BRPI1013664A2 - dispositivo de montagem de antena - Google Patents

dispositivo de montagem de antena Download PDF

Info

Publication number
BRPI1013664A2
BRPI1013664A2 BRPI1013664-9A BRPI1013664A BRPI1013664A2 BR PI1013664 A2 BRPI1013664 A2 BR PI1013664A2 BR PI1013664 A BRPI1013664 A BR PI1013664A BR PI1013664 A2 BRPI1013664 A2 BR PI1013664A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
antenna
radiation
mounting device
reflector
radiation element
Prior art date
Application number
BRPI1013664-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Olivier Portier
Gérard Jacob
Jean-Pierre Harel
Original Assignee
Alcatel Lucent
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alcatel Lucent filed Critical Alcatel Lucent
Publication of BRPI1013664A2 publication Critical patent/BRPI1013664A2/pt
Publication of BRPI1013664B1 publication Critical patent/BRPI1013664B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01QANTENNAS, i.e. RADIO AERIALS
    • H01Q1/00Details of, or arrangements associated with, antennas
    • H01Q1/12Supports; Mounting means
    • H01Q1/1207Supports; Mounting means for fastening a rigid aerial element
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01QANTENNAS, i.e. RADIO AERIALS
    • H01Q1/00Details of, or arrangements associated with, antennas
    • H01Q1/12Supports; Mounting means
    • H01Q1/20Resilient mountings
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/53Means to assemble or disassemble
    • Y10T29/5313Means to assemble electrical device

Abstract

DISPOSITIVO DE MONTAGEM DE ANTENA. A presente invenção refere-se a um dispositivo para montagem dos componentes de uma antena de painel que compreende pelo menos um elemento de radiação volúmico compreendendo uma base sobre a qual é montado um plano de radiação e pelo menos um componente da estrutura mecânica da antena. O dispositivo compreende um elemento dielétrico compreendendo uma área central compreendendo um primeiro meio de fixação que coopera com componente de radiação, áreas laterais compreendendo um segundo meio de fixação que coopera com bordas longitudinais da estrutura mecânica da antena e uma área intermediária compreendendo um terceiro meio de união flexível entre os primeiro e segundo meios de fixação.

