BRPI1014804B1 - dipositivo para transportar materiais a granel - Google Patents

dipositivo para transportar materiais a granel Download PDF

Info

Publication number
BRPI1014804B1
BRPI1014804B1 BRPI1014804-3A BRPI1014804A BRPI1014804B1 BR PI1014804 B1 BRPI1014804 B1 BR PI1014804B1 BR PI1014804 A BRPI1014804 A BR PI1014804A BR PI1014804 B1 BRPI1014804 B1 BR PI1014804B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
main channel
transport rail
transport
chute
gas
Prior art date
Application number
BRPI1014804-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Missalla
Cornelis Klett
Bernd Reeb
Original Assignee
Outotec Oyj
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Outotec Oyj filed Critical Outotec Oyj
Publication of BRPI1014804A2 publication Critical patent/BRPI1014804A2/pt
Publication of BRPI1014804B1 publication Critical patent/BRPI1014804B1/pt
Publication of BRPI1014804B8 publication Critical patent/BRPI1014804B8/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65GTRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
    • B65G53/00Conveying materials in bulk through troughs, pipes or tubes by floating the materials or by flow of gas, liquid or foam
    • B65G53/04Conveying materials in bulk pneumatically through pipes or tubes; Air slides
    • B65G53/16Gas pressure systems operating with fluidisation of the materials

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chutes (AREA)
  • Branching, Merging, And Special Transfer Between Conveyors (AREA)
  • Structure Of Belt Conveyors (AREA)
  • Air Transport Of Granular Materials (AREA)

Abstract

dispositivo para transportar materiais - a granel. a presente invenção refere-se a um dispositivo pra transportar materiais a granel, com uma calha de transporte (1) tendo pelo menos uma parte de calha de transporte tubular (2), em que o gás de fluidificação pode ser introduzido na região inferior da seção transversal de tubo por meio de pelo menos um canal principal (3) ou parte de canal principal (11) se estendendo na direção longitudinal da calha de transporte (1) e por meio de canais de saída de gás (4) se ramificando da mesma em intervalos. o pelo menos um canal principal (3) ou parte de canal principal (11) se estende para fora da calha de transporte (1) ou a parte de calha de transporte respectiva (2). pelo menos em suas extremidades de salda de gás, os canais de saída de gás (4) são formados como tubos de bocal (6) ramificando do canal principal (3) ou a parte de canal principal (11) e direcionado para baixo em um ângulo a partir do lado através da parede de tubo (5) da calha de transporte (1) ou a parte de calha de transporte respectiva (2).

