BRPI1009295B1 - método e sistema de comunicação para um nó de retransmissão acessar uma rede - Google Patents

método e sistema de comunicação para um nó de retransmissão acessar uma rede Download PDF

Info

Publication number
BRPI1009295B1
BRPI1009295B1 BRPI1009295-1A BRPI1009295A BRPI1009295B1 BR PI1009295 B1 BRPI1009295 B1 BR PI1009295B1 BR PI1009295 A BRPI1009295 A BR PI1009295A BR PI1009295 B1 BRPI1009295 B1 BR PI1009295B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
message
base station
network
access
core entity
Prior art date
Application number
BRPI1009295-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Xiaoting Sun
Ke Wang
Yan Peng
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd
Publication of BRPI1009295A2 publication Critical patent/BRPI1009295A2/pt
Publication of BRPI1009295B1 publication Critical patent/BRPI1009295B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W84/00Network topologies
    • H04W84/02Hierarchically pre-organised networks, e.g. paging networks, cellular networks, WLAN [Wireless Local Area Network] or WLL [Wireless Local Loop]
    • H04W84/04Large scale networks; Deep hierarchical networks
    • H04W84/042Public Land Mobile systems, e.g. cellular systems
    • H04W84/047Public Land Mobile systems, e.g. cellular systems using dedicated repeater stations
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/14Relay systems
    • H04B7/15Active relay systems
    • H04B7/155Ground-based stations

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

método e sistema para um nó de retransmissão acessar uma rede. são fornecidos um método e um sistema para um nó de retransmissão acessar uma rede, e são relacionados ao campo de tecnologia de comunicações. a invenção é descrita de modo a solucionar o problema em que o rn não pode acessar a rede diretamente na técnica anterior. o método para o rn acessar a rede inclui: receber, através de uma estação base, uma mensagem de acesso à rede incluindo informação para identificar o rn (101); capacitar, de acordo com a informação para identificar o rn (102), o rn esperando por acesso para acessar a rede. através do método, o rn pode acessar a rede diretamente através da estação base.

