BRPI0922547B1 - Método para estabilizar uma pasta fluida de caulim hidratado - Google Patents

Método para estabilizar uma pasta fluida de caulim hidratado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0922547B1
BRPI0922547B1 BRPI0922547-1A BRPI0922547A BRPI0922547B1 BR PI0922547 B1 BRPI0922547 B1 BR PI0922547B1 BR PI0922547 A BRPI0922547 A BR PI0922547A BR PI0922547 B1 BRPI0922547 B1 BR PI0922547B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sodium
polyacrylic acid
polyacrylate
sodium polyacrylate
sodium silicate
Prior art date
Application number
BRPI0922547-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Barron SIGMAN
Sharad Mathur
W. Kenneth Folmar
M. Timothy Young
Original Assignee
Basf Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Basf Corporation filed Critical Basf Corporation
Publication of BRPI0922547A2 publication Critical patent/BRPI0922547A2/pt
Publication of BRPI0922547B1 publication Critical patent/BRPI0922547B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K3/00Use of inorganic substances as compounding ingredients
    • C08K3/34Silicon-containing compounds
    • C08K3/36Silica
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K3/00Use of inorganic substances as compounding ingredients
    • C08K3/18Oxygen-containing compounds, e.g. metal carbonyls
    • C08K3/24Acids; Salts thereof
    • C08K3/26Carbonates; Bicarbonates
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L33/00Compositions of homopolymers or copolymers of compounds having one or more unsaturated aliphatic radicals, each having only one carbon-to-carbon double bond, and only one being terminated by only one carboxyl radical, or of salts, anhydrides, esters, amides, imides or nitriles thereof; Compositions of derivatives of such polymers
    • C08L33/02Homopolymers or copolymers of acids; Metal or ammonium salts thereof

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Silicates, Zeolites, And Molecular Sieves (AREA)
  • Emulsifying, Dispersing, Foam-Producing Or Wetting Agents (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)

Abstract

"método para estabilizar pastas fluidas de alto teor de sólidos" esta invenção é direcionada a um método para estabilizar 5 pastas fluidas de alto teor de sólidos, tipo pastas fluidas de caulim, o método compreende caustificar o poliacrilato de sódio ou o ácido poliacrílico usado em uma mistura dispersante a um ph acima de 9. o método compreende uma mistura dispersante homogênea de carbonato de sódio, poliacrilato de sódio, silicato de sódio, e hidróxido de sódio. esta invenção é também direcionada a 1 o um método para estabilizar pastas fluidas de alto teor de sólidos, tipo pastas fluidas de caulim, por adicionar poliacrilato de sódio em uma faixa de ph ácido ou solução de ácido poliacrílico às pastas fluidas: e adicionar uma mistura de cinza sólida e silicato de sódio às pastas fluidas.

