BRPI1006656B1 - Conjunto de junta de riser marítimo e método de fornecimento de flutuabilidade - Google Patents

Conjunto de junta de riser marítimo e método de fornecimento de flutuabilidade Download PDF

Info

Publication number
BRPI1006656B1
BRPI1006656B1 BRPI1006656-0A BRPI1006656A BRPI1006656B1 BR PI1006656 B1 BRPI1006656 B1 BR PI1006656B1 BR PI1006656 A BRPI1006656 A BR PI1006656A BR PI1006656 B1 BRPI1006656 B1 BR PI1006656B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
strut
flange
riser tube
support flange
flanges
Prior art date
Application number
BRPI1006656-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Eric D.Larson
Jesse L. Bullard
Jim R. Reams
Rick L. Stringfellow
Original Assignee
Vetco Gray, Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vetco Gray, Inc filed Critical Vetco Gray, Inc
Publication of BRPI1006656A2 publication Critical patent/BRPI1006656A2/pt
Publication of BRPI1006656B1 publication Critical patent/BRPI1006656B1/pt
Publication of BRPI1006656B8 publication Critical patent/BRPI1006656B8/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B17/00Drilling rods or pipes; Flexible drill strings; Kellies; Drill collars; Sucker rods; Cables; Casings; Tubings
    • E21B17/01Risers
    • E21B17/012Risers with buoyancy elements

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Supports For Pipes And Cables (AREA)
  • Joints Allowing Movement (AREA)

Abstract

conjunto de junta de riser marítimo e método de fornecimento de flutuabilidade esta invenção refere-se, no geral, a risers de perfuração para perfuração de poço marítimo, e em particular a um dispositivo para lidar com forças impostas por módulos de flutuabilidade afixados aos risers de perfuração. o conjunto de junta de riser marítimo compreende um tubo de riser central (13); um flange de suporte superior (19) em uma porção de extremidade superior do tubo de riser central (13) e um flange de suporte inferior (21) em uma porção de extremidade inferior do tubo de riser central (13), sendo que cada um dos flanges de suporte (19, 21) tem uma pluralidade de aberturas; uma pluralidade de linhas auxiliares (23) espaçadas em torno do tubo de riser central (13), sendo que cada linha auxiliar (23) tem uma extremidade superior se estendendo através de uma das aberturas no flange de suporte superior (19) e uma extremidade inferior se estendendo através de uma das aberturas no flange de suporte inferior (21 ).

