BRPI1002112A2 - painel ajustável para obturação de paredes curvadas - Google Patents

painel ajustável para obturação de paredes curvadas Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002112A2
BRPI1002112A2 BRPI1002112-4A BRPI1002112A BRPI1002112A2 BR PI1002112 A2 BRPI1002112 A2 BR PI1002112A2 BR PI1002112 A BRPI1002112 A BR PI1002112A BR PI1002112 A2 BRPI1002112 A2 BR PI1002112A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
panel
axes
beams
curved wall
laminar
Prior art date
Application number
BRPI1002112-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Luis Ubinana Felix
Original Assignee
Sistemas Tecn Encofrados Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sistemas Tecn Encofrados Sa filed Critical Sistemas Tecn Encofrados Sa
Publication of BRPI1002112A2 publication Critical patent/BRPI1002112A2/pt
Publication of BRPI1002112B1 publication Critical patent/BRPI1002112B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04GSCAFFOLDING; FORMS; SHUTTERING; BUILDING IMPLEMENTS OR AIDS, OR THEIR USE; HANDLING BUILDING MATERIALS ON THE SITE; REPAIRING, BREAKING-UP OR OTHER WORK ON EXISTING BUILDINGS
    • E04G11/00Forms, shutterings, or falsework for making walls, floors, ceilings, or roofs
    • E04G11/06Forms, shutterings, or falsework for making walls, floors, ceilings, or roofs for walls, e.g. curved end panels for wall shutterings; filler elements for wall shutterings; shutterings for vertical ducts
    • E04G11/062Forms for curved walls
    • E04G11/065Forms for curved walls with mechanical means to modify the curvature

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)
  • Moulds, Cores, Or Mandrels (AREA)
  • Joining Of Building Structures In Genera (AREA)