Description

[0001] Esse pedido reivindica prioridade para o Pedido de Patente Chinês 200910119111.3, depositado com o Escritório de Patente Chinês em 3 de março de 2009 e intitulado "MÉTODO E SISTEMA PARA UM NÓ DE RETRANSMISSÃO PARA ACESSAR UMA REDE", que é aqui incorporado a título de referência em sua totalidade.
Campo Técnico
[0002] A presente invenção se refere ao campo de tecnologias de comunicação, e em particular, a uma tecnologia para um nó de retransmissão (RN) para acessar uma rede.
Antecedentes
[0003] No processo de desenvolvimento de banda larga e mobilização de uma rede, a organização do Programa de Parceria de Terceira Geração propõe uma solução da Evolução a Longo Prazo (LTE), isto é, Rede de Acesso de Rádio Territorial Evoluída (E-UTRAN) do Sistema de Telecomunicação Móvel Universal (UMTS) em uma rede de acesso móvel e uma solução de Evolução de Arquitetura de Sistema (SAE), isto é, Núcleo de Pacote Evoluído (EPC), em uma rede de núcleo móvel.
[0004] A E-UTRAN adota uma estrutura de camada única somente uma estação base desenvolvida (Nó B, eNB), de modo a simplificar a rede e reduzir a demora. A estrutura realmente aborda uma estrutura de rede de banda larga típica de Protocolo da Internet (IP). Uma rede celular tradicional é uma centralização da topologia de rede estrela em uma estação base e adota controle centralizado, então um Equipamento de Usuário (UE) diretamente acessa a rede através da eNB no protocolo corrente da LTE.
Sumário da Invenção
[0005] Modalidades da presente invenção fornecem um método e sistema para um RN acessar uma rede, um RN, e um dispositivo para um RN acessar a rede, de modo que quando o RN necessita acessar a rede, o RN pode acessar a rede através de uma eNB.
[0006] Em um aspecto, a presente invenção fornece um método para um RN acessar uma rede. O método inclui: receber, através de uma estação base, uma mensagem de acesso à rede incluindo informação para identificar o RN; e possibilitar, de acordo com a informação para identificar o RN, um RN esperando por acesso para acessar a rede.
[0007] Em um outro aspecto, a presente invenção também fornece um dispositivo para um RN acessar uma rede. O dispositivo inclui: uma unidade de recepção de mensagem de acesso à rede, configurada para receber uma mensagem de acesso à rede incluindo informação para identificar o RN; e uma unidade de acesso, configurada para possibilitar, de acordo com a informação para identificar o RN, um RN esperando por acesso para acessar a rede.
[0008] Ainda em um outro aspecto, a presente invenção ainda fornece um método para um RN acessar uma rede. O método inclui: receber uma mensagem de acesso à rede enviada por um RN esperando por acesso, onde a mensagem inclui informação para identificar o RN; e enviar a mensagem de acesso à rede incluindo a informação para identificar o RN a uma estação base.
[0009] Ainda em um outro aspecto, a presente invenção ainda fornece um RN, onde o RN inclui: uma unidade de recepção de mensagem, configurada para receber uma mensagem de acesso à rede enviada por um RN esperando por acesso, onde a mensagem inclui informação para identificar o RN; e uma unidade de envio de mensagem, configurada para enviar a mensagem de acesso à rede incluindo a informação para identificar o RN para uma estação base.
[00010] Ainda em um outro aspecto, a presente invenção ainda fornece um sistema de comunicação, onde o sistema inclui: uma estação base, configurada para receber uma mensagem de acesso à rede incluindo informação para identificar o RN, e possibilitar, de acordo com a informação para identificar o RN, um RN esperando por acesso para acessar a rede; e o RN esperando por acesso, configurada para enviar a mensagem de acesso à rede à estação base, onde a mensagem de acesso à rede inclui a informação para identificar o RN.
[00011] De acordo com as soluções acima mencionadas, o RN acessa a rede através da mensagem de acesso à rede incluindo a informação para identificar o RN. A estação base executa interação de informação com a entidade do núcleo de rede e o RN através da mensagem de acesso à rede recebida incluindo a informação para identificar o RN, de modo que quando o RN necessita acessar a rede, o RN pode diretamente acessar a rede através da estação base.
Breve Descrição dos Desenhos
[00012] A FIG. 1a é um diagrama esquemático simples de arquitetura de rede de uma LTE de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 1b é um fluxograma de um método para um RN acessar uma rede de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 2 é um fluxograma de um outro método para um RN acessar uma rede de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 3 é um fluxograma de um método para um RN acessar uma rede de acordo com uma modalidade da presente invenção, onde um RN diretamente acessa a rede através de uma estação base; A FIG. 4 é um fluxograma de um processo de configuração de atributo do RN em um método para um RN acessar uma rede de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 5A é um fluxograma de um método para um RN acessar uma rede de uma maneira distribuída de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 5B é um fluxograma contínuo do método para o RN acessar uma rede de uma maneira distribuída da figura 5A; A FIG. 6 é um fluxograma de um método para um RN acessar uma rede de uma maneira centralizada de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 7 é um diagrama de estrutura esquemático de um dispositivo para um RN acessar uma rede de acordo com uma modalidade da presente invenção; e A FIG. 8 é um diagrama de estrutura esquemático de um RN de acordo com uma modalidade da presente invenção.
Descrição Detalhada de Modalidades Ilustrativas
[00013] Um método e um dispositivo para um RN acessar uma rede de acordo com as modalidades da presente invenção são descritos em detalhes no que segue com referência aos desenhos em anexo.
[00014] Nas modalidades da presente invenção, um RN esperando por acesso pode acessar a rede através de um eNB diretamente, ou acessar a rede através de múltiplos RNs e então através de um eNB. Uma situação em que um UE é diretamente conectado a uma estação base é chamado um salto único, e um link entre o UE e a estação base é chamada uma conexão direta. Uma situação em que o UE é conectado à estação base através de um RN é chamada um salto duplo. Uma situação em que o UE é conectado à estação base através de múltiplos RNs (por exemplo, três) é chamada salto múltiplo.
[00015] Uma LTE é tomada como um exemplo. A FIG. 1a é um diagrama esquemático simples de arquitetura de rede de uma LTE de acordo com uma modalidade da presente invenção. Como mostrado na FIG. 1a, um sistema de comunicação de LTE 10 pode incluir uma camada de retransmissão 11, uma camada de transporte 12 e uma porta de acesso (AGW) 14.
[00016] A camada de retransmissão 11 pode incluir um ou mais RNs 110 acoplados através de interfaces aéreas. Similarmente, a camada de transporte 12 pode incluir uma ou mais estações bases 120 acopladas umas com as outras através de fibras óticas. Além do mais, as estações bases 120 podem ser conectadas às AGWs 14 através de fibras óticas. Em uma outra modalidade da presente invenção, a estação base 120 e a AGW 14 podem ser comunicadas uma com a outra em uma maneira ótica, elétrica, ou sem fio. Múltiplos sinais podem ser transmitidos na camada de transporte 12, através de um percurso ótico, e transmitidos através da estação base 120 para a AGW 14, o RN 110 ou outras estações bases, ou transmitidos para um UE 100A, um UE 100B, ou um UE 100C através da interface aérea. Os sinais múltiplos podem ser transmitidos na camada de retransmissão 11 através da interface aérea, e transmitidos através do RN 110 para a estação base 120, o UE 100A, o UE 100B ou o UE 100C ou outros RNs.
[00017] O UE 100A, o UE 100B e o UE 100C podem acessar a rede através da estação base 120 ou primeiramente através do RN 110 e então através da estação base 120. Por exemplo, o UE 100A, o UE 100B e o UE 100C podem acessar a rede através da mesma estação base ou do RN ou através de diferentes estações bases ou RNs.
[00018] A AGW 14 pode ser conectada a uma rede de núcleo através de fibras óticas, e a rede de núcleo pode também ser conectada a outras redes, tais como uma Rede de Dados Públicos (PDN), uma Rede Telefônica Pública Comutada (PSTN), e uma Rede Digital de Serviços Integrados (ISDN).
[00019] Além do mais, pelo menos alguns RNs, por exemplo, os RNs localizados em uma borda da camada de retransmissão 11, podem ser usados para transmitir dados a outras estações bases ou outros RNs, onde os dados são aplicados à camada de retransmissão 11. Similarmente, pelo menos algumas estações bases, por exemplo, as estações bases localizadas em uma borda da camada de transporte 12, podem ser usadas para transmitir dados a outras estações bases ou outros RNs, onde os dados são aplicados à camada de transporte 12.
[00020] O sistema de comunicação de LTE 10 mostrado na FIG. 1a somente exibe quatro RNs 110, duas estações bases 120 e uma AGWs 14. O sistema de comunicação de LTE 10 pode incluir qualquer número de RNs RN 110, estações bases 120, e AGWs 14s. Além disso, múltiplas estações bases 120 correspondem a múltiplos RNs 110 de uma maneira um a um, as múltiplas estações bases 120 podem ser conectadas a um RN 110, ou os múltiplos RNs 110 podem ser conectados a uma estação base 120. Similarmente, o sistema de comunicação de LTE 10 pode incluir múltiplos AGWs 14, e a estação base 120 pode ser conectada a uma ou mais AGWs 14.
