BRPI1001954B1 - dispositivo de refrigeração para um disjuntor, disjuntor e quadro elétrico - Google Patents

dispositivo de refrigeração para um disjuntor, disjuntor e quadro elétrico Download PDF

Info

Publication number
BRPI1001954B1
BRPI1001954B1 BRPI1001954-5A BRPI1001954A BRPI1001954B1 BR PI1001954 B1 BRPI1001954 B1 BR PI1001954B1 BR PI1001954 A BRPI1001954 A BR PI1001954A BR PI1001954 B1 BRPI1001954 B1 BR PI1001954B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
circuit breaker
series
central portion
terminals
thermally conductive
Prior art date
Application number
BRPI1001954-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Mario Bortoli
Bruno Agostini
Francesco Agostini
Daniel Chartouni
Tilo Buehler
Alessio Bergamini
Original Assignee
Abb S.P.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=42027629&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1001954(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Abb S.P.A. filed Critical Abb S.P.A.
Publication of BRPI1001954A2 publication Critical patent/BRPI1001954A2/pt
Publication of BRPI1001954B1 publication Critical patent/BRPI1001954B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H9/00Details of switching devices, not covered by groups H01H1/00 - H01H7/00
    • H01H9/52Cooling of switch parts
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02BBOARDS, SUBSTATIONS OR SWITCHING ARRANGEMENTS FOR THE SUPPLY OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02B1/00Frameworks, boards, panels, desks, casings; Details of substations or switching arrangements
    • H02B1/56Cooling; Ventilation
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02BBOARDS, SUBSTATIONS OR SWITCHING ARRANGEMENTS FOR THE SUPPLY OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02B11/00Switchgear having carriage withdrawable for isolation
    • H02B11/02Details
    • H02B11/04Isolating-contacts, e.g. mountings or shieldings
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H9/00Details of switching devices, not covered by groups H01H1/00 - H01H7/00
    • H01H9/52Cooling of switch parts
    • H01H2009/523Cooling of switch parts by using heat pipes

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Driving Mechanisms And Operating Circuits Of Arc-Extinguishing High-Tension Switches (AREA)
  • Cooling Or The Like Of Electrical Apparatus (AREA)
  • Patch Boards (AREA)
  • Switches With Compound Operations (AREA)
  • Push-Button Switches (AREA)
  • Keying Circuit Devices (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE REFRIGERAÇÃO PARA UM DISJUNTOR E DISJUNTOR QUE COMPREENDE TAL DISPOSITIVO. Um dispositivo de refrigeração (10) para um disjuntor (100) que inclui um gabinete com uma parede frontal (1), uma parede traseira (2), uma parede superior (3), uma parede inferior (4), dois flancos (5, 6) e uma primeira série de terminais (7) dispostos lado a lado e uma segunda série de terminais (8) dispostos lado a lado que se projetam para fora do gabinete, para a conexão do disjuntor (100) com um circuito elétrico, O dispositivo de refrigeração compreende ao menos um primeiro corpo (11) feito de um material condutor térmico e que apresenta uma porção central (12) apropriada para ser posicionada transversalmente de frente e ao longo da primeira série de terminais (7) de modo a absorver o calor gerado na referida primeira série de terminais (7) e dissipá-lo para o exterior do próprio dispositivo de refrigeração (10).