Abstract

PAINEL AJUSTáVEL PARA OBTURAçãO DE PAREDES CURVADAS. A presente invenção refere-se a um painel do tipo que compreende uma placa de obturação laminar que pode ser curvada para determinar a superfície da obturação, em que esta placa laminar associa um de seus lados a uma pluralidade de vigas dispostas verticalmente de estrutura de caixa trapezoidal substancialmente aberta e caracterizado pela disposição de eixos de operação e sincronização de ajuste da curvatura do elemento de obturação laminar entre cada um dos dois painéis e vigas paralelas dos mesmos, em que cada par de eixos adjacentes é associado a um único mecanismo de funcionamento associado à viga intermediária entre os ditos eixos, um mecanismo que pode fazer com que os dois eixos adjacentes ao mesmo girem, sendo que os ditos eixos de operação e sincronização são unidos por meio de tirantes de conexão articulados às vigas adjacentes correspondentes para mudar sua posição relativa e, assim, a curvatura do painel.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PAINEL AJUSTÁVEL PARA OBTURAÇÃO DE PAREDES CURVADAS".
A presente invenção refere-se a um painel ajustável para obtu-ração de paredes curvadas que incorpora características novas e inventivasem comparação com aquilo que é atualmente conhecido.
O painel ajustável para obturação de paredes curvadas, ao quala presente invenção se refere, é um do tipo que compreende corpos de cha-pa de aço ou vigas de seção cruzada trapezoidal substancialmente aberta,localizadas na direção das geratrizes das superfícies curvadas presas aomembro laminar ou à chapa de obturação que adotará a forma curvada ne-cessária para a parede a ser construída e em que os corpos trapezoidaissão juntamente interligados de forma articulada para permitirem o ajuste dadisposição angular mútua dos referidos corpos ou vigas trapezoidais, a fimde adaptar a curva desejada.
A patente U.S. 7.048.249 descreve um tipo de obturador circularajustável em que o ajuste da disposição angular de cada par das vigas tra-pezoidais adjacentes é obtido através de tensores intermediários articuladosdas referidas vigas e posicionados ao longo do mesmo. Para isso, váriospontos de conexão posicionados ao longo do comprimento das vigas sãousados de maneira tal que vários tensores são necessários a fim de trazer oajuste individual de cada comprimento de cada viga. Isso é bastante compli-cado e, também, um trabalho pouco satisfatório, uma vez que não existeuma ligação mecânica entre os vários dispositivos para ajustar cada viga in-dividual.
Em outros sistemas conhecidos no estado da técnica, existemdiferentes tipos de elementos de ajuste que são também caracterizados porserem difíceis de usar e de pouca precisão na curva que é dada ao elementolaminar de obturação, que é capaz de deformar.
A fim de superar os problemas indicados, após testes e experi-mentos, o inventor idealizou um painel ajustável para obturação de paredescurvadas em que a obturação pode ser rapidamente ajustada à curva dese-jada, trabalhando em um pequeno número de pontos de ajuste de maneirasincronizada ao longo de cada viga, sob a forma de uma geratriz de obtura-ção, de tal forma que o ajuste possa ser alcançado rapidamente, com exce-lente uniformidade de curvatura na direção da altura do painel de obturação,evitando a distorção desta última como uma conseqüência da perda de para-lelismo entre as geratrizes.
Para atingir seu objetivo, a presente invenção fornece a sincro-nização dos eixos que atuam sobre as partes de topo e de fundo entre asduas vigas do painel de obturação curvado paralelas do mesmo, de tal formaque através da ação de um único eixo transversal da estrutura hexagonal,dois eixos paralelos longitudinais sejam trazidos a uma ação simultânea eatravés de articulações atuam sobre um conjunto de vigas adjacentes, com oresultado que, por exemplo, de um único ponto de ajuste é possível ajustar aposição das duas vigas adjacentes, ou seja, a curvatura dos dois segmentosou painéis de cada elemento de obturador laminar entre as vigas sucessivaspode ser ajustada simultaneamente. Desta forma, é possível efetuar o ajus-tamento rápido e eficaz do obturador e evitar a deformação, devido ao em-penamento da superfície do obturador curvado pela sincronização das par-tes de topo e de fundo do painel.