Description

“CONJUNTO DE JUNTA DE RISER MARÍTIMO E MÉTODO DE FORNECIMENTO DE FLUTUABILIDADE”
Campo da Invenção
Esta invenção refere-se, no geral, a risers de perfuração para perfuração de poço marítimo, e em particular a um dispositivo para lidar com forças impostas por módulos de flutuabilidade afixados aos risers de perfuração.
Antecedentes da Invenção
Risers de perfuração são empregados enquanto perfurando um poço marítimo. O riser de perfuração se estende de uma cabeça de poço submarina no fundo do mar para uma plataforma de perfuração na superfície. Um riser típico de perfuração tem um tubo de riser central e uma quantidade de tubos auxiliares ou de linhas. O operador ativa tubo de perfuração, revestimento, e várias ferramentas através do tubo central do riser. As linhas auxiliares são paralelas ao tubo central, espaçadas em torno deste, e tem diâmetros menores. O operador supre fluido hidráulico através de algumas das linhas auxiliares e emprega outras como linhas de restrição e paralisação.
Normalmente, risers de perfuração utilizam a flutuabilidade para reduzir o peso total dos componentes em água. Um tipo de flutuabilidade compreende módulos de material flutuante. Os módulos impulsionam para cima nos acoplamentos do riser enquanto na água devido à flutuabilidade. Enquanto no ar, o peso dos módulos se transfere para os acoplamentos do riser. Os módulos tendem a se mover para cima enquanto na água, e esse movimento é resistente por uma variedade de dispositivos. Os dispositivos podem ser complexos ou usar fricção para resistir ao movimento para cima. Esses dispositivos também incluem colunas de escora que tem entalhes de ajuste.
Descrição da Invenção
Nesta invenção, os flanges de escora superiores e inferiores são portados por pelo menos uma das linhas auxiliares. O flange de escora superior está em uma extremidade superior de um conjunto de módulo de flutuabilidade, e o flange de escora inferior está em uma extremidade inferior do conjunto de módulo de flutuabilidade. Um elo de escora superior se estende entre o flange de escora superior e um flange de suporte superior preso ao tubo de riser central. O elo de escora superior transfere uma força para cima imposta pelo conjunto de módulo de flutuabilidade, enquanto submerso, para o flange de suporte superior. Um elo de escora inferior se estende entre o flange de escora inferior e um flange de suporte inferior do tubo de riser central. O elo de escora inferior transfere uma força para baixo imposta pelo peso do módulo de flutuabilidade, enquanto fora da água, para o flange de suporte inferior.
O flange de escora superior é móvel axialmente em relação à linha auxiliar em que o mesmo é portado de modo que as forças de empuxo para cima aplicadas ao flange de escora superior passem através do elo de escora superior diretamente para o flange de suporte superior, contornando a linha auxiliar em que o flange de escora superior é portado.
Um mecanismo de ajuste ajusta uma distância de um dos flanges de escora para o outro. Na realização preferencial, um conjunto de roscas externas está localizado em pelo menos uma das linhas auxiliares. Uma porca com rosca está engatada com as roscas externas. Um dos elos de escoras está engatado pela porca com rosca de modo a posicionar seletivamente um dos flanges de escora em um ponto selecionado ao longo de um comprimento do conjunto.
Preferencialmente, existem dois dos flanges superiores e dois flanges inferiores, cada um espaçado a 180 graus afastado do outro em relação a um eixo geométrico do tubo de riser central. Na realização preferencial, os elos de escora inferiores e superiores compreendem mangas de escora, cada uma recebendo uma das linhas auxiliares.
Breve Descrição dos Desenhos
A Figura 1 é uma vista em elevação lateral parcialmente dividida de um conjunto de junta de riser construído em concordância com essa invenção.
A Figura 2 é uma vista isométrica de uma porção superior do conjunto de junta de riser da Figura 1, com os módulos de flutuabilidade removidos.
A Figura 3 é uma vista isométrica de uma porção inferior do conjunto de junta de riser da Figura 1, com os módulos de flutuabilidade removidos.
A Figura 4 é uma vista superior do conjunto de junta de riser da Figura 1, com os módulos de flutuabilidade removidos.
A Figura 5 é uma vista seccional do conjunto de junta de riser da Figura 1, tomada ao longo da linha 5-5 da Figura 1 e com os módulos de flutuabilidade removidos.
Descrição de Realizações da Invenção
