BRPI1014270B1 - Máquina de lavar roupas - Google Patents

Máquina de lavar roupas Download PDF

Info

Publication number
BRPI1014270B1
BRPI1014270B1 BRPI1014270-3A BRPI1014270A BRPI1014270B1 BR PI1014270 B1 BRPI1014270 B1 BR PI1014270B1 BR PI1014270 A BRPI1014270 A BR PI1014270A BR PI1014270 B1 BRPI1014270 B1 BR PI1014270B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
drawer
pump
container
seat
washing machine
Prior art date
Application number
BRPI1014270-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Andrea Zattin
Elisa Stabon
Maurizio Del Pos
Mario Filippetti
Original Assignee
Electrolux Home Products Corporation N.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Electrolux Home Products Corporation N.V. filed Critical Electrolux Home Products Corporation N.V.
Publication of BRPI1014270A2 publication Critical patent/BRPI1014270A2/pt
Publication of BRPI1014270B1 publication Critical patent/BRPI1014270B1/pt

Links

Images

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F39/00Details of washing machines not specific to a single type of machines covered by groups D06F9/00 - D06F27/00 
    • D06F39/02Devices for adding soap or other washing agents
    • D06F39/022Devices for adding soap or other washing agents in a liquid state
    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F39/00Details of washing machines not specific to a single type of machines covered by groups D06F9/00 - D06F27/00 
    • D06F39/02Devices for adding soap or other washing agents

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Detail Structures Of Washing Machines And Dryers (AREA)
  • Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)
  • Accessory Of Washing/Drying Machine, Commercial Washing/Drying Machine, Other Washing/Drying Machine (AREA)

Abstract

máquina de lavar roupas. a presente invenção refere-se a uma máquina de lavar roupas (100) compreendendo um gabinete (105) acomodando uma cuba de lavagem de roupas e uma disposição de distribuição para distribuir produtos de tratamento de lavagem de roupas a serem usados durante a lavagem de roupas, a disposição compreendendo: uma gaveta (125) deslizável dentro de um assento (227) fornecido no gabinete (105), a gaveta (125) definido pelo menos um recipiente (201a, 201b) para produtos de tratamento de lavagem de roupas; pelo menos uma bomba de sucção (265a, 265b, 365a, 365b), associada com o pelo menos um recipiente e conectada de modo fluido na cuba de lavagem de roupas para distribuir quantidades dosadas dos produtos de tratamento; tubos de sucção (213a, 213b, 331) conectados entre a pelo menos uma bomba de sucção (265a, 265b, 365a, 365b) e o pelo menos um recipiente (201a, 201b), em que pelo menos uma bomba de sucção (265a, 265b, 365a, 365b) e os tubos de sucção (213a, 213b, 331) são dispostos de modo a permitir a sucção das quantidades dosadas de produtos de tratamento a partir de cima de uma superfície do produto de tratamento contido no recipiente (201a, 201b).