Description

[0001] A presente invenção se refere a um dispositivo de refrigeração para um disjuntor e um disjuntor que compreende o dispositivo de refrigeração, bem como para um quadro de distribuição que compreende tal disjuntor.
[0002] Como é sabido, os dispositivos de baixa tensão de ruptura (ou seja, para aplicações com tensão nominal até 1000 V AC / 1500 V DC), tais como os disjuntores automáticos, as chaves seccionadoras e os contatores, comumente referido como "dispositivos de comutação", e adiante coletivamente designados como disjuntores, são dispositivos projetados para permitir o correto funcionamento de partes específicas dos sistemas elétricos e de cargas instaladas.
[0003] Tais dispositivos são geralmente instalados dentro de quadros de distribuição localizados em sistemas elétricos. Os quadros de distribuição compreendem células adequadas ou cubículos dispostos para conectar os dispositivos para a distribuição de linhas de energia elétrica. As linhas de distribuição são normalmente constituídas por sistemas de condutores, como barramentos e/ou cabos. A utilização dos quadros de distribuição adequados, além de melhorar a praticidade, a ergonomia de uso, e a aparência estética do sistema, contribui ao longo do tempo na manutenção das condições de segurança adequadas e para a correta funcionalidade de todas as peças instaladas.
[0004] A escolha dos equipamentos a serem utilizados e suas referidas configurações de instalação, têm de ser compatíveis com as características técnicas dos quadros de distribuição. Essa compatibilidade se refere a aspectos elétricos, dimensionais, mecânicos e térmicos. Para os disjuntores, existem três configurações de instalação principais em quadros de distribuição.
[0005] Em particular, a primeira configuração de instalação de disjuntores é a denominada execução em modo fixo, na qual os terminais elétricos do disjuntor estão diretamente e de forma estável ligados aos condutores das linhas de distribuição. Tal conexão é feita normalmente usando braçadeiras ou parafusos.
[0006] A segunda configuração de instalação para os disjuntores é chamada execução de encaixe (plug-in execution), na qual são usados os dispositivos adaptadores especiais, que são mecanicamente conectados ao quadro de distribuição e de forma estável ligados aos condutores das linhas de distribuição por meio de seus próprios terminais elétricos, cada disjuntor é mecanicamente acoplado a um dispositivo adaptador correspondente e, por meio de terminais elétricos de encaixe apropriados, este realiza a ligação elétrica na rede de distribuição, o acoplamento do encaixe normalmente inclui mecanismos de engate de tipo macho/fêmea.
[0007] Uma terceira configuração de instalação dos disjuntores é a denominada como execução móvel (withdrawable execution), a qual é substancialmente uma evolução da configuração removível anterior, na qual elementos acessórios são adicionados como meios de guia e/ou meios de suporte e/ou meios de movimentação para facilitar as operações de conexão e de desconexão do disjuntor.
[0008] Destas as três configurações de instalação, a primeira é a mais simples e mais barata, mas só é adequada para soluções que são definitivas e, de qualquer forma, fixa e permanente; por outro lado, as configurações do tipo removíveis e destacáveis oferecem uma maior flexibilidade. Estas, de fato permitem - uma vez que o adaptador é fixado no quadro de distribuição - uma instalação ou uma remoção muito rápida e totalmente segura do disjuntor e, acima de tudo, sem ter que intervir diretamente nas linhas de distribuição.
[0009] Instalações de disjuntores do tipo removíveis e destacáveis têm pelo menos uma desvantagem em relação ao tipo de instalação fixa. A fim de realizar a conexão de união (plugue/tomada), é de fato necessário introduzir pelo menos um elemento conector elétrico adicional. Considerando o conjunto constituído pelo disjuntor e seu relativo adaptador, é de fato possível esquematizar cada um de seus polos ou ramificações como caminhos elétricos constituídos por elementos colocados em série um em relação ao outro. Em tal caminho elétrico, cada elemento contribui para o aumento na resistência elétrica (ou analogamente a uma deterioração da condutividade geral) e, portanto, constitui uma fonte de calor potencial devido ao efeito Joule.
[0010] O calor indesejável é gerado, tanto na realização de várias seções (por exemplo, os feitos de cobre) e, acima de tudo, em cada um dos acoplamentos elétricos presentes. As várias junções presentes, e em particular os encaixes plugue/soquete e os contatos principais do disjuntor, os quais, por sua natureza, não podem ser soldados, de fato introduzem outras micro descontinuidades onde pode ser encontrado um notável aumento localizado da resistência elétrica. Na prática, os picos de dispersão de energia mais críticos são devido ao efeito Joule tendem a ocorrer nestas áreas, com a consequente produção de calor indesejável.
[0011] Como pode ser visto, o calor que é gerado devido a essas dispersões contribui para o aumento da temperatura do sistema constituído de disjuntores, cubículos e quadros de distribuição. Não obstante, uma vez que a temperatura do disjuntor e a temperatura do painel de distribuição devem ser mantidas dentro de limites operacionais predefinidos, qualquer aumento indesejado da resistência elétrica nos ramos de condução do sistema consistido pelo disjuntor e seu relatado adaptador, compele limitações na energia que pode ser drenada pelo dispositivo. Em adição, a temperatura pode influenciar negativamente o funcionamento dos disjuntores.
[0012] A fração da carga máxima utilizável atualmente (em comparação com o valor nominal da capacidade teórica) é geralmente expressa na forma de coeficientes de "redução" que estão baseados nas condições gerais efetivas da instalação. Tais condições de instalação levam em conta uma combinação entre as características do disjuntor, do adaptador, do cubículo, do quadro de distribuição, do ambiente externo, etc.