Com referência a Figura 1, uma seção de um conjunto de junta de riser 11 é ilustrada. O conjunto de junta de riser 11 é tipicamente de cerca de 1,52 a 27,43 metros em comprimento e é acoplado em uma sequência de risers se estendendo de uma embarcação de perfuração para uma cabeça de poço submarina. O conjunto de junta de riser 11 tem um tubo de riser principal 13, que tem um conector superior 15 em uma extremidade e um conector inferior 17 na outra extremidade. Nesta realização, o conector superior 15 é uma conexão tipo caixa e um conector inferior 17 é uma conexão tipo cavilha para conectar com uma caixa de um conjunto de riser açoplável. Os conectores 15, 17 podem ser membros convencionais e poderíam ser revertidos, se desejado.
Um flange de suporte superior 19 se estende radialmente para fora do conector superior 15. Similarmente, um flange de suporte inferior 21 se estende radialmente para fora do conector inferior 17. Os flanges de suporte 19 e 21 estão localizados em planos paralelos perpendiculares a um eixo geométrico 22 do tubo de riser principal 13.
Diversos tubos auxiliares ou linhas 23 são montadas em torno e paralelas ao tubo de riser principal 13. Cada linha auxiliar 23 é menor em diâmetro que o tubo de riser principal 13 e é paralelo com o eixo geométrico 22. As linhas auxiliares 23 servem a vários propósitos, como em linhas de ataque e descarga e linhas de suprimento de fluido hidráulico. Tipicamente, as linhas auxiliares 23 servindo como linhas de ataque e descarga são maiores em diâmetro do que aquelas servindo como linhas de suprimento de fluido hidráulico, mas isso não é essencial.
Cada linha auxiliar 23 tem um conector de caixa ou de acoplamento 25 em uma extremidade e um conector de pino ou de acoplamento 26 na extremidade oposta para conexão com as linhas auxiliares 23 dos conjuntos de junta de riser adjacente. Nesse exemplo, acoplamento de caixa 25 está na extremidade superior e o acoplamento de pino 26 na extremidade inferior, mas que podería ser revertido. Os tipos dé acoplamentos 25, 26 podem variar. O acoplamento superior 25 de cada linha auxiliar 23 desliza em uma ranhura 27 (Figura 2) formada no flange de suporte superior 19. O acoplamento inferior 25 passa através de um orifício formado no flange de suporte inferior 21. As linhas auxiliares 23 e os acoplamentos 25, 26 são afixados de uma maneira convencional a um conjunto de junta de riser 11 de modo que eles estejam fixos axialmente a flanges de suporte inferiores e superiores 19, 21. Quaisquer forças para cima impostas nas linhas auxiliares 23 transferem para o flange de suporte superior 19 e quaisquer forças para baixo em linhas auxiliares 23 se transferem para o flange de suporte inferior 21.
Uma manga de escora superior 29 está localizada pelo menos em duas das linhas auxiliares 23. Cada manga de escora superior 29 é um membro tubular com uma extremidade superior que fica em contiguidade ao lado inferior do flange de suporte superior 19. O diâmetro interno de cada manga de escora superior 29 é grande o suficiente para deslizar através do acoplamento de pino 26 antes que o mesmo seja inserido em um orifício no flange de suporte inferior 21, mas não grande o suficiente para deslizar através do acoplamento de caixa 25. Cada manga de escora superior 29 tem um flange 31 que se estende radialmente para fora deste. O flange 31 está localizado na extremidade inferior de cada manga de escora superior 29 nesse exemplo.
Também, nessa realização, as duas mangas de escora superiores 29 estão localizadas nas linhas auxiliares 23 que são afastadas 180° de cada outra em relação ao eixo geométrico 22. Também, as mangas de escora superiores 29 estão localizadas nas linhas auxiliares 23 que são maiores em diâmetro e servem como linhas de restrição e paralisação, mas isso não é necessário.
Este podería ser localizado nas linhas auxiliares menores 23. Nessa realização, cada manga de escora superior 29 é axialmente deslizável em sua linha auxiliar 23, de modo que quaisquer forças direcionadas para cima aplicadas ao seu flange 31 seriam transmitidas para o flange de suporte superior 19 e o conector superior 15, e não para sua linha auxiliar 23.
Uma manga de escora inferior 33 está localizada em uma porção inferior de pelo menos duas das linhas auxiliares 23. Nessa realização, cada manga de escora inferior 33 está em uma das linhas auxiliares 23 que também contém uma das mangas de escora superiores 29. Cada manga de escora inferior 33 é também um membro tubular que desliza sobre o acoplamento de pino 26 de uma das linhas auxiliares 23 antes que o acoplamento de pino 26 seja inserido em um orifício no flange de suporte inferior 21. Cada manga de escora inferior 33 tem um flange 35 em sua extremidade superior que se estende radialmente para fora da manga de escora inferior 33. As mangas de escora inferiores 33 estão também localizadas nas linhas auxiliares 23 que estão separadas 180° de cada outra. No entanto, as mangas de escora inferiores 33 não têm que estar nas mesmas linhas auxiliares 23 das mangas de escora superiores 29.