Os eixos de sincronização podem ser os eixos que giram sobreseu próprio eixo geométrico ou, preferencialmente, podem ser na forma devirabrequins girando sobre um eixo geométrico excêntrico determinado pelosseus pivôs superiores e inferiores, que fornecem a construção mais favorá-vel no que diz respeito à resistência às forças geradas.
Para uma melhor compreensão são fornecidos, a título de e-xemplo, desenhos explicativos de uma modalidade do painel ajustável paraobturação de acordo com esta invenção. A modalidade explicada com basenesses desenhos é meramente de natureza explicativa e não restritiva.
A invenção é definida de acordo com a reivindicação 1. As rei-vindicações dependentes definem desenvolvimentos adicionais da invenção.
A figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um elemento deobturação curvado incorporado a esta invenção.
A figura 2 mostra uma vista da armação para o painel ajustávelde obturação, ou seja, sem o próprio elemento de obturação laminar, corres-pondente à parte inferior do elemento de obturação na figura 1.
A figura 3 mostra uma vista similar à figura 2, correspondendo àparte central do painel ajustável de obturação, ilustrado na figura 1.
A figura 4 mostra uma vista similar às figuras 2 e 3, correspon-dendo à parte de topo do painel ajustável de obturação, na figura 1.
A figura 5 mostra uma elevação da parte de topo do painel ajus-tável de obturação sem o elemento laminar curvado.
A figura 6 mostra uma seção transversal através do plano emcorte indicado na figura 5.
A figura 7 mostra uma seção transversal através do plano emcorte, da mesma forma indicada na figura 5.
A figura 8 mostra outra seção transversal, da mesma forma indi-cada na figura 5.
A figura 9 mostra um detalhe do dispositivo que opera a parteesquerda na figura 7, em uma escala maior.
A figura 10 mostra um detalhe na seção transversal da fixaçãode um grampo para uma viga em uma das bordas do painel ajustável de ob-turação de paredes curvas que é projetado para ligação em um outro painellateral.
A figura 11 mostra uma disposição de grampos de fixação dedois painéis de obturação para paredes curvas de acordo com esta inven-ção, na sua borda superior.
A figura 12 mostra uma vista em perspectiva mostrando a articu-o 25 lação de um eixo de sincronização com uma viga de borda lateral com maisdetalhes.
A figura 13 mostra um detalhe da perspectiva da extremidade detopo de uma viga de borda lateral com um alojamento para o elemento deobturação laminar.
A figura 14 mostra uma seção transversal da viga de borda late-ral na figura 13.
A figura 15 mostra uma vista em elevação de um painel de obtu-ração sem o elemento de obturação laminar em que o plano em corte G-Gna figura 16 será visto.
A figura 16 mostra um detalhe na seção transversal do eixo desincronização do tipo virabrequim.
A figura 17 mostra uma vista semelhante a da figura 15, mos-trando a seção transversal de uma articulação de eixo sincronizada com oseu tirante de conexão ao terminal.
A figura 18 mostra um detalhe na seção transversal ao longo doplano em corte indicado na figura 17.
A figura 19 mostra uma vista em perspectiva da parte de topo deuma viga lateral de um painel de obturador de acordo com esta invenção,em que a posição do grampo de apoio em um eixo cruzado do próprio eixoserá visto.
Como será visto nas figuras, as paredes de obturador curvadas,às quais a presente invenção refere-se, compreendem vários painéis unidospor meio de grampos, cada um dos quais podendo ser curvado, como mos-trado na figura 1, que compreende o elemento laminar que pode ser molda-do em uma curva -1- e várias vigas -2- de corte transversal especial, que se-rá descrito a seguir equidistantemente presos ao elemento laminar -1-, sen-do que a disposição é complementada por vigas -3- para cada uma das bor-das, localizadas à esquerda e à direita do painel ilustrado, respectivamente.
Os vários painéis -1- podem estar ligados verticalmente atravésde grampos -4- e horizontalmente através de grampos -7-, como será expli-cado em mais detalhes abaixo. Há também ganchos de suspensão para Ie-vantar e abaixá-los, tal como o gancho -16- na figura 1.