Description

A presente invenção refere-se a um dispositivo para transportar materiais a granel, com uma calha de transporte tendo pelo menos uma par- 5 te de calha de transporte tubular, em que o gás de fluidificação pode ser introduzido na região inferior da seção transversal do tubo por meio de pelo menos um canal principal ou parte de canal principal se estendendo na direção longitudinal da calha de transporte ou parte da calha de transporte e por meio de canais de saída de gás que se ramificam da mesma em intervalos.
Tais dispositivos, por exemplo, servem para transportar pneuma ticamente materiais a granel em pó, tal como hidrato de alumínio, de um precipitador eletrostático para um elevador de ar dentro de uma usina de calcinação ou para transportar alumina para um silo. Tais dispositivos, no entanto, podem também ser usados para transportar qualquer outro material 15 a granel.
Calhas de transporte de fluidificação clássicas são caracterizadas, por exemplo, por um canal de alojamento retangular inclinado que em sua região inferior é fornecido com uma base de fluidificação. Quando o material a granel é fluidificado por meio da base de fluidificação, ele se compor- 20 ta como um líquido e flui na direção do declive. A base de fluidificação em geral consiste de um material poroso na forma de um tecido fino ou uma membrana de metal concrecionado mais estável através da qual o gás pode fluir, mas os sólidos não podem cair através da mesma. O tecido, no entanto, pode rasgar facilmente, desgastar e entupir ao longo do tempo. As mem- 25 branas de metal concrecionado são frequentemente obstruídas com o tempo por partículas extremamente finas que se acumulam nos poros do metal concrecionado. Ambos tornam necessário substituir regularmente a base de fluidificação. No caso de material a granel úmido, o mesmo pode bloquear imediatamente por "cimentação”, que exige uma substituição da base de 30 fluidificação. Ao introduzir objetos com bordas afiadas na corrente de matéria a granel, por exemplo, durante o trabalho de manutenção, a base de fluidificação pode também ser danificada. Portanto, uma grade é exigida na entra-da de material a granel de calhas de transporte de fluidificação convencio- nais. Quando os objetos são acumulados na grade, a mesma deve se limpa de tempos em tempos. Uma desvantagem adicional das calhas de transpor- te de fluidificação convencionais com canal de alojamento retangular consis- te no risco de vazamentos das conexões de flange que se estendem em di- reção longitudinal do canal.
Em DE 197 09 425 01 é conhecido um dispositivo para fluidificar e transportar materiais em grãos finos, em pó, ou com fibras curtas dentro de uma mangueira, tubo ou recipiente, no qual o gás de fluidificação é suprido por meio de um canal principal se estendendo na direção longitudinal da mangueira, tubo ou recipiente e vários canais de conexão de estrangulamen- to dispostos em série. O canal principal e os canais de estrangulamento são dispostos dentro de um elemento de perfil de distribuição de gás fornecido no interior da parede de mangueira, tubo ou recipiente e por meio de câma- ras intermediária que são conectadas no interior da mangueira, tubo ou reci- piente por meio de muitos canais de saída de gás disposto um ao lado do outro no elemento de perfil de distribuição de gás na direção longitudinal. Desta forma, somente parte das desvantagens descritas acima é eliminada. Além disso, existe o problema que os canais de conexão de estrangulamen- to, câmaras intermediárias e canais de saída de gás dispostos dentro da mangueira, tubo ou recipiente são de difícil acesso no caso de manutenção e, por exemplo, nem permite uma regulagem do gás de fluidificação ao longo do comprimento das calhas de transporte.
Desvantagens similares existem em um dispositivo para trans- portar pneumaticamente materiais a granel em um fluxo denso, que é co- nhecido em EP 1 623 941 A1. Este dispositivo para transportar pneumatica- mente um material fluido em um fluxo denso inclui um conduto de transporte de seção transversal fechada com um canal de transporte, um conduto se- cundário de gás comprimido com um canal de gás comprimido, e meio de transmissão de gás comprimido para alimentar o canal de transporte com um gás comprimido do canal de gás comprimido. Ao canal de transporte é associado um meio de fluidificação, que inclui um canal de fluidificação com meio de transmissão de gás de fluidificação para alimentar um gás de fluidi- ficação do canal de gás de fluidificação dentro do canal de transporte. O corpo de fluidificação e o canal de gás de fluidificação tubular são igualmen- te acomodados dentro do conduto de transporte de seção transversal fecha- da com o mesmo problema de falta de acessibilidade para manutenção e/ou trabalho de reparo.
É um objetivo da presente invenção criar um dispositivo para transportar materiais a granel, em que as desvantagens descritas acima não ocorram e em particular seja fornecido acesso fácil e controle do meio de fluidificação.
Para alcançar este objetivo, em particular é fornecido em um dispositivo de transporte de acordo com a invenção com os aspectos da rei- vindicação que o pelo menos um canal principal ou parte de canal principal se estende para fora da calha de transporte ou a parte de calha de transpor- te respectiva, e pelo menos e suas extremidades de saída de gás, os canais de saída de gás são formados como tubos de bocal ramificando do canal principal ou da parte de canal principal respectiva e direcionado para baixo a um ângulo a partir do lado através da parede de tubo da calha de transporte ou a parte de calha de transporte respectiva.