As posições tanto das mangas de escora inferiores e quanto das superiores 31, 33 ou ambas são ajustáveis. Nessa realização, as mangas de escora inferiores 33 são ajustáveis de modo a posicionar seus flanges 35 em uma distância selecionada dos flanges 31 das mangas de escora superiores 29. Isso é manejado fornecendo a cada manga de escora inferior 33 uma porca de parafuso 37, que é integralmente presa ou soldada na extremidade inferior de cada manga de escora inferior 33. Porcas 37 engrenam roscas 39 que são formadas nas porções inferiores de linhas auxiliares 23. Girando cada manga de escora inferior 33 em uma direção irá mover os flanges 35 para cima; girando as mangas de escora inferiores 33 na outra direção irá avançar as porcas 37 para baixo das roscas 39 e mover os flanges 35 para baixo. Um parafuso de pressão (não mostrado) é empregado para prender cada porca de parafuso 37 quando seu flange 35 está na posição desejada.
Inúmeras seções de módulo flutuante (conjunto de módulo de flutuabilidade) 41 são montadas entre o flange da manga de escora superior 31 e um flange da manga de escora inferior 35 para adicionar flutuabilidade ao conjunto de junta de riser 11. As seções de módulo 41 podem ser formadas de um material convencional usado para este propósito, como uma espuma contendo grânulos. Seções de módulo 41 são montadas de extremidade a extremidade ao longo do comprimento de conjunto de junta de riser 11. Cada seção do módulo 41 compreende dois membros semi-cilíndricos que se encaixa a cada outro em torno do conjunto de junta de riser 11 e fornece uma configuração exterior cilíndrica. Cada metade de cada seção do módulo 41 tem reentrâncias internas formadas para se ajustar em torno do tubo de riser principal 13 e as várias linhas auxiliares 23. Faixas ou correias 47 são empregadas em torno dos seus lados exteriores para prender as duas metades de cada seção do módulo de membro flutuante 41 juntas. A extremidade superior da seção do módulo superior 41 irá estar no flange da manga de escora superior 31. O flange da manga de escora inferior 35 irá ser ajustado para estar em contato com a extremidade inferior da seção do módulo inferior 41.
Inúmeras abraçadeiras 43 (Figura 2) podem ser espaçadas ao longo do comprimento do conjunto de junta de riser 11 para prender as linhas auxiliares 23 para o tubo de riser principal 13. Conforme mostrado na Figura 5, cada abraçadeira 43 compreende dois pedaços 43a e 43b que são fixadas juntas em torno do tubo de riser principal 13. Quando montadas, cada abraçadeira 43 define raios 44 que se estendem radialmente para fora em relação ao eixo geométrico 22 para receber as linhas auxiliares 23. Coberturas
45 prendem raios de abraçadeira 44 em torno das linhas auxiliares 23. Seções de módulo flutuante 41 têm reentrâncias internas para receber e encerrar as abraçadeiras 43.
A Figura 2 ilustra uma das abraçadeiras 43 em contiguidade com o lado inferior do flange da manga de escora superior 31. Uma porção da extremidade superior da seção do módulo flutuante superior 41 (Figura 2) irá estar em posição limítrofe do lado inferior desta abraçadeira superior 43.
Seções de módulo flutuante 41 são montadas em um conjunto de junta de riser 11 colocando as metades de cada módulo em torno tubo de riser principal 13 e travando-as juntas com as faixas 47. As extremidades de cada seção do módulo 41 irão estar em posição limítrofe das extremidades das seções de módulo adjacentes 41 acima e/ou abaixo. Uma vez montadas, as mangas de escora inferiores 33 são ajustadas de modo que seus flanges 35 estejam em posição limítrofe com a extremidade inferior da seção do módulo flutuante inferior 41.
Em operação, quando o conjunto de junta de riser 11 está fora da água, o peso de cada seção do módulo flutuante 41 transfere para a próxima seção do módulo inferior 41 devido a suas pontas encostada uma na outra.
Uma seção do módulo inferior 41 transfere o peso cumulativo para os flanges da manga de escora inferior 35, que servem como um elo de escora para transferir o peso cumulativo para linhas auxiliares 23 e para o flange de suporte inferior 21 e o tubo de riser principal 13. Conforme o conjunto de junta de riser 11 é baixado na água, uma força flutuante irá ser exercida pelas seções de módulo flutuante 41. As forças flutuantes passam pelos módulos 41 devido a suas pontas encostadas umas nas outras e para os flanges da manga de escora superiores 31. Os flanges da manga de escora superiores 31 transferem as forças através da manga de escora superior 29, que serve como um elo de escora superior, para o flange de suporte superior 19 e o conector superior 15.
Embora a invenção tenha sido mostrada em apenas uma de suas formas, deve ser aparente a um técnico no assunto que a mesma não é limitadora, mas suscetível a várias alterações sem que se afaste do escopo da presente invenção.

