BRPI1000887A2 - formulação parasiticida - Google Patents
formulação parasiticida Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI1000887A2 BRPI1000887A2 BRPI1000887A BRPI1000887A2 BR PI1000887 A2 BRPI1000887 A2 BR PI1000887A2 BR PI1000887 A BRPI1000887 A BR PI1000887A BR PI1000887 A2 BRPI1000887 A2 BR PI1000887A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- formulation
- cyhalothrin
- larvae
- propoxur
- carbamates
- Prior art date
Links
Landscapes
- Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
- Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
- Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
- Medicinal Preparation (AREA)
- Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)
Abstract
FORMULAçãO PARASITICIDA. O presente resumo refere-se a uma patente de invenção para formulação parasiticida pertencente ao campo dos medicamentos veterinários, eficaz contra a miíase, bicheira, proveniente de infestação de larvas de insetos dípteros, como a mosca Cochliomyia spp, mosca varejeira, em rebanhos: bovino, equino, suíno, caprino e outros; dita formulação compreendida pela associação de Piretróides como Cialotrina ou Lambda Cialotrina para ação residual contra as larvas e de Carbamatos como Propoxur, para ação imediata contra as larvas.
Description
"FORMULAÇÃO PARASITICIDA"
INTRODUÇÃO
O presente relatório descritivo refere-se a uma pa-tente de invenção para formulação parasiticida pertencente ao campo dosmedicamentos veterinários e que foi desenvolvida para ter ação efetiva con-tra inúmeras afecções que podem acometer os bovinos, eqüinos, caprinos,ovinos, suínos e outros animais.
ESTADO DA TÉCNICA
A miíase, vulgarmente conhecida como bicheira, éuma doença que ataca animais e humanos, causada pelas larvas de insetosdípteros, dentre eles a mosca Cochliomyia spp, vulgarmente conhecida co-mo mosca varejeira.
As condições climáticas, como temperatura e umi-dade em níveis verificados nas regiões tropicais e equatoriais, particular-riiente em certas estações do ano, favorecem a proliferação desses insetosem grandes quantidades. Assim, no campo, nas regiões fronteiriças com flo-restas e outras, há ocorrência desses insetos e conseqüentemente a contami-nação de rebanhos, animais silvestres e domésticos e, não raro, de humanos.
Existem várias formas de contágio. Em linhas ge-rais, numa das possibilidades da ocorrência da bicheira, o animal apresentaum ferimento cutâneo inicial decorrente de suas atividades normais no cam-po ou de algum procedimento cirúrgico a que tenha sido submetido, como:castração, ferida do umbigo ou outros, no qual o inseto pousa, faz a posturae passado algum tempo há o surgimento das larvas. As larvas podem ser detipo que atacam tecidos sãos (Biontófagas) ou tecidos necrosados (Necrobi-ontófagas), causando graves ferimentos no hospedeiro, que se torna irritadi-ço, debilitado e podendo chegar até à morte.
Já são conhecidos inúmeros medicamentos, basea-dos em vários ativos. Apesar de tais produtos usuais prestarem-se à sua fun-ção, estudos têm tido continuidade no sentido de melhorar o combate a essemal.
A requerente é fabricante tradicional de produtosveterinários, dentre os quais uma formulação com o ativo Fenitrothion, co-mercializada com a marca Cidental ®, que tem se mostrado efetiva no com-bate à bicheira e outros males de bovinos, eqüinos, caprinos, suínos e outros.Apesar disso, esforços têm tido continuidade no sentido de buscar uma açãootimizada contra parasitas em geral.
Estudos levando em conta as mudanças climáticas,que têm favorecido a proliferação dos insetos, as condições de manejo dosanimais, dentre outros, apontam para a necessidade de que os medicamentoscontra bicheira necessitam ter uma ação inicial de impacto contra as larvas,seguida de uma ação residual que prolongue o combate e evite novas infes-tações.
Por outro lado, estudos têm mostrado restrições aouso de organos fosforados como é o caso do Fenitrothion, havendo, por isso,uma tendência ao abandono desse inseticida.
Assim, o objetivo da presente patente de invenção,é prover uma formulação aperfeiçoada no combate à bicheira, que além daeficiência curativa, apresente outras vantagens como facilidade de adminis-tração e outras.
