BRPI0922243B1 - receptor digital de banda larga compreendendo mecanismo de detecção de sinal - Google Patents

receptor digital de banda larga compreendendo mecanismo de detecção de sinal Download PDF

Info

Publication number
BRPI0922243B1
BRPI0922243B1 BRPI0922243-0A BRPI0922243A BRPI0922243B1 BR PI0922243 B1 BRPI0922243 B1 BR PI0922243B1 BR PI0922243 A BRPI0922243 A BR PI0922243A BR PI0922243 B1 BRPI0922243 B1 BR PI0922243B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
frequency
receiver
coherence
signal
measure
Prior art date
Application number
BRPI0922243-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Thierry Briand
Original Assignee
Thales
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Thales filed Critical Thales
Publication of BRPI0922243A2 publication Critical patent/BRPI0922243A2/pt
Publication of BRPI0922243B1 publication Critical patent/BRPI0922243B1/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01RMEASURING ELECTRIC VARIABLES; MEASURING MAGNETIC VARIABLES
    • G01R23/00Arrangements for measuring frequencies; Arrangements for analysing frequency spectra
    • G01R23/02Arrangements for measuring frequency, e.g. pulse repetition rate; Arrangements for measuring period of current or voltage
    • G01R23/04Arrangements for measuring frequency, e.g. pulse repetition rate; Arrangements for measuring period of current or voltage adapted for measuring in circuits having distributed constants
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01RMEASURING ELECTRIC VARIABLES; MEASURING MAGNETIC VARIABLES
    • G01R19/00Arrangements for measuring currents or voltages or for indicating presence or sign thereof
    • G01R19/25Arrangements for measuring currents or voltages or for indicating presence or sign thereof using digital measurement techniques
    • G01R19/2506Arrangements for conditioning or analysing measured signals, e.g. for indicating peak values ; Details concerning sampling, digitizing or waveform capturing
    • G01R19/2509Details concerning sampling, digitizing or waveform capturing
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01SRADIO DIRECTION-FINDING; RADIO NAVIGATION; DETERMINING DISTANCE OR VELOCITY BY USE OF RADIO WAVES; LOCATING OR PRESENCE-DETECTING BY USE OF THE REFLECTION OR RERADIATION OF RADIO WAVES; ANALOGOUS ARRANGEMENTS USING OTHER WAVES
    • G01S7/00Details of systems according to groups G01S13/00, G01S15/00, G01S17/00
    • G01S7/02Details of systems according to groups G01S13/00, G01S15/00, G01S17/00 of systems according to group G01S13/00
    • G01S7/021Auxiliary means for detecting or identifying radar signals or the like, e.g. radar jamming signals

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Radar, Positioning & Navigation (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Radar Systems Or Details Thereof (AREA)

Abstract

RECEPTOR NUMÉRICO DE BANDA LARGA COMPREENDENDO UM MECANISMO DE DETECÇÃO DE SINAIS. A invenção tem por objeto um receptor numérico hiperfrequência de banda larga, compreendendo pelo menos uma antena (200) , um amplificador (201) , um dispositivo IFM numérico (214) de medida da frequência do (s) sinal (is) recebido (s), o receptor sendo caracterizado pelo fato de um indicador de coerência (212) das medidas de frequência ser calculado, analisando os valores que tomam essas medidas obtidas sobre duas transformadas consecutivas e de a presença de impulsos de sinal à entrado do receptor ser detectada (213) , quando esse indicador (212) assinala a coerência, de pelo menos uma medida de frequência.