Claims (15)

  1. Reivindicações
    1. CONJUNTO DE JUNTA DE RISER MARÍTIMO, caracterizado pelo fato de que compreende:
    um tubo de riser central (13);
    5 um flange de suporte superior (19) em uma porção de extremidade superior do tubo de riser central (13) e um flange de suporte inferior (21) em uma porção de extremidade inferior do tubo de riser central (13), sendo que cada um dos flanges de suporte (19, 21) tem uma pluralidade de aberturas;
    10 uma pluralidade de linhas auxiliares (23) espaçadas em torno do tubo de riser central (13), sendo que cada linha auxiliar (23) tem uma extremidade superior se estendendo através de uma das aberturas no flange de suporte superior (19) e uma extremidade inferior se estendendo através de uma das aberturas no flange de suporte inferior (21);
    15 um conjunto de módulo de flutuabilidade (41) montado em torno do tubo de riser central (13) e da pluralidade de linhas auxiliares (23);
    flanges de escora superiores (31) e inferiores (35) são portados por pelo menos uma das linhas auxiliares (23), sendo que o flange de escora superior (31) situa-se em uma extremidade superior do conjunto de módulo de
    20 flutuabilidade (41) e o flange de escora inferior (35) situa-se em uma extremidade inferior do conjunto de módulo de flutuabilidade (41);
    um elo de escora superior se estendendo entre o flange de escora superior (31) e o flange de suporte superior (19) para transferência de uma força para cima imposta pelo conjunto de módulo de flutuabilidade (41),
    25 enquanto submerso, em relação ao flange de suporte superior (19);
    um elo de escora inferior se estendendo entre o flange de escora inferior (35) e o flange de suporte inferior (21) para transferência de uma força para baixo imposta pelo peso do conjunto de módulo de flutuabilidade (41), enquanto fora da água, em relação ao flange de suporte inferior (21); e em que:
    o flange de escora superior (31) é axialmente móvel com relação à linha auxiliar (23) na qual ele é portado de modo que forças de empuxo para cima aplicadas ao flange de escora superior (31) passem através do elo de escora superior diretamente ao flange de suporte superior (19), contornando a linha auxiliar (23) em que o flange de escora superior (31) é portado.
  2. 2. CONJUNTO DE JUNTA DE RISER, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um mecanismo de ajuste que ajusta seletivamente uma distância de um dos flanges de escora (31,35) para o outro.
  3. 3. CONJUNTO DE JUNTA DE RISER, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que:
    o flange de escora superior (31) compreende dois dos flanges superiores, em que cada um é afastado a 180 graus entre si com relação a um eixo geométrico (22) do tubo de riser central (13);e o flange de escora inferior (35) compreende dois dos flanges inferiores, em que cada um é afastado a 180 graus entre si com relação ao eixo geométrico (22) do tubo de riser central (13).
  4. 4. CONJUNTO DE JUNTA DE RISER, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os elos de escora inferior e superior compreendem mangas de escora (29, 33), cada uma recebendo uma das linhas auxiliares (23).
  5. 5. CONJUNTO DE JUNTA DE RISER MARÍTIMO, caracterizado pelo fato de que compreende:
    um tubo de riser central (13);
    um flange de suporte superior (19) em uma porção de extremidade superior do tubo de riser central (13) e um flange de suporte inferior (21) em uma porção de extremidade inferior do tubo de riser central (13), sendo que cada um dos flanges (31, 35) tem uma pluralidade de aberturas;
    uma pluralidade de linhas auxiliares (23) espaçadas em torno do tubo de riser central (13), sendo que cada linha auxiliar (23) tem uma
    5 extremidade superior se estendendo através de uma das aberturas no flange de suporte superior (19) e uma extremidade inferior se estendendo através de uma das aberturas no flange de suporte inferior (21);
    um conjunto de módulo de flutuabilidade (41) montado em torno do tubo de riser central (13) e da pluralidade de linhas auxiliares (23);
    10 flanges de escora superiores (31) e inferiores (35) são portados por pelo menos uma das linhas auxiliares (23), sendo que o flange de escora superior (31) situa-se em uma extremidade superior do conjunto de módulo de flutuabilidade (41) e o flange de escora inferior (35) situa-se em uma extremidade inferior do conjunto de módulo de flutuabilidade (41);
    15 um elo de escora superior se estendendo entre o flange de escora superior (31) e o flange de suporte superior (19) para transferência de uma força para cima imposta pelo conjunto de módulo de flutuabilidade (41), enquanto submerso, em relação ao flange de suporte superior (19);
    um elo de escora inferior se estendendo entre o flange de escora
    20 inferior (35) e o flange de suporte inferior (21) para transferência de uma força para baixo imposta pelo peso do conjunto de módulo de flutuabilidade (41), enquanto fora da água, em relação ao flange de suporte inferior (21); e em que o elo de escora superior compreende uma manga de escora superior (29) através da qual a uma das linhas auxiliares (23) passa, sendo que
    25 o flange de escora superior (31) é preso à manga de escora superior (29), sendo que a manga de escora superior (29) tem uma extremidade superior que fica em contiguidade com um lado inferior do flange de suporte superior (19).
  6. 6.
    CONJUNTO DE JUNTA DE RISER, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    um conjunto de roscas externas (39) em pelo menos uma das linhas auxiliares (23);
    uma porca com rosca (37) em engate com as roscas externas
    5 (39); e um dos elos de escora é engatado pela porca com rosca (37) de modo a posicionar seletivamente um dos flanges de escora (31, 35) em um ponto selecionado ao longo de um comprimento do conjunto de junta de riser (11).
    10
  7. 7. CONJUNTO DE JUNTA DE RISER, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    pelo menos uma abraçadeira (43) fixada em torno do tubo de riser central (13) entre os flanges de suporte (19, 21), sendo que a abraçadeira (43) tem uma porção central e uma pluralidade de pernas se estendendo para fora
    15 da porção central; e um retentor prendendo cada uma das linhas auxiliares (23) a uma extremidade externa de uma das pernas.
  8. 8. CONJUNTO DE JUNTA DE RISER, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o conjunto de módulo de
    20 flutuabilidade (41) compreende uma pluralidade de seções de bloco de espuma, sendo que cada seção de bloco de espuma tem pelo menos dois segmentos de bloco ajustados em torno do tubo de riser central (13) e das linhas auxiliares (23) e presos na posição, sendo que as seções de bloco de espuma são empilhadas de ponta a ponta entre os flanges de escora (31, 35).
    25
  9. 9. CONJUNTO DE JUNTA DE RISER MARÍTIMO, caracterizado pelo fato de que compreende:
    um tubo de riser central (13);
    um flange de suporte superior (19) em uma porção de extremidade superior do tubo de riser central (13) e um flange de suporte inferior (21) em uma porção de extremidade inferior do tubo de riser central (13), sendo que cada um dos flanges (31, 35) tem uma pluralidade de aberturas:
    5 uma pluralidade de linhas auxiliares (23) espaçadas em torno do tubo de riser central (13), sendo que cada linha auxiliar (23) tem uma extremidade superior se estendendo através de uma das aberturas no flange de suporte superior (19) e uma extremidade inferior se estendendo através de uma das aberturas no flange de suporte inferior (21);
  10. 10 um conjunto de módulo de flutuabilidade (41) de um material flutuante montado em torno do tubo de riser central (13) e da pluralidade de linhas auxiliares (23);
    um par de mangas de escora superiores (29),sendo que cada uma das mangas de escora superiores (29) desliza através de uma das linhas
    15 auxiliares (23), sendo que cada uma das mangas de escora superiores (29) tem um flange de escora superior (31) que é engatado por uma extremidade superior do conjunto de módulo de flutuabilidade (41), sendo que cada uma das mangas de escora superiores (29) é montada de modo a transferir para cima o empuxo imposto pelo conjunto de módulo de flutuabilidade (41) ao flange de
    20 suporte superior (19); e um par de mangas de escora inferiores (33), sendo que cada uma das mangas de escora inferiores (33) desliza através de uma das linhas auxiliares (23), sendo que cada uma das mangas de escora inferiores (33) tem um flange de escora inferior (35) que é engatado por uma' extremidade inferior
    25 do conjunto de módulo de flutuabilidade (41), sendo que cada uma das mangas de escora inferiores (33) é montada de modo a transferir o peso do conjunto de módulo de flutuabilidade (41), enquanto fora da água, para o flange de suporte inferior (21).
    10. CONJUNTO DE JUNTA DE RISER, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que:
    cada uma das mangas de escora superiores (29) é móvel axialmente em relação à linha auxiliar (23) em que estas são portadas de modo
    5 que forças de empuxo para cima aplicadas aos flanges de escora superiores (31) passam através das mangas de escora superiores (29) diretamente para o flange de suporte superior (19), contornando as linhas auxiliares (23) em que as mangas de escora superiores (29) são portadas.
  11. 11. CONJUNTO DE JUNTA DE RISER, de acordo com a 10 reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    um mecanismo de ajuste em engate cooperativo com um dos pares de mangas de escora (29, 33) para ajustar seletivamente uma distância do par de mangas de escora inferiores (33) para o par de mangas de escora superiores (29).
    15
  12. 12. CONJUNTO DE JUNTA DE RISER, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    um conjunto de roscas externas (39) em cada uma das linhas auxiliares (23) transportando o par de mangas de escora inferiores (33); e uma porca com rosca (37) engatada com cada conjunto de roscas 20 externas (39) e cada manga de escora inferior (33) para a variação de uma posição de cada uma das mangas de escora inferiores (33) em relação às mangas de escora superiores (29).
  13. 13. MÉTODO DE FORNECIMENTO DE FLUTUABILIDADE, para um conjunto de riser (11) marítimo, que tem um tubo de riser central
    25 (13), um flange de suporte superior (19) em uma porção de extremidade superior do tubo de riser central (13), um flange de suporte inferior (21) em uma extremidade inferior em uma porção de extremidade inferior do tubo de riser central (13), e uma pluralidade de linhas auxiliares (23) espaçadas em torno do tubo de riser central (13), sendo que cada linha auxiliar (23) tem extremidades se estendendo através das aberturas nos flanges de suporte inferior (21) e superior (19), caracterizado pelo fato de que o método compreende:
    posicionar os flanges de escora superior (31) e inferior (35) nas extremidades superior e inferior de um conjunto de modulo de flutuabilidade (41); e montar o conjunto de módulo de flutuabilidade (41) em torno do tubo de riser central (13) e das linhas auxiliares (23);
    montar um elo de escora superior entre o flange de escora superior (31) e o flange de suporte superior (19), sendo que o elo de escora superior é móvel axialmente em relação ao tubo de riser central (13) e as linhas auxiliares (23);
    transferir uma força para cima imposta pelo conjunto de módulo de flutuabilidade (41), enquanto submerso, a partir flange de escora superior (31) diretamente do elo de escora superior para o flange de suporte superior (19), contornando o tubo de riser central (13) e as linhas auxiliares (23); e transferir uma força para baixo imposta pelo peso do conjunto de módulo de flutuabilidade (41), enquanto fora da água, a partir do flange de escora inferior (35) para o flange de suporte inferior (21).
  14. 14. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente ajustar seletivamente a posição de um dos flanges superior (31) e inferior (35) um em relação ao outro.
  15. 15. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a colocação dos flanges de escora superior (31) e inferior (35) compreende posicionar os flanges de escora (31, 35) em lados opostos de um eixo geométrico (22) do tubo de riser central (13).
BRPI1006656A 2009-04-28 2010-04-27 Conjunto de junta de riser marítimo e método de fornecimento de flutuabilidade BRPI1006656B8 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US17340109P 2009-04-28 2009-04-28
US61/173,401 2009-04-28
US12/761,557 2010-04-16
US12/761,557 US8322438B2 (en) 2009-04-28 2010-04-16 Riser buoyancy adjustable thrust column
US2010129236 2010-11-11