[00021] Em uma outra modalidade da presente invenção, o UE 100A e o UE 100B podem se comunicar com o RN 110 através de uma interface uu , e o UE 100C pode se comunicar diretamente com a estação base 120 através de uma interface uu . Como mostrado na FIG. 1a, uma situação em que o UE 100C é diretamente conectado à estação base 120 é chamada salto único, e um link entre o UE 100C e a estação base 120 é chamado uma conexão direta. Uma situação em que o UE 100A é conectado à estação base 120 através de um RN é chamada um salto duplo. Uma situação em que o UE 100B é conectado à estação base 120 através de múltiplos RNs (por exemplo, três) é chamada salto múltiplo.
[00022] O RN 110 pode se comunicar com a estação base 120 através da interface uu . Ambas, a interface uu e a interface un são as interfaces aéreas. A estação base 120 pode se comunicar com a AGW 14 através de uma interface S1. Por exemplo, a estação base 120 e a AGW 14 podem ser conectadas através de fibras óticas ou de outras maneiras. Definitivamente, esses dispositivos podem também se comunicar uns com os outros através de outras interfaces ou de interfaces definidas pelo usuário, e a presente invenção não é limitada a isso.
[00023] Quando o múltiplo salto sai, os RNs são conectados uns com os outros através de interfaces un ou de outras interfaces. Definitivamente, os RNs podem também se comunicar uns com os outros através de outras interfaces ou interfaces definidas pelo usuário, e a presente invenção não é limitada a isso.
[00024] Uma transmissão de camada de base entre as estações bases 120 é transmissão de IP, e as estações bases 120 são conectadas umas com as outras através de uma interface X2 ou outra interface (por exemplo, uma interface S1).
[00025] A FIG. 1b mostra um método para um RN acessar uma rede de acordo com uma modalidade da presente invenção. O método pode ser descrito como a seguir:
[00026] 101: Uma estação base recebe uma mensagem de acessoà rede incluindo informação para identificar o RN.
[00027] Por exemplo, nessa modalidade, a mensagem de acesso à rede, incluindo a informação para identificar o RN, pode ser uma mensagem de solicitação para acesso aleatório dedicado ao RN ou uma mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial carregando informação do identificador (ID) do RN.
[00028] Por exemplo, um processo de acesso à rede inicial do RN e um eNB distinguem o RN de um UE de duas maneiras, e qualquer maneira pode ser selecionada para implementar a distinção.(1) RN adota um preâmbulo de acesso aleatório dedicado ao RN, onde o preâmbulo é distinguido daquele do UE. Por exemplo, o preâmbulo é dividido em dois sub-conjuntos, um sub-conjunto é designado ao UE e o outro é designado ao RN.
[00029] Por isso, a informação de acesso à rede é uma mensagem de solicitação para acesso aleatório.(2) A informação para identificar o RN é incluída na mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial, onde a informação para identificar o RN é uma ID de RN. Por exemplo, um bit de etiqueta adicional adicionado para identificar que ele é um RN em vez de um UE para acessar a rede inicialmente.
[00030] 102: Possibilitar, de acordo com a informação para identificar o RN, um RN esperando por acesso para acessar a rede.
[00031] De acordo com o método e o dispositivo para o RN acessar a rede, fornecidos pelas modalidades da presente invenção, o RN acessa a rede através da informação para identificar o RN, onde a informação é incluída na mensagem de acesso à rede. A estação base executa interação de informação com uma entidade do núcleo de rede e o RN através da mensagem de acesso à rede recebida, onde a mensagem inclui a informação para identificar o RN, de modo que quando o RN necessita acessar a rede, o RN pode diretamente acessar a rede através da estação base.
[00032] A FIG. 2 mostra um outro método para um RN acessar uma rede de acordo com uma modalidade da presente invenção. O método pode ser descrito como a seguir:
[00033] 201: Receber uma mensagem de acesso à rede enviada por um RN esperando por acesso, onde a mensagem inclui informação para identificar o RN.
[00034] 202: Enviar a mensagem de acesso à rede, que inclui a informação para identificar o RN, para uma estação base.
[00035] Para ilustrar a presente invenção mais claramente, o método para o RN acessar a rede, que é fornecido pela presente invenção, é descrito a seguir através de um processo de acesso específico.
[00036] A FIG. 3 mostra um método para um RN acessar uma rede de acordo com uma modalidade da presente invenção. Um processo que um RN diretamente acessa a rede através de um eNB é tomado como um exemplo no que segue.
[00037] O processo de implementação detalhado em que o RN diretamente acessa a rede através do eNB é descrito como a seguir:
[00038] 301: Quando o RN necessita acessar a rede, o RN e o eNBcompletam a sincronização de enlace descendente.
[00039] 302: O RN envia uma mensagem de solicitação para acesso aleatório incluindo um preâmbulo ao eNB.
[00040] Por exemplo, se um preâmbulo dedicado ao RN é designado ao RN, o preâmbulo é usado. Se um preâmbulo dedicado ao RN não é designado ao RN, o RN seleciona um grupo nos sub-conjuntos do preâmbulo, que é dedicado ao RN, em uma célula interna, e então o RN envia o preâmbulo selecionado ao eNB em um Canal de Acesso Aleatório Físico (PRACH) de acordo com uma localização do PRACH lido de um sistema de radiodifusão de eNB.
[00041] 303: Depois de receber o preâmbulo do RN, o eNB envia uma mensagem de resposta para acesso aleatório ao RN como uma resposta.
[00042] Por exemplo, a mensagem de resposta para acesso aleatório inclui uma concessão de enlace ascendente (Concessão de UL), indicação de uma mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial, avanço de sincronização (TA) em enlace ascendente, e um Identificador Temporário de Rede de Célula de Rádio Temporária (TC-RNTI) designado ao RN.
[00043] 304: O RN envia uma mensagem de resposta de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial ao eNB em recursos de concessão UL indicados na mensagem de solicitação para acesso aleatório.
[00044] Por exemplo, o RN monitora um Canal de Controle de Enlace Descendente Físico (PDCCH) dentro de um tempo da janela para obter indicação de designação de enlace descendente (designação de DL). O RN recebe a mensagem de resposta para acesso aleatório em um canal de compartilhamento de enlace descendente físico (PDSCH) de acordo com a indicação de designação de DL. Depois do RN receber a mensagem de resposta para acesso aleatório, o RN e o eNB são sincronizados em um enlace ascendente. A mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial carrega um TC-RNTI designado pelo eNB para o RN e uma ID de usuário de um estrato sem acesso (NAS).
[00045] Nessa modalidade, se a mensagem de solicitação para acesso aleatório não carrega o preâmbulo dedicado ao RN, a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial pode carregar um bit de ID do RN, onde o bit de ID do RN pode ser usado para o eNB distinguir se o RN ou o UE acessa a rede inicialmente.
[00046] 305: Depois de receber a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial do RN, o eNB pode estabelecer uma entrada de tabela de roteamento temporário para o RN usando o TC-RNTI do RN carregado na mensagem e enviar uma mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial ao RN como uma resposta.
[00047] 306: Depois de receber a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial corretamente, o RN atualiza o TC-RNTI para uma ID Temporária de Rede de Célula de Rádio (C-RNTI).
[00048] Por exemplo, o RN envia uma mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial ao eNB como uma resposta. A mensagem de solicitação de estabelecimento de completação com portador de sinalização inicial fornecida para uma entidade do núcleo de rede.
[00049] Por exemplo, a entidade do núcleo de rede pode ser uma entidade de administração móvel (MME) ou outras entidades capazes de completar configuração de informação em um lado da rede.
[00050] 307: Depois de receber a mensagem de solicitação de estabelecimento de completação com portador de sinalização inicial, o eNB atualiza a entrada da tabela de roteamento do RN correspondentemente.
[00051] Nessa modalidade, o eNB também avança uma mensagem NAS fornecida pelo RN para a entidade do núcleo de rede para a entidade do núcleo de rede disparar o RN para executar interação do contexto.
[00052] 308: A autenticação de segurança foi executada entre o RN e a entidade do núcleo de rede.
[00053] 309: Depois da autenticação de segurança estar completada, a entidade do núcleo de rede envia uma mensagem de estabelecimento de contexto do RN ao eNB.
[00054] 310: Depois de receber um contexto do RN, o eNB armazena um contexto de segurança relacionado ao RN iniciar um processo de configuração de segurança, e envia um comando de modo de segurança para RN.
[00055] 311: Depois de receber o comando do modo de segurança, o RN executa reconhecimento (Ack) e envia uma completação do modo de segurança ao eNB.
[00056] 312: Depois de receber a completação do modo de segurança Ack do RN, o eNB envia uma mensagem de completação de estabelecimento de contexto para a entidade de núcleo de rede.
[00057] 313: A entidade de núcleo de rede configura os atributos de RN através do eNB de acordo com a capacidade relatada pelo RN. O processo para configurar os atributos de RN é mostrado na FIG. 4.
[00058] 314: O eNB envia um comando de estabelecimento de conexão com suporte de dados inicial ao RN para estabilizar um suporte de dados inicial.
[00059] 315: O RN envia uma mensagem de solicitação de estabelecimento de completação com portador de sinalização inicial ao eNB como uma resposta.