Description

A invenção se refere a um receptor numérico de banda larga, compreendendo um mecanismo de detecção de sinais.
Os receptores destinados à detecção de sinais radioelétricos, por exemplo, de tipo radar, devem ser capazes de controlar bandas largas de frequência notadamente no domínio das micro-ondas. Eles devem poder detectar, por exemplo, impulsos de sinais radar. Estes impulsos podem apresentar modulações de tipo "chip"ou de tipo código de fase, essas modulações sendo utilizadas pelo radar para comprimir o impulso ao recebimento. Os impulsos podem também ser não modulados, se não for pela modulação no todo ou em nada definindo o impulso. Esses receptores têm, entre outros, por papel estimar a(s) frequência(s) do(s) sinal(is) recebido(s), assim como sua amplitude.
Embora tratamentos numéricos intervenham habitualmente na arquitetura desses receptores, as soluções atuais visando a estimar as frequências dos sinais recebidos, designados na sequência da descrição pela sigla IFM ("Instantaneous Frequency Measurement"em língua inglesa) se baseia majoritariamente em técnicas analógicas.
A título de exemplo, uma solução existente que permite uma medida instantânea da frequência do sinal recebido é baseada na criação de um regime de ondas estacionárias em uma linha de propagação atacada em uma de suas extremidades pelo sinal e na outra pelo sinal retardado. A periodicidade dos nós e dos intervalos dá uma medida grosseira da frequência do sinal recebido. A medida da posição dos nós e dos intervalos repartidos ao longo dessa linha dá uma medida fina da frequência do sinal recebido. Esse tipo de IFM é denominado medidor de frequência com amostragem espacial.
Uma outra solução do estado da técnica, que é muito difundida, é à base de autocorrelatores ou de medidores de fase. O princípio é, nesse caso, de medir diretamente a diferença de fase cp induzida por uma linha de retardo e daí deduzir a frequência. Vários estágios, colocados em paralelo, são geralmente necessários para assegurar a faixa de frequências e a precisão desejadas.
Os receptores que utilizam essas soluções utilizam funções analógicas e são, portanto, submetidos a desvios, tais como as variações de retardos em função da temperatura, imperfeições de medida de nível ou de defasagem. Isto induz uma arquitetura volumosa e um custo importante.
Mais recentemente, um pedido de patente francesa referente a um receptor numérico de banda larga de medida de frequência depositada sob o N° 06/01205 descreve, com a diferença dos dois exemplos precedentes, uma maneira de numerar o sinal desde a entrada, e efetuar todos os tratamentos em numérico. A numeração é feita a uma frequência de amostragem muito inferior ao critério de Shannon. Isto se traduz por uma medida de frequência ambígua Fmedida, também denominada frequência fina na sequência da descrição, essa frequência podendo ser descrita pela seguinte expressão:
Fmedida =+(Freai — j X Fe) + δF (1)
na qual Freal é a frequência real do sinal recebido, j é um inteiro positivo, Fe, a frequência de amostragem do sistema e δF é o erro de medida, devido principalmente à relação sinal com o ruído.
Para destacar essa ambiguidade, N vias de medida são utilizadas em paralelo, com frequências de amostragem defasadas. As N medidas de frequência ambíguas são associadas para destacar essa ambiguidade e obter uma medida da frequência real do sinal incidente. Essa medida é denominada frequência final da sequência da descrição.
Quando um dispositivo de medida de frequência instantânea é utilizado, este é habitualmente acoplado com um segundo dispositivo cuja finalidade é de medir a amplitude. Isto permite notadamente detectar a presença ou a ausência de sinais, assim como suas características associadas. Com efeito, esses IFM funcionam em uma grande dinâmica. Esta é obtida graças à utilização de um amplificador limitador em cabeça do dispositivo e suprime qualquer informação de nível. Esse tipo de IFM não possui, portanto, capacidade própria de detecção do envoltório dos impulsos de sinais recebidos. Ê para isso que é habitualmente associado a um dispositivo de medida de nível, por exemplo, de tipo DLVA, sigla que significa "Detector Logarithm Video Amplifier”. Este fornece uma informação complementar sobre a amplitude do(s) sinal(is) recebido(s) e permite notadamente validar ou invalidar a medida de frequência produzida pelo IFM, assim como estimar o envoltório dos sinais recebidos. O acréscimo desse dispositivo induz de fato um tamanho e um custo mais importante.
Uma finalidade da invenção é notadamente de minimizar os inconvenientes pré-citados.
Para isso, a invenção tem por objeto um receptor numérico hiperfrequência de banda larga, compreendendo pelo menos uma antena, um amplificador e um dispositivo IFM numérico de medida da frequência do(s) sinal(is) recebido(s). Um indicador de coerência das medidas de frequência é calculado pelo receptor, analisando os valores que tomam essas medidas obtidas sobre duas transformadas consecutivas e a presença de impulsos de sinal à entrada do receptor é detectada, quando esse indicador assinala a coerência, de pelo menos uma medida de frequência.