Description

“MÉTODO PARA ESTABILIZAR UMA PASTA FLUIDA DE CAULIM HIDRATADO”
CAMPO DA INVENÇÃO [1] A presente invenção diz respeito à estabilização de caulim hidratado. Em particular, esta invenção é dirigida ao uso de poliacrilatos alcalinos como um componente nas misturas dispersantes que são adequadas para dispensar e melhorar a estabilidade do caulim hidratado.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO [2] Atualmente, o hexametafosfato de sódio (SHMP) e o poliacrilato de sódio são tipicamente usados para formar pastas de caulim de sólidos elevados estáveis. Em particular, a relação elevada da carga para o peso comunicada pelo SHMP é particularmente eficaz em prolongar a estabilidade das pastas de argila. Entretanto, a preocupação primária com o uso do SHMP ou de outros fosfatos que são tipicamente usados em aplicações dispersantes tais como o pirofosfato tetrassódico e o tripolifosfato sódico, é um substancial aumento no custo através dos períodos recentes. O aumento do custo associado com estes materiais tem tornado crescentemente proibitivo para os fins atuais. Em particular, a implementação em 2007 das obrigações antidumping pela U.S. Trade Commission sobre o SHMP importado da China tem limitado o suprimento de SHMP nos Estados Unidos, levando a uma redução dramática no suprimento de SHMP naquele país e a um aumento no custo com ele associado.
[3] É desejável na indústria levar em conta um processo mais econômico para estabilizar as misturas dispersantes sem o uso do SHMP.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO [4] Esta invenção é direcionada a um método de estabilizar pastas com elevada solidificação, como as pastas de caulim, o método compreendendo causticar poliacrilato de sódio ou ácido poliacrílico usados em uma mistura dispersante a um pH acima de 9. O dispersante compreende
Petição 870190017438, de 20/02/2019, pág. 9/29 / 8 uma mistura homogênea de carbonato de sódio, poliacrilato de sódio, silicato de sódio e hidróxido de sódio.
[5] Esta invenção é direcionada a um método de estabilizar pastas de elevada solidificação, como as pastas de caulim, pela adição de poliacrilato de sódio em uma faixa de pH acídico ou solução de ácido poliacrílico às pastas.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO [6] Em uma forma de realização, esta invenção consiste em novas composições dispersantes sem o uso de fosfatos, que resultam na produção de pastas de elevado teor de sólidos com estabilidade de longo prazo. Estas composições são formadas pelo ajuste do pH de um poliacrilato a mais do que 9 de modo a produzir uma mistura dispersante homogênea que seja adequada para manter estáveis as pastas de elevado teor de sólidos que sejam neutras no pH. Em uma forma de realização, o pH do poliacrilato é ajustado a mais do que 8. A mistura dispersante consiste em quatro componentes que incluem o carbonato de sódio (barrilha), poliacrilato de sódio ou ácido poliacrílico, silicato de sódio e hidróxido de sódio (NaOH). Pela causticação do poliacrilato, as misturas dispersantes homogêneas podem ser formadas com os componentes que devam resultar em gelação ou precipitação se poliacrilatos de pH mais baixo forem usados. A mistura de quatro componentes identificada acima foi observada prover estabilização da pasta comparável às misturas dispersantes contendo fosfatos tais como o hexametafosfato de sódio (SHMP) conforme determinado pelas mudanças nas medições da viscosidade Brookfield no decorrer do tempo. A mistura de quatro componentes significativamente aumenta a estabilidade de longo prazo das pastas de caulim em relação ao uso das misturas de dois ou três componentes consistindo em barrilha, poliacrilato de sódio e/ou silicato de sódio sozinhos.
[7] Outra forma de realização da invenção é usar duas adições separadas à pasta de caulim consistindo em poliacrilato de sódio ou solução
Petição 870190017438, de 20/02/2019, pág. 10/29 / 8 de ácido poliacrílico de baixo pH (< 7) e uma mistura de barrilha e silicato de sódio. Isto elimina os problemas de gelação associados com a mistura do poliacrilato de sódio de baixo pH junto com a barrilha e o silicato de sódio, ao mesmo tempo em que se mantêm as vantagens de se permitir a formação de pastas de caulim estáveis de alto teor de sólidos.
[8] As propriedades reológicas das pastas de argila são um fator crítico no processamento das aplicações finais tanto de um aspecto de desempenho quanto de um aspecto econômico. Os dispersantes são usados para aumentar as cargas de sólidos das pastas de argila aquosa que possam ser obtidas ao mesmo tempo em que se mantenha a viscosidade correspondente em um nível que permita o transporte e a processabilidade eficazes. Os dispersantes são também críticos em se manter a estabilidade da pasta aumentando-se o tempo em que o material possa ser armazenado ou transportado antes do processamento final. Os dispersantes funcionam comunicando forças ou eletrostáticas e/ou estéricas sobre a superfície das partículas em suspensão em um meio aquoso. O SHMP e o poliacrilato de sódio são tipicamente usados para formar pastas de caulim estáveis de alto teor de sólidos. Em particular, a carga elevada a uma relação em peso comunicada pelo SHMP é particularmente eficaz em prolongar a estabilidade das pastas de argila.
[9] Esta invenção utiliza um poliacrilato causticado como um componente em uma mistura consistindo de barrilha, poliacrilato de sódio, silicato de sódio e hidróxido de sódio para produzir pastas de elevado teor de sólidos (> 65 % de argila em peso) que sejam estáveis na ordem de 45 dias ou mais, conforme aproximação através do teste de tempo de calor, sem a necessidade de usar SHMP. A preocupação principal com o uso do SHMP ou de outros fosfatos que sejam tipicamente usados nas aplicações dispersantes, tais como o pirofosfato de tetrassódio e o tripolifosfato de sódio, é quanto ao custo.
[10] A invenção consiste em novas composições dispersantes sem o
Petição 870190017438, de 20/02/2019, pág. 11/29 / 8 uso dos fosfatos, que resultam na produção de pastas de alto teor de sólidos com estabilidade de longo prazo. Isto pode ser realizado de duas maneiras.
[11] A primeira é através do uso de um poliacrilato que tenha sido causticado a um pH > 9 como um componente em uma mistura dispersante consistindo em 5 a 50 % de barrilha, 15 a 45 % de poliacrilato de sódio, 15 a 55 % de silicato de sódio, e 0 a 25 % de NaOH em peso que dispersam pastas de caulim comparavelmente em valores de pH neutros (6 a 8 unidades de pH) a misturas dispersantes que contenham SHMP.
[12] Em uma forma de realização, o peso molecular médio do poliacrilato de sódio ou do ácido poliacrílico medido por cromatografia de exclusão de tamanho, pode variar de 1900 a 6000. Em outra forma de realização, o peso molecular médio do poliacrilato de sódio ou do ácido poliacrílico medido por cromatografia de exclusão de tamanho pode variar de 2600 a 4400.
[13] Em uma forma de realização, o módulo ou relação em peso do SiO2 para Na2O do silicato de sódio pode variar de 1,6 a 3,3. Em outra forma de realização, o módulo do silicato de sódio pode variar de 1,8 a 2,6.
