BRPI1002944A2 - processo para conversão de hidrocarbonetos em olefinas leves utilizando zeólita fer modificada - Google Patents

processo para conversão de hidrocarbonetos em olefinas leves utilizando zeólita fer modificada Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002944A2
BRPI1002944A2 BRPI1002944-3A BRPI1002944A BRPI1002944A2 BR PI1002944 A2 BRPI1002944 A2 BR PI1002944A2 BR PI1002944 A BRPI1002944 A BR PI1002944A BR PI1002944 A2 BRPI1002944 A2 BR PI1002944A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
zeolite
fer
hydrocarbons
modified
light olefins
Prior art date
Application number
BRPI1002944-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Aline Junqueira Maia
Marcelo Maciel Pereira
De Oliveira Bianca Guatiguaba
Janaina Gorne
Lam Yiu Lau
Original Assignee
Petroleo Brasileiro Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Petroleo Brasileiro Sa filed Critical Petroleo Brasileiro Sa
Priority to BRPI1002944A priority Critical patent/BRPI1002944B1/pt
Publication of BRPI1002944A2 publication Critical patent/BRPI1002944A2/pt
Publication of BRPI1002944B1 publication Critical patent/BRPI1002944B1/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02PCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES IN THE PRODUCTION OR PROCESSING OF GOODS
    • Y02P20/00Technologies relating to chemical industry
    • Y02P20/50Improvements relating to the production of bulk chemicals
    • Y02P20/52Improvements relating to the production of bulk chemicals using catalysts, e.g. selective catalysts

Landscapes

  • Catalysts (AREA)
  • Production Of Liquid Hydrocarbon Mixture For Refining Petroleum (AREA)

Abstract

PROCESSO PARA CONVERSãO DE HIDROCARBONETOS EM OLEFINAS LEVES UTILIZANDO ZEOLITA FER MODIFICADA. A presente invenção ensina a obtenção de um sistema catalítico que compreende o uso da zeólita ferrierita modificada por níquel (Ni-FER) para converter hidrocarbonetos da faixa de destilação da nafta em olefinas, visando o aumento do valor agregado dos produtos de craqueamento. O equilíbrio entre as funções ácida e hidrogenante é um dos parâmetros fundamentais que regem a atividade e a seletividade do catalisador de FCC. Apresentam-se modalidades diferentes para a preparação de sistemas catalíticos levando-se em conta o tipo de carga processada.