Outro objetivo é prover uma formulação aperfeiço-ada que não incorra nos riscos dos organos fosforados.
APRESENTAÇÃO DA INVENÇÃO
Para superar os inconvenientes acima, foram pes-quisados inúmeros ativos. Dentre os pesquisados, chegou-se ao Propoxur,um Carbamato bastante usado na pecuária bovina e avicultura em ninhos deaves de postura e à Cyhalothrina, um Piretróide muito usado na agricultura.
Verificou-se que esses ativos proporcionam ummecanismo de ação compreendido:
Propoxur: Os carbamatos são inibidores reversíveisda colinesterase, por competição dos locais enzimáticos ativos, usando oprocesso de carbamilação, reação que bloqueia a ação da enzima sem modi-ficá-la estruturalmente.Os insetos expostos ao produto apresentam hipera-tividade, ataxia, convulsão, paralisia e seguido de morte.
Cyhalothrina: Os piretróides possuem propriedadeslipofílicas, facilitando a entrada do fármaco na larva ou inseto onde são car-reados pela hemolinfa para as células nervosas. Os piretróides do tipo IIcausam despolarização da membrana nervosa sem descargas repetitivas ereduzem o potencial de ação. Agem também no sitio dos receptores do coli-nérgicos nicotínicos do GABA.
Os insetos, ao terem contato com o produto, apre-sentam hipersecreção, tremores, convulsão e finalmente a queda, podendoou não morrer.
Com a continuidade dos estudos, constatou-se queassociação entre o Propoxur e a Cyhalothrina proporciona um sinergismoque ocorre através da ativação de pré-sinápticos muscarínicos, feedback ne-gativo da liberação de acetilcolina no sistema nervoso central do inseto.
Assim, os mecanismos de ação destes princípios a-tivos começam suas atuações em sítios diferentes se potencializando, au-mentando o efeito e eliminação da infestação.
Verificou-se que essa associação é particularmenteeficiente para matar as larvas de Coclhiomya spp, causadora da bicheira.
Por outro lado, a formulação foi desenvolvida tam-bém aproveitando que o Propoxur é um inseticida de ação mais imediatacontra as larvas e que a Cialotrina apresenta uma ação residual mais efetiva.Com isso, a formulação apresenta uma ação imediata (choque) contra as lar-vas já instaladas e uma ação residual (manutenção) que previne contra novasinfestações e infecções, atendendo assim às necessidades demonstradas nosestudos realizados.
Além dos ativos principais, a formulação consta deingredientes acessórios que lhe incorporam outras funções úteis para um tra-tamento eficaz.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA FORMULAÇÃO
De conformidade com o quanto é previsto na in-venção, a formulação, objeto da presente patente de invenção, é uma formu-lação parasiticida aplicada, principalmente, contra a miíase, vulgarmenteconhecida como bicheira, proveniente de infestação de larvas da mosca Co-chliomyia spp, mosca varejeira, que acomete os rebanhos: bovino, eqüino,suíno, caprino e outros.
A formulação aperfeiçoada é composta por ativoscompreendidos, essencialmente: pela associação de Piretróides, entre osquais Cialotrina e Lambda Cialotrina, para uma ação residual prolongada(manutenção) e de Carbamatos, entre os quais o Propoxur para uma açãoimediata (choque) contra as larvas.A formulação compreende Cialotrina 1,0% e Pro-poxur 1,0% usados numa concentração de 0,1% a 15%.
A formulação compreendendo as associações depiretróides, entre os quais a cialotrina e lambda cialotrina e de carbamatos,entre os quais o propoxur nas concentrações de 0,1% a 15% e utiliza solven-tes, individuais ou associados, do tipo: tolueno, xilol, querosene, propileno-glicol, polietilenoglicol, N-metil Pirrolidona, triacetina, álcool etílico ou eta-nol, propanol, água, óleo mineral e óleos vegetais.
A formulação compreende ainda ingrediente antis-séptico e antimicótico compreendido por violeta de genciana.
A Cialotrina é conforme registro CAS 68085-85-8.
A Lambda-Cialotrina é conforme registro CAS91465-086, fórmula bruta: C23Hi9CIF3NO3.
O Propoxur é conforme o registro CAS 114-26-1,fórmula bruta: CnH15NO3.
