BRPI0922693A2 - uso de processamento de alta pressão para ajudar na remoção de pelos ou de penas de carcaças/peles de animais - Google Patents

uso de processamento de alta pressão para ajudar na remoção de pelos ou de penas de carcaças/peles de animais Download PDF

Info

Publication number
BRPI0922693A2
BRPI0922693A2 BRPI0922693-1A BRPI0922693A BRPI0922693A2 BR PI0922693 A2 BRPI0922693 A2 BR PI0922693A2 BR PI0922693 A BRPI0922693 A BR PI0922693A BR PI0922693 A2 BRPI0922693 A2 BR PI0922693A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
carcass
high pressure
mpa
processing
pressure
Prior art date
Application number
BRPI0922693-1A
Other languages
English (en)
Inventor
John William SUMMERFIELD
Nathan Ryan SMIT
Jerry Earl CANNON
Original Assignee
Hormel Foods Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hormel Foods Corporation filed Critical Hormel Foods Corporation
Publication of BRPI0922693A2 publication Critical patent/BRPI0922693A2/pt
Publication of BRPI0922693B1 publication Critical patent/BRPI0922693B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22BSLAUGHTERING
    • A22B5/00Accessories for use during or after slaughtering
    • A22B5/08Scalding; Scraping; Dehairing; Singeing
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22BSLAUGHTERING
    • A22B5/00Accessories for use during or after slaughtering
    • A22B5/0017Apparatus for cutting, dividing or deboning carcasses
    • A22B5/0058Removing feet or hooves from carcasses
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/04Scalding, singeing, waxing, or dewaxing poultry

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Treatment And Processing Of Natural Fur Or Leather (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Processing Of Solid Wastes (AREA)
  • Cleaning In General (AREA)

Abstract

USO DE PROCESSAMENTO DE ALTA PRESSÃO PARA AJUDAR NA REMOÇÃO DE PELOS OU DE PENAS DE CARCAÇAS/PELES DE ANIMAIS. A presente invenção refere-se ao processamento à alta pressão para remover as partes externas da carcaça de uma carcaça de animal. A carcaça de animal é sujeita a pressões de 50 PMa ou maiores para soltar as partes externas da carcaças de animais sujeitando-se as mesmas a pressão de desde 10 até 50 PMa.

