) Métodos e aparelhos para comunicação lte sem fio, e memória legível por computador
BR112016006576B1 (pt) Método e aparelho para comunicação sem fio em uma rede baseada em evolução a longo prazo (lte) de duplexação por divisão de tempo (tdd) e memória legível por computador
BR112019022668A2 (pt) equipamentos de usuário, estações-base e métodos
BR112020006508A2 (pt) método para transmitir/receber dados em sistema de comunicação sem fio, e dispositivo para suportar o mesmo
US20240048319A1 (en) Simultaneous PUCCH and PUSCH Transmissions Over Different Component Carriers for New Radio

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 56/00

Ipc: H04B 7/04 (2017.01), H04L 27/26 (2006.01), H04W 56

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/03/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.