O envoltório do(s) impulso(s) recebido(s) é estimado, utilizando-se pelo menos o indicador de coerência e as medidas de frequência calculadas pelo IFM.
Os sinais recebidos pelo receptor são, por exemplo, impulsos radar.
De acordo com um aspecto da invenção, o indicador de coerência é um indicador binário.
De acordo com um modo de realização, o receptor associa um impulso de sinal detectado em uma pista de detecção, uma pista de detecção sendo definida por um valor de Fcorrente e um desvio de frequência Δdetec. Uma medida de frequência sendo associada a essa pista, quando esta pertence à faixa de frequência Fcorrente +/- Δdetec.
Impulsos de sinal distintos que se sobrepõem temporalmente são detectados, por exemplo, mantendo-se simultaneamente abertas várias pistas de detecção.
De acordo com um outro aspecto da invenção, a data de chegada TOA, sigla que vem da expressão inglesa "Time of Arrival", de um impulso detectado corresponde à data de abertura da pista de detecção associada a esse impulso.
A largura de um impulso detectado LI pode ser determinada pela diferença entre a data da última medida afetada nessa pista e a data de abertura da pista de detecção associada a esse impulso.
A(s) pista(s) de detecção aberta(s) em um instante determinado é(são), por exemplo, fechada(s), quando um número pré-definido de medidas de frequência é sucessivamente julgado incoerente. O receptor, de acordo com a invenção, tem notadamente por vantagem poder detectar a presença e o envoltório de um ou de vários sinais, explorando os resultados das operações realizadas pelo IFM numérico. Isto permite ter uma arquitetura de receptor que não necessita de dispositivo de medida de nível e reduz, portanto, a complexidade desse receptor, e, por conseguinte, seu custo. Outras características e vantagens da invenção aparecerão com o auxílio da descrição que se segue dada a título ilustrativo e não limitativo, feita com relação aos desenhos anexados, dentre os quais: - a figura 1 dá um exemplo de impulso de sinal e suas características; - a figura 2 apresenta um exemplo de receptor numérico de banda larga, compreendendo um mecanismo de medida de frequência e um mecanismo de detecção de envoltório; - a figura 3 apresenta um exemplo de diagrama que detalha as diferentes etapas que levam ã detecção e à aquisição do envoltório dos impulsos recebidos; - a figura 4 ilustra graficamente o caso em que dois impulsos de sinal são superpostos.
A figura 1 dá um exemplo de um impulso 100 de sinal e suas características. O receptor de banda larga, de acordo com a invenção, tem notadamente por finalidade detectar impulsos de sinais hiperfrequência. Essa detecção pode ser realizada, por exemplo, em duas etapas. Em uma primeira etapa, o receptor que compreende um IFM numérico se assegura da presença de um ou vários impulsos de recebimento, verificando a coerência das medidas de frequência. A noção de coerência das medidas é detalhada depois na descrição. Em uma segunda etapa, as características do impulso são adquiridas por análise das medidas. Um exemplo de impulso de sinal no domínio temporal está representado na figura 1. Nesse exemplo, o impulso corresponde a uma sinusoide pura, isto é, um sinal não modulado, recebida no tempo ti e terminando no tempo t2. Os parâmetros associados ao impulso, que a invenção procura estimar, são notadamente a data de chegada do impulso, habitualmente designada pela sigla TOA, vindo da expressão inglesa "Time of Arrival",a largura de impulso designada pela sigla L1 e a frequência central do sinal que compõe esse impulso.
A data de chegada do impulso TOA corresponde ao tempo ti. A largura de impulso L1 100 é definida pela diferença entre a data de fim do impulso t2 e a data de chegada do impulso ti, seja LI = t2-ti. O impulso pode também ser caracterizado pela frequência central do sinal 101 contido nesse impulso, e quando este é modulado, por parâmetros de modulação de frequência e de fase. O conjunto desses parâmetros característicos de um impulso compõem o que é denominado envoltório do impulso na presente descrição.
A figura 2 apresenta um exemplo de receptor numérico de banda larga, de acordo com a invenção, compreendendo o circuito radiofrequência de recebimento 200, 201, umdispositivo de medida de frequência IFM 214 e um dispositivo de detecção do envoltório 213. O receptor compreende pelo menos uma antena 200 de recebimento. 0(s) sinal(is) recebidos por essa antena é(são) amplificado(s) 201, depois distribuído(s) sobre N vias de tratamento numéricas. Sobre cada via, um sinal pode ser, por exemplo, numerado sobre 1 bit por sua báscula 202, 203, cuja faixa passante cobre o domínio da banda a tratar. As N frequências de amostragem anotadas com Fe,i a Fe,N são escolhidas abaixo do critério de amostragem de Shannon e ligeiramente defasadas entre si. Em outros termos, se Fmax for a frequência máxima do(s) sinal(is)a receber, as N frequências de amostragem serão escolhidas inferiores a 2xFmax. Cada via de tratamento compreende um medidor de frequência numérica 204, 205, cuja saída é uma medida de frequência ambígua do sinal recebido tal como expresso anteriormente pela equação (1) . Esses medidores de frequências numéricas realizam transformadas de Fourier discretas 207, 208, habitualmente designadas pela sigla TFD, e são efetuadas em contínuo com um recobrimento temporal, por exemplo, de 50%. Uma detecção de máximo é feita sobre cada resultado TFDi de transformada, i designando o índice temporal dessas transformadas. Uma medida de frequência, dita grosseira, anotada com FGk/i é então disponível. A resolução em frequência R (FGk,i) dessamedida, pode ser expressa, utilizando-se a expressão a seguir:
