BRPI1003581A2 - dispositivo e procedimento de rejuvenescimento cosmÉtico por rf - Google Patents

dispositivo e procedimento de rejuvenescimento cosmÉtico por rf Download PDF

Info

Publication number
BRPI1003581A2
BRPI1003581A2 BRPI1003581-8A BRPI1003581A BRPI1003581A2 BR PI1003581 A2 BRPI1003581 A2 BR PI1003581A2 BR PI1003581 A BRPI1003581 A BR PI1003581A BR PI1003581 A2 BRPI1003581 A2 BR PI1003581A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
electrode
longitudinal axis
diameter
skin
conical surface
Prior art date
Application number
BRPI1003581-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Richard Epstein
Jonathon Achenbach
Original Assignee
Ellman International Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ellman International Inc filed Critical Ellman International Inc
Publication of BRPI1003581A2 publication Critical patent/BRPI1003581A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B18/00Surgical instruments, devices or methods for transferring non-mechanical forms of energy to or from the body
    • A61B18/04Surgical instruments, devices or methods for transferring non-mechanical forms of energy to or from the body by heating
    • A61B18/12Surgical instruments, devices or methods for transferring non-mechanical forms of energy to or from the body by heating by passing a current through the tissue to be heated, e.g. high-frequency current
    • A61B18/14Probes or electrodes therefor
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B18/00Surgical instruments, devices or methods for transferring non-mechanical forms of energy to or from the body
    • A61B2018/00315Surgical instruments, devices or methods for transferring non-mechanical forms of energy to or from the body for treatment of particular body parts
    • A61B2018/00452Skin