Uma característica essencial do painel ajustável para obturação,de acordo com esta invenção, é a sincronização do ajuste do raio de curva-tura do elemento -1- através do alinhamento dos elementos de ajuste aolongo das geratrizes do painel, a fim de evitar o empenamento deste últimocom a perda de paralelismo entre as geratrizes. Isto é conseguido através dofornecimento de eixos -5- paralelos às vigas de painel, sendo que um ficasituado entre cada duas vigas, como ilustrado na figura 1. Estes eixos Iongi-tudinais -5- podem ser girados por meio da ação de braços de comprimentoajustáveis -6- que estão alojados em uma das vigas -2- e atua, diretamentesobre dois eixos longitudinais adjacentes -5- e, através das articulações queserão explicadas por último atuam sobre as paredes laterais das vigas adja-centes. Como será visto nas figuras 3 e 9, cada braço -6- que é ajustável emcomprimento tem uma estrutura externa que é, de preferência, prismáticahexagonal, pois corresponde a uma seção disponível no mercado e tem a-berturas internas -8- e -9- rosqueadas em direções opostas, em que os tiran-tes rosqueados -10- e -11- são, respectivamente, alojados de modo que arotação do braço -6-, por exemplo, através de uma chave do exterior, execu-te um movimento para dentro ou para fora dos respectivos alojamentos paraos tirantes rosqueados -10- e -11- em direções mutuamente opostas. Estestirantes são articulados através de suas extremidades -12- e -13- até as ex-tensões correspondentes dos eixos -5- que são indicados pelo número -14-e que podem ser duplas ou simples. A este respeito, deve-se notar que amodalidade envolvendo o braço -6- com uma rosca interna e tirantes móveis-10- e -11- com articulações nas extremidades -12- e -13- é apenas um e-xemplo preferido de construção, e deve ser entendido que a conexão entreum controle central e os eixos de ajuste -5- pode ser executada por meio dequalquer dispositivo mecânico convencional.
O braço -6- é fixado com a capacidade de rodar em uma das vi-gas -2-, por exemplo, através da disposição ilustrada nas figuras 3, 7 e 9,através do colar -15- e o sulco correspondente, embora deva ser entendidoque este poderia ser alcançado por qualquer outro tipo de montagem queincorpore uma bucha de encerramento, mancai, etc.
Os eixos longitudinais -5- paralelos às vigas estão ligados às vi-gas adjacentes através de tirantes de conexão -24-, como será visto nasmesmas figuras 3 e 9.
No topo dos eixos -5- estão operando, também, membros queatuam sobre os eixos através de tirantes de conexão e através da disposiçãode barras transversais -17- que têm aberturas de fendas -18- conectados pormeio de dois pivôs que passam através de extensões -19- que são exten-sões laterais das vigas adjacentes.
As aberturas de fendas estão na forma de um arco de um círculocentrado na face interna do painel de obturação, de modo que o comprimen-to do arco de circunferência entre as duas geratrizes seja mantido constantepor toda amplitude do ajuste.
Na parte inferior, a ligação entre os eixos -5- e as vigas -2- ésemelhante àquela descrita para o topo através dos tirantes de conexão -20-que não são mostrados no topo, juntamente com as asas -19- e as barrastransversais -17-.
Como indicado anteriormente, os eixos de sincronização podemgirar sobre seus próprios eixos geométricos ou, preferencialmente, eles po-dem ser organizados como virabrequins, como ilustrado nas figuras, de pre-ferência nas figuras 4, 9 e 12. Na verdade, verificar-se-á nestas figuras que,o eixo de operação de mancai -6- fique fixado de um modo em um dos eixos-2-, e através das barras de topo e de fundo -17-, os eixos -5- sejam monta-dos sob a forma de um virabrequim através de asas -34- articuladas atravésde pivôs verticais -35- que dão origem a um eixo que gira de forma excêntri-ca. A montagem de um eixo -5- sob a forma de um virabrequim também éilustrada na figura 15 e na seção transversal da figura 16, verificando-se quea disposição é a mesma no topo e no fundo.
As figuras 17 e 18 mostram a articulação entre um dos eixos desincronização -5 - e a viga adjacente -2- por intermédio dos tirantes -36-, detal maneira que a rotação dos ditos eixos de sincronização seja transmitidapara as ditas vigas adjacentes -2-.
