BRPI1009857B1 - Dispositivo de massagem por esferas com reservatório rotativo - Google Patents

Dispositivo de massagem por esferas com reservatório rotativo Download PDF

Info

Publication number
BRPI1009857B1
BRPI1009857B1 BRPI1009857-7A BRPI1009857A BRPI1009857B1 BR PI1009857 B1 BRPI1009857 B1 BR PI1009857B1 BR PI1009857 A BRPI1009857 A BR PI1009857A BR PI1009857 B1 BRPI1009857 B1 BR PI1009857B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
reservoir
spheres
massage device
fact
ball massage
Prior art date
Application number
BRPI1009857-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Thierry Favreau
Gérard Flavien
Daniel Bussolino
Original Assignee
Aquaroll
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=41171016&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1009857(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Aquaroll filed Critical Aquaroll
Publication of BRPI1009857A2 publication Critical patent/BRPI1009857A2/pt
Publication of BRPI1009857B1 publication Critical patent/BRPI1009857B1/pt
Publication of BRPI1009857B8 publication Critical patent/BRPI1009857B8/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61HPHYSICAL THERAPY APPARATUS, e.g. DEVICES FOR LOCATING OR STIMULATING REFLEX POINTS IN THE BODY; ARTIFICIAL RESPIRATION; MASSAGE; BATHING DEVICES FOR SPECIAL THERAPEUTIC OR HYGIENIC PURPOSES OR SPECIFIC PARTS OF THE BODY
    • A61H15/00Massage by means of rollers, balls, e.g. inflatable, chains, or roller chains
    • A61H15/0078Massage by means of rollers, balls, e.g. inflatable, chains, or roller chains power-driven
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61HPHYSICAL THERAPY APPARATUS, e.g. DEVICES FOR LOCATING OR STIMULATING REFLEX POINTS IN THE BODY; ARTIFICIAL RESPIRATION; MASSAGE; BATHING DEVICES FOR SPECIAL THERAPEUTIC OR HYGIENIC PURPOSES OR SPECIFIC PARTS OF THE BODY
    • A61H15/00Massage by means of rollers, balls, e.g. inflatable, chains, or roller chains
    • A61H2015/0064Massage by means of rollers, balls, e.g. inflatable, chains, or roller chains with freely rotating spheres
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61HPHYSICAL THERAPY APPARATUS, e.g. DEVICES FOR LOCATING OR STIMULATING REFLEX POINTS IN THE BODY; ARTIFICIAL RESPIRATION; MASSAGE; BATHING DEVICES FOR SPECIAL THERAPEUTIC OR HYGIENIC PURPOSES OR SPECIFIC PARTS OF THE BODY
    • A61H2205/00Devices for specific parts of the body
    • A61H2205/06Arms
    • A61H2205/065Hands

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Pain & Pain Management (AREA)
  • Physical Education & Sports Medicine (AREA)
  • Rehabilitation Therapy (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Massaging Devices (AREA)
  • Devices For Medical Bathing And Washing (AREA)

Abstract

dispositivo de massagem por esferas com reservatório rotativo a invenção refere-se a um dispositivo de massagem por esferas, incluindo um reservatório que se destina à recepção de uma pluralidade de esferas submersas em um banho, e um meio para mover as referidas esferas de modo que as esferas sejam movidas quando em contato com um membro humano inserido no referido reservatório, caracterizado pelo fato de que os meios de movimento incluem ao menos uma parede interna do reservatório junto à qual as referidas esferas são colocadas em contato, sendo o referido reservatório montado rotativamente. o reservatório é, de preferência, removível de modo que possa ser facilmente limpo e desinfetado.