Description

Antecedentes da Invenção Campo da Invenção
[001] A presente invenção refere-se em geral a máquinas de lavar roupas, tais como lavadoras de roupas ou lavadoras e secadoras de roupas combinadas. O termo "roupas sujas" é aqui entendido por incluir roupas e vestuário. Em particular, a presente invenção se refere a uma máquina de lavar roupas tendo uma disposição de distribuição de autodosagem para os líquidos de tratamento de lavagem de roupas (por exemplo, detergentes, amaciantes e similares).
Descrição da Técnica Relacionada
[002] Máquinas de lavar roupas como lavadoras de roupas ou lavadoras e secadoras combinadas fazem uso de produtos de tratamento de lavagem de roupas no ciclo de lavagem de roupas; tais produtos de tratamento incluem, por exemplo, detergentes e amaciantes.
[003] Máquinas de lavar roupas em geral incluem receptáculos para os produtos de tratamento de roupas, por exemplo, na forma de gavetas fornecidas no gabinete da máquina, e de onde, durante o ciclo de lavagem de roupas, os produtos de tratamento são retirados e distribuídos na cuba de lavagem.
[004] Nos últimos anos, a tendência tem sido no sentido de usar produtos de tratamento líquidos, em vez daqueles em pó como nos anos anteriores. No entanto, as soluções para distribuir os produtos de tratamento de roupas na cuba de lavagem permaneceram inalteradas, apesar da evolução nas tipologias e composição de produtos de tratamento, e apesar das reduções no consumo de água das máquinas de lavar roupas.
[005] Acredita-se que distribuição de autodosagem dos produtos de tratamento de roupas a serem usados durante um ciclo de lavagem seja vantajosa sob vários aspectos. Por exemplo, traduziria em uma redução de tempo e esforço dos usuários, que seriam cobrados do encargo de dosar a quantidade correta dos produtos de tratamento de roupas e refletiria e modo benéfico na poluição ambiental, porque os resíduos seriam reduzidos ou eliminados.
[006] A distribuição de autodosagem dos produtos de tratamento em forma líquida provou ser muito mais fácil comprados com produtos em pó. No entanto, sistemas de distribuição de produtos de tratamento conhecidos não são adequados para produtos de tratamento de líquido.
[007] O EP 1690972 descreve um recipiente de dosagem de amaciante para aparelhos eletrodomésticos, tendo uma caixa superior posicionada acima do compartimento de mistura ou gaveta onde os produtos de limpeza são introduzidos. O reservatório de distribuição compreende uma bandeja hermeticamente vedada, à prova d’água de grande capacidade, parcial ou totalmente removível com respeito a uma cavidade definida na caixa superior e tem um furo de drenagem para a passagem de amaciante de tecido para a gaveta com a intermediação de uma bomba de engrenagens, em adição a incorporar uma parte adjacente à bandeja que forma parte da caixa que inclui componentes elétricos para operar um motor que, através de uma transmissão e por meio de placas magnetizadas, determina a rotação da bomba posicionada na bandeja removível para empurrar o amaciante de tecido para a gaveta. O corpo da bomba tem uma gaxeta de saída equipada com uma abertura de descarga para empurrar o amaciante de tecido para o compartimento de mistura ou bandeja; uma válvula de não retorno é fornecida em correspondência com a abertura de descarga que consiste de uma esfera pressionada por uma mola que cobre a abertura de descarga ou deixa a passagem livre para a descarga do amaciante de tecido uma vez que a pressão da mola é excedida.
[008] O EP 1 884 584 descreve uma máquina de lavar roupa compreendendo um dispositivo dispensador de agente de lavagem com uma autonomia de funcionamento longo, que compreende pelo menos um recipiente, adaptado para conter uma quantidade de agente de lavagem fluido suficiente para efetuar uma pluralidade de ciclos de tratamento, e meios de entrega, que podem ser controlados para receber quantidades doseadas do agente de lavagem a partir do referido pelo menos um dos recipientes e entregá-los a uma cuba de lavagem. A máquina compreende ainda um suporte móvel para o recipiente, sendo o referido suporte deslocável, em relação a um assento correspondente, entre uma posição extraída e uma posição retraída. O assento é definido em uma região mais baixa da estrutura fixa da máquina, e o suporte móvel é configurado substancialmente como uma gaveta. O recipiente é montado de forma removível no suporte móvel.
Sumário da Invenção
[009] O requerente observa que a solução descrita em EP 1690972 não é completamente satisfatória. Na medida em que o amaciante cai por gravidade através da abertura de descarga, apesar da presença de válvula de não retorno, podem ocorrer vazamentos de amaciante, o que é indesejável.
[0010] O requerente enfrentou o problema de encontrar uma solução efetiva para o problema de fornecer uma disposição para autodosagem de produtos de tratamento de roupas em máquinas de lavar roupas.
[0011] De acordo com um aspecto da presente invenção, é fornecida uma máquina de lavar roupas compreendendo um gabinete acomodando uma cuba de lavagem de roupas e uma disposição de distribuição para distribuir produtos de tratamento de lavagem de roupas a serem usados durante a lavagem de roupas.
[0012] A disposição de distribuição compreende uma gaveta desli- zável dentro de um assento fornecido no gabinete, a gaveta definindo pelo menos um recipiente para produtos de tratamento de lavagem de roupas.
[0013] Pelo menos uma bomba de sucção é fornecida, associada com o pelo menos um recipiente e conectada de modo fluido na cuba de lavagem de roupas para distribuir quantidades dosadas dos produtos de tratamento.
[0014] Uma conexão fluida entre a pelo menos uma bomba de sucção e o pelo menos um recipiente é fornecida.
[0015] A pelo menos uma bomba de sucção e a conexão fluida são dispostas de modo a permitir a sucção das quantidades dosadas de produto de tratamento a partir de cima de uma superfície do produto de tratamento contido no recipiente.
[0016] A pelo menos uma bomba de sucção pode ser disposta de modo que em operação resulta acima de um nível de superfície do produto de tratamento contido no pelo menos um recipiente.
[0017] A pelo menos uma bomba de sucção pode compreender uma parte de motor de bomba e uma parte de corpo de bomba, separável uma da outra; em uma modalidade da invenção, a parte de motor de bomba é montada no assento de gaveta e a parte de corpo de bomba é montada na gaveta.
[0018] A parte de motor de bomba pode ser montada em uma parte traseira do assento de gaveta, e a parte e corpo de bomba pode ser montada em uma parte traseira da gaveta.
[0019] A disposição de distribuição pode compreender uma câmara de mistura, a pelo menos uma bomba de sucção associada com o pelo menos um recipiente sendo conectado de modo fluido na câmara de mistura para distribuir, para a mesma, quantidades dosadas de produtos de tratamento, a câmara e mistura sendo conectada de modo fluido em uma entrada de água e na cuba de lavagem de roupa.
[0020] A máquina de lavar roupas pode compreender um canal de alimentação de água conectado a uma saída de pelo menos uma ele- troválvula que em uso é conectável a um encanamento de água externo, o canal de alimentação de água sendo conectado de modo fluido com a câmara de mistura.
[0021] A pelo menos uma bomba de sucção associada com o pelo menos um recipiente pode ser conectada de modo fluido com a câmara de carga de água para distribuir para a mesma, quantidades dosadas de produtos de tratamento sugados do pelo menos um recipiente.
[0022] A câmara de carga de água pode compreender uma primeira subcâmara, dentro da qual é carregada água fresca, e uma segunda subcâmara, onde as quantidades dosadas de produtos de tratamento distribuídos pela pelo menos uma bomba são descarregados, as primeira e segunda subcâmaras sendo parcialmente separadas uma da outra.