[00060] De acordo com a modalidade da presente invenção, no método para o RN acessar a rede, o RN acessa a rede através da informação para identificar o RN, onde a informação é carregada na mensagem de acesso à rede. A estação base executa interação de informação com a entidade do núcleo de rede e o RN através da mensagem de acesso à rede carregando a ID do RN, de modo que quando o RN necessita acessar a rede, o RN pode diretamente acessar a rede através da estação base, e ao mesmo tempo, a interação de informação pode ser executada entre o RN esperando por acesso e a entidade do núcleo de rede para completar um processo de relato e de configuração da capacidade do RN.
[00061] A FIG. 4 mostra um processo de configurar atributos de RN em um método para um RN acessar uma rede de acordo com uma modalidade da presente invenção. O processo detalhado de configurar os atributos de RN é descrito como a seguir:
[00062] 401: O RN relata informação de capacidade de hardware e interface aérea do RN para um eNB.
[00063] 402: O eNB direciona a informação de capacidade de hardware e interface aérea relatada pelo RN para uma entidade do núcleo de rede.
[00064] 403: A entidade do núcleo de rede faz uma decisão de configuração de acordo com a informação de capacidade do RN e uma situação de rede real.
[00065] 404: A entidade do núcleo de rede distribui uma mensagem de configuração de RN carregando a decisão de configuração feita pelo RN para o eNB.
[00066] 405: O eNB direciona a mensagem de configuração do RN distribuída pela entidade do núcleo de rede para o RN para configuração.
[00067] 406: O RN completa configuração de atributo de acordo com a mensagem de configuração do RN e envia uma completação de configuração de Ack para o eNB como uma resposta.
[00068] 407: O eNB envia uma mensagem de completação de configuração de atributo do RN para a entidade do núcleo de rede como uma resposta, de modo que um processo de relato e um processo de configuração da capacidade do RN são completados.
[00069] A FIG. 5 mostra um método para um RN acessar uma rede de acordo com uma modalidade da presente invenção. Um processo para pelo menos dois RNs acessarem a rede de uma maneira de acesso distribuído é tomada como um exemplo no que segue:
[00070] 501: Quando um RN esperando por acesso necessita acessar a rede, o RN esperando por acesso e um RN de nível superior completam a sincronização de enlace descendente.
[00071] 502: O RN esperando por acesso envia uma mensagem de solicitação para acesso aleatório incluindo um preâmbulo ao RN de nível superior.
[00072] Nessa modalidade, o processo de implementação detalhada para o RN enviar a mensagem de solicitação para acesso aleatório para um eNB é descrito no que segue.
[00073] O RN esperando por acesso seleciona um preâmbulo. Se um preâmbulo dedicado para o RN é designado para o RN esperando por acesso, o preâmbulo é usado. Se um preâmbulo dedicado para o RN não é designado para o RN esperando por acesso, o RN esperando por acesso seleciona um grupo em sub-conjuntos de preâmbulo, que é dedicado ao RN, em uma célula interna, e então o RN esperando por acesso envia o preâmbulo selecionado ao RN de nível superior em um PRACH de acordo com uma localização do PRACH lida de um sistema de radiodifusão de eNB.
[00074] 503: Depois de receber a mensagem de solicitação para acesso aleatório do RN esperando por acesso, o RN de nível superior do RN esperando por acesso envia uma mensagem de Exigência de Origem de Enlace Ascendente (UL SR) de um link de retransmissão para um adicional RN de nível superior.
[00075] Por exemplo, a mensagem de UL SR do link de retransmissão é adiantada através de RNs em muitos níveis até a mensagem alcançar o eNB.
[00076] 504: Depois de receber a mensagem de solicitação para acesso aleatório do RN esperando por acesso, o RN envia uma mensagem de resposta para acesso aleatório para o RN esperando por acesso.
[00077] Por exemplo, o RN esperando por acesso monitora um canal PDCCH dentro de um tempo da janela de um ou mais TTIs para obter indicação de designação de DL. O RN esperando por acesso recebe a mensagem de resposta para acesso aleatório em um PDSCH de acordo com a indicação de designação de DL. Depois do RN esperando por acesso receber a mensagem de resposta para acesso aleatório, o RN esperando por acesso e o RN de nível superior são sincronizados em um enlace ascendente. A mensagem de resposta para acesso aleatório inclui concessão de UL, indicação de enviar uma mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão RRC, TA e um TC-RNTI.
[00078] 505: Depois de receber a mensagem de UL SR do link de retransmissão do RN, o eNB alimenta de volta a concessão de UL para transmitir uma próxima solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial sinalizando para um RN de nível inferior do eNB.
[00079] Por exemplo, os RNs em cada nível avançam a concessão de UL até a mensagem ser enviada para o RN de nível superior do RN esperando por acesso.
[00080] 506: O RN esperando por acesso envia uma mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial para o RN de nível superior do RN esperando por acesso de acordo com a concessão de UL carregada na mensagem de solicitação para acesso aleatório recebida em 504, e a mensagem é avançada através dos RNs em muitos níveis até a mensagem ser enviada ao eNB.
[00081] Por exemplo, a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial carrega o TC-RNTI designado pelo eNB para o RN esperando por acesso e carrega uma ID de usuário de um NAS. Em cada tempo a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial passa através de um RN, o RN estabelece uma entrada de tabela de roteamento para o RN esperando por acesso até a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial ser enviada para o eNB. Além do TC- RNTI designado pelo RN para o RN esperando por acesso e a ID de usuário de uma camada NAS na mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial enviada pelo RN esperando por acesso, a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial também carrega uma entrada de razão de estabelecimento de conexão de portador de sinalização inicial e informação relevante dos RNs de que a mensagem passa direto.
[00082] Por exemplo, se a mensagem de solicitação para acesso aleatório em 502 não inclui o preâmbulo dedicado ao RN, a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial pode carregar um bit de ID do RN, onde o bit de ID do RN pode ser usado para o eNB distinguir se o RN ou o UE acessa a rede inicialmente.
[00083] 507: Depois de receber a mensagem de solicitação para acesso aleatório do RN esperando por acesso, o RN de nível superior do RN esperando por acesso continua a avançar a mensagem para um RN de nível superior e envia uma mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial para o RN esperando por acesso como uma resposta.
[00084] Por exemplo, depois de receber a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial enviada pelo RN de nível inferior do eNB, o eNB pode estabelecer uma entrada de tabela de roteamento para o RN esperando por acesso usando o TC-RNTI do RN esperando por acesso carregado na mensagem e informação relevante dos RNs de que a mensagem passa direto, e envia a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial para o RN de nível inferior como uma resposta.
[00085] Por exemplo, o eNB pode também enviar a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial para o RN de nível inferior como a resposta antes do RN de nível superior do RN esperando por acesso enviar a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial para o RN esperando por acesso como a resposta, e a sequência de envio não é limitada.
[00086] 508: Depois de receber a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial corretamente, o RN esperando por acesso envia uma mensagem de completação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial para o RN de nível superior como uma resposta.
[00087] Por exemplo, o RN esperando por acesso atualiza o TC- RNTI para uma C-RNTI, ou seja, o RN esperando por acesso determina o TC-RNTI como a C-RNTI, e o RN de nível superior não pode designar o TC-RNTI para outro RN esperando por acesso.
[00088] Para 509-517, uma referência pode ser feita para 307-315, e os detalhes não serão descritos aqui outra vez.
[00089] De acordo com a modalidade da presente invenção, no método para o RN acessar a rede, o RN acessa a rede através da ID do RN carregada na mensagem de acesso à rede. A estação base executa interação de informação com a entidade do núcleo de rede e o RN através da mensagem de acesso à rede recebida carregando a ID do RN, de modo que o RN necessita acessar a rede, o RN pode diretamente acessar a rede através da estação base, e ao mesmo tempo, a interação de informação pode ser executada entre o RN esperando por acesso e a entidade do núcleo de rede para completar um processo de relato e de configuração da capacidade do RN.
[00090] A FIG. 6 mostra um método para um RN acessar uma rede de acordo com uma modalidade da presente invenção. Um processo para pelo menos dois RNs acessarem a rede de uma maneira de acesso centralizado é tomado como um exemplo a seguir:
[00091] Para 601-605, uma referência pode ser feita a 501-505 na modalidade mostrada na FIG. 5, e os detalhes não serão descritos aqui outra vez.
[00092] 606: Depois de receber a solicitação de acesso aleatório do RN esperando por acesso, o RN de nível superior do RN esperando por acesso envia uma mensagem de solicitação para acesso à rede para o eNB.
[00093] 607: Depois de receber a mensagem de solicitação para acesso à rede do RN, o eNB distribui uma mensagem de solicitação de Ack de acesso à rede do RN.