Description

Relatório Descritivo da Patente de lnvenção para "DISPOSITIVO DE MONTAGEM DE ANTENA". A presente invenção refere-se ao campo de antenas de teleco- . municações que transmitem ondas de rádio no domínio de hiperfrequências 5 por meio de elementos de radiação volúmicos (tridimensionais) e, mais parti- cularmente, mas não exclusivamente, a um dispositivo de montagem de an- tena.
A construção de uma antena compreende as etapas de fixação mecânica de seus componentes uns aos outros.
Atualmente, a maioria dos 10 fabricantes de antena usam uma montagem mecânica compreendendo uma armação que serve como uma estrutura mecânica central, sobre a qual são presos todos os outros componentes, tais como elementos de radiação, divi- sores de eriergia, comutadores de fase, superficies refletivas, elementos pa- rasíticos, etc.
Uma vez que todos os elementos tenham sido montados em 15 torno da armação, todo o conjunto é envolvido por uma cúpula.
De forma a suportar as forças mecânicas em virtude do peso dos componentes e das restrições impostas pelo ambiente, essa armação é fabricada de um material, mais comumente um metálico, com dureza e es- pessura suficientes.
Essa restrição inicial limita as posteriores escolhas me- 20 cânicas.
Ela requer que os compromissos feitos no design, particularmente entre fatores elétricos e mecânicos e o custo de fabricação sejam orientados principalmente pelos requisitos mecânicos de forma a assegurar a estabili- dade do desernpenho da antena, Por exemplo, uma antena de cerca de 2 m de comprimento que funciona dentro de uma banda de frequência em torno 25 de 2 GHz compreende uma armação de alumínio cuja espessura está entre 1,5 mm e 2,5 mm.
Contudo, se apenas a profundidade relacionada ao efeito pelicular da faixa de frequência é levado em conta, a espessura requerida seria menos de 0,1 mm.
A presença de conexões metálicas e seu posicionamento entre 30 os componentes força a uma escolha de soluções de fixação mecânica, tais como parafúsamento ou soldagem.
De outro modo, em virtude de inevitável degradação dos contatos elétricos, a antena se defrontaria com produtos intermodulação (InterModulatin Products - IMPs) que se manifestam como - uma distorçâo dos sinais que trafegam através da antena, tal como perdas
. de desempenho se essas degradações ocorrem em áreas onde campos ele- tromagnéticos são intensos.
Essas técnicas de montagem têm graves defici- 5 ências.
Elas levam a custos adicionais, em particular em virtude do tempo requerido para realizar a operação e também da necessidade de maiores controles de qualidade sobre a união que é criada.
Além disso, essas técni- cas de montagem são perigosas de desmontar ou mesmo impossíveis.
Antenas de painel normalmente compreendem uma série de e- lO lementos de radiação volúmicos presos sobre uma estrutura mecânica longi- tudinal- O problema, portanto, é descobrir um dispositivo de montagem que torna possÍvel posicionar e prender elementos de radiação sobre a estrutura e potencialmente outros componentes envolvidos na construção de uma an- tena de paine!, de modo a obter uma união que seja mecânica e eletrica- 15 mente eficiente e isenta de produtos intermodulação (IMPs). A finalidade da invenção é, portanto, propor particularmente um dispositivo para montagem dos componentes de uma antena de painel que torna possÍvel prender elementos de radiação volúmicos sobre um compo- nente da estrutura mecânica da antena rápida, confiável, reversivelmente e 20 de modo econômico.
A solução há muito almejada deve, em particular, levar em conta simultaneamente os seguintes requisitos: - evitar o uso de técnicas tais como parafusamento e/ou solda- gem para realizar a montagem mecânica dos elementos de radiação e do 25 refletor, - usar uma parte não condutiva como um vetor mecânico da montagem, - criar conexões elétricas capacitivas, significando sem contato metal-metal direto. 30 É uma outra finalidade da presente invenção propor uma antena compreendendo elementos de radiação volúmicos mecanicamente conec- tados a um refletor cuja espessura é menor do que na técnica anterior, sem comprometer a resistência mecânica da antena.
É uma outra finalidade da presente invenção propor um método
- para prender um elemento de radiação acoplado a um refletor condutivo, o qual fica mais preso ao mesmo tempo em que é mais confiável do que os 5 métodos anteriores. o objetivo da presente invenção é um dispositivo para monta- gem dos componentes de uma antena de painel que compreende pelo me- nos um elemento de radiação volúmico compreendendo uma base sobre a qual é montado um plano de radiação e pelo menos um componente da es- lO trutura mecânica da antena, dispositivo o qual compreende um elemento dielétrico compreendendo: - uma área central compreendendo um primeiro meio de fixação que coopera com o elemento de radiação, - áreas laterais compreendendo dois meios de fixação que coo- 15 peram com bordas longitudinais da estrutura mecânica da antena, - uma área intermediária compreendendo um terceiro meio de união flexível entre o primeiro e o segundo meio de fixação.
O elemento dielétrico compreende o meio necessário para pren- der o elemento de radiação volúmico, particularmente incluindo os orifícios, 20 grampos, pernos ou pinos.
Vantajosamente, o primeiro meio de fixação que coopera com o elemento de radiação é um meio de fixação de encaixe no lugar.
Assim, a montagem é feita rápida e facilmente e desmontagem é pos- sÍvel sem deterioração, De acordo com uma modalidade preferida da invenção, o primei- 25 ro meio de fixação compreende pelo menos uma formação capaz de adap- tação na base do elemento de radiação volúmico.