[0013] Além das restrições associadas à redução, é portanto desejável manter a temperatura de operação dos disjuntores em níveis baixos; é bem conhecido o fato de que quanto maior a temperatura, menor é o tempo de vida do disjuntor (ou de seus componentes mais sensíveis).
[0014] Muitas soluções vêm sendo introduzidas por vários fabricantes a fim de reduzir a resistência elétrica dos polos dos disjuntores e a resistência de contato elétrico dos acoplamentos elétricos entre o disjuntor e o adaptador e/ou para melhorar a eficiência térmica geral dos quadros de distribuição.
[0015] A patente US 3,769,551 revela um dispositivo de controle de circuito elétrico multifásico montado em um quadro de distribuição que inclui uma tubulação de calor para cada fase tendo uma extremidade em contato térmico próximo com um ponto de temperatura relativamente alta do dispositivo de controle e entendendo-se por trás do dispositivo. A tubulação de calor tem aletas dissipadoras de calor posicionados em uma porção do quadro de distribuição onde uma circulação natural do ar serve para transportar calor e deste modo dissipar calor do ponto de alta temperatura do dispositivo de controle.
[0016] Embora essas soluções conhecidas certamente proporcionam alguns benefícios técnicos, há espaço e necessidade para mais aperfeiçoamentos.
[0017] Portanto, o objetivo principal desta invenção é em enfrentar esses problemas e fornecer uma solução que torna possível melhorar a refrigeração do disjuntor, bem como do quadro de distribuição elétrica dentro do qual o disjuntor está inserido.
[0018] Este objetivo é alcançado por meio de um dispositivo de refrigeração para um disjuntor que inclui uma caixa com uma parede frontal, uma parede traseira, uma parede superior, uma parede inferior, dois flancos, e uma primeira série de terminais dispostos lado a lado e uma segunda série de terminais dispostos lado a lado que se estendem para fora da caixa a fim de realizar a conexão do disjuntor com um circuito elétrico, caracterizado pelo fato de compreender pelo menos um primeiro corpo feito de um material condutor térmico e configurado de modo a ter uma porção central apropriada para ser posicionada transversal mente e ao longo e em frente da primeira série de terminais de modo a absorver o calor gerado na referida primeira série de terminais, e uma primeira extremidade e uma segunda extremidade que se estendem desde a dita porção central e são configuradas de modo a receber o calor absorvido dita porção central e dissipá-lo para o exterior do próprio dispositivo de refrigeração.
[0019] Outras características e vantagens vão se tornar mais evidentes a partir da descrição de algumas formas de realização preferidas, porém não exclusivas do dispositivo de acordo com a invenção, ilustrados apenas por meio de exemplos não limitativos com o auxílio dos desenhos em anexo, nos quais: A figura 1 é uma vista em perspectiva que representa um disjuntor acoplado com os componentes do dispositivo de refrigeração de acordo com a invenção, de acordo com uma forma possível de realização; A figura 2 é uma vista em perspectiva que representa um disjuntor acoplado com o dispositivo de refrigeração de acordo com a invenção, de acordo com uma forma possível de realização; A figura 3 é uma vista em perspectiva que representa um disjuntor acoplado com um dispositivo de refrigeração de acordo com a invenção, de acordo com uma outra forma de realização; A figura 4 ilustra um quadro de distribuição elétrica alojando um disjuntor acoplado a um dispositivo de refrigeração de acordo com a invenção.
[0020] Nas figuras 1-4 é ilustrado o disjuntor 100, por exemplo, um disjuntor de baixa tensão, visto por trás, o qual compreende uma caixa constituída por uma peça única ou em diversos elementos montados, com uma parede frontal 1, uma parede traseira 2, uma parede superior 3, a parede inferior 4, e dois flancos 5 e 6.
[0021] De acordo com as formas de realização que são bem conhecidas na arte e, portanto, aqui não descritas em pormenores, no interior da caixa é alojada a parte de interrupção do disjuntor que compreende, para cada polo ou fase do circuito elétrico no qual é inserido o interruptor, uma câmara de arco na qual é disposta um par de contatos elétricos que se acoplam/separam um do outro; além disso o disjuntor 100 pode ser realizado como execução em modo fixo, isto é em um corpo único, ou então em execução extraível ou removível (plug-in), no qual a parte (do tipo ilustrado nas figuras) que contém os componentes interruptores é acoplável a um adaptador de modo separável.
[0022] Como ilustrado nas figuras, se projetam da caixa do disjuntor uma primeira série de terminais 7 dispostos lado a lado e uma segunda série de terminais 8 dispostos lado a lado que se projetam para frente e externamente à caixa para a conexão do disjuntor com um circuito elétrico.
[0023] Vantajosa mente, o dispositivo de refrigeração de acordo com a invenção, no todo indicado pelo número de referência 10 compreende pelo menos um primeiro corpo 11 feito de material condutor térmico e configurado de tal forma a ter uma porção central 12 apropriada para ser posicionada transversalmente e ao longo da primeira série de terminais 7 e de frente para esta, de modo a absorver o calor gerado pela própria primeira série de terminais 7. O corpo 11 compreende também uma primeira extremidade 13 e uma segunda extremidade 14 que se projetam para a frente a partir de partes opostas da porção central 12 e que são configuradas de tal forma a receber o calor absorvido pela porção central 12 e para propagá-lo para fora do próprio dispositivo de refrigeração.
[0024] De acordo com uma forma possível de realização, ilustrada nas figuras anexas, o primeiro corpo de condução térmica 11 é completamente feito de um material condutor térmico e elétrico, tal como cobre, alumínio ou qualquer outro material disponível comercialmente adequado para o propósito, o dispositivo de refrigeração 10 é composto por um corpo coletor 20 feito de um material condutor térmico e eletricamente isolante, como as cerâmicas, por exemplo, ou por um material plástico resistente a altas temperaturas, tal como um material termoplástico, por exemplo, como polissulfeto de fenileno (PPS), carregado de pós cerâmicos como nitreto de boro (BN); um tal corpo coletor 20 é capaz de ser conectado ao corpo de condução térmica 11, de forma a isolar ao menos eletricamente a porção central 12 das partes energizadas do disjuntor, e pode ser conformado de diversos modos em função das aplicações e do formato do corpo 11, no qual este deve ser acoplado.
[0025] Na prática, o corpo 20 cobre a porção central do corpo 11 como uma manta eletricamente isolante; além disso, e tal como ilustrado, por exemplo, na figura 1, o corpo 20 pode ser configurado de modo a permitir o acoplamento com a parte de trás da parede 2 do disjuntor, por exemplo, de acordo com as configurações de tipo plug-in, ou através de uso de meios de fixação apropriados não ilustrados na figura, tais como, parafusos removíveis, por exemplo.
[0026] De acordo com outra forma possível de realização, pelo menos uma parte da porção central 12 é feita de material condutor térmico, porém isolante elétrico, tal como as cerâmicas, por exemplo, ou de um material plástico resistente a altas temperaturas, ou também pode ser feita completamente de um material condutor térmico mas eletricamente isolante.
[0027] De preferência, o corpo condutor térmico 11 compreende pelo menos uma cavidade hermeticamente selada 15 (indicadas por linhas tracejadas somente na figura 1), a qual contém um líquido de refrigeração; a cavidade hermeticamente selada 15 tem uma primeira superfície de troca térmica posicionada na porção central 12, e duas outras superfícies de troca térmica nas duas extremidades 13 e 14.
[0028] Preferencial mente, a cavidade selada 15 compreende uma pequena quantidade de líquido evaporável, como a água, por exemplo.
[0029] De preferência, as paredes da cavidade selada 15 são porosas, ásperas, ou com estrias nas superfícies internas.
[0030] Vantajosamente, o dispositivo 10 compreende um primeiro elemento trocador de calor 30 e um segundo elemento trocador de calor 30 (dos quais apenas um é visível nas figuras) que estão conectados, respectiva mente, na primeira extremidade 13 e na segunda extremidade 14 do corpo condutor térmico, respectiva mente; os dois trocadores de calor 30 são adequados para serem operacional mente associados com os flancos do disjuntor (ou da parte fixa do disjuntor), como se verá de forma mais detalhada a partir da descrição que se segue.
[0031] O corpo de condução térmica 11, de preferencial compreende pelo menos um elemento tubular oco hermeticamente selado; em particular, e tal como ilustrado nas figuras 2-4, está previsto o uso de uma pluralidade de elementos tubulares ocos hermeticamente selados, tal como por exemplo em número três, que são posicionados paralelamente uns aos outros e são mantidos juntos em uma única estrutura do corpo coletor 20.
[0032] As paredes internas dos vários elementos tubulares constituem superfícies que delimitam às respectivas cavidades 15, cada uma das quais contém o fluido de refrigeração.
[0033] Em particular, e nas formas de realização ilustradas nas figuras, tais elementos tubulares ocos hermeticamente selados, não importando se um ou mais, cada um apresenta a forma em U tendo uma porção central 12 que se destina a ficar virada para a primeira série de terminais 7 dispostos lado a lado, e duas porções finais curvas 13 e 14, que se projetam a partir da porção central 12 em direção a superfície externa dos flancos 5 e 6 do disjuntor (ou da parte fixa do disjuntor). A primeira extremidade 13 é conectada ao primeiro elemento trocador de calor 30 e a segunda extremidade 14 é conectada ao segundo trocador de calor 30.
[0034] Na forma de realização ilustrada na Figura 2, os dois trocadores de calor 30 são constituídos por um elemento radiante (só um sendo visível no flanco 6) conectado na correspondente extremidade 13, 14 de cada um dos elementos tubulares em forma de U; tal como ilustrado, e neste caso, os dois elementos radiantes têm uma parede comum 31 a partir da qual se projeta uma pluralidade de aletas radiantes 41. Os elementos radiantes 30 podem jazer ou ficar solidamente conectados, por exemplo, aparafusados, no correspondente flanco 5, 6 do disjuntor (ou da parte fixa do disjuntor).
[0035] Na forma de realização ilustrada nas figuras 3 e 4, os dois trocadores de calor 30 são constituídos por uma placa (também neste caso, só uma é visível no flanco 6) conectada na correspondente extremidade 13, 14 de cada um dos elementos tubulares em forma de U; além disso, as duas placas 30 podem ser suportadas ou solidamente ligadas, por exemplo, aparafusadas, em cada correspondente flanco 5, 6 do disjuntor (ou da parte fixa do disjuntor).
[0036] Vantajosa mente, pelo menos uma das duas placas 30, 31, preferencialmente as duas, é acoplada a um ventilador, o qual é indicado esquematicamente na figura 3, pelo número de referência 40.
[0037] Na prática, o dispositivo 10 de acordo com a invenção compreende uma parte central (constituída pela porção central 12 e pelos vários elementos tubulares utilizados e pelo coletor 20 que poderia ser usado), que atua como um coletor de calor dos terminais 7, o qual representa um ponto crítico em particular para o aquecimento; as partes centrais das cavidades seladas 15 absorvem (direta ou indiretamente) o calor que vem dessa zona e transmite-o para as duas extremidades 13 e 14, que por sua vez, transmite-o aos trocadores de calor 30 (quer sejam placas ou radiadores). Os dois trocadores de calor 30 atuam como difusores e transmitem o calor (direta ou indireta mente) para o exterior do próprio dispositivo.
[0038] Em particular, nas formas de realização ilustradas, os trocadores de calor 30 transferem calor aos flancos 5 e 6, os quais têm a função, portanto, de radiadores adicionais; qualquer possibilidade de utilização de ventiladores 40 torna possível melhorar ainda mais a subtração de calor da área de terminais 7.
[0039] Concluindo, este é um circuito térmico que tem: uma seção mais quente na área central, posicionada de frente aos terminais 7, ou seja, com uma parte aquecida do disjuntor; e a seção do "resfriador", que é colocado nas extremidades dos flancos do disjuntor, onde a temperatura não tem um efeito particular sobre o funcionamento do mesmo. A seção mais quente atua como um evaporador para o fluido de arrefecimento colocado dentro da cavidade fechada, enquanto a seção mais fria atua como um condensador; basicamente é alcançado um "curto-circuito térmico" entre as duas secções da cadeia caracterizada por temperaturas muito diferentes, onde o dispositivo 10 absorve o calor da sua seção mais quente, transferindo-o para a seção mais fria que, portanto, transfere-o para as superfícies em contato com estes.
[0040] Note-se que uma energia térmica de algumas dezenas de Watts (como ocorre, por exemplo, no caso típico de um disjuntor em funcionamento a plena carga) pode ser definitiva mente crítica se mantida dentro do disjuntor, enquanto que em si é insignificante uma vez que é extraída para os flancos do disjuntor (ou da parte fixa do disjuntor). Na verdade, a capacidade térmica dos flancos do disjuntor (ou da parte fixa do disjuntor) associada com substanciais superfícies radiantes, na prática, torna insignificante essa contribuição de calor. Além disso, os flancos em chapa metálica são geralmente bastante robustos e não apresentam riscos de degradação precoce devido a fenômenos moderados de aquecimento.
[0041] Tem sido observado na prática como o dispositivo 10, de acordo com a invenção, permite realizar o intencionado escopo, proporcionando algumas melhorias significativas no que diz respeito às soluções conhecidas; na verdade, o dispositivo de refrigeração 10 permite remover uma quantidade substancial de calor das peças delicadas do disjuntor, tais como os terminais, e dissipá-las em áreas sem influência substancial para o mesmo.
[0042] Deve-se observar que o dispositivo 10 tem uma estrutura simples e pode ser instalado rapidamente e eficientemente sem a necessidade de preparações prévias especiais, e pode ser vendido como um kit para ser aplicado a qualquer tipo de disjuntor, em particular, um de baixa voltagem que exija o seu uso.
[0043] Assim, outro objetivo da presente invenção é constituído por um disjuntor para um circuito elétrico que compreende um dispositivo de refrigeração 10, de acordo com o que foi descrito anteriormente e definido nas reivindicações anexadas.
[0044] Em particular, de acordo com o que foi descrito anteriormente, o dispositivo de refrigeração 10 é preferencialmente conectado de um modo removível, por exemplo, na área traseira do corpo do próprio disjuntor; além disso, como é evidente a partir da descrição anterior tal como ilustrada nos desenhos anexos, o que é indicado para o dispositivo 10 no que diz respeito à primeira série de terminais 7 é válido, de uma maneira inteiramente análoga, para a segunda série de terminais 8. Neste caso, de fato, pode ser utilizado um segundo corpo 11 que no caso ilustrado em questão, apresenta um ou mais elementos tubulares ocos em forma de U e hermeticamente selados, associados com o relativo coletor 20; os elementos tubulares podem ser conectados aos mesmos elementos radiantes 30 (veja a figura 2) ou a outros elementos radiantes 30 (veja a figura 3).
[0045] Desta forma, mantidas todas condições iguais, o uso de um dispositivo 10 torna possível ter um disjuntor com uma eficiência superior, em comparação com um disjuntor idêntico que não é fornecido com ele.
[0046] Além disso, tal dispositivo 10 pode ser utilizado em conjunto com um disjuntor para aplicação em qualquer tipo de quadro de distribuição elétrico em operações de adaptação, por exemplo, ou pode ser instalado dentro de um quadro de distribuição, bastando associá-lo com um disjuntor já existente para conectá-lo a uma linha elétrica associada. Portanto, outro objetivo da presente invenção é constituído por um quadro de distribuição elétrico 200 ilustrado, por exemplo, na figura 4, tendo uma pluralidade de paredes 201 as quais definem um volume interno destinado a abrigar um ou mais dispositivos elétricos, caracterizado pelo fato de compreender um disjuntor 20 de acordo com o que foi descrito anteriormente e definido nas reivindicações em anexo. Em particular, no exemplo ilustrado na figura 4, é previsto o uso de um ou mais elementos condutores térmicos 202 conformados. Cada elemento conformado 202 compreende uma primeira extremidade operacional mente acoplada à parede 201 correspondente do quadro de distribuição, e uma segunda extremidade operacional mente acoplada o correspondente terminal 13, ou 14 do corpo condutivo 11; por exemplo, a tal segunda extremidade pode ser parafusada em um correspondente trocador de calor 30. Com essa solução, além de utilizar os elementos 202 como radiadores, as paredes do quadro de distribuição também podem ser usadas como elementos radiantes.
[0047] O dispositivo 10, assim concebido, é suscetível a inúmeras alterações e variantes, todas estas estando dentro do âmbito do conceito inventivo; em adição, todos os detalhes podem ser substituídos por outros elementos tecnicamente equivalentes. Por exemplo, o número de elementos tubulares, bem como a sua configuração pode ser alterada; ou o coletor 20 pode ser moldado/dimensionado de uma maneira completamente diferente. O número, forma e posicionamento dos trocadores podem variar, etc. Além disso, é possível realizar qualquer combinação dos ilustrativos exemplos supra descritos. Na prática, os materiais, bem como as dimensões, podem ser de qualquer tipo em função das necessidades e do estado da arte.

Claims (15)

  1. Dispositivo de refrigeração (10) para um disjuntor (100) que inclui um gabinete com uma parede frontal (1), uma parede traseira (2), uma parede superior (3), uma parede inferior (4), dois flancos (5, 6) e uma primeira série de terminais dispostos lado a lado (7) e uma segunda série de terminais dispostos lado a lado (8) que se projetam para fora do gabinete, para a conexão do disjuntor (100) com um circuito elétrico, caracterizado por compreender pelo menos um primeiro corpo (11) feito de um material condutor térmico e configurado de modo a ter uma porção central (12) apropriada para ser posicionada transversal mente de frente e ao longo da primeira série de terminais (7) de modo a absorver o calor gerado na referida primeira série de terminais (7), e uma primeira extremidade (13) e uma segunda extremidade (14) que se projetam a partir de dita porção central (12) e que são configuradas de modo a receber o calor absorvido pela referida porção central (12) e dissipá-lo para o exterior do próprio dispositivo de refrigeração (10).
  2. Dispositivo (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dito primeiro corpo condutor térmico (11) ser feito completamente de um material condutor térmico e condutor elétrico e pelo fato de compreender uma parte do corpo coletor (20) feito de material condutor térmico e eletricamente isolante, o qual é apropriado para ser conectado ao primeiro corpo condutor térmico (11) de modo a isolar eletricamente ao menos a porção central (12).
  3. Dispositivo (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ao menos uma parte da porção central (12) do dito primeiro corpo condutor térmico (11) ser feito de material isolante elétrico.
  4. Dispositivo (10), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o primeiro corpo condutor térmico (11) ser feito completamente de material condutor térmico e eletricamente isolante.
  5. Dispositivo (10), de acordo com um ou mais dentre as reivindicações precedentes, caracterizado por o dito primeiro corpo condutor térmico (11) compreender ao menos uma cavidade hermeticamente fechada (15) a qual contém um líquido de arrefecimento.
  6. Dispositivo (10), de acordo com um ou mais dentre as reivindicações precedentes, caracterizado por o dito primeiro corpo condutor térmico (11) compreender o primeiro trocador (30) e o segundo trocador (30) que estão conectados, respectiva mente, na primeira extremidade (13) e na segunda extremidade (14) de dito primeiro corpo condutor térmico (11), os ditos primeiro e segundo trocadores (30) sendo adequados para serem operacional mente associados com os flancos (5, 6) do disjuntor (100).
  7. Dispositivo (10), de acordo com um ou mais dentre as reivindicações precedentes, caracterizado por o primeiro corpo condutor térmico (11) compreender ao menos um elemento tubular oco hermeticamente selado contendo o dito fluído de arrefecimento.
  8. Dispositivo (10), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o dito elemento tubular oco hermeticamente fechado apresentar a forma de U tendo uma porção central (12) destinada a ficar de frente para a dita primeira série de terminais (7) dispostos lado a lado e duas porções terminais curvas (13, 14) que se projetam a partir de dita porção central (12) em direção à superfície externa dos flancos (5, 6) do disjuntor (100) e que são ligadas ao dito primeiro trocador de calor (30) e ao dito segundo trocador de calor (30), respectivamente.
  9. Dispositivo (10), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o dito primeiro trocador de calor (30) e o dito segundo trocador de calor (30) compreenderem uma primeira placa (30) e uma segunda placa (31) que estão conectadas às correspondentes duas porções terminais (13, 14) curvas do elemento tubular oco hermeticamente fechado.
  10. Dispositivo (10), de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por ao menos uma dentre as ditas primeira placa e segunda placa ser acoplada a um ventilador (40).
  11. Dispositivo (10), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o dito primeiro trocador de calor (30) e o dito segundo trocador de calor (30) compreenderem um primeiro elemento radiante (30) e um segundo elemento radiante (30) que são conectados nas correspondentes duas porções terminais (13, 14) do elemento tubular oco hermeticamente fechado, os ditos primeiro e segundo elementos radiantes (30) compreendendo uma parede comum (31) a partir da qual se projeta uma pluralidade de aletas radiantes (41).
  12. Disjuntor (100) compreendendo uma caixa com uma parede frontal (1), uma parede traseira (2), uma parede superior (3), uma parede inferior (4), dois flancos (5, 6) e uma primeira série determinais (7) lado a lado e uma segunda série de terminais (8) lado a lado que se projetam para fora da caixa para conexão do disjuntor (100) com um circuito elétrico, caracterizado por compreender ao menos um dispositivo de refrigeração (10) conforme descrito em qualquer uma dentre as reivindicações 1 a 11.
  13. Disjuntor (100), de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por o dito dispositivo de refrigeração (10) ser conectado de forma removível ao corpo do próprio disjuntor (100).
  14. Disjuntor (100), de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por o dito dispositivo de refrigeração (10) compreender um segundo corpo (11) feito de material condutor térmico e configurado de tal forma a ter uma porção central (12) adequada para ser posicionada transversalmente ao longo e de frente para a dita segunda série de terminais (8) de modo a absorver o calor gerado na referida segunda série de terminais, e uma primeira extremidade (13) e uma segunda extremidade (14) que se projetam a partir de dita porção central (12) e que são configuradas de tal forma a receber o calor absorvido pela dita parte central (12) e propagá-lo para fora do próprio aparelho de refrigeração (10).
  15. Quadro elétrico (200) compreendendo um cubículo com uma pluralidade de paredes (201) as quais definem um volume interno destinado a alojar um ou mais dispositivos elétricos, caracterizado por compreender um disjuntor (100) conforme descrito em qualquer uma dentre as reivindicações de 12 a 14.
BRPI1001954-5A 2009-05-28 2010-05-27 dispositivo de refrigeração para um disjuntor, disjuntor e quadro elétrico BRPI1001954B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITBG2009A000032 2009-05-28
ITBG2009A000032A IT1395698B1 (it) 2009-05-28 2009-05-28 Dispositivo di raffreddamento per un interruttore, ed interruttore comprendente tale dispositivo.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1001954A2 BRPI1001954A2 (pt) 2011-07-26
BRPI1001954B1 true BRPI1001954B1 (pt) 2020-07-07

Family

ID=42027629

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1001954-5A BRPI1001954B1 (pt) 2009-05-28 2010-05-27 dispositivo de refrigeração para um disjuntor, disjuntor e quadro elétrico

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8169775B2 (pt)
EP (1) EP2256772B1 (pt)
CN (1) CN101901705B (pt)
BR (1) BRPI1001954B1 (pt)
ES (1) ES2437672T3 (pt)
IT (1) IT1395698B1 (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITBG20090030A1 (it) * 2009-05-28 2010-11-29 Abb Spa Dispositivo per la connessione di una linea elettrica ad un interruttore.
ATE534175T1 (de) * 2009-07-27 2011-12-15 Abb Research Ltd Leistungsschaltwerk
KR101194885B1 (ko) * 2009-08-25 2012-10-25 미쓰비시덴키 가부시키가이샤 개폐장치
FR2951859B1 (fr) * 2009-10-26 2012-12-21 Areva T & D Sas Procede de refroidissement par caloducs integres d'un appareil electrique moyenne tension et systeme utilisant ce procede
US8339772B2 (en) * 2010-11-08 2012-12-25 Schneider Electric USA, Inc. Heat dissipation means for increasing power density in enclosed equipment
DE102011075990B4 (de) * 2011-05-17 2014-10-09 Schneider Electric Sachsenwerk Gmbh Schaltanlage für Hoch- oder Mittelspannung
US8695358B2 (en) 2011-05-23 2014-04-15 Abb Research Ltd. Switchgear having evaporative cooling apparatus
EP2544518A1 (en) * 2011-07-07 2013-01-09 ABB Research Ltd. Cooling apparatus for cooling a power electronic device
FR2984616B1 (fr) * 2011-12-19 2015-03-06 Schneider Electric Ind Sas Ventilation pour appareil de deconnexion electrique
US9001499B2 (en) * 2012-02-22 2015-04-07 Eaton Corporation Jumper for electrically connecting electrical switching apparatus poles, and electrical switching apparatus including the same
US8717746B2 (en) * 2012-03-22 2014-05-06 Abb Technology Ag Cooling apparatus for switchgear with enhanced busbar joint cooling
EP2828872B1 (en) * 2012-03-22 2018-05-16 ABB Schweiz AG Cooling apparatus for switchgear with heat pipe structure having integrated busbar tube
US8792226B2 (en) * 2012-03-27 2014-07-29 General Electric Company Heat transfer system for use with electrical devices and method of operating the same
CN102945762A (zh) * 2012-10-31 2013-02-27 伊顿公司 一种用于ups的开关器件的散热装置
US11026347B2 (en) * 2012-12-21 2021-06-01 Smart Embedded Computing, Inc. Configurable cooling for rugged environments
CN104282465A (zh) * 2013-07-03 2015-01-14 上海精益电器厂有限公司 一种用于抽出式断路器的散热装置
RU2650183C2 (ru) * 2013-08-07 2018-04-11 АББ С.п.А. Охлаждающее устройство для электрического устройства и электрическое устройство, в частности автоматический выключатель, содержащий такое охлаждающее устройство
CN103457179B (zh) * 2013-08-28 2016-08-17 华为技术有限公司 电源机柜
US20150124381A1 (en) * 2013-11-05 2015-05-07 Chia Hsing Electrical Co., Ltd. Switchboard copper busbar heat dissipating device
US9287065B1 (en) 2014-06-11 2016-03-15 Google Inc. Cooling electrical equipment
CN107689308A (zh) * 2016-08-05 2018-02-13 天津中电华利电器科技集团有限公司 一种断路器
CN106786066B (zh) * 2017-02-21 2019-01-04 南京信息职业技术学院 一种主动散热式稳定控制装置
US10257960B1 (en) 2018-07-23 2019-04-09 TAS Energy, Inc. Power distribution for immersion-cooled information systems
US10321603B1 (en) * 2018-07-23 2019-06-11 TAS Energy, Inc. Electrical power distribution for immersion cooled information systems
CN109274022B (zh) * 2018-11-23 2020-04-24 电子科技大学成都学院 一种自散热的防爆型电源
EP3716324B1 (en) 2019-03-25 2021-09-08 ABB S.p.A. An improved solid-state switching device of the withdrawable type
CN113053682B (zh) * 2021-03-09 2023-01-24 北京北元电器有限公司 用于断路器的风冷风管、通风壳体和多点式冷却装置
US11950394B2 (en) 2021-10-12 2024-04-02 Ge Aviation Systems Llc Liquid-cooled assembly and method