Assim, a calha de transporte, por exemplo, é composta de pares de tubo redondos convencionais que podem ser conectados pro meio de conexões de flange de face terminal comuns. Vazamentos em conexões de flange se estendendo ao longo do comprimento inteiro da calha de transpor- te desse modo são evitados. Para fluidificação, os bocais de tubo podem ser usados, que são introduzidos na calha de transporte obliquamente a partir do lado, em que suas extremidades de saída de gás são direcionadas para baixo a um ângulo, de modo que sólidos que entraram podem facilmente fluir para fora da mesma. Os bocais de fluidificação são supridos com ar por meio de um canal principal, de preferência um em cada lado por parte de calha de transporte. Para obter uma distribuição uniforme do ar na calha de transporte, os bocais de fluidificação, por exemplo, podem ser fornecidos independentemente com resistores de fluxo ajustáveis. Devido à seção transversal redonda, a quantidade de gás de fluidificação é menor na calha de transporte tubular que em uma calha de transporte retangular. Uma vez que a calha de transporte está em grande parte fechada, é também adequa- da para a operação em pressão positiva. Desde que uma base de fluidifica- ção não é mais exigida, o dispositivo de transporte da invenção é insensível a influências mecânicas, de modo que uma grade pode ser omitida na entra- da de material a granel. Não existe sensibilidade à umidade também. Além do mais, uma vantagem essencial consiste, em particular, ao fato de que o sistema inteiro de suprimento de gás de fluidificação é facilmente accessível, de modo que uma fácil acessibilidade para manutenção e trabalho de reparo é assegurada no caso e mau funcionamento tal como entupimento dos bo- cais. A limpeza com água também é facilmente possível,
Nas sub-reivindicações, os aspectos particulares do novo dispo- sitivo de transporte são identificados em detalhe.
Em um aspecto particular da invenção, pelo menos uma parte de canal principal está associada com cada parte de calha de transporte, que pode ser separadamente suprida com gás de fluidificação.
Se dois canais principais ou partes de canais principais são si- métricos ao plano mediano longitudinal vertical da calha de transporte o par- te da calha de transporte na região superior da mesma, um suprimento uni- forme de gás de fluidificação pode ser obtido em uma maneira simples.
Por meio de resistores de fluxo, não uniformidades indesejadas do suprimento de gás de fluidificação na calha de transporte podem ser compensadas.
Por razões de simplicidade e economia de espaço, o pelo menos um canal principal ou a pelo menos uma parte de canal principal pode ser fixado no exterior da parede de tubo da calha de transporte.
Em operação prática, o posicionamento dos tubos de bocal é fornecido, por exemplo, em intervalos de cerca de 100 a 400 mm, de prefe- rência cerca de 150 a 250 mm.
Para transportar apropriadamente o material a granel, uma incli- nação da calha de transporte ou partes da calha de transporte pode ser utili- zada. A inclinação da calha de transporte, por exemplo, é cerca de 1 a 20°, de preferência cerca de 5 a 15°.
Para ser capaz de usar a calha de transporte também para o material a granel com uma temperatura elevada de até 1200°C, de preferên- 5 cia é suportada por uma estrutura de aço e/ou um revestimento de tijolo.
Para montagem, as partes de calha de transporte unidas são vedantemente conectadas uma na outra por meio de flanges de face terminal.
Devido às acessibilidades do sistema de fluidificação de gás, os 10 tubos de bocal também podem ser fornecidos, por exemplo, com furos de limpar e/ou atiçar acessíveis do exterior da calha de transporte.
Desenvolvimentos, adicionais, vantagens e possíveis aplicações podem ser tomados a partir da descrição seguinte de uma modalidade e do desenho. Todos os aspectos descritos e/ou ilustrados formam o objeto da 15 invenção por si só ou em qualquer combinação, independente de sua inclusão em reivindicações individuais ou sua referência anterior.
A única figura ilustra uma parte de um dispositivo de transporte incluindo a invenção em uma vista oblíqua.
O dispositivo para transportar materiais a granel, que é mostrado 20 esquematicamente no desenho, inclui uma calha de transporte 1 que é formada de partes de calha de transporte tubular individuais 2. Para cada parte de calha de transporte 2, é associada uma parte de canal principal 11 de um canal principal 3 com orifícios de suprimento de gás de fluidificação 10 e de preferência duas de tais partes de canal principais 11 cada uma na região 25 superior da parte de calha de transporte respectiva 2 simétrica ao plano mediano longitudinal vertical da calha de transporte 1. Somente a parte de canal principal dianteira 11 é mostrada no desenho. A única parte de calha de transporte 2 é representada com um orifício de suprimento de material a granel 9. Os canais de saída de gás 4 se ramificam em intervalos do canal 30 principal 3 ou as partes de canal principal respectivas 11, através das quais o gás de fluidificação pode ser introduzido na região inferior da seção transversal de tubo.
O canal principal 3 se estende, ou as partes de canal principal 11 se estendem fora da calha de transporte 1 ou a parte de calha de trans- porte respectiva 2, em que o canal principal respectivo 3 ou as partes de ca- nal principal respectivo 11 podem ser montados. Em qualquer caso, os ca- nais de saída de gás 4 constituem tubos de bocal 6 direcionados para baixo em um ângulo a partir do lado através da parede de tubo 5 em sua extremi- dade de entrada e gás na região inferior da calha de transporte 1.
Os canais de saída individuais 4 podem ser fornecidos com re- sistores de fluxo individualmente ajustáveis 7.
O posicionamento dos tubos de bocal 6 é fornecido, por exem- plo, em intervalos de cerca de 100 a 400 mm, de preferência cera de 150 a 250 mm.
Furos de limpar e/ou atiçar nos tubos de bocal 6 não são mos- trados no desenho. LISTAGEM DE REFERÊNCIA 1 - calha de transporte 2 - partes de calha de transporte 3 - canal principal 4 - canais de saída de gás 5 - parede de tubo 6 - tubos de bocal 7 - resistores de fluxo 8 - flanges 9 - orifício de suprimento de material a granel 10 - orifício de suprimento de gás de fluidificação 11 - partes de calha principal