[14] O processo da invenção provê dispersão estável enquanto mantém a pasta de caulim em um pH neutro adequado para uso em aplicações tais como os revestimentos de papel, os revestimentos arquiteturais, etc. Misturas dispersantes de três componentes consistindo em barrilha, um poliacrilato de sódio de baixo pH (pH < 6,0) e silicato de sódio nas relações de interesse para aplicações em dispersantes, resultaram na formação de um gel que foi inadequado para uso no processamento. Pela adição de NaOH ao poliacrilato de sódio para elevar o pH a > 9,0 antes da barrilha e do silicato de sódio, uma mistura dispersante pode ter sido formada a qual pode ser carregada como uma adição única à pasta de caulim. O ajuste da relação de barrilha e silicato de sódio pode então ser modificado para produzir pastas de caulim estáveis na faixa de pH de 6,0 a 8,0. O desempenho das misturas dispersantes foram comparáveis em relação à reologia e à estabilidade no
Petição 870190017438, de 20/02/2019, pág. 12/29 / 8 envelhecimento às misturas dispersantes contendo SHMP a custos de processamento significativamente mais baixos.
[15] O segundo roteiro para se obter as novas composições dispersantes descritas nesta invenção é adicionar um poliacrilato de sódio de baixo pH (< 7) a uma pasta de caulim separadamente da adição de barrilha e silicato de sódio. Pela adição do poliacrilato de sódio de baixo pH individualmente em relação aos outros componentes dispersantes durante a redução da pasta de caulim, as combinações de poliacrilato de sódio de baixo pH, barrilha e silicato de sódio foram capazes de ser usadas resultando em pastas que atendiam aos critérios do pH neutro e à estabilidade prolongada sem gelificar.
EXEMPLO 1 [16] O Exemplo 1 apresenta dados obtidos para 3 amostras (A, B, C) de dispersante. O poliacrilato de sódio usado nestas misturas foi produzido pelo fabricante A. Uma amostra de controle consistindo em uma mistura dispersante que continha SHMP é fornecida para comparação do desempenho dispersante. As misturas dispersantes foram testadas com o uso do bolo de filtro não disperso Miragloss OP, um produto de caulim da BASF de tamanho fino de partículas. A resistência específica foi medida para cada amostra do bolo de filtro para garantir uma concentração semelhante dos íons carregados para cada mistura dispersante testada. A mistura dispersante foi adicionada ao bolo de filtragem durante o empastamento até que ele ficasse efetivamente disperso. A pasta foi então secada por pulverização e dispersa novamente em elevado teor de sólidos (70 % em peso). A mistura dispersante adicional foi adicionada até que a pasta alcançasse um valor da viscosidade Brookfield mínimo (baixo cisalhamento) em 20 rpm indicando dispersão ótima. A adição do dispersante é otimizada de modo a que se obtenha a viscosidade inicial mínima e a estabilidade máxima da pasta através do tempo. A pasta de caulim foi então curada em temperatura elevada por 24, 48 e 168 horas.
Petição 870190017438, de 20/02/2019, pág. 13/29 / 8
Controle* A B C
Composição da mistura dispersante
% de Barrilha 45.5 20.6 21.4 35.8
% de Poliacrilato de Sódio/Ácido Poliacrílico 24.5 22.9 30.0 28.3
% de Silicato de Sódio NIA 50.0 32.6 30.6
% de NaOH NIA 6.5 16,0 5.3
% de SHMP 30 NIA NIA MIA
Dosagem Ótima do Dispersante (# / tonelada) 8.25 10.5 9.0 10.25
pH da Pasta 6.5 7.2 6.4 7.4
Viscosidade Brookfield (cP)
Inicial 270 295 286 325
24 h 346 358 360 435
48 h 420 390 385 620
7 dias 832 490 800 712
A composição da mistura dispersante descrita no controle é de propriedade da BASF.
EXEMPLO 2 [17] O Exemplo 2 contém as amostras D a J da mistura dispersante.
O poliacrilato de sódio usado nestas misturas foi produzido pelo fabricante B. As amostras de controle correspondem às amostras experimentais na(s) coluna/colunas à esquerda do controle específico. Estes resultados demonstraram que a invenção proposta não é confiável em um produtor de poliacrilato de sódio específico, mas é aplicável através de uma faixa de poliacrilatos de sódio para dispersão do caulim.
Controle 1 D Controle II* E F Control e III G H Controle IV I J
Composição da mistura dispersante
% de Barrilha 45,5 8,5 45,5 24,3 370 45,5 40,0 28,8 45,5 11,4 13,0
% de Poliacrilato de Sódio/Ácido Poliacrílico 24,5 40,0 24,5 29,0 32,9 24,5 30,9 33,9 24,5 26,5 25,5
% de Silicato de Sódio NIA 31,5 NIA 30,8 22,8 MIA 20,1 23,6 NIA 42,1 421
% de NaOH NIA 20,0 NIA 15,9 7,6 NIA 9,0 13,8 NIA 20,0 19,4
% de SHMP 30 (NUA 30 NIA NIA 30 N/A NUA 30 NIA NIA
Dosagem Ótima do Dispersante (# / tonelada) 8,5 9,9 8,5 9,25 9,0 8,25 9,0 8,75 8,25 8,5 8,5
pH da Pasta 6,8 6,2 6,8 7,7 7,2 5,7 7,9 7,4 6,9 7,4 7,3
Viscosidade Brookfield (cP)
Inicial 272 300 288 373 349 265 328 342 282 325 322
24 h 386 430 300 445 460 308 431 432 310 411 376
48 h 365 423 275 396 420 305 462 448 330 466 420
7 dias 732 470 345 499 750 854 772 652 455 759 610
Petição 870190017438, de 20/02/2019, pág. 14/29 / 8
A composição da mistura dispersante descrita no controle é de propriedade da BASF.
EXEMPLO 3 [18] O Exemplo 3 apresenta dados obtidos para 3 combinações de dispersantes (K, L e M) em que um poliacrilato de sódio de baixo pH foi adicionado individualmente em relação aos outros componentes químicos. A combinação dos dispersantes K e L utilizou um poliacrilato de sódio de baixo pH produzido pelo fabricante B. A combinação do dispersante M utilizou um poliacrilato de sódio de baixo pH produzido pelo fabricante A. As amostras de controle correspondem às amostras experimentais localizadas na(s) coluna/colunas à esquerda do controle específico. Estes resultados demonstram que a adição separada do poliacrilato de sódio de baixo pH possibilita a formação das pastas de caulim estáveis em pH neutro com estabilidade prolongada.
Controle* k L Controle II* M
Composição da mistura dispersante
% de Barrilha 45,5 46 48 45,5 49
'% de Poliacrilato de Sódio/Ácido Poliacrílico 24,5 29 30 24,5 29
% de Silicato de Sódio N/A 25 22 NIA 22
% de SHMP 30 NIA N/A 30 NIA
Dosagem Ótima do Dispersante (# / tonelada) 9,25 10,25 10,75 8,5 10,0
pH da Pasta 7,3 7,8 8,0 6,8 7,1
Viscosidade Brookfield (cP)
Inicial 273 327 360 257 363
24 h 303 453 483 374 384
48 h 318 457 470 357 423
7 dias 425 495 660 810 438
EXEMPLO 4 [19]
O Exemplo 4 contém misturas de interesse que foram inadequadas para uso como um conjunto dispersante por causa da gelação ou precipitação que ocorrera enquanto se misturava os componentes individuais.
A B C D E F G H
% Barrilha 45 70 53 61 45 60 48 49
% de Poliacrilato de Sódio/Ácido Poliacrílico 30 15 15 15 30 19 20 22
% de Silicato de Sódio 25 15 32 24 25 21 32 29
[20]
Várias formas de realização desta invenção são aqui descritas,
Petição 870190017438, de 20/02/2019, pág. 15/29 / 8 incluindo o melhor modo conhecido dos inventores para realizar a invenção. Deve ficar entendido que as formas de realização ilustradas são apenas exemplos, e não devem ser consideradas como limitativas do escopo da invenção.

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método para estabilizar uma pasta fluida de caulim hidratado contendo acima de 65% de caulim hidratado em peso, caracterizado pelo fato de compreende adicionar uma mistura dispersante homogênea compreendendo carbonato de sódio em uma quantidade de 5% a 50% em peso, poliacrilato de sódio e/ou ácido poliacrílico em uma quantidade de 15% a 45% em peso, silicato de sódio em uma quantidade de 15% a 55%, e hidróxido de sódio em uma quantidade de mais que 0% a 25% em peso, baseado no peso da mistura dispersante, à dita pasta fluida de caulim hidratado, dita pasta fluida de caulim hidratado estando sem um dispersante contendo fosfato.
  2. 2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o peso molecular médio do poliacrilato de sódio ou do ácido poliacrílico quando medido por cromatografia por exclusão de tamanho varia de 1.900 a 6.000.
  3. 3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o peso molecular médio do poliacrilato de sódio ou do ácido poliacrílico quando medido por cromatografia por exclusão de tamanho varia de 2.600 a 4.400.
  4. 4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o módulo ou relação em peso de SiO2 para Na2O do silicato de sódio varia de 1,6 a 3,3.
  5. 5. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o módulo de silicato de sódio varia de 1,8 a 2,6.
  6. 6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender:
    (a) adicionar o poliacrilato de sódio e/ou ácido poliacrílico à pasta fluida de caulim hidratado a um pH abaixo de 7; e, separadamente, (b) adicionar carbonato de sódio e silicato de sódio à pasta
    Petição 870190017438, de 20/02/2019, pág. 17/29
    2 / 2 fluida de caulim hidratado.
  7. 7. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o peso molecular médio do poliacrilato de sódio ou do ácido poliacrílico quando medido por cromatografia por exclusão de tamanho varia de 1.900 a 6.000.
  8. 8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o peso molecular médio do poliacrilato de sódio ou o ácido poliacrílico quando medido pela cromatografia por exclusão de tamanho varia de 2.600 a 4.400.
  9. 9. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o módulo ou relação em peso de SiO2 para Na2O do silicato de sódio varia de 1,6 a 3,3.
  10. 10. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o módulo de silicato de sódio varia de 1,8 a 2,6.
BRPI0922547-1A 2008-12-18 2009-12-17 Método para estabilizar uma pasta fluida de caulim hidratado BRPI0922547B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13863208P 2008-12-18 2008-12-18
US61/138632 2008-12-18
PCT/US2009/068345 WO2010080453A2 (en) 2008-12-18 2009-12-17 Methods for stabilizing hydrous kaolin