[0023] A câmara de mistura pode ser interposta entre a parte de motor de bomba e a parte de corpo de bomba.
[0024] A câmara de mistura e/ou o canal de carga de água são de preferência em construção de peça única com o assento de gaveta.
[0025] A pelo menos uma bomba de sucção pode ser uma bomba de deslocamento positivo.
[0026] Em modalidades da invenção, a parte de motor de bomba compreende um motor elétrico e um eixo de acionamento.
[0027] A parte de corpo de bomba pode compreender um eixo de transmissão de movimento configurado para engatar de modo liberável o eixo de acionamento; um pistão acionado pelo eixo de transmissão de movimento e móvel dentro e uma câmara de bomba; a primeira válvula de não retorno em uma entrada da bomba de sucção, e uma segunda válvula de não retorno em uma saída de distribuição da bom- ba de sucção. As primeira e segunda válvulas de não retorno podem ser feitas para abrir e fechar em oposição de fase por deltas de pressão causadas pelo movimento do pistão dentro da dita câmara de bomba.
[0028] A máquina de lavar roupas pode compreender pelo menos uma válvula para conectar de modo fluido o pelo menos um recipiente com a pelo menos uma bomba de sucção, a dita válvula sendo realizada de modo a fechar automaticamente e cortar a conexão fluida entre o pelo menos um recipiente e a pelo menos uma bomba de sucção quando a gaveta é parcialmente extraída do assento, e para abri automaticamente e estabelecer a conexão fluida entre o pelo menos um recipiente e a pelo menos uma bomba de sucção quando a gaveta é empurrada para dentro do assento.
[0029] A pelo menos uma válvula pode compreender pelo menos uma parte de válvula que é fixada no assento de gaveta, a dita parte de válvula sendo disposta no topo do assento de gaveta, de modo que a gaveta é deslizável dentro do assento abaixo a pelo menos uma válvula.
[0030] A dita pelo menos uma válvula pode compreender: - pelo menos um corpo de válvula; - pelo menos um elemento de interrupção de passagem de fluido móvel dentro do corpo de válvula entre uma primeira posição em que a passagem de fluido é interrompida, e uma segunda posição em que a passagem de fluido é permitida; - um elemento de orientação respectivo associado com o pelo menos um elemento de interrupção de passagem de fluido para orientá-lo dentro da primeira posição quando a gaveta é parcialmente extraída do assento; e - um elemento de impulsão para empurrar o elemento de orientação para a segunda posição contra a ação do elemento de ori- entação quando a gaveta é empurrada para dentro do assento.
Breve Descrição dos Desenhos
[0031] Estes e outros aspectos e vantagens da presente invenção serão evidentes pela descrição detalhada seguinte de algumas modalidades exemplares e não limitantes da mesma. Para melhor compreensão da descrição, deve ser feita referência aos desenhos anexos, em que:
[0032] a figura 1 é uma vista em perspectiva de uma máquina de lavar roupas onde as soluções de acordo com as modalidades da presente invenção são implementadas, fornecidas com uma gaveta para despejar produtos de tratamento;
[0033] as figuras 2A-2L mostram uma solução de acordo com uma modalidade da presente invenção, e em particular:
[0034] a figura 2A mostra uma vista em perspectiva da gaveta para despejar produtos de tratamento de roupas, em uma condição aberta, parcialmente puxada para fora;
[0035] a figura 2B mostra, em perspectiva de um ângulo diferente, a gaveta da figura 2A completamente extraída de um assento respectivo fornecido em um gabinete da máquina de lavar roupas;
[0036] a figura 2C é uma vista em seção transversal parcial tomada ao longo do plano ll-C-ll-C da figura 2A;
[0037] a figura 2D mostra a gaveta da figura 2A em uma condição fechada (completamente empurrada em seu assento);
[0038] a figura 2E é uma vista em seção transversal parcial tomada ao longo do plano ll-E-ll-E da figura 2D;
[0039] a figura 2F é uma vista em perspectiva da parte traseira da montagem de gaveta e assento;
[0040] a figura 2G é uma vista em perspectiva e explodida de uma parte de fundo do assento de gaveta;
[0041] a figura 2H é uma vista de topo da parte traseira do assento de gaveta;
[0042] a figura 2L é uma vista em seção transversal do assento de gaveta tomada ao longo do plano ll-L-ll-L da figura 2H (com os tubos para/das bombas não mostradas para melhor compreensão);
[0043] as figuras 3A-3L mostram uma solução de acordo com outra modalidade da presente invenção, e em particular:
[0044] a figura 3A mostra uma vista em perspectiva da gaveta para despejar produtos de tratamento de roupas parcialmente extraída de seu assento;
[0045] a figura 3B mostra em perspectiva a gaveta completamente inserida em seu assento;
[0046] a figura 3C mostra em perspectiva o detalhe de uma bomba de dosagem para distribuir quantidades dosadas de produtos de tratamento de lavagem de roupas para uma cuba de lavagem;
[0047] a figura 3D mostra a bomba de dosagem, em perspectiva similar à figura 3C e em seção transversal m=parcial , em uma primeira condição de operação;
[0048] a figura 3E é uma vista dianteira da vista em perspectiva da figura 3D;
[0049] a figura 3F mostra a bomba de dosagem, e em uma perspectiva e em seção transversal parcial, de modo similar à figura 3C, em uma segunda condição de operação;
[0050] a figura 3G é uma vista dianteira da vista m perspectiva da figura 3F;
[0051] a figura 3I mostra em perspectiva e parcialmente em seção transversal a bomba de dosagem, na segunda condição de operação;
[0052] a figura 3H é uma vista em perspectiva do assento de gaveta; e
[0053] a figura 3L mostra em perspectiva uma seção transversal do assento de gaveta tomada ao longo de um plano horizontal.
Descrição Detalhada de Modalidades da Invenção
[0054] Fazendo referência aos desenhos, na figura 1 é mostrada uma máquina de lavar roupas 100 de acordo com uma modalidade da presente invenção. Em particular, a máquina de lavar roupas 100 é, no exemplo considerado, uma lavadora de roupas, contudo as soluções que serão descritas posteriormente aqui podem ser aplicadas também e diretamente a outros tipos de máquinas de lavar roupas, por exemplo, a lavadoras e secadoras de roupas combinadas.
[0055] A lavadora de roupas 100 compreende um gabinete externo 105, dentro do qual uma cuba de lavagem acomodando um tambor de lavagem rotativo é alojada (nem a cuba de lavagem, nem o tambor são visíveis no desenho, sedo per se convencional e não relevante para o entendimento das modalidades da invenção a serem descritas). Uma parede dianteira 110 do gabinete 105 é fornecida com uma abertura com a qual está associada uma porta 115, para permitir o usuário acessar o tambor de lavagem de modo a carregar/descarregar itens a serem lavados. Frontalmente ao gabinete 105, essencialmente no topo do mesmo, um painel de controle de máquina 120 é fornecido, com dispositivos de entrada e ajuste operacionais (por exemplo, como botões de pressão, seletores rotativos, e similares) através dos quais o usuário pode determinar as preferências de lavagem desejadas, e dispositivos de exibição.
[0056] A lavadora de roupas 100 é equipada com uma disposição de distribuição par distribuir produtos de tratamento de lavagem de roupas, por exemplo, detergentes e amaciantes, para a cuba de lavagem. A disposição de distribuição compreende, localizada dentro do painel de controle 120, uma gaveta 125, acomodada de modo deslizante em um assento de gaveta (indicado 227 nas figuras seguintes e descrito em detalhe posteriormente) fornecido no gabinete 105 e se estendendo essencialmente da frente para a traseira da máquina; a gaveta, como será descrita a seguir, é pretendida para ser explorada pelo usuário para carregar os produtos de tratamento de lavagem de roupas a serem usados durante os ciclos de lavagem de roupas.
[0057] A seguir, soluções exemplares e não limitantes são descritas para a disposição de distribuição de produtos de tratamento.
