BRPI0921616B1 - conjunto de processos e método para a protecão dinâmica de documentos impressos em papel; conjunto de processos e método para a protecâo de documentos impresso em papael; um conjunto de processos e método para verificar a autencidade de um documento impresso e sistema para utilizacão de computador como meio - Google Patents

conjunto de processos e método para a protecão dinâmica de documentos impressos em papel; conjunto de processos e método para a protecâo de documentos impresso em papael; um conjunto de processos e método para verificar a autencidade de um documento impresso e sistema para utilizacão de computador como meio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0921616B1
BRPI0921616B1 BRPI0921616-2A BRPI0921616A BRPI0921616B1 BR PI0921616 B1 BRPI0921616 B1 BR PI0921616B1 BR PI0921616 A BRPI0921616 A BR PI0921616A BR PI0921616 B1 BRPI0921616 B1 BR PI0921616B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
printed
document
processes
page
text
Prior art date
Application number
BRPI0921616-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Luiz Alberto Wanderley
Original Assignee
Luiz Alberto Wanderley
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Luiz Alberto Wanderley filed Critical Luiz Alberto Wanderley
Publication of BRPI0921616A2 publication Critical patent/BRPI0921616A2/pt
Publication of BRPI0921616B1 publication Critical patent/BRPI0921616B1/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F21/00Security arrangements for protecting computers, components thereof, programs or data against unauthorised activity
    • G06F21/60Protecting data
    • G06F21/606Protecting data by securing the transmission between two devices or processes
    • G06F21/608Secure printing
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F21/00Security arrangements for protecting computers, components thereof, programs or data against unauthorised activity
    • G06F21/60Protecting data
    • G06F21/64Protecting data integrity, e.g. using checksums, certificates or signatures

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Computer Hardware Design (AREA)
  • Software Systems (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Bioethics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Editing Of Facsimile Originals (AREA)
  • Document Processing Apparatus (AREA)
  • Accessory Devices And Overall Control Thereof (AREA)
  • Storage Device Security (AREA)
  • Facsimiles In General (AREA)

Abstract

PROCESSOS PARA A VERIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE DOCUMENTOS, PROCESSO PARA VERIFICAR A AUTENTICIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO, SISTEMA PARA UTILIZAÇÃO DE UM COMPUTADOR COMO MEIO E PROCESSO PARA A PROTEÇÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL. A proteção de documentos impressos em papel é propriciada por processos para detecção, imediada e clara, de diferentes tipos de falsificação, adulteração, inclusão e omissão. Um sistema acessível por uma rede de telecomunicações é capaz de detectar vários tipos de fraude. Um "Centro Remoto de Inteligência" ou um centro remoto de serviços de processamento de dados, acessível de e para um lugar onde exista uma conexão para uma rede de telecomunicações, como por intermédio de Internet, propicia ao usuário proteção e verificação customizada de páginas do documento. As páginas do documento são geradas pelo "Centro Remoto de Inteligência" e transmitida para impressoras remotas, passando por fora do sistema operacional do usuário, usando um conjunto específico de instruções para cada impressora ("printer driver"), assim evitando qualquer acesso aos documentos protegidos antes de sua efetiva impressão. As páginas protegidas dos documentos incluem múltiplos tipos de dispositivos de segurança, de uma maneira tal que, caso um dispositivo seja sobrepassado, o documento permanecerá protegido pelos outros tipos de proteção (...).