A fixação do elemertto mecânico sobre o elemento dielétrico por meio de encaixe no lugar pode ser realizada por formações de vários tipos: formatos de anel, formatos de sali- ência, formatos em U, torção, etc. 30 O elemento dielétrico deve ser capaz de absorção de vibrações e choques de forma a impedir transmissão dos mesmos ao elemento de ra- diação.
Por essa razão, o elemento dielétrico pode ainda compreender pelo menos um amortecedor.
É uma vantagem da invenção que o refletor, que serve como
^ " - uma estrL|tura mecanica, colocado no centro da antena ao tongo de seu eixo longitudinal, não absorva mais diretamente tensões mecânicas externas, 5 uma vez que o elemento de radiação está agora conectado ao mesmo por meio do elemento dielétrico.
O refletor, sem essas tensões, retém sua fun- ção apenas como um refletor elétrico condutivo- Todos os componentes envolvidos na construção de uma antena de painel, particularmente o refletor, os elementos de radiação, a cúpula, as 10 telas, os elementos parasíticos, etc. podem ser conectados ao elemento die- létrico, o que assegura a rigidez mecânica do conjunto- O elemento dielétrico deve ser rígido o bastante para suportar as tensões mecânicas que são impostas sobre o mesmo e deve, simultanea- mente, assegurar a flexibilidade da união mecânica entre o elemento de ra- . 15 diação e o refletor.
Esse eiemento será, vantajosamente, feito de um materi- al polimérico, tal como polioximetileno (POM), polipropileno (PP) ou um co- polímero de acrilonitrila/butadieno/estireno (ABS), potencialmente reforçado com fibra de vidro.
De preferência, o elemento dielétrico é moldado de ape-
nas uma peça. 20 Pesquisando seu design e selecionado o material do elemento dielétrico, d dispositivo de montagem da invençâo torna possível manter mais facilmente Llm controle sobre as vibrações ou choques externos.
Por exemplo, o uso de plástico torna possível absorver, pelo menos parcialmen- te, as forças exercidas pelo ambiente mecânico externo e limitar sua propa- 25 gação através dos componentes dentro da antena.
A invenção também propõe uma antena de painel compreen- dendo pelo menos um elemento de radiação volúmico que compreende uma base sobre a qual é rnontado um plano de radiação, pelo menos um compo- nente da estrutura mecânica da antena e um dispositivo de montagem con- 30 forme descrito anteriormente.
O elemento dielétrico está disposto transver- salmente em relação ao eixo longitudinal da antena.
A conexão elétrica entre o elemento de radiação volúmico e a estrutura condutiva plana, que serve mm particularmente como refletor, colocada defronte ao plano de radiação, é capacitiva- De acordo com uma primeira modalidade, o componente da es- - trutura mecânica da antena é a cúpula. 5 De acordo com uma segunda modalidade, o componente da es- trutura mecânica da antena é o refletor.
Redução das tensões mecânicas exercidas sobre os componen- tes dentro da antena aumenta a confiabilidade global da antena.
Sua expec- tativa de vida operacional também é aumentada por redução dos produtos 10 intermodulação (IMPs). Primeiro, a invenção torna possíve! reduzir grande- meríte essas tensões sobre o refletor da antena, até o ponto em que não haja mais contato direto com o ambiente externo.
A invenção também propõe um método para montagem dos componentes de uma antena de painel compreendendo pelo menos um e- 15 lemento de radiação volúmico compreendendo uma base sobre a qual é montado um plano de radiação a ser preso sobre pelo menos um componen- te da estrutura mecânica da antena e um dispositivo de montagem conforme previamente descrito, dentro do qual o elemento dielétrico está disposto transversalmente em relação ao eixo longitudinal da antena. 20 Outras características e vantagens da presente invenção se tor- narão evidentes quando de leitura da descrição a seguir de uma modaiidade a qual é, naturalmente, fornecida à guisa de um exemplo não limitativo e nos desenhos em anexo, nos quais: - a Figura 1 representa esquematicamente a fixação de um ele- 25 mento de radiação volúmico por meio de um dispositivo de montagem de acordo com a invenção, - a Figura 2 representa esquematicamente a fixação de um ele- mento de radiação voIúmico por meio de uma modalidade variante de um dispositivo de montagem de acordo com a invenção, 30 - a Figura 3 mostra um primeiro modo de acoplamento capacitivo de um elemento de radiação voIúmico com o refletor, - a Figura 4 mostra um segundo modo de acoplamento capaciti-
vo de um elemento de radiação volúmico com o refletor, - a Figura 5 representa uma vista em perspectiva parcial de uma
- antena de painel compreendendo um elemento de radiação volúmico preso por meio de um dispositivo de montagem de acordo com uma modalidade 5 preferida da invenção, - a Figura 6 é uma vista em perspectiva de cima para baixo do elemento dielétrico de um dispositivo de montagem de acordo com uma mo- dalidade preferida da invenção, - a Figura 7 é uma vista em perspectiva de baixo para cima do 10 dispositivo de montagem da Figura 6, - a Figura 8 é uma vista em perfil tridimensional do dispositivo de montagem na Figura 6, - a Figura 9 é uma seção transversal parcial da antena mostran- do como os componentes da antena cooperam com um dispositivo de mon- 15 tagem de acordo com a modalidade na Figura 6. A Figura 1 representa esquematicamente o princípio de uso de um dispositivo de montagem de acordo com uma modalidade da invenção compreendendo um elemento dielétrico 1 para fixação de um elemento de radiação volúmico (isto é, tridimensional) 2 capacitivamente acoplado a uma 20 estrutura condutiva plana, por exemplo, o refletor 3 de uma antena.