[0058] Uma primeira solução é mostrada nas figuras 2A-2L. Em maior detalhe, a figura 2A mostra em vista em perspectiva a gaveta 125 em uma condição aberta parcialmente puxada para fora (parcialmente extraía de seu assento); a figura 2B mostra em perspectiva de um ângulo diferente a gaveta 125 completamente extraída do assento; a figura 2C é uma vista em seção transversal parcial tomada ao longo do plano ll-C-ll-C da figura 2A; a figura 2D mostra a gaveta 125 em uma condição fechada (em que a gaveta 25 está completamente empurrada para dentro de seu assento); a figura 2E é uma vista em seção transversal parcial tomada ao longo do plano ll-E-ll-E da figura 2D; a figura 2F é uma vista em perspectiva da parte traseira da montagem de gaveta e assento; a figura 2G é uma vista em perspectiva e explodida de uma parte de fundo do assento de gaveta; a figura 2H é uma vista de topo da parte traseira do assento de gaveta; e a figura 2L é uma vista em seção transversal do assento de gaveta tomada ao longo do plano ll-L-ll-L da figura 2H (com alguns componentes não mostrados para melhor compreensão).
[0059] A gaveta 125 é formatada de modo a definir dois recipientes 201a e 201b (visível na figura 2B) para dois produtos de tratamentos de lavagem de roupas em forma líquida; por exemplo, o recipiente 201a, de maior capacidade, é para o detergente de lavagem, e o recipiente 201b é para o amaciante. Os dois recipientes 201 e 201b são definidos pela parede de fundo da gaveta 203 e pelas paredes perimé- tricas, laterais da gaveta 205, e são separados por uma parede intermediária 207 que sobe da parede de fundo 203 da gaveta 125 e se estende por todo o comprimento da mesma. A parede de fundo de gaveta 203 é inclinada para frente da gaveta, de modo que a altura dos dois recipientes 201a e 201b diminui vindo da frente da gaveta para a traseira da mesma. Os dois recipientes 201a e 201b são abertos no topo, e uma tampa removível (de preferência) 209 é fornecida para fechar os dois recipientes (removendo a tampa 209, o usuário pode ter acesso aos recipientes por exemplo, para propósitos de limpeza). Na tampa 209, as aberturas de carga 211a e 211b são fornecidas, uma sobre cada um dos recipientes 201a e 201b, para despejar o produto e tratamento apropriado nos recipientes.
[0060] Associados à tampa 209 estão dois tubos de sucção 213a e 213b, um em correspondência com o recipiente de detergente 201a e o outro em correspondência do recipiente de amaciante 201b. Os tubos de sucção 213a e 213b, um dos quais (213a) é visível nas vistas em seção transversal das figuras 2C e 2E, compreendem uma parte de tubo vertical 217 penetrando no recipiente respectivo substancialmente até o fundo do mesmo (de modo que, quando o recipiente 201a ou 201b é cheio com o produto de tratamento apropriado, uma abertura 219 no fundo da parte de tubo vertical 217 está localizada bem abaixo do nível da superfície de produto de tratamento 220), uma parte de cotovelo 211 posicionada sobre a tampa 209; em uma parte termina livre 223 da parte de cotovelo 221, um par de anéis de O 225 são encaixados em entalhes anular respectivos.
[0061] O assento de gaveta, indicado 227, é formatado de modo a acomodar de modo deslizante a gaveta 15 e guia a gaveta nos movimentos de extração/inserção. O assento de gaveta 227 compreende uma armação dianteira 229 para o suporte de um painel dianteiro de gaveta 231; a armação dianteira 229 tem um recesso 233 formado em um lado de topo da mesma, o recesso 233 sendo adaptado para permitir a passagem das pares de cotovelo 221 dos dois tubos de sucção 213a e 213b quando a gaveta 125 é completamente empurrada dentro do gabinete 105 (uma condição em que o painel dianteiro da gaveta 231 resulta essencialmente nivelado como painel de controle 120).
[0062] Duas válvulas são formadas no assento de gaveta 227. Cada uma das duas válvulas compreende um corpo de válvula oco 235a, 235b se projetando da armação dianteira 229 para a parte traseira do gabinete 105; os dois corpos de válvula 235a e 235b, que na modalidade exemplar mostrada são formados em uma peça com a armação dianteira 229, são posicionados de modo a resultarem alinhados com as partes de cotovelo 221 dos dois tubos de sucção 213a e 213b, e têm uma primeira parte 237 de formato e tamanho adaptados para receber de modo justo a parte terminal livre 223 das partes de cotovelos 221 dos tubos de sucção 213 e 213b, os anéis em O 225 fornecidos na parte terminal livre 223 assegurando uma vedação justa quando as partes terminais livres 223 das partes de cotovelo 221 são inseridas na primeira parte 237 dos corpos de válvula 235a e 235b. Os corpos de válvula 235a e 235b têm uma segunda parte 239 seguindo a primeira parte 237 e acomodando um elemento de válvula deslizável 241 formando um elemento de interrupção de passagem de fluido. O elemento de válvula deslizável 241 é um elemento em geral cilíndrico, oco, aberto em uma primeira base 243 do mesmo voltado para as partes de cotovelo 221, e fechado em uma segunda base oposta 245, com uma ou mais aberturas 247 formadas na parede periférica da mesma em correspondência da segunda base 245, a abertura (s) 247 colocando o interior oco do elemento de válvula 241 em comunicação fluida com o exterior. Uma mola helicoidal de orientação 249 é encaixada fora do elemento de válvula, ente uma sulco anular 251 se projetando da parede perimétrica do elemento de válvula 241 e um ressalto 253 formado na extremidade da segunda parte 239 dos corpos de válvula 235a e 235b.
[0063] Um acoplamento de tubo 255 é encaixado na segunda parte 239 dos corpos de válvula 235a e 235b, com um par de anéis em O 257 encaixado nem cada uma das segundas partes do corpo de válvula 239 para assegurar a vedação; o acoplamento de tubo 225 se estende mais longe na direção da parte traseira do gabinete 105 com respeito à segunda parte 239 dos corpos de válvula 235a e 235b, para definir uma câmara de líquido 259, e termina com um bico 261 adap-tado na conexão de um tubo flexível 263a, 263b levando à entrada de uma bomba de sucção respectiva 265a, 265b.
[0064] De acordo com uma modalidade da presente invenção, as duas bombas 265a e 265b são bombas de deslocamento positivo, por exemplo, bombas volumétricas, bombas alternadas, bombas de engrenagem e são adaptadas para deslocar quantidades dosadas de líquidos. As duas bombas 265a e 265b têm uma saída de distribuição que é conectada de modo fluido, por meio de um tubo flexível respectivo 267a e 267b, em entradas respectivas de uma câmara de mistura 269 localizada em um canto traseiro (em particular, mas não de modo limitante, o canto esquerdo traseiro quando visto a partir da frente) do assento 227 para a gaveta 125; de preferência a câmara de mistura 269 está em uma construção de peça única com o assento de gaveta 227 e é obtida por um processo de moldagem por injeção de plástico.
[0065] As saídas das duas eletroválvulas 270 e 271 são conectadas de modo fluido. Através de condutos respectivos 290 e 291, em uma câmara de carga de água 272, localizada atrás do assento de gaveta 227 e, por exemplo, em uma peça com o mesmo. A câmara de carga de água 272 é formatada de modo a definir um canal que gira em volta do canto esquerdo traseiro do assento de gaveta 227 e abre na câmara de mistura 269. As duas eletroválvulas 270 e 271 são conectadas respectivamente, por meio de mangueiras, em orifícios de distribuição de água fria e água quente que devem estar presentes nas dependências do usuário onde a máquina deve ser localizada (em modalidades alternativas da invenção, somente uma eletroválvula pode estar presente, para a conexão com o orifício de distribuição de água fria ou água quente). De preferência, os condutos 290 e 291 são formados em uma construção de peça única com a câmara de carga de água 272, e são combinados por um processo de moldagem por injeção de plástico. As duas eletroválvulas são, por exemplo, fixadas na parte traseira da câmara de carga de água por meio de suportes. A câmara de carga de água 272 forma um espaço de ar (fenda de ar) entre as saídas das eletroválvulas e da câmara de mistura 269.