Description

A invenção se enquadra no campo de projeto e fabricação de equipamentos de massagem. Mais especificamente, a invenção diz respeito a um dispositivo de massagem por esferas projetados especialmente para massagear os membros inferiores e superiores do corpo humano ou para massagear os pés e as mãos.
A invenção encontra aplicação particularmente vantajosa nas ações de: - reabilitação ou alguma forma de trazer alívio aos membros superiores (mãos, punhos e cotovelos) e aos membros inferiores (pés, tornozelos) infligidos especialmente por traumas, distensões, reumatismo, artrite, algodistrofia, doença de Dupuytren, edema, condições pós-operatórias, distúrbios neurológicos, etc; - relaxamento, alívio e soltura dos membros mencionados acima; - ativação da microcirculação sanguínea, especialmente em pacientes diabéticos.
No campo da invenção, há, entre outros dispositivos, um dispositivo de massagem por esferas descrito no documento de patente publicado sob o número FR-2 847 159.
O dispositivo de massagem por esferas descrito neste documento compreende um reservatório no qual é colocada uma grande quantidade de esferas, submerso em um banho, sendo as esferas postas em movimento por uma correia transportadora sem fim de tal maneira que as esferas sejam rotativamente transportadas pela correia e as esferas se desloquem em contato com um membro, do qual a parte a ser massageada se encontra submersa nas esferas.
A correia transportadora é acionada por um rolete que também tensiona a correia, a parte superior da correia sendo retida em uma posição encurvada na parte inferior do reservatório por meio de guias fixados a flanges laterais.
O princípio desse tipo de dispositivo de massagem é oferecer um resultado altamente satisfatório em termos de massagem.
No entanto, este dispositivo sofre de muitas desvantagens em termos de fabricação, manutenção, limpeza e desinfecção.
De fato, na prática, o guiamento e o tensionamento da correia transportadora exige operações bastante demoradas e meticulosas. Essas operações devem ser realizadas durante a montagem inicial do dispositivo na fábrica. Essas operações, portanto, tendem a consumir tempo de mão-de-obra humana, gerando impacto sobre o preço de venda do dispositivo, o que, evidentemente, não é desejável.
Essas operações devem ainda ser realizadas durante a operação de manutenção do dispositivo. É necessário renovar regularmente o banho em que as esferas estão submersas, limpas as próprias esferas (podem restar resíduos de pele humana no reservatório mesmo depois de ele ser drenado) e até mesmo desinfectar / descontaminar o reservatório.
O dispositivo da técnica anterior mencionado acima oferece um sistema para a circulação e filtragem da solução aquosa a fim de filtrar e remover tecidos humanos, como pele seca, da solução.
Uma hachura lateral também é proporcionada neste dispositivo para remover as esferas após o reservatório do dispositivo ter sido drenado a fim de possibilitar a renovação das esferas.
Na prática, o reservatório precisa ser desmontado do dispositivo para extração, de modo que elas possa ser limpas e desinfectadas ou substituídas, ou de modo que o próprio reservatório possa ser limpo/desinfectado.
Agora, para desmontar o reservatório, é necessário ainda separar a correia transportadora de seu sistema de acionamento, guiamento e tensionamento. Essas operações de desmontagem são relativamente demoradas e complexas.
Naturalmente, a remontagem do conjunto, e especialmente o tensionamento da correia transportadora, também envolvem dificuldades.
A invenção visa especialmente à superação dessas desvantagens do estado da técnica.
Mais especificamente, a invenção tem por objetivo propor um dispositivo de massagem por esferas capaz de ser desmontado, remontado, limpo e desinfectado de maneira simples e ágil.
É também objetivo da invenção propor um dispositivo de massagem do tipo mencionado que seja de manutenção simples.
É também um objetivo da invenção oferecer um dispositivo de massagem do tipo citado que ofereça a drenagem simples e ágil do banho no qual as esferas estão submersas.
A invenção tem ainda por objetivo oferecer um dispositivo de massagem desse tipo que possibilita a drenagem simples das esferas do reservatório a fim de limpá-las, desinfetá- las e/ou substituí-las.