Uma cúpula 4 envolve e protege os elementos que compõem a antena.
O elemen- to de radiação 2 compreende um pIano de radiação 5, formado de dipolos, suportado por uma base 6 que tem, nomalmente, o formato de um tubo.
O elemento de radiação 2 é alimentado por meio de acessórios 8, tais como 25 um divisor de corrente, um comutador de fase, etc.
O elemento dielétrico 1 compreende, em sua área central 8, um meio de fixação do elemento de ra- diação 2 e, em suas áreas laterais 9, meios de fixação que cooperam com bordas longitudinais 10 que pertencem a um componente da estrutura me- cânica da antena, tal como o refletor 3 ou a cúpula 4- 30 A Figura 2 mostra uma modalidade variante de um dispositivo de montagem que compreende um elemento dielétrico 21 compreendendo a- mortecedores 22 que tornam possÍvel reduzir a transmissão, sobre o ele-
mento de radiação 2, de choques e vibrações provenientes do ambiente ex- . terno da antena.
N De forma a evitar produtos intermodulação (IMPs) causados por contato metal-metal direto tão grandemente quando possÍvel, as conexões 5 elétricas são criadas por acoplamento capacitivo.
Acoplamento capacitivo pode ser realizado de diferentes formas, conforme representado nas Figuras 3 e 4, No exemplo da Figura 3, o acoplamento capacitivo 30 do ele- mento de radiação 2 com o refletor 3 é obtido combinando, primeiro, um es- lO paço de ar 31 que forma uma camada isolante entre a base 6 do elemento de radiação 2 e a borda dobrada 32 do refletor 3 e, segundo, um elemento dielétrico 33 que pertence ao dispositivo de montagem do elemento de radi- ação 2. Alternativamente, um filme sólido de material dielétrico pode ser co- Iocado dentro do espaço 31. 15 A Figura 4 mostra outro acoplamento capacitivo 40 exemplificati- vo do elemento de radiação 2 com um refletor plano 41. Nesse caso, é ne- cessário colocar um filme 42 de material isolante entre a base 6 do elemento de radiação 2 e o refletor plano 41. A Figura 5 representa uma vista em perspectiva de uma antena 20 50 compreendendo um dispositivo de montagem de acordo com uma moda- lidade preferida da invenção.
Os elementos de radiação 51, o refletor 52 e o elemento dielétrico 53 do dispositivo de montagem, dispostos por trás de uma cúpula 54, se tornam visíveis impondo uma transparência.
O elemento de radiação 51 é composto de uma base 55 que 25 sustenta um plano de radiação 56 compreendendo dois dipolos 57, 58, cada um com um comprimento de metade do comprimento de onda, ortogonal- mente unidos para obter uma configuração de polarização cruzada e dupla.
Cada dipolo 57, 58 é, respectivamente, dotado de uma alimentação.
A base 55 é composta de quatro porções tubulares: duas porções tubuiares 59 são 30 usadas para permitir a alimentação dos dipolos e duas porções tubulares 60 estão livres.
Note que o elernento dielétrico 53 do dispositivo de montagem colocado por trás do refletor 52 compreende um amortecedor 61 em cada ~ extremidade.
As áreas laterais 62 do elemento dielétrico 53 sustentam meios
, de fixação 63 que se encaixam sobre cada extremidade do refletor 52 sobre as bordas Iongitudinais 64, pertencendo a um componente 65 da estrutura 5 mecânica da antena, aqui a parte inferior da cúpula 54. A base 55 do ele- mento de radiação 51 é retida pelo meio de fixação localizado dentro da área central 66 do elemento dielétrico 53. Áreas intermediárias 67 unem a área central 66 às áreas laterais 62. As Figuras 6, 7 e 8 serão agora consideradas; elas mostram a 10 modalidade preferida do elemento dielétrico 70 do dispositivo de montagem em maiores detalhes.
O elemento dielétrico 70 compreende uma área central 71 com- preendendo um meio de fixação incluindo pelo menos uma formação 72 ca- paz de adaptação em uma das porções tLIbu|ares abertas da base do ele- 15 mento de radiação de forma a mantê-lo encaixado no lugar.
A área central 71 ainda compreende pelo menos um orificio 73 para permitir alimentação dos dipolos.
O elemento dielétrico 70 ainda compreende áreas Iaterais 74 equipadas, vantajosamente, com amortecedores 75 para limitar a transmis- 20 são, sobre o elemento de radiação, de vibrações ou choques que possam se originar do ambiente exterrio.
Cada área lateral é equipada com um meio de fixaçào 76 sobre um componente da estrutura mecânica da antena.
No pre- sente caso, esse meio de fixação 76 tem aproximadamente o formato de um gancho, destinado a se encaixar sobre as bordas longitudinais. 25 O elemento dielétrico 70 compreende, finalmente, áreas inter- mediárias 77 que conectam a área central 71 às áreas laterais 74, respecti- vamente.
A área intermediária 77 deve assegurar uma união flexível de for- ma a assegurar ao elemento dielétrico a capacidade de absorver quaisquer variações, choques ou deformações que possam ocorrer. 30 Graças a essas diferentes partes, torna-se possÍvel usar o ele- mento dielétrico 70 para montar múltiplos componentes da antena, tal como o refletor, os elementos de radiação, a cúpula, as telas, os elementos parasí-
ticos, etc- O elemento dielétrico 70 deve ser rigido o bastante para suportar .. as tensões mecânicas causadas pelos componentes da antena que são pre-
. sos ao mesmo, ainda que flexível o bastante para limitar a transmissão de vibrações e choques.
Essa capacidade de absorção torna possÍvel aumentar 5 a expectativa de vida dos componentes colocados dentro da antena, os quais recebem menos força.
Ao mesmo tempo, o desempenho com relação a produtos intermodulação (IMPs) é aprimorado em virtude da transmissão reduzida de tensões externas para o interior da antena.
De preferência, o elemento dielétrico 70 é moldado de uma única peça de um material p)ásti- 1O co.
A seção transversal na Figura 9 mostra em detalhes a fixação de um elemento de radiação dentro de uma antena por meio de um dispositivo de montagem de acordo com uma modalidade particular da invenção.
A ba- se 90 do elemento de radiação 91 é composta, aqui, de quatro porções tubu- 15 Iares 92. A principal função da base 90 é manter o plano de radiação 93 lon- ge do elemento de radiação 91 do refletor 94 e permitir o aterramento do elemento de radiação 91- Duas dessas porções tubulares são usadas para permitir que cabos coaxiais alimentem os dipolos- As duas outras porções tubulares 92 estão disponíveis para fixação do elemento de radiação 91. 20 No modo da modalidade representada aqui, pinos formatados 95 suportados pelo elemento dielétrico 96 são empurrados nas porções tubula- res 92 pela força.
Esses pinos 95 são, de preferência, corrugados, de modo a aumentar o atrito para assegurar a retenção do elemento de radiação 91- 0 refletor 94 está disposto acima do elemento dielétrico 96 e compreende 25 aberturas para permitir a passagem de porções usadas para permitir que cabos passem.
O elemento dielétrico 96 suporta, simultaneamente, o ele- mento de radiação 91, o refletor 94, os acessórios 97 associados à alimen- tação do elemento de radiação e a cúpula 98. Cada área lateral é equipada com um meio de fixação sobre um componente da estrutura mecânica da 30 antena o qual, no presente caso, é a parte inferior da cúpula 98. Graças a esse dispositivo de montagem, a fixação do elemento de radiação 91 e dos outros componentes 94, 97, 98 da antena é muito fácil, simples e eficaz.
Ne-
nhuma ferramenta ou parte extema é necessária para montar os componen- . tes juntos.
Um filme de isolamento fino 99, tal como uma peça de plástico ou filme plástico fino, por exemplo, pode, se necessário, ser coIocado entre o 5 elemento de radiação 91 e o refletor 94. Dada a superficie da base 90 do elemento de radiação 91 com relação ao domínio de frequência da antena, um filme de isolamento fino disposto entre o elemento de radiação 91 e o refletor 94 é suficiente para criar as condições para acoplamento capacitívo, significando que o campo eletromagnético entre o elemento de radiação 91 e 10 o refletor 94 é alto o bastante para acoplar a energia eletromagnética de um para o outro.
Essa capacidade de criar acoplamento capacitivo é obtida com materiais muito econômicos (fiime plástico fino). lsso também torna possível aumentar a capacidade de IMP da antena.
Uma vez que campos eletromag- néticos são muito altos nessa região, a união entre o elemento de radiação 15 91 e o refletor 94 é sensível a produtos intermodulação (PIM), o que é uma possível causa da formação de IMPS. lsolamento do elemento de radiação 91 do refletor 94 é uma forma de remediar esse problema.
A Figura 9 representa em detalhes a fixação dos acessórios 97 associados à série de alimentação dos elementos de radiação 91, o refletor 20 94 e a cúpula 98 por meio do dispositivo de montagem 96. É observado que a espessura do refletor 94 foi consideravelmente diminuída comparado com a técnica anterior porque essa parte não tem mais de suportar a massa dos componentes da antena (elernento de radiação 91, alimentação e seus a- cessórios 97, telas ou interceptadores, elementos parasíticos, cúpula 98, 25 etc.) e as forças mecânicas correspondentes.
Na modalidade exemplificativa representada aqui, a diminuição na espessura do refletor 94 pode atingir fa- cilmente um fator de 5. Consequentemente, o custo do refletor 94 será gran- demente reduzido.
Além disso, redução da espessura do refletor 94 tornará agora possível obter formatos que, de outro modo, teriam sido mecanica- 30 mente difíceis e/ou caros de obter.
Por exemplo, um formato redondo da par- te de radiação do refletor 94, significando a parte do refletor Iocalizada de- fronte ao elemento de radiação 91 que serve como um interceptador, pode ser diretamente integrado no design do refletor 94 sem quaisquer restrições 0 particulares.
O formato redondo do refletor 94 na ausência de qualquer ân- gulo agudo próximo das áreas de corrente de energia torna possÍvel estabili- zar o desempenho da antena dentro da banda de frequência, limitando as 5 reflexões e, desse modo, reduzindo a proporção entre o nivel da onda ele- tromagnética em direção à parte de trás da antena e o nível da mesma irra- diado em direção à parte frontal da antena.
Uma vez que o refletor 94 é de uma espessura muito menor, todos os tipos de curvas são agora muito mais fáceis de transportar e a função de interceptação pode, desse modo, ser di- lO retamente integrada no refletor 94. A série de alimentação dos elementos de radiação 91 é mantida no lugar pelos ganchos 100 colocados na parte de trás do dispositivo de montagem.
Todos os componentes 91, 94, 97, 98 montados pelo dispositivo de montagem 96 são, finalmente, inseridos na cúpula 98. . 15 É entendido, a partir da descrição precedente, que o dispositivo da invenção tem muitas vantagens.
Redução da espessura toma possível expandir a escolha de materiais para o refletor para materiais de baixo custo, tais como plástico metalizado ou metais de espessura muito baixa. lsso leva a uma diminuição significativa nos custos.
Contatos metal-metal diretos são 20 evitados tão grandemente quanto possÍvel- O conjunto pode ser desmontado sem qualquer dano.
O elemento dielétrico permite que os componentes (e- lementos de radiação, refletor, etc.) que estão conectados ao mesmo supor- tem maiores vibrações e choques mecânicos.
Através desse design, o dis- positivo de montagem toma possivel superar os produtos intermodulação 25 (IMPS).

Claims (9)

REIVINDICAÇÕES q
1. Dispositivo de montagem para montagem dos componentes de uma antena de painel que compreende pelo menos um elemento de radi- ação volúmico compreendendo uma base sobre a qual é montado um plano 5 de radiação e pelo menos um componente da estrutura mecânica da antena, dispositivo o qual compreende um elemento dielétrico compreendendo' - uma área central compreendendo um primeiro meio de fixação que coopera com o elemento de radiação, - áreas laterais compreendendo dois meios de fixação que coo- lO peram com bordas Iongitudinais da estrutura mecânica da antena, - uma área intermediária compreendendo um terceiro meio de união flexível entre qs primeiro e segundo meios de fixação.
2. Dispositivo de montagem de acordo com a reivindicação 1, em que o primeiro meio de fixação que coopera com o elemento de radiação 15 é um meio de fixação por encaixe no Iugar.
3. Dispositivo de montagem de acordo com uma das reivindica- ções 1 e 2, em que o primeiro meio de fixação que coopera com o elemento de radiação compreende pelo menos uma formação capaz de se adaptar na base do elemento de radiação. 20
4. Dispositivo de montagem de acordo com uma das reivindica- ções 1 a 3, em que o elemento dielétrico ainda compreende pelo menos um amortecedor.
5. Dispositivo de montagem de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesl a 4, em que o elemento dielétrico é feito de um material po- 25 limérico.
6. Dispositivo de rnontagem de acordo com a reivindicação 5, em que o elemento dielétrico é moldado de uma única peça.
7. Antena de painel compreendendo pelo menos um elemento de radiação denso compreendendo uma base sobre a qual é montado um 30 plano de radiação, pelo menos um componente da estrutura mecânica da antena e um dispositivo de montagem como definido em uma das reivindica- ções 1 a 6, em que o elemento dielétrico está disposto transversalmente ao eixo longitudinal da antena.
8. Antena de acordo com a reivindicação 7, em que o compo- nente da estrutura mecânica da antena é a cúpula.
9. Antena de acordo com a reivindicação 7, em que o compo- nente da estrutura mecânica da antena é o refletor.
BRPI1013664-9A 2009-03-06 2010-02-19 antena de painel BRPI1013664B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0951417 2009-03-06
FR0951417A FR2942914A1 (fr) 2009-03-06 2009-03-06 Dispositif d'assemblage d'une antenne
PCT/FR2010/050287 WO2010100361A1 (fr) 2009-03-06 2010-02-19 Dispositif d'assemblage d'une antenne

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1013664A2 true BRPI1013664A2 (pt) 2020-08-25
BRPI1013664B1 BRPI1013664B1 (pt) 2021-02-23

Family

ID=41426295

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1013664-9A BRPI1013664B1 (pt) 2009-03-06 2010-02-19 antena de painel

Country Status (7)

Country Link
US (1) US9184488B2 (pt)
EP (1) EP2404344B1 (pt)
JP (1) JP5384674B2 (pt)
CN (1) CN102341953B (pt)
BR (1) BRPI1013664B1 (pt)
FR (1) FR2942914A1 (pt)
WO (1) WO2010100361A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102832439B (zh) * 2012-09-07 2014-10-01 苏州市大富通信技术有限公司 天线
CN103682561B (zh) * 2013-12-31 2018-08-07 安弗施无线射频系统(上海)有限公司 天线系统中电偶极子的固定装置
CN106711574B (zh) * 2015-11-13 2023-09-22 安弗施技术公司 一种天线的安装部件、支架、安装总成和安装方法
CN107768792A (zh) * 2016-08-17 2018-03-06 安弗施无线射频系统(上海)有限公司 一种天线接口结构
FR3064819B1 (fr) * 2017-03-30 2020-06-19 Frec 'n' Sys Connexion d'antenne, notamment pour transducteurs a ondes elastiques guidees en surface
EP4139992A1 (en) * 2020-04-22 2023-03-01 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) An antenna arrangement for mobile radio systems, a stacked antenna system and a mobile radio antenna comprising the antenna arrangement and the stacked antenna system