Numa possibilidade de realização, a formulação étal que cada IOOml é composto por: Cialotrina l,000g; Propoxur l,000g;Propilenoglicol 8,300g; Metilbenzeno (tolueno) 7,100g; Violeta de genciana0,200g; Óleo de citronela 50% 0,200g e Álcool etílico 96% qsp 100,000ml.
A formulação é apresentada na forma de líquido.
O uso é tópico e feito de forma que o ferimento élimpo, enxuto e recebe quantidade abundante da formulação.
Além da indicação de profilático de feridas, comoacima aludido, constata-se que a presente formulação tem ação preventivaquando aplicada em animais sãos, já que repele as moscas varejeiras. Apli-ca-se também com sucesso no tratamento local de bernes.
Dentro da composição básica, acima descrita, aformulação, objeto do presente patente, pode apresentar modificações quali-tativas e quantitativas, sem que fuja do âmbito da proteção solicitada.
Dentro disso, como já foi dito os ativos Cialotrinae Propoxur podem variar 0,1% a 15%, bem como os componentes acessó-rios, conforme os efeitos pretendidos.
É objetivo da presente invenção também a associa-ção de outros carbamatos e piretróides, usados na formulação de combate abicheira e outras afecções que acometem os rebanhos.
Claims (7)
1.)- "FORMULAÇÃO PARASITICIDA", eficaz contra a miíase, bicheira,proveniente de infestação de larvas de insetos dípteros, como a mosca Coc-hliomyia spp, mosca varejeira, em rebanhos: bovino, eqüino, suíno, caprinoe outros, caracterizada por prever como ativos a associação de inseticidasPiretróides e Carbamatos.
2.)-"FORMULAÇÃO PARASITICIDA", de acordo com a reivindicação 1,caracterizada, pelos Piretróides serem Cialotrina ou Lambda Cialotrina pa-ra ação residual contra as larvas.
3.)- "FORMULAÇÃO PARASITICIDA", de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelos Carbamatos serem Propoxur, para ação imediata con-tra as larvas.
4.)- "FORMULAÇÃO PARASITICIDA", de acordo com a reivindicação 1ou 2 ou 3, caracterizada por compreender Cialotrina 1,0% e Propoxur 1,0%usados numa concentração de 0,1% a 15%.
5.)- "FORMULAÇÃO PARASITICIDA", de acordo com a reivindicação 1ou 2 ou 3, caracterizada pela associação de Piretróides, como a Cialotrina eLambda Cialotrina e de Carbamatos, como Propoxur nas concentrações de-0,1% a 15% e solventes, individuais ou associados, do tipo: tolueno, xilol,querosene, propilenoglicol, polietilenoglicol, N-metil Pirrolidona, triacetina,álcool etílico ou etanol, propanol, água, óleo mineral e óleos vegetais.
6.) - "FORMULAÇÃO PARASITICIDA", de acordo com a reivindicação 1ou 2 ou 3 ou 4 ou 5, caracterizada por ingrediente antisséptico e antimicó-tico compreendido por violeta de genciana.
7.) - "FORMULAÇÃO PARASITICIDA", de acordo com a reivindicação 1ou 2 ou 3 ou 4 ou 5 ou 6, caracterizada pelo fato de que, numa possibilida-de de realização, cada IOOml é composto por: Cialotrina I5OOOg; Propoxurl,000g; Propilenoglicol 8,300g; Metilbenzeno (tolueno) 7,100g; Violeta degenciana 0,200g; Óleo de citronela 50% 0,200g e Álcool etílico 96% qsp 100,000ml.