[0066] A câmara de mistura 269 abre no fundo em uma tubulação 277 que está em comunicação fluida com a cuba de lavagem (por exemplo, para este propósito uma mangueira flexível, um fole - não mostrado nos desenhos - bode ser usado) para distribuir par a mesma a água de lavagem, possivelmente misturada com os produtos de tratamento d roupas, e a água de enxágue.
[0067] Sensores de nível (não mostrados nos desenhos) para detectar o nível de produtos de tratamento de roupas podem ser fornecidos dentro, ou estar associado de modo operante com os dois recipientes 201a e 201b. Os sensores de nível, que, por exemplo, podem ser um ou mais sensores capacitivos, sensores óticos, sensores de condutividade, e podem ser montados nas gavetas, ou no assento de gaveta, por exemplo, ao longo das paredes laterais dos mesmos, são usados para prover o usuário com indicações (por exemplo, através de indicadores visuais fornecidos no painel de controle 120) sobre a necessidade de reabastecer os recipientes 201a e 201b.
[0068] Um espaço de ar 273 é formado no fundo do assento de gaveta 227; o espaço de ar 273, por exemplo, é definido pelas paredes de fundo do assento de gaveta 227 e (possivelmente removível, ou formado em uma peça com o assento de gaveta) um painel 274 que separa o espaço de ar 273 no fundo do assento de gaveta 227 da área superior 275 do assento de gaveta 227 pretendido para acomodar a gaveta 125. O espaço de ar 273 está em comunicação de ar com a cuba de lavagem, por exemplo, através da mangueira flexível ou fole que conecta a tubulação 277 na cuba de lavagem. O espaço de ar 273 tem uma abertura de descarga 276, que abre dentro do gabinete de máquina 105.
[0069] O usuário pode extrair a gaveta 125 de seu assento 227 e despejar os produtos de tratamento de roupas desejados, por exemplo, detergente e/ou amaciante (dependendo do ciclo de lavagem que ele deseja que a máquina realize) em recipientes apropriados 201a e/ou 201b formados na gaveta 125. Quando a gaveta 125 é puxada par fora, como nas figuras 2A e 2C, as partes de cotovelo 221 dos tubos de sucção 213a e 213b são extraídas dos corpos de válvula respectivos 235a e 235b; a molas de orientação 249 orientam os elementos de válvula 241 em uma posição em que a abertura(s) 247 formada nas paredes perimétricas dos mesmos não está em comunicação com a câmara de líquido 259. Quando, depois de ter despejado os produtos de tratamento desejados nos recipientes 201a e 201b formados na gaveta 125, o usuário empurra a gaveta 125 completamente em seu assento 227, as duas partes de cotovelo 221 penetra nas primeiras partes 237 dos corpos de válvula 235a e 235b, e os aros das extremida-des livres das partes de cotovelo 221, contatando o aro dos elementos de válvula 241, empurram o último contra a ação de orientação das molas de orientação 249. Os elementos de válvula 241 assim deslizam para trás até as aberturas 247 formadas nas paredes perimétricas dos mesmos se abrem nas câmaras de líquido 259, e desta maneira uma trajetória de fluido é estabelecida entre os recipientes 201a e 201b e as bombas 265a e 265b. Quando a bomba 265a ou a bomba 265b é ativada (de acordo com o sincronismo do programa de lavagem), ela suga uma quantidade dosada do produto de tratamento respectivo, detergente e/ou amaciante, do recipiente 201a ou 201b formado na gaveta 125; o produto de tratamento é então distribuído para a câmara de mistura 269, onde pode ser misturado com água fria ou quente, tomada do encanamento de água, e a mistura assim obtida é então distribuída para a cuba de lavagem.
[0070] Os dois recipientes 201a e 201b fornecem um armazenamento de produtos de tratamento de roupas dentro da máquina; a capacidade dos recipientes 201a e 201b ode ser maior que a quantidade de produto de tratamento de roupas necessário para um ciclo de lavagem, e pode bastar para vários ciclos de lavagem, de modo que o usuário não precisa mais despejar na máquina os produtos de tratamento de roupas antes de começar cada ciclo de lavagem. Uma autodosagem dos produtos de tratamento é obtida graças à provisão das bombas 265a e 265b, que retiram dos recipientes 201a e 201b a quantidade precisa de produto de tratamento necessária para o ciclo de lavagem único; isto s traduz em uma economia de produtos e tratamento de roupas, com um impacto benéfico também no ambiente.
[0071] As doses apropriadas de produtos de tratamento são retiradas dos recipientes 201a e 201b na gaveta 125 pela ação de sucção das bombas 265a e 265b, isto é, os produtos de tratamento não caem por gravidade dos recipientes. A sucção é acima do nível da superfície dos produtos de tratamento armazenados nos recipientes, isto em, a dose de produto de tratamento a ser distribuída para a cuba de lavagem é elevada acima do nível de superfície. Isto permite evitar qual-quer possível vazamento de produtos de tratamento.
[0072] A câmara de carga de água 272 fornece uma separação entre as saídas das eletroválvulas 270 e 271 e a câmara de mistura 269 onde os tubos 267a e 267b das bombas 265a e 265b se abrem. Desta maneira, é assegurado que nenhum produto de tratamento de roupas vaza na eletroválvulas e retorno para o encanamento de água fria/quente.
[0073] A gaveta resulta em comunicação fluida com a cuba de lavagem somente através das bombas, assim vapores que se originam na cuba durante a lavagem de roupas não podem ser descarregados através da gaveta. O espaço de ar 273 em comunicação de ar com a cuba de lavagem define uma trajetória de descarga de vapor que permite descarregar vapores vindos da cuba de lavagem durante os ciclos de lavagem; os vapores são descarregados dentro do gabinete d máquina. A descarga dos vapores também impede que os produtos de tratamento de roupas armazenados nos recipiente 201a e 201b da gaveta 125 sejam aquecidos pelos vapores, o que é indesejável, na medida em que o aquecimento repetido dos produtos de tratamento de roupas poderia alterar suas propriedades.
[0074] Uma vantagem desta solução reside em que quando a gaveta 125 é puxada para fora do assento 227, por exemplo, para o reabastecimento dos recipientes de produtos de tratamento 201a e 201b, qualquer possível vazamento de produtos de tratamento dos corpos de válvula 235a e 235b (isto é resíduos de produto de tratamento nos corpos de válvula) cai na tampa 209, de onde pode se facilmente removido pelo usuário.
[0075] O assento de gaveta 227, a câmara de mistura 269, a câmara de carga de água 272, a tubulação 277 pode ser formada como um componente de peça única, obtido por um processo de moldagem de injeção de plástico; esta redução de partes separadas simplifica as operações de montagem.
[0076] As figuras 3A-3L mostram outra solução de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0077] Em mais detalhe, a figura 3A mostra em vista em perspectiva a gaveta, para despejar produtos de tratamento de roupas, parcial mente extraída de seu assento; a figura 3B mostra em perspectiva a gaveta completamente inserida em seu assento; a figura 3C mostra em perspectiva o detalhe de uma bomba de dosagem para distribuir quantidades dosadas de produtos de tratamento de lavagem de roupas para uma cuba de lavagem; a figura 3D mostra a bomba de dosagem, em perspectiva similar à figura 3C e em seção transversal parcial, em uma primeira condição de operação; a figura 3E é uma vista dianteira da vista em perspectiva da figura 3D; a figura 3F mostra a bomba de dosagem, e em uma perspectiva e em seção transversal parcial, de modo similar à figura 3C, em uma segunda condição de operação; a figura 3G é uma vista dianteira da vista m perspectiva da figura 3F; a figura 3I mostra em perspectiva e parcialmente em seção transversal a bomba de dosagem, na segunda condição de operação; a figura 3H é uma vista em perspectiva do assento de gaveta; e a figura 3L mostra em perspectiva uma seção transversal do assento de gaveta tomada ao longo de um plano horizontal.