Claims (11)

1. Dispositivo pra transportar materiais a granel, com uma calha de transporte (1) tendo pelo menos uma parte de calha de transporte tubular (2), em que o gás de fluidificação pode ser introduzido na região inferior da seção transversal de tubo por meio de pelo menos um canal principal (3) ou parte de canal principal (11) se estendendo na direção longitudinal da calha de transporte (1) e por meio de canais de saída de gás (4) se ramificando da mesma em intervalos, caracterizado pelo fato de que pelo menos um canal principal (3) ou parte de canal principal (11) se estende para fora da calha de transporte (1) ou a parte de calha de transporte respectiva (2) e pelo menos em suas extremidades de saída de gás, os canais de saída de gás (4) são formados como tubos de bocal (6) ramificando do canal principal (3) ou a parte de canal principal (11) e direcionado para baixo em um ângulo a partir do lado através da parede de tubo (5) da calha de transporte (1) ou a parte de calha de transporte respectiva (2).
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que em cada parte de calha de transporte (2) está associada uma parte de canal principal (11), que pode ser suprida separadamente com gás de fluidificação.
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracteri- zado pelo fato de que dois canais principais (3) ou partes de canal principal (11) são dispostos simétricos com o plano mediano longitudinal vertical da calha de transporte (1) na região superior da calha de transporte (1).
4. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os canais de saída de gás (4) são fornecidos com resistores de fluxo (7) de preferência dispostos fora da calha de transporte (1), que, em particular, são ajustáveis.
5. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que pelo menos um canal principal (3) ou parte de canal principal (11) é fixado no exterior da parede de tubo (5) da calha de transporte (1).
6. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os tubos de bocal (6) são posi- cionados em intervalos de cerca de 100 a 400 mm, de preferência cera de 150 a 250 mm.
7. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a calha de transporte (1) ou as partes de calha de transporte (2) e/são inclinadas.
8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a inclinação da calha de transporte (1) ou das partes de ca- lha de transporte (2) é cerca de 1 a 20°, de preferência em torno de 5 a 15°.
9. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a calha de transporte (1) ou os pares de calha de transporte (2) é/são suportadas por uma estrutura de aço e/ou um revestimento de tijolo.
10. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que pelo menos duas partes de ca- lha de transporte (2) são conectadas de modo vedante uma com a outra por meio de flanges de face terminal (8).
11. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os tubos de bocal (6) são forne- cidos com furos de limpar e/ou atiçar acessíveis a partir do exterior da calha de transporte (1).
BRPI1014804A 2009-05-08 2010-04-22 Dipositivo para transportar materiais a granel BRPI1014804B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102009020437A DE102009020437A1 (de) 2009-05-08 2009-05-08 Vorrichtung zum Transportieren von Schüttgütern
DE102009020437.7 2009-05-08
PCT/EP2010/002468 WO2010127771A1 (en) 2009-05-08 2010-04-22 Device for transporting bulk materials

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI1014804A2 BRPI1014804A2 (pt) 2016-04-05
BRPI1014804B1 true BRPI1014804B1 (pt) 2020-10-13
BRPI1014804B8 BRPI1014804B8 (pt) 2023-03-28

Family

ID=42543337

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1014804A BRPI1014804B8 (pt) 2009-05-08 2010-04-22 Dipositivo para transportar materiais a granel

Country Status (7)

Country Link
AU (1) AU2010244789B2 (pt)
BR (1) BRPI1014804B8 (pt)
DE (1) DE102009020437A1 (pt)
EA (1) EA019948B1 (pt)
JO (1) JO3034B1 (pt)
UA (1) UA101559C2 (pt)
WO (1) WO2010127771A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RS56234B1 (sr) * 2013-04-10 2017-11-30 Outotec Finland Oy Izmenjivač toplote sa strujanjem gasa
DE102020133793A1 (de) * 2020-12-16 2022-06-23 KREISEL GmbH & Co. KG Airlift