Priority Applications (10)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1000887 BRPI1000887A2 (pt) | 2010-03-31 | 2010-03-31 | formulação parasiticida |
CO11036986A CO6340170A1 (es) | 2010-03-31 | 2011-03-25 | Formulacion parasiticida |
CL2011000674A CL2011000674A1 (es) | 2010-03-31 | 2011-03-28 | Formulacion parasiticida eficaz contra miasis, bicheras proveniente de infestacion por larvas de insectos dipteros, como la mosca cochliomyia spp, moscardon en rebanos bovinos, equinos, caprinos y otros. |
UY0001033293A UY33293A (es) | 2010-03-31 | 2011-03-28 | Formulacion parasiticida |
PE2011000793A PE20130011A1 (es) | 2010-03-31 | 2011-03-28 | Formulacion parasiticida que comprende cialotrina y propoxur |
CN2011100789574A CN102210319A (zh) | 2010-03-31 | 2011-03-29 | 杀寄生物制剂 |
AP2011005645A AP2011005645A0 (en) | 2010-03-31 | 2011-03-30 | Parasiticidal formulation. |
ARP110101040 AR084375A1 (es) | 2010-03-31 | 2011-03-30 | Formulacion parasiticida |
MX2011003451A MX2011003451A (es) | 2010-03-31 | 2011-03-30 | Formulacion parasiticida. |
AU2011201431A AU2011201431A1 (en) | 2010-03-31 | 2011-03-30 | Parasiticidal formulation |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1000887 BRPI1000887A2 (pt) | 2010-03-31 | 2010-03-31 | formulação parasiticida |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI1000887A2 true BRPI1000887A2 (pt) | 2011-03-15 |
Family
ID=43719674
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI1000887 BRPI1000887A2 (pt) | 2010-03-31 | 2010-03-31 | formulação parasiticida |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
CN (1) | CN102210319A (pt) |
AP (1) | AP2011005645A0 (pt) |
AR (1) | AR084375A1 (pt) |
AU (1) | AU2011201431A1 (pt) |
BR (1) | BRPI1000887A2 (pt) |
CL (1) | CL2011000674A1 (pt) |
CO (1) | CO6340170A1 (pt) |
MX (1) | MX2011003451A (pt) |
PE (1) | PE20130011A1 (pt) |
UY (1) | UY33293A (pt) |
Family Cites Families (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN1038215C (zh) * | 1993-07-26 | 1998-05-06 | 北京市顺义县农药厂 | 高效氯氰菊酯杀虫悬浮剂 |
CN1283389A (zh) * | 2000-05-17 | 2001-02-14 | 西北农林科技大学无公害农药研究服务中心 | 含氨基甲酸酯类农药的杀虫组合物 |
WO2002037964A1 (en) * | 2000-11-10 | 2002-05-16 | Syngenta Participations Ag | Synergistic pesticidal compositions comprising n-cyanomethyl-4-(trifluoromethyl)nicotinamide |
WO2004082382A1 (en) * | 2003-03-18 | 2004-09-30 | Syngenta Participations Ag | Synergistic herbicidal composition comprising a herbicidally active compound in combination with an insecticide |
-
2010
- 2010-03-31 BR BRPI1000887 patent/BRPI1000887A2/pt not_active Application Discontinuation
-
2011
- 2011-03-25 CO CO11036986A patent/CO6340170A1/es active IP Right Grant
- 2011-03-28 UY UY0001033293A patent/UY33293A/es not_active Application Discontinuation
- 2011-03-28 PE PE2011000793A patent/PE20130011A1/es not_active Application Discontinuation
- 2011-03-28 CL CL2011000674A patent/CL2011000674A1/es unknown
- 2011-03-29 CN CN2011100789574A patent/CN102210319A/zh active Pending
- 2011-03-30 AP AP2011005645A patent/AP2011005645A0/xx unknown
- 2011-03-30 AR ARP110101040 patent/AR084375A1/es not_active Application Discontinuation
- 2011-03-30 MX MX2011003451A patent/MX2011003451A/es unknown
- 2011-03-30 AU AU2011201431A patent/AU2011201431A1/en not_active Abandoned
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
AR084375A1 (es) | 2013-05-15 |
PE20130011A1 (es) | 2013-02-01 |
AU2011201431A1 (en) | 2011-10-20 |
MX2011003451A (es) | 2012-10-02 |
AP2011005645A0 (en) | 2011-04-30 |
CO6340170A1 (es) | 2011-11-21 |
CN102210319A (zh) | 2011-10-12 |
UY33293A (es) | 2012-09-28 |
CL2011000674A1 (es) | 2012-04-09 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ES2672634T3 (es) | Control de ectoparásitos | |
Han et al. | The comparative efficacy of afoxolaner, spinosad, milbemycin, spinosad plus milbemycin, and nitenpyram for the treatment of canine cutaneous myiasis | |