Esses objetivos, bem como outros que deverão surgir mais adiante, são atingidos por meio da invenção, cujo objeto é um dispositivo de massagem por esferas compreendendo um reservatório projetado para receber uma pluralidade de esferas submersas em um banho e meios para acionar as referidas esferas de tal maneira que as esferas sejam movidas por um movimento em contato com o membro de uma pessoa inserido no referido reservatório, caracterizado pelo fato de que os referidos meios de acionamento compreendem pelo menos uma parede interna do reservatório junto à qual as referidas esferas são projetadas para ficarem em contato, sendo o referido reservatório montado rotativamente.
Portanto, graças à invenção, obtém-se a mobilidade das esferas diretamente pelo reservatório rotativo por meio de suas paredes internas.
A invenção, portanto, elimina a necessidade de usar uma correia transportadora sem fim, tal como a implementada na técnica anterior mencionada aqui anteriormente.
A invenção, portanto, possibilita ganhos significativos no tempo de montagem, e, portanto, no custo de mão-de-obra humana, especialmente por eliminar o tempo de ajuste e configuração necessário para o guiamento e tensionamento eficientes da correia transportadora de acordo com a técnica anterior.
Como será percebido mais claramente daqui em diante, um dispositivo de massagem por esferas de acordo com a invenção também oferece vantagens na manutenção, conservação, limpeza e/ou desinfecção do dispositivo e das esferas que ele contém.
De acordo com uma solução vantajosa, o reservatório é montado de modo a ser rotativamente móvel em torno de um eixo inclinado entre a vertical e a horizontal.
A invenção, portanto, possibilita a agitação otimizada das esferas presentes no reservatório, sendo estas esferas movidas da parte inferior do reservatório em direção à parte superior, da qual elas caem simplesmente pela força da gravidade. As esferas periféricas do reservatório são, portanto, direcionadas a uma parte central do reservatório, e inversamente, e isso é feito continuamente, tendendo assim a aumentar o efeito de massageamento das esferas nos membros presentes no reservatório.
Neste caso, o referido reservatório é montado de forma que seja rotativamente móvel em torno de um eixo inclinado formando um ângulo de 5o a 85° com a vertical.
De forma vantajosa, as referidas paredes internas têm uma série de componentes de alívio.
Assim, a capacidade das paredes internas em mover as esferas num movimento uniforme e contínuo é aumentada.
Neste caso, o referido componente de alívio é preferencialmente constituído por cristas uniformemente distribuídas.
De acordo com outra característica vantajosa da invenção, o dispositivo compreende meios para drenar as referidas esferas e/ou o referido banho do fundo do referido reservatório.
É, portanto, fácil para o usuário drenar o reservatório, por gravidade, sem ser necessário desmontar o reservatório do dispositivo.
De preferência, os referidos meios de drenagem compreendem um primeiro bujão de drenagem para o referido banho e um segundo bujão de drenagem para as esferas, provido de meios para reter as referidas esferas no referido reservatório.
Sendo assim, é possível drenar o reservatório ao separar o banho e as esferas primeiramente drenando-se todo o banho (sendo as esferas retidas no reservatório) e, em seguida, drenando as esferas.
De acordo com uma solução vantajosa, o primeiro e segundo bujões de dreno são montados em um único tubo de drenagem.
Assim, a construção do dispositivo, assim como seu uso, são simplificados, evitando o uso de dois tubos de drenagem distintos.
Neste caso, o referido segundo bujão é, de preferência, montado diretamente no referido tubo de drenagem, sendo o referido primeiro bujão montado indiretamente no referido tubo enquanto é acoplado ao segundo bujão, que possui: - um anel com uma parte superior compreendendo meios para ser montado no referido tubo de drenagem, - uma extensão do referido anel em sua parte inferior contendo meios para montagem do referido primeiro bujão; - uma tela para reter as referidas esferas entre a referida parte superior e a referida extensão.