[0078] Essencialmente, esta solução difere daquela descrita anteriormente pelo fato de que dois tubos de sucção 213a e 213b, as duas válvulas formadas no assento de gaveta 227 e as duas bombas de sucção 265a e 265b são substituídos por duas bombas 365a e 365b tendo a estrutura descrita a seguir.
[0079] Cada uma das duas bombas 365a, 365b compreende uma parte de motor de bomba 301a, 301b, e uma parte de corpo de bomba 303a, 303b. A parte de motor de bomba 301a, 301b, e a parte de corpo de bomba 303a, 303b de cada uma das duas bombas 365a e 365b são separáveis uma da outra.
[0080] As partes de motor de bomba 301a e 301 b, cada uma compreendendo uma caixa 305 acomodando um motor elétrico, particularmente um motor escalonado, são montadas no assento de gaveta 227, na parte traseira do mesmo. Um eixo de acionamento 307 se pro- jeta da caixa 305 de cada parte de motor de bomba 301a, 301b, para frente do assento de gaveta 227. Na extremidade livre do eixo de acionamento 307, uma engrenagem de face 309 e montada.
[0081] As partes de corpo de bomba 303a e 303b são montadas na gaveta 125, na parte traseira da mesma, na tampa 209, e estão em alinhamento com a parte de motor de bomba respectiva 301a, 301b.
[0082] Cada uma das partes de corpo de bomba 303a e 303b compreende um eixo de transmissão de movimento 311 terminando em uma extremidade da mesma com uma engrenagem e face 313 adaptada para engrenar de modo liberável com a engrenagem de face 309 da parte de motor de bomba correspondentes 301a, 301b. a extremidade grande 315 de uma haste de conexão 317 é conectada de modo pivotante na extremidade oposta do eixo de transmissão 311, em posição excêntrica (com respeito a um eixo de rotação do eixo de transmissão 311). A extremidade pequena da haste de conexão 317 é articulada a um pino 319 de um pistão 321 deslizável verticalmente dentro de um cilindro 323.
[0083] A parte de fundo 325 do cilindro 323 interior é conectada de modo fluido, através de um canal 327, para uma primeira válvula de não retorno 329 disposta em uma extremidade oposta do canal 327 e interposta entre o canal 327 e um tubo de sucção 331 se estendendo para baixo em um respectivo dos dois recipientes 201a e 201b.
[0084] Um canal vertical 333 se ramifica do canal 327 em posição intermediária ao longo do comprimento do último. Uma segunda válvula de não retorno 335 é colocada ao longo do canal vertical 333; a segunda válvula de não retorno 335 é interposta entre o canal 333 e um canal de distribuição 337, abrindo dentro da câmara de carga de água 272 no topo da mesma.
[0085] Cada uma das primeira e segunda válvulas de não retorno 329 e 335 compreende um elemento móvel de interrupção de passa- gem de fluxo respectivo 339, 341; o elemento móvel genérico 339, 341 é móvel entre uma primeira posição, na qual fecha uma passagem de válvula e assim interrompe a passagem de fluido, e uma segunda posição na qual abre a passagem de válvula e assim não impede a passagem de fluido.
[0086] Os elementos móveis 339 e 341 são feitos se mover por deltas de pressão induzida nos canais 333 e 337 como uma consequência do movimento do pistão 321 dentro do cilindro 323. Quando o motor elétrico da bomba é ativado para causar a subida do pistão 321 para o ponto morto de topo (uma condição representada ns figuras 3D e 3E), a depressão induzida dentro dos canais 327 e 333 faz o elemento móvel 339 da primeira válvula de não retorno 329 se mover pa-ra a posição na qual a passagem de válvula está aberta, enquanto o elemento móvel 341 da segunda válvula de não retorno 335 é fito se mover para a posição na qual fecha a passagem de válvula; a mesma depressão faz o produto de tratamento de lavagem ser sugado do recipiente 201a, 201b para o canal 327 através do tubo de sucção 331. Quando o motor elétrico da bomba é ativado para fazer o percurso descendente do pistão 321 dentro do cilindro 323 ara o ponto morto de fundo (uma condição representada nas figuras 3Gm 3I e 3H), a subida de pressão dentro do canal 327 empurra de volta o produto de tratamento (líquido) presente dentro do canal, de modo que por um lado o elemento móvel 339 é feito se mover ara a posição em que a passagem de válvula é fechada, e, enquanto isto, o produto de tratamento sobe ao longo do canal 333; aqui, o elemento móvel 341 é feito se mover (pelo produto de tratamento propriamente dito) para a posição na qual a passagem de válvula está aberta, de modo que o produto de tratamento pode fluir dentro do canal de distribuição 337 e daqui para dentro da câmara de carga de água 272.
[0087] O eixo de transmissão 331 e o conduto de distribuição 338 são cobertos por uma tampa em formato de caixa removível 338.
[0088] De preferência, a fim de separar as eletroválvulas 270 e 271 dos produtos de tratamento e roupas, um anteparo vertical 343 é fornecido dentro da câmara de carga de água 272, para separar uma primeira subcâmara 345, dentro da qual a água fresca é carregada, de uma segunda subcâmara 347, onde os produtos de tratamento distribuídos através dos canais de distribuição 337 são descarregados. O anteparo 343 s estende ligeiramente menos que a câmara de carga de água 272 de modo que as duas subcâmaras 345 e 347 estão em comunicação fluida em suas extremidades.
[0089] Vantajosamente, similarmente à modalidade previamente descrita, a câmara de carga de água 272, o anteparo vertical 343, a câmara e mistura 269 e a tubulação 277 são realizados em construção de peça única com o assento de gaveta 227por meio de um processo de moldagem de injeção de plástico.
[0090] Também neste caso, sensores de nível (não mostrados nos desenhos) para detectar o nível de produtos de tratamento podem ser fornecidos dentro, ou estar operativamente associados com os dois recipientes 201a e 201b.
[0091] O usuário pode extrair a gaveta 125 de seu assento 227 e despejar os produtos de tratamento de roupas desejados, por exemplo, detergente e/ou amaciante (dependendo do ciclo de lavagem que ele deseja ser realizado pela máquina) em recipientes apropriados 201a e/ou 201b formados na gaveta 125. Quando a gaveta 125 é retirada, como na figura 3A, a engrenagem de face 313 do eixo de transmissão 311 desengata da engrenagem de face 309 no eixo de acio-namento 307. Depois de ter reabastecido os recipientes 201a e 201b, o usuário empurra a gaveta 125 para dentro de seu assento 227; a engrenagem de face 313 engata a engrenagem de face 309 (este engate pode ser facilitado por um desenho adequado do perfil dos dentes das duas engrenagens de face 309 e 313).
[0092] Durante o ciclo de lavagem, quando é necessário distribuir os produtos de tratamento de lavagem para a cuba de lavagem, cada um dos motores elétricos de bomba é ativado. A bomba suga do recipiente associado 201a, 201b na gaveta 125 a quantidade dosada de produto de tratamento de lavagem de roupas, que é descarregado na subcâmara 347. A água fresca (fria ou quente) é carregada dentro da subcâmara 345 ativando cada uma das eletroválvulas 270 e 271. Um jorro de água passa dentro da subcâmara 347 e transporta os produtos de tratamento de roupas para a câmara e mistura 269; aqui, o produto de tratamento de roupas mistura com água, e a mistura é distribuída para a cuba de lavagem.
[0093] Uma vantagem desta segunda modalidade é que exige menos partes, em particular menos tubos.
[0094] Similarmente à primeira modalidade descrita anteriormente, também neste caso uma quantidade dosada de produto de tratamento a ser distribuído para a cuba de lavagem é sugada para fora do recipiente respectivo acima do nível da superfície do produto de tratamento armazenado no recipiente, isto não existe queda por gravidade, e isto impede vazamentos indesejados de produtos.