Abstract

DISPOSITIVO E PROCEDIMENTO DE REJUVENESCIMENTO COSMÉTICO POR RF. A presente invenção refere-se a um eletrodo especialmente útil para procedimentos de entesar a pele por RF é caracterizado por uma frente ativa que é cônica em parte com a superfície cônica tendo um ângulo de cone que seja mais raso do que o ângulo correspondente nos eletrodos conhecidos. De preferência, o eletrodo da invenção possui uma seção cônica cuja superficie forma um ângulo maior do que 60 graus com o eixo longitudinal do eletrodo e o diâmetro externo da seção cônica é maior do que 50% do diâmetro externo total do eletrodo.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO E PROCEDIMENTO DE REJUVENESCIMENTO COSMÉTICO POR RF".
A presente invenção refere-se a um dispositivo e um procedi- mento para rejuvenescimento cosmético, e em particular, a tal dispositivo e procedimento para tratamento do tecido da pele usando uma energia de radiofreqüência (RF) não ablativa. Antecedentes da Invenção
Um pedido copendente comumente cedido, n° de série 11/709.672, depositado em 23 de fevereiro de 2007 descreve uma configu- ração de eletrodo e procedimento de RF para uso para aplicação tópica na superfície do tecido ou pele de um paciente para a remoção não abla- tiva de rugas ou outros procedimentos de rejuvenescimento cosmético ou entesamento da pele para melhorar a aparência do tecido da pele. Neste procedimento de RF que emprega energia de RF a partir de um gerador de RF, é desejável elevar a temperatura do tecido para cerca de41-65°C para afetar colágeno da pele subjacente para entesar o tecido da superfície, sendo cuidadoso para evitar o superaquecimen- to do tecido da pele causando possivelmente queimadura e cicatriz residual. Como descrito neste pedido da técnica anterior, de preferên- cia um eletrodo em formato do domo é empregado, enquanto pré- aplicando à pele um gel termal, um conhecido material térmica e ele- tricamente condutivo para auxiliar no resfriamento da superfície. A ces- sionária Ellman International, Inc. de Oceanside, NY tem também co- mercializado para este propósito sob o nome RADIAGE uma peça ma- nual eletrocirúrgica conhecida como um bastão flexível com um formato de domo ou eletrodo em esfera para uso juntamente com um gel termal para auxiliar no resfriamento da superfície. Sumário da Invenção Um objetivo da presente invenção é empregar a energia de RF
para condicionamento de pele com um aperfeiçoado eletrodo não ablativo em uma peça manual para fornecer energia de RF ao eletrodo, enquanto realizando um aperfeiçoado procedimento de rejuvenescimento da pele cosmético.
Um outro objetivo da invenção é o procedimento cosmético de entesar a pele que requer reduzido tempo e regulagens da força do gerador sem o auxílio de um mecanismo de resfriamento ativo.
Estes e outros objetivos da invenção são conseguidos com um novo formato de eletrodo de RF com o que suficiente energia de RF pode ser aplicada em uma pele do paciente para aquecer o colágeno da pele e entesar a pele sem o auxílio de um mecanismo de resfriamento ativo, porém ainda mantendo a superfície da pele em uma temperatura bastante baixa para evitar queimaduras na superfície da pele.
Como um outro aspecto da invenção, estes resultados são con- seguidos com um gel lubrificante simples que não proporciona um efeito en- dotérmico para resfriar a pele quando o gel está livre de sulfato de condroiti- na (outra glicosaminoglicana) ou proteína animal comumente encontrada nos géis termais.
Uma concretização de eletrodo preferida da invenção é caracte- rizada por uma superfície dianteira ativa que é cônica em parte com a super- fície cônica tendo um ângulo de cone que é mais raso do que o ângulo cor- respondente no conhecido eletrodo em formato do domo.
De preferência, o eletrodo da invenção possui uma seção cônica cuja superfície forma um ângulo maior do que 60 graus com o eixo longitudi- nal do eletrodo e o diâmetro externo da seção cônica é maior do que 50% do diâmetro externo total do eletrodo. Em uma outra concretização preferida, o diâmetro externo da superfície cônica é maior do que 0,762 cm (0,3 polega- da). Visto da frente, de acordo com um outro aspecto da invenção, o centro da superfície ativa do eletrodo de preferência tem um pequeno plano ou cur- va com raio interno maior do que 0,0635 cm (0,025"), a superfície conduzin- do para a seção cônica que se estende simetricamente para trás a partir do plano.
O eixo longitudinal do eletrodo é definido para se dispor na linha central da cabeça e haste do eletrodo. A superfície dianteira da cabeça, a superfície ativa do eletrodo a ser colocado em contacto com o tecido do pa- ciente, é simétrica em torno do eixo longitudinal. As medições do diâmetro externo são tomadas em um plano perpendicular ao eixo longitudinal. A su- perfície cônica de preferência termina em uma seção arredondada cujo diâ- metro externo é o diâmetro externo total do eletrodo.
Este novo formato de eletrodo oferece várias vantagens impor- tantes no procedimento de entesar a pele. Ele provê o médico com a capa- cidade de aplicar ligeiramente uma energia mais intensa no tecido sendo tratado usando uma superfície de pequeno plano ou de pequenos raios na frente e nenhum de ou no máximo uma pequena parte somente da superfí- cie cônica circundante, ao passo que pelo uso de superfície de plano ou de raios na frente bem como a superfície cônica toda, o médico é provido com a capacidade de aplicar uma energia ligeiramente menos intensa ao tecido sendo tratado. Isto permite o médico a exercer maior controle sobre a densi- dade de energia de RF quando aplicado nas diferentes áreas da pele que requer menos ou mais tratamento por RF. Em adição, as regulagens da for- ça mais baixa podem ser usadas para os mesmos resultados que até aqui e assim, parece que a pele do paciente pode ser mantida em uma temperatura mais baixa que não requer o uso de resfriamento ativo para prevenir a quei- madura do paciente. Assim, o gel termal previamente recomendado pode ser substituído com o gel menos caro, livre de ingredientes de resfriamento ca- ros e que meramente atua como um lubrificante. Um gel típico que pode ser usado contém meramente água, um conservante, um agente espessante para estabilizar a emulsão e um agente higroscópico para auxiliar na umec- tação da pele.
Os vários esquemas descritos nos relatórios do pedido incorpo- rado podem também ser usados no procedimento da presente invenção, especificamente, de preferência empregando um material de eletrodo alta- mente eletrocondutivo e movendo manualmente de modo contínuo o eletro- do ativado enquanto em contacto com a pele.
O entesamento da pele empregando RF não ablativa é preferido quando se acredita que a tecnologia de RF produz uma corrente elétrica que gera o calor através da resistência na derme e tecido da pele subcutânea. O efeito termal depende dos aspectos de condutividade do tecido tratado. As fibrilas de colágeno, quando aquecidas, tenderá a desnaturar e contrair-se, o que leva a crer que conduza ao entesamento do tecido observado. O trata- mento por RF não ablativo tem um risco menor de complicações, tempo de recuperação mais curto e menos disrupção de atividades regulares do que outros procedimentos de entesar a pele.
Os vários aspectos da novidade que caracterizam a invenção são apontados com particularidade nas reivindicações anexas e formando uma parte deste relatório. Para um entendimento melhor da invenção, das suas vantagens operativas e dos objetivos específicos atingidos por seu uso, a referência deverá ser voltada para os desenhos anexos e matéria descriti- va nos quais estão ilustradas e descritas as concretizações preferidas da invenção e similares números de referência indicando os mesmos ou simila- res elementos.
Breve Descrição dos Desenhos
Nos desenhos:
A figura 1 é uma vista esquemática de uma forma de eletrodo de acordo com a invenção, mostrado esquematicamente conectado a um gera- dor de RF de um tipo conhecido.
A figura 2 é uma vista frontal (da esquerda da figura 1) do ele- trodo da figura 1.
A figura 3 é uma vista lateral de uma outra forma de eletrodo de acordo com a invenção. A figura 4 é uma vista dianteira (da esquerda da figura 3) do ele-
trodo da figura 3.
A figura 5 é uma vista lateral de ainda uma outra forma de ele- trodo de acordo com a invenção.
A figura 6 é uma vista frontal (da esquerda da figura 5) do ele- trodo da figura 5.
A figura 7 é uma vista lateral ainda de uma outra forma de ele- trodo de acordo com a invenção. A figura 8 é uma vista frontal (da esquerda da figura 7) do ele- trodo da figura 7.
A figura 9 é um gráfico plotando a elevação da temperatura da superfície como uma função de aumentar força de RF sendo aplicada a um espécime de tecido por um intervalo de 30 segundos.
A figura 10 é um gráfico plotando a elevação da temperatura da superfície como uma função de aumentar a força de RF sendo aplicada a um espécime de tecido por um intervalo de 45 segundos.
A figura 11 é um gráfico plotando a elevação da temperatura da superfície como uma função de aumentar a força de RF sendo aplicada a um espécime de tecido por um intervalo de 60 segundos. Descrição Detalhada das Concretizações Preferidas
As figuras 1 e 2 ilustram um eletrodo de tamanho médio, por e- xemplo, 15 mm; as figuras 3 e 4 ilustram um eletrodo de tamanho menor, por exemplo, 10 mm; as figuras 5 e 6 ilustram um eletrodo de tamanho maior, por exemplo, 20 mm; as figuras 7 e 8 ilustram o eletrodo de tamanho menor, por exemplo, 5 mm, de uma família de eletrodos usados por um médico nos procedimentos de entesar a pele por RF. Pelo menos, a superfície externa de todos os eletrodos é eletricamente condutiva até uma espessura de pelo menos a profundidade de pele da freqüência operativa, de preferência feita de um metal altamente condutivo, embora o eletrodo possa ser feito total- mente de metal.
As figuras 1 e 2 ilustram um eletrodo de tamanho médio 10, por exemplo, de 15 mm de diâmetro. O mesmo é mostrado montado em uma peça manual 12 (mostrada esquematicamente em linhas sombreadas) e co- nectado via um cabo padrão 14 a um gerador de RF convencional 16. O ele- trodo 10 e sua haste ou cabo 18 tem um eixo longitudinal comum 20. A su- perfície ativa do eletrodo é a superfície voltando-se para frente 22 que é si- métrica em torno do eixo longitudinal 20. A superfície ativa 22 compreende um pequeno plano 24 no centro circundado por uma superfície cônica 26. O diâmetro maior ou externo da superfície cônica é indicado como 30 e para a concretização mostrada é cerca de 0,98552cm (0,388 polegada), o diâmetro maior ou externo do eletrodo, isto é, o diâmetro todo medido em um plano perpendicular ao eixo longitudinal é indicado como 32 para a concretização mostrada é cerca de 1,4985 cm (0,59). Assim, o diâmetro do cone maior é cerca de 66% do diâmetro do eletrodo maior. O diâmetro do plano menor 24 na frente é indicado em 36 e para a concretização mostrada é cerca de 0,07874 cm (0,031 polegada). O plano 24 assenta em um plano perpendicu- lar ao eixo longitudinal e a superfície cônica forma um ângulo raso indicado em 38 com o eixo longitudinal para a concretização mostrada em torno de 75°.
As dimensões correspondentes do eletrodo mostrado nas figuras
3 e 4, para o eletrodo de diâmetro de 10 mm, são como seguem (os mesmos números de referência são usados para correspondentes partes do eletro- do): o diâmetro maior 30 da superfície cônica é cerca de 0,8382 cm (0,33 polegada); o diâmetro maior 32 do eletrodo é cerca de 0,9906 cm (0,39); o
diâmetro do cone maior é cerca de 83% do diâmetro de eletrodo maior. O diâmetro do plano pequeno 24 na frente é indicado em 36 e para a con- cretização mostrada é cerca de 0,07874 cm (0,031 polegada). A superfície cônica forma um ângulo raso indicado em 38 com o eixo longitudinal de cer- ca de 75°.
As dimensões correspondentes do eletrodo mostradas nas figu-
ras 5 e 6 para o eletrodo de diâmetro de 20 mm são como seguem (os mesmos números de referência são usados para correspondentes partes de eletrodo) : o diâmetro maior 30 da superfície cônica é cerca de 1,1938 cm (0,47 polegada); o diâmetro maior 32 do eletrodo é cerca de 1,9812 cm
(0,78); o diâmetro de cone maior é cerca de 60% do diâmetro de eletrodo maior. O diâmetro de plano menor 24 na frente é indicado em 36 e para a concretização mostrada é cerca 0,07874 cm (0,031 polegada). A superfície cônica forma um ângulo raso indicado em 38 com o eixo longitudinal de cer- ca de 80°.
Para estas três dimensões de eletrodo, de 10, 15 e 20 mm, o di-
âmetro 24 de pequeno plano é menos que 10% do diâmetro 30 do diâmetro maior da seção cônica. Os valores são 9,5, 8,0 e 6,6% do diâmetro cônico, respectivamente. De preferência, para os eletrodos iguais a ou maiores do que 8 mm, é preferido que o diâmetro 24 do pequeno plano esteja entre 5 e 10% do diâmetro 30 do diâmetro maior da seção cônica, de modo que o su- ficiente do plano é disponível para aquecimento mais intenso,enquanto man- tendo a maioria da superfície ativa disponível conicamente conformada para aquecimento menos intenso, que é o procedimento mais comum.
A seção dianteira, ao invés de plano, pode também ser uma su- perfície pouco encurvada (côncava) com um raio interno excedendo 0,025 polegada. Assim, como com a seção plana, quando usada sozinha, aqueci- mento mais intenso, porém não superaquecimento é atingido. De preferên- cia, a seção dianteira se encurvada possui uma área superficial que seja menos que 10% da área superficial da superfície cônica. De preferência, quando o diâmetro total do eletrodo for maior do que 8 mm e a superfície ativa na frente é encurvada, a mesma tem um diâmetro que esteja entre 5 e 10% da parte mais larga da superfície cônica.
As dimensões correspondentes do eletrodo mostrado nas figuras 7 e 8, para o eletrodo de diâmetro de 5 mm, são como segue (os mesmos números de referência são usados para correspondentes partes de eletro- do): o diâmetro maior 30 da superfície cônica é cerca de 0,3556 cm (0,14 polegada); o diâmetro maior 32 do eletrodo é cerca de 0,508 cm (0,2 pole- gada); o diâmetro de cone maior é cerca de 70% do diâmetro de eletrodo maior. Uma vez que as dimensões do eletrodo de 5 mm são tão pequenas, o diâmetro do plano na frente aproxima-se de zero e virtualmente mistura na seção cônica. A superfície cônica forma um ângulo raso indicado em 38 com o eixo longitudinal de cerca de 85°.
Os aspectos importantes são a superfície cônica de ângulo raso que coopera com os raios do pequeno plano ou pequena superfície encur- vada na frente de tal modo que o médico pode controlar mais precisamente a densidade de energia de RF na superfície do tecido. Pelo posicionamento do médico da superfície do eletrodo ativo de tal modo que apenas o peque- no plano ou seção dianteira encurvada fica em contacto com a pele, a den- sidade da energia de RF pode ser maximizada para as mesmas regulagens da força por causa das correntes de RF saírem apenas via a pequena área da superfície da seção frontal. Por outro lado, quando o médico posiciona a superfície do eletrodo ativo de modo que não apenas a seção dianteira plana ou encurvada, porém também a seção cônica fica em contato com a pele, a densidade de energia de RF pode ser minimizada para as mesmas regula- gens da força por causa da saída das correntes de RF agora via uma área superficial muito maior das seções plana ou encurvadas e cônicas combina- das. Isto toma vantagem da resiliência do tecido da pele que permite área da superfície de eletrodo em contato ser controlada devido ao ângulo de cone raso presente.
Também tem sido constatado que a nova geometria descrita a- qui também oferece a vantagem de manter a superfície da pele em tempera- turas mais baixas evitando assim o uso de meio de resfriamento ativo para prevenir queimaduras. Um gel lubrificante ordinário ausente de quaisquer ingredientes de resfriamento especial pode ser usado para reduzir o custo.
Testes têm sido conduzidos comparando o efeito de aquecimen- to sobre o tecido de um eletrodo de formato de domo RADIAGE de 10 mm e o eletrodo de acordo com a invenção. O eletrodo em formato de domo RA- DIAGE é um eletrodo atualmente comercializado por Ellman International, Inc. of Oceanside, NY para propósitos de rejuvenescimento cosmético. Suas dimensões são como seguem: o diâmetro externo do eletrodo domo é 0,9906 cm (0,39 polegada). Ele tem uma região de diâmetro interno de 0,7366 cm (0,29 polegada) em que o domo tem um raio de 0,6858 cm (0,27 polegada). A região entre os diâmetros de 0,7366 cm e 0,9906 cm (0,29 polegada e 0,39 polegada) é uma superfície com um raio de 0,254 cm (0,10 polegada) que continua para o lado traseiro do eletrodo. Os raios de 0,6858 cm e 0,254 cm (0,27 polegada e 0,10 polegada) são misturados juntos na sua transição.
Os testes foram conduzidos em uma peça de bife usando eletro- do de domo RADIAGE descrito acima e um eletrodo de 10 mm como descri- to aqui de acordo com a invenção com o novo gel de não resfriamento para ambos os eletrodos. A temperatura da superfície foi medida com um sensor de IR imediatamente antes e após a aplicação da energia de RF a partir de um gerador de RF padrão a 4,0 MHz1 neste caso fabricado pela Ellman In- ternational, Inc. of Oceanside1New York.
Os gráficos das figuras 9-11 mostram os resultados: gráficos da elevação da temperatura do espécime medida com a força crescente aplica- da por 30, 45 e 60 segundos. Nos gráficos, os pontos em losango represen- tam medições tomadas com o conhecido eletrodo em domo RADIAGE com a linha sombreada representando a menor regressão linear elevada ao qua- drado daqueles pontos de dados com interceptação zero, ao passo que os pontos ao quadrado representam as medições tomadas com o eletrodo de acordo com a invenção com a linha pontilhada representando a menor re- gressão linear ao quadrado daqueles pontos de dado com interceptação ze- ro. As inclinações das regressões para o conhecido eletrodo em domo são 0,23, 0,32 e 0,38 para a elevação da temperatura após 30, 45 e 60 segun- dos. As inclinações das regressões para o eletrodo da invenção de 10 mm são 0,10, 0,17, 0,22 para a elevação da temperatura após 30, 45 e 60 se- gundos. Como será notado, o eletrodo de acordo com a invenção produz significativamente menor elevação de temperatura da superfície suportando a reduzida necessidade para o resfriamento da superfície ativa. O gerador de RF usado de preferência emite correntes de RF na
faixa de cerca de 0,2-10 MHz. Força de onda contínua pode ser usada.
Embora a invenção tenha sido descrita em conexão com as con- cretizações preferidas, a mesma será entendida que suas modificações den- tro dos princípios delineados acima serão evidentes para aqueles versados na técnica e assim a invenção não estará limitada às concretizações preferi- das, porém é pretendida que inclua tais modificações.

Claims (10)

1. Dispositivo para uso no procedimento cirúrgico para melhorar a aparência do tecido da pele de um paciente pela aplicação de uma energia de RF ao mesmo, o dispositivo compreendendo: a) uma peça manual tendo meios para receber energia de RF de um gerador, quando ativada, a peça manual suportando um eletrodo tendo uma superfície ativa na frente a ser trazida em contacto com a pele do paci- ente para aplicar a energia de RF recebida à pele, quando o gerador é ativa- do, caracterizado em que, o eletrodo compreende: b) um corpo com uma superfície eletricamente condutiva tendo um eixo longitudinal em que a superfície ativa na frente compreende uma superfície cônica simetricamente alinhada com o eixo longitudinal e alargan- do-se para trás a partir da frente, a superfície cônica tendo um eixo alinhado com o eixo longitudinal e um lado plano formando um ângulo com o eixo longitudinal que excede 60°.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, em que: (c) a parte mais larga da superfície cônica medida em um plano perpendicular ao eixo longitudinal possui um primeiro diâmetro externo ex- cedendo 0,762 cm (0,3 polegada).
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, em que: (d) o corpo tem uma parte mais larga com um segundo diâmetro externo medido em um plano perpendicular ao eixo longitudinal, (e) o primeiro diâmetro externo sendo maior do que 50% po- rém menor do que 100% do segundo diâmetro externo.
4. Dispositivo para uso em um procedimento cirúrgico para me- lhorar a aparência do tecido da pele de um paciente pela aplicação ao mes- mo de energia de RF, o dispositivo compreendendo: (a) uma peça manual tendo meio para receber a energia de RF de um gerador quando ativado, a peça manual suportando um eletrodo ten- do uma superfície ativa na frente a ser trazida em contacto com a pele do paciente para aplicar a energia de RF recebida à pele quando o gerador é ativado, caracterizado em que: o eletrodo compreende: (b) um corpo com uma superfície eletricamente condutiva tendo um eixo longitudinal em que a superfície ativa na frente compreende, alinha- do com o eixo longitudinal, um pequeno plano ou encurvado com o raio mai- or do que 0,635 cm (0,025"), a superfície conduzindo para uma superfície cônica simetricamente alinhada com o eixo longitudinal e alargando para trás a partir da frente, a superfície cônica tendo um eixo alinhado com o eixo lon- gitudinal e um lado plano formando um ângulo com o eixo longitudinal que excede 60°.
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, em que: (c) a parte mais larga da superfície cônica medida em um plano perpendicular ao eixo longitudinal tendo um primeiro diâmetro externo exce- dendo 0,762 cm (0,3 polegada).
6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, em que: (d) o corpo tendo uma parte mais larga com um segundo diâme- tro externo medido em um plano perpendicular ao eixo longitudinal, (e) o primeiro diâmetro externo sendo maior do que 50% po- rém menor que 100% do segundo diâmetro externo.
7. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, em que a super- fície ativa na frente é plana tendo um diâmetro que é menor do que 10% da área superficial da superfície cônica.
8. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, em que o diâme- tro total do eletrodo é maior do que 8 mm e a superfície ativa na frente é pla- na tendo um diâmetro que fica entre 5 e 10% da parte mais larga da superfí- cie cônica.
9. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, em que a super- 30 fície ativa na frente é encurvada tendo uma área da superfície que seja me- nor do que 10% da área da superfície da superfície cônica.
10. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, em que o diâ- metro total do eletrodo é maior do que 8 mm e a superfície ativa na frente é encurvada tendo um diâmetro que esteja entre 5 e 10% da parte mais larga da superfície cônica.
BRPI1003581-8A 2009-09-17 2010-09-17 dispositivo e procedimento de rejuvenescimento cosmÉtico por rf BRPI1003581A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/586,006 US8359104B2 (en) 2009-09-17 2009-09-17 RF cosmetic rejuvenation device and procedure