Tal sistema demonstra ser particularmente prático em uso: inicialmente, o usuário remove o primeiro bujão, que é o primeiro bujão à maior distância do reservatório, permitindo a drenagem do banho contido no reservatório; em um segundo estágio, o usuário remove o segundo bujão, que ainda está montado no tubo de drenagem, permitindo assim a extração, por gravidade, das esferas contidas no reservatório.
De acordo com ainda outra característica da invenção, o referido reservatório é montado de maneira removível em um quadro que suporta meios para acionar o reservatório rotativamente.
Dessa forma, o usuário pode também limpar e desinfetar o reservatório em condições de manuseio que possibilitam fácil acesso ao interior do reservatório, em vez da ação realizada dentro do reservatório enquanto ele ainda esta montado no quadro.
Deve-se observar que essa característica é especialmente vantajosa, uma vez que a desmontagem e a remontagem do reservatório no quadro podem ser realizadas com rapidez e simplicidade em virtude dos princípio da invenção.
De acordo com uma concretização específica, o referido reservatório é montado de modo a ser rotativamente móvel em um quadro que em si é montado em uma estrutura de suporte, sendo a estrutura montada na referida estrutura de suporte de modo que possa articular-se em torno de um eixo horizontal em relação à referida estrutura de suporte.
Outras características e vantagens da invenção ficarão mais claras na seguinte descrição de uma concretização preferida da invenção, apresentada apenas a título de um mero exemplo ilustrativo e não exaustivo, e nos desenhos apensos, nos quais: - A Figura 1 é uma vista em seção esquemática de um dispositivo de massagem por esferas de acordo com a invenção; - A Figura 2 é uma vista em perspectiva de um reserl de um dispositivo de massagem por esferas de acordo com a invenção; - A Figura 3 é uma vista esquemática em uma seção parcial da parede interna de um reservatório de um dispositivo de massagem por esferas de acordo com a invenção; - A Figura 4 é uma representação esquemática de um sistema para drenagem de um dispositivo de massagem por esferas de acordo com a invenção; - A Figura 5 é uma representação esquemática uma concretização alternativa da invenção.
Como indicado aqui anteriormente, o princípio da invenção reside no fato de propor um dispositivo de massagem por esferas em que as esferas (submersas em um banho) são movidas diretamente pela parede interna do reservatório, sendo este reservatório montado rotativamente e, de preferência, podendo ser facilmente desmontado para limpeza, e, se necessário, desinfecção.
Referindo-se à Figura 1, um dispositivo de massagem por esferas compreende um reservatório 1 com uma parede interna 100 que demarca um volume destinado a receber uma pluralidade de esferas 102 e um banho 101 em uma quantidade suficiente para que as esferas fiquem submersas no banho.
As esferas são feitas de um material que pertence ao seguinte grupo: -aço, inoxidável ou não; -vidro; -cerâmica; -polímero de alta densidade (por exemplo, HDPE)
De acordo com uma concretização vantajosa, esferas feitas de prata ou revestidas com folha de prata ou contendo prata poderiam ser adicionadas (sendo esta folha de prata, quando as esferas estão submersas, capaz de liberar íons de prata que possuem uma capacidade desinfetante vantajosa no contexto da invenção).
Deve-se observar que as esferas presentes em um dispositivo de massagem por esferas podem ser constituídas de diferentes materiais presentes.
Além do mais, as esferas podem ser redondas ou ter uma forma ovóide. As dimensões das esferas são planejadas de tal forma que cada esfera esteja contida em uma esfera com um diâmetro que varia de 2 a 10 mm.
De acordo com o princípio da invenção, o reservatório 1 do dispositivo é montado de modo a ser rotativamente móvel.
De acordo com a presente concretização, o reservatório 1 é montado de modo a ser rotativamente móvel em um quadro 7, tendo a parte inferior do reservatório 1 um pino 6 em seu centro que se estende coaxialmente com o eixo de rotação X do reservatório, o quadro 7 para sua parte tendo um rebaixo 70 projetado para receber o pino 6, o rebaixo cilíndrico 70 tendo um diâmetro interno dimensionado de modo a formar um suporte para guiar o pino 6 rotativamente.