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE584852C (de) * 1930-09-16 1933-09-25 Fritz Schmidt Dr Verfahren und Vorrichtung zur Verminderung des Verschleisses der Foerderrohrleitungen pneumatischer oder hydraulischer Foerderanlagen
DE1200740B (de) * 1964-03-11 1965-09-09 Franz Josef Gattys Fa Foerderleitung zum pneumatischen Foerdern von pulverfoermigem, koernigem oder aehnlichem Gut
DE2305030C3 (de) * 1973-02-02 1983-02-10 Wäschle Maschinenfabrik GmbH, 7980 Ravensburg Anlage zum pneumatischen Fördern von Schüttgütern
DE2657677C3 (de) * 1976-12-20 1979-11-15 Mittelmann Gmbh & Co Kg, 5928 Laasphe Verfahren und Vorrichtung zur pneumatischen Förderung von Schüttgütern, zähfließenden Massen, Schlämmen o.dgl. in einer rohrförmigen Förderrinne
DE3024568C2 (de) * 1980-06-28 1985-01-03 Dürr Automation + Fördertechnik GmbH, 7889 Grenzach-Wyhlen Verfahren und Vorrichtung zum pneumatischen Fördern von Fördergut
JPS60209430A (ja) * 1984-04-02 1985-10-22 Babcock Hitachi Kk 粉粒体輸送装置
DE4243327A1 (de) * 1992-12-22 1994-06-23 Motan Verfahrenstechnik Vorrichtung zum pneumatischen Fördern von Schüttgut
DE19709425C1 (de) 1997-03-07 1998-08-27 Raimund Dreyer Vorrichtung zum Fluidisieren und Transportieren von feinkörnigen, pulverförmigen oder kurzfaserigen Materialien innerhalb eines Schlauches, Rohres oder Behälters
US6719500B2 (en) * 2002-08-20 2004-04-13 The Young Industries, Inc. System for pneumatically conveying bulk particulate materials
EP1623941A1 (de) 2004-08-05 2006-02-08 Alcan Technology & Management Ltd. Vorrichtung und Verfahren zur pneumatischen Beförderung von Schüttgüten im Dichtstromverfahren

Also Published As

Publication number Publication date
DE102009020437A1 (de) 2010-11-11
AU2010244789A1 (en) 2011-11-17
JO3034B1 (ar) 2016-09-05
EA201190278A1 (ru) 2012-05-30
BRPI1014804B8 (pt) 2023-03-28
UA101559C2 (ru) 2013-04-10
AU2010244789B2 (en) 2015-02-12
BRPI1014804A2 (pt) 2016-04-05
EA019948B1 (ru) 2014-07-30
WO2010127771A1 (en) 2010-11-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6764253B1 (en) System and method for assuring fluidization of a material transported in a pneumatic conveying system
CN107406084B (zh) 具有用于可流动材料的喷射泵的气动输送装置和计量设备以及撒砂设备
US20090269149A1 (en) Conveyor device for powder materials
JP4026177B2 (ja) 流動可能物質の分配を行う方法及びシステム
KR20120120136A (ko) 고체 수송라인 안으로 유체를 공급하기 위한 장치
KR20150051905A (ko) 미립자 재료를 좁은 수직 용기 안으로 장입하기 위한 공정
JP2001271187A (ja) 酸洗い液または洗浄液を金属処理材料に噴射する装置
BRPI1014804B1 (pt) dipositivo para transportar materiais a granel
CN105253631B (zh) 一种粉料加压输送装置
CN105058588B (zh) 一种混凝土的集中除尘系统
KR101355663B1 (ko) 석탄 화력발전소에서의 플라이 애쉬 핸들링 시스템
CN208254996U (zh) 一种烟气湿法脱硫石膏浆液在线密度和pH值联合测量装置
BR112020022972A2 (pt) sistema de alimentação para alimentar corpos moedores a um moinho vertical
US10279355B2 (en) Hydraulic classifiers
JP6810960B2 (ja) ホッパー
US2831732A (en) Granular material loader for a pneumatic conveyor
RU2010125223A (ru) Литейная установка с устройством подачи на литейную ленту
FI127405B (fi) Putkihihnakuljettimen painepuhdistusjärjestelmä
FI76997C (fi) Anordning foer fluidisering av troegroerligt pulvermaterial.
US3024072A (en) Emptying means for containers of powdered material
US747396A (en) Sand-blast apparatus.
SU994380A2 (ru) Устройство дл транспортировани сыпучих материалов
JP2007112589A (ja) 粉体搬送装置
EA021591B1 (ru) Устройство для смачивания сыпучего материала
SU969623A1 (ru) Устройство дл пневматического транспорта порошкообразных материалов

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/10/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: OUTOTEC (FINLAND) OY (FI)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: METSO MINERALS OY (FI)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: METSO OUTOTEC FINLAND OY (FI)