Description

] Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "USO DE . PROCESSAMENTO DE ALTA PRESSÃO PARA AJUDAR NA REMOÇÃO DE PELOS OU DE PENAS DE CARCAÇAS/PELES DE ANIMAIS". Antecedentes da Invenção Campodalnvenção A presente invenção refere-se à remoção de pelos, de penas, de dedos sem utilidade e de unhas das patas de porcos, perus, boi e de carca- ças/peles de outros animais usando-se processamento de alta pressão. O uso de processamento de alta pressão solta os folículos dos pelos, as pe- nas,as unhas das patas e as patas sem utilidade até o ponto em que é ne- cessária menor ação mecânica para remover pelos, penas, dedos sem utili- ! dade e unhas das patas de carcaça de animais. "o Descrição da Técnica Anterior . A remoção de pelos, penas e de unhas das patas é necessária nainstalação de embalagem de carne atualmente por numerosas razões:
1. Redução da contaminação fecal e da sujeira.
2. Redução de patógenos contidos no alimento tais como Sal- monella e E. coli.
3. Requerido por USDA — FSIS.
4. Requerido para processamento adicional das peles. Atualmente a maioria das instalações de embalagem de porcos e de perus usam alguma forma de tanque de "escaldagem" para ajudar na remoção de pelos, penas e unhas. Os processos típicos são primeiro abalar e sangrar o animal. O animal é então colocado em um tanque de escalda- gemcomáguaa57- 63ºC (135 145ºF) durante 5 - 7 minutos, isto ajuda a soltar os pelos ou as penas. A temperatura de água para escaldagem pode variar, dependendo do animal. O animal então passa através de uma máqui- na para retirada dos pelos que "bate" nos pelos, nas unhas e nos dedos sem utilidade do animal. O animal então é lavado e enviado através de um apare- —lhode "marcar a fogo" e "polidores" para remover algum pelo remanescente. O aparelho para marcar a fogo possui chamas que eliminam os pelos por combustão e os polidores são chicotes de plástico que removem mecanica-
í mente os pelos. Mesmo com todos estes processos estabelecidos, a remo- ção dos pelos é frequentemente incompleta. A pele então precisa ser remo- vida da carcaça em locais onde o pelo permanece.
Com o boi, pode ser realizada uma operação de descascamento ede remoção dos pelos antes ou depois da operação de descascamento, tanto na técnica anterior como na presente invenção.
A remoção dos pelos pode ser diferente no mesmo tipo de ani- mal. Por exemplo, é tipicamente mais difícil remover os pelos dos porcos de pelo escuro do que dos porcos com pelos brancos. A estação do ano tam- bém afeta a remoção dos pelos; outono e primavera são as estações em que se torna mais difícil remover os pelos das carcaças de porco.
A maioria dos processadores de carne luta com a remoção de pelos e de penas das carcaças. As temperaturas mais altas que são usadas : nos tanques de escaldagem podem ser prejudiciais para a qualidade da pele edacarne. Se a temperatura do tanque de escaldagem for demasiadamente alta ou se o animal for mantido no tanque de escaldagem durante um perío- do de tempo demasiadamente longo, a pele pode ser queimada até o ponto em que ela não possa mais ser usada para couro. As temperaturas mais altas ou os tempos mais longos no tanque de escaldagem também pode co- zinhara carne na carcaça e/ou acelerar as reações glicolíticas pós-morte que provocam um impacto negativo na qualidade do músculo.
Sumário da Invenção Em uma modalidade, a invenção é um método de remoção de partes externas da carcaça de uma carcaça de um animal. O método inclui — colocar uma carcaça de um animal em um recipiente para processamento a alta pressão. A carcaça do animal é sujeita a uma pressão maior do que 50 MPa, em que as partes externas da carcaça são soltas da carcaça. A carca- ça do animal é removida do recipiente para processamento a alta pressão e é aplicada uma força às partes externas da carcaça para remover as partes externas da carcaça da carcaça do animal.
Em outra modalidade, a invenção é um processo para a remo- ção de penas de uma carcaça de galináceo. O método inclui colocar a car-
' caça de galináceo em um recipiente para processamento a alta pressão. À . carcaça de galináceo é sujeita a uma pressão maior do que 50 MPa, em que as penas são soltas da carcaça. A carcaça de galináceo é removida do reci- piente para processamento a alta pressão e uma força é aplicada às penas pararemover as penas da carcaça.
Em outra modalidade, a invenção é um processo de remoção de pelos de uma carcaça de boi. O processo inclui colocar a carcaça de boi em um recipiente para processamento a alta pressão. A carcaça de boi é sujeita a uma pressão maior do que 50 MPa, sendo que os pelos são soltos da car- caça A carcaça de boi é removida do recipiente para processamento a alta pressão e uma força é aplicada aos pelos para removê-los da carcaça. ' Em outra modalidade, a invenção é um método de remoção de pelos de uma carcaça de porco. O método inclui colocar a carcaça de porco . em um recipiente para processamento a alta pressão. A carcaça de porco é sujeita a uma pressão maior do que 50 MPa, sendo que os pelos são soltos da carcaça. A carcaça de porco é removida do recipiente para processamen- to a alta pressão e uma força é aplicada aos pelos para removê-los da car- caça.
Em outra modalidade, a invenção é um método de remoção de unhas das patasde uma carcaça de porco. O método inclui colocar a carca- ça de porco em um recipiente para processamento a alta pressão. A carcaça de porco é sujeita a uma pressão maior do que 50 MPa, sendo que as unhas das patas são soltas da carcaça. A carcaça de porco é removida do recipien- te para processamento a alta pressão e uma força é aplicada às unhas das patas pararemover as unhas das patas da carcaça.
Finalmente, em outra modalidade, a invenção é um método de reforçar a pele de uma carcaça de animal. O método inclui colocar uma car- caça de animal em um recipiente para processamento a alta pressão. A car- caça de animal é sujeita a uma pressão de 10 MPa a 50 MPa. A carcaça de —animalé removida do recipiente para processamento a alta pressão, em que a pele das carcaças de animal é reforçada.
Breve Descrição dos Desenhos
: A figura 1 é uma representação gráfica dos resultados do exem- R plo 1; a figura 2 é uma representação gráfica dos resultados do exem- plo 2; a figura 3 é uma representação gráfica dos resultados do exem- plo 3; a figura 4 é uma representação gráfica dos resultados do exem- plo 4; a figura 5 é uma representação gráfica dos resultados do exem- plo5; a figura 6 é uma representação gráfica dos resultados do exem- | plo 6; a figura 7 é uma representação gráfica dos resultados do exem- e plo 7; a figura 8 é uma representação gráfica dos resultados do exem- plo 8; a figura 9 é uma representação gráfica dos resultados do exem- plo 9; a figura 10 é uma representação gráfica dos resultados do e- xemplo10; a figura 11 é uma representação gráfica dos resultados do e- xemplo 11 e a figura 12 é uma representação gráfica dos resultados do e- xemplo 12. Descrição Detalhada de uma Modalidade Preferida A presente invenção utiliza processamento à alta pressão para soltar os pelos, as penas, as unhas das patas ou os dedos sem utilidade (co- letivamente citados como partes externas da carcaça) de uma carcaça ou de uma pele em que as partes externas da carcaça podem ser mais facilmente — removidas completamente da raiz.