[00094] Nessa modalidade, a mensagem de solicitação de Ack de acesso à rede do RN é usada para o eNB estabelecer uma tabela de roteamento temporário para o RN esperando por acesso em um link de retransmissão de acordo com a informação de roteamento do RN incluída na mensagem de solicitação para acesso à rede recebida do RN.
[00095] Deve ser percebido que, a mensagem de solicitação de Ack de acesso à rede do RN pode ser monitorada por todos os RNs no link de retransmissão. Depois de estabelecer a tabela de roteamento temporário para o RN esperando por acesso, de acordo com a informação de roteamento para o RN esperando por acesso carregado na mensagem, cada RN por sua vez distribui a mensagem, mas não modifica a mensagem.
[00096] As diferenças entre 608-610 e 506-508, na modalidade mostrada na FIG. 5, são que nessa modalidade mostrada na FIG. 6, o RN em cada nível, que avança para a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial, diretamente para a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão com portador de sinalização inicial para o RN de nível superior sem adicionar informação relevante dos RNs que a mensagem passa direto, e nenhum dos RNs em que a mensagem do link de retransmissão passa direto estabelece uma entrada de tabela de roteamento para um UE.
[00097] Para 611-619, uma referência é feita para 509-517 na modalidade mostrada na FIG. 5, e os detalhes não serão descritos aqui outra vez.
[00098] 620: O eNB envia uma mensagem de atualização do roteamento para o RN, e o RN estabelece uma tabela de roteamento de acordo com a mensagem de atualização do roteamento.
[00099] Por exemplo, a mensagem de atualização do roteamento pode ser monitorada por todos os RNs no link de retransmissão e pode, por sua vez, ser distribuída, mas os RNs no link de retransmissão não têm o direito de modificar a mensagem.
[000100] 621: Quando a atualização do roteamento para o RN é completada, o RN retorna um Ack de atualização de roteamento para o eNB, e o UE acessa a rede com sucesso.
[000101] De acordo com a modalidade da presente invenção, no método para o RN acessar a rede, o RN acessa a rede através da ID do RN carregada na mensagem de acesso à rede. A estação base executa interação de informação com a entidade do núcleo de rede e o RN através da mensagem de acesso à rede recebida carregando a ID do RN, de modo que quando o RN necessita acessar a rede, o RN pode diretamente acessar a rede através da estação base, e ao mesmo tempo, a interação de informação pode ser executada entre o RN esperando por acesso e a entidade do núcleo de rede para completar um processo de relato e de configuração da capacidade do RN.
[000102] A FIG. 7 mostra um dispositivo para um RN acessar uma rede de acordo com uma modalidade da presente invenção. O dispositivo inclui uma unidade de recepção de mensagem de acesso à rede 701 e uma unidade de acesso 702.
[000103] A unidade de recepção de mensagem de acesso à rede 701 é configurada para receber uma mensagem de acesso à rede incluindo informação para identificar o RN.
[000104] A unidade de acesso 702 é configurada para possibilitar, de acordo com a informação para identificar o RN, um RN esperando por acesso para acessar a rede.
[000105] Em uma outra modalidade da presente invenção, a unidade de acesso 702 inclui uma sub-unidade de recepção de informação e uma sub-unidade de envio de informação.
[000106] A sub-unidade de recepção de informação é configurada para uma estação base receber informação de capacidade do RN relatada pelo RN, ou receber uma mensagem de configuração de RN distribuída por uma entidade do núcleo de rede, ou receber uma mensagem de completação de Ack de configuração enviada pelo RN.
[000107] A sub-unidade de envio de informação é configurada para a estação base enviar a informação de capacidade relatada pelo RN para a entidade do núcleo de rede, ou distribuir a mensagem de configuração do RN recebida para o RN, ou enviar a mensagem de completação de Ack de configuração para a entidade do núcleo de rede.
[000108] A FIG. 8 mostra um RN de acordo com uma modalidade da presente invenção. O RN inclui uma unidade de recepção de mensagem 801 e uma unidade de envio de mensagem 802.
[000109] A unidade de recepção de mensagem 801 é configurada para receber uma mensagem de acesso à rede enviada por um RN esperando por acesso, onde a mensagem inclui informação para identificar o RN.
[000110] A unidade de envio de mensagem 802 é configurada para enviar a mensagem de acesso à rede incluindo a informação para identificar o RN para uma estação base.
[000111] Em uma outra modalidade da presente invenção, a unidade para enviar mensagem inclui uma sub-unidade de estabelecimento da tabela de roteamento e uma sub-unidade para reconhecimento de tabela de roteamento. Em uma outra modalidade da presente invenção, a unidade para enviar mensagem inclui uma sub-unidade de reconhecimento de tabela de roteamento.
[000112] A sub-unidade de estabelecimento da tabela de roteamento é configurada para estabelecer uma entrada de tabela de roteamento para o RN esperando por acesso.
[000113] A sub-unidade de estabelecimento da tabela de roteamento temporária é configurada para receber uma mensagem de Ack de solicitação para acesso à rede distribuída pela estação base e estabelece, de acordo com a mensagem de Ack de solicitação para acesso à rede, uma tabela de rotina temporária.
[000114] A sub-unidade para reconhecimento de tabela de roteamento é configurada para receber uma mensagem de atualização do roteamento enviada pela estação base e estabelecer, de acordo com a mensagem de atualização, a tabela de roteamento.
[000115] De acordo com o dispositivo para o RN acessar a rede fornecida pela modalidade da presente invenção, o RN acessa a rede através da informação para identificar o RN, onde a informação é incluída na mensagem de acesso à rede. A estação base executa interação de informação com a entidade do núcleo de rede e o RN através da mensagem de acesso à rede recebida incluindo informação para identificar o RN, de modo que quando o RN necessita acessar a rede, o RN pode diretamente acessar a rede através da estação base, e ao mesmo tempo, a interação de informação pode ser executada entre o RN esperando por acesso e a entidade do núcleo de rede para completar um processo de relato e de configuração da capacidade do RN.
[000116] Pode ser claramente entendido por aqueles versados na técnica que, para o propósito de descrição conveniente e breve, para o processo de trabalho detalhado do sistema, dispositivo e unidade já mencionados, uma referência pode ser feita ao processo correspondente nas modalidades do método, e os detalhes não serão descritos aqui outra vez.
[000117] Em diversas modalidades fornecidas no presente pedido, deve ser entendido que o sistema, dispositivo e método descritos podem ser implementados de outras maneiras. Por exemplo, as modalidades do dispositivo descrito são meramente exemplares. Por exemplo, a divisão de unidade é divisão de função meramente lógica e podem ser outras divisões em implementação real. Por exemplo, múltiplas unidades ou componentes podem ser combinados ou integrados em um outro sistema, ou algumas características podem ser ignoradas ou não executadas. Além do mais, o acoplamento mostrado ou discutido ou conexão de acoplamento ou comunicação direta pode ser alcançado através de conexão de acoplamento ou comunicação indireta entre algumas interfaces, dispositivos ou unidades em uma forma elétrica, uma forma mecânica, ou em outras formas.
[000118] As unidades descritas como componentes separados podem ou não podem ser fisicamente separadas. Os componentes mostrados como unidades podem ou não podem ser unidades físicas, isto é, podem ser integrados ou distribuídos para unidades de rede múltiplas. Algumas ou todas as unidades podem ser selecionadas para alcançar o objetivo da solução da modalidade de acordo com exigências reais.
[000119] Além disso, várias unidades funcionais, de acordo com cada modalidade da presente invenção, podem ser integradas em um módulo de processamento ou podem existir como unidades físicas separadas, ou duas ou mais unidades podem também ser integradas em uma unidade. O módulo integrado pode ser implementado através de hardware, ou pode também ser implementado em uma forma de um módulo funcional de software.
[000120] Quando o módulo integrado é implementado na forma do módulo funcional de software e vendido ou usado como um produto separado, o módulo integrado pode ser armazenado em um meio de armazenagem legível por computador. Por isso, a solução técnica da presente invenção ou a parte que faz contribuições à técnica anterior pode ser substancialmente incorporada na forma de um produto de software. O produto de software do computador é armazenado em um meio de armazenagem, e contém diversas instruções para instruir o equipamento do computador (tais como, um computador pessoal, um servidor, ou equipamento de rede) para executar todas ou parte das etapas do método como descrito nas modalidades da presente invenção. O meio de armazenagem inclui vários meios capazes de armazenar códigos de programa, tais como, um disco flash, um disco rígido móvel, uma Memória Somente para Leitura (ROM), uma Memória de Acesso Aleatório (RAM), um disco magnético ou um disco ótico.
[000121] As modalidades acima são meramente exemplares da presente invenção, mas o escopo de proteção da presente invenção não é limitado aqui. Qualquer mudança ou substituição que possa ser facilmente imaginada, por pessoas versadas na técnica, dentro do escopo técnico descrito pela presente invenção, deve ser coberta pelo escopo de proteção da presente invenção. Por isso, o escopo de proteção da presente invenção deve ser definido pelas concretizações.