Claims (15)

1. Máquina de lavar roupas compreendendo um gabinete (105) acomodando uma cuba de lavagem de roupas e uma disposição de distribuição para distribuir produtos de tratamento de lavagem de roupas a serem usados durante a lavagem de roupas, a disposição de distribuição compreendendo: - uma gaveta (125) deslizável dentro de um assento de gaveta (227) fornecido no gabinete (105), a gaveta (125) definindo pelo menos um recipiente (201a, 201b) para conter produtos de tratamento de lavagem de roupas; - pelo menos uma bomba de sucção (265a, 265b; 365a, 365b), associada com o pelo menos um recipiente (201a, 201b) e conectada de modo fluido na cuba de lavagem de roupas para distribuir quantidades dosadas dos produtos de tratamento do pelo menos um recipiente (201a, 201b); e - uma conexão fluida (213a, 213b; 331) entre a pelo menos uma bomba de sucção (265a, 265b; 365a, 365b) e o pelo menos um recipiente (201a, 201b); caracterizada pelo fato de que a pelo menos uma bomba de sucção (265a, 265b; 365a, 365b) e a conexão fluida (213a, 213b; 331) são dispostas de modo a permitir a sucção das quantidades dosadas de produto de tratamento a partir de cima de uma superfície do produto de tratamento contido no recipiente (201a, 201b); e a pelo menos uma bomba de sucção (265a, 265b; 365a, 365b) compreende uma parte de motor de bomba (301a, 301b) e uma parte de corpo de bomba (303a, 303b), separável uma da outra, a parte de motor de bomba (301a, 301b) sendo montada no assento de gaveta (227) e a parte de corpo de bomba (303a, 303b) sendo montada na gaveta (125); a dita parte de corpo de bomba (303a, 303b) e a dita parte de motor de bomba (301a, 301b) compreendendo um membro de transmissão de movimento para transmitir movimento da parte de motor de bomba (301a, 301b) para a parte de corpo de bomba (303a, 303b) quando estas partes estão engatadas, a dita parte de motor de bomba (301a, 301b) sendo configurada para separar uma da outra como resultado da retirada da gaveta (125) do assento (227); e em que a gaveta (125) está posicionada em um lugar mais alto que a cuba provida no interior do gabinete (105).
2. Máquina de lavar roupas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a pelo menos uma bomba de sucção (265a, 265b; 365a, 365b) está disposta de modo que em operação, resulta na sucção de quantidades dosadas acima de um nível de superfície do produto de tratamento contido no pelo menos um recipiente (201a, 201b).
3. Máquina de lavar roupas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a parte de motor de bomba (301a, 301b) é montada em uma parte traseira do assento de gaveta (227), e a parte e corpo de bomba (303a, 303b) é montada em uma parte traseira da gaveta (125).
4. Máquina de lavar roupas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a disposição de distribuição compreende uma câmara de mistura (269), a pelo menos uma bomba de sucção (265a, 265b; 365a, 365b) associada com o pelo menos um recipiente (201a, 201b) sendo conectado de modo fluido na câmara de mistura (269) para distribuir para a mesma quantidades dosadas de produtos de tratamento do pelo menos um recipiente (201a, 201b), a câmara de mistura (269) sendo conectada de modo fluido em uma entrada de água, compreendendo pelo menos uma eletroválvula (270, 271), e na cuba de lavagem de roupa.
5. Máquina de lavar roupas, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que compreende um canal de alimenta ção de água (272) conectado a uma saída de pelo menos uma eletro- válvula (270, 271) que em uso é conectável a um encanamento de água externo, o canal de alimentação de água sendo conectado de modo fluido com a câmara de mistura (269).
6. Máquina de lavar roupas, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a pelo menos uma bomba de sucção (265a, 265b; 365a, 365b) associada com o pelo menos um recipiente (201a, 201b) é conectada de modo fluido com a câmara de carga de água (272) para distribuir para a mesma, quantidades dosadas de produtos de tratamento sugados do pelo menos um recipiente (201a, 201b).
7. Máquina de lavar roupas, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que a câmara de carga de água (272) compreende uma primeira subcâmara (345), dentro da qual é carregada água fresca, e uma segunda subcâmara (347), onde as quantidades dosadas de produtos de tratamento distribuídos pela pelo menos uma bomba (265a, 265b; 365a, 365b) são descarregados, as primeira (345) e segunda (347) subcâmaras sendo parcialmente separadas uma da outra.
8. Máquina de lavar roupas, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 7, caracterizada pelo fato de que a câmara de mistura (269) é interposta entre a parte de motor de bomba (301a, 301b) e a parte de corpo de bomba (303a, 303b).
9. Máquina de lavar roupas, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a câmara de mistura (269) e/ou o canal de carga de água são de preferência em construção de peça única com o assento de gaveta (227).
10. Máquina de lavar roupas, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a pelo menos uma bomba de sucção (265a, 265b; 365a, 365b) é uma bomba de deslocamento positivo.
11. Máquina de lavar roupas, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que: a parte de motor de bomba (301a, 301b) compreende um motor elétrico e um eixo de acionamento (307), e a parte de corpo de bomba (303a, 303b) compreende: um eixo de transmissão de movimento (311) configurado para engatar de modo liberável o eixo de acionamento; um pistão (321) acionado pelo eixo de transmissão de mo-vimento (311) e móvel dentro e uma câmara de bomba (323, 327, 333); uma primeira válvula de não retorno (329) em uma entrada da bomba de sucção (265a, 265b; 365a, 365b), e uma segunda válvula de não retorno (335) em uma saída de distribuição da bomba de sucção (265a, 265b; 365a, 365b), em que as primeira e segunda válvulas de não retorno são feitas para abrir e fechar em oposição de fase por deltas de pressão causadas pelo movimento do pistão dentro da dita câmara de bomba (323, 327, 333).
12. Máquina de lavar roupas, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que compreende pelo menos uma válvula (235a, 235b) para conectar de modo fluido o pelo menos um recipiente (201a, 201b) com a pelo menos uma bomba de sucção (265a, 265b; 365a, 365b), a dita válvula sendo realizada de modo a fechar automaticamente e cortar a conexão fluida (213a, 213b; 331) entre o pelo menos um recipiente (201a, 201b) e a pelo menos uma bomba de sucção (265a, 265b; 365a, 365b) quando a gaveta (125) é pelo menos parcialmente extraída do assento (227), e para abrir automaticamente e estabelecer a conexão fluida (213a, 213b; 331) entre o pelo menos um recipiente (201a, 201b) e a pelo menos uma bomba de sucção (265a, 265b; 365a, 365b) quando a gaveta (125) é empurrada para dentro do assento (227).
13. Máquina de lavar roupas, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que a pelo menos uma válvula compreende pelo menos uma parte de válvula que é fixada no assento de gaveta (227), a dita parte de válvula sendo disposta no topo do assento de gaveta (227), de modo que a gaveta (125) é deslizável dentro do assento (227) abaixo a pelo menos uma válvula.
14. Máquina de lavar roupas, de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de que a dita pelo menos uma válvula compreende: - pelo menos um corpo de válvula (235a, 235b); - pelo menos um elemento de interrupção de passagem de fluido (241) móvel dentro do corpo de válvula entre uma primeira posição em que a passagem de fluido é interrompida, e uma segunda posição em que a passagem de fluido é permitida; - um elemento de orientação respectivo (249) associado com o pelo menos um elemento de interrupção de passagem de fluido para orientá-lo dentro da primeira posição quando a gaveta (125) é parcialmente extraída do assento (227); e - um elemento de impulsão (221) para empurrar o elemento de orientação (249) para a segunda posição contra a ação do elemento de orientação (249) quando a gaveta é empurrada para dentro do assento (227).
15. Máquina de lavar roupas, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a câmara de mistura (269) é interposta entre a parte de motor de bomba (301a, 301b) e a parte de corpo de bomba (303a, 303b).
BRPI1014270-3A 2009-05-11 2010-04-29 Máquina de lavar roupas BRPI1014270B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP09159847.4 2009-05-11
EP09159847.4A EP2251481B1 (en) 2009-05-11 2009-05-11 Laundry washing appliance
PCT/EP2010/055835 WO2010130586A1 (en) 2009-05-11 2010-04-29 Laundry washing appliance