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0922547A2 BRPI0922547A2 (pt) 2017-05-30
BRPI0922547B1 true BRPI0922547B1 (pt) 2019-05-21

Family

ID=42267057

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0922547-1A BRPI0922547B1 (pt) 2008-12-18 2009-12-17 Método para estabilizar uma pasta fluida de caulim hidratado

Country Status (3)

Country Link
US (1) US8664319B2 (pt)
BR (1) BRPI0922547B1 (pt)
WO (1) WO2010080453A2 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101090702B1 (ko) * 2009-06-25 2011-12-08 현대자동차주식회사 알루미늄 백록 저감 조성물
US9803088B2 (en) 2009-08-24 2017-10-31 Basf Corporation Enhanced performance of mineral based aqueous barrier coatings
CN104477929A (zh) * 2015-01-06 2015-04-01 山西金宇科林科技有限公司 一种高固含量、低粘度高岭土泥浆的制备方法
MX2018010859A (es) 2016-03-08 2019-01-10 Basf Corp Pigmento de caolin tratado por calor con una luminosidad ge de al menos 92 para papel y recubrimientos.
WO2023139405A1 (es) * 2022-01-19 2023-07-27 Becerra Arciniegas Raul Andres Proceso de conformación de agentes dispersantes en suspension acuosa coloidal arcillosa para la industria manufacturera cerámica

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4650521A (en) * 1983-07-14 1987-03-17 Georgia Kaolin Company, Inc. Processing of kaolinitic clays at high solids under acidic conditions
US4742105A (en) * 1986-05-29 1988-05-03 Diamond Shamrock Chemicals Company Binary deflocculating compositions
US5223463A (en) * 1991-08-01 1993-06-29 Ecc International Inc. Process for producing a kaolin clay product
WO1994022782A1 (en) * 1993-04-02 1994-10-13 Shi Joseph C S Stable high solids slurries of structured clay materials and process for the manufacture thereof
US5603411A (en) * 1994-12-07 1997-02-18 Engelhard Corporation Method for separating mixture of finely divided minerals
US5522986A (en) * 1995-03-03 1996-06-04 Thiele Kaolin Company Process for removing impurities from kaolin clays
US5685899A (en) * 1995-07-28 1997-11-11 Thiele Kaolin Company Process for conditioning kaolin clays prior to removing impurities
ES2203083T3 (es) * 1998-03-27 2004-04-01 Cytec Technology Corp. Procedimiento de eliminacion de impurezas de arcillas tipo caolin.
US6136086A (en) * 1998-11-19 2000-10-24 Englehard Corporation Low sheen opacifying pigments and manufacture thereof by calcination of kaolin clay
AU2004268021B2 (en) * 2003-08-29 2010-07-01 Luzenac America, Inc. Composition and method for crop protection

Also Published As

Publication number Publication date
WO2010080453A2 (en) 2010-07-15
WO2010080453A3 (en) 2010-10-07
US8664319B2 (en) 2014-03-04
US20100160526A1 (en) 2010-06-24
BRPI0922547A2 (pt) 2017-05-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2811761T3 (es) Material de filosilicato en partículas
US3661610A (en) Pigment
FI111709B (fi) Kolloidisten hiukkasten vesisuspensiot sekä suspensioiden valmistus ja käyttö
JP4658610B2 (ja) 水性のコロイド状ガスブラック懸濁液
BRPI0922547B1 (pt) Método para estabilizar uma pasta fluida de caulim hidratado
CN102597374B (zh) 二磺基型荧光增白剂
DK2001801T3 (en) PROCEDURE FOR THE PREPARATION OF PARTICULATE CALCIUM CARBONATE
CN101233197B (zh) 使用包含锆化合物的水溶液在水介质中分散和/或研磨和/或浓缩碳酸钙的方法
FI84380C (fi) Foerfarande foer framstaellning av en vattensuspension.
BR112014008083B1 (pt) Uso de partículas de carbonato de cálcio precipitado
BRPI0909087B1 (pt) Lamas de argila e seu uso em polpa e em aplicações na fabricação de papel
BR112013015120B1 (pt) método de produção de um polímero, polímero, suspensão, e, uso de uma suspensão
PT3129335T (pt) Processo para fazer telhas
BRPI0309275B1 (pt) Pigmento de caulim hidratado e processo de produção de pigmento de caulim hidratado
JP6437986B2 (ja) 紙塗工で使用するための炭酸カルシウム微粒子を含む水性スラリー
FI69155B (fi) Foerfarande foer framstaellning av gipsslam
US20150240049A1 (en) Method for grinding a particulate inorganic material
FI96627C (fi) Paperinpäällystyspigmenttejä
BRPI0202268B1 (pt) pigmento de caulim de alta performance, tinta de revestimento em papel formada por pigmento de caulim de alta performance e método para produzir pigmento de caulim de alta performance
US3854971A (en) Satin white-clay compositions and methods of manufacture
US3876443A (en) Satin white-clay compositions and methods of manufacture
PT1585860E (pt) Mistura de pigmento de argila de caulino e carbonato de cálcio compreendendo um dispersante isento de lenhossulfonato
EP0753029A1 (de) Dispergier- und mahlhilfsmittel für anorganische füllstoffe und pigmente und ihre verwendung
FI72770C (fi) Kalciumsulfatuppslamning.
Delavi et al. Deflocculant consumption of clay suspensions as a function of specific surface area and cation exchange capacity

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/12/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/12/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2703 DE 25-10-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.