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI1006656A2 BRPI1006656A2 (pt) 2016-02-10
BRPI1006656B1 true BRPI1006656B1 (pt) 2019-07-02
BRPI1006656B8 BRPI1006656B8 (pt) 2022-06-28

Family

ID=42991088

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1006656A BRPI1006656B8 (pt) 2009-04-28 2010-04-27 Conjunto de junta de riser marítimo e método de fornecimento de flutuabilidade

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8322438B2 (pt)
CN (1) CN102421985B (pt)
AU (1) AU2010245100B2 (pt)
BR (1) BRPI1006656B8 (pt)
GB (1) GB2481758B (pt)
MY (1) MY157515A (pt)
NO (1) NO341081B1 (pt)
SG (1) SG175218A1 (pt)
WO (1) WO2010129236A2 (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8413724B2 (en) * 2010-11-30 2013-04-09 Hydril Usa Manufacturing Llc Gas handler, riser assembly, and method
US9334695B2 (en) 2011-04-18 2016-05-10 Magma Global Limited Hybrid riser system
US20120312544A1 (en) * 2011-06-10 2012-12-13 Charles Tavner Riser system
EP2718531B2 (en) * 2011-06-10 2023-03-01 Magma Global Limited Riser system
US8657013B2 (en) * 2011-08-19 2014-02-25 Cameron International Corporation Riser system
GB2495287B (en) * 2011-10-03 2015-03-11 Marine Resources Exploration Internat Bv A riser system for transporting a slurry from a position adjacent to the seabed to a position adjacent to the sea surface
US8882066B2 (en) * 2011-12-05 2014-11-11 Specialized Seal Design And Distribution, Inc. Buoyant clamp for tubular members
FR2997747B1 (fr) * 2012-11-08 2015-01-16 Technip France Conduite flexible de transport d'un fluide cryogenique, installation et procede associes
US9022125B2 (en) * 2012-11-30 2015-05-05 National Oilwell Varco, L.P. Marine riser with side tension members
CN103466038B (zh) * 2013-08-30 2016-01-20 中国海洋石油总公司 一种fpso单点锥形浮筒内连接管更换方法
NO337626B1 (no) 2013-11-15 2016-05-09 Maritime Promeco As Stigerørkonnektorsammenstilling
CN104060948B (zh) * 2014-06-05 2016-01-20 宝鸡石油机械有限责任公司 海洋立管、辅管支架的组焊方法
NL2013942B1 (en) * 2014-12-09 2016-10-11 Itrec Bv Marine riser section for subsea wellbore related operations.
CN107002469B (zh) * 2014-10-10 2020-01-24 伊特里克公司 用于海底钻井孔相关操作的隔水管部段
US10156101B2 (en) * 2016-08-10 2018-12-18 Cameron International Corporation Buoyancy system for marine riser
GB2609980A (en) 2021-08-20 2023-02-22 Mhwirth Do Brasil Equipamentos Ltda Marine riser with support device for riser buoyancy module

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3729756A (en) * 1971-02-17 1973-05-01 Data Packaging Corp Flotation assembly
US3705432A (en) * 1971-05-25 1972-12-12 Data Packaging Corp Securing device for a flotation assembly
US3981357A (en) * 1975-02-03 1976-09-21 Exxon Production Research Company Marine riser
US4097069A (en) * 1976-04-08 1978-06-27 Mcevoy Oilfield Equipment Company Marine riser connector
US4102142A (en) * 1976-12-30 1978-07-25 Hitco Underwater riser buoyancy
US4078605A (en) * 1977-02-25 1978-03-14 Cameron Iron Works, Inc. Riser pipe string
US4330140A (en) * 1977-04-01 1982-05-18 Smith International, Inc. Marine riser connector
US4249610A (en) * 1978-04-26 1981-02-10 Sante Fe International Corporation Offshore drilling control cable clamp system
FR2459420A1 (fr) * 1979-06-18 1981-01-09 Coflexip Canalisation pour la collecte du petrole produit par un gisement sous-marin
US4477207A (en) * 1982-08-26 1984-10-16 Johnson Arne I Marine riser buoyancy assembly
FR2552157B1 (fr) * 1983-09-15 1985-11-15 Elf Aquitaine Dispositif d'allegement d'une colonne de production sous-marine au moyen de corps flottants
US4646840A (en) * 1985-05-02 1987-03-03 Cameron Iron Works, Inc. Flotation riser
CN85106162A (zh) * 1985-08-15 1987-03-04 麦克德莫特国际公司 海上钻井平台的导管导向装置
FR2653162B1 (fr) * 1989-10-17 1995-11-17 Inst Francais Du Petrole Colonne montante pour grande profondeur d'eau.
US5390966A (en) * 1993-10-22 1995-02-21 Mobil Oil Corporation Single connector for shunt conduits on well tool
NL1008311C2 (nl) * 1998-02-16 1999-08-18 Adviesbureau H Van Der Poel Stijgbuisconstuctie.
NL1011312C1 (nl) * 1999-02-16 2000-08-17 Hans Van Der Poel Drijvende offshore-constructie, alsmede drijfelement.
US6571878B2 (en) * 1999-09-16 2003-06-03 Shell Oil Company Smooth buoyancy system for reducing vortex induced vibration in subsea systems
US6367846B1 (en) * 2000-07-07 2002-04-09 Specialty Piping Components, Inc. Connector for pipe sections having integral buoyancy cans
WO2002016727A2 (en) * 2000-08-21 2002-02-28 Cso Aker Maritime, Inc. Engineered material buoyancy system, device, and method
FR2825116B1 (fr) * 2001-05-25 2003-12-05 Inst Francais Du Petrole Methode de dimensionnement d'un riser de forage
US7096957B2 (en) * 2002-01-31 2006-08-29 Technip Offshore, Inc. Internal beam buoyancy system for offshore platforms
US6805201B2 (en) * 2002-01-31 2004-10-19 Edo Corporation, Fiber Science Division Internal beam buoyancy system for offshore platforms
US7069958B2 (en) * 2004-01-29 2006-07-04 Wellstream International Limited Assembly and method for stiffening a flexible pipe
GB0608431D0 (en) 2006-04-28 2006-06-07 Balmoral Group Device
US20090212092A1 (en) * 2008-02-21 2009-08-27 Israel Stol Method for forming friction welded compression based tubular structures