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1014270A2 BRPI1014270A2 (pt) 2016-04-05
BRPI1014270B1 true BRPI1014270B1 (pt) 2020-09-29

Family

ID=41090301

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1014270-3A BRPI1014270B1 (pt) 2009-05-11 2010-04-29 Máquina de lavar roupas

Country Status (7)

Country Link
US (1) US9057150B2 (pt)
EP (2) EP3460120B1 (pt)
CN (1) CN102421958B (pt)
BR (1) BRPI1014270B1 (pt)
PL (2) PL2251481T3 (pt)
RU (1) RU2544128C2 (pt)
WO (1) WO2010130586A1 (pt)

Families Citing this family (49)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102010062521A1 (de) * 2010-12-07 2012-06-14 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Wasserführendes Haushaltsgerät
CN102587090A (zh) * 2012-03-22 2012-07-18 无锡小天鹅股份有限公司 克服洗涤剂粘稠度变化的投放装置及其控制方法
KR101992137B1 (ko) * 2012-11-26 2019-06-25 삼성전자주식회사 액체감지장치, 세제공급장치 및 이를 가지는 세탁기
KR102255022B1 (ko) 2013-07-03 2021-05-24 삼성전자주식회사 세제공급장치 및 이를 갖는 세탁기
KR101343712B1 (ko) * 2013-07-16 2013-12-20 김학열 드럼세탁기의 세제공급통
ITTO20130693A1 (it) 2013-08-14 2015-02-15 Elbi Int Spa Struttura di cassetto per l'erogazione dosata di almeno un agente di lavaggio in una macchina lavatrice, in particolare una macchina lavabiancheria.
CN104372579A (zh) * 2013-08-16 2015-02-25 代傲电子控制(南京)有限公司 一种辅助添加装置
EP3048945B1 (en) * 2013-09-27 2018-08-08 Arçelik Anonim Sirketi A washer comprising an automatic dosing unit
EP3071742B1 (en) * 2013-11-20 2022-03-09 Electrolux Appliances Aktiebolag Laundry washing machine with detergent drawer comprising a control panel
WO2015080491A2 (en) * 2013-11-28 2015-06-04 Lg Electronics Inc. Washing machine
PL2733249T3 (pl) * 2014-02-20 2017-04-28 V-Zug Ag Pralka z zasobnikami na środek piorący
CN105308230B (zh) * 2014-03-04 2018-04-24 Lg电子株式会社 洗衣机
DE102014105841A1 (de) * 2014-04-25 2015-10-29 Miele & Cie. Kg Wäschebehandlungsmaschine mit einer Vorrichtung für die Zugabe von flüssigen Wasch- und/oder Pflegemitteln
KR102487097B1 (ko) 2014-05-30 2023-01-11 엘지전자 주식회사 의류처리장치
US9644308B2 (en) * 2014-08-12 2017-05-09 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Nozzle formed in a dispensing apparatus
CN104762792B (zh) * 2015-03-25 2018-06-22 无锡小天鹅股份有限公司 洗衣机进水组件以及洗衣机
US10914028B2 (en) * 2015-08-04 2021-02-09 Whirlpool Corporation Laundry treating appliance with stain station
KR102407647B1 (ko) * 2015-08-17 2022-06-10 엘지전자 주식회사 건조기
KR102471915B1 (ko) 2016-01-05 2022-11-29 엘지전자 주식회사 세탁제펌프 및 이를 구비한 세탁물처리장치
ES2781765T3 (es) * 2016-01-14 2020-09-07 Vestel Beyaz Esya Sanayi Ve Ticaret As Dispositivo de lavado
KR20170096315A (ko) * 2016-02-16 2017-08-24 동부대우전자 주식회사 세탁기 및 그 세탁기에 구비된 액체첨가제 투입장치
KR102493966B1 (ko) * 2016-02-16 2023-02-01 주식회사 위니아전자 세탁기
WO2017162291A1 (en) 2016-03-24 2017-09-28 Electrolux Appliances Aktiebolag Laundry washing machine comprising a water softening device and a local electronic control unit
PL3348700T3 (pl) 2017-01-12 2021-10-04 Electrolux Appliances Aktiebolag Urządzenie gospodarstwa domowego zawierające moduł dopływu wody
CN106637835B (zh) * 2017-02-20 2019-08-23 无锡小天鹅电器有限公司 用于洗衣机的投放装置和具有其的洗衣机
EP3613890B1 (en) 2017-04-17 2023-08-09 Qingdao Haier Drum Washing Machine Co., Ltd. Detergent additive box, mounting structure and distribution box including a detergent additive box
CN108729140B (zh) * 2017-04-17 2020-12-22 青岛海尔滚筒洗衣机有限公司 一种洗涤添加剂盒
CN108729139B (zh) * 2017-04-17 2020-12-29 青岛海尔洗涤电器有限公司 一种洗涤添加剂盒
CN108729138B (zh) * 2017-04-17 2021-04-09 青岛海尔洗涤电器有限公司 一种洗涤添加剂盒
CN108930142B (zh) * 2017-05-27 2021-03-16 青岛海尔洗涤电器有限公司 一种洗涤添加剂盒及洗衣机
DE102017215258A1 (de) * 2017-08-31 2019-02-28 BSH Hausgeräte GmbH Wäschepflegegerät mit einem Dosiermodul
DE102017222499A1 (de) 2017-12-12 2019-06-13 BSH Hausgeräte GmbH Wäschepflegegerät mit einem Flüssigkeitszuführelement
CN108193442B (zh) * 2018-02-07 2021-01-15 南京中竞科电子科技有限公司 一种洗涤剂投放装置及洗衣机
EP3617379B1 (en) * 2018-08-30 2021-08-04 Electrolux Appliances Aktiebolag Laundry treatment appliance comprising an improved drawer
EP3617374B1 (en) * 2018-08-30 2021-10-06 Electrolux Appliances Aktiebolag Laundry appliance with user-friendly drawer
EP3617381B1 (en) * 2018-08-30 2021-10-06 Electrolux Appliances Aktiebolag Laundry appliance having a drawer provided with improved top cover
KR102555839B1 (ko) * 2018-11-15 2023-07-13 엘지전자 주식회사 세탁기
KR102604689B1 (ko) 2019-04-12 2023-11-20 엘지전자 주식회사 세탁기
KR102644821B1 (ko) * 2019-04-12 2024-03-06 엘지전자 주식회사 세탁기
KR102657349B1 (ko) * 2019-04-12 2024-04-12 엘지전자 주식회사 세탁기 및 세탁기의 제어방법
CN112301674A (zh) * 2019-07-30 2021-02-02 东芝生活电器株式会社 衣物处理装置
EP3786336B1 (en) 2019-08-29 2024-05-22 LG Electronics Inc. Detergent supply device
AU2020223729B2 (en) 2019-08-29 2022-07-07 Lg Electronics Inc. Detergent storage container and method for manufacturing the same
KR20210027019A (ko) * 2019-08-29 2021-03-10 엘지전자 주식회사 세제공급장치와 이를 포함하는 의류처리장치
KR20210027021A (ko) * 2019-08-29 2021-03-10 엘지전자 주식회사 드로워 및 이를 포함하는 의류 처리 장치
EP3786340B1 (en) 2019-08-29 2024-06-05 LG Electronics Inc. Drawer
KR20210094285A (ko) 2020-01-21 2021-07-29 엘지전자 주식회사 의류처리장치
USD1024468S1 (en) * 2022-01-17 2024-04-23 Shenghui Wang Laundry detergent holder
WO2023184809A1 (zh) * 2022-03-31 2023-10-05 无锡小天鹅电器有限公司 分配器盒、洗涤剂投放装置、洗涤设备、洗涤设备套件

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3246127A1 (de) 1982-12-13 1984-06-14 Bosch-Siemens Hausgeräte GmbH, 7000 Stuttgart Geraet mit einrichtungen fuer die bevorratung, dosierung und zugabe von fluessigen wasch- und spuelmitteln
IT222457Z2 (it) * 1991-06-12 1995-04-20 Candy Perfezionamenti si dispositivi per l'alimentazione di detersivi ed addittivi alle macchine lavabiancheria
ATE368144T1 (de) 2001-09-11 2007-08-15 Arcel K A Dosiervorrichtung für flüssigwaschmittel
ES2249105B1 (es) * 2003-12-05 2007-05-01 Plasticos Mondragon, S.A.U. Deposito dosificador de suavizante para electrodomesticos.
DE102006029953A1 (de) 2006-06-29 2008-01-03 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Waschmaschine mit einem steuerbaren Frischwasserzulauf und Verfahren zum Betreiben einer solchen Waschmaschine
EP2041358B1 (en) 2006-07-18 2010-09-15 LG Electronics Inc. Laundry dryer
ITTO20060569A1 (it) * 2006-07-31 2008-02-01 Indesit Co Spa "macchina di lavaggio, in particolare una lavabiancheria, comprendente un dispensatore di agenti di lavaggio a lunga autonomia"
PL2011913T3 (pl) * 2007-07-03 2011-11-30 Electrolux Home Products Corp Nv Pralka do prania
DE102007050920B3 (de) * 2007-10-23 2008-12-04 Miele & Cie. Kg Dosiervorrichtung für flüssige oder zähflüssige Behandlungsmittel einer Waschmaschine und Waschmaschine

Also Published As

Publication number Publication date
US9057150B2 (en) 2015-06-16
PL2251481T3 (pl) 2019-08-30
CN102421958A (zh) 2012-04-18
WO2010130586A1 (en) 2010-11-18
PL3460120T3 (pl) 2024-01-29
EP2251481B1 (en) 2018-11-07
EP3460120B1 (en) 2023-07-12
RU2544128C2 (ru) 2015-03-10
RU2011150208A (ru) 2013-06-20
EP3460120A1 (en) 2019-03-27
CN102421958B (zh) 2014-10-29
EP2251481A1 (en) 2010-11-17
US20120096901A1 (en) 2012-04-26
BRPI1014270A2 (pt) 2016-04-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1014270B1 (pt) Máquina de lavar roupas
US9506183B2 (en) Laundry washing appliance with dosing dispenser
US9315936B2 (en) Automatically controlled washing machine having a detergent inlet device
EP3071742B1 (en) Laundry washing machine with detergent drawer comprising a control panel
CA2561674C (en) Bulk dispensing system for washing machine
KR101466522B1 (ko) 자동 계량공급 시스템을 구비한 물 사용 가전 기기 및 자동 계량공급 방법
US9074312B2 (en) Washing machine comprising a drawer for loading washing agent
BR112015032353B1 (pt) máquina de lavar roupa
CN109957936B (zh) 洗衣机
US20110167877A1 (en) Washing Appliance
CN109957906A (zh) 洗衣机
US10876245B2 (en) Washing machine appliance with a smart additive bulk dispensing assembly
US20190177901A1 (en) Household appliance with a bulk dispenser
JP7507346B2 (ja) 洗濯機
KR101544760B1 (ko) 세제공급장치 및 이를 포함하는 세탁기
RU2777547C1 (ru) Стиральная машина
WO2013037023A1 (en) Cleaning agent dispenser for a laundry machine

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/09/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.