Description

CAMPO DA INVENÇÃO:
1. Facilitaria em muito o trabalho de Pesquisa do Examinador se o Titulo atribuído a esta invenção focasse na VERIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE PÁGINA IMPRESSA DE TEXTO NÃO PARAMETRIZADO, visto que Proteção aparecerão zilhões como resultado, porém são Proteções destinadas a viabilizar verificação humana, nada para verificação automática por equipamento de texto escrito sem qualquer pré definição de formato ou localização na página de qualquer informação ou dado.
2. Esta divulgação está orientada à integridade completa de documentos e, mais especificamente, à verificação automática, imediata e conclusiva, de documentos impressos em papel, que se utiliza da prévia proteção como meio para viabilizar a verificação automática para prevenir e indicar falsificações, adulterações (lado a lado), distinguindo original de cópia e vazamentos de um documento.
3. É de extrema eficácia para verificação automática, imediata e conclusiva de contratos, acordos, convênios, onde cada um constrói as frases e disponibiliza informações de formas diferentes e onde acentuação, notadamente vírgulas mudam o sentido da frase.
4. Verificação humana está vulnerável a cansaço, barulho, reação baixa a textos semelhantes repetitivos (risco de armazenamento do texto no cérebro ser tomado como se fosse o texto que então está sendo lido), o que não acontece nesse processamento automático proposto feito por computador, que comparativamente será mais preciso, rápido e econômico.
5. Acrescente-se que por vezes mesmo Peritos Criminais não conseguem ser conclusivos sobre a autenticidade de um documento impresso, ao contrario desse processo de verificação que é imediato e conclusivo.
6. Verificação Automática que existe e para formulário parametrizado, onde há prévia definição de localização na página de onde cada tipo de informação deve estar, enquanto a presente invenção verifica cada um dos caracteres de uma frase, inclusive pontuação, tais como vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, ponto, etc.
BREVES ANTECEDENTES:
7. Ao longo dos tempos têm sido tentadas muitas diferentes abordagens para proteger a integridade completa dos documentos, proteger tanto contra falsificações e/ou adulterações como para distinguir entre original e cópia. Normalmente a autenticação dos documentos refere-se à origem do documento enquanto a integridade completa abrange simultaneamente aspectos da origem (falsificações), adulterações (inclusões, exclusões e alterações de conteúdo) e a distinção entre original e cópia. Tais abordagens incluem, por exemplo: 1) conjuntos de características de segurança estática pré-aplicados em impressoras industriais de segurança, em papel normal ou especial; 2) características dinâmicas aplicadas isoladamente em papel normal e 3) características de segurança eletrônica que protegem os documentos enquanto no formato eletrônico. Cada uma destas abordagens é descrita a seguir.
8. Inicialmente, com relação às características de segurança estática, várias técnicas para a proteção de documentos são conhecidas, mas que, isoladamente ou em combinação, não são capazes de cobrir os diferentes tipos de fraude com relação à proteção de documentos impressos em papel padrão. As características de segurança estática tradicionalmente incluem um conjunto de tecnologias que alertam contra cópias, tais como um fundo especial, microimpressão, etc. Entretanto tais características são aplicadas ao papel usando impressoras industriais especiais, assim restringindo a geração dos documentos a uma ou a poucas locações. Isto acarreta um maior tempo para a geração e entrega do documento desejado, o que pode ter consequências negativas. Adicionalmente tais abordagens têm custos mais elevados, pois exigem equipamentos industriais especializados. Além disto, estas tecnologias não indicam automaticamente a remoção, alteração ou inclusão de informação e não facilitam a identificação da pessoa que possa ter vazado documentos para pessoas não autorizadas.
9. Entenda-se por ”Proteção Estática“ como a proteção aplicada ao papel antes da impressão do documento. Assim não existe nenhuma relação direta entre a informação de segurança e a informação incluída no momento da impressão do documento, como data, hora universal, originador, usuário, conteúdo, etc.
10. Isto contrasta com a “Proteção Dinâmica“, aqui entendida como a proteção aplicada simultaneamente à impressão do texto ou outra informação contida em uma página do documento e que varia de página para página, documento para documento. A “Proteção Dinâmica“ contém informações que se alteram dinamicamente a cada impressão, como: data e hora universal, originador, usuário, conteúdo, etc. Destaca-se na “Proteção Dinâmica” a “Barra de Segurança” conforme composição observada nas Figuras 3B, 3C e 3D, no pé da página, onde todo o conteúdo da página foi gerado de forma gráfica (não caracteres), comprimida e criptografada, que viabilizará a comparação com o que estiver visível no documento na ocasião da verificação automática, em outra área da “barra de segurança” há informações sobre a origem do documento (quem, quando e onde), que só podem ser visualizadas mediante uso de lente de luz polarizada e que desaparecem numa cópia.
11. No que se refere às características dinâmicas, até a presente data tais características dinâmicas podem ser aplicados isoladamente em papel normal. Tais características dinâmicas podem ser aplicadas dinamicamente no papel normal. Entretanto, até a presente data, tais características de segurança são aplicadas isoladamente e protegem somente um aspecto do leque de possibilidades de fraude. Por exemplo, cada característica de segurança dinâmica pode ser aplicada para proteger contra um tipo de fraude, mas não protege contra o conjunto de possibilidades de fraudes. Exemplo: uma tecnologia que é visível com lentes especiais no original e que desaparece em uma cópia (porção do texto ou uma imagem; pode tal proteção incluir data/hora e originador, o que cobre fraude de origem, mas não informa se o conteúdo do documento foi ou não alterado). Entretanto, até a presente data, estes tipos de proteção são itens discretos e não existe a integração destas tecnologias, que possibilite o seu uso simultâneo e no momento da impressão. Isto é, cada uma das tecnologias desenvolvidas cobre somente um aspecto do potencial de fraudes.
12. Finalmente, com relação às características de segurança eletrônica, que protegem os documentos quando no formato eletrônico, tal proteção é restrita à sua forma eletrônica. Quando o documento é impresso a característica de segurança eletrônica não permanece no documento. Por exemplo, uma procuração armazenada no computador do cartório pode estar protegida, mas, uma vez impressa, pode ser copiada e adulterada, sem ser detectada pela característica de segurança do documento eletrônico no qual a adulteração foi realizada; o máximo de informação indicada é de que alguma coisa pode ser diferente, mas nunca indica exatamente o que foi alterado.
13. Em muitas situações, por exemplo, é desejável se verificar se o documento para assinatura é o mesmo documento previamente acordado entre as duas partes. Atualmente não se pode assegurar eficazmente se o documento a ser assinado (em papel) é o mesmo documento que foi enviado à outra parte, isto é, se tal documento não foi alterado em qualquer coisa, mesmo uma vírgula. Situações similares acontecem para documentos apresentados como originais e até mesmo para aqueles autenticados em Cartórios (como procurações, certidões e certificados, etc.), pois a autenticação feita por um Cartório alcança, no máximo, a verificação de origem, mas não a verificação automática de alterações no texto do documento.
14. Então, um problema relacionado à atual proteção de documentos diz respeito à vulnerabilidade dos documentos impressos, especialmente aqueles que envolvem várias partes interessadas, com várias versões, até o momento das respectivas assinaturas. Adicionalmente, com avanços na tecnologia das copiadoras e máquina de digitalização, a produção de cópias com excelente qualidade resulta em uma difícil, muitas vezes impossível, tarefa de distinguir o original da cópia. Isto permite a montagem de diversos conteúdos diferentes do original, sem uma clara percepção da outra parte.
15. Adicionalmente, um outro problema é o alto custo envolvido quando um ( ou vários) profissionais são designados para efetuar verificações personalizadas (por meio de leitura visual) de documentos impressos, visto que tais verificações devem ser feitas “página a página”, “caractere a caractere”, virgula por virgula, com consequências em termos de tempo (duração), custos e riscos decorrentes da verificação visual humana. A mudança de uma simples vírgula em qualquer documento pode alterar direitos e obrigações entre as partes. Além disto, é bem sabido que a verificação visual humana nem sempre é bastante precisa e acurada para este tipo de verificação, resultando em relativamente frequentes erros.
16. Por exemplo, repetição de textos semelhantes faz com que o cérebro “se acostume” e assim não reaja, quando há alguma pequena diferença, pois a leitura estará sendo feita do cérebro ao invés de ser lido do papel.
17. Pode ser acrescido que existem várias tecnologias de segurança que possibilitam identificar com alto grau de certeza se o documento é verdadeiro ou se é falso.
18. Entretanto, tais tecnologias requerem um especialista para fazer tal determinação. Em muitas transações, o tempo necessário para alcançar tal certeza, propicia ao fraudador o tempo e a oportunidade para se beneficiar da fraude cometida. Em alguns casos é possível indicar se o conteúdo do documento foi alterado, mas, ao contrário da presente divulgação, não indica em que partes do texto original comparado ao texto agora visível as adulterações ocorridas, nem indica exatamente onde, em ambas as versões correspondentes do texto, as adulterações que ocorreram.
SUMÁRIO:
19. Tendo em vista os problemas anteriormente descritos e as necessidades ainda não satisfeitas, processos e sistemas em conformidade com os aspectos da presente invenção permitem, pelo uso da tecnologia das telecomunicações e de inteligência remota (“expertise remota”), tanto a proteção de um documento durante o processo de impressão do mesmo, quanto durante a fase de verificação automática pelo usuário do documento protegido. O emprego das telecomunicações, como uma rede ou a Internet, permite, que em qualquer lugar do mundo, o usuário do documento, realize uma verificação automática instantânea sobre a integridade completa do documento, no momento em que o documento lhe é apresentado para consideração ou execução. Então, qualquer problema de origem e alteração no documento pode ser detectado imediata e conclusivamente, antes de sua execução, ao contrário do que ocorre quando decorre um espaço de tempo, que permita que o documento seja executado, e possivelmente já usado de uma maneira fraudulenta.
20. A presente divulgação propicia sistemas e métodos para a detecção imediata, conclusiva e clara de diferentes tipos de falsificações, adulterações, inclusões e omissões.
21. Aspectos desta divulgação propiciam a identificação da fraude e indicam a sua exata localização na página do documento. Em síntese, a presente divulgação proporciona um sistema acessível por uma rede de telecomunicações, que é capaz de detectar os mais diversos aspectos da fraude. Tal sistema, resumidamente, dispõe de um “Centro Remoto de Inteligência” ou um Centro Remoto de Serviços de Processamento de Dados, acessível de e para qualquer lugar onde exista uma conexão a uma rede de telecomunicações, como a Internet. Verificações podem ser feitas imediatamente para prover com um elevado grau de precisão uma conclusiva declaração sobre a completa integridade do documento. Outro aspecto da presente divulgação é que fornece múltiplos tipos de proteção segura. Tais múltiplos tipos de proteção fornecem segurança adicional porque, na eventualidade de um deles venha a ser sobrepassado, o documento continuará protegido pelos outros tipos de proteção segura.
22. Em suma, serviços são fornecidos e permitem, tanto a pré-proteção, como a verificação automática de um documento. Tal pré-proteção é efetivada no momento da impressão do documento e impressa junto com o conteúdo do documento. Um usuário, num outro momento, pode desejar verificar a completa integridade do documento protegido. Tal usuário pode encaminhar uma imagem do documento protegido ao “Centro Remoto de Inteligência” o qual pode então verificar se o documento foi ou não alterado desde o momento em que foi impresso com a pré-proteção. A pré-proteção propiciada a um documento agrega e integra diversas tecnologias que fornecem diferentes e integradas barreiras, empregadas no processo de pré-proteção do documento. Se um tipo de característica de segurança for sobrepassado, outras características de segurança resistirão e possibilitarão a detecção de fraudes. Tais serviços propiciam processos eficientes a fim de facilitar a pré-proteção, a verificação automática e o controle descentralizado, que é bem menos oneroso e consome menos tempo que os tradicionais esquemas de proteção de documentos. Isto permite que organizações, por meio de novos processos de negócios, possam oferecer novos serviços aos clientes e ao mercado.