Como ilustra a Figura 1, o reservatório 1 é montado de modo a ser rotativamente móvel em torno de um eixo X inclinado entre a vertical e a horizontal. A inclinação do eixo X pode variar em função das aplicações (mãos, cotovelos, pés, joelhos, etc.), e geralmente será de tal forma que o eixo X forme um ângulo de 5o a 85° com a vertical.
Além disso, referindo-se à Figura 3, a parede interna 100 tem uma pluralidade de cristas uniformemente distribuídas 105 (Figura 3), constituindo uma série de componentes de alívio, de modo a favorecer ao movimento das esferas pela parede interna do reservatório.
Naturalmente, outros meios para favorecer ao acionamento das esferas na parede interna do reservatório podem ser idealizados sem divergir da estrutura da invenção.
O movimento das esferas 102 dentro do reservatório quando o reservatório é acionado rotativamente é ilustrado na Figura 2.
Como se pode ver nesta figura, a posição inclinada do eixo de rotação do reservatório, entre a horizontal e a vertical, tende a ocasionar a agitação das esferas, que pode ser dividida em várias fases: as esferas presentes no banho são movidas pela parede interna do reservatório, no sentido de rotação do reservatório, em um fluxo ascendente, até atingirem um nível em que elas recuam para a região central do reservatório, e depois para a parte inferior do banho em que as esferas estão submersas em repouso.
Naturalmente, quando um membro de uma pessoa é colocado no reservatório, a agitação das esferas ocorre em torno do membro, com uma pluralidade de esferas entrando sucessivamente em contato com o membro, e, dessa forma, realizando o massageamento do membro.
Referindo-se à Figura 1, apresentaremos agora uma descrição de um dispositivo de massagem de acordo com a invenção de uma forma geral.
Como ilustra a Figura 1, o dispositivo compreende: - o reservatório 1 descrito aqui anteriormente; - um quadro 7 no qual o reservatório 1 é montado rotativamente; - um motor com transmissão por engrenagem 4 fixo a uma parede do quadro 7, esse motor com transmissão por engrenagem tendo um pinhão de acionamento 3 projetado para engatar-se a um anel dentado 2 montado na parede externa do reservatório (o anel dentado 2 pode ser visto mais precisamente na Figura 2), sendo o anel dentado unido fixamente à parede externa, de preferência diretamente na adjacência da borda do reservatório demarcando a abertura do reservatório; - pelo menos um rolete, e de preferência quatro roletes, montados de modo a ficarem rotativamente livres no quadro, de tal forma que estejam em contato com a parede externa do reservatório e guiem o reservatório rotativamente; - um alojamento 9 fixo ao quadro 7, projetado e dimensionado para prevenir qualquer risco de acesso involuntárió às partes móveis do dispositivo (exceto, evidentemente, para acesso ao reservatório); - uma tampa superior 8 que bloqueia o acesso ao espaço entre o reservatório e o alojamento.
A tampa superior é montada de maneira removível no alojamento.
Além do mais, o reservatório 1 é montado de maneira removível no quadro. De fato, quando a tampa está ausente, o reservatório não é retido axialmente por nenhum meio no quadro 7; o reservatório é colocado de tal forma que seu pino 6 seja alojado no rebaixo cilíndrico 70 do quadro, o pino 6 deslizando livremente no rebaixo cilíndrico 70 da estrutura. Ao mesmo tempo, o reservatório é posicionado de tal forma que o anel dentado 2 se engate ao pinhão de acionamento do motor com acionamento por engrenagem, estando a parede externa do reservatório em contato com os cilindros 5.
Assim, quando a tampa é removida do quadro, obtém-se fácil acesso ao reservatório e a aplicação de força de tração ao reservatório ao longo do eixo X é suficiente para remover o reservatório da estrutura.
De acordo com outra característica vantajosa da invenção, o dispositivo compreende meios de drenagem para a extração, do reservatório, primeiramente do banho em que as esferas estão submersas, e, depois, das esferas.
Para esse fim, a parte inferior do reservatório 1 é provida de um tubo de drenagem 11; esse orifício de drenagem é o único meio de drenagem através do qual o banho e as esferas podem ser extraídos do reservatório.
Além disso, o tubo de drenagem é equipado com meios, explicados aqui posteriormente, usados para sucessivamente extrair o banho (somente as esferas sendo retidas no reservatório) e depois as esferas.
De acordo com a presente concretização, os meios de drenagem compreendem dois bujões: - um primeiro bujão 104 para drenagem do banho, permitindo que o banho circule para fora do reservatório quando este é removido; - um segundo bujão de drenagem 103, provido de meios para reter as esferas, permitindo que o banho circule para fora do reservatório e retenha as esferas dentro do reservatório quando posicionado no tubo de drenagem 11 enquanto o primeiro bujão 104 é retirado do dispositivo e permite que as esferas sejam removidas do reservatório pela gravidade, quando ele é removido do tubo de drenagem.
Referindo-se à Figura 4, o segundo bujão 103 é montado diretamente, por exemplo, sendo atarraxado no tubo de drenagem 11, e inclui: - um anel 1030 contendo, em sua parte superior, meios para montá-lo no tubo de drenagem 11, tal como uma rosca em sua parte superior; - uma extensão 1031 do anel, na forma de um conduto coaxial com o anel e tendo um diâmetro menor do que o do anel; - uma tela 1032 para reter as esferas colocadas dentro do anel, entre a parte superior do anel e a extensão 1031 (de preferência suportada na parte inferior do anel) de modo a revestir o conduto 1031.
Naturalmente, a tela 1032 tem malhas cujas dimensões são planejadas de acordo com o diâmetro das esferas a fim de impedir que essas esferas passem através das malhas da tela.
A extensão 1031 tem meios de montagem, tal como uma rosca, projetados para trabalharem com meios de montagem complementares, tal como uma rosca, disposta no primeiro bujão 104 de tal forma que o primeiro bujão possa ser montado na extensão 1031 a fim de obstruí-la.
Nesta montagem, o primeiro bujão é, portanto, montado indiretamente no tubo de drenagem, uma vez que o primeiro bujão é montado no segundo bujão, que, por sua vez, é montado no tubo de drenagem.
O reservatório, portanto, é drenado em dois estágios: - um primeiro estágio em que o primeiro bujão 104 é removido do dispositivo, permitindo que o banho circule para fora do reservatório enquanto as esferas são retidas pela tela 1032; - um segundo estágio em que o segundo bujão 103 é removido do tubo a fim de extrair as esferas do reservatório por meio da gravidade.
Um recipiente de drenagem 10 (ou vários desses recipientes) são equipados no dispositivo para receber o banho e/ou as esferas.
De acordo com uma concretização específica ilustrada na Figura 5, o reservatório 1 é montado de modo a ser rotativamente móvel em um quadro 7 que, em si, é montado em uma estrutura de suporte 70. A estrutura é montada na estrutura de suporte de modo que possa articular-se em torno de um eixo horizontal H em relação à estrutura de suporte. Para esse fim, a estrutura de suporte tem dois membros verticais 701, cada um acoplado a um quadro por uma ligação de articulação em torno do eixo H. Assim, o quadro, e, portanto, o reservatório, podem articular-se em torno do eixo H, permitindo fácil acesso ao reservatório e possibilitando sua drenagem com muita rapidez. Naturalmente, são proporcionados meios (não ilustrados) para bloquear a articulação do quadro em relação à estrutura de suporte.
Um dispositivo de massagem por esferas de acordo com a invenção é projetado para ser alimentado por uma fonte de alimentação elétrica convencional de 220V. O motor elétrico com transmissão por engrenagem é associado a um dispositivo de controle e comando usado para ativar a rotação do reservatório e ajustar a velocidade de rotação desse reservatório dentro de uma faixa que varia de 10 rpm a 50 rpm.
O dispositivo de massagem de acordo com a invenção é preferencialmente equipa- do com meios para ajustar a altura do reservatório, permitindo que a altura do reservatório seja adaptada ao uso e tornando mais fácil para o usuário obter acesso ao reservatório (com alturas diferentes para massagear os membros inferiores e os membros superiores).

Claims (10)

1. Dispositivo de massagem por esferas (102) compreendendo um reservatório (1) projetado para receber uma pluralidade de esferas (102) submersas em um banho (101) e meios para mover as referidas esferas (102) de tal forma que as esferas (102) sejam movidas por um movimento em contato com um membro de uma pessoa inserido no referido reservatório (1), CARACTERIZADO pelo fato de que o referido reservatório (1) é montado de modo a ser rotativamente móvel e que os referidos meios de movimento compreendem pelo menos pelo menos uma parede interna (100) do reservatório (1) junto à qual as referidas esferas (102) são projetadas para estarem em contato e uma série de componentes de alívio fornecidas na parede interna (100) do reservatório (1).
2. Dispositivo de massagem por esferas (102), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o referido reservatório (1) é montado de modo a ser rotativamente móvel em torno de um eixo inclinado entre a vertical e a horizontal.
3. Dispositivo de massagem por esferas (102), de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o referido reservatório (1) é montado de modo a ser rotativamente móvel em torno de um eixo inclinado formando um ângulo de 5o a 85° com a vertical.
4. Dispositivo de massagem por esferas (102), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelo fato de que o referido componente de alívio é preferencialmente constituído por cristas uniformemente distribuídas (105).
5. Dispositivo de massagem por esferas (102), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO por compreender meios para drenar as referidas esferas (102) ou o referido banho (101) da parte inferior do referido reservatório (1).
6. Dispositivo de massagem por esferas (102), de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que os referidos meios de drenagem compreendem um primeiro bujão (104) de drenagem para o referido banho (101) e um segundo bujão de drenagem para as esferas (102), provido de meios para reter as referidas esferas (102) no referido reservatório (1).
7. Dispositivo de massagem por esferas (102), de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o referido primeiro e segundo bujões (104, 103) são montados em um único tubo de drenagem (11).
8. Dispositivo de massagem por esferas (102), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que o referido segundo bujão (103) é montado diretamente no referido tubo de drenagem (11), sendo o referido primeiro bujão (104) montado indiretamente no referido tubo (11) enquanto é acoplado ao segundo bujão (103), que possui: a) um anel (1030) com uma parte superior compreendendo meios para ser montado no referido tubo de drenagem (11), b) uma extensão (1031) do referido anel (1030) em sua parte inferior contendo meios para montagem do referido primeiro bujão (104); c) uma tela para reter as referidas esferas (102) entre a referida parte superior e a referida extensão (1031).
9. Dispositivo de massagem por esferas (102), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADO pelo fato de que o referido reservatório (1) é montado de forma removível em um quadro (7) que suporta meios para acionar o reservatório (1) rotativamente.
10. Dispositivo de massagem por esferas (102), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o referido reservatório (1) é montado de modo a ser rotativamente móvel em um quadro (7) que é em si montado em uma estrutura de suporte (70), sendo o quadro (7) montado na referida estrutura de suporte (70) de modo que possa se articular em torno de um eixo horizontal (H) em relação à referida estrutura de suporte (70)
BRPI1009857A 2009-03-10 2010-02-01 dispositivo de massagem por esferas com reservatório rotativo BRPI1009857B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR09/01085 2009-03-10
FR0901085A FR2942955B1 (fr) 2009-03-10 2009-03-10 Dispositif de massage a billes a cuve rotative.
PCT/EP2010/051189 WO2010102860A1 (fr) 2009-03-10 2010-02-01 Dispositif de massage à billes à cuve rotative