A carcaça pode ser de porco, de boi, de peru, de galinha ou de outro animal que seja utilizado para carne ou para a sua pele.
É importante remover as partes externas da carcaça de um animal
. antes de um processamento adicional em uma instalação para processa- : mento de carne. A remoção de pelos ajuda na limpeza dos animais e ajuda a minimizar o potencial para crescimento microbiano durante o processamento posterior do animal.
Sabe-se que a água morna solta permanentemente os pelos, as unhas das patas, os dedos sem utilidade e as penas das carcaças. Também foi descoberto que o processamento a alta pressão também resulta na soltu- ra dos pelos, das unhas das patas, dos dedos sem utilidade e das penas das carcaças. A presente invenção pode utilizar qualquer aparelho adequado que possa ser utilizado para fornecer processamento a alta pressão (HPP). Um exemplo de tal aparelho é um NC Hyperbaric Wave 300.
A presente invenção provê a remoção de partes externas de carcaça de uma carcaça de animal colocando a carcaça de animal em um - recipiente para processamento a alta pressão. Durante o processo, é um procedimento padronizado introduzir água no recipiente para completar o volume do recipiente antes de aplicação da alta pressão. A carcaça de ani- mal é então sujeita a uma alta pressão durante um determinado período de tempo. A alta pressão e o período de tempo serão discutidos com mais deta- lhe aqui a seguir. O fato de se sujeitar a carcaça de animal à alta pressão no recipiente para processamento a alta pressão solta as partes externas da carcaça. A carcaça de animal é então removida do recipiente para proces- samento a alta pressão e a carcaça é então ainda processada para remover as partes externas da carcaça. Isto pode ser realizado por meios bem co- nhecidos na técnica, tal como o uso de uma máquina de eliminação de pelos —oude um polidor. Ainda assim, devia ser observado que em todos os exem- plos apresentados a seguir, as partes externas da carcaça eram removidas manualmente para se obter uma medida da força necessária para remover as partes externas da carcaça. Devia ser entendido que uma versão meca- nizada seria tipicamente usada durante a produção. Além disso, é conside- —rado que quando o relatório descritivo descreve que uma carcaça de animal é sujeita a HPP, entende-se que isto também inclui se um animal é descas- cado e então sujeito a HPP. Portanto, "carcaça de animal", quando usado
' nas reivindicações, também se refere à pele proveniente de carcaças de a- . nimais.
Exemplo 1 No primeiro exemplo, foram processados dois conjuntos de ore- lhasem par. Foram necessárias três medidas da força para remover os pe- los da pele por orelha. Para as orelhas de controle, o teste foi conduzido à temperatura ambiente e não houve escaldagem nem processamento adicio- nal. Para as orelhas do teste, as orelhas foram sujeitas a uma pressão de 225 MPa (megapascal) durante 60 segundos. A água que foi utilizada no recipiente do equipamento de processamento a alta pressão estava a 4,4ºC (40ºF). Como pode ser observado na figura 1, a quantidade de força neces- : sária para remover os pelos da orelha do porco é significativamente menor quando esta foi processada com alta pressão. Houve uma diferença signifi- - cativa nos seis testes que foram realizados. Em comparação com as orelhas de controle, as orelhas do teste precisaram de uma redução de força de dez vezes para remover os pelos, 0,05 N (0,0107 libra) versus 0,79 N (0,1779 libra). Para este exemplo e para os outros exemplos, um programa WBS, ligado a um T.A.T.O. Plus Texture Analyzer of Texture Technology Corp., Scarsdale, NY 10583, foi usado para avaliar a força necessária para remover os pelos. Além disso, para este e outros exemplos, o produto pode ser colo- cado em um saco e então colocado no processador a alta pressão ou a água pode ser adicionada ao saco, antes de se colocar no processador a alta pressão. Está entendido que em relação ao processamento à alta pressão há um período de tempo que dura para pressurizar o recipiente. Por exem- plo, nos testes que precisam ser discutidos mais completamente aqui a se- guir, serão precisos aproximadamente 1% minuto (tempo de elevação) para se aumentar a pressão até a pressão desejada. O tempo de liberação (des- compressão) é menor e é tipicamente e aproximadamente 5 segundos. Por- tanto, quando um tempo de retenção for considerado em 1 minuto ou menor, o tempo se refere ao tempo em que foi mantida a pressão desejada. Para o processamento em um estabelecimento para fabricação, seria desejável que
, se tivesse um tempo de elevação que fosse mínimo de modo a aumentar as . taxas de produção.
Exemplo 2 No exemplo 2, foram utilizados dois conjuntos de orelhas em par — paracadateste.
Foram feitas três medidas da força necessária para remover os pelos da pele por orelha.
As orelhas de controle foram escaldadas em água a 59ºC (138ºF) durante 5 a 6 minutos.
A finalidade da água quente foi similar às condições normais de um tanque para escaldagem comercial.
As medidas foram feitas imediatamente depois da escaldagem.
As orelhas do teste foram sujeitas a um processamento à alta pressão a 225 MPa durante 60 segundos.
A água utilizada no recipiente estava em torno de 4,4ºC (40ºF) e as medidas foram feitas logo depois do processamento à alta pressão. | Como pode ser observado, o processamento a alta pressão resulta em ca- - pacidades similares de remoção de pelos, porém a uma temperatura da á- gua mais baixa do que em escaldagem.
No entanto, a temperatura da água para escaldagem é de quase 38ºC (100ºF) mais alta do que aquela para o processamento a alta pressão neste exemplo.
Esta temperatura mais alta, durante períodos de tempo mais longos, afeta prejudicialmente a qualidade da pele e da carne se a carne também fosse sujeita a esta temperatura mais alta Exemplo 3 O gráfico apresentado na figura 3 mostra os resultados de ore- lhas de porco que são tratadas com processamento a uma alta pressão e a uma temperatura da água de aproximadamente 35ºC (95ºF). As orelhas foram tratadas durante 15 segundos a várias pressões, desde O até 220 MPa.
O exemplo 3 demonstra que a pressão precisaria estar acima de 50 MPa para ter um efeito positivo sobre a soltura dos pelos das orelhas de porco.
A 100 MPa e acima, a remoção dos pelos é melhorada drasticamen- te.
Exemplo4 Neste exemplo, duas orelhas de porco foram testadas com água a 100 MPa e 12,2ºC (54ºF) a diferentes tempos de retenção.
Os tempos de
Ô retenção variaram de O segundo (o controle) até 60 segundos. A força para U remover os pelos foi testada em dois pontos em cada orelha. A seguir há uma tabela que apresenta os resultados dos testes a várias pressões e para várias durações. Um resumo dos resultados encontra-se a seguir: Le een Além disso, os resultados deste exemplo são apresentados gra- ficamente na figura 4. Pode ser observado que a força para remover os pe- ' los era muito menor com o aumento do tempo de retenção. Exemplo5 Í No exemplo 5, várias combinações de pressões (100, 150 e 200 MPa) e de temperaturas da água (12,2, 21,1 e 37,7ºC (54º, 70º e 100ºF)) foram avaliadas e comparadas a um controle. As orelhas usadas foram mais uma vez, duas orelhas por pressão por combinações de tratamento e duas medidas de força por orelha. Os resultados deste exemplo apresentam a redução de força como pressão aumentada e também a redução de força quanto aumentada a temperatura de água.
Um resumo dos resultados é como a seguir: [CL [ez06D | ron | S77ecooo | [| omPa | 28N(062) | 28N(062) | 28N06 | Uma representação gráfica disso é apresentada na figura 5.
As orelhas de porco foram utilizadas nos exemplos 1 - 5, embora seja entendido que o mesmo se aplicaria à remoção de pelos na totalidade das peles dos porcos.
A presente invenção também pode ser aplicada às peles de boi.
Váriostestes da presente invenção, aplicados às peles de boi, foram condu-
+ 9/16 ' zidos.
Devia ser observado que os pelos nas peles de boi variaram conside- . ravelmente em comprimento e em diâmetro.
Foi observado que os pelos menores são mais fáceis de serem removidos do que os pelos maiores.
Por causa disso, pode haver alguma variabilidade adicional na testagem dos pe- los devido apenas a este fator.
Os testes apresentam as vantagens da pre- sente invenção aplicadas às peles.
Será demonstrado a seguir que a tempe- ratura da água desejada usada no recipiente a HPP precisa ser de 15,5ºC (60ºF) ou acima e de preferência de 26,7ºC (80ºF) e acima.
Além disso, a pressão mantida precisava ser de pelo menos 50 MPa ou mais e de prefe- rência de pelo menos 100 MPa ou mais.
O tempo de retenção afeta a remo- ção dos pelos, porém, não tão significativamente quanto a temperatura da água e as pressões de retenção.
Os efeitos do processamento em alta pres- | são das peles de boi e das peles de porco continuam horas depois de que - estas foram sujeitas a um processamento em alta pressão alta pressão, pois a testagem para todos estes exemplos foi realizada três horas depois de completado o processamento em alta pressão.
Além disso, as peles de boi ou de porco podem ainda ser processadas em alta pressão se a pele foi re- movida da carcaça e mantida durante um extenso período de tempo antes da remoção dos pelos.
Exemplo6 No exemplo 6, foram testadas duas peles de boi como controles e foram testadas duas peles de boi em cada uma das quatro pressões.
To- das as temperaturas da água no recipiente eram de 35ºC (95ºF). O tempo de retenção para todo o HPP foi de 15 segundos.
Os resultados dos testes sãoos seguintes: Um resumo dos resultados dos testes é como a seguir: Uma representação gráfica destes resultados é apresentada na é figura 6. Como pode ser observado, depois de 50 MPa, houve uma melhoria, p porém, uma melhoria mais desejável foi encontrada a 100 MPa e acima, até 250 MPa.
Exemplo 7 No exemplo 7, para peles de boi, foi investigado o efeito da vari- ação das temperaturas da água no recipiente para processamento a alta pressão.
Todos os testes foram conduzidos a 120 MPa e as temperaturas da água eram de 12,2, 28,9 e 37,7ºC (54º, 84º ou 100ºF). Os resultados das corridas de teste são apresentados como a seguir: Um resumo dos resultados dos testes é como a seguir: f Finalmente, uma representação gráfica desta é apresentada na figura 7. Neste caso, os resultados indicam que para melhores resultados, a temperatura da água precisava estar acima de 12,2ºC (54ºF) e de preferên- ciaacimade 15,5ºC (60ºF) e mais preferivelmente acima de 26,7ºC (80ºF). Exemplo 8 No exemplo 8, foi investigado o efeito da variação da pressão de manutenção do processamento a alta pressão de peles de boi.
Os tratamen- tos incluem um controle (sem HPP) e quatro pressões (100, 150, 200 e 250 MPa). O tempo de retenção foi de 15 segundos e a temperatura da água no recipiente era de 35ºC (95ºF). O seguinte é um resumo dos resultados: Como pode ser observado, os resultados indicaram que uma
: pressão de pelo menos 50 MPa foi preferida e de preferência de 100 MPa ou . mais alta. Os resultados são coerentes com aquele apresentado no exemplo
6. Embora os resultados não sejam idênticos, eles são substancialmente similares e apresentam a eficiência da presente invenção. Exemplo9 O exemplo 9 para peles de boi, similar ao exemplo 4, apresenta os resultados de vários tempos de retenção quando a temperatura e a pres- são da água estão constantes. De novo, duas peles de boi foram para o con- trole e duas peles de boi foram testadas, cada uma a 15-, 30- e 60-segundos detempo de retenção. Embora as temperaturas não fossem exatamente as mesmas, elas estão relativamente próximas, variando de desde 18,9ºC (66ºF) até 26,1ºC (79ºF). Os resultados do teste são apresentados na tabela a seguir. . 15 O seguinte é um resumo dos resultados: a otaNÇs Finalmente, isto é representado graficamente na figura 9. Embo- ra não seja tão significativo como observado no exemplo 4, quando aumenta o tempo de retenção, melhora a remoção dos pelos. Exemplo 10 A figura 10 representa os resultados dos testes que foram con- duzidos quando uma carcaça de peru, com penas, foi colocada em um reci- piente para processamento a alta pressão para demonstrar os efeitos da presente invenção sobre a remoção de penas de perus. O peru estava em água a uma temperatura de 37,7ºC (100ºF) durante um tempo de retenção de15 segundos a várias pressões. Como pode ser observado na figura 10, o controle (processamento sem ser a alta pressão) necessitou de uma força de 28,0 N (6,3 libras) por pena para remoção. A 100 MPa a força era de 17,1 N (3,84 libras) por pena. A 150 MPa a pressão necessária era de 21,6 N (4,86 libras) por pena e finalmente a 200 MPa, a força era de 19,2 N (4,33 |b)
Ê por pena.
Portanto, é preferível que uma pressão de pelo menos 50 MPa ou mais alta seja utilizada e mais preferivelmente que a pressão seja de 100 MPa ou acima.
Exemplo 11 A figura 11 apresenta a força para a remoção de penas de peru quando o tempo de retenção a uma pressão (200 MPa) (15 segundos) for mantido constante e a temperatura foi variada de 4,4º, 21,1º e 37,7ºC (40º, 70º e 100ºF). O controle precisou de uma força de 28,0 N (6,3 libras). A uma temperatura da água de 4,4ºC (40ºF) no recipiente, a força necessária era de30,2N(6,81b); a 21,1ºC (70ºF), de *27,1 N (6,1 lbs) e a 37,7ºC (100ºF), de 19,1 N (4,3 lbs). Pode ser observado que o processamento é preferido com uma temperatura da água de pelo menos 21,1ºC (70ºF) e de preferên- cia de 37,7ºC (100ºF) ou mais alta para melhor remoção das penas. - Em outros testes, foi descoberto que o tempo de retenção não —afetava significativamente a remoção das penas de peru.