Figure img0001
na qual N pt TFD k é o número de pontos da transformada de Fourier discreta pela via de tratamento número k e Fe,k a frequência de amostragem utilizada para essa mesma via.
As medidas são emitidas periodicamente a cada r, r podendo expressar-se por:
Figure img0002
na qual N__pt_acq_k representa o número de pontos da equação do sinal utilizado sobre a via k. A precisão da medida de frequência obtida nesse estágio é insuficiente em relação à precisão requerida. O circuito de tratamento seguinte 209, 210 tem por finalidade testar a coerência da frequência grosseira FGi obtida sobre 2 transformadas consecutivas, e, se for o caso, calcular a frequência fina. Um critério de coerência é, por exemplo, verificar se o desvio entre FGk/i e FGk,!-! é superior a uma raia da TFD. Se for o caso, a via k será considerada incoerente e a medida de índice i da via k é invalidada. Caso contrário, a via é considerada coerente e a medida é validada e o valor da medida é o resultado do cálculo de frequência fina. O cálculo da frequência fina se baseia na diferença de fase entre duas TFD consecutivas. Essas duas TFD são feitas sobre suportes de integração defasados de um tempo r. No tempo de uma sinusoide pura, isto é, de um sinal não modulado, elas apresentam uma diferença de fase que pode se expressar com o auxílio da seguinte expressão: Δ(p = 2 X Ji X Fmedida X t (4)
A defasagem é medida módulo 2JI. Essa ambiguidade é levada pela medida de frequência grosseira.
As N vias funcionam em paralelo e são sincronizadas, isto é, as sequências de aquisição têm a mesma duração, seja 2Xr com um recobrimento de 50% e são simultâneas sobre as N vias. Para se obter essa sincronização, o valor de r é o mesmo sobre as N vias. As defasagens de frequências de amostragem são compensadas por valores do número de ponto de aquisição escolhidos ligeiramente diferentes sobre cada via, seja
Figure img0003
para qualquer k.
Os cálculos TFD podem ser feitos seja sobre o mesmo número de pontos que N_pt_acq_k, o que necessita dos algoritmos particulares, seja sobre um número de pontos superior para atingir o valor de 2n superior por enchimento com zeros. Assim, é possível utilizar os algoritmos clássicos de transformada de Fourier rápida, conhecida pela sigla FFT, essa sigla fazendo referência à expressão anglo- saxônica "Fast Fourier Transform".
Considerando-se que as N vias de tratamento fornecem medidas de frequência recebidas com uma ambiguidade aproximada, é necessário acrescentar um mecanismo que permita obter uma medida confiável. Para isso, um dispositivo de levantamento de ambiguidade 206 pode ser utilizado.
Sobre uma via, se o teste de coerência for satisfatório (estabilidade da frequência grosseira), umamedida de frequência fina estará disponível. Segundo o número de vias coerentes de vias coerentes, 0 a N medidas de frequência fina estão disponíveis à entrada dodispositivo de levantamento de ambiguidade 206. Para um valor de Fmax muito grande diante Fe e um plano defrequência adaptado (escolha dos Fe,k) , três medidas finas corretas permitem destacar a ambiguidade. A finalidade do destacamento de ambiguidade é de fornecer apenas boas medidas da frequência real. É possível que uma medida de frequência fina seja errônea, por exemplo, quando a relação sinal com ruído baixa ou em presença de sinais perturbadores. É possível escolher N > 3, por exemplo, N = 4, e critérios de rejeição podem ser colocados a fim de eliminar as medidas que podem ser falsas. A idéia é, então, colocar uma redundância, permitindo detectar e corrigir certos casos de erro, nesses casos a medida final é declarada coerente, ou detectar certos casos de erros sem poder corrigir, nesses casos a medida final é declarada incoerente. No âmbito dessa redundância, é escolhido não privilegiar uma via mais do que a outra. A título de exemplo, se N = 4, poderá ser decidido declarar a medida final incoerente, se menos de três vias forem coerentes. Quando pelo menos três vias são coerentes, é preciso então destacar as ambiguidades sobre as medidas de frequência finas fornecidas por essas vias coerentes.
Para uma medida ambígua sobre uma via, há várias frequências de entrada possíveis Fpk,i. É o que indica a seguinte expressão: FPk,i = + FFk,i + jXFe.i (5) na qual j é um inteiro positivo e FFk/i é a frequência medida no nível da via k e está compreendido entre 0 e Fe,k /2. O número de possibilidades é função da taxa de subamostragem, e, portanto, da escolha das frequências de amostragem Fe,k para cada ramificação. O princípio do levantamento da ambiguidade é, por exemplo, pesquisar essas frequências possíveis Fpk;i, os candidatos apresentando desvios entre vias inferiores em um limite determinado. Por exemplo, se houver três vias coerentes, um triplo será buscado dentre as frequências possíveis. Um valor Fpk/i estando disponível por via, o triplo deve apresentar desvios entre vias inferiores a um limite. Quando esse triplo é encontrado, a medida da frequência fina é declarada coerente e o valor fornecido na saída 211 é a média dos três candidatos retidos. Se nenhum triplo satisfizer esse critério, a medida da frequência final é declarada incoerente. Um indicador de coerência 212 da medida pode ser apresentado na saída de dispositivo de levantamento de ambiguidade em paralelo do valor de frequência fina medida.
Quando as N vias forem coerentes, será possível que, apesar de tudo, uma via possa ser falsa. Para melhorar a confiabilidade da medida de frequência fina, é possível acrescentar o mecanismo de segurança baseado na verificação de um critério de confiabilidade. Utilizando-se um exemplo no qual N = 4 e no qual as quatro vias são julgadas coerentes, uma pesquisa de quatro triplos pode ser então efetuada dentre as frequências possíveis Fpkii apresentando desvios entre vias inferiores a um limite de conf iabi1idade.
Se os quatro triplos respeitarem o critério de confiabilidade, o que chega, na realidade, a encontrar um grupo de quatro frequências possíveis, apresentando desvios entre vias inferiores ao limite de confiabilidade, a medida final será declarada coerente e a medida fornecida será a média dos quatro candidatos retidos.
Se um único triplo respeitar esse critério, a medida final será declarada coerente e a medida fornecida será a média dos três candidatos desse triplo. Isto chega a considerar que a via que não contribuiu para esse triplo será falsa. Nos outros casos, a medida final será declarada incoerente.
Casos particulares podem ser distinguidos para certas frequências ditas frequências particulares. Por exemplo, se Freai estiver próxima de jX(Fe,k / 2) sobre uma via, então a fase da TFD não será mais representativa do sinal. A frequência fina oriunda dessa fase não melhora a precisão sobre essa via. A precisão é reduzida à resolução da TFD. Para limitar o erro sobre a frequência final, quando uma via estiver próxima de jX(Fe,k / 2), a medida sobre essa via participa do levantamento da ambiguidade, mas não participa do cálculo de média para a medida final.
Para as outras frequências particulares, notadamente quando Freai está próximo de jXFe,k/2+Fe,k/4, jXFe,k/2+Fe,k/6 ou jXFe,k/2+Fe<kX (2/6) , a fase do TFD, e, portanto, o cálculo de frequência fina, é perturbada, mas em menor medida. Não é então indispensável realizar um tratamento particular, para essas frequências, pois a média com as outras vias dá um erro suficientemente pequeno sobre a medida final.
A fim de analisar as propriedades dos impulsos de sinal, um dispositivo de detecção 213 que explora os valores de medidas de frequência 211 em paralelo com as informações de coerência 212 pode ser utilizado. O funcionamento deste é descrito com o auxílio dos exemplos das figuras 3 e 4.
As funções realizadas pelas N vias 204, 205 de estimativas de frequência, pelos dispositivos de levantamento de ambiguidade 206 e pelo dispositivo de detecção 213 podem ser implantados, por exemplo, em pelo menos um circuito programável de tipo FPGA.
A figura 3 apresenta um exemplo de diagrama que detalha as diferentes etapas de cálculo, levando à detecção de impulsos. A detecção de presença é baseada notadamente sobre o indicador de coerência e o valor das medidas de frequência disponíveis na saída do IFM numérico. O indicador de coerência, representada, por exemplo, sob a forma booleena com "1" significando que a medida é coerente e "0" a medida é incoerente, está disponível na saída de IFM numérico apresentado na figura 2. Ele pode ser associado a um mecanismo de "pistage" sobre a frequência cuja finalidade é detectar o envoltório dos impulsos potencialmente recebidos. No âmbito dessa descrição, o termo "pistage" significa busca de pista, uma pista sendo, no caso, por exemplo, um impulso de radar. Esse mecanismo de "pistage" tem notadamente por finalidade detectar o envoltório do(s) impulso(s), apresentando uma relação sinal com ruído suficiente. Ele visa também a separar os impulsos que se sobrepõem temporalmente. O mecanismo de "pistage", de acordo com a invenção, se apóia notadamente nas várias observações: - na ausência de sinal, isto é, com unicamente ruído térmico, a medida de frequência é quase sistematicamente incoerente; - em presença de um sinal que apresenta uma relação sinal com ruído suficiente, a medida de frequência é quase sistematicamente coerente; - em presença de vários sinais simultâneos, com um desvio de nível suficiente e uma relação sinal com ruído suficiente para o mais forte dentre eles, a medida é quase sistematicamente coerente e corresponde ao sinal mais forte.
Um exemplo de algoritmo de pistage é explicitado a seguir. As medidas são emitidas ao ritmo de r. Para cada medida recebida 300, sua coerência é verificada 301, a fim de considerar apenas medidas confiáveis. Ao aparecimento de uma medida coerente, um medidor de manutenção é colocado em zero 310 e é verificado 304 se a medida incidente pode ser associada a uma pista aberta. Essa associação é feita, por exemplo, com base em um critério de desvio de frequência em relação a um valor comum da pista. Se houver associação, a pista referida será desenvolvida 3 07. Se não houver associação possível com uma das pistas abertas ou se não houver pista aberta, uma nova pista será criada 305.
Ao aparecimento de uma medida incoerente, o medidor de manutenção será incrementado 311 e verificado 302 se um valor de tempo de manutenção é atingido. Se for o caso, para cada pista aberta é verificado 312 se um número mínimo de medidas estará disponível. Nesse caso, a pista será considerada como um impulso, esse impulso será então caracterizado e um descritor de impulso será emitido com suas características 313. Quando o tempo de manutenção for atingido, quer tenha havido ou não emissão de descritor de impulso, todas as pistas serão fechadas 303.
Assim, é também possível rejeitar falsos alarmes isolados, mesmo se esse caso não for representado na figura.
Além disso, esse método permite uma certa tolerância dos orifícios de detecção. Um orifício de detecção corresponde a uma situação na qual medidas julgadas incoerentes aparecem apesar da presença de um ou de vários sinais à entrada do receptor. Ê, por exemplo, o caso em presença de um sinal com pequena relação sinal com ruído em presença de dois sinais de mesmo nível de potência.
A título de exemplo, uma pista interrompida pela abertura de uma nova pista é mantida aberta. O caso de impulsos longos de baixo nível interrompidos por um impulso curto de nível mais forte é assim tratado. Esse caso é ilustrado com o auxílio da figura 4.
A figura 4 ilustra graficamente um exemplo no qual dois impulsos de sinal são superpostos. A primeira curva 400 representa a evolução temporal da amplitude A de uma posição de sinal tal como percebida pelo receptor. Nesse exemplo, dois impulsos são apresentados. A parte de sinal pode ser analisada identificando vários cortes temporais anotados Ti a T5. Durante o primeiro corte T1; nenhum sinal útil está presente. O sinal percebido pelo receptor corresponde notadamente ao ruído térmico do receptor. Um primeiro impulso de sinal é recebido durante os três seguintes cortes temporais T2, T3 e T4. No exemplo, esse impulso corresponde a uma sinusoide de frequência Fx e de amplitude Ai. Um segundo impulso sinusoidal de frequência F2 e de amplitude A2, com A2> Ai, está também presente durante o terceiro corte temporal T3. Esse segundo impulso é, portanto, recebido ao mesmo tempo que uma parte do primeiro impulso e é preponderante em relação a esta por sua amplitude. O último corte T5 não comporta sinal útil e possui as mesmas propriedades que o primeiro corte Ti.
A segunda curva 401 representa a evolução do indicador de coerência anteriormente definido. Durante os cortes Tx e T5, as estimativas de frequência são julgadas incoerentes e, por conseguinte, a informação booleena de coerência assume o valor "0". Durante os cortes T2, T3 e T4, um sinal útil está presente e as estimativas fornecidas pelo IFM numérico são julgadas coerentes. O indicador de coerência assume então o valor "1" .
A terceira curva 402 representa sob a forma de cruz os valores de frequência estimados pelo receptor de banda larga, considerada para efetuar a detecção de envoltório dos impulsos, de acordo com a invenção. Durante os cortes Ti e T5, O indicador de coerência está em "0", não há medida de frequência fornecida. Ao contrário, durante os cortes T2, T3 e T4, o indicador de coerência está em "1" e os valores das estimativas de frequência são considerados para a detecção do envoltório dos impulsos. Durante os cortes T2 e T4SÓ O sinal correspondente ao primeiro impulso é recebido. As medidas de frequências serão, portanto, associadas a uma pista de detecção. Essa pista pode ser definida por um valor de frequência Fcorrente e um desvio de frequência Δdetec, uma medida de frequência sendo associada a essa pista, quando esta pertence à faixa de frequência Fcorrente +/- Δdetec. As estimativas em frequência são, para essa pista de detecção, próximas da frequência Fi com um erro de estimativa aproximadamente. Durante o corte T3 e os dois sinais correspondentes sobre dois impulsos estão presentes, mas conforme indicado anteriormente, o segundo impulso é preponderante. As estimativas em frequência disponíveis são então próximas de F2 a um erro aproximadamente. Essas medidas são então associadas a uma segunda pista de detecção, são essas estimativas em frequência que vão ser utilizadas a fim de estimar o envoltório desses dois impulsos, por exemplo, com o auxílio do método descrito com o auxílio da figura 3.
O resultado obtido é então: - para o primeiro impulso, TOA = t2 e LI = t5 - t2 = T2 + T3 +T4. A frequência estimada é igual a F3 a um erro de estimativa aproximadamente; - para o segundo impulso, TOA = t3 e LI = t4 - t3. A frequência estimada é igual a F2 a um erro de estimativa aproximadamente.
Nesse exemplo, os resultados da detecção de envoltório se localizam na frequência, sobre o parâmetro TOA e sobre a largura de impulso LI para cada impulso, mas o receptor pode conter também meios para estimar os parâmetros de modulação, quando os impulsos detectados são modulados.

Claims (9)

1. Receptor numérico hiperfrequência de banda larga caracterizado pelo fato de compreender pelo menos uma antena (200), um amplificador (201), um dispositivo de medida de frequência (IFM) numérico (214) que compreende: - um medidor de frequência numérica configurado para medir uma frequência de um ou mais sinais recebidos usando transformadas digitais, e - um circuito de tratamento seguinte configurado para determinar um indicador de coerência (212) para indicar a coerência das medidas de frequência; o referido indicador de coerência sendo calculado comparando dois valores que tomam essas medidas de frequência obtidas sobre duas transformadas consecutivas, a medição sendo consistente se um desvio entre os referidos dois valores é menor ou igual do que um determinado valor; o referido circuito de tratamento seguinte configurado ainda para detectar (213) uma presença de impulsos de sinal à entrada do receptor numérico hiperfrequência de banda larga quando esse indicador de coerência (212) assinala a coerência de pelo menos uma medida de frequência.
2. Receptor, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o envoltório do(s) impulso(s) recebido(s) ser estimado, utilizando-se pelo menos o indicador de coerência (212) e as medidas de frequência calculadas pelo dispositivo digital IFM (211).
3. Receptor, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de os sinaisrecebidos serem impulsos radar.
4. Receptor, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de o indicador de coerência (212) ser um indicador binário.
5. Receptor, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato de associar um impulso de sinal detectado em uma pista de detecção, uma pista de detecção sendo definida por um valor de frequência Fcorrente e um desvio de frequência Δdetec, uma medida de frequência sendo associada a essa pista, quando esta pertence à faixa de frequência Fcorrente +/- Δdetec.
6. Receptor, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de impulsos de sinal distintos que se sobrepõem temporalmente serem detectados, mantendo-se simultaneamente abertas várias pistas de detecção.
7. Receptor, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 ou 6, caracterizado pelo fato de a data de chegada TOA de um impulso detectado corresponder à data de abertura da pista de detecção associada a esse impulso.
8. Receptor, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5, 6 ou 7, caracterizado pelo fato de a largura LI de um impulso detectado ser determinada pela diferença entre a data da última medida afetada nessa pista e a data de abertura da pista de detecção associada a esse impulso.
9. Receptor, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5, 6, 7 ou 8, caracterizado pelo fato de a(s) pista(s) de detecção aberta(s) em um instante determinado ser(em) fechada(s), quando um número pré- definido de medidas de frequência é sucessivamente julgado Incoerentes.
BRPI0922243-0A 2008-12-16 2009-11-13 receptor digital de banda larga compreendendo mecanismo de detecção de sinal BRPI0922243B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0807070 2008-12-16
FR0807070A FR2939989B1 (fr) 2008-12-16 2008-12-16 Recepteur numerique large bande comprenant un mecanisme de detection de signaux
PCT/EP2009/065102 WO2010069683A1 (fr) 2008-12-16 2009-11-13 Recepteur numerique large bande comprenant un mecanisme de detection de signaux

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0922243A2 BRPI0922243A2 (pt) 2015-12-29
BRPI0922243B1 true BRPI0922243B1 (pt) 2020-11-10

Family

ID=40810431

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0922243-0A BRPI0922243B1 (pt) 2008-12-16 2009-11-13 receptor digital de banda larga compreendendo mecanismo de detecção de sinal

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8817915B2 (pt)
EP (1) EP2366117B1 (pt)
BR (1) BRPI0922243B1 (pt)
ES (1) ES2400041T3 (pt)
FR (1) FR2939989B1 (pt)
WO (1) WO2010069683A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2939988B1 (fr) 2008-12-16 2011-07-29 Thales Sa Recepteur numerique large bande comprenant un mecanisme de detection des sauts de phase
US9912420B1 (en) 2016-04-05 2018-03-06 National Technology & Engineering Solutions Of Sandia, Llc Robust power detector for wideband signals among many single tone signals
FR3073628B1 (fr) 2017-11-16 2019-11-29 Thales Goniometre d'amplitude et plate-forme associee

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4336541A (en) * 1980-08-08 1982-06-22 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force Simultaneous signal detector for an instantaneous frequency measurement receiver
US4547727A (en) * 1983-07-08 1985-10-15 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force Simultaneous signal detection for IFM receivers by transient detection
US4860318A (en) 1988-07-06 1989-08-22 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force PSK detection using an IFM receiver
JPH0743402A (ja) 1992-09-08 1995-02-14 Aerometrics Inc 時間変化信号の周波数を求める方法及び装置
US5440228A (en) * 1994-03-09 1995-08-08 Schmidt; Ralph O. Simultaneous signals IFM receiver using plural delay line correlators
US5477230A (en) * 1994-06-30 1995-12-19 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force AOA application of digital channelized IFM receiver
JP3286885B2 (ja) * 1995-11-07 2002-05-27 三菱電機株式会社 タイミング再生手段及びダイバーシティ通信装置
JP3566111B2 (ja) * 1998-11-30 2004-09-15 松下電器産業株式会社 記号辞書作成方法及び記号辞書検索方法
US7194556B2 (en) * 2001-03-30 2007-03-20 Intel Corporation Method and apparatus for high accuracy distributed time synchronization using processor tick counters
JP2003079200A (ja) * 2001-09-04 2003-03-14 Hitachi Ltd 電動機駆動システム
EP1363108B1 (de) * 2002-05-14 2014-04-02 Krohne Messtechnik Gmbh & Co. Kg Verfahren zur Bestimmung der Unsicherheit eines magnetisch-induktiven Durchflussmessers
JP4233397B2 (ja) * 2002-10-01 2009-03-04 株式会社東京精密 画像欠陥検査方法、画像欠陥検査装置及び外観検査装置
US7035593B2 (en) * 2003-07-28 2006-04-25 Cognio, Inc. Signal classification methods for scanning receiver and other applications
US7272597B2 (en) * 2004-12-29 2007-09-18 Aol Llc Domain expert search
US7266465B1 (en) * 2005-11-09 2007-09-04 Itt Manufacturing Enterprises, Inc. Wideband digital IFM receiver with frequency confirmation
FR2897441B1 (fr) 2006-02-10 2010-02-26 Thales Sa Recepteur numerique large bande de mesure de frequence
FR2939988B1 (fr) 2008-12-16 2011-07-29 Thales Sa Recepteur numerique large bande comprenant un mecanisme de detection des sauts de phase

Also Published As

Publication number Publication date
EP2366117B1 (fr) 2012-12-26
EP2366117A1 (fr) 2011-09-21
BRPI0922243A2 (pt) 2015-12-29
US20110286551A1 (en) 2011-11-24
FR2939989B1 (fr) 2010-12-31
US8817915B2 (en) 2014-08-26
FR2939989A1 (fr) 2010-06-18
WO2010069683A1 (fr) 2010-06-24
ES2400041T3 (es) 2013-04-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9967085B1 (en) Synchronization of a remote wide band receiver using a narrow band low frequency signal
US8193981B1 (en) Coordinated sensing and precision geolocation of target emitter
ES2600008T3 (es) Método y sistema de sincronización temporal de fase de señales procedentes de dispositivos de medición respectivos
US10324194B2 (en) Method for operating a GNSS receiver, with GNSS signal deselection
US8116709B2 (en) Frequency measuring broadband digital receiver
BRPI0922241B1 (pt) receptor numérico de banda larga compreendendo mecanismo de detecção de saltos de fase
Lindner et al. Dual tone approach for unambiguous six-port based interferometric distance measurements
CN105785402B (zh) 一种用于gnss信号模拟器时延校准的系统及方法
Aditya et al. A Giant Metrewave Radio Telescope survey for associated H i 21 cm absorption in the Caltech–Jodrell flat-spectrum sample
BR112015011292B1 (pt) Método para estimar parâmetros de integridade para medições de satélite de navegação global implementado por um dispositivo de navegação global e dispositivo associado
BR112014018410B1 (pt) Sistema de comunicação de rádio
EP3128337A1 (en) System and method for locating a signal source
BRPI0922243B1 (pt) receptor digital de banda larga compreendendo mecanismo de detecção de sinal
JP2019215334A (ja) 電離圏及び対流圏擾乱を検出するマルチ周波数モニタ
KR101981225B1 (ko) Gnss 측정치에 포함된 특이신호요소 정밀추정 방법
Lopes et al. Adaptive traveling wave-Based algorithm for time alignment of transmission line fault records
RU2511640C2 (ru) Способ определения места повреждения линий электропередачи с древовидной структурой
Kohler et al. External timebase trials for phase coherency of a bistatic transfer function measurement setup
US2929987A (en) System for measuring differential phase delay in electrical apparatus
EP2083282A1 (en) Transmitter-receiver system
Kodet et al. Optical two-way timing system for space geodesy applications
KR102547248B1 (ko) 2차원 방향 탐지 장치 및 이를 이용한 2차원 방향 탐지 방법
EP2166371B1 (fr) Dispositif et procédé de dénombrement d&#39;émetteurs électromagnétiques
KR101565098B1 (ko) 신호 입력시간 측정 장치
US9306727B2 (en) System and method for synchronizing ground clocks

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: G01S 7/02 , G01R 23/12 , G01R 23/175

Ipc: G01S 7/02 (1968.09), G01R 23/04 (1968.09), G01R 19

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/11/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2748 DE 05-09-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.