Description

PROCESSO PARA CONVERSÃO DE HIDROCARBONETOS EM
OLEFINAS LEVES UTILIZANDO ZEÓLITA FER MODIFICADA
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção pertence ao campo dos processos de craqueamento catalítico, mais especificamente dos sistemas catalíticos de conversão de hidrocarbonetos em olefinas leves utilizando zeólita Ferrierita modificada.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Os catalisadores usados em hidrocraqueamento são todos do tipo bifuncional associando uma função ácida a uma função desidrogenante.
A função ácida é atribuída a suportes que apresentam acidez e área específica altas, como é o caso das zeólitas.
A função desidrogenante é atribuída à presença de metais do grupo 10 da classificação periódica de elementos.
O equilíbrio entre as duas funções ácida e hidrogenante é um dos parâmetros fundamentais que regem a atividade e a seletividade do catalisador.
A FER não modificada contém naturalmente sítios ácidos que a fazem um excelente catalisador para craqueamento de hidrocarbonetos. A introdução de certos metais em sua estrutura acrescenta mais uma função catalítica a esse sistema, ou seja, criam-se sítios ativos apropriados para reações de hidrogenação/desidrogenação e oxidação/redução. Além disso, melhora a estabilidade hidrotérmica e o desempenho catalítico.
A FER apresenta uma estrutura unidimensional de poros, possuindo dois canais bidimensionais de 5,6 χ 5,3 A e 5,5x5,1 A. A entrada dos poros é formada por oito membros com abertura de 5,4 χ 4,2 A, significativamente menor se comparada a de outras zeólitas. Esse fato impede que moléculas maiores do que o n-hexano penetrem nos poros e atinjam os sítios catalíticos. Isto, por um lado, inibe a ocorrência de várias reações indesejáveis, tais como ciclização e transferência de hidrogênio, mas, por outro lado, infere menor atividade ao catalisador, o que limita a sua aplicação em termos práticos.
Atualmente, utiliza-se a zeólita Ferrierita (FER) industrialmente na isomerização de 1-buteno e na produção de olefinas a partir do craqueamento de naftas ou compostos compreendidos na faixa de destilação da nafta, como n-pentano, isopentano, ciclohexano, n-pentenos, e n-heptano.
As transformações de hidrocarbonetos promovidas pela FER são mais seletivas e muito mais desejáveis do que as de outras zeólitas empregadas no processo de refino, como as zeólitas Y e ZSM-5. A FER se mostra mais seletiva, por exemplo, à produção de olefinas leves do que a ZSM-5.
A FER usada na presente invenção pode ser sintetizada ou adquirida comercialmente. A zeólita ZSM-35, patenteada pela Mobil (US 4,016,245), que tem estrutura similar a da FER, também pode ser utilizada.
Recentemente, tem-se investigado o efeito de modificações da FER, visando aumentar sua atividade e, ao mesmo tempo, conservar ou melhorar a sua seletividade a hidrocarbonetos de interesse. Na literatura especializada encontram-se diversos métodos para alterar as propriedades cataiíticas desse tipo de zeólita, depois de sintetizada. Contudo, pouca informação está disponível sobre os efeitos dessas alterações sobre sua atividade.
Os dois métodos mais praticados são o tratamento hidrotérmico e a deposição de cátions, empregados isoladamente e também combinados, quando se utilizam metais, particularmente metais de transição para se modificar a FER.
DISTINÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA
Segundo a publicação T. Komatsu, H. Ishihara, Y. Fukui, T. Yashima, Appl. Catai. A, 214 (2001) 103, o aumento da seletividade a alcenos no craqueamento de n-heptano, assim como da vida útil do catalisador, é atribuído à diminuição do diâmetro de poros da FER modificada com Ca2+ e Ba2+.
As publicações I. Malpartida, E. Ivanova, M. Mihaylov, Catal. Today, 149 (2010) 295 e J. Novakova, Z. Sobalik, Catai. Today, 131 (2009) 530 divulgam que a modificação da FER com ferro e cobalto tem aplicação na diminuição das emissões de NOx.
Na publicação A.J. Maia, B. Louis1 Y.L. Lam, M.M. Pereira, J. Catal., 269 (2010) 103A os autores afirmam que a alteração da atividade e seletividade a alcenos leves no craqueamento do n-hexano é alcançada ao empregar-se zeólita ZSM-5 modificada por Ni. Entretanto, não se encontra na literatura especializada nenhuma citação sobre a aplicação de ferrierita modificada por níquel (Ni-FER), para alterar a atividade e/ou a seletividade em conversões de hidrocarbonetos a olefinas leves, conforme divulga o método ensinado na presente invenção.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A invenção trata de um sistema catalítico seletivo por meio do qual se convertem hidrocarbonetos em olefinas leves empregando-se, como catalisador, ferrierita modificada com níquel.
A presente invenção ensina que a introdução de Ni na FER aumenta significativamente a atividade de craqueamento de hidrocarbonetos saturados do gás natural (C3 e mais pesados), do GLP e de frações leves da nafta. A Ni-FER é altamente ativa na formação de olefinas leves, que são compostos de valor agregado alto.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Os métodos de deposição de metais sobre zeólitas são bastante conhecidos na área de preparação de catalisadores, em geral, e de zeólitas, em particular. Obtém-se um sistema catalítico da presente invenção pelo método conhecido como impregnação ou ponto úmido, que compreende as seguintes etapas: 1) colocar a FER em contato com uma solução de sal de Ni, como cloreto, nitrato ou oxalato em quantidade suficiente para um teor de Ni compreendido na faixa entre 0,4% p/p e 10% p/p, durante 30 minutos à temperatura ambiente, de forma que o volume da solução seja suficiente para preencher todos os poros da zeólita;
2) secar a FER modificada a 120°C;
3) calcinar a FER modificada numa temperatura compreendida na faixa entre 550°C e 1000°C, preferencialmente entre 600°C e 800°C, por 3 horas.
Se a FER permanecer em suspensão numa solução de sal de Ni1 os cátions de níquel substituem os cátions originais da FER, H+ ou Na+, após um período adequado de contato. Esse método de preparo é conhecido como método de troca-iônica. Obtém-se um sistema catalítico da presente invenção por esse método seguindo as seguintes etapas:
1) colocar a FER em contato com uma solução de sal de Ni, cloreto ou nitrato em quantidade suficiente para um teor de Ni compreendido na faixa entre 0,4% p/p e 10% p/p, durante 2 horas, à temperatura compreendida na faixa entre 30°C e 90°C, preferencialmente entre 50°C e 70°C;
2) filtrar e em seguida lavar a FER modificada com água a 65°C;
3) secar a FER modificada à temperatura compreendida na faixa entre 80°C e 100°C;
4) calcinar a FER modificada a 600°C por 3 horas.
Sistemas catalíticos preparados por meio dos métodos acima descritos são adequados para uso imediato em craqueamento seletivo de hidrocarbonetos, tanto em processo por bateladas quanto contínuo.
Igualmente, em outras modalidades da presente invenção utiliza-se Ni-FER combinada a catalisadores de FCC convencionais. Obtém-se, por exemplo, um sistema catalítico da presente invenção adicionando-se a Ni-FER, como ingrediente, à suspensão precursora de catalisador de FCC, durante sua preparação. Nesse caso, a Ni-FER encontra-se incorporada nas partículas do catalisador de FCC. A Ni-FER pode ainda ser misturada, como aditivo, ao catalisador convencional.
Portanto, a presente invenção ensina o uso da Ni-FER em sistemas catalíticos, mais seletivos à conversão de hidrocarbonetos em olefinas leves do que os sistemas catalíticos encontrados no estado da técnica, como se pode verificar nos exemplos a seguir, aqui citados meramente como ilustrações e sem o objetivo de limitar o escopo dessa invenção.
EXEMPLOS
Tabela 1 - Amostras avaliadas de zeólitas modificadas e seus precursores.
<table>table see original document page 6</column></row><table>
Avaliaram-se as atividades das zeólitas ferrierita, ZSM-5 e mordenita, originais e modificadas por Ni como descrito anteriormente, utilizando-se vários reagentes como isobutano, n-butano, n-pentano e n- hexano. Realizaram-se testes numa unidade de avaliação catalítica de alto desempenho. O catalisador foi previamente seco sob um fluxo de 30 ml/min de nitrogênio, a uma temperatura de 550°C (taxa de aquecimento de 10°C/min) permanecendo nessa temperatura por 1 hora. Após esse tratamento, resfriou-se o reator à temperatura de reação, na faixa compreendida entre 450°C e 580°C. Variou-se a temperatura de reação de acordo com o número de carbonos do reagente, para se obter uma melhor comparação. Introduziu-se, então, no reator uma corrente de reagente diluído, através de uma mistura a 10% v/v de hidrocarboneto em nitrogênio, sob uma vazão de 30 ml/min, numa temperatura compreendida na faixa entre 450°C e 580°C. A conversão dos reagentes foi medida após 17 e 32 minutos de contato dos reagentes com o catalisador. Em geral, as duas medidas mostraram-se similares em valores. Utilizou-se o valor médio dessas medidas para determinar a taxa da reação.
Define-se a taxa de reação como: mmol de reagente convertido por grama de catalisador por minuto, utilizando-se a fórmula de recorrência vazão de reagente (ml/min) χ conversão (%p/p) / massa de catalisador (g) χ 22,4 (fator supondo-se um comportamento de gás natural).
Define-se a seletividade da reação do produto como a fração de reagente convertido em produto.
EXEMPLO 1
As taxas de conversão n-butano, n-pentano e n-hexano e as seletividades em eteno e propeno (as duas olefinas leves economicamente mais importantes) estão resumidas nas Tabelas 2 a 4.
Podemos observar que os catalisadores Ni-ZSM-5 e Ni-MOR são menos ativos do que as zeólitas puras correspondentes. Uma vez que a troca de cátions de Ni nos sítios ácidos das zeólitas reduz a sua acidez, a queda da atividade em craqueamento das zeólitas modificadas por Ni é interpretada sem dificuldade.
Surpreendentemente, constata-se para todos os reagentes testados que o catalisador Ni-FER é muito mais ativo do que a zeólita FER pura. Notavelmente, no craqueamento de n-hexano, as atividades do catalisador Ni-FER são 2 vezes mais ativas do que a da zeólita pura. Observa-se este resultado para tanto para pequenas como para grandes conversões. Estas observações destacam que a modificação da zeólita FER pelo níquel possibilita aumentar sua atividade de craqueamento. Pode-se observar também que, apesar do aumento da atividade, as seletividades em eteno e propeno não se alteraram. Portanto, o catalisador Ni-FER produz mais olefinas leves a partir do craqueamento de alcanos em comparação a zeó- lita FER pura.
Tabela 2 - Craqueamento do n-butano para diversas zeólitas modificadas ou não pelo níquel, a 550°C, com pressão parcial de n-butano 0,10 atm, seletividades comparadas à conversão ~10%.
<table>table see original document page 8</column></row><table>
Tabela 3 - Craqueamento do n-pentano para diversas zeólitas modificadas ou não pelo níquel, a 550°C, com pressão parcial de n-butano 0,10 atm, seletividades comparadas à conversão ~20%.
<table>table see original document page 8</column></row><table>
Tabela 4 - Craqueamento do n-hexano para diversas zeólitas modificadas ou não pelo níquel, a 500°C, com pressão parcial de n-butano 0,10 atm, seletividades comparadas à conversão ~10%.
<table>table see original document page 8</column></row><table> <table>table see original document page 9</column></row><table>

Claims (8)

1. PROCESSO PARA CONVERSÃO DE HIDROCARBONETOS EM OLEFINAS LEVES UTILIZANDO ZEÓLITA FER MODIFICADA, caracterizado por dito processo compreender as seguintes etapas: -1) prover o reator de craqueamento com uma carga de hidrocarbonetos; -2) prover o reator de craqueamento com um sistema catalítico a base de zeólita do tipo ferrierita modificada por níquel, ou seja, Ni-FER; -3) ajustar as condições operacionais do reator para que ocorram reações seletivas de craqueamento e desidrogenação, numa temperatura compreendida na faixa entre 450°C e 580°C; -4) separar o catalisador e os produtos; -5) regenerar o catalisador e reconduzi-lo ao reator para reiniciar o processo.
2. PROCESSO PARA CONVERSÃO DE HIDROCARBONETOS EM OLEFINAS LEVES UTILIZANDO ZEÓLITA FER MODIFICADA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por dita carga de hidrocarbonetos compreender compostos saturados na faixa do gás natural, do GLP e de frações leves da nafta com até seis átomos de carbono.
3. PROCESSO PARA CONVERSÃO DE HIDROCARBONETOS EM OLEFINAS LEVES UTILIZANDO ZEÓLITA FER MODIFICADA, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por dita zeólita do tipo Ni-FER ter um teor de níquel compreendido na faixa entre 0,4% p/p e 10% p/p da massa de zeólita.
4. PROCESSO PARA CONVERSÃO DE HIDROCARBONETOS EM OLEFINAS LEVES UTILIZANDO ZEÓLITA FER MODIFICADA, de acordo com as reivindicações 1 e 3, caracterizado por dito sistema catalítico a base de zeólita do tipo Ni-FER compreender uma zeólita do tipo Ni-FER pura ou combinada a um catalisador de FCC convencional.
5. PROCESSO PARA CONVERSÃO DE HIDROCARBONETOS EM OLEFINAS LEVES UTILIZANDO ZEÓLITA FER MODIFICADA, de acordo com as reivindicações 1 e 3, caracterizado por dito sistema catalítico a base de zeólita tipo Ni-FER compreender uma zeólita com abertura de poros igual ou menor que 5,4 χ 4,2 A.
6. PROCESSO PARA CONVERSÃO DE HIDROCARBONETOS EM OLEFINAS LEVES UTILIZANDO ZEÓLITA FER MODIFICADA, de acordo com as reivindicações 1 e 3, caracterizado por dito sistema catalítico a base de zeólita do tipo Ni-FER compreender uma zeólita Ni- FER ou uma zeólita Ni-ZSM-35.
7. PROCESSO PARA CONVERSÃO DE HIDROCARBONETOS EM OLEFINAS LEVES UTILIZANDO ZEÓLITA FER MODIFICADA, de acordo com as reivindicações 1, 3 e 6, caracterizado por dita zeólita do tipo Ni-FER ser preparada a partir da ferrierita por impregnação ou troca iônica empregando-se sais de níquel em solução.
8. PROCESSO PARA CONVERSÃO DE HIDROCARBONETOS EM OLEFINAS LEVES UTILIZANDO ZEÓLITA FER MODIFICADA, de acordo com as reivindicações 1 e 7, caracterizado por ditos sais de níquel compreenderem o nitrato, o cloreto e o oxalato.
BRPI1002944A 2010-08-18 2010-08-18 processo para conversão de hidrocarbonetos em olefinas leves utilizando zeólita fer modificada BRPI1002944B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1002944A BRPI1002944B1 (pt) 2010-08-18 2010-08-18 processo para conversão de hidrocarbonetos em olefinas leves utilizando zeólita fer modificada

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1002944A BRPI1002944B1 (pt) 2010-08-18 2010-08-18 processo para conversão de hidrocarbonetos em olefinas leves utilizando zeólita fer modificada

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1002944A2 true BRPI1002944A2 (pt) 2012-05-08
BRPI1002944B1 BRPI1002944B1 (pt) 2018-10-23

Family

ID=46001906

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002944A BRPI1002944B1 (pt) 2010-08-18 2010-08-18 processo para conversão de hidrocarbonetos em olefinas leves utilizando zeólita fer modificada

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1002944B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1002944B1 (pt) 2018-10-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9079815B2 (en) Production of a high octane alkylate from ethylene and isobutene
EP1642641B1 (en) A catalyst and process for producing monocyclic aromatic hydrocarbons
CN105102407B (zh) 链烷烃转化成烯烃的方法和其中使用的催化剂
Hou et al. Reaction pathways of n-pentane cracking on the fresh and regenerated Sr, Zr and La-loaded ZSM-5 zeolites
Hoang et al. Conversion of glycerol to alkyl-aromatics over zeolites
Vajglová et al. Effect of the preparation of Pt-modified zeolite beta-bentonite extrudates on their catalytic behavior in n-hexane hydroisomerization
BR112017027823B1 (pt) Alquilação catalisada melhorada, catalisadores de alquilação e métodos para fabricação de catalisadores de alquilação
BR112017007326B1 (pt) Processo para converter matéria-prima contendo etileno em hidrocarbonetos de faixa de destilados para combustíveis e estoques de mescla de combustível e sistema para uso no dito método
JP2009545436A (ja) ドープされた固体酸触媒組成物、そのドープされた固体酸触媒組成物を用いた変換プロセス、およびその変換生成物
KR102276507B1 (ko) 혼합 금속 산화물-제올라이트 담체 상의 복분해 촉매 및 그것의 사용을 위한 방법
WO2013151689A1 (en) Multimetal zeolites based catalyst for transalkylation of heavy reformate to produce xylenes and petrochemical feedstocks
Ishihara et al. Effect of matrix on aromatics production by cracking and dehydrocyclization of n-pentane using Ga ion-exchanged ZSM-5-alumina composite catalysts
BR112016021936B1 (pt) métodos para aumentar o peso molecular de um cetoácido e para a produção de hidrocarbonetos
Ajayi et al. Oxidative dehydrogenation of n-butane over bimetallic mesoporous and microporous zeolites with CO 2 as mild oxidant
JP2021514831A (ja) 脱水素反応に有用な触媒系
Maftei et al. Conversion of industrial feedstock mainly with butanes and butenes over HZSM-5 and Zn/HZSM-5 (nitrate) catalysts
Wang et al. Isomerization of n-Butane over SO42–/Al2O3–ZrO2 in a Circulated Fluidized Bed Reactor: Prospects for Commercial Application
JPH01113493A (ja) 変性モルデナイトをベースとする触媒を用いたオレフィンオリゴマーの製造方法
Viswanadham et al. A single-step catalytic process for the production of high-octane molecules from normal paraffins using zeolite supported bi-functional catalysts
Ferreira et al. Nickel-doped small pore zeolite bifunctional catalysts: A way to achieve high activity and yields into olefins
Zhuang et al. Isobutane/1-butene alkylation on LaNaY catalysts modified by alkali and alkaline-earth cations
BRPI1002944A2 (pt) processo para conversão de hidrocarbonetos em olefinas leves utilizando zeólita fer modificada
Matsuoka et al. Effects of Ga content and reaction pressure upon the aromatization of propane over H–Ga–Al-bimetallosilicate catalysts
BR112017027358B1 (pt) Processos para produção de hidrocarboneto aromático, p-xileno e ácido tereftálico
Asaftei et al. Transformation of gaseous technical mixture of the alkanes and alkenes into liquid fraction over Ni-HZSM-5 obtained by ionic exchange

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/08/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.