23. De acordo com vários aspectos da presente invenção e para que a pré-proteção do documento seja otimizada e evite fraudes que alteram direitos e obrigações legais, é vantajoso que um leigo, usuário de um documento, seja capaz de distinguir entre o original e a cópia, até mesmo uma cópia de excelente qualidade. Conforme os vários aspectos da presente invenção, o armazenamento de um texto codificado graficamente, comprimido e criptografado, não com caracteres, invisível no documento impresso do usuário se torna conhecido. O texto codificado pode ser decodificado por “software” de decodificação presente no Centro Remoto de Inteligência, para permitir sua comparação com o texto visível impresso na mesma página (em papel) do documento do usuário. A comparação é realizada de forma remota e automática, comparando-se o texto decodificado com o texto visível na página e é apresentada na tela do computador do usuário. É ressaltado que nesta configuração a decodificação do texto codificado é realizada remotamente em um servidor central equipado com o “software” de decodificação gráfica e outro de desencriptação. Portanto, o usuário pode estar localizado distante do servidor central e pode se comunicar com o servidor central por meio de uma rede de telecomunicações como, por exemplo, a Internet. Conforme os vários aspectos da presente invenção, o documento original pode ser recuperado, por meio do “scanning” simultâneo do texto codificado graficamente e também criptografado e do texto visível, o teor do escaneamento sendo transmitido a um servidor central, o “software“ decodificando o texto que estava codificado e o resultado comparando o conteúdo original e o visível, sendo transmitido de volta ao usuário para ser exibido e acessado na tela de seu computador e impressa igualmente Certificação da Página, com dados de origem (quem, quando e onde - foi a pré-proteção) e igualmente da verificação automática (quem quando e onde). Certificação de cada Página é enviada igualmente para Servidor Remoto da Instituição-Cliente, possibilitando Controle Centralizado imediato sobre documentos apresentados em qualquer ponto do país, evitando pagamentos e concessão de créditos e direitos fraudulentos.
24. Conforme os diversos aspectos da presente invenção, o servidor remoto pode receber a imagem do texto codificado graficamente, não caracteres, de um documento impresso que foi digitalizado via, por exemplo, uma rede como a Internet. Portanto, o servidor remoto pode ser usado para impedir fraudes ao possibilitar a um usuário comparar o conteúdo visual de uma página (em papel) de um documento com a versão decodificada do texto original que foi impressa na mesma página do documento.
25. Conforme os vários aspectos da presente invenção o texto codificado pode ser armazenado na página do documento na forma de uma barra de segurança, ou outros padrões de configuração impressa, que possam ser lidos utilizando-se máquina de digitalização e decodificados pelo “Centro Remoto de Inteligência”. Então, uma comparação imediata pode ser realizada pelo servidor remoto para determinar se o documento foi falsificado ou alterado. Como parte do processo o texto codificado, que é uma representação do próprio documento, pode ser descomprimido, decriptografado pelo servidor remoto para realizar a comparação que é enviada de volta para ser exibida na tela do computador do usuário. Criptografia pode também ser usada na transmissão entre o computador do usuário e o servidor remoto. Conforme os vários aspectos da presente invenção, o servidor remoto pode ser um servidor dedicado em um “Centro Remoto de Inteligência”. Uma vez que o texto codificado (imagem) é recebido pelo servidor remoto, este texto pode ser decodificado e comparado com a parte visível do texto (imagem) e o resultado será transmitido de volta para o usuário. Conforme os vários aspectos da presente invenção, após a transmissão do resultado da comparação entre ambas as versões do texto, a página verificada é imediatamente apagada no servidor remoto.
26. Conforme vários aspectos da presente invenção, ela provê a verificação e a proteção de documentos de uma maneira descentralizada, isto é, possibilitando ao usuário do documento comprovar a total integridade do mesmo em tempo real pelo acesso a um servidor remoto. A maioria das atividades comerciais, industriais, financeiras, fiscais e afins é geralmente baseada em contratos, certificações, procurações e documentos similares, que servem de memória do acordado entre as várias partes e estabelecem os direitos das mesmas. Por exemplo, um participe leigo de um contrato pode usar vários aspectos da presente invenção para determinar se um documento é ou não uma falsificação, antes de dar cumprimento, ou da execução do mesmo. Conforme os vários aspectos da presente invenção, os processos ora divulgados possibilitam, que um usuário leigo remotamente localizado, ou um partícipe do contrato, possa realizar uma verificação imediata da integridade total de um documento, efetivada antes da execução do documento. Também diversas características de segurança podem ser incorporadas simultaneamente ao documento a fim de aumentar a completa integridade e proteção do mesmo.
27. Em algumas configurações, a segurança dos documentos é preservada, após a geração no “Centro Remoto de Inteligência” e antes que o usuário obtenha a impressão do documento protegido, por meio da combinação de características eletrônicos de segurança, como certificação digital do usuário, impressão digital, assinatura digital e “printer drivers” que são específicos para cada modelo de impressora. Estas características de segurança mantêm a integridade das páginas do documento previamente protegido, impedindo o acesso à página antes de sua efetiva impressão.
28. Está entendido que o apresentado anteriormente é uma breve descrição dos vários aspectos das mais variadas configurações. Portanto também deve ser entendido que o escopo da invenção é para ser definido pelas reivindicações como editadas e não se determinado conteúdo inclui alguns ou todos os aspectos, características, ou vantagens e características de algumas, ou de todas as informações apresentadas neste SUMÁRIO DOS ASPECTOS DA PRESENTE DIVULGAÇÃO, ou em itens apresentados anteriormente neste documento.
29. Adicionalmente, há outras vantagens e várias características novos e aspectos de diferentes configurações. O anteriormente apresentado e outras características e vantagens tornar-se-ão mais evidentes na seguinte descrição detalhada a qual está em conformidade com as figuras anexas.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS:
30. Muitas configurações incluindo, tanto as configurações preferenciais, como os atuais melhores modos conhecidos de se mostrar a presente invenção, são exibidos na descrição e nas figuras que se seguem e nas quais:
31. A Fig. 1 é uma ilustração de um diagrama de blocos de um sistema de uma configuração típica da presente divulgação.
32. A Fig.2 é uma imagem da página do documento verificado, dividida em 2 porções: a porção correspondente ao texto original, que estava contido na “Barra de Segurança” impressa na mesma página, codificado graficamente, comprimido e criptografado e a parte do atual texto visível, com os pontos realçados indicando alterações em cada parte da mesma página do documento, como uma configuração da presente divulgação.
33. Esta imagem ilustra o processo de verificação automática de adulteração do documento, tendo a tela dividida em duas partes: a primeira correspondendo ao texto original do documento, armazenado na Barra de Segurança no instante da impressão do documento, que é encontrada na área destinada ao texto codificado e criptografado (ver Fig. 3D). A segunda parte reflete o texto visível constante no documento (Fig.3B). Se existir alguma discrepância entre as duas partes (adulteração), o sistema detecta e indica cada discrepância, em ambas as partes, com um marcador colorido (2C). Esta imagem apresentada na tela, numa determinada configuração, é também impressa como um recibo (ou certificação) e enviada a um arquivo bloqueado no servidor do usuário para propósitos de auditoria.
34. A Fig. 3 é uma imagem do documento impresso tendo uma pluralidade de características de segurança numa configuração da presente divulgação. Esta imagem ilustra uma página original do documento com um Fundo Especial (3A) sob o texto do documento. Na Barra de Segurança composta pelas Figuras 3B, 3C e 3D, existe uma área de identificação em preto bem escuro, cujos caracteres só são visíveis com uma lente especial (3B). Outra área contém uma característica de alerta de cópia (3C). A área mais à direita contém o texto do documento original, codificado e criptografado (3D).
35. A Fig. 4 é uma imagem de uma cópia de documento protegido em cuja impressão já foi incorporada uma pluralidade das características de proteção citados na Fig.3. Esta imagem ilustra uma cópia de uma página original protegida. O Fundo Especial desapareceu ou ficou bastante esmaecido (4A). Na área de Identificação de Origem (preto bem escuro), cujo conteúdo na página original só podia ser lido com o emprego de uma lente especial, na cópia, entretanto, a leitura não mais é possível (4B). O alerta de cópia, contra cópias, é agora mostrado com duas palavras “COPIA” (4C). O texto criptografado e codificado (4D) pode permanecer ou ficar sem uso, dependendo das características do equipamento utilizado para fazer a cópia.
36. A Fig. 5 é uma ilustração de computador do usuário, impressora e o Centro Remoto de Inteligência, numa configuração da presente divulgação.
37. A Fig. 6 é uma ilustração de computador do usuário, impressora, scanner e o Centro Remoto de Inteligência, numa outra configuração da presente divulgação.
38. A Fig. 7 é uma ilustração de computador do usuário, impressora, scanner, Servidor do Cliente e o Centro Remoto de Inteligência, numa outra configuração da presente divulgação.
39. A Fig. 8 é uma ilustração de múltiplos usuários interconectados a um servidor por meio de uma rede, numa das configurações.
DESCRIÇÃO DETALHADA:
40. A presente divulgação reconhece que até a presente data não existiam serviços, processos ou conjuntos de “software” no mercado que assegurassem verificação automática da integridade de uma página impressa, existindo apenas indicadores e indícios para que alguém veja, examine, junte os indícios, tentando chegar a conclusões sobre diversos tipos de fraude, que na página possam existir. Bem diferente de através de suficientemente robusto conjunto de funcionalidades e tecnologias de segurança para se obter um alto nível de segurança, rapidez e proteção contra fraudes automaticamente detectadas em documentos impressos. Tais fraudes podem ser inclusões, alterações ou remoções de parte de um documento impresso, alterando partes do mesmo, falsificações através de criação de cópias de um documento, etc. Esta divulgação também reconhece que por ser desejável, juntamente com a verificação do texto, a detecção, tanto da eliminação de qualquer conteúdo do documento, ou de alterações e de inclusões, como também uma identificação no documento informando o originador (Instituição e Usuário), data, hora universal, provendo assim todas estas informações.
41. Como discutido acima, o uso de tecnologias discretas isoladamente permite que segurança dinâmica seja aplicada ao documento. Entretanto, como também discutido acima, tais tecnologias são características isoladas aplicadas para proteger tão somente contra um tipo de fraude no documento. Tais tecnologias, portanto, tem deficiências com relação a outros aspectos da proteção de documentos, que são deixados relativamente vulneráveis a muitas outras possibilidades de fraude, que no caso da presente invenção são completamente detectadas automaticamente.
42. A presente divulgação provê novos processos para a proteção, verificação e controle, os quais estão integrados em uma plataforma. A plataforma pode aplicar diferentes características de segurança, em pré-determinadas sequências, tal que fraude de qualquer tipo em um documento possa ser identificada automaticamente e não por esforços pessoal e visual individualizado. Em uma configuração, um “Centro Remoto de Inteligência” pode ser acessado, tal como pela Internet, por um usuário certificado digitalmente que deseja realizar uma tarefa de elevada segurança. O “Centro Remoto de Inteligência” pode ser acessado pelo usuário que fornece apenas o conteúdo um documento e receberá de volta um documento que pode ser impresso e que contém uma pluralidade de características de segurança. Num momento mais adiante, este usuário, ou um outro, pode acessar o “Centro Remoto de Inteligência” e determinar se o documento é original, se foi alterado, se foi copiado ou até mesmo se foi alterado. A combinação das novas características de segurança, integrada em um processo automático de verificação, torna possível ao usuário estar convencido a respeito das origens (Instituição e Usuário), hora universal, distinguindo um original de uma cópia, e identificando exatamente quais e onde ocorreram adulterações, exibindo automaticamente lado a lado, na tela do computador e na Certificação de Página gerada, o texto original e o atual texto visível e as discrepâncias entre ambos assinalados.