As vigas -2 - têm uma estrutura especial que pode ser vista prin-cipalmente nas figuras 6 a 9 e 12. Na figura 12, em particular, será visto queas ditas vigas têm uma coluna central com uma estrutura prismática ou simi-lar que confere grande rigidez para a viga e que, na situação ilustrada nasfiguras compõem uma estrutura prismática pentagonal com faces laterais -25- e -26- substancialmente perpendiculares ao elemento de obturação la-minar -1- e outras duas faces -27- e -28- que estão inclinadas em relação àsfaces laterais -25- e -26- e uma face adicional -29- perpendicular às ditas fa-ces laterais -25- e -26- e substancialmente paralela ao elemento laminar -1-.
A viga é complementada por duas asas oblíquas -30- e -31- fixadas ao ele-mento de obturação laminar -1- por meio de flanges e cavilhas. As ditas co-lunas de reforço das vigas são equipadas com aberturas de grampos ou ou-tros tipos de acesso, como aberturas superiores longitudinais -32 - e abertu-ras de "anilha de aperto" -33- e outros do gênero.
As figuras 13 e 14 mostram detalhes da construção de uma vigalateral -3- do tipo aberto que tem faces lineares, dando origem a uma estru-tura geral prismática que, em sua face frontal possui uma abertura Iongitudi-nal -46- para a inserção de uma das mandíbulas de um grampo proporcio-nando uma articulação vertical entre um painel de parede ajustável e outrolocalizado no topo, como será visto no detalhe na figura 11. A face frontal daviga -3 - tem um pilar longitudinal -45- destinado a limitar a posição transver-sal do grampo de modo que os braços deles não interfiram internamentecom a viga -3-. Internamente, a viga tem uma placa escalonada -37- unidapor flanges -38- e -39- nas suas bordas, de preferência com solda a laser,para a face frontal da viga -3- e a borda -40 da face lateral -47- da viga -3-,respectivamente. Na borda do outro lado -48- da viga há um segundo flange-41- de estrutura semelhante àquela do flange -39- e, através desta disposi-ção laminar o elemento de obturação -1- é preso por meio de cavilhas -42-,como será visto na figura 14. A viga é presa ao elemento de obturação lami-nar -1- em parte por cavilhas -42- mencionadas, que fixam o flange -41- eem parte por meio de cavilhas transversais longas -43- que passam pela vi-ga e são incorporadas na face frontal do elemento de obturação -1- atravésde um cabeçote de alargamento -50- que é alinhado com o dito painel. Cavi-lhas -43 - são fixadas por porcas -49- que, como as cavilhas -42-, podem seracessadas a partir do interior do obturador, permitindo fácil acesso às ditascavilhas para fins de manutenção do painel, o desmantelamento do elemen-to laminar -1- após o uso de uma ou mais vezes na construção, substituindo-a por um elemento laminar novo, ou para outras tarefas. Deve-se tambémter em mente que o fato de que as cavilhas são acessíveis a partir da faceposterior do painel de obturação facilita duplamente o trabalho de desmante-lamento, uma vez que a proliferação provocada por vazamento do concretoé muito reduzida neste lado.
Um tampão de topo -44- veda a coluna que compreende a placainterna duplamente escalonada -37- e as paredes da viga -3- diretamenteopostas à mesma.
A figura 10 mostra a disposição de um grampo de acoplamentode dois painéis de obturação em suas bordas laterais, sendo que apenas umdestes corresponde à viga -3- que está sendo mostrada nas figuras 13 e 14.Como será visto nas figuras, o grampo fixa um painel ao painel adjacente,reunindo as suas mandíbulas sobre as placas internas escalonadas -37 - in-corporadas dentro das vigas -3-.
A fixação vertical de um painel a outro painel superior, por meiode um grampo deve ser visto na figura 11, um dos braços está preso a umtirante transversal -49- fixado na viga -3- transversalmente por meios con-vencionais através dos quais cada elemento de obturação pode ser preso aoutro elemento localizado acima de uma maneira muito firme.
Embora a invenção tenha sido ilustrada e descrita com base emuma modalidade preferida, com a ajuda das figuras em anexo, será entendi-do que depois de terem tido conhecimento desta invenção aqueles versadosna técnica podem incorporar muitas variações e mudanças que serão incluí-das no escopo da presente invenção, tal como definido pelas reivindicaçõesa seguir e seus equivalentes.