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1003581A2 true BRPI1003581A2 (pt) 2013-01-08

Family

ID=43242875

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1003581-8A BRPI1003581A2 (pt) 2009-09-17 2010-09-17 dispositivo e procedimento de rejuvenescimento cosmÉtico por rf

Country Status (3)

Country Link
US (1) US8359104B2 (pt)
EP (1) EP2298205B1 (pt)
BR (1) BRPI1003581A2 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20120271219A1 (en) * 2011-04-19 2012-10-25 David John Weisgerber Combined Energy and Topical Composition Application For Regulating the Condition of Mammalian Skin
WO2014153149A1 (en) 2013-03-14 2014-09-25 Ellman International, Inc. Electrosurgical systems and methods
EP2967711B1 (en) 2013-03-15 2020-05-06 Cynosure, LLC Electrosurgical instruments with multimodes of operation
EP3171802B1 (en) 2014-07-24 2021-09-15 Koninklijke Philips N.V. Treatment device using r.f. electrical current for heating a first inner region and a second inner region of skin
WO2016168435A1 (en) 2015-04-14 2016-10-20 Crysanthe, Inc. System and method for selective treatment of skin and subcutaneous fat using a single frequency dual mode radio frequency antenna device
DE102015015314A1 (de) * 2015-11-26 2017-06-14 Olympus Winter & Ibe Gmbh Chirurgische Vaporistionselektrode
AU2019217623B2 (en) * 2018-02-07 2021-10-28 Cynosure, Inc. Methods and apparatus for controlled RF treatments and RF generator system
USD1005484S1 (en) 2019-07-19 2023-11-21 Cynosure, Llc Handheld medical instrument and docking base

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH04212378A (ja) * 1990-10-09 1992-08-03 Shiro Yamada 高周波加熱凝固装置用電極構造体
US6488673B1 (en) * 1997-04-07 2002-12-03 Broncus Technologies, Inc. Method of increasing gas exchange of a lung
DE29913688U1 (de) * 1999-08-05 1999-10-14 Wolf Gmbh Richard Transurethrale Dissektionselektrode
US6409726B1 (en) * 1999-11-08 2002-06-25 Alan G. Ellman Electrosurgical instrument for ear surgery
US6416512B1 (en) * 1999-11-08 2002-07-09 Health Care Technologies, Llc. Electrosurgical instrument for ear surgery
US8048070B2 (en) * 2000-03-06 2011-11-01 Salient Surgical Technologies, Inc. Fluid-assisted medical devices, systems and methods
US20020133149A1 (en) * 2001-03-17 2002-09-19 Arthrocare Corporation Electrosurgical systems and methods for hair transplantation and epilation
US7442192B2 (en) * 2002-07-14 2008-10-28 Knowlton Edward W Method and apparatus for surgical dissection
US6907884B2 (en) * 2002-09-30 2005-06-21 Depay Acromed, Inc. Method of straddling an intraosseous nerve
WO2005112810A2 (en) * 2004-05-14 2005-12-01 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Rf ablation device and method of use
US20070106214A1 (en) * 2005-10-17 2007-05-10 Coaptus Medical Corporation Systems and methods for securing cardiovascular tissue, including via asymmetric inflatable members
US7691101B2 (en) * 2006-01-06 2010-04-06 Arthrocare Corporation Electrosurgical method and system for treating foot ulcer
US20070161981A1 (en) * 2006-01-06 2007-07-12 Arthrocare Corporation Electrosurgical method and systems for treating glaucoma
US20070282318A1 (en) * 2006-05-16 2007-12-06 Spooner Gregory J Subcutaneous thermolipolysis using radiofrequency energy
US9345531B2 (en) * 2009-06-05 2016-05-24 Cynosure, Inc. Radio-frequency treatment of skin tissue with shock-free handpiece

Also Published As

Publication number Publication date
EP2298205A1 (en) 2011-03-23
US20110066145A1 (en) 2011-03-17
EP2298205B1 (en) 2013-02-13
US8359104B2 (en) 2013-01-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1003581A2 (pt) dispositivo e procedimento de rejuvenescimento cosmÉtico por rf
US20210052318A1 (en) Eustachian tube modification
US8317782B1 (en) Non-ablative radio-frequency treatment of skin tissue
US11865336B2 (en) Apparatus and method for cosmetic treatment of human mucosal tissue
Alster et al. Nonablative cutaneous remodeling using radiofrequency devices
EP3043731B1 (en) Devices to treat nasal airways
US5324288A (en) Electrosurgical loop with a depth gauge
EP2767250B1 (en) Electrosurgical electrodes
IL259809B (en) Cosmetic device and method for cosmetic treatment of human mucosal tissue
US20220151674A1 (en) Systems and Methods for Selective Tissue Ablation
US7935110B1 (en) Eyelid RF surgery
Patel et al. Prostate heating patterns comparing electrosurgical transurethral resection and vaporization: a prospective randomized study
CN207253372U (zh) 一种消融范围可控的消融针
US20070185477A1 (en) Removable Cryogenic Probe Appliance
WO2018040620A1 (zh) 射频消融电极装置
JP4762149B2 (ja) 熱プロフィールを改良した焼灼器及び焼灼器の検査方法
CN202113164U (zh) 一种双极电切笔
JP2021514226A (ja) 粘膜下組織治療装置
Kam et al. Radiofrequency rejuvenation of the “Tweener” patient: under, over, or through the skin
Smith et al. Radiofrequency electrosurgery
CN209404940U (zh) 一种新型神经外科双极电凝器
CN111134833A (zh) 一种肿瘤消融器
CN219250405U (zh) 一种新型射频内热针
Perlmutter Advances in electrosurgical techniques
CN215914877U (zh) 一种带球囊及测温测压的微波消融系统

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B03H Publication of an application: rectification [chapter 3.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A RPI 2192 DE 08/01/2013, QUANTO AO ITEM (51).

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.