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3662137A (en) * 1970-01-21 1972-05-09 Westinghouse Electric Corp Switchgear having heat pipes incorporated in the disconnecting structures and power conductors
US3769551A (en) * 1972-08-14 1973-10-30 Gen Electric Circuit breaker with heat pipe cooling means
US4176243A (en) * 1976-12-30 1979-11-27 Westinghouse Electric Corp. Bus connector for welded electrical switchboard bus structure
DE19717235B4 (de) * 1997-01-29 2006-04-13 Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt e.V. Verfahren zur Herstellung eines Wärmerohrs
US6018455A (en) * 1998-12-29 2000-01-25 Eaton Corporation Heat sinks for conductors in low voltage switchgear
DE10109722A1 (de) * 2001-02-28 2002-09-05 Moeller Gmbh Kühlanordnung in elektrischen Geräten oder Schaltanlagen mit Wärmeleitrohren
DE10326355B3 (de) * 2003-06-04 2005-02-03 Siemens Ag Luftleiteinrichtung zum Kühlen eines Schalterteiles eines elektrischen Schalters
DE102005011405B3 (de) * 2005-03-03 2006-11-16 Siemens Ag Schaltgerät mit Wärmerohr

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1001954A2 (pt) 2011-07-26
IT1395698B1 (it) 2012-10-19
ITBG20090032A1 (it) 2010-11-29
EP2256772A1 (en) 2010-12-01
US20100302715A1 (en) 2010-12-02
CN101901705A (zh) 2010-12-01
CN101901705B (zh) 2014-09-10
EP2256772B1 (en) 2013-09-04
ES2437672T3 (es) 2014-01-13
US8169775B2 (en) 2012-05-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1001954B1 (pt) dispositivo de refrigeração para um disjuntor, disjuntor e quadro elétrico
BRPI1001574A2 (pt) dispositivo para a conexço de uma linha elÉtrica em um disjuntor
RU2650183C2 (ru) Охлаждающее устройство для электрического устройства и электрическое устройство, в частности автоматический выключатель, содержащий такое охлаждающее устройство
US8164402B2 (en) Current transformer, protection device including such transformer and related circuit breaker
BRPI1001552A2 (pt) dispositivo adaptador para alojar um interruptor multifase de baixa tensço em um quadro de distribuiÇço e relativo adaptador-interruptor e montagem do quadro de distribuiÇço
BR112013014807B1 (pt) Módulo de proteção de circuito para um sistema elétrico e sistema elétrico
US10008837B2 (en) Bus bar apparatus usable in high-temperature cable termination applications
BRPI0613366A2 (pt) interruptor de circuito com conjunto de contato màvel suspenso
BR112013002339B1 (pt) interruptor de potência com um disparador térmico
BR112013015086B1 (pt) Conjunto de matriz para um sistema elétrico e sistema elétrico
KR20100137977A (ko) 냉각장치를 구비한 배전반
ES2604327T3 (es) Conmutador que comprende un disyuntor deslizable, un transformador y un conector eléctrico entre los dos
BR112014024949B1 (pt) Adaptador, conjunto de disjuntor de circuito de encaixe, e, painel de disjuntor de encaixe
CN216145986U (zh) 一种用于电力开关柜的分区散热装置
ES2923297T3 (es) Disyuntor de fusible NH
JPS6120205B2 (pt)
KR20130011008A (ko) 배전설비의 부스바 조립체

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 07/07/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.