Voyvoda et al. | Use of doramectin for treatment of sarcoptic mange in five Angora rabbits | |
Pasipanodya et al. | Efficacy of neem (Azadirachta indica) aqueous fruit extracts against Sarcoptes scabiei var. suis in grower pigs | |
Cutolo et al. | Efficacy of afoxolaner (NexGard®) on the treatment of myiasis caused by the New World screwworm fly Cochliomyia hominivorax (Diptera: Calliphoridae) in naturally infested dogs | |
BRPI1000887A2 (pt) | formulação parasiticida | |
RU2283590C1 (ru) | Инсектоакарицидный состав для млекопитающего | |
RU2483710C1 (ru) | Комплексный препарат для лечения собак и кошек, больных кожными микозами, бактериозами и акарозами | |
RU2497508C2 (ru) | Акарицидная фармацевтическая композиция на основе соли четвертичного фосфония, замещенного динитробензофураксана и ксимедонгидрохлорида | |
RU2788470C1 (ru) | Способ предупреждения возникновения оксидативного стресса при использовании инсектицидного средства путем дополнительного применения витамина е и селена | |
CN101129357A (zh) | 一种含有氟虫腈的药用组合物及其在制备兽用杀耳螨药物上的应用 | |
KR20200090165A (ko) | 기생충 감염 치료용 목시텍틴 함유 조성물 | |
Hossain et al. | DOSE TITRATION, EFFICACY AND SAFETY OF ‘DROP ON’IVERMECTIN FOR THE MANAGEMENT OF KNEMIDOCOPTES SPP INFESTATION IN BUDGERIGARS. | |
ES2973362T3 (es) | Control de parásitos en rumiantes | |
CN111568901B (zh) | 一种动物外用寄生物防治剂及制备方法 | |
CN104430398B (zh) | 一种用于非食用玫瑰上的杀螨剂 | |
Sivakumar et al. | Laboratory studies and field evaluation of new generation insecticides against banana pseudostem borer, Odoiporus longicollis (Olivier) | |
PL235761B1 (pl) | Kompozycja eterycznego olejku konopnego do zastosowania do zapobiegania i zwalczania chorób pszczelich | |
ES2222893T3 (es) | Composiciones que contienen esteres para el tratamiento de infestaciones parasitarias de organismos. | |
RU2346435C1 (ru) | Инсектоакарицидный состав "фенмет" для борьбы с арахноэнтомозами животных | |
RU2602679C1 (ru) | Способ пастбищной профилактики фасциолёза жвачных животных | |
BR102021005757A2 (pt) | Formulações de pomadas homeopáticas a base de sulphur e pyrogenium para tratamento de miíases causadas por cochliomyia hominivorax (díptera: calliphoridae) em animais | |
RU2600161C1 (ru) | Способ лечения отодектоза и милиарного дерматита плотоядных животных | |
AU2009100045A4 (en) | Prevention of blowfly strike of sheep | |
RU2329798C1 (ru) | Способ лечения и профилактики арахно-энтомозов млекопитающих животных и лекарственное средство для лечения и профилактики арахно-энтомозов млекопитающих животных |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03B | Publication of an application: anticipated publication | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law | ||
B11E | Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete | ||
B25F | Entry of change of name and/or headquarter and transfer of application, patent and certif. of addition of invention: change of name on requirement |
Owner name: MOGIVET FARMACEUTICA LTDA. (BR/SP) Free format text: A FIM DE ATENDER A(S) ALTERACAO(OES) DE NOME REQUERIDA(S) ATRAVES DAS PETICOES NO 860140189715, DE 13/11/2014, NO 20140034082, DE 17/11/2014, E NO 860140192137, DE 18/11/2014, E NECESSARIO ESCLARECER DIVERGENCIA ENTRE O DEPOSITANTE E O INTERESSADO. |
|
B12C | Appeal: appeal against dismissal | ||
B25D | Requested change of name of applicant approved |
Owner name: MOGIVET FARMACEUTICA S.A. (BR/SP) |
|
B25D | Requested change of name of applicant approved |
Owner name: BIMEDA-MOGIVET FARMACEUTICA S.A. (BR/SP) |
|
B25D | Requested change of name of applicant approved |
Owner name: BIMEDA BRASIL S.A. (BR/SP) |
|
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure | ||
B11B | Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements |