BRPI1000552A2 - unidade de acionamento para um aparelho de perfuração e construção - Google Patents

unidade de acionamento para um aparelho de perfuração e construção Download PDF

Info

Publication number
BRPI1000552A2
BRPI1000552A2 BRPI1000552-8A BRPI1000552A BRPI1000552A2 BR PI1000552 A2 BRPI1000552 A2 BR PI1000552A2 BR PI1000552 A BRPI1000552 A BR PI1000552A BR PI1000552 A2 BRPI1000552 A2 BR PI1000552A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pivot
drive unit
carriage
pivoting
drilling
Prior art date
Application number
BRPI1000552-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Rudolf Poeckl
Original Assignee
Bauer Maschinen Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bauer Maschinen Gmbh filed Critical Bauer Maschinen Gmbh
Publication of BRPI1000552A2 publication Critical patent/BRPI1000552A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B3/00Rotary drilling
    • E21B3/02Surface drives for rotary drilling
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B7/00Special methods or apparatus for drilling
    • E21B7/02Drilling rigs characterised by means for land transport with their own drive, e.g. skid mounting or wheel mounting

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)

Abstract

UNIDADE DE ACIONAMENTO PARA UM APARELHO DE PERFURAçãO E CONSTRUçãO. A presente invenção refere-se a uma unidade de acionamento para um aparelho de perfuração ou construção com um mastro. A unidade de acionamento abrange um carro, que é deslocável ao longo do mastro, e um acionamento de perfuração para acionamento de uma sonda, que fica disposto no carro. O carro apresenta uma parte inferior de carro, que é deslocável ao longo do mastro, e uma parte superior de carro, na qual está disposto um acionamento de perfuração. A parte superior de carro é pivotávelrelativamente à parte inferior de carro em torno de dois eixos de pivotamento, que se estendem em um ângulo entre si.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "UNIDADE DEACIONAMENTO PARA UM APARELHO DE PERFURAÇÃO E CONSTRUÇÃO".
A presente invenção refere-se a uma unidade de acionamentopara um aparelho de perfuração e construção com um mastro segundo opreâmbulo da reivindicação 1.
Uma unidade acionamento desse tipo apresenta um carro, que édeslocável ao longo do mastro do aparelho de perfuração e construção, eum acionamento de perfuração para acionamento de uma sonda. O aciona-mento de perfuração está disposto no carro.
Essas unidades de acionamento são conhecidas e aplicadas emuma pluralidade de aparelhos para furar e para construção com um mastroou poste ("Mákler"). Tais aparelhos de perfuração são conhecidos por e-xemplo, da EP 0 525 186 A1 ou da US 4.800.968. A unidade de acionamen-to está disposta deslocável no mastro, que pode ser também uma assimchamada "lafette", e é deslocável em sua direção axial. Para execução porexemplo, de perfurações em terra, a unidade de acionamento apresenta umacionamento de perfuração, com que uma sonda pode ser acionada em ro-tação. Pela deslocabilidade axial da unidade de acionamento ao longo domastro a sonda pode ser avançada em direção de perfuração e, após a per-furação, puxada de volta do furo broqueado.
Especialmente para produção de perfurações profundas, comosão necessárias por exemplo, na área da geotermia, a sonda é comple-mentada ou prolongada sucessivamente por outros tiros de sonda, paraassim se atingir a profundidade de perfuração desejada. Para tanto, apósatingimento de uma profundidade de perfuração máxima, com um tiro desonda a sonda é solta da unidade de ativação, a unidade de ativação é re-movida ao longo do mastro do furo broqueado, um outro tiro de sonda éunido com o acionamento de perfuração e o tiro de sonda que se encontrano furo broqueado.
Com aparelhos de perfuração e construção conhecidos, a pro-dução de perfurações por meio de tiros de sonda é relativamente dispen-diosa. Além disso, a manutenção de unidades de acionamento é freqüente-mente intensiva em tempo e custos.
A invenção tem por objetivo aperfeiçoar uma unidade de acio-namento para um aparelho de perfuração ou construção e um corresponden-te aparelho de perfuração ou construção de tal maneira que a unidade deacionamento seja de manutenção da maneira mais simples possível e equi-pada com uma sonda.
O objetivo é alcançado, segundo a invenção, por uma unidadede acionamento com as características da reivindicação 1 e por um aparelhode perfuração ou construção com as características da reivindicação 11.Formas de execução preferidas da invenção estão indicadas nas reivindica-ções dependentes.
A unidade de acionamento segundo a invenção é caracterizadapelo fato de que o carro apresenta uma parte inferior de carro, que é deslo-cável ao longo do mastro, o carro apresenta ainda uma parte superior decarro, na qual está disposto o acionamento de perfuração, e a parte superiorde carro é pivotável relativamente à parte inferior de carro em torno de doiseixos de pivotamento, que se estendem a um ângulo entre si.
Uma idéia básica da invenção reside em que a unidade de acio-namento, especialmente para fins de manutenção e para equipagem comuma sonda, é executada dobrável. É então especialmente previsto que oacionamento de perfuração seja dobrável relativamente à parte inferior decarro e assim relativamente ao mastro de um aparelho de perfuração ouconstrução. O acionamento de perfuração é assim melhor acessível, o que,de um lado, aumenta a facilidade de manutenção e, de outro lado, possibilitaum equipagem mais simples com uma sonda.
Uma outra idéia básica da invenção reside em executar o mastropivotável ou dobrável de maneira dupla relativamente à parte inferior de car-ro e, assim, relativamente ao mastro. A parte superior de carro, na qual oacionamento de perfuração está disposto, pode ser pivotado em duas dire-ções, portanto em torno de dois eixos de pivotamento distintos, com relaçãoà parte inferior de carro. Com isso, a parte superior do carro com o aciona-mento de perfuração segundo a finalidade pode ser opcionalmente pivotadaem uma primeira ou em uma segunda direção.
Segundo a invenção, é especialmente preferível que os eixos depivotamento se estendam essencialmente e perpendicularmente entre si eapresentem um ponto de interseção. A parte superior de carro com o acio-namento de perfuração pode então ser dobrada relativamente à parte inferiorde carro em torno de um primeiro eixo de pivotamento e em torno de um se-gundo eixo de pivotamento, que se estende essencialmente perpendicularao primeiro eixo de pivotamento.
De preferência, a parte superior de carro pode ser dobrada porrotação em torno do primeiro eixo de pivotamento para uma primeira posiçãode pivotamento lateral e por rotação em torno do segundo eixo de pivota-mento para uma segunda posição de pivotamento superior ou inferior.
Por uma posição de pivotamento lateral se entende especial-mente uma posição, em que a parte superior de carro é pivotada em tornode um eixo longitudinal da unidade de acionamento ou do acionamento deperfuração, que se estende paralelamente a um eixo longitudinal do mastro.A posição de pivotamento lateral serve especialmente à equipagem maisfácil do acionamento de perfuração com uma base de perfuração. Na posi-ção de pivotamento lateral, o acionamento de perfuração deslocamento late-ralmente e disposto paralelamente a sua posição operacional e, assim, me-lhor acessível. Um eixo longitudinal do acionamento de perfuração se encon-tra assim deslocamento com relação a um eixo longitudinal do furo broquea-do a ser produzido. Nessa posição pode então, por exemplo, por meio de ummanipulador, de maneira simples, ser unida uma sonda com o acionamentode perfuração.
Por uma posição de pivotamento superior ou inferior se entendeespecialmente uma posição, em que a parte superior de carro está pivotadaem torno de um eixo transversal da unidade de acionamento, que se esten-de transversalmente ao eixo longitudinal do acionamento de perfuração. Oprimeiro e o segundo eixos de pivotamento se estendem essencialmenteentre parte superior de carro e parte inferior de carro.Uma outra forma de execução preferida da invenção é caracteri-zada pelo fato de que está previsto um dispositivo de pivotamento para opivotamento ativo da parte superior de carro com relação à parte inferior decarro. É especialmente preferível que esteja previsto um único dispositivo depivotamento tanto para o pivotamento em torno do primeiro eixo de pivota-mento como também para pivotamento em torno do segundo eixo de pivo-tamento. Em comparação com vários dispositivos de pivotamento podemassim ser reduzidos os custos de fabricação e manutenção.
Em uma forma de execução preferida, o dispositivo de pivota-mento abrange um cilindro de ajuste. O cilindro de ajuste está unido, de umlado, com a parte inferior de carro e, de outro lado, com a parte superior decarro e é acionado de preferência hidraulicamente e/ou eletricamente. O ci-lindro de ajuste apresenta, de preferência, um corpo de cilindro e um êmbolode curso nele axialmente móvel. Por deslocamento do êmbolo de curso parafora do corpo de cilindro pode ser pivotada a parte superior de carro e assimdobrada a unidade de acionamento. Por deslocamento para dentro do êmbo-lo de curso a unidade de acionamento é transposta para uma posição ope-racional não pivotada.
Especialmente para se poder produzir por meio do dispositivo depivotamento um pivotamento em torno de dois eixos de pivotamento distin-tos, é preferível que o dispositivo de pivotamento esteja unido articulada-mente com a parte superior de carro e/ou a parte inferior de carro. É entãoespecialmente preferível que o dispositivo de pivotamento esteja articuladoao menos à parte superior de carro ou à parte inferior de carro por uma uni-ão de articulação de esfera.
Uma forma de construção especialmente compacta da unidadede acionamento é alcançada quando o dispositivo de pivotamento fica dis-posto entre a parte inferior de carro e a parte superior de carro. Com isso seobtém ainda a vantagem de que o dispositivo de pivotamento é ainda aloja-do amplamente protegido na posição operacional, em que a parte superiorde carro está alinhada essencialmente paralela e não pivotada com relaçãoà parte inferior de carro. De preferência, para tanto, na parte inferior de carroe/ou na parte superior de carro está previsto um compartimento de aloja-mento para o dispositivo de pivotamento.
Para possibilitar o pivotamento da parte superior de carro emtorno de dois eixos de pivotamento distintos é preferível que a parte superiorde carro esteja unida por ao menos duas articulações giratórias soltáveis àparte inferior de carro, sendo que uma primeira articulação giratória soltávelestá disposta no primeiro eixo de pivotamento e uma segunda articulaçãogiratória soltável está disposta no segundo eixo de pivotamento. Por umaarticulação giratória soltável se entende especialmente uma articulação, emque a união articulada dos componentes a serem unidos, portanto parte su-perior de carro e parte inferior de carro, é produzida e pode ser suspensa ousolta. Na posição solta, a parte superior de carro pode ser girada em tornoda respectivamente outra articulação giratório - então fechada.
Para uma abertura ou fechamento mais simples e mais confortá-vel das articulações giratórias é previsto, vantajosamente, um dispositivo defechamento para soltar e/ou fechar ao menos uma articulação giratória sol-tável. O dispositivo de fechamento pode, por exemplo, apresentar um cilin-dro de ajuste, que pode deslocar axialmente um pino de articulação de umaarticulação giratória, de modo que a união articulada pode ser solta ou fe-chada. O cilindro de ajuste ou dispositivo de fechamento é acionado hidrauli-camente e/ou eletricamente de preferência.
Para que a parte superior de carro fique sempre seguramentefixada à parte inferior de carro, as duas articulações giratórias não devemestar abertas simultaneamente. Para impedir uma tal abertura simultânea deduas articulações giratórias, de preferência é previsto um dispositivo de con-trole, que é preparado para manter ao menos uma das articulações girató-rias sempre fechada. O dispositivo de controle pode abranger uma uniãoativa mecânica e/ou eletrônica entre as articulações giratórias.
Uma unidade de acionamento especialmente simples pode serobtida pelo fato de que é prevista uma articulação dupla, que fica dispostana região do ponto de interseção de ambos os eixos de pivotamento e quepossibilita movimentos pivotantes em torno de ambos os eixos de pivota-mento. Assim, por exemplo, pode ser previsto prover respectivamente umaarticulação giratória soltável nos primeiro e segundo eixos de pivotamento edispô-la no ponto de interseção dos eixos de pivotamento da articulação du-pla. A articulação dupla está sempre fechada e forma tanto uma união articu-Iada adicionalmente para o pivotamento em torno do primeiro eixo de pivo-tamento como também uma ligação articulada adicional para o pivotamentoem torno do segundo eixo de pivotamento. A articulação dupla une, assim,duas articulações giratórias individuais.
O aparelho de perfuração ou construção é caracterizado, segun-do a invenção, pelo fato de que é prevista uma unidade de acionamento deacordo com uma das reivindicações 1 a 10.
No aparelho de perfuração ou construção é preferível que a par-te superior de carro seja pivotável com o acionamento de perfuração em for-no de um eixo longitudinal, que se estende paralelamente ao eixo Iongitudi-nal do mastro, e em torno de um eixo transversal, que se estende essenci-almente perpendicular ao eixo longitudinal. Quando do pivotamento da partesuperior de carro com relação à parte inferior de carro resulta entre a partesuperior de carro e a parte inferior de carro um compartimento de abertura.
No caso do pivotamento em torno do eixo longitudinal, o compartimento deabertura é aberto em uma direção lateral com relação ao mastro. Quando dopivotamento em torno do eixo transversal, o compartimento de abertura podeestar aberto basicamente em direção do furo broqueado a ser produzido ouna direção contrária. É especialmente preferível, no entanto, que a parte su-perior de carro possa ser de tal maneira pivotada que o compartimento deabertura fique aberto em direção do furo broqueado.
A invenção será mais descrita a seguir com base em um exem-plo de execução preferido, que está representada esquematicamente nosdesenhos em apenso. Nos desenhos mostram:
a Figura 1 - uma vista lateral de uma unidade de acionamentosegundo a invenção em uma posição operacional;
á Figura 2 - uma vista em perspectiva de uma unidade de acio-namento em uma primeira posição de pivotamento ea Figura 3 - uma vista em perspectiva de uma unidade de acio-namento em uma segunda posição de pivotamento.
Nas figuras 1 a 3, está representada uma unidade de aciona-mento 10 com uma parte inferior de carro 20 e uma parte superior de carro30. A parte inferior de carro 20 apresenta para deslizamento ao longo domastro de um aparelho de perfuração ou construção sapatas de guia ou gar-ras de guia 22. As garras de guia 22 estão dispostas em um lado traseiro daparte inferior de carro 20.
Em um lado superior da parte inferior de carro 20 se encontrauma parte superior de carro 30, que está articulada de modo giratório oubasculável à parte inferior de carro 20. Um acionamento de perfuração 40para o acionamento giratório de um tubo de perfuração está disposto na par-te superior de carro 30. O acionamento de perfuração 40 abrange um acio-namento de tubo externo 42 e um acionamento de tubo interno 44 para oacionamento giratório de um tubo externo ou tubo interno de uma sonda.Acionamento de tubo externo 42 e acionamento de tubo interno 44 podemser operados independentemente entre si. Para tanto, está respectivamenteprevisto um motor de acionamento próprio. O acionamento de tubo interno44 está guiado axialmente móvel sobre o lado superior da parte superior decarro 30 e deslocável por meio de cilindro de deslocamento 45 com relaçãoao acionamento de tubo externo 44.
A Figura 1 mostra a unidade de acionamento 10 em uma posi-ção operacional, que é prevista para a execução de uma operação de perfu-ração ou construção. Nessa posição operacional parte inferior de carro 20 eparte superior de carro 30 estão fixamente unidas entre si e alinhadas es-sencialmente paralelas entre si. Um eixo longitudinal do acionamento de per-furação 40 se encontra essencialmente paralelo a uma direção longitudinalde parte inferior de carro 20 e parte superior de carro 30. Com uma disposi-ção da unidade de acionamento 10 no mastro de um aparelho de perfuraçãoou construção, o eixo longitudinal do acionamento de perfuração 40 fica i-gualmente paralelo a um eixo longitudinal do mastro.
A parte superior de carro 30 é giratória ou basculável com rela-ção à parte inferior de carro 20 em torno de dois eixos de pivotamento distin-tos. Um primeiro eixo de pivotamento 12 se estende essencialmente paraleloa um eixo longitudinal da parte inferior de carro 20 e a um eixo longitudinaldo acionamento de perfuração 40. Um segundo eixo de pivotamento 14 seestende essencialmente perpendicular ao primeiro eixo de pivotamento 12em uma região inferior ou superior entre parte inferior de carro 20 e partesuperior de carro 30.
A Figura 2 mostra uma unidade de acionamento 10 em uma pri-meira posição de pivotamento lateral, em que a parte superior de carro 30 épivotada para uma posição lateral. A parte superior de carro 30 está entãopivotada com relação à posição operacional em torno do primeiro eixo depivotamento 12.
Para o pivotamento em torno do primeiro eixo de pivotamento12, a unidade de acionamento 10 apresenta uma primeira articulação girató-ria 60 e uma outra articulação giratória, que é executada como articulaçãodupla 70. A primeira articulação giratória 60 abrange uma primeira bucha demancai 64, que fica disposta na parte superior de carro, destacando-se damesma. A primeira articulação giratória 60 apresenta, ainda, uma segunda eterceira buchas de mancai 66, que estão fixamente executadas na parte infe-rior de carro 20. As buchas de mancai 64, 66 podem ser unidas entre si porum pino de mancai 68, de modo que a parte superior de carro 30 fica pen-dente móvel em rotação na parte inferior de carro 20.
A articulação dupla 70 apresenta um pino de mancai coaxial aopino de mancai 68 da primeira articulação giratória 60, em que a parte supe-rior de carro 30 fica pendente igualmente móvel em rotação por uma buchade mancai dupla 72.
A Figura 3 mostra a unidade de acionamento 10 em uma segun-da posição de pivotamento, em que a parte superior de carro 30 está pivota-da em torno do segundo eixo de pivotamento 14 com relação à parte inferiorde carro 20. A parte superior de carro 30 pode então ser levada a uma posi-ção de basculamento pivotada para baixo ou para cima.
Para o pivotamento da parte superior de carro 30 com relação àparte inferior de carro 20 em torno do segundo eixo de pivotamento 14, estáprevista uma segunda articulação giratória 62, que de maneira correspon-dente à primeira articulação giratória 60 abrange três buchas de mancai 64,66 e um pino de mancai 68. O pino de mancai 68 da segunda articulaçãogiratória 62 está disposto em ângulo reto para com o pino de mancai 68 daprimeira articulação giratória 60. A articulação dupla 70 serve como segundaunião articulada e apresenta para tanto um segundo pino de mancai 76, quepode ser alinhado coaxialmente ao pino de mancai 68 da segunda articula-ção giratória 62.
Entre a parte inferior de carro 20 e a parte superior de carro 30está previsto um dispositivo de pivotamento 50. O dispositivo de pivotamento50 apresenta um cilindro de ajuste com um corpo de cilindro 52 e um êmbolode curso 54. O êmbolo de curso 54 está articulado por uma articulação deesfera 56 à parte superior de carro 30. O corpo de cilindro 52 está unido coma parte inferior de carro 20 igualmente pivotável em três direções espaciais.
A primeira articulação giratória 60 e a segunda articulação gira-tória 62 são fecháveis e soltáveis. Para tanto, o pino de mancai 68 é axial-mente deslocável e assim engatável e desengatável ao menos da primeirabucha de mancai 64, de modo que com isso a união articulada entre parteinferior de carro 20 e parte superior de carro 30 pode ser fechada e solta. Ospinos de mancai 68 são ativáveis por meio de um dispositivo de fechamento80, sendo que o dispositivo de fechamento 80 abrange de preferência umcilindro de ajuste. O cilindro de ajuste apresenta um corpo de cilindro 82 eum êmbolo de curso 84. Por entrada e saída do êmbolo de curso 84 o pinode mancai 80 pode ser axialmente deslocado.
A articulação dupla 70 está sempre fechada, sendo que opcio-nalmente ou simultaneamente é possibilitado um pivotamento em torno doprimeiro eixo de pivotamento 12 e do segundo eixo de pivotamento 14.
Pela união articulada do dispositivo de pivotamento 50 com aparte inferior de carro 20 e a parte superior de carro 30, por meio de um úni-co dispositivo de pivotamento pode ser obtido um pivotamento tanto em tor-no do primeiro eixo de pivotamento 12 como também em torno do segundoeixo de pivotamento 14, dependendo de qual das articulações giratórias 60,62 está aberta. Estando a primeira articulação giratória 60 fechada e a se-gunda articulação giratória 62 aberta, então pelo deslocamento para fora dodispositivo de pivotamento 50 ocorre um pivotamento da parte superior decarro 30 em torno do primeiro eixo de pivotamento 12. Estando a primeiraarticulação giratória 60 aberta e a segunda articulação giratória 62 fechada,então pelo deslocamento para fora do dispositivo de pivotamento 50 ocorreum pivotamento da parte superior de carro 30 em torno do segundo eixo depivotamento 14.
O dispositivo de pivotamento 50 está montado em direção axialdo dispositivo de acionamento 10, portanto em direção de um trajeto de des-locamento da unidade de acionamento ao longo do mastro de um aparelhode perfuração ou construção. Na posição operacional da unidade de acio-namento 10, o dispositivo de pivotamento 50 está disposto aproximadamen-te paralelo ao eixo longitudinal da parte inferior de carro 20 e do acionamen-to de perfuração 40 entre parte inferior de carro 20 e parte superior de carro30. Na primeira posição de pivotamento (Figura 2), o dispositivo de pivota-mento 50 está disposto em alinhamento aproximadamente diagonal entreparte inferior de carro 20 e parte superior de carro 30. Na segunda posiçãode pivotamento (Figura 3), o dispositivo de pivotamento 50 se encontra emum plano perpendicular ao segundo eixo de pivotamento 14.
Para alojamento o dispositivo de pivotamento 50 na posição o-peracional está formado na parte inferior de carro 20 um primeiro comparti-mento de alojamento 24. Correspondentemente, na parte superior de carro30 está previsto um segundo compartimento de alojamento 34. Os pontos dearticulação do dispositivo de pivotamento 50 se encontram respectivamentena região dos compartimentos de alojamento 24, 34. Para alojamento daarticulação de esfera 56 está disposta na parte superior de carro 30 umaplaca de alojamento 36 inclinada aproximadamente no lado extremo no se-gundo compartimento de alojamento 34.
Para se poder unir a parte superior de carro 30 na posição ope-racional fixamente com a parte inferior de carro 20, ao lado das articulaçõesgiratórias 60, 62 e da articulação dupla 70 está previsto um fecho 90. O fe-cho 90 está estruturado essencialmente como a primeira articulação giratória60 e apresenta, igualmente, buchas de mancai 64, 66 e um pino de mancai68, com que pode ser unida uma primeira bucha de mancai 64 com uma se-gunda e uma terceira bucha de mancai 66. Na posição operacional, a partesuperior de carro 30 está fixamente unida por ambas as articulações girató-rias 60, 62, a articulação dupla 70 e o fecho 90, com a parte inferior de carro20. Na primeira posição de pivotamento, o fecho 90 e a segunda articulaçãogiratória 62 estão abertos, enquanto que na segunda posição de pivotamen-to o fecho 90 e a primeira articulação giratória 60 estão abertos.
No total, com a invenção é disponibilizada uma unidade de acio-namento, que pode ser equipada de modo simples e confortável com umasonda e é executada para montagem de elementos estruturais, como son-das térmicas, etc. na sonda. O acionamento de perfuração para a equipa-mento com os elementos estruturais pode ser dobrado para uma posiçãode pivotamento lateral e para uma posição de pivotamento basculada parabaixo ou para cima para equipagem com os elementos de sonda.

Claims (11)

1. Unidade de acionamento para um aparelho de perfuração ouconstrução com um mastro, com- um carro, que é deslocável ao longo do mastro,- e um acionamento de perfuração (40) para acionamento deuma sonda, que fica disposto no carro,caracterizada pelo fato de que- o carro apresenta uma parte inferior de carro (20), que é des-locável ao longo do mastro,- o carro apresenta uma parte superior de carro (30), na qual es-tá disposto um acionamento de perfuração (40), e- a parte superior de carro (30) é pivotável relativamente à parteinferior de carro (20) em torno de dois eixos de pivotamento (12, 14), que seestendem em um ângulo entre si.
2. Unidade de acionamento, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que os eixos de pivotamento (12, 14) se estendemessencialmente perpendicularmente entre si e apresentam um ponto de in-terseção.
3. Unidade de acionamento, de acordo com uma das reivindica-ções 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que está previstos um dispositivo depivotamento (50) para o pivotamento ativo da parte superior de carro (30)com relação à parte inferior de carro (20).
4. Unidade de acionamento, de acordo com a reivindicação 3,caracterizada pelo fato de que o dispositivo de pivotamento (50) abrange umcilindro de ajuste.
5. Unidade de acionamento, de acordo com a reivindicação 3 ou-4, caracterizada pelo fato de que o dispositivo de pivotamento (50) está uni-do articuladamente com a parte superior de carro (30) e/ou a parte inferiorde carro (20).
6. Unidade de acionamento, de acordo com uma das reivindica-ções 3 a 5, caracterizada pelo fato de que o dispositivo de pivotamento(50) está disposto entre a parte inferior de carro (20) e a parte superior decarro (30).
7. Unidade de acionamento, de acordo com uma das reivindica-ções 1 a 6, caracterizada pelo fato de que a parte superior de carro (30) estáunida por ao menos duas articulações giratórias (60, 62) soltáveis à parteinferior de carro (20), sendo que uma primeira articulação giratória (60) sol-tável está disposta no primeiro eixo de pivotamento (12) e uma segunda arti-culação giratória (62) soltável está disposta no segundo eixo de pivotamento(14).
8. Unidade de acionamento, de acordo com a reivindicação 7,caracterizada pelo fato de que é previsto um dispositivo de fechamento (80)para soltar e/ou fechar ao menos uma articulação giratória (60, 62) soltável.
9. Unidade de acionamento, de acordo com reivindicação 7 ou 8, caracterizada pelo fato de que é previsto um dispositivo de controle, que épreparado para manter ao menos uma das articulações giratórias (60, 62)sempre fechada.
10. Unidade de acionamento, de acordo com uma das reivindi-cações 1 a 9, caracterizada pelo fato de que é prevista uma articulação du-pla (70), que fica disposta na região do ponto de interseção de ambos oseixos de pivotamento (12, 14) e que possibilita movimentos pivotantes emtorno de ambos os eixos de pivotamento (12, 14).
11. Aparelho de perfuração ou construção com um mastro, ca-racterizado pelo fato de que está prevista uma unidade de acionamento (10)de acordo com uma das reivindicações 1 a 10.
BRPI1000552-8A 2009-04-03 2010-03-10 unidade de acionamento para um aparelho de perfuração e construção BRPI1000552A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP09004987A EP2236733B1 (de) 2009-04-03 2009-04-03 Antriebseinheit für ein Bohr- oder Baugerät

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1000552A2 true BRPI1000552A2 (pt) 2011-03-22

Family

ID=40973556

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1000552-8A BRPI1000552A2 (pt) 2009-04-03 2010-03-10 unidade de acionamento para um aparelho de perfuração e construção

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2236733B1 (pt)
CN (1) CN101858197A (pt)
AT (1) ATE521784T1 (pt)
BR (1) BRPI1000552A2 (pt)
ES (1) ES2369978T3 (pt)
PL (1) PL2236733T3 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2023000911A1 (zh) * 2021-07-22 2023-01-26 上海远洲管业科技股份有限公司 一种用于消防自动喷水灭火系统的塑料承插式喷淋头

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT201700057718A1 (it) * 2017-05-26 2018-11-26 Enrico Iacopini Macchina di perforazione a doppia testa

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR92130E (fr) * 1966-06-30 1968-09-27 Benoto Sa Appareil permettant de transformer une foreuse, d'un type quelconque, en foreuse rotative
US4262754A (en) * 1979-05-15 1981-04-21 Southern Iowa Manufacturing Co. Rotary drilling device with pivoting drill head assembly
CN1008382B (zh) * 1984-11-08 1990-06-13 林明鸾 打桩、拔桩和/或钻孔机
DE3625577A1 (de) * 1985-09-26 1987-03-26 Heinrich Rudolf Wolf Kleinbohrgeraet
US4800968A (en) 1987-09-22 1989-01-31 Triten Corporation Well apparatus with tubular elevator tilt and indexing apparatus and methods of their use
EP0525186A4 (en) 1990-04-03 1994-11-09 Komatsu Mfg Co Ltd Rock bed excavator
CN2089070U (zh) * 1991-01-19 1991-11-20 河南省煤炭科学研究所 小型探水钻
CN2316456Y (zh) * 1997-12-29 1999-04-28 任维华 悬臂式金刚石钻头矿用钻机
EP1165932A1 (en) * 1999-03-15 2002-01-02 Knebel Drilling A/S Drilling rig with pipe handling means
US7320374B2 (en) * 2004-06-07 2008-01-22 Varco I/P, Inc. Wellbore top drive systems

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2023000911A1 (zh) * 2021-07-22 2023-01-26 上海远洲管业科技股份有限公司 一种用于消防自动喷水灭火系统的塑料承插式喷淋头

Also Published As

Publication number Publication date
EP2236733B1 (de) 2011-08-24
PL2236733T3 (pl) 2012-07-31
ATE521784T1 (de) 2011-09-15
CN101858197A (zh) 2010-10-13
ES2369978T3 (es) 2011-12-09
EP2236733A1 (de) 2010-10-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2313650C2 (ru) Строительная машина
US4023449A (en) Tool for connecting and disconnecting well pipe
US8418954B2 (en) Spoiler deployment mechanism
ES2368599T3 (es) Aparato para trabajos de construcción con mastil pivotante.
CN110127033A (zh) 用于致动飞行器的机翼的可折叠机翼尖端部分的致动单元
ES2546947T3 (es) Accionamiento de puerta
BR102017002748A2 (pt) Breaking tool assembly for a drilling equipment and drilling equipment
CN112343507A (zh) 一种凿岩钻机
CN102003143A (zh) 集成驱动的多方位液压凿岩钻机
US6394917B1 (en) Goal post with adjustable components
RU2010150118A (ru) Устройство для заглубления фундаментных приспособлений и/или труб и/или земляных буров в грунт, используемое в качестве навесного орудия на стреле строительной машины
US20060096941A1 (en) Construction device comprising a mast having a pivotable deflecting device
BRPI1000552A2 (pt) unidade de acionamento para um aparelho de perfuração e construção
CN107002382B (zh) 挖掘机臂、包括这种挖掘机臂的挖掘机悬臂构件和包括这种挖掘机悬臂构件的挖掘机
BRPI0614789A2 (pt) fecho para o travamento multiponto, de portas ou partes de paredes em caixas ou armários
KR20180019837A (ko) 소형 시추기
BR112015012833B1 (pt) Guindaste
US20110247880A1 (en) Alignment assembly, drilling systems and methods
CN109915033B (zh) 一种煤矿用钻机机架多方位全工况调节机构
RU2312965C2 (ru) Строительная машина
CN112593935A (zh) 一种多自由度的凿岩机械臂及凿岩机
CN113006713B (zh) 一种双连杆钻杆拾取机械手
JP2813144B2 (ja) 施工機用ロッド振れ止め装置
CN210598809U (zh) 一种工程钻机主臂左右偏摆机构
CN206942665U (zh) 一种便携式岩土钻孔机

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: PRAKLA BOHRTECHNIK GMBH (DE)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2260 DE 29/04/2014.