Claims (10)

1. Método para um nó de retransmissão (RN) acessar uma rede, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: receber (302), por uma estação base, uma mensagem de solicitação de acesso aleatório a partir do RN; enviar (303), pela estação base, uma mensagem de resposta de acesso aleatório para o RN; receber (304), pela estação base, uma mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão de portador de sinalização inicial enviada pelo RN através de recursos de concessão de enlace ascendente (UL) indicados na mensagem de resposta de acesso aleatório; estabelecer (305), pela estação base, uma entrada de tabela de roteamento temporária para o RN ao usar um identificador (ID) temporário, identificador temporário de rede de célula de rádio temporária (TC-RNTI), do acesso de RN portado na mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão de portador de sinalização inicial; enviar (306), pela estação base, uma mensagem de estabelecimento de conexão de portador de sinalização inicial para o RN como uma resposta; receber (307), pela estação base, uma mensagem de completação de estabelecimento de conexão de portador de sinalização inicial; atualizar (307), pela estação base, uma entrada de tabela de roteamento do RN; encaminhar (307), pela estação base, uma mensagem de estrato sem acesso (NAS) fornecida pelo RN para um entidade de núcleo de rede para a entidade de núcleo de rede disparar o RN para executar interação de contexto; receber (309), pela estação base, uma mensagem de estabelecimento de contexto de RN a partir da entidade de núcleo de rede após executar (308) autenticação de segurança entre o RN e a entidade de núcleo de rede; iniciar (310), pela estação base, um processo de configuração de segurança, e enviar um comando de modo se segurança ao RN; receber, pela estação base, um reconhecimento (Ack) de completação de modo de segurança a partir do RN após o RN executar reconhecimento; enviar (312), pela estação base, uma mensagem de completação de estabelecimento de contexto para a entidade de núcleo de rede para a entidade de núcleo de rede configurar (313) atributos de RN através da estação base de acordo com a capacidade relatada pelo RN; e estabelecer (314, 315) um portador de dados iniciais entre a estação base e o RN.
2. Método para um RN acessar uma rede, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ainda compreende a etapa de: receber, pela estação base, uma mensagem encaminhada pelo RN através de um RN de nível superior do RN.
3. Método para um RN acessar uma rede, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a mensagem de solicitação de acesso aleatório compreende informação para identificar o RN, que é um preâmbulo de acesso aleatório dedicado ao RN.
4. Método para um RN acessar uma rede, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão de portador de sinalização inicial compreende informação para identificar o RN, que é um identificador de RN.
5. Método para um RN acessar uma rede, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a etapa de configurar (313) os atributos de RN compreende: receber (401), pela estação base, informação de capacidade do RN relatada pelo RN; enviar (402), pela estação base, a informação de capacidade do RN para uma entidade de núcleo de rede; receber (404), pela estação base, uma mensagem de configuração de RN distribuída pela entidade de núcleo de rede; distribuir (405), pela estação base, a mensagem de configuração de RN para o RN; receber (406), pela estação base, uma mensagem de reconhecimento de completação da configuração enviada pelo RN; e enviar (407), pela estação base, a mensagem de reconhecimento de completação da configuração para a entidade de núcleo de rede.
6. Sistema de comunicação, caracterizado pelo fato de que compreende: uma estação base que está em conexão de comunicação com um nó de retransmissão (RN) e uma entidade de núcleo de rede, respectivamente, em que o RN está em conexão de comunicação com a entidade de núcleo de rede através da estação base, em que a estação base é adaptada para receber (302) uma mensagem de solicitação de acesso aleatório a partir do RN; enviar (303) uma mensagem de resposta de acesso aleatório para o RN; receber (304) uma mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão de portador de sinalização inicial enviada pelo RN através de recursos de concessão de enlace ascendente (UL) indicados na mensagem de resposta de acesso aleatório; estabelecer (305) uma entrada de tabela de roteamento temporária para o RN ao usar um identificador (ID) temporário, identificador temporário de rede de célula de rádio temporária (TC-RNTI), do acesso de RN portado na mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão de portador de sinalização inicial; enviar (306) uma mensagem de estabelecimento de conexão de portador de sinalização inicial para o RN como uma resposta; receber (307) uma mensagem de completação de estabelecimento de conexão de portador de sinalização inicial; atualizar (307) uma entrada de tabela de roteamento do RN; encaminhar (307) uma mensagem de estrato sem acesso (NAS) fornecida pelo RN para um entidade de núcleo de rede para a entidade de núcleo de rede disparar o RN para executar interação de contexto; receber uma mensagem de estabelecimento de contexto de RN a partir da entidade de núcleo de rede após executar autenticação de segurança entre o RN e a entidade de núcleo de rede; a estação base é ainda adaptada para iniciar (310) um processo de configuração de segurança, e enviar um comando de modo se segurança ao RN; receber um reconhecimento (Ack) a partir do RN após o RN executar reconhecimento; enviar (312) uma mensagem de completação de estabelecimento de contexto para a entidade de núcleo de rede para a entidade de núcleo de rede configurar (313) atributos de RN através da estação base de acordo com a capacidade relatada pelo RN; e a estação base é ainda adaptada para estabelecer (314, 315) um portador de dados iniciais entre a estação base e o RN.
7. Sistema de comunicação, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a estação base é ainda adaptada para receber uma mensagem encaminhada pelo RN através de um RN de nível superior do RN.
8. Sistema de comunicação, de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que a mensagem de solicitação de acesso aleatório compreende informação para identificar o RN, que é um preâmbulo de acesso aleatório dedicado ao RN.
9. Sistema de comunicação, de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que a mensagem de solicitação de estabelecimento de conexão de portador de sinalização inicial compreende informação para identificar o RN, que é um identificador de RN.
10. Sistema de comunicação, de acordo com a reivindicação 6 ou 9, caracterizado pelo fato de que a estação base é ainda adaptada para receber (401) informação de capacidade do RN relatada pelo RN; enviar (402) a informação de capacidade do RN para uma entidade de núcleo de rede; receber (404) uma mensagem de configuração de RN distribuída pela entidade de núcleo de rede; distribuir (405) a mensagem de configuração de RN para o RN; receber (406) uma mensagem de reconhecimento de completação da configuração enviada pelo RN; e enviar a mensagem de reconhecimento de completação da configuração para a entidade de núcleo de rede.
BRPI1009295-1A 2009-03-03 2010-02-23 método e sistema de comunicação para um nó de retransmissão acessar uma rede BRPI1009295B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN2009101191113A CN101827451B (zh) 2009-03-03 2009-03-03 中继节点的入网方法及装置
CN200910119111.3 2009-03-03
PCT/CN2010/070709 WO2010099717A1 (zh) 2009-03-03 2010-02-23 中继节点的入网方法及系统

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1009295A2 BRPI1009295A2 (pt) 2016-03-08
BRPI1009295B1 true BRPI1009295B1 (pt) 2021-02-23

Family

ID=42691091

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1009295-1A BRPI1009295B1 (pt) 2009-03-03 2010-02-23 método e sistema de comunicação para um nó de retransmissão acessar uma rede

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8625480B2 (pt)
EP (2) EP2405696B1 (pt)
CN (1) CN101827451B (pt)
BR (1) BRPI1009295B1 (pt)
WO (1) WO2010099717A1 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101873668B (zh) * 2009-04-24 2012-08-29 电信科学技术研究院 一种发起随机接入的方法、系统和装置
CN101877907A (zh) * 2009-04-28 2010-11-03 大唐移动通信设备有限公司 基站识别中继节点的方法和系统、一种基站及中继节点
CN102404717B (zh) * 2010-09-14 2015-08-12 中兴通讯股份有限公司 中继节点获取配置信息的方法及系统
CN102448186B (zh) * 2010-10-14 2016-02-10 中兴通讯股份有限公司 一种中继节点启动的方法及其实现系统
CN102724102B (zh) * 2011-03-29 2015-04-08 华为技术有限公司 与网管系统建立连接的方法、设备及通信系统
CN102761862B (zh) * 2011-04-29 2017-05-24 中兴通讯股份有限公司 一种能力信息发送方法及系统
CN102833875B (zh) * 2011-06-16 2016-05-25 华为技术有限公司 中继节点入网方法及相关装置
WO2013049505A1 (en) * 2011-09-30 2013-04-04 Kyocera Corporation Systems and methods for small cell uplink interference mitigation
WO2013125227A1 (en) * 2012-02-24 2013-08-29 Nec Corporation Radio communication system and communication method
US9986535B2 (en) * 2012-03-31 2018-05-29 Tejas Networks Limited Method and system for managing mobile management entity (MME) in a telecommunication network
EP2863701B1 (en) * 2012-06-19 2019-12-18 Huawei Technologies Co., Ltd. Communication network, user equipment and signalling transmission method
KR20140050764A (ko) * 2012-10-19 2014-04-30 한국전자통신연구원 무선 중계 방법 및 이를 이용하는 중계 장치
WO2016114691A1 (en) 2015-01-13 2016-07-21 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) A network node, a wireless device and respective method performed thereby for use in a random access procedure therebetween in a cell of the network node
WO2017201720A1 (zh) * 2016-05-26 2017-11-30 华为技术有限公司 一种系统消息的传输方法、相关设备及通信系统
CN108632909B (zh) * 2017-03-24 2019-08-23 电信科学技术研究院 一种QoS处理方法和装置
CN112534944B (zh) * 2018-08-08 2023-11-07 富士通株式会社 基站、终端以及无线通信系统
CN110536474A (zh) * 2019-09-30 2019-12-03 中兴通讯股份有限公司 随机接入方法、装置、第一通信节点和第二通信节点
CN112867157A (zh) * 2021-01-15 2021-05-28 中兴通讯股份有限公司 资源分配和资源选择方法、设备和存储介质
WO2024035867A2 (en) * 2022-08-10 2024-02-15 Apple Inc. Identification and authorization for a repeater in a wireless network