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI1009857A2 BRPI1009857A2 (pt) 2016-03-15
BRPI1009857B1 true BRPI1009857B1 (pt) 2020-08-11
BRPI1009857B8 BRPI1009857B8 (pt) 2021-06-22

Family

ID=41171016

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1009857A BRPI1009857B8 (pt) 2009-03-10 2010-02-01 dispositivo de massagem por esferas com reservatório rotativo

Country Status (7)

Country Link
US (1) US9119764B2 (pt)
EP (1) EP2408415B1 (pt)
JP (1) JP5433709B2 (pt)
CN (1) CN102348445B (pt)
BR (1) BRPI1009857B8 (pt)
FR (1) FR2942955B1 (pt)
WO (1) WO2010102860A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103637726A (zh) * 2013-12-25 2014-03-19 广西大学 一种仿生手足浴盆
CN103637725A (zh) * 2013-12-25 2014-03-19 广西大学 一种按摩手浴器
CN103637724A (zh) * 2013-12-25 2014-03-19 广西大学 一种家用手浴器

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3001208A (en) * 1957-10-29 1961-09-26 Rosoff Samuel Hydro-therapy equipment
JPS6334426U (pt) * 1986-08-26 1988-03-05
US4813405A (en) * 1987-09-24 1989-03-21 Stanislaw Filip Device for stimulating feet having rigid spheroids in dampening medium
US4994294A (en) * 1989-09-22 1991-02-19 Bruce Gould Temperature controlled food processing apparatus and method
JPH05176967A (ja) * 1991-12-27 1993-07-20 Koichi Yamagoshi サンドバス
JPH0777584B2 (ja) * 1992-10-05 1995-08-23 中外テクノス株式会社 スラリーによる人体の洗浄装置
JP2001070393A (ja) * 1999-08-31 2001-03-21 Rhythm Watch Co Ltd 身体洗浄装置
CN2523417Y (zh) * 2002-01-09 2002-12-04 李世斌 健身浴箱
FR2847159B1 (fr) * 2002-11-15 2005-02-11 Par Actions Simplifiee Cermaa Dispositif de massage a billes
JP2006174869A (ja) * 2004-12-20 2006-07-06 Kochi Univ Of Technology 粒体式身体洗浄マッサージ装置
JP2007202955A (ja) * 2006-02-06 2007-08-16 Kochi Univ Of Technology 足、手、顔等の身体の一部分のマッサージ・温熱・洗浄器
CN201131888Y (zh) * 2007-12-31 2008-10-15 史莉 足部按摩器
US20090209891A1 (en) * 2008-02-14 2009-08-20 Ohk Medical Devices Ltd. Pressure controlling devices

Also Published As

Publication number Publication date
US9119764B2 (en) 2015-09-01
EP2408415B1 (fr) 2013-06-26
JP2012520093A (ja) 2012-09-06
US20120041349A1 (en) 2012-02-16
FR2942955B1 (fr) 2012-05-11
CN102348445A (zh) 2012-02-08
EP2408415A1 (fr) 2012-01-25
BRPI1009857A2 (pt) 2016-03-15
BRPI1009857B8 (pt) 2021-06-22
JP5433709B2 (ja) 2014-03-05
WO2010102860A1 (fr) 2010-09-16
CN102348445B (zh) 2014-07-23
FR2942955A1 (fr) 2010-09-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN110180081B (zh) 一种高效皮肤烧伤临床专用涂药装置
BRPI1009857B1 (pt) Dispositivo de massagem por esferas com reservatório rotativo
CN102274118A (zh) 双可视妇科多功能治疗床
CN112120923B (zh) 一种银屑病熏蒸治疗装置
CN106668892A (zh) 一种医用消毒装置
CN105769523A (zh) 一种治疗保健主动推拿装置
CN108012950A (zh) 一种自动洗狗机
CN108606766A (zh) 一种烧伤患者肢体浸浴盆的清洗装置
CN208927017U (zh) 中医妇科熏蒸器
CN203829205U (zh) 一种瘫痪病人用脚部清洗装置
CN204798118U (zh) 一种前列腺热疗活血装置
CN112168670A (zh) 生殖科护理用熏蒸装置
CN213076493U (zh) 一种新型糖尿病康复理疗装置
CN106974803B (zh) 一种医疗设备
CN108113859A (zh) 一种足底按摩器
CN108163939A (zh) 一种小型污水处理装置
CN107569697B (zh) 一种外科手术用高温杀菌的可移动装置
CN109568117A (zh) 中医母婴保健的产妇驱寒熏疗装置
ES2309479T3 (es) Aparato para hidromasaje.
KR200286349Y1 (ko) 장과 항문 및 부인과 치료장치
CN115530651A (zh) 一种具备烘干功能的泡脚桶
CN213047030U (zh) 一种生殖男科采精装置
CN211326743U (zh) 一种妇产科用疾病熏蒸治疗仪
CN205163627U (zh) 热量上下行两向用式多功能扶正阳灸罐
RU2497547C2 (ru) Устройство для бактерицидной обработки доильных стаканов

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/08/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/02/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO