BRPI1003340A2 - painel de fechamento de parede semi-acabado - Google Patents

painel de fechamento de parede semi-acabado Download PDF

Info

Publication number
BRPI1003340A2
BRPI1003340A2 BRPI1003340A BRPI1003340A2 BR PI1003340 A2 BRPI1003340 A2 BR PI1003340A2 BR PI1003340 A BRPI1003340 A BR PI1003340A BR PI1003340 A2 BRPI1003340 A2 BR PI1003340A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
formwork
semi
panels
finished wall
plaster
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Robson Silveira
Original Assignee
Robson Silveira
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Robson Silveira filed Critical Robson Silveira
Priority to BRPI1003340 priority Critical patent/BRPI1003340A2/pt
Publication of BRPI1003340A2 publication Critical patent/BRPI1003340A2/pt

Links

Landscapes

  • Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)

Abstract

PAINEL DE FECHAMENTO DE PAREDE SEMI-ACABADO. Trata-se de uma placa de poliestireno expandido (1), comumente denominado "isopor", revestido com material de reboco (3) em ambos os lados. Sua estrutura apresenta cavidades de preenchimento (2) destinadas ao preenchimento de concreto estrutural ou concreto leve. Deste modo, tem-se uma peça leve o suficiente para ser instalada manualmente, o que reduz os gastos com maquinário e aumenta a velocidade de execução do projeto. Portanto, o presente modelo mostra-se como um potencial avanço técnico na área da construção civil, tendo por objetivo minimizar a mão de obra artesanal e, consequentemente, dinamizar o processo construtivo de paredes para casas e prédios.

Description

-1/5- Relatório descritivo da patente de invenção: "PAINEL DE FECHAMENTO DE PAREDE SEMI-ACABADO"
Trata-se, a presente invenção, de um painel de fechamento de parede semi-acabado, mais especificamente, uma placa de poliestireno expandido (EPS), comumente denominado "isopor", revestido com material de reboco em ambas as faces, ou uma das faces com reboco e outra com revestimento cerâmico. Sua estrutura apresenta cortes vazados longitudinalmente destinados ao preenchimento de concreto estrutural, como concreto leve ou concreto armado. Deste modo, tem-se uma peça leve o suficiente para ser instalada manualmente, o que reduz os gastos com equipamento e aumenta a velocidade de execução do projeto. Portanto, a presente invenção mostra-se como um potencial avanço técnico na área da construção civil, tendo por objetivo minimizar a mão de obra artesanal e, consequentemente, dinamizar o processo construtivo.
O método tradicional de construção de paredes envolve a associação de um conjunto de unidades de alvenaria, como tijolos, blocos, pedras, etc., além de argamassa, que possui propriedades mecânicas intrínsecas capazes de constituir elementos estruturais.
No entanto, o processo de alvenaria tradicional apresenta algumas desvantagens, como a elevada espessura exigida às paredes por razões estruturais e construtivas, resultando no baixo aproveitamento da área potencial habitável; o elevado peso próprio, que gera grandes solicitações gravíticas e sísmicas; a limitação às dimensões dos edifícios, sobretudo em altura, decorrente do ponto anterior; o elevado custo, tanto no material como na mão-de-obra; a execução bastante morosa; e a dificuldade, cada vez maior, em garantir mão-de-obra especializada.
Na tentativa de substituir o processo de alvenaria convencional, o setor de construção civil tem buscado desenvolver várias opções de placas pré-moldadas, a fim de atender à crescente demanda do mercado. No entanto, o processo atual de fabricação ainda é precário, gerando peças de difícil montagem e manutenção, principalmente devido ao peso elevado das mesmas. Este fator se traduz em dificuldade no transporte e colocação das peças em obra, tornando tal processo susceptível a problemas de ligação entre as placas. Deste modo, se faz necessária a utilização de máquinas e ferramentas especiais para se trabalhar com as placas pré-moldadas convencionais, o que requer mão-de-obra especializada. Assim, pode-se perceber que tal processo ainda se mostra oneroso e demorado. -2/5- O presente modelo de utilidade, painel de fechamento de parede semi-acabado, apresenta diversas vantagens em relação às paredes convencionais, tanto as de alvenaria quanto as de placas pré-moldadas comuns. As principais vantagens são: leveza; capacidade de isolamentos térmico e acústico, variando conforme material inerte utilizado no preenchimento das paredes; menor custo; e versatilidade quanto à escolha dos materiais inertes de preenchimento. Também possui a vantagem de permitir a execução de obras com número ilimitado de pavimentos. Outras vantagens do processo se referem a maior segurança no trabalho e maior economia na mão-de-obra. Também apresenta faces de maior resistência e qualidade, além de proporcionar agilidade de execução, menor desperdício de material e menor geração de entulho, causando o mínimo de impacto ambiental.
Sua forma de aplicação pratica e rápida influi na velocidade do projeto, reduzindo seus custos. Com isto beneficia quem projeta, quem constrói e quem adquire, já que o sistema não requer mão de obra especializada. Deve-se ressaltar, também, que o processo de construção do painel de fechamento
de parede semi-acabado sempre atende às normas específicas de cada projeto, sem fugir, no entanto, do seu conceito inventivo. Estas normas são estabelecidas no campo arquitetônico (vãos de janelas, básculas e portas); no campo estrutural (dimensões, armadura, resistência do concreto, revestimento, esperas, etc.) e, no campo de projetos complementares (elétrico, hidrossanitário, telefônico, antena, interfone e outros), ajustando-se os eletrodutos, caixas, sulcos e instalações previstas. Ou seja, acrescentam-se aos referidos painéis todas as instalações necessárias, evitando trabalhos extras na execução da obra.
Para melhor compreensão da presente invenção, faz-se referência às seguintes figuras anexas:
FIGURA 01: vista em perspectiva do painel de fechamento de parede semi-acabado; FIGURA 02: vista frontal do painel de fechamento de parede semi-acabado; FIGURA 03: vista superior do painel de fechamento de parede semi-acabado; FIGURA 04: vista lateral do painel de fechamento de parede semi-acabado; FIGURA 05: vista em corte longitudinal do painel de fechamento de parede semi-acabado. -3/5- De acordo com as figuras apresentadas, o painel de fechamento de parede semi- acabado é compreendido por: placa de EPS (1); cavidades de preenchimento (2); e, camadas de reboco (3).
Cada placa de EPS (1) possui 125cm de comprimento, com altura veriando entre 33cm a 40cm, tendo 12,5cm de espessura. As camadas externas de reboco (3) podem variar de l,5cm a 2,5cm de espessura.
O processo de fabricação do painel de fechamento de parede semi-acabado segue algumas etapas básicas.
Primeiramente deve-se confeccionar a placa de EPS (1), definindo a quantidade de cavidades (2), dimensões gerais e formatos. Para isso, utiliza-se um equipamento de corte específico, compreendido por um fio metálico energizado, e aquecido, por meio de resistência elétrica. Este fio funciona como uma espécie de faca amolada, que facilmente corta a placa de EPS (1) com a configuração pré-definida em projeto.
O segundo passo é colocar e ajustar a placa de EPS (1) na fôrma vertical, que, por sua vez, foi desenvolvida especialmente para a fabricação do referido painel, objeto da presente patente. Trata-se de uma fôrma com divisórias específicas, onde na porção central é fixada a placa de EPS (1), e, nos vãos laterais, onde ocorre o despejo da argamassa de reboco. A placa de EPS (1) se mantém fixada no centro da fôrma devido a um sistema de prensagem longitudinal que empurra a parte frontal da placa contra a parede de fiando da fôrma, mantendo-a firme e estável.
Após a colocação da placa de EPS (1), insere-se a argamassa de reboco (3), previamente preparada, nos vãos laterais da fôrma vertical, sendo esta inserção provida com a utilização de um funil industrial convencional. O referido processo pode ser realizado tanto manualmente, por um operário capacitado, quanto automaticamente, por meio de maquinário específico para este fim. A preparação da argamassa de reboco envolve a utilização de cimento, areia e agente expansor, sendo este último utilizado para formar uma massa aerada, ou seja, um reboco (3) mais leve que os rebocos tradicionais.
O próximo passo é aguardar o tempo de espera da cura da argamassa de reboco (3), que pode variar de 12hs à 24hs, dependendo do volume de cimento utilizado. Por último, ocorre a retirada do painel da fôrma, que pode ser realizada
manualmente através do destravamento da placa de EPS (1) e movimentação da parede -4/5- basculante da fôrma, permitindo uma fácil remoção da peça. Após sua retirada, o painel encontra-se pronto para ser utilizado na construção civil.
O processo de montagem dos painéis engloba algumas etapas simples, que serão detalhadas a seguir.
O primeiro passo é a colocação do dispositivo de alinhamento e prumo. Este
dispositivo deve ser colocado nas intercessões entre paredes e em distâncias pré-defmidas, quando for o caso. E responsável por permitir que o operário monte os painéis de modo alinhado e nivelado, garantindo a qualidade do projeto.
Os painéis são então colocados em seus devidos lugares de modo manual, sendo alinhados e sobrepostos uns aos outros até o máximo de três painéis por vez. Em seguida, os painéis têm suas cavidades de preenchimento (2) preenchidas com concreto armado e/ou concreto leve, conforme necessidade do projeto, devendo aguardar o tempo de espera da cura, de 12hs à 24hs, para sobreposição de novos painéis.
Sua forma plana facilita a montagem e a estocagem Durante o processo de montagem, cada painel permanece em seu devido lugar após o concreto ser colocado nas cavidades de preenchimento (2), não havendo a necessidade de remoção de materiais como madeiras, entulho e/ou equipamentos.
As propriedades de instalação e durabilidade do painel de fechamento de parede semi-acabado substituem as formas convencionais de concreto armado, como, tijolo e blocos de concreto pré-moldados.
O sistema flexível no manuseio oferece, para qualquer estilo de edificação, meios de adequação, aceitando conceitos e formas arquitetônicas simples ou ousadas, provendo um acabamento fácil e uniforme.
As aberturas para instalação dos componentes hidrossanitários, telefônicos e elétricos devem ser definidas durante a conformação das placas de EPS, seguindo as especificações de cada projeto em particular.
Leve e fácil de manusear, o painel de fechamento de parede semi-acabado não necessita, para sua locomoção, de máquinas ou equipamentos para carga e descarga, reduzindo em media 50% o tempo de execução da obra. Em dias de chuva o cronograma da obra não é alterado, pois o sistema permite a
continuidade dos trabalhos requerendo o mínimo de material de proteção. -5/5- O acompanhamento técnico deve ser realizado por uma equipe técnica especializada, de forma permanente e conjunta, desde o treinamento do pessoal nos canteiros de obra, o que reduz o tempo de aprendizagem para adquirir conhecimento e habilidade de trabalhar com os painéis de fechamento de parede semi-acabados.
Os painéis apresentam propriedade isotérmica, tanto para ambientes aquecidos como de ar refrigerado, provendo economia no uso de energia e garantindo qualidade e altos desempenhos estruturais.
A versatilidade no uso dos painéis de fechamento de parede semi-acabados favorece sua aplicação em diferentes tipos de projetos, incluindo prédios residenciais, comerciais, industriais, porões, paredes de retenções, paredes decorativas, câmaras frigoríficas, pontes e viadutos, espaços acústicos, piscinas, muros, marinas, igrejas, escolas, hospitais, entre outros.
Tomando-se em conta as altas no preço da mão de obra, do concreto, da madeira e dos materiais aplicados na construção convencional, faz com que o sistema construtivo dos painéis de fechamento de parede semi-acabados assegure no final da obra uma economia de, em média, 20%.