43. Em uma configuração, um documento protegido é viabilizado, incluindo uma pluralidade de características de segurança. Uma das características de segurança é o armazenamento do texto, de forma codificada graficamente, não caracteres, comprimida e criptografada, em cada página do documento. O texto criptografado e codificado é impresso em um formato que possa ser lido por computador, por exemplo, na margem correspondente ao rodapé da página do documento impresso. Quando a integridade completa do documento vai ser verificada, a imagem da página do documento pode ser digitalizada e encaminhada a um Servidor no “Centro Remoto de Inteligência”, que dispõe de programas para converter, decodificar e decriptografar o texto. Este texto, decodificado e decriptografado, pode então ser comparado ao texto visível no corpo da página para identificar quaisquer diferenças. Nesta configuração o “software“ de decodificação é aplicado pelo Servidor no “Centro Remoto de Inteligência” que recebe a imagem digitalizada da página inteira do documento criptografado via uma rede conectada, como a Internet. Nesta configuração a imagem digitalizada da página completa do documento, inclui no Servidor (com muitos processadores internos), tanto o texto decriptografado e decodificado, como também inclui uma segunda parte da página transmitida, correspondente ao “Reconhecimento de Caracteres Óticos”, (OCR - Optical Character Recognition), que pode converter a imagem do texto visível em um correspondente texto imprimível. O processo de decodificar e decriptografar, nesta configuração, gera uma primeira recuperação do documento, decriptografando e decodificando as informações na característica de segurança. Uma segunda recuperação de documento é então gerada pela aplicação do programa OCR à imagem do texto visível convertendo-o em um texto que poderia ser impresso. A primeira e a segunda recuperação são então comparadas para se identificar quaisquer diferenças que indicariam se o documento (página) foi alterado. Nesta configuração, a imagem digitalizada da página completa do documento é transmitida, por exemplo, pela Internet ao “Centro Remoto de Inteligência”, que então executa o processo necessário para a comparação. Como será compreendido, tanto a robusta característica de segurança para descomprimir, decriptografar e decodificar, como o robusto OCR requerem que o documento seja impresso e digitalizada por equipamentos com determinada qualidade padronizada de impressão e de padronização de digitalização, de maneira a propiciar comparações confiáveis; acurada sintonia entre impressora e máquina de digitalização e entre máquina de digitalização e OCR é uma exigência para se obter 100% de dispensa de complementação de conversão manual, sendo que, no resultado da comparação, somente e exatamente e cada uma das adulterações serão mostradas. Em uma configuração um sistema completo é fornecido para o usuário, incluindo impressoras, máquina de digitalização, e interface de rede (como o “software” a ser em uma das alternativas empregado no computador do usuário) para interconectá-lo ao “Centro Remoto de Inteligência”. Em outra configuração, o “software” utilizado no Servidor do “Centro Remoto de Inteligência” descomprime, decodifica, decriptografa, executa o OCR e realiza as comparações. A inteligência de todos os processos de proteção e de verificação automática permanece unicamente nos servidores do “Centro Remoto de Inteligência”, assim se evitando qualquer oportunidade para que um usuário com elevado conhecimento técnico possa realizar uma tentativa para obter um documento similar ao de um outro usuário. Em outra configuração documentos dispõem de uma característica de segurança que fornece informação referente ao vazamento da informação em páginas de documento confidencial para pessoas não autorizadas. Estas e outras configurações e características de segurança serão descritos em maior detalhe a seguir, sendo referenciados às figuras anteriormente apresentadas.
ATIVIDADES DE PROCESSO:
44. Inicialmente, com relação à Fig. 1, um diagrama em blocos de alto nível ilustra os processos funcionais de um sistema da configuração da presente divulgação. Nesta configuração, um sistema de proteção e de verificação de documentos 10, abrange uma série de atividades de processo. Inicialmente, o processo de proteção 12, a ser solicitado somente por Usuário formal e previamente Autorizado e Identificado para aquele local específico daquela Instituição (impressão digital e/ou certificação digital pessoal) inclui processos para a produção de documentos impressos com a proteção de uma pluralidade de características de segurança, cujos padrões efetivos de cada tecnologia a ser aplicada irá variar conforme o modelo específico de impressora no qual irá ser impresso, tais como um fundo especial e uma barra de segurança compreendendo muitas características em uma margem, ou rodapé, da página do documento. Características de segurança que são usados em várias configurações são descritos mais detalhadamente a seguir. Os processos de proteção geram as características de segurança e um documento impresso na impressora 14 pode incluir o conteúdo (texto) do documento juntamente com as características de segurança que foram gerados para o documento.
45. Os Processos de Verificação 16 são usados para se verificar se um documento foi ou não alterado, se sua completa integridade foi preservada. Os Processos de Verificação 16 são processos automáticos de verificação que serão descritos mais detalhadamente a seguir. Entretanto, deve se ressaltar que processos de pré-verificação não automáticos, que incluem a verificação visual de um documento, podem ser empregados. Em muitos casos, a verificação visual precederá a verificação automática e pode ser realizada por qualquer um que visualmente observe o documento. A verificação visual pode incluir a revisão das características de segurança como as imagens do fundo especial ou “marcas d’água”. Em algumas configurações, uma diferente característica de segurança visual pode ser aplicada a um documento baseado no logos da Instituição Usuária, ou em marcas que geraram o conteúdo do documento.
46. Tais características visuais podem também incluir informação relacionada a quando o documento foi criado (origem).
47. Considerando que “Centros Remotos de Inteligência“ podem ser instalados em muitos continentes, a hora universal será empregada para esclarecer qualquer precedência de direitos decorrentes do momento do registro (de origem).
48. Adicionalmente, o fundo pode ser impresso de modo a ser completamente visível no original, mas invisível (ou esmaecido) em uma cópia. A pré-verificação visual pode ser realizada sem custos, por qualquer pessoa.
49. Verificação automática usando os processos de verificação 16 é realizada quando um usuário certificado (pela impressão digital e/ou Certificação Digital para aquele local da respectiva instituição) do sistema 10 submete um documento a ser verificado. Tal documento pode ser submetido pela varredura do documento em uma específica máquina de digitalização 18, sendo a imagem digitalizada transmitida aos processos de verificação 16 do sistema 10. É prontamente entendido que a máquina de digitalização 18 e a impressora 14 podem ser conectados, em momentos distintos, ao sistema 10 diretamente, por meio de uma rede de área local como uma LAN, por meio de uma rede de área mais ampla como a Internet, por meio de uma rede sem fio ou por uma combinação delas. Além disso a informação pode ser transmitida usando qualquer um dos diferentes protocolos de comunicações, como, por exemplo, o TCP/IP. Adicionalmente a máquina de digitalização” 18 pode diretamente transmitir a informação ao sistema 10, ou podem transmitir a informação por meio de um ou mais computadores intermediários, assim como o computador local do usuário 20 pode se comunicar com o sistema 10.
50. Em qualquer caso, a imagem digitalizada do documento a ser verificado é transmitida aos processos de verificação 16 pelo “Centro Remoto de Inteligência” o qual automaticamente executa o processo de verificação, por exemplo, revertendo a compressão, a criptografia e a codificação do conteúdo (texto) armazenado na barra de segurança em configurações que empreguem tal característica de segurança. Os processos de verificação 16, como estipulado, realizam a comparação entre o texto original do documento, decodificando e desencriptando a informação contida na barra de segurança, e a atual imagem do documento convertida em texto pelo OCR, por exemplo. Esta comparação detecta e também indica, automaticamente, as adulterações, quais e onde estão na página, para cada página do documento, certificando em uma página de comparação de conteúdo, que é retornada para ser exibida na tela do computador do usuário certificado. Além disto, em uma configuração, o “Centro Remoto de Inteligência” do sistema 10 envia uma cópia como certificação da verificação de página para a impressora 14 do usuário certificado para atestar que a verificação da página específica do documento foi efetuada, e a página certificadora resultante acima indicando cada alteração detectada na página serve como entrada a um registro do usuário para futura auditoria armazenada e imediatamente disponível em Servidor da Instituição-Cliente, permitindo que a Instituição bloqueie qualquer procedimento indevido à distância do local do evento.
51. Referindo-se à Fig. 2, é exibido o resultado da verificação automática, que serve como ilustração para uma determinada configuração. Nesta configuração, a tela exibe duas seções. A primeira seção, (2A) corresponde ao texto original do documento armazenado na barra de segurança no momento em que os processos de proteção foram efetivados no documento. A segunda seção, (2B), reflete o texto visível constante no documento. Se há alguma discrepância entre as duas partes (adulteração), o sistema detecta e indica exatamente em cada parte com um marcador colorido (2C), mesmo sendo somente uma vírgula, um caractere alfanumérico, palavra ou sentença. Este “layout”, em certas configurações, é também impresso como recibo e pode ser salvo em um registro bloqueado do usuário para fins de auditoria.
52. Ressalte-se, nesta etapa, que certas configurações preveem a padronização dos equipamentos de impressão e de digitalização e a sintonia fina destes equipamentos com o software de conversão OCR, no processo de verificação 16. Usando equipamento padronizado e compatível, com a finalidade específica de comparação de texto, decorre um alto desempenho na verificação. Em uma configuração, a impressora 14, colorida, com um mínimo de 1200 dpi, a máquina de digitalização 16, a cores e a sintonia fina com o OCR possibilitam a impensável conversão de 100% da imagem em texto sem complementação manual. Em muitas configurações, a conversão da imagem em texto pode ser repetidamente realizada com confiabilidade muito alta. É bem sabido que a produção de textos em qualquer tipo aleatório de impressora e a sua leitura em qualquer tipo aleatório de máquina de digitalização resulta em conversão de imagem - texto que deixa partes para serem corrigidas manualmente. Utilizando-se a sintonia fina ora desenvolvida, componentes com resolução mais alta e uma sofisticada rotina OCR, o processo desta configuração torna viáveis novos, e por larga margem, mais eficientes serviços de verificação, diminuindo custos, tempo (duração) e riscos inerentes de verificação.
53. Continuando as referências à Fig. 1, o sistema 10 também exibe na parte superior esquerda da página do documento os dados de origem (quem, quando e onde), referentes à fase de impressão e de proteção da página do documento, enquanto na parte do canto superior direito dados referentes à fase de verificação automática (quem, quando e onde), inclui processos para auditoria e controle da Instituição-Cliente 22. Há outros processos realizados paralelamente, tanto durante os processos de proteção como nos de verificação, para cada transação (página protegida ou verificada) com a finalidade de bilhetagem por cliente e local. Os processos de auditoria e controle 22 geram um “log” de transações com um registro com informações referentes a cada página do documento, data, hora universal, usuário certificado, tomando por base cada página que foi protegida ou foi verificada utilizando como meio da execução os novos processos definidos. Este registro, numa configuração, é transmitido ao computador do usuário 20 para fins de futura cobrança de valores (bilhetagem) e de auditoria. Em uma configuração, o sistema 10 fica somente com as informações necessárias para as necessidades de bilhetagem e faturamento ao cliente pelos serviços e o Servidor do Cliente guarda um conjunto completo de informações resultantes da verificação automática de cada página, por exemplo. Este registro, numa configuração, é um arquivo onde somente a leitura é possível (“read only file”) e que não pode ser removido ou alterado, mesmo se o usuário tiver acesso ao sistema por meio de uma senha ou de outros controles.
54. Finalmente, o sistema 10 inclui os processos de detecção de vazamentos 24. Estes processos relacionam-se às situações de vulnerabilidade a vazamentos através de muitas funcionalidades que podem operar sozinhas ou juntamente com outras funcionalidades. O vazamento, como referido aqui, refere-se ao acesso à informação confidencial por um indivíduo não autorizado para acessá-la, ou a um indivíduo que o usuário não deseja que tenha a informação. Um processo usado para controlar a distribuição às contrapartes de um documento original se utiliza da vinculação de cada destinatário com sinônimos correlatos designados e codificações ocultas que são mantidas no caso de cópias, as quais, lidas por meio de uma máquina de digitalização, facilitam a decodificação pelo sistema 10, que também identifica o destinatário responsável pelo vazamento. O processo de detecção de vazamentos 24 faz as correlações entre sinônimos e palavras-chave, bem como controla o texto final enviado para cada destinatário e as correlações aplicadas. Por exemplo, ao destinatário A uma sentença será escrita usando a palavra “melhoria”, enquanto para outro destinatário será “aperfeiçoamento”. Deste modo, para cada destinatário diferentes sentenças do texto do documento serão alteradas, criando-se uma base de dados para individualização dos destinatários a partir de palavras mudadas e diferentes números aproximados em determinadas sentenças do texto.
55. Um outro processo que pode ser usada nos processos de detecção de vazamento 24 pode ser o emprego da tecnologia da área de identificação de origem, descrita anteriormente, que é aplicada ao documento a ser protegido contra vazamento, tal que o documento possa somente ser lido com o uso de uma lente especial. Em consequência, as cópias dos documentos ficam completamente impedidas, exigindo-se uma transcrição manual que consumiria muito mais tempo e assim poderia expor as pessoas que pretendessem cometer a fraude. Outro processo possibilita, no momento da impressão do documento, que códigos ocultos sejam também impressos e, quando copiados, gerarão a data e a hora da cópia e o número de série do equipamento que deu este comando, adicionando estes dados automaticamente à cópia gerada e possibilitando meios de se descobrir quem foi o responsável pelo vazamento. Por exemplo, partes de sentenças e diferentes fundos codificados serão coloridos e combinados com instruções ocultas da “Realidade Ampliada”, projetados para produzir diferentes efeitos quando reproduzidos. Um outro processo de detecção é atribuir a cada usuário uma diferente imagem de fundo, que é impressa em cada documento do usuário e que permaneça na cópia possibilitando, então, se identificar a fonte do vazamento. Atualmente há uma expressiva demanda sobre a necessidade de se assegurar que documentos classificados não sejam vazados para terceiros.
56. Esta demanda pode ser encontrada em diferentes segmentos, tais como o Judiciário (fatos em segredo de Justiça em curso nos processos forenses); Executivo (informações sensíveis cuja divulgação possa afetar a segurança do país, ou informação que, por exemplo, favoreça licitantes em concorrências), bem como as corporativas (informações que possam quebrar o balanceamento entre competidores).
ACESSO AOS SERVIÇOS:
57. O sistema é empregado em conformidade com vários procedimentos. Os procedimentos de utilização são: os processos de proteção e os processos de verificação. Numa configuração, o cliente ou o usuário certificado tem três maneiras de submeter documentos para proteção usando os sistemas de proteção e verificação. Nesta configuração, o computador do usuário 20 inclui um módulo “client” que é usado para iniciar no Servidor Remoto da Prestadora dos Serviços o processo de proteção. Após a iniciação do processo, nesta configuração, o sistema 10 executa os restantes processos relacionados com a proteção do documento. Inicialmente, um usuário digitalmente certificado, desde que previa e formalmente Autorizado pela respectiva Instituição, para aquele Local e aquela impressora, pode submeter um documento a ser protegido selecionando imprimir o documento com proteção por meio da escolha de uma impressora apresentada em uma lista de impressoras disponíveis. Nesta configuração, a partir deste ponto em diante, o processamento é assumido pelo sistema 10. Neste momento, o usuário Autorizado e certificado que deseja “imprimir com proteção”, cujo computador está com o documento gerado, será submetido a uma verificação de sua certificação digital e/ou impressão digital (conectada fisicamente no computador dele e verificada pelo sistema), antes que cada página do documento seja transmitida ao sistema 10 para proteção. Neste processo a proteção será implementada e o comando “impressão protegida“ será dado e o documento protegido será transmitido de volta com a assinatura digital para a impressora designada para o usuário certificado usando o “printer driver” - um conjunto de instruções do modelo específico da impressora (software de controle e comando da impressora), passando por fora do sistema operacional do usuário.
58. Um segundo método de submeter um documento consiste em acessar o sistema 10 diretamente (submissão da proteção de página no “site” - browser), com utilização simultânea de certificação digital (característica conectada fisicamente no computador do usuário), que será verificada pelo sistema 10 na relação como Autorizado para aquele Local específico dentro da Instituição. O sistema 10 acessa os processos de proteção e a eles encaminha o documento a ser protegido.
59. Neste processo a proteção será implementada e o comando “impressão protegida” será dado; em sequência a página protegida com assinatura digital será transmitida de volta para a impressora designada pelo sistema para o usuário certificado.
60. O terceiro método, desta configuração, para submeter um documento para proteção, acarreta o envio de um e-mail para um endereço especificamente atribuído pelo sistema 10, com sua certificação digital, para realizar o “serviço de proteção de documento” específico da empresa onde o usuário certificado trabalha, com o arquivo a ser protegido anexo ao e- mail. Após o envio deste e-mail, os procedimentos para a proteção do documento e sua impressão protegida, como apresentados anteriormente, estarão em andamento.
61. Em outras configurações há variantes para cada uma das possibilidades de acesso antes mencionadas e o resultante emprego dos processos do sistema 10. Em uma configuração, em substituição ao usuário que submeteu o documento para proteção do sistema 10, outro usuário cadastrado no sistema, da mesma ou de outra organização, é capaz de imprimir o documento já protegido por outro usuário diretamente, na impressora que lhe for designada pelo sistema. Este usuário cadastrado, e destinatário do documento, obrigatoriamente terá sua senha fornecida pelo gerador do documento, tal que o destinatário seja capaz de acessar o sistema 10 e dar o comando de imprimir - o qual deverá observar todos os procedimentos de segurança. Isto funciona para impedir que haja impressões diretas de impressoras que não tenham prévia autorização.
62. Independentemente das alternativas utilizadas para acessar o sistema 10, o documento a ser protegido selecionará entre centenas o padrão de cada uma das tecnologias que melhor se ajusta ao respectivo modelo que será utilizado naquela impressão, portanto os padrões de utilização de cada tecnologia de proteção, expertise ótica na maior parte dos casos, são individualizados por modelo de impressora e é recebido meramente como páginas no sistema, sendo que o sistema remove a informação relativa à página impressa logo após o respectivo processamento e envio à respectiva impressora. Deste modo, depois do processamento, nada permanece armazenado no sistema 10, sendo plenamente preservado o caráter secreto da página. Em uma configuração, um registro é gerado unicamente para fins de bilhetagem e faturamento ao cliente. Depois de criptografada no Servidor Remoto a página protegida é enviada diretamente à impressora designada pelo sistema, passando ao largo do sistema operacional do computador do usuário, usando o chamado “printer driver” específico de cada modelo de impressora (conjunto específico de instruções fornecido para cada modelo pelo fabricante daquela impressora). Cada página é simultaneamente protegida por assinatura digital quando o documento está pronto para ser transmitido de volta ao usuário certificado - o que impedirá que seja feita qualquer alteração na página durante o período de tempo compreendido entre a transmissão de volta ao usuário e o efetivo momento de sua impressão. O acesso a documentos protegidos é impedido antes da impressão, com a assinatura digital sendo aplicada na página protegida do documento antes de ser enviado à fila de impressão, assim evitando-se uma possibilidade de fraude.
63. Quando se deseja se verificar a integridade/autenticidade de um documento, um usuário pode acessar o sistema 10 e executar os processos de verificação 16. Em uma configuração, o cliente ou usuário certificado dispõe de três maneiras de submeter um documento à verificação. Primeiro, o usuário pode selecionar a verificação do documento do módulo “client” instalado no computador do usuário. Então o usuário inicia a “varredura“ do documento usando a designada máquina de digitalização 18. O sistema 10, neste momento, assume o controle e faz a comprovação da digital e/ou certificação do usuário e, se correta, aceita a ativação do máquina de digitalização para capturar a imagem completa do documento. O sistema recebe remotamente a imagem capturada pela máquina de digitalização e executa os processos de verificação do documento.
64. Outra opção para um usuário submeter um documento à verificação consiste em acessar o sistema 10 (submissão de verificação de página no “site”) utilizando uma característica de certificação digital ligado fisicamente no computador do usuário e/ou sua impressão digital. Após confirmação contra o que estiver previamente cadastrado pela Instituição-Cliente para aquele Local específico da Instituição, o sistema providencia o acesso aos processos de verificação e o computador do usuário envia o documento (digitalizado) a ser verificado. Uma terceira opção para um usuário submeter um documento para verificação compreende o envio de um e-mail com certificação digital, o documento a ser verificado anexo, a um endereço de e-mail especificamente definido pelo sistema 10 para a corporação ou outra organização à qual o usuário pertence.
CARACTERIZAÇÃO VISUAL DO DOCUMENTO:
65. A proteção e a verificação de documentos, como descritas nesta divulgação, são desenhadas, projetadas, para serem usadas por um não especialista, isto é, por um leigo. Através da imagem visualizada da página é possível identificar, distinguir, uma página protegida de um documento, por conter um fundo especial e espaços específicos numa barra de segurança, espaços especiais para propiciar a aplicação das tecnologias de segurança, baseadas em ciência ótica e outras ciências simultaneamente, referentes à proteção, verificação e controle dos serviços.
CARACTERÍSTICAS DE SEGURANÇA E FUNCIONALIDADES:
66. As Figuras 3 e 4 ilustram várias características de segurança que são usados em várias configurações. Como será mostrado, a página protegida da presente divulgação, não pode ser copiada ou digitalizada sem perder uma ou mais das características básicas das características de segurança integrados na plataforma de serviço e aplicados na página do documento no momento de sua impressão. Entretanto, o documento continua protegido, mesmo se um ou mais das características de segurança é sobrepassado. Entretanto, é impossível digitalizar a página para colocar nesta divulgação assim como descrever as suas características. É entendido que as ilustrações das Figuras 3 e 4 são fornecidas com o objetivo de ilustração e discussão e não necessariamente representativos de uma atual página impressa de acordo com os vários aspectos desta divulgação. Assim, ressalta-se uma das características de segurança que pode ser usada em várias configurações, que é um fundo especial a cores, identificado como 3A na Fig. 3. Por exemplo, somente com uso de cores nas tecnologias é possível obter efeitos aqui ensinados, pois sem o uso de cores nas figuras seria impossível demonstrar a presente invenção, com todos seus recursos de ciência ótica. Sob o conteúdo do documento, cada organização cliente do sistema terá a possibilidade de desenvolver um fundo especial para seus documentos, como, por exemplo, um desenho do logotipo, ou marca, da empresa, uma identificação visual, etc. Independentemente do fundo escolhido, se o documento original é copiado por meio de qualquer tecnologia digital presentemente disponível, tal fundo desaparecerá ou ficará esmaecido e esta ausência ajudará na identificação de que se trata de uma cópia, como ilustrado em 4 A na Figura 4.
67. Outra característica de segurança é a barra de segurança 50 ilustrada na configuração da Fig. 3. Esta característica é um espaço (reservado) no rodapé da página do documento, abrangendo toda a sua largura, que foi projetado para propiciar uma típica imagem visual de uma página do documento protegido e disporá de distintos espaços para as diferentes tecnologias ou funcionalidades, que integrarão a plataforma de serviço. Exibidos dentro desta barra de segurança estão diversas características. Uma Área de Identificação de Origem (3B) inclui o controle relacionado com a origem da impressão do documento, visível somente com lentes especiais. A informação oculta neste campo é relacionada às origens do documento, como Instituição- Cliente, o usuário, hora universal, data, número do contrato/documento e ou/outras informações que possam ser importantes para dirimir quaisquer dúvidas referentes à precedência da validade de direitos ou controle da versão do documento. Todas estas informações são visíveis apenas se for usada uma lente especial nesta área, mas estas informações desaparecerão, serão perdidas, quando o documento for copiado, como ilustrado em 4B, na Fig. 4. Copiadoras, máquina de digitalização e câmaras digitais não podem reproduzir as informações especiais ocultas que estiverem impressas, que podem somente ser lidas, nesta configuração, com uma lente especial. Para revelar a informação oculta, tal lente especial, em combinação com o conteúdo impresso, pode empregar qualquer uma das numerosas técnicas óticas, tais como filtros coloridos e uma configuração usa luz polarizada.
68. Um alerta de cópia 3C é um espaço onde uma palavra como “cópia” ou “void”, (Fig.4C) é enfatizada quando o documento protegido é copiado. O item final na barra de segurança 50 desta configuração é a codificação do texto (3D). Isto representa o armazenamento do texto original, no próprio documento original (durante a impressão), de forma criptografada e codificada, somente visível e identificado pelo sistema por meio do emprego de algoritmos de descompressão, de decodificação e de desencriptação. Em uma configuração, organizações governamentais podem utilizar criptografia específica e/ou combinações “hash” especiais para seus documentos e podem dispor de exclusivos e duplamente trancados Centros Remotos de Inteligência em suas instalações, mas o acesso físico aos seus Centros Remotos de Inteligência somente sendo realizado se simultaneamente o Cliente e o Centro Remoto de Inteligência trancado desbloquearem o aceso físico. Quando o documento é digitalizado pelo scanner, o sistema identifica o texto codificado, descomprime, decodifica o texto, realiza a desencriptação do texto decodificado e fornece o texto da página para comparação com o texto digitalizado que foi processado pelo OCR. É entendido que as características de segurança na barra de segurança 50 podem ser arrumados em qualquer ordem e que diferentes, menos ou mais, características de segurança podem ser incluídos na barra de segurança 50. Por exemplo, em uma configuração, um dos espaços previstos para a indicação da palavra CÓPIA pode ser substituído pela tecnologia que automaticamente indica não somente que o documento é uma cópia ou original, mas também indica qual o originador do documento.
69. Adicionalmente as características de segurança impressos nas páginas de um documento, a presente divulgação também provê características de segurança digitais (enquanto em formato eletrônico). Um de tais características digitais de segurança (formato eletrônico) pode ser a Assinatura Digital. Esta característica é utilizada para alertar alterações feitas entre o momento da geração da proteção da página do documento e o momento de sua impressão (efetiva). Outro de tais características de segurança pode ser a certificação digital. Este procedimento impede pessoas não autorizadas de gerar ou de verificar documentos protegidos. O emprego de uma certificação digital individual e/ ou impressão digital individual e não transferível para identificar cada usuário, a cada página, é mandatória, que é conferida contra Autorizações da Instituição para aquele Local específico.
70. Esta certificação digital, combinada com o arquivo que controla as impressoras autorizadas, designa em quais impressoras autorizadas um usuário tem permissão para receber documentos protegidos.
71. Os chamados “printer drivers” são também usados para prover segurança reforçada a um documento. O “printer driver” é um “software” do fabricante do equipamento que age como um veículo para conduzir o documento diretamente a um específico modelo de impressora. O ”printer driver” é usado pelo sistema para imprimir os documentos protegidos, sem passar pelo sistema operacional do computador do usuário. Desde que dados a respeito de cada impressora e um conjunto específico de instruções para cada modelo sejam conhecidos, um comando, nesta configuração, é enviado a uma determinada impressora que diretamente fará o trabalho de impressão. Porque a tarefa de imprimir é encaminhada diretamente à impressora sem passar pelo sistema operacional do computador do usuário, torna-se muito difícil interceptar documentos já protegidos enquanto eles esperam na fila de impressão da respectiva impressora para a qual foram designados. [0056] Configurações também proporcionam a possibilidade de se enviar documentos protegidos para a impressão ser efetivada por um outro usuário. Com o objetivo de se manter o alto nível de segurança na proteção de um documento e ao mesmo tempo possibilitar a outro (s) usuário(s) imprimir tal documento diretamente, a configuração possibilita se enviar uma solicitação ao sistema 10, por meio de um processo automático (via internet), para incluir o usuário em um servidor protegido. Tal servidor solicitará uma senha específica no momento de acesso e verificará a certificação digital do usuário-receptor e a impressora designada para tal usuário. Tal servidor encaminhará a tarefa de impressão diretamente, usando o “printer driver” específico do modelo de impressora, de modo que o documento submetido à proteção por um usuário certificado possa ser, com a proteção aplicada, seguramente impresso por um outro usuário certificado em impressora pré-especificada.
72. Com referência agora à Fig. 5, a seguir é descrita a configuração de um diagrama de bloco de um sistema que proporciona características de segurança a um documento.
73. Nesta configuração, o computador de um usuário 60 é conectado a uma rede de telecomunicações 64, tal como a Internet 64 e por meio da rede de telecomunicações 64 o computador do usuário 60 pode se comunicar com o Centro Remoto de Inteligência 68. O computador do usuário 60 está também conectado a uma impressora 72 que pode ser utilizada para imprimir os documentos seguros. Os passos operacionais, numa configuração, incluem, inicialmente, a interação do usuário com o Centro Remoto de Inteligência para obter a aprovação de sua “Certificação Digital”. A seguir, o usuário clica o botão do serviço de proteção na interface de seu computador utilizando o “client software” fornecido para este fim. O documento é então enviado, página a página criptografada, ao Centro Remoto de Inteligência. Cada página executa uma transação completa e, nesta configuração, nenhum registro do seu conteúdo será retido no Centro Remoto de Inteligência. O Centro Remoto de Inteligência após receber cada página, (a) gera um registro da transação (“log de transações”), (b) gera, conforme o modelo específico de impressora os padrões, entre centenas, de cada uma das tecnologias que será aplicada, assim um fundo especial na página (exemplo Fig. 3), (c) gera a Barra de Segurança com todas as áreas compostas pelas tecnologias integradas, (d) processa cada tecnologia de proteção e prepara a página para impressão, (e) estabelece a Assinatura Digital para a página protegida antes de enviá-la para a fila de impressão, (f) entendido que já selecionou a impressora em conformidade com o registro de certificação digital de cada usuário, (g) envia a página para a fila de impressão, e (h) prepara o “log” e o comprovante desta transação e o envia para um servidor do usuário.
74. Como discutido anteriormente, em algum momento após o documento protegido ter sido impresso, pode ser desejado, por qualquer outra pessoa, se verificar se o documento foi ou não alterado. Com referência agora à Fig. 6, a seguir é descrita a configuração de um diagrama de bloco de um sistema que possibilita a verificação automática de autenticidade de um documento. Nesta configuração o computador de um usuário 60 é conectado a uma rede de telecomunicações, tal como a Internet 64 e por meio da rede de telecomunicações 64 o computador do usuário 60 pode se comunicar com o Centro Remoto de Inteligência 68. O computador do usuário 60 está também conectado a uma impressora 72 que numa fase precedente pode ser utilizada para imprimir os documentos seguros. Numa primeira fase é realizada a proteção com utilização de impressora, num outro momento a posteriori computador do usuário 60 está também conectado a uma máquina de digitalização 76 que pode ser utilizado para digitalizar imagens de um documento a ser verificado, que nada tem a ver com o uso de impressora. equipamento utilizado na proteção é a impressora, equipamento utilizado na verificação é o scanner, os dois nunca são utilizados simultaneamente, pois são FASES executadas em momentos distintos. Os passos operacionais, numa configuração, incluem, inicialmente, a interação do usuário com o Centro Remoto de Inteligência para obter a aprovação de sua “Certificação Digital”. A seguir o usuário clica o botão do serviço de verificação na tela de seu computador utilizando o “client software” fornecido para esta finalidade. O documento será lido pelo “scanner” e, então, página a página, enviado ao Centro Remoto de Inteligência, onde cada página será descomprimida, decodificada e desencriptada. Cada página executa uma transação completa e, nesta configuração, nenhum registro do seu conteúdo será retido no Centro Remoto de Inteligência. Operações de Verificação são então processadas no Centro Remoto de Inteligência. O Centro Remoto de Inteligência, nesta configuração, gera um registro da transação (“log”) que pode ser utilizado para fins de bilhetagem e faturamento dos serviços ao Cliente. A leitura do que foi digitalizado, nesta configuração, segue os seguintes procedimentos: (a) o conteúdo da área de leitura “alerta de cópia” é avaliado contra o conteúdo lido pela máquina de digitalização, (b) o resultado da comparação será um aviso “Cópia“ ou “não Cópia” junto com a informação referente ao usuário (originador) que imprimiu o documento protegido, data, hora, etc., (c) a leitura, referente à página codificada e criptografada e ao conteúdo do texto da página, são ambos lidos por meio da “digitalização- scanner” e do “software” OCR que é usado para converter a porção visual da imagem do documento em texto e então o Centro Remoto de Inteligência fará a comparação para fornecer os seguintes resultados, enviados de volta para o usuário (i) para a tela do computador exibindo ambas as versões e todas as diferenças em cada uma das partes, (ii) relatório para imprimir o apresentado na tela do computador, (iii) relatório para fins de auditoria com o conteúdo da tela do computador, (iv) todos os relatórios são enviados para a fila de impressão designada, (v) todos os resultados de ambas as comparações, alerta de cópia e de conteúdo da Barra de Segurança e texto (visível), gerarão dados para fins de futuras auditorias (“read only”) e enviado ao servidor do cliente.
75. O processo de controle e auditoria é descrito tendo como referência a Fig. 7. Como apresentado anteriormente, algum tempo após o documento protegido ter sido impresso e/ou verificado pode ser desejado auditar os resultados e avaliar os sucessos para o sistema. A Fig.7 apresenta a configuração de um diagrama de bloco de um sistema que propicia documentos seguros e o servidor do cliente que recebe informações típicas de controle e de auditoria (“read only”). Nesta configuração, o computador de um usuário 60 é conectado a uma rede de telecomunicações 64, tal como a Internet 64 e por meio da rede de telecomunicações 64 o computador do usuário 60 pode se comunicar com o Centro Remoto de Inteligência 68. O computador do usuário 60 está também conectado a uma impressora 72 que pode ser utilizada para imprimir os documentos seguros. O computador do usuário 60 está também conectado a um “servidor’ do cliente 80. Os passos operacionais, numa configuração, adicionalmente incluem, após a proteção ou verificação ter sido feita, que o Servidor do Centro Remoto de Inteligência ainda: (1) enviará para o servidor do Cliente do Registro da Transação (“transaction log”) que será gravado para futura auditoria, (2) disponibilizará registro da informação necessária para bilhetagem e faturamento ao cliente e eventual análise de uma determinada transação, (3) possibilitará ao Cliente reter registros completos (Certificação de Verificação de Página contendo relatório de alerta de cópia e de comparações) e dos registros das transações para fins de auditoria do Cliente, (4) possibilitarão que estes registros do Cliente enviados pelo servidor do Centro Remoto de Inteligência para cada transação e enviados ao servidor do cliente, gerem dados de registro que somente poderão ser lidos e nunca poderão ser removidos (“read only”).
76. Como pode ser rapidamente entendido do acima apresentado, referente aos vários aspectos da presente invenção, processos e sistemas viabilizam a verificação de um documento (protegido). Por exemplo, uma vez que um documento esteja para ser executado por uma parte contratante, que pode ser a outra que não criou o documento impresso, ou uma terceira parte, a terceira parte pode digitalizar o documento impresso e transmitir o documento digitalizado para um servidor remoto via uma rede de telecomunicações, por exemplo, a Internet. No servidor remoto a verificação do documento pode ser feita de inúmeras maneiras.
77. Em conformidade aos vários aspectos da presente invenção, um aspecto da verificação de documentos é, no Centro Remoto de Inteligência, o Servidor remoto, depois de desencriptar o texto criptografado na barra de segurança, decodificá-lo por meio de um (software) decodificador dedicado. Assim, uma vez que a barra de segurança é decodificada, o Servidor remoto (do Centro Remoto de Inteligência) pode transmitir a uma terceira parte uma imagem do resultado da comparação entre o original (texto) e as partes visíveis (texto) do documento. Numa configuração, o Servidor remoto (do Centro Remoto de Inteligência) compara a varredura do atualmente visível no documento impresso (na página) e a imagem da página do documento decodificado da barra de segurança e transmitirá o resultado da comparação das duas porções da mesma página do documento à terceira parte por meio de uma rede de telecomunicações como a Internet. Por exemplo, a comparação da mesma página, pode ser na forma de uma página destacando as diferenças entre a porção impressa visível e a porção da página decodificada.
78. A Fig. 8 é um diagrama de bloco dos vários exemplos de componentes do sistema, em conformidade com um aspecto da presente invenção. A Fig. 8 mostra um sistema de comunicações 1000 utilizável em conformidade com a presente invenção. O sistema de comunicações 1000 inclui uma ou mais pessoas que acessam o sistema 1060, 1062 (também alternadamente aqui referidos como usuários) e um ou mais terminais 1042, 1066.
79. Em um aspecto, informações para uso em conformidade com a presente invenção são, por exemplo, as pessoas que acessam 1060, 1042 através dos terminais 1042, 1066, tais como computadores pessoais (PC), minicomputadores, computadores mainframe, microcomputadores, características de aparelhos telefônicos ou características sem fio, tais como assistentes digitais pessoais (“PDAs”) ou características portáteis sem fio, como celulares acoplados a um servidor 1043, tais como um PC, minicomputador, computador mainframe, microcomputador ou outro característica tendo um processador e um repositório para dados e/ou conexão a um repositório para dados via, por exemplo, uma rede 1044, como a Internet ou uma intranet e acoplamentos 1045, 1046, 1064. Os acoplamentos 1045, 1046, 1064 incluem, por exemplo, conexão através redes de fios, redes sem fios e cabos, rádio ou de fibras óticas. Em outro aspecto, os processos e sistemas da presente invenção operam em ambiente autônomo (“stand alone”), como um simples terminal.
80. Durante o tempo em que esta invenção tenha aqui sido descrita em conjunto com os aspectos exemplificados antes referidos, várias alternativas, modificações, variações, aperfeiçoamentos e/ou equivalentes em substância, se conhecidos ou que são ou possam ser atualmente imprevistos, podem tornar-se aparentes para aqueles tenham um mínimo conhecimento do estado da arte. Assim, os aspectos exemplificativos da invenção, como estabelecidos anteriormente, se destinam a serem ilustrativos, não limitativos. Várias mudanças podem ser feitas sem se alterar o espírito e o escopo da invenção. Consequentemente, a invenção se destina a abarcar todas as alternativas conhecidas ou mais tarde conhecidas, modificações, variações, melhoramentos e/ou substancialmente equivalentes.

Claims (21)

1. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Processo para a verificação automática de página de tamanho de texto variável formatada livremente, produzindo certificação de página de proteção dinâmica anterior obtida por não especialistas em um ambiente de escritório incluindo uma pluralidade de trabalhadores, impressoras e materiais de integridade total contra falsificações, alterações de conteúdo, visualização não autorizada e distinção entre original e cópia de documentos descritivos de várias páginas em formato livre, impressos em papel normal, página a página e o conjunto de páginas verificadas fazem parte de uma única versão do documento, caracterizado pelo fato de compreender: a) recebimento, em um centro remoto de inteligência, a partir de uma pluralidade de diferentes usuários certificados digitalmente (multi-emissor), de conteúdo encriptado para ser incluído no documento impresso, em que o conteúdo encriptado é independente de formatos predeterminados de páginas no documento; b) seleção e processamento, em um centro remoto de inteligência, de uma pluralidade personalizada de características de segurança para serem incluídas na página do documento impresso, em que a pluralidade personalizada de características de segurança que compreende um subconjunto de características de segurança disponíveis que são selecionadas pelo menos em parte baseado em um modelo de impressora selecionado do usuário certificado digitalmente que será usado imprimir o documento impresso; c) codificação e criptografia do conteúdo de texto do conteúdo criptografado como parte de uma barra de segurança a ser incluída na página do documento impresso; d) geração da pluralidade personalizada de características de segurança, incluindo pelo menos uma característica de segurança gráfica remota e pelo menos uma característica de segurança eletrônica, integradas para trabalhar como barreiras de proteção complementares e não sobrepostas, a serem incluídas na página do documento impresso, em que pelo menos uma das características de segurança representando o texto de conteúdo completo que pode incluir texto de tamanho variável por página e pelo menos uma das características de segurança determinadas independentemente do texto de conteúdo, em que as características de segurança permitem distinguir a página impressa do documento original da cópia da página impressa do documento, assim fornecendo proteção de documentos a diferentes idades e tecnologias de equipamentos de cópia e digitalização, e a uma ou mais características de segurança utilizáveis para gerar alertas diferentes quando a página do documento é uma cópia e não um original, independentemente do equipamento de copiadora usado para copiar documentos; e) geração, no centro remoto de inteligência, de assinatura digital para a página do documento a ser impressa no local do usuário certificado; f) transmissão, a partir do centro remoto de inteligência, de um comando de impressão diretamente para o modelo de impressora do emissor selecionado usando as instruções do driver da impressora do modelo de impressora específico selecionado, atribuído de acordo com a localização específica do usuário certificado digitalmente, o comando de impressão contornando um sistema operacional do usuário certificado digitalmente e o comando de impressão incluindo a assinatura digital, o conteúdo e a pluralidade de características de segurança ajustadas individualmente com base na impressora selecionada de acordo com especificações do modelo de impressora; e g) verificação da assinatura digital da página do documento impresso antes ou logo após a impressão da página do documento impresso para detectar e indicar pelo menos uma de qualquer alteração imprópria ou interceptação imprópria;
2. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender: o recebimento da etapa a) compreender o recebimento de um documento em um servidor que é remoto em relação ao usuário que gerou o documento;
3. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de compreender: o usuário e o servidor estão conectados através da internet;
4. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender: a geração da etapa d) e e) compreende: transformar uma imagem do texto da página em caracteres; criptografar o texto transformado; codificar o texto criptografado em um código legível por computador específico; e gerar um recurso de segurança que inclua esse código legível por computador específico a ser impresso na página do documento impresso como parte da barra de segurança correspondente exatamente ao texto original da página do documento impresso;
5. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender: a geração da etapa d) e e) compreende: gerar uma imagem de fundo colorida do cliente para ser impressa no fundo do conteúdo na página do documento impresso que desaparece ou perde intensidade quando copiado; gerar um código legível por computador representando o texto a ser impresso na página do documento impresso; gerar uma área de identificação representando informações relacionadas à origem da página do documento, incluindo o autor (usuário certificado), localização, data e informações de horário universal, associadas à página do documento a ser impressa e incluída como parte da barra de segurança associada com a página do documento impresso e legível apenas com um filtro óptico predeterminado, e que desaparece gradualmente ou desaparece quando copiado; e gerar um alerta de cópia como parte da barra de segurança da página do documento impresso que muda de aparência quando o documento impresso é copiado;
6. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender: a transmissão da etapa f) compreende: determinar o modelo de impressora selecionado que será usado para imprimir o documento no local do usuário certificado digitalmente; verificar qual modelo de impressora certificado está atribuído ao usuário e configurado para receber o comando de impressão diretamente do centro remoto de inteligência, selecionando aplicar um conjunto de instruções para o modelo de impressora específico, contornando o sistema operacional do usuário para evitar interceptações e indevidas alterações antes da impressão efetiva; selecionar pelo menos uma da pluralidade de características de segurança personalizadas a partir de uma pluralidade de padrões baseados no modelo da impressora; formatar o conteúdo e a pluralidade de características de segurança baseado no modelo da impressora; e transmitir as características de conteúdo e segurança, juntamente com os comandos do driver de impressora a partir do centro remoto de inteligência diretamente para a impressora atribuída;
7. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender: adicionalmente compreende: a) receber, em um servidor remoto, a imagem digitalizada do documento e a página do documento anteriormente protegida; b) desencriptar e decodificar um código que seja legível pelo computador, representando todo o conteúdo original que foi impresso quando da impressão documento; c) executar o reconhecimento ótico dos caracteres (OCR) no documento para determinar o texto visível impresso na página do documento; d) comparar o texto convertido por OCR com o texto original decodificado, detectando e indicando em ambas as versões de texto da página todas as alterações perpetradas; e) transmitir uma certificação de cada página verificada, a certificação incluindo um resultado de uma verificação automática de cada página protegida passada com conjunto de informações recuperadas sobre quando, quem e onde a página impressa do documento foi protegida, e qual versão da página impressa do documento foi verificada, quando a verificação foi concluída, e uma identificação de um usuário que solicitou a verificação, se a página foi alterada e informações sobre quando e onde uma página foi alterada quando é determinada a alteração da página, exibindo as versão em bloco visíveis e originais do texto da página, marcando discrepâncias em ambas; e f) apresentar um resultado da verificação automática em uma tela de computador do usuário, imprimindo o resultado de cada página e armazenando o resultado como dado somente de leitura em um módulo de auditoria do cliente para verificação interna adicional;
8. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de compreender: a dita etapa de transmissão de todas as indicações onde a página do documento foi alterada compreende transmitir imagens de ambas as versões da mesma página: o texto completo da página do documento original armazenado na barra de segurança e todas as partes de texto visíveis da página do documento, marcando em cada versão do bloco cada discrepância detectada;
9. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Processo para proteção de documentos de formatação livre, de várias páginas, formatados em formato de texto variável e descritivos, impressos em papel, obtidos por não especialistas em um ambiente de escritório, incluindo uma pluralidade de trabalhadores, impressoras e materiais, caracterizado pelo fato de compreender: a) receber de um primeiro usuário, em um servidor remoto, o conteúdo a ser incluído em um documento impresso; b) gerar uma pluralidade de características de segurança para serem incluídas simultaneamente em um documento impresso, pelo menos um das características de segurança determinada pelo conteúdo do texto e pelo menos uma das características de segurança determinada independentemente do conteúdo, em que o texto do conteúdo está localizado na página de documento impresso independentemente de um formato e tamanho predefinidos para texto do conteúdo, e a pluralidade de características de segurança que compreendem um subconjunto de características de segurança disponíveis que são selecionadas pelo menos em parte com base em uma impressora selecionada de uma pluralidade de impressoras diferentes que será usada para imprimir o documento impresso, e em que as características de segurança incluem pelo menos uma característica de segurança gráfica e pelo menos uma característica de segurança eletrônica; e c) transmitir um comando de impressão diretamente para um modelo de impressora selecionado pelo emissor, utilizando as instruções do driver da impressora do modelo de impressora específico selecionado, atribuído de acordo com a localização particular do segundo usuário, o comando de impressão contornando um sistema operacional do segundo usuário e o comando de impressão incluindo a assinatura digital, o conteúdo e a pluralidade de características de segurança ajustados individualmente com base na impressora selecionada, de acordo com as especificações do modelo da impressora;
10. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de compreender: o conjunto de características de segurança compreendem: proteção contra características de segurança de falsificações, que inclui um ou mais objetos impressos que adquirem uma aparência diferente ou desaparecem quando copiados; uma característica de segurança para proteger a identificação que inclui informações relacionadas ao originador da página do documento, data de criação e horário universal, as informações na característica de segurança de proteção de identificação sendo visível somente por meio de predeterminadas lentes óticas; e um código legível por computador que inclui uma versão encriptada e codificada do texto original impresso na página do documento;
11. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de compreender: adicionalmente compreender: receber uma imagem digitalizada da página do documento; desencriptar e decodificar um código legível por computador que representa o conteúdo original que foi impresso na página do documento impresso; realizar o reconhecimento ótico dos caracteres (OCR) na página do documento protegido para determinar o que seria o texto impresso visível atual na página do documento protegido; comparar o texto convertido por OCR com o texto original decodificado; e transmitir as duas versões do bloco de página marcando as indicações de que e onde alterações ocorrem em cada página das mesmas versões do bloco de página do documento;
12. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de compreender: a geração da etapa b) compreende: identificar o texto no documento que é para ser adaptado em função do usuário individual (destinatário), para o qual o comando de impressão é transmitido; mudar o texto identificado para um texto substituto; armazenar o texto substituto e a identificação do segundo usuário; quando uma determinada cópia não autorizada do documento for identificada, comparar o texto da cópia não autorizada com o texto substituto; e identificar o usuário individual como a fonte do vazamento através do texto substituto específico que está naquela cópia não autorizada;
13. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Processo para verificar a autenticidade completa de uma página de documento de tamanho de texto variável impressa em formato livre, previamente protegida, caracterizado pelo fato de compreender: a) digitalizar uma página de documento que inclui uma pluralidade de características de segurança; b) transmitir a imagem da página do documento digitalizado para um servidor remoto; c) processar, no servidor remoto, uma verificação automática em que a integridade da página do documento é preservada utilizando apenas uma imagem de página convertida em  primeiro e segundo blocos, o primeiro bloco correspondente ao texto da página original criptografado e codificado em uma barra de segurança, e o segundo bloco correspondente ao texto visível na página do documento; d) transmitir a partir do servidor remoto para uma tela de computador do usuário certificado digitalmente e atribuir à impressora o resultado da verificação automática e, além disso, transmitir o resultado para um local diferente para fins de auditoria; e) transmitir a partir do servidor remoto um comando de impressão diretamente para um modelo de impressora selecionado do usuário certificado digitalmente, utilizando as instruções do driver de impressora do modelo de impressora específico selecionado, atribuído de acordo com a localização específica do usuário certificado digitalmente, o comando de impressão contornando um sistema operacional do usuário certificado digitalmente; e f) receber um resultado da verificação automática, incluindo uma indicação de todas as adulterações na página do documento, como versões em bloco do texto original da página protegida e o texto visível da página do documento digitalizado;
14. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de compreender: a transmissão é realizada por meio da Internet;
15. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Sistema para utilização de um computador como meio não transitório, caracterizado pelo fato de compreender: incorpora no computador programas cujos códigos sejam legíveis pelo mesmo e sejam adaptados para serem executados de forma a implementar os processos para proteção dinâmica de documentos impressos em papel compreendendo: a) receber em um servidor remoto, o conteúdo para ser incluído numa página de documento impresso a partir de um primeiro usuário de uma pluralidade de diferentes utilizadores certificados digitalmente; b) gerar uma pluralidade de características de segurança para serem incluídas simultaneamente à impressão da página do documento impresso, pelo menos um das características de segurança determinada independentemente pelo conteúdo e pelo menos uma dentre a pluralidade de características de segurança, em que o texto de conteúdo é independente de formatos predeterminados de páginas em um documento e a pluralidade de características de segurança compreendendo um subconjunto de características de segurança disponíveis que são selecionados pelo menos em parte com base em uma impressora selecionada que será usada para imprimir o documento impresso; c) transmitir, a partir do servidor remoto, um comando de impressão diretamente para o modelo de impressora selecionado do segundo usuário, usando as instruções do driver de impressora do modelo de impressora específico selecionado, atribuído de acordo com a localização particular do segundo usuário, o comando de impressão contornando um sistema operacional do segundo usuário e o comando de impressão incluindo a assinatura digital, o conteúdo e a pluralidade de características de segurança ajustados individualmente com base na impressora selecionada, de acordo com as especificações do modelo da impressora;
16. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Sistema de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de compreender: a etapa a compreende o recebimento de uma página do documento em um servidor remoto a partir de um usuário que gerou a página do documento;
17. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Sistema de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de compreender: o usuário e o servidor remoto estarem conectados por meio da Internet;
18. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Sistema de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de compreender: a geração da etapa b) compreende: transformar uma imagem do conteúdo em caracteres; criptografar o conteúdo transformado; codificar o conteúdo criptografado em um código que seja legível por um computador especifico; e utilizar vários diferentes programas de computador para gerar cada distinto dispositivo de segurança, incluindo características de segurança gráfica e eletrônica remotas, pelo menos uma delas incluindo o código legível por computador específico, incluindo a capacidade de redundância de recuperação de texto, a ser impresso na página do documento impresso como parte da barra de segurança correspondente exatamente ao texto original da página do documento impresso;
19. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Sistema de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de compreender: o computador não transitório é utilizado como meio, compreendendo uma pluralidade de programas de computador correspondentes a cada diferente tecnologia de segurança, e a geração da etapa b) compreendendo: gerar uma imagem customizada de fundo para ser impressa sob o conteúdo na página do documento impresso que desaparece ou perde intensidade quando copiada; gerar códigos que sejam legíveis por computador representando o conteúdo que será impresso na página do documento impresso; gerar uma área de identificação representando informações relacionadas às origens da impressão da página do documento, incluindo o autor (usuário certificado), localização, data e informações de horário universal, associadas à página do documento para ser impressa e incluída como parte da margem associada com a página do documento impresso e legível apenas com um predeterminado filtro ótico, que desaparece gradualmente ou desaparece quando copiado; e gerar um alerta de cópia, como parte da margem do documento impresso, que muda de aparência quando a página do documento impresso é copiada;
20. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Sistema de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de compreender: a transmissão da etapa c) compreende: determinar a impressora selecionada que será utilizada para imprimir no local do usuário certificado digitalmente; verificar qual modelo de impressora certificada é atribuído ao usuário e configurado para receber um comando de impressão diretamente do centro remoto de inteligência, selecionando aplicar um conjunto de instruções para o modelo de impressora específico, o comando de impressão contornando o sistema operacional do usuário para evitar interceptações e alterações antes da impressão efetiva; selecionar pelo menos uma da pluralidade das características de segurança a partir de uma pluralidade de padrões baseados no modelo da impressora; formatar o conteúdo e a pluralidade das características de segurança gráfica remota, integrados com características de segurança eletrônica baseados no modelo da impressora; e transmitir o conteúdo e as características de segurança, juntamente com o comando de impressão, do centro remoto de inteligência diretamente para a impressora;
21. CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÃO DINÂMICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS EM PAPEL; CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA A PROTECÂO DE DOCUMENTOS IMPRESSO EM PAPAEL; UM CONJUNTO DE PROCESSOS E MÉTODO PARA VERIFICAR A AUTENCIDADE DE UM DOCUMENTO IMPRESSO E SISTEMA PARA UTILIZACÃO DE COMPUTADOR COMO MEIO - Sistema de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de compreender: compreende adicionalmente: receber uma imagem digitalizada da página do documento; desencriptar e decodificar um código que seja legível por computador representando o conteúdo original que foi impresso na página impressa do documento; realizar o reconhecimento ótico dos caracteres (OCR) no documento para converter a imagem atual visível da página do documento em texto visível atual, como texto em formato passível de impressão atual visível na página do documento protegido; comparar o texto OCR com o texto decodificado; transmitir uma indicação de que o documento não foi alterado quando a comparação não indica diferenças; e transmitir ambas as versões de blocos de páginas, com indicações de quais e onde ocorrem alterações em cada versão da mesma página do documento.
BRPI0921616-2A 2008-11-03 2009-11-02 conjunto de processos e método para a protecão dinâmica de documentos impressos em papel; conjunto de processos e método para a protecâo de documentos impresso em papael; um conjunto de processos e método para verificar a autencidade de um documento impresso e sistema para utilizacão de computador como meio BRPI0921616B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11079508P 2008-11-03 2008-11-03
US61/110,795 2008-11-03
PCT/IB2009/007292 WO2010061257A2 (en) 2008-11-03 2009-11-02 Systems and processes of protection and automatic verification of paper documents against falsification, adulteration and leakage

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0921616A2 BRPI0921616A2 (pt) 2016-01-05
BRPI0921616B1 true BRPI0921616B1 (pt) 2020-12-29

Family

ID=42131419

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0921616-2A BRPI0921616B1 (pt) 2008-11-03 2009-11-02 conjunto de processos e método para a protecão dinâmica de documentos impressos em papel; conjunto de processos e método para a protecâo de documentos impresso em papael; um conjunto de processos e método para verificar a autencidade de um documento impresso e sistema para utilizacão de computador como meio

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8340291B2 (pt)
EP (1) EP2355984A4 (pt)
CN (1) CN102271927A (pt)
BR (1) BRPI0921616B1 (pt)
WO (1) WO2010061257A2 (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9367776B2 (en) 2011-06-22 2016-06-14 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Systems and methods for tracing the source of printed pages
US20130138765A1 (en) * 2011-11-29 2013-05-30 Marc Christian Fielding Methods, Media, and System for Monitoring Access to Computer Environments
CN102523255B (zh) * 2011-11-30 2015-04-29 北京京航计算通讯研究所 基于虚拟打印技术的打印安全监控与审计系统
WO2013188807A2 (en) * 2012-06-14 2013-12-19 Digimarc Corporation Methods and systems for signal processing
TW201419208A (zh) * 2012-11-09 2014-05-16 Jrsys Internat Corp 基於視覺密碼學的圖像傳遞系統及相關的電腦程式產品
WO2015116235A1 (en) * 2014-02-03 2015-08-06 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Replacement text for textual content to be printed
CN105631348A (zh) * 2014-10-31 2016-06-01 江苏威盾网络科技有限公司 一种纸质打印文件保密方法
CN105631349A (zh) * 2014-11-01 2016-06-01 江苏威盾网络科技有限公司 一种基于密码序列的文件安全管理方法
DE102015102037A1 (de) * 2015-02-12 2016-08-18 Bundesdruckerei Gmbh Dokument
CN104766265B (zh) * 2015-03-09 2020-04-07 山东科技大学 一种纸质财务档案的分级访问安全控制设备及方法
WO2016160052A1 (en) 2015-03-31 2016-10-06 Paradigm, Inc. Systems and methods for generating and validating certified electronic credentials
US10699001B2 (en) 2015-03-31 2020-06-30 Paradigm, Inc. Systems and methods for generating and validating certified electronic credentials
US10762545B1 (en) * 2016-11-10 2020-09-01 Gerald McLaughlin Method and system for distributed manufacturing
US11580582B1 (en) 2016-03-08 2023-02-14 Gerald McLaughlin Method and system for description database creation, organization, and use
US11010806B2 (en) 2016-11-10 2021-05-18 Gerald McLaughlin Method and system for distributed manufacturing
CN107305556A (zh) * 2016-04-20 2017-10-31 索尼公司 用于3d打印的装置及方法
CN108513041B (zh) * 2017-02-28 2021-04-13 京瓷办公信息系统株式会社 图像形成系统、终端、服务器、图像形成装置及图像形成方法
RU2707700C1 (ru) * 2019-02-28 2019-11-28 Фудкоин Груп Аг Способ удаленной верификации документов
CN110222515A (zh) * 2019-04-19 2019-09-10 深圳法大大网络科技有限公司 防篡改检测方法、装置及服务器、计算机可读存储介质
CN112487490A (zh) * 2019-09-11 2021-03-12 株式会社理光 篡改识别方法、设备和介质
US11418676B2 (en) * 2020-03-25 2022-08-16 Toshiba Tec Kabushiki Kaisha Image forming apparatus with cloud processing and control method therefor
CN111914304A (zh) * 2020-08-14 2020-11-10 联想图像(天津)科技有限公司 一种文档验证方法、装置、计算机设备及可读存储介质
US11750756B1 (en) * 2022-03-25 2023-09-05 Kyocera Document Solutions Inc. Contactless document processing system using document management profile
CN116755649B (zh) * 2023-08-15 2023-10-31 南京功夫豆信息科技有限公司 一种基于物联网的智慧打印设备数据管理系统及方法

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2001357019A (ja) * 2000-06-13 2001-12-26 Dainippon Printing Co Ltd Icカードを利用した生活者総合支援システムとそれに使用するicカード
US7108184B2 (en) * 2001-03-30 2006-09-19 Baxter International, Inc. Coding symbology and a method for printing same
MXPA04001135A (es) * 2001-08-07 2004-07-08 Pacific Holographics Inc Sistema y metodo para codificar y descodificar una imagen o documento y el documento asi modificado.
US7793204B2 (en) * 2003-03-13 2010-09-07 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Copy protecting documents
GB0310765D0 (en) * 2003-05-10 2003-06-18 Hewlett Packard Development Co Improvements relating to the security of and the generation of documents
CN101002217A (zh) * 2004-05-18 2007-07-18 西尔弗布鲁克研究有限公司 医药产品跟踪
US7669769B2 (en) * 2005-03-28 2010-03-02 Konica Minolta Systems Laboratory, Inc. Systems and methods for preserving and maintaining document integrity
JP2006281667A (ja) * 2005-04-01 2006-10-19 Toshiba Corp 通帳類印刷装置
US20070110235A1 (en) * 2005-11-17 2007-05-17 Kirk Pruitt Method and system for authenticating appraisal reports

Also Published As

Publication number Publication date
US20100111301A1 (en) 2010-05-06
EP2355984A2 (en) 2011-08-17
WO2010061257A2 (en) 2010-06-03
EP2355984A4 (en) 2015-12-09
US8340291B2 (en) 2012-12-25
BRPI0921616A2 (pt) 2016-01-05
WO2010061257A3 (en) 2010-09-30
CN102271927A (zh) 2011-12-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0921616B1 (pt) conjunto de processos e método para a protecão dinâmica de documentos impressos em papel; conjunto de processos e método para a protecâo de documentos impresso em papael; um conjunto de processos e método para verificar a autencidade de um documento impresso e sistema para utilizacão de computador como meio
JP3803378B2 (ja) 機密文書の安全な複製方法
JP4767750B2 (ja) 機密情報を含む文書の複製を制御するシステム及び方法
CA2594018C (en) Method and process for creating an electronically signed document
ES2251415T3 (es) Metodo electronico para almacenar y recuperar documentos originales autentificados.
EP0676877A2 (en) Method and apparatus for authentication and verification of printed documents using digital signatures and authentication codes
US20080091954A1 (en) Method and system for facilitating printed page authentication, unique code generation and content integrity verification of documents
US20140355069A1 (en) System and Method for Dynamic Generation of Embedded Security Features in a Document
JP3853528B2 (ja) 認証管理システム及び認証管理方法
JPH06176036A (ja) 認証可能な複製作成方法
WO2008070335A2 (en) Notary document processing and storage system and methods
JP2008009811A (ja) 印刷システム、印刷制御方法及びプログラム
JP2007011422A (ja) 文書処理方法および文書処理装置並びにプログラム
KR20090123555A (ko) 발급문서에 대한 온라인 발급확인 시스템 및 방법
CN101359214A (zh) 安全文档打印系统及其控制方法
US9159179B2 (en) Common access card security and document security enhancement
TWM520159U (zh) 產生與驗證具電子認證與紙本認證的認證電子文件之裝置
Yahya et al. A new academic certificate authentication using leading edge technology
US8416462B2 (en) Information processing apparatus, method, program, and storage medium
KR102138077B1 (ko) 문서 위변조 방지 시스템 및 방법
US20070136787A1 (en) System and method for restricting and authorizing the use of software printing resources
KR101578550B1 (ko) 전용 뷰어 기반 전자증명서 생성 열람 시스템
US20080062456A1 (en) Print management device, storage medium for print management program, print analysis system, print system, document issuance system, print management method, and computer data signal
TW201719487A (zh) 產生與驗證具電子認證與紙本認證的認證電子文件之裝置及其方法
US20050125666A1 (en) Method of using an electronic seal for inserting an electronic seal into contents of a document in a computer system

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/12/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.