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2312791A (en) * 1996-05-02 1997-11-05 Northern Telecom Ltd Antenna array assembly
JP3065949B2 (ja) 1996-09-13 2000-07-17 日本アンテナ株式会社 多周波用アンテナ
US6069590A (en) * 1998-02-20 2000-05-30 Ems Technologies, Inc. System and method for increasing the isolation characteristic of an antenna
US6275181B1 (en) 1999-04-19 2001-08-14 Advantest Corporation Radio hologram observation apparatus and method therefor
JP2000307329A (ja) * 1999-04-19 2000-11-02 Advantest Corp ダイポールアンテナ及びその製造方法
US20030107881A1 (en) * 2001-12-11 2003-06-12 Ngk Insulators, Ltd. Setting construction of shield case or planar antenna on circuit board
JP4103640B2 (ja) 2003-03-18 2008-06-18 ミツミ電機株式会社 アンテナ装置
DE10316564B4 (de) 2003-04-10 2006-03-09 Kathrein-Werke Kg Antenne mit zumindest einem Dipol oder einer dipolähnlichen Strahleranordnung
CN2808764Y (zh) 2005-03-14 2006-08-23 袁建国 一种自动开盖的塑料储物箱
SE0501502L (sv) * 2005-06-28 2006-10-17 Amc Centurion Ab Matningsklämma
DE102007033817B3 (de) 2007-07-19 2008-12-18 Kathrein-Werke Kg Antenneneinrichtung
CN201146646Y (zh) 2007-11-30 2008-11-05 卡特彼勒科技新加坡有限公司 车辆远程通讯单元的密封外壳

Also Published As

Publication number Publication date
US9184488B2 (en) 2015-11-10
BRPI1013664B1 (pt) 2021-02-23
EP2404344B1 (fr) 2013-05-15
FR2942914A1 (fr) 2010-09-10
CN102341953B (zh) 2015-06-24
WO2010100361A1 (fr) 2010-09-10
JP2012519990A (ja) 2012-08-30
JP5384674B2 (ja) 2014-01-08
CN102341953A (zh) 2012-02-01
EP2404344A1 (fr) 2012-01-11
US20120127054A1 (en) 2012-05-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5340404B2 (ja) アンテナの放射要素を接合および締結するための装置およびアンテナを組み立てる方法。
BRPI1013664A2 (pt) dispositivo de montagem de antena
US11171399B2 (en) Meandering waveguide ridges and related sensor assemblies
US8599072B2 (en) Antennas
KR101095139B1 (ko) 무선 이동 통신 안테나용 반사기
MX2014013184A (es) Dispositivo de antena y metodo para fijar el dispositivo de antena.
US20140035792A1 (en) Microstrip-Fed Crossed Dipole Antenna
US20150022417A1 (en) Antenna element for wireless communication
SE533885C2 (sv) Antennanordning
TW201902023A (zh) 具夾持機構之天線孔徑
CN207038705U (zh) 天线
JP7399239B2 (ja) 車載用アンテナ装置
BR112021002344A2 (pt) antena e terminal móvel
ES2389636T3 (es) Conjunto de alimentación de antena
US20130271344A1 (en) Antenna device
US20190326663A1 (en) Linkage mechanism for base station antenna
CN101521546A (zh) 智能天线的校准网络装置
US11145972B2 (en) Antenna oscillator and antenna
CN110718736A (zh) 大规模mimo阵列天线
US11532885B2 (en) Modular antenna and antenna assembly
US20240145904A1 (en) Base station antenna
WO2024001277A1 (zh) 天线安装架和天线系统
CN117410702A (zh) 馈电系统及阵列天线
JP2015091033A (ja) 導波管スロットアレーアンテナ装置
JP5484245B2 (ja) アンテナの防雪装置およびそれを備えるアンテナ装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H01Q 1/12

Ipc: H01Q 1/12 (2006.01), H01Q 1/20 (2006.01)

B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/02/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.