Claims (3)

1. - PAINEL DE FECHAMENTO DE PAREDE SEMI-ACABADO, caracterizado por uma placa de poliestireno expandido (1) revestido com material de reboco (3) em ambos os lados, podendo também ser uma das faces com reboco e outra com revestimento cerâmico; sendo a referida placa (1) configurada com cavidades de preenchimento (2) representadas por cortes vazados longitudinalmente, sendo destinados ao preenchimento de material estrutural, como concreto leve ou concreto armado; constituindo, dessa forma, uma peça leve o suficiente para ser instalada manualmente, o que reduz os gastos com maquinário e aumenta a velocidade de execução do projeto.
2. - PAINEL DE FECHAMENTO DE PAREDE SEMI-ACABADO, caracterizado por compreender o seguinte processo de fabricação: Io) confecção da placa de EPS (1), definindo a quantidade de cavidades (2), dimensões gerais e formatos; sendo que para isso utiliza-se um equipamento de corte específico, compreendido por um fio metálico energizado, ou aquecido, por meio de resistência elétrica; 2o) colocação e ajuste da placa de EPS (1) na fôrma vertical, que, por sua vez, é desenvolvida especialmente para este fim, tratando-se de uma fôrma com divisórias específicas, onde na porção central é fixada a placa de EPS (1), e, nos vãos laterais, onde ocorre o despejo da argamassa de reboco (3); sendo que a placa de EPS (1) se mantém fixada no centro da fôrma devido a um sistema de prensagem longitudinal que empurra a parte frontal da placa contra a parede de fundo da fôrma, mantendo-a firme e estável; 3o) preparação da argamassa de reboco (3), que envolve a utilização de cimento, areia e agente expansor, sendo este último utilizado para formar uma massa aerada, ou seja, um reboco (3) mais leve que os rebocos tradicionais; 4o) inserção da argamassa de reboco (3) nos vãos laterais da fôrma vertical, sendo provida com a utilização de um funil industrial convencional, podendo realizado tanto manualmente, quanto automaticamente; 5o) aguardar o tempo de espera da cura da argamassa de reboco (3), que pode variar de 12hs à 24hs, dependendo do volume de cimento utilizado; 6o) retirar o painel da fôrma, podendo ser realizada manualmente através do destravamento da placa de EPS (1) e movimentação da parede basculante da fôrma.
3 .- PAINEL DE FECHAMENTO DE PAREDE SEMI-ACABADO, caracterizado j>or compreender o seguinte processo de montagem: Io) colocação do dispositivo de alinhamento e prumo, sendo colocado um em cada intercessão de paredes e em distâncias pré-definidas, quando for o caso; sendo responsável por permitir ao operário montar os painéis de modo alinhado e nivelado; 2o) colocação manual dos painéis, sendo alinhados e sobrepostos uns aos outros até o máximo de três painéis por vez; 3 o) preenchimento das cavidades (2) dos painéis com concreto armado e/ou concreto leve, conforme necessidade do projeto; 4o) aguardar o tempo de espera da cura, de 12hs à 24hs, para sobreposição de novos painéis.
BRPI1003340 2010-09-27 2010-09-27 painel de fechamento de parede semi-acabado BRPI1003340A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1003340 BRPI1003340A2 (pt) 2010-09-27 2010-09-27 painel de fechamento de parede semi-acabado

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1003340 BRPI1003340A2 (pt) 2010-09-27 2010-09-27 painel de fechamento de parede semi-acabado

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1003340A2 true BRPI1003340A2 (pt) 2013-01-29

Family

ID=47566289

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1003340 BRPI1003340A2 (pt) 2010-09-27 2010-09-27 painel de fechamento de parede semi-acabado

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1003340A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3135471A1 (en) * 2015-08-22 2017-03-01 Llnicki Andrzej Thermal and water insulating fitting element for load-bearing structure in buildings

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3135471A1 (en) * 2015-08-22 2017-03-01 Llnicki Andrzej Thermal and water insulating fitting element for load-bearing structure in buildings

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6151857A (en) Prefabricated composite construction system for internal and/or external building-walls
WO2020148519A1 (en) A building element
US20190323235A1 (en) Pre-shaped form construction components, system, and method of construction using the same
KR20210083316A (ko) 지중 모듈식 조립체
BRPI1003340A2 (pt) painel de fechamento de parede semi-acabado
CN101469559A (zh) 一种复合保温墙体及其安装方法
CN110892118B (zh) 将多孔混凝土结合于堆叠结构钢壁框架中的壁模块
WO2023099942A1 (en) Walls, blocks and prefabricated double-sided slabs for use in vandad landscape
ES2054359T3 (es) Ladrillo moldeado.
AU2016282066B2 (en) A structural building panel and a method of constructing a building
CN209817091U (zh) 一种新型泡沫混凝土预制板
US3611533A (en) Method of making prefabricated building unit
Fakhratov et al. Organizational and Technological Solutions for the Construction of Enclosing Structures Made of Cellular Concrete of Multi-Storey Buildings
WO2022236390A1 (pt) Blocos modulares em painéis de concreto ou gesso
KR20040030756A (ko) (철판)으로 테두리를 보강한 콘크리트 블록
BR202021009390U2 (pt) Blocos modulares em painéis de concreto ou gesso
BR102022019420A2 (pt) Parede estrutural confeccionada a partir de gesso
CN1212457C (zh) 外拼内浇式非承重墙体及施工方法
BR102018013175A2 (pt) painel sólido estrutural autoportante
RU163417U1 (ru) Строительная панель
BR202022011502U2 (pt) Disposição construtiva aplicada a painéis de paredes
BR202014015765U2 (pt) disposições construtivas introduzidas em painel construtivo pré-fabricado
AU750020B3 (en) A load bearing building panel
WO2015128786A1 (en) A cast structural element
BR202019003017U2 (pt) Moldes para confecção de muros pré - moldados

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2273 DE 29/07/2014.