Also Published As

Publication number Publication date
AU2010245100A1 (en) 2011-11-10
NO341081B1 (no) 2017-08-21
WO2010129236A3 (en) 2010-12-29
AU2010245100B2 (en) 2016-05-26
BRPI1006656B8 (pt) 2022-06-28
NO20111438A1 (no) 2011-10-24
WO2010129236A2 (en) 2010-11-11
MY157515A (en) 2016-06-15
US8322438B2 (en) 2012-12-04
GB2481758B (en) 2014-02-12
CN102421985A (zh) 2012-04-18
BRPI1006656A2 (pt) 2016-02-10
CN102421985B (zh) 2014-03-05
US20100270025A1 (en) 2010-10-28
GB201118178D0 (en) 2011-12-07
SG175218A1 (en) 2011-11-28
GB2481758A (en) 2012-01-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1006656B1 (pt) Conjunto de junta de riser marítimo e método de fornecimento de flutuabilidade
ES2202857T3 (es) Tuberia vertical marina.
BRPI0718827A2 (pt) Torre de coluna de ascensão híbrica e métodos para a instalação da mesma
CA1287568C (en) Flexible riser system
BRPI0923792B1 (pt) Conector de riser para perfuração submarina com elementos de cisalhamento removíveis
BRPI1001399A2 (pt) tubo ascendente com linhas auxiliares ajustáveis
BRPI0620883A2 (pt) sistema de amarração desconectável para navio, estrutura de torre, elemento de bóia, navio e método para conectar navio a elemento de bóia
ES2656127T3 (es) Dispositivo de control rotativo que presenta un puente para línea auxiliar de columna ascendente
US3981357A (en) Marine riser
BR102012016058A2 (pt) Montagem de produção submarina
ES2928230T3 (es) Un elemento cilíndrico perfilado para reducir la vibración inducida por vórtices (VIV) y/o la resistencia
BR112014001298B1 (pt) sistema de suspensão de linha de condução de lama ajustável
BR102015028919A2 (pt) métodos para conectar um membro à estrutura flutuante e a um semissubmersível
US3717113A (en) Flotation and access apparatus for sub-sea drilling structures
BR112019009811B1 (pt) Estrutura de acessório em linha para uma tubulação submarina e tubulação submarina
US9022125B2 (en) Marine riser with side tension members
EP3261915B1 (en) Adjustable buoyancy clamp for hose
ES2758740T3 (es) Elemento árbol de válvulas para un sistema de tuberías ascendentes y dispositivo telescópico para la inclusión de un sistema ascendente
BR112021003978A2 (pt) instalação de risers submarinos
BR102014005292A2 (pt) Montagem para transferir fluidos entre um navio e uma estrutura de torre pequena montada no dito navio
US20200131857A1 (en) Expandable fairing of weathervaning riser joint
BR112019002075B1 (pt) Método e sistema de conexão para conectar dois condutos em um corpo de água e instalação subaquática para produção de hidrocarbonetos
US20140262310A1 (en) Riser tension augmentation
BR102019018358A2 (pt) Sistema coletor de bloco em linha, coletor de bloco em linha com 2 entalhes, conjunto de uma pluralidade de coletores de bloco em linha com 2 entalhes, e bloco de cubo
WO2010025741A1 (es) Sistema de bombeo electro sumergido en paralelo

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06I Publication of requirement cancelled [chapter 6.9 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 6.1 NA RPI NO 2522 DE 07/05/2019 POR TER SIDO INDEVIDA.

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/04/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/04/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: VETCO GRAY, INC (US)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: VETCO GRAY, LLC (US)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: HYDRIL USA DISTRIBUTION LLC (US)

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2720 DE 23-02-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.