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4133274B2 (ja) * 2002-12-04 2008-08-13 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ コンテンツ配信システム、中継装置及びコンテンツ配信制御方法
KR100901373B1 (ko) 2005-10-11 2009-06-05 삼성전자주식회사 다중 홉 릴레이 방식을 사용하는 광대역 무선접속통신시스템에서 연결식별자 관리 장치 및 방법
KR100943601B1 (ko) 2005-12-27 2010-02-24 삼성전자주식회사 멀티 홉 릴레이 방식을 사용하는 통신 시스템에서 중계국선택 방법 및 시스템
KR100901137B1 (ko) 2006-01-03 2009-06-04 삼성전자주식회사 다중 홉 릴레이 방식 무선 접속 통신시스템에서 연결식별자관리 방법 및 장치
CN101064901B (zh) 2006-04-29 2010-09-15 上海贝尔阿尔卡特股份有限公司 无线多跳中继接入网的接入方法、中继站、基站和系统
CN101123804B (zh) 2006-08-11 2011-04-06 华为技术有限公司 一种基于中继的网络接入方法及系统及一种中继站
JP4952135B2 (ja) 2006-08-17 2012-06-13 富士通株式会社 無線端末、中継局、無線基地局及び通信方法
CN101146337B (zh) 2006-09-15 2011-04-20 华为技术有限公司 新接入节点随机接入的方法及其系统
US7873338B2 (en) 2006-11-06 2011-01-18 Motorola Mobility, Inc. Method and apparatus for determining an appropriate link path in a multi-hop communication system
CN101291527A (zh) * 2007-04-20 2008-10-22 华为技术有限公司 无线中继站入网方法、设备和系统
EP1973274B1 (en) * 2007-10-05 2010-06-02 Industrial Technology Research Institute Method for MAC process and flexible connection in wireless multi-hop relaying network
CN101459938B (zh) 2007-12-14 2013-04-17 华为技术有限公司 一种管理中继配置信息的方法及中继站
US8995469B2 (en) * 2008-01-30 2015-03-31 Qualcomm Incorporated Relay based header compression
ES2569501T3 (es) * 2008-03-28 2016-05-11 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Identificación de una estación base manipulada o con defectos durante un traspaso
US8965338B2 (en) * 2008-06-09 2015-02-24 Apple Inc Network access control methods and apparatus
US8855138B2 (en) * 2008-08-25 2014-10-07 Qualcomm Incorporated Relay architecture framework
US8902805B2 (en) * 2008-10-24 2014-12-02 Qualcomm Incorporated Cell relay packet routing
CN102217352B (zh) * 2008-11-18 2016-04-20 诺基亚技术有限公司 在通信系统中进行中继
US8355388B2 (en) * 2008-12-17 2013-01-15 Research In Motion Limited System and method for initial access to relays
US8406781B2 (en) * 2009-02-02 2013-03-26 Lg Electronics Inc. Determination of user equipment antenna capability

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1009295A2 (pt) 2016-03-08
CN101827451B (zh) 2012-12-12
EP2405696A1 (en) 2012-01-11
US20110317617A1 (en) 2011-12-29
CN101827451A (zh) 2010-09-08
US8625480B2 (en) 2014-01-07
WO2010099717A1 (zh) 2010-09-10
EP2405696A4 (en) 2012-03-21
EP2549826A1 (en) 2013-01-23
EP2549826B1 (en) 2016-11-02
EP2405696B1 (en) 2012-12-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1009295B1 (pt) método e sistema de comunicação para um nó de retransmissão acessar uma rede
US10555231B2 (en) Communications system
JP6216041B2 (ja) デュアル接続性の確立
US20190029065A1 (en) Registration method of user terminal in wireless communication system and apparatus therefor
WO2019154060A1 (zh) 一种中继节点同步信号的发送方法及装置
US10080168B2 (en) Handover in software defined networking
US20160255552A1 (en) Mobile station, reconnection request method, base station, and reconnection request processing method
ES2703568T3 (es) Método y aparato para implementar mejoras de célula pequeña en un sistema de comunicación inalámbrica
CN101754410B (zh) 网络的接入方法及装置
US11937319B2 (en) Integrity protection handling at the gNB-CU-UP
WO2018228210A1 (zh) 管理小区的方法及装置、存储介质
US20220225191A1 (en) Wireless communication method for mobility control
ES2712939T3 (es) Método para proporcionar la identidad de un aparato en una red de comunicaciones y aparato del mismo
US20240064671A1 (en) Informing in groups of iab mt-du resource misalignment
KR20210118366A (ko) 릴레이 노드를 제어하는 방법 및 그 장치
BR112020008989A2 (pt) terminal e aparelho de estação base
WO2023130989A1 (zh) 一种通信方法及装置
ES2675732T3 (es) Sincronización de parámetros de configuración de radio
JP7445673B2 (ja) 端末
BR112020020747A2 (pt) Terminal, método de comunicação de um terminal e aparelho de estação base
WO2024026134A1 (en) Managing communication over multiple transmit and/or receive points
WO2024026132A1 (en) Managing timing alignment with multiple receivers in a wireless communication system
WO2024026131A1 (en) Multiple ta values in multiple-trp scenarios in a wireless communication system
KR20240003872A (ko) 핸드오버 제어 방법 및 장치
KR20240003874A (ko) 모바일릴레이 이동성 제어 방법 및 장치

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/02/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.