Claims (15)

1. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas do tipoque compreende uma placa de obturação laminar que pode ser curvada pa-ra determinar a superfície da obturação, sendo que esta placa laminar é as-sociada a uma de suas faces com múltiplas vigas dispostas verticalmente,que têm a estrutura de uma caixa trapezoidal substancialmente aberta, sen-do que o painel também contém vigas em suas bordas para fixação a pai-néis adjacentes, caracterizado pelo fato de que a disposição de eixos execu-ta e sincroniza o ajuste da curvatura do elemento de obturação laminar entrecada uma das vigas de painel paralelas a ele.em que cada par de eixos ad-jacentes é associado a um mecanismo de funcionamento único associado àviga intermediária entre os ditos eixos, cujo mecanismo pode fazer com queos dois eixos adjacentes ao mesmo girem, sendo que os ditos eixos de ope-ração e sincronização são conectados às respectivas vigas adjacentes atra-vés de tirantes de conexão articulados, para alterar a sua posição relativa e,assim, a curvatura do painel.
2. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas, de a-cordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as vigas que su-portam os mecanismos de funcionamento para os dois eixos adjacentes têmbarras transversais fixas nos eixos de suporte de topo e de fundo, que sãoexcêntricos em relação àqueles que os une aos eixos de funcionamento quesincronizam o ajuste da curvatura do painel, por meio de braços de ligação,sendo que as ditas barras transversais também têm aberturas de fendas pa-ra orientar os pivôs fixos em extensões integrais com as vigas adjacentes.
3. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas, de a-cordo com a reivindicação 2, caracterizado pela disposição de dois pivôs emcada extensão integral das vigas que deslizam dentro das fendas corres-pondentes e determinam adicionalmente o fim das posições de percurso.
4. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas, de a-cordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o centro de cur-vatura das fendas situa-se na face interna do painel de obturação.
5. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas, de acor-do com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os eixos que sin-cronizam o ajuste da curvatura do elemento de obturação laminar assume aforma de virabrequins articulados no topo e fundo às asas fixadas aos eixossob os quais o mecanismo de funcionamento é montado.
6. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas, de a-cordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o único meca-nismo de funcionamento para cada dois dos eixos de sincronização longitu-dinais compreende o eixo transversal com a capacidade de ajustar o com-primento montado em uma das vigas de painel e articulado aos dois eixos desincronização adjacentes à dita viga.
7. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas de acor-do com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o eixo cujo compri-mento pode ser ajustado compreende um corpo central alongado fornecidocom faces planas na sua superfície externa e aberturas rosqueadas que seabrem em cada uma de suas extremidades, com roscas em direções opos-tas, conectadas aos tirantes articulados aos eixos de sincronização adjacen-tes, de modo que a rotação do corpo central do dito eixo seja traduzida parao alongamento ou encurtamento da distância entre os pontos de articulaçãocom os eixos de sincronização e da correspondente alteração na curvaturado painel de obturação.
8. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas, de a-cordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que as aberturas defenda têm uma forma tal que o comprimento do arco de circunferência entreduas geratrizes seja mantido constante ao longo de toda a amplitude do ajuste.
9. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas, de a-cordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as vigas de pai-nel têm janelas em suas extremidades de topo e de fundo com seções inter-nas para a fixação de grampos de junção a outros painéis e ganchos desuspensão para a manipulação do painel.
10. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas, de a-cordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de em cada uma de su-as bordas laterais o painel tem vigas em forma de uma caixa aberta com la-dos planos, sendo que um deles termina em um flange dobrado que podeser acomodado na face interna do membro de obturação plano e preso aomesmo por cavilhas que são acessíveis a partir do interior do painel, en-quanto a face oposta lateral da viga é fixada através de sua borda a um flan-ge de uma placa escalonada incorporada dentro da viga que forma a porçãoescalonada apoiando o grampo de acoplamento de dois painéis de obtura-ção adjacentes através de suas bordas laterais.
11. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas, de a-cordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que cada uma dasvigas laterais de extremidade de um painel tem uma abertura em sua facefrontal oposta ao elemento de obturação laminar que é paralelo ao eixo daviga e um membro transversal interno que está firmemente preso à viga emsi, de modo que uma das mandíbulas de um grampo destinado a fixar o pai-nel de obturação a outro painel de obturação localizado acima do mesmopossa ser inserida e presa.
12. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas, de a-cordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o membrotransversal que prende o grampo compreende um pino unido à viga por meiode soldagem.
13. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas, de a-cordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que cada uma dasvigas laterais de um painel tem em sua extremidade de topo um membro a-longado de topo paralelo a seu eixo longitudinal que se destina a receber ogrampo de fixação para um painel superior no topo.
14. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas, de a-cordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a fixação entrea viga e o elemento de obturação laminar é efetuada por meio de parafusosque suportam um flange lateral em um dos dois lados da viga diretamentepara o dito elemento de obturação laminar, sendo que o cabeçote é acessí-vel a partir do interior do painel e também por meio de um pino longo quepassa através do elemento de obturação laminar, com seu cabeçote alinha-do à superfície externa do mesmo e fixado por meio de uma porca na facefrontal da viga que pode ser acessada a partir do interior do painel de obturação.
15. Painel ajustável para obturação de paredes curvadas, de a-cordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que os flanges daplaca de reforço são unidos à placa de viga por meio de costura linear utili-zando feixes de laser.
BRPI1002112A 2009-07-15 2010-06-24 painel ajustável para obturação de paredes curvadas BRPI1002112B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES200930463A ES2335732B8 (es) 2009-07-15 2009-07-15 Panel ajustable para el encofrado de muros curvos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1002112A2 true BRPI1002112A2 (pt) 2011-07-05
BRPI1002112B1 BRPI1002112B1 (pt) 2019-08-27