Exemplo 12 Para o exemplo 12, foram conduzidos testes para determinar a vantagem do processamento à alta pressão para a remoção de unhas das patas de porcos.
Para as primeiras duas amostras (controle), não é feito tra- tamentoe as unhas não foram removidas.
Para as amostras 3 a 10, o trata- mento típico de escaldagem foi utilizado na técnica anterior.
Então, para as amostras 11 a 24, as patas de porcos foram sujeitas a processamento a alta pressão a 215 MPa durante 15 segundos.
Para as amostras 11 - 16, a tem- peratura da água era de 38ºC (100,4ºF) e a temperatura da água era de 35ºC(95ºF) para as amostras 17-24. As amostras 11 a 16 foram processa- das à alta pressão na instalação de processamento ao passo que as amos- tras 17 a 24 foram processadas a alta pressão na instalação de pesquisa e de desenvolvimento (R&D). Para as amostras na instalação de processa- mento, foi necessário trazer de volta as amostras para a instalação R&D e, portanto, resultou em um atraso e, portanto, foi necessária uma força maior.
É suspeito que as diferenças nos valores entre o processamento que foi rea- lizado na planta e na instalação de pesquisa e de desenvolvimento (R&D)
' sejam devidas ao fato de que haviam se passado 120 minutos entre o pro- . cessamento à alta pressão e a análise das amostras na instalação de pro- cessamento em comparação com as amostras de R&D puderam ser anali- sadas em 10 depois do processamento à alta pressão.
Graficamente, estes resultados são apresentados na figura 12. As unhas das patas de controle necessitaram 317,6 N (71,4 lb) de força para a remoção da unha da pata.
Para escaldagem, a força foi reduzida para 126,8 N (28,5 |b). Na instalação de processamento, a força foi reduzida para 211,7 N (47,6 |b). Finalmente, foram necessárias apenas 42,7 N (9,6 |b) de força para remover as unhas das patas das amostras processadas à alta pressão na instalação de R&D.
Pode ser observado que o processamento a alta pressão resultou em uma melhoria significativa em comparação com o processo de escaldagem. . 15 Exemplo 12 Seq. | Núme- | Trata- Temperatu- | Planta | -Tempo en-| Força para É ro de|mento ra ºC (ºF) ou R&D | tre tratamen- | remover a patas to e análise | unha (lb) (minutos) 1 1 Temp.
Amb. | R&D 273,6 N (61,505) 2 1 Temp.
Amb. | R&D 361,8 N (81,328) 3 2 Escalda- | 59 (138,2) R&D 21,8 N gem (4,897) 4 2 Escalda- | 59 (138,2) R&D 5 58,5 N gem (13,164) 5 3 Escalda- | 59 (138,2) R&D 198,3 N gem (44,585) 3 Escalda- | 59 (138,2) R&D 5 194,6 N gem (43,750) 7 4 Escalda- | 59 (138,2) R&D 5 92,6 N gem (20,811) 4 Escalda- | 59 (138,2) R&D 5 122,9 N gem (27,621) 5 Escalda- | 59 (138,2) R&D 5 142,4 N gem (32,023) 10 5 Escalda- | 59 (138,2) R&D 5 183,6 N gem (41,272) E) 1 Planta 38 (100,4) Planta | 120 220,1 N HPP (49,484)
- Seq. | Núme- | Trata- Temperatu- | Planta | -Tempo en-|Força para É ro de| mento ra ºC (ºF) ou R&D | tre tratamen- | remover a patas to e análise | unha (lb) ' (minutos) 12 Planta 38 (100,4) 120 177,8 N HPP (39,977) 13 2 Planta 38 (100,4) 120 284,9 N HPP (64,047) 14 2 Planta 38 (100,4) Planta | 120 209 N HPP (46,991) 15 3 Planta 38 (100,4) 120 260,8 N HPP (58,627) 16 3 Planta 38 (100,4) Planta | 120 119 N HPP (26,751) 17 1 HPP- 35 (95) R&D 10 311 N R&D (6,990) 18 1 HPP- 35 (95) R&D 10 42,7 N R&D (9,605) 19 2 HPP- 35 (95) R&D 10 36,6 N R&D (8,242) 20 |2 HPP- 35 (95) R&D 44,7 N R&D (10,063) 21 3 HPP- 35 (95) R&D 10 28,2 N R&D (6,352) 22 3 HPP- 35 (95) R&D 74,3 N R&D (16,705) 23 HPP- 35 (95) R&D 10 43,6 N R&D (9,802) 24 |a4 HPP- 35 (95) R&D 10 38,8 N R&D (8,734) Como pode ser observado pelo texto anterior, o uso de proces- samento a alta pressão é vantajoso para o tratamento de carcaças/couros Ipeles de animais para a remoção de partes externas de carcaças. Foi des- coberto que a utilização de pressões maiores do que 50 MPa a 500 MPa é vantajosa.
Especificamente, para a remoção de penas de carcaças de gali- náceos, inclusive de carcaças de peru, o fato de se sujeitar a carcaça a uma pressão maior do que 50 MPa resulta na remoção mais fácil das penas. De preferência, a pressão é de preferência de 100 MPa ou maior. Foi descober- to que os exemplos de pressões de 200 MPa também são vantajosos. As pressões acima de 200 MPa não foram testadas especificamente para a re-
Í moção de penas, porém, é previsto que a pressão maior ainda seria vantajo- . sa. As temperaturas da água que são usadas no recipiente para processa- mento à alta pressão de 15,5ºC (60ºF) ou mais alta é útil assim como e mais preferivelmente de 26,7ºC (80ºF) ou mais alta.
Para a remoção de pelos de carcaças de boi, foi descoberto que pressões maiores do que 50 MPa ajudam na remoção de pelos e também é preferível que as pressões sejam de 100 MPa ou maiores, com resultados vantajosos sendo observados até 250 MPa ou maiores. Além disso, obser- vando-se os tempos de retenção para o período de tempo que a carcaça está no recipiente para processamento a alta pressão, foi descoberto que os tempos de retenção de 30 segundos ou mais são vantajosos. Além disso, a temperatura da água no recipiente para processamento a alta pressão tam- | bém é importante. À temperatura de 37,7ºC (100ºF) ou mais alta ainda fo- p ram encontrados melhores resultados.
Na remoção de pelos de carcaças de porco, pode ser observado que as pressões maiores do que 50 MPa eram vantajosas para soltar os pe- los da carcaça de porco. De preferência, a pressão de 100 MPa ou maior é mais vantajosa. Também foi descoberto que se mantendo a pressão no reci- piente para processamento a alta pressão durante um período de tempo de 30 segundos ou maior é preferível.
Em relação à remoção de unhas das patas e dos dedos sem uti- lidade de uma carcaça de porco, foi descoberto que o fato de se sujeitar a carcaça de porco a uma pressão maior do que 150 MPa é vantajoso para soltar as unhas das patas ou os dedos sem utilidade. É preferível uma pres- —sãode200 MPa ou mais alta. Além disso, é preferível que a temperatura da água utilizada no recipiente para processamento a alta pressão seja de pelo menos 15,5ºC (60ºF) ou mais alta e o tempo de retenção seja de preferência de 10 segundos ou maior e mais preferivelmente de 15 segundos ou maior.
Finalmente, é evidente que se sujeitando a pele de uma carcaça de animala uma pressão na faixa de desde 10 até 50 MPa é vantajoso no reforço da pele de uma carcaça de porco. Isto pode ser observado na figura 3 em que as pressões de desde 10 até 50 MPa realmente resultaram na ne-
" cessidade de maior para remover o pelo da orelha de porco.
Isto demonstra- . ria que a pele foi reforçada.
Tal reforço seria vantajoso para a pele de um porco e mais preferivelmente para a pele de uma carcaça de boi.
O relatório descritivo, exemplos e dados acima fornecem uma descrição completa da fabricação e do uso da composição da invenção.
Como muitas modalidades da invenção podem ser realizadas sem sair do espírito e do âmbito da invenção, a invenção se encontra nas reivindicações aqui anexas.

Claims (30)

  1. f REIVINDICAÇÕES ! 1. Processo para a remoção de partes externas da carcaça de uma carcaça de animal, o processo compreendendo: (a) colocar uma carcaça de animal em um recipiente para pro- cessamento a alta pressão; (b) sujeitar a carcaça de animal a uma pressão maior do que 50 MPa, em que as partes externas da carcaça se soltam da carcaça; (c) remover a carcaça de animal do recipiente para processa- mento a alta pressão e (d) aplicar uma força às partes externas da carcaça para remo- ver as partes externas da carcaça da carcaça de animal.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que a carcaça Á do animal é sujeita a pressão no recipiente para processamento a alta pres- k são durante 20 minutos ou menos.
  3. 3. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que a carcaça de animal é sujeita a pressão no recipiente para processamento a alta pres- são durante 5 minutos ou menos.
  4. 4. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que a pressão é de desde 50 MPa até 500 MPa.
  5. 5. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que as partes externas da carcaça são de uma carcaça de porco.
  6. 6. Processo de acordo com a reivindicação 5, em que as partes externas da carcaça são pelos de uma carcaça de porco.
  7. 7. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que as partes externasda carcaça são penas de uma carcaça de galináceo.
  8. 8. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que as partes externas da carcaça são penas de uma carcaça de peru.
  9. 9. Processo de acordo com a reivindicação 5, em que as partes externas da carcaça são unhas das patas de uma carcaça de porco.
  10. 10. Processo de acordo com a reivindicação 5, em que as partes externas da carcaça são dedos sem utilidade de uma carcaça de porco.
  11. 11. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que as partes
    ' externas da carcaça são de uma carcaça de boi.
    j
  12. 12. Processo de acordo com a reivindicação 1, que também compreende que a água usada para encher o recipiente para processamen- to a alta pressão esteja a uma temperatura de pelo menos 21,1ºC (70ºF).
  13. 13. Processo para a remoção de penas de uma carcaça de gali- náceo, o processo compreendendo: a) colocar a carcaça de galináceo em um recipiente para pro- cessamento a alta pressão; b) sujeitar a carcaça de galináceo a uma pressão maior do que 50 MPa,em que as penas se soltam da carcaça; Cc) remover a carcaça de galináceo do recipiente para processa- mento a alta pressão e i d) aplicar uma força às penas para remover as penas da carca- . ça.
  14. 14. Processo de acordo com a reivindicação 13, em que a pres- são é de 100 MPa ou maior.
  15. 15. Processo de acordo com a reivindicação 14, que também compreende que a água que é usada no recipiente para processamento à alta pressão está a uma temperatura de 15,5ºC (60ºF) ou mais alta.
  16. 16. Processo de acordo com a reivindicação 15, em que a tem- peratura da água é de 26,7ºC (80ºF) ou mais alta.
  17. 17. Processo para a remoção de pelos de uma carcaça de boi, o processo compreendendo: a) colocar a carcaça de boi em um recipiente para processamen- toaaltapressão; b) sujeitar a carcaça de boi a uma pressão maior do que 50 MPa, em que os pelos se soltam da carcaça; C) remover a carcaça de boi do recipiente para processamento a alta pressão e d) aplicar a força aos pelos para remover os pelos da carcaça.
  18. 18. Processo de acordo com a reivindicação 17, em que a pres- são é de 100 MPa ou maior.
  19. 7 19. Processo de acordo com a reivindicação 18, que também BR compreende manter a pressão no recipiente para processamento a uma pressão alta durante um período de tempo de 30 segundos ou maior.
  20. 20. Processo de remoção de pelos de uma carcaça de porco, o processo compreendendo: a) colocar a carcaça de boi em um recipiente para processamen- to a alta pressão; b) sujeitar a carcaça de boi a uma pressão maior do que 50 MPa, em que os pelos se soltam da carcaça; Cc) remover a carcaça de boi do recipiente para processamento a alta pressão e d) aplicar a força aos pelos para remover os pelos da carcaça. |
  21. 21. Processo de acordo com a reivindicação 20, em que a pres- . são é de 100 MPa ou mais alta.
  22. 22. Processo de acordo com a reivindicação 21, que também compreende manter a pressão no recipiente para processamento a uma pressão alta durante um período de tempo de 15 segundos ou maior.
  23. 23. Processo de remover unhas das patas de uma carcaça de porco, o processo compreendendo: a) colocar a carcaça de porco em um recipiente para processa- mento a alta pressão; b) sujeitar a carcaça de porco a uma pressão mais alta do que 150 MPa, em que as unhas das patas se soltam da carcaça; c) remover a carcaça de porco do recipiente para processamen- toaaltapressãoe d) aplicar uma força às unhas das patas para remover as unhas das patas de uma carcaça.
  24. 24. Processo de acordo com a reivindicação 23, em que a pres- são é de 200 MPa ou maior.
  25. 25. Processo de acordo com a reivindicação 24, que também compreende a água que é usada no recipiente para processamento a alta pressão que está a uma temperatura de 15,5ºC (60ºF) ou mais alta.
  26. 7 26. Processo de acordo com a reivindicação 25, que também . compreende manter a pressão no recipiente para processamento a uma pressão alta durante um período de tempo de 10 segundos ou maior.
  27. 27. Processo de acordo com a reivindicação 25, que também compreende manter a pressão no recipiente para processamento a uma pressão alta durante um período de tempo de 15 segundos ou maior.
  28. 28. Processo de reforçar uma pele de uma carcaça de animal, o processo compreendendo: a) colocar uma carcaça de animal em um recipiente para pro- cessamento a alta pressão; b) sujeitar a carcaça de animal a uma pressão de desde 10 MPa até 50 MPa e Cc) remover a carcaça de animal do recipiente para processamen- . to a alta pressão, sendo que a pele da carcaça do animal está reforçada.
  29. 29. Processo de acordo com a reivindicação 28, que também compreende manter a pressão no recipiente para processamento a alta pressão durante um período de tempo de 15 segundos ou menos.
  30. 30. Processo de acordo com a reivindicação 29, em que a car- caça de animal é uma carcaça de boi.
BRPI0922693-1A 2009-09-29 2009-10-21 Método de remoção de partes externas de carcaça na forma de pelos, penas, ergôs e/ou unhas de patas de uma carcaça de animal aplicando pressão à carcaça de animal BRPI0922693B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/568,806 US8062104B2 (en) 2009-09-29 2009-09-29 Use of high pressure processing to aid in the hair or feather removal from animal carcasses/hides
US12/568,806 2009-09-29
PCT/US2009/061437 WO2011040935A1 (en) 2009-09-29 2009-10-21 Use of high pressure processing to aid in the hair or feather removal from animal carcasses/hides

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0922693A2 true BRPI0922693A2 (pt) 2021-06-15
BRPI0922693B1 BRPI0922693B1 (pt) 2022-04-19

Family

ID=42199051

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0922693-1A BRPI0922693B1 (pt) 2009-09-29 2009-10-21 Método de remoção de partes externas de carcaça na forma de pelos, penas, ergôs e/ou unhas de patas de uma carcaça de animal aplicando pressão à carcaça de animal

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8062104B2 (pt)
EP (1) EP2375909B1 (pt)
JP (1) JP5507678B2 (pt)
KR (2) KR20120037361A (pt)
CN (1) CN102480976B (pt)
AU (1) AU2009353336B2 (pt)
BR (1) BRPI0922693B1 (pt)
CA (1) CA2743217C (pt)
ES (1) ES2728667T3 (pt)
HK (1) HK1168996A1 (pt)
MX (1) MX2011005956A (pt)
NZ (1) NZ592754A (pt)
PT (1) PT2375909T (pt)
WO (1) WO2011040935A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9961920B2 (en) * 2015-05-01 2018-05-08 Jbs Usa, Llc System and method for manufacturing pet treats by high-pressure processing
CA3043088C (en) 2019-05-10 2020-06-09 Luana Lauri Method of processing an intact animal carcass

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1474702A (en) 1923-02-17 1923-11-20 George W Atkinson Process and means for plucking poultry
US1764425A (en) 1929-06-10 1930-06-17 Logan E Thomas Apparatus for skinning animals
US2783496A (en) 1955-02-25 1957-03-05 Brice L Thomas Dehairing process
US2820246A (en) 1955-02-25 1958-01-21 Brice L Thomas Dehairing apparatus
US3094740A (en) 1961-07-25 1963-06-25 St Eimo Cross Poultry scalding tank with air agitating means
US3748691A (en) 1969-06-10 1973-07-31 Fei Inc Dallas Vaporizing apparatus for treatment of animal carcasses
US3631563A (en) * 1969-06-10 1972-01-04 Food Equipment Inc Vaporizing apparatus for treatment of animal carcasses
US3744088A (en) 1971-03-22 1973-07-10 Fei Inc Vaporizing apparatus for treatment of animal carcasses
US4035868A (en) * 1975-09-17 1977-07-19 Gardner Patrick J Means for handling hides during and after hide-pulling operation
US4118830A (en) 1977-04-13 1978-10-10 Weiland Richard J Device for skinning animals and fowl
US4762522A (en) * 1987-03-02 1988-08-09 Gaf Corporation Agent for treatment of hides and pelts
JPH0740859B2 (ja) * 1990-06-04 1995-05-10 株式会社アサヒブロイラー 食用動物屠体の衛生的処理方法及びその装置
US5569071A (en) 1991-06-10 1996-10-29 T. Thomas Metier Cradle and method for the slaughtering of ratites, including ostrich and emu
US5405289A (en) 1991-06-10 1995-04-11 T. Thomas Metier Method for slaughtering and removing the hide from ratites, including ostrich and emu
US5607349A (en) * 1994-04-28 1997-03-04 Kentmaster Mfg. Co., Inc. Carcass cleaning system
US5632671A (en) * 1996-07-02 1997-05-27 Ochylski; Edward Continuous hog skinning method and apparatus
NL1011044C1 (nl) * 1999-01-15 2000-07-18 Stork Pmt Werkwijze en inrichting voor het verwerken van een slachtdier.
CN2531642Y (zh) * 2002-03-11 2003-01-22 北京有色金属研究总院 气搅拌浸烫机
WO2004021782A2 (en) 2002-09-06 2004-03-18 Excel Corporation Animal carcass microbial reduction method
DE10318657A1 (de) * 2003-04-24 2004-11-18 Banss Schlacht- und Fördertechnik GmbH Kondensations-Brühtunnel für Schlachttiere
KR100541381B1 (ko) * 2003-11-19 2006-01-11 주식회사 주원산오리 에어나이프를 이용한 도압방법 및 에어분사장치
CA2575284C (en) * 2004-07-28 2010-06-08 Mpsc, Inc. Method and apparatus for processing animals
KR100511444B1 (ko) 2005-06-20 2005-08-30 주식회사 예명인더스트리 동물 사체 처리기
CN201192053Y (zh) * 2008-04-28 2009-02-11 南京雨润食品有限公司 冷凝式蒸汽烫毛隧道机
JP7040859B2 (ja) 2018-01-22 2022-03-23 株式会社日向製錬所 スラグ排出孔構造及びスラグ排出方法

Also Published As

Publication number Publication date
NZ592754A (en) 2013-11-29
EP2375909B1 (en) 2019-05-15
JP5507678B2 (ja) 2014-05-28
WO2011040935A1 (en) 2011-04-07
MX2011005956A (es) 2011-07-28
CN102480976B (zh) 2015-06-03
US20110076929A1 (en) 2011-03-31
ES2728667T3 (es) 2019-10-28
HK1168996A1 (en) 2013-01-18
KR20120037361A (ko) 2012-04-19
EP2375909A1 (en) 2011-10-19
CA2743217A1 (en) 2011-04-07
AU2009353336A1 (en) 2011-04-07
CA2743217C (en) 2013-12-31
PT2375909T (pt) 2019-06-11
BRPI0922693B1 (pt) 2022-04-19
CN102480976A (zh) 2012-05-30
JP2012529292A (ja) 2012-11-22
AU2009353336B2 (en) 2013-01-10
KR101501581B1 (ko) 2015-03-12
US8062104B2 (en) 2011-11-22
KR20140065488A (ko) 2014-05-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Seth et al. Physiological responses and welfare implications of rapid hypothermia and immobilisation with high levels of CO2 at two temperatures in Arctic char (Salvelinus alpinus)
US11197482B2 (en) Meat processing
BRPI0922693A2 (pt) uso de processamento de alta pressão para ajudar na remoção de pelos ou de penas de carcaças/peles de animais
US3537130A (en) Hide pulling process
Adetola et al. Investigation into mechanized de-feathering process and optimal scalding temperature of exotic and local birds in southwestern Nigeria
Macfarlane et al. Manipulation of meat quality, particularly tenderness, by the processor
De Klerk, WA and Pretorius Assembling avian and small animal skeletons by using a chemical aid
Gumilar et al. Kualitas gelatin yang diproduksi dari limbah proses shaving kulit domba menggunakan curing HCl dengan konsentrasi dan waktu yang berbeda
US1743346A (en) Method of suspending animals while being dressed
Lukefahr et al. Harvesting and preparation of meat and skins.
US3115671A (en) Method and process of conditioning and processing animals in meat packing plants
Zimmermann Treatment of game trophies in the field
Doydora et al. Carcass and sensory characteristics of different breeds of beef cattle raised in a ranching operation.
IES20020232A2 (en) A cattle slaughering and meat tenderising process
Perry 23 Processing Technology II
Bamelis et al. The foodtexture puff device used to monitor the effect of electrostimulation on rigor mortis development.
Walker Hints on Taxidermy (Concluded)
HU189825B (en) Method for producing faultless pig skins
IES20020230A2 (en) Cattle slaughtering and meat treatment

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/10/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.