Family

ID=42026603

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002112A BRPI1002112B1 (pt) 2009-07-15 2010-06-24 painel ajustável para obturação de paredes curvadas

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2292873B1 (pt)
BR (1) BRPI1002112B1 (pt)
ES (2) ES2335732B8 (pt)
MX (1) MX2010006123A (pt)
PL (1) PL2292873T3 (pt)
UA (1) UA98687C2 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102010063032B4 (de) * 2010-07-16 2012-04-05 Doka Industrie Gmbh Vorrichtung zum biegesteifen Verbinden von Schalungselementen
CN112343250B (zh) * 2020-10-27 2022-04-01 深圳市榕大建设工程有限公司 一种eps模块化稳固搭建的节能建筑
CN112854751B (zh) * 2021-03-15 2022-06-21 山西三建集团有限公司 倒阶梯外凸形女儿墙顶部浇筑模板支撑体系的支拆方法
CN114197780A (zh) * 2021-12-10 2022-03-18 潘瑞瑞 一种室内绿色建筑墙板
CN114407490B (zh) * 2022-03-01 2024-03-22 秦皇岛博誉诺科技有限公司 一种层压机用柔性上箱

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2133826B (en) * 1983-01-11 1986-01-29 Acrow Adjusting curvative of formwork
DE4116439C1 (pt) * 1991-05-18 1992-08-27 Maier G Paschal Werk
DE9410525U1 (de) * 1994-06-29 1994-08-18 NOE-Schaltechnik Georg Meyer-Keller GmbH + Co, 73079 Süßen Schalungselement für Rundschalungen zur Herstellung runder Wände aus Beton
ATE388289T1 (de) * 2000-09-18 2008-03-15 Ulma C Y E S Coop Modulare gekrümmte schalung mit variablem radius
DE10240372B4 (de) * 2002-09-02 2004-09-02 Paschal-Werk G. Maier Gmbh Rundschalung
DE10358886B4 (de) * 2003-12-16 2012-06-06 Peri Gmbh Betonrundschalung
BE1017175A3 (nl) * 2006-08-01 2008-03-04 All Bast Nv Inrichting voor het maken van een gebogen bekisting.

Also Published As

Publication number Publication date
MX2010006123A (es) 2011-01-24
ES2335732B8 (es) 2012-08-01
PL2292873T3 (pl) 2014-11-28
EP2292873B1 (en) 2014-06-04
ES2335732B1 (es) 2010-10-13
EP2292873A1 (en) 2011-03-09
BRPI1002112B1 (pt) 2019-08-27
UA98687C2 (ru) 2012-06-11
ES2335732A1 (es) 2010-03-31
ES2495347T3 (es) 2014-09-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1002112A2 (pt) painel ajustável para obturação de paredes curvadas
ES2216287T3 (es) Dispositivo para la fijacion de placas de fachada.
ES2443963T3 (es) Bisagra invisible
BRPI0801799B1 (pt) Conjunto de diversas paredes de estacas-pranchas e pelo menos um par de perfis de conexão
PT2132495E (pt) Dispositivo de fixação para módulos solares
BR112013018361B1 (pt) dispositivo fixador
ES2730855T3 (es) Miembro estructural en estructuras marco
BRPI0904444A2 (pt) painel de forma para concreto
ES2348799T3 (es) Sistema de encofrado marco para el conformado de esquinas y cruces en tu, utilizando elementos de encofrado marco con taladros de anclaje alineados centralmente.
BR112020021251A2 (pt) viga mestra do guindaste e junta de união da dita viga
ES1184286U (es) Portacorrea
ES2869295T3 (es) Trampilla de inspección
PT97786B (pt) Sistema de carris de guia para elevadores
JP6340645B1 (ja) スプライスプレート保持用治具
ES2363117T3 (es) Dispositivo para colgar una cortina frente a una ventana.
ES2465092T3 (es) Placa de anclaje
ES2360686T3 (es) Estructura de bisagra para la articulación de un postigo inclinable a una pared portante lateral del cuerpo de una pieza de mobiliario.
ES2931338B2 (es) Soporte de modulos fotovoltaicos
ES2432915A1 (es) Sistema de fijación desmontable y configurable para uniones de perfiles estructurales
ES2257971B1 (es) Viga telescopica y procedimiento de montaje correspondiente.
PT83155B (pt) Estrutura de suporte para a realizacao de elementos tridimensionais, nomeadamente destinados a ser ligados a edificios
ES2290617T3 (es) Soporte de tuberias.
ES2421081B1 (es) Sistema de doble ensamble para pivotar, girar o plegar
BR202022016778U2 (pt) Disposição construtiva em suporte para placa solar fotovoltaica com multi regulagem
ES1295465U (es) Dispositivo de union para ensamblar perfiles de "t" en los perfiles de marco